Academic literature on the topic 'Osteólise'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Osteólise.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Osteólise"

1

Pereira, Neide, Maria Miguel Canelas, Ricardo Vieira, and Américo Figueiredo. "SÍNDROME DO TÚNEL CáRPICO - VARIANTE ULCERO-MUTILANTE." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 69, no. 3 (September 28, 2011): 467. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.69.3.85.

Full text
Abstract:
Introdução: As alterações cutâneas associadas à síndrome do túnel cárpico são raras. Caso clínico: Descrevemos o caso de um doente do sexo masculino de 77 anos de idade, que apresentava lesões confinadas à zona sensorial do nervo mediano da mão esquerda. As lesões consistiam em ulcerações do 2o e 3o dedos, hiperqueratose cutânea, alterações distróficas das unhas, inflamação purulenta, encurtamento das falanges distais e osteólise acral observada na radiografia da mão. O doente, que até à data recusara a cirurgia descompres- siva do nervo mediano, foi novamente orientado para consulta de Ortopedia. Discussão: Bouvier foi o primeiro a descrever a variante ulcerativa e mutilante da síndrome do túnel cárpico, que inclui alterações cutâneas (atrofia, anidrose, eritema, edema, bolhas, esclerodactilia e úlceras indolentes), ungueais e ósse- as (acro-osteólise). A descompressão cirúrgica é o tratamento definitivo para essa forma grave da doença, levando a uma melhoria considerável das alterações. No entanto, a osteólise é irreversível.PALAVRAS-CHAVE – Síndrome do Túnel Cárpico; Úlcera Cutânea; Osteólise Acral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cohen, Marcio, Alexandre Dreifus Zaluski, Glaucio Sales de Lima Siqueira, Marcus Vinicius Galvão Amaral, Martim Teixeira Monteiro, and Geraldo Rocha Motta Filho. "Fatores de risco para osteólise do enxerto do coracoide após o procedimento de Latarjet aberto." Revista Brasileira de Ortopedia 55, no. 05 (December 13, 2019): 585–90. http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-1698799.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Osteólise do processo coracoide é descrita como uma possível complicação da cirurgia de Latarjet. O objetivo do presente estudo foi avaliar a incidência e fatores de risco associados à osteólise do enxerto do coracoide e correlacioná-los com resultados clínicos. Métodos Foi realizada uma revisão retrospectiva incluindo 38 casos submetidos ao procedimento de Latarjet. Em todos os casos, foi realizada uma tomografia computadorizada antes e pelo menos 1 ano após a cirurgia. A presença de osteólise do coracoide foi avaliada e correlacionada com os seguintes fatores de risco: idade, tabagismo, e perda óssea pré-operatória da glenóide. Os pacientes foram divididos em dois grupos: A (ausência ou menor reabsorção óssea) e B (maior reabsorção óssea ou total). A avaliação funcional foi determinada através do escore de Rowe. Resultado Osteólise do processo coracoide ocorreu em 22 casos (57,8%). O defeito ósseo médio pré-operatório da glenóide foi de 22,8% no grupo A e de 13,4% no grupo B (p = 0.0075). A média de idade dos casos em ambos os grupos não apresentou diferença estatística. Tabagismo também não esteve relacionado com diferenças no resultado. Não houve correlação entre a presença de osteólise e o arco de movimento, dor ou ao escore de Rowe. Não houve casos de reluxação; entretanto, quatro pacientes apresentaram apreensão anterior no exame físico. Conclusão A reabsorção do processo coracoide ocorreu em pelo menos 50% dos pacientes submetidos à cirurgia de Latarjet, e a ausência pré-operatória de perda óssea significativa da glenóide foi o único fator de risco associado a osteólise mais severa do enxerto, porém sem influência no resultado clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinheiro, A. C., A. Q. Pinheiro, P. R. Costa Lima Junior, L. C. A. Ferreira, and L. J. C. Possidio. "OSTEÓLISE IDIOPÁTICA: RELATO DE CASO." Revista Brasileira de Reumatologia 57 (2017): S281. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbr.2017.07.365.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marcucci, Marcelo, and Nitamar Abdala. "Análise do masseter, por espectroscopia de próton, em pacientes com esclerose sistêmica." Radiologia Brasileira 42, no. 3 (June 2009): 145–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842009000300005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a concentração de metabólitos no masseter em portadores de esclerose sistêmica, analisando os índices de creatina, colina, lipídio e lactato, e relacionar com a presença de osteólise mandibular. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram selecionados 25 pacientes, sendo 15 com diagnóstico de esclerose sistêmica e agrupados de acordo com a presença (grupo I) ou ausência (grupo II) de osteólise, e 10 indivíduos normais (grupo III, controle). Todos foram submetidos a exame de espectroscopia de próton por ressonância magnética, com técnica PRESS e aquisição tridimensional. RESULTADOS: O estudo dos metabólitos dos três grupos apresentou os mesmos valores absolutos de creatina e lipídio. Os pacientes do grupo I apresentaram maior quantidade de colina em relação aos do grupo III. Já os indivíduos dos grupos I e II apresentaram menor quantidade de lactato em relação aos indivíduos normais. Os índices creatina/lipídio e colina/lactato foram os mesmos em todos os grupos. CONCLUSÃO: Observamos menor quantidade de lactato nos pacientes com esclerose sistêmica (grupos I e II). A colina está aumentada nos pacientes com osteólise mandibular (grupo I). Os índices creatina/colina, creatina/lactato, lipídio/lactato e colina/lipídio foram diferentes entre os grupos estudados. Mais estudos são necessários para a compreensão da participação do masseter no desenvolvimento da osteólise mandibular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freire, Marlene, Murilo Antônio Rocha, Andreia Pedutti Batista, José Antônio Paula Bianco, Celso Montenegro Turtelli, and Hélder de Souza Lima e. Silva. "Osteólise carpo-tarsal: relato de caso." Radiologia Brasileira 37, no. 1 (February 2004): 65–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000100014.

Full text
Abstract:
Os autores relatam um caso de paciente do sexo masculino, com 42 anos de idade, com queixa de poliartralgia de caráter progressivo, iniciada na infância. O quadro evoluiu com deformidades de mãos e pés, impedindo-o de deambular. Não havia alterações associadas em outros sistemas. As radiografias das mãos e pés mostraram lise dos ossos do carpo, do tarso, metacarpais e metatarsais. A osteólise carpo-tarsal é uma síndrome rara, que necessita de uma melhor abordagem clínica, diagnóstica e terapêutica diante de novos casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues Perin, Rayzza, Natália Yoshioka De Vidis, Munir Barriento de Azambuja, Henrique Jorge Vieira Antunes Junior, and Jaqueline Anes de Souza. "Fístula Dentária Infraorbitária em Cão." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 24, no. 2 (August 26, 2020): 143–45. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n2p143-145.

Full text
Abstract:
A fístula infraorbitária é uma afecção comum em cães que acomete, geralmente, o quarto dente pré-molar superior, o único que possui três raízes, também denominado popularmente como “dente carniceiro”, em função de suas funções de auxílio na caça e trituração de alimentos sólidos. As causas dessa enfermidade incluem traumas, fraturas de coroa, doenças periodontais, neoplasias, entre outras. Tais afecções geram infecção bacteriana no ápice alveolar da raiz dentária, juntamente com inflamação intensa, levando à osteólise da cavidade nasal ao seio maxilar, gerando assim um abcesso periapical, infraorbitário, que é observado nos animais acometidos. O diagnóstico ocorre, principalmente, por meio de avaliação da cavidade oral do animal sedado e de radiografia intraoral identificando áreas de radioluscência em torno do ápice da raiz acometida, evidenciando assim a osteólise e infecção bacteriana. A exodontia nem sempre é o tratamento indicado, pelo menos inicialmente. O caso relatado neste artigo é de uma paciente canina adulta diagnosticada com fístula infraorbitária, a qual passou por tratamento conservador e, apresentando recidiva, foi encaminhada para exodontia, sendo considerado bom prognóstico do quadro clínico no pós-cirúrgico e recuperação total após tratamento. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre essa afecção e elucidar, por meio de revisões bibliográficas, sobre as indicações de tratamento conservador, endodontia ou exodontia, facilitando assim a abordagem clínica diante dos casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MACEDO NETO, AMARÍLIO VIEIRA DE, ALEXANDRE HEITOR MORESCHI, ANTONIO AZAMBUJA NETO, and DANIELA FEDRIZZI. "Reação granulomatosa do tipo corpo estranho simulando tumor de parede torácica em cicatriz de toracotomia prévia." Jornal de Pneumologia 26, no. 3 (June 2000): 139–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-35862000000300007.

Full text
Abstract:
Paciente apresentando tumoração indolor, de crescimento lento, em local correspondente à cicatriz de toracotomia para correção de coarctação de aorta realizada 15 anos antes. Tomografia computadorizada de tórax mostrou lesões tumorais de contornos relativamente bem definidos e osteólise dos arcos costais adjacentes. Realizada ressecção e reconstrução de parede torácica. O anatomopatológico demonstrou reação de histiócitos granulares e reação granulomatosa de corpo estranho a material necro-hemorrágico. Este é um evento raro na prática médica, tendo-se realizado revisão da literatura pertinente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dal Molin, Fabio Farina. "Osteólise extensa após uso de âncora bioabsorvível: relato de caso e revisão da literatura." Revista Brasileira de Ortopedia 45, no. 5 (2010): 493–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-36162010000500020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Higuchi, Yoshitoshi, Taisuke Seki, Daigo Morita, Daigo Komatsu, Yasuhiko Takegami, and Naoki Ishiguro. "Comparação da taxa de desgaste entre componentes de cerâmica sobre cerâmica, de metal sobre polietileno de alta ligação cruzada e de metal sobre metal." Revista Brasileira de Ortopedia 54, no. 03 (May 2019): 295–302. http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-1691762.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Hoje, não há evidências sobre o acompanhamento em médio prazo da artroplastia total do quadril (ATQ) não cimentada com componentes de polietileno de alta ligação cruzada (highly cross-linked) sobre metal (MoP, na sigla em inglês), de cerâmica sobre cerâmica (CoC, na sigla em inglês), e de metal sobre metal (MoM, na sigla em inglês). Nosso objetivo foi calcular a taxa de desgaste entre 5 a 10 anos e a taxa de incidência de osteólise nos 3 tipos de componentes. Métodos Um total de 77 pacientes foram submetidos a ATQ com componentes de MoP; 105 foram submetidos ao mesmo procedimento com componentes de CoC, e 55 foram submetidos à ATQ com componentes de MoM. A média de idade dos pacientes no momento da cirurgia foi de 64,7, 55,9 e 59,9 anos nos grupos de componentes MoP, de CoC, e de MoM, respectivamente. As medidas clínicas e radiológicas em um período médio de acompanhamento de 7,6 anos foram analisadas. Resultados As pontuações médias de Harris no período pós-operatório não mostraram diferença entre os grupos. As taxas médias anuais de desgaste do revestimento foram de 0,0160, 0,0040 e 0,0054 mm/ano em componentes de MoP, de CoC, e de MoP, respectivamente; a taxa de desgaste dos componentes de CoC foi significativamente menor do que as dos demais. A osteólise (14,5%) nos componentes de MoM foi significativamente mais frequente em comparação aos demais. A sobrevida de Kaplan-Meier aos 10 anos com afrouxamento do implante ou revisão da ATQ como desfecho foi de 96,1% (intervalo de confiança [IC] de 95%: 88,4–98,7) nos componentes de MoP, de 98,6% (IC95%: 90,3–98,6) nos componentes de CoC, e de 98,2% (IC95%: 88,0–99,7) nos componentes de MoM (p = 0,360). Conclusão Os resultados clínicos e radiológicos de componentes de MoP e de CoC foram excelentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rezende Dadalto, Carmel, Letícia Rocha Inamassu, Shayra Peruch Bonatelli, and Maria Jaqueline Mamprim. "Aspectos tomográficos das neoplasias nasais em cães – estudo retrospectivo." Veterinária e Zootecnia 26 (February 25, 2019): 1–7. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2019.v26.167.

Full text
Abstract:
A doença nasal crônica é uma enfermidade rotineira na clínica de pequenos animais que possui causas variadas, sendo necessária a realização de exames complementares para o diagnóstico definitivo, principalmente os de imagem. O objetivo desse estudo retrospectivo foi avaliar tomografias computadorizadas da cavidade nasal de cães e descrever as principais alterações neoplásicas encontradas. Dentre os achados, foi observado em 100% dos animais a opacificação da cavidade nasal, seguida da captação de contraste na lesão em 92,3%, osteólise em 84,6%, e em menor frequência (53,8%) a perda de definição ou desvio do septo nasal. Nesses animais o diagnóstico de neoplasia nasal foi sugerido pelo exame tomográfico e confirmado pelos exames citológico e histológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Osteólise"

1

Obando-Pereda, Gustavo Alberto 1978. "Envolvimento dos TLR2 e TLR4 no reconhecimento das partículas de titânio e zircônia por macrofagos murinos." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/316663.

Full text
Abstract:
Orientador: Dagmar Ruth Stach Machado
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-08-21T19:21:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Obando-Pereda_GustavoAlberto_D.pdf: 1140735 bytes, checksum: 2f2e2b586d91ad80806eab9cb7b24bf8 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: A reação biológica as partículas de desgaste é crítica para indução da perda asséptica do implante mediante a osteólise. Deste modo, foi objetivo deste trabalho avaliar o envolvimento dos receptores Toll-like receptors 2 e 4 no reconhecimento das partículas de titânio e zircônia. Mensurados em cultura de macrófagos murinos desafiados com as partículas de zircônia ou de titânio comparando a expressão de TLRs, seus adaptadores intracelulares e citocinas pró-inflamatórias. Em in vivo foram estudados a indução da osteolise utilizando o modelo de calvária e a geração da resposta inflamatória através da indução do edema e hiperalgesia. As partículas são prontamente fagocitadas pelos macrófagos em cultura, e resultam no aumento da expressão de RNAm para TLRs 2, 3, 4 e 9, os seus adaptadores MyD88 e NF-kB e das citocinas TNF-?, IL-1? e IL-6. Contudo, o padrão de expressão de RNAm para TLRs entre as partículas é distinto, enquanto a zircônia induz um aumento significativamente na expressão de TLR2, o titânio modula a expressão significativamente maior de TLR3, TL4 e TLR9, respectivamente. Todavia, a expressão do RNAm para a molécula adaptadora MyD88 envolvida na sinalização intracelular de TLR é estimulada em ambas as partículas e com uma cinética de expressão semelhante. O fator de transcrição NF-kB necessário para efetuar a expressão gênica das citocinas envolvidas na resposta inflamatória apresenta uma cinética de expressão distinta entre as partículas, na zircônia a expressão é imediata e alcança o máximo da expressão após duas horas, enquanto as partículas de titânio induzem um aumento exponencial do fator de transcrição. A expressão de RNAm das citocinas inflamatórias TNF-?, IL-1? e IL-6 induzidas pelas partículas de zircônia é significativamente menor em comparação com as partículas de ix titânio. Contudo a expressão protéica da citocina TNF-? é maior nas em cultura de macrófagos expostas as partículas de zircônia, enquanto as partículas de titânio induzem a expressão protéica das citocinas inflamatória IL- 6. Ambas as partículas são capazes de induzir osteólise no modelo da calvária, contudo, a osteolise induzida pela zircônia assim como a perda óssea foi significativamente menor em comparação com as partículas de titânio. Assim embora ambas as partículas induzam edema e hiperalgesia nos animais de experimentação contudo as partículas de titânio uma maior sensação de hiperalgesia. Com base nos nossos resultados sugerimos que a biocompatibilidade da zircônia é maior em comparação com o titânio, e a perda asséptica é modulada pelo reconhecimento mediado pelos TLRs os quais ativam as vias de sinalização intracelular como os fatores de transcrição NF-kB levando a expressão de citocinas inflamatórias
Abstract: The biological reaction to wear debris is critical to the osteolysis underlying aseptic loosening of prosthetic implants Therefore was the aim of this study was to evaluate the involvement of Toll-like receptors 2 and 4 in the recognition of titanium and zirconia particles. Measured in cultured murine macrophages challenged with particles of zirconia or titanium by comparing the expression of TLRs, their intracellular adaptors and the proinflammatory cytokines. Particle-induced osteolysis was evaluated in mice calvaria model, whereas the inflammatory responses through induction of hind paw edema and hyperalgesia. The particles are readily phagocytized by macrophages in culture and result in increased expression of mRNA for TLRs 2, 3, 4 and 9, its adaptors MyD88 and NF-kB, TNF-?, IL- 1? and IL-6 . However, the pattern of mRNA expression TLRs is distinct for the particles, while the zirconia induces a significant increase in expression of TLR2; titanium modulates the expression significantly greater TLR3, TLR9 and TL4, respectively. However, the mRNA for the adaptor molecule MyD88 involved in intracellular signaling of TLR is stimulated in both particles and with a similar kinetic. The transcription factor NF-kB is needed to carry the gene expression of cytokines involved in the inflammatory response has a different kinetics expression between the particles, whereas zirconia induces the expression with the maximum after two hours of incubation, the titanium particles induce an exponential increase. The mRNA expression of the inflammatory cytokines TNF-?, IL- 1? and IL-6 induced by the particles of zirconia is significantly lower compared with the particles of titanium. However, the protein expression of TNF-? is greater in cultured xi macrophages exposed to the particles of zirconia, while the titanium particles to induce protein expression of inflammatory cytokine IL-6. Both the particles induce osteolysis in the calvaria model however; the induced osteolysis by zirconia as well as the bone loss was significantly lower compared with titanium particles. So although both particles induce edema and hyperalgesia in animal models, titanium particles induced greater sense of hyperalgesia. Based on our results, we suggest that the biocompatibility of the zirconia is greater in comparison with the titanium and the loss is modulated by aseptic recognition mediated by TLRs which activate the intracellular signaling pathways as transcription factors NF-kB and leads to expression of inflammatory cytokines
Doutorado
Imunologia
Doutor em Genetica e Biologia Molecular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

González, Luna Alejandro, Pizarro Jorge Luis Nuñez, and Echegaray Clodo Iván Rodríguez. "Presentación atípica del síndrome de Gorham-Stout. Caso clínico." Sociedad Argentina de Pediatría, 2015. http://hdl.handle.net/10757/555429.

Full text
Abstract:
Gorham-Stout syndrome is an extremely rare pathology, of unknown etiology. It is characterized by proliferation of vascular channels that causes destruction and reabsorption of the bone matrix. We present a nine year-old male patient with an acute episode characterized by fever, chest pain, respiratory distress and dyspnea. The patient was submitted to computed tomography scan and a biopsy. The findings in the biopsy were multiple lytic lesions, osteolysis, and a mediastinal lymphangioma (lymphangiomatosis). The diagnosis was Gorham-Stout syndrome with atypical presentation.
jorgeluisnp@gmail.com
El síndrome de Gorham-Stout es una patología ósea extremadamente rara de etiología desconocida, caracterizada histopatológicamente por proliferación de los canales vasculares, que origina destrucción y resorción de la matriz ósea. Se presenta el caso de un paciente varón de nueve años de edad con un cuadro agudo caracterizado por fiebre, dolor torácico, dificultad respiratoria y disnea ante pequeños esfuerzos. Se realizaron estudios de imágenes y patología, en los que se encontraron lesiones liticas múltiples y presencia de un linfangioma mediastínico. Se diagnosticó síndrome de Gorham-Stout. Esta es una presentación atípica debido a la localización de la linfangiomatosis y al tamaño de la masa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Gil Daniel da Costa. "Role of receptor activator of nuclear factor kappa B ligand (RANKL) in the modulation of osteolysis in primary and revision total hip arthroplasty." Dissertação, 2012. http://hdl.handle.net/10216/68332.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Gil Daniel da Costa. "Role of receptor activator of nuclear factor kappa B ligand (RANKL) in the modulation of osteolysis in primary and revision total hip arthroplasty." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/10216/68332.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography