To see the other types of publications on this topic, follow the link: Otimização de protocolo.

Journal articles on the topic 'Otimização de protocolo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Otimização de protocolo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bortoleto, Daniel Armelim, Ana Carolina Chieregati, and Raiza Cavalcante Oliveira. "OTIMIZAÇÃO DE PROTOLOCOS DE AMOSTRAGEM PARA MINÉRIO DE ALUMÍNIO." HOLOS 6 (December 5, 2017): 43–49. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.6379.

Full text
Abstract:
A definição do protocolo de amostragem apropriado é de extrema importância para qualquer operação mineira, em especial a do minério de alumínio, devido ao controle rigoroso da qualidade do produto final. A estratégia para obtenção dos dados necessários para garantia e controle da qualidade (QAQC) deve levar em consideração contribuições multidisciplinares que incluem estatística, geoestatística, geologia e a teoria da amostragem (theory of sampling, ou TOS), fundamentais para se estabelecerem metas de precisão e acurácia considerando-se os principais constituintes do minério de alumínio: alumina disponível e sílica reativa. Selecionar um protocolo de amostragem adequado requer a estimativa experimental das heterogeneidades de constituição e de distribuição para gerenciamento contínuo, além da perseverante aplicação dos conceitos da TOS para eliminação de todas as possíveis fontes de viés. O presente trabalho apresenta uma proposta alternativa e complementar para a normatização de procedimentos corretos de amostragem de minério de alumínio, com base na otimização de protocolos de amostragem segundo a teoria da amostragem para minérios granulados de Pierre Gy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Villa, Fabíola, Moacir Pasqual, and Gustavo de Faria Freitas. "Otimização de um protocolo para micropropagação da oliveira Ascolano 315." Revista Ceres 57, no. 4 (August 2010): 530–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2010000400015.

Full text
Abstract:
O objetivo foi induzir a multiplicação em explantes de oliveira. Para tanto, foram utilizados segmentos nodais de aproximadamente 2 cm, sem folhas, oriundos de plântulas da variedade Ascolano 315 mantidas in vitro. Os segmentos foram excisados e inoculados em tubos de ensaio contendo 15 mL do meio de cultura Olive Medium (OM) suplementado com 2 g L-1 de carvão ativado, quatro concentrações de 6-benzilaminopurina (BAP) e quatro concentrações de água de coco verde, solidificado com 5,5 g L-1 de ágar e pH ajustado para 5,8 antes da autoclavagem. O meio de cultura foi autoclavado a 121 ºC e 1 atm durante 20 minutos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 4. Durante 70 dias, os explantes foram mantidos em sala de crescimento a 25 ± 1ºC, intensidade luminosa de 32 ì mol m-2 s-1 e fotoperíodo de 16 horas. O meio de cultura OM adicionado de 1,0 mg L-1 de BAP e 100 mL L-1 de água de coco proporcionou maior comprimento e biomassa fresca da parte aérea. Maior número de raízes foi obtido com 0,5 mg L-1 de BAP associado a 25 mL L-1 de água de coco. O aumento da concentração de BAP e da dose de água de coco incrementa a biomassa dos calos formados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Ester Alice, and Moacir Pasqual. "Otimização de protocolo para micropropagação da figueira "Roxo de Valinhos"." Ciência Rural 38, no. 4 (August 2008): 1149–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000400040.

Full text
Abstract:
Foram avaliados os efeitos de alterações na concentração de sacarose, do meio WPM - Wood Plant Medium - e da variação no número de gemas por segmento com diferentes doses de cinetina. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Cultura de Tecidos da Universidade Federal de Lavras, utilizando plântulas previamente estabelecidas in vitro, seguindo o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 4. Os resultados mostraram que, na multiplicação de brotações de figueira "Roxo de Valinhos", podem-se usar 100% do meio WPM com adição de 10gL-1 de sacarose. Foram obtidos brotos alongados quando foi usado o meio WPM sem adição de cinetina e segmentos com uma ou duas gemas. A adição de cinetina a 0,5mgL-1 e a utilização de segmentos com três gemas promoveu maior número de brotações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Azevedo, C., N. Canada, and J. Simões. "O protocolo hormonal ovsynch e suas modificações em vacas leiteiras de alta produção: uma revisão." Archivos de Zootecnia 63, no. 241 (January 28, 2014): 173. http://dx.doi.org/10.21071/az.v63i241.597.

Full text
Abstract:
A eficiência reprodutiva em vacas leiteiras de alta produção representa atualmente um dos maiores desafios para a viabilidade das explorações. O presente trabalho teve como objetivo reportar as modificações dos protocolos de indução ovulatória baseados na administração programada de prostaglandina F2α (PGF 2α) entre duas aplicações de hormona libertadora de gonadotrofina (GnRH ), seguida da inseminação artificial em tempo fixo (IATF ). Tendo por base o protocolo hormonal Ovsynch, novos protocolos foram desenvolvidos tentando aumentar a sua eficiência reprodutiva, seguindo diferentes estratégias: (1) manipulação dos padrões de desenvolvimento folicular antes da GnRH -1, (2) otimização do ambiente hormonal peri-ovulatório, (3) otimização do intervalo de tempo entre a PGF 2α e a GnRH -2 e o momento da IA após a GnRH -2, (4) suplementação com progesterona antes da IATF , (5) redução do período de dominância folicular e aumento do proestro, e (6) controlo do crescimento folicular após a IATF . As modificações do protocolo Ovsynch permitiram a manutenção da taxa fertilidade à 1ª inseminação, até aproximadamente 40 %, quando comparada com inseminações realizadas após deteção do cio natural, com a consequente melhoria da gestão reprodutiva das manadas. As pesquisas futuras deste tipo de protocolos de indução ovulatória deverão dar enfase a aspetos nutricionais e de produção leiteira das vacas assim como ao stresse térmico em países de zonas mediterrânicas, subtropicais e tropicais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bomfim, João Pedro de Andrade, Laiana Pinheiro de Lima, Claúsio Antônio Ferreira de Melo, Ronan Xavier Côrrea, Fernanda Amato Gaiotto, and Antônia Marlene Magalhães Barbosa. "Otimização da extração e amplificação de DNA de dendezeiro: folhas em diferentes fases de desenvolvimento." Ciência Florestal 30, no. 3 (September 1, 2020): 916–26. http://dx.doi.org/10.5902/1980509839043.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi otimizar e estabelecer um protocolo visando elevar a qualidade e quantidade do ácido desoxirribonucleico (DNA) extraído de folhas, em diferentes estágios de desenvolvimento e conservação, coletadas em plantas adultas e plantas jovens. Além disso, almejou-se padronizar a amplificação via reação de polimerase em cadeia (PCR) e selecionar os marcadores de inter sequência simples repetida (ISSR) de Elaeis guineensis (dendezeiro). O protocolo brometo de cetiltrimetilamônio (CTAB) modificado, devido à suplementação com betamercapto etanol (0,3%) e polivinilpirrolidone (PVP) (3%) no tampão de extração e CTAB 10% com 1,4 M de NaCl a 20 min de incubação, a 650C, resultou em melhorias qualitativas e quantitativas na extração do DNA, mas com variações entre amostras, provavelmente, devido às variações na degradação e estágio de desenvolvimento das folhas. Foram utilizados dois protocolos de PCR (I e II) para a amplificação do DNA, os quais diferiram principalmente com relação à presença de albumina de soro bovino (BSA) e concentração de primer. Não foi realizada a correlação entre amplificação via PCR e qualidade de DNA, obtidos de folhas danificadas ou sadias, mas se observou que a adição de BSA (0,075 mg/mL) e o aumento na concentração de primer (0,5 pcmol) (protocolo II) resultou em bandas mais intensas e distinguíveis, porém se ressalta que a qualidade do DNA foi essencial para uma boa amplificação, considerando-se todas as amostras. A amplificação do DNA com o protocolo II possibilitou a seleção de cinco primers: UBC 807, 810, 812, 834 e 848; os quais foram utilizados para a amplificação de13 famílias, compostas de uma planta parental e oito progênies cada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Luana Caroline Pereira, Caroline Prudente Dias, Aline Leal de Oliveira, Rodrigo Santiago Barbosa Rocha, and Larissa Salgado de Oliveira Rocha. "OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE QUEIMADURA APÓS PROCEDIMENTO DE CRIOLIPÓLISE: RELATO DE CASO." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v12n3 (August 3, 2020): 1–11. http://dx.doi.org/10.36692/v12n3-14.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar a influência de um protocolo na otimização do processo de cicatrização de queimadura decorrente do uso da criolipólise. Métodos: Trata-se de um relato de caso descritivo, em um indivíduo do sexo feminino o qual se submeteu ao procedimento de criolipólise na região abdominal superior e inferior, sendo que após o procedimento a paciente foi acometida por queimadura grau 2 na região do abdômen superior. Foi aplicado protocolo de otimização do processo cicatricial com o uso do laser vermelho 660nm, carboxiterapia e fator de crescimento. Resultados: Após sete dias, a pele da região da queimadura apresentou-se com aspecto vermelho escuro no centro e nas bordas ainda com processo inflamatório, sem prurido e sem bolhas. No décimo quinto dia de tratamento, verificou-se delimitação da área dos piltiers e a pele com sinais de cicatrização, com a área de queimadura delimitada. No segundo mês, observa-se processo de cicatrização das bolhas e com melhora da coloração e pigmentação. Posteriormente, com três meses de tratamento da queimadura, visualiza-se uma pele firme, lisa e sem cicatriz aparente demonstrando total recuperação do tecido. Conclusão: O protocolo demonstrou-se eficaz para a otimização de cicatrização da queimadura pela criolipólise, melhorando de maneira satisfatória a textura e pigmentação da pele, bem como o processo cicatricial, quando comparadas com o tecido não lesado pela queimadura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bonfleur, Débora Regina, Jéssica Villa Real, and Danielle Filipov. "Estudo da Viabilidade de Otimização dos Protocolos Pediátricos em Exames de Tomografia Computadorizada de Crânio." Revista Brasileira de Física Médica 15 (June 21, 2021): 616. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2021.v15.19849001616.

Full text
Abstract:
A tomografia computadorizada (TC) é um método de diagnóstico por imagem com altas doses de radiação ionizante entregue ao paciente – de 100 a 500 vezes as doses em procedimentos convencionais por raios X. No caso de pacientes pediátricos, a preocupação com as doses de radiação é maior, devido à grande expectativa de vida e ao fato de eles serem mais radiossensíveis que adultos. Sendo assim, optou-se por realizar o estudo com pacientes pediátricos, de 0 a 2 anos, submetidos a exames de TC de crânio. objetivo deste trabalho é apresentar a avaliação de um processo de otimização de protocolos de crânio pediátrico em tomografia computadorizada, avaliando parâmetros de qualidade de imagem e diminuição de dose, sem perda na qualidade das imagens. Foi verificado o índice CTDIvol em quinze amostras de exames de crânio, assim como parâmetros de aquisição das imagens, no referido protocolo. A partir destes dados, foram desenvolvidos cinco protocolos experimentais e analisaram-se as razões contraste-ruído das imagens produzidas. Utilizando como métrica de qualidade a figura de mérito (FOM) para análise da qualidade em comparação com os níveis de CTDIvol, concluiu-se que, embora o índice de dose do protocolo atual esteja condizente com a recomendação da AAPM, de 29 mGy, é possível reduzir o índice de CTDIvol, para 18 mGy – ou seja, uma redução de 40% do CTDIvol com relação à recomendação da AAPM e de 23% em relação ao protocolo atual. Com os parâmetros de aquisição estudados, constatou-se uma redução na qualidade das imagens, conforme a análise do FOM. Sendo assim, sugere-se a utilização de algoritmos de redução do ruído, ou seja, filtros de reconstrução, para não haver prejuízo da qualidade diagnóstica das imagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dalmazo, Juciléia, Jorge Elias Júnior, Marco Aurélio Corte Brocchi, Paulo Roberto Costa, and Paulo Mazzoncini de Azevedo-Marques. "Otimização da dose em exames de rotina em tomografia computadorizada: estudo de viabilidade em um Hospital Universitário." Radiologia Brasileira 43, no. 4 (August 2010): 241–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842010000400008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estudar a viabilidade de redução da dose de radiação em protocolos de aquisição de imagens de tomografia helicoidal em um hospital universitário. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizado levantamento de dose de radiação de protocolos de tomografia com objetos simuladores e câmara de ionização. Foram propostas variações de kVp e mAs, determinando-se a média de ruído. Protocolos com valores de ruído menores ou iguais a 1% foram submetidos à avaliação qualitativa de contraste e resolução espacial por três observadores. RESULTADOS: Foram realizados 22 testes de variações para o protocolo de crânio pediátrico, 26 para crânio adulto, 28 para abdome e 18 para tórax. A redução da dose conseguida variou entre 7,4-13% para protocolo de crânio pediátrico, 3,8-25% para crânio adulto, 9,6-34,3% para abdome e 6,4-12% para tórax. Notou-se também que a utilização de ferramentas de janelamento e zoom favoreceu o aceite das imagens pelos observadores. CONCLUSÃO: É possível reduzir os níveis de dose de radiação em até 34,4%, comparativamente aos protocolos utilizados na rotina, mantendo-se o ruído em níveis aceitáveis. O uso de ferramentas de manipulação digital das imagens possibilitou a aceitação de imagens com níveis maiores de ruído, favorecendo o processo de redução de dose de radiação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Flores, Rejane, Joseila Maldaner, and Fernando Teixeira Nicoloso. "Otimização da micropropagação de Pfaffia tuberosa (Spreng.) Hicken." Ciência Rural 36, no. 3 (June 2006): 845–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000300018.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou otimizar o protocolo de micropropagação de Pfaffia tuberosa, uma espécie medicinal encontrada em várias regiões do Brasil. O tratamento da planta matriz com benomyl (0,1%) e o uso sucessivo de soluções com detergente comercial (duas gotas/100mL de água, durante dois minutos), etanol (70%, por 10 segundos), hipoclorito de sódio (1%) + detergente comercial (duas gotas/100mL de água, por 10 minutos) e HgCl2 (0,1%, por 5 minutos) na etapa de desinfestação dos explantes foram eficazes para a limpeza e regeneração de plantas. As plantas devem ser subcultivadas para um novo meio MS a cada 30 dias de cultivo. Explantes provenientes de segmentos nodais apresentaram uma maior taxa de multiplicação quando comparados com os apicais. Não foi observado declínio na taxa de propagação no decorrer de cinco subcultivos in vitro. As mudas apresentaram um índice elevado de sobrevivência durante a fase de aclimatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Taquary, Eneida Orbage de Britto, and Isadora Orbage de Britto Taquary. "SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): POLÍTICA DE SAÚDE COLETIVA." Revista de Direitos Humanos e Efetividade 3, no. 2 (December 2, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0022/2017.v3i2.2344.

Full text
Abstract:
A problemática se refere à necessidade de se conhecer os critérios para otimizar os protocolos na saúde pública, de forma a obedecer os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A hipótese levantada se refere à otimização dos recursos econômicos no SUS e os critérios utilizados para observância de um protocolo. Objetiva identificar as características e princípios do SUS e conhecer a política de saúde baseada em evidências. A metodologia será baseada em revisão bibliográfica e na jurisprudência constitucional, de forma a alcançar como resultado a identificação da saúde como direito coletivo e social. The problem refers to the need to know the criteria to optimize protocols in public health, in order to obey the principles of the Unified Health System (SUS). The hypothesis raised refers to the optimization of the economic resources in the SUS and the criteria used to observe a protocol. It aims to identify the characteristics and principles of SUS and to know the health policy based on evidence. The methodology will be based on literature review and constitutional jurisprudence, in order to achieve as a result the identification of health as a collective and social right. Unified Health System. Health Unic System; Public health policies in Brazil; Collective and social law
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ramos, Susie Medeiros Oliveira, Adriana Pereira Glavam, Tadeu Takao Almodovar Kubo, and Lidia Vasconcellos de Sá. "Estudo de otimização de protocolo em cintilografia de perfusão miocárdica com a utilização de um simulador antropomórfico." Radiologia Brasileira 47, no. 4 (August 2014): 217–22. http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2013.1933.

Full text
Abstract:
Objetivo:Realizar um estudo de otimização de exames de cintilografia de perfusão miocárdica.Materiais e Métodos:Foram adquiridas imagens de um objeto simulador antropomórfico de tórax contendo coração, pulmões, fígado e coluna vertebral, em uma gama câmara SPECT GE modelo Ventri, utilizando-se diferentes atividades e variando-se os tempos de aquisição, de forma a verificar a influência destes parâmetros na qualidade da imagem clínica reconstruída. Foi utilizado o radiofármaco 99mTc-sestamibi e os testes realizados foram avaliados clinicamente a partir de notas, tanto para o summed stress score quanto para a qualidade técnica da imagem e perfusão. As quantificações foram realizadas pelo software ImageJ.Resultados:Os resultados demonstraram que, para o tempo padrão utilizado na realização dos exames de 15 segundos por ângulo, a atividade injetada poderia ser reduzida em 33,34%. Além disso, se o tempo usual de exame for reduzido em 54,34% (7 segundos por ângulo), ainda assim a atividade padrão injetada poderia ser reduzida em 16,67%, sem prejudicar a qualidade da imagem e a confiabilidade do diagnóstico.Conclusão:O método desenvolvido e os resultados obtidos podem ser utilizados para o desenvolvimento de um estudo clínico de pacientes em um protocolo otimizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

LEAL, Makyson Roberto Silva, Paulo Antônio Galindo SOARES, Claudia Sampaio de Andrade LIMA, Ricardo YARA, and Priscilla Barbosa Sales de ALBUQUERQUE. "OTIMIZAÇÃO DE PROTOCOLO DE EXTRAÇÃO ETANÓLICA DE POLISSACARÍDEOS CONTIDOS EM DIFERENTES SEMENTES DE PLANTAS." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 21, 2021): 49–56. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8914.

Full text
Abstract:
O interesse crescente pelo desenvolvimento de produtos de origem biológica, que utilizem tecnologias de processamento que possam diminuir a dependência social por produtos sintéticos, tem incentivado a prospecção de polímeros naturais. Polissacarídeos são biopolímeros que apresentam propriedades interessantes a uma série de aplicações biotecnológicas, especialmente por serem biodegradáveis, biocompatíveis e de baixa ou nenhuma toxicidade. O processamento de polissacarídeos a nível industrial, porém, requer inúmeras etapas prévias; dentre elas, a extração é considerada fator determinante para a obtenção de um bom rendimento e a possível replicação em escala industrial. Este trabalho teve como objetivo otimizar a metodologia de extração de polissacarídeos proposta por Albuquerque et al., (2014) para os polissacarídeos das sementes de Morinda citrifolia (Polinoni) e Senna occidentalis (Polimanji). A extração foi realizada por precipitação etanólica, centrifugação e lavagens com etanol e acetona; em seguida, foram calculados os rendimentos de extração e a concentração total de carboidratos. Finalmente, a natureza polissacarídica dos biopolímeros foi analisada por FT-IR. Polimanji e Polinoni foram extraídos com 19,84 ± 1,19 % e 5,63 ± 1,59 % de rendimento e apresentaram concentração de carboidratos totais de 3,25 ± 0,17 mg/mL e 6,66 ± 0,20 mg/mL, respectivamente. O FT-IR apresentou picos de absorção característicos de polissacarídeos para ambos os biopolímeros. Os resultados obtidos indicam que a otimização do protocolo extrativo desponta como uma técnica eficiente na extração de polissacarídeos contidos em sementes de plantas por se adequar às características de cada substrato, além de apresentar baixo custo e duração quando comparado a outros métodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nascimento, Vanessa Lane dos Santos, Gisele Gisele de Souza Borba, Cibelle Maciel de Barros Leite, and Maria Carolina Garabini. "Protocolo Hidroterápico na Síndrome de Guillain- Barré." Revista Neurociências 20, no. 3 (March 31, 2001): 392–98. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8263.

Full text
Abstract:
Introdução. Em geral, a Síndrome de Guillain Barré ocorre por uma inflamação aguda na qual os nervos periféricos se deterioram. Quando os exercícios em piscina terapêutica são direcionados de acordo com a fase que o paciente se encontra, a reinervação ocorre e o processo de reeducação muscular acontece, permitindo assim uma melhora no desempenho de suas habilidades funcionais, causando por fim uma otimização de sua qualidade de vida. Objetivo. Comparar e analisar a eficácia de um protocolo hidroterápico com relação à pré e pós-intervenção fisioterapêutica na síndrome de Guillain-Barré. Método. Trata-se de um estudo de caso comparativo, através do questionário de qualidade de vida SF-36, manovacuometria e goniometria. Poste­riormente submeteu-se a um programa hidroterápico, que teve du­ração de três meses com dezoito sessões, sendo duas sessões semanais com média de sessenta minutos cada. Resultados. A utilização do protocolo promoveu um aumento significativo na qualidade de vida, força da musculatura respiratória e na amplitude de movimento, visto através da avaliação proposta. Conclusão. concluiu-se que o relato de caso em questão obteve sucesso a curto prazo devido a intervenção fisioterapêutica adequada e eficiente para cada fase e necessidades que a paciente se apresentava.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cardozo, Adalgiso Coscrato. "Determinação do limiar de fadiga eletromiográfico obtido por protocolo fatigante e protocolo fixo de 30 segundos para o músculo longuíssimo do tórax." Fisioterapia Brasil 10, no. 5 (December 16, 2017): 318. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i5.1555.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo comparar o limiar de fadiga eletromiográfico (EMGLF) do músculo longuíssimo do tórax obtido durante exercício isométrico fatigante com o limiar obtido durante os primeiros 30 segundos do teste. Participaram deste estudo 20 voluntários do gênero masculino. Para a captação dos sinais eletromiográficos foram utilizados eletrodos de superfície bipolares passivos de Ag/AgCl dispostos sobre os músculos longuíssimo do tórax direito e esquerdo, no nível da vértebra L1 a 3 cm lateralmente, com distância inter-eletrodos de 3 cm. Os resultados demonstraram não haver diferenças significativas entre os limiares, indicando que é possível a identificação do EMGLF pelo protocolo de 30 segundos para o músculo longuíssimo do tórax. Desta forma, futuros estudos devem ser realizados sobre este protocolo para avaliar indivíduos portadores de dor lombar para verificar se esta otimização minimizaria as interferências de fatores subjetivos.Palavras-chave: biomecânica, eletromiografia, coluna, limiar de fadiga, eletromiográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Soares, Fabiano Silva, Fabio Tomaz de Oliveira, Nayara Magagnin Borges, Bruna Mezzalira da Silva, and Ana Aparecida Bandini Rossi. "OTIMIZAÇÃO DE PROTOCOLO PARA EXTRAÇÃO DE DNA DE TECIDO FOLIAR DE DUAS ESPÉCIES DE INGAZEIRO." Enciclopédia Biosfera 13, no. 24 (December 6, 2016): 795–802. http://dx.doi.org/10.18677/encibio_2016b_074.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

De Oliveira, Luiz Rodrigo Gonzaga, and Sérgio Barros de Souza. "Automatização do protocolo de aquisição e pré-processamento de imagens térmicas do sensor TIRS do satélite Landsat-8." Revista Brasileira de Computação Aplicada 12, no. 3 (October 14, 2020): 122–31. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v12i3.9667.

Full text
Abstract:
A coleta de imagens térmicas de satélites para o estudo de uma determinada região é feita acessando sistemas na internet como o Serviço de Levantamento Geológico Americano (USGS). A cada novo estudo etapas de aquisição e recorte de imagens de satélites para uma determinada região são feitas de forma individualizada, sendo um protocolo bem comum em pesquisas de imagens de satélites orbitais. Este trabalho apresenta um protocolo automatizado de aquisição e pré-processamento de imagens de satélites do sensor térmico TIRS do Landsat-8 que possa contribuir para a otimização da performance de pesquisas geográcas. Para o desenvolvimento desse protocolo foram analisados os processos manuais comuns de coleta e recorte em pesquisas geográcas que fazem o uso de imagens térmicas do Landsat-8. Foi observado que é possível obter e pre-processar imagens térmicas do Landsat-8 automaticamente, possibilitando a junção com outras técnicas automatizadas e acoplamento com plataformas SIG que contenham processamento térmico de regiões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lobato, Fran Sergio, and Valder Steffen Jr. "Desenvolvimento de um Algoritmo de Otimização Auto-Adaptativo para a Determinação de um Protocolo Otimizado para a Administração de Drogas no Tratamento de Tumores." TEMA (São Carlos) 17, no. 2 (September 4, 2016): 225. http://dx.doi.org/10.5540/tema.2016.017.02.0225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ramos, Rosa, Maria J. Costa, Clarinda Cruz, Aniano Cirilo, Teresa Cavaleiro, Marisa Figueiredo, Teresa Rodrigues, et al. "Otimização de procedimentos em TC; um olhar retrospetivo em tempo de SARS-CoV-2 / 2019-nCoV." ROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicas 1, no. 1 (June 18, 2020): 60–65. http://dx.doi.org/10.46885/roentgen.v1i1.18.

Full text
Abstract:
A SARS-CoV-2/2019-nCoV (COVID-19), foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como pandemia internacional, no dia 11 de março de 2020. Este trabalho tem como objetivo a partilha de procedimentos e boas práticas em TC, adotadas no contexto de um protocolo COVID-19 estabelecido no Serviço de Imagem Médica (SIM) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) - polo Hospitais da Universidade de Coinbra (HUC), bem como a caracterização da amostra dos pacientes avaliados como suspeitos da COVID-19. Efetuou-se um estudo retrospetivo dos exames de TC realizados durante os meses de março e abril de 2020, para os quais foi accionado o protocolo. Após análise verificámos que 70% dos indivíduos realizaram exame entre as 18h e as 00h. No total da amostra, a percentagem de indivíduos do sexo masculino foi superior ao do sexo feminino, distribuindo-se os indivíduos pela faixa etária entre os cinquenta e oitenta anos de idade, em que o exame mais realizado foi a TC crânio encefálica. Sendo o Hospital Geral (HG) a estrutura assistencial dedicada ao SARS-CoV-2 / 2019-nCoV (COVID-19) e o polo HUC a estrutura de assistência à urgência geral, verificou-se uma redução global da sua atividade e consequente diminuição do número de exames realizados, relacionada com a fase epidemiológica. Apesar destas circunstâncias, verificámos que o número de exames de TC realizados aumentou com a procura dos serviços de urgência, não conseguindo estabelecer relação com a pandemia, uma vez que 90% dos exames realizados se relacionavam com doença não COVID-19. O envolvimento de toda a equipa dos Técnicos de Radiologia contribuiu para harmonização e otimização de procedimentos, minimizando riscos e garantindo a segurança de pacientes e profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Araújo, M. L., L. P. Barbosa, C. E. A. Biscarde, C. S. Mendes, M. P. Lents, E. E. G. Pinheiro, C. S. França, and R. D. L. Jesus. "Diferentes momentos de aplicação de gonadotrofina coriônica equina em protocolo de inseminação artificial em tempo fixo para vacas de leite." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 71, no. 6 (December 2019): 1934–39. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-10282.

Full text
Abstract:
RESUMO Avaliaram-se diferentes momentos de aplicação da gonadotrofina coriônica equina (eCG) em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) para vacas de leite. Foram utilizadas 76 fêmeas, as quais receberam, no dia zero (D0) do protocolo, dispositivos intravaginais de progesterona, sendo esses retirados no D9, e os animais foram, então, distribuídos aleatoriamente em três tratamentos: T1 - aplicação de eCG no momento da retirada dos dispositivos; T2 e T3 - aplicação de eCG 48h e 24h antes da retirada dos dispositivos, respectivamente. No D10 os animais receberam 1mg de GnRH, e a IATF foi realizada 52 horas após a retirada do implante. Não houve diferença (P>0,05) para intervalo entre a retirada do implante à ovulação (72,56±3,92h), o diâmetro do maior folículo no D9 (10,88±1,49mm), o diâmetro do folículo ovulatório (15,15±1,16mm) e do segundo maior folículo (7,49±0,52mm), a taxa de crescimento folicular (1,38±0,04mm/dia), a taxa de ovulação (96,67%), o intervalo entre diâmetro final e inicial do folículo dominante (73,49±3,84h), a área de corpo lúteo (2,27±0,43cm²), a porcentagem de CL no ovário direito (53,00%) e no esquerdo (26,33%) e a taxa de gestação (33,33%). O momento da aplicação da eCG não influenciou na eficiência do protocolo. Recomenda-se a utilização da eCG no momento da retirada do implante por otimização do manejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Souza, Karina Koerich de, Catia Silene Klein, Jalusa Deon Kich, Arlei Coldebella, and Geraldo Camilo Alberton. "Otimização da técnica da PCR para a detecção de Actinobacillus pleuropneumoniae." Ciência Rural 38, no. 8 (November 2008): 2239–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000800023.

Full text
Abstract:
A utilização de métodos moleculares baseados em PCR é fundamental na detecção do Actinobacillus pleuropneumoniae, sendo capaz de identificar a infecção antes do estabelecimento da doença no rebanho. Estes métodos apresentam maior sensibilidade quando comparados com métodos tradicionais de isolamento bacteriano, mas podem sofrer influência de substâncias que reduzem a especificidade do teste e proporcionam o aparecimento de amplificações inespecíficas. No intuito de reduzir as amplificações inespecíficas, observadas quando aplicada a PCR para o gene cpx em amostras de tecido tonsilar, procedeu-se a otimização da técnica, na qual foram analisados o efeito do pré-cultivo bacteriano e as diferentes temperaturas de anelamento dos iniciadores e foi introduzido, no protocolo, um anticorpo que se liga na enzima Taq DNA Polimerase, aumentando a especificidade do teste. Paralelamente, foi realizado um experimento para verificar o efeito inibidor do tecido tonsilar sobre os resultados da PCR. Para isso, porções de tonsila de animais negativos para A. pleuropneumoniae foram contaminadas artificialmente com a amostra referência do sorotipo 5B. A adição do anticorpo para a enzima Taq DNA Polimerase e o aumento da temperatura de anelamento dos iniciadores para 57°C diminuiu o aparecimento de amplificações inespecíficas. Os resultados obtidos no experimento demonstraram que o tecido tonsilar possui efeito inibidor nas amplificações da PCR. Além disso, a amplificação depende de, no mínimo, 675 UFC presentes na alíquota da amostra usada na PCR (equivalente a 1,35 x 10(5) UFC mL-1), assim, amostras de fragmentos de tecido de infecções iniciais e/ou com poucas células podem apresentar resultados falsos negativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Donato, Sara, Helder Simões, and Paulo Donato. "Proposta de Protocolo para Redução dos Riscos e Otimização da Sensibilidade nos Exames de Imagem em Pessoas com Diabetes." Acta Médica Portuguesa 34, no. 5 (May 2, 2021): 388. http://dx.doi.org/10.20344/amp.15486.

Full text
Abstract:
Diabetes is a very common chronic disease in the Portuguese population, with an estimated prevalence of 13.6% in the adults. Doubts often arise regarding the best preparation and the risks associated with doing imaging tests in these patients. In this article we intend to review the main precautions in imaging tests in people with diabetes and to suggest a guideline to reduce the risks and optimize the sensitivity of these tests in this population. The main topics addressed in this article are the need to suspend metformin after the administration of endovascular iodinated contrast due to the risk of lactic acidosis, the precautions in insulin-treated patients or those taking medicines with a higher risk of hypoglycemia when performing imaging tests that require fasting, and the influence of hyperglycemia and of anti-diabetic therapy on the sensitivity of PET-FDG. With this review and the presentation of a guideline, we intend to demystify and simplify the management of individuals with diabetes who are undergoing imaging tests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Albuquerque, Francisco Apoliano, Lorena Aragão Feitosa, Léa Aragão Feitosa, and Thiago Luis Albuquerque. "Controladoria e eficiência no setor público." Revista Controle - Doutrina e Artigos 13, no. 2 (December 31, 2015): 109–21. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v13i2.6.

Full text
Abstract:
A controladoria é relevante para apoiar e orientar os gestores de recursos públicos quanto à melhor e mais eficiente forma de aplicação do gasto público. Na seara da gestão pública, a controladoria deve funcionar como órgão de linha e/ou de staff dentro da estrutura organizacional, atuando de maneira preventiva, visando à otimização da aplicação dos recursos e correção de rotas quando forem detectados desvios nos objetivos estratégicos. Assim, este artigo tem como objetivo abordar a controladoria sob o enfoque de comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficiência e à efetividade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos da administração pública. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter eminentemente bibliográfico, uma vez que a bibliografia constitui um passo inicial na construção efetiva do protocolo de investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Arantes, Giselle Moura, Claudialyne Da Silva Araújo, Ivanilda Cavalcanti Bezerra, Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, and Luiz Eduardo Ferreira da Silva. "A utilização dos recursos tecnológicos na gestão documental: uma análise do SIPAC-UFPB." Informação & Informação 23, no. 2 (September 6, 2018): 372. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p372.

Full text
Abstract:
Introdução: A gestão nas instituições públicas está vinculada ao objetivo de atingir a satisfação do cidadão, uma vez que o Estado tem como finalidade de seus atos o interesse público. Objetivo: Analisar as mudanças proporcionadas pela implementação dos Sistemas de Informação na gestão de documentos no setor do Protocolo Geral da Universidade Federal da Paraíba. Metodologia: A pesquisa tem natureza descritiva com abordagem qualitativa, onde foram aplicados questionários com os técnicos/servidores administrativos que trabalhavam no setor. Resultados: A rigor, descrevemos e analisamos algumas das funcionalidades do SIG, com ênfase no módulo protocolo do SIPAC, nas atividades-meio (administrativas) sem deixar de avaliar o desenvolvimento da gestão documental. A pesquisa ressalta a dinâmica de acesso e uso das informações produzidas, da abertura dos processos à gestão documental, considerando o curso das mudanças tecnológicas nos procedimentos, desde o uso de fichas para a representação da informação e a tramitação de processos administrativos, que eram exclusivamente em suporte de papel, até a implementação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos, em 2013, a qual possibilitou a descentralização e o acesso mais amplo aos procedimentos administrativos. Conclusões: Identificamos a otimização dos serviços reconfigurados com o sistema híbrido – eletrônico/papel –, como também melhorias no processo de gestão da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Philippe Barbosa, Michelle Andrade, and Sara Ferreira. "Uso de técnicas de aprendizado de máquina na modelagem da segurança viária: mapeamento sistemático." E&S Engineering and Science 9, no. 3 (December 14, 2020): 20–35. http://dx.doi.org/10.18607/es2020911179.

Full text
Abstract:
A modelagem da segurança viária se coloca como importante alternativa na otimização de recursos e esforços para promoção de mobilidade segura. Este trabalho apresenta o mapeamento sistemático de artigos que tratam do desenvolvimento de modelos de previsão de acidentes, especialmente em rodovias, com uso de técnicas de aprendizado de máquina (AM). Para tanto, foi aplicado um protocolo de condução da revisão, utilizando como bases de dados o Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Inicialmente alguns aspectos bibliométricos foram apresentados, seguido de uma análise qualitativa. Como resultados fez-se a identificação das principais abordagens metodológicas e suas características, desempenho dos modelos e variáveis explicativas. Desta forma, o mapeamento foi importante para traçar o panorama da área de pesquisa, apontar limitações e oportunidades de investigação e ainda, evidenciar o potencial de utilização de AM para análise de acidentes de trânsito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Danilo Rocha, Rodrigo Rocha Ivo, Ruth Caracas Rocha, and Bruno Prata Martinez. "Eficácia de um protocolo de assistência fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgia abdominal eletiva." Fisioterapia Brasil 19, no. 3 (July 13, 2018): 300. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v19i3.1236.

Full text
Abstract:
Introdução: A realização de cirurgias abdominais possuem riscos de complicações pulmonares no período pós-operatório. A atuação fisioterapêutica no ambiente hospitalar vem se destacando na melhoria das funções pulmonares e na otimização da capacidade funcional. O presente estudo teve como objetivo analisar a eficácia de um protocolo fisioterapêutico em pacientes no pós-operatório de cirurgias abdominais eletivas. Métodos: Trata-se de um estudo intervencionista de abordagem quantitativa, tipo ensaio clínico randomizado. O grupo intervenção após solicitação da prescrição médica foi submetido a um protocolo de assistência fisioterapêutica, e o grupo controle, por não ter sido prescrito pelo médico assistente, realizou a avaliação e recebeu orientações quanto à necessidade da deambulação e da importância da inspiração profunda. As análises foram realizadas através software Statistical Package for Social Sciences, sendo adotado nível de significância valor de p menor que 0,05. Resultados: A amostra foi composta por 93 pacientes divididos em dois grupos homogêneos. As principais causas de internamento foram cirurgias cesarianas e histerectomias. A média de atendimentos de fisioterapia realizada no grupo intervenção foi 6,3 ± 3,7 sessões. Em relação às variáveis respiratórias o GI mostrou-se estatisticamente superior, com exceção no grau de dispneia e na característica da tosse. A capacidade aeróbica no momento da alta hospitalar foi superior no grupo intervenção. O tempo de internamento e os custos hospitalares foram inferiores no grupo submetido ao protocolo. Conclusão: Conclui-se que a realização de um programa de fisioterapia no pós-operatório se faz uma estratégia segura, melhora significativamente as funções respiratórias e reduz o tempo de internamento hospitalar.Palavras-chave: cuidados pós-operatórios, laparotomia, Fisioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Frederigue, Natália B., and Maria C. Bevilacqua. "Otimização da percepção da fala em deficientes auditivos usuários do sistema de implante coclear multicanal." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 69, no. 2 (March 2003): 227–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000200013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: realizar um estudo intra-sujeito, avaliando o reconhecimento da fala e a preferência subjetiva em deficientes auditivos usuários do sistema de implante coclear (IC) Nucleus 24, nas diferentes estratégias de codificação disponíveis nesse sistema (Spectral Peak - SPEAK, Continuous Interleaved Sampler - CIS e Advanced Combination Encoders - ACE), a fim de promover a otimização da percepção da fala em cada sujeito. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. MATERIAL E MÉTODO: Sete adultos com deficiência auditiva pós-lingual foram divididos aleatoriamente em 2 grupos, determinados A e B para a realização do protocolo de avaliação. CIS foi adaptada inicialmente aos sujeitos do grupo A e ACE aos do grupo B. SPEAK foi a linha de base para todos os sujeitos. Foram realizadas avaliações do reconhecimento da fala no silêncio e no ruído (S/R + 10dB), ajustes nas estratégias de codificação e aplicação de questionários de auto-avaliação. RESULTADOS: Altos níveis de reconhecimento da fala foram obtidos para as três estratégias. Os resultados médios dos sete sujeitos atingidos para o reconhecimento de sentenças no silêncio foram de 69,1%, 76,2% e 80,2% para CIS, SPEAK e ACE respectivamente. Na situação de ruído foram de 38,0%, 40,8% e 53,1% para SPEAK, CIS e ACE, respectivamente. Não houve diferença estatisticamente significante entre as estratégias avaliadas. Escores de reconhecimento da fala mais altos foram notados sujeito a sujeito, com a estratégia otimizada. CONCLUSÃO: A utilização de estratégias múltiplas de codificação da fala e escolhas de parâmetros flexíveis permitem ao clínico individualizar um programa de adaptação e resulta em maiores benefícios aos usuários de IC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Faria, Glaucia Amorim, Luiz Henrique Silvério Junior, Beatriz Garcia Lopes, Antonio Flavio Arruda Ferreira, Cíntia Patrícia Martins de Oliveira, Paula Suares Rocha, Taís Ferreira Costa, Enes Furlani Junior, and Lucas Menezes Felizardo. "Definição do protocolo e técnicas estatísticas para otimizar o estabelecimento in vitro de Passiflora foetida." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 29, 2020): e9689109378. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9378.

Full text
Abstract:
Passiflora foetida, uma espécie de maracujá silvestre, tem sido pesquisado devido ao seu potencial farmacêutico e sua característica agronômica de resistência ao Fusarium spp., possibilitando a sua utilização como porta-enxerto para espécies de maracujá suscetíveis a morte prematura. Assim, visando a propagação dessa espécie, a micropropagação é uma das formas mais utilizadas, sendo necessário a utilização de acessos de uma planta matriz para, por organogênese, gerar novas plântulas com o mesmo genótipo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo estabelecer protocolo para a propagação in vitro de P. foetida pela indução de gemas por organogênese, testando-se duas concentrações de sais minerais do meio MS, sem adição de fitormônios. Para o estabelecimento in vitro foram utilizados gemas apicais e laterais obtidas a partir de plantas matrizes de P. foetida, cultivadas em casa de vegetação. Os experimentos foram realizados em delineamento inteiramente casualizado. Aos 60 dias após a inoculação dos explantes foram avaliados: número de gemas, comprimento da brotação, número de folhas, escore de coloração, escore de desenvolvimento e número de raiz. Para garantir a precisão dos resultados foram realizadas técnicas estatísticas aplicadas à análise de dados e otimização dos resultados. O desenvolvimento das plantas por organogênese apresentou valores estatisticamente similares em ambas as concentrações, podendo concluir que o meio MS com metade das concentrações de nutrientes foi o mais viável para o estabelecimento in vitro dessa espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mattoso, Maria Goretti da Silva, Marilda Moraes Garcia Bruno, and Washington Cesar Shoiti Nozu. "Avaliação e inclusão de criança indígena com paralisia cerebral e baixa visão na educação infantil." Revista Educação, Pesquisa e Inclusão 1, no. 1 (May 15, 2020): 35. http://dx.doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6258.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou descrever a avaliação das necessidades específicas e educacionais de uma criança indígena Kaiowá com paralisia cerebral e baixa visão, bem como indicar orientações pedagógicas para a sua inclusão no âmbito da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de viés etnográfico, caracterizada como um estudo de caso. O contexto etnográfico foi a Terra Indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram do estudo, os pais e duas professoras (uma regente e uma especialista em Educação Especial) da criança indígena. Quanto às técnicas e aos instrumentos, a pesquisa fez uso de: a) observação da criança indígena nos ambientes familiar e escolar; b) diálogos espontâneos e entrevistas abertas com os pais e as professoras da criança indígena; c) três instrumentos elaborados por Bruno (2005) e adaptados à linguagem e cultura Kaiowá, a saber, formulário de avaliação na perspectiva dos pais, protocolo de avaliação funcional da visão e protocolo de avaliação do desenvolvimento global da criança indígena. Os resultados descreveram as potencialidades, as dificuldades e as necessidades específicas e educacionais especiais da criança. Além disso, apresentaram orientações de atividades, adaptação de recursos e materiais pedagógicos e, principalmente, estratégias de interação, comunicação e linguagem e uso funcional da visão para otimização do desenvolvimento global e para melhores oportunidades de aprendizagem da criança indígena estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Farias Cândido, Edna Aragão, and Lauro Xavier-Filho. "Viabilidade do uso do óleo essencial da Alpinia zerumbet, Zingiberaceae, na otimização do tratamento fisioterapêutico em paralisia cerebral espástica." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 31, no. 03 (September 2012): 110–15. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625692.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade do óleo essencial da Alpinia zerumbet associado ao tratamento fisioterapêutico da paralisia cerebral. Métodos: O estudo foi prospectivo, analítico e clínico do tipo II, aleatório por grupos em períodos específicos. A amostra, N = 24, de crianças com paralisia cerebral foi dividida em quatro grupos: dois grupos de cinesioterapia tratado com óleo essencial e seu controle, por via dérmica, na dose de 0,5 kg ml/10 kg, e dois grupos de cinesioterapia, tratado com óleo essencial e seu controle, por via inalatória, na dose 0,05 ml/10 kg/5 ml de soro fisiológico por 15 minutos. A espasticidade muscular e as atividades funcionais estáticas e dinâmicas foram mensuradas pelo protocolo de Durigon (2004). Os testes t-Student e ANOVA foram utilizados para a significância de 95%. Resultados: Os grupos tratados com óleo essencial apresentaram resultados significativos na avaliação do tônus muscular e na função estática e dinâmica. Conclusão: O óleo essencial associado à cinesioterapia modula o tônus muscular, possibilitando ganho funcional. As crianças tratadas de forma dermal apresentaram melhor resultado em relação às que inalaram o óleo essencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Schaan, Beatriz D., Eneida R. Rabelo, and Maria Cláudia Irigoyen. "Insulina: efeitos cardiovasculares e aplicações terapêuticas." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 48, no. 6 (December 2004): 793–802. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302004000600004.

Full text
Abstract:
Vários estudos têm sugerido benefício do uso de insulina após o infarto do miocárdio e em pacientes criticamente doentes, diabéticos e não diabéticos. No entanto, não se estabeleceu rotineiramente o uso das infusões de insulina e glicose, pela ausência de estudos randomizados de grande porte, entendimento precário dos mecanismos pelos quais estas infusões seriam efetivas, complexidade para administrá-las e principalmente pela mudança cultural que é exigida dos profissionais de saúde para aplicá-las na sua prática. A insulina tem efeitos benéficos no coração, tais como a otimização do uso de substratos pelos cardiomiócitos, o aumento do fluxo coronariano, efeito anti-inflamatório e também ações diretas anti-apoptóticas nas células miocárdicas. Dentro deste contexto, são revisados os resultados clínicos das infusões de insulina e glicose após infarto e cirurgia cardíaca, possíveis mecanismos fisiopatológicos responsáveis por estes benefícios e, finalmente, uma proposta de um protocolo padrão para o uso em unidades de terapia intensiva e de pós-operatório de cirurgia cardíaca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Majewski, Mônica Cristina Sampaio, and Thiago Rocha da Cunha. "Responsabilidade social do farmacêutico à luz das experiências de pacientes: um estudo bioético." Revista Brasileira de Bioética 15, no. 1 (August 19, 2019): 1–24. http://dx.doi.org/10.26512/rbb.v15i1.26734.

Full text
Abstract:
O acompanhamento farmacêutico é um dos serviços clínicos inerentes da profissão armacêutica consolidado recentemente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a responsabilidade social do farmacêutico a partir da experiência de pacientes atendidos em farmácia comunitária, identificando as experiências com o atendimento farmacêutico ao longo de sua vida adulta. Fez-se um estudo descritivo, exploratório, do tipo qualitativo a partir dos relatos de 15 usuários de uma farmácia universitária do município de Curitiba. Para tanto, foram utilizados dois nstrumentos: um Protocolo de Registro de Atendimento Farmacêutico e um roteiro semiestruturado para condução das entrevistas. As experiências relatadas presentaram um farmacêutico ativo na sociedade, demonstrando a percepção quanto à qualidade geral de serviços farmacêuticos. Porém, ainda há questões importantes a serem considerados na atuação socialmente responsável destes profissionais, principalmente no que se referem aos serviços clínicos, como orientação e acompanhamento farmacoterapêutico, que busca otimização dos resultados terapêuticos, desenvolvendo hábitos de saúde, aumentando a qualidade de vida de toda a população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Majewski, Mônica Cristina Sampaio, and Thiago Rocha da Cunha. "Responsabilidade social do farmacêutico à luz das experiências de pacientes: um estudo bioético." Revista Brasileira de Bioética 15 (August 19, 2019): 1–24. http://dx.doi.org/10.26512/rbb.v15.2019.26734.

Full text
Abstract:
O acompanhamento farmacêutico é um dos serviços clínicos inerentes da profissão armacêutica consolidado recentemente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a responsabilidade social do farmacêutico a partir da experiência de pacientes atendidos em farmácia comunitária, identificando as experiências com o atendimento farmacêutico ao longo de sua vida adulta. Fez-se um estudo descritivo, exploratório, do tipo qualitativo a partir dos relatos de 15 usuários de uma farmácia universitária do município de Curitiba. Para tanto, foram utilizados dois nstrumentos: um Protocolo de Registro de Atendimento Farmacêutico e um roteiro semiestruturado para condução das entrevistas. As experiências relatadas presentaram um farmacêutico ativo na sociedade, demonstrando a percepção quanto à qualidade geral de serviços farmacêuticos. Porém, ainda há questões importantes a serem considerados na atuação socialmente responsável destes profissionais, principalmente no que se referem aos serviços clínicos, como orientação e acompanhamento farmacoterapêutico, que busca otimização dos resultados terapêuticos, desenvolvendo hábitos de saúde, aumentando a qualidade de vida de toda a população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Borges, Thiara Aparecida Correia, Rebeca Caetano de Sá, and Maria da Graça Camargo Neves. "Planejamento da Assistência em Enfermagem: proposta para implementação de um instrumento administrativo-assistencial." Comunicação em Ciências da Saúde 28, no. 03/04 (August 23, 2018): 413–18. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v28i03/04.283.

Full text
Abstract:
Introdução: Tendo como base os meios e normas que regem a atividade do enfermeiro e a correta aplicação da Sistematização da Assistência da Enfermagem como parte do planejamento de um cuidado associado ao conhecimento científico e a necessidade de organização, foi elaborado um instrumento capaz de facilitar, otimizar e oferecer informações pertinentes à assistência do indivíduo em uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais – UCIN. Sua utilização serve ainda como base para a elaboração de dados estatísticos e produção de indicadores de avaliação e monitoramento.Objetivo: Analisar a influência da implementação de um protocolo administrativo-assistencial norteador do cuidado na organização e planejamento dos serviços de enfermagem de uma unidade neonatal.Metodologia: Trata-se de um relato de experiência abordando a criação de um protocolo administrativo-assistencial utilizado para o planejamento do cuidado ao usuário, incluindo a sua implementação em uma UCIN.Conclusão: Após a implementação do referido instrumento, observou-se a otimização do tempo de visita às enfermarias, visto que a coleta de dados passou a ser direcionada. O atendimento ao paciente tornou-se mais eficaz, pois com as informações contidas havia um norteamento do exame físico conforme o quadro clínico e particularidades de cada cliente. Proporcionou-se uma maior organização e planejamento da assistência a ser prestada e dos procedimentos de enfermagem a serem realizados no período. Houve também uma importante contribuição da planilha como fonte de dados para formação de indicadores de avaliação e monitoramento das inovações realizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ragusa-Mouradian, Cláudia Aparecida, and Teresa Maria Momensohn-Santos. "Estudo de caso de um serviço de reabilitação auditiva na Cidade de São Paulo." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 8, 2021): e199101018633. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18633.

Full text
Abstract:
Apresentar estudo de caso de um serviço de reabilitação auditiva do Município de São Paulo. Reorganização do processo de reabilitação auditiva do paciente, proposta pela Área Técnica da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde, introduzindo o Acolhimento Multiprofissional Compartilhado, com vistas ao estabelecido na Linha de Cuidados e do Projeto Terapêutico Singular. Anteriormente, os pacientes da região agendados para diagnóstico, cumpriam o seguinte Protocolo: 1. Médico otorrinolaringologista – Entrada no Serviço; 2. Avaliação Audiológica; 3. Otorrinolaringologista - diagnóstico e conduta; 4. Fonoaudiólogo – pré-molde e pré-seleção do aparelho; 5. Fonoaudiólogo – Teste e definição do Aparelho e 6. Entrega/Dispensação do Aparelho, sendo que tal processo da entrada à concessão dos dispositivos auditivos de amplificação levava até 12 meses. A reorganização aconteceu em 4 Fases: 1. (abril/2015) - agendamento para realização das Etapas 1, 2 e 3 do Protocolo; 2. (outubro/2015) - inclusão da Etapa 4 (1 otorrinolaringologista e 2 fonoaudiólogos); 3. (janeiro/2017) - inclusão segundo otorrinolaringologista e única forma de entrada no serviço; 4. (abril/2017) - inclusão do Serviço Social. Com esse modelo de funcionamento, foi constatada a redução no número de retornos, otimização das agendas, melhoria do acesso ao serviço e redução do tempo entre a primeira consulta e a concessão dos dispositivos auditivos de doze (12) para quatro (4) meses. O processo do paciente para a reabilitação auditiva dentro do Serviço foi todo reestruturado e descrito, constituindo-se como um modelo a ser replicado. A reorganização constituiu-se como uma experiência de sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Inês, Elizabete De J., Marcia Cristina Aquino Teixeira, Neuza Maria Alcântara Neves, and Neci Matos Soares. "Otimização da recuperação de larvas filarioides de S. Stercoralis para obtenção de antígenos." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 11, no. 2 (January 1, 2012): 149. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v11i2.6675.

Full text
Abstract:
<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning /> <w:ValidateAgainstSchemas /> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables /> <w:SnapToGridInCell /> <w:WrapTextWithPunct /> <w:UseAsianBreakRules /> <w:DontGrowAutofit /> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 22.7pt 0.0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 8pt; color: black;">O diagnóstico definitivo da estrongiloidíase é realizado pela pesquisa de larvas nas fezes, utilizando-se principalmente o método de Baermann-Moraes, apesar da cultura em placa de ágar (CPA) apresentar maior sensibilidade. Além da finalidade diagnóstica, a CPA pode ser utilizada no cultivo das larvas de <em>Strongyloides stercoralis</em> para a produção de antígenos. Entretanto, as fezes têm muito detritos de alimentos e bactérias, o que prejudica a separação das larvas em uma suspensão limpa. O objetivo deste trabalho foi aperfeiçoar o protocolo da recuperação das larvas filarioides de <em>S. stercoralis</em> das culturas em placas de ágar, comparando três métodos: (a) a lavagem das superfícies das placas de ágar com tampão fosfato-salina e (b) o método de Baermann-Moraes de todo o material contido nas placas (fezes e ágar) ou (c) somente com as fezes retiradas das placas, após o período de incubação das culturas. Além disso, foi avaliada a recuperação de larvas filariodes de culturas contendo estreptomicina e anfotericina. O procedimento de lavagem manual das superfícies das placas recuperou um número maior de larvas, quando comparado com os outros dois métodos (<em>P</em> <0,05, <em>Teste t</em>). O tempo ideal de incubação das culturas para a recuperação das larvas foram os três primeiros dias de incubação (<em>P </em><0,05), enquanto que a maior quantidade de vermes adultos foi observada no quarto dia, porém sem significância estatística. A adição de antibiótico e antifúngico ao meio de cultura forneceu uma quantidade de larvas significativamente superior àquela das placas controle (<em>P </em><0,05), sugerindo uma inibição parcial do desenvolvimento <em>in vitro</em> do <em>S. stercoralis</em> por bactérias e/ou fungos. </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 22.7pt 0.0001pt;"><span style="font-size: 8pt; color: black;" lang="EN-US"> </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 22.7pt 0.0001pt;"><strong><em><span style="font-size: 8pt; color: black;" lang="EN-US">Abstract</span></em></strong></p> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 22.7pt 0.0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 8pt; color: black;" lang="EN-US">The definitive diagnosis of strongyloidiasis is performed by searching larvae in the feces, using mainly the method of Baermann-Moraes, despite the higher sensitivity of agar plate culture (APC). In addition to the diagnostic purpose, the APC can be used for cultivation of the <em>Strongyloides stercoralis</em> larvae to produce antigens. However, the stools have many food debris and bacteria, which hamper the separation of larvae in a clean suspension. The objective of this study was to improve the protocol of <em>S. stercoralis</em> infective larvae recovery from APC, by comparing three methods: (a) the washing of the agar plate surfaces with phosphate-buffered saline and (b) the method of Baermann-Moraes of the entire material of the plates (feces and agar) or (c) only with the feces removed from the plates, after the incubation period. Moreover, the recovery of the filarioid larvae from cultures containing streptomycin and amphotericin was evaluated. The procedure for manual washing of the plates surfaces recovered a greater number of larvae compared to the other two methods (<em>P</em> <0.05, t test). The optimal time of cultures incubation for the recovery of larvae was the first three days (<em>P</em> <0.05), while a higher number of adult worms was observed by the fourth day, although not statically significant (<em>P </em>>0.05). The addition of antibiotic and antifungal to the cultures medium provided a significantly higher number of larvae, when compared to the control plates (<em>P</em> <0.05), suggesting a partial inhibition of the <em>in vitro</em> development<em> </em>of <em>S. stercoralis</em> by bacteria and/or fungi.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Tonete, Vera Lúcia Pamplona, Maria das Graças Carvalho Ferriani, and Carolina Pamplona Guimarães. "Perfil dos beneficiários do Programa de Suplementação Alimentar de uma unidade básica de saúde de Botucatu, São Paulo." Revista de Nutrição 19, no. 4 (August 2006): 455–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732006000400005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este estudo objetivou apreender algumas características sócio-sanitárias do grupo de beneficiários do Programa de Suplementação Alimentar de unidade básica de saúde de um município de médio porte do interior paulista. Especificamente, buscou-se delinear o perfil deste grupo quanto aos fatores de risco para a desnutrição infantil a que estava exposto e dimensionar a utilização dos critérios de inclusão neste programa. MÉTODOS: A pesquisa é de cunho descritivo e se baseou em documentos oficiais vigentes para a definição dos fatores de risco a serem analisados. Foram avaliadas 290 crianças cujas mães ou responsáveis foram entrevistados, segundo um protocolo previamente estabelecido. RESULTADOS: O grupo de beneficiários caracterizou-se por ser heterogêneo quanto à freqüência e ao grau da exposição a fatores de risco para a desnutrição, denotando que há diferenças nos problemas socioeconômicos e sanitários apresentados, como também na combinação entre eles, em cada família. CONCLUSÃO: Para a otimização do programa, ainda vigente no município, sugere-se a padronização loco-regional de critérios de inclusão, conforme a proposta oficial central, com o registro claro dos mesmos e, também, a aplicação de métodos avaliativos periódicos, adequada capacitação da equipe de saúde e maior envolvimento da população usuária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Sousa, Fernnada Fernnades, and Maria De Jesus Monteiro da Silva. "Methods employed in the reception with risk classification in emergency and urgent care services / Métodos utilizados no acolhimento com classificação de risco nos serviços de emergência e urgência." Revista de Enfermagem da UFPI 2, no. 5 (March 26, 2014): 36. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1217.

Full text
Abstract:
Objetivo: conhecer o acolhimento com classificação de risco no serviço de urgência e emergência, compreender o protocolo do acolhimento com classificação de risco; descrever o acolhimento com classificação de risco aplicado no serviço de urgência e emergência como este contribui para o processo de humanização. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, para sua realização foram utilizados livros, e acesso à sites como SCIELO, BIREME e revistas. Foram selecionados, os artigos publicados no período de 2000 à 2012. Resultados: o acolhimento com Classificação de Risco – ACCR, tem aumentando a eficiência do atendimento nos serviços de urgência e emergência, reorganizando as práticas assistenciais. A proposta de implementação do Acolhimento com Classificação de Risco no Sistema de Urgência do SUS é composta de 3 etapas: encontros para sensibilização, oficinas para Implementação e apoio institucional. Esse dispositivo tem se potente como reorganizador no atendimento resultando em maior satisfação de usuários e trabalhadores. Conclusão: A classificação de risco vem possibilitando uma maior resolutividade aos serviços, aumentando a satisfação dos usuários e da equipe de saúde, uma racionalização quanto à acessibilidade e fluxos internos, e a otimização dos tempos e recursos utilizados. Descritores: urgência, emergência, classificação de risco, humanização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

André, Charles, Marco O. Py, and Renzo G. Mariño. "Tempo de internação por infarto cerebral: permanência hospitalar não justificada." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 55, no. 3B (September 1997): 569–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1997000400009.

Full text
Abstract:
Os autores buscaram determinar a frequência e as causas de prolongamento desnecessário de internação hospitalar por infarto cerebral agudo. Foram estudados 20 pacientes admitidos nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas e randomizados para o International Stroke Trial, estudo multicêntrico de avaliação de drogas antitrombóticas. Foi utilizado o protocolo de R. S. Goldman e col. (1996) de avaliação de duração de internação, frequência e razões alegadas para a permanência hospitalar não justificada (PHNJ). O tempo médio (média ± desvio padrão) de internação para os 20 pacientes foi 13,1 ± 11,5 dias (mediana=10 dias). Doze pacientes (60%) tiveram um ou mais dias de PHNJ. Nestes 12 pacientes, 83 (62%) dos 134 dias de internação foram considerados desnecessários (6,9 ± 4,6). A principal razão alegada para PHÑJ nestes pacientes foi a necessidade de realização de exames complementares disponíveis no hospital, como ecocardiograma transtorácico e duplex-scan dos vasos cervicais. A idade, o sexo, o local de internação do paciente ou a necessidade de transferência não se associaram ao tempo de hospitalização. Em conclusão, a duração da hospitalização após o infarto cerebral pode ser drasticamente reduzida pela otimização do uso de métodos diagnósticos disponíveis no hospital estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rocha, Fernanda Emanuelle Viomar, Felipe Figueiredo Moreira, Dayana Carolina Ribeiro, and Ana Carolina Dorigoni Bini. "O uso da posição prona em pacientes com diagnóstico de COVID-19: uma revisão sistemática." Revista FisiSenectus 8, no. 1 (November 4, 2020): 133–42. http://dx.doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5403.

Full text
Abstract:
Introdução: O novo coronavírus SARS-CoV-2 é uma doença que pode gerar uma série de complicações ao paciente infectado, o que requer desde terapias de oxigênio até intubação e ventilação mecânica invasiva nos casos que se tornam mais críticos e evoluídos da doença. O fisioterapeuta atua na melhora das respostas das vias aéreas e juntamente com a equipe realizam manobras de posicionamento em pronação dos pacientes com insuficiência respiratória. Objetivo: Identificar a utilização da posição prona para pacientes em ventilação mecânica com COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, elaborada através do protocolo PRISMA, referente às publicações dos últimos quatro meses sobre o uso da posição prona para pacientes em ventilação mecânica com COVID-19, através das bases de dados Medline, PubMed, Scielo, Science Direct e Springer. Resultados: Foram selecionados nove artigos que atenderam aos critérios da revisão. Especialistas apoiam a utilização da posição prona em pacientes com COVID-19. A manobra, quando realizada corretamente e por profissionais adequados, apresenta diversos benefícios, dentre eles, a otimização da oxigenação, melhorando o quadro do paciente. Conclusão: Segundo os artigos selecionados, após serem submetidos à posição prona, os pacientes demonstraram diminuição da mortalidade e melhora da oxigenação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ballesteros, Ramiro Daniel, and Alberto Casado Lordsleem Junior. "Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para inspeção de manifestações patológicas em fachadas com revestimento cerâmico." Ambiente Construído 21, no. 1 (January 2021): 119–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000100497.

Full text
Abstract:
Resumo O mundo passa por uma revolução de ordem abrangente, destacando-se a demanda por inserção tecnológica nos processos industriais, notadamente pela necessidade da otimização do tempo. Em especial, os veículos aéreos não tripulados (VANT), ou “drones”, estão tendo crescente relevância como novo mecanismo de obtenção de dados e inspeções visuais, mais ágeis e seguros. Este artigo teve o objetivo de realizar o estudo experimental do uso de VANT como ferramenta visual para inspeção de manifestações patológicas em fachadas de edifícios. A metodologia contemplou a realização de dois estudos de caso em edificações de mediana e grande altura, em que foram contempladas as etapas de coleta de imagens e processamento. Os resultados da pesquisa exibiram a viabilidade técnica e a eficácia da inspeção, e mostraram que entre os ativos visuais produzidos as fotografias digitais geradas pela aeronave foram mais efetivas para a detecção de manifestações patológicas quando comparadas com os modelos gerados pelo software Agisoft PhotoScan. Como principal contribuição, têm-se a validação do pacote tecnológico destinado a auxiliar no diagnóstico de manifestações patológicas a partir da formulação do protocolo para a inspeção de fachadas com uso de VANT e a análise comparativa dos ativos visuais que podem ser gerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Reiniger, Lia Rejane Silveira, Denilson Anthonisen, Eva Choer, and Lenira Maria Nunes Sepel. "Reciclagem de agarose em laboratórios de biologia molecular." Ciência Rural 34, no. 5 (October 2004): 1603–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000500043.

Full text
Abstract:
Em laboratórios de biologia molecular, a eletroforese em gel de agarose é usada, rotineiramente, para separar moléculas de ácidos nucléicos. A agarose é um polímero extraído de algas marinhas que apresenta custo elevado. O objetivo do presente trabalho consistiu na otimização de um protocolo de reciclagem deste produto, após proceder a descontaminação de brometo de etídio, possibilitando sua reutilização em eletroforese analítica. O processo, originalmente proposto por PALACIOS et al. (2000), recebeu modificações e consistiu em equilibrar a agarose em água, efetuar sua secagem e transformá-la novamente em pó, em moinho. O produto reciclado assemelhou-se ao original, apresentando grânulos ligeiramente maiores e mais escuros. Os géis foram preparados da mesma maneira que usando o produto original, não requerendo nenhum procedimento adicional. A agarose reciclada ficou disponível para uso imediato, podendo ser armazenada à temperatura ambiente, por longos períodos de tempo e ocupando uma pequena área. Presta-se à elaboração de géis analíticos das mais variadas concentrações e composições de tampão. Além disso, a reciclagem também contribui para a diminuição de resíduos sólidos descartados no meio ambiente e resulta em significativa redução de custos. Os géis com o produto reciclado mostraram desempenho semelhante na eletroforese e possibilitaram uma adequada resolução das bandas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Cassiani, Silvia Helena De Bortoli, Maria Neyrian de Fátima Fernandes, Ludovic Reveiz, José Rodrigues Freire Filho, and Fernando Antônio Menezes da Silva. "Combinação de tarefas do enfermeiro e de outros profissionais na atenção primária em saúde: uma revisão sistemática." Revista Panamericana de Salud Pública 44 (July 17, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26633/rpsp.2020.82.

Full text
Abstract:
Objetivo. Avaliar a efetividade da estratégia de combinação de tarefas dos profissionais de saúde, e do enfermeiro na Atenção Primária de Saúde. Método. Revisão sistemática da literatura alinhada com as recomendações do protocolo dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Metanálises, incluindo estudos observacionais e de intervenções, sem estabelecimento de período de publicação, independentemente do país de origem e publicados nos idiomas espanhol, inglês e português. As buscas ocorreram nas bases de dados eletrônicas da MEDLINE, CINAHL, LILACS, EMBASE e Web of Science. Resultados. Incluídos 18 estudos, dos quais 6 foram desenvolvidos nos Estados Unidos; 3 na Holanda; 2 no Reino Unido; um na África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Escócia, Haiti e Japão; e um estudo com desenho observacional prospectivo em 8 países. Os estudos relataram que, a combinação de tarefas entre os profissionais de saúde, possibilita melhor aproveitamento de recursos materiais, otimização do tempo gasto no atendimento, retenção do paciente no tratamento, melhora na qualidade do trabalho com diminuição dos níveis de sofrimento psicológico do enfermeiro e comprometimento e satisfação com o trabalho. Conclusão. A expansão de tarefas do enfermeiro, assim como de outras categorias de profissionais da saúde, a combinação de tarefas, bem como o desenvolvimento de equipes interprofissionais, são estratégias que podem ser empregadas em situações de escassez de recursos humanos e de má distribuição em áreas urbanas e não urbanas com resultados positivos na melhoria da atenção em saúde da população e satisfação dos profissionais e clientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Fumagali, Giovanna Luise Cabrera, and Eddy Krueger. "Efeito modulador da interface EMG-FES na abertura de mão em indivíduos após AVC." Revista Neurociências 29 (March 4, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10920.

Full text
Abstract:
Objetivo. A eletromiografia (EMG) capta ativação do motoneurônio e aciona a estimulação elétrica funcional (FES) promove contração muscular que mimetiza ativação muscular e promove neuroplasticidade. A interface EMG-FES é a interação de ambos os dispositivos, seu uso no presente estudo tem como objetivo verificar seu efeito modulador na abertura da mão em participantes pós–acidente vascular cerebral (AVC). Método. Foram realizadas 4 avaliações: (1) antes da intervenção, (2) após 8 sessões, (3) após 16 sessões e (4) acompanhamento após 15 dias da última intervenção. Foram feitas EMG de superfície nos músculos: (i) extensores de dedos, (ii) extensor do indicador, (iii) abdutor do polegar e (iv) flexor dos dedos. Foram realizadas 8 ou 16 sessões de ~30 minutos de duração de aplicação da interface EMG-FES nos músculos extensores de dedos. Resultados. Foram contatados 431 e selecionados 4 participantes para o protocolo. Em dois dos participantes foram realizadas 8 sessões e nos outros dois, 16. A EMG registrou aumento do sinal e a taxa de disparo neural dos músculos avaliados na segunda e terceira avaliação, respectivamente. Nas avaliações seguintes houve diminuição dos valores, exceto nos músculos flexores dos dedos. Conclusão. A interface EMG-FES indicou que funciona para aumentar a ativação muscular e a taxa de disparo neural. Na avaliação de acompanhamento houve regressão dos valores, indicando melhora apenas a curto prazo. Para otimização da aplicação da interface EMG-FES sugere-se associá-la à exercícios resistidos e/ou terapia espelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Francisco, Raffaela Arrabaça, Ricardo Henrique Alves da Silva, Josabeth Mendonça Pereira, Edson Garcia Soares, Euclides Matheucci Júnior, Edna Sadayo Miazato Iwamura, and Marco Aurelio Guimarães. "A antropologia forense como triagem para as análises da genética forense." Saúde, Ética & Justiça 18, no. 1 (June 25, 2013): 128. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v18i1p128-133.

Full text
Abstract:
<p class="Default"><span class="A2"><span>A Genética Forense hoje é uma das principais ferramentas utilizadas em casos de identificação humana. Esta emprega as técnicas da biologia molecular para auxiliar na elucidação de crimes, principalmente na determinação da autoria deste. Contudo é sabido que a análise do DNA ainda é um exame de alto custo e que muitas vezes, em centros que não possuem um laboratório para esse fim, os mesmos têm que enviar as suas amostras para serem analisadas em outros locais, o que pode demorar meses até a obtenção do resultado. Como uma técnica aliada para a identificação humana, podemos incluir a Antropologia Forense, que vem a ser uma área de conhecimento que aplica os métodos da antropologia física e arqueologia para coleta e análise de evidências legais, buscando estabelecer a identidade de um ser humano. O exame antropológico forense consiste em traçar um perfil bioantropológico da vítima, incluindo: sexo, ancestralidade, idade, estatura, mão dominante (lateralidade), características dentárias, anomalias ósseas, patologias ósseas e características individuais. Com isso espera-se reduzir o número de análises de DNA forense, uma vez que a análise antropológica forense fornece dados que permite o direcionamento e a aplicação do exame de DNA para um indivíduo ou um grupo específico de pessoas. Com isto, também é possível a redução dos gastos de um laboratório de Genética Forense, pois também há a otimização dos resultados. A aplicação do protocolo para análise de ossadas do Laboratório de Antropologia Forense (LAF) serve como triagem para o exame de DNA forense. Este protocolo já é utilizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) e foi criado em 2005, em um projeto entre a University of Sheffield (UK) e o Centro de Medicina Legal (CEMEL) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Com os resultados bioantropológicos de um exame de antropologia forense é possível reduzir o número de amostras para que seja feito um exame de DNA, sendo possível reduzir o tempo e o custo de um exame dessa natureza. Isso é demonstrado na análise de caso apresentada aqui.</span></span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Halfen, Gustavo Emygdio, Maycon Eduardo Nicoletti, Henrique Appel, and Fernando Adami Tcacenco. "Caracterização molecular de plantéis de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus L.) em Santa Catarina, Brasil." Journal of Biotechnology and Biodiversity 3, no. 2 (May 16, 2012): 21–29. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v3n2.halfen.

Full text
Abstract:
Com o aumento da demanda de produção de alimentos na atualidade, a aquicultura tem um papel promissor na contribuição da oferta de alimentos. Merece destaque o cultivo de tilápias, cuja produção mundial ultrapassou dois milhões de toneladas, sendo o segundo maior grupo de peixes produzidos pela aquicultura, ficando apenas atrás das carpas. A espécie mais cultivada é a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus Linnaeus, 1758), devido principalmente à alta prolificidade, crescimento rápido e boa aceitação do consumidor, características buscadas com o melhoramento genético. O melhoramento genético de peixes cultivados tem tido como uma de suas bases os progressos obtidos na área da genética molecular. O conjunto de métodos desenvolvidos nessa ciência nas últimas décadas possibilitou, com sua incorporação na aqüicultura, ganhos consideráveis, particularmente quando aplicados no melhoramento genético assistido por marcadores moleculares. A diversidade genética em populações de tilápias pode ser determinada através de marcadores moleculares como do tipo RAPD. O presente trabalho visou ao levantamento da variabilidade genética existente entre as quatro populações de tilápia do Nilo que formam o Núcleo Satélite de Tilápia do Nilo do Estado de Santa Catarina, parte da UMGEP - Unidade de Melhoramento Genético de Peixes da Epagri/Itajaí, e à busca de marcadores moleculares de identificação das diferentes linhagens da espécie, para aplicação no melhoramento genético assistido por marcadores. Para tanto, foram conduzidos experimentos de otimização do protocolo de extração de DNA (Bardakci e Skibinski, 1994), obtendo assim DNA de boa qualidade. Em seguida foram selecionados 20 indivíduos de cada uma das linhagens (Bouaké, Chitralada, GST e GIFT), e foram testados oito iniciadores de RAPD. Posteriormente os fragmentos amplificados foram submetidos à análise pelos programas NTSys e Popgen. Em análise intrapopulacional, a linhagem GIFT foi a mais polimórfica em relação às outras, obtendo maior numero de lócus polimórficos (37%) e o maior índice de Shannon (0,17). Todos os iniciadores apresentaram bandas exclusivas podendo ser usadas como marcadores moleculares na diferenciação das linhagens, com exceção do iniciador OPA-12 para a população Chitralada. O dendrograma obtido com o agrupamento UPGMA apresentou separação clara das linhagens, agrupando-as conforme os índices genéticos, onde as linhagens GIFT e Chitralada tiveram a maior identidade genética (0,88) e as linhagens GIFT e GST tiveram as maiores distâncias genéticas (0,23).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santana, Silene Pereira, Eitan Naaman Berezin, Mariana Volpe Arnoni, Irineu Delfino Francisco Da Silva Massaia, and Sandra Regina Schwarzwälder Sprovieri. "Avaliação da aderência ao protocolo de tratamento de sepse em um hospital universitário brasileiro / Assessment of adherence to the sepsis treatment protocol at a Brazilian University Hospital." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 65, no. 1 (December 10, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2020.65.043.

Full text
Abstract:
Introdução: A sepse é um problema de saúde pública e é uma das principais causas de morte nos hospitais. Objetivos deste estudo foi classificar e descrever o perfil dos pacientes e adesão da equipe de saúde ao protocolo institucional correlacionando o impacto na taxa de letalidade por sepse e choque séptico. Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo dos casos de sepse e choque séptico no Pronto Socorro Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Brasil, de 2013 a 2016. Foram analisadas as variáveis: idade, sexo, origem, fatores de risco, apresentação clínica, foco infeccioso, achados microbiológicos, tempo de internação, tipo de infecção, adesão ao protocolo institucional, exames laboratoriais, culturas, administração de antimicrobiano empírico e desfecho. Resultados: Foram incluídos um total de 434 pacientes com sepse. O predomínio foi do gênero masculino (57,6%), com predomínio de infecções comunitárias (91,6%) com idade média de 57 anos, com tempo médio de permanecia hospitalar de 15 dias e o tempo médio para o desfecho óbito foi 13 dias. Quanto ao foco primário da infecção dos pacientes incluídos no protocolo 73,2% eram casos de sepse 26,8% de choque séptico. Os principais focos foram de origem pulmonar (60,4%). A Escherichia coli foi o agente infeccioso mais prevalente (24,3%) dos casos seguido por Staphylococcus aureus (18,7%), Klebsiella spp (13,9%) e Pseudomonas spp (13,1%). O número de notificações e a aderência aos pacotes da sepse foram significantes. Houve uma redução na taxa de letalidade de 37% nos últimos três anos. Conclusões: O protocolo institucional mostrou se eficaz, otimizando as ações praticas e melhoria da qualidade, como a detecção precoce e tratamento em tempo hábil dos pacientes com sepse e o impacto nas intervenções. O processo de desenvolvimento e adesão ao protocolo foi associado ao aumento das notificações de casos e ao declínio da taxa de letalidade por sepse após a adoção das ferramentas do protocolo.Palavras chave: Sepse, Protocolos, MortalidadeABSTRACT Background: Sepsis is a public health problem and is one of the leading causes of death in hospitals. The objective of this study was to classify and describe the profile of the patients and adherence of the health team to the institutional protocol correlating the impact on the rate of lethality due to sepsis and septic shock. Methods: A retrospective study of sepsis and septic shock in the Central Emergency Room of Santa Casa de Misericórdia, São Paulo, Brazil, was carried out from 2013 to 2016. The following variables were analyzed: age, gender, origin, risk factors, presentation clinical, infectious outbreak, microbiological findings, hospitalization time, type of infection, adherence to the institutional protocol, laboratory exams, cultures, empiric antimicrobial administration and outcome. Results: A total of 434 patients with sepsis were included. The predominance was male (57.6%), with a predominance of community- -based infections (91.6%), with a mean age of 57 years, with an average length of hospital stay of 15 days, and the mean time to death was 13 days. As for the primary focus of infection of the patients included in the protocol 73.2% were cases of sepsis 26.8% of septic shock. The main foci were of pulmonary origin (60.4%). Escherichia coli was the most prevalent infectious agent (24.3%) followed by Staphylococcus aureus (18.7%), Klebsiella spp (13.9%) and Pseudomonas spp (13.1%). The number of reports and adherence to sepsis packages were significant. There has been a reduction in the lethality rate of 37% in the last three years. Conclusions: The institutional protocol proved 2 of 6 Santana SP, Berezin EN, Arnon MV, Massaia IDFS, Sprovieiri SRS. Avaliação da aderência ao protocolo de tratamento de sepse em um hospital universitário brasileiro. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2020; 65:e43. to be effective, optimizing practical actions and improving quality, such as the early detection and timely treatment of sepsis patients and the impact on interventions. The process of protocol development and adherence was associated with an increase in case reports and a decline in sepsis lethality after the adoption of protocol tools.Keywords: Sepsis, Protocols, Mortality
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Porto, B. N., P. C. Magalhães, N. A. Campos, J. D. Alves, and M. M. Magalhães. "Otimização de Protocolos de Extração de RNA em Diferentes Tecidos de Milho." Revista Brasileira de Milho e Sorgo 9, no. 2 (August 30, 2010): 189–200. http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v9n2p189-200.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Inácio, J. C., P. M. N. Teixeira, R. S. Carvalho, V. R. M. Melo, and R. M. M. D. Santos. "ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES DE RESERVA DE HEMOCOMPONENTES EM CIRURGIA ORTOPÉDICA: OTIMIZAÇÃO DE PROTOCOLOS." Hematology, Transfusion and Cell Therapy 42 (November 2020): 379–80. http://dx.doi.org/10.1016/j.htct.2020.10.638.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Schivinski, Camila Isabel Santos, Maria Ângela Gonçalves de Oliveira Ribeiro, Renata Tiemi Okuro, Juliana Cardoso, Renata Pedrolongo Basso, and José Dirceu Ribeiro. "Protocolo de atendimento e seguimento fisioterapêutico na fibrose cística." Fisioterapia Brasil 19, no. 4 (September 15, 2018): 508. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v19i4.2245.

Full text
Abstract:
A Fibrose Cística (FC) requer uma abordagem multidisciplinar culminando em um complexo regime terapêutico. A fisioterapia tem papel fundamental na depuração das vias aéreas, melhora da ventilação pulmonar e da tolerância ao exercício. No entanto, aspectos como acompanhamento da evolução clínica do paciente, identificação de períodos de exacerbação pulmonar e avaliação da adesão ao tratamento também fazem parte da rotina fisioterapêutica. Com o objetivo de contemplar os principais instrumentos disponíveis que auxiliam em um melhor controle, acompanhamento e avaliação de pacientes com FC, elaborou-se o PASFIC - Protocolo de Atendimento e Seguimento Fisioterapêutico na Fibrose Cística. Este protocolo inclui 10 critérios: 1) fisioterapia respiratória, 2) escore de gravidade, 3) escores de exacerbação pulmonar, 4) avaliação do peso e da estatura, 5) avaliação respiratória, 6) espirometria, 7) coleta de secreção das vias respiratórias, 8) aderência, 9) habilidades funcionais, 10) anormalidades posturais. A finalidade do PASFIC é caracterizar a população, identificar as alterações clínicas e acompanhar a evolução clínica e o atendimento fisioterapêutico de pacientes com FC, viabilizando suporte assistencial individualizado, uma melhor adesão ao tratamento e intervenção precoce durante as agudizações pulmonares, facilitando a monitorização pela equipe multiprofissional, otimizando o atendimento de pacientes com FC.Palavras-chave: fibrose cística, fisioterapia, protocolos, continuidade da assistência ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Marques, Hugo, Pedro de Araújo Gonçalves, António Miguel Ferreira, Rita Cruz, João Lopes, Rosana dos Santos, Lucian Radu, et al. "Tomografia computorizada cardíaca prévia a ablação de fibrilhação auricular – efeitos da evolução tecnológica e otimização de protocolos." Revista Portuguesa de Cardiologia 37, no. 11 (November 2018): 873–83. http://dx.doi.org/10.1016/j.repc.2018.03.011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography