Academic literature on the topic 'Paisagens geográficas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Paisagens geográficas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Paisagens geográficas"

1

Myanaki, Jacqueline, and Rosângela Dalla Corte. "Pinturas de paisagens e o registro dos impactos das fontes de energia nas paisagens geográficas." Geograficidade 4, no. 1 (December 22, 2013): 88. http://dx.doi.org/10.22409/geograficidade2014.41.a12892.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a análise iconográfica de pinturas de paisagens, em sua maioria de artistas brasileiros renomados, cuja obra permite inferir impactos que a ampliação da exploração das fontes de energia e o uso de energia elétrica vêm imprimindo nas paisagens geográficas desde o início do século XX. O estudo destas imagens proporciona a ampliação da percepção sobre as transformações na paisagem geográfica, os impactos registrados nas paisagens urbanas e as modificações resultantes dos novos arranjos espaciais condicionados pelo uso de energia elétrica. As imagens ainda possibilitaram a identificação de registros históricos de paisagens pré-impactadas e paisagens que demonstram potencial para a exploração de fontes renováveis de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vicens, Raul Sanchez, José Mateo Rodriguez, and Felipe Mendes Cronemberger. "A Paisagem Físico-Geográfica." Revista Brasileira de Geografia 64, no. 2 (April 22, 2020): 2–17. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2019_n2_2-17.

Full text
Abstract:
A cartografia das paisagens constitui uma etapa cognitiva da pesquisa científica dos sistemas terrestres através de uma abordagem paisagística. Estre trabalho apresenta os principais fundamentos metodológicos da representação cartográfica como síntese da identificação e classificação das paisagens físico-geográficas. São descritos os principais métodos de levantamentos, com base nos dados espaciais e ferramentas de processamento disponíveis na atualidade com o aporte das geotecnologias. Palavras-chave: paisagem físico-geografica, geotecnologias, mapeamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tchmolo, Maycon Luiz, Patrícia Denkewicz, and Nicolas Floriani. "REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DO TURISMO DE IRATI-PR, SOB ENFOQUE DAS CATEGORIAS ANALÍTICAS GEOGRÁFICAS: LUGAR E PAISAGEM." Geography Department University of Sao Paulo 27 (July 10, 2014): 170. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v27i0.465.

Full text
Abstract:
<p>A presente pesquisa traz como conceitos centrais a serem discutidos e relacionados: planejamento turístico, políticas públicas de turismo, lugar e paisagem. A partir destes conceitos, confronta-se com a pesquisa empírica realizada no município de Irati-PR. Assim sendo, traçou-se os seguintes objetivos: analisar o projeto de planejamento turístico para as paisagens da sede de Irati e distritos circunvizinhos; apresentar os lugares e/ou paisagens onde a população iratiense realiza suas práticas sociais, de modo, a demonstrar sua ligação com o turismo; e, analisar se dentro do planejamento turístico as ações fomentam mudanças ao espaço, lugar ou paisagem. Os métodos da pesquisa permearam em uma entrevista com os responsáveis pela organização pública do turismo em Irati; e registro fotográfico das paisagens compreendidas como turísticas por estes. Como resultados, percebeu-se que ainda há muito que se fazer e investigar para um desenvolvimento harmônico da atividade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maciel, Caio Augusto Amorim, and Priscila Batista Vasconcelos. "ENTRE PAISAGENS E PANORAMAS: FOTOGRAFIA E METÁFORAS VISUAIS." Espaço e Cultura, no. 48 (March 29, 2021): 137–57. http://dx.doi.org/10.12957/espacoecultura.2020.58737.

Full text
Abstract:
A fotografia, apesar do largo emprego na geografia, raramente ultrapassa o estatuto de ilustração ou arquivo documental. Neste artigo, ao contrário do traço ilustrativo dominante, tratamo-la em seu caráter híbrido (arte, conhecimento e informação), propondo uma investigação cultural de espaços tornados “invisíveis”, entre outras questões, por seu caráter recôndito e impeditivo a grandes vistas. Assim, a partir de estudos sobre becos do Centro Histórico do Recife propomos uma reflexão sobre o uso de fotografias como recurso metodológico na Geografia Cultural. O trabalho pretende, mais do que apresentar um estudo de caso, refletir sobre o tema das paisagens não panorâmicas, almejando estabelecer parâmetros mais gerais sobre a relação entre “contemplação produzida”, a mobilização de panoramas para incitar análises geográficas e o processo de registro/produção de fotografias/panoramas por geógrafos-fotógrafos como instrumental de pesquisa. Optamos pelo recurso à produção autoral de uma fachada-prancha como estratégia heurística para apresentar o ambiente fissural das vielas, não imediatamente visível, à guisa de um quadro geográfico. A técnica recompõe a experiência sensível dos autores naquele espaço, reforçando a pertinência da fotografia na investigação geográfica, não apenas para desconstruir estereótipos, mas, sobretudo, para expor o poder de agência das próprias imagens, as quais interferem na estruturação material dos lugares e no acionamento de metáforas visuais que organizam a sociedade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bastos, Ana Paula Pinto. "A diáspora africana numa trajetória geográfica, territorial e libertadora: da África ao Brasil: a liberdade em Redenção." Cadernos de Geografia, no. 34 (December 21, 2015): 65–72. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_34_7.

Full text
Abstract:
A análise refere-se a um estudo de uma das trajetórias geográficas das imigrações africanas que chamamos de involuntárias e está embasado em autores como Rogério Haesbaert, João Luís Fernandes, Rafael Sanzio entre outros geógrafos e historiadores que realizam estudos sobre o tema “território” e “diásporas”. Alexandre Marcussi e Gilberto Freyre através de discussões sobre pluralidade étnica e pluralidade cultural brasileira envolveram estudos na temática “território”, não apenas como definido e delimitado a partir de relações de poder, mas como resultado da ação de um grupoo social. A escravatura deixou uma memória que se inscreve na paisagem cultural brasileira polissêmica, com uma diversidade que culminou na diferença de povos, línguas, cultos religiosos, hábitos alimentares e até na musicalidade. Ou senão uma pluralidade de territórios com múltiplas paisagens geográficas. Todavia, a distribuição dos conteúdos a serem analisados está seccionada em: conceito geográfico de diáspora; territorialização da diáspora; reterritorialização e alguns aspectos da libertação em Redenção/Ceará/Brasil. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_34_7
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Belem, Anderson Luiz Godinho, and João Carlos Nucci. "UNIDADES DE PAISAGEM NO BAIRRO SANTA FELICIDADE, CURITIBA-PR: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CARTOGRAFIA DE SÍNTESE." Geo UERJ, no. 36 (May 22, 2020): e28982. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2020.28982.

Full text
Abstract:
Considerando os estudos da paisagem sob a perspectiva geossistêmica, o trabalho teve como objetivo a delimitação de unidades de paisagem e suas aplicações no planejamento do bairro Santa Felicidade (Curitiba-PR). Reuniram-se dados cartografados do meio físico-biológico e antrópico, oriundos de pesquisas desenvolvidas no bairro e que foram organizados em um Sistema de Informações Geográficas, para auxiliar no processo de síntese. Foram delimitadas unidades de paisagem originais, pretéritas à intensa ocupação do bairro e, com a inserção dos dados da ocupação antrópica atual encontraram-se quatro unidades de paisagem. O bairro apresenta grande diversidade de paisagens, porém com a tendência a homogeneização por meio do adensamento populacional e de edificações. A técnica de delimitação de unidades de paisagens proporcionou uma visão aplicada, constituindo em uma ferramenta útil para a cartografia de síntese e ao planejamento da paisagem. As características de cada unidade de paisagem permitiram a proposição de ações de planejamento, tais como programas de educação ambiental, restrições de uso e ocupação com base na legislação, criação de espaços livres de edificação, entre outras intervenções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Trevisan, Diego Peruchi, Luiz Eduardo Moschini, and Bruno Peruchi Trevisan. "AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DOS SOLOS À EROSÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS – SP." Revista de Geografia 35, no. 2 (May 12, 2018): 354. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.230496.

Full text
Abstract:
A análise das paisagens em seu contexto geográfico local e regional, tanto quanto os estudos das estruturas tipicamente urbanas ecológicas são essenciais para o estabelecimento de formas de crescimento compatíveis com as metas de desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o potencial a erosão da paisagem do município de São Carlos (SP), utilizando técnicas de geoprocessamento junto e o índice de potencial a erosão. Foram utilizados Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) para mapear o uso e cobertura da terra, a declividade e pedologia, os quais deram suporte para aplicação do Índice de potencial a erosão, juntamente com os dados de precipitação do município de 1961 a 2017. A análise do potencial a erosão identificou principalmente valores baixos e médios. As características ambientais de São Carlos contribuem para seu estado de vulnerabilidade que é potencializada principalmente pelas características econômicas ligadas as atividades agrícolas existentes na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Galvão Filho, Carlos Eduardo Pontes. "Da geosofia como geografia cordial: a obra de Josué de Castro como insurreição ontológica / Geosophy as a cordial geography: Josué de Castro's work as an ontological insurrection." Geograficidade 8, no. 2 (November 6, 2018): 122. http://dx.doi.org/10.22409/geograficidade2018.82.a13137.

Full text
Abstract:
A geosofia como conhecimento geográfico emergido da geograficidade e feita de sentimentos de mundo estabelecidos nas experiências geográficas de paisagens, territórios e lugares. Experiências ora de aproximação ora de distanciamento da própria condição terrestre, oscilação de referências e vinculações que vibram à flor da pele no existir do ser-no-mundo. Nesse sentido, a geosofia é conhecimento que desvela a dimensão geográfica do habitar e abre caminhos para um pensar junto ao coração: uma geografia cordial que pulsa junto à Terra. O objetivo deste artigo é cultivar a possibilidade da geosofia como geografia cordial e esta como um pensar insubordinado quanto à cisão homem-Terra que marca o pensamento moderno euro-ocidental. A obra de Josué de Castro aparece enquanto obra geosófica e cordial, pois irrompida de um pensar insubordinado emergido junto à condição terrestre e ao coração. Irrupção aqui compreendida como insurreição ontológica: rebeldia contra a hegemonia do pensamento euro-ocidental e dirigida ao cultivo de outros modos de pensar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Francisco Elvys Silva, and Tiago Estevam Gonçalves. "Perspectivas geográficas na linguagem do cinema: a cidade de Londres em 007 Operação Skyfall." Geosaberes 10, no. 22 (September 1, 2019): 147. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v10i22.732.

Full text
Abstract:
Partindo de uma análise do filme 007 – Operação Skyfallsob a direção geográfica, tem-se como objetivo desse estudo explorar as relações entre geografia e imagens a partir da representação do espaço urbano da cidade de Londres no cinema, através de recortes de cenas. Buscando ir além dos estudos já produzidos, o artigo busca o entendimento das paisagens cinematográficas, interpretando-as em uma visão geográfica os elementos que a compõe, relacioná-las com a realidade e buscar compreender os fatores que podem possibilitar a mudança no seu significado com a manipulação das paisagens reais. Considera-se que é possível as aproximações entre a geografia e a arte cinematográfica, conduzindo os novos pesquisadores a uma reflexão interdisciplinar do conhecimento a respeito do espaço urbano londrino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Jorge Luis. "RIOS, BAIAS E CONTINENTES: PAISAGENS NAS ANDANÇAS DAS ÁGUAS." Ensaios de Geografia 1, no. 1 (October 1, 2012): 60. http://dx.doi.org/10.22409/ensaiosgeo2012.v1i1.a21917.

Full text
Abstract:
A intenção deste ensaio é tecer um conjunto de reflexões a respeito de representações culturais definidas em localizações geográficas distintas, porém unidas na simbolização ativa da Natureza. Revisitaremos paisagens instituídas e instituintes da cultura yorubamericana, para aportar em territorialidades de (re)criação de memórias e de (re)construção de identidades culturais. Rios, baias e continentes são composições materiais e míticas que, envolvidas na construção de ethos territorial de grupos socioculturais, marcam as paisagens onde os seres humanos, os deuses e a natureza são parceiros na criação da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Paisagens geográficas"

1

Silva, Romero Gomes Pereira da. "Paisagens e trilhas : uma abordagem sustentável para o turismo de visitação na Chapada dos Veadeiros – Goiás." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21779.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-09-30T21:01:07Z No. of bitstreams: 1 2014_RomeroGomesPereiradaSilva.pdf: 5521900 bytes, checksum: 308404d4f1be1600b0ddfcd4b1bc84bc (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-11-21T12:16:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_RomeroGomesPereiradaSilva.pdf: 5521900 bytes, checksum: 308404d4f1be1600b0ddfcd4b1bc84bc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-21T12:16:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_RomeroGomesPereiradaSilva.pdf: 5521900 bytes, checksum: 308404d4f1be1600b0ddfcd4b1bc84bc (MD5)
Os sistemas de informações geográficas podem incorporar na análise da paisagem o conceito de viewshed, ou seja, a modelagem do “campo de visão” partindo de um alvo para mapear regiões visíveis. Essa abordagem é útil para conduzir o planejamento de trilhas, serve como apoio à tomada de decisões e reduz a subjetividade nas avaliações de impacto visual de possíveis empreendimentos. Mais importante que o modelo, é sua aplicabilidade no turismo de natureza. Ao aportar a análise no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, região de potencial turístico e de fragilidades ambientais, esse trabalho propõe investigar o modelo e suas variáveis de entrada frente às demandas do turismo de visitação, permitindo estabelecer um grau de confiança ao seu uso e, assim, propor dois tipos de aplicações. A primeira identificou quatro pontos estratégicos para a contemplação da paisagem na trilha dos Saltos e a segunda indicou regiões propícias à alocação de mirantes ou trilhas. Os resultados permitem, portanto, vislumbrar soluções relativamente baratas (ou menos custosas), tanto em termos financeiros, quanto em impactos ambientais, porém com grande potencial turístico em áreas protegidas. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Geographic Information Systems can incorporate the concept of viewshed in the landscape analysis, or in other words, the modeling of the “vision field” starting from a target in order to map visible regions. This approach is useful to conduct the planning of trails, it works as a support to the decision-making and it reduces the subjectivity in the evaluations of visual impact of potential projects. More important than the model is its applicability in the tourism of nature. When performing the analysis in the national park of Chapada dos Veadeiros, region of touristic potential and environmental fragilities, this work proposes to investigate the model and its variables of entrance, facing the demands of visiting tourism, as it allows the establishment of a level of confidence to its use and, therefore, to propose two types of applications. The first has identified four strategic points to contemplate the landscape in the trail of Saltos and the second has indicated conductive regions to the allocation of viewpoints or trails. The results allow, thus, the visualization of relatively cheap (or less expensive) solutions, either in financial terms, or in environmental impacts, but with large touristic potential in protected areas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teódulo, José Mácio Ramalho. "Geoecologia das paisagens na bacia hidrográfica do rio Gramame-PB com auxílio de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17633.

Full text
Abstract:
TEÓDULO, José Mácio Ramalho. Geoecologia das paisagens na bacia hidrográfica do rio Gramame-PB com auxílio de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas. 2014. 208 f. Tese (Doutorado em geografia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.
Submitted by Elineudson Ribeiro (elineudsonr@gmail.com) on 2016-06-10T19:47:25Z No. of bitstreams: 1 2014_tese_jmrteodulo.pdf: 8466764 bytes, checksum: 2a73d250b5c60365b1fd42c1393d6448 (MD5)
Approved for entry into archive by José Jairo Viana de Sousa (jairo@ufc.br) on 2016-06-13T18:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_tese_jmrteodulo.pdf: 8466764 bytes, checksum: 2a73d250b5c60365b1fd42c1393d6448 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-13T18:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_tese_jmrteodulo.pdf: 8466764 bytes, checksum: 2a73d250b5c60365b1fd42c1393d6448 (MD5) Previous issue date: 2014
Understanding the characteristics structure and function of a landscape requires the accomplishment of studies at different spatial and temporal scales The Landscape Ecology has established itself as an interdisciplinary research field that offers theoretical and methodological framework for dealing with environmental problems Environmental changes resulting from human activities such as deforestation industrial growth and urban cluttered can modify the spatial pattern and rhythms of ecological processes within a landscape The current technological development has increased the ability to analyze and better manage global landscapes accordingly making use of holistic and geosystem approaches the theoretical and methodological framework of this research are supported by the Landscapes Ecology and aimed to utilize features of geotechnology to identify define and place them in its landscape units within the watershed of Gramame river located on the southern coast of Paraíba state covering a total area of 591 63 km² We seek to evaluate how is the geoecological dynamics at the regional scale (1:150.000) and local (1:15.000) and with that submit proposals to management of these areas We accomplished data collection in the field and office and analysis of the dynamics structure and functioning of the geosystem involved The modeling of the landscape was performed based on data obtained by remote sensing processing handling and analysis of spatial data by using GIS techniques (Geostatistics Digital Image Processing) and Geographic Information Systems (GIS) which is permitted presents them cartographically The results reveal an intensively altered landscape with the natural vegetation reduced to small and isolated fragments surrounded by agricultural crops the greatest human pressure of the study area corresponds to the lower course of the Gramame river where urban occupation is made by undisciplined and without environmental planning. The excessive use of pesticides industrial chemicals fertilizers intensive agricultural mechanization and the suppression of natural vegetation cover favor the proliferation of pests contamination of water resources habitat fragmentation and biodiversity loss The cartographic modeling and landscape metrics proved to be essential for the understanding of climatic soils geological geomorphological ecological and socioeconomic processes as well as the dynamics and evolution of the landscape.
A compreensão das características estruturais e funcionais de uma paisagem requer a realização de estudos em diferentes escalas espaciais e temporais A Geoecologia das Paisagens vem se estabelecendo como um campo de pesquisa interdisciplinar que oferece arcabouço teórico e metodológico para lidar com os problemas ambientais As transformações ambientais decorrentes das atividades humanas tais como o desflorestamento crescimento industrial e urbano desordenado podem modificar o padrão espacial e os ritmos dos processos ecológicos no interior de uma paisagem O desenvolvimento tecnológico atual tem aumentado à capacidade de analisar e gerenciar melhor as paisagens globais nesse sentido fazendo uso de abordagens holísticas e geossistêmicas os referenciais teóricos e metodológicos desta pesquisa estão apoiados na Geoecologia das Paisagens e teve como objetivo principal utilizar recursos das geotecnologias para identificar delimitar e enquadrar em zonas as unidades de paisagem da bacia hidrográfica do rio Gramame, localizada no litoral sul do estado da Paraíba com uma área total de 591 63 km2 Buscou-se avaliar como se dá a dinâmica geoecológica em escala regional (1: 150.000) e local (1: 15.000) e com isso apresentar propostas de manejo para as mesmas Efetivaram-se coletas de dados em campo e gabinete e foram realizadas análises da dinâmica estrutura e funcionamento dos geossistemas envolvidos A modelagem da paisagem foi executada com base nos dados obtidos por detecção remota o tratamento manipulação e análise dos dados espaciais pela utilização de técnicas de geoprocessamento (Geoestatística Processamento Digital de Imagem) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) o que possibilitou representa-los cartograficamente Os resultados revelam uma paisagem intensamente alterada com a vegetação natural reduzida a pequenos fragmentos isolados pelas culturas agrícolas a área de maior pressão antrópica corresponde ao baixo curso do rio Gramame onde a ocupação urbana se faz de forma indisciplinada e sem planejamento ambiental O uso excessivo de agrotóxicos fertilizantes químicos industriais mecanização agrícola intensiva e a supressão da cobertura vegetal natural favorecem a proliferação de pragas contaminação dos recursos hídricos, fragmentação de habitats e diminuição da biodiversidade. A modelagem cartográfica e a métrica de paisagem se mostraram essenciais para o entendimento dos processos climáticos pedológicos geológicos geomorfológicos ecológicos e socioeconômicos, bem como da dinâmica e evolução da paisagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Fátima de Macedo. "Saint-Hilaire em Goiás : ciência, viagem e missão civilizatória." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24923.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-10-27T17:34:20Z No. of bitstreams: 1 2017_FátimaDeMacedoMartins.pdf: 17777359 bytes, checksum: 5a10ce4ee5cd0e6721d7e6b2766f654c (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-10-31T15:29:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_FátimaDeMacedoMartins.pdf: 17777359 bytes, checksum: 5a10ce4ee5cd0e6721d7e6b2766f654c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-31T15:29:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_FátimaDeMacedoMartins.pdf: 17777359 bytes, checksum: 5a10ce4ee5cd0e6721d7e6b2766f654c (MD5) Previous issue date: 2017-10-31
Este trabalho propõe uma leitura do discurso do naturalista viajante Auguste de Saint-Hilaire sobre as paisagens de Goiás a partir da análise do livro Voyage aux sources du Rio de São Francisco et dans la province de Goyaz publicado na França em 1848 e no Brasil em 1937. A análise busca interpretar as representações construídas por Saint-Hilaire em sua narrativa sobre Goiás, estabelecendo relações com a produção da história natural e destacando a elaboração de um projeto civilizatório que tem entre suas prerrogativas o confronto com o “outro”. Pretende-se mostrar como as definições sobre Goiás veiculadas por Saint-Hilaire colaboraram para construir uma imagem de “vazio” e decadência da província. A principal documentação primária da pesquisa foram os originais da obra do naturalista em edição fac-símile da Biblioteca Nacional de Paris, em cadernetas de campo e correspondência encontradas nas bibliotecas do Museu Nacional de História Natural de Paris. A análise dessas fontes apoia-se em estudos relacionados com as viagens e literatura de viagens no período de meados do século XVIII ao início do XIX. Desse modo, trata-se de revelar um olhar que não foi construído apenas a partir da especificidade da cultura goiana, mas entrelaça valores culturais e determinações científicas para constituir uma missão civilizatória.
Ce travail propose une lecture du discours du naturaliste Auguste de Saint- Hilaire sur les paysages de l’État de Goiás à partir de l’analyse du livre Voyage aux sources du Rio de São Francisco et dans la province de Goyaz, publié en France en 1848 et au Brésil en 1937. L’analyse a pour but interpréter les représentations construites par Saint- Hilaire dans son récit sur Goiás, en établissant une relation avec les productions de l’histoire naturelle et en mettant en relief l’élaboration d’un projet civilisateur, ayant parmi ses prérogatives la confrontation avec l’autre. Nous avons l’intention de démontrer comment les définitions de Goiás, vehiculées par Saint- Hilaire, ont contribué à la construction d’une image de vide et de décadence de cette province. Le principal document primaire de la recherche sont les écrits originaux de l’oeuvre du naturaliste en édition fac-similé de la Bibliothèque Nationale de Paris, les cahiers de recherche et les courriers trouvés dans les bibliothèques du Musée National de l’Histoire Naturelle de Paris. L’analyse de ces sources s’appuie sur des études relatives aux voyages et à la littérature de voyage du XVIIIème au début du XIX ème siècles. Ainsi, il s’agit de faire dévoiler un regard construit non seulement à partir de la culture de l’état de Goiás en particuler, mais à travers l’entrelacement des ses valeurs culturelles et des déterminations scientifiques pour y mettre en place une mission civilisatrice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Passos, Ana Lucia Santos dos. "Santo Antonio de Jesus-Bahia: memórias e paisagens numa perspectiva geográfica." Instituto de Geociências, 2010. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17825.

Full text
Abstract:
Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2014-10-08T12:26:17Z No. of bitstreams: 1 Ana Lucia Santos dos Passos.pdf: 7891166 bytes, checksum: 328287154b31021000c977e42aa5c2cb (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2015-05-30T14:05:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana Lucia Santos dos Passos.pdf: 7891166 bytes, checksum: 328287154b31021000c977e42aa5c2cb (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-30T14:05:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Lucia Santos dos Passos.pdf: 7891166 bytes, checksum: 328287154b31021000c977e42aa5c2cb (MD5)
Esta pesquisa traz a análise da configuração urbana de Santo Antônio de Jesus, a partir da ação/articulação da Igreja Católica, dos proprietários de terras e do governo local, explicitando as transformações ocorridas no período de 1930 a 1970, à medida que evidencia a importância que a atividade comercial exerce no crescimento e no desenvolvimento da estrutura urbana. Desta forma busca compreender como estes agentes se inserem como articuladores na produção do espaço trazendo as estratégias que delinearam a expansão, a articulação da malha urbana. A única prescrição, é que esse estudo possibilitasse o reconhecimento da cidade de Santo Antônio de Jesus para fazê-la emergir sobre outro aspecto além do apelo comercial exaltado pela mídia. Assim destaca o papel: dos proprietários das terras urbanas que controlavam grande parte das relações comerciais e políticas em Santo Antônio de Jesus definindo os sentidos da expansão ou a organização da cidade; e da Igreja Católica na formação e organização do centro comercial e na expansão da malha urbana. A combinação de fluxos, devido às estradas e aos transportes foi necessária para desenhar a fluidez regional, como também a intra-urbana, que favoreceram a concentração e o desenvolvimento das relações comerciais e de serviços em Santo Antônio de Jesus. O estudo convergiu para uma associação dos métodos procedimentais histórico, observacional e estatístico baseado em dados primários (leis, decretos, portarias, inventários, atas da Câmara de Vereadores, plantas de edificações registradas na Prefeitura para liberação de Alvará de Licença e fotografias) e dados secundários (obtidos junto ao IBGE, SEI, e material cartográfico). As memórias escritas foram utilizadas principalmente para traçar o desenho da cidade, projetando as casas comerciais, as residências, as áreas de uso comum e os caminhos pela falta de materiais cartográficos. Neste caminho, a formação e organização da cidade estão imbricadas por um jogo de forças que se materializou na capacidade econômica e de articulação política de grupos para tornar o governo local um auxiliar na impulsão da sua vontade, agindo de forma a conduzir ou limitar a expansão da malha urbana e a renovação do centro comercial da cidade. Assim, os atos administrativos assumem, não raro, o caráter de troca de favores e degeneram em descaso com o patrimônio público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guimarães, Eudes Marciel Barros. "A caatinga como destino : imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960) /." Franca, 2019. http://hdl.handle.net/11449/182327.

Full text
Abstract:
Orientador: Márcia Regina Capelari Naxara
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em interpretar um conjunto de fotografias, fotorreportagens e enunciados sobre o interior baiano, perscrutando as construções de paisagens associadas ao sertão e, em especial, à caatinga. Com foco específico na produção geográfica e no fotojornalismo desenvolvidos entre os anos 1946 e 1960, sustento a tese de que tais práticas estavam ligadas, de um lado, aos novos valores estéticos estabelecidos pela fotografia documental, e, de outro lado, à conjuntura política nacionalista e desenvolvimentista do pós-Guerra. Os sertões baianos, enquanto espaço e paisagem, configuraram-se a partir de conceitos e convenções visuais que atravessavam a linguagem de geógrafos e fotógrafos. Tendo isso em perspectiva, minhas análises centram-se sobre recortes espaciais, como o rio São Francisco e Canudos, e sobre olhares fotográficos, como os de Tibor Jablonsky, Stivan Faludi, Pierre Verger e Marcel Gautherot. Esses fotógrafos contribuíram significativamente para a construção de uma visualidade dos sertões baianos associada à dimensão nacional que, por sua vez, circunscrevia o Brasil como unidade territorial resultada de diversidades regionais. Na base dessas interpretações encontra-se um quadro teórico que concebe fotografia e paisagem como artefatos da cultura, que ganham sentidos conforme determinados suportes, contextos e circuitos sociais.
Abstract: The point of this work consists on reading a set of photographs, photoreports and statements about the Bahia’s backland, peering the constructions of landscapes associated to sertão, especially the caatinga. With a specific focus on the geographic production and photojournalism developed between 1946 and 1960, I sustain the thesis that such processes were connected, on one side, to the new aesthetics values stablished by the documentar photography, and on the other side, to the post-war nationalist and developmentalist political conjucture. The sertões baianos, while space and landscape, set up from visual concepts and conventions that went through the language of geographers and photographers. Having this in perspective, my analysis focused on spatial cutting, like São Francisco River and Canudos, and on photographic looks like the ones of Tibor Jablonsky, Stivan Faludi, Pierre Verger and Marcel Gautherot. These photographers had contributed significantly to the construction of a visuality of the sertões baianos associated to the national dimension that, on the other hand, circumscribed Brazil as territorial unit resulted from regional diversity. On the basis of these interpretations, a theoretical board that conceives photography and landscape as cultural artifacts, that have meaning according to certain supports, contexts and social circuits is found.
Resumen: La finalidad de este trabajo consiste en interpretar un conjunto de fotografias, fotoreportajes y enunciados sobre el interior de Bahia, examinando prolijamente, la construcción de paisajes relacionadas al sertão, en particular la caatinga. Enfocado especificamente en la producción geográfica y en el fotoperiodismo desarrollado entre los años 1946 y 1960, sustento la tesis de que tales prácticas estaban enlazadas; por un lado, a los nuevos valores estéticos establecidos por la fotografia documental, y por otro lado, a la coyuntura política nacionalista y desarrollista de la Posguerra. La región agreste de Bahia se configura, tanto en espacio como en paisaje, a partir de conceptos y visiones de la realidad, que atraviesan el lenguaje de geógrafos y fotógrafos. Considerando esto, mi análisis se basa en recortes de espacios geográficos como el rio São Francisco y Canudos, y también toma em cuenta la mirada fotográfica de grandes nombres como los de Tibor Jablonsky, Stivan Faludi, Pierre Verger y Marcel Gautherot. Estos fotógrafos contribuyeron significativamente en la construcción de una imagen representativa para los sertões baianos, asociada a la dimensión nacional; que a su vez, definía el Brasil como una unidad territorial resultante de las diversas regiones. Tomando como base estas interpretaciones nos encontramos con un cuadro teórico que comprende a la fotografia y al paisaje como mecanismos de cultura, y toman sentido con determinados soportes, contextos y circuitos soci... (Resumen completo clicar acceso eletrônico abajo)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Jonas Dias de. "Ecúmeno, paisagem e direito ambiental: problemáticas geográficas da doutrina e da jurisprudência." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-24102018-124854/.

Full text
Abstract:
As degradações ambientais enfrentadas no mundo contemporâneo têm suscitado normas de proteção e controle das atividades humanas em função da preservação do meio ambiente. No Brasil, o Direito Ambiental consolida-se na década de 1980, principalmente a partir da Constituição Federal de 1988, embora desde a colônia existissem normas que protegessem a natureza. Esta tese de doutorado analisa e problematiza geograficamente o Direito Ambiental brasileiro, tendo por fundamento, de um lado, a teoria do ecúmeno, mediance e paisagem desenvolvida por Augustin Berque e, de outro, a teoria tridimensional do Direito, elaborada por Miguel Reale. Como ramo do Direito que visa regulamentar a relação do homem com o meio ambiente, objetivou-se caracterizar como o meio ambiente e seus elementos constitutivos são definidos no Direito Ambiental e qual relação a sociedade deve ter com a natureza para, posteriormente, confrontá-los com a existência do homem no mundo enquanto existência ecumenal. Metodologicamente, por meio de pesquisa indutiva exploratória no universo da doutrina brasileira de Direito Ambiental e da jurisprudência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os princípios e conceitos ambientais foram sistematizados e analisados conforme suas definições e entendimentos predominantes. Os doutrinadores foram selecionados a partir das ementas da disciplina de Direito Ambiental do curso de Direito de universidades do sul e sudeste brasileiro. A pesquisa na jurisprudência do tribunal mineiro concentrou-se nos termos paisagem e dano moral ambiental. O processo judicial a respeito da construção do Paço de Poços de Caldas também foi analisado para complementar a análise doutrinária e jurisprudencial, anteriormente realizadas. Na discussão dos resultados, debate-se a naturalização do meio ambiente operada pelo Direito Ambiental em detrimento da dimensão técnica e simbólica da relação humana com a superfície terrestre e o meio ambiente enquanto totalidade natural como forma de garantir o princípio isonômico do Direito. Discute-se, também, a construção de uma narrativa jurídica do mundo enquanto universo de significação da hermenêutica e aplicação do Direito e a composição jurídica da mediance e da paisagem.
The environment problems faced by society today has demanded rules for controlling humans activities due to environmental protection. In Brazil, there are rules to protect nature since colonial times, but environmental law has consolidated itself at 1980´s, especially from the Federal Constitution of 1988. This work analyses and pose geographical problems of Brazilian environmental law based on the theory of ecumene, mediance and landscape developed by Augustin Berque, for one hand, and, for other hand, the theory of three-dimensionality of law, elaborated by Miguel Reale. Regulating relation between man and environment, the definition of environment and its constitutive elements and how relation man-environment should be are characterized and after compared with the ecumenal existence of man. Methodologically, based on inductive-exploratory research on environmental law Brazilian theory and on the jurisprudence of Minas Gerais Justice Court, environmental principles and concepts were systematized and described fowling its dominant definition and understanding. The authors were selected from the environmental law discipline program of south and south-east universities of Brazil. The research at Minas Gerais jurisprudence used the key-words landscape and moral environmental damage. At last, the case involving the construction of a Civil Center (Paço Municipal) was also analysed to complete the debate realized. The results show the naturalization of environment as it is described by environmental law theory over the symbolic and technical relation of man and earth surface; it also discuss the environment taken as natural totality as a way to maintain the principle of isonomy of law, the construction of a juridical narrative of the word influentiating interpretation and application of law. At last, it is analysed juridical composition of mediance and landscape.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MARQUES, Valter José. "Zonificação ambiental do estado do Maranhão utilizando os geossistemas como categoria geográfica de análise." reponame:Repositório Institucional da CPRM, 2016. http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/handle/doc/16803.

Full text
Abstract:
Submitted by Teresa Cristina Rosenhayme (teresa.rosenhayme@cprm.gov.br) on 2016-09-13T14:10:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_VJMarques.pdf: 6818847 bytes, checksum: 67c88d67738b51b72026fb0f448db6fc (MD5)
Approved for entry into archive by Jéssica Gonçalves (jessica.goncalves@cprm.gov.br) on 2016-09-13T15:05:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_VJMarques.pdf: 6818847 bytes, checksum: 67c88d67738b51b72026fb0f448db6fc (MD5)
Approved for entry into archive by Jéssica Gonçalves (jessica.goncalves@cprm.gov.br) on 2016-09-13T15:08:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_VJMarques.pdf: 6818847 bytes, checksum: 67c88d67738b51b72026fb0f448db6fc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-13T15:08:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_VJMarques.pdf: 6818847 bytes, checksum: 67c88d67738b51b72026fb0f448db6fc (MD5) Previous issue date: 2016
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leitão, André Botequilha de Carvalho. "Integração de técnicas de avaliação da paisagem em sistemas de informação geográfica." Master's thesis, Instituições portuguesas -- UTL-Universidade Técnica de Lisboa -- IST-Instituto Superior Técnico, 1996. http://dited.bn.pt:80/30252.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Colabardini, Marlene de Fátima Theodoro [UNESP]. "São João da Boa Vista: a paisagem geográfica da Escarpa da Mantiqueira." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004. http://hdl.handle.net/11449/95694.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:27:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004-02-20Bitstream added on 2014-06-13T18:07:21Z : No. of bitstreams: 1 colabardini_mft_me_rcla.pdf: 5321845 bytes, checksum: b1b86939446618036ad0faeead99b2ab (MD5)
Esta pesquisa foi realizada com o intuito de abordar a paisagem do Rebordo Ocidental da Serra da Mantiqueira Paulista, visualizada a partir de São João da Boa Vista, uma cidade do interior paulista que conta com uma paisagem serrana. Procurou-se trabalhar com a percepção e cognição ambiental, buscando compreender como os indivíduos estabelecem relações com uma paisagem vivida e não vivida. Através desta pesquisa de campo abordamos como estas pessoas, diante da Serra da Mantiqueira, revelam sentimentos de afeição para com o lugar de sua vivência.
The objective of this research was to evaluate the western landscape of the Mantiqueira Paulista range as viewed from São João da Boa Vista, a town in the interior of the state of São Paulo. Environmental perception and cognition were emphasized in order to understand the development of human relations with the landscape they live within. Our field survey involved the study of the special feelings developed by men toward the place where they live.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Colabardini, Marlene de Fátima Theodoro. "São João da Boa Vista : a paisagem geográfica da Escarpa da Mantiqueira /." Rio Claro, 2003. http://hdl.handle.net/11449/95694.

Full text
Abstract:
Orientador: Lívia de Oliveira
Banca: Herbe Xavier
Banca: Mirna Lygia Vieira
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o intuito de abordar a paisagem do Rebordo Ocidental da Serra da Mantiqueira Paulista, visualizada a partir de São João da Boa Vista, uma cidade do interior paulista que conta com uma paisagem serrana. Procurou-se trabalhar com a percepção e cognição ambiental, buscando compreender como os indivíduos estabelecem relações com uma paisagem vivida e não vivida. Através desta pesquisa de campo abordamos como estas pessoas, diante da Serra da Mantiqueira, revelam sentimentos de afeição para com o lugar de sua vivência.
Abstract: The objective of this research was to evaluate the western landscape of the Mantiqueira Paulista range as viewed from São João da Boa Vista, a town in the interior of the state of São Paulo. Environmental perception and cognition were emphasized in order to understand the development of human relations with the landscape they live within. Our field survey involved the study of the special feelings developed by men toward the place where they live.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Paisagens geográficas"

1

Recortes de paisagens na cidade do Recife: Uma abordagem geográfica. Recife, Pernambuco, Brasil: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Falcão Sobrinho, José, Elnatan Bezerra de Souza, and Marízia Menezes Dias Pereira. Solos e Vegetação no Ambiente Semiárido: usos e potencialidades. Editora SertãoCult, 2020. http://dx.doi.org/10.35260/87429151-2020.

Full text
Abstract:
Os elementos naturais do ambiente semiárido ora apresentados contemplam a riqueza das experiências vivenciadas no Fórum Brasileiro do Semiárido. Digo não de regra geral expô-los de formas sistematizadas ou ilustrativas, concerne argumentar a riqueza da valorização das pesquisas em meio ao solo e a vegetação. Ao passo que a Série Geografia do Semiárido abraça a ideia de compilar experiências valorosas em torno de tais temáticas, reflete em evidenciar o vivenciar geográfico no resgate de tais elementos. Elucida, ainda, a participação de pesquisadores da Rede Norte – Nordeste de Pesquisadores da Pós-Graduação em Geografia/RENNEGEO. Em meio ao tempo, parece distante que tais reflexões não ocupavam destaque na ciência geográfica, salvo os registros de tais escritas quando perpassavam pela fitogeografia, geografia dos solos… um passado distante na memória. A luz que persevera com tal contribuição, por si mesma seria o suficiente para retratar a importância da obra. Contudo, merece destacar a trajetória que se faz presente com a Universidade de Évora, através da professora Marizia, que há muito vem anualmente se debruçar sobre as riquezas das paisagens vegetais de nosso semiárido. Aqui, a digníssima professora se faz presente na coorganização da obra. Um experimentar que resultará em outras experiências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Tatiane do Nascimento, and Rogério Rodrigues Faria. Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-0.

Full text
Abstract:
O termo Bioma refere-se a uma área do espaço geográfico representada por um tipo uniforme de ambiente, dentro do qual é possível identificar características similares de macroclima, fitofisionomia, solo e altitude (WALTER, 1986). Dentro dessas áreas espécies surgiram e se desenvolveram em resposta à essas características do ambiente. Tal processo permite que por exemplo, dentro dessas áreas os vegetais apresentem aspectos, formas e processos fisiológicos característicos (CRAWLEY, 1989). Dessa maneira, a manutenção desses biomas, com suas características ambientais únicas, é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ali ocorrem (regulação climática, ciclo de matéria, segurança alimentar, entre outros) (PBMC/BPBES, 2018; JOLY et al., 2019). O Brasil é formado por seis grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal (IBGE, 2019). Dentro desses ambientes são encontrados uma grande diversidade de fauna e flora e características únicas de relevo e clima. Essa variedade de biomas está relacionada a grande extensão territorial do Brasil e a sua posição geográfica. Todas essas características fazem do Brasil o maior detentor de biota continental do mundo, sendo estimado um valor entre 15% e 20% das aproximadamente 1,5 milhões de espécies descritas no planeta. Só de plantas vasculares os números mais recentes citados são de 56108 espécies, com 12400 (22%) endêmicas. Esses dados representam aproximadamente 22% do total mundial (LEWINSOHN; PRADO, 2002; SHEPHERD, 2002; HUBBELL, 2008; GIAM et al., 2010). Dentro desse contexto, os biomas Cerrado e Pantanal se integram por meio dos rios que nascem nos planaltos do Cerrado. Esses rios contribuem na formação do Pantanal, nas planícies inundáveis da bacia do Paraguai (BRASIL, 2007). No Domínio Cerrado, a dinâmica ambiental é proveniente de uma marcada sazonalidade climática com duas estações bem definidas, o período seco e o período chuvoso (ASSAD, 1994; SILVA, 2011). Essa sazonalidade climática modifica constantemente as propriedades do solo, da flora e da paisagem e a reestruturação de muitas comunidades (AMARAL et al., 2013; MALHEIROS, 2016). No Pantanal as áreas conhecidas como planícies de inundação se caracterizam pela presença de hábitats que variam de aquáticos a terrestres, de acordo com o grau de comunicação com o rio principal (PAZ; TUCCI, 2010). Os ciclos de secas e cheias são um importante fenômeno hídrico para a região, criando um sistema complexo e dinâmico (JUNK; DA SILVA, 1999; RESENDE, 2008). O Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para a conservação, devido à riqueza biológica e à alta pressão antrópica a que vem sendo submetido (MYERS et al., 2000). O Pantanal, por sua vez, é reconhecido mundialmente pela abundância de sua fauna (MITTERMEIER et al., 1990; HARRIS et al., 2005) e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (BRASIL, 2018). O conhecimento dos aspectos que envolvem a fauna, a flora e as características dessas paisagens são de extrema importância para a sua conservação e preservação. As áreas de transição entre esses dois biomas, chamadas áreas de ecótono, se fazem presentes no estado do Mato Grosso do Sul. Nessa região, os biomas Cerrado e Pantanal possuem correlações quanto aos aspectos geomorfológicos e fitogeográficos (RODRIGUES et al., 2017). Na região o encontro entre o Planalto de Maracaju-Campo Grande e a Planície Pantaneira é uma área comum de elementos bióticos e abióticos entre o planalto e a planície (FILHO et al., 2009). A transição entre dois ecossistemas implica a existência de uma área com valores intermediários para diversos parâmetros ambientais (NEIFF, 2003). Por um lado, a área de transição pode gerar um aumento na biodiversidade, dado o fato dessas áreas apresentarem representantes de fauna e flora dos dois ecossistemas (VELOSO et al., 1991). Contudo, essas áreas de transição podem também representarem barreira ou área de isolamento com ecossistemas vizinhos (MALANSON, 1997). Desta forma, uma análise voltada para as áreas de ecótono entre esses dois biomas faz-se necessária, uma vez que a preservação de um depende da preservação do outro. Sobretudo para o entendimento de que essas paisagens de ecótono podem ser responsáveis pelo isolamento e amortecimento das alterações dentro dos biomas Cerrado e Pantanal. Este E-book traz estudos desenvolvidos na área de ecótono Cerrado Pantanal no município de Aquidauana (MS) e entorno. O município está localizado a 130 Km a oeste da capital Campo Grande. Aquidauana por se tratar de um município com influência dos biomas Cerrado e Pantanal, abriga uma grande biodiversidade, sendo citada pelo Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2002) como área prioritária para conservação da biodiversidade. Na mesma via, o município se destaca por sua vocação turística e agropecuária, o que demanda atenção, devido ao processo de intensa ocupação e exploração antrópica dos recursos naturais. Dessa maneira, o conhecimento de suas características ambientais e dos processos ecológicos desempenhados por sua fauna e flora contribuem para sua preservação e manutenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cachinho, Herculano, Teresa Barata-Salgueiro, and Pedro Guimarães, eds. Comércio, Consumo & Governança Urbana. Centro de Estudos Geográficos, 2020. http://dx.doi.org/10.33787/ceg20200003.

Full text
Abstract:
Apesar das inúmeras investigações realizadas até ao momento nos mais distintos quadrantes disciplinares, ainda não há consenso na academia sobre o momento do advento da sociedade de consumo. Para tal desentendimento concorrem não só as distintas formas como o consumo é perspetivado, mas também o facto de a sociedade de consumo resultar de mudanças que paulatinamente afetaram um conjunto multifacetado de processos económicos, sociais e culturais (Miles & Miles, 2004), com expressões diferenciadas nos distintos contextos geográficos (Massey, 2005). No entanto, o mesmo não se poderá dizer sobre a importância crucial que o comércio e o consumo tiveram na organização da cidade moderna e pós-moderna, assim como sobre o modo como os espaços de comércio e consumo influenciaram o caráter da vida social, as práticas quotidianas, os comportamentos dos consumidores e os estilos de vida, em particular em meio urbano (Amendola, 2000; Bookman, 2018) [...] Este livro reúne os principais trabalhos apresentados na sexta edição do seminário internacional, organizado por um grupo de geógrafos do IGOT, Universidade de Lisboa (Lisboa, 12-16 de setembro, 2017), com a contribuição científica de colegas do Brasil, Espanha, Itália, Argentina, México, França e Portugal. Consagrada à problemática do Comércio, Consumo e as Novas Formas de Governança Urbana, esta edição do evento tinha subjacente os seguintes objetivos: (i) dar continuidade ao desenvolvimento da agenda internacional de investigação explorada nas edições anteriores, enriquecendo-a com novas abordagens e casos de estudo; (ii) discutir os desafios conceptuais e metodológicos colocados à investigação pelas mudanças das paisagens comerciais e de consumo na cidade contemporânea do Sul Global; (iii) debater com académicos e diferentes stakeholders, da esfera pública e privada, os problemas que hoje se colocam ao planeamento e gestão dos sistemas comerciais com vista à melhoria da sua resiliência e ao desenvolvimento sustentável das cidades [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carrijo, Beatriz Rodrigues. A relação sociedade-natureza na criação e manejo de unidades de conservação: uma análise geográfica a partir do método GTP (geossistema – território – paisagem) aplicada à “área de relevante interesse ecológico Buriti, Pato Branco/PR”. Editora CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443152.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Paisagens geográficas"

1

Amorelli, Octávio Schuenck. "A IMAGEM GEOGRÁFICA NAS PAISAGENS URBANAS - UM ENSAIO SOBRE CIDADE DE DEUS E AS NOVAS PERSPECTIVAS GEOGRÁFICAS." In Geografia: A Terra como Palco das Relações entre Sociedade e Meio, 1–13. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3812112051.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MACHADO, C. T. P. C. "Uma viragem erótica: paisagens geográficas e literárias na poética de Lee-Li Yang." In Figurações do feminino e suas dobras, 393–411. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-004-4_393.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Reginaldo José de. "Paisagem e Socionatureza." In Paisagem e Socionatureza: olhares geográfico-filosóficos, 101–21. Editora UFFS, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788564905986.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SILVA, S. H. G. "COZINHA GEOGRÁFICA: O FEMININO COMO FUNDANTE DAS PAISAGENS ALIMENTARES." In GEOGRAFIA CULTURAL DO FEMININO: ENFOQUES E PERSPECTIVAS, 231–47. Arco Editores, 2021. http://dx.doi.org/10.48209/978-14-994894-7-0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Reginaldo José de. "Paisagem como dimensão da existência." In Paisagem e Socionatureza: olhares geográfico-filosóficos, 72–100. Editora UFFS, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788564905986.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Suertegaray, Dirce Maria Antunes. "Prefácio." In Paisagem e Socionatureza: olhares geográfico-filosóficos, 6–8. Editora UFFS, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788564905986.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Reginaldo José de. "Introdução." In Paisagem e Socionatureza: olhares geográfico-filosóficos, 9–18. Editora UFFS, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788564905986.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Reginaldo José de. "História inicial de uma procura." In Paisagem e Socionatureza: olhares geográfico-filosóficos, 19–39. Editora UFFS, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788564905986.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Reginaldo José de. "Questões da natureza." In Paisagem e Socionatureza: olhares geográfico-filosóficos, 40–71. Editora UFFS, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788564905986.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Reginaldo José de. "Considerações Finais." In Paisagem e Socionatureza: olhares geográfico-filosóficos, 122–26. Editora UFFS, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788564905986.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Paisagens geográficas"

1

Santos, André Luiz Dos. "INVESTIGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO BIOGEOGRÁFICA PREDITIVA DA MODELAGEM DE NICHO ECOLÓGICO DO TRYPANOSOMA CRUZI NO BRASIL." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1419.

Full text
Abstract:
Introdução: O Trypanosoma cruzi é um protozoário flagelado, agente da Doença de Chagas. Apesar de ser bastante conhecido, permanece uma deficiência de estudos que colaborem no discernimento dos processos evolutivos e o impacto da modificação da paisagem na dinâmica populacional e risco de transmissão do Trypanosoma cruzi ao homem. Sabe-se que o Trypanosoma cruzi é agente etiológico da doença de Chagas, parasita heteroxênico, um parasito multi-hospedeiro, capaz de infectar centenas de espécies de hospedeiros mamíferos, de oito diferentes ordens, transmitido por várias espécies de triatomíneos hematófagos (família Reduviidae, subfamília Triatominae). Busca-se investigar a constituição biogeográfica preditiva da modelagem de nicho ecológico do Trypanosoma cruzi no Brasil. O mapeamento geográfico é fundamental para a vigilância epidemiológica, pois além de gerar informações sobre a distribuição pontual de doenças, possibilita o acompanhamento da distribuição espaço-temporal dos fatores ambientais que modulam a ocorrência destas. O conhecimento do padrão geográfico de doenças pode fornecer informações sobre a etiologia e a fisiopatologia de determinados eventos mórbidos. A própria virulência de determinados agentes infecciosos pode ser influenciada por fatores físicos e climáticos. Objetivo: Reconhecer a modelagem de nicho ecológico como metodologia para prever e/ou determinar a distribuição de uma espécie, baseando-se em informações sobre a ocorrência do Trypanosoma cruzi. Material e Métodos: Aplica-se análise da constituição biogeográfica do Trypanosoma cruzi, realizada por meio da Modelagem de Nicho Ecológico (MNE), aplicada para analisar a distribuição geográfica do Trypanosoma cruzi, a partir de extrapolações das características ambientais dos locais conhecidos de ocorrência. Resultados: O levantamento de informações auxilia na compreensão da ecologia do Trypanosoma cruzi no Brasil: i) determinação das condições ambientais de áreas com potencial risco de expansão ou retração destas parasitoses; ii) elucidação das variáveis, bióticas e abióticas, reguladoras da dispersão do Trypanosoma cruzi; iii) estabelecimento de zonas quentes de transmissão; iv) identificação da sobreposição de áreas de transmissão; e (v) realização de análise da relação área de habitat e o padrão de diversidade e distribuição do Trypanosoma cruzi. Conclusão: Propõe-se que a dinâmica de distribuição espacial do Trypanosomacruzi está diretamente relacionada com variáveis ambientais e fragmentação da paisagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fonseca Prates Santos, Silvana, Felipe Lopes Souza, and Romana de Fátima Cordeiro Leite. "A PAISAGEM GEOGRÁFICA E AS DIFICULDADES DA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL NO AMBIENTE ESCOLAR." In I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros - MG, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/cied-2018-91616.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

J. F. R. P., V. "GEOGRAFIA E LITERATURA EM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR: A DINÂMICA DA PAISAGEM GEOGRÁFICA DE SÃO LUÍS, REVELADA NA OBRA CANHÕES DO SILÊNCIO DE JOSÉ CHAGAS, UM ESTUDO DA 2 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO IFMA MONTE CASTELO." In ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/paulofreire-2018-89587.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Galiano, Leonardo Oliveira. "A RELAÇÃO HUMANAS E URBANAS ENTRE CURITIBA E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1318.

Full text
Abstract:
Introdução: Analisar a composição e distribuição da população, implicações políticas, econômicas na organização socioespacial. Essas estruturas que configura o espaço urbano da cidade de São José de Pinhais, acaba se tornando um polo de atração de população, promovendo uma fluxo e densidade maior na cidade. Objetivos: Analisar a composição e distribuição da população, implicações políticas, econômicas na organização socioespacial na RMC e interpretar e relacionar a cidade de Curitiba e de São José dos Pinhais. Atualmente, um desafio fundamental para a gestão das regiões metropolitanas tem a ver com a capacidade dos órgãos gestores de exercerem o seu papel. Materiais e Métodos: A pesquisa foi feita através de método documental, através de bibliografias e documentos de órgãos públicos oficiais da Região Metropolitana de Curitiba, com o intuito de encontrar a relação dinâmica e codepedentes, suas causas e feitos dentro de um espaço geográfico na cidade de Curitiba e São José dos Pinhais. Resultados: O resultado encontrado foi de as pessoas) também deixam suas marcas de maneira “invisível”. Ao trazerem expressões do vocabulário presente na região de onde vieram, a sua cultura e o modo de portar em sociedade e de lidar com a vida, contribuem ainda mais, não apenas a cidade de Curitiba, mas a RMC – este artigo dá destaque a São José dos Pinhais – uma configuração mais cosmopolita e multiétnica. Que por sua vez, além de atrair mais turistas, e povos de outras regiões para morar na região, também traz desafios quanto a convivência e relação de ideais muitas vezes, antagônicos e até conflitantes. Se torna conflito, pois a paisagem de São José dos Pinhais se configura como território, da qual existe classes sociais e administrativas que pelejam para exercerem uma maior influência no local. Conclusão: A reconfiguração urbana é imprescindível, uma vez que as cidades vêm crescendo, e constantes transformações são sofridas por elas. O modo como a cidade está disposta – o seu sistema de transportes, espaço público, entre outros aspectos – está diretamente ligado à sua capacidade para melhorar a produtividade e aumentar a riqueza, e de promoção de cidadania aos seus munícipes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography