Academic literature on the topic 'Pajé'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pajé.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pajé"

1

Botelho, João Bosco, and Hideraldo Lima da Costa. "Pajé: reconstrução e sobrevivência." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 13, no. 4 (December 2006): 927–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702006000400009.

Full text
Abstract:
Entre os séculos XVI e XVIII assinalou-se, no litoral brasileiro e na Amazônia, a presença dos pajés na solução dos problemas, nos quais a cura das doenças era apenas um dos itens. As leis coloniais foram feitas para que a conquista fosse legalizada, e desde os primeiros contatos mais duradouros, missionários e colonos identificaram o pajé como importante empecilho às mudanças propostas. Assim, os poderes eclesiástico e laico investiram, tanto na Colônia como no Império e na República, para a destruição física e moral dos pajés. As transformações étnicas e lingüísticas que determinaram o desaparecimento de centenas de línguas continuam dificultando uma melhor caracterização do pajé. Sob a influência dos especialistas europeus, ele tem sido confundido com o xamã asiático. Mas o pajé se reconstruiu e sobreviveu. Especificamente no alto rio Negro, apesar de a presença dos missionários salesianos ter provocado violentas transformações, ainda hoje os pajés continuam exercendo os seus poderes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Neves, Josélia Gomes. "Interpelações ao currículo intercultural - Lei 11.645/2008 : o pajé na sala de aula." Revista Exitus 10 (November 9, 2020): e020107. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1293.

Full text
Abstract:
O objetivo deste escrito foi apresentar uma elaboração referente às ações e possibilidades do trabalho pedagógico nas escolas sobre o tema Pajés Indígenas a luz da Lei 11.645/2008 e do Parecer 14/2015. É um estudo de caráter qualitativo cuja principal fonte de dados foi a pesquisa documental possibilitada pela coleta e análise de imagens de cadernos escolares e livros didáticos. Os resultados apontam que apesar de diversas formas de destruição do Pajé, esta autoridade ainda resiste nas práticas sociais das aldeias, uma possível identidade de resistência (CASTELLS, 2018). Neste trabalho, contextualizamos a discussão a partir dos Povos Pataxó, Munduruku e Kamaiurá. Em relação às atividades escolares, notamos a veiculação de imagens do Pajé presentes em cadernos, no entanto, de forma pontual e estereotipada, distante das realidades indígenas. Mas, por outro lado, há mudanças em curso sinalizando que é possível trabalhar as culturas indígenas no ambiente escolar. Concluímos que as abordagens atuais do livro didático sobre o tema sugerem possibilidades de iniciativa decolonial que podem fortalecer a concepção de currículo intercultural com a inserção de conhecimentos efetivos sobre as etnias brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amorim, Siloé Soares. "PAJÉ, ENCANTADOS E PROMESSAS NOS ENTENDIMENTOS DE PRÁTICAS RELIGIOSAS INDÍGENAS EM ALAGOAS." PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP 11, no. 26 (April 29, 2020): 077. http://dx.doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p077-096.

Full text
Abstract:
O Objetivo desse artigo é expor um sentimento contraditório entre a compreensão genérica dos termos Pajé/Pajelança, associados diretamente ao de Xamã/Xamanismo. A oposição a esses termos foi obtida diretamente por meio de experiências etnográficas entre as etnias indígenas do Alto Sertão Alagoano e por meio de debates estabelecidos em eventos acadêmicos e em outros espaços que reúnem indígenas de outros lugares. Enquanto não foi possível encontrar um estudo teórico sobre o problema aqui apresentado, ambos os termos, Pajé/Pajelança, Xamã/Xamanismo, são colocados, concomitantemente iguais em seu conjunto, pela antropologia e também contrários entre si pelos povos indígenas da região. Debate que, teoricamente, vem sendo diferenciado em seus termos e práticas por indígenas em vários espaços quando suscitado o tema de forma genérica, sem distinção de uso. Já que, para os índios da região, Pajé/Pajelança, Xamã/Xamanismo, não se assemelham entre si. Nesse sentido, procuro expor a noção do entendimento dos termos Pajé/Pajelança a partir de sentidos religiosos representados nos rituais de Promessa aos Encantados. Nesses rituais, as ações do Pajé são configuradas como Pajelança. Para as etnias indígenas em Alagoas, esses termos são acionados enquanto identidade étnica local e se particularizam em cada etnia. Percepção que se opõe aos termos Xamã/Xamanismo, terminologia (práticas) universais que “não dão conta” de explicar a etnicidade latente nas etnias indígenas do Nordeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Souza, Diogo Matheus, and Claricia Otto. "Ex-pajé: cultura do povo indígena Paiter Suruí ameaçada e a memória como resistência." Travessias 14, no. 2 (August 31, 2020): 365–69. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v14i2.23662.

Full text
Abstract:
Esta resenha apresenta o documentário-ficção Ex-Pajé (2018), dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi, que aborda a história recente do povo indígena Paiter Suruí, situado na fronteira entre os estados de Mato Grosso e Rondônia (Brasil). A narrativa se desenvolve sob o ponto de vista de Perpera Suruí, antigo pajé que foi destituído da função depois que a religião evangélica impactou as crenças tradicionais dos Paiter Suruí. Por meio de um trabalho de memória e de encenações realizadas pelo ex-pajé, amigos e familiares, o referido documentário mostra os impactos que a indústria madeireira, o agronegócio, e a doutrinação evangélica vêm causando entre os Paiter Suruí desde o primeiro contato com os brancos, em 1969, até os dias atuais. O foco se concentra, sobretudo, nos impactos culturais causados nesse povo pelos brancos, que vão desde a demonização de suas práticas religiosas até a busca em apagar sua tradição e memória, transmitidas, oralmente, no convívio entre as gerações. Em uma primeira compreensão visual, Ex-Pajé pode levar o espectador a entender que no contexto retratado o que sobra são restos, resíduos da cultura e da memória dos Paiter Suruí. Contudo, tal narrativa também pode ser analisada sob a ótica da resistência, verificável, entre outros indícios, no trabalho de memória pelos Paiter Suruí e na criação de suas encenações, que se tornam uma forma de denúncia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Júnior, Fernando Alves da Silva, and Aline Costa da Silva. "AS POÉTICAS ORAIS DE MARIA NOS LIMIARES DE TAPERAÇU-CAMPO." Nova Revista Amazônica 5, no. 3 (September 1, 2017): 187. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i3.6314.

Full text
Abstract:
Maria do Bairro é uma pajé. Figura limiar por excelência e por alguns motivos. Primeiro por não se enquadrar nos padrões heteronormativos, não responder ao binarismo masculino/feminino, algo similar ao que propõe Judith Butler em seu Problemas de gênero (2013). Segundo por ter escolhido um lugar que está no entremeio de duas comunidades, Acarpará e Tamatateua. Terceiro porque para a própria condição de pajé estar no entremeio é uma prerrogativa para aquele que consegue ver o que os olhos comuns não enxergam. O que Maria vê compõe suas poéticas orais e nelas as histórias da Matinta e do Lobisomem são narradas, dando-nos saber, com evento e performance, as vivências da encantada de Taperaçu-Campo e suas experiências limiares com a mitopoética amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Branco, Roseanne Castelo. "A PAJELANÇA CABOCLA: ASPECTOS DA TRADUÇÃO ENTRE A FEITIÇARIA E XAMÃS." Nova Revista Amazônica 5, no. 1 (May 1, 2017): 55. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6376.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste em abordar o caráter da tradução no universo da linguagem resultante do estudo sobre a representação do imaginário amazônico presente nas narrativas de Zeneida Lima (1992; 2001), pajé oriunda da ilha do Marajó, na sua inter-relação com os caruanas ou encantados. A investigação aborda os aspectos antropológicos de humanos e não humanos sob a ótica de teóricos como Câmara Cascudo (1956), Viveiros de Castro (1993), Lévi-Strauss (2003), Evelyn Zea (2008) e Bruna Franchetto (2012), assim como são consideradas, no âmbito da tradução, as idéias de filósofos e teóricos como Walter Benjamin (2008), Paul De Man (1989), Derrida (1972) e Venuti (1995). No contexto da narrativa sobre a pajelança cabocla, a pajé Zeneida Lima recebe, em sessões mediúnicas, seres não-humanos entrando num processo de transe e êxtase, onde conta com a presença de um tradutor denominado na narrativa de ‘transmissor’, que traduz a língua dos encantados para o entendimento dos homens que habitam a terra, numa dimensão cosmológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Boyer, Véronique. "O pajé e o caboclo: de homem a entidade." Mana 5, no. 1 (April 1999): 29–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93131999000100002.

Full text
Abstract:
O personagem do caboclo, representado pelos médiuns durante a possessão, é uma figura central dos cultos de possessão da Amazônia urbana. O termo designa também, de modo pejorativo, as populações ribeirinhas da região. Neste artigo, procuramos entender a relação entre o caboclo invisível e poderoso dos cultos e o caboclo-homem visto como atrasado. Após situar o processo de formação dessa categoria do mundo invisível, e sua especificidade, voltamo-nos, com base na literatura folclórica, para a construção de seu significado enquanto designação de um tipo de população regional. Observamos que os intelectuais amazônicos, suavizando as conotações negativas do termo, tentaram fundamentar nele uma construção identitária original. Esta valorização do caboclo-homem veio ao encontro do prestígio do migrante nortista no domínio religioso. Tal fenômeno favoreceu a multiplicação de referências a entidades invisíveis designadas como caboclo. No entanto, ao contrário do que ocorreu no resto do Brasil onde essa categoria se restringiu a um estereótipo do índio, na Amazônia ela se abriu aos mais diversos tipos de população, permitindo a sua identificação com ela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Jaqueline De Andrade, and Marília de Nazaré De Oliveira Ferreira. "PAJÉ, CONHECIMENTO CULTURAL E TERMINOLOGIA DE PLANTAS MEDICINAIS EM PARKATÊJÊ." Espaço Ameríndio 11, no. 2 (December 31, 2017): 186. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.70276.

Full text
Abstract:
O presente artigo consiste no estudo da terminologia de plantas medicinais utilizadas na produção de remédios para o tratamento e a cura de doenças pelos Parkatêjê, comunidade localizada na Terra Indígena Mãe Maria, no município Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado do Pará. O resultado prático do trabalho foi a elaboração de um glossário terminológico de plantas medicinais que emergem do discurso do pajé, considerado um especialista em saúde indígena, conforme Athias (2016). O estudo ancora-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da Socioterminologia (FAULSTICH, 1995; 2006; 2010; GAUDIN, 1993) e da Terminologia Cultural (DIKI-KIDIRE, 2009). Para a organização e o tratamento do banco de dados, utilizou-se o programa computacional Flex e para a elaboração do glossário, o software Lexique Pro. O glossário contém, como resultado preliminar, 111 termos, que são apresentados em ordem alfabética, sendo 33 ilustrados. A escolha desse objeto de estudo justifica-se pela sua importância cultural e social, que se configura como uma tradição. Espera-se que essa obra terminográfica possa contribuir para o fortalecimento e a preservação dos saberes culturais e linguísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Júnior, Fernando Alves da Silva, and Aline Costa da Silva. "ENCONTRO COM UMA PAJÉ: UMA FIGURA INSULAR E DO ENTREMEIO." Nova Revista Amazônica 5, no. 3 (September 1, 2017): 159. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i3.6312.

Full text
Abstract:
“A travessei a fronteira, mãe. Não retornarei”. Assim principia o romance Naescuridão, amanhã (2013) de Rogério Pereira. Era assim que gostaríamos de iniciar esse texto, texto escrito a dois. Mas sem desenvolver esses personagens belamente destroçados na escrita de Rogério, mas com esse início que nos impulsiona a ir, com a ressalva de que não pensávamos em ficar, o retorno também era finalidade. Saímos, de fato, naquela manhãquente com a promessa de regresso...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chassin de Kergommeaux, J., B. Stein, and P. E. Bernard. "Pajé, an interactive visualization tool for tuning multi-threaded parallel applications." Parallel Computing 26, no. 10 (August 2000): 1253–74. http://dx.doi.org/10.1016/s0167-8191(00)00010-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pajé"

1

Oliveira, Luciano Diniz de. "Ypotramaé: uma compreensão junguiana da iniciação do pajé." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15140.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciano Diniz de Oliveira.pdf: 827141 bytes, checksum: 5f7f7dc7e129138be6d6b6c69f6f002f (MD5) Previous issue date: 2012-06-01
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The aim of the present work is to understand the psychological process underlying the initiation of the pajé . This aim was pursued using Analytical Psychology as a theoretical background. The pajé is a figure of central importance within Indian societies and the process of his initiation is looked upon as an important phenomenon as regards Analytical Psychology, because it constitutes a process of conscience transformation. In order to achieve a better understanding of this issue aspects of native cultures as initiation rites and shamanism were analyzed on the basis of Analytical Psychology. An interview of a Kamaiurá pajé , enriched with Analytical Psychology concepts was also utilized
Este trabalho tem como objetivo compreender o ponto de vista psicológico do processo de iniciação do pajé. Para esta compreensão foi utilizado o referencial teórico da Psicologia Analítica. O pajé é uma figura central na dinâmica das sociedades indígenas e seu processo de iniciação é considerado um fenômeno importante para a Psicologia Analítica, uma vez que demonstra um processo de transformação da consciência. Para se compreender essa temática foram discutidos alguns aspectos da Psicologia Analítica no entendimento das culturas nativas assim como nos ritos de passagem e xamanismo. Foi utilizada também uma entrevista concedida por um pajé Kamaiurá, que foi amplificada com conceitos da Psicologia Analítica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dutra, Israel Fontes. "Xamanismo Uhtãpinõponã: princípios dos rituais de pajelanças e do ser pajé Tuyuka." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. http://tede2.pucsp.br/handle/handle/3038.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T20:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Israel Fontes Dutra.pdf: 6549450 bytes, checksum: d5ff595634984395e47c395047750e82 (MD5) Previous issue date: 2010-05-28
Instituto Felowship
This dissertation focuses on shamanism Uhtãpinõponã: principles of shamanic rituals and rites of the Tuyuka shaman being. The Tuyuka people speaks a language that belongs to the oriental tukano linguistic family, and dwells in the upper rio Negro, AM, Brazil and Departamento de Vaupés, Colombia. The goal is to describe the historical-cosmological foundations of the shamanic rituals and of the shaman Tuyuka being. The group is part of a complex web of kinship that constitutes the indigenous peoples of Uaupés river, which came from the House of Emergency Ohkó Diawi, located at the low Uaupés river, in Brazil. The history of the Upper Rio Negro shows that the missionary action on indigenous communities in the decades from 1920 to 1980 led to the almost total destruction of their cultural and spiritual life. The shamans, (yaíwa and basera or kumuã), masters of traditional songs and dances (bayaroa), masters of the Jurupari rituals (mahsãkuła yaíwa), became enemies of various representatives of the Catholic Church, which tried to eradicate them, based on the thesis that the traditional festivals, the rituals of shamanism (yaiałe and kumuãłe) and the jurupari rites were evil and that if they destroyed them, the Indians would become children of God and no longer the children of devil. However, they failed to destroy the essence of cultural and spiritual life of the Tuyuka people, because in despite of this cruel story, there is a cultural and spiritual sense experienced by the Tuyuka shamans. To show this experience, we present the following research topics: the Tuyuka people and its shamanic rituals historical and cosmological principles; the Tuyuka shaman being and the means of transmission of the shamanic rituals. The research took into account the following theoretical and methodological aspects: 1. the study of Mircea Eliade on the mith issue, that points the "myths" as "True Stories" 2. The thinkings of George Balandier which highlights the dynamic character of social reality that is based on the dialectic of order and disorder
Esta dissertação enfoca o Xamanismo Uhtãpinõponã: princípios dos rituais de pajelanças e do ser pajé Tuyuka, grupo da família lingüística tukano oriental, que habita na região do alto rio Negro, AM, Brasil e no Departamento del Vaupés, Colômbia. O objetivo é descrever os fundamentos históricos-cosmológicos dos rituais de pajelanças e do ser pajé Tuyuka. O grupo faz parte de uma complexa teia de parentesco que constitui os povos indígenas do Uaupés procedentes da Casa da Emergência de Ohko Diawi, situdada no baixo Uaupés, Brasil. A história do alto rio Negro testemunha que a ação missionária nas décadas de 20-80 sobre as comunidades indígenas levou à destruição quase total da vida cultural e espiritual. Os pajés (yaíwa e basera ou kumuã), mestres de cantos e danças tradicionais (bayaroa), mestres dos rituais de Jurupari (mahsãkuła yaíwa) se tornaram inimigos de vários representantes da Igreja Católica, que tentaram extirpá-los, baseando-se na tese de que, as festas tradicionais, os rituais de pajelanças (yaiałe e kumuãłe) e os rituais de jurupari eram ritos diabólicos e que, se os destruíssem, os indígenas tornariam filhos de Deus e não mais do diabo. Contudo, não conseguiram destruir a essência da vida cultural e espiritual do povo Tuyuka, porque apesar dessa história cruel existe um sentido cultural e espiritual vivenciado por pajés Tuyuka. Para evidenciar essa vivência, apresentamos os seguintes temas da pesquisa: os Tuyuka e seu contexto histórico-cosmológico, os princípios dos rituais de pajelanças, o ser pajé Tuyuka e a forma de transmissão dos rituais de pajelanças. A pesquisa levou em conta os seguintes aspectos teóricos metodológicos: 1. o estudo de Mircea Eliade sobre os aspectos míticos que aponta os mitos como Histórias verdadeiras ; 2. as reflexões de George que destacam o caráter dinâmico da realidade social que se fundamenta na dialética da ordem e da desordem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Sammy Aquino. "Metodologia prospectiva para seleção de espécies candidatas a estudos morfológicos: caso da semente e plântula de duas espécies do gênero Jatropha L." Universidade Federal do Amazonas, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4082.

Full text
Abstract:
Submitted by Kamila Costa (kamilavasconceloscosta@gmail.com) on 2015-06-11T20:56:59Z No. of bitstreams: 1 Tese-Sammy A Pereira.pdf: 1206431 bytes, checksum: 992cb235608c3b53eecfb908ecf666a9 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-06-15T18:38:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese-Sammy A Pereira.pdf: 1206431 bytes, checksum: 992cb235608c3b53eecfb908ecf666a9 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-06-15T18:39:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese-Sammy A Pereira.pdf: 1206431 bytes, checksum: 992cb235608c3b53eecfb908ecf666a9 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-15T18:39:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese-Sammy A Pereira.pdf: 1206431 bytes, checksum: 992cb235608c3b53eecfb908ecf666a9 (MD5) Previous issue date: 2015-01-09
Não Informada
The scientific and technological forecasting is a tool that adds value to information that is scattered on the various themes of knowledge, and foster in quantity, quality and timely decision making, be it of a researcher or a businessman. With results, areas of knowledge and bottlenecks in their development are identified.Thus, it was observed that gender Jatropha L. despite the identification of its potential uses, many of its species are shown with few morphological studies on their basic units, which are invaluable in identifying the species and research development. To identify this bottleneck, the first chapter was performed a prospective study of the genus Jatropha L. focusing on biotechnology as an aggregating agent in agriculture. Data collection was performed on the basis of the Web of Science and Derwent Innovation Index. The recovered data were processed in Vantage Point program, and then analyzed. It was found that the number of scientific publications on gender exceeds the number of patent applications. Brazil has low number of publications and only one patent document. The institution that stood out with a significant number was the Indian Institute of Technology, located in India. Through the words of the authors and key codes are listed in the International Patent Classification can observe the focus of research and products are the oil transformation and improvement of the species Jatropha curcas. In the second chapter, there was a scientific and technological mapping on two species of the genus, are they, J. gossypiifolia and J. podagrica and thus understand the advances of knowledge on these species. The results showed that the number of publications on J. gossypiifolia overcomes J. podagrica. The main journals used for publication were Journal of Ethnopharmacology and Planta Medica. Countries that have excelled in volume publication on J. gossypiifolia were India, Brazil and Australia; and patent priority countries Japan and India. To J. podagrica, the countries with the highest number of publications were Nigeria, India and the United States; and as the priority countries the United States, China, Japan and Denmark. Brazil ranks 4th in rank with respect to J. podagrica. The research related to these countries, including Brazil, show results on its medicinal use, proof testing, synthesis and extraction of substances. With respect to research institutions, the Federal University of Maranhão stood out as the largest center for generating knowledge about J. gossyppifolia. The species J. podagrica own reference publications, the University of Ife and University of Ibadan (Nigeria). Brazil is coming up, the effort of the Federal University of Lavras, with three published articles. The main codes of the International Patent Classification (IPC) for Jatropha gossypiifolia are focused on preparations for medical purposes, dental or hygiene, specific therapeutic activity of chemical compounds or medicinal preparations; and specific use of cosmetics or similar preparations for personal hygiene. For Jatropha podagrica patents are for new plants or processes for obtaining them; breeding plants by tissue culture techniques; horticulture; cultivation of vegetables, flowers, rice, fruit, vines, hops or algae; forestry; irrigation. In the third chapter, the study was conducted on seed morphology, germination and seedling J.gossypiifolia and J. podagrica. It was found by analysis that the seeds have a certain distinctions may be different, and some features, such as oblong shape in J. gossypiifolia and elliptical in J. podagrica and its dimensions, length and weight. The species still show variation in the form of leaves and number of eophylls. The presence of epicotyl with tricomatosas stipules to the fullest extent to J. gossypiifolia and epicotyl glabrous with presence of stipules tricomatosas the petiole base for J. podagrica was another characteristic for distinguishing species under study.
A prospecção científica e tecnológica é uma ferramenta que agrega valor a informação que se encontra dispersa sobre os mais diferentes temas do conhecimento, permitindo fomentar em quantidade, qualidade e tempo adequado à tomada de decisão, seja ela de um pesquisador ou de um empresário. Com os resultados são identificadas áreas do conhecimento que apresentam gargalos para o seu desenvolvimento. Assim, foi observado que o gênero Jatropha L. apesar da identificação de seus potenciais usos, muitas de suas espécies mostram-se com poucos estudos morfológicos sobre suas unidades básicas, que são imprescindíveis para a identificação da espécie e desenvolvimento de pesquisas. Para identificar esse gargalo, no primeiro capítulo foi realizado o estudo prospectivo do gênero Jatropha L. com foco em biotecnologia como agente agregador na agricultura. A coleta de dados foi realizada nas bases da Web of Science e Derwent Innovation Index. Os dados recuperados foram tratados no programa Vantage Point e em seguida analisados. Foi constatado que o número de publicações científicas sobre o gênero supera o número de depósitos de patentes. O Brasil possui número baixo de publicações e apenas um documento de patente. A instituição que se destacou com um número significativo foi o Indian Institute of Technology, localizado na Índia. Através das palavras-chave dos autores e dos códigos listados na Classificação Internacional de Patentes pode-se observar o foco das pesquisas e produtos que são os processos de transformação do óleo e melhoramento da espécie Jatropha curcas. No segundo capítulo, foi realizado um mapeamento científico e tecnológico sobre duas espécies do gênero, são elas, J. gossypiifolia e J. podagrica e, assim entender os avanços do conhecimento sobre estas espécies. Os resultados mostraram que o número de publicações sobre J. gossypiifolia supera o de J. podagrica. Os principais periódicos utilizados para publicação foram Journal of Ethnopharmacology e Planta Medica. Os países que se destacaram em volume de publicação sobre J. gossypiifolia foram a Índia, Brasil e Austrália; e, os países de prioridade de patentes o Japão e a Índia. Para J. podagrica, os países de maior número de publicações foram a Nigéria, Índia e Estados Unidos; e como os países de prioridade os Estados Unidos, China, Japão e Dinamarca. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranque no que se refere a J. podagrica. As pesquisas relacionadas a estes países, inclusive o Brasil, apontam resultados sobre seu uso medicinal, testes de comprovação, síntese e extração de substâncias. No que tange a instituições de pesquisa, a Universidade Federal do Maranhão se destacou como o maior centro de geração de conhecimento sobre J. gossyppifolia. A espécie J. podagrica possui como referência em publicações, a University of Ife e University of Ibadan (Nigéria). O Brasil desponta, pelo esforço da Universidade Federal de Lavras, com três artigos publicados. Os principais códigos da Classificação Internacional de Patentes (CIP) para Jatropha gossypiifolia estão focadas nas preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas, atividade terapêutica específica de compostos químicos ou preparações medicinais; e, uso específico de cosméticos ou preparações similares para higiene pessoal. Para Jatropha podagrica as patentes são relativas a novas plantas ou processos para obtenção das mesmas; reprodução de plantas por meio de técnicas de cultura de tecidos; horticultura; cultivo de vegetais, flores, arroz, frutas, vinhas, lúpulos ou algas; silvicultura; irrigação. No terceiro capítulo, foi realizado o estudo sobre a morfologia da semente, germinação e plântula de J. gossypiifolia e J. podagrica. Foi observado pelas análises que as sementes apresentam algumas distinções e podem ser diferenciadas por algumas características, como a forma oblonga em J. gossypiifolia e elíptica em J. podagrica e pelas suas dimensões, comprimento e peso. As espécies apresentam ainda variação quanto a forma das folhas e número de eofilos. A presença de epicótilo com estípulas tricomatosas em toda a extensão para J. gossypiifolia e epicótilo glabro com presença de estípulas tricomatosas na base do pecíolo para J. podagrica foi outra característica para distinção das espécies em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silveira, Maria Luiza. "Mapulu, a mulher pajé: a experiência Kamaiurá e os rumos do feminismo indígena no Brasil." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21609.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2018-11-21T09:01:31Z No. of bitstreams: 1 Maria Luiza Silveira.pdf: 2964155 bytes, checksum: ab28cc381ee0e8eec8500af578c1184f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-21T09:01:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Luiza Silveira.pdf: 2964155 bytes, checksum: ab28cc381ee0e8eec8500af578c1184f (MD5) Previous issue date: 2018-09-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
As far as the memory of the most elderly can reach, Mapulu is the first pajé woman of the Kamaiurá society, people who live in the Xingu Indigenous Park, in Central Brazil. This study investigates a recent phenomenon in the country: indigenous women taking roles in the sacred world, mastering healing and pajelança practices, having access to the restricted universe of invisible forces and powers, traditional male domains. The major role taken by women in the select magic-religious universe, in many indigenous villages, finds in Mapulu a representation of the changes of the feminine place in the daily routine of the Alto Xingu. This thesis aims at studying the kamaiurá female inclusion in the sacred sphere, place that used to be exclusive of men. The research seeks in the indigenous female movement, originated from demands resulting from the contact with the hegemonic society, the roots that contributed to the resurgence and expansion of the number of pajé women; shows how Xingu has been absorbing the work of female shamans; reveals how dreams guide the path of development of a pajé and surveys the conditions that enabled the process of “becoming a pajé” of Mapulu Kamaiurá – showing how this experience affected herself and the community
Até onde a memória dos mais velhos alcança, Mapulu é a primeira mulher pajé na sociedade Kamaiurá, povo que habita o Parque Indígena do Xingu, no Brasil Central. O estudo aqui apresentado investiga um fenômeno recente no país: o das mulheres indígenas ocupando o espaço do mundo sagrado, dominando práticas de cura e pajelança, tendo acesso ao restrito universo de forças e poderes invisíveis, tradicional domínio masculino. O protagonismo assumido pelas mulheres no seleto universo mágico-religioso, em diversas aldeias do Brasil, encontra em Mapulu o retrato das transformações do lugar feminino no cotidiano do Alto Xingu. A proposta desta tese é a de estudar a inserção feminina kamaiurá no campo do sagrado, lugar antes exclusivo dos homens da comunidade. A pesquisa busca no movimento feminino indígena, nascido das demandas resultantes do contato com a sociedade hegemônica, as raízes que ajudaram no ressurgimento e expansão do número de mulheres pajés; mostra como o Xingu vem absorvendo o trabalho das xamãs; revela como os sonhos orientam o caminho de formação de um pajé, e realiza o levantamento das condições que propiciaram o processo do “tornar-se pajé” de Mapulu Kamaiurá – demonstrando como essa experiência afeta a si mesma e à comunidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

COSTA, Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da. "Wanintesu : um construtor do mundo Nambiquara." Universidade Federal de Pernambuco, 2008. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7066.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:28:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo3301_1.pdf: 8710691 bytes, checksum: 749e4e0b325ac62a2e84f77e350a2b22 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2008
Este estudo apresenta uma história recente dos Halotesu, Sawentesu, Wakalitesu, Kithãulhu, Niyahlosu, Siwaihsu e Hinkatesu, grupos pertencentes ao povo indígena Nambiquara, localizados na Terra Indígena Nambikwara, na Chapada dos Parecis-MT, parte integrante da Amazônia Legal. S eu território geográfico, configurado em 1973 pela BR-364, rios Juína-Juruena e Doze de Outubro-Camararé, é caracterizado por linhas demarcatórias em movimento que se deslocam por interesses temporários tanto dos índios quanto dos agentes de contato. Os agentes de contato que chegaram às terras Nambiquara e em seus limítrofes são aqui analisados como indivíduos que tomam parte das teias de relações que se estabelecem entre eles e como elementos que interagem com os índios e exercem influência na sua ordem sociocultural. O contato, portanto, não é percebido como resultado desintegrador da sociedade Nambiquara, mas como fatores que se entrecruzaram à sua história. Os índios são conduzidos à interdependência e, por conseguinte, aos constantes desajustamentos que buscam uma condição de relativo equilíbrio, estabelecendo uma convivência. Nessa dimensão, o discurso do pajé, wanintesu, atribui significados às práticas culturais que dão sentido, elabora e organiza a existência de seu grupo. Este discurso, entendido como um complexo arranjo de práticas e símbolos, apresenta partes constitutivas da visão de mundo dos índios. Nesta abordagem, a base documental principal são as fontes orais advindas das entrevistas realizadas com os índios habitantes da Terra Indígena Nambikwara
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Natalino, Rogelio Oliveira Soares. "O poço Bento de Magé: o sagrado nos limites metropolitanos do Rio de Janeiro." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3711.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosa Assis (rosa_assis@yahoo.com.br) on 2018-10-04T11:50:05Z No. of bitstreams: 1 Natalino Rogelio Oliveira Soares.pdf: 4759807 bytes, checksum: 49c395be1273a2a1d0185ea23080d604 (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2018-10-31T14:52:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Natalino Rogelio Oliveira Soares.pdf: 4759807 bytes, checksum: 49c395be1273a2a1d0185ea23080d604 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-31T14:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Natalino Rogelio Oliveira Soares.pdf: 4759807 bytes, checksum: 49c395be1273a2a1d0185ea23080d604 (MD5) Previous issue date: 2018-08-16
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Fundo Mackenzie de Pesquisa
In order to describe the sacred space of Saint José de Anchieta’s Sacred Well in the Magé-RJ, we revisited the history of Rio de Janeiro’s fundation and characters related to the Sacred Well, presenting the main myths of the Sacred Well, the importance of the Sacred Well in the process of Saint José de Anchieta’s canonization, theoretical concepts about water in classic authors of the History of Religions and analyzed the importance of water as a sacred element. In order to achieve this, we used bibliographical and documentary research, analyzing the myths from the perspective of structural anthropology without neglecting the ethnological concepts of Egon Schaden in relation to mythical heroes. As a result, it was concluded that the Sacred Well, that is a landmark of Magé’s foundation, was very important in the process of canonization of Saint José of Anchieta and that the saint and well are intrinsically related to the healing and blessing relationships of the faithful
Visando descrever o espaço sagrado do Poço Bento de São José de Anchieta no município de Magé-RJ, revisitamos a história da formação do Rio de Janeiro e personagens ligados ao Poço Bento, apresentamos os principais mitos do Poço Bento, demonstramos a importância do Poço Bento no Processo de canonização de São José de Anchieta, conceitos teóricos sobre as águas em autores clássicos da História das Religiões e analisamos a importância da água como elemento sagrado. Para a consecução desta pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, análise dos mitos pela perspectiva da antropologia estrutural sem se descuidar dos conceitos etnológicos de Egon Schaden em relação aos heróis míticos. Como resultado se concluiu que O Poço Bento, que é marco da fundação da Cidade de Magé, foi muito importante no processo de canonização de São José de Anchieta e que Santo e Poço estão intrinsicamente ligados nas relações de curas e bênçãos aos fiéis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ramos, Antonio Martins. "Padres e pajés: o xamanismo tupinambá no encontro religioso colonial." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12897.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T19:31:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio Martins Ramos.pdf: 79760537 bytes, checksum: 072e64852f8492d854fe998965b071a9 (MD5) Previous issue date: 2015-09-18
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This work consists of research on the cultural-religious meeting held between Shamanism and Catholicism, focusing on Brazil, between the sixteenth and seventeenth centuries, involving more directly European missionaries, especially the Jesuits, and Tupinambás shamans, known as pajés. This meeting resulted in a rivalry that, for large similarities in the relations of alterity, was inserted in a broader field, between different indigenous groups in South America, as the Guarani, and other Europeans of different nationalities, religious orders and lay people such as travelers and chroniclers, reaching up to the following centuries. By reading the European written sources, we can find descriptive elements of the Tupi-Guarani shamanism and also of the point of view of European alterity, through many commonalities among the various accounts. From the European point of view, we identify the condemnation of pajés and their association with witchcraft, that although discrediting their practices, they have served to them for their catechetical actions. About tupinambá shamanism, reports realize various practices such as medicinal cures, rituals, speeches and gestural actions, and spiritual intermediary through sacred symbols, such as the maraca, so it is possible to draw a profile of this shamanism. For the methodology of reading these sources, we start from the assumption that it is possible to withdraw relevant information, if not the voice of the Indians, at least the European alterity and processes and facts of meeting and dispute. This is not only to deepen the history of catechesis and of shamanism, but also the elements that constituted the cultural exchange and its consequences
Este trabalho consiste na pesquisa sobre o encontro cultural-religioso ocorrido entre xamanismo e catolicismo, com foco no Brasil, entre os séculos XVI e XVII, envolvendo mais diretamente missionários europeus, especialmente os jesuítas, e os xamãs tupinambás, conhecidos como pajés. Este encontro resultou numa rivalidade que, por grandes semelhanças nas relações de alteridade, esteve inserida num campo mais amplo, entre diversos grupos indígenas da América do Sul, como os guaranis, e outros europeus de diversas nacionalidades, ordens religiosas, e também leigos, como viajantes e cronistas, alcançando até os séculos seguintes. Através da leitura das fontes escritas europeias, podemos encontrar elementos descritivos do xamanismo tupi-guarani e também do ponto de vista da alteridade europeia, através de muitos pontos em comum entre os mais diversos relatos. Do ponto de vista europeu, identificamos a condenação dos pajés e sua associação com a feitiçaria, que embora desacreditando suas práticas, serviram-se delas para suas ações de catequese. Sobre o xamanismo tupinambá, os relatos dão conta de práticas diversas tais como, curas medicinais, rituais, ações dircursivas e gestual, e intermediação espiritual através de simbologias sagradas, como a do maracá, de modo que é possível traçar um perfil deste xamanismo . Para a metodologia de leitura destas fontes, partimos da hipótese que é possível se retirar informações relevantes, quando não da voz dos índios, ao menos da alteridade europeia e dos processos e fatos do encontro e da disputa. Trata-se não apenas de se aprofundar a história da catequese e do xamanismo, mas também dos elementos que constituíram as trocas culturais e as suas consequências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BARBOSA, Maurel Ferreira. "O pagé: o naturalismo inacabado de Marques de Carvalho (1884-1887)." Universidade Federal do Pará, 2011. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4592.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2014-01-06T19:02:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_PageNaturalismoInacabado.pdf: 1048494 bytes, checksum: d363528a670169f824eafdb83b69d78c (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2014-01-14T12:32:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_PageNaturalismoInacabado.pdf: 1048494 bytes, checksum: d363528a670169f824eafdb83b69d78c (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-14T12:32:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_PageNaturalismoInacabado.pdf: 1048494 bytes, checksum: d363528a670169f824eafdb83b69d78c (MD5) Previous issue date: 2011
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Analisaremos nesta pesquisa as linhas do naturalismo proposto por Marques de Carvalho no romance O Pagé, que veio à público como folhetim pelo periódico A República em janeiro de 1887, tendo por subtítulo a expressão “romance naturalista.” Que naturalismo era esse? Quem era Marques de Carvalho antes da publicação de seu mais conhecido romance Hortência? Com esses questionamentos, seguiremos a trilha do intelectual por trás dos periódicos onde atuou como redator, assim como, os debates e conflitos em que se envolveu. Adentraremos o campo literário paraense do final do Oitocentos, para, a partir das disputas em seu interior, enxergarmos as forças de legitimação de um modo de pensar. Nesse caso, a visão de mundo de Marques de Carvalho.
Analyzed in this study of naturalism lines proposed by Marques de Carvalho in the novel Pagé, who came to the public as serialized in the journal The Republic in January 1887, subtitled with the word "naturalistic novel." That naturalism was that? Marques de Carvalho who was before the publication of his best known novel Hortência? With this questions, we follow the trail of the intellectual behind the journals where he served as editor, as well as the debates and conflicts that involved. We entered the literary field the end of the nineteenth century in Pará, for, from the disputes inside, we see the forces of legitimation of a way of thinking. In this case, the worldview of Marques de Carvalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Van, Iseghem Jeannette. "Approximants de Padé vectoriels." Lille 1, 1987. http://www.theses.fr/1987LIL10023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brookes, Richard G. "The quadratic Hermite-Padé approximation." Thesis, University of Canterbury. Mathematics, 1989. http://hdl.handle.net/10092/8886.

Full text
Abstract:
This thesis is concerned with the existence, behaviour and performance of the quadratic Hermite-Padé approximation. It starts with the definition of the general Hermite-Padé approximation. Some of the problems which arise, particularly those of finding Hermite-Padé forms and the existence of approximations are discussed. Chapter 3 solves the existence problem in the quadratic case whilst Chapter 2 presents a recurrence algorithm for finding quadratic forms which can easily be extended to general Hermite-Padé forms. Chapters 4 and 5 compare the performance of the quadratic, Padé and Taylor approximations using particular examples over a variety of regions. Many graphs and contour maps of the various approximations and error functions are given. The quadratic approximation is shown to be superior in these cases. Finally, in Chapter 6, a theorem concerning sequences of quadratic approximations is presented and the structure of the quadratic table is explored.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Pajé"

1

Bôas, Cláudio Villas. Kanassa--o grande pajé. Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Kuarup, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brasil, Altino Berthier. O pajé da da beira da estrada. Porto Alegre, Brasil: Escola Superior de Teologia e Espriitualidade Franciscana, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guimarães, Bernardo. Elixir do pajé: Poemas de humor, sátira e escatologia. São Paulo: Hedra, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rios, Audifax. Padre Cícero pajé e cacique: A sinuosa trajetória de Cícero Romão Batista, o guia temporal e espiritual do povo do cariri. Fortaleza: Ediçoes Livro Técnico, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Debout-payé. Paris: Le Nouvel Attila, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paja Jovanović. Beograd: Muzej grada Beograd, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cvjetićanin, Tatjana. Paja Jovanović. Beograd: Narodni muzej u Beogradu, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Trelles, Jose Alonso y. Paja brava. Montevideo: Ediciones del Nuevo Mundo, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jovanović, Paja. Pavle Paja Jovanović: Pavle Paja Jovanović (1859-1957). Beograd: "Radionica duše", 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Laloo, Donbok T. Ki paju lyngkot. Shillong: S.S. Kharsamai, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Pajé"

1

de Kergommeaux, Jacques Chassin, and Benhur de Oliveira Stein. "Pajé: An Extensible Environment for Visualizing Multi-threaded Programs Executions." In Euro-Par 2000 Parallel Processing, 133–40. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2000. http://dx.doi.org/10.1007/3-540-44520-x_17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Madsen, W. "Paré, David." In Encyclopedia of Couple and Family Therapy, 1–2. Cham: Springer International Publishing, 2018. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-15877-8_1009-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Iserles, A., and S. P. Nørsett. "Padé approximants." In Order Stars, 177–92. Boston, MA: Springer US, 1991. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4899-3071-2_8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chiprout, Eli, and Michel S. Nakhla. "Padé Approximations." In Asymptotic Waveform Evaluation, 67–84. Boston, MA: Springer US, 1994. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4615-3116-6_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guidi, Simone. "Paré, Ambroise." In Encyclopedia of Renaissance Philosophy, 1–3. Cham: Springer International Publishing, 2014. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-02848-4_217-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lorentz, George G., Yuly Makovoz, and Manfred V. Golitschek. "Padé Approximation." In Grundlehren der mathematischen Wissenschaften, 277–97. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1996. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-60932-9_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brezinski, Claude. "Padé Approximations." In Computational Aspects of Linear Control, 87–134. Boston, MA: Springer US, 2002. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4613-0261-2_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Madsen, W. "Paré, David." In Encyclopedia of Couple and Family Therapy, 2123–24. Cham: Springer International Publishing, 2019. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-49425-8_1009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nagao, Hidehtio, and Yasuhiko Yamada. "Padé Interpolation." In SpringerBriefs in Mathematical Physics, 49–59. Singapore: Springer Singapore, 2021. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-16-2998-3_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Draux, André. "Two-point Padé-type and Padé Approximants." In Lecture Notes in Mathematics, 51–62. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1987. http://dx.doi.org/10.1007/bfb0072454.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Pajé"

1

Chengde, Zheng, and Zhang Huaguang. "Multivariate Perturbed Padé Approximation." In 2007 Chinese Control Conference. IEEE, 2006. http://dx.doi.org/10.1109/chicc.2006.4346921.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Huang, Lianjie, and Michael C. Fehler. "Split‐step Padé migration." In SEG Technical Program Expanded Abstracts 2001. Society of Exploration Geophysicists, 2001. http://dx.doi.org/10.1190/1.1816259.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosenkilde né Nielsen, Johan, and Arne Storjohann. "Algorithms for Simultaneous Padé Approximations." In ISSAC '16: International Symposium on Symbolic and Algebraic Computation. New York, NY, USA: ACM, 2016. http://dx.doi.org/10.1145/2930889.2930933.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wu, Bo, and Youhua Qian. "Padé Approximation Based on Orthogonal Polynomial." In 2016 International Conference on Modeling, Simulation and Optimization Technologies and Applications (MSOTA2016). Paris, France: Atlantis Press, 2016. http://dx.doi.org/10.2991/msota-16.2016.54.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kovacheva, Ralitza K. "Exactly maximally convergent multipoint Padé approximants." In APPLICATIONS OF MATHEMATICS IN ENGINEERING AND ECONOMICS (AMEE’16): Proceedings of the 42nd International Conference on Applications of Mathematics in Engineering and Economics. Author(s), 2016. http://dx.doi.org/10.1063/1.4968488.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Yang, Jian, and Li-Yun Fu*. "Thermoelasticity constants based on Padé approximation." In 2nd SEG Rock Physics Workshop: Challenges in Deep and Unconventional Oil/Gas Exploration, 25–27 October 2019, Qingdao, China. Society of Exploration Geophysicists, 2020. http://dx.doi.org/10.1190/rpwk2019-017.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Akal, Cevdet, and Alexey Lukashov. "Mean value multipoint multivariate Padé approximations." In INTERNATIONAL CONFERENCE ON ANALYSIS AND APPLIED MATHEMATICS (ICAAM 2014). AIP Publishing LLC, 2014. http://dx.doi.org/10.1063/1.4893827.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Huang, Lianjie, and Michael C. Fehler. "Split‐step Fourier Padé migration method." In SEG Technical Program Expanded Abstracts 2002. Society of Exploration Geophysicists, 2002. http://dx.doi.org/10.1190/1.1816851.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Beckermann, Bernhard, and George Labahn. "Fraction-free computation of simultaneous padé approximants." In the 2009 international symposium. New York, New York, USA: ACM Press, 2009. http://dx.doi.org/10.1145/1576702.1576708.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Yevick, David, Moses Glasner, and Björn Hermansson. "Finite Difference Generalized Padé Approximant Propagation Methods." In Integrated Photonics Research. Washington, D.C.: OSA, 1992. http://dx.doi.org/10.1364/ipr.1992.pd12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography