Academic literature on the topic 'Paradigmas de la urbanística'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Paradigmas de la urbanística.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Paradigmas de la urbanística"

1

Correia, Fernando Alves. "Os caminhos de um novo paradigma do planeamento urbanístico em Portugal." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 115 (December 30, 2020): 379–434. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v115p379-434.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende sublinhar a fundamentalidade do planeamento urbanístico no moderno direito do urbanismo. Todavia, para que o planeamento e o plano continuem a desempenhar essa função essencial, devem os mesmos interiorizar novas preocupações e novas exigências. Podemos falar, à luz da nova legislação e dos mais recentes contributos doutrinários, de um “novo paradigma do planeamento urbanístico português”. Como manifestações mais relevantes, podem citar-se, para além do planeamento urbanístico coordenado e multinível, o planeamento impulsionador do desenvolvimento urbano sustentável, o planeamento urbanístico socialmente sustentável, o planeamento de contenção urbanística, o planeamento urbanístico que toma em consideração a mobilidade urbana, o planeamento urbanístico aberto à participação dos cidadãos, à concertação e à contratualização, o planeamento urbanístico estimulador da reabilitação urbana, o planeamento urbanístico fomentador da segurança urbana, o planeamento urbanístico incentivador da proteção e valorização do património cultural e o planeamento urbanístico promotor da observância do princípio constitucional da igualdade. O artigo encerra com a interrogação sobre os impactos da pandemia da doença da COVID-19 no direito do urbanismo do futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Calderón Calderón, Basilio, and José Luis García Cuesta. "La estructura de las ciudades españolas: un complejo entramado de relaciones entre permanencias y cambios, formas y usos." Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, no. 77 (June 13, 2018): 283–314. http://dx.doi.org/10.21138/bage.2542.

Full text
Abstract:
La rápida sucesión de paradigmas urbanísticos en las últimas décadas, ha contribuido a transformar la tradicional percepción de la estructura de la ciudad, de forma que es probable que no exista ya un formato único, que permita vertebrar las muchas piezas que animan la construcción dinámica del espacio urbano. En el presente artículo se presenta un esquema con el que poder interpretar el modelo de ciudad construido y remodelado tras dos décadas de práctica urbanística y acelerado crecimiento urbano (1996–2016). Se parte de la hipótesis de que una mayor densidad de episodios –boom y crisis– y elementos –vivienda, infraestructuras y equipamientos– vinculados a la nueva ciudad, hace necesaria una redefinición de los grandes rasgos de la estructura de una ciudad, en la que lo relevante no son ya los componentes, sino el modo de estar relacionadas las distintas partes del conjunto urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Anelli, Renato Luiz Sobral. "Uma nova cidade para as águas urbanas." Estudos Avançados 29, no. 84 (August 2015): 69–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142015000200005.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os paradigmas que podem ser revistos para que no futuro não se repita a grave crise de abastecimento de água nas grandes regiões metropolitanas da macrometrópole paulista. Inicia por um breve histórico do desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de São Paulo e sua relação com os recursos hídricos, destacando os planos e projetos que servem de exemplos para uma nova concepção urbanística para as águas urbanas. Destaca as oportunidades abertas pela revisão do aparato de ordenação urbana de São Paulo, iniciada pelo novo Plano Diretor Estratégico, no qual estão propostos instrumentos de planejamento e gestão capazes de amparar uma nova forma de cidade para as águas urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rechia, Simone. "Espaço e planejamento urbano na sociedade contemporânea: políticas públicas e a busca por uma marca identitária na cidade de Curitiba." Movimento (ESEFID/UFRGS) 11, no. 3 (December 27, 2007): 49–65. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2882.

Full text
Abstract:
Diante das transformações espaciais e sociais ocorridas nas últimas décadas nas grandes metrópoles, tornam-se oportunas as discussões relativas ao planejamento urbano quando se pretende analisar o “sentido da forma” de alguns espaços das cidades. Esse é o ponto de partida para este artigo, pois o processo de formação do espaço urbano de Curitiba é percebido, inicialmente, como uma mudança morfológica, que tem como pano de fundo alguns paradigmas do processo de modernização das cidades, entre eles a busca por marcas identitárias. Pretendo, nesta breve análise, apontar algumas características das formas de produção de espaços pelas quais a prática urbanística e arquitetônica tem passado, dando uma ênfase especial às tendências contemporâneas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Morsch, Maiara Roberta Santos, Juan José Mascaró, and Adalberto Pandolfo. "Sustentabilidade urbana: recuperação dos rios como um dos princípios da infraestrutura verde." Ambiente Construído 17, no. 4 (December 2017): 305–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000400199.

Full text
Abstract:
Resumo Esta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito da relação dos rios urbanos com as cidades com análise da situação atual desse recurso que historicamente foi elemento estruturador de muitas cidades brasileiras e atualmente se encontra em situação de abandono na maioria dos casos. Objetivando apresentar uma proposta de alternativas para a requalificação urbanística de um rio urbano através da implantação da infraestrutura verde, o artigo desenvolve um estudo de caso que tem como tema o Rio Passo Fundo na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. O procedimento metodológico foi estruturado em três etapas, em que primeiramente realizou-se a coleta de dados em gabinete e a escolha de um trecho do rio para aprofundamento do estudo. Na segunda etapa realizou-se a coleta dos dados físicos com identificação da situação atual do rio e seu entorno. Na terceira definiram-se diretrizes de requalificação do rio urbano. Ao final aplicaram-se as diretrizes no caso a fim de verificar a sua viabilidade, concluindo-se que as estratégias vão de encontro com o novo paradigma urbanístico. Com base na pesquisa desenvolvida indica-se que essas diretrizes serão válidas para casos semelhantes de requalificação urbanística de um rio urbano, o que possibilita a retomada dos rios de volta ao convívio social e equilíbrio ecológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Saus, María Alejandra. "PLANES URBANOS Y DISPUTAS LOCALES ALREDEDOR DE LOS PREDIOS FERROVIARIOS: LA HISTORIA DE BAHÍA BLANCA, ENTRE GRANDES ANHELOS Y MODESTAS ACTUACIONES." Cuaderno Urbano 27, no. 27 (February 4, 2020): 167. http://dx.doi.org/10.30972/crn.27274123.

Full text
Abstract:
<p>Durante el siglo XX Bahía Blanca fue un caso peculiar en la reestructuración ferroviaria argentina. Si bien la ciudad había sido un importante núcleo ferroportuario, la racionalización de infraestructuras —a cargo del Ministerio de Transporte e iniciada en 1948— estuvo concentrada en otras ciudades del país. Por ello, en la historia urbana y urbanística de Bahía Blanca la sensación de un desarrollo incompleto contrasta con grandes aspiraciones inalcanzadas. El objetivo del artículo es comparar imaginarios y realidades en torno a los predios ferroviarios desafectados, analizando documentos de la prensa y de los planes urbanos. Dicha tarea ha sido concebida en referencia a la historia del urbanismo en la Argentina y a sus paradigmas disciplinares.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Del Rio, Vicente. "Revitalização de Centros Urbanos o Novo Paradigma de Desenvolvimento e seu Modelo Urbanístico." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, no. 4 (December 19, 1993): 53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i4p53-64.

Full text
Abstract:
São discutidos os modelos urbanísticos e as imagens ideais gerados pelos quatro principais paradigmas de desenvolvimento perseguidos desde o final do século passado. Seus rebatimentos nas areas centrais são a nossa preocupa­ ção principal e contesta-se sua aplicabilidade direta enquanto baseados em modelos idealizados e/ou contextos não-específicos. O paradigma da revitalização mostra-se viável por sua flexibilidade e pluralidade; destacam-se alguns de seus aspectos positivos, mas aponta-se o perigo na importação de modelos e imagens
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, Brasilmar Ferreira. "CIDADE VIVIDA E CIDADE PLANEJADA: ENCONTRO DA TEORIA COM A PESQUISA." Revista TOMO, no. 16 (October 11, 2010): 57–78. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i16.519.

Full text
Abstract:
O tema tratado no presente artigo é um desafio intelectual que se adéqua às minhas preocupações de pesquisa nesses últimos anos em que estive envolvido com o estudo da lógica urbana de Brasília e do Distrito Federal. Brasília, um verdadeiro laboratório urbano, coloca a relação entre a “cidade ideal” e a “cidade real” como pano de fundo e obriga o pesquisador a procurar entender as bases paradigmáticas do planejamento urbano e do urbanismo que levam a determinadas concepções de espaço urbano. A discussão que aqui se apresenta procura recuperar um debate que ocorre no campo urbanístico desde o século XIX, expõe seus impactos dentro da prática do planejamento urbano no Brasil e procura elaborar sinteticamente reflexões sobre os efeitos que essa prática produz em sociedades desiguais como a nossa. Na essência tentamos nos inserir num debate discursivo sobre as influências de paradigmas urbanísticos numa sociedade heterogênea e desigual como a nossa, procurando mostrar a dificuldade que é adaptar paradigmas racionais de planejamento na explicação de nosso processo de urbanização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Calderón Calderón, Basilio. "Utopía vs. mercado en la construcción de la ciudad finisecular: localismos, sostenibilidad y otros paradignas "post"." Polígonos. Revista de Geografía, no. 10 (December 14, 2000): 37. http://dx.doi.org/10.18002/pol.v0i10.556.

Full text
Abstract:
Al igual que un siglo antes, también al finalizar el siglo XX la ciudad es la suma de un sinfín de problemas y contradicciones. La solución a los mismos ha perdido el carácter idealista y utópico que tuvo en el pasado, para entregarse a alternativas socialmente excluyentes, apoyadas en los nuevos paradigmas, políticamente correctos, con los que se quiere justificar la política urbanística y terminar todo un siglo de explotación urbana. Ante esta situación es preciso buscar respuestas consecuentes, es decir, duraderas y universales, a fenómenos que sí lo son y que sólo pueden valorarse adoptando una posición radical ante los mecanismos generadores de la explotación: un planeamiento tecnocrático y cómplice, ante unos instrumentos de gobierno y control social que nunca han abordado las raíces de la desigualdad y en particular los fundamentos de la propiedad del suelo y ante el maquillaje de la sostenibilidad, del urbanismo y de la arquitectura finiseculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MELLADO RUIZ, LORENZO. "REFLEXIONES CRÍTICAS SOBRE LAS ACTUACIONES AUTONÓMICAS DE INTERÉS PÚBLICO CON FINES TURÍSTICOS O TURÍSTICO-RESIDENCIALES." REVISTA INTERNACIONAL DE DERECHO DEL TURISMO. RIDETUR 2 (June 29, 2018): 55. http://dx.doi.org/10.21071/ridetur.v2i0.11016.

Full text
Abstract:
Los proyectos y actuaciones de interés regional son, en la actualidad, un instrumento territorial sometido a discusión y cuestionamiento. Entre otros fines, pueden legitimar la ordenación singularizada y la ejecución directa de actuaciones turísticas, en algunos casos con edificaciones residenciales aparejadas. El objetivo del presente trabajo es analizar críticamente estos instrumentos, desde el propio cuestionamiento de la suficiencia de la declaración de “interés general” para llevar a cabo estas actuaciones con posible merma de la autonomía local. Se sigue así una metodología crítica de análisis. Se parte de un estudio general de sus características para acabar analizando la regulación específica en la Comunidad Autónoma de Andalucía. La conjunción entre los nuevos paradigmas del turismo y la ordenación territorial y urbanística sostenible conducen a seguir cuestionando estas actuaciones, desde su necesaria racionalización y su reconducción hacia modelos de ocupación del espacio coherentes, estratégicos y ambientalmente sostenibles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Paradigmas de la urbanística"

1

Vicentini, Andreatta Verena. "Ciudades cuadradas, paraisos circulares: planes de ordenación y orígenes de la urbanística en Rio de Janeiro: importación y transformación de paradigmas." Doctoral thesis, Universitat Politècnica de Catalunya, 2007. http://hdl.handle.net/10803/6966.

Full text
Abstract:
El tema central de la tesis es la relación entre las transformaciones urbanísticas identificadas en los planes urbanísticos de la ciudad de Río de Janeiro y los referentes europeos, de donde han provenido sus ideas más paradigmáticas. Porque la historia de Río de Janeiro, desde la asunción de la capitalidad de un país independiente, ha tenido las mismas etapas de transformación de su modelo económico y social que aquellas ciudades que le sirvieron de espejo, y por eso ha recurrido (a veces con cierto retraso temporal) a los mismos modelos y a las misma soluciones.
Es objeto de la tesis indagar en como esos modelos se han magnificado, tanto en la importancia de sus ideas, en las que se ha querido encontrar una capacidad de transformación de la sociedad que quizás no era tan potente, como en la magnitud de sus intervenciones espaciales, muchas veces enormes frente a cualquier realización paralela europea, lo que las convierte en si mismas en el mejor laboratorio crítico de aquellos modelos. Y junto a la magnificación con que se ha difundido la ideología urbanística y, más a menudo, la de las realizaciones espaciales, también se ha querido buscar esos elementos de "carioquización", de adaptación de las ideas, que a veces han sido tan potentes que han convertido al urbanismo y la arquitectura brasileña en un referente mundial, mostrando un proceso de "ida y vuelta" propio de la construcción del ideario urbanístico.
La tesis estudia los diez planes urbanos y las realizaciones urbanísticas más importantes de la ciudad, en la certeza de que las ciudades se construyen por acumulación, y de que Río tiene una historia potente y ejemplar. En la primera parte de la tesis estos diez Planes Urbanos son analizados en sus aspectos teóricos, ideológicos e instrumentales, buscando coincidencias o diferencias con las coetáneas corrientes de pensamiento urbanístico de matriz europea o norteamericana.
Para ello se han tenido que localizar las fuentes de investigación, los documentos originales de cada plan. El hecho de haber podido comparar sobre la misma base documentos tan variados, ha permitido identificar el grado de influencia que han tenido en la construcción de la ciudad actual; y, además, permite afirmar sin ambages, como conclusión de la tesis, que son esos planes seleccionados y no otros los que reflejan con precisión el desarrollo de la urbanística en Río de Janeiro, sus arranques, el grado de madurez de las propuestas comparadas a los problemas de cada época y el nivel de consolidación de las técnicas de ordenación y construcción de la ciudad en cada época.
El hecho de profundizar en detalle en los tres planes del siglo XIX, en los que se formó la urbanística brasileña, responde a un criterio de trabajo, por cuanto son los más desconocidos, aquellos donde resulta más novedoso encontrar correspondencias con el pensamiento urbanístico occidental de la época, encontrando en ellos la respuesta a las hipótesis planteadas y marcando un método que es de aplicación a los planes del siglo XX, lógicamente más próximos a sus homólogos occidentales dado el nivel de desarrollo alcanzado por la ciudad y sus muchas y constantes complicidades con técnicos y técnicas de otros países.
La principal aportación de la presente tesis consiste en ofrecer un abanico de Planes Urbanos redibujados e interpretados sobre una misma base (la actual base catastral digital de la ciudad) y la identificación de correspondencias con una determinada corriente de pensamiento urbanístico, lo que ha ayudado a constatar y matizar las hipótesis planteadas.
The central theme of this thesis is the relationship between the urbanistic transformations identified in the urban plans of the City of Rio de Janeiro and Europeans references, from where the most paradimatic ideas have come. Because Rio de Janeiro's history, since it became the capital of an independent country, has had the same economic and social models of transformation phases as those cities that have reflected its image, and for that reason it has to recur (sometimes with temporary delay) to the same models and solutions.
The object of the thesis is to inquire how these models have been magnified, such in the importance of its ideas, which wished to find in society the capacity of transformation that probably wasn't so powerful, as to the magnitud of its spatial interventions, frequently enormous facing to any other european parallel realization, which converts themselves on the best critical laboratory of that models. And besides the magnification it had been disseminated the urbanistic ideology and, frequently, the spatial realizations, it was also wished to follow these elements of adaptation of ideas, of "carioquization", that sometimes were so powerful that converted brazilian arquitecture and urbanisme a world reference, showing a process of "go and return" proper of the urbanistic ideation construction.
The thesis studies ten urban plans and the most important urbanistic works in the city, believing that cities are constructed by accumulation, and that Rio has an examplary and powerful history. In the first part of this thesis both aspects of the ten urban plans are analysed theoretical, ideological and instrumental, trying to find coincidencies or differencies amongst the parallel chains of urbanistic thoughts based on European or North American matrices.
For that purpose the primary bases of this research has to be found out - the original documents of each plan. The fact that it was posible to make a comparison under the same base for a variety of documents, made it also possible to identify the degree of influence that these plans have had on the construction of the actual city, and moreover, allows us to declare positively, as a conclusion of this thesis, that the selected plans, not other ones, are the ones that reflect precisely the urbanistic development of Rio de Janeiro, its beginnings, the degree of maturity of the compared proposals of problems in each period and also the level of city thecnical ordenation and construction of each period.
The second part deepen in every detail of each one of the three urban plans of the nineteenth century, in which Brazilian urbanism were graduated, respond to an intentional research work criteria, the ones that are mostly unknown, the ones that one could find new correspondence with the occidental urbanism thoughts of each period, trying to find in them the answers to the suggested hypothesis and creating a method that certainly could be applied to the other twenty urban plans, obviously much nearer to their occidental homologue plans as far as the degrees of development arrived by the city and its multiple and constant relationship between technicians and techniques from other countries.
The most important result of the present doctoral thesis consists in offering a fan of redrawn and reinterpretated Urban Plans plotted over an only base (the present digital catastral cartographic base of Rio de Janeiro) and its identification of correspondance with determinated occidental urbanism thought, which has helped to qualify the proposed hypothesis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Drago, Branca Luísa Currito Castro Perestrello. "A 2ª geração de planos diretores municipais: continuidade ou mudança de paradigma de ordenamento do território? Vila Real de Santo António como caso de estudo." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/11937.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Gestão do Território na Área de Especialização de Planeamento e Ordenamento do Território
Na sequência da adesão à União Europeia, e por força dos fundos comunitários, Portugal registou desde os anos 80 uma dinâmica de crescimento com acentuadas repercussões territoriais. Todavia, a crise económico-financeira que afeta o País desde 2008, e que se agravou depois de 2011, alterou as dinâmicas. A instabilidade atual transmite grandes incertezas quanto ao futuro. O planeamento até agora adoptado não parece ter capacidade para responder a um contexto recessivo e incerto. Assim impõe-se uma reflexão crítica sobre o que foi alcançado e os problemas que é necessário superar e quais os objetivos que é desejável alcançar no futuro. Face ao contexto descrito a presente dissertação tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre a 1ª geração de PDM e discutir os valores acrescentados que poderá trazer a 2ª geração de PDM, tendo como caso de estudo o município de Vila Real de Santo António. As questões que servem de fio condutor à pesquisa são: que modelo de ordenamento deve o município perseguir? Que alterações a introduzir nas formas de planeamento? Qual o sentido da mudança face aos grandes desafios do mundo contemporâneo e ao contexto estrutural recessivo que afeta o País?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mundim, Gabriel Abdallah. "A concessão urbanística." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-12122014-080221/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objeto a figura da concessão urbanística. Instituída pelo Município de São Paulo em seu Plano Diretor Estratégico (Lei nº 13.430/2002) e, posteriormente, disciplinada pela Lei nº 14.917/2009, a concessão urbanística tem como objetivo viabilizar a realização de projetos de requalificação urbana sem o dispêndio de recursos públicos. Para que se cumpra satisfatoriamente com tal objetivo, que ganha cada vez mais importância no contexto das grandes cidades, é imperativo que tal instituto seja plenamente compreendido em seus diversos aspectos. Com esse propósito, este estudo analisa o surgimento e a evolução da concessão urbanística, bem como a função que tal instituto pretende exercer no âmbito do Direito Urbanístico. Ato contínuo, investiga-se a natureza e o regime jurídico do novo instituto, utilizando-se para tanto de uma análise do tema das concessões na legislação e na doutrina.
The object of this thesis is the institute of urbanistic concession. Instituted by the Municipality of São Paulo in its Strategic Urban Plan - Plano Diretor Estratégico (Law no. 13,430/2002) and, later on, disciplined by Law no. 14,917/2009, urbanistic concession has the purpose of enabling urban requalification projects without the outlay of public funds. For the successful attainment of this goal, which has become increasingly important in the context of large cities, it is paramount that the institute be fully understood in all its aspects. In this sense, this study analyzes the genesis and evolution of urbanistic concession, as well as the role that the institute will play in the area of Urban Law. Subsequently, it will investigate the nature and legal regime of this new institute, through an analysis of concessions in both legislation and legal doctrine.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bação, Laura de Matos. "Paradigmas lúdicos." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/20367.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
Paradigmas Lúdicos parte, essencialmente, de um profundo interesse em torno do papel fundamental e primordial da arquitetura, assim como da sua consequente manipulação nas questões básicas do comportamento humano, tendo como foco primacial os motivos da conduta psicológica, no modo de habitar o espaço. Essa análise exploratória, emerge ao longo do ensaio para características particulares do espaço, assim como a sua influência no processo de crescimento e desenvolvimento infantil. A presente investigação procura assim dissecar e reunir os elementos formais que tanto manipulam como contribuem direta e indiretamente, para o processo de ocupação do espaço, como também do seu poder benéfico nas características psicológicas e comportamentais da criança. No âmbito do tema da arquitetura sensorial e psicologia infantil, propõem-se na prática, um centro de desenvolvimento infantil e apoio familiar, que reúna condições para a prática de atividades lúdicas de desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e criativo, aliado a uma plasticidade arquitetónica que estimule a relação entre a criança e o mundo, numa descoberta aliciante e aventurosa. A análise do carácter pedagógico e lúdico da arquitetura serve então como suporte justificativo de opções práticas da proposta arquitetónica. Deste modo, o título do projeto deixa transparecer as intenções da investigação, como verificação da relação imprescindível entre o desenho do espaço e as exigências humanas.
ABSTRACT:Ludic Paradigms derives essentially from a deep interest around the fundamental and primordial role of architecture, as well as its consequent manipulation of the human behavior’s basic questions, focusing on the motives of psychological conduct and the on the way living space is inhabited. This exploratory analysis emerges throughout the essay towards certain characteristics of space, as well as its influence in the process of the child’s development. This research seeks to dissect and gather the formal elements that manipulate and contribute, directly and indirectly, to the process of space occupation, as well as their beneficial influence in the psychological and behavioral characteristics of the child. As part of the theme of sensorial architecture and child psychology, the practical project proposes a center for child development and family support, which aims to meet the conditions for the playful activities of cognitive, motor, emotional and creative development, combined with an architectural plasticity, stimulating the relationship between the child and the world, in an exciting and adventurous discovery. The analysis of the pedagogical and ludic character of architecture serves as a justification to support practical options of the architectural proposal. Thus, the title of the project makes clear the intentions of the investigation, as a verification of the indispensable relationship between space design and human demands.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, Marília Pacheco. "Superquadra : pensamento e prática urbanística." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3034.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2007.
Submitted by Kathryn Cardim Araujo (kathryn.cardim@gmail.com) on 2009-12-10T17:32:54Z No. of bitstreams: 10 textocompleto_pag151_169.PDF: 4340034 bytes, checksum: f48d1c8e1a47842f4bec30d4b0a7f9a4 (MD5) textocompleto_ate_pag150.PDF: 3621163 bytes, checksum: 2efa975deb328b84b07e1da0ec75ea13 (MD5) textocompleto_pag261_269.PDF: 2750533 bytes, checksum: 566c37cad22514ced189fc77cace3b60 (MD5) textocompleto_pag254_260.PDF: 2629154 bytes, checksum: 9ad2456229dc15661f71c301bea64a80 (MD5) textocompleto_pag228_241.PDF: 4270741 bytes, checksum: aa745bc4280f900fad076e3ea0ebb79b (MD5) textocompleto_pag216_227.PDF: 3389338 bytes, checksum: ed02aa5db1e8a5b9b659af7f54040b50 (MD5) textocompleto_pag204_215.PDF: 4134175 bytes, checksum: c17a982aa60ce71c4e29403583f6c248 (MD5) textocompleto_pag191_203.PDF: 3885264 bytes, checksum: fe8e2c3f289f62074400a6b362068850 (MD5) textocompleto_pag170_190.PDF: 3187681 bytes, checksum: d5037f3f98423f326d4f599b0de8b6c1 (MD5) textocompleto_242_253.PDF: 4362000 bytes, checksum: e3edb3dd98c6660dc622837683ab89d1 (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-01-07T22:29:35Z (GMT) No. of bitstreams: 10 textocompleto_pag151_169.PDF: 4340034 bytes, checksum: f48d1c8e1a47842f4bec30d4b0a7f9a4 (MD5) textocompleto_ate_pag150.PDF: 3621163 bytes, checksum: 2efa975deb328b84b07e1da0ec75ea13 (MD5) textocompleto_pag261_269.PDF: 2750533 bytes, checksum: 566c37cad22514ced189fc77cace3b60 (MD5) textocompleto_pag254_260.PDF: 2629154 bytes, checksum: 9ad2456229dc15661f71c301bea64a80 (MD5) textocompleto_pag228_241.PDF: 4270741 bytes, checksum: aa745bc4280f900fad076e3ea0ebb79b (MD5) textocompleto_pag216_227.PDF: 3389338 bytes, checksum: ed02aa5db1e8a5b9b659af7f54040b50 (MD5) textocompleto_pag204_215.PDF: 4134175 bytes, checksum: c17a982aa60ce71c4e29403583f6c248 (MD5) textocompleto_pag191_203.PDF: 3885264 bytes, checksum: fe8e2c3f289f62074400a6b362068850 (MD5) textocompleto_pag170_190.PDF: 3187681 bytes, checksum: d5037f3f98423f326d4f599b0de8b6c1 (MD5) textocompleto_242_253.PDF: 4362000 bytes, checksum: e3edb3dd98c6660dc622837683ab89d1 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-07T22:29:35Z (GMT). No. of bitstreams: 10 textocompleto_pag151_169.PDF: 4340034 bytes, checksum: f48d1c8e1a47842f4bec30d4b0a7f9a4 (MD5) textocompleto_ate_pag150.PDF: 3621163 bytes, checksum: 2efa975deb328b84b07e1da0ec75ea13 (MD5) textocompleto_pag261_269.PDF: 2750533 bytes, checksum: 566c37cad22514ced189fc77cace3b60 (MD5) textocompleto_pag254_260.PDF: 2629154 bytes, checksum: 9ad2456229dc15661f71c301bea64a80 (MD5) textocompleto_pag228_241.PDF: 4270741 bytes, checksum: aa745bc4280f900fad076e3ea0ebb79b (MD5) textocompleto_pag216_227.PDF: 3389338 bytes, checksum: ed02aa5db1e8a5b9b659af7f54040b50 (MD5) textocompleto_pag204_215.PDF: 4134175 bytes, checksum: c17a982aa60ce71c4e29403583f6c248 (MD5) textocompleto_pag191_203.PDF: 3885264 bytes, checksum: fe8e2c3f289f62074400a6b362068850 (MD5) textocompleto_pag170_190.PDF: 3187681 bytes, checksum: d5037f3f98423f326d4f599b0de8b6c1 (MD5) textocompleto_242_253.PDF: 4362000 bytes, checksum: e3edb3dd98c6660dc622837683ab89d1 (MD5) Previous issue date: 2007-09-14
Esta dissertação apresenta o estudo da superquadra do Plano Piloto de Brasília, a partir dos diversos pensamentos que lhe deram sustentação e de sua prática urbanística, buscando inseri-la na história da organização arquitetônica da habitação. No capítulo Alguns precedentes, são abordados os principais ideários urbanísticos da Renascença, passando pelo século XIX, até as prescrições e realizações modernistas da primeira metade do século XX. O capítulo Uma nova capital faz uma leitura do processo de implantação do Plano Piloto de Brasília no contexto brasileiro, visando o entendimento do projeto urbano de Brasília e das diretrizes de Lúcio Costa para o setor residencial, constantes do Relatório do Plano Piloto. O capítulo Tempo e urbanística, por sua vez, trata de como ocorreu a transposição da concepção espacial da superquadra, idealizada por Lúcio Costa, para a realidade, buscando traçar uma trajetória evolutiva de sua forma urbana desde o início da construção da cidade, passando por seu período de consolidação, até os projetos mais recentes, que experimentam novas morfologias. O capítulo Aspectos urbanísticos analisa algumas categorias de superquadra, considerando a sua malha viária, o parcelamento e os equipamentos, a organização dos edifícios no seu interior, a variação na tipologia dos edifícios, além de outros aspectos. Finalmente, o capítulo Uma nova maneira de morar reúne alguns projetos habitacionais significativos, com o objetivo de demonstrar sua importância na definição de uma espécie de tipologia padrão para os edifícios residenciais de Brasília. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study focuses on a “superquadra” of the Brasilia Pilot Plan, its conceptual bases and subsequent urbanistic realization, and the place it occupies in the history of the organization of human habitation. The chapter entitled Some Precedents covers the main urbanistic ideas of the Renaissance, 19th century urbanistic and architectural practices and the main modernist prescriptions and realizations of the first half of the 20th century. The chapter A New Capital interprets the process of implementation of the Brasilia Pilot Plan within the Brazilian context, in order to provide an understanding of the Brasilia urban design and guidelines of Lúcio Costa for the residential sector, as set forth in the Pilot Plan Report document. The chapter Time and Urban Planning, in turn, shows how the spatial concept of the “superquadra” idealized by Lúcio Costa was transposed to reality, seeking to accompany the evolution of its urban conformation from the beginning of the construction of the city, through the consolidation period, to the more recent projects, which try out new morphologies. The chapter Urbanistic Aspects analyses some “superquadra” categories from the standpoint of their internal circulation, the division of the inner spaces and urban equipment, the organization of the buildings, the various types of buildings, an other components. Lastly, the chapter A new way of living addresses some significant housing projects for the purpose of showing their importance in defining a sort of standard typology for residential buildings in Brasilia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Zapatel, Juan Antonio. "Projetos urbanos e transformação urbanística." São Paulo (SP), 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77928.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pais, Carina Capela. "Execução urbanística : referencial teórico/operativo." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3416.

Full text
Abstract:
Mestrado em Planeamento Regional e Urbano
A problemática da execução urbanística é uma questão-chave para um ordenamento eficaz do território. Todavia, talvez por ser essencialmente operativa, é uma temática sobre a qual não tem havido suficiente aprofundamento teórico. Em Portugal, tendo sido introduzida há cerca de dez anos, legislação importante sobre execução urbanística (a LBPOTU, o RJIGT e o RJUE), há a ideia de que apesar disso não se verificaram grandes mudanças neste domínio. Contudo, na verdade, não existe conhecimento sistematizado (científico) que permita comprovar esta e outras ideias. Como tal, considera-se oportuno realizar uma investigação para caracterizar a execução urbanística que tem ocorrido em Portugal e, ao mesmo tempo, analisar de que forma os planos têm enquadrado e orientado a execução. A presente dissertação assume-se, pois, como o primeiro passo neste sentido. Sendo essencialmente teórica, formula e sistematiza conceitos, estabelecendo nomeadamente: - o conceito de “execução urbanística”, partindo da identificação dos elementos materiais que compõem o tecido urbano. - uma tipologia de operações urbanísticas, relacionando-as com os agentes que nelas actuam. - uma tipologia de processos de execução urbanística. - uma sistematização de instrumentos de ordenamento urbanístico à disposição da Administração para conceber e orientar, executar e fazer executar. - uma sistematização dos benefícios e encargos associados à execução urbanística, bem como dos mecanismos que podem ser usados com vista à sua distribuição equitativa. A dissertação termina com a identificação da informação a recolher para caracterizar processos de execução e planos urbanísticos (no que respeita às suas orientações executórias e perequativas). Esta etapa final corresponde, assim, à operacionalização dos conceitos e tipologias formuladas, com vista à prossecução da investigação. ABSTRACT: Urban development implementation is a key-issue for an effective territorial planning. However, perhaps because it is essentially operational, there has not been sufficient theoretical research on the subject. In Portugal, despite the approval of important legislation on urban development implementation ten years ago (LBPOTU, RJIGT and RJUE), there is a generalized idea that almost nothing has changed. However, in fact, there’s a lack of systematic knowledge (scientific) to prove this idea and other similar ones. Consequently, it is appropriate to carry out a research to characterize the urban development implementation that occurred in Portugal and at the same time analyze how municipal plans have framed and oriented urban development. The present dissertation is assumed as the first step in this direction. Being essentially theoretical, it formulates and systematizes concepts, setting in particular: - the “urban development implementation” concept, through the identification of the urban fabric constitutive elements. - an urban development operation typology, relating them to agents. - a typology of urban development implementation processes. - a systematization of urban planning instruments that can be used by the Administration to develop and guide the development, to implement or to force the implementation. - a systematization of the benefits and costs associated with urban development and of possible mechanisms that can be used to distribute them in an equitable way. The dissertation ends with an identification of important information to be collected in order to characterize implementation processes and urban plans. Therefore, this step is an operationalization of the formulated concepts and typologies in order to continue this research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garcia, Paulo Alexandre Dias. "Do planeamento à execução urbanística." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/15424.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
Nas últimas duas décadas, verificou-se um aumento acentuado do número de licenças de construção e utilização emitidas. Assistiu-se a uma atividade imobiliária sem paralelo na história do imobiliário em Portugal, onde a oferta respondeu a uma dinâmica de procura muito grande. Mas, toda esta tendência sofreu uma inflexão, após 2007, traduzida na redução substancialmente de licenciamentos e conclusão de obras. Portugal, tal como Espanha, Itália e muitos outros países, sofre a maior bolha imobiliária de que há memória, a qual foi agravada pelo fenómeno da crise financeira dos “sub-prime” de 2007. Situações como o aumento das taxas de juro, incumprimentos bancários, aumentos do preço do solo e de imóveis, originaram urbanizações e infraestruturas inacabadas, uma nova problemática que merece a atenção de arquitetos e urbanistas, e foi mote para este trabalho. Deparamo-nos hoje com uma paisagem marcada por urbanizações inacabadas, esqueletos de edificações, cidades fantasma, ruínas modernas, onde ninguém fica indiferente, na maioria dos casos, através de operações de loteamento, que se iniciaram e não foram concluídas. Os municípios da Amadora e Sintra apresentam casos que refletem esta problemática nos seus territórios, com operações de grande, média e pequena dimensão onde a construção ficou inacabada. Da análise dos casos estudados, podemos apontar algumas conclusões como principais responsáveis pelos inacabados: a crise económica, o sistema de planeamento pouco eficaz, uma política de solos que favoreceu a especulação imobiliária e uma administração que se subjugou à iniciativa particular, que através de loteamentos construiu pedaços de cidade.
ABSTRACT : Over the last two decades there has been a marked increase in the number of construction and use licenses issued. There was a real estate activity unparalleled in the history of real estate in Portugal, where the supply responded to a very strong demand dynamics. But, this whole trend suffered an inflection, after 2007, translated into the substantial reduction of licensing and completion of works. Portugal, like Spain, Italy and many other countries, suffers from the largest real estate bubble in memory, which was exacerbated by the phenomenon of the 2007 sub-prime financial crisis. Situations such as rising interest rates, bank defaults, increases in land and real estate prices, led to unfinished urbanization and infrastructure, a new problem that deserves the attention of architects and town planners, and was the motto for this work. Today we are faced with a landscape marked by unfinished urbanizations, skeletons of buildings, ghost towns, modern ruins, where no one is indifferent, in most cases, through allotment operations, which began and were not completed. The municipalities of Amadora and Sintra present cases that reflect this problem in their territories, with large, medium and small operations where the construction was unfinished. From the analysis of the cases studied, we can point to some conclusions as the main responsible for the unfinished ones: the economic crisis, the inefficient planning system, a land policy that favored real estate speculation and an administration that was subjugated to the private initiative, which through subdivisions built pieces of city.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Naspolini, Vicente. "Paradigmas do urbanismo." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92292.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2009
Made available in DSpace on 2012-10-24T07:32:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 269341.pdf: 2016178 bytes, checksum: 3a5665ec66a67d2e06c83003048c0ed5 (MD5)
Esta dissertação tem como tema as teorias sobre a cidade e o urbanismo, focando mais especificamente na obra teórica do sociólogo francês François Ascher. O urbanismo vem passando por uma crise paradigmática desde os anos 60/70, após longo tempo de hegemonia da corrente modernista. De lá para cá, tem-se assistido a uma profusão de opiniões, debates e discursos com o objetivo de darem conta de um devir da cidade que se torna cada vez mais incerto e inquietante. Nos últimos anos, alguns temas têm direcionado as reflexões urbanísticas: globalização cultural e econômica, generalização das tecnologias da informação e comunicação, governabilidade e gestão, dispersão urbana. O estudo focou-se sobre o pensamento de Ascher como fio condutor para abordar esses temas contemporâneos, ao mesmo tempo em que se analisa a própria contribuição do francês. Apresentou-se, assim, suas análises dos eventos históricos recentes, hipóteses de evolução, conceitos elaborados, como "metápole", as defesas por uma governança urbana, gestão estratégica da cidade e pela adoção de novos princípios de urbanismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvas, Felipe. "Tutela jurisdicional coletiva da ordem urbanística." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6606.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Felipe Carvas.pdf: 1413824 bytes, checksum: 5f4bebeea1125a3e6bc28abec039a96d (MD5) Previous issue date: 2014-09-24
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The urban order was expressly included as object of collective action in 2001, and with this, it is pertinent to investigate what is the scope and content of his tutelage in court. So first was analyzed the term "urban order" in order to identify its component institutes and other features that are particularly important for their protection, considering principally the provisions of the federal law called City Statute . Subsequently, we analyze the Brazilian class action, which general discipline occurs with the interaction between the Code of Consumer Protection and the Law of Public Civil Action. We also analyze other actions related to collective protection, such as the popular action, the collective writ of mandamus and collective action of adverse possession
A ordem urbanística passou a ser prevista expressamente como objeto de ação coletiva em 2001, e, com isso, faz-se pertinente investigar qual o alcance e o conteúdo de sua tutela em juízo. Assim, primeiro se realiza a análise do termo ordem urbanística com o intuito de identificar quais institutos o compõem e as demais características que assumem relevo para sua tutela, considerando, principalmente, as disposições do Estatuto da Cidade. Posteriormente, analisa-se o chamado microssistema de ações coletivas, cuja disciplina geral se dá com a interação entre o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Ação Civil Pública. Também foram analisadas outras ações referentes à tutela coletiva, como a ação popular, o mandado de segurança coletivo e a ação de usucapião coletiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Paradigmas de la urbanística"

1

Region), Valencia (Spain :. Legislación urbanística valenciana. Valencia: Tirant lo Blanch, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ravelo, Rafael Augusto Sánchez. Paradigmas. Santo Domingo, República Dominicana: Fundación Barceló, Procultura, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

González, José Ignacio Tejerina. Manual de ejecución urbanística. Oñati: IVAP, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lombardo, Juan D. Pensamiento urbanístico y desarrollo urbano en la Región Metropolitana de Buenos Aires: El paradigma racionalista. [San Miguel]: Instituto del Conurbano, Universidad Nacional de General Sarmiento, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Buenos Aires (Argentina : Province). Legislación urbanística, Provincia de Buenos Aires. La Plata: Scotti Editora, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Agencia Española de Cooperación Internacional. Guía arquitectónica y urbanística de Montevideo. 3rd ed. [Andalusia, Spain]: Junta de Andalucía, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

(Sempla), São Paulo (Cidade) Prefeitura Secretaria Municipal do Planejamento. Revisão e atualização da legislação urbanística. São Paulo: Sempla, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ledesma, Jorge Ocampo. Paradigmas tecnológicos, sujetos tecnológicos. [Chapingo, Edo. de México]: CIESTAAM, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Caliman, Geraldo. Paradigmas da exclusão social. Brasília, DF, Brasil: Unesco, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bula, Dace. Mūsdienu folkloristika: Paradigmas maiņa. [Rīga]: Zinātne, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Paradigmas de la urbanística"

1

Appel, Dietmar H. "Programmierkonzepte des objektorientierten Paradigmas." In Strategische Potentiale der Technologieentwicklung, 17–40. Wiesbaden: Deutscher Universitätsverlag, 1998. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-322-99479-0_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lutz, Wolf-Guido. "Der Einsatz des objektorientierten Paradigmas." In Das objektorientierte Paradigma, 91–125. Wiesbaden: Deutscher Universitätsverlag, 1997. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-322-93382-9_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Weichhart, Peter. "Die Rezeption des humanökologischen Paradigmas." In Humanökologie, 46–56. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 1989. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-322-93573-1_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Langer, Gunner. "Konzeptionelle Strukturelemente des Nachhaltigkeits-Paradigmas." In Unternehmen und Nachhaltigkeit, 9–45. Wiesbaden: Gabler, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-8349-6130-3_2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Altvater, Elmar. "Politische Ökonomie — Karriere eines Paradigmas?" In Was heißt und zu welchem Ende betreiben wir Politikwissenschaft?, 83–97. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 1989. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-322-84139-1_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Disselbeck, Klaus. "Vier Grundbegriffe des systemtheoretischen Paradigmas." In Geschmack und Kunst, 130–41. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 1987. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-322-84155-1_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Baeta, Rodrigo Espinha. "A urbanística barroca." In A Cidade barroca na Europa e América Ibérica, 31–187. EDUFBA, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788523219970.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ROSANGELA RODRIGUES LIMA DOS, SANTOS. "Quebrando paradigmas." In MEMORIAL PDV 2020, 86–89. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-01-0.86-89.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

de Julios-Campuzano, Alfonso. "REVISANDO PARADIGMAS." In Temas de teoría y filosofía del derecho en contextos de pandemia, 123–46. Dykinson, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1ks0fp5.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hernández, Jorge M. Aguirre. "REGLAMENTACIÓN URBANÍSTICA EN NUEVO LEÓN." In Normatividad urbanística en las principales metrópolis de México, 221–42. El Colegio de México, 1998. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv8bt2sq.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Paradigmas de la urbanística"

1

FEITOSA, Lucas de Souza Ramalhaes, and Roberto RIGHI. "A TECNOLOGIA PARA ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E URBANÍSTICA." In VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUIDO. PPGAU/FAUeD/UFU, 2019. http://dx.doi.org/10.14393/sbqp19056.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ranoya, Guilherme. "Paradigmas da interação nas mídias computacionais." In 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-093.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lenza, Milena Moraes de Oliveira, Raissa Salvador de Aquino, Mauro Machado do Prado, Marcos Augusto Lenza, and Maurício Guilherme Lenza. "Responsabilidade civil de ortodontistas: mudança de paradigmas?" In 9º Congresso Internacional Dental Press. Dental Press International, 2018. http://dx.doi.org/10.14436/dentalpress9ci.2018.20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Siqueira Mafra, Isadora, and Naiara Gracia Tibola. "Mudanças de paradigmas para uma Gestão Educacional Inovadora." In Computer on the Beach. São José: Universidade do Vale do Itajaí, 2021. http://dx.doi.org/10.14210/cotb.v12.p641-647.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como problemática os paradigmas que rondam a temática de inovação na gestão escolar. Conceitua escola como a principal instituição para socialização de conhecimento e o gestor escolar como peça chave na condução das atividades. Nesse sentido, aponta-se estudos anteriores que expressam a diferença entre administrador e gestor, a partir de um paradigma fabril como dominante. Ressalta-se a importância da transição para um pensamento mais aberto, inovador, coletivo e criativo, a fim de mobilizar a comunidade escolar para que se estabeleça um ambiente favorável para uma instituição inovadora, eficaz e de qualidade. O objetivo é compreender quais as principais mudanças de paradigmas relacionadas à gestão escolar são necessárias para a estruturação de um ambiente inovador e, ainda, descrever as mudanças de paradigmas da gestão escolar e apontar e enunciar práticas inovadoras para a gestão escolar. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como exploratória e bibliográfica, pois foi realizada a partir de registros disponíveis advindos de pesquisas anteriores, como livros e artigos. As práticas de inovação na gestão escolar trazidas no artigo exemplificam ótimas gestões democráticas que conseguiram engajar a comunidade escolar, gerando comprometimento, pertencimento e colaboração de todos os atores envolvidos e mostram que não é preciso de muito para poder inovar e mudar o paradigma que envolve a temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Steigleder, Annelise Monteiro, and Lívia Teresinha Salomão Piccinini. "Concertação Urbanística em Projetos Urbanos: O Caso de Porto Alegre." In II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/singeurb2019-07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Laranjeira, Mariana Araujo dos Santos, and João Fernando Marar. "DESIGN DE SUPERFÍCIE E OS NOVOS PARADIGMAS DA CIÊNCIA." In 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-ped-01221.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moreira, Bruna Tayná Ortiz, Luiza Venturini Helaehil, and Clarice Santana Milagres. "Os paradigmas culturais e seus impactos na saúde do homem." In Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2018. http://dx.doi.org/10.20396/ccfenf1201815.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Boechat, Cid, and Claudia Mont’Alvão. "EAD E EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA: OS NOVOS PARADIGMAS DO MATERIAL DIDÁTICO." In CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/16ergodesign-0041.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

GUTERRES, ALAN MACIEL, and ELIANE APARECIDA GALVãO DOS SANTOS. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PÓS-MODERNIDADE: NOVAS PERSPECTIVAS, NOVOS PARADIGMAS." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-450.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Caerols Mateo, Raquel. "Realidad referencial versus realidad simulada : nuevos paradigmas de la creación audiovisual." In Nuevas Tendencias e hibridaciones de los discursos audiovisuales en la cultura digital contemporánea. ediciones de Ciencias Sociales, 2011. http://dx.doi.org/10.6035/978-84-87510-57-1.2011.64.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Paradigmas de la urbanística"

1

Garcés i Estalló, Ignasi. ¿Aeso lacetana? Nuevos paradigmas en la atribución de territorios a las formaciones prerromanas. Edicions de la Universitat de Lleida, 2018. http://dx.doi.org/10.21001/rap.2018.28.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Velarde, O., F. Bernete, and D. Franco. Paradigmas de los efectos de las TIC en la cultura y en el conocimiento. Revista Latina de Comunicación Social, May 2015. http://dx.doi.org/10.4185/rlcs-2015-1050.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Díaz Nosty, Bernardo. Cambio climático, consenso científico y construcción mediática. Los paradigmas de la comunicación para la sostenibilidad. Revista Latina de Comunicación Social, 2009. http://dx.doi.org/10.4185/rlcs-64-2009-808-99-119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dussán-Pulecio, Carlos, Sandra Milena Charry-Garzón, and Wilson Callejas-Gómez. Escribir es la prueba de logro de los investigadores. Romper paradigmas y desaprender, la clave para hacerlo entretenido y fácil. Universidad Cooperativa de Colombia, 2016. http://dx.doi.org/10.16925/greylit.1886.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bermejo-Berror, J. Evolución de los paradigmas, metodologías y campos de la comunicación en Revista Latina de Comunicación Social durante la década 2004-2013. Revista Latina de Comunicación Social, RLCS, May 2014. http://dx.doi.org/10.4185/rlcs-2014-1014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sandoval Rincón, Diana Marcela. Accesibilidad a servicios de agua y saneamiento, energía y transporte para personas con discapacidad en América Latina y el Caribe. Inter-American Development Bank, September 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003613.

Full text
Abstract:
La falta de accesibilidad en servicios públicos depende de contextos culturales, económicos, sociales y geográficos, entre otros, así como del tipo de discapacidad que una persona pueda tener. Dependiendo de estas variables, se presentarán barreras más o menos profundas y/o complejas. El documento recoge investigaciones y estudios de caso sobre las barreras físicas, sociales y comunicacionales que enfrentan las Personas con Discapacidad (PcD) para el acceso a servicios públicos en el sector de la Infraestructura y la Energía, específicamente en las áreas de Agua y Saneamiento, Energía y Transporte. En este trabajo se describen los tipos de barreras (arquitectónica, urbanística, a la comunicación y electrónica), asociadas a la prestación de los servicios públicos de agua y saneamiento, energía y transporte. Se identifican barreras de acceso y buenas prácticas (ejemplos cercanos e internacionales, de Estado, empresas públicas y privadas) de accesibilidad a los servicios públicos de PcD, para así generar lineamientos que minimicen y en lo posible eliminen las barreras de accesibilidad. Finalmente, en las conclusiones se presentan las oportunidades de mejora que se pueden implementar para eliminar-o reducir- las barreras de acceso a los servicios públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography