To see the other types of publications on this topic, follow the link: Parâmetros de solubilidade.

Journal articles on the topic 'Parâmetros de solubilidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Parâmetros de solubilidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ziegler, Valmor, Leornor João Marini, Cristiano Dietrich Ferreira, Ismael Aldrighi Bertinetti, Wagner Schellin Vieira da Silva, Jorge Tiago Goebel, Maurício De Oliveira, and Moacir Cardoso Elias. "Efeitos da temperatura e umidade durante o armazenamento semi-hermético sobre parâmetros de avaliação da qualidade dos grãos e do óleo de soja." Semina: Ciências Agrárias 37, no. 1 (February 29, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p131.

Full text
Abstract:
<p class="Default">A soja (<em>Glycine max </em>(L.) Merrill) é a oleaginosa mais cultivada no mundo, sendo de grande importância na alimentação humana, animal e para produção de biodiesel. A qualidade do produto a ser comercializado é diretamente influenciada pelas técnicas de armazenamento, sendo que a umidade dos grãos, a temperatura e o tempo de armazenamento são os principais responsáveis pela maioria das alterações. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da temperatura e da umidade durante o armazenamento semi-hermético sobre parâmetros químicos e tecnológicos de avaliação da qualidade dos grãos de soja. Os grãos foram armazenados durante 12 meses, em sistema semi-hermético, com duas combinações de temperatura (15 a 25 °C) e humidade (12 e 16%) e, em seguida, avaliados quanto a ocorrência de pragas, as variações da umidade, os níveis de lipídios e proteínas, solubilidade proteica, qualidade do óleo, carotenoides, cor, entalpia e peso de mil grãos. Os resultados mostraram que o aumento do tempo de armazenamento conduz a alterações nos parâmetros químicos e tecnológicos. A preservação dos parâmetros de acidez do óleo e peso de mil grãos são mais dependentes da umidade, enquanto que a incidência de pragas, a solubilidade da proteína, a entalpia, os níveis de carotenoides e os parâmetros de preservação da cor foram preservados pela redução da temperatura.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Queiroz, Mário Adriano Ávila, Ivanete Susin, Alexandre Vaz Pires, Evandro Maia Ferreira, Clayton Quirino Mendes, and Gerson Barreto Mourão. "Características físico-químicas de fontes proteicas e suas interações sobre a degradação ruminal e a taxa de passagem." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 7 (July 2010): 1587–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000700027.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o efeito de características físicas (densidade, solubilidade, tamanho médio de partículas e capacidade de retenção de água) sobre a fração efetivamente degradada in situ da matéria seca dos farelos de soja, canola, amendoim e algodão. Avaliou-se também a taxa de passagem de sólidos utilizando-se quatro ovinos castrados da raça Santa Inês canulados no rúmen. Amostras de 100 g de cada farelo proteico marcado com dicromato de sódio foram introduzidas no rúmen, e mantidas durante seis tempos de incubação (0, 3, 6, 12, 24 e 48 horas.) Os tempos de colheita de fezes foram de 0, 9, 12, 24, 36, 48, 72 e 96 horas. Os parâmetros de solubilidade e capacidade de retenção de água modificaram a fração efetivamente degradada. A menor densidade e a maior proporção de parede celular do farelo de canola proporcionaram menor taxa de passagem dessa fonte proteica. Somente a capacidade de retenção de água influenciou a taxa de passagem de sólidos dos ingredientes avaliados. A solubilidade, a capacidade de retenção de água, o tamanho médio de partículas e a densidade devem ser utilizados na avaliação de alimentos para estudos de degradação e cinética ruminal. A introdução de novas características físicas na biblioteca de ingredientes de sistemas de avaliação de alimentos pode auxiliar na interpretação e na predição de parâmetros metabólicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Victor Herbert de Alcântara, Sâmela Leal Barros, Newton Carlos Santos, Virgínia Mirtes de Alcântara Silva, Mylena Olga Pessoa Melo, and Amanda Priscila Silva Nascimento. "Liofilização e caracterização físico-química de blend composto por kiwi e maracujá." Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 9, no. 7 (January 8, 2020): p6834. http://dx.doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6834.

Full text
Abstract:
Os Blends constituem-se como uma importante alternativa para o processamento de frutas, agregando maior valor econômico e nutricional ao produto. Objetivou-se através do presente estudo o desenvolvimento de um blend liofilizado à partir das polpas de kiwi e maracujá, avaliar as suas características físico-químicas. O blend das duas frutas (in natura e liofilizado) foram carcaterizados quanto aos seguintes parâmetros físico-químicos: teor de umidade, atividade de água, sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT), ratio (SST/ATT), pH, e vitamina C. O blend liofilizado foi determinado as seguintes propriedades físicas: solubilidade, densidade aparente e compactada, índice de Carr e Fator de Hausner. Através do processo de liofilização as amostras apresentaram menor teor de umidade e de atividade de água, indicando maior estabilidade do produto durante o armazenamento. Foi observado também o aumento dos seguintes parâmetros: acidez total titulável, sólidos solúveis totais e ratio. Com relação as propriedades físicas do blend liofilizado, o mesmo apresentou-se com média solubilidade, boa fluidez e de baixa coesividade. Portanto, o desenvolvimento do blend de kiwi e maracujá é uma excelente alternativa para o aproveitamento da matéria-prima, por se tratar de um produto que apresentará elevado valor nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Ana Vânia, Alessandro de Oliveira Rios, Priscila Zaczuk Bassinello, and Tayse Ferreira Ferreira. "Efeito dos parâmetros de extrusão termoplástica sobre as propriedades tecnológicas de farinhas pré-cozidas elaboradas com arroz e feijão." Brazilian Journal of Food Technology 15, no. 4 (October 30, 2012): 343–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232012005000029.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi obter uma farinha pré-gelatinizada elaborada a partir de farinha mista de arroz e feijão, e avaliar a influência das formulações e condições do processamento sobre as propriedades tecnológicas e o teor proteico do produto final. Para a elaboração da farinha pré-gelatinizada mista, utilizou-se o planejamento experimental completo 2³ com pontos centrais e axiais, testando-se os parâmetros porcentagem de farinha de feijão, umidade e temperatura de processamento, tendo como respostas teor de proteína (Y1), índice de absorção de água (Y2) e índice de solubilidade em água (Y3). As formulações testadas foram processadas em extrusora monorrosca. A temperatura na zona 3 do extrusor variou entre 46 e 114 °C, conforme o planejamento experimental. Os ensaios processados foram submetidos à secagem em estufa com circulação de ar a 50 °C por cerca de 15 horas, apresentando umidade final entre 4 e 6%, sendo, a seguir, triturados em moinho de facas e armazenados em sacos de polietileno até o momento das análises. Para a variável teor de proteína, somente a porcentagem de farinha de feijão foi significativa e com efeito positivo, ou seja, aumentando-se a quantidade desta farinha, o produto final terá um maior teor proteico, independentemente da temperatura ou da umidade utilizada no processamento. Para a variável índice de absorção de água, a farinha de feijão, o teor de umidade, a temperatura e a interação umidade e temperatura foram significativos. Observou-se maior índice de absorção de água em temperaturas intermediárias (60 a 80 °C) e altas umidades (17 a 20%). Para a resposta índice de solubilidade em água, as variáveis umidade, temperatura e a interação umidade e temperatura também foram significativas, observando-se maiores índices de solubilidade em água em temperaturas mais elevadas (100 °C) e umidades mais baixas (14%). De acordo com o planejamento experimental, a farinha pré-gelatinizada mista de arroz e feijão apresenta as melhores características tecnológicas quando processada sob temperatura de 70 °C, 21% de umidade e com adição de 30% de farinha de feijão à mistura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Mônica Calixto de, Ivan Napoleão Bastos, and Tsuneharu Ogasawara. "Rotas de obtenção de cerâmica de niobatos de potássio." Rem: Revista Escola de Minas 56, no. 4 (December 2003): 267–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672003000400009.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta a análise termodinâmica do ponto de vista do processamento cerâmico para a obtenção de niobatos de potássio. A análise realizada indicou as condições de pH em que seria possível produzir insumos cerâmicos fotoluminescentes por rotas de precipitação química. Para tanto foram consideradas as presenças dos elementos químicos Ca, La, K, Nb e Eu em meio aquoso à temperatura ambiente, que foram estudados considerando os parâmetros potencial e a solubilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lucena, Camilla Aquino Azevedo de, Silvana Cartaxo da Costa, Giovanna Rodrigues de Araújo Eleamen, Elisângela Afonso de Moura Mendonça, and Elquio Eleamen Oliveira. "Desenvolvimento de biofilmes à base de xilana e xilana/gelatina para produção de embalagens biodegradáveis." Polímeros 27, spe (January 16, 2017): 35–41. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2223.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar filmes biodegradáveis à base de xilana extraída de sabugo de milho com potencial uso como uma nova matéria-prima para embalagens biodegradáveis. Para tanto, os filmes foram produzidos através da secagem das dispersões filmogênicas com diferentes concentrações de xilana (150 mg, 300 mg, 600 mg), e glicerol (5%, 10%, 15%), com ou sem adição de gelatina (1000 mg). A caracterização avaliou a morfologia, espessura, solubilidade, biodegradabilidade e opacidade. Os filmes com melhores propriedades foram testados como biocobertura em uvas ‘Itália’ em duas condições de temperatura: ambiente (25 °C) e refrigerada (4 °C). Os parâmetros de perda de massa e acidez objetivaram avaliar sua eficácia. Os resultados mostraram que os filmes a base de xilana/gelatina apresentaram os melhores aspectos macroscópicos. Além disso, o aumento da concentração de xilana fez decrescer sua solubilidade. Conclui-se que a eficácia dos filmes como bioembalagem foi dependente da concentração de xilana na formulação e do período de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Djeson Mateus Alves da, and Raniely Alves de Oliveira. "Queratina de penas de frangos nas propriedades de biofilmes de amido de milho-glicerol." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 15, no. 1 (January 1, 2020): 57–61. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v15i1.6683.

Full text
Abstract:
Plásticos biodegradáveis à base de amido têm adquirido bastante importância tendo em vista a sua possibilidade de substituir os plásticos convencionais derivados de fontes fósseis. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito da adição de queratina (0, 10 e 20%, em relação à quantidade de amido), oriunda de penas de frangos, nas propriedades de biofilmes de amido de milho-glicerol. Os filmes foram obtidos por casting e os ensaios para obtenção e caracterização dos mesmos foram conduzidos nos laboratórios de Físico-química e de Processos Químicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Nova Cruz. Avaliou-se os parâmetros espessura, gramatura, densidade, transparência, umidade, solubilidade em água, permeabilidade ao vapor de água e transparência dos biofilmes. Os valores da transparência, espessura, gramatura e densidade não foram afetados com os tratamentos, enquanto que, os da solubilidade em água e da taxa de permeação ao vapor de água dos filmes reduziram com o aumento da quantidade de queratina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Campos, W. E., A. L. C. C. Borges, H. M. Saturnino, R. R. Silva, B. M. Sousa, M. C. P. Rogério, I. Borges, and N. M. Rodríguez. "Degradabilidade ruminal da fibra das frações do resíduo industrial de tomate." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 1 (February 2007): 189–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000100031.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a degradabilidade in situ da fibra em detergente neutro (FDN) e da fibra em detergente ácido (FDA) das cascas e das sementes inteiras ou moídas (peneira de 2mm) do resíduo industrial de tomate (RIT). Foram utilizados três bovinos adultos, machos, em delineamento de blocos ao acaso com parcelas subdivididas. A solubilidade da FDN apresentou baixos valores para todas as frações estudadas, sendo semelhante entre cascas (3%), sementes inteiras (5%) e resíduo (7%). Sementes moídas apresentaram maior solubilidade da FDN (20%). Os potenciais de degradação da FDN para sementes moídas, RIT, cascas e sementes inteiras foram de 78, 64, 36 e 33%, respectivamente. As taxas de degradação da FDN variaram de 4,4 a 14,8%/h para as diferentes frações do RIT, sendo de 9%/h para o resíduo integral. Os parâmetros de degradação da FDA seguiram a mesma tendência da FDN. Concluiu-se que, apesar de a FDN e a FDA do RIT terem apresentado altas taxas de degradação, o potencial de degradação dessas frações depende do processamento, pois sementes inteiras apresentaram degradabilidades muito inferiores às das sementes moídas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bastos, Lucas Adriano Pascuti, Rafael Pino Vitti, and Homero Casonato Junior. "Sorção e solubilidade de cimentos endodônticos biocerâmicos e cimento à base de resina epóxica." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 23, 2021): e31210716676. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16676.

Full text
Abstract:
Introdução: Os cimentos endodônticos são utilizados na obturação do canal radicular e estão associados ao sucesso do tratamento endodôntico, preenchendo os espaços entre as paredes do canal radicular e a guta-percha. A sorção e a solubilidade desses materiais são propriedades que estão relacionadas ao processo de remineralização dos tecidos periapicais e à capacidade antimicrobiana, além de serem parâmetros ligados a efeitos deletérios, tal como a degradação do cimento e a consequente recontaminação do canal radicular. Métodos: os cimentos AH Plus (Dentsply, São Paulo, SP, Brasil), MTA Fillapex (Angelus, Londrina, PR, Brasil) e Bio-C Sealer (Angelus, Londrina, PR, Brasil) foram manipulados seguindo as instruções do fabricante e armazenados em estufa a 37°. Posteriormente, foram pesados em balança analítica de precisão para que então as amostras fossem colocadas em água destilada por 24 horas em estufa a 37° e dessa forma, após remoção do excesso as amostras passaram pelos testes de sorção e solubilidade, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey HSD. Resultados: relativo à sorção foi observado que o MTA Fillapex apresentou o maior valor, já os outros cimentos tiveram menores valores e sem diferenças estatisticamente significantes entre si. O cimento AH-Plus apresentou o menor valor de solubilidade, enquanto o cimento Bio–C o maior. Conclusões: Mesmo com valores maiores que o preconizado pelas normas ISO, os cimentos Bio-C e MTA-Fillapex ainda assim são adequados para uso clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santini, A. O., E. S. da Silva Júnior, H. R. Pezza, and L. Pezza. "Determinação de parâmetros físico-químicos com um sensor potenciométrico sensível ao íon p-aminobenzoato." Eclética Química 29, no. 1 (2004): 15–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702004000100002.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a construção e a determinação de parâmetros físico-químicos com um eletrodo de segunda ordem do tipo, Pt|Hg|Hg2(PAB)2|Grafite, sensível ao íon p-aminobenzoato (PAB). O eletrodo é construído facilmente, apresenta um rápido tempo de resposta, é de baixo custo e tem um tempo de vida útil superior a 12 meses. Utilizando o referido eletrodo foi possível estimar os coeficientes de atividade iônica individuais do PAB, a 25ºC, em força iônica ajustada entre 0,700-3,000 mol L-1 com NaClO4, em solução aquosa. O potencial molal padrão do eletrodo determinado a 25ºC é de (445,5 ± 0,5) mV. A constante termodinâmica do produto de solubilidade, T Kps (I=0) do Hg2(PAB)2 determinada com o eletrodo é de (T Kps = 2,50 x 10-12 mol³ L-3 , a 25ºC). Uma característica favorável consiste no fato de que o eletrodo pode ser utilizado para determinar a concentração de íons p-aminobenzoato livres em sistemas complexos de íons metálicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Menezes, João Lucas, Marcelo Giordani Minozzo, Dayse Aline Silva Bartolomeu De Oliveira, Monique Lopes Ribeiro, Flávia Regina Spago de Camargo Gonçalves, Rafael Rigoni Cardoso, and Raoní Gonçalves De Souza. "DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE HIDROLISADO PROTEICO DE PEROÁ (Balistes capriscus) PRODUZIDO A PARTIR DE COPRODUTOS." Revista Ifes Ciência 5, no. 1 (November 21, 2019): 208–18. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v5i1.280.

Full text
Abstract:
O processo de hidrólise enzimática pode ser um método viável para usar os coprodutos da indústria pesqueira, como um recurso potencial e não descartado. O hidrolisado de proteína de peixe produzido a partir de peroá (Balistes capriscus), como coprodutos oferece uma alternativa à indústria. Portanto, o objetivo deste trabalho foi fornecer uma proteína de peroá hidrolisada, além de descrever os parâmetros físico-químicos, avaliando o grau de hidrólise (GH) e suas propriedades funcionais (solubilidade, índice de estabilidade de emulsão e índice de atividade emulsificante). Assim, o processo de hidrólise enzimática de peroá foi conduzido seguindo um planejamento fatorial com duas variáveis independentes: tempo (minutos) e concentração de enzima (% p:v). Neste contexto, foi avaliada uma composição centesimal e grau de hidrólise (GH) de todas as formulações. Além disso, solubilidade, índice de estabilidade de emulsão (IEE) e índice de atividade emulsificante (IAE) para formulações com GH maior que 50%, também foram avaliados. Considerando as análises de composição centesimal da matéria-prima, foram obtidos os seguintes resultados: umidade 78,32 ± 0,05 e 87,36 ± 0,46; cinzas: 6,54 ± 0,53 e 3,66 ± 0,69; lipídios: 5,19 ± 0,71 e 5,91 ± 0,71; proteínas: 6,66 ± 0,02. Portanto, considerando uma análise de superfície de resposta, foi demonstrado que é possível obter o mesmo percentual de grau de hidrólise em menor tempo e concentração de enzima, tornando- se um processo mais econômico. As formulações F-1, F-5 e F-7 foram considerados os melhores resultados, devido ao maior índice de solubilidade e índice de estabilidade de emulsão (p <0,05).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souto, Eliana B., Patrícia Severino, and Maria Helena A. Santana. "Preparação de nanopartículas poliméricas a partir de polímeros pré-formados: parte II." Polímeros 22, no. 1 (January 27, 2012): 101–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000005.

Full text
Abstract:
Nanopartículas poliméricas produzidas a partir de polímeros pré-formados, como os poliésteres alifáticos, têm sido amplamente utilizadas para incorporar, principalmente, princípios ativos lipofílicos. A produção das nanopartículas (nanocápsulas e nanosferas) por polímeros pré-formados pode ser realizada por emulsificação-evaporação do solvente, por deslocamento do solvente, por salting-out ou por emulsificação-difusão do solvente. Estes métodos de produção estão revisados e descritos neste artigo, evidenciando os parâmetros tecnológicos que interferem nas características físico-químicas das nanopartículas, como a solubilidade do princípio ativo, o volume e pH do meio de polimerização, a massa molar e concentração do monômero e a natureza e concentração do tensoativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souto, Eliana B., Patrícia Severino, and Maria Helena A. Santana. "Preparação de nanopartículas poliméricas a partir da polimerização de monômeros: parte I." Polímeros 22, no. 1 (February 9, 2012): 96–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000006.

Full text
Abstract:
Nanopartículas poliméricas produzidas a partir de polímeros sintéticos, como copolímeros do ácido metacrílico, ésteres acrílicos ou metacrílicos, têm sido amplamente utilizadas na área farmacêutica para encapsulação de princípios ativos. Essas nanopartículas apresentam as vantagens de proteção, liberação controlada, melhor biodisponibilidade e menor toxicidade, proporcionando maior conforto aos pacientes e adesão ao tratamento. A produção das nanopartículas (nanocápsulas e nanosferas) por polimerização de monômeros é revisada e descrita neste artigo, evidenciando os parâmetros tecnológicos que interferem nas características físico-químicas das nanopartículas, como a solubilidade do princípio ativo, o volume e pH do meio de polimerização, a massa molar e concentração do monômero e a natureza e concentração do tensoativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rocha, Geisa Oliveira, Mônica Guimarães Farias, Carlos Wanderlei Piler de Carvalho, José Luis Ramírez Ascheri, and Melicia Cintia Galdeano. "Filmes compostos biodegradáveis a base de amido de mandioca e proteína de soja." Polímeros 24, no. 5 (September 22, 2014): 587–95. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1355.

Full text
Abstract:
Filmes provenientes de biopolímeros (polissacarídeos e proteínas) apresentam-se como alternativa ao uso de derivados petroquímicos, possibilitando a formação de matrizes contínuas, e a otimização de parâmetros como pH e tipo de plastificante pode resultar em materiais com propriedades melhoradas. Neste estudo, filmes de amido de mandioca produzidos por casting foram avaliados quanto a adição de extrato proteico de soja (EPS), glicerol e pH do meio. O aumento da concentração de EPS levou ao escurecimento dos filmes, ao aumento da solubilidade e aumentou o pH. O maior teor de plastificante e o menor pH elevaram a permeabilidade ao vapor de água (PVA). A menor PVA (0,057 g mm h-1 m-2 kPa-1) foi obtida com máximo teor de EPS (47%) e 13% de glicerol em pH 12. A força de perfuração variou de 0,08 a 2,78 N, sendo os maiores valores com adição de EPS e glicerol em nível intermediário (30%) em pH neutro. A maior deformação na perfuração (31,9%) ocorreu no teor de EPS mais baixo (13%) e de glicerol mais alto (47%). Considerando-se os fatores desejáveis: baixa PVA, baixa solubilidade e boa resistência mecânica, os filmes produzidos com 15,2% de EPS, 29,2% de glicerol em pH 6,1 foram os que mais bem atenderam a estas características.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Alves, Natália Maria Germano, Elisângela Ramieres Gomes, João Pablo Fortes Pereira, Ítalo Tuler Perrone, Luiz Fernando Cappa de Oliveira, and Rodrigo Stephani. "Estudo da temperatura de fusão e solubilidade dos cristais de lactose em leite condensado utilizando microscopia óptica e espectroscopia Raman." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 75, no. 4 (September 20, 2021): 222–31. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v75i4.806.

Full text
Abstract:
O estudo dos parâmetros físico-químicos como a temperatura de fusão e a solubilidade dos cristais de lactose no leite condensado justifica-se pela necessidade de solubilização de cristais de lactose em algumas etapas do processamento deste produto nas indústrias bem como a ausência destes dados na literatura científica. A presença de grandes cristais de lactose no leite condensado é indesejável ao consumidor final, comprometendo assim a qualidade sensorial do produto. O objetivo deste trabalho foi determinar a temperatura de fusão dos cristais de lactose e a proporção ajustada da solução de reprocessamento, composta da mistura de leite condensado/diluente, fornecendo duas metodologias alternativas para aperfeiçoar a qualidade do produto. Utilizou-se um sistema controlador de temperatura acoplado ao microscópio óptico para acompanhar a rampa de aquecimento até a fusão efetiva dos cristais de lactose nas amostras de leite condensado, soluções de reprocessamento e na solução diluente, onde obteve-se a temperatura média de fusão dos cristais no leite condensado que foi de 83,3 °C. Utilizou-se a análise microscópica nas amostras e a partir das micrografias das soluções de reprocessamento, pode concluir que a amostra T20 seria a mais adequada para corrigir o defeito de arenosidade. A partir do espectro Raman observou-se o perfil espectroscópico de todas as amostras e atribuiu-se às bandas características de cristalização dos açúcares. Desta forma, foi possível determinar os parâmetros de temperatura e diluição para o reprocessamento do leite condensado visando minimizar o problema da arenosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Déborah de Souza, Nathalia Duarte Leite, Priscila Alonso dos Santos, and Mariana Buranelo Egea. "Farinha de arroz e berinjela em massa alimentícia: propriedades químicas e físicas." Segurança Alimentar e Nutricional 25, no. 1 (April 26, 2018): 65–75. http://dx.doi.org/10.20396/san.v25i1.8650927.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar a qualidade das farinhas de arroz e berinjela, produzir uma massa alimentícia sem glúten e verificar as características de cozimento e físico-químicas. As farinhas e os tratamentos foram avaliados quanto à umidade, cinzas, Índice de absorção de água, solubilidade em água, capacidade de absorção de óleo, cor e microscopia eletrônica de varredura. Foram produzidos quatro tratamentos, T1 continha 0%, T2 5%, T3 10% e T4 15 % de farinha de berinjela. A farinha de berinjela apresentou maiores valores quanto à IAA, SA e CAO, sendo 4,51 g.g-1; 16,59% e 3,30 g.g-1, respectivamente. O acréscimo de farinha de berinjela aumentou significativamente o tempo de cozimento de 6,42 no T1 para 17,33 minutos no T2. O T4 apresentou maior valor de cinzas 0,77 g/100g e menor valor de carboidratos de 51,61 g/100g. Quanto à textura o parâmetro com maior alteração foi o de dureza que variou de 24,68 para 10,68 N no T1 e T4, respectivamente. Conclui-se que as farinhas apresentaram características diferentes quanto às características funcionais, afetando a qualidade de cozimento das massas. O acréscimo da farinha de berinjela influenciou nos parâmetros físico-químicos e na dureza das massas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Villa, Ricardo D., Adriana P. de Oliveira, and Raquel F. Pupo Nogueira. "Avaliação dos parâmetros de solubilidade de Hildebrand/Hansen na seleção de solventes para a extração de pesticidas organoclorados do solo." Química Nova 34, no. 9 (September 2011): 1501–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422011000900004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Palácio, Helba A. Q., José R. Araújo Neto, Ana C. M. Meireles, Eunice M. Andrade, Julio C. N. Santos, and Luiz C. G. Chaves. "Similaridade e fatores determinantes na salinidade das águas superficiais do Ceará, por técnicas multivariadas." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 4 (April 2011): 395–402. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011000400011.

Full text
Abstract:
Técnicas de estatística multivariada foram empregadas com o objetivo de identificar a similaridade dos reservatórios superficiais do Ceará, com relação à salinidade das águas e identificar os fatores determinantes da qualidade das águas. Os dados utilizados foram provenientes do banco de dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, no período de 1998/2009, no total de 807 amostras de 48 reservatórios. Os parâmetros considerados foram: Cl-, Ca2+, Mg2+, Na+, HCO3 -, CE e RAS. A análise de agrupamento hierárquico formou quatro grupos distintos, sendo determinantes os tipos e concentrações dos sais analisados. Nos grupos 1 e 2 a salinidade da água é definida principalmente pelas condições naturais de solo e clima da região e nos grupos 3 e 4, além desses fatores, a influência antrópica. O emprego da análise de fator/análise de componente principal promoveu a redução de sete características das águas superficiais do Estado Ceará, para dois componentes, sendo que o primeiro componente explicou 57,28% e o segundo, 26,77% da variância contida nas sete variáveis. Os parâmetros mais representativos na variabilidade da salinidade das águas foram Cl-, CE, Na+ e Mg2+, relacionados com a solubilidade dos sais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Alves, A. A., R. O. Sales, J. N. M. Neiva, A. N. Medeiros, A. P. Braga, and A. R. Azevedo. "Degradabilidade ruminal in situ de vagens de faveira (Parkia platycephala Benth.) em diferentes tamanhos de partículas." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 4 (August 2007): 1045–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000400034.

Full text
Abstract:
Estimaram-se os parâmetros de degradação ruminal da matéria seca (MS) e da proteína bruta (PB) de vagens de faveira, trituradas em partículas de 2 e 5mm, pelo método do saco de náilon in situ em ovinos, nos tempos de incubação 3, 6, 12, 24, 48, 72 e 96 horas, e determinou-se a degradabilidade efetiva, considerando-se taxas de passagem 2, 5 e 8%/h. A fração a da MS e da PB foram 69,6 e 49,9%, respectivamente, revelando elevada solubilidade da MS; a fração b para MS e PB foi 24,7 e 43,9%, indicando baixa degradação da MS in situ, com estabilização da degradação da MS às 72h e da PB às 48h de incubação. O tanino de vagens de faveira não se mostrou depressor da degradabilidade in situ da PB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Debiagi, Flávia, Suzana Mali, Maria Victória Eiras Grossmann, and Fábio Yamashita. "Efeito de fibras vegetais nas propriedades de compósitos biodegradáveis de amido de mandioca produzidos via extrusão." Ciência e Agrotecnologia 34, no. 6 (December 2010): 1522–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542010000600024.

Full text
Abstract:
A preocupação com o volume de lixo tem gerado interesse no desenvolvimento de embalagens biodegradáveis capazes de substituir, ao menos em parte, os plásticos convencionais sintéticos, como é o caso das embalagens de poliestireno expandido (Isopor). Ojvetivou-se,neste trabalho caracterizar, quanto ao índice de expansão (IE), densidade, índice de absorção em água (IAA), índice de solubilidade em água (ISA) e cor (coordenadas L*, a* e b*), compósitos biodegradáveis expandidos produzidos via extrusão, a partir da mistura de amido de mandioca, glicerol (plastificante) e dois tipos de fibras vegetais. Os compósitos foram preparados em extrusora mono-rosca, com três diferentes teores de fibras de aveia ou de cana-de-açúcar (0, 5 e 10 g/100 g amido), dois teores de umidade (18 e 26%) e teor fixo de glicerol (20g/100 g sólidos). A adição das fibras não afetou significativamente o IE, a densidade e o IAA, porém diminuiu o ISA dos materiais, o que é uma vantagem, favorecendo a utilização das fibras no reforço dos compósitos. A adição de fibras levou ao escurecimento das amostras, com decréscimo da luminosidade (L*) e, ainda, ao aumento nos valores dos parâmetros de cor a* e b*. Este estudo é passo fundamental para produção em escala industrial dos compósitos, que necessitam de condições de processo que forneçam resultados reprodutíveis de expansão e capacidade de absorção e solubilidade em água, propriedades de grande importância nesses produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Meotti, Fabiane Lucila, Ana Carolina Pereira da Silva, Mariane Pavani Gumy, Ana Frida Duarte, Vaneza Paula Poplawski Carneiro, Volmir Pitt Benedetti, and Leonardo Garcia Velasquez. "Avaliação físico-química e microbiológica de fitoterápicos utilizados em uma farmácia municipal de manipulação." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 16, 2021): e45710817557. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17557.

Full text
Abstract:
O medicamento fitoterápico possui como insumo, plantas medicinais ou seus derivados. Apesar de inúmeros benefícios, o uso indiscriminado e falhas durante a produção podem expor o consumidor final a efeitos nocivos à sua saúde. Nesse sentido, o estudo avaliou a qualidade físico-química e microbiológica de insumos vegetais utilizados em uma farmácia de manipulação municipal na região sudoeste do Paraná. Foram analisadas amostras de extratos secos de: Cymbopogon citratus, Baccharis trimera., Aesculus hippocastanum, Equisetum arvense, Echinodorus grandiflorus, Curcuma longa, Ginkgo biloba, Piper methysticum, Melissa officinalis e Passiflora incarnata. Para a avaliação físico-química, foram realizados os testes, segundo a Farmacopeia Brasileira (2019): características organolépticas, umidade, granulometria, pH, densidade, solubilidade e constituintes secundários, dentre os quais flavonoides, saponinas e taninos. Para a análise microbiológica, determinou-se a presença de microrganismos totais, bolores, leveduras, Salmonella sp e Shiguella sp, segundo Barbosa (2014). A avaliação organoléptica revelou que todas as amostras se apresentaram com aspecto de pó fino e homogêneo, com odor e cor característicos de cada espécie. Os extratos secos apresentaram resultados de teor de umidade, granulométricos, pH e densidade dentro dos valores de referência farmacopéicos. Com relação a solubilidade, a amostra de E. arvense se revelou praticamente insolúvel ao solvente utilizado. Todas as amostras testaram positivo para a presença de flavonoides. As amostras de G. biloba, P. methysticum e P. incarnata não apresentaram saponinas. Nenhuma amostra apresentou contaminação por bactérias totais, Salmonella sp e Shiguella sp. Portanto, os resultados obtidos nesta pesquisa atendem aos parâmetros da legislação vigente, comprovando a qualidade dos extratos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Canali, Lyz Cristina Furquim, Rafaela Fernandes Zancan, Rodrigo Ricci Vivan, Mario Tanomaru Filho, and Marco Antonio Hungaro Duarte. "Efeito do momento de imersão na alteração volumétrica do agregado trióxido mineral HP." Dental Press Endodontics 10.14436/2358-2545.11, no. 2 (July 1, 2021): 44–48. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.11.2.044-048.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: A solubilidade é uma propriedade relaciona- da à dissociação dos constituintes do material, pela ação do contato com o líquido circundante. Introdução: O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da hidratação durante a varredura com microtomografia (micro-TC) sobre a alteração volumétrica do MTA HP. Métodos: foram utilizados 20 dentes incisivos superiores de acrílico com cavidade retrógrada. O cimento MTA HP foi inserido na cavidade com um condensador Paiva. As amostras foram inspecionadas visualmente com uma lupa de 5x, para garantir que não permanecessem espaços vazios ou lacunas. Os espécimes foram divididos em dois grupos (n=10). Os dentes foram escaneados logo após o manuseio do MTA. Para o grupo com imersão em água, Eppendorf hidratado foi mantido com 1mL de água durante a varredura; no outro grupo, os dentes foram escaneados sem água. Nos dois grupos, os dentes foram imersos em água durante sete dias. Em seguida, os dentes foram escaneados novamente em micro-TC usando os mesmos parâmetros e condições de cada grupo. Foi realizada a reconstrução das imagens pelo software Nrecon e o volume de solubilidade, determinado pelo software CTan, analisando-se a variação volumétrica. Resultados: O grupo de corpos de prova escaneados imersos na água apresentou maior variação volumétrica, com diferenças estatisticamente significativas em relação ao grupo escaneado sem imersão. O escaneamento do corpo de prova imerso em água favorece uma maior perda volumétrica do material. Conclusão: Os estudos para avaliar a variação volumétrica de cimentos de silicato de cálcio devem ser feitos com imersão em água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Andrade, Eunice Maia de, Lúcia de Fátima Pereira Araújo, Morsyleide de Freitas Rosa, Raimundo Benvindo Gomes, and Francisco Antonio de Oliveira Lobato. "Fatores determinantes da qualidade das águas superficiais na bacia do Alto Acaraú, Ceará, Brasil." Ciência Rural 37, no. 6 (December 2007): 1791–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000600045.

Full text
Abstract:
Análise Fatorial/Análise da Componente Principal (AF/ACP) foram empregadas com o objetivo de identificar os fatores determinantes (naturais e antrópicos) da qualidade das águas superficiais na bacia do Alto Acaraú, Ceará. Realizaram-se coletas trimestrais, no período de fev/2003 a mar/2004, em seis pontos localizados nas áreas de influência urbana e de drenagem de perímetros irrigados. Foram analisados os parâmetros pH, temperatura, cor, turbidez, nitrato, amônia total, amônia livre, amônia ionizada, sódio, cloretos, potássio, sulfato, dureza, cálcio, magnésio, alcalinidade total, alcalinidade do bicarbonato, condutividade elétrica, sólidos suspensos, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total, ortofosfato solúvel, clorofila "A", coliformes totais e coliformes termotolerantes. Através das técnicas de estatística multivariada, AF/ACP, foram selecionadas as variáveis que explicavam o maior percentual da variância total dos dados. Três componentes são responsáveis pela estrutura da qualidade das águas explicando 88% da variância total. O modelo mostrou que o primeiro fator (39,81% da variância) expressou-se como um componente mineral. O segundo, explicando 29,22% da variância, apresentou-se como um componente de nutrientes. No terceiro fator (19,16% da variância), identificou-se como um componente de escoamento superficial das áreas agrícolas e clima. A rotação dos fatores, os parâmetros indicadores da qualidade das águas estão, principalmente, relacionados com a solubilidade dos sais (natural), com nutrientes e transporte de sedimentos (ação antrópica).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nóbrega, Geraldine Angélica, Jorge Luiz Oliveira, Francisco Klebson Santos, and Diego Angelo Gomes. "INFLUÊNCIA DA RAZÃO C/T E SALINIDADE DA FASE AQUOSA EM SISTEMAS MICROEMULSIONADOS COM OCS-BUTANOL-ÁGUA-QUEROSENE." HOLOS 4 (September 19, 2017): 235. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.4574.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo estudar a melhor região de microemulsão através do cálculo integral da área, mediante a variação de alguns parâmetros. Utilizou-se o óleo de coco saponificado (OCS) tensoativo, butanol (cotensoativo), querosene (componente apolar), água ou salmoura (KCl) (componente polar). As curvas de solubilidade (binodal) foram determinadas utilizando p método de turbidez. A composição da mistura para cada ponto da binodal foi determinada a partir de quantidades tituladas até a turbidez usando balança analítica. Estudou-se a influência da razão cotensoativo/tensoativo (C/T) e a salinidade por meio da variação desses parâmetros. Priorizando a região microemulsionada, verificou-se que para o sistema com água, o aumento da razão C/T amplia a região de microemulsão. O sistema que apresentou melhor área nesse caso foi o água-querosene-butanol/OCS=3. Para um sistema com salmoura, verificou-se que o aumento da salinidade diminuía a região de microemulsão, para uma dada razão C/T fixa. Os sistemas que apresentaram melhor área, nesse caso, foram os sistemas querosene-butanol/OCS=2/2%KCl e querosene-butanol/OCS=3/2%KCl. Analisando a influencia da razão C/T e salinidade juntas, verificou-se que o aumento da razão C/T associado ao aumento da salinidade diminui a região de microemulsão(querosene/butanol/OCS=2-água-2%KCl).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Dutra, Carlos H. M. C., Luiz D. de Castro, and Cristina T. Andrade. "Obtenção de piches mesofásicos em dois estágios a partir de piche de petróleo." Polímeros 18, no. 4 (2008): 307–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000400009.

Full text
Abstract:
A obtenção de piches mesofásicos para a produção de fibras de carbono de alta performance foi investigada por meio de tratamento térmico de três piches de petróleo, em dois estágios em um reator com agitação magnética e capacidade de 700 g. O primeiro estágio consistiu de um pré-tratamento sob agitação e atmosfera de nitrogênio a 0,9 MPa, a 390, 410 e 430 °C, durante três horas. No segundo estágio, o tratamento térmico foi realizado por mais três horas, sob pressão atmosférica. Durante os experimentos, amostras foram recolhidas e analisadas por meio de medidas de solubilidade em tolueno e quinolina, ponto de amolecimento e o percentual de mesofase. Foi verificado que, para todos os piches produzidos, nas temperaturas de 390 e 410 °C a variação dos parâmetros físico-químicos foi muito pequena e que os tratamentos térmicos no patamar de 430 °C produziram piches com pontos de amolecimento acima de 300 °C, e percentual de mesofase próximo a 70%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rheinheimer, Danilo dos Santos, João Kaminski, Luis César Cassol, and Antonio Carlos Pessoa. "INFLUÊNCIA DE FUNGOS MVA NATIVOS NA ABSORÇÃO DE FÓSFORO DE FONTE DE BAIXA SOLUBILIDADE POR TREVO VESICULOSO." Ciência Rural 22, no. 1 (April 1992): 21–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781992000100004.

Full text
Abstract:
Conduziu-se um experimento, em casa de vegetação, com o objetivo de avaliar a influência de fungos MVA nativos de solo ácido, na absorção de fósforo de fonte de baixa solubilidade. Dez plantas/vaso de trevo vesiculoso (Trifolium vesiculosum Savi) foram cultivadas até início do florescimento, utilizando-se amostra superficial de um solo Podzólico Vermelho-Escuro (Palehumult), num esquema fatorial 2x4+1, com pH 4,2 e 5,1; zero, 35 ppm de P2O5 (SFT), 70ppm de P2O5 FBS (fração insolúvel em ácido cítrico a 2% de fosfato de Araxá parcialmente acidulado) e 70ppm de P2O5 deste último fosfato aplicado em cultivo anterior de comichão. Estes tratamentos foram inoculados com esporos de fMVA nativos. Usou-se também um tratamento com solo fumigado, com pH 4,2 e sem fósforo. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso com cinco repetições. Os tratamentos com pH 4,2 apresentaram sintomas de toxidez de manganês. A fumigação agravou estes sintomas, impedindo o estabelecimento das plântulas de trevo vesiculoso. Não houve diferenças significativas na produção de matéria seca, absorção de fósforo e taxa de colonização micorrízica, quando se adicionou FBS, quando comparados a FBS ou SFT, mas tiveram, estes parâmetros, valores superiores aos verificados para o tratamento sem adição de fósforo. Em pH 5,1 a colonização micorrízica atingiu níveis superiores a 80%, porém sem influência do fósforo. A produção de matéria seca e fósforo absorvido no tratamento sem adição de P foram semelhantes a FBS residual. A aplicação de 70ppm de FBS em efeito imediato, embora tenha duplicado o fósforo acumulado, foi inferior ao obtido com 35ppm de SFT, evidenciando que a FBS contém uma porção de fósforo solúvel e que os fMVA nativos podem contribuir para a nutrição fosfatada do trevo vesiculoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Frota, L. M. A., B. A. Aguiar, F. L. P. Viana, A. M. Ley, M. P. Alcalde, B. M. Guimarães, M. A. H. Duarte, M. S. Vale, and B. C. Vasconcelos. "Avaliação do Emprego da Agitação Ultrassônica na Estabilidade Volumétrica de Materiais Reparadores Endodônticos por meio de Microct." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 57. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p57.

Full text
Abstract:
Analisou-se, por meio de micro tomografia computadorizada (microCT), a influência da Agitação Ultrassônica (AU) na estabilidade volumétrica dos materiais reparadores MTA-Angelus Branco (MTA), MTA Repair HP (MTAHP) e Biodentine (BIO). Dentes de acrílico, incisivos centrais superiores, tiveram suas porções apicais seccionadas 3,0 mm aquém do ápice, sendo confeccionadas cavidades retrógradas com broca esférica 1/4 de aço com 3,0 mm de profundidade. Os espécimes foram então divididos em seis grupos experimentais (n10) em função do material e do emprego do Ultrassom (US). Após a inserção dos cimentos nas retro- cavidades, ciclos de AU foram realizados para os subgrupos correspondentes, utilizando um inserto cônico liso ativado por aparelho ultrassônico piezoelétrico. MicroCT foram realizadas logo após a retro-obturação e após sete dias de imersão em 10 mL de água deionizada. Os dados digitais foram reconstruídos, e o volume (mm³) das amostras foi obtido utilizando o software CTAN. Observou- se solubilidade em todos os grupos, tendo MTA US oferecido os melhores resultados (0,98%), seguido por MTA (1,28%), BIO US (1,35%), BIO (1,56%), MTAHP US (1,68%) e pelo MTAHP (1,77%). Não foram encontradas diferenças considerando os parâmetros de agitação para cada material, todavia, quando comparado os materiais expostos para os mesmos parâmetros de agitação o MTA US ofereceu resultados significativamente melhores que os do MTAHP US (P < 0,05). Pode-se concluir que, independentemente do material, os cimentos apresentaram resultados dentro dos padrões exigidos pela ADA.Palavras-chave: Endodontia. Materiais Endodônticos. Cimentos à Base de Agregado Trióxido Mineral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Domingues, S., T. J. Pereira, A. O. Florentino, A. A. Cavalheiro, and M. J. Saeki. "Caracterização estrutural da cerâmica Ti x(Sm0,2Ce0,8)1-xO 2-delta pelo método de Rietveld." Cerâmica 53, no. 326 (June 2007): 205–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000200016.

Full text
Abstract:
O método precursor polimérico foi aplicado para a síntese de pós de Ti x(Sm0,2Ce0,8)1 xO2-delta, com 0 < x < 0,5, com tratamento nas temperaturas de 400 ºC, 700 ºC e 1000 ºC. A caracterização foi feita por difração de raios X e o refinamento estrutural pelo método de Rietveld. A inserção do titânio tende a aumentar a deformação da rede da estrutura cristalina, que não é eliminada até a temperatura de 700 ºC. Nestas condições as amostras ainda se mostraram monofásicas como cerianita. Para as amostras tratadas a 1000 ºC, a deformação provocada pela introdução do titânio é suprimida e a solubilidade do titânio na cerianita se limita a valores de x < 0,05. O excedente precipita-se como única fase secundária de titanato de samário para valores de 0,5 < x < 0,20. Quando x excede este valor, observa-se também a precipitação da fase rutila. Paralelamente, há uma diminuição da fase titanato de samário e a re-incorporação do samário pela cerianita, sendo que esta é comprovada pelo aumento dos parâmetros de rede da cerianita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Albuquerque, P. P. A. C., E. C. Rodrigues Júnior, A. C. Nishida, B. Chaim, and C. E. Francci. "Estudo do Grau de Conversão, Sorção e Solubilidade, Dureza e Estabilidade de Cor de Compósitos Empregados em Facetas Pré-Fabricadas." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 135. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p135.

Full text
Abstract:
Avaliar o grau de conversão (GC), sorção (Wsp), solubilidade (Wsl), dureza Knoop (HK) e estabilidade de cor (dE00) de compósitos utilizados em facetas pré-fabricadas (Componeer, Coltène), quando somente fotoativados. As resinas Synergy D6 (SD6), Brilliant NG (BNG) e Brilliant Everglow (BEW) foram fotoativadas utilizando LED Valo Cordless (Utradent) com irradiância de 1000 mW/ cm2 durante 20s. O GC foi avaliado de forma imediata e após 24h, através da técnica de espectroscopia no infravermelho (FT-IR). A HK foi mensurada com o auxílio de um microdurômetro (Shimadzu HMV-2) com carga constante de 50g por 15s. Os testes de Wsp e Wsl seguiram as recomendações da ISO 4049. A estabilidade de cor foi determinada após 2 meses de armazenagem úmida, utilizando um espectrofotômetro (Minolta CM 3700-d), seguindo os parâmetros CIEDE2000. Os resultados foram submetidos à ANOVA um ou dois fatores e Tukey (a5%). Todas as resinas apresentaram um aumento no GC após 24h, mas sem diferença estatística entre si. Os resultados de Wsp, Wsl e HK não apresentaram diferença estatística significativa (p>0,05). Após 2 meses de armazenagem o grupo BNG (0,7) apresentou menor dE00 quando comparado aos demais grupos SD6 (1,5) e BEW (1,6). Características apresentadas como baixa alteração de cor, degradação hidrolítica similar e elevado grau de conversão confirmam a indicação dessas resinas, também utilizadas na fabricação de facetas pré-fabricadas Componeer, para uso na forma direta em reabilitações de facetas.Palavras-chave: Composite Resins. Dental Veneer. Spectroscopy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Menezes Filho, Antonio Carlos Pereira de, João Carlos Perbone de Souza, and Carlos Frederico De Souza Castro. "Avaliação dos parâmetros físico-químicos e tecnológicos da farinha produzida a partir dos resíduos da agroindústria de laranja e melancia." Agrarian 12, no. 45 (October 12, 2019): 399–410. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i45.9143.

Full text
Abstract:
As indústrias processadoras de frutas que movem o setor agroindustrial geram diariamente volumosos conteúdos de resíduos após processo de beneficiamento dos frutos. Tanto os frutos da laranja e da melancia são descartados em aterros sem nenhum processo de beneficiamento destes resíduos que podem gerar lucros anuais sobre estes coprodutos. Este trabalho teve como objetivo o aproveitamento dos resíduos (cascas e albedos) de laranjas e melancias para a produção de farinhas, sob este contexto avaliar alguns parâmetros físico-químicos e tecnológicos destas farinhas. Os resíduos foram coletados em indústrias processadoras de sucos no município de Rio Verde – GO, as farinhas foram preparadas por convecção térmica e analisadas para os seguintes parâmetros: pH, molhabilidade (min.), atividade de água (aw), higroscopicidade (g H2O g MS), colorimetria L*a*b*, chroma C*, hue-angle h°, índice de absorção de água e óleo (IAA/CAO), solubilidade em água (SA), volume de inchamento (VI) (m3 kg-1), formação de espuma e gel, e por espectroscopia no infravermelho. Os resultados obtidos foram: pH, 4,07; 5,03 / 3,31; 4,40, molhabilidade 75,31; 84,89 / 8,18; 10,31 (min.), aw 0,505; 0,489 / 0,490; 0,453, Higroscopicidade 0,16; 0,13 / 0,17; 0,20 g H2O g-1 MS, Cor L* 68,93; 72,86 / 84,92; 79,07, a* 4,52; -3,63 / 1,49; 3,50, b* 32,91; 24,62 / 18,75; 18,00, C* 18,81; 24,89 / 33,22; 18,34, h° 85,46; 98,40 / 82,18; 79,00, IAA 8,68; 11,29 / 17,41; 14,75%, CAO 184,16; 321,19 / 244,99; 212,81%, AS 13,14; 8,15 / 4,89; 23,00%, VI 5,6; 6,9 / 14,33 13,13 m3 kg-1 respectivamente, para as farinhas das cascas e albedos de laranja e melancia. Não houve formação de espuma nos tempos (30 e 60 min.), formação de gel em todas as amostras na concentração mínima de 10% e FT-IR apresentou espectros homogêneos com harmônicas entre as farinhas. As farinhas apresentaram boas características tanto físico-químicas quanto tecnológicas podendo ser empregadas em processos alimentícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rodrigues, Héllen, and Ana Paula Meneguelo. "Estudo da remoção de H2S utilizando o software de simulação Aspen Hysys®." Latin American Journal of Energy Research 1, no. 1 (June 26, 2014): 65–69. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2014.v1.n1.p65-69.

Full text
Abstract:
Na indústria petrolífera, durante as várias fases do processo de produção e estocagem do petróleo, podem ocorrer cenários em que se observa a presença de sulfeto de hidrogênio (H2S). Com o aumento das exigências ambientais e ocupacionais, a remoção de componentes ácidos, como sulfeto de hidrogênio (H2S), de correntes de hidrocarbonetos gasosos ou líquidos é um processo cada vez mais requerido em muitas etapas da indústria de processamento de petróleo e gás. No auge do desenvolvimento de novos métodos e técnicas capazes de solucionar problemas com o máximo de eficiência possível, visando o menor custo com segurança e o respeito ao meio ambiente, esta pesquisa propõe uma metodologia para a separação do sulfeto de hidrogênio de uma corrente de óleo tratado. Tendo como cenário de análise dados de uma estação de coleta e tratamento de petróleo, esta pesquisa possibilita a avaliação da capacidade de retirada do H2S do óleo por meio de um método simples de separação, baseado em mecanismos físicos. Foram analisadas variáveis, como pressão e temperatura, na redução da solubilidade do H2S no óleo, provocando, consequentemente, sua separação. Nas análises, é utilizado um software comercial de simulação, AspenHysys®, que proporciona a possibilidade de simulações de vários cenários (layouts de planta) e parâmetros operacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Tomicioli, Rafael Magro, Fábio Tiraboschi Leal, and Anderson Prates Coelho. "Limitação da produtividade pela deficiência de boro nas culturas da soja, milho, feijão e café." South American Sciences ISSN 2675-7222 2, no. 1 (November 18, 2020): e21100. http://dx.doi.org/10.17648/sas.v2i1.100.

Full text
Abstract:
O boro é um dos micronutrientes que mais limita a produtividade das culturas nas condições dos solos brasileiros. Este elemento participa de funções ligadas ao enraizamento das plantas até o enchimento de grãos, gerando elevada responsividade das culturas em solos com médios e baixos teores. Os principais fatores que contribuem para os baixos teores de boro no solo são a lixiviação que o nutriente pode sofrer, baixo valor do pH do solo, baixos teores de matéria orgânica e a reposição do micronutriente ao longo dos cultivos. Tomadas de decisões no manejo que visam principalmente o aporte de matéria orgânica no sistema impactam de forma positiva nos teores de boro no solo, além de melhorias tanto nos parâmetros químicos, físicos e biológicos dos solos. No mercado existem diversas fontes de boro para a utilização na agricultura e cada fonte apresenta comportamento distinto, para a forma de aplicação, perdas por lixiviação e solubilidade, diferindo a resposta para os diferentes tipos de solo e cultura. Este trabalho visa levantar informações sobre as estratégias para o manejo nutricional com boro, escolha de fontes mais adequadas para a nutrição das plantas, quantificar perdas de lixiviação em função da fonte utilizada e, principalmente, dar subsídios para melhorias no manejo com boro para as culturas da soja, milho, feijão e café.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Limberger, Valéria Maria, Alícia de Francisco, Marivone Rosa Borges, Tatiana Oro, Paulo Jose Ogliari, Patrícia Matos Scheuer, and Carolina Montanheiro Noronha. "Extração de β-glucanas de cevada e caracterização parcial do amido residual." Ciência Rural 41, no. 12 (December 2011): 2217–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011001200028.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi avaliar os parâmetros da extração de β-glucanas de cevada e caracterizar parcialmente o amido residual da extração. Foi desenvolvida metodologia para extração de β-glucanas de cevada sem degradação do amido, avaliando as variáveis pH e temperatura de extração. O percentual de β-glucanas extraída variou de 44,21 a 53,38%, sendo influenciado pela temperatura, e o de amido extraído variou de 65,98% a 77,54%, sendo influenciado pelo pH. O amido residual da extração de β-glucanas de cevada apresentou poder de inchamento e solubilidade de 8,54±0,29% e 6,04±0,073%, respectivamente. O amilograma de ARV desse amido apresentou viscosidade máxima de 164,67±1,30 RVU e quebra de viscosidade de 45,79±2,06 RVU. O espectro de infravermelho do amido residual é típico de amido de cevada nativo e semelhante ao de amidos isolados de milho, trigo e mandioca. De acordo com as micrografias eletrônicas de varredura da fração amido, foi possível visualizar uma mistura de grânulos grandes e lenticulares, com um diâmetro médio de 19,15µm e de granulos pequenos com forma esférica, de 4,78µm. As características demonstradas pelo amido residual da extração de β-glucanas de cevada sugerem sua viabilidade para utilização na indústria de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Olivieri Nobile, Fabio, Rogério Farinelli, Flávio Kfouri Junior, and Gabriel Henrique Pazin Pessi. "Aplicação de calcário em superfície: estudo da influência nas propriedades químicas de um latossolo vermelho distrófico sob o cultivo de cana-de-açúcar." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 2 (July 10, 2017): 99. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i2.378.

Full text
Abstract:
A aplicação superficial de calcário ainda gera dúvidas quanto a sua eficiência na correção da acidez do solo no sistema plantio direto. Entretanto tem-se observado que os efeitos da aplicação de calcário têm ocorrido em profundidade e em períodos de tempo relativamente curtos, apesar da sua baixa solubilidade no solo. O trabalho teve por objetivo avaliar as alterações químicas de um Latossolo Vermelho em função da granulometria do calcário sob o cultivo de cana-de-açúcar. O delineamento experimental utilizado foi esquema fatorial 2x2, resultantes da combinação de 2 fontes de calcário (PRNT = 70% e PRNT = 103%) com dois modos de aplicação (aplicado em superfície e incorporado), mais um tratamento controle, todos com 3 repetições, totalizando 21 parcelas. Foram realizadas análises químicas (pH, M.O., P, K, Ca, Mg, H+Al, CTC e saturação por bases) do solo coletado nas camadas de 0 - 0,20 m e 0,20 - 0,40 m aos 3 meses após a aplicação do corretivo. Os resultados evidenciaram, que a granulometria do calcário não alterou nenhum atributo químico do solo, entretanto ao se avaliar as profundidades nota-se que o efeito do calcário ocorreu apenas na camada superficial, onde todos os parâmetros avaliados foram superiores nesta camada em relação à subsuperficial, demonstrando que em dois
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Carvalho, Ana Vânia, Marcus Arthur Marçal de Vasconcelos, Priscilla Andrade Silva, Glaucy Takeda Assis, and José Luis Ramirez Ascheri. "Caracterização tecnológica de extrusados de terceira geração à base de farinhas de mandioca e pupunha." Ciência e Agrotecnologia 34, no. 4 (August 2010): 995–1003. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542010000400028.

Full text
Abstract:
Conduziu-se este trabalho,com o objetivo de estudar as propriedades funcionais tecnológicas de extrusados de terceira geração obtidos de misturas de farinhas de pupunha (Bactris gasipaes Kunth.) e mandioca (Manihot esculenta Crantz), por meio das análises de densidade aparente, índice de absorção de água, índice de solubilidade em água e viscosidade de pasta (RVA). Os extrusados foram formulados, adicionando-se 15, 20 e 25% de farinha de pupunha à farinha de mandioca, sendo processados em extrusora monorosca, escala piloto. Os parâmetros de extrusão foram fixos, utilizando-se cinco zonas de extrusão com temperaturas de 30ºC, 40ºC, 60ºC, 65ºC e 70ºC; velocidade do parafuso 177rpm; taxa de alimentação 292g/min e matriz laminar de 1mm. Os extrusados de terceira geração obtidos apresentaram valores relativamente baixos ou intermediários de IAA e ISA, variando de 5,01 a 6,48g/g e 5,37 a 7,34% para IAA e ISA, respectivamente. Após o processo de fritura dos extrusados, observou-se expansão e, consequentemente, redução na densidade aparente dos mesmos. O desenvolvimento ou aplicação de tecnologias como a extrusão, que permitam o aproveitamento de matérias-primas regionais, entre elas a mandioca e a pupunha, é uma forma de agregação de valor às riquezas existentes e, ao mesmo tempo, possibilita a diversificação de novos produtos alimentícios prontos para o consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Paraíba, Lourival Costa, and Maria Lúcia Saito. "Distribuição ambiental de poluentes orgânicos encontrados em lodos de esgoto." Pesquisa Agropecuária Brasileira 40, no. 9 (September 2005): 853–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2005000900003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi apresentar uma modelagem da distribuição ambiental de vinte e nove poluentes orgânicos encontrados em amostras de lodos de esgoto das estações de tratamento de esgoto de Barueri e Suzano, SP. Lodos de esgoto são misturas de produtos orgânicos e inorgânicos gerados nos processos primários e secundários de tratamento que, mediante adequado controle de qualidade, podem ser reutilizados como fertilizantes agrícolas. O modelo de fugacidade nível I foi aplicado a um sistema compartimental hipotético constituído de ar, água, solo, sedimento, biota aquática e plantas. Foi utilizada a massa molecular, a pressão de vapor, a solubilidade em água, a constante de Henry, o coeficiente de partição octanol-água e a meia-vida no solo de cada um dos poluentes. O coeficiente de sorção no solo, os fatores de bioconcentração em organismos aquáticos, raízes e na seiva do xilema de plantas foram calculados por meio de expressões que correlacionam cada um desses parâmetros com o coeficiente de partição octanol-água do poluente. Foram estimados e usados os coeficientes de partição folha-ar e ar-água e o índice GUS de cada poluente. A modelagem e os cálculos dos fatores de bioconcentração e dos coeficientes de partição revelam os compartimentos preferenciais dos poluentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pereira, Alexandre Da Costa. "AVALIAÇÃO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA PARA SOLOS COMPACTADOS UTILIZADOS EM CAMADAS SELANTES E ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE ATERRO PARA RESÍDUOS SÓLIDOS DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO." HOLOS 4 (September 22, 2013): 16. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1570.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou geotecnicamente (ensaios de laboratório, de campo e simulações numéricas) realizados com o objetivo de caracterizar solos naturais e solos compactados para projeto e execução de células de aterro para resíduos industriais oriundos da atividade petrolífera que, pelo fato de não se enquadrarem nas classificações de resíduos Classe I (Perigosos) ou Classe II-B (Não Perigosos/Inertes), podendo ter propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água, são classificados como não perigosos (Classe II-a: Não inertes - NBR10.004/2004). Para a necessária avaliação da segurança da obra frente ao risco de contaminação pela percolação pela base dos aterros, bem como referente à avaliação da segurança frente ao risco de ruptura dos taludes de contenção, o presente trabalho tratará da avaliação dos seguintes pontos: avaliação da capacidade do solo compactado (camada selante) da base do aterro em propiciar valores de condutividade hidráulica inferiores a 10-7cm/s (proteção eficiente e segura do lençol freático) e avaliação da estabilidade dos taludes projetados. Conclui-se que os estudos de campo realizados para a determinação da condutividade hidráulica dos solos indicam que os materiais avaliados podem ser caracterizados como de baixa condutividade hidráulica. As análises da estabilidade por métodos de equilíbrio-limite, com o auxilio da ferramenta computacional, mostraram que o talude apresenta-se estável e não sujeito a grandes deslizamentos, pois os fatores de segurança calculados por diferentes métodos resultaram valores bem maiores que o mínimo (FSmin = 1,5) para qualquer um dos métodos utilizados, mesmo com a redução dos parâmetros de resistência dos solos em 40%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Melo, Grasieli Beloni de, Crislaine Vieira Farago, Graziela Bragueto Escher, Daniel Granato, Beatriz Cervejeira Bolanho, and Eliane Dalva Godoy Danesi. "Snack extrusado a base de arroz com Spirulina platensis e farinha mista de subprodutos de laranja e palmito pupunha." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 11, 2021): e41310515142. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15142.

Full text
Abstract:
Alimentos tipo snacks obtidos por extrusão podem ser adicionados de subprodutos agroindustriais, alternativa de baixo custo para incrementar o valor nutricional, e Spirulina platensis (SP) fonte de proteínas e antioxidantes. Neste estudo foram desenvolvidos snacks, usando delineamento experimental 2² onde se testou as variáveis SP (S. platensis) - 2,5 a 7,5 g.100 g-1 e umidade de alimentação (U) - 18 a 26 g.100 g-1. As formulações continham farinha de arroz (Oryza sativa L.) (72,5 a 77,5 g.100 g-1) e 20 g.100 g-1 da mistura de farinha de subprodutos de laranja (FL) (Citrus sinensis L. Osbeck) e de palmito pupunha (FP) (Bactris gasipaes) (1:1). Os snacks foram avaliados quanto aos parâmetros nutricionais, tecnológicos e sensoriais. Verificou-se que a SP aumentou o teor de proteínas e antioxidante das formulações. Quando comparados a um produto comercial similar, os snacks continham de 15-48 % mais proteínas, e 320-380 % a mais de fibras alimentares. O aumento de SP, elevou em mais de 1000% a atividade antioxidante dos snacks. Nas condições testadas a densidade aparente foi diretamente proporcional à U, enquanto, dureza e crocância foram inversamente proporcionais. No entanto, as variáveis SP e U não interferiram nos índices de expansão, solubilidade em água, absorção de água e absorção de óleo. As maiores aceitações sensoriais, de 72 e 73%, ocorreram em condição de maior incorporação de SP. Assim, mostrou-se a possibilidade de elaboração de snacks sem glúten com valor nutricional superior aos similares comercializados, para consumidores atentos à dieta mais saudável, além de alternativa de aproveitamento de subprodutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Borges, Gabriela Borba Vilela, Ana Maria de Resende Machado, Fátima de Cássia Oliveira Gomes, and Cleverson Fernando Garcia. "Extração, caracterização e avaliação microbiológica de óleos essenciais de rejeitos de frutas cítricas comerciais." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 11, 2021): e1110716126. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16126.

Full text
Abstract:
Com o aumento da produção de resíduos oriundos de processamento de alimentos diversas medidas estão sendo implementadas gerando benefícios que ultrapassam as questões ambientais. Este trabalho propôs o reaproveitamento de cascas de frutas cítricas excedentes de estabelecimentos comerciais, por meio da extração de óleos essenciais (OEs). Avaliou-se sua eficácia antimicrobiana, os parâmetros físico-químicos, sua constituição química e os padrões de agrupamento dos OEs com base em análises estatísticas. Os OEs foram extraídos das cascas pelo método de hidrodestilação. Determinou-se o índice de refração, densidade relativa e solubilidade em etanol 90%. A identificação dos constituintes foi realizada por meio da GC-MS e para os agrupamentos das amostras utilizou-se PCA e HCA. Para a atividade antimicrobiana utilizou-se a técnica de difusão de disco, utilizando duas leveduras (Candida parapsilosis e Candida krusei) e duas bactérias (Staphylococcus aureus e Escherichia coli). Constatou-se que os OEs dos cultivares de laranja apresentam maior rendimento de extração e as análises físico-químicas foram similares entre os cultivares de laranja e limão. Identificou-se 61 componentes nos OEs, sendo o d-limoneno majoritário. A PCA e a HCA revelaram agrupamentos que corroboram com as cultivares laranjas, limões e mexerica. Todos os microrganismos foram sensíveis aos OEs dos limões e da mexerica e a E. coli foi sensível a todos os OEs. Por sua vez, a bactéria S. aureus se mostrou resistente aos OEs dos cultivares de laranja. Constatou-se que o reaproveitamento do excedente das cascas de frutas cítricas é viável, sendo os OEs eficazes contra determinados microrganismos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Eder M., Marcelo Aguiar, Maria A. F. César-Oliveira, Sônia F. Zawadzki, and Leni Akcelrud. "Determinação do parâmetro de solubilidade de poliuretanos de PBLH." Polímeros 10, no. 2 (June 2000): 64–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282000000200008.

Full text
Abstract:
O parâmetro de solubilidade de poliuretanos segmentados foi determinado através de ensaios de inchamento no equilíbrio, tratando-se os dados pela teoria de Flory-Rehner. O segmento flexível dos poliuretanos foi constituído por blocos de oligobutadieno e o segmento rígido foi formado pela reação entre di-isocianato de tolileno e os extensores de cadeia 1,3-propanodiol; 1,4-butanodiol; 1,6-hexanodiol e 2, 2'-di-hidroxi-isopropil N, N'anilina. O teor em segmento rígido para os polímeros provenientes dos extensores alifáticos ficou na faixa de 25,1% a 28,3%, enquanto que, nos polímeros estendidos com o extensor aromático, foi de 32,6%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cortez-Vega, William Renzo, Daniela Cardozo Bagatini, Juliana Tais Andreghetto de Souza, and Carlos Prentice. "Biofilmes nanocompósitos obtidos de isolado proteico de corvina (Micropogonias furnieri) e Montmorilonita: avaliação das propriedades físicas, mecânicas e de barreira." Brazilian Journal of Food Technology 16, no. 2 (May 28, 2013): 90–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232013005000011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades de biofilmes nanocompósitos de isolado proteico de corvina (Micropogonias furnieri) com argila organofílica. Inicialmente, foi obtido isolado proteico de corvina (IPC) utilizando-se o processo de mudança de pH. O IPC foi obtido a partir de subprodutos da industrialização de corvina. Para o desenvolvimento dos filmes, foi executado um planejamento experimental de Box e Behnken, com três níveis de IPC (2; 3,5; 5 g.100 g-1 de solução), argila montmorilonita MMT (0,3; 0,5; 0,7 g.100 g-1 de solução) e glicerol (25, 30, 35 g.100 g-1 IPC). Os filmes poliméricos foram desenvolvidos pela técnica de casting. Os valores de resistência à tração variaram entre 7,2 e 10,7 MPa, e os valores de alongamento, de 39,6 a 45,8%. Os valores de permeabilidade ao vapor de água (PVA) variaram entre 3,2 e 5,5 g mm m-2 d-1kPa-1. O IPC apresentou teor médio de proteína de 97,87% (b. s.). Pode-se concluir que os filmes nanocompósitos produzidos a partir de IPC com MMT foram promissores, desde o ponto de vista das propriedades mecânicas, da aparência visual e do fácil manuseio até a baixa permeabilidade ao vapor de água e a baixa solubilidade. Com relação às propriedades mecânicas, as concentrações de IPC e MMT foram os principais fatores que influenciaram o desenvolvimento dos filmes nanocompósitos. Os resultados obtidos no planejamento experimental utilizado indicaram que 3,5 g de IPC.100 g-1 de solução, 0,5 g de MMT.100 g-1 de solução e 30 g de glicerol.100 g-1 IPC seriam os parâmetros ideais para a preparação de filmes nanocompósitos por casting.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, Barbara Freire de, Jéssica Kelly da Silva Negreiros, Karina Soares do Bonfim, Josilene de Assis Cavalcante, Márcia Ferraz Pinto, and Nagel Alves Costa. "Modelagem matemática da cinética de secagem em camada de espuma da folha da gravioleira (Annona muricata Linn) e caracterização do pó obtido." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 17, 2020): e10942811. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2811.

Full text
Abstract:
A graviola (Annona muricata L.) vem se destacando pelas diferentes atribuições na área medicinal, sendo as folhas uma das partes mais estudadas pelo uso tradicional na forma de chás. Este trabalho teve por objetivo produzir o pó da folha da graviola pelo método de secagem de espuma, utilizando Portogel® como agente espumante. Foram verificadas a influência das variáveis, concentração de emulsificante, tempo de agitação e temperatura de secagem. Foram realizadas caracterizações físicas da espuma da folha de graviola: densidade, percentual de expansão e estabilidade da espuma. Com os dados da cinética de secagem foi possível obter os ajustes aos modelos matemáticos não lineares e com os pós obtidos foram realizadas as seguintes caracterizações físico-químicas: atividade de água (aw), rendimento, granulometria, pH, sólidos solúveis totais, acidez titulável total (ATT), índice de solubilidade em água (ISA), atividade antioxidante total e fenólicos totais. Todos os experimentos apresentaram uma curva típica de secagem, representadas por um período de taxa constante e uma taxa decrescente. Para os ajustes aos modelos matemáticos não lineares, os que melhor representaram os dados experimentais foram os de Page e Page Modificado. Um teor máximo de umidade de 4,10g/100g, atividade de água (aw) inferior a 0,406, um pH levemente ácido, uma teor de sólidos solúveis totais de aproximadamente 47o Brix e acidez titulável total (ATT) na faixa de 2 g ácido cítrico/100g. A atividade antioxidante pelo método DPPH e fenólicos totais, apresentaram os maiores valores nas condições mínimas de secagem sendo eles: 121,07 µmol Tx/g e 1420 mg GAE/100g de pó, respectivamente. O processo de secagem da folha da graviola pelo método de camada de espuma se mostrou satisfatório quanto aos parâmetros avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ziegler, Fabiane La Flor, and Valdemiro Carlos Sgarbieri. "Caracterização químico-nutricional de um isolado protéico de soro de leite, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos." Revista de Nutrição 22, no. 1 (February 2009): 61–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732009000100006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO:Estudar química e nutricionalmente um isolado protéico de soro de leite bovino, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos visando elevado valor nutritivo e funcional. MÉTODOS: Realizaram-se análises da composição centesimal e do perfil de aminoácidos dos dois materiais protéicos, para cálculo da melhor adequação dos aminoácidos essenciais, com base no perfil recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Os índices de valor nutritivo para o isolado de soro de leite, o hidrolisado de colágeno e as misturas foram determinados em ratos, a partir de ensaios de crescimento e de balanço de nitrogênio. Os resultados dos parâmetros nutricionais foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey para a verificação de diferenças entre médias (p<0,05). RESULTADOS: O isolado protéico de soro de leite mostrou-se completo quanto aos aminoácidos essenciais pelo padrão de referência da Organização Mundial de Saúde enquanto que o hidrolisado de colágeno bovino mostrou-se deficiente em todos os aminoácidos essenciais, com agravante de completa ausência de triptofano. A caseína mostrou-se mais eficaz que o isolado de soro e as misturas quanto ao poder de promover crescimento em ratos. Não houve diferença estatística no crescimento dos ratos entre o isolado protéico de soro e a mistura 60% isolado de soro e 40% hidrolisado de colágeno. Nos demais índices de valor protéico a mistura 60% isolado de soro: 40% hidrolisado de colágeno mostrou-se igual ou superior à caseína e ao isolado (100%). CONCLUSÃO: A mistura 60% isolado de soro mais 40% hidrolisado de colágeno bovino apresentou elevado valor nutritivo e alto índice de solubilidade em água, mostrando-se promissora como ingrediente na formulação de alimentos dietéticos para idosos, inclusive pelas propriedades funcionais já descritas para essas proteínas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lima, Joab Dos Santos, Alessandra Marcone Tavares Alves De Figueirêdo, Vicente Maxim Da Silva Araújo, Flávia Rhuana Pereira Sales, and Márcio Jean Fernandes Tavares. "UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA VISANDO APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 2, no. 1 (April 30, 2019): 208–21. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v2i1.84.

Full text
Abstract:
Muitos estudantes expressam a falta de interesse na escola e nos estudos, tendo como causa diversos fatores em que entre eles encontra-se a didática empregada pelo docente. Esse quadro é ainda mais alarmante quando abordamos as ciências exatas, principalmente, a disciplina de Química que apresenta conceitos e teorias abstratas. De acordo com o documento oficial PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), todos os assuntos transmitidos em sala de aula devem ter uma abordagem contextualizada para que seja alcançada uma aprendizagem significativa, ou seja, os conceitos devem retratar um valor relevante que favoreça a compreensão do mundo natural, social, político e econômico, enaltecendo a aplicabilidade dos mesmos na vida do alunado. Sendo assim, esse trabalho descreve os resultados de uma pesquisa desenvolvida para discentes do Ensino Médio, o qual foi baseado numa metodologia qualitativa de cunho participativo, e ainda apresentou uma abordagem quantitativa. O estudo foi direcionado para os conteúdos: misturas, solubilidade e separação de misturas, os quais foram explanados com o uso de diversas ferramentas didáticas, como a contextualização, problematização e experimentação, por meio de aulas expositivas dialogadas. Os resultados foram interpretados por meio de métodos qualitativos, os quais avaliam o conhecimento como um processo social, em que todos participam para sua construção através de sua realidade cotidiana, comportamento e postura empregada em sala, além de uma análise quantitativa, a qual avalia a progressão da aprendizagem de forma sistemática. Frente aos resultados analisados, pode-se afirmar que os instrumentos didáticos empregados possibilitaram a edificação de um conhecimento químico significativo, de modo que cada discente participou ativamente durante o processo de ensinoaprendizagem, percebendo a ciência inserida em seu dia a dia, o que o faz atuar criticamente frente às situações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Noronha Filho, J. D., D. P. Reis, and E. M. Da Silva. "Síntese e Caracterização de Compósitos Remineralizantes com Partículas Nanoporosas de Sílica- Hidroxiapatita (Si- HA) carregadas com NaF." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 40. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p40.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi a síntese e caracterização de compósitos restauradores remineralizantes com partículas nanoporosas de sílica-hidroxiapatita (Si-HAp) carregadas com fluoreto de sódio (NaF). Foram produzidos quatro compósitos experimentais (SiF, Si, F e NT) com 40 %p/p de matriz orgânica (Bis-GMA/TEGDMA, 70/30 %p/p), 0,5 %p/p CQ, 1 %p/p de (EDMAB) e 60 %p/p de partículas nanoporosas de Si-HAp. Nos compósitos SiF e F, as partículas foram previamente imersas durante 24 h em solução aquosa de NaF na concentração de 10% A seguir, os compósitos SiF e Si tiveram as partículas silanizadas com y-metacriloxipropil-1- trimetoxisilano. O compósito NT não recebeu tratamento prévio de suas partículas. A análise do potencial remineralizante foi feita através da obteção das imagens no micro-CT. O potencial remineralizador foi estatisticamente diferente para todos os grupos (F > SiF > NT > Si). O NT apresentou o maior valor de GC% (63,84%). Para RF e ME, os grupos SiF e F apresentaram menores valores que os grupos Si e NT. Para a rugosidade, o grupo SiF apresentou o maior valor (1,68 µm). Não houve diferença entre os grupos para a dureza e cor. Para a translucidez somente o NT foi diferente (0,54 TP). Para a absorção, o SiF apresentou o maior valor (25,66 µg /mm3). Em relação a solubilidade, todos os grupos foram diferentes entre si (F > SiF > Si > NT). Conclui-se que o tratamento com o NaF foi capaz de remineralizar a estrutura dentária e alterar as propriedades físico-mecânicas, ópticas, bem como os parâmetros de degradação hidrolítica dos compósitos.Palavras-chave: Compósitos Restauradores Remineralizantes. Partículas Nanoporosas. Hidroxiapatita. Materiais Resposivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

CAMARGO, M. S. de, and R. I. SILVEIRA. "Efeito dos fosfatos naturais alvorada, catalão, patos e arad na produção de massa seca de milho em casa-de-vegetação." Scientia Agricola 55, no. 3 (1998): 509–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161998000300021.

Full text
Abstract:
A comparação do comportamento de fosfatos naturais foi feita com a avaliação da produção de massa seca em plantios de milho em vasos (3kg), contendo um Podzólico Vermelho Amarelo, sob condições controladas de casa-de-vegetação. Quatro fosfatos naturais (Alvorada, Catalão, Patos e Arad) foram utilizados em três doses de P (100, 150, e 200 mg kg-1), calculadas com base no fósforo solúvel extraído pelas solubilidades das relações fosfato: solução extratora (g de fosfato mL-1 de ácido cítrico 2%): 1:100; 1:200 e 1:400. O fosfato Alvorada apresentou a maior produção de massa seca inicial, superando os demais fosfatos naturais, inclusive o superfosfato triplo, e não diferindo do fosfato Arad no segundo plantio. A solubilidade em ácido cítrico 2% (1:100) é um importante parâmetro para predição do comportamento de fosfatos naturais de diferentes origens geológicas. A recomendação de adubação fosfatada utilizando quantidades iguais de fosfatos naturais não é adequada, pois têm comportamento diferenciado devido às variações na composição química e mineralógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pires, Lúcio Fernandes, Jouse Lima do Nascimento, Rivelilson Mendes de Freitas, and Romélia Pinheiro Gonçalves. "Determinação dos níveis de malonaldeído e nitrito em indivíduos portadores de traço falciforme." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 12, no. 1 (August 21, 2013): 65. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6747.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: small;"><span style="line-height: 24px;">Introdução: Pacientes com traço falciforme são frequentemente expostos a estresse oxidativo devido ao aumento da produção de </span></span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">espécies reativas derivadas do oxigênio. A doença também pode ser caracterizada pelo aumento dos níveis plasmáticos de produtos </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">da peroxidação lipídica e do consumo de óxido nítrico. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi delinear o perfil epidemiológico e </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">comparar as alterações plasmáticas dos parâmetros oxidativos (nitrito e malonaldeído (MDA)) entre portadores do traço falciforme e </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">pacientes com perfil de hemoglobina normal. Metodologia: Foram colhidas 70 amostras, sendo 50 de portadores do traço falciforme </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">(Grupo Hb AS) e 20 do grupo controle (Grupo Hb AA). Para a confirmação do diagnóstico laboratorial, as amostras de sangue foram </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">submetidas ao procedimento eletroforético em pH alcalino e ao teste de solubilidade. O método empregado para determinar a </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">peroxidação lipídica foi baseado na sua reação com ácido tiobarbitúrico e para mensurar o conteúdo de nitrito foi usado o método </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">de GREEN. Resultados: O grupo Hb AS (0,24 ± 0,02) apresentou valor médio dos níveis séricos de MDA semelhante ao grupo Hb AA </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">(0,20 ± 0,02; p=0,3138). Em relação aos níveis séricos de nitrito, verificou-se um aumento de 92% no grupo Hb AS (4,6 ± 0,33) quando </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">comparado ao grupo Hb AA (2,4 ± 0,22; p<0,0009). Conclusão: Em suma, o perfil desses portadores do traço falciforme atendidos </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">é de mulheres jovens, com baixa escolaridade, casadas e que não exercem atividade remunerada. Considerando os parâmetros </span><span style="line-height: 24px; font-size: medium;">oxidativos, os pacientes com traço falciforme apresentam níveis mais elevados de nitrito plasmático.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rosa, Calin Moura da, Rodrigo Klippel Menger, Maylline Tavares Gomes, and Cristiane Oliveira. "Comportamento de reagentes inibidores de incrustação aplicados na perfuração de poços de petróleo." Matéria (Rio de Janeiro) 20, no. 2 (June 2015): 514–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620150002.0051.

Full text
Abstract:
A deposição ou incrustação mineral é proveniente do acúmulo de sais inorgânicos que causam problemas operacionais às tubulações e equipamentos aplicados em diversos setores industriais,. Na exploração de petróleo e gás, as incrustações são formadas pela incompatibilidade entre as composições químicas das águas de formação e de injeção e/ou pelas mudanças termodinâmicas do sistema durante estas atividades. A prevenção das incrustações pode ser realizada com a adição substâncias químicas denominadas inibidores de incrustação. Neste trabalho, dois inibidores contendo os grupos funcionais fosfonato e amina (IN-A) e poliméricos (IN-B) foram sintetizados e investigados para aplicação na extração de petróleo em plataformas brasileiras offshore. Os estudos envolveram a avaliação da compatibilidade dos inibidores (IN-A e IN-B) com salmouras e as suas eficiências de inibição de incrustação relacionadas aos íons cálcio. Em todos os estudos, as salmouras foram preparadas com os sais NaCl (76,50 g/L), CaCl2.2H2O (92,21 g/L), MgCl2.6H2O (14,42 g/L), BaCl2.2H2O (0,04 g/L), SrCl2.6H2O (6,33 g/l), KCl (11,59 g/L), Na2SO4 (0,68 g/L), NaHCO3 (1,18 g/L) e NaCl (76,50 g/L), visando simular condições operacionais específicas de plataformas brasileiras. A compatibilidade foi avaliada por análises de turbidez e a eficiência por análises de íons cálcio, posteriormente, expressa em termos percentuais. O IN-A apresentou melhores resultados de compatibilidade, mostrando valores de turbidez menores que 10 NTU para todas as concentrações avaliadas. A eficiência do IN-A foi de, aproximadamente, 80%, indicando um adequado mecanismo quelante de inibição com possível liberação dos complexos solúveis, conforme esperado. Em contraste, o IN-B apresentou menor compatibilidade com as salmouras nas concentrações de 5, 10 e 30 g/L, onde a turbidez foi de 12,7; 15,9 e 31,0 NTU, respectivamente. Além disso, houve queda de eficiência de inibição no decorrer do tempo para as concentrações mais elevadas, de modo que com 30 g/L a eficiência foi de 75,78%, possivelmente, devido a dificuldade de solubilização do polímero com consequente encobrimento dos sítios ativos dos cristais. Os resultados obtidos possibilitaram comparar e avaliar o comportamento dos dois inibidores sintetizados, evidenciando que condições específicas de concentração de sais e perfis de solubilidade são parâmetros muito influentes na formulação e seleção de inibidores de incrustação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Moura, Lyzette Gonçalves Moraes de, Marlus Pinheiro Rolemberg, Antonio Carlos da Silva Ramos, Maria de Fátima Pereira dos Santos, and Evaldo López Zilio. "Avaliação das incertezas associadas à determinação do parâmetro de solubilidade de Hildebrand de petróleos." Química Nova 34, no. 2 (2011): 226–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422011000200011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Souza, Eliane De Fátima, Milton Beltrame Jr., Erika Peterson Gonçalves, and Andreza Ribeiro Simioni. "OBTENÇÃO DE VATERITA ESTABILIZADA PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS DE LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACOS." Revista Tecnologia e Tendências 11, no. 1 (September 15, 2020): 138. http://dx.doi.org/10.25112/rtt.v11i1.2294.

Full text
Abstract:
RESUMO Nas últimas décadas, avanços no campo das ciências e tecnologias aplicadas têm emergido, com pesquisas na área inovadora e multidisciplinar conhecida como nanobiotecnologia, referindo-se às tecnologias em que a matéria é manipulada às escalas atômica e molecular para criar novos materiais com características funcionais diferentes dos materiais comuns. O desenvolvimento destas tecnologias para aplicação em sistemas biológicos almeja viabilizar a utilização prática desse conhecimento nas áreas da saúde. A Terapia Fotodinâmica (TFD) se configura como uma terapia promissora para o tratamento de diversas doenças, baseado em fotoprocesso onde um fotossensibilizador é ativado por luz visível, em um comprimento de onda adequado, na presença de oxigênio molecular. Essa combinação é responsável por gerar espécies reativas de oxigênio (EROs) e oxigênio singlete, levando a morte do tecido alvo devido a uma cascata de eventos biológicos. Porém, muitos dos fotossensibilizadores apresentam baixa solubilidade em meio fisiológico, deste modo, faz-se necessária a utilização de sistema de liberação controlada. Neste âmbito, destaca-se o processo de síntese das micropartículas precipitadas de carbonato de cálcio (CaCO3) de maneira controlada, buscando favorecer a nucleação e o crescimento de um determinado polimorfo de CaCO3. O objetivo do trabalho foi controlar os parâmetros na síntese das micropartículas, como supersaturação das soluções, agitação, adição de agentes estabilizantes, buscando as condições ideais para a obtenção das micropartículas esféricas na fase de vaterita (µ-CaCO3). A avaliação dos protocolos foi assistida por microscopia eletrônica de varredura a fim de determinar o processo que atingiu a estabilização da fase de vaterita.Palavras-chave: CaCO3. Vaterita. CMC. PSS. Estabilização de fase. ABSTRACTIn the last decades, advances in the field of applied sciences and technologies have emerged, with research in the innovative and multidisciplinary area known as nanobiotechnology, referring to technologies in which matter is manipulated at the atomic and molecular scales to create new materials with different functional characteristics. common materials. The development of these technologies for application in biological systems aims to enable the practical use of this knowledge in the areas of health. Photodynamic Therapy (PDT) is a promising therapy for the treatment of various diseases, based on a photoprocess where a photosensitizer is activated by visible light, at an appropriate wavelength, in the presence of molecular oxygen. This combination is responsible for generating reactive oxygen species (ROS) and singlet oxygen, leading to the death of the target tissue due to a cascade of biological events. However, many of the photosensitizers have low solubility in a physiological environment, so it is necessary to use a controlled release system. In this context, the process of synthesis of precipitated microparticles of calcium carbonate (CaCO3) stands out in a controlled manner, seeking to favor the nucleation and the growth of a specific CaCO3 polymorph. The objective of the work was to control the parameters in the synthesis of microparticles, such as supersaturation of solutions, agitation, addition of stabilizing agents, seeking the ideal conditions for obtaining spherical microparticles in the vaterite phase (µ-CaCO3). The evaluation of the protocols was assisted by scanning electron microscopy in order to determine the process that reached the stabilization of the vaterite phase.Keywords: CaCO3. Vaterite. CMC. PSS. Phase stabilization
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography