Academic literature on the topic 'Parque Ecológico do Tietê'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Parque Ecológico do Tietê.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Parque Ecológico do Tietê"

1

Laporta, Gabriel Z., and Maria Anice M. Sallum. "Density And Survival Rate of Culex quinquefasciatus at Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brazil." Journal of the American Mosquito Control Association 24, no. 1 (2008): 21–27. http://dx.doi.org/10.2987/5664.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Luiz Eloy, Akemi Suzuki, Terezinha Lisieux Moraes Coimbra, Renato Pereira de Souza, and Esther Luiza Bocato Chamelet. "Arbovírus Ilheus em aves silvestres (Sporophila caerulescens e Molothrus bonariensis)." Revista de Saúde Pública 35, no. 2 (2001): 119–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102001000200003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Relatar o isolamento do vírus Ilheus no Estado de São Paulo e avaliar o seu impacto para a saúde pública. MÉTODOS: O isolamento de vírus foi realizado em camundongos albinos Swiss, a partir de sangue de aves silvestres, capturadas com redes de espera tipo mist net, armadas no nível do solo, no Parque Ecológico do Tietê, São Paulo. A identificação das cepas isoladas foi feita pelos testes de inibição da hemaglutinação, fixação de complemento e neutralização em camundongos. Amostras de plasma de aves e de mamíferos silvestres foram submetidas à pesquisa sorológica para detecção de anticorpos inibidores de hemaglutinação. RESULTADOS: Foram isoladas duas cepas do vírus Ilheus em sangue de aves das espécies Sporophila caerulescens e Molothrus bonariensis e detectados anticorpos em aves das espécies Columbina talpacoti, Geopelia cuneata, Molothrus bonariensis e Sicalis flaveola, em sagüis das espécies Callithrix jacchus e Callithrix penicillata e no quati Nasua nasua. CONCLUSÕES: O isolamento do vírus Ilheus e a detecção de anticorpos específicos em aves residentes, migratórias e de cativeiro, em sagüis e quatis, comprovam a presença desse agente no Parque Ecológico do Tietê. O comportamento migratório de aves silvestres pode determinar a introdução do vírus em outras regiões. Considerando-se a patogenicidade para o homem e a confirmação da circulação desse agente viral em área urbana, freqüentada para atividade de lazer e de educação, o risco de ocorrência de infecção na população humana não pode ser descartado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Laporta, Gabriel Z., Thaís B. Crivelaro, Elaine C. Vicentin, Priscila Amaro, Maria S. Branquinho, and Maria Anice M. Sallum. "Culex nigripalpus Theobald (Diptera, Culicidae) feeding habit at the Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brazil." Revista Brasileira de Entomologia 52, no. 4 (2008): 663–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0085-56262008000400019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Laporta, Gabriel Zorello, Paulo Roberto Urbinatti, and Delsio Natal. "Aspectos ecológicos da população de Culex quinquefasciatus Say (Diptera, Culicidae) em abrigos situados no Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, SP." Revista Brasileira de Entomologia 50, no. 1 (2006): 125–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0085-56262006000100019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pinheiro, Cyntia Helena Ravena, and Joel Barbujiani Sígolo. "Metais pesados e a dinâmica lacustre no Parque Ecológico do Tietê - Centro de Lazer Engenheiro Goulart - RMSP." Geologia USP. Série Científica 6, no. 1 (2006): 29–39. http://dx.doi.org/10.5327/s1519-874x2006000200003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Urbinatti, Paulo Roberto, Regiane Maria Tironi de Menezes, and Delsio Natal. "Sazonalidade de Aedes albopictus em área protegida na cidade de São Paulo, Brasil." Revista de Saúde Pública 41, no. 3 (2007): 478–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102006005000027.

Full text
Abstract:
O estudo teve por objetivo analisar a sazonalidade de Aedes albopictus e a influência de fatores ambientais em criadouros, em uma área urbana protegida. Foram realizadas coletas de indivíduos imaturos por sucção do líquido de nove ocos de árvores, no Parque Ecológico do Tietê, no Município de São Paulo, SP, de 2001 a 2002 . Os resultados do índice de positividade e do número de indivíduos foram: positividade x precipitação (ro=0,69; p<0,001); positividade x temperatura (ro=0,35; p<0,001); número de indivíduos x precipitação (ro=0,29; p<0,001) e número de indivíduos x temperatura (ro=0,13; p<0,05). As correlações sugerem que as chuvas foram mais influentes que a temperatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Daniela Graziane Oliveira da, Alexandre Cavalcante de Queiroz, Ednilse Leme, and Welber Senteio Smith. "A qualidade da água do Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil e a comunidade de aves aquáticas." Revista Cincia, Tecnologia & Ambiente 7, no. 1 (2018): 28–35. http://dx.doi.org/10.4322/2359-6643.07104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Urbinatti, Paulo Roberto, Suzana Sendacz, and Delsio Natal. "Imaturos de mosquitos (Diptera: Culicidae) em parque de área metropolitana aberto à visitação pública." Revista de Saúde Pública 35, no. 5 (2001): 461–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102001000500009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar e comparar a fauna de imaturos de culicídeos e seus predadores de distintos criadouros em área de parque aberto à visitação pública. MÉTODOS: O estudo foi realizado no Parque Ecológico do Tietê, localizado na periferia do Município de São Paulo, SP. Foram selecionados quatro criadouros de culicídeos, sendo um semipermanente, dois permanentes e um córrego poluído. Durante um ano, foram feitas visitas mensais, coletas sistemáticas e padronizadas de culicídeos e predadores. Foram feitas observações sobre freqüência dos mosquitos, estimativa do índice de abundância e verificação do potencial de predação da fauna associada. RESULTADOS: Foi coletado um total de 9.065 culicídeos nos quatro criadouros pesquisados. Obtiveram-se 22 espécies ou grupos, sendo todas com baixa freqüência, com exceção de Culex quinquefasciatus, que se destacou como espécie única e altamente freqüente no criadouro poluído. Essa espécie foi a mais abundante, sendo seguida por outras do gênero Culex. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem situação de desequilíbrio no criadouro do córrego em decorrência do elevado grau de poluição, onde a ausência de predação induz à proliferação intensa de uma única espécie, enquanto nos demais criadouros, há evidências de que o controle biológico natural esteja sendo exercido pela fauna associada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fitorra, Lilian Sayuri, Fábio Toledo Das Dores, Valéria da Silva Pedro, Bruno Simões Sergio Petri, Haroldo Ryoiti Furuya, and Liliane Milanelo. "Relatos da técnica de implante de penas na reabilitação de aves silvestres no Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, SP / Reports of the technique of feather imping in the rehabilitation of wild birds at the Wildlife Rehabilitation Center of the Tietê Ecological Park, São Paulo, SP." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 2 (2021): 1606–17. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n2-004.

Full text
Abstract:
Relatos da técnica de implante de penas na reabilitação de aves silvestres no Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, SP. A técnica de implante de penas é utilizada para reparar rêmiges e retrizes danificadas, restaurando a capacidade de voo destas aves e, consequentemente, diminuindo o tempo necessário para a reabilitação. É uma técnica muito antiga utilizada principalmente em rapinas, mas pode ser aplicada em outras aves. Os incidentes com linhas de pipa, o manuseio inadequado na contenção ou transporte, o corte de penas e as condições precárias em cativeiros irregulares são as principais causas da incapacidade de voo das aves recebidas no Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (CRAS-PET), localizado entre os municípios de Guarulhos e São Paulo, no estado de São Paulo. O presente trabalho teve como objetivo apresentar os procedimentos de coleta, a técnica de implante de penas em rêmiges, além dos resultados obtidos pelo CRAS-PET com a utilização desta técnica na reabilitação de aves silvestres. A técnica foi aplicada em 85 indivíduos, de 17 espécies, sendo Asio clamator a espécie mais representativa com 27,1% dos procedimentos. A metodologia de substituição total da pena foi adotada para todos os indivíduos, a quantidade de penas foi variável entre três e 37 rêmiges implantadas por indivíduo. Para o banco de penas, o método por corte completo com tesoura de precisão no cálamo mostrou-se rápido e eficiente, as hastes de bambu e o cálamo de outra pena foram mais adequados por serem leves e flexíveis. A cola a base de etilcianoacrilato de média viscosidade apresentou melhor resultado tanto para a manipulação quanto no tempo de secagem. A anestesia geral com isoflurano foi a mais positiva para o procedimento, pois é mais célere e diminui a agitação da ave na recuperação anestésica. A técnica de implante mostrou-se uma excelente ferramenta na reabilitação de animais silvestres e os resultados mostraram uma opção rápida e confiável de reparar penas de voo danificadas e, consequentemente, reestabelecer o voo de aves silvestres em reabilitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maia, Jéssica França, Solange Maria Gennari, Liliane Milanelo, Haroldo Ryoiti Furuya, Vanessa Apafecida Feijó Souza, and Sérgio Netto Vitaliano. "Serological survey of Toxoplamosis in South American coatis (Nasua nasua) in Tietê Ecological Park, São Paulo, SP, Brazil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 53, no. 3 (2017): 1. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2016.111083.

Full text
Abstract:
Toxoplasma gondii é um protozoário parasita intracelular obrigatório que causa a toxoplasmose em humanos, animais domésticos e selvagens. Apesar das evidências sorológicas da infecção por T. gondii em animais selvagens, pouco se sabe sobre o papel da vida selvagem na cadeia epidemiológica deste parasito. Os quatis (Nasua nasua) são uma espécie onívora capaz de se adaptar em diferentes ambientes. Eles são encontrados em todo território brasileiro, e em ambientes antropizados podem apresentar um contato próximo com animais domésticos. O presente estudo verificou a ocorrência de anticorpos anti-T. gondii em quatis habitantes do Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil, pelo Teste de Aglutinação Modificada (MAT). No total, 99 amostras foram obtidas das quais 70,70% (n = 70) foram positivas para anticorpos anti-T. gondii, com títulos de anticorpos que variaram de 50 a 3200. Os dados obtidos neste estudo indicam que quatis sul-americanos são expostos a este parasito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Parque Ecológico do Tietê"

1

Lahr, Daniel José Galafasse. "Taxonomia dos Arcellinida Kent, 1880 (Protista: Ramicristates) do parque ecológico do rio Tietê." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41133/tde-29092009-135940/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho explora os aspectos taxonomicos, ecologicos, morfologicos, biometricos e biogeograficos dos Arcellinida Kent, 1880 coletados no Parque Ecologico do Rio Tiete, Sao Paulo Brasil. Foram encontrados organismos pertencentes a cerca de 30 taxons nominais, no entanto, a revisao da literatura, novos dados morfologicos obtidos atraves do Microscopio Eletronico de Varredura e medidas biometricas realizadas com grande numero de individuos permitem afirmar que muitos destes taxons estao se referindo a mesma entidade na natureza. Logo, na presente pesquisa sao descritas, com detalhes de distribuicao geografica, morfologia ultra-estrutural, morfometria e ecologia, especies pertencentes a quatro familias e cinco generos: Difflugia corona Wallich, 1864; Difflugia gramen Penard, 1902; Difflugia lanceolata Penard, 1890; Difflugia claviformis Penard, 1899; Difflugia gigantea Chardez, 1967; Centropyxis aculeata (Ehrenberg, 1838); Netzelia wailesi (Ogden, 1980); Lesquereusia modesta Rhumbler, 1895; Lesquereusia mimetica Penard, 1911; Arcella hemisphaerica Perty, 1852; Arcella gibbosa Penard, 1890; Arcella discoides Ehrenberg, 1871 e Arcella brasiliensis Cunha, 1913. Sao discutidas inovacoes taxonomicas para que a comparacao de dados obtidos usando tecnicas atuais com aqueles reportados na literatura tradicional seja feita da maneira mais explicita possivel, de modo a delimitar melhor o conceito taxonomico de cada especie abordada.<br>The present survey explores the taxonomic, ecologic, morphologic, biometric and biogeographic aspects of the Arcellinida Kent, 1880 collected at the Ecological Park of the Tiete River, Sao Paolo Brazil. Around 30 nominal taxa were identified, however, a review of the literature and new morphologic data obtained via the Scanning Electron Microscope and biometric measures with a large number of individuals allow the inference that many of these taxa are referring to the same natural entity. Therefore, the present work describes species from four families and five genera, along with details about geographic distribution, ultra-structural morphology, morphometry and ecology: Difflugia corona Wallich, 1864; Difflugia gramen Penard, 1902; Difflugia lanceolata Penard, 1890; Difflugia claviformis Penard, 1899; Difflugia gigantea Chardez, 1967; Centropyxis aculeata (Ehrenberg, 1838); Netzelia wailesi (Ogden, 1980); Lesquereusia modesta Rhumbler, 1895; Lesquereusia mimetica Penard, 1911; Arcella hemisphaerica Perty, 1852; Arcella gibbosa Penard, 1890; Arcella discoides Ehrenberg, 1871 e Arcella brasiliensis Cunha, 1913. Taxonomic innovations are discussed in order to make comparison of recent data with those reported on traditional literature a more explicit practice, allowing a better understanding of each species taxonomic concept.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teramussi, Thais Moreto. "Percepção ambiental de estudantes sobre o Parque Ecológico do Tietê, São Paulo - SP." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-05052008-132727/.

Full text
Abstract:
Os estudos de percepção ambiental buscam investigar as relações que determinada comunidade estabelece com o ambiente em que vive: relações de ordem cognitiva, afetiva e ética. O estudo de como sente, pensa e age uma comunidade, no âmbito da paisagem vivida, pode colaborar com a proposição de medidas que visem à qualidade ambiental e à integração das pessoas com o meio. Os moradores do entorno do Parque Ecológico do Tietê (Centro de Lazer Engenheiro Goulart), localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, vivem numa das regiões de maior densidade demográfica e de menor poder aquisitivo da Capital. O presente trabalho tem como objetivo analisar os níveis de percepção ambiental de estudantes da rede estadual desta comunidade. Esta análise investigou as relações entre a realidade sócio-econômica da comunidade e a percepção que ela tem do Parque, que é, não apenas uma área de preservação ambiental, situada no bairro em que residem, mas também uma Instituição Pública, cujas decisões e cujos objetivos interferem imediatamente na qualidade de vida dos moradores do seu entorno. A metodologia consistiu na utilização de um questionário, que visou conhecer e refletir sobre: a) aspectos da realidade sócio-econômica da comunidade e seu perfil; b) conhecimentos, opiniões e atitudes dos estudantes em relação ao Parque; c) os usos e as apropriações que a os estudantes e sua comunidade fazem do Parque. O programa computacional EpiInfo, versão 2005 foi utilizado previamente à análise dos dados. Foi verificado que os estudantes participantes da pesquisa, apesar de se apropriarem do Parque Ecológico do Tietê, o percebem mais como equipamento para lazer do que para conservação e educação ambiental, fatores que também compõem os objetivos dos Parques Ecológicos Estaduais paulistas.<br>Studies of environmental perception seek investigate the relationships that particular community down to the environmental in which it lives: relationships of order cognitive, affective and athics. The study of how to feel, think and act a community, as part of the landscape lived, can work with the proposition of measures to the environmental quality and integration of people with the means. Residents of the environment of the Parque Ecológico do Tietê (Centro de Lazer Engenheiro Goulart), located in the eastern city of São Paulo, living in the regions of the highest population density and lower purchasing power of the Capital. This study aims to analyse the level of the environmental awareness of students of the network state of this community. This analysis investigated the relationship between the socio-economic reality and perception of the community that it has the Park, which is not only an area of environmental preservation, located in the district where they reside, but also a public institution whose decisions and whose goals interfere immediately in the quality of life residents of his surroundings. The methodology consisted in the use of a questionnaire, which aimed know and reflect on: a) aspects of the socio-economic reality of the community and its profile; b) knowledge, opinions and attitudes of students in relation to the park; c) the uses and appropriations that students and their community do of the park. The software EpiInfo, version 2005 was used previously to the analyses of the data. It was verified that students who participated in research although it is own the Parque Ecológico do Tietê, the most perceive as equipment for laser than for conservation and environmental education, factors that also comprise the goals of Ecological Parks in the State of Sao Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Laporta, Gabriel Zorello. "Ecologia de Culex quinquefasciatus e de Culex nigripalpus no Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-05122007-175235/.

Full text
Abstract:
Introdução - Culex quinquefasciatus é um mosquito sinantrópico que causa incômodo à população humana e é relacionado com a transmissão de nematóides ou arbovírus em áreas endêmicas, respectivamente, do litoral brasileiro e da América Central ou do Norte. Culex nigripalpus é um mosquito hemi-sinantrópico que possui a capacidade de se dispersar para as áreas antrópicas e transmitir Saint Louis Virus e Equine Encephalitis Virus, respectivamente, na América do Norte e Venezuela. Objetivo - Caracterizar o hábito alimentar de Culex nigripalpus e a densidade, a sobrevivência e o hábito alimentar de Culex quinquefasciatus no Parque Ecológico do Tietê (PET), São Paulo. Métodos - O PET é uma Área de Preservação Ambiental com animais residentes ou migratórios. As amostras de mosquitos adultos foram coletadas, mensalmente, em quatro áreas no PET, durante um ano e por meio de aspirador à bateria. O método de ELISA indireto foi empregado para a identificação do hospedeiro que é fonte alimentar ao mosquito. A densidade da população de Cx. quinquefasciatus foi estimada pelo método de marcação, soltura e recaptura na vegetação da margem de um canal no PET. Amostras de fêmeas de Cx. quinquefasciatus desse local foram dissecadas ou acompanhadas em laboratório para estimativa da taxa de sobrevivência. Resultados – A proporção de repastos sangüíneos de Cx. quinquefasciatus e de Cx. nigripalpus foi, respectivamente, 6,5 e 8,3% em humanos, 18,8 e 27,7% em cães, 7,4 e 2,3% em galinhas, 2,8 e 9,0% em ratos, 3,2 e 8,3% em múltiplos hospedeiros e 67,7 e 60,9% em hospedeiros não identificados. Human Blood Index para Cx. quinquefasciatus e Cx. nigripalpus foi, respectivamente, 0,20 e 0,17. Feeding Index entre os hospedeiros homem/cão, homem/galinha e homem/rato foi, respectivamente, 0,35, 0,63 e 2,65 para Cx. quinquefasciatus e 0,30, 2,56 e 1,05 para Cx. nigripalpus. A distribuição de repastos sangüíneos teve associação significante estatisticamente com as fêmeas de Cx. nigripalpus em estádio de Sella 2 coletadas em todas as áreas do PET. A densidade de Cx. quinquefasciatus para uma área de 2.520 m2 foi 7.262±1.537. A proporção de paridas, a duração do ciclo gonotrófico e a taxa de sobrevivência foram, respectivamente, igual a 0,48, 4,75 (CL 95% = 4,3-5,2) e 0,86, estimados para a população de Cx. quinquefasciatus. Conclusões – Cães e galinhas foram hospedeiros importantes para Cx. quinquefasciatus, enquanto que cães foram hospedeiros importantes para Cx. nigripalpus. O repasto sangüíneo é mais bem detectado pelo ELISA indireto em fêmeas no estádio de Sella 2. A sobrevivência e a densidade de Cx. quinquefasciatus indicam que essa espécie é epidemiologicamente relevante na área do PET como espécies vetora ou peste urbana. Essa espécie deve ser objetivo do programa de controle de vetores no município de São Paulo.<br>Introduction - Culex quinquefasciatus has high synanthropy, infest human dwellings and is vector of nematoids and arbovirus from endemic areas, respectively, in Brazilian coast and in Central or North America. Culex nigripalpus has average synanthropy and can disperse through the anthropic environment carrying Saint Louis Virus and Equine Encephalitis Virus, respectively, in North America and Venezuela. Objective - To characterize host-feeding habit of Culex nigripalpus and density, survival and host-feeding habit of Culex quinquefasciatus in the Parque Ecológico do Tietê (PET), São Paulo. Methods - The PET is an Area of Environmental Protection with resident or migratory animals. The samples of adult mosquitoes were collected, monthly, in four areas in the PET, during one year and by means of a backpack battery aspirator. An indirect ELISA technique was used for the identification of the host that is an alimentary source for the mosquito species. The density of Cx. quinquefasciatus population was estimated using the Mark, Release and Recapture method on the vegetation of the edge of a canal in the PET. Samples of females of Cx. quinquefasciatus from this place were dissected or followed in laboratory for estimating the survival rate. Results – Cx. quinquefasciatus and Cx. nigripalpus fed on human 6.5 and 8.3%, dog 18.8 and 27.7%, chicken 7.4 and 2.3%, rat 2.8 and 9.0%, multiple hosts 3.2 and 8.2% and unidentified hosts 67.9 and 60.9%, respectively. The unweighted human blood index (HBI) values were 0.20 for Cx. quinquefasciatus and 0.17 for Cx. nigripalpus populations. The feeding index values between the hosts human/dog, human/chicken and human/rat were, respectively, 0.35, 0.63 and 2.65 for Cx. quinquefasciatus and 0.30, 2.56 and 1.05 for Cx. nigripalpus. The distributions of blood-meals had statistically significant association on Sella 2 stage of the Cx. nigripalpus collected in all areas at the PET. The density of Cx. quinquefasciatus for an area of 2,520 m2 was 7,262±1,537. The proportion of parous, gonotrophic cycle length and survival rate were, respectively, equal to 0.48, 4.75 (CL 95% = 4.3-5.2) and 0.86, for Cx. quinquefasciatus population. Conclusions – Dogs and chickens are important hosts for Cx. quinquefasciatus, whereas dog is an important host for Cx. nigripalpus. The host-blood of females in Sella 2 stage increases sensibility of the indirect ELISA assay. The survivorship and the density of Cx. quinquefasciatus indicate that these species are epidemiologically relevant in the PET area as either a pest or vector species. Those species should be a goal of the vector control program of Sao Paulo municipality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinheiro, Cyntia Helena Ravena. "Análise de diferentes fatores na disposição de metais pesados em sedimentos lacustres no Parque Ecológico do Tietê." Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44134/tde-24092015-163231/.

Full text
Abstract:
Verificar a existência de metais pesados nos sedimentos lacustres do Parque Ecológico do Tietê - Centro de Lazer Engenheiro Goulart (PET), sua distribuição horizontal e a identificação das suas prováveis fontes constitui o objetivo desta dissertação, bem como avaliar os parâmetros físicos, físico-químicos e químicos que poderiam disponibilizá-los de maneira a comprometer a qualidade desse ambiente. As amostragens consistiram de dois períodos climáticos distintos, um na estação climática de menor pluviosidade (inverno) e outro na estação de maior pluviosidade (verão). Os sedimentos coletados em dezesseis estações foram subdivididos em duas subamostras denominadas de topo e base e essas submetidas a análises químicas dos teores totais dos metais cobre, cromo, níquel e zinco, bem como do ferro, alumínio, manganês e fósforo. Análises químicas totais foram efetuadas em água da interface e contribuíram para a melhor compreensão da provável dinâmica que resultou nas diferenças entre os teores dos metais nos sedimentos exibidos entre as duas coletas. Os parâmetros físico-químicos determinados no campo, tanto para os sedimentos do topo e da base, quanto da água da interface (Eh, pH, condutividade elétrica, temperatura e oxigênio dissolvido) foram fundamentais para consubstanciar a interpretação da transferência dos metais de um compartimento para outro nos dois períodos de coleta. Os particulados em suspensão, foram analisados em microscópio eletrônico de varredura (MEV), com Energy Dispersive Spectrum (EDS), acoplado. Análises granulométricas permitiram a determinação do porcentual das frações mais finas dos sedimentos, principalmente as frações argila e silte, bem como do teor de matéria orgânica, por exibirem alta capacidade de adsorção de metais. Essas amostras também foram submetidas à análise do conteúdo mineral por difratometria de raios-X (DRX). A caracterização dos sedimentos como ambientes altamente redutores e levemente ácidos também indicou que os sulfetos desses metais fazem parte do equilíbrio entre as formas químicas que constituem esses ambientes. Os resultados obtidos receberam tratamentos matemáticos e geoestatísticos para auxiliar na compreensão do comportamento dos metais e a similaridade entre eles. O fator de correlação de Pearson foi um dos instrumentos utilizados e permitiu verificar a correlação existente principalmente entre o ferro e os metais zinco e cromo; entre o cobre e o zinco; fósforo e os metais ferro e alumínio; entre o alumínio, o zinco e o ferro; entre o teor de umidade e zinco. Elevadas também foram as correlações entre os particulados mais finos (silite \'mais\' argila) e os metais zinco, cromo e cobre. O cálculo do fator de enriquecimento dos metais nos sedimentos incluiu a normalização de suas concentrações utilizando o teor de Al2O3, visando minimizar os efeitos das diferenças granulométricas e mineralógicas dos sedimentos. Esse fator permitiu verificar o enriquecimento dos sedimentos do topo com relação à base em ambas as coletas e de somente parte desses metais no topo da 2ª coleta em relação à 1ª. Algumas das estações de coleta mais próximas à entrada da água do rio Tietê apresentaram os sedimentos do topo mais enriquecidos que as demais. O emprego do programa geoestatístico SURFER permitiu uma clara visualização da distribuição das isolíneas de concentração. Através da intensidade das cores utilizadas nos mapas de isoteores pôde-se facilmente verificar as áreas com maiores concentrações associadas às tonalidades mais fortes, situadas à NW e a SE do lago. Esses mapas também auxiliaram na identificação de fontes de dispersão dos metais, provenientes tanto das entradas de esgoto quanto das águas do rio Tietê. A interação entre a biota e metais pesados foi verificada através da observação dos particulados em suspensão com o auxílio do MEV. Análises químicas qualitativas pontuais realizadas nesse material indicaram a presença desses metais nas estruturas internas de alguns exemplares do fitoplâncton.<br>The verification of the existence of heavy metals in the lacustrine sediments of the Parque Ecológico do Tietê - Centro de lazer Engenheiro Goulart (PET), their horizontal distribution and the identification of their probable sources constitute this dissertation objective, as well as to evaluate the physical, physicochemical and chemical parameters that could make them available in way to commit the environment quality. The sediments samples collected were divided in two sub-samples, top and bottom and submitted to chemical analysis with the objective of the detection of the metals cooper, chrome, nickel, zinc, iron, aluminum and manganese total concentration. The water interface total chemistries analyses contributed to the best understanding of the probable dynamics that resulted in different metals quantities in the sediments. The certain physical-chemical parameters in the work field, either for the top and bottom sediments as for the water interface (Eh, pH, electric conductivity, temperature and dissolved oxygen) were fundamental for the interpretation of those lacustrine dynamics. The particles in suspension were examined in electronic microscope (MEV) coupled with the Energy Dispersive Spectrum (EDS). Grain sizes analyses were realized for the percentile of the finest fractions (silt and clay) of the sediments determination, as well as the organic matter content. Both exhibit high capacity of adsorption of metals. Those samples were also submitted to the mineral content analysis by X-ray difratometry (DRX). The sediments characterization as highly reducers and slightly acids environments also indicated that the sulfides of those metals are part of the balance among the chemical forms that constitute these environments. The obtained results received mathematical and geostatistics treatments to aid in the understanding of the metals behavior and the similarity with which other. The Pearson correlation factor was one of the most important instruments used and it allowed verifying the great correlation that there is among the iron, copper, zinc, match and organic matter and at the same time between those metals and the sediments humidity content. The metals enrichment factor calculation in the sediments included their concentrations using the Al2O3 percent, seeking to minimize the effects of the grain and the mineralogical sediment differences. That factor allowed verifying the enrichment of the top sediments regarding the bottom, in both collections, and that only part of these metals in the top of the 2nd collection in relation to 1st. Some of the closer collection stations to the river Tietê water entrance presented the top sediments more enriched than others. The geoestatistic program SURFER allowed a clear visualization of the concentration isolines distribution. Through the colors intensity used in the isoteores maps we can easily verify the areas with larger concentrations associated to the strongest shades, located on NW and SE of the lake. Those maps also aided in the identification of probable sources of dispersion of the metals, like sewage emissions on lake and Tietê river water. The interaction between the biota and the heavy metals was verified through the observation of the particles in suspension with the aid of the electronic microscope. Punctual qualitative chemical analyses accomplished in that material indicated the presence of those metals in the internal structures of some copies of the phytoplankton.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferrari, Luiz Carlos Kauffman Marasco. "Modelagem tridimensional de fluxo de águas subterrâneas em um aqüífero livre e raso: aplicação no Parque Ecológico do Tietê - São Paulo." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44133/tde-29062007-091519/.

Full text
Abstract:
A importância do estudo de aqüíferos livres e rasos se evidencia quando se leva em conta que tais aqüíferos são altamente vulneráveis a contaminação e que em geral se encontram em regiões densamente povoadas. Com o objetivo de melhor compreender a dinâmica do fluxo de água subterrânea na zona saturada destas formações aqüíferas, foi construído e calibrado um detalhado modelo tridimensional e transiente para representar o fluxo subterrâneo em uma porção de um aqüífero livre e raso que ocorre no Parque Ecológico do Tietê, no Município de São Paulo. Este modelo, baseado em dados de cargas hidráulicas de 81 poços de monitoramento instalados em uma área de 320m2 medidas diariamente, em valores diários de precipitação na área e em 75 determinações de condutividades hidráulicas, foi construído e executado através do software Visual MODFLOW e calibrado por meio do software PEST, através de um método de regressão não linear. Os resultados gerados por este modelo para um evento de recarga rápida indicam que a distribuição de cargas hidráulicas na área de estudo é governada pela recarga regional, pela distribuição das condutividades hidráulicas horizontais e pelas vazões específicas das camadas superiores da formação, mas é praticamente independente da intensidade e distribuição temporal da recarga local, que influencia apenas os níveis mais rasos da formação. Além disso, verifica-se o caráter extremamente dinâmico do fluxo, que responde rapidamente ao evento de recarga regional, apresentando alterações significativas de intensidade e direção no intervalo de apenas alguns dias. Tais resultados, verificados apenas por meio de um modelo tão detalhado como o produzido neste trabalho, sugerem que estratégias comuns de avaliação podem não ser capazes de avaliar suficientemente bem o comportamento deste tipo de aqüífero.<br>The importance of studying unconfined and shallow aquifers is verified when taking into account that these aquifers are highly vulnerable to contamination and that they are often located under heavily populated regions. A detailed three-dimensional and transient model, which represents the groundwater flow in an area of an unconfined and shallow aquifer at the Parque Ecológico do Tietê, in the Municipality of São Paulo, Brazil, was created and calibrated with the objective of enhancing the comprehension of the dynamics of the groundwater flow in the saturated zone of these formations. This model was based on hydraulic head data of 81 monitoring wells, which were installed in an area of 320 m2 and measured on a daily basis, on daily values of precipitation occurring in the area and 75 determinations of hydraulic conductivities. The model was created and run using the software Visual MODFLOW and calibrated using the software PEST, based on a non-linear regression method. The results generated by this method for an event of rapid recharge indicate that the distribution of the horizontal hydraulic conductivities and by the specific yield of the upper layers of the formation, but it is mostly disconnected from the intensity and temporal distribution of the local recharge, that only influences the shallowest levels of the formation. Furthermore, the extremely dynamic character of the flow can be verified, which responds rapidly to the regional recharge event, presenting significant changes of intensity and direction within only a few days. These results, which were only observable through a very detailed model such as the one produced and presented in this study, suggest that commonly employed evaluation strategies may not be capable of evaluating this kind of aquifer in a satisfactory way.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carretero, Maria Eugenia. "Estudo de Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) como bioindicadores da poluição por mercúrio nos lagos do Parque Ibirapuera e do Parque Ecológico do Tietê na Grande São Paulo." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10133/tde-26062013-114248/.

Full text
Abstract:
A Grande São Paulo, composta por 39 municípios, apresenta crescimento urbano e industrial expoente que contribuem para o constante acúmulo de poluentes no ambiente. Ainda assim, exibe áreas verdes remanescentes que contribuem para a sustentabilidade ambiental da cidade, como por exemplo, o Parque Ibirapuera e o Parque Ecológico do Tietê. Nesse contexto, o presente estudo visa verificar a viabilidade em utilizar as O. niloticus como bioindicadoras da poluição por mercúrio no ecossistema aquático dos dois parques da Grande São Paulo. Obteram-se para as tilápias do Nilo do Parque Ibirapuera pertencentes aos pontos de coleta A, B e C durante o inverno as respectivas concentrações de mercúrio total no sangue 2,72±4,20&micro;g/L, 2,45±1,90&micro;g/L e 1,19±0,05&micro;g/L e, no hepatopâncreas as respectivas concentrações de mercúrio de 0,07±0,02 &micro;g/g, 0,06 ±0,005 &micro;g/g e 0,16 ±0,07 &micro;g/g. No verão as tilápias do Parque Ibirapuera apresentaram nos mesmos pontos de coleta as respectivas concentrações de mercúrio total no sangue 2,50±0,84&micro;g/L, 2,67±1,03&micro;g/L e 2,430±0,790&micro;g/L e, no hepatopâncreas as respectivas concentrações de mercúrio de 0,08 ±0,03 &micro;g/L, 0,16 ±0,10 &micro;g/L e 0,09 ±0,03 &micro;g/L. Os peixes do Parque Ecológico do Tietê pertencentes ao ponto de coleta B durante o inverno e verão apresentaram no hepatopâncreas as concentrações de mercúrio total de 0,08±0,01&micro;g/g e 0,10±0,0&micro;g/g e, no sangue as concentrações e mercúrio de 3,59 &micro;g/L e 2,00±1,00 &micro;g/L. A análise estatística de regressão linear foi negativa, alta e com significância estatística apenas entre a idade estimada e a concentração do mercúrio no sangue sugerindo que as tilápias jovens são mais susceptíveis ao acúmulo de mercúrio. Viabilizou-se através deste estudo o uso das tilápias do Nilo como bioindicadores para a poluição por mercúrio nos lagos dos parques da Grande São Paulo.<br>The Greater São Paulo, formed by 39 cities, presents high urban and industrial growth that contribute to environmental pollution accumulation. In contrast, the same area has residual green areas that contributes to the city\'s environmental sustainability, such as Parque Ibirapuera and Parque Ecológico do Tietê. This study intends to verify the feasebility of using O. niloticus as bioindicators of mercury pollution on the aquatic ecosystem of two Greater São Paulo parks. At winter, on Parque Ibirapuera, the collected Nile Tilapia presented 2,72±4,20&micro;g/L, 2,45±1,90&micro;g/L e 1,19±0,05&micro;g/L mercury concentration on blood and 0,07±0,02 &micro;g/g, 0,06 ±0,005&micro;g/g e 0,16 ±0,07 &micro;g/g mercury concentration on liver for collect points A, B and C respectively. At summer, Nile Tilapias collected on the same three points, presented 2,50±0,84&micro;g/L, 2,67±1,03&micro;g/L e 2,430±0,790&micro;g/L mercury concentration on blood and 0,08 ±0,03 &micro;g/L, 0,16 ±0,10 &micro;g/L e 0,09 ±0,03 &micro;g/L on liver. The Parque Ecológico do Tietê\'s fish, from point B, presented 0,08±0,01&micro;g/g mercury concentration on liver and 3,59 &micro;g/L mercury concentration on blood. At summer, the mercury concentrations were 0,10±0,0&micro;g/g on liver and 2,00±1,00 &micro;g/L on blood. The linear regression statistical analisys was negative, high and with statistical significance only between estimated age and blood mercury concentration, indicating that young tilapia are more likely to accumulate mercury. The use of Nile Tilapia as bioindicators for mercury pollution on Greater São Paulo\'s park lakes was made viable through this study.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Gisele Junqueira dos [UNESP]. "Soroprevalência de anticorpos anti- Leptospira spp. e anti- Toxoplasma gondii em quatis (Nasua nasua) provenientes do Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/138425.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-05-17T16:51:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-07-29. Added 1 bitstream(s) on 2016-05-17T16:54:50Z : No. of bitstreams: 1 000858047.pdf: 1402373 bytes, checksum: bba03f153ee64e0613ef1d472deb756d (MD5)<br>Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)<br>A toxoplasmose e a leptospirose são doenças zoonóticas que acometem animais domésticos e selvagens. Inquéritos soroepidemiológicos em quatis (Nasua nasua) são importantes para conhecimento, vigilância e controle de doenças. O objetivo deste trabalho foi verificar a soroprevalência de anticorpos anti- Leptospira spp. e anti Toxoplasma gondii, em 108 amostras de soro de quatis mantidos em vida livre, provenientes do Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil. Para a pesquisa de anticorpos anti-Toxoplasma gondii foi utilizado o teste de aglutinação modificada (MAT) verificando soroprevalência de 18 animais (16,67%) positivos e 90 animais (83,33%) negativos (IC 95%= 0,09- 0,23). Dos 18 animais positivos a frequência dos títulos apresentados foram: 25 (n=8; 44,44%), 50 (n=3; 16,67%), 100 (n=3; 16,67%), 200 (n=1; 5,56%) e 400 (n=3; 16,67%). Para pesquisa de anticorpos anti- Leptospira spp. foi utilizado o teste de Soroaglutinação Microscópica (SAM), sendo 96 animais negativos (88,89%) e 12 animais positivos, correspondente a soroprevalência de 11,11% (IC 95%= 6,0- 19), e os sorovares reagentes encontrados foram Butembo (n=2; 16,67%); Whitcombi (n=1; 8,33%); Sentot (n=1; 8,33%); Gryppotyphosa (n=1; 8,33%); Panama (n=1; 8,33%); Hardjo bovis (n=1; 8,33%); Hardjo ctg (n=1; 8,33%); Hardjo prajitno (n=4; 33,33%) e a frequência dos títulos apresentados foi: 100 (n=5; 41,67%); 200 (n=5; 41,67%); 400 (n=2; 16,67%). Portanto o presente estudo demonstra a importância da avaliação sorológica anti- Toxoplasma gondii e anti- Leptospira spp. em quatis de vida livre, o que avalia os aspectos epidemiológicos relacionados a estas zoonoses e riscos para a saúde pública, pois mantém contato com humanos<br>The toxoplasmosis and leptospirosis are zoonotic diseases that affect domestic and wild animals. Seroepidemiological surveys in coatis (Nasua nasua) is important for information, surveillance and disease control. The objective of this study was to determine the seroprevalence of antibody against Leptospira spp. and Toxoplasma gondii in 108 samples of coatis serum maintained in the wild, from the Ecological Park of Tietê, São Paulo, Brazil. For research of anti-Toxoplasma gondii antibodies we used the modified agglutination test (MAT) and 18 animals (16.67%) were soropositive and 90 animals (83.33%) negative (95% CI = 0,09- 0.23). Of the 18 positive animals positive the frequency of the antibodies were: 25 (n = 8; 44.44%), 50 (n = 3; 16.67%), 100 (n = 3; 16.67%), 200 (n = 1; 5.56%) and 400 (n = 3; 16.67%). To search the anti-Leptospira spp antibodies. It was used the Microscopic Agglutination Test test (MAT), and 96 were negative 88.89%) and 12 positive (11,11%) (95% CI = 6,0- 19). The serovars reagents Butembo (n = 2; 16.67%); Whitcombi (n = 1; 8.33%); Sentot (n = 1; 8.33%); Gryppotyphosa (n = 1; 8.33%); Panama (n = 1; 8.33%); Hardjo bovis (n = 1; 8.33%); Hardjo ctg (n = 1; 8.33%); Hardjo prajitno (n = 4; 33.33%). The frequency of the presented titles were 100 (n = 5; 41.67%); 200 (n = 5; 41.67%); 400 (n = 2; 16.67%). Therefore, this study demonstrates the importance of evaluating the serological response to anti- Toxoplasma gondii and for anti-Leptospira spp. of captive animals to assess epidemiological aspects related to these zoonoses and risks to public health because it maintains contact with humans
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Gisele Junqueira dos. "Soroprevalência de anticorpos anti- Leptospira spp. e anti- Toxoplasma gondii em quatis (Nasua nasua) provenientes do Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil /." Botucatu, 2015. http://hdl.handle.net/11449/138425.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Carlos Paes<br>Banca: Helio Langoni<br>Banca: Rogério Giuffrida<br>Resumo: A toxoplasmose e a leptospirose são doenças zoonóticas que acometem animais domésticos e selvagens. Inquéritos soroepidemiológicos em quatis (Nasua nasua) são importantes para conhecimento, vigilância e controle de doenças. O objetivo deste trabalho foi verificar a soroprevalência de anticorpos anti- Leptospira spp. e anti Toxoplasma gondii, em 108 amostras de soro de quatis mantidos em vida livre, provenientes do Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil. Para a pesquisa de anticorpos anti-Toxoplasma gondii foi utilizado o teste de aglutinação modificada (MAT) verificando soroprevalência de 18 animais (16,67%) positivos e 90 animais (83,33%) negativos (IC 95%= 0,09- 0,23). Dos 18 animais positivos a frequência dos títulos apresentados foram: 25 (n=8; 44,44%), 50 (n=3; 16,67%), 100 (n=3; 16,67%), 200 (n=1; 5,56%) e 400 (n=3; 16,67%). Para pesquisa de anticorpos anti- Leptospira spp. foi utilizado o teste de Soroaglutinação Microscópica (SAM), sendo 96 animais negativos (88,89%) e 12 animais positivos, correspondente a soroprevalência de 11,11% (IC 95%= 6,0- 19), e os sorovares reagentes encontrados foram Butembo (n=2; 16,67%); Whitcombi (n=1; 8,33%); Sentot (n=1; 8,33%); Gryppotyphosa (n=1; 8,33%); Panama (n=1; 8,33%); Hardjo bovis (n=1; 8,33%); Hardjo ctg (n=1; 8,33%); Hardjo prajitno (n=4; 33,33%) e a frequência dos títulos apresentados foi: 100 (n=5; 41,67%); 200 (n=5; 41,67%); 400 (n=2; 16,67%). Portanto o presente estudo demonstra a importância da avaliação sorológica anti- Toxoplasma gondii e anti- Leptospira spp. em quatis de vida livre, o que avalia os aspectos epidemiológicos relacionados a estas zoonoses e riscos para a saúde pública, pois mantém contato com humanos<br>Abstract: The toxoplasmosis and leptospirosis are zoonotic diseases that affect domestic and wild animals. Seroepidemiological surveys in coatis (Nasua nasua) is important for information, surveillance and disease control. The objective of this study was to determine the seroprevalence of antibody against Leptospira spp. and Toxoplasma gondii in 108 samples of coatis serum maintained in the wild, from the Ecological Park of Tietê, São Paulo, Brazil. For research of anti-Toxoplasma gondii antibodies we used the modified agglutination test (MAT) and 18 animals (16.67%) were soropositive and 90 animals (83.33%) negative (95% CI = 0,09- 0.23). Of the 18 positive animals positive the frequency of the antibodies were: 25 (n = 8; 44.44%), 50 (n = 3; 16.67%), 100 (n = 3; 16.67%), 200 (n = 1; 5.56%) and 400 (n = 3; 16.67%). To search the anti-Leptospira spp antibodies. It was used the Microscopic Agglutination Test test (MAT), and 96 were negative 88.89%) and 12 positive (11,11%) (95% CI = 6,0- 19). The serovars reagents Butembo (n = 2; 16.67%); Whitcombi (n = 1; 8.33%); Sentot (n = 1; 8.33%); Gryppotyphosa (n = 1; 8.33%); Panama (n = 1; 8.33%); Hardjo bovis (n = 1; 8.33%); Hardjo ctg (n = 1; 8.33%); Hardjo prajitno (n = 4; 33.33%). The frequency of the presented titles were 100 (n = 5; 41.67%); 200 (n = 5; 41.67%); 400 (n = 2; 16.67%). Therefore, this study demonstrates the importance of evaluating the serological response to anti- Toxoplasma gondii and for anti-Leptospira spp. of captive animals to assess epidemiological aspects related to these zoonoses and risks to public health because it maintains contact with humans<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Rejane Gonçalves da. "Avaliação biogeoquímica da contaminação do solo e água subterrânea na área do Parque Ecológico do Tietê - PET, Região Metropolitana de São Paulo - RMSP, SP." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44138/tde-17122012-085954/.

Full text
Abstract:
O Parque Ecológico Tietê (PET), em Ermelino Matarazzo, a leste da região metropolitana de São Paulo, foi criado com o objetivo de preservar as várzeas do rio Tietê. Antes da criação do parque, a região foi palco de várias atividades antrópicas que levaram ao risco de contaminação do solo e águas subterrâneas. A recuperação iniciou-se com o plantio de espécies nativas, o que também promoveu a recolonização da fauna, composta essencialmente de espécies frugívoras. Dentre as espécies de plantas presentes no parque, a palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana) é importante por sua ampla distribuição geográfica nos ecossistemas brasileiros. O presente estudo teve como objetivo compreender, através de coeficientes de prospecção biogeoquímicos, a interação entre os compartimentos solo, água subterrânea e planta, este último representado pela palmeira Jerivá. Os resultados indicaram que o Jerivá apresentou diferentes coeficientes de absorção entre suas folhas e pecíolos. O estudo também demonstrou que fatores como sazonalidade dentro de um período mínimo de um ano, idade e espécies de plantas devem ser levados em conta em abordagens biogeoquímicas.<br>The Tietê Ecological Park (PET) in Ermelino Matarazzo, east of the metropolitan area of São Paulo city, was created with the purpose of preserving the floodplains of the Tietê River. Prior to the establishment of the park, the region was scene of several anthropogenic activities which led to high risk of soil and groundwater contamination. Subsequent recovery of the degraded area was aimed through the planting of native plant species, which also promoted the recolonization of the area by the fauna, essentially composed of frugivorous species. Among the plant species introduced in the park, the Jerivá palm tree (Syagrus romanzoffiana) is important for its wide geographical distribution in Brazilian ecosystems. The current study aimed to understand, through biogeochemical prospecting coefficients, the interaction between soil compartments, underground water and plant, the latter represented by the Jerivá palm tree. The results indicated that Jerivá presented different absorption coefficients among its leaves and petioles. The study also demonstrated that factors like seasonality within a minimum period of one year, age and plant species must be taken into account in biogeochemical approaches.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cunha, Caroline de Andrade Gomes da. "Análise da eficiência de um sistema combinado de alagados construídos na melhoria da qualidade das águas." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-04122006-232326/.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de um sistema combinado de alagados construídos, localizado no Parque Ecológico do Tietê em São Paulo, na melhoria da qualidade das águas. A estação de estudo é composta por um canal de decantação, um canal de macrófitas flutuantes (Eicchornia crassipes, Pistia stratioides, Salvinia auriculata) e emergentes (Typha angustifolia) de fluxo superficial, e duas células paralelas de solos filtrantes de fluxo vertical descendente cultivados com arroz (Oryza sativa). As coletas de água foram realizadas mensalmente, na entrada e saída de cada etapa do sistema, no período de fevereiro, março, junho e julho de 2004 e de março a setembro de 2005. As variáveis físicas, químicas e biológicas da água foram medidas e taxas de eficiência de remoção parcial e total do sistema foram calculadas. A estação construída de alagados mostrou-se eficiente principalmente na remoção de sulfato (52%), turbidez (86%), 'DBO IND.5' (41 - 64%), fósforo total (51 – 68%), nitrogênio albuminóide (51,7%), nitrito (77,8%) e nitrogênio amoniacal (57 – 84%). Os canais de macrófitas apresentaram um alto desempenho de remoção média para maioria das variáveis analisadas no trabalho, contribuindo com a maior porção na taxa de remoção total do sistema. Durante o período de estudo, provavelmente devido à falta de manejo do sistema, observou-se a volta dos nutrientes assimilados pelas macrófitas para a coluna d`água (N, P, Fe) com a decomposição das plantas e condições de anaerobiose nos solos filtrantes. Esses fatores, juntamente com a presença dos animais do parque atraídos pelo arroz, contribuíram com o baixo desempenho do canal de macrófitas e dos solos filtrantes na remoção de cor, turbidez, ferro total e coliformes em alguns meses de coleta. Para a maioria das variáveis analisadas, a água tratada pelo sistema de alagados construídos alcançou os limites e padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005 para águas doces de classe 2 (BRASIL, 2005). Contudo, em função dos dados obtidos, não se pode enquadrar totalmente o efluente, embora seja esperado que com a estabilização do sistema e um manejo adequado, a água tratada consiga atingir as características exigidas e possa ser enquadrada em águas doces de classe 2.<br>The aim of this work was evaluate the efficiency of combined constructed wetlands, located in the Tiete Ecological Park in São Paulo, in water quality improvement. The station consists of a settling channel, one free-floating (Eichhornia crassipes, Salvinia auriculata, Pistia stratiotes) and rooted emergent macrophyte-based system (Typha angustifolia) with surface flow and two cells of vertical flow filter soils in parallel, planted with rice (Oryza sativa). The water samples were collected monthly at the inlet and outlet of each step of the system, in the period of February, March, June and July of 2004 and of March to September of 2005. The physical, chemical and biological variables of the water were measured and efficiency rates of the system were made. The constructed wetlands system mainly showed efficient removal rates in sulphate (52%), turbidity (86%), BDO (41 - 64%), total phosphorus (51 - 68%), organic nitrogen (51,7%), nitrite (77,8%) and ammonia nitrogen (57 - 84%). The settling channel and macrophyte-based system presented a high removal performance for most of the variables analyzed in the work, contributing with the largest portion in the total removal rate of the system. During the study period, probably due to the lack of system management, the return of nutrients previously uptaken (N, P, Fe) by macrophytes for the water column was observed with the decay of aging plants and anaerobic conditions in the HDS system. Those factors, added with the presence of the park´s animals attracted for the rice, contributed with the low performance of macrophyte-based and HDS system in the removal of color, turbidity, total iron and coliforms in some months of collection. For most of the analyzed variables, the water treated by the constructed wetlands system reached the limits and patterns established by the Resolution CONAMA 357/2005 for fresh water of class 2 (BRAZIL, 2005). However, due to the obtained data, the treated water cannot be totally classified as class 2, although it is expected that with the stabilization of the system and appropriate handling, the treated water reach the demanded characteristics and can be classified in fresh water of class 2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Parque Ecológico do Tietê"

1

Eltrich, Matthew B. Parque Ecológico Nueva Juventud: San Andrés, Guatemala. Huxley College of the Environment, Western Washington University, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Roque, Consuelo. A la orilla del Rio Ereguan. Universidad de El Salvador, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Roque, Consuelo. A la orilla del Rio Ereguan. Universidad de El Salvador, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

1907-, Niemeyer Oscar, ed. Parque do Tietê: Plano de reurbanização da margem do Rio Tietê. Almed, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bibliorum Sacrorum Nova Vulgata Editio/Vp 01822. Christian Classics, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

A LA ORILLA DEL RIO EREGNAN. Roxsil / El Salvador, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Parque Ecológico do Tietê"

1

Diaz, Caio Cesar Farias, Deivide Benicio Soares, Aluísio Sales Ribeiro, and Pedro Felipe Cavalcanti dos Santos. "Diagnóstico ambiental do Parque Ecológico da Serra Negra, Bezerros-PE." In Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, 2017. http://dx.doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2032.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Messina, Marcello, and Jairo de Araújo Souza. "Settler Colonialism and the Capricious Seizure of Unwanted Land, or How the Huni Kuin were Expelled From Plácido de Castro, Acre, Brazil." In Indigenous Research of Land, Self, and Spirit. IGI Global, 2021. http://dx.doi.org/10.4018/978-1-7998-3729-9.ch011.

Full text
Abstract:
Situated in the Mesoregion of the Acre River, Plácido de Castro is a small municipality in the Brazilian state of Acre. In 2015, with the consent of the authorities, a group of people of Huni Kuin ethnicity occupied an abandoned, state-owned piece of land in the municipal territory, namely, the Parque Ecológico. For two years, the Huni Kuin group has lived in the Parque Ecológico, decontaminating and revalorising the land. Afterwards the Huni Kuin have been gradually dispossessed of the occupied land via various coercive actions, some of which were backed by the authorities. In this paper, the authors draw upon media releases as well as an interview with Hunk Kuin cacique Mapu, in order to signify the events in terms of a violent performance of settler colonialism in the face of the legitimate reclamation of Indigenous sovereignty over Brazilian land. In particular, they look at the ways in which political authorities, police forces, social services, and the broader non-Indigenous society unanimously cooperate towards the total effacement of Indigenous bodies, communities, and subjectivities from the land.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araujo, Jéssica, Hermeson Cassiano de Oliveira, and Maria Helena Alves. "BRIÓFITAS OCORRENTES NO PARQUE ECOLÓGICO CACHOEIRA DO URUBU, ESPERANTINA-PIAUÍ, BRASIL." In Tópicos Integrados em Botânica. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9352106016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Elizalde Rivera, Brenda, Martin Aubert Hernández Calzada, and Jessica Mendoza Moheno. "Innovación y emprendimiento social, un factor de desarrollo en el parque ecoturístico bosque de las truchas, San Miguel Regla, México." In Tendencias en la investigación universitaria. Una visión desde Latinoamérica. Volumen XII. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2020. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias2020vol.xii.10.

Full text
Abstract:
La innovación y el emprendimiento social tienen como propósito satisfacer necesidades sociales y resolver problemas que el sector público o privado no ha subsanado; el Parque Ecoturístico Bosque de las Truchas es una organización construida bajo estos dos principios. La presente investigación tiene como objetivo mostrar el desarrollo que la comunidad de San Miguel Regla ha experimentado después de la apertura del destino turístico. El estudio se encuentra sustentado bajo un enfoque cualitativo y un método descriptivo, por lo que busca detallar los rasgos del fenómeno analizado y comparte la perspectiva de los participantes, el instrumento de recolección de información fue aplicado por los investigadores dentro del Parque Ecoturístico Bosque de las Truchas por medio de una entrevista semi estructurada donde participaron veinte de los emprendedores del lugar seleccionado mediante la técnica de muestreo intencional. El parque ha logrado posicionarse como un destino clave en la práctica del turismo ecológico, adaptándose e integrando nuevos modelos de negocio que generen beneficios comunales; es un ejemplo claro en cuanto a la efectividad de la innovación y emprendimiento social, ya que desde sus inicios ha actuado como un factor de desarrollo para la localidad de San Miguel Regla mejorando las condiciones de vida y oportunidades de los habitantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matos, Tatiane Silva, Jacqueline Alves Soares, and Natália Martinuzzi Castilho. "CONFLITOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO DO COCÓ COM COMUNIDADES TRADICIONAIS EM FORTALEZA." In Turismo, sustentabilidade e hospitalidade. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.43819170120.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Azevedo, Patrícia Cereda de, and Eda Maria Góes. "CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA: O CASO DO PARQUE ECOLÓGICO NELSON BUGALHO (PRESIDENTE PRUDENTE – SP)." In Investigação Científica nas Ciências Humanas 2. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.92719130619.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Angélica Santos, Elenildes da Silva Côrrea, Islene Lopes Abreu Ferreira, et al. "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE FREQUENTADORES E ESTUDO DOS IMPACTOS DO PARQUE ECOLÓGICO LAGUNA DA JANSEN, MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS, MA." In Educação Ambiental e Cidadania: Pesquisa e Práticas Contemporâneas - Volume 1. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/201102176.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Léda, Anna Gabriela Brasil, Claudemir Gomes de Santana, Danielle Cristina dos Santos Lisboa, Lucas Nadler Rocha, and Renata Medeiros Lobo Muller. "Histórico das ações ambientais de uma Unidade de Conservação e Proteção: O caso do Parque Ecológico da Laguna da Jansen, São Luís – MA." In Engenharia no Século XXI – Volume 20. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-051-4.cap.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Parque Ecológico do Tietê"

1

Almeida, Valéria Silva, and Karinne Wendy Santos Menezes. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS POSSIBILIDADES DE USO DO PARQUE ECOLÓGICO DO PASSARÉ – FORTALEZA/CE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1755.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação ambiental está garantida ao povo brasileiro por meio da legislação, englobando os níveis educativos formal e não formal. Logo, a pesquisa foi elaborada no Parque Ecológico do Passaré, localizado no município de Fortaleza/Ceará, reconhecido como Unidade de Conservação(UC) mediante legislação. Os parques ecológicos são áreas verdes em meio as cidades que podem trazer qualidade de vida a população através do contato com a natureza. Quando as estruturas e a qualidade ambiental desses locais são adequadas a atratividade desses espaços são maiores e mais positivas na vida humana. Objetivos: A proposta da pesquisa é analisar as formas de uso do Parque Ecológico do Passaré pela população de Fortaleza. Desta forma, tem-se como objetivo principal apresentar as problemáticas, funcionalidades e importância populacional e científica encontradas nesta UC, além de verificar como é trabalhada a EA nesse contexto. Esta unidade é bastante notória e importante para a população da cidade, além de apresentar grande relevância ambiental. Material e Métodos: Investigou-se quais tipos de atividades de EA são desenvolvidas no parque voltadas para a população visitante. A pesquisa foi desenvolvida na área que corresponde ao Parque Ecológico, onde foram sondados as formas e o motivo do uso do equipamento pelos visitantes do local, não deixando de observar a origem residencial dos usuários entrevistados. Toda a pesquisa foi embasada a partir de leituras de material bibliográfico analisado e separado para o desenvolvimento deste artigo, seguida de visita a campo para reunir informações necessárias a composição desta pesquisa. O método aqui aplicado foi o qualitativo, que se apresentou como a melhor forma de se alcançar os resultados propostos. Resultados: Na área de estudo, foi identificada uma população que utiliza majoritariamente o Parque para o lazer, reconhecendo que no local há uma quebra da alta temperatura da cidade e que esses usuários são em grande parte residentes de bairros distantes do Parque. Enquanto as atividades de EA, constam apenas a doação de mudas e sinalização educativa para com o meio ambiente. Conclusão: conclui-se que há a necessidade de um maior trabalho, por parte do orgão, voltado a EA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

BORGES, Erica Galvão, and Nathálya Louise Macêdo LEAL. "Proposta de intervenção no Parque Ecológico e Vicencial do Riacho Fundo I." In II Seminário Nacional de Planejamento Paisagem Urbana e Sustentabilidade. Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/114056.2-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moretto, Samira Peruchi. "Parque ecológico João José Theodoro Da Costa Neto: conservação da floresta em Lages." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.712.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Henrique Inocêncio, Guilherme, Ana Paula Pereira, and Héllen Cristine Florentino. "Uma Proposta em Espaços Educacionais Não-Formais: Exercitando a Química no Parque Ecológico." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.248005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ângelo Mane, Miguel, Alan Freitas Machado, Kassi Bragança Costa, Gabriela Machado, João Henrique Marques de Souza, and Nydia Sipriano de Oliveira. "Utilização Do GPR e Eletrorresistividade (SEV) Na Localizaçào de Aquíferos Razos na Região dos Lagos - Parque Ecológico Municipal do Mico Leão Dourado - Município de Cabo Frio - RJ (Estudos Preliminares)." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 2007. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.172.sbgf0145_07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mane, Miguel Ângelo, Kassi Bragança Costa, Gabriela Machado, et al. "UTILIZAÇÃO DO GPR E ELETRORRESISTIVIDADE (SEV) NA LOCALIZAÇÃO DE AQUÍFEROS RAZOS NA REGIÃO DOS LAGOS - PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL DO MICO LEÃO DOURADO - MUNICÍPIO DE CABO FRIO - RJ - (ESTUDOS PRELIMINARES)." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF 2007, Rio de Janeiro, Brazil, 19-23 November 2007. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2007. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2007-157.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography