Academic literature on the topic 'Parque Marinho Luiz Saldanha'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Parque Marinho Luiz Saldanha.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Parque Marinho Luiz Saldanha"

1

Stratoudakis, Yorgos, Flávio Fernández, Miguel Henriques, João Martins, and Rogélia Martins. "Situação ecológica, socioeconómica e de governança após a implementação do primeiro plano de ordenamento no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (Arrábida, Portugal): II – percepções de utentes." Revista de Gestão Costeira Integrada 15, no. 2 (2015): 167–78. http://dx.doi.org/10.5894/rgci572.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Stratoudakis, Yorgos, Flávio Fernández, Miguel Henriques, João Martins, and Rogelia Martins. "Situação ecológica, socioeconómica e de governança após a implementação do primeiro plano de ordenamento no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (Arrábida, Portugal): I – informações e opiniões dos pescadores." Revista de Gestão Costeira Integrada 15, no. 2 (2015): 153–66. http://dx.doi.org/10.5894/rgci571.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Parque Marinho Luiz Saldanha"

1

Coelho, Márilisa Rodrigues. "Governância colaborativa e gestão de áreas Marinhas protegidas: contributo para um modelo de governância colaborativa para o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7523.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, Perfil Ordenamento do Território e Impactes Ambientais<br>Dada a importância e complexidade do ambiente marinho e das zonas costeiras, a criação e implementação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP) assume-se como uma ferramenta que operacionaliza objectivos como a conservação do ambiente, assim como a gestão dos usos que acarretam impactes. A dificuldade em compatibilizar a conservação da natureza e o desenvolvimento da exploração desses recursos, e das comunidades que deles usufruem e dependem, leva frequentemente ao despoletar de conflitos que influenciam o sucesso de AMP. Para assegurar a sustentabilidade a longo-prazo de uma AMP é importante a colaboração entre entidades governamentais e administrativas, utilizadores e comunidades locais. Para tal, de acordo com literatura, a governância colaborativa de AMP, deve ter em conta aspectos como a identificação e o papel dos stakeholders, mecanismos de participação, responsabilização, cumprimento e execução, avaliação da eficácia, adaptatividade e financiamento sustentável da gestão. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projecto MARGov – Governância Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas, com inicio em Outubro de 2008 após ser premiado com o Galardão Gulbenkian/Oceanário de Lisboa – “Governação Sustentável dos Oceanos”, tendo como caso de estudo o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha. Das sessões do MARGov resultou a identificação, por parte dos stakeholders, de aspectos chave e pontos de reflexão a ter em conta para um modelo de governância colaborativa (MGC). Da integração do trabalho desenvolvido no MARGov, com os resultados da análise de informação bibliográfica referente a dez AMP internacionais, e tendo em conta boas práticas identificadas de acordo com factores que aumentam o sucesso e eficácia na abordagem dos conflitos e no alcance de objectivos de AMP, resultou uma proposta de MGC dividida em Estrutura e Processos de tomada de decisão e gestão, onde são dadas linhas de orientação no que respeita à identificação das plataformas e stakeholders que devem compor o modelo. A Estrutura do MGC proposto assenta numa Plataforma de decisão colaborativa e numa Plataforma de participação, enquanto os Processos de tomada de decisão e gestão baseiam-se em ciclos que descrevem três níveis de gestão adaptativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paulino, Cláudia Marisa Silveira. "Os Impactos do Parque Marinho Professor Luíz Saldanha na Pesca Artesanal Local de Sesimbra." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10362/9172.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Gestão do Território - Ambiente e Recursos Naturais<br>Como consequência dos problemas ambientais que caracterizam Portugal, surgiram várias figuras de protecção e conservação da natureza e biodiversidade. As Áreas Marinhas protegidas são apenas um dos exemplos de protecção e conservação do ambiente. Salienta-se a importância que as mesmas têm na manutenção da conservação de espécies de vital importância para o ambiente marinho, fazendo referência ao quadro legal existente no país desde da década de 60 do século XX aos normativos internacionais adoptados e transpostos para a ordem jurídica do país. O concelho de Sesimbra situa-se no sudoeste da Península de Setúbal, faz fronteira a norte com os concelhos de Almada e Seixal, a nordeste com concelho do Barreiro, a leste com o concelho de Setúbal e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. Apresenta uma paisagem diversificada dividida entre o verde da Serra da Arrábida e o esplendor do Cabo Espichel. Sesimbra sempre foi uma vila de pescadores, mas nos últimos anos as estatísticas têm sido diferentes, muito por culpa dos acordos de pesca, mas também pela criação, em 1998, do Parque Marinho Professor Luíz Saldanha que veio limitar a pesca em Sesimbra, fazendo com que os pescadores tivessem de optar por outros mares, outras espécies e outras actividades. Para poder explicar o porquê do decréscimo da pesca em Sesimbra iremos recorrer a informação bibliográfica, estatística e, acima de tudo, trabalho no terreno com entrevistas e conversas com pessoas que vivem de perto com o problema do Parque e da pesca em Sesimbra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Flávia Natacha Zurga. "Educação para a cidadania: desenvolvimento e implementação de um projeto multigeracional de sensibilização ambiental para áreas marinhas protegidas." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10808.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, Perfil Gestão e Sistemas Ambientais<br>A importância e complexidade do ambiente marinho e zonas costeiras, e a crescente preocupação com a gestão sustentável dos oceanos conduz à criação e implementação de Áreas Marinhas Protegidas. No entanto, a gestão destas áreas tem sido efetuada com uma fraca, ou inexistente, participação dos atores locais, o que se reconhece ser um obstáculo à sustentabilidade. Neste contexto, torna-se imperativa uma alteração da perspetiva da sociedade e o despertar da consciência crítica dos cidadãos sobre a problemática ambiental. A Educação Ambiental, enquanto processo contínuo no qual os indivíduos e a comunidade adquirem novos conhecimentos, novas competências e novos valores, torna os cidadãos capazes de agir e participar ativamente, garantindo assim o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade, e um reforço dos valores da cidadania ambiental. A Educação para a Cidadania Ambiental é um vetor fundamental para a conservação da natureza e da biodiversidade, promovendo a preservação do ambiente e da natureza pelos cidadãos. Mas para isto acontecer os cidadãos têm de ter conhecimento dos bens naturais que os rodeiam e tomar consciência da importância de se envolverem na sua proteção. Neste sentido, educar não só as novas gerações, mas também as mais antigas, foi um dos focos do Projeto MARGov através da sua componente de Cidadania. Este trabalho apresenta as ações desenvolvidas nesta componente, que foi estruturada em duas linhas principais de ação: i) Cidadãos pela Sustentabilidade e ii) Educadores e Educandos pela Sustentabilidade. Os resultados alcançados foram muito promissores, nomeadamente com o Projeto Educativo, parte da segunda linha de ação, que envolveu mais de 2000 alunos e professores de todas as idades, encorajando a sua relação com o mar e o reconhecimento e apreciação dos ecossistemas marinhos, promovendo espaços multigeracionais de partilha. O projeto encorajou a participação ativa dos cidadãos na deteção, compreensão e resolução de problemas relacionados com o mar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mota, Vanessa Teles da 1991. "Caracterização do turismo balnear em águas marinhas protegidas: o caso do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10451/12359.

Full text
Abstract:
Tese de mestrado. Biologia (Ecologia e Gestão Ambiental). Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2014<br>A localização geográfica na grande área metropolitana de Lisboa desta área marinha protegida e as suas características geomorfológicas e estéticas potenciam a utilização desta região, desde o lazer a uma série de atividades económicas de onde se destaca a pesca e o turismo. Com este estudo pretende-se obter uma caracterização dos turistas balneares que frequentam o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha: o seu perfil, a sua visita e hábitos de visitação, as suas perceções e preferências. O método escolhido para se estudar a população de visitantes do Parque Marinho, nomeadamente a população que utiliza as praias, foi o inquérito. A proveniência dos visitantes carateriza-se por ser maioritariamente da Área Metropolitana de Lisboa. Em termos de hábitos de visitação, cerca de 92% da população inquirida já tinha visitado a área de estudo anteriormente e 7% afirmou nunca a ter visitado. Através das respostas explicitadas, percebe-se que o mais valorizado na área de estudo é a beleza natural e as praias e biodiversidade, o que converge com as ideias associadas ao Parque Natural da Arrábida. As categorias de divulgação e governância são as que apresentam maior carácter de importância em medidas de gestão, devido ao grande desconhecimento do Parque Marinho, a s inúmeras designações atribuídas ao Parque Marinho, desconhecimento de resultados de estudos científicos feitos na área de estudo e falta de maior envolvimento nas tomadas de decisão entre o Parque Marinho e os parceiros sociais.<br>The geographical location in the greater metropolitan area of Lisbon of this marine protected area and its geomorphological and aesthetic features enhance the usage of this region, from leisure to a range of economic activities, especially fishing and tourism. With this study we intend to obtain a characterization of beach tourists attending the Professor Luiz Saldanha Marine Park: their profile, the visit and visitation habits, their perceptions and preferences. The method chosen to study the population of visitors to the Marine Park, in particular the beache users, was the survey. The origin of visitors is characterized by being mostly from the Lisbon Metropolitan Area. In terms of visitation habits, about 92% of the population surveyed had visited the study area before and 7% claimed never to have visited. Through explicit answers, it’s possible to realize that the most valued in the study area is the natural beauty and beaches and biodiversity, which converges with the ideas associated with the Arrábida Natural Park. The categories of disclosure and governance are at greatest importance in management measures, because of the lack of knowledge of the Marine Park existence, the numerous designations assigned to Marine Park, unawareness of the results of scientific studies done in the study area and lack of greater involvement in decision-making between the Marine Park and the social partners.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paulos, Luísa Lopes Pereira Jorge. "Caraterização do mergulho recreativo no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha: desafios para a gestão da área." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10451/26026.

Full text
Abstract:
Tese de mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2016<br>Os nossos oceanos albergam um número quase incontável de espécies, existindo ainda muitas por descrever. No entanto, a perda de biodiversidade está a ocorrer a um ritmo sem precedente, resultante das atividades e da pressão humanas. Uma das abordagens mais utilizadas para a conservação dos oceanos é assim a criação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP), cujas principais missões passam pela proteção da diversidade biológica e dos habitats, o fomento da investigação científica e da educação, a preservação de recursos históricos e culturais, entre outros. Em 1998, foi criado o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (PMLS), uma AMP integrada no Parque Natural da Arrábida. Esta área é considerada o “Centro” do mergulho em Portugal, procurada cada vez mais por mergulhadores de todas as partes do país, e não só. Desta forma, os objetivos deste trabalho foram a caraterização dos praticantes de mergulho desta área, no que diz respeito ao seu perfil, motivações, atividade de mergulho e perceções e a análise dos pontos de vista de algumas das entidades promotoras da atividade neste local, bem como a proposta de medidas de gestão para a otimização do funcionamento do Parque Marinho. O método escolhido para este estudo foi a realização de inquéritos aos mergulhadores da área e de entrevistas aos responsáveis de quatro das principais escolas. Através dos inquéritos, percebeu-se que a maioria dos indivíduos inquiridos pertence ao sexo masculino (76%), tem entre os 35 e os 44 anos (40%), possui uma licenciatura (41%) e é proveniente da Área Metropolitana de Lisboa (88%). O principal atrativo do PMLS para o mergulho é a biodiversidade (54%), seguindo-se das condições do mar (24%). Quanto às entrevistas, foram apontados alguns problemas em relação à área de estudo, como a falta de divulgação e sensibilização, de fiscalização, de integração das entidades turísticas na tomada de decisões e o restringimento excessivo de algumas atividades, e foram sugeridas soluções. Este trabalho possibilitou conhecer uma amostra dos mergulhadores do PMLS e propor algumas medidas para uma melhor gestão da área, salientando-se a implementação de uma banca informativa no porto de abrigo, a criação de protocolos de monitorização para a obtenção de dados quantitativos e a realização de reuniões periódicas entre os decisores e os utilizadores desta área.<br>Our oceans are home to a huge number of species, many of which are yet to be described. However, humans’ activities and pressure are leading to the loss of biodiversity at an incredibly high speed. One of the most common approaches to preserve the oceans is the creation of Marine Protected Areas (MPA), which main goals are the preservation of the biological diversity and habitats, the promotion of scientific research and education, the preservation of historical and cultural resources, among others. In 1998, the Luiz Saldanha Marine Park (LSMP) was created, as part of the Arrabida Natural Park. This MPA is considered a scuba diving paradise in Portugal, which many divers around the country seek. Thus, this project aimed to characterize the divers of this area, regarding their profile, motivations, diving activity and perceptions, to analyse the stakeholders’ point of view and to suggest management measures in order to improve the Marine Park’s performance. The chosen method to study the divers in the area was the survey. To analyse the stakeholders’ opinions, people in charge of four different diving schools were interviewed. It was possible to realize that most of the individuals were men (76%), with ages between 35 and 44 years old (40%), had a bachelor’s degree (41%) and were from the Lisbon Metropolitan Area (88%). The most valuable attributes that motivate people to choose diving in the LSMP was its biodiversity (54%), followed by the sea’s conditions (24%). Regarding the interviews, some problems were highlighted: lack of divulgation and awareness, lack of surveillance, lack of cohesion between the decision makers and the touristic entities in the decision making process and the excess of restrictions imposed to certain activities. This study allowed to know a sample of the divers in this Marine Park as well as to propose some measures to improve the area’s management: the implementation of an informative stand, the creation of monitoring protocols in order to collect some quantitative data and the organization of periodic meetings between the area’s decision makers and users, were some of the main measures suggested.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Uva, Beatriz Costa. "Ocorrência e distribuição espacial de cetáceos no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (PMPLS) e na Reserva Natural Das Berlengas (RNB) : contributo da ciência cidadã no estudo dos mamíferos marinhos." Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8079.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Biologia Marinha e Conservação<br>Os cetáceos, como predadores de topo, são elementos chave do meio marinho e devem ser priorizados em estratégias de conservação marinha. Os projetos de ciência cidadã contam com a participação de qualquer cidadão na recolha de dados científicos, favorecendo assim o avanço da ciência. O presente estudo disponibiliza informação, com base em fontes de informação não-convencionais (ciência cidadã e inquéritos dirigidos), relativa à abundância e distribuição horizontal de cetáceos e avalia o contributo da ciência cidadã para o estudo da ocorrência e distribuição espacial de cetáceos no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (PMPLS) e na Reserva Natural das Berlengas (RNB), em Portugal. O golfinho-comum e o golfinho-roaz foram as espécies mais reportadas via ciência cidadã na plataforma BioDiversity4All (Projeto CETASEE) e mencionadas num maior número de inquéritos, nas AMPs em estudo e zonas adjacentes. Algumas espécies, como o grampo e a orca também foram reportados na plataforma nas áreas de estudo. A ciência cidadã poderá tornar-se uma fonte de recolha de dados sistemáticos sobre a ocorrência e distribuição espaciotemporal de cetáceos e, nesse sentido, deve integrar estudos científicos e ser tida em consideração em medidas de conservação e gestão aplicadas às AMPs. Outras metodologias, como a utilização de DNA ambiental e de censos visuais e a criação de programas de monitorização acústica passiva e de monitorização de populações são também apontadas para preencher a lacuna de conhecimento científico relativa à ocorrência e distribuição de cetáceos em Portugal.<br>Cetaceans, as top predators, are key elements of the marine environment and should be prioritized in marine conservation strategies. Citizen science projects count on the participation of any citizen in the collection of scientific data, thus favoring the advancement of science. The present study provides information, based on non-conventional sources of information (citizen science and targeted surveys), regarding the abundance and horizontal distribution of cetaceans and assesses the contribution of citizen science to the study of the occurrence and spatial distribution of cetaceans in the Professor Luiz Saldanha Marine Park (PMPLS) and in the Berlengas Nature Reserve (RNB), in Portugal. The common dolphin and bottlenose dolphin were the most reported species via citizen science on the BioDiversity4All platform (CETASEE Project) and mentioned in a greater number of surveys, in the AMPs under study and adjacent areas. Some species, such as the clamp and the orca, were also reported on the platform in the studied areas. Citizen science can become a source of systematic data collection on the occurrence and spatiotemporal distribution of cetaceans and, in this sense, it must integrate scientific studies and be taken into account in conservation and management measures applied to AMPs. Other methodologies, such as the use of environmental DNA and visual censuses and the creation of passive acoustic monitoring and population monitoring programs are also aimed at filling the scientific knowledge gap regarding the occurrence and distribution of cetaceans in Portugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, João Vaz Agnelo Borges. "Influência de marés na distribuição vertical de larvas de peixes de recifes costeiros e escolha de substratos de assentamento no Parque Marinho Luíz Saldanha." Master's thesis, 2009. http://hdl.handle.net/10400.1/231.

Full text
Abstract:
Dissertação mest., Biologia Marinha, Universidade do Algarve, 2009<br>A comunidade larvar que habita os recifes costeiros (a menos de 50 metros da costa) do Parque Marinho Luíz Saldanha (PMLS) foi amostrada durante os meses de Junho e Julho de 2008, através de um método inovador de arrasto planctónico utilizando um submergível como meio de propulsão. Foi amostrada, na coluna de água, a camada subsuperficial (1 metro abaixo da superfície) e a camada junto ao fundo rochoso (0,5 metros acima dos recifes). As amostras foram recolhidas durante o pico de quatro fases de maré (Baixa-mar, Enchente, Preia-mar e Vazante). A comparação com trabalhos realizados em anos anteriores sugere uma diversidade larvar reduzida no ano 2008 (presente estudo). Apesar da riqueza específica ter sido superior junto ao fundo, foi à superfície que se registou o maior valor de abundância total de larvas. Nestas amostras da superfície a espécie Tripterygion delaisi foi claramente dominante. No entanto, foi encontrada uma preferência, por parte de algumas espécies como Gobius xanthocephalus e Pomatoschistus pictus, pela camada de água mais funda. Esta distribuição preferencial verificou-se principalmente durante a fase de Vazante, sugerindo uma resposta comportamental à fase de maré. Este pode ser um dos mecanismos de retenção utilizado por estas espécies de forma a permanecerem junto aos recifes costeiros. Nestas espécies (G. xanthocephalus e P. pictus) a presença de larvas em várias fases de desenvolvimento também reforça a hipótese de existir retenção destas larvas. A ausência de larvas mais desenvolvidas de Tripteryion delaisi e a sua preferência pela superfície não parece favorecer a retenção desta espécie, contudo os resultados de trabalhos anteriores apontam para a retenção destas larvas junto aos recifes do PMLS. Durante os meses de Maio a Setembro foi testado um método de monitorização de recrutamento de peixes e a preferência dos indivíduos por dois tipos de substratos artificiais: rochoso e ervas marinhas. Para duas das espécies mais abundantes encontradas na coluna de água, Gobius xanthocephalus e Pomatoschistus pictus, foi detectada uma preferência pelo substrato artificial rochoso. Não foram capturados recrutas de Tripterygion delaisi em nenhum dos tipos de substratos. Apesar de serem necessários mais estudos para validar a eficácia deste método, os resultados indicam um possível atraso no recrutamento no ano estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography