Academic literature on the topic 'Partículas (Física nuclear) - Sabor'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Partículas (Física nuclear) - Sabor.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Partículas (Física nuclear) - Sabor"

1

Boff, Cleber Adelar, Rodrigo Oliveira Bastos, and Fábio Luiz Melquiades. "Práticas experimentais no ensino de física nuclear utilizando material de baixo custo." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 34, no. 1 (May 5, 2017): 236. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p236.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p236Uma das dificuldades para o Ensino de Física Moderna é a pouca difusão da experimentação, principalmente para o ensino de Física Nuclear, seja no Ensino Médio ou no Superior. As atividades sugeridas na literatura geralmente simbolizam o fenômeno real através de simulações. Isso acontece, pois as práticas experimentais, geralmente, envolvem algum tipo de detector de radiação de custo elevado e uma fonte de radiação ionizante que requer cuidados especiais de manuseio e armazenagem, sendo sujeita a regulamentação altamente burocrática no Brasil. O presente trabalho supera estas dificuldades e propõe duas práticas de Física Nuclear experimental utilizando uma câmara de ionização de baixo custo: a medida de filhos do Radônio-222 coletados do ar de ambientes fechados, e a medida do alcance de partículas alfa emitidas pelos filhos do Tório-232 presentes em camisinhas de lampião. O artigo mostra os procedimentos experimentais e os resultados esperados, indicando que as práticas podem servir de suporte para aulas de Física Nuclear.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campos, Laélia, and Frank da Silva. "Dosimetria em folículos tireoidianos devido aos elétrons de baixa energia do iodo usando o método Monte Carlo." Radiologia Brasileira 41, no. 6 (December 2008): 403–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842008000600011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a dose absorvida em folículos tireoidianos devido aos elétrons de baixa energia, como os elétrons Auger e os de conversão interna, além das partículas beta, para os radioisótopos de iodo (131I, 132I, 133I, 134I e 135I) usando o método Monte Carlo. MATERIAIS E MÉTODOS: O cálculo da dose foi feito ao nível folicular, simulando elétrons Auger, conversão interna e partículas beta, com o código MCNP4C. Os folículos (colóide e células foliculares) foram modelados como esferas, com diâmetros do colóide variando de 30 a 500 mm. A densidade considerada para os folículos foi a da água (1,0 g.cm-³). RESULTADOS: Considerando partículas de baixa energia, o percentual de contribuição do 131I na dose total absorvida pelo colóide é de aproximadamente 25%, enquanto os isótopos de meia-vida física curta apresentaram contribuição de 75%. Para as células foliculares, esse percentual é ainda maior, chegando a 87% para os iodos de meia-vida curta e 13% para o 131I. CONCLUSÃO: Com base nos resultados obtidos, pode-se mostrar a importância de se considerar partículas de baixa energia na contribuição para a dose total absorvida ao nível folicular (colóide e células foliculares) devido aos radioisótopos de iodo (131I, 132I, 133I, 134I e 135I).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

López, Heriberto. "LAS ONDAS DE RADIACIÓN ELECTROMAGNÉTICA EXTRAORDINARIA FUERZA INVISIBLE." Ciencia Unemi 1, no. 2 (July 8, 2015): 26. http://dx.doi.org/10.29076/issn.2528-7737vol1iss2.2008pp26-29p.

Full text
Abstract:
Existen cuatro fuerzas fundamentales en la naturaleza que ejercen su influencia, afectan y determinan el orden, ley, precisión y estructura de todo cuanto existe en la tierra y el universo desde lo infinitesimalmente pequeño como las partículas hasta lo inconmensurablemente grande como las galaxias, y, además son imprescindibles para la existencia y e l sostenimiento de la vida en nuestro planeta, estas cuatro fuerzas de la física son: el electromagnetismo, la gravedad, la interacción nuclear débil y la interacción nuclear fuerte. Refiriéndonos al electromagnetismo ¿Qué significa?, ¿Cómo nos afecta?, Y ¿Por qué es tan extraordinari a su energía? A continuación la respuesta a estas interrogantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SOUSA, KARLA DOS SANTOS MELO DE, ROSANA MARIA FEITOSA DE FIGUEIRÊDO, ALEXANDRE JOSÉ DE MELO QUEIROZ, and TÂMILA KASSIMURA DA SILVA FERNANDES. "PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA POLPA DE ATEMOIA EM PÓ." Revista Brasileira de Fruticultura 37, no. 3 (September 2015): 718–28. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-135/14.

Full text
Abstract:
RESUMO A atemoia desperta cada vez mais interesse devido ao seu aroma, sabor e valor de mercado. Porém, como a maioria das frutas, é bastante perecível, fazendo-se necessária a aplicação de métodos de conservação, a exemplo da secagem por aspersão, que prolonga a vida de prateleira, reduz a atividade de água e obtém como produto final o alimento em pó. Com isso, o objetivo deste trabalho foi desidratar a formulação elaborada com 50% de polpa de atemoia + 50% de água destilada, adicionada de 25% de maltodextrina em secador por aspersão, com temperatura de entrada do ar de 180 oC, vazão de alimentação da bomba de 0,5 L h-1, pressão do ar de 30 kgf cm-2 e bico aspersor de 1,2 mm de diâmetro. Como produto final, foram obtidas duas amostras em pó, uma coletada na câmara de secagem e outra no ciclone, sendo estas caracterizadas física, físico-químicamente e morfologicamente. Os dados experimentais foram analisados por delineamento inteiramente casualizado. Avaliando-se os resultados, observa-se que a cor da amostra em pó coletada na câmara de secagem foi mais escura do que a do ciclone; as amostras de atemoia em pó, coletadas na câmara de secagem, apresentaram maior teor de água, pH, ácido ascórbico, cinzas, açúcares redutores e proteínas em relação às amostras em pó coletadas no ciclone e menor atividade de água, densidade absoluta e aparente; além disso, o pó da câmara de secagem é mais solúvel, apresenta maior porosidade e partículas maiores do que o pó do ciclone, e ambas formaram aglomerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Appoloni, Carlos Roberto. "Estudos em arqueometria e arte por metodologias nuclear-atômico-moleculares não destrutivas no Laboratório de Física Nuclear Aplicada da Universidade Estadual de Londrina." Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) 15, no. 30 (November 30, 2018): 219. http://dx.doi.org/10.15210/lepaarq.v15i30.13011.

Full text
Abstract:
No Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA – DFIS/UEL) diferentes combinações de metodologias nucleares, atômicas e moleculares têm sido empregadas para estudos de objetos do patrimônio cultural. Metodologias como a Fluorescência de Raios X (nas diferentes modalidades EDXRF, PXRF, TXRF), a Espectroscopia Raman e a Transmissão de Raios Gama têm sido empregadas no estudo de diferentes tipos de objetos arqueológicos e, quando necessário, em colaboração com outros laboratórios, em conjunto com técnicas como a Emissão de raios X induzida por partículas (PIXE), Espectroscopia Mössbauer, Microscopia Eletrônica, Radiografia Digital, Difração de Raios X e Retroespalhamento Rutherford (RBS), entre outras. Neste contexto, apresenta-se uma síntese dos trabalhos realizados desde o início do envolvimento do LFNA com Arqueometria e Artes, fazendo pequeno um recorte dentro da larga gama de objetos do patrimônio cultural analisados, focando alguns materiais cerâmicos. Abstract: Different combinations of nuclear, atomic and molecular methodologies are employed In the Laboratory of Applied Nuclear Physics (LFNA - DFIS / UEL) to study objects of cultural heritage. Methodologies such as X-Ray Fluorescence (in the different modalities EDXRF, PXRF, TXRF), Raman Spectroscopy and Gamma Ray Transmission have been employed to the study of different types of archaeological objects and when necessary, in collaboration with other laboratories, in conjunction with techniques such as particle induced X-ray emission (PIXE), Mössbauer Spectroscopy, Electron Microscopy, Digital Radiography, X-ray Diffraction and Rutherford Backscatter (RBS), among others. In this context, a synthesis of work accomplished since the beginning of the LFNA's involvement with Archaeometry and Arts is presented, making a small cut within the wide range of cultural heritage objects analyzed, focusing on some ceramic materials.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Chaves, Taniamara Vizzotto, Alana Pereira Gimenez, Dariane Andrade Valle, and Lucillana de Moraes Silveira. "UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO E AS CONCEPÇÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE." Vivências 17, no. 32 (December 14, 2020): 69–83. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.82.

Full text
Abstract:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo desenvolvida junto à disciplina de Física Nuclear e de Partículas do curso de Licenciatura em Física de um Instituto Federal de Educação localizado no Rio Grande do Sul (RS). A atividade teve como objetivo verificar e mapear as concepções presentes no imaginário social sobre os termos/conceitos Radiação e Radioatividade. Como ferramenta de coleta de informações foi organizado um questionário que foi aplicado com sujeitos de diferentes níveis de escolarização e diversas faixas etárias. Após a aplicação, os dados foram tabulados e sistematizados a luz do referencial teórico adotado na disciplina. Os resultados obtidos evidenciam a confusão e o uso indistinto entre os termos Radiação e Radioatividade. Muitas informações transparecem ser advindas de meios de comunicação ou de vivências cotidianas. O grau de escolarização dos participantes não é um fator preponderante para o entendimento e a diferenciação dos termos reforçando a concepção de que a escola não trabalha com estes temas, necessitando assim discussões sobre a reorganização do currículo de forma a sanar essas lacunas de entendimento; além de propiciar aos educandos um olhar crítico e autônomo sobre os acontecimentos da sociedade promovendo uma efetiva alfabetização científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aparicio O., C., J. Avila L., and A. Zuñiga G. "DETERMINACIÓN EXPERIMENTAL DE LA TASA DE DOSIS DE NEUTRONES EN LOS AMBIENTES DEL REACTOR DE INVESTIGACIÓN RP–0 UTILIZANDO DETECTORES POLÍMEROS CR–39." Revista de Investigación de Física 9, no. 01 (July 17, 2006): 46–52. http://dx.doi.org/10.15381/rif.v9i01.8616.

Full text
Abstract:
Se ha medido la tasa de dosis neutrónica en diferentes posiciones dentro y fuera del recinto del Reactor de Potencia Cero (RP–0) del Instituto Peruano de Energía nuclear (IPEN); para ello se ha utilizado un método basado en la detección de huellas nucleares dejadas por partículas cargadas producidas por una reacción nuclear entre los neutrones y el material que se use como detector. El material utilizado fue el polímero CR–39, por ser insensible a la radiación gamma; el principio de detección de neutrones es la reacción (n,p) con el nitrógeno contenido en el aire, las huellas se hacen visibles luego de someter el polímero a un revelado químico. La calibración del CR-39, se llevó a cabo en la columna térmica por tener ésta el 95,5% de flujo térmico, que es lo que se desea detectar. Como resultado de la calibración del polímero, en la columna térmica, se obtuvo el factor de calibración que permitió obtener el valor de la dosis neutrónica ((1,87 ± 0,19)x10-2 cm2 mSv), y conocido el tiempo de irradiación se determinó el valor de la tasa de dosis neutrónica. Los valores de tasas de dosis neutrónica más representativos a 7 w de operación que se obtuvieron son: 7,67 mSv/h (± 16%) en el contorno del tanque del reactor, 8,29 mSv/h (± 12%) en el puente de maniobras sobre el tanque del reactor, 1,26 mSv/h (± 12%) en consola de operación y 0,49 mSv/h (± 16%) en el laboratorio de física. Estos valores son algo elevados e incrementan la dosis total que debería recibirse por año (20 mSv), por lo que no se recomienda trabajar a esta potencia de operación. Palabras claves: CR-39, dosimetría de neutrones, huellas nucleares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Schäffer, Decio, Francine Kohls Schumacker, and Gilberto Orengo. "Uma introdução à Física de Partículas para o Ensino Médio: uma tradução adaptada do texto de Bettelli, Bianchi-Streit e Giacomelli." Revista Brasileira de Ensino de Física 42 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0018.

Full text
Abstract:
Resumo Em 1992, Bettelli, Bianchi-Streit e Giacomelli disponibilizaram um importante texto sobre a Física de Partículas para um contexto educacional de escola básica, o Ensino Médio. Assim, neste artigo, é apresentada uma tradução comentada e adaptada desse texto, em que serão apresentados conceitos básicos para ensino e aprendizagem de Física de Partículas. Há também uma relevância histórica, porque apresenta a descoberta de algumas partículas e os princípios físicos envolvidos. As evidências das partículas novas e outras já conhecidas são fundamentadas na análise de fotografias de câmaras de bolhas, nas quais ficam registrados os eventos da física de altas energias. Nessas análises, foram utilizados conceitos e equações de Física Básica, Relatividade Restrita e Física Quântica, em especial os princípios de conservação. Desta forma, os professores e estudantes do Ensino Médio Brasileiro terão à disposição um interessante texto, com informações de fatos experimentais, para iniciar ou ampliar seu conhecimento sobre a Física Nuclear e de Partículas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pires, Adriano Do Rego, José Elisandro de Andrade, and Jeânderson De Melo Dantas. "A Física Nuclear sob uma perspectiva interdisciplinar." Scientia Plena 13, no. 01 (January 13, 2017). http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012708.

Full text
Abstract:
A Física Nuclear é um campo da Ciência e Tecnologia extremamente vasto de estudos e pesquisas, e que ao longo da história da humanidade permitiu ao homem explicar fenômenos naturais, como o decaimento radioativo, descobertas de partículas como os neutrinos, construção de bombas, reatores, aceleradores de partícula, instrumentos para medicina, satélites, agricultura etc. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é de direcionar os docentes para o desenvolvimento em parceria de uma proposta interdisciplinar promovendo interação entre as diferentes abordagens feitas pelas disciplinas de História e Física acerca do tema Física nuclear, assim como compreender a ligação entre elas na busca da construção de informações relevantes ao desenvolvimento de uma aprendizagem contextualizada e significativa considerando aspectos históricos e científicos. A metodologia desenvolvida se deu a partir de um questionário, aplicado a 30 alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Anunciada Chaves, sendo este situado no município de Goianésia do Pará, o estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa quanti – qualitativa exploratória a qual constitui – se no método mais adequado para obter resultados importantes sobre os autores delimitados como a falta de conhecimento acerca do tema e a incoerência do processo educativo que ainda preconiza a fragmentação e o isolamento de disciplinas reiterando o objetivo e permitindo-nos ampliar esse estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Escobar, Carlos Ourivio. "A invenção dos pártons." Revista Brasileira de Ensino de Física 40, no. 4 (July 2, 2018). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0150.

Full text
Abstract:
Resumo A invenção do modelo a pártons foi uma das maiores contribuições de Richard Feynman à moderna física de partículas. O modelo a pártons surge num momento crítico que é caracterizado pela polarização da física de partículas em duas escolas de pensamento, por um lado a assim chamada democracia nuclear que postulava serem todos hádrons igualmente fundamentais e por outro lado a que começava a formar-se ao redor dos recém propostos quarks e sua utilização, num primeiro momento não como constituintes fundamentais dos hádrons mas sim como entidades matemáticas expressando simetrias de uma teoria quântica de campos (TQC) subjacente, embora ainda desconhecida para as interações fortes. O modelo a pártons transforma-se em pouco tempo numa ferramenta fundamental para a construção desta TQC, chamada Cromodinâmica Quântica, ajudando a promover os quarks de entidades matemáticas a constituintes fundamentais dos hádrons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Partículas (Física nuclear) - Sabor"

1

Correia, Fagner Cintra [UNESP]. "Física de sabores e modelos multi-Higgs." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/108884.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-27T14:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-02-28Bitstream added on 2014-08-27T15:57:08Z : No. of bitstreams: 1 000775145.pdf: 580383 bytes, checksum: 157a2bbc4fd19cf65a3520aec3276fd9 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O modelo331 mínimo consiste em uma extensão ao Modelo Padrão amparada em SU'(3) IND.L' ? U'(1) IND. X'. Os férmions se transformam como tripletos ou anti-tripletos de SU'(3) IND. L' com componentes envolvendo quarks exóticos e partículas conhecidas da fenomenologia atual. Nosso objetivo aqui é explorar qualidades adicionais e limitar novos parâmetros do 331 a partir de processos que violem sabor, como a mistura de mésons neutros
The minimal 331 model has been proposed as an extension of the Standard Model based on the gauge group SU'(3) IND. L' ?U'(1) IND.X'. In this model, the left-handed fermions transform as triplets (or anti-triplets) under the action ofSU'(3) IND. L', whose generations correspond to the known SM fermions and new heavy quarks. Our purpose here is to constrain the 331 parameters considering the limits of ?avour changing processes as meson mixing
FAPESP: 11/16636-6
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correia, Fagner Cintra. "Física de sabores e modelos multi-Higgs /." São Paulo, 2013. http://hdl.handle.net/11449/108884.

Full text
Abstract:
Orientador: Vicente Pleitez
Banca: Jairo Alexis Rodríguez López
Banca: Orlando Luis Goulart Peres
Resumo: O modelo331 mínimo consiste em uma extensão ao Modelo Padrão amparada em SU'(3) IND.L' ⊗ U'(1) IND. X'. Os férmions se transformam como tripletos ou anti-tripletos de SU'(3) IND. L' com componentes envolvendo quarks exóticos e partículas conhecidas da fenomenologia atual. Nosso objetivo aqui é explorar qualidades adicionais e limitar novos parâmetros do 331 a partir de processos que violem sabor, como a mistura de mésons neutros
Abstract: The minimal 331 model has been proposed as an extension of the Standard Model based on the gauge group SU'(3) IND. L' ⊗U'(1) IND.X'. In this model, the left-handed fermions transform as triplets (or anti-triplets) under the action ofSU'(3) IND. L', whose generations correspond to the known SM fermions and new heavy quarks. Our purpose here is to constrain the 331 parameters considering the limits of flavour changing processes as meson mixing
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Pedro Contino da Silva [UNESP]. "Simetria discreta 'S IND. 3' como uma possível extensão para o Modelo Padrão." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/108889.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-27T14:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-07-18Bitstream added on 2014-08-27T15:57:07Z : No. of bitstreams: 1 000777921.pdf: 963940 bytes, checksum: 85fcc5aee081b35cb4907ca13104f213 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Uma nova fase de medidas para os ângulos de mistura para o setor leptônico se iniciou. Os últimos dados para o valor de 'teta IND. 3' excluíram seu valor nulo em mais de '10 IND. 'sigma'' descartando então a matriz de mistura TBM dos léptons. A conhecida textura de Fritzsch, usada para calcular os ângulos de mistura dos quarks, fornece grande concordância empírica para os atuais valores dos ângulos, assim como, para as diferenças de massas dos neutrinos. As simetrias discretas 'S IND. 3', juntamente com as simetrias abelianas 'Z IND. 3' e 'Z IND. 5' são combinadas entre si formando o grupo de sabor 'G IND. F' ='S IND. 3' x 'Z ind. 5' x 'Z IND. 3' que tem como objetivo estender a simetria usual do Modelo Padrão G = 'SU(3) IND. c' x 'SU(2) IND. L x 'U(1) IND. Y', essa extensão ocorre com um acréscimo de mais cinco campos escalares, que são singletos de SU(2). A principal finalidade da inclusão de 'G IND. F' é fazer com que a textura de Fritzsch não precise ser imposta como ponto de partida nas matrizes de massa dos léptons carregados e dos neutrinos e sim que sejam resultantes no setor de Yukawa após a quebra de simetria. Nosso objetivo, aqui, é analisar a extensão do MP, desde a inclusão das massas dos neutrinos, discutindo a possibilidade deles serem partículas de Dirac ou Majorana, como também explorando os últimos dados de 'teta IND. 3', com suas implicações. Veremos que a textura de Fritzsch é uma boa escolha para as matrizes de massas, tanto para o setor dos léptons quanto para os quarks. Por fim, faremos a extensão do MP com o grupo de sabor 'G IND. F' ='S IND. 3' x 'Z ind. 5' x 'Z IND. 3' analisando somente o setor dos léptons, que nos levará a textura Fritzsch, mas com pequenos desvios
A new phase of measures for the mixing angles for the lepton sector began. The latest data for the value of 'teta IND. 3' excluded its null value in more than '10 IND. 'sigma'', then discarding the TBM mixing matrix of leptons. The known Fritzsch texture, used to calculate the mixing angles of quarks, provides extensive empirical agreement for the current values of the angles, as well as for differences in masses of neutrinos. The discrete symmetries 'S IND. 3', together with the Abelian symmetries 'Z IND. 3' e 'Z IND. 5' and are combined together to form the group flavor 'G IND. F' ='S IND. 3' x 'Z ind. 5' x 'Z IND. 3' that aims to expand the usual symmetry of the Standard Model G = 'SU(3) IND. c' x 'SU(2) IND. L x 'U(1) IND. Y', this extension occurs with an increase of five scalar fields which are singlet of SU(2). The main purpose to the inclusion of 'G IND. F' is to make the texture of Fritzsch need not be imposed as a starting point in the mass matrices of charged leptons and neutrinos, but they result in the Yukawa sector after symmetry breaking. Our goal here is to analyze since extension of the MP by the inclusion of the masses of the neutrinos, also exploring the possibility that its be Dicac’s particle or Majorana’s particle and finally the latest test data of 'teta IND. 13'. At the end, we will see the extension of the Standard Model with the group of flavor 'G IND. F' ='S IND. 3' x 'Z ind. 5' x 'Z IND. 3', only analyzing the lepton’s sector leading us to the Fritzsch texture, but with small deviations
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Pedro Contino da Silva. "Simetria discreta 'S IND. 3' como uma possível extensão para o Modelo Padrão /." São Paulo, 2014. http://hdl.handle.net/11449/108889.

Full text
Abstract:
Orientador: Vicente Pleitez
Co-orientador: Ana Carolina Bruno Machado
Banca: Javier Montaño Dominguez
Banca: Celso Chikahiro Nishi
Resumo: Uma nova fase de medidas para os ângulos de mistura para o setor leptônico se iniciou. Os últimos dados para o valor de 'teta IND. 3' excluíram seu valor nulo em mais de '10 IND. 'sigma'' descartando então a matriz de mistura TBM dos léptons. A conhecida textura de Fritzsch, usada para calcular os ângulos de mistura dos quarks, fornece grande concordância empírica para os atuais valores dos ângulos, assim como, para as diferenças de massas dos neutrinos. As simetrias discretas 'S IND. 3', juntamente com as simetrias abelianas 'Z IND. 3' e 'Z IND. 5' são combinadas entre si formando o grupo de sabor 'G IND. F' ='S IND. 3' x 'Z ind. 5' x 'Z IND. 3' que tem como objetivo estender a simetria usual do Modelo Padrão G = 'SU(3) IND. c' x 'SU(2) IND. L x 'U(1) IND. Y', essa extensão ocorre com um acréscimo de mais cinco campos escalares, que são singletos de SU(2). A principal finalidade da inclusão de 'G IND. F' é fazer com que a textura de Fritzsch não precise ser imposta como ponto de partida nas matrizes de massa dos léptons carregados e dos neutrinos e sim que sejam resultantes no setor de Yukawa após a quebra de simetria. Nosso objetivo, aqui, é analisar a extensão do MP, desde a inclusão das massas dos neutrinos, discutindo a possibilidade deles serem partículas de Dirac ou Majorana, como também explorando os últimos dados de 'teta IND. 3', com suas implicações. Veremos que a textura de Fritzsch é uma boa escolha para as matrizes de massas, tanto para o setor dos léptons quanto para os quarks. Por fim, faremos a extensão do MP com o grupo de sabor 'G IND. F' ='S IND. 3' x 'Z ind. 5' x 'Z IND. 3' analisando somente o setor dos léptons, que nos levará a textura Fritzsch, mas com pequenos desvios
Abstract: A new phase of measures for the mixing angles for the lepton sector began. The latest data for the value of 'teta IND. 3' excluded its null value in more than '10 IND. 'sigma'', then discarding the TBM mixing matrix of leptons. The known Fritzsch texture, used to calculate the mixing angles of quarks, provides extensive empirical agreement for the current values of the angles, as well as for differences in masses of neutrinos. The discrete symmetries 'S IND. 3', together with the Abelian symmetries 'Z IND. 3' e 'Z IND. 5' and are combined together to form the group flavor 'G IND. F' ='S IND. 3' x 'Z ind. 5' x 'Z IND. 3' that aims to expand the usual symmetry of the Standard Model G = 'SU(3) IND. c' x 'SU(2) IND. L x 'U(1) IND. Y', this extension occurs with an increase of five scalar fields which are singlet of SU(2). The main purpose to the inclusion of 'G IND. F' is to make the texture of Fritzsch need not be imposed as a starting point in the mass matrices of charged leptons and neutrinos, but they result in the Yukawa sector after symmetry breaking. Our goal here is to analyze since extension of the MP by the inclusion of the masses of the neutrinos, also exploring the possibility that its be Dicac's particle or Majorana's particle and finally the latest test data of 'teta IND. 13'. At the end, we will see the extension of the Standard Model with the group of flavor 'G IND. F' ='S IND. 3' x 'Z ind. 5' x 'Z IND. 3', only analyzing the lepton's sector leading us to the Fritzsch texture, but with small deviations
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Carlisson Miller Cantanhede. "Simetrias chiral e de sabor em QCD holográfica : estados excitados do píon, acoplamentos fortes de mésons charmosos e catálise magnética inversa /." São Paulo, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151614.

Full text
Abstract:
Orientador: Gastão Inácio Krein
Resumo: Existem poucas dúvidas de que a QCD seja a teoria correta das interações fortes. As dificuldades em resolver a teoria em baixas energias no regime fortemente acoplado e não perturbativo tem deixado sem respostas muitas questões importantes, tais como a natureza do confinamento e o mecanismo de hadronização. Diversos métodos têm sido usados para estudar suas propriedades e consequências a baixas energias. Esses métodos incluem a QCD na rede, as equações de Dyson- Schwinger, a teoria de perturbação chiral e os modelos de quarks. Recentemente, a dualidade gauge/gravidade tem fornecido uma nova maneira de acessar o regime fortemente acoplado de uma teoria de calibre via uma teoria de gravidade dual, em especial da QCD através de modelos holográficos. Tais modelos são usualmente denominados modelos holográficos para a QCD, ou apenas modelos AdS/QCD. Nesta tese investigamos importantes problemas de interesse atual em física hadrônica envolvendo as quebras das simetrias chiral e de sabor usando modelos holográficos para a QCD. Estes problemas são: (1) o desaparecimento das constantes de decaimento leptônicas dos estados excitados do pion no limite quiral; (2) os efeitos da quebra de simetria de sabor no acoplamentos do méson rho aos mésons charmosos D and D^{*} e seus fatores de forma eletromagnéticos; (3) os efeitos de um campo magnético e da temperatura sobre o condensado quiral, sinalizando uma catálise magnética inversa.
Abstract: There is little doubt that QCD is the correct theory for the strong interactions. The difficulties in solving the theory at low energies in the strongly interacting, non-perturbative regime have left unanswered many important questions, such as the nature of confinement and the mechanism of hadronization. Several approaches have been used to study its properties and consequences at low energies. These include lattice QCD, Dyson-Schwinger equations, chiral perturbation theory and quark models. More recently, the gauge/gravity duality has provided a new way to access the strongly coupled regime of a gauge theory via a dual gravity theory, in special of QCD through holographic models. Such models are usually named as holographic QCD models, or just AdS/QCD models. In this thesis, we investigate three problems of contemporary interest in hadronic physics involving the chiral and flavor symmetries holographic QCD models. These problems are: (1) the vanishing of the leptonic decay constants of the excited states of the pion in the chiral limit; (2) the effects of the flavor symmetry breaking on the strong couplings of the rho meson to the charmed D and D^{*} mesons and the their electromagnetic form factors; (3) the effects of a magnetic field and temperature on the chiral condensate, signalizing inverse magnetic catalysis.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mateu, Barreda Vicent. "Aplicacions de mètodes no pertorbatius a la dinàmica del sabor." Doctoral thesis, Universitat de València, 2008. http://hdl.handle.net/10803/9885.

Full text
Abstract:
A día de hoy, el Modelo Estándar de las interacciones electrodébiles describe correctamente todos los fenómenos observados en la naturaleza. Sin embargo no proporciona ninguna explicación al hecho de que existan tres familias fermiónicas, incluyendo cada una quarks y leptones. Estas familias se distinguen por el grado de libertad "sabor".Debido a la ruptura espontánea de la simetría local gauge, existe un patrón de sabor muy rico. En particular, las partículas tienen masas diferentes, y las diversas familias se "mezclan" (en el caso de los quarks) cuando interaccionan con los bosones mediadores. El conocimiento preciso de las masas y ángulos de mezcla de los quarks es fundamental para poder dilucidar si el modelo estándar es consistente. En particular el conocimiento de estas cantidades es también fundamental para conocer la violación de la simetría CP.Los quarks sienten además la interaccion fuerte (QCD). Esta interacción es confinante. A energías bajas los quarks y gluones (los mediadores de la interacción) están tan fuertemente ligados que se encuetran "confinados" en hadrones. Los hadrones son las partículas que realmente se ven en los experimentos.Si queremos determinar los parámetros fundamentales de la dinámica electrodébil de los quarks, debemos tener un buen control sobre la física no perturbativa que convierte a los quarks y gluones en hadrones.Las herramientas más modernas para el estudio de los fenómenos no perturbativos son las teorías efectivas. En esta tesis estudiaremos la Teoría Quiral de Perturbaciones y la Teoría Quiral de Resonancias. Otros métodos son el desarrollo de QCD en gran número de colores, las reglas de suma y las relaciones de dispersión.El material cubierto en esta tesis se puede dividir en cuatro grandes bloques: 1) Desarrollos técnicos.Hemos estudiado como introducir fuentes tensoriales en el formalismo quiral, y hemos construido una base completa y no redundante hasta el orden subdominante en la expansión quiral. La teoría quiral de perturbaciones explota dos hechos fundamentales: a) el Lagrangiano de QCD tiene una simetría quiral exacta en el límite de masa nula de los quars, b) esta simetría esta rota a un subgrupo vectorial, lo que da lugar a ocho bosones de Goldstone. La introducción de fuentes externas complementa la teoría, haciendo posible que los quarks sean masivos, y pudiendo hacer interaccionar a los bosones de Goldstone con partículas.2) Dualidad quark-hadrón.La expansión en gran número de colores de QCD nos permite expresar funciones de Green como el resultado de amplitudes a nivel árbol de un Lagrangiano local en un número infinito de campos hadrónicos. Esta descripción es válida en particular en regímenes en los cuales podemos usar los grados de libertad quark-gluón, mediante la expansión en producto de operadores. Debemos exigir que las dos descripciones sean duales (equivalentes). En esta tesis hemos querido entender este concepto en más profundidad, llevando el "matching" más allá de la aproximación de cero gluones y más allá de la aproximación de una sola resonancia.3) Determinación de LECs.Las constantes de bajas energías o LECs son los parámetros no perturbativos fundamentales del Lagrangiano de la teoría quiral de perturbaciones, y su conocimiento es pues esencial. En esta tesis hemos derivado condiciones de positividad sobre amplitudes de dispersión, mediante relaciones de dispersión, que a su vez pueden traducirse en cotas sobre dichas LECs. En muchos casos una cota es lo mejor que se puede obtener, cuando las LECs no son sensibles a los experimentos.4) Aplicaciones fenomenológicasEn primer lugar hemos estudiado la determinación del ángulo de Cabibbo en desintegraciones de hiperones, y en particular el efecto de la ruptura de simetría SU(3). La motivación fue la discrepancia existente entre dos análisis previos. Hemos estudiado pormenorizadamente todas las posibles fuentes de error y nuestra extracción es considerada hoy en día como la más fiable de entre las que usan desintegraciones de hiperones.En segundo lugar hemos estudiado la desintegración radiativa del pion. La motivación inicial fue el desacuerdo entre teoría y experimento, y las extensiones del modelo estándar que incorporan interacciones tensoriales. Un control en los factores de forma no perturbativos, y de su dependencia en el momento transferido es esencial para dilucidar la existencia de nueva física. Mediante el estudio de la función de Green VVP con dos multipletes de mesones determinamos que no hay física más allá del modelo estándar visible en la desintegración del pion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tilles, P. F. C. [UNESP]. "Quantização de partículas com spin." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/138360.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-05-17T16:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-03-12. Added 1 bitstream(s) on 2016-05-17T16:54:30Z : No. of bitstreams: 1 000855913.pdf: 421119 bytes, checksum: af9ecbafa30255e17d4d849d32b01ab5 (MD5)
Uma partícula clássica relativística é descrita utilizando-se o formalismo de Dirac para sistemas vinculados devido à invariança sob transformações de reparametrizações requerida por uma teoria explícitamente covariante. Nós introduzimos os graus de liberdade de spin via variáveis de Grassman, que levam diretamente ao conceito de supersimetria presente na teoria. As equações de movimento e a quantização são consideradas tanto para as teorias livres de spin 0 e 1/2, como para a teoria com interação eletromagnética. A álgebra dos vínculos de primeira classe é extendida para descrever partículas de spin N/2, que incluem as representações de spin 1. A teoria quântica obtida é comparada com a teoria clássica de campos
Aclassical relativistic particleis described by means of Dirac's formalism for constrained systems, where the constraints come from the reparametrization invariance required by an explicitly covariant theory. We introduce spin degrees of freedom via Grassman variables, which leads directly to the concept of supersymmetry in the theory. The equations of motion and quantization are considered both for the spin 0 and 1/2 free theories, and for the eletromagnetic interaction. The first class constraints algebra is extended to describe spin N/2 particles, which include spin 1 representations. The quantum theory obtained is compared to the classical theory of fields
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tilles, Paulo Fernando Coimbra. "Quantização de partículas com spin /." São Paulo, 2007. http://hdl.handle.net/11449/138360.

Full text
Abstract:
Orientador: Nathan Jacob Berkovits
Banca: Bruto Max Pimentel Escobar
Banca: Ricardo Ivan Medina Bascur
Resumo: Uma partícula clássica relativística é descrita utilizando-se o formalismo de Dirac para sistemas vinculados devido à invariança sob transformações de reparametrizações requerida por uma teoria explícitamente covariante. Nós introduzimos os graus de liberdade de spin via variáveis de Grassman, que levam diretamente ao conceito de supersimetria presente na teoria. As equações de movimento e a quantização são consideradas tanto para as teorias livres de spin 0 e 1/2, como para a teoria com interação eletromagnética. A álgebra dos vínculos de primeira classe é extendida para descrever partículas de spin N/2, que incluem as representações de spin 1. A teoria quântica obtida é comparada com a teoria clássica de campos
Abstract: Aclassical relativistic particleis described by means of Dirac's formalism for constrained systems, where the constraints come from the reparametrization invariance required by an explicitly covariant theory. We introduce spin degrees of freedom via Grassman variables, which leads directly to the concept of supersymmetry in the theory. The equations of motion and quantization are considered both for the spin 0 and 1/2 free theories, and for the eletromagnetic interaction. The first class constraints algebra is extended to describe spin N/2 particles, which include spin 1 representations. The quantum theory obtained is compared to the classical theory of fields
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lessa, Andre Paniago. "Supersimetria em física de partículas." [s.n.], 2007. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278488.

Full text
Abstract:
Orientador: Orlando Luis Goulart Peres
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Fisica Gleb Wataghin
Made available in DSpace on 2018-08-08T13:51:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lessa_AndrePaniago_M.pdf: 1406320 bytes, checksum: ef9057a3046500f72b58ec6a9a5e266f (MD5) Previous issue date: 2007
Resumo: O modelo padrão das partículas elementares, baseado na invariância de Lorentz e na simetria de gauge SU(3)c Ä SU(2)L Ä U(1)Y, foi confirmado por todos os testes experimentais até o momento. No entanto, nada nos garante que é este o modelo final das interações fundamentais. Problemas teóricos como a hierarquia, o número de gerações de partículas e a assimetria bariônica e alguns dados experimentais (neutrinos massivos, matéria e energia escura) sugerem a necessidade de física além do Modelo Padrão (SM). Alguns destes problemas são resolvidos em uma importante classe de modelos, que assumem a existência de simetrias espaciais adicionais, chamada de supersimetria. A proposta deste projeto é estudar a idéia de supersimetria e sua possível relevância para a física além do Modelo Padrão. Para entendermos o princípio da supersimetria, iremos construir o Modelo Padrão Supersimétrico Mínimo (MSSM) e apresentar algumas de suas conseqüências fenomenológicas. Também serão apresentados os modelos mSUGRA e mGMSB, assim como algumas de suas principais características. Em Anexo apresentaremos algumas informações complementares, além de um trabalho desenvolvido em paralelo com o projeto de Mestrado
Abstract: The standard model of elementary particles, based in Lorentz invariance and in the gauge symmetries SU(3)c Ä SU(2)L Ä U(1)Y, was confirmed by all experimental data so far. However there is no evidence that it is the final theory of fundamental interactions. In fact, several theoretical evidences, such as the hierarchy problem, baryogenesis and the number of families and a few experimental data (neutrino masses, dark matter and dark energy) suggest that we should look for physics beyond the Standard Model (SM). Some of these problems are solved in an important class of models, which assume the existence of additional spatial symmetries, called supersymmetry. The objective of this thesis is to study the concept of supersymmetry and its potential relevance to the physics beyond the Standard Model. To understand the principle of supersymmetry we will construct the Minimal Supersymmetric Standard Model (MSSM) and present some of its phenomenological consequences. We will also present the mSUGRA and mGMSB models, as well as some of its properties. In the Appendix we show some complementary information and a parallel work developed during this project
Mestrado
Física das Particulas Elementares e Campos
Mestre em Física
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mori, Fernando [UNESP]. "Vínculos astrofísicos e cosmológicos em física de partículas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1996. http://hdl.handle.net/11449/132821.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-01-13T13:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1996. Added 1 bitstream(s) on 2016-01-13T13:31:53Z : No. of bitstreams: 1 000140947.pdf: 2180558 bytes, checksum: c738bbfc65c5297d5e9ab804a463cdba (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Partículas (Física nuclear) - Sabor"

1

Frauenfelder, Hans. Subatomic physics. 2nd ed. Englewood Cliffs, N.J: Prentice Hall, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Frauenfelder, Hans. Subatomic physics. 3rd ed. Hackensack, NJ: World Scientific, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Física nuclear y de partículas. Universitat de València, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Henley, Ernest M., and Alejandro Garcia. Subatomic Physics. 3rd ed. World Scientific Publishing Company, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Introduction to Nuclear And Particle Physics. 2nd ed. World Scientific Publishing Company, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cyclotrons and Their Applications 2001, Sixteenth International Conference. American Institute of Physics, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

(Editor), Richart E. Slusher, and Benjamin J. Eggleton (Editor), eds. Nonlinear Photonic Crystals. Springer, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Partículas (Física nuclear) - Sabor"

1

Joas, Christian. "Campos que interagem: física quântica e a transferência de conceitos entre física de partículas, nuclear e do estado sólido." In Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais, 109–51. EDUEPB, 2011. http://dx.doi.org/10.7476/9788578791261.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography