Academic literature on the topic 'Património florestal'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Património florestal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Património florestal"

1

Skulska, Iryna, Maria do Loreto Monteiro, and Francisco Castro Rego. "Gestão dos Terrenos Comunitários. Análise dos Planos de Utilização dos Baldios." Silva Lusitana 28, no. 2 (2020): 91–130. http://dx.doi.org/10.1051/silu/20202802091.

Full text
Abstract:
Os terrenos comunitários (baldios) ocupam atualmente cerca de meio milhão de hectares em Portugal continental e constituem um património valioso e um importante espaço agroflorestal. Em 1976, os baldios foram devolvidos às comunidades rurais após décadas de ocupação pelo Estado Novo e reflorestação sob o Regime Florestal. Em 2007, entre a Direcção-Geral dos Recursos Florestais e as principais federações florestais com intervenção nos baldios foi assinado um protocolo para a elaboração de Planos de Utilização dos Baldios (PUB), tendo vindo a ser produzidos 830 planos. Entre 2016 e 2019 toda a informação, relacionada com os PUB foi recolhida para organização de uma base de dados com 664 planos, bem como para o procedimento de análise estatística com o objetivo de comparar as quatro principais modalidades de gestão dos baldios. Os resultados obtidos permitiram caracterizar as florestas comunitárias. A maior parte das áreas florestais baldias estavam administradas em cogestão com o Estado verificando-se que, em todas as modalidades de gestão analisadas, a produção florestal prevalece como uma das principais aptidões e estratégias. A maioria destas florestas é composta por coníferas, apontando-se o interesse da conversão para florestas mistas. Os PUB permitiram também conhecer muitas outras características dos baldios e da sua gestão e forneceram indicações diversas sobre o potencial destas áreas para o desenvolvimento de novas atividades económicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Paulo Castro. "Estudo do mercado de bolbos de narcisos: aproximação ao mercado nacional." Gestão e Desenvolvimento, no. 8 (January 1, 1999): 45–67. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1999.668.

Full text
Abstract:
Com base nas recomendações da convenção de Berna, foram inventariadas as espécies selvagens ameaçadas ou em vias de extinção, devido ao comércio desregulado das mesmas. A Serra da Estrela foi, até 1992, alvo de pilhagem mais ou menos indiscriminada do seu património florestal, no qual se incluem bolbos de narcisos de três espécies protegidas. O Projecto de Valorização da Flora Espontânea da Serra da Estrela pretende salvaguardar a diversidade florestal, através de uma iniciativa de desenvolvimento regional que possibilite às populações de altitude obterem um acréscimo de rendimento pela sua participação activa na salvaguarda da referida flora, em substituição da tradicional "pilhagem" da mesma. Para tal torna-se necessário tomar conhecimento das características e mecanismos de mercado, onde a comercialização controlada destes bolbos possa ser levada a efeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

B. M. C. Oliveira, Mário Acácio, and Olga Maria A. P Santos. "A educação ambiental e a valorização do património natural de São Tomé e Príncipe: contributos e desafios para o desenvolvimento local." AmbientalMENTEsustentable 23-24, no. 1 (March 30, 2018): 313–19. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2017.23-24.1.3386.

Full text
Abstract:
O património natural de São Tomé e Príncipe tem vindo a ser identificado e reconhecido pela comunidade científica, processo em que se tem destacado mais a sua riquíssima diversidade biológica que a geológica, não obstante a sua relativa importância. O relacionamento da comunidade com os recursos naturais do arquipélago tem vindo a intensificar-se e a promover impactos significativos, como o atestam a progressiva depleção da floresta, a erosão costeira e a extração furtiva de inertes, entre outras situações identificadas. Promover um maior e melhor conhecimento do património natural de São Tomé e Príncipe, bem como de modelos de relacionamento mais harmoniosos entre a comunidade e este património, é um desígnio da Educação Ambiental. A Educação Ambiental torna-se promotora da sensibilização, formação, divulgação, promoção e valorização do conhecimento relativo ao património natural/ambiental, tornando-se um veículo de intervenção e desenvolvimento comunitário. Pode contribuir, assim, para o desenvolvimento do arquipélago aos seus vários níveis -abarcando múltiplos atores nesse processo educativo, nomeadamente estabelecimentos de ensino, organizações não-governamentais com preocupações ambientais e de desenvolvimento, ordens profissionais e poder político, entre outros– exigindo também o estabelecimento de uma rede de cooperação/parcerias essencial ao país e à defesa do seu património natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marta-Costa, Ana Alexandra, Rui Pinto, and Filipa Torres-Manso. "O Garrano como fator de sustentabilidade de territórios de rede natura 2000." Revista de Economia e Sociologia Rural 59, no. 1 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9479.2021.238887.

Full text
Abstract:
Resumo: A evolução da população rural e de animais de algumas raças autóctones portuguesas tem demonstrado níveis de regressão preocupantes, com consequências ambientais e ecológicas, na gestão e no ordenamento do território e na sua sustentabilidade, nomeadamente, no que se refere à dimensão socioeconómica e à própria coesão territorial. Neste trabalho, tendo por base entrevistas realizadas a criadores, empresas e associações que se dedicam à criação e proteção da raça de equídeos Garrana, usada para diversos fins, pretende-se identificar os benefícios da adoção de um sistema de exploração que inclua o Garrano destacando, também, as suas principais debilidades. A abordagem será desenvolvida atendendo às dimensões ambiental, económica e social da sustentabilidade. Os resultados evidenciam a importância destes animais, não apenas enquanto património genético vivo, mas também ao nível da defesa da floresta contra incêndios, concretamente, no controlo de biomassa combustível. No entanto, será necessária a definição de uma estratégia concertada que permita valorizar o seu contributo na economia das explorações ou empresas, o que deverá refletir-se no acréscimo do bem-estar da população, na estabilização do efetivo animal e na sustentabilidade do território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Património florestal"

1

Manta, Ana Catarina Gregório. "Procedimento integrado de actuação em situações de emergência na actividade florestal do grupo Portucel Soporcel." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/4018.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
Situações de emergência ou de calamidade potencial exigem acções previamente determinadas e definidas, sendo importante que as organizações estabeleçam planos que possam desencadear, de forma rápida e eficiente, o alarme, as acções imediatas a tomar, bem como as acções posteriores a implementar, contribuindo assim para os processos de tomada de decisão, sendo eles próprios, instrumentos fundamentais na gestão da resposta à emergência. Os referenciais normativos de certificação florestal existentes definem procedimentos de prevenção e resposta às situações de emergência, tendo que todos os produtores florestais que se queiram certificar ou estejam certificados de os implementar. Consideram-se no património florestal gerido pelo grupo Portucel Soporcel (gPS) como situações de emergência ou de calamidade potencial, os incêndios florestais, situações excepcionais provocadas por factores bióticos e abióticos, danos em habitats e espécies em zonas de Rede Natura 2000 ou de Rede Nacional de Áreas Protegidas, derrames de combustíveis, lubrificantes e produtos fitofarmacêuticos em áreas florestais e os acidentes de trabalho que ocorram em áreas florestais e em armazéns de adubos/ produtos fitofarmacêuticos. O Grupo actua sob os princípios da sua política de sustentabilidade e responsabilidade social, reconhecendo, respeitando e compatibilizando os interesses de ordem ambiental, social e económica como partes integrantes e fundamentais na produção de papel. O grupo Portucel Soporcel está ainda empenhado no compromisso que assumiu com os programas de certificação florestal mais amplamente reconhecidos, nomeadamente os das iniciativas FSC® (Forest Stewardship Council®) e PEFC (Programme for the Endorsement os Forest Certification schemes). O modelo de gestão florestal seguido pelo Grupo no património sob sua responsabilidade – cerca de 120 mil hectares – obteve a certificação de acordo com estes programas: FSC (FSC C010852) e PEFC (PEFC/13-23-001). Na Área Florestal do gPS muito está já definido na documentação interna/ externa existente e pertencente ao referencial técnico do Sistema de Gestão Florestal, bem como resumidamente no seu Código de Boas Práticas Florestais, sobre qual o modo de actuação em situações de emergência ou de calamidade potenciais. No entanto, existe a necessidade de sistematizar num só procedimento todo o conjunto de situações identificadas, bem como as respectivas acções de prevenção (acções anteriores) e de actuação (acções posteriores) ao acontecimento. Estas acções serão referidas no presente trabalho, dando-se mais destaque às que se enquadram no âmbito da higiene e segurança no trabalho. Torna-se, assim, fundamental o desenvolvimento de um Procedimento Integrado de Actuação em Situações de Emergência na actividade florestal do gPS que seja simples e eficaz, com o objectivo de sistematizar os mecanismos de actuação existentes em situações de emergência ou de calamidade potencial. Não será objecto deste trabalho as possíveis simulações dos procedimentos estabelecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ana Margarida Franco Nunes da. "Concepção e desenvolvimento do sistema de informação geográfica do património arbóreo do município da Amadora." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7264.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Gestão do Território Área de Especialização em Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota
A importância dos espaços verdes enquanto elementos estruturantes da cidade tem vindo a ser reconhecida face a um tecido urbano cada vez mais compacto e complexo. Nas cidades, onde o espaço não edificado é reduzido, são os elementos arbóreos que ganham maior significado enquanto representações elementares da Natureza na manutenção da qualidade do espaço e protecção do ecossistema urbano. Esta dissertação centra-se na temática da Árvore Urbana, partindo do enquadramento das problemáticas do ambiente urbano, dos benefícios da árvore e das dificuldades de inserção destes elementos no desenho da cidade. Os principais objectivos consistem em georreferenciar e identificar as características do Património Arbóreo do Município da Amadora, de forma a integrar o Sistema de Informação Geográfica municipal. A Amadora é um município periférico da Área Metropolitana de Lisboa, caracterizado pela sua estrutura urbana desarticulada e elevada densidade populacional. Os dados recolhidos permitem caracterizar o património arbóreo face aos seus atributos e compreender a importância estrutural da árvore sobre a estrutura urbana e a qualidade de vida da população. O inventário à escala municipal reuniu um conjunto de 22 480 árvores localizadas em espaço público. Do ponto de vista da estrutura da paisagem, o município da Amadora apresenta um elevado índice de diversidade e de equidade. A distribuição das árvores apresenta diferenças entre as onze freguesias existindo uma maior densidade na freguesia da Reboleira, um maior número de árvores por 100 habitantes na freguesia da Buraca e uma maior extensão de ruas arborizadas na freguesia de São Brás. Em relação à estrutura urbana, os resultados revelam concordância da distribuição das árvores com os espaços verdes ao nível do município. A tendência de distribuição entre as árvores e o edificado e entre as árvores e a população é concordante ao nível do município, mas revela discordância ao nível das freguesias. A finalidade da análise dos dados é a identificação de áreas de carência de arborização no município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinho, Maria Helena Almeida. "O parque na cidade contemporânea - comunicar o espaço público através da memória coletiva, no Parque Infante D. Pedro." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10440.

Full text
Abstract:
Mestrado em Design
Este estudo apresenta uma reflexão sobre a relação dos espaços verdes urbanos com a cidade contemporânea e a importância da intervenção do design no espaço público. Trata-se também de uma análise da ligação do parque com a memória, história e identidade, a partir do estudo do caso Parque (Infante D. Pedro) da Cidade de Aveiro e do projeto resultante dessa investigação. No contexto deste território, o projeto ambiciona revitalizar o Parque Infante D. Pedro, torná-lo num elemento transportador de identidade. Hoje em dia, este é um espaço esquecido pela população, sendo apenas um local de passagem e não de vivência. Assim o principal objetivo é fazer com que haja uma maior vivência do Parque. Com base na análise realizada pretende-se aproximar o parque da população, mais precisamente da população infantojuvenil e sénior. O aumento da vivência deste lugar será feito através da promoção da valorização das suas memórias, com a colaboração da população local. Contar-se-ão, de modo informal, as histórias (memórias) do parque à cidade, para aproximá-lo dos aveirenses, promovendo a sua humanização. Criando e/ou relembrando assim laços afetivos entre os habitantes locais e a natureza, que ajudem a quebrar a barreira de distanciamento existente em relação à mesma. Esta proposta resulta na criação de trilhos da memória, para serem desfrutados quer física quer virtualmente. Como estratégia coloca-se a tónica na imaginação, procura-se devolver o espaço público aos cidadãos, convidando à interação e à partilha comum, valorizando igualmente a qualidade antropológica deste lugar assim como o ambiente urbano. palavras-chave resumo
This study presents a reflection on the relationship of urban green spaces with the contemporary city and the importance of the intervention of the Design in a public space. It is also about an analysis of the connection between the park and the memory, history and identity from the Park case study (Infante Dom Pedro) and Aveiro City project resulting from this same research. Within this territory/area, the project aims to revitalize the Park “Infante Dom Pedro”, making it be carrier of Identity elements. Today, this is a forgotten space by the population, with only a “crossing by” definition and not a space where people live experiences. Thus, the main goal is to imply a bigger level of experience and shared moments in the park. Based on the analysis made, the intention is to bring closer all the park's population, more precisely juvenile and senior population. Increased experience of this place will be done by the promotion of the valuing of their memories, with the collaboration the local population. Stories (memories) shall be shared under an informal way, of the park to the city, to bring it closer to the Aveiro population, promoting their humanization. Creating and / or remembering emotional bonds between locals and nature, to help breaking the distance barrier existent. This proposal results in the creation of memory rails to be enjoyed both physically and virtually. As a strategy the emphasis is placed on imagination, seeking to return public space to the citizens, inviting interaction and common shares, valuing equally the anthropological quality of this place as well as the urban environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, David Nuno Correia. "Casa de Guarda-Florestal - Património em risco." Dissertação, 2019. https://hdl.handle.net/10216/123837.

Full text
Abstract:
O início do século XX foi um período de grande investimento, por partedos Serviços Florestais, na florestação dos pinhais e das dunas do país. Para esseprocesso se desenvolver da melhor, maneira possível, sentiu-se a necessidade detomar medidas para proteger este património natural. Assim, foram construídascasas de guarda-florestal no interior dos respectivos perímetros florestais, queestavam incumbidas de os defender.Neste processo de florestação foram realizados vários projectos tipo, decasas de guarda-florestal, conforme as necessidades da época, sendo possívelencontrar estas habitações dispersas por todo o território continental e ilhas.A maior parte destas habitações foi construída no período do Estado Novo, enelas podem-se verificar similitudes com outros edificados públicos que foramconstruídos no mesmo período, tais como, as casas de cantoneiro e as escolasprimárias do Plano dos Centenários.Estes três tipos de edifícios públicos são um património que se encontraao abandono, devolutos, e alguns deles em risco de desaparecer, dado o elevadoestado de degradação de que padecem. Sendo objectivo desta dissertaçãodivulgar as casas de guarda-florestal do concelho de Amarante como patrimónioque merece ser preservado, foi realizado um estudo aos exemplares existentes,visando a sua sistematização.O trabalho contemplou o levantamento geométrico e construtivo de todasas habitações que se encontram no concelho, bem como uma breve caracterizaçãodo seu estado de conservação. Este processo teve como objectivo realizar umatipificação de todos os casos de estudo, a fim de os classificar, identificar o seuperíodo de construção e enquadrar a importância deste edificado no panoramada arquitectura nacional, contribuindo deste modo para fundamentar o seu valorpatrimonial.Esta dissertação procura elencar os principais problemas que se levantam nareabilitação deste edificado, tentando discutir a sua importância e assim contribuirpara uma definição do que poderão constituir as boas práticas de intervençãoneste edificado.É urgente que estes edifícios sejam registados para evitar o seudesaparecimento e que sejam realizados planos de manutenção para preservar elegar este património às gerações futuras.
The beginning of the twentieth century was a period of great investment bythe Forest Services in the afforestation of the country's pine and dunes, and in ordeto develop this process the best possible way, measures were taken measures toprotect this natural patrimony. Thus, ranger houses were built inside the respectiveforest perimeters, which were responsible for defending them.In this process of afforestation several types of forest ranger projects werecarried out, according to the needs of the time, and it is possible to find these housesscattered throughout the continental territory and islands. Most of these houseswere built during the "Estado Novo" period, and similarities can be observed withother public buildings which were built in the same period, such as the cantoneirohouses and the elementary schools of the Plan of the Centennial.These three types of public buildings are an abandoned heritage, some ofwhich are in danger of disappearing because of their high state of degradation. Theobjective of this dissertation is to publicize the ranger houses of the municipality ofAmarante as patrimony that deserves to be preserved, a study was carried out onthe existing buildings with the goal of assuring their systematization.The paper contemplated the geometric and constructive survey of all thehabitations, which are in the township, as well as a brief characterization of its stateof conservation. The objective of this process was the typification of all the casestudies in order to classify them, to identify their construction period and to framethe importance of this building in the panorama of the national architecture, thuscontributing to the foundation of its patrimonial value.This dissertation seeks to list the main problems that arise from therehabilitation of this building, trying to discuss its importance and thus contributeto a definition of what may constitute the good practices of intervention in thisbuilding.It is urgent that these buildings are registered to avoid their disappearanceand that maintenance plans are carried out to preserve and bequeath this heritageto future generations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, David Nuno Correia. "Casa de Guarda-Florestal - Património em risco." Master's thesis, 2019. https://hdl.handle.net/10216/123837.

Full text
Abstract:
O início do século XX foi um período de grande investimento, por partedos Serviços Florestais, na florestação dos pinhais e das dunas do país. Para esseprocesso se desenvolver da melhor, maneira possível, sentiu-se a necessidade detomar medidas para proteger este património natural. Assim, foram construídascasas de guarda-florestal no interior dos respectivos perímetros florestais, queestavam incumbidas de os defender.Neste processo de florestação foram realizados vários projectos tipo, decasas de guarda-florestal, conforme as necessidades da época, sendo possívelencontrar estas habitações dispersas por todo o território continental e ilhas.A maior parte destas habitações foi construída no período do Estado Novo, enelas podem-se verificar similitudes com outros edificados públicos que foramconstruídos no mesmo período, tais como, as casas de cantoneiro e as escolasprimárias do Plano dos Centenários.Estes três tipos de edifícios públicos são um património que se encontraao abandono, devolutos, e alguns deles em risco de desaparecer, dado o elevadoestado de degradação de que padecem. Sendo objectivo desta dissertaçãodivulgar as casas de guarda-florestal do concelho de Amarante como patrimónioque merece ser preservado, foi realizado um estudo aos exemplares existentes,visando a sua sistematização.O trabalho contemplou o levantamento geométrico e construtivo de todasas habitações que se encontram no concelho, bem como uma breve caracterizaçãodo seu estado de conservação. Este processo teve como objectivo realizar umatipificação de todos os casos de estudo, a fim de os classificar, identificar o seuperíodo de construção e enquadrar a importância deste edificado no panoramada arquitectura nacional, contribuindo deste modo para fundamentar o seu valorpatrimonial.Esta dissertação procura elencar os principais problemas que se levantam nareabilitação deste edificado, tentando discutir a sua importância e assim contribuirpara uma definição do que poderão constituir as boas práticas de intervençãoneste edificado.É urgente que estes edifícios sejam registados para evitar o seudesaparecimento e que sejam realizados planos de manutenção para preservar elegar este património às gerações futuras.
The beginning of the twentieth century was a period of great investment bythe Forest Services in the afforestation of the country's pine and dunes, and in ordeto develop this process the best possible way, measures were taken measures toprotect this natural patrimony. Thus, ranger houses were built inside the respectiveforest perimeters, which were responsible for defending them.In this process of afforestation several types of forest ranger projects werecarried out, according to the needs of the time, and it is possible to find these housesscattered throughout the continental territory and islands. Most of these houseswere built during the "Estado Novo" period, and similarities can be observed withother public buildings which were built in the same period, such as the cantoneirohouses and the elementary schools of the Plan of the Centennial.These three types of public buildings are an abandoned heritage, some ofwhich are in danger of disappearing because of their high state of degradation. Theobjective of this dissertation is to publicize the ranger houses of the municipality ofAmarante as patrimony that deserves to be preserved, a study was carried out onthe existing buildings with the goal of assuring their systematization.The paper contemplated the geometric and constructive survey of all thehabitations, which are in the township, as well as a brief characterization of its stateof conservation. The objective of this process was the typification of all the casestudies in order to classify them, to identify their construction period and to framethe importance of this building in the panorama of the national architecture, thuscontributing to the foundation of its patrimonial value.This dissertation seeks to list the main problems that arise from therehabilitation of this building, trying to discuss its importance and thus contributeto a definition of what may constitute the good practices of intervention in thisbuilding.It is urgent that these buildings are registered to avoid their disappearanceand that maintenance plans are carried out to preserve and bequeath this heritageto future generations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lages, Jorge Paulo Alvarenga. "Casas florestais do concelho de Paredes de Coura: património a reabilitar." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/37258.

Full text
Abstract:
A presente dissertação aborda o enquadramento das casas e do quartel florestal (acessos, enquadramento, estado de conservação, análise tipológica e sistema construtivo) como património do Estado Novo no concelho de Paredes de Coura. A pesquisa estabeleceu a componente histórica e cultural destes edifícios, a sua caraterização construtiva assim como a análise do estado atual dos edifícios do Estado Novo localizados no concelho de Paredes de Coura. Abordou-se o seu valor patrimonial, com recurso a uma reflexão acerca dos seus conceitos fundamentais, com base nos autores de referência, evolução fenomenológica e técnica, analisando as metodologias e os critérios de intervenção essenciais. A partir dos casos de referência, identificam-se os procedimentos de atuação e estratégias de reabilitação de edifícios do Estado Novo em Viana do Castelo, de forma a estabelecer uma estratégia de reabilitação para a casa florestal de Cerdeira, na freguesia de Cunha, concelho de Paredes de Coura. A metodologia do trabalho desenvolvido, é o estudo multicasos. É composto no total por três casos de estudo, que correspondem a intervenções em património do Estado Novo, analisados através de documentos quer sejam eles escritos ou fotográficos. Os três casos de estudo tratam da reabilitação de casas florestais e de uma escola primária com casa do professor, analisados através de fichas d o estado anterior e d o atual. No tratamento da informação realizar-se-á uma análise de dados qualitativa, da qual se obterão os princípios e critérios de intervenção para a elaboração da parte de projeto a realizar. Por último e considerando os objetivos programados e a metodologia utilizada, desenvolveu-se uma estratégia com a finalidade de reabilitar a Casa Florestal de Cunha, para Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental uma vez que se constata que esse edifício constitui uma inegável mais valia histórica, cultural, arquitetónica, paisagística e social que importa preservar e valorizar.
ABSTRACT The present dissertation deals with the context of the houses and forest headquarters (accesses, environment, conservation state, typological analysis and constructive system) as patrimony of the Estado Novo in the municipality of Paredes de Coura. The research established the historical and cultural component of these buildings, their constructive characterization as well as am analysis of the current condition of the Estado Novo buildings located in the municipality of Paredes de Coura. Its heritage value was approached using a reflection on its fundamental concepts, based on the authors of reference, phenomenological and technical evolution, analyzing the methodologies and the essential intervention criteria. From the reference cases, the procedures and rehabilitation strategies of the Estado Novo buildings in Viana do Castelo are identified, in order to establish a rehabilitation strategy for the forest house of Cerdeira in the parish of Cunha, in the municipality of Paredes de Coura. The working methodology developed is the multiple case study. It is composed in total of three case studies, which correspond to interventions in the heritage of the Estado Novo in general, analyzing with written or photographic documents. The three case studies deal with the rehabilitation of forest houses and a elementary school with a teacher's home, analyzing the previous and the current condition. In the treatment of information, a qualitative data analysis will be carried out, from which the principles and intervention criteria will be obtained for the preparation of the rehabilitation project to be carried out. Finally, considering the established goals and the methodology used, a strategy was developed with the purpose of rehabilitating the Forest House of Cunha, into an Environmental Interpretation and Monitoring Center since it is known that this building constitutes an undeniable historical, cultural, architectural, landscape and social value that must be preserved and valued. Keywords: Rehabilitation, Forest House, Estado Novo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinto, Tânia Margarida Pereira. "Testemunhos do património: memórias da Casa do Guarda." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10348/6528.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
As casas dos guardas florestais tiveram uma importância fundamental na preservação da floresta ao longo dos últimos séculos. Contudo, o passar do tempo e o correspondente desenvolvimento tecnológico levaram a que o legislador introduzisse alterações na organização orgânica das instituições responsáveis pela proteção das florestas, implementando novas formas de proteção, culminando com a desativação das casas e das respetivas funções, exercidas pelos guardas florestais. Grande parte destas casas encontramse, atualmente, abandonas e vandalizadas, outras foram reconvertidas para outras finalidades e outras, ainda, foram vendidas estando, agora, muitas delas ao dispor das pessoas para turismo de habitação. A presente dissertação reflecte sobre a importância da floresta, dando especial enfoque aos guardas florestais e às suas casas. A presença destes guardas teve um grande impacto no culto e no zelo das florestas. A estes era atribuído um perímetro dentro da mata, para se instalarem com as suas famílias em casas com tipologias específicas. Era também necessário terem noções e conhecimentos técnicos sobre as várias funções que estes iriam exercer, tais como exploração, plantações, espécies florestais, medidas de prevenção de incêndios, fiscalização, entre outros. Reflecte-se, ainda, sobre as vivências e as memórias dos guardas florestais, o que originará o documentário que faz parte integrante deste trabalho. Aqui serão relatadas as histórias e as memórias daqueles que já foram em tempos os guardiões das nossas florestas, e da perceção do estado das suas casas atualmente. Este trabalho tem como principal objetivo perpetuar a memória destas casas, tanto ao nível de arquitetura como das funções para as quais foram criadas.
During the last centuries, the forest guard’s houses had a paramount importance on the forest preservation. However, along the years and the corresponding technological development led the legislator to introduce changes in the organic organization of the institutions responsible for the forest protection, implementing new measures of protection, culminating with the deactivation of the guardhouses and its respective functions performed by the forest guards. Nowadays, the majority of these houses are abandoned and vandalized, others were reconverted for other ends, and others were sold, some of these are now available to people for multiple purposes including tourism. This dissertation reflects about the importance of the forest, giving a special emphasis on the forest rangers and their houses. The presence of the guards had a great impact on the reverence and zeal of the forest. A perimeter inside the woods was assigned to the guards, for them to install themselves with their families in houses with specific typologies. Additionally, they need to have concepts and technical knowledge about the multiple functions they would exercise, such as exploration, plantations, forest species, fire preventing measures, inspection, among others. A reflection will be made on the experiences and memories of the forest guards, which will lead to the creation of a documentary that is a vital part of this dissertation. Here the stories and memories of those who once were the guardians of our forests will be described, as well as the state of their houses presently. This work has as a main objective to perpetuate the memory of these houses, both for the architecture level and the functions for which they were built.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ponte, Mauro José Zeferino. "Modelo de monitorização da regulação dos ecossistemas de montanha como instrumento de apoio à gestão sustentavél da floresta : o caso particular das Bacias de Cabeceira." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.3/5170.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado, Gestão e Conservação da Natureza, 11 abril de 2019, Universidade dos Açores.
No sentido de promover a dinamização e a proteção do património florestal, foi implementado pelo Governo dos Açores a certificação de um sistema de gestão dos Perímetros Florestais e Matas Regionais, com vista a garantir uma utilização sustentável dos recursos. Esta certificação encontra-se de acordo com os padrões do FSC® – Forest Stewardship Council®, nomeadamente, com adoção das 6 notáveis categorias incluídas no conceito Alto Valor de Conservação, compreendendo uma vasta quantidade de aspetos como, a biodiversidade, os serviços fornecidos pelos ecossistemas e os valores socioculturais. O setor florestal através desta estratégia pretende, por um lado, reforçar o incremento da produtividade dos solos e, simultaneamente, aumentar a reflorestação e a reabilitação dos ecossistemas naturais, prioridades essenciais, particularmente, pela necessidade existente de assegurar o papel regulador da floresta. Sendo assim, a Direção Regional dos Recursos Florestais idealiza um modelo de ordenamento que tem como fim adequar o uso do solo às capacidades e constrangimentos de cada estação. O tipo de povoamento florestal será alterado de forma gradual, através do estabelecimento de um conjunto de bosques e corredores ecológicos, com recurso à implementação de espécies vegetais endémicas e nativas, cuja principal função é a proteção do solo, dos recursos hídricos e a promoção da biodiversidade. Assim, este estudo tem como principal objetivo, a elaboração de um modelo de monitorização da regulação ecológica promovida pelos ecossistemas das zonas montanhosas dos Açores, como instrumento de apoio à gestão sustentável da floresta, particularmente, com recurso à análise e estabelecimento de indicadores estruturais e funções de regulação, tomando como referência o coberto vegetal típico das bacias de cabeceira mais naturais. Foram selecionadas um conjunto de 5 bacias de cabeceira com ocorrência no interior do perímetro florestal de São Miguel e da ilha Terceira. As bacias da ilha Terceira, consideradas como de referência, foram as que demonstram níveis de naturalidade superiores, comparativamente, às cabeceiras de São Miguel que se demonstraram caracteristicamente mais perturbadas. A análise multivariada para a classificação de grupos (Cluster), com recurso a dados resultantes da avaliação estratificada da cobertura vegetal, foi capaz de revelar a existência de dois grupos uniformemente separados, mostrando que existem diferenças significativas entre a estrutura da vegetação das bacias de referência e aquelas constituídas por estados de perturbação superiores. Em termos de indicadores ripários de sustentabilidade ecológica, as bacias de cabeceira de referência, são as que mais componentes estruturais ripícolas dispõem, sobretudo, quando comparadas com as bacias caraterizadas por níveis inferiores de naturalidade. Torna-se evidente que à medida que a naturalidade vai diminuído, a frequência destes indicadores vai-se tornando cada vez mais escassa, portanto, a ocorrência desses elementos ripários acaba, aparentemente, por refletir a presença de um gradiente que evolui em função do estado de conservação da cabeceira. As bacias de cabeceira em melhor estado de conservação também são as que produzem maiores concentrações de espécies consideradas como altos valores de conservação (Categoria 1), nomeadamente, com valores de riqueza específica (Margalef) e diversidade (Shannon) florística superiores. No mesmo sentido, cabeceiras notoriamente mais naturais são as que congregam maior extensão de habitats protegidos pela Diretiva Habitats. Através da determinação de indicadores relativos às funções de regulação ecológica exercidas (Categoria AVC 3), em particular, por meio de ensaios laboratoriais afetos a determinados comportamentos da água no substrato orgânico (altura do substrato; percentagem de MO total; capacidade de retenção de água intersticial e gravitacional; velocidade de percolação e capacidade temporal de retenção), foi possível desenvolver a noção de que as bacias de referência se destacam fortemente das cabeceiras mais perturbadas. Portanto, em termos médios, verifica-se que os sistemas em melhor estado de conservação são as desempenham melhor as funções de regulação. Neste trabalho, são propostos 5 modelos de uma bacia padronizada de referência, como um meio para se alcançar o formato de ordenamento mais adequado à ocupação vegetal em sistemas florestais e, por conseguinte, torná-las mais eficientes num contexto de produção. Em suma, é possível munir os gestores com indicadores viáveis e mensuráveis, de modo a que as decisões tomadas sejam as mais ajustadas às particularidades ecológicas de cada estação, quer na gestão das zonas mais naturais, como também, no manejo de sistemas culturais de produção. Assim, torna-se possível garantir a proteção dos elementos naturais e produtivos, nomeadamente, com recurso ao suporte ecológico fornecido pela estrutura da vegetação e, simultaneamente, pelos processos de regulação que se encontram baseados na atual realidade dos ecossistemas típicos das bacias de cabeceira mais naturais.
ABSTRACT: To promote the dynamization and protection of forest heritage, the Government of the Azores has implemented the certification of a management system for Forest Perimeters and Regional Forests, with the aim of guaranteeing a sustainable use of resources. This certification is in accordance with the standards of the FSC® - Forest Stewardship Council®, namely, with the adoption of the 6 notable categories included in the High Conservation Value concept, comprising a vast amount of aspects such as biodiversity, services provided by ecosystems and sociocultural values. The forestry sector through this strategy, aims, on one hand, to reinforce soil productivity and, at the same time, to increase the reforestation and rehabilitation of natural ecosystems, which are essential priorities due to the existing need to ensure the regulatory role of the forest. Thus, the Forestry Department devises a planning model whose purpose is to adapt land use to the capacities and constraints of each station. The type of forest stands will gradually be changed, through the establishment of a set of ecological woods and corridors, with the use of endemic and native plant species, whose main function is the protection of soil, water resources and promotion of biodiversity. The main objective of this study is the development of a model for monitoring the ecological regulation, promoted by the ecosystems of the Azores mountainous areas, as a tool to support sustainable forest management, particularly through the analysis and establishment of structural and environmental indicators, as well as regulating functions, taking as a reference the typical cover vegetation of the furthermost natural headwaters. A set consisting of five headwaters was selected, occurring within the forest perimeter of São Miguel and Terceira Island. The basins of Terceira Island, considered as reference, were those that show levels of superior naturalness, comparatively, to the headwaters of São Miguel that were characteristically more disturbed. The multivariate analysis for the classification of groups (Cluster), using data resulting from the stratified evaluation of the cover vegetation, was able to reveal the existence of two groups uniformly separated, showing that there are significant differences between the vegetation structure of the reference basins and those constituted by higher states of disturbance. In terms of riparian indicators of ecological sustainability, reference basins are the ones that have the most riparian structural components, especially when compared to the basins characterized by lower levels of naturalness. It becomes clear that as the naturalness decreases, the frequency of these indicators also becomes increasingly scarce, therefore, the occurrence of these riparian elements ends up reflecting the presence of a gradient that evolves as a function of the state of conservation from the headwater. The best-preserved headwaters are also those that produce higher concentrations of species considered as high conservation values (Category 1), namely, with values of specific richness (Margalef) and floristic diversity (Shannon) higher. In similar sense, the more notoriously natural headwaters are the ones with the largest extension of habitats protected by the Habitats Directive. By means of determining indicators related to ecological regulation functions (Category 3), particularly, through laboratory tests related to certain water behaviours on the organic substrate (substrate height, percentage of total MO, interstitial and gravitational water retention capacity, percolation velocity and temporal retention capacity), it was possible to develop the notion that reference basins stand out strongly from the most disturbed headwaters. Therefore, in average terms, it is verified that the systems in better state of conservation are the ones that better perform regulation functions. In this work, 5 models of a standardized basin of reference are proposed as a mean to reach the most adequate land-use format to the vegetation occupation in forest systems and, therefore, to make them more efficient in a production context. In short, it is possible to provide administrators with measurable and viable indicators, so that the decisions taken are the most appropriate to the ecological particularities of each station, both in the management of the most natural areas, as well as in the management of cultural production systems. Thus, it is possible to guarantee the protection of natural and productive elements, in particular, by means of the ecological support provided by the structure of the vegetation and, simultaneously, by the regulation processes that are based on the current reality of typical ecosystems of the most natural headwaters.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vieira, André Antunes. "A vulnerabilidade dos recursos florestais na Serra de Sintra." Bachelor's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10884/1026.

Full text
Abstract:
Sintra é um dos municípios com maior risco de incêndio da Área Metropolitana de Lisboa. Um grande incêndio nesta paisagem classificada seria uma perda irreparável, o que levaria muitos anos a recuperar. Torna-se assim de particular importância a gestão correta dos espaços florestais e a definição de uma adequada política de planeamento, tendo em vista a valorização, a proteção e a gestão sustentável dos recursos florestais. A defesa da floresta contra os incêndios no Parque Natural de Sintra-Cascais é um princípio fundamental com o objetivo de valorizar a paisagem que é considerada única e a área agrícola como fator do equilíbrio dos ecossistemas e da ocupação do território. Estes vetores fundamentais assumem um papel importante na estrutura e organização do sistema urbano, na atividade turística, na integração paisagística, proteção e valorização ambiental, que potenciam coesão de desenvolvimento favoráveis à viabilidade e competitividade económica que é de interesse preservar e desenvolver. O presente trabalho incide sobre o estudo do processo de gestão dos recursos florestais e sobre a percepção das fragilidades da floresta Sintrense, devido a um conjunto de variáveis biofísicas e humanas, cuja dinâmica temporal e espacial produz situações de perigo para a floresta do Parque Natural Sintra-Cascais. Será feita uma abordagem teórica no primeiro capítulo sobre a caraterização da Serra de Sintra, a sua classificação e reconhecimento a Património Mundial e uma análise dos parques e da floresta, no segundo capitulo, os organismos Nacionais e Internacionais que intervêm no Parque Natural Sintra-Cascais e uma análise da gestão dos recursos florestais nomeadamente no âmbito do estado de conservação e irradiação de espécies invasoras e por ultimo no terceiro capítulo, um estudo mais aprofundado relativamente à importância dos organismos que intervêm na prevenção dos incêndios florestais e os factores que condicionam os incêndios nomeadamente o clima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Maria João Picas de. "Geoparque da Floresta Petrificada de Lesvos (Grécia): balanço de 10 anos de atividades no património geológico e na comunidade local." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/1822/27905.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Património Geológico e Geoconservação
A promoção do desenvolvimento sustentável é um dos argumentos fortes mais usados para justificar a importância de geoparques, além do seu papel na geoconservação. Pretendeu-se com este trabalho estimar a influência que um geoparque assume na comunidade local e avaliar o seu desempenho na conservação e promoção do património geológico. Dada a sua história, atividade e importância na Rede Europeia de Geoparques, como um dos quatro fundadores, o Geoparque da Floresta Petrificada de Lesvos (GFPL), na Grécia, foi selecionado para este estudo que teve como objetivos principais: a) conhecer o atual status quo do património geológico do geoparque; b) conhecer e apreciar as medidas de conservação e valorização do património geológico, implementadas nos últimos dez anos; c) avaliar se, após a sua criação, este geoparque cumpre o princípio da integração da população local, nas suas decisões e ações; d) compreender de que modo este geoparque tem contribuído para a sustentabilidade do desenvolvimento local e qual o impacto social no território; e) observar e analisar a atitude e a relação da população, face ao território, património natural e geoparque; f) conhecer e analisar as atividades educativas, culturais e de geoturismo, desenvolvidas pelo geoparque, salientando aquelas em que as comunidades são envolvidas; g) avaliar os resultados da participação pública, nas atividades desenvolvidas pelo geoparque e quais os benefícios económicos, sociais, culturais e ambientais, que esta cooperação ocasiona; h) compreender como a comunidade "sente" o geoparque (e vice-versa); i) recolher elementos que ajudem a desenvolver uma metodologia para avaliar o desempenho dos geoparques, na conservação e promoção da natureza e nos benefícios para as comunidades. Os resultados baseados em observações diretas, informações colhidas em relatórios, entrevistas e questionários aplicados a uma amostra da comunidade local do geoparque – um total 67 inquiridos em cinco vilas, incluindo comerciantes e público geral – evidenciam existir uma perceção positiva do desempenho do GFPL na geoconservação e nas comunidades, nomeadamente: a) nas medidas de geoconservação; b) no sucesso das atividades educativas; c) no êxito do museu, reconhecido pelos visitantes e muito acarinhado pelos locais; d) no fato do geoparque ter criado postos de trabalho; e) no crescente sentido de identidade e orgulho, dos locais, na região e no património natural e na crescente sensibilização e consciencialização destes para a importância de o conservar e promover; f) na ativa promoção de muitos produtos locais; g) no contributo dado à promoção cultural da região. Reitera-se que, apesar dos dados recolhidos não terem relevância estatística, estes são elementos que reúnem informações importantes, como preciosos indicadores de qualidade, permitindo uma avaliação qualitativa do desempenho do geoparque nos últimos 10 anos. Os geoparques, sendo um conceito novo de promoção do desenvolvimento local, encontram-se, ainda, numa fase inicial da sua evolução, o que abre espaço para muitas oportunidades de aperfeiçoamento. Assim, compreender-se-á que este trabalho também tenha identificado algumas fragilidades, tais como: a) necessidade de melhoria de algumas medidas de valorização, interpretação e conservação de geossítios; b) necessidade de melhorar a proteção da área do geoparque; c) algum desconhecimento de habitantes auscultados sobre o apoio que o geoparque dá ao desenvolvimento de atividades locais; d) número significativo de inquiridos de alguns serviços relacionados com o turismo esperava maiores benefícios, nestes 10 anos, devido à criação do geoparque; e) a maioria dos inquiridos desconhece a existência de companhias locais que desenvolvam atividades geoturísticas; f) os exemplos muito positivos de cooperação e interação observados entre a comunidade e o geoparque restringem-se a alguns campos, não cobrindo toda a comunidade geoparquiana. Algumas destas fragilidades constituem desafios comuns a muitos geoparques que os deverão ultrapassar tendo em conta a especificidade cultural e social de cada território.
The promotion of local sustainable development is one of the strong arguments frequently used to justify the importance of geoparks, besides their role in geoconservation. The aim of this work was to measure the influence of a geopark in the local community and to evaluate the performance of this geopark in the preservation and promotion of geological heritage. Given its history, activity and importance in the European Geoparks Network, as one of the four founders, the Lesvos Petrified Forest Geopark (LPFG), in Greece, was selected for this study that had as main goals: a) to know the current situation of the geopark geological heritage; b) to understand and evaluate the conservation and recovery measures implemented during the last ten years; c) to assess if ten years after its creation, this geopark meets the principle of integration the local population in its decisions and actions; d) to understand how this geopark has contributed to the sustainability of local development and which is the social impact in the territory; e) to observe and analyse the attitude and relationship of the population towards the territory, its natural heritage and the geopark; f) to know and analyse the educational, geotourism and cultural activities of the geopark, emphasizing those in which communities are involved; g) to evaluate the results of the public participation in activities developed by the geopark and which are the economical, social, cultural, and environmental benefits caused by this cooperation; h) to understand how the local community “feel” the geopark; i) to collect elements that can help the development of a methodology to evaluate the geopark’s performance in nature's conservation and promotion and in community's benefit. The results based on direct observations, information collected in reports, interviews and questionnaires applied to a sample of the geopark local community – a total of 67 respondents in five villages, including merchant and general public – show that there is a positive perception of the LPFG role in geoconservation and in communities, namely: a) in the geoconservation measures; b) in the success of the educational activities; c) the remarkable success of the museum recognized by visitors and much cherished by the locals; d) the fact that the geopark has created jobs; e) in the locals growing sense of identity and pride for their region and its natural heritage, and the increasing sensitivity and awareness for the importance of its conservation and promotion; f) in the active promotion of many local products; g) in the contribution to promote the region's cultural. It's important to reiterates that although the data collected doesn't have statistical significance, these are elements that gather important information as valuable quality indicators, allowing a qualitative assessment of the geopark's performance in the last 10 years. Being a new concept promoting local development, the geoparks are still in an early stage of their evolution which originates many opportunities to improve. Therefore, it is understandable that this work has also identified some weaknesses, such as: a) the need to improve some measures of valorisation, interpretation and conservation of the geosites; b) the need to improve the protection of the geopark's area; c) the unawareness of some respondents about the geopark's support to the development of local activities; d) significant number of respondents in some services related with tourism expected greater benefits in these 10 years, due to the creation of the geopark; e) the majority of respondents is unaware of any local companies that develop geotouristic activities; f) the very positive examples of cooperation and interaction observed between the community and the geopark are restricted to certain fields, not covering the whole geopark community. Some of these weaknesses are common challenges to many geoparks, which should be overcome taking in consideration the social and cultural specificity of each territory.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Património florestal"

1

Bragança, Filipa, Gertrudes Zambujo, Sandra Lourenço, Belém Paiva, Carlos Banha, Frederico Tatá Regala, Helena Moura, et al. "Salvaguarda de Património arqueológico em operações florestais: gestão e sensibilização." In Arqueologia em Portugal 2020 - Estado da Questão - Textos, 165–78. Associação dos Arqueólogos Portugueses e CITCEM, 2020. http://dx.doi.org/10.21747/978-989-8970-25-1/arqa12.

Full text
Abstract:
The forestation and reforestation activity registers a high dynamics in national territory, very implemented in the aftermath of the great fires that occurred between June and October 2017 and with the revision of the Regional Forest Management Programmes. In this context, the Directorate-General for Cultural Heritage (DGPC) and the Regional Directorates for Culture formed a Task Force (TF) for the definition of procedures and regulations in the context of safeguarding of archaeological heritage in forestry and intensive agriculture projects. Within the scope of forestry projects, the TF produced a set of guidelines relating the safeguarding of the archaeological heritage, to be implemented in multi-annual plantations with impacting techniques of soil mobilization (namely: removal of stones, heavy mechanical scarification, subsoiling, ground levelling, mega ridges-furrows, and terracing, among others). Another of the TF activity area is related with the preparation of awareness raising actions, both for stakeholders in local administration, with obligations in territory management, and for those with interests associated with forestry, which includes owners, investors and forest managers. Thus, it is intended to advertise the initiatives that have been developed in order to introduce and promote good practices related with the safeguarding of the cultural heritage in forestry operations, in order to stimulate a sustainable relationship between man and his territory, namely, with the Archaeological Heritage, a finite and non-renewable resource.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography