Academic literature on the topic 'Peças compradas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Peças compradas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Peças compradas"

1

Silva Filho, Antonio Romão Alves da, Armando Dias Duarte, Thayse Diniz Pedrosa, Gilson Lima da Silva, and Sávia Gavazza dos Santos Pessôa. "Análise da importância do reuso da água em lavanderias de beneficiamento de jeans." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 20, 2021): e40710614402. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.14402.

Full text
Abstract:
As lavanderias de Beneficiamento de Jeans, são consideradas indústrias com uma alta capacidade poluidora e hidro intensivas, devido aos produtos químicos utilizados durante os processos produtivos, e que demandam uma grande quantidade de água para o beneficiamento das peças. Nesse cenário há necessidades de estudos que apontem alternativas de reuso da água, como também diversificação na sua forma de captação. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o reuso de águas nas lavanderias localizadas no Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano (APLCAPE), de forma a contribuir para as alternativas de reuso durante o processo produtivo. Para levantamento dos dados, foram aplicados questionários e entrevistas em 105 lavanderias, onde foi possível determinar e conhecer o processo produtivo, uso da água e possibilidades de reuso. Verificou-se que 83% das lavanderias realizam níveis diferentes de reuso água e 17% não fazem qualquer tipo de reuso. Não obstante, os resultados demostraram que a prática do reuso de água, além de contribuir para a economia de água no processo, traz uma economia financeira considerável, uma vez que a maioria das lavanderias utilizam água compradas de caminhão pipa, o que interfere no custo e na competividade do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vogt, Mara, Ilse Maria Beuren, and Marcia Zanievicz da Silva. "INFLUÊNCIA DOS OBJETIVOS COLABORATIVOS NA MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DA COOPERAÇÃO MEDIADA PELAS CARACTERÍSTICAS DE TRANSAÇÃO." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 26, no. 3 (December 2020): 765–95. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.302.98058.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo analisa a influência dos objetivos colaborativos nas práticas da mensuração do desempenho da cooperação, mediada pelas características de transação do setor de compras de hospitais. Uma survey foi realizada com 1.224 indivíduos da área de compras de hospitais do Brasil identificados no LinkedIn, desses 529 aceitaram o convite para participar da rede, aos quais se enviou o link do questionário, e a amostra final consiste das 120 respostas válidas. Para análise dos dados foi aplicada a modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que os objetivos colaborativos influenciam positivamente as características de transação entre comprador-fornecedor, assim como a mensuração do desempenho da cooperação. Porém, não foi observada mediação das características de transação entre comprador-fornecedor na relação dos objetivos colaborativos com a mensuração do desempenho. Conclui-se que quanto mais objetivos colaborativos houver no setor de compras de hospitais, menos arriscadas serão as características de transação relativas à variabilidade ambiental e interdependência de tarefas e, quanto maiores forem os objetivos colaborativos, melhor será o desempenho da cooperação comprador-fornecedor. O estudo contribui ao ressaltar a influência dos objetivos colaborativos no setor de compras de hospitais, tendo em vista a variabilidade ambiental e interdependência de tarefas, assim como o desempenho operacional, dos funcionários e de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Darlen Andrade, Poueri Do Carmo Mário, and Luiz Rodrigo Cunha Moura. "Variáveis de decisão determinantes do processo de compras em organizações: um estudo de caso." Revista Gestão & Tecnologia 15, no. 3 (December 16, 2015): 138. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i3.820.

Full text
Abstract:
Ambientes altamente competitivos aumentam a complexidade da tomada de decisão nos departamentos de Compras das organizações, principalmente no que tange a identificação e análise das Variáveis de Decisão capazes de determinar uma aquisição. Neste contexto, por meio de uma abordagem qualitativa com fins exploratórios, este estudo de caso visa identificar quais as variáveis determinantes da decisão de compras em uma indústria metalúrgica no Brasil. A metodologia aplicada consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada a realização da pesquisa documental, seguida da pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras. Em suma, das dezessete Variáveis de Decisão determinantes de compras preconizadas pela literatura especializada utilizada neste estudo, a metodologia aplicada permitiu identificar dezesseis delas, sendo: organização de compras, tempo (prazo de entrega), fonte de suprimentos, preço, assistência técnica e treinamento, especificações de compra, qualidade, quantidade, timing, tipo de produto a ser comprado, validade dos produtos, nível de estoque, negociação de compras, restrições financeiras, frete, e prazo de pagamento. A variável “custo total de aquisição” não é utilizada pela organização pesquisada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fisberg, Mauro, Ana Paula Wolf TascaDel’Arco, Agatha Nogueira Previdelli, and Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida. "Consumo de bebidas por crianças brasileiras com idades entre 4 e 11 anos de idade e seu impacto na ingestão de açúcar de adição: Estudo de amostragem nacional." International Journal of Nutrology 09, no. 02 (May 2016): 169–81. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1705628.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: avaliar o consumo médio de bebidas das crianças brasileiras pré-escolares e escolares (com idades entre 4 e 11 anos), bem como os momentos e as características desse consumo, considerando a contribuição de cada bebida na ingestão de açúcar de adição.Metodologia: amostra nacional representativa através de análise secundária de questionário estruturado respondido, por 3 dias, pelas mães de crianças com idades entre 4 e 6 anos (n= 1.391 crianças) e 7 e 11 anos (n= 2.365 crianças) de todas as regiões do país, sobre os líquidos consumidos com foco na ingesta de açúcar de adição, bem como os locais e as pessoas que acompanharam esse consumo.Resultados: No café da manhã, o suco de frutas comprado e o achocolatado caseiro foram os maiores contribuintes para o consumo de açúcar de adição. No lanche da manhã, as duas bebidas com maior contribuição foram os refrigerantes e o suco de frutas comprado. Durante o almoço, aparece sempre o suco de frutas comprado, entretanto, foi observada diferença entre as faixas etárias, sendo que para as crianças entre 4 e 6 anos, ao lado do suco de frutas comprado, aparecem os refrigerantes, mas, entre 7 e 11 anos, aparece também o leite com achocolatado. No lanche da tarde, apesar de o suco de frutas comprado estar presente em todo o grupo estudado, entre as crianças mais velhas o refrigerante é mais consumido que o leite com achocolatado, sendo este mais frequente entre as crianças mais novas. Em relação ao jantar, o suco de frutas comprado esteve sempre presente, em todo o grupo estudado, mas os refrigerantes apareceram com relevância nas crianças mais velhas (7 a 11 anos).Conclusão: as bebidas adoçadas, consumidas principalmente em casa e na presença de cuidadores, contribuem de forma significativa para a ingestão de açúcar de adição na dieta das crianças, especialmente os sucos de frutas comprados, refrigerantes e bebidas achocolatadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Ítalo Brener de, Camila Lacerda, and Juliano Borges. "PESQUISA CLIENTE OCULTO:." Revista Vianna Sapiens 8, no. 2 (December 12, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v8i2.235.

Full text
Abstract:
As transações comerciais eletrônicas são uma realidade presente na maior parte dos grandes varejistas nacionais, cada vez mais velozes e geralmente padronizando a operação de compra para obter o máximo de eficiência. Algumas vezes, o comprador sente a diferença das compras em lojas físicas e reclama que não há um canal de diálogo, onde possam tirar uma dúvida, perguntar sobre a entrega ou personalizar a compra. Surgem desse contexto sistemas eletrônicos desenhados para que sejam possíveis a alteração e a interação durante a negociação. O objetivo deste artigo é verificar quais são os canais de atendimento e de negociação ao cliente utilizados pelas cinco maiores empresas de varejo do Brasil. A metodologia utilizada para o estudo foi a técnica de cliente oculto, por meio de simulação de compras nos sites destas empresas. As principais conclusões desta investigação sinalizam a preocupação das empresas em disponibilizar em suas plataformas de e-commerce canais alternativos, que facilitam a comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Picchiai, Djair, and Marta Carneiro. "Dificuldades e estratégias de micro e pequenas empresas na participação de licitações." Sistemas & Gestão 14, no. 1 (April 1, 2019): 108–16. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n1.1491.

Full text
Abstract:
Estima-se que as compras públicas, nos diversos níveis do governo, movimentam cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Levando em consideração que o governo é o maior comprador do País, este estudo tem como objetivo verificar os desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas (MPE) para participação em processos de licitação, bem como as estratégias utilizadas por elas para enfrentá-los. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como instrumentos de pesquisa um roteiro de entrevista aplicado junto a 21 MPE e microempreendedores individuais (MEI). Os resultados demonstraram que as MPE e os MEI utilizam, como estratégia, o menor preço e que o principal desafio é manter a prestação de serviço ou o fornecimento de bens ou mercadorias mesmo com atraso nos pagamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ciribeli, João Paulo, and Wanderson De Almeida Mendes. "ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS E ECONOMIA VERDE: REALIDADES E DESAFIOS NA ERA DIGITAL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 3, no. 1 (May 28, 2014): 295. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014295-309.

Full text
Abstract:
O propósito deste trabalho é analisar a relação entre a era digital e a economia verde, de forma a ponderar sobre pontos de convergência e divergência mais significativos. Quanto à metodologia, utilizou-se da revisão bibliográfica que consiste no levantamento de material já elaborado e publicado em documentos, tais como livros, jornais, revistas e internet. Com base nos dados levantados pode-se perceber também que o avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios para a humanidade, desde troca de informações mais velozes, passando pelas comodidades e o entretenimento. Entretanto os danos causados ao meio ambiente pela era digital são preocupantes. O crescente número de lixo eletrônico ocasionado pelas compras cada vez mais frequentes e o consequente descarte de máquinas, peças, acessórios e periféricos eletrônicos é um agravo exponencial ao meio ambiente. Enfim, o que se observa é, para além das necessidades empresariais e individuais deve-se considerar também as necessidades sócio-ambientais, já que por vezes, e não raras, são incompatíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva, Fernando Dias Lopes, Anderson Luiz Rezende Mól, and Ernesto Alexandre Tacconi Neto. "A confiança interorganizacional nas compras." Gestão & Produção 21, no. 1 (March 2014): 199–214. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2014000100014.

Full text
Abstract:
O conceito de confiança interorganizacional apresenta lacunas que requerem maior número de pesquisas para que se possa construir uma teoria coerente que apoie as estratégias de cooperação e integração da cadeia de suprimentos. Esta pesquisa tem o intuito de explicar os antecedentes da confiança interorganizacional pela relação entre os construtos desempenho operacional, características organizacionais, compartilhamento de valores e relacionamento interpessoal nas compras realizadas pelas indústrias de transformação. No que se refere aos aspectos metodológicos, o estudo assume a forma de uma pesquisa descritiva, do tipo survey, e causal, de cunho teórico-empírico, com caráter explicativo, desenvolvida por meio da modelagem de equações estruturais. Os questionários foram aplicados entre os informantes-chave, utilizando-se uma amostragem aleatória simples desenvolvida nas indústrias de transformação (CNAE 10 a 33) localizadas na região da Grande Natal, que constituem um importante setor de atividade econômica com capacidade de gerar dinamismo na economia. Os primeiros resultados das análises demonstram o fenômeno da confiança interorganizacional, a qual consiste em empresas compradoras acreditarem na empresa fornecedora, sentirem-se seguras em relação a esta. O modelo inicial proposto não apresentou ajustamento, precisando ser reespecificado. Esse modelo reespecificado demonstra que os resultados suportam a explicação de que a confiança interorganizacional nas compras depende diretamente do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de valores e do desempenho operacional. Conclui-se que essa confiança pode ser explicada por um conjunto de interações entre esses três determinantes, sendo o ponto central o relacionamento interpessoal, que apresentou o maior coeficiente de trajetória para o fator.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Aline Lourenço de, and Cleber Carvalho de Castro. "O canal de marketing configurado pelas centrais de compra." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 7, no. 2 (November 20, 2014): 143–54. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v7i2.362.

Full text
Abstract:
O setor varejista tem constituído Centrais de Compras (CCs) com a intenção de conseguirem melhores condições de negociação. Este é um formato associativista, que busca se posicionar no canal de marketing entre os varejistas e os atacadistas ou fabricantes. Criadas com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas parceiras, as CCs proporcionam aos varejistas representatividade no canal de marketing frente aos demais agentes. Dessa forma, o pressuposto deste estudo é que as CCs estão promovendo mudanças nos relacionamentos dos agentes que integram o canal de marketing. Por meio de uma revisão bibliográfica, este trabalho busca refletir sobre a presença das CCs no canal de marketing, identificadas como um novo agente que passa a integrar e influenciar sua atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira dos Santos, Juliara, Aletéia de Moura Carpes, Nathália Rigui Trindade, and Maíra Nunes Piveta. "Agregando valor por meio da gestão de compras:." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 6, no. 2 (July 1, 2020): 252–73. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v6i2.246.

Full text
Abstract:
No âmbito empresarial, agregar valor é concentrar todos os esforços necessários para que a organização desempenhe com eficiência suas atividades e alcance seus objetivos. Neste sentido, o objetivo desse estudo é investigar de que forma as microempresas do setor de vestuário agregam valor por meio da gestão de compras. Este estudo é considerado uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, a partir do modelo proposto por Caczmareki (2008). Foram realizadas entrevistas com 5 lojistas de microempresas de Júlio de Castilhos-RS. Dentre os principais resultados, destaca-se que a forma como a gestão de compras é gerenciada pelas microempresas, quando administrada de forma eficiente torna-se uma atividade essencial para o sucesso nos negócios, verificou-se também impasses no processo de compras em relação a prazos de fornecedores, previsões de demanda, concorrência e administração de estoques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Peças compradas"

1

Rodrigues, Miguel. "Aplicabilidade das cartas de controlo ao processo produtivo dos farolins." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/3855.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia de Produção
O presente trabalho descreve o estudo da aplicabilidade do controlo estatístico com base nas cartas de controlo em peças compradas, focada em resultados numa empresa do segmento automóvel, a Autoeuropa. Neste trabalho realizou-se a aplicação do controlo estatístico através das cartas de controlo no processo produtivo dos farolins do modelo Eos na empresa Hella na Eslováquia, determinando o estado do processo e a capacidade de produção de acordo com as especificações. Pretendeu-se assim mostrar que com a aplicação do controlo estatístico é possível reduzir o número de peças não conformes produzidas, reduzindo com isso, o número de rejeições e todos os custos para o fornecedor e para o cliente que esse factor acarreta, garantindo o cumprimento dos níveis da qualidade exigidos pela VW assegurando a sustentabilidade e permanência no grupo de fornecedores da VW por parte do fornecedor Hella. A metodologia aplicada foram as cartas de controlo para valores individuais e amplitude móvel, baseada em duas amostragens em dois períodos de produção diferenciados, tendo sido feita a identificação e estudo de pontos de variação anormal, estudo da normalidade, cálculo dos índices de capacidade do processo e cálculo da percentagem de peças fora dos limites de especificação. Foram analisados os resultados e de uma forma clara concluiu-se que o processo de produção dos farolins era um processo instável e que não se apresentava num estado de controlo estatístico, tendo sido feita nova amostragem em produção optimizada na base dos resultados das cartas, de forma a obter-se a melhor resposta possível do processo e analisar as melhorias obtidas. Como resultado conseguiu mostrar-se as vantagens da aplicação do controlo estatístico ao processo produtivo dos farolins, com a obtenção de melhorias nos diferentes pontos de medição avaliados, bem como na melhoria da capacidade de produzir dentro das especificações, dando assim ao fornecedor um melhor controlo da sua produção, aumentando a sua sensibilidade e previsibilidade a variações no processo e capacidade de intervenção no mesmo, de forma a rectificar e corrigir desvios e tendências. O cliente por seu lado obteve nos seus indicadores internos melhorias e ganhos significativos com a melhoria da qualidade das peças compradas que asseguram melhorias também em indicadores externos como o exemplo das reclamações de campo, assegurando a sustentabilidade do seu cliente Hella e a sua permanência deste na cadeia de fornecedores VW.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Gilson Paula Lopes de. "Analyses of a management quality systematic for purchased parts with focus on results and its effectiveness." Universidade de Taubaté, 2005. http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19.

Full text
Abstract:
The related work tells about the implementation of a Quality Management Systematic for Purchased Parts (SG) with focus on results and its effectiveness at an Automobile Company. The objective was to analyze the gains achieved through the purchased parts performance management applied in the assembly process of a national vehicle using a new Management Systematic, comparing results before and after the SG implementation, through the indicators: Qualitative Approval Index (IAQ), Quality Cost (QK), Product Quality in Process Index (IQPP), Customer Satisfaction Index (ISC) and the Field Failures Index (IFC). The methodology applied to emphasize the evolutions occurred by the organization with the SG implementation took in account samples analyses related to 48 consecutives months following the indicators, divided in two parts equivalents to 24 months before and after the total SG implementation. As result, the organization improved its performance as the higher values of the Quality Approval and Costumer Satisfaction Indicators, additionally the reduction in the loses indicators as the Quality Cost, Product Quality in Process, and Field Failures, allowing to the company increases its competitiveness in terms of quality costs, development and exportation capacities, as well a new products launching timing reduction.
O presente trabalho descreve a implementação da Sistemática de Gestão da Qualidade para Peças Compradas (SG) focada em resultados e a sua efetividade em uma empresa do segmento automobilístico. O objetivo foi analisar os ganhos obtidos pelo gerenciamento do desempenho das peças compradas aplicadas na montagem de um veículo de fabricação nacional utilizando-se de uma nova Sistemática de Gestão, comparando-se os resultados antes e após a sua implementação, por meio dos indicadores: Índice de Aprovação Qualitativa (IAQ), Custo da Qualidade (QK), Índice da Qualidade do Produto no Processo (IQPP), Índice de Satisfação do Cliente (ISC) e o Índice de Falhas no Campo (IFC). A metodologia aplicada para evidenciar as melhorias obtidas pela organização com a implementação da SG considerou a coleta de dados relativos há 48 meses consecutivos de acompanhamento dos indicadores, estratificados em dois períodos equivalentes de 24 meses antes e após a implementação plena da SG. Como resultado, a organização obteve ganhos expressivos por meio do aumento dos Índices de Aprovação Qualitativa e Satisfação do Cliente, além da redução nos indicadores de perdas como o Custo da Qualidade, Índice da Qualidade do Produto no Processo, e Índice de Falhas no Campo, permitindo a empresa maior competitividade em qualidade, custos, capacidades de desenvolvimento e exportação, bem como a redução no tempo de lançamento de novos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Medeiros, Stella Guimarães de. "Turismo de compras praticado pelas empresas de moda voltadas para classe alta do Distrito Federal e sua influencia nos destinos visitados." reponame:Repositório Institucional do UniCEUB, 2007. http://repositorio.uniceub.br/handle/235/7403.

Full text
Abstract:
Submitted by Mirian Silva (mirian.pereira@uniceub.br) on 2015-10-08T00:45:06Z No. of bitstreams: 1 20420747.pdf: 260162 bytes, checksum: 6b16e260f9b01e2deb22e10dd06e5ebc (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-08T00:45:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20420747.pdf: 260162 bytes, checksum: 6b16e260f9b01e2deb22e10dd06e5ebc (MD5) Previous issue date: 2007
No decorrer deste trabalho foram abordados assuntos relacionados a duas atividades promissoras no mercado mundial atual, que são: o turismo e a moda. Foram apresentados conceitos e fatos que mostram e esclarecem o que estas duas indústrias têm em comum e como uma pode estar inserida na outra. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as viagens realizadas pelas empresas de moda do Distrito Federal e, também, qual a importância desta prática para os destinos visitados, identificando, assim, o perfil desse turista. Tal análise se torna importante pelo fato dos profissionais de turismo não visualizarem este segmento como um importante aliado das cidades que recebem um público cujo único objetivo em suas viagens é fazer compras. Por serem realizadas como atividade comercial, a fim de adquirir mercadorias para sua venda em outras cidades, neste caso Brasília, elas podem ser consideradas como viagens a negócio. Por esse motivo é que devem ser feitas de tempos em tempos. Para constatar informações como esta – o espaço de tempo necessário para que ocorram tais viagens – foram realizadas entrevistas com algumas empresas de moda de Brasília que precisam viajar para fazerem suas compras, o que caracterizou essa pesquisa como tendo uma metodologia qualitativa e exploratória. Para obter os dados importantes e relevantes sobre o tema do trabalho foram feitos levantamentos bibliográficos relacionados aos assuntos abordados, turismo e moda. Tal pesquisa resultou em constatações importantes para que este segmento do turismo seja levado a sério como um importante instrumento de geração de renda e empregos para as localidades definidas como principais destinos do turismo de compras no Brasil. Algo que pode ser continuado, posteriormente, por estudantes, pesquisadores e profissionais de turismo que desejam trabalhar com este segmento, que une duas indústrias em franco desenvolvimento nacional e mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cunha, Ana Mafalda Fonseca da. "O efeito da proibição de serviços cruzados pelas auditoras no planeamento fiscal das empresas europeias." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19311.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Este estudo tem como finalidade perceber qual o efeito da proibição de serviços cruzados prestados pelas auditoras, imposta pelo Regulamento (UE) n.º 537/2014, no planeamento fiscal das empresas abrangidas pelo mesmo. Dado que a taxa efetiva de imposto é uma medida usada para avaliar a eficácia do planeamento fiscal, foi analisada a sua evolução tanta nas empresas cotadas europeias, proxies das empresas sujeitas ao regulamento, como nas empresas não cotadas europeias, não sujeitas ao regulamento, a fim de deduzir se houve ou não uma minimização da carga fiscal. O modelo econométrico utilizado foi o difference-in-differences, que permite, através da interação entre uma variável de tempo e de grupo, averiguar se a diferença nesta taxa entre os dois grupos se altera aquando uma comparação entre o período pré-regulamento e o período pós-regulamento, e concluir sobre o impacto que a proibição destes serviços teve na criação de valor das empresas. Os resultados sugerem que o regulamento trouxe consigo um agravamento fiscal que não passou por um aumento no imposto pago, mas sim pela restrição de beneficiarem de uma maior redução da TEI. Assim, é legitimo afirmar que a imposição deste regulamento afetou a criação de valor destas empresas, uma vez que se observou que a TEI poderia ter sido mais baixa do que a que foi na realidade. O presente estudo contribui para esclarecer que existem vantagens para uma empresa em receber em simultâneos diversos serviços da mesma entidade e que a sua proibição provoca um impacto negativo na criação de valor.
This study aims at understanding which effect is linked to the prohibition on cross-services by audit firms, imposed by the Regulation (EU) number 537/2014, in the tax planning of companies that are subjected to this regulation. Since the effective tax rate is a widely used measure to evaluate tax planning effectiveness, its evolution was analysed both in European listed companies, proxies of companies subjected to the Regulation, and in European unlisted companies, not subjected to the Regulation, in order to deduce whether or not the tax burden was minimized. The econometric model used was the difference-in-differences, which allows, through the interaction between a time and group variable, to determine if the difference in this rate between the two groups changes when comparing the pre-regulation period and the post-regulation period, and conclude on the impact that the prohibition of these services had on firm´s value creation. The results suggest that the regulation is associated with a tax worsening related to the restriction in benefiting of a greater reduction of TEI and not connected to an increase of taxes. Thus, it is possible to state that the imposition of this regulation affected the value creation of these companies since it was observed that the TEI could have been lower compared to the actual result. The present study contributes to clarify that there are advantages for a company to simultaneously receive several services from the same entity and that its prohibition has a negative impact on value creation.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nogueira, Gerson Fernandes. "Análise e melhoria do processo de compra de peças para a produção de amostras." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/1822/74198.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
O presente projeto de dissertação foi desenvolvido no âmbito do curso do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Universidade do Minho. Realizou-se no departamento de compras (CP/PPM) da Bosch Car Multimedia Portugal S.A. em Braga. Este trabalho centra-se na análise e melhoria do desempenho dos processos atribuídos à equipa de Start Up Securement: (i) Compra de peças para a produção de amostras; (ii) Criação/atualização de dados comerciais de peças para a produção de amostras. Assim, procuraram-se propostas capazes de reduzir o tempo intrínseco às atividades associadas aos processos, diminuindo os atrasos recorrentes na produção das amostras e a entrega das mesmas ao cliente, aumentando a qualidade no serviço da produção de amostras da empresa. Para analisar a função em estudo, mapearam-se os processos inerentes à função e elaborou-se um diagrama de SIPOC (Suppliers-Input-Process-Outputs-Customers), a partir do qual se iniciou uma descrição detalhada dos mesmos. Após essa descrição, identificaram-se os problemas encontrados em cada um dos processos, explicando separadamente cada um deles. Nesses problemas reconheceramse predominantemente três dos sete desperdícios associados ao Lean Office na literatura analisada, nomeadamente: esperas; defeitos e transportes. Entre as propostas de melhoria alcançadas, destaca-se a simplificação de certas atividades, conseguindo tornar os processos mais rápidos e assertivos. Constata-se uma diminuição no tempo de espera até que possa ser iniciada a compra de peças novas, através de uma alteração na ordem das atividades que visa a antecipação da possibilidade de compra. De forma a garantir as melhorias advindas das propostas de alterações nos processos, foram criados e propostos documentos normalizados para garantir o follow up dos projetos, visando diminuir a entropia inerente a certas atividades, tornando-as mais estáveis, rápidas e claras.
The present paper was performed under the Integrated Master in Industrial Engineering and Management, of the University of Minho and accomplished at the Purchasing Department (CP/PPM) of Bosch Car Multimedia Portugal S.A. located in Braga. The goal of this paper was to analyse and introduce improvements in the performance of processes assigned to Start Up Securement: (i) Purchasing parts for samples production; (ii) Creation/Update the commercial data of parts for samples production. As such, the created proposals sought to reduce the intrinsic time of all activities associated with the referred processes, thereafter decreasing the recurrent delays in production and samples’ deliveries, and subsequently increasing the quality of this services. A SIPOC (Suppliers-Input-Process-Outputs-Customers) diagram was performed to help analyse the processes associated to the studied method, from which resulted a detailed description of each process. This description was instrumental not only in understanding the inner workings of each process but also in revealing the hidden problems and further sustaining the validity of each proposed solution. This analyses found predominantly the three following types of wastes from the seven commonly associated to Lean Office: waiting, defects and transportation. Amongst the introduced proposals of improvement, there is a clear simplification of time-consuming activities, substantially decreasing the lead time for its completion and making the whole process more assertive. Furthermore, it was also noted a decrease of waiting time in respects to the initiation of purchasing of new parts. This was achieved through a procedural change which anticipates the possibility of purchasing. To further ensure the success of the introduced proposals, standard documents were created to guaranty follow up and decrease the entropy inherent to key activities making the process more stable, fast and reliable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Peças compradas"

1

Davidson, Avelyn. De compras. Denver, CO: Shortland Publications, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Peças compradas"

1

Giacomo Baccarin, José, and Bruna da Rocha. "Execução de Compras de Produtos para Alimentação Escolar pelas Prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo e Agricultores Familiares Contemplados." In 59º Congresso da SOBER e 6º EBPC 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/soberebpc2021.341541.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Conti, Flávia Pereira. "Design de sistemas para análise do ciclo de vida de um produto: slow fashion." In Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6649.

Full text
Abstract:
O artigo descreve o processo de reavaliação e esmeração de um sistema de produção da microempresa de semijoias Cantrelle Design, com o objetivo de otimizar a estrutura organizacional e de produção por meio do design de sistemas e o slow fashion. O design de sistemas por considerar o produto como um conjunto inteiro, e o slow fashion, porque visa a democratização do processo de criação de peças de forma mais lenta, preocupando-se com o desenvolvimento dos processos. Para alcançar um resultado satisfatório, utilizou-se a metodologia desenvolvida por Ezio Manzini e Carlo Vezzoli, o Life Cycle Design (LCD), procurando reduzir os inputs e outputs o máximo possível, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Ponderando assim, a nocividade de seus efeitos, por meio da avaliação de todas as fases do produto, que são subdivididas em pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. Por se tratar de semijoias, sendo, então, um bem durável, requere-se poucos recursos durante o uso e manutenção, concentra-se em reduzir o impacto nas fases antecedentes e posteriores ao uso. Como resultado, obteve-se uma potencialização na gestão da empresa, reduzindo os gastos energéticos e materiais. Atingiu-se tal solução por meio de uma melhor organização de etapas operacionais nas fases antecedentes ao uso do produto, buscando adequar-se ao sistema slow fashion, com a otimização do volume de compras e logística de vendas, reavaliação da embalagem e material aplicados. Percebeu-se que a matéria prima já em uso é a menos impactante para o ambiente por ser de alta durabilidade e passível de reaproveiramnento. Por fim, redesenhou-se a embalagem com tecido reciclado, de uma forma que possa ser reutilizada pelo consumidor final após ser adquirida. Conclui-se que é possível readequar um sistema já em andamento, adaptando-o de forma a reduzir seu impacto na natureza por meio do slow fashion e design de sistemas, valorizando o processo de produção, não só o lucro financeiro que a venda do produto proporciona, além de aperfeiçoar o sistema como uma unidade e repensar o conjunto para valorizar a qualidade e o modo de produção, expondo a possibilidade de renovar o sistema industrial vigente de modo sustentável e consciente, por meio de uma ação local, visando atingir um macrossistema de forma harmônica. Palavras-chave: slow fashion, design de sistemas, semijoias, sustentabilidade, metodologia.ReferênciasBASTAGNINO, Luigi. Design di Sistemi i Sistemi Industriali Aperti: un nuovo approccio al progretto, un nuovo modello di bussiness. Sem ano. 26 slides. Apresentação em Power-point. BUENO, Bárbara. Movimento slow life: desacelerando a vida. 2016. Disponível em < https://pt.linkedin.com/pulse/movimento-slow-life-desacelerando-vida-b%C3%A1rbara-mantovani-bueno>. Acesso em: 24 de maio de 2017.DELLA MEA, Luciana. A moda em [re]evolução: slow fashion. 2014. Disponível em <http://www.autossustentavel.com/2014/05/a-moda-em-revolucao-slow-fashion.html>. Acesso em 24 de maio de 2017.DELLA MEA, Luciana. Design de sistemas para a sustentabilidade. 2012. Disponível em <http://www.autossustentavel.com/2012/06/design-de-sistemas-para.html>. Acesso em 24 de maio de 2017. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2002. PAPANEK, Victor. Design do the Real World: human ecology and social change. Londres. Thames & Hudson Ltd, 1985.REVIDE. O conceito de fast fashion. 2010. Disponível em <https://www.revide.com.br/editorias/moda/o-conceito-de-fast-fashion/>. Acesso em 24 de maio de 2017. SARATE, Fernanda. O movimento slow life e a desaceleração da sociedade de consumo contemporânea. 2009. Disponível em < http://www.comunicacaoetendencias.com.br/wp-content/uploads/2011/04/TCC-Fernanda-Sarate.pdf>. Acesso em: 24 de maio de 2017. SILVA, Samantha; BUSARELLO, Raul. Fast fashion e slow fashion: o processo criativo na contemporaneidade. 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography