To see the other types of publications on this topic, follow the link: Peças compradas.

Journal articles on the topic 'Peças compradas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Peças compradas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva Filho, Antonio Romão Alves da, Armando Dias Duarte, Thayse Diniz Pedrosa, Gilson Lima da Silva, and Sávia Gavazza dos Santos Pessôa. "Análise da importância do reuso da água em lavanderias de beneficiamento de jeans." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 20, 2021): e40710614402. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.14402.

Full text
Abstract:
As lavanderias de Beneficiamento de Jeans, são consideradas indústrias com uma alta capacidade poluidora e hidro intensivas, devido aos produtos químicos utilizados durante os processos produtivos, e que demandam uma grande quantidade de água para o beneficiamento das peças. Nesse cenário há necessidades de estudos que apontem alternativas de reuso da água, como também diversificação na sua forma de captação. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o reuso de águas nas lavanderias localizadas no Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano (APLCAPE), de forma a contribuir para as alternativas de reuso durante o processo produtivo. Para levantamento dos dados, foram aplicados questionários e entrevistas em 105 lavanderias, onde foi possível determinar e conhecer o processo produtivo, uso da água e possibilidades de reuso. Verificou-se que 83% das lavanderias realizam níveis diferentes de reuso água e 17% não fazem qualquer tipo de reuso. Não obstante, os resultados demostraram que a prática do reuso de água, além de contribuir para a economia de água no processo, traz uma economia financeira considerável, uma vez que a maioria das lavanderias utilizam água compradas de caminhão pipa, o que interfere no custo e na competividade do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vogt, Mara, Ilse Maria Beuren, and Marcia Zanievicz da Silva. "INFLUÊNCIA DOS OBJETIVOS COLABORATIVOS NA MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DA COOPERAÇÃO MEDIADA PELAS CARACTERÍSTICAS DE TRANSAÇÃO." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 26, no. 3 (December 2020): 765–95. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.302.98058.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo analisa a influência dos objetivos colaborativos nas práticas da mensuração do desempenho da cooperação, mediada pelas características de transação do setor de compras de hospitais. Uma survey foi realizada com 1.224 indivíduos da área de compras de hospitais do Brasil identificados no LinkedIn, desses 529 aceitaram o convite para participar da rede, aos quais se enviou o link do questionário, e a amostra final consiste das 120 respostas válidas. Para análise dos dados foi aplicada a modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que os objetivos colaborativos influenciam positivamente as características de transação entre comprador-fornecedor, assim como a mensuração do desempenho da cooperação. Porém, não foi observada mediação das características de transação entre comprador-fornecedor na relação dos objetivos colaborativos com a mensuração do desempenho. Conclui-se que quanto mais objetivos colaborativos houver no setor de compras de hospitais, menos arriscadas serão as características de transação relativas à variabilidade ambiental e interdependência de tarefas e, quanto maiores forem os objetivos colaborativos, melhor será o desempenho da cooperação comprador-fornecedor. O estudo contribui ao ressaltar a influência dos objetivos colaborativos no setor de compras de hospitais, tendo em vista a variabilidade ambiental e interdependência de tarefas, assim como o desempenho operacional, dos funcionários e de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Darlen Andrade, Poueri Do Carmo Mário, and Luiz Rodrigo Cunha Moura. "Variáveis de decisão determinantes do processo de compras em organizações: um estudo de caso." Revista Gestão & Tecnologia 15, no. 3 (December 16, 2015): 138. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i3.820.

Full text
Abstract:
Ambientes altamente competitivos aumentam a complexidade da tomada de decisão nos departamentos de Compras das organizações, principalmente no que tange a identificação e análise das Variáveis de Decisão capazes de determinar uma aquisição. Neste contexto, por meio de uma abordagem qualitativa com fins exploratórios, este estudo de caso visa identificar quais as variáveis determinantes da decisão de compras em uma indústria metalúrgica no Brasil. A metodologia aplicada consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada a realização da pesquisa documental, seguida da pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras. Em suma, das dezessete Variáveis de Decisão determinantes de compras preconizadas pela literatura especializada utilizada neste estudo, a metodologia aplicada permitiu identificar dezesseis delas, sendo: organização de compras, tempo (prazo de entrega), fonte de suprimentos, preço, assistência técnica e treinamento, especificações de compra, qualidade, quantidade, timing, tipo de produto a ser comprado, validade dos produtos, nível de estoque, negociação de compras, restrições financeiras, frete, e prazo de pagamento. A variável “custo total de aquisição” não é utilizada pela organização pesquisada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fisberg, Mauro, Ana Paula Wolf TascaDel’Arco, Agatha Nogueira Previdelli, and Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida. "Consumo de bebidas por crianças brasileiras com idades entre 4 e 11 anos de idade e seu impacto na ingestão de açúcar de adição: Estudo de amostragem nacional." International Journal of Nutrology 09, no. 02 (May 2016): 169–81. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1705628.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: avaliar o consumo médio de bebidas das crianças brasileiras pré-escolares e escolares (com idades entre 4 e 11 anos), bem como os momentos e as características desse consumo, considerando a contribuição de cada bebida na ingestão de açúcar de adição.Metodologia: amostra nacional representativa através de análise secundária de questionário estruturado respondido, por 3 dias, pelas mães de crianças com idades entre 4 e 6 anos (n= 1.391 crianças) e 7 e 11 anos (n= 2.365 crianças) de todas as regiões do país, sobre os líquidos consumidos com foco na ingesta de açúcar de adição, bem como os locais e as pessoas que acompanharam esse consumo.Resultados: No café da manhã, o suco de frutas comprado e o achocolatado caseiro foram os maiores contribuintes para o consumo de açúcar de adição. No lanche da manhã, as duas bebidas com maior contribuição foram os refrigerantes e o suco de frutas comprado. Durante o almoço, aparece sempre o suco de frutas comprado, entretanto, foi observada diferença entre as faixas etárias, sendo que para as crianças entre 4 e 6 anos, ao lado do suco de frutas comprado, aparecem os refrigerantes, mas, entre 7 e 11 anos, aparece também o leite com achocolatado. No lanche da tarde, apesar de o suco de frutas comprado estar presente em todo o grupo estudado, entre as crianças mais velhas o refrigerante é mais consumido que o leite com achocolatado, sendo este mais frequente entre as crianças mais novas. Em relação ao jantar, o suco de frutas comprado esteve sempre presente, em todo o grupo estudado, mas os refrigerantes apareceram com relevância nas crianças mais velhas (7 a 11 anos).Conclusão: as bebidas adoçadas, consumidas principalmente em casa e na presença de cuidadores, contribuem de forma significativa para a ingestão de açúcar de adição na dieta das crianças, especialmente os sucos de frutas comprados, refrigerantes e bebidas achocolatadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Ítalo Brener de, Camila Lacerda, and Juliano Borges. "PESQUISA CLIENTE OCULTO:." Revista Vianna Sapiens 8, no. 2 (December 12, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v8i2.235.

Full text
Abstract:
As transações comerciais eletrônicas são uma realidade presente na maior parte dos grandes varejistas nacionais, cada vez mais velozes e geralmente padronizando a operação de compra para obter o máximo de eficiência. Algumas vezes, o comprador sente a diferença das compras em lojas físicas e reclama que não há um canal de diálogo, onde possam tirar uma dúvida, perguntar sobre a entrega ou personalizar a compra. Surgem desse contexto sistemas eletrônicos desenhados para que sejam possíveis a alteração e a interação durante a negociação. O objetivo deste artigo é verificar quais são os canais de atendimento e de negociação ao cliente utilizados pelas cinco maiores empresas de varejo do Brasil. A metodologia utilizada para o estudo foi a técnica de cliente oculto, por meio de simulação de compras nos sites destas empresas. As principais conclusões desta investigação sinalizam a preocupação das empresas em disponibilizar em suas plataformas de e-commerce canais alternativos, que facilitam a comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Picchiai, Djair, and Marta Carneiro. "Dificuldades e estratégias de micro e pequenas empresas na participação de licitações." Sistemas & Gestão 14, no. 1 (April 1, 2019): 108–16. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n1.1491.

Full text
Abstract:
Estima-se que as compras públicas, nos diversos níveis do governo, movimentam cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Levando em consideração que o governo é o maior comprador do País, este estudo tem como objetivo verificar os desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas (MPE) para participação em processos de licitação, bem como as estratégias utilizadas por elas para enfrentá-los. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como instrumentos de pesquisa um roteiro de entrevista aplicado junto a 21 MPE e microempreendedores individuais (MEI). Os resultados demonstraram que as MPE e os MEI utilizam, como estratégia, o menor preço e que o principal desafio é manter a prestação de serviço ou o fornecimento de bens ou mercadorias mesmo com atraso nos pagamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ciribeli, João Paulo, and Wanderson De Almeida Mendes. "ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS E ECONOMIA VERDE: REALIDADES E DESAFIOS NA ERA DIGITAL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 3, no. 1 (May 28, 2014): 295. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014295-309.

Full text
Abstract:
O propósito deste trabalho é analisar a relação entre a era digital e a economia verde, de forma a ponderar sobre pontos de convergência e divergência mais significativos. Quanto à metodologia, utilizou-se da revisão bibliográfica que consiste no levantamento de material já elaborado e publicado em documentos, tais como livros, jornais, revistas e internet. Com base nos dados levantados pode-se perceber também que o avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios para a humanidade, desde troca de informações mais velozes, passando pelas comodidades e o entretenimento. Entretanto os danos causados ao meio ambiente pela era digital são preocupantes. O crescente número de lixo eletrônico ocasionado pelas compras cada vez mais frequentes e o consequente descarte de máquinas, peças, acessórios e periféricos eletrônicos é um agravo exponencial ao meio ambiente. Enfim, o que se observa é, para além das necessidades empresariais e individuais deve-se considerar também as necessidades sócio-ambientais, já que por vezes, e não raras, são incompatíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva, Fernando Dias Lopes, Anderson Luiz Rezende Mól, and Ernesto Alexandre Tacconi Neto. "A confiança interorganizacional nas compras." Gestão & Produção 21, no. 1 (March 2014): 199–214. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2014000100014.

Full text
Abstract:
O conceito de confiança interorganizacional apresenta lacunas que requerem maior número de pesquisas para que se possa construir uma teoria coerente que apoie as estratégias de cooperação e integração da cadeia de suprimentos. Esta pesquisa tem o intuito de explicar os antecedentes da confiança interorganizacional pela relação entre os construtos desempenho operacional, características organizacionais, compartilhamento de valores e relacionamento interpessoal nas compras realizadas pelas indústrias de transformação. No que se refere aos aspectos metodológicos, o estudo assume a forma de uma pesquisa descritiva, do tipo survey, e causal, de cunho teórico-empírico, com caráter explicativo, desenvolvida por meio da modelagem de equações estruturais. Os questionários foram aplicados entre os informantes-chave, utilizando-se uma amostragem aleatória simples desenvolvida nas indústrias de transformação (CNAE 10 a 33) localizadas na região da Grande Natal, que constituem um importante setor de atividade econômica com capacidade de gerar dinamismo na economia. Os primeiros resultados das análises demonstram o fenômeno da confiança interorganizacional, a qual consiste em empresas compradoras acreditarem na empresa fornecedora, sentirem-se seguras em relação a esta. O modelo inicial proposto não apresentou ajustamento, precisando ser reespecificado. Esse modelo reespecificado demonstra que os resultados suportam a explicação de que a confiança interorganizacional nas compras depende diretamente do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de valores e do desempenho operacional. Conclui-se que essa confiança pode ser explicada por um conjunto de interações entre esses três determinantes, sendo o ponto central o relacionamento interpessoal, que apresentou o maior coeficiente de trajetória para o fator.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Aline Lourenço de, and Cleber Carvalho de Castro. "O canal de marketing configurado pelas centrais de compra." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 7, no. 2 (November 20, 2014): 143–54. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v7i2.362.

Full text
Abstract:
O setor varejista tem constituído Centrais de Compras (CCs) com a intenção de conseguirem melhores condições de negociação. Este é um formato associativista, que busca se posicionar no canal de marketing entre os varejistas e os atacadistas ou fabricantes. Criadas com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas parceiras, as CCs proporcionam aos varejistas representatividade no canal de marketing frente aos demais agentes. Dessa forma, o pressuposto deste estudo é que as CCs estão promovendo mudanças nos relacionamentos dos agentes que integram o canal de marketing. Por meio de uma revisão bibliográfica, este trabalho busca refletir sobre a presença das CCs no canal de marketing, identificadas como um novo agente que passa a integrar e influenciar sua atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira dos Santos, Juliara, Aletéia de Moura Carpes, Nathália Rigui Trindade, and Maíra Nunes Piveta. "Agregando valor por meio da gestão de compras:." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 6, no. 2 (July 1, 2020): 252–73. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v6i2.246.

Full text
Abstract:
No âmbito empresarial, agregar valor é concentrar todos os esforços necessários para que a organização desempenhe com eficiência suas atividades e alcance seus objetivos. Neste sentido, o objetivo desse estudo é investigar de que forma as microempresas do setor de vestuário agregam valor por meio da gestão de compras. Este estudo é considerado uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, a partir do modelo proposto por Caczmareki (2008). Foram realizadas entrevistas com 5 lojistas de microempresas de Júlio de Castilhos-RS. Dentre os principais resultados, destaca-se que a forma como a gestão de compras é gerenciada pelas microempresas, quando administrada de forma eficiente torna-se uma atividade essencial para o sucesso nos negócios, verificou-se também impasses no processo de compras em relação a prazos de fornecedores, previsões de demanda, concorrência e administração de estoques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Leite, Priscilla Lourenço, Bernard Pimentel Rangé, Rodolfo de Castro Ribas Junior, Tatiana Zambrano Filomensky, and Adriana Cardoso de Oliveira e. Silva. "Tradução e adaptação semântica da Compulsive Buying Scale para o português brasileiro." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 60, no. 3 (2011): 176–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852011000300005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A Compulsive Buying Scale (Escala de Compras Compulsivas), instrumento breve e de fácil aplicação, apresenta como vantagem abarcar as principais dimensões do transtorno, sendo elas a compulsão pelas compras e o comportamento impulsivo. O presente estudo tem como objetivo a adaptação transcultural para o português do Brasil da Escala de Compras Compulsivas. MÉTODOS: Para a etapa de adaptação semântica, dois psicólogos bilíngues e um tradutor fluente em português e inglês traduziram a escala de seu idioma de origem, o inglês, para o português. Em um segundo momento, foi realizada a retrotradução da escala por dois tradutores e um psicólogo. Finalmente, a escala foi aplicada em 20 participantes, de modo que pudessem ser feitos ajustes semânticos no instrumento em questão. RESULTADOS: A colaboração entre profissionais especialistas em tradução bilíngue fluentes nos idiomas inglês e português brasileiro, e psicólogos clínicos capacitados à avaliação sobre o constructo a ser mensurado, possibilitou o ajuste dos termos utilizados na versão final da escala para o idioma português, assegurando adequação semântica do instrumento. Assim, todos os itens obtiveram aprovação superior a 90% em sua aplicação experimental. CONCLUSÃO: A versão da escala de compras compulsivas adaptada para o idioma português foi elaborada com êxito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Almeida, Marcos Inácio Severo de, Ricardo Limongi França Coelho, Rafael Barreiros Porto, and Jhenyfer Aguiar Santos. "Preditores da correspondência intenção-compra e dos níveis de reforço programado de marcas de especialidade." Revista Brasileira de Marketing 19, no. 4 (December 16, 2020): 738–61. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v19i4.11126.

Full text
Abstract:
Objetivo: Aferir quais variáveis do ambiente do varejo e da história de aprendizagem dos consumidores influenciam a efetividade de planos de compra (correspondência intenção-compra) e as compras de marcas com níveis de reforço programado (utilitário e informativo) no varejo de produtos duráveis de especialidade.Método: Conduzimos uma pesquisa quase-experimental, operacionalizada em ambiente natural com 109 compras realizadas por 99 clientes dentro de uma rede varejista. Utilizamos regressões logísticas para cálculo dos efeitos de probabilidade nas variáveis dependentes.Originalidade/Relevância: A pesquisa mostra os efeitos de variáveis situacionais versus disposicionais do consumidor nas aquisições reais de marcas de produto durável de especialidade, contrastando com pesquisas anteriores de marcas de produtos ou serviços de alta frequência de compra e/ou em compras simuladas. A investigação acerca de efeitos no comportamento de compra real em ambiente natural tem sido rara nas pesquisas em consumo.Resultados: Os resultados revelam que apenas a história de aprendizagem é preditora para efetivar os planos de compra dos consumidores e que ela, em conjunto com as variáveis do ambiente de varejo, influenciam as compras de marcas que levam a diferentes níveis de reforço programado (utilitário e informativo) de produto durável de especialidade.Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo utilizou o Modelo da Perspectiva Comportamental para interpretar o fenômeno. Ele tem sido útil para explicar as dinâmicas do consumidor, contextualizando as respostas emitidas e as possíveis consequências informativas e utilitárias propiciadas pelas compras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Menezes, Ronald do Amaral, Renaud Barbosa da Silva, and Alexandre Linhares. "Leilões eletrônicos reversos multiatributo: uma abordagem de decisão multicritério aplicada às compras públicas brasileiras." Revista de Administração Contemporânea 11, no. 3 (September 2007): 11–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552007000300002.

Full text
Abstract:
Leilões são instituições seculares utilizadas nas relações comerciais entre indivíduos e organizações. Provêem maior flexibilidade aos processos de determinação de preços e alocação de bens, aumentando o espaço para negociações entre compradores e vendedores. Na Internet, têm sido empregados, de maneira crescente, em atividades de comércio eletrônico B2B e G2B, em sua maioria, através da modalidade de leilão reverso. No entanto, seu aspecto unidimensional reduz as negociações à variável preço, produzindo, muitas vezes, resultados aquém do desejado. No presente trabalho, os autores propõem uma abordagem de decisão multicritério, baseada na Teoria da Utilidade Multiatributo, como alternativa para a adoção de leilões reversos baseados em múltiplos atributos e, consequentemente, para maior agregação de valor pelas organizações compradoras do setor público brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva Junior, Augusto Teixeira da, Amanda Forster Lopes, Kemilla Sarmento Rebelo, and André Bento Chaves Santana. "Avaliação de compras públicas e especificações de gêneros alimentícios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em um município no interior do Estado do Amazonas, Brasil." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 12, 2021): e30010817213. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17213.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar as compras públicas destinadas à alimentação escolar em um município no interior do estado do Amazonas no ano de 2020. Foi realizada uma pesquisa avaliativa com método misto a partir da análise de editais e despachos de homologação emitidos pela Secretaria Municipal de Educação. Realizou-se o levantamento de quantidades, valores para aquisição, preços médios e especificações técnicas dos gêneros alimentícios adquiridos, com posterior análise do cumprimento dos atos normativos em vigência para gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os resultados obtidos mostram que os alimentos in natura ou minimamente processados foram os itens adquiridos em maiores quantidades, com preços médios por quilograma inferiores aos registrados para os alimentos processados e ultraprocessados. Os recursos investidos para compra de alimentos da agricultura familiar não alcançaram o percentual mínimo de 30% exigido pelas normativas do PNAE. A maioria das especificações técnicas para aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados, quando avaliados os atributos gerais, apresentou adequações insuficientes conforme determinado pelas legislações do PNAE. Todos os produtos alimentícios industrializados apresentaram especificações com adequação insatisfatória para a composição nutricional e, a maioria desses alimentos apresentou adequação insuficiente para as especificações de embalagem. Tais resultados evidenciam a importância da atuação do nutricionista como responsável técnico na gestão e execução do PNAE, sobretudo para o acompanhamento e participação nas propostas de compras públicas seguindo as regulamentações em vigor para a alimentação escolar e qualidade higiênico-sanitária dos alimentos no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Yamaji, Daniela Mayumi, Hilton Brito, Vera Lucia Tieko Suguihiro, Juarez Paulo Tridapalli, and Saulo Fabiano Amâncio-Vieira. "COMPRAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS HOMOLOGADOS NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR." Práticas de Administração Pública 3, no. 1 (December 27, 2019): 23. http://dx.doi.org/10.5902/2526629236899.

Full text
Abstract:
A administração pública municipal tem responsabilidade em alocar os recursos arrecadados e devolvê-los na forma de serviços prestados à população. Para tanto, o processo de compras deve ser gerido com afinco. O objetivo da pesquisa é avaliar a evolução dos processos licitatórios homologados do município de Londrina dos dois primeiros quadrimestres de 2018 e 2017. A pesquisa classifica-se como empírica, de abordagem quantitativa descritiva e estudo de caso, o método de coleta de dados é documental. Por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina, realiza-se um projeto na Secretaria de Gestão Pública, sendo que o presente estudo representa uma parcela deste. Comparam-se 284 processos licitatórios homologados na Secretaria de Gestão Pública, dos quais averiguou-se secretarias demandantes, prazos de tramitação, valores máximos e quantidade de itens homologados e mal-sucedidos. A pesquisa constatou que os prazos médios diminuíram e houve aumento no número de processos homologados por mês em 2018, também houve aumento na economia gerada pelas licitações no período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Goldenberg, Cintia, Rita Pinotti, and Hamilton Pozo. "Hospitalidade e Comunicação: a experiência de compras de serviços de viagens na online." Revista Turismo em Análise 27, no. 3 (December 30, 2016): 524–42. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p524-542.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa e analisar de que forma a comunicação facilita a relação de hospitalidade entre uma empresa e seus clientes, com consequente geração de confiabilidade e vantagem competitiva. O método adotado foi exploratório de abordagem quali-quantitativa. A problemática trabalhada foi: a comunicação utilizada por uma empresa prestadora de serviços de viagens facilita a relação de hospitalidade com o atual e potencial cliente, com consequente vantagem competitiva? As hipóteses da pesquisa foram: (H1)- A composição do website de uma empresa prestadora de serviços de viagens online contribui para a geração de confiabilidade e vantagem competitiva na prestação de serviços para seus clientes, e (H2) – Uma comunicação adequada aos perfis de clientes atendidos pelas empresas estudadas contribui para o estabelecimento de uma relação de hospitalidade com os clientes da empresa. Como resultados, confirmou-se que a estrutura do website de uma empresa prestadora de serviços contribui para fortalecer a confiabilidade e a vantagem competitiva na prestação de serviços e, também, que a comunicação adequada aos perfis de clientes contribui para o fortalecimento de uma relação de hospitalidade com os seus clientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Thies, Vanderlei Franck, Marcelo Antonio Conterato, Indaia Dias Lopes, and Volmir Ribeiro do Amaral. "A participação da agricultura familiar nas compras para a alimentação escolar do Rio Grande do Sul." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10 (December 11, 2020): 1351–76. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10i0.3162.

Full text
Abstract:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil é considerado uma referência internacional, por articular as políticas agrícolas e de segurança alimentar e nutricional. Isso decorre, em grande medida, das mudanças estabelecidas pela Lei nº 11.947/2009, especialmente através da determinação que, no mínimo, 30% dos recursos destinados ao programa sejam utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar. O objetivo do artigo é analisar a existência de diferenças na participação da agricultura familiar no PNAE e no cumprimento desse mecanismo de compras mínimas nas diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul (RS). As informações foram obtidas através de revisão de literatura e pesquisa documental. A principal fonte de dados quantitativos foi o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e referem-se à execução do PNAE pelas prefeituras, de 2011 a 2016. Constataram-se expressivas diferenças entre as regiões, tanto na participação da agricultura familiar no PNAE, como no atendimento do mecanismo de compras mínimas. Palavras-chave: PNAE. Agricultura Familiar. Mercados Institucionais. Desenvolvimento Regional. Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ruiz-Salgado, Myriam Valeria, Christel Renata Peñaherrera-Calle, and José Miguel Llerena-Ramírez. "La venta de insumos médicos y su repercusión dentro de la defraudación tributaria." IUSTITIA SOCIALIS 5, no. 3 (December 10, 2020): 155. http://dx.doi.org/10.35381/racji.v5i3.1092.

Full text
Abstract:
La investigación se centró en analizar la venta de insumos médicos y su repercusión dentro de la defraudación tributaria en el Ecuador. Metodológicamente es de carácter descriptiva documental con diseño bibliográfico no experimental, se trabajó con una muestra poblacional de 65 usuarias de los servicios de salud pública en medio de la pandemia por COVID – 19. El 65% de las personas encuestadas coinciden en que se debería fortalecer o endurecer las penas sobre los delitos de corrupción con bienes públicos tomando, así como interpretación que las y los ciudadanos encuestados ven viable que esta sea la solución. Al analizar el marco legal ecuatoriano se pudo evidenciar que existen una gran cantidad de leyes las cuales reconocen y garantizan la defraudación tributaria las cuales respaldan que el sobre precio en los insumos médicos y su repercusión en la sociedad cuando estos son revendidos o supuestamente comprados a un precio elevado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Néri, Edmilson Lucena, and Márcio Leal de Melo Dahia. "Implementando um mecanismo de negociação integrativa: dificuldades e resultados." Pesquisa Operacional 24, no. 3 (December 2004): 413–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382004000300005.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a experiência na formalização, em linguagem de programação, dos processos de decisão de compras e de negociação colaborativa, através de funções multiatributos de valor e pelas idéias de Howard Raiffa, encontradas no seu livro, The Art & Science of Negotiation, de 1982. De um caso específico, foi possível apontar algumas dificuldades de implementação, bem como apresentar alguns caminhos para a generalização formal desses processos. Com a popularização de sistemas multiagentes, formalizações do conhecimento sobre decisão e negociação são indispensáveis para uma mais segura, quiçá mais eficiente, delegação dessas tarefas a programas de computador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Moreira, Marina Figueiredo, and Eduardo Raupp de Vargas. "Compras para a inovação: casos de inovações induzidas por clientes públicos." RAM. Revista de Administração Mackenzie 13, no. 5 (October 2012): 232–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712012000500009.

Full text
Abstract:
Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-se como opção teórica, para o exame da inovação em serviços, a abordagem integradora e investigou-se a premissa teórica escolhida para o direcionamento das compras governamentais para o fomento à inovação - compras para a inovação -, realizando-se uma leitura do modelo de análise chain-linked model desenvolvida em estudo anterior. A partir da perspectiva trazida pelo modelo, desenvolveu-se uma proposta de entendimento para a indução e a possível difusão de inovações em serviços de software com o uso de compras governamentais baseada em três etapas. Construiu-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa e corte transversal. Dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, nas quais os entrevistados apontaram a inovação mais significativa desenvolvida para um cliente governamental. As dez inovações selecionadas foram relatadas e analisadas de acordo com quatro critérios: descrição, momento de ocorrência, características e ganhos gerados para a empresa. As análises revelaram que as inovações surgiram como resposta a um requisito (ou con-junto de requisitos) estabelecido por um cliente público e ocorreram em dois momentos: pré-venda e fase de desenvolvimento. As inovações confirmaram a premissa de indução trazida pelo modelo teórico adotado a partir de duas de suas trajetórias: caminho central da inovação, trajetória "c", e conexões e feedback, trajetória "f". Quanto às características, foram identificadas inovações radicais, incrementais e de melhoria. Os ganhos obtidos pelas empresas com as inovações confirmaram sua condição inovadora. A proposta de entendimento construída mostrou-se compatível com a dinâmica observada para a indução de inovações nos casos selecionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Vieira, Manuela do Corral, and Marcio Monteiro Dias. "Quando os corpos e a diversidade vão às compras: consumo, estereótipos e práticas de mercado." Signos do Consumo 12, no. 2 (December 30, 2020): 93–105. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p93-105.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, busca-se traçar uma investigação com as formas pelas quais os pontos de venda estão recebendo e lidando com a diversidade de seus clientes/consumidores LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais), a partir de uma etnografia realizada em dois shoppings da cidade de Belém (PA) por meio de uma simulação de compra. O presente artigo, que usa como referencial teórico principal Geertz (1989), Corrêa e Dubeaux (2015), Judith Butler (2006), Louro (1997) e Walter Lippmann (2008), compreende o consumo não apenas como troca de valor monetário, mas como uma das possibilidades de espaços para questionamentos, vivências, debates e práticas simbólicas que perpassam por estereótipos, ações de divulgação de mercado, resistência e interações no tecido social da vida. Assim, o artigo conclui como alguns desses sujeitos se percebem e se apropriam ou não das estratégias publicitárias e de como algumas(uns) delas e deles se motivam, por meio do consumo, a reivindicarem reconhecimento, visibilidade e direitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

César Pompeu, Ana Maria. "A Cidade e o Teatro em Cavaleiros de Aristófanes: O Poeta e o Político ”“ Introdução à tradução de Cavaleiros." Dramaturgias, no. 13 (April 21, 2020): 265–85. http://dx.doi.org/10.26512/dramaturgias.vi13.31065.

Full text
Abstract:
A peça Cavaleiros, de Aristófanes, data de 424 a.C. e é a comédia mais política dentre as que nos restaram do comediógrafo, logo também é a mais política da comédia antiga grega. O enredo da peça é uma disputa, ou agón, entre um escravo (o Barraqueiro, que representa o demagogo Cléon), recém-comprado pelo Povo, personificado como o patrão, e um vendedor de chouriços (o Vendetripa, que sugerimos representar o Poeta coÌ‚mico), pela liderança de Atenas. A rivalidade e o antagonismo entre o Vendetripa e o Barraqueiro escondem uma identidade e duplicação de um no outro. O Povo de Atenas é a presa disputada por ambos, que usam de impudência e de malícia para conseguir o governo da pólis. Mas, no final, o Vendetripa se revela amigo verdadeiro do Povo, enquanto o Barraqueiro apenas finge ter amor ao Povo, para enriquecer. Traduzimos os nomes das personagens enfatizando suas características de vendedores do mercado: Vendetripa, Barraqueiro, Bom de Feira, Zeus Feirante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lima, Douglas Leonardo de, Osmildo Sobral dos Santos, and Aparecido dos Reis Coutinho. "Gestão estratégica de materiais: Uma proposta através da Matriz de Kraljic e da teoria dos jogos." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 15, 2021): e59110515847. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15847.

Full text
Abstract:
Analisando o cenário de competitividade entre as empresas, o setor de compras tornou-se um setor estratégico, assim, é possível perceber a constate busca das organizações por modelos estratégicos que possibilitem um alinhamento com os resultados esperados pelas corporações. O presente artigo busca propor um método alternativo para gestão estratégica na aquisição de materiais e serviços, através do modelo de compras criado por Peter Kraljic, que analisou os materiais a partir dos impactos financeiros causados por eles e os risco de suprimentos que estes representam. Junto a isto é proposto a utilização da Teoria dos Jogos, como estratégia de jogo a ser jogado para cada grupo de material. Para isto, o método de pesquisa utilizado foi o método hipotético-dedutivo, bem como a revisão da literatura, feita através da leitura de livros, revistas e periódicos que relatam e relacionam-se com o assunto. Ao final um dos resultados observados é uma matriz estratégica para aquisição de materiais, onde para cada grupo de materiais, após classificados quanto ao risco financeiro e risco de suprimento é proposto um tipo de jogo. Entretanto, observa-se que o campo de estudo é muito vasto e passível de novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Mansilha, Márcio Bürger, and Felix Alberto Farret. "Otimização de usinas virtuais através de algoritmos evolutivos." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 9, no. 15 (December 10, 2019): 169–85. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.418.

Full text
Abstract:
Com a introdução da geração distribuída (DG) em sistemas elétricos, surgiu o conceito de usina virtual (VPP) para gerenciar a integração de pequenas unidades geradoras e lidar efetivamente com a concorrência no mercado de energia. Este artigo examina os VPPs em termos de demanda por componentes e sistemas operacionais. O método de otimização baseado em algoritmos evolutivos é usado. O VPP proposto tentará fornecer energia aos consumidores localmente. No entanto, se a energia total produzida pelas DG não for suficiente ou de alto custo para suprir as cargas, a energia será comprada na rede e vendida aos consumidores ou armazenada em baterias. A função objetivo é minimizar o custo operacional do VPP, controlando a geração de energia local, bem como sua relação interativa com a rede. As simulações mostram que o algoritmo genético utilizado alcança um resultado satisfatório. Este trabalho contribui para que pesquisadores com diferentes pontos de vista busquem aplicações mais plausíveis com VPPs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bigaton, Aline, André Felipe Danelon, Haroldo José Da Silva Torres, Carlos Eduardo Osório Xavier, and Pedro Valentim Marques. "Indicadores técnicos e custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil: Fechamento de safra 2013/14." Revista IPecege 1, no. 1 (January 5, 2015): 103–7. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.1.103.

Full text
Abstract:
O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) realizou, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), o levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil para a safra 2013/14. Os resultados dos levantamentos foram divulgados pelo relatório de fechamento de safra, apresentando os principais indicadores e os custos agroindustriais do setor canavieiro para os sistemas de produção de fornecedores e usinas. A análise dos indicadores demonstra que as variações mais impactantes no custo de produção foram produtividade agrícola e Açúcar Total Recuperável - ATR. Na safra 2013/14, o custo da cana produzida pelas usinas foram superiores aos preços pagos pela cana de fornecedores, indicando vantagens para usinas que compraram maiores parcelas da matéria-prima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Moraes Filho, Marco Antônio Praxedes de, and Maria Lírida Calou de Araújo e. Mendonça. "Os novos parâmetros internacionais do desenvolvimento sustentável e seus reflexos nas compras públicas brasileiras." Revista Controle - Doutrina e Artigos 15, no. 2 (May 18, 2018): 73–102. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v15i2.385.

Full text
Abstract:
A sociedade contemporânea estruturada no formato de aldeia global vem proporcionando relevantes diálogos transacionais sobre os mais diversos assuntos. A inserção das licitações públicas sustentáveis no ordenamento jurídico pátrio por meio da Medida Provisória nº 495, de 19 de julho de 2010, posteriormente convertida na Lei nº 12.349, de 15 de dezembro de 2010, não foi uma conduta puramente nacionalista, muito embora tenham existido fartos movimentos ecológicos internos contemplando essa temática, mas um reflexo do debate internacional sobre desenvolvimento, seguindo uma tendência planetária em busca da reformulação dos padrões tradicionais de governança estatal. Ao longo das últimas décadas importantes eventos, os principais deles financiados pela Organização das Nações Unidas, foram realizados com o escopo de alertar os líderes mundiais sobre a urgência da inclusão permanente das cláusulas verdes na agenda governamental. Este estudo tem como objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e documentos, a evolução da sustentabilidade pelas lentes do cenário internacional, demostrando ao final a influência alienígena no art. 3º da Lei nº 8.666/93, tendo como resultado mais relevante a inclusão da promoção do desenvolvimento nacional sustentável como terceira finalidade licitatória, reafirmando o pacto intergeracional firmado pelo constituinte originário, desdobramento lógico do princípio da dignidade da pessoa humana. Essa inovação normativa reacendeu o papel estratégico das compras governamentais como personagem indutor de políticas públicas verdes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Emerim Luchtemberg, Patrick, and Viviane Kraieski de Assunção. "COMPRAS SUSTENTÁVEIS NA GESTÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 1 (April 20, 2020): 548. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020548-575.

Full text
Abstract:
No contexto de uma sociedade de consumo, sob um modelo economicista, pergunta-se como a gestão pública poderia considerar a sustentabilidade ambiental nas suas aquisições. Neste sentido, o objetivo geral do estudo foi investigar o processo de compra e os critérios das escolhas feitas pelas aquisições em uma instituição de ensino federal, sob o aspecto de sustentabilidade, por meio das práticas institucionais de gestão. A importância do tema permite reflexões sobre as instituições públicas de ensino, a emergência das questões ambientais e o cumprimento da legislação voltada para aquisições sustentáveis. A pesquisa, que possui uma abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 gestores do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus de Araranguá. A pesquisa trata, ainda, do processo de tomada de decisão dos gestores sobre compras institucionais, busca identificar a aplicabilidade do Plano de Logística Sustentável do Instituto Federal de Santa Catarina nas compras feitas na instituição. Os resultados da pesquisa mostram que, para a adoção de critérios de sustentabilidade na aquisição em uma instituição pública, é necessário repensar o próprio sistema de gestão, marcado pela rotina burocrática, pensamento cíclico, fragmentação do processo e diálogos não-convergentes entre os gestores e demais sujeitos da instituição. Assim, a pesquisa apresenta um cenário apoiado pela racionalidade econômica, que precisa ser transformado para enfrentamento da crise ecológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Avani Souza. "CAMINHADA ECO-LITERÁRIA EM CABO VERDE." Revista Debates Insubmissos 2, no. 7 (January 10, 2020): 186. http://dx.doi.org/10.32359/debin2019.v2.n7.p186-211.

Full text
Abstract:
Turistas podem ser atraídos em Cabo Verde pelas manifestações artístico-culturais, ritmos e danças, culinária, esportes náuticos, e pela variada beleza da flora, fauna marítima e transparência das águas. Na Ilha de Santiago, o Mercado de Sucupira nos convida a passeios e compras, e o silêncio do Tarrafal, hoje Museu da Resistência, antigo campo de concentração para africanos nacionalistas e portugueses antifascistas, opositores do Estado Novo, chama a nossa atenção. Propomos analisar como a literatura cabo-verdiana constrói a identidade cultural e, assim, ajuda a promover um turismo cultural consciente: ou seja, por onde o turista passar em caminhadas ecológicas, lembranças da literatura irão pontuar seu caminho. Romances: Chiquinho, Flagelados do vento leste, Hora di bai.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Mesquita, Cristiane. "Ziguezague." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 3, no. 6 (February 9, 2009): 19. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v3i6.276.

Full text
Abstract:
Cada década do século XX nos conduziu, mais e mais, a enxergar velocidades estampadas no corpo e a afirmar mudanças de corpo e de roupa como materializações da subjetividade.Nos anos 1970, época que consolidou de vez o prêt-à-porter — a lógica do pronto-para-usar que comanda a oferta de produtos — a moda ainda funcionava numa cadência que implicava a espera. As clientes iam ao ateliê de costura com o tecido comprado e uma revista nas mãos. Medidas tiradas, detalhes definidos, voltavam algum tempo depois para a prova, uma vez mais para ajustes e, por último, para a retirada da peça. Nesse ritmo de século passado, a confecção de roupas para o dia a dia poderia durar algo como duas semanas (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pacheco, Natália Araujo, Cristiane Pizzutti dos Santos, and Renaud Lunardo. "Efeitos do controle nas intenções comportamentais dos consumidores insatisfeitos." Revista de Administração de Empresas 52, no. 5 (October 2012): 502–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902012000500003.

Full text
Abstract:
O controle tem sido citado como elemento essencial para o desenvolvimento de interações interpessoais satisfatórias, estando positivamente relacionado à satisfação e a respostas afetivas e comportamentais positivas na área do comportamento do consumidor. Este trabalho investiga o impacto dos controles comportamental, cognitivo e de decisão, representados respectivamente pelas variáveis coprodução, informação e opção de reembolso, nas intenções de recompra e de boca-a-boca positivo após compras insatisfatórias. Os resultados de dois estudos experimentais conduzidos indicam que coprodução e opção de reembolso são capazes de elevar os níveis de intenção de recompra e de boca-a-boca positivo após episódios de insatisfação, enquanto a informação não tem efeito nas intenções comportamentais, mas modera o efeito da coprodução nas intenções comportamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alvarado-Morales, Lía Melissa, and Karen Zambrano-Roldán. "Perfil del consumidor digital y aceptación de oferta en pandemia." Revista Científica Arbitrada de Investigación en Comunicación, Marketing y Empresa REICOMUNICAR 3, no. 6 (July 10, 2020): 38–51. http://dx.doi.org/10.46296/rc.v3i6.0015.

Full text
Abstract:
En el presente artículo se analiza el perfil del consumidor digital y la aceptación de la oferta en la pandemia. Recíprocamente se recolecta información de diferentes fuentes, la mayoría corresponden a encuestas realizadas a ciudadanos de diferentes países y de acuerdo con estos datos, se evidencia que el consumidor durante la pandemia se ha integrado cada vez más a ámbitos digitales al hacer compras en línea a consecuencia del aislamiento que estamos llevando de esto conduce a nuevas necesidades y aparte es una forma más rápida y segura. También tenemos un cambio en la aceptación de la oferta donde ciertos productos se demandaron más que otros, como lo son la despensa, limpieza del hogar, levaduras de pan, pesas, etc. Palabras Claves: pandemia, digital, oferta, aislamiento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Nascimento, Elcio Costa do, and Gutemberg Armando Diniz Guerra. "Do avortado ao comprado: práticas alimentares e a segurança alimentar da comunidade quilombola do baixo Acaraqui, Abaetetuba, Pará." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 11, no. 1 (April 2016): 225–41. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222016000100012.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho apresenta a análise e compreensão das diferentes estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) desenvolvidas pelas famílias da Comunidade Quilombola do baixo Acaraqui, Abaetetuba, Pará. A comunidade enfrenta mudanças em suas práticas alimentares, devido à redução dos recursos naturais (animais de caça, peixes e camarões), à diminuição das áreas para produção agrícola e ao aumento do valor comercial da produção. Utilizando uma abordagem qualitativa e os procedimentos de observação participante, entrevista semiestruturada, registro fotográfico, listagem livre e oficinas sobre hábitos alimentares, buscou-se obter informações que permitissem uma compreensão das práticas produtivas e alimentares localmente desenvolvidas. Observou-se maior especificação da produção, diminuindo a diversidade das espécies cultivadas e reduzindo a autossuficiência das famílias; aumento da importância do extrativismo do açaí como fator econômico gerador de renda; substituição de produtos naturais (sucos, chás) por produtos industrializados (café, refrigerante); aumento do poder aquisitivo, estimulado pelo comércio e pelos benefícios sociais recebidos (bolsa família, aposentadoria e seguro defeso). Essa realidade tem influenciado as práticas produtivas e alimentares das famílias, interferindo nas decisões produtivas e na aquisição dos alimentos, tornando-as cada vez mais dependentes do comércio e da geração de renda para garantir a SAN das famílias quilombolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Augusto, Cleiciele Albuquerque, José Paulo de Souza, and Silvio Antonio Ferraz Cario. "Teoria dos custos de mensuração no setor automotivo." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 16, no. 1 (March 22, 2018): 118–49. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v16i1.1051.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou compreender como a escolha pelas estruturas de governança é realizada, considerando aspectos de mensuração, de direitos de propriedade e de disponibilidade de informações nas relações de montadoras e seus fornecedores diretos de autopeças. Para tanto, traçou-se uma pesquisa teórico-empírica, qualitativa e descritiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gerentes de logística, de compras e de qualidade das montadoras, localizadas no estado do Paraná, bem como com os gerentes de logística de empresas fornecedoras diretas e coordenadores da indústria automotiva da Federação das Indústrias no Estado do Paraná (FIEP). Dentre os resultados, constatou-se que a integração vertical se dá na presença de ativos específicos (design, estamparia, motor e câmbio) que apresentam elevada dificuldade de mensuração por envolverem a identidade das montadoras. Observou-se também que as demais autopeças, mesmo com elevada especificidade, são transacionadas pela contratação, desde que não apresentem dificuldades de mensuração. Conclui-se então que o nível de especificidade não é suficiente para explicar as decisões pelas estruturas de governança no setor, indicando a necessidade de considerar aspectos de mensuração para obter adequada compreensão de suas fronteiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pessoa, Cristiane Cardoso, Marcelino de Souza, and Ilaine Schuch. "Agricultura urbana e segurança alimentar: estudo no município de Santa Maria – RS." Segurança Alimentar e Nutricional 13, no. 1 (January 1, 2006): 23–37. http://dx.doi.org/10.20396/san.v13i1.1842.

Full text
Abstract:
No contexto da nova relação do rural e urbano, a agricultura urbana ganha importância em função de aspectos a ela ligados, tais como a crescente urbanização, a pobreza, problemas de abastecimento e valores fora de mercado. Todavia, os estudos existentes no Brasil sobre a temática ainda são escassos. O objetivo principal deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação sobre a contribuição da agricultura urbana na melhoria da renda e da alimentação de famílias pobres. Para tal, foram entrevistadas, inicialmente, 38 e, posteriormente, 20 famílias, em cinco bairros do município de Santa Maria-RS. Os resultados revelam que a atividade não cumpre necessariamente o papel de provedora de renda adicional, mas conduz a uma economia expressiva, pois certos alimentos deixam de ser comprados. A produção obtida oferece nutrientes importantes, ficando ausentes os alimentos mais ricos em minerais, os quais não são produzidos pelas famílias. A atividade pode ser considerada um modo de produção fora de mercado ou uma economia de subsistência e cumpre papel relevante na complementação da alimentação, fornecendo produtos frescos e relativamente livres de contaminantes industriais, o que contribui para a segurança alimentar e nutricional das famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Heinz, Douglas, Jane Iara Pereira da Costa, and Erick William Pereira. "COMPOSTO DE MARKETING EM REDES DE COMPRAS: ESTUDO COMPARATIVO DAS PERCEPÇÕES DE ADMINISTRADORES E ASSOCIADOS EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 20, no. 2 (August 2014): 529–70. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311062201238437.

Full text
Abstract:
A formação de redes de compras é uma estratégia cada vez mais utilizada por pequenos varejistas. Este formato causa impactos na administração das empresas participantes, que passam atuar em um contexto coletivo onde decisões são tomadas com base em interesses de um grupo, e não mais observando apenas necessidades individuais. Uma das áreas fortemente afetadas neste contexto é o marketing, já que os associados tendem a delegar à rede parte da responsabilidade por suas ações mercadológicas. Este trabalho analisou os impactos de tal situação sobre os tradicionais elementos do composto de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. Realizou-se um estudo de caso em uma rede de compras formada por pequenos supermercadistas, comparando as percepções dos administradores e dos associados sobre o tema. Inicialmente ocorreu uma pesquisa qualitativa através de entrevista com roteiro semiestruturado com os administradores, com posterior análise de discurso com categorização. Em seguida os associados responderam à pesquisa quantitativa por meio de questionário, onde os dados foram analisados através dos cálculos de correlação e do coeficiente de determinação, além da distribuição de frequências. Os resultados obtidos indicam haver uma correlação positiva entre a utilização da rede e o nível de satisfação dos associados, além de evidenciar que o composto de marketing dos varejistas participantes foi fortemente impactado pelas ações da rede. Identificou-se ainda que há convergência de percepções quanto às ações de marketing desenvolvidas, consideradas adequadas e positivas para o grupo, exceto no que diz respeito à adoção de marca própria de produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Carvalho, Gildene Soares, and Antonio José Pedroso Neto. "O Programa de Aquisição de Alimentos no Tocantins: as condições sociais de realização de mercados com práticas de acesso individuais e coletivas." Redes 21, no. 3 (September 10, 2016): 258–76. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v21i3.7622.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é analisar o mercado institucional que envolve o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), caracterizado pelas compras de alimentos executadas nas três esferas de governos (Federal, Estadual e Municipal), e que são doados para entidades socioassistenciais. Na realização da pesquisa utilizou-se de questionários e entrevistas, sendo aplicado 25 questionários somente com os agricultores familiares, e 12 entrevistas com os agentes participantes nas duas experiências do PAA no Estado do Tocantins. O trabalho apresenta uma reflexão sobre a construção social do mercado institucional do PAA, identificando as práticas construídas entre os agricultores familiares que acessam esse mercado de forma coletiva (PAA Conab) e os que acessam de forma individual (PAA Estadual). E ainda apresenta uma síntese dos dados referentes à execução do programa no período de 2003 a 2014 e a percepção dos agentes sobre a execução desse mercado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Andrade, Jucimar Casimiro, Maurílio Arruda De Araújo, and Pedro Vieira Souza Santos. "Estudo sobre aquisição de alimentos da agricultura familiar para o programa nacional de alimentação escolar." Gestão e Sociedade 13, no. 36 (August 30, 2019): 3062–89. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v13i36.2635.

Full text
Abstract:
O presente artigo teve como objetivo verificar como os municípios paraibanos estão aplicando os recursos repassados pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo a Lei nº 11.947/2009, atualmente em vigor, no mínimo 30% das aquisições pelas Administrações Públicas de gêneros alimentícios para atender o PNAE devem ser oriundos da agricultura familiar ou do empreendedor familiar rural. Assim, selecionou-se no estado da Paraíba uma amostra de 17 municípios entre os anos de 2011 a 2015. Os resultados apontaram que a maioria dos municípios efetua as compras de agricultores familiares para atendimento do programa de forma desorganizada e com pouca gerência, onde se constatou anos onde há o cumprimento da lei, ou seja, destinação de no mínimo 30% dos recursos do PNAE vindos do agricultor familiar, intercalados por anos sem aquisições da agricultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Raimundo Alves De Lira, and Hesler Piedade Caffé Filho. "Oneração da Máquina Pública decorrente de ausência de mecanismos eficientes das compras e anuência de ‘doutrina’ particular." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 37 (September 30, 2017): 284–97. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i37.832.

Full text
Abstract:
Este artigo examina a influência negativa que a liberdade de entendimento exercida pelo judiciário sobre o estado, sobre as normas jurídicas e sobre os demais poderes constitucionais. Partindo da teoria dos fundamentos do Estado, tem-se como ponto focal a ideia de que há relações verticais de entendimento entre as categorias profissionais, estando os juristas do topo do vértice. Argumenta-se que as aplicações das leis não estão em conformidade com o sentido de lei, ‘legere’ e menos ainda com seu objetivo, sendo os entendimentos contraditório e pessoal. Que muitos entendimentos sobre um mesmo tema não é sentido de edificação sólida de entendimento mais sim, desordem e prejuízo ao verdadeiro detentor do entendimento – o povo. Analisa o mecanismo de controle, já proposto por outras categorias profissionais, porém não considerado com a devida atenção pela categoria predominante – as ciências jurídicas. Como solução para estancar a corrupção em contratações públicas, argumenta-se que o Pregão, unicamente na forma eletrônica é peça chave para impetrar essa finalidade. Os resultados empíricos dão suporte a essa ideia, o que tão somente se soma as evidencias lastradas em toda a história deste país e a onda de danos ao erário epidêmica e sistemática que assola o pais desde a sua colonização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Maracajá, Kettrin Farias Bem, and Mônica Araújo da Silva Chaves. "ECODESIGN UMA ADOÇÃO DA PRÁTICA SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ANGATU NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB." Qualitas Revista Eletrônica 19, no. 2 (May 15, 2020): 91. http://dx.doi.org/10.18391/req.v19i2.3247.

Full text
Abstract:
Sustentabilidade tema em grande evidência mundial, por esse motivo cada vez mais empresas estão à procura do alcance de técnicas sustentáveis, seja para melhorar a imagem perante a sociedade, seja em busca de redução de custos na produção como também redução de desperdícios e na geração de resíduos. Neste contexto, esta pesquisa através de seu objetivo principal é analisar as contribuições do Ecodesign na fabricação de móveis em madeira de demolição. Por conseguinte, para tanto foi utilizado uma pesquisa bibliográfica através do conteúdo do referencial teórico sobre o tema Ecodesign como medita de obtenção de técnicas sustentáveis na fabricação de móveis, destacando o reuso de material residual, contribuições e dificuldades da produção. A pesquisa caracterizou-se como descritiva de natureza qualitativa, com orientação de um estudo de caso utilizando a técnica de observação participante. A análise dos dados levou em consideração os dados primários, análise dos dados secundários e inferências do pesquisador utilizando como parâmetros da pesquisa os dez requisitos propostos por Venzke (2002), que verifica com base na proposta desde a obtenção de matéria-prima, passando por todo processo produtivo até seu comprador final. Dessa forma, observou-se os processos de obtenção de materiais, produção e acabamento final, alinhado com as técnicas propostas pelo método. Sendo assim podemos perceber que em pequenas produções há como aplicar as técnicas em toda sua cadeia produtiva e manter um bom controle de processos devido sua simplicidade em produzir peças únicas, a dificuldade observada é em relação ao aumento da produção que depende de madeiras de reuso escassas o que pode aumentar o valor das peças no caso de obtenção em outros estados, o que vai de encontro à estratégia da empresa de manter os móveis com um custo mais atrativo. Enfim por meio de todo o estudo realizado a conclusão e de que às técnicas sugeridas norteiam o caminho para que empresas tenham como atingir medidas que diminuam sua interferência no meio ambiente, agregando valor a sua imagem com uma proposta viável e geradora de valor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Castro, Teresa Gontijo de, Elaine de Lima Cordeiro Matos, Maurício Soares Leite, Wolney Lisboa Conde, Ilaine Schuch, Juracilda Veiga, Priccila Zuchinali, Laura Augusta Barufaldi, and Carmem Lúcia Centeno Dutra. "Características de gestão, funcionamento e cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas Kaingáng do Rio Grande do Sul, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 30, no. 11 (November 2014): 2401–12. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00215513.

Full text
Abstract:
Há poucos estudos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em escolas indígenas no país. O objetivo do presente artigo é descrever características de funcionamento, gestão e cardápios do PNAE de todas as 35 escolas Kaingáng do Rio Grande do Sul, Brasil. Em estudo transversal, as informações do PNAE foram recolhidas por meio de questionários aplicados a cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e às escolas. Foram obtidos os cardápios sugeridos pelas CREs às escolas. Não existia o Núcleo de Educação Indígena nas CREs. Todos os vice-diretores eram indígenas, 26 escolas (74,6%) tinham gestão escolarizada e 34 escolas (97,1%) compravam alimentos de mercados próximos. A maioria das merendeiras (62,9%) tinha contrato de trabalho temporário e 65,7% eram indígenas. Observou-se baixa oferta de verduras/legumes e de leite e derivados em cerca de 60% dos cardápios, o mesmo ocorrendo com leguminosas e frutas em cerca de 80% destes. Aponta-se a necessidade de mais estudos sobre o PNAE indígena e pretende-se subsidiar políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição para o espaço escolar indígena nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bocchi, Carmem Priscila, Élcio de Souza Magalhães, Lilian Rahal, Patrícia Gentil, and Rafaela de Sá Gonçalves. "A década da nutrição, a política de segurança alimentar e nutricional e as compras públicas da agricultura familiar no Brasil." Revista Panamericana de Salud Pública 43 (December 16, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.26633/rpsp.2019.84.

Full text
Abstract:
A aprovação da Década da Nutrição (2016 a 2025) pelas Nações Unidas partiu da constatação de que as causas que levam à má nutrição são complexas e multidimensionais – a exemplo da situação de pobreza e extrema pobreza e da falta de acesso a uma dieta diversificada e de qualidade, que respeite os hábitos e as culturas alimentares dos diversos povos e países. No Brasil, a agenda da segurança alimentar e nutricional sempre foi conduzida por uma visão integrada do sistema alimentar, expressa no conceito de “segurança alimentar e nutricional”. O objetivo do presente artigo é descrever como a experiência brasileira na estruturação de uma agenda pública nacional de segurança alimentar e nutricional nas duas últimas décadas dialoga e converge com a concepção de nutrição e sistemas alimentares abordada nos documentos que instituem a Década. Para tanto, são abordados aspectos relativos à governança da segurança alimentar e nutricional no Brasil e o papel dos programas de compras públicas da agricultura familiar, com objetivo de incentivar a produção, a comercialização e o acesso a uma alimentação saudável em nível local e propiciar um sistema alimentar mais saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Trentin, Lorena Saviani, Ghiovani Zanzotti Raniero, Crislayne Teodoro Vasques, Kimberli Pauline Berwig, Eloize da Silva Alves, Maiara Pereira Mendes, and Antônio Roberto Giriboni Monteiro. "Produção de maltes especiais de trigo em escala piloto, produção e caracterização de cerveja." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 3, 2021): e3110312879. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12879.

Full text
Abstract:
A cerveja é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e para sua produção são necessários como ingredientes, o malte, a água, lúpulo, leveduras e adjuntos, sendo o malte o principal ingrediente e aquele que define a qualidade e sabor da bebida. Todavia, o malte se dá pelos processos de maceração, germinação e secagem. O grão mais utilizado pelas indústrias é a cevada, mas neste trabalho usou-se como matéria-prima o trigo, pois é o cereal de maior produção no mundo. Dois tipos de maltes podem ser obtidos no processo de secagem, o malte Pilsen e o malte especial. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo produzir maltes de trigo especiais e torrados em escala piloto e produzir cervejas a partir dos mesmos. Foram produzidos três tipos de malte, os quais foram analisados quanto à sua composição centésima, teste de germinação e teor de sólidos solúveis. A cerveja foi caracterizada por meio de análises e através da aceitação sensorial e intenção de compra. As maiores temperaturas e tempo de secagem resultaram em diminuição da umidade, carboidrato e aumento da fibra no malte, diferentes teores de sólidos solúveis no mosto e uma maior coloração e menor pH nas cervejas (p<0,05). Não houve efeito nos demais parâmetros avaliados (p<0,05). Quanto à aceitação sensorial os provadores gostaram de regularmente à não gostaram e nem desgostaram das bebidas. Na intenção de compra as amostras que receberam as maiores médias na análise sensorial se mantiveram como as que provavelmente seriam compradas pelos provadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ferreira, Jorge Brantes, Angilberto Sabino de Freitas, José Pedro Brilhante Rosa, Renata Georgia Motta Kurtz, and Maria Luiza Azevedo de Carvalho. "MOTIVADORES DE COMPRA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS: UMA TIPOLOGIA PARA O CONSUMIDOR EM AEROPORTOS." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 6, no. 1 (April 21, 2012): 32–47. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.486.

Full text
Abstract:
De forma a aumentar as suas fontes de receita, os aeroportos assumem cada vez mais um papel de polo comercial. No entanto, eles se diferenciam do varejo tradicional pelas questões psicológicas e atmosféricas inerentes ao ato de viajar. Perante a escassez de estudos no Brasil voltados para o entendimento dos motivadores de compra nos aeroportos brasileiros, este estudo se propõe a investigar o comportamento de compras de passageiros brasileiros, pesquisando motivações de compra em aeroportos. Para tanto, 157 passageiros brasileiros do Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) foram convidados a participar de uma survey elaborada com base nas variáveis e constructos sugeridos por Geuens, Vantomme e Brengman (2004). Os resultados revelaram quatro dimensões de motivação de compra: duas delas ligadas às características de um aeroporto – Atmosféricas e Relacionadas ao Aeroporto – e outras duas comuns ao comportamento tradicional de compra – Social e Funcional. Baseado nas dimensões reveladas, os passageiros brasileiros foram classificados em quatro tipos distintos de consumidores: Consumidor Interativo, Consumidor Egocêntrico, Consumidor Tradicional e Consumidor Apático/Indiferente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Natália Maria Garcia de, Frederico Braida, and Antonio Colchete Filho. "Padrões arquitetônicos e urbanísticos da inserção dos supermercados nas cidades / Architectural and urbanistic patterns of supermarket insertion in cities." Oculum Ensaios 15, no. 1 (April 3, 2018): 67. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v15n1a3948.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o tema das relações entre cidade e comércio e tem por objetivo principal analisar os padrões de inserção dos supermercados na cidade. As reflexões levantadas são fruto de quatro estudos de caso realizados em Juiz de Fora, cidade mineira de médio porte, a partir das seguintes categorias de análise: história das ocupações no lote, edifício no lote, volumetria, aspectos do entorno, acessos, fachada e comunicação visual. A metodologia utilizada baseou-se em uma investigação eminentemente de caráter exploratório e qualitativo, alicerçada pelas pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Ao final, observou-se que os supermercados seguem lógicas de inserção arquitetônica e urbanística de acordo com o lote e com a localização, além das estratégias da marca em pleno diálogo com o entorno. Destaca-se, também, que, atualmente, os supermercados são, além de lugares de compras diárias, espaços de passeio e lazer, podendo ser entendidos como reflexos do comportamento humano na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Rondineli Mendes da, and Rosângela Caetano. "Gastos da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Brasil, com medicamentos: uma análise do período 2002-2011." Cadernos de Saúde Pública 30, no. 6 (June 2014): 1207–18. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00124612.

Full text
Abstract:
O estudo analisou o comportamento histórico das compras de medicamentos da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, Brasil, entre 2002-2011. Utilizaram-se dados financeiros sobre quantidade anual total adquirida e preço unitário. Calcularam-se o gasto anual por habitante e a proporção das despesas com medicamentos frente aos gastos municipais em saúde. Os gastos foram ajustados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo para compará-los a 2011. Os medicamentos foram classificados, segundo ambiente de predomínio de uso, em hospitalar ou atenção primária e pelas classes do sistema anatômico-terapêutico-químico da Organização Mundial da Saúde. Os gastos totais ajustados foram de cerca de R$ 575 milhões, com redução ao longo do intervalo analisado. Medicamentos anti-infecciosos e vinculados aos sistemas cardiovascular e nervoso responderam por 55% dos gastos totais. Houve transição dos gastos com medicamentos do ambiente hospitalar para aqueles de uso predominante na atenção primária em saúde. A análise pode potencializar a gestão e sinaliza para necessidade de correção de rumos na política municipal de medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Portal, Riziane Duarte, Ima Célia Guimarães Vieira, and Otávio Do Canto. "Alimentação escolar no contexto da pandemia COVID – 19 nas Instituições Federais de Ensino da Região Metropolitana de Belém/Pará." Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento 15, no. 1 (June 25, 2021): 175. http://dx.doi.org/10.18542/raf.v15i1.9798.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante a pandemia nas Instituições Federais de Ensino (IFEs) localizadas na Região Metropolitana de Belém (RMB). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de natureza teórico-empírica que combina elementos da pesquisa exploratória e descritiva, envolvendo em seus procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental e entrevista in loco com as comissões de compras do PNAE dessas instituições. Verificou-se que normativas foram criadas para a execução do PNAE durante períodos de calamidade pública permitindo adotar ações de caráter emergencial. As IFEs da RMB enfrentaram dificuldades e utilizaram estratégias próprias como manutenção de auxílio em renda, distribuição de alimentos e campanha para arrecadação de cestas básicas, optando por não distribuir gêneros da agricultura familiar. A pandemia ressaltou a importância do PNAE para promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no entanto as estratégias utilizadas pelas instituições estudadas não alcançaram os desafios para execução do PNAE em tempos de calamidade pública.Palavras chavesPrograma Nacional de Alimentação Escolar; Pandemia; Segurança Alimentar e Nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Bezerra, Antônio Elano Firmino, Luciana Batista Sales, Adriana Martins de Oliveira, and Caritsa Scartaty Moreira. "ATRIBUTOS DE TRANSAÇÃO E PRESSUPOSTOS COMPORTAMENTAIS À LUZ DA TEORIA DO CUSTO DE TRANSAÇÃO ECONÔMICA: ESTUDO MULTICASO NO SEGMENTO SALINEIRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 26, no. 2 (August 2020): 495–523. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.292.96905.

Full text
Abstract:
RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo identificar e relacionar os atributos de transação e os pressupostos comportamentais à luz da teoria do custo de transação econômica, no segmento salineiro do Estado do Rio Grande do Norte. Utilizou-se a abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e recorte temporal transversal. Foi desenvolvido um estudo multicaso em três empresas por meio de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores responsáveis pelas compras. As entrevistas foram transcritas e importadas para o software Atlas.ti 8.2. Após a codificação, os códigos foram classificados em grupos para depois gerar as famílias e as redes. Os achados mostraram que existe a incidência de especificidade de ativos: Locacional, Físico, Dedicados, Humanos, Marca e Temporal, favorecendo a frequência das transações, representada pela continuidade das relações com os fornecedores, o que gera redução da racionalidade limitada dos agentes envolvidos e, por consequência, diminuição da incerteza e inibição do comportamento oportunista. Tal fato ocorre em virtude da recorrência das relações entre as salinas e os seus fornecedores, o que proporciona confiança e segurança entre as partes. Percebeu-se que o fator de maior influência, na redução dos custos de transação, para o setor salineiro, é a frequência decorrente da própria especificidade de ativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Fernandes, Wesley Rodrigo, and Beatriz Valadares Cendón. "Influência de fatores individuais no uso de bibliotecas digitais: o caso do Portal de Periódicos da Capes." Perspectivas em Ciência da Informação 23, no. 3 (September 2018): 39–66. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2872.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo investigou usuários e não-usuários do Portal de Periódicos da Capes com o objetivo de identificar variáveis independentes determinantes para sua utilização ou não. Como procedimento metodológico foi adotado um web survey, enviado a 14.763 docentes de 17 universidades federais brasileiras, que continha questões referentes às características pessoais, características profissionais, suas atitudes em relação aos periódicos impressos versus eletrônicos e a descoberta dos motivos dos docentes ao utilizar a Internet. Os resultados observados indicam, no que diz respeito às características pessoais, que a variável sexo não é determinantes para a utilização do Portal. Já a variável idade apresenta-se como determinante para sua utilização. No que diz respeito às características profissionais ficou evidenciado que as variáveis área do conhecimento, universidade e formação acadêmica são determinantes para sua utilização, já a variável região geográfica não se apresentou como uma variável determinante para a utilização do Portal. Outro comportamento observado foi a preferência pelas duas formas impressa e eletrônica simultaneamente pela maioria dos respondentes. As três principais finalidades de uso da Internet indicadas pelos docentes são realizar pesquisas acadêmicas, acessar e-mail e fazer compras respectivamente. Recomenda-se pesquisas qualitativas para melhor entendimento de alguns dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Servidoni, Alexandre Barbosa, Liliane Coelho, Marcos de Lima Navarro, Fernanda Gobbi de Ávila, and Raquel Mezzalira. "Perfil da automedicação nos pacientes otorrinolaringológicos." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 72, no. 1 (February 2006): 83–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992006000100013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever os hábitos de automedicação praticados pelos pacientes portadores de afecções otorrinolaringológicas, visando caracterizar aspectos problemáticos passíveis de intervenção. FORMA DE ESTUDO: Estudo descritivo. MATERIAL E MÉTODO: Utilizamos como instrumento para a obtenção dos dados deste trabalho um questionário em formato de testes de múltipla escolha, contendo 17 questões sobre os hábitos de automedicação, distribuído a pacientes atendidos na clínica de otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier, durante o mês de julho de 2003. RESULTADO: Aproximadamente 83% dos pacientes relataram já ter usado ou comprado medicação sem apresentação da receita médica. Porém, desse total, 73% responderam que tal medicação não requeria "apresentação obrigatória" da receita para a sua compra. Os mais utilizados foram: analgésicos/antitérmicos (90%), seguidos pelos antigripais (78%) e pelos AINEs (69%). Os antibióticos apareceram em 8 (11%). Com relação aos motivos ou doenças que os pacientes acreditavam possuir, as cefaléias (76%), que justificassem a automedicação, observamos: em 1 seguidas por resfriados/gripes (74%) e por quadros febris (56%). Já as otites apareceram em último lugar (12%). CONCLUSÃO: Este trabalho demonstra a necessidade de contínuas campanhas informativas e conscientizadoras da população em geral quanto aos riscos de uma automedicação desnecessária ou equivocada, além da devida regulamentação e fiscalização do mercado farmacêutico pelas autoridades competentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Carneiro, Adriano Figueredo. "A Irresponsabilidade da Administração Pública por Encargos Trabalhistas em Face do Inadimplemento de Pessoa Contratada: Constitucionalidade do Art. 71, § 1º, da Lei 8.666/1993." Revista Controle - Doutrina e Artigos 9, no. 1 (June 30, 2011): 229–45. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v9i1.123.

Full text
Abstract:
O processo licitatório é o meio pelo qual a Administração Pública, em regra, contrata pessoas para a realização de obras, serviços, compras, alienações e locações, e tem seu fundamento no art. 37, XXI, da Constituição Federal de 1988, de maneira que o contrato realizado sob o manto da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) será regido, em sua plenitude, pelas normas ali insculpidas, em face do critério da legalidade e da especialidade. A ordem jurídica licitatória e contratual excluiu a responsabilidade da Administração Pública pelos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais resultantes da inadimplência do contratado, nos termos do art. 71, § 1º, da Lei nº 8.666/93, porém a Justiça Trabalhista, com fundamento no art. 2º, § 2º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Súmula nº 331, do Tribunal Superior do Trabalho, vem declarando a responsabilidade da Administração Pública pelos encargos trabalhistas, em flagrante desrespeito à lei que regula a espécie. Procura-se, neste resumido trabalho, assentar o entendimento da constitucionalidade do art. 71, § 1º, da Lei nº 8.666/93, e da não aplicação da Súmula sobredita, na parte em que enuncia a responsabilidade subsidiária dos órgãos da administração pública direta e indireta, pelos encargos trabalhistas, em virtude de inadimplência da pessoa que foi contratada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography