To see the other types of publications on this topic, follow the link: Pedagogia - licenciatura.

Journal articles on the topic 'Pedagogia - licenciatura'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Pedagogia - licenciatura.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Janata, Natacha Eugênia, and Edson Marcos de Anhaia. "As bases teóricas da Educação do Campo e suas contribuições para a licenciatura em Educação do Campo." CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 13, no. 34 (August 31, 2018): 95–112. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.n34.pp95-112.

Full text
Abstract:
A Licenciatura em Educação do Campo surge como modalidade de ensino superior no Brasil em 2007, como fruto das conquistas dos movimentos sociais do campo, os quais vinham constituindo a Educação do Campo. O questionamento central para esse texto foi compreender quais as contribuições dos pressupostos da Educação do Campo, - a Pedagogia Socialista; a Educação Popular; a Pedagogia do Movimento Sem Terra e a Pedagogia da Alternância -, para os processos formativos da Licenciatura em Educação do Campo. O objetivo foi o de estabelecer articulações, indicando contribuições para a formação de professores das escolas do campo no sentido de um projeto societário comprometido com a emancipação humana. Como instrumento teórico-metodológico fizemos uso da pesquisa bibliográfica a fim de elaborar uma síntese reflexiva sobre a temática. Concluímos que a relação trabalho e educação, o trabalho coma atualidade e a auto-organização dos estudantes são elementos centrais da Pedagogia Socialista a ser considerada pelos processos formativos na Licenciatura. No que diz respeito à Educação Popular um importante legado é a busca pela relação entre os conhecimentos da prática e os sistematizados cientificamente, pelo diálogo. Quando à Pedagogia do Movimento, a matriz formativa da luta social aparece com ênfase. Por fim, a Pedagogia da Alternância, elemento metodológico, tem a possibilidade de aproximar teoria e prática. Vislumbra-se a possibilidade de contribuição das Licenciaturas em Educação do Campo mediante a busca da efetivação da formação deprofessores para as escolas do campo comprometidos teórica e praticamente com os pressupostos apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Piovezana, Leonel. "Licenciatura Indígena (curta metragem)." Revista Pedagógica 13, no. 26 (April 8, 2013): 334. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v13i26.1277.

Full text
Abstract:
Coordenação: Leonel Piovezana e participação dos acadêmicos dos cursos da Licenciatura Intercultural Indígena em Pedagogia; Línguas, Artes e Literaturas; Matemática e Ciências da Natureza.Ciências Humanas e Sociais. O filme foi realizado na Terra Indígena Xapecó, de Ipuaçu (SC); Terra Indígena Chimbangue, de Chapecó (SC) e Unochapecó, Campus Chapecó
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade, and Renata Meira Veras. "Projeto político pedagógico e diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em pedagogia." Educação (UFSM) 43, no. 4 (October 1, 2018): 699. http://dx.doi.org/10.5902/1984644429779.

Full text
Abstract:
O artigo aborda o tema da formação em Licenciatura em Pedagogia, vinculando-se à discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais dessa graduação. Utilizando-se da análise documental, o artigo buscou discutir as relações existentes entre um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma Licenciatura em Pedagogia e essas Diretrizes, apontando questões pertinentes à pauta da formação de professores. A perspectiva metodológica adotada foi a análise foucaultiana do discurso, que valoriza a linguagem e as suas implicações nas práticas sociais. A análise indicou, no PPP, a presença de um discurso prescritivo, de caráter normativo, em consonância às Diretrizes, mas também demonstrou um discurso preocupado em atingir o compromisso e a transformação social. A formação organiza-se em dois eixos principais, que são a pesquisa e a práxis pedagógica, o que enfatiza a identidade de um professor-pesquisador. No PPP, os alunos, docentes e a comunidade são posicionados por uma estrutura de deveres e passividade. Ressaltou-se a importância da constante atualização e problematização da formação nas Licenciaturas, referentes tanto aos Projetos Políticos Pedagógicos, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brandão, Denise Freitas, and Maria Benedita Lima Pardo. "O interesse de estudantes de pedagogia pela docência." Educação e Pesquisa 42, no. 2 (June 2016): 313–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201606142126.

Full text
Abstract:
Resumo O presente estudo propôs-se a analisar as representações de estudantes de licenciatura em pedagogia acerca da profissão de professor, bem como compreender o interesse dos mesmos pelo exercício da docência, especialmente na educação básica. Participaram da pesquisa 120 alunos dos cursos de pedagogia licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em fase intermediária ou de conclusão de curso. Foi solicitado aos alunos que respondessem um questionário autoaplicável que investigava representações acerca da profissão de professor, avaliação da escolha do curso de licenciatura e interesse pela profissão docente. Os dados foram tratados com análise estatística e análise de conteúdo baseada em Bardin (2010). Dentre os principais resultados, observou-se que os estudantes atribuíram elevado grau de importância do professor para a sociedade, reconhecendo, porém, que a profissão não é valorizada socialmente, fator que surgiu como uma das principais justificativas para a insatisfação com a escolha do curso de pedagogia licenciatura. Ainda que significativa parte dos respondentes (79,8%) afirmasse pretensão de ensinarem em sala de aula, a maioria não manifestou interesse por uma atuação mais duradoura (por mais de dez anos) nessa atividade. Os resultados possibilitaram considerar que, embora a representação positiva da função social do professor contribua para o interesse ou admiração pela profissão, esse aspecto apenas parece insuficiente para motivar a permanência de estudantes nessa carreira, o que aponta para a necessidade de mudanças nas condições de trabalho e no contexto de desvalorização social da profissão docente, aspectos percebidos como negativos por esses estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Carlos Eduardo Candido, and Jose Luiz Bizzelli. "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ." Revista Eletronica Gestão & Saúde 3, no. 1 (November 21, 2012): 1440. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v3i1.14062.

Full text
Abstract:
O presente estudo, em nível de doutorado, está em fase inicial no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP, campus de Araraquara-SP. O referido faz uma análise das políticas governamentais em educação a distância por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apresenta-se, neste momento, o percurso histórico de criação e expansão do sistema da Universidade Aberta do Brasil com ênfase nas políticas de expansão do ensino superior e também os cursos de licenciatura em pedagogia ofertados pelas universidades parceiras do sistema da Universidade Aberta do Brasil na região sudeste. Entre os principais objetivos do estudo está comparar as políticas governamentais brasileiras de expansão do ensino superior com a gestão e as características dos cursos de licenciatura em pedagogia. Os resultados parciais indicam ao todo 51 universidades que ofertam cursos de licenciatura em pedagogia pelo sistema UAB no Brasil, sendo 12 instituições na região sudeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Azevedo, Thais Angela Cavalheiro, Andrea Coelho Lastória, and Filomena Elaine Paiva Assolini. "A geografia nos cursos de pedagogia das IES públicas do estado de São Paulo." Educação em Perspectiva 8, no. 3 (December 19, 2017): 462–77. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.921.

Full text
Abstract:
Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem ser, prioritariamente, Licenciados em Pedagogia. Nessa etapa da escolarização, uma das áreas do conhecimento que devem ser contempladas é a Geografia. Assim, no presente artigo temos como objetivo identificar como os componentes curriculares voltados para o ensino de Geografia são propostos nos currículos formais dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Realizamos um trabalho com contornos qualitativos, por meio de análise documental envolvendo nove cursos na modalidade presencial em instituições públicas paulistas. Constatamos que as cargas horárias apresentam considerável variedade entre os cursos. A Geografia está presente quando são propostos os estágios supervisionados, as linhas de pesquisa, entre outras práticas. As Licenciaturas em Pedagogia contemplam o ensino de Geografia, de diferentes maneiras e com variadas denominações, portanto, seu “lugar” é garantido, mesmo que minimante, no currículo da formação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueiredo, Auriluci Carvalho. "Ensino de estatística: estudantes de licenciatura em Pedagogia discutem em ambiente virtual a experiência de aplicar sequências didáticas." Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática 14 (September 27, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62770.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa como as sequências de ensino que envolvem conceitos de estatística básica podem contribuir na formação docente de estudantes de licenciatura em pedagogia. Para tanto, estudantes de um curso de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (alguns dos quais já atuavam como professores da educação básica ou já tinham contato com alunos durante estágio) aplicaram sequências de ensino que contemplavam conteúdos básicos da estatística a alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de educação básica. Os resultados foram analisados sob a ótica de Shulman, que categoriza os conhecimentos do professor ligados ao conteúdo matemático – dos quais destacamos os conhecimentos específicos e pedagógicos necessários à docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental – e também sob o conceito de letramento estatístico de Gal, quanto a conteúdos estatísticos. Analisaram-se os relatos dos estudantes sobre suas experiências, disponibilizados em fórum virtual. A análise permitiu vislumbrar possibilidades de reflexão sobre a prática compartilhada entre alunos de licenciatura em pedagogia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Azevedo, Samara Moço, and Bianka Pires André. "Pedagogia e diversidade cultural: diretrizes para uma nova formação." Laplage em Revista 6, no. 1 (February 22, 2020): 34. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220202061718p.34-46.

Full text
Abstract:
O desrespeito ao outro e às diferenças tem provocado significativas discussões no âmbito acadêmico e no cenário educacional. Estas têm alcançado não só a escola básica, mas também as instituições que oferecem cursos de licenciatura, onde tem-se refletido e buscado uma formação que contemple o multiculturalismo como política educacional, a fim de valorizar e promover a diversidade cultural como realidade latente e concreta na sociedade brasileira. Assim, torna-se relevante refletir e repensar como a diversidade cultural tem sido tratada em cursos de Licenciatura em Pedagogia, tendo em vista as demandas da sociedade, do contexto escolar e acadêmico na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Scortegagna, Paola Andressa, and Isadora Fonseca de Souza. "A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos." Horizontes 38, no. 1 (August 31, 2020): e020040. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.910.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa qualitativa tem por objetivo analisar como ocorre a formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos, especialmente para atuação na alfabetização. Essa investigação se sucedeu nos anos de 2017 e 2018 e utilizou como instrumentos de coletas de dados as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, das universidades estaduais de São Paulo e Paraná e questionários para acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Constatou-se que a EJA apresenta desafios que ainda precisam ser enfrentados, dentre estes, a formação de professores para atuarem seguindo as especificidades da área, visto que os cursos de Licenciatura em Pedagogia possuem lacunas no processo de formação profissional docente para a modalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Rubslei Sabino da, and Wolney Honório Filho. "A formação em pedadogia no curso de licenciatura plena parcelada em Goiás/Câmpus Pires do Rio (2000-2007)." Educativa 19, no. 2 (February 14, 2017): 709. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5415.

Full text
Abstract:
Resumo: Este texto trata da proposta de formação docente do curso de Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia, no Estado de Goiás, entre 2000 e 2007, através da criação do Programa Universidade para os Trabalhadores da Educação. Busca-se relacionar a formação indicada na proposta pedagógica na licenciatura em Pedagogia com a ideia de formação ao longo da vida. A metodologia utilizada foi análise de documentos da Universidade Estadual de Goiás e entrevistas (histórias de vida) com quatro professoras egressas do curso. Verifica-se uma complexidade formativa, onde há uma inter-relação entre vida pessoal e vida profissional, levando a professora a escolhas duras ao longo da vida, sacrificando família para se aperfeiçoar profissionalmente. Palavras-Chave: História de Vida; Licenciatura Plena Parcelada; Formação Docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Brandt, Andressa Graziele. "CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A PARTIR DAS DCNCP (2006)." Revista Expressão Católica 8, no. 2 (December 18, 2019): 53. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v8i2.3718.

Full text
Abstract:
O presente texto busca equacionar o movimento de constituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNCP), aprovada pela resolução MEC/CNE nº 1, de 15 de maio de 2006. Delimitamos como objetivo refletir sobre a constituição das DCNCP (2006) e a reformulação dos PPCs através de suas proposições de formação do pedagogo. Partimos do seguinte problema de pesquisa: Quais são os significados sociais e historicamente válidos nos desenhos curriculares do curso de Pedagogia ao longo da sua constituição? Apresentamos a constituição histórica dos desenhos curriculares do curso de pedagogia de aspectos conceituais sobre currículo e o desenvolvimento curricular dos professores. Essa pesquisa de caráter qualitativo-descritivo está fundamentada em pesquisadores como: Bissolli da Silva (2003); Brzezinski, (1996); Durli (2007); Gatti (2003), Pimenta at al (2017); Pacheco (2007); Saviani (2009), Sacristán (2003); Nóvoa (1992); entre outros. Os resultados apontaram a constituição dos desenhos curriculares dos cursos de licenciatura de Pedagogia, a partir das suas reformulações fomentadas pelas DCNCP (2006). Constatamos que a formação proposta carece de uma análise profunda, após uma década de implantação e realização de formação de professores para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, gestão e espaços não escolares; que é a proposição de formação profissional do pedagogo que tem por base a constituição da docência; por fim, que o objeto de estudo carece de novas e profundas investigações do campo da pedagogia no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Jeffrey, Debora Cristina, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, and Luciane Grandin. "O curso de licenciatura em pedagogia: uma análise das adequações normativas e curriculares." Revista Internacional de Educação Superior 2, no. 2 (September 30, 2016): 291–310. http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7621.

Full text
Abstract:
O Curso de Licenciatura em Pedagogia, entre os anos de 2002 e 2015, tem sido influenciado por normativas nacionais que induzem a constituição de um modelo de formação profissional, sem que se estabeleça uma relação à política de formação de professores no Brasil. Neste sentido, o artigo problematiza o processo de adequação normativa e curricular envolvendo o Curso em questão, destacando as principais concepções de formação de professores no país e sua influência em determinações legais e curriculares, a trajetória da legislação na última década, produzida pelo Conselho Nacional de Educação e os núcleos de formação enfatizados. A fim de auxiliar a análise, é retratado o caso de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Estadual de São Paulo e sua dinâmica interna para atender às adequações normativas e curriculares estabelecidas nos últimos anos. Evidencia-se que, houve um número significativo de orientações normativas em âmbito nacional referente aos Cursos de Licenciatura no país. Essas orientações, por sua vez, influenciam diretamente a constituição dos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura, sem que a formulação de uma agenda e a constituição de uma política de formação de professores fossem efetivamente implementados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Varani, Adriana, Dirce Zan, and Luciane Aparecida Grandin. "O curso de pedagogia entre deliberações." Educação (UFSM) 45 (January 31, 2020): 6. http://dx.doi.org/10.5902/1984644435265.

Full text
Abstract:
Num contexto de redefinição dos cursos de licenciatura em nível nacional, posicionamentos e concepções distintas são pautadas e entram em disputa. O presente texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma destas disputas, o processo de regulação dos cursos de licenciatura, mais especificamente o de Pedagogia, no cenário de aprovação da deliberação 111/12 do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Tal reflexão se dá a partir de nossa experiência como docentes de uma universidade pública paulista. Para tanto iniciamos com a breve contextualização do quadro histórico do referido curso, desde sua fundação com a perspectiva de formação de especialistas, passando pela organização de movimentos de profissionais da educação na luta por uma formação de professores em nível universitário. Com o objetivo de definir uma política para a formação de professores dos anos iniciais e dos anos finais do ensino fundamental das instituições públicas de ensino superior em São Paulo, em 2012 o CEE apresenta uma proposta de deliberação sobre o assunto. Tal apresentação provoca questionamentos diversos, desde o conteúdo voltado para um olhar eminentemente prático para a ação docente, passando pela compreensão de como tal deliberação e o discurso que o acompanhou, via mídia, anunciava uma interferência na autonomia didático-científica da universidade, prevista na Constituição de 1988. Com esta discussão gostaríamos de trazer à tona uma realidade local que reflete e retrata políticas de dimensão nacional no campo da formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Klein, Remí. "Ensino Religioso: expectativas e perspectivas discentes em formação docente." Revista Pistis Praxis 2, no. 2 (September 29, 2010): 253. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v2i2.10693.

Full text
Abstract:
Este trabalho avalia a importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Pedagogia, uma vez que, pela legislação vigente em âmbitos nacional e estadual, não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O artigo abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na disciplina em cursos de Licenciatura em Pedagogia em Institutos de Ensino Superior (IES) na região metropolitana de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ciríaco, Klinger Teodoro, and Cristiana Mariano. "Da licenciatura em pedagogia à indução na docência: contribuições do PIBID." Debates em Educação 12, no. 28 (August 18, 2020): 289. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p289-311.

Full text
Abstract:
Relata-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender contribuições de um programa de iniciação à docência para a formação de professores no que tange ao modelo formativo proposto, bem como identificar aspectos deste para a superação das dificuldades no início da carreira. Para tanto, adotou-se uma análise comparativa das experiências de formação de duas professoras iniciantes, sendo uma egressa apenas da licenciatura em Pedagogia e a outra do PIBID, ambas da mesma instituição. Os dados foram coligidos a partir de entrevistas semiestruturadas com as docentes em atuação profissional no município de Naviraí, interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Da análise, conclui-se que a formação inicial parece cumprir um papel importante para o início da aprendizagem profissional e as ações do PIBID contribuíram para compreender a dinâmica do trabalho docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Arlete Ramos dos, Elisângela Andrade Moreira Cardoso, and Claudio Pinto Nunes. "Reformulação de cursos de licenciatura na Bahia: interesses e desafios subjacentes." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 11, no. 21 (August 30, 2019): 11–30. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.226.

Full text
Abstract:
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados por três Instituições de Ensino Superior – IES da Bahia, para reformular os cursos de licenciatura, com destaque para o curso de Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com coordenadores e docentes do referido curso. Os resultados demonstraram que as reformulações foram realizadas a partir da influência das agências internacionais que exigem a elaboração de políticas educacionais de formação docente e adequação curricular nas licenciaturas para atender o mercado. Mas também, merecem atenção a falta de interesse dos alunos pelas licenciaturas devido à falta de garantia de retorno financeiro, além das condições sociais e econômicas desfavoráveis de grande parte desses discentes que necessitam de um olhar das políticas públicas para garantir o acesso e permanência para concluírem a formação inicial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pimenta, Selma Garrido, José Cerchi Fusari, Cristina Cinto Araujo Pedroso, and Umberto de Andrade Pinto. "Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente." Educação e Pesquisa 43, no. 1 (March 2017): 15–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201701152815.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo tem como questão central os cursos de pedagogia organizados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006. Seu objetivo é discutir a formação de professores polivalentes para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental oferecida nesses cursos, a partir dos dados de pesquisa realizada em instituições públicas e privadas do estado de São Paulo, no período de 2012 a 2013, com apoio do CNPq. Para a abordagem quantitativa, foi utilizada a técnica de análise documental do conjunto das 144 matrizes curriculares obtidas. Como base para a abordagem qualitativa, os dados foram analisados a partir do cruzamento entre as características das instituições e as características das disciplinas que compõem suas matrizes curriculares. Os dados mostram que a maioria dos cursos de pedagogia no estado de São Paulo são oferecidos por instituições privadas, com cargas horárias mínimas e que não têm a pesquisa como inerente às suas características. A análise interpretativa dos resultados evidencia que os cursos de pedagogia estudados refletem os mesmos problemas apontados na literatura da área sobre as DCNCP/2006: a indefinição do campo pedagógico e a dispersão do objeto da pedagogia e da atuação profissional docente. Consequentemente, esses cursos, em sua maioria, não estão formando o pedagogo e, tampouco, um professor polivalente para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, pois sua formação se mostra frágil, superficial, generalizante, fragmentada, dispersiva e sem foco. Na conclusão são apontados possíveis caminhos para superar alguns desses problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Piloto, Thiago Oliveira, Joelma De Moura Ferreira, and Luiz Antônio Vilalta. "Atuação profissional dos egressos das licenciaturas do Instituto Federal Goiano (2013-2014)." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 9, no. 18 (January 3, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133841309.

Full text
Abstract:
É objetivo dos institutos federais, entre outros, garantir uma parcela de suas vagas a fim de atender os cursos de licenciatura. Em contrapartida é esperado que os egressos retribuam devolvendo para a sociedade o conhecimento adquirido. Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar se os egressos dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Goiano-IF Goiano-atuam profissionalmente na área de formação acadêmica específica. A pesquisa foi desenvolvida nos cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas e Química de diversos campi do IF Goiano, abrangendo as turmas de 2013 e 2014.Palavras-chave: licenciatura; egressos; Instituto Federal Goiano; desenvolvimento regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Klein, Remí. "FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO EM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL." Revista Pistis Praxis 4, no. 2 (October 6, 2012): 561. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v4i2.8816.

Full text
Abstract:
O texto visa a socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente.Parte do pressuposto da importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Pedagogia, visto que, pela legislação vigente em nível nacional e estadual (RS), não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na referida disciplina pedagógica em cursos de licenciatura em Pedagogia em instituições de ensino superior na região metropolitana de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Klein, Remí. "FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO EM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL." Revista Pistis Praxis 4, no. 2 (October 6, 2012): 561. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6113.

Full text
Abstract:
O texto visa a socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente.Parte do pressuposto da importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Pedagogia, visto que, pela legislação vigente em nível nacional e estadual (RS), não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na referida disciplina pedagógica em cursos de licenciatura em Pedagogia em instituições de ensino superior na região metropolitana de Porto Alegre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Fialho, Lia Machado Fiuza, Lorena Brenda Santos Nascimento, and Scarlett O'hara Costa Carvalho. "MEMÓRIAS DE MARIA HELENA DA SILVA: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970)." Cadernos de Pesquisa 28, no. 1 (January 7, 2021): 320. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p320-341.

Full text
Abstract:
A democracia no contexto educacional é um anseio que perpassa a história brasileira, todavia, para ser compreendida e valorizada importa conhecer a história da educação, especialmente no tocante aos períodos autocráticos que cerceiam a liberdade de expressão e silenciam a luta pela educação crítica e transformadora voltada para a justiça social. Questiona-se como o regime ditatorial interferiu na formação de professores em nível superior em Fortaleza, mais especificamente na primeira turma de Pedagogia da Faculdade de Filosofia do Ceará (FAFICE). Em resposta, desenvolveu-se um estudo, amparado teoricamente nos pressupostos da história cultural e metodologicamente na história oral, com o objetivo de biografar Maria Helena da Silva, com ênfase na sua formação inicial em Pedagogia desenvolvida pela Faculdade de Filosofia do Ceará (1966-1970). A narrativa biográfica de uma aluna da primeira turma do referido curso, coletada mediante entrevista livre, permitiu inferir que a formação de professores, entre 1966 e 1970, na FAFICE, foi fortemente influenciada pela conjuntura política antidemocrática, que impunha o ideário tecnicista desenvolvimentista com vistas a formar mão de obra para o trabalho. Esse modelo de educação formou professores para atuar consoante a pedagogia tradicional, de maneira autoritária, como detentores e transmissores de um conhecimento estático e inquestionável. Aqueles docentes que adotavam uma postura diferente, como no caso de Helena Silva, eram exonerados ou perseguidos impossibilitando o desenvolvimento de uma educação democrática; o que demonstra a relevância da luta contra todo tipo de governo despótico que cerceie a liberdade de expressão.Palavras-chave: Biografia. Formação de professores. Ditadura Militar. Pedagogia. Faculdade de Filosofia do Ceará.MEMORIES OF MARIA HELENA DA SILVA: licensing in Pedagogy in times of dictatorship (1966-1970)AbstractDemocracy in the educational context is a desire that permeates the Brazilian history, however, to be understood and valued it is important to know the history of education, especially with regard to autocratic periods that restrict freedom of expression and silence the struggle for critical and transformative education for social justice. It is questioned how the dictatorial regime interfered in the training of teachers at a higher level in Fortaleza, more specifically in the first Pedagogy class of the Faculdade de Filosofia do Ceará (FAFICE). In response, a study was developed, supported theoretically on the assumptions of cultural history and methodologically on oral history, with the aim of biography Maria Helena da Silva, with emphasis on her initial education in Pedagogy developed by the Faculdade de Filosofia do Ceará (1966- 1970). The biographical narrative of a student in the first class of the course, collected through a free interview, allowed us to infer that the training of teachers, between 1966 and 1970, at FAFICE, was strongly influenced by the undemocratic political situation, which imposed the developmentalist technicism ideals with a view to train manpower for work. This model of education trained teachers to act in accordance with traditional pedagogy, in an authoritarian manner, as holders and transmitters of static and unquestionable knowledge. Those teachers who adopted a different posture, as was the case with Helena Silva, were exonerated or persecuted, making it impossible to develop a democratic education; which demonstrates the relevance of the fight against all types of despotic government that limits freedom of expression.Keywords: Biography. Teacher training. Military dictatorship. Pedagogy. Faculty of Philosophy of Ceará.MEMORIAS DE MARIA HELENA DA SILVA: licencia en Pedagogía en tiempos de dictadura (1966-1970)ResumenLa democracia en el contexto educativo es un deseo que impregna a la historia brasileña, sin embargo, para ser entendida y valorada, es importante conocer la historia de la educación, especialmente con respecto a los períodos autocráticos que restringen la libertad de expresión y silencian la lucha por una educación crítica y transformadora por la justicia social. Se cuestiona cómo el régimen dictatorial interfirió en la formación de docentes de graduado universitario en Fortaleza, más específicamente en la primera clase de pedagogía en la Faculdade de Filosofia de Ceará (FAFICE). En respuesta, se desarrolló un estudio, apoyado teóricamente en los supuestos de la historia cultural y metodológicamente en la historia oral, con el objetivo de la biografía Maria Helena da Silva, con énfasis en su educación inicial en Pedagogía desarrollada por la Faculdade de Filosofia de Ceará (1966- 1970). La narrativa biográfica de una mujer estudiante en la primera clase del curso, recopilada a través de una entrevista, nos permitió inferir que la formación de maestros, entre 1966 y 1970, en FAFICE, estuvo fuertemente influenciada por la situación política antidemocrática, que impuso los ideales tecnicistas desarrollistas con miras a entrenar mano de obra para el trabajo. Este modelo de educación capacitó a los maestros para actuar de acuerdo con la pedagogía tradicional, de manera autoritaria, como poseedores y transmisores de conocimiento estático e incuestionable. Aquellos maestros que adoptaron una postura diferente, como fue el caso de Helena Silva, fueron exonerados o perseguidos, haciendo imposible desarrollar una educación democrática; lo que demuestra la relevancia de la lucha contra todo tipo de gobierno despótico que limita la libertad de expresión.Palabras clave: Biografía. Formación de profesores. Dictadura militar. Pedagogía. Facultad de Filosofía de Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gasparin, João Luiz. "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: TEORIA SEM PRÁTICA? – ONDE ESTÁ O CRITÉRIO DE VERDADE?" Germinal: Marxismo e Educação em Debate 5, no. 2 (January 1, 2013): 89. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9701.

Full text
Abstract:
<p><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">Este trabalho tem como objetivo evidenciar uma prática da pedagogia histórico-crítica no processo escolar de ensino e aprendizagem. A questão diretriz deste trabalho docente e foi assim formulada: É possível a pedagogia histórico-crítica se constituir teórica e praticamente em uma didática nos cursos de licenciatura e no trabalho dos professores da rede pública estadual e das prefeituras municipais? O referencial teórico-metodológico do trabalho é o materialismo histórico-dialético. O relato trata da pedagogia histórico-crítica em sua aplicação prática em sala de aula. A metodologia de trabalho nos cursos de licenciatura consiste na apresentação dos fundamentos do materialismo histórico-dialético e da teoria histórico-cultural, bem como da explicação dos passos da pedagogia histórico-crítica e sua respectiva didática. Nas assessorias a secretarias municipais de educação segue-se a mesma estrutura teórica acrescida do planejamento de unidades de conteúdo que serão efetivamente aplicadas em sala de aula. Os resultados do trabalho teórico-prático com os licenciandos e com os professores da rede estadual de ensino e com os docentes das prefeituras evidenciam resultados positivos de aprendizagem dos educandos, mas apontam também a necessidade de aprofundamento teórico e a luta pela conquista das condições adequadas para a implantação efetiva da pedagogia histórico-crítica e sua didática nas escolas. </span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Evangelista, Olinda. "Conhecimento e Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia no Brasil." Perspectiva 26, no. 2 (December 4, 2009): 551–70. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n2p551.

Full text
Abstract:
Trata-se o presente texto de uma reflexão em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) que dá nova ordenação ao curso de Pedagogia no Brasil. O objetivo central foi verificar que relações se estabelecem entre formação para a docência – principal função da futura Licenciatura em Pedagogia – e produção de conhecimento, o lugar reservado para a pesquisa nas DCNP e o seu escopo na formação do professor. Para tanto, examinamos dois documentos fundamentais: o Parecer CNE/CP nº. 5/2005 (BRASIL, 2005) e a Resolução CNE/CP nº. 1/2006 (BRASIL, 2006). Em ambos verificamos a concepção de conhecimento presente e, com base em literatura específica, avançamos uma crítica que evidencia a produção do conhecimento na Licenciatura em Pedagogia como função subalternizada à gestão escolar. A secundarização da pesquisa na formação do Licenciado em Pedagogia concorre para o esvaziamento teórico da área da educação, vinculando-a a uma abordagem fortemente instrumental. Concluímos que, mais do que o abandono da razão, presenciamos o recuo da inteligência nacional em relação à perspectiva histórico-crítica pela adesão a um pensamento gelatinoso, pragmático e relativista. Estamos em presença da proliferação de intelectuais que investem na civilização das elites e catalisa mentes para a crença de que, se não é possível – e talvez nem desejável – mudar o capital, humanizemo-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Joseane Patrícia dos, Zélia Maria Soares Jófili, and Gilvaneide Ferreira de Oliveira. "Educação ambiental na prática pedagógica dos docentes do curso de Pedagogia." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 10, no. 19 (December 31, 2013): 66. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2186.

Full text
Abstract:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado que foi desenvolvida com docentes do curso de pedagogia de uma universidade pública que teve como objetivo investigar as contribuições do curso de licenciatura em Pedagogia para a formação do professor como educador socioambiental, tomando como base as concepções e práticas dos docentes do referido curso. Este artigo é parte dos resultados apresentados na dissertação, que tem por objetivo investigar as contribuições da inserção da EA na prática docente no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma IES para a formação do professor como educador socioambiental. Para a realização desta pesquisa, foram adotados os procedimentos metodológicos de uma abordagem qualitativa, e para a análise alguns dos pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os sujeitos deste estudo foram os docentes do referido curso. Como resultados verificamos que as práticas pedagógicas analisadas possibilitam oportunidades de reflexão crítica sobre as questões socioambientais, contribuindo para a formação de um pedagogo com um olhar mais sensível à EA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Araújo, Osmar Hélio Alves, and Ivan Fortunato. "De professor formador para professor formador." Educação em Perspectiva 11 (June 9, 2020): e020004. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8962.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discute-se a formação para a docência nos cursos de licenciatura relacionando-a a quatro indagações: será que os estudantes querem, cada vez menos, a docência? Como formar para a docência estudantes que não a querem, muitas vezes, como futura profissão? Até que ponto tem sido construído um trabalho coletivo, no contexto das licenciaturas, visando formar os estudantes para a docência? Além do mais, como formar professores em contextos onde se desconhece, ou desconsidera, muitas vezes, o valor da pedagogia na profissionalização docente? Este estudo, de natureza teórica, visa, numa perspectiva de (auto)questionamentos, interrogar e reconstruir o sentido da ação de ensinar nas licenciaturas no Brasil. Esta reflexão assenta o argumento do papel preponderante dos professores formadores de instigar os estudantes a se inscreverem na formação e na profissão docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Brito, Márcia Regina F. de. "ENADE 2005: perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas licenciaturas." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 12, no. 3 (September 2007): 401–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772007000300003.

Full text
Abstract:
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e é composto da prova, do questionário de avaliação da prova, do questionário dos coordenadores e do questionário sócio-econômico com 114 questões. A partir da análise desse material e dos dados do Censo da Educação Superior, foi elaborado o presente estudo com a finalidade de analisar o perfil dos estudantes dos cursos de Licenciaturas que se submeteram ao ENADE 2005, o desempenho desses estudantes na parte de Formação Geral e as razões que apontam para a escolha de cursos de Licenciatura, além de se buscar estabelecer as relações entre algumas variáveis selecionadas procurando verificar quais as diferenças significativas. Os resultados mostraram que os estudantes de Licenciatura concentram-se em cursos noturnos de IES privadas e são oriundos predominantemente do ensino médio público; a principal razão para a escolha da Licenciatura é o desejo de ser professor. Com relação ao desempenho, os melhores resultados, tanto de ingressantes como concluintes, são da área de Física (questões objetivas) e Geografia (nas questões discursivas); quando foi feita a média de ingressantes e concluintes por área verificou-se que a menor média é a obtida pela área de Pedagogia e a maior pela Geografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco, Eduardo José Freire, Marilaine De Castro Pereira Marques, and Marlize Reffatti Zinelli. "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES." Pedagogia em Foco 12, no. 8 (December 12, 2017): 87. http://dx.doi.org/10.29031/pedf.v12i8.312.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de estágio curricular supervisionado em licenciaturas. Metodologicamente, se fez revisão de literatura em estudos realizados por Pimenta (2010, 2011), Pimenta e Lima (2009), Pimenta e Anastasiou (2014), Fazenda (2011, 2012), Silva (2011), Moraes, André e Teruya (2009). Norteou-se o conceito de estágio pedagógico pelas práxis crítica, isto é, na perspectiva de se constituir em uma atividade transformadora do estagiário de licenciatura em seu campo de atuação. A partir disso, entende-se que o estágio não se constitui num projeto tão somente prático, mas a práxis educacional capaz de conduzir a promoção da melhoria da formação pedagógica do educando. Os saberes teóricos essenciais para formar profissionais da educação devem ser vistos dentro da perspectiva sociopolítica, econômica e cultural, não separados do contexto real, complementando a prática pedagógica experimentada pelo aluno da licenciatura. Contudo, a fundamentação teórica trabalhada no curso de licenciatura, em consonância com as atividades práticas no campo do estágio, exige um diálogo com a organização curricular do curso. Os currículos dos cursos de formação de pedagogia precisam ser repensados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de analisarem que professores estão sendo formados, para qual escola, para qual sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Valerio, Claudia Lucia Landgraf, and Maria Cristina Lima Paniago. "Os desafios de implementação das licenciaturas oferecidas pela Universidade Aberta do Brasil no Instituto Federal de Mato Grosso em Cuiabá." Research, Society and Development 9, no. 3 (March 5, 2020): e171932251. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2251.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, parte inicial de um estágio de Pós-Doutoramento na UCDB-MS, tem por objetivo traçar o perfil do Professor Formador da Universidade Aberta do Brasil/IFMT e verificar os desafios para a implementação dos cursos de licenciaturas oferecidos via UAB/IFMT – Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva. Para cumprir com nossos objetivos, adotamos uma abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa. Para efetivação da pesquisa, primeiro desenvolvemos um mapeamento, com pesquisa bibliográfica e documental, acerca da oferta das licenciaturas na UAB no Campus de Cuiabá do IFMT; em um segundo momento a aplicação de um questionário online, a fim de tecer o perfil dos sujeitos de pesquisa participantes no processo de implementação dos cursos de licenciatura da UAB-IFMT além de verificar os desafios acerca destas licenciaturas e por fim, articulamos os dados coletados. Selecionamos duas ofertas como lócus de pesquisa, a licenciatura em Pedagogia e a Complementação Pedagógica, ambas oferecidas pelo Campus Cuiabá, e aplicamos o questionário online nos Professores Formadores destes cursos. Os resultados obtidos demonstram que, apesar de os Professores Formadores serem Mestres e Doutores, a ausência de uma formação específica para trabalhar com a plataforma e interagir com os alunos dos cursos pesquisados se configurou como um dos desafios para a implementação destes cursos, contribuindo para a dificuldade de interação com os discentes e execução de algumas ações da plataforma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cerqueira dos Santos, Karine, and Maria Cláudia Silva do Carmo. "Narrativas Do Licenciado Em Pedagogia Da UEFS:." Revista Internacional Educon 2, no. 1 (July 15, 2021): e21021005. http://dx.doi.org/10.47764/e21021005.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta reflexões sobre a formação de professores e a prática docente de Licenciados Egressos mediante a ressignificação de atos de currículo produzidos no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana -UEFS/BA. Como processos metodológicos foram adotados a abordagem qualitativa da pesquisa, tomando aspectos da Etnopesquisa crítica e Multirreferencial e utilizando-se da entre-vista e as narrativas de história de vida profissional como dispositivos para recolhimento das informações. Para dar sustentação a pesquisa, utilizou-se como aporte teórico: Josso (2004), Macedo (2007) e Nóvoa (1992). Concluiu-se que as narrativas das experiências formacionais se revelam atos de currículo potentes para uma prática docente fundamentada e reflexiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Costa, Lucélida de Fátima Maia da. "Trabalho colaborativo na formação inicial do professor que ensina Matemática." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 11, no. 07 (November 20, 2020): 421–37. http://dx.doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2629.

Full text
Abstract:
Nesse artigo apresenta-se e discute-se resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com o objetivo de analisar as aprendizagens resultantes de um estudo desenvolvido com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia que atuam juntos no planejamento, elaboração e desenvolvimento de oficinas matemáticas para alunos do Ensino Fundamental, priorizando o trabalho colaborativo e a prática reflexiva voltada ao ensino de matemática. Os sujeitos da pesquisa são quatro licenciandos de um curso de Licenciatura em Matemática e três de Pedagogia, da Universidade do Estado do Amazonas. Entrevistas, elaboração de oficinas e rodas de diálogos foram as estratégias metodológicas para a construção dos dados da pesquisa que foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que o trabalho colaborativo pode fortalecer as aprendizagens e aproximar cursos que formam profissionais para o ensino de matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Drumond, Viviane. "Aprendizagem da docência: contribuições do PIBID na formação de professores(as)." Diversitas Journal 5, no. 4 (October 28, 2020): 3272–92. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1511.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este texto resulta de um estudo que buscou analisar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial de professores(as). Foi realizado no âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir de uma abordagem qualitativa, com dados recolhidos de fontes documentais e um questionário respondido por estudantes de licenciatura em pedagogia e professores(as) da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a inserção dos licenciandos no contexto escolar contribui com a aprendizagem da docência e qualifica à formação de futuros(as) pedagogos(as). As experiências construídas mostram que outras abordagens de formação são possíveis nos cursos de licenciatura, quando a prática educativa é tomada como elemento central da formação. PALAVRAS-CHAVE: Curso de Pedagogia, Escola de Educação Básica, Teoria e Prática,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Souza, Ana Lúcia Santos, and Daisi Teresinha Chapani. "Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo." Ciência & Educação (Bauru) 21, no. 4 (December 2015): 945–57. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040010.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo apresenta uma análise das concepções de ciência de um grupo de licenciandas de um curso de Licenciatura em Pedagogia e suas relações com as concepções apresentadas em documentos do curso e pela docente da disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino Fundamental de Ciências. Partimos das seguintes questões: uais as concepções de ciência demonstradas por concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia? Como essas concepções podem estar relacionadas ao processo formativo das licenciandas? O estudo ampara-se teoricamente em Habermas, que considera três tradições das ciências: empírico-analítica, histórico-hermenêutica e crítica. Os dados foram constituídos por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que a abordagem crítica que fundamenta o curso não foi materializada na construção ou revisão das concepções de ciência das discentes durante seu processo formativo, prevalecendo entre as mesmas, sobretudo, concepções de cunho positivista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Scheibe, Leda. "Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa." Cadernos de Pesquisa 37, no. 130 (April 2007): 43–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742007000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda as discussões e embates acerca da definição das diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia, ocorridos após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Focaliza o processo de mobilização e resistência das entidades do campo educacional no sentido de assegurar a docência como base para esse curso e a superação da dicotomia entre licenciatura e bacharelado no seu interior. A análise aponta como cerne do embate a contraposição ao modelo de formação dos Institutos Superiores de Educação e de Cursos Normais Superiores, veiculado pela reforma educacional da década de 1990, o qual se insere em um contexto de políticas neoliberais. Indica ainda que a recente aprovação de diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia (Parecer CNE/CP 5/2005 e Resolução CNE/CP 1/2006) e sua definição como uma licenciatura que forma unificadamente o professor para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, constitui uma solução negociada entre as entidades e o Conselho Nacional de Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rios, Pedro Paulo Souza, Helma De Melo Cardoso, and Alfrancio Ferreira Dias. "CONCEPÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE D@S DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA." Educação & Formação 3, no. 8 (September 5, 2018): 98–117. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v3i8.272.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da concepção d@s docentes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, campusde Itabaiana, sobre as temáticas: gênero, corpo e sexualidade. Utilizou-se a perspectiva teórica pós-crítica. Os sujeitos da pesquisa foram docentes do referido curso, com @s quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. O estudo sinalizou que, nas últimas décadas, são perceptíveis alguns avanços em relação às temáticas abordadas. Contudo, as mesmas estão no campo da implicação epistemológica individual d@ docente, fato que sinaliza para a necessidade de uma mudança na estrutura curricular, incorporando posturas da pedagogia queer e propõe uma nova postura política, novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, que demarcam as possibilidades de negociação na universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Batista, Morgana Fernandes, and Ricardo Luiz de Bittencourt. "FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESC, COM ENFÂSE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO." Revista Saberes Pedagógicos 2 (June 1, 2017): 202. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v2i0.3399.

Full text
Abstract:
A formação de professores é um processo complexo, uma vez que se entrelaçam diversos fatores, dentre os quais o estágio obrigatório. O objetivo geral desta pesquisa é “analisar a contribuição do Estágio Supervisionado Obrigatório para formação docente na perspectiva do licenciando do curso de licenciatura em Pedagogia da UNESC”. Alguns autores como Nóvoa (2009), Pimenta (2002) e Tardif (2002), entre outros, apontam perspectivas atuais de formação de professores. Já Pimenta e Lima (2012), Pimenta (2005), Moraes (2012) entre outros destacam o estágio supervisionado obrigatório como atividade formativa. Desenvolvemos a coleta de dados a partir da aplicação de um questionário com 15 (quinze) acadêmicos que cursavam a 8ª fase do curso de licenciatura em Pedagogia da UNESC no ano de 2016-1, no município de Criciúma-SC. As análises dos dados produzidas indicam que o estágio obrigatório tem forte impacto na formação dos licenciados em Pedagogia. Os sujeitos pesquisados indicam que o estágio supervisionado contribui para a escolha da modalidade em que querem atuar. Afirmam que este é o momento de fazer a articulação da teoria na prática e que este se constitui como atividade formativa por auxiliá-los em sua formação por inseri-los dentro da escola e da sala de aula para que seja possível observar a realidade escolar e, assim, refletir sobre sua prática pedagógica.PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Estágio Supervisionado. Pedagogia. Teoria x Prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Abbonízio, Aline, and Ramofly Bicalho dos Santos. "A Pedagogia da Alternância e a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): o ensino médio e a formação de educadores do campo." Dialogia, no. 23 (May 4, 2016): 69–79. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n23.6244.

Full text
Abstract:
Nossa inteno com este texto dar visibilidade ao Projeto Poltico-Pedaggico doCurso de Licenciatura em Educao do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(PROJETO, 2014), na estreita articulao com a Pedagogia da Alternncia, a partir dasatividades realizadas pela Regional Sul Fluminense. O objetivo principal desta Licenciatura formar educadores(as) para atuarem nas escolas do campo que atendam as sries finais doensino fundamental e ensino mdio, situadas em acampamentos e assentamentos da reformaagrria, nas comunidades rurais quilombolas, de pescadores artesanais e caiaras, nos movimentossociais do campo e da cidade e nas reas de produo agrcola familiar. A organicidadedesta Licenciatura tem como desafio articular escolarizao, melhorias nas condies de vida efortalecimento poltico dos grupos sociais envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pereira, Manuelli de Souza Vasconcelos, and Carla Patrícia Quintanilha Corrêa. "Plágio na formação docente: o atalho dos dias atuais." REVISTA INTERSABERES 16, no. 38 (July 25, 2021): 797–817. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v16i38.2073.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho objetiva refletir sobre a prática do plágio em textos acadêmicos, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma instituição de ensino superior pública do estado do Rio de Janeiro/Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da técnica de questionário, com cinquenta e três licenciandos dos últimos períodos do curso. Os resultados apontam que a maioria dos licenciandos entrevistados compreende o que é plágio, já ouviu falar sobre tal assunto em algum momento da sua graduação e já presenciou situações de plágio durante o seu curso. Por outro lado, muitos deles têm algumas dificuldades em realizar trabalho acadêmico e, para eles, esse é um dos fatores que levam à prática do plágio, assim como a falta de tempo e a facilidade encontrada pela presença de muitos materiais prontos na internet. Palavras-chave: Plágio. Licenciatura em pedagogia. Ética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Castro Maciel, Marluse, and Elodir Lourenço de Souza. "A pedagogia da alternância na perspectiva freireana." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 8, no. 3 (November 24, 2020): 53–66. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11350.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é demonstrar a proximidade entre a pedagogia da alternância, desenvolvida no curso de Licenciatura em Pedagogia do campo do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus avançado de Abelardo Luz, e a teoria freireana. Nesse sentido, tratamos sobre a experiência com a pedagogia da alternância vivenciada no referido curso, na perspectiva da práxis educativa, como forma de associação entre escola e comunidade. Os instrumentos metodológicos adotados neste trabalho foram a análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e a verificação do desenvolvimento dos componentes curriculares dos Projetos Integradores. Como resultado, constatamos que a experiência da pedagogia da alternância se assemelha à teoria freireana no que tange à relação teoria e prática, à pesquisa, à dialogicidade, à construção coletiva com a participação dos estudantes e professores na construção e condução do processo pedagógico/educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Oliveira, Assis da Costa, Francilene de Aguiar Parente, and William César Lopes Domingues. "Pedagogia da Alternância e(m) Etnodesenvolvimento: realidade e desafios." Educação & Realidade 42, no. 4 (August 7, 2017): 1545–65. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623663216.

Full text
Abstract:
Resumo: No presente artigo se analisa o processo de implantação da Pedagogia da Alternância no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, sediado no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará. De início, reflete-se sobre os aportes teóricos que fundamentam a alternância na perspectiva do etnodesenvolvimento e da interculturalidade. Posteriormente, analisa-se os ganhos educacionais obtidos com a adoção da metodologia, sobretudo no plano da relação entre teoria e prática, e conhecimentos tradicionais com conhecimentos científicos, assim como os problemas e desafios que sua adoção gera no plano administrativo e na prática docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Borre, Luciana. "Desobediência: uma intervenção urbana com a Pedagogia da Autonomia." Estudos Universitários: revista de cultura 38, no. 1 (September 1, 2021): 477. http://dx.doi.org/10.51359/2675-7354.2021.249913.

Full text
Abstract:
Apresento a intervenção urbana “Desobediência” (2019) e suas repercussões no campo da formação de professoras/es que atuam para/com as infâncias e juventudes. Narro visualmente processos de ensino e de aprendizagem compartilhados com estudantes do Curso de Artes Visuais – Licenciatura – da Universidade Federal de Pernambuco, nas perspectivas da Educação da Cultura Visual. Parto de relatos pessoais e da intervenção poética na obra “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo Freire (2002) para ressignificar trajetórias como professores artistas, perguntando: como narrativas autobiográficas ecoam em processos de ensinar, aprender e artistar?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rodrigues de Melo, Jose Wilson, Luzani Cardoso Barros, and Thiago José Arruda de Oliveira. "LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma análise do currículo em ação versus o currículo possível." Revista Espaço do Currículo 7, no. 3 (December 23, 2014): 568–85. http://dx.doi.org/10.15687/rec.2014.v7n3.568585.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Costa, E. M., and A. L. Monteiro. "A Pedagogia da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo em Portel (PA)." Comunicações 21, no. 2 (December 31, 2014): 113–27. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v21n2p113-127.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Tozetto, Susana Soares, Melissa Rodrigues da Silva, and Thaiane de Gois Domingues. "Os Cursos de Licenciatura em Pedagogia das Universidades Públicas do Estado do Paraná." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 11, no. 21 (September 2, 2019): 41–56. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.221.

Full text
Abstract:
O presente trabalho, tem como temática discutir sobre os objetivos dos cursos de Pedagogia, bem como o perfil dos licenciados das Universidades públicas do Paraná. O estudo teve início a partir de discussões e levantamentos realizados no Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa transcorreu a partir da análise documental dos Projetos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de oito universidades com treze unidades, e teve como objetivo compreender qual o perfil dos docentes formados por essa licenciatura, bem como quais são os objetivos do curso. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados norteiam-se em princípios da pesquisa qualitativa, na análise documental e análise comparativa dos cursos. O acesso aos documentos se deu pelos websites das Universidades. Os resultados da análise, até o momento, foram significativos, acentuando-se como avanços algumas estratégias metodológicas e atuações que privilegiam a atuação do docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebe-se nos projetos dos cursos uma formação preocupada com a Educação Básica e comprometida com a docência. É evidente nos projetos o compromisso com uma formação justa e democrática, que valoriza a pesquisa, a relação da teoria com a prática e a interdisciplinaridade. Notou-se ainda nos projetos dos cursos a valorização da formação do professor pesquisador, crítico e criativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gelatti, Lilian Schwab, Vânia Ben Premaor, and Alexandre Ramos de Araújo. "Tutoria na Educação a Distância: proposta do curso de licenciatura em pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS." Educar em Revista, spe2 (2010): 153–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602010000500009.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a proposta pedagógica de atuação da tutoria do Curso de Graduação em Pedagogia a Distância - Licenciatura (PEAD), da Faculdade de Educação da UFRGS (Brasil). Discute as funções pedagógica, social e organizativa dos tutores a partir das diretrizes teórico-práticas do Curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Melo, Marilandes Mol Ribeiro de, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, and Leda Scheibe. "A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFC: UMA LEITURA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS." Atos de Pesquisa em Educação 12, no. 1 (May 16, 2017): 58. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p58-77.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta algumas reflexões acerca de como as ideias de sustentabilidade socioambiental estão presentes nos cursos de licenciatura do Instituto Federal Catarinense. Para tanto, são analisados 14 Projetos Pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química, Ciências Agrícolas e Pedagogia oferecidos pela instituição em seus diferentes campi. A ideia de sustentabilidade utilizada para tal análise fundamenta-se na concepção de que os indivíduos, por meio de práticas sociais e dialógicas, reforçam um sentimento de corresponsabilidade por uma sociedade mais justa e de constituição de valores éticos, ambientais, culturais e sociais nas relações cotidianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Conti, Regina Paula, Marinez Meneghello Passos, and Sergio De Mello Arruda. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: À LUZ DE UM NOVO INSTRUMENTO DE ANÁLISE." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 4, no. 02 (September 24, 2019): 183–208. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v4i02.83.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objeto de estudo as ementas de disciplinas que contemplam a Educação Ambiental nos cursos de licenciaturas. As ementas foram submetidas à análise qualitativa, à luz da Matriz 3x3, um instrumento que foi utilizado, inicialmente, para a análise das reflexões do professor em sala de aula. O propósito de pesquisar as ementas determinou dois objetivos a serem alcançados: (i) levantar indicativos de quais relações epistêmicas com o saber no contexto do conteúdo, ensino e aprendizagem, a ementa apresentaria, e (ii) evidenciar o potencial de flexibilidade da Matriz 3x3. Para construir o acervo de ementários, foram selecionados os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Química das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

PEREIRA, Cláudia Alves Rabelo, and Selva GUIMARÃES. "A Educação Especial na Formação de Professores: um Estudo sobre Cursos de Licenciatura em Pedagogia." Revista Brasileira de Educação Especial 25, no. 4 (December 2019): 571–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000400003.

Full text
Abstract:
RESUMO Este texto apresenta resultados de uma investigação sobre a Educação Especial (EE) na formação inicial dos professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de licenciatura em Pedagogia ofertados pelas Universidades Federais do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma análise documental e bibliográfica utilizando-se como principais fontes as Diretrizes legais e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Em 2018, identificaram-se dez cursos ativos, na modalidade presencial, nas Universidades: UNIFAL, UFJF, UFLA, UFMG, UFOP, UFSJ, UFU, FACIP/UFU, UFV e UFVJM. Constatou-se que os PPC atendiam às Diretrizes Nacionais para os Cursos Superiores de Pedagogia, aprovadas em 2006. Todos os cursos ofertavam componentes curriculares relacionados à EE, porém com uma carga horária (CH) reduzida em relação à CH total. O estudo de "Libras" figura em todos os PPC em atendimento ao Decreto nº 5.626/2005. A análise comparativa dos documentos corrobora pesquisas anteriores, a saber: Deimling (2013), Omote e Marinho (2017), Pedroso, Campos e Duarte (2013). A EE ocupa um espaço restrito nos currículos, nos objetivos, no perfil do egresso, na CH, na organização das trajetórias formativas, o que representa uma lacuna na formação inicial. Essas evidências indicam a necessária ampliação do espaço da EE nos Cursos de Pedagogia e a formação contínua dos docentes nessa área no sentido de concretizar a educação inclusiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Catani, Denice. "Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade." Educar em Revista, no. 37 (May 2010): 77–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602010000200006.

Full text
Abstract:
O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Carvalho, Francione Oliveira, and Mirian Celeste Martins. "A interculturalidade na formação do pedagogo brasileiro: território de arte & cultura." Educação Online, no. 15 (March 7, 2014): 145–57. http://dx.doi.org/10.36556/eol.vi15.56.

Full text
Abstract:
No Brasil, além dos cursos de licenciatura em arte, o curso de pedagogia também é responsável pela formação de professores que atuam no ensino de arte no primeiro ciclo do ensino fundamental. Pensando nessa e em outras questões, profissionais que atuam na docência da disciplina de arte nos cursos de pedagogia, em diversos estados brasileiros, criaram o Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia. Neste artigo, problematizamos a presença da interculturalidade na formação do pedagogo. O território de Arte & Cultura (MARTINS e PICOSQUE, 2010), ao dialogar com a interdisciplinaridade e a mediação cultural, nos ajuda a ampliar a discussão sobre a importância das artes e da cultura na formação do pedagogo que atuará no ensino da arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Moura, Camila Batista Gama, Tassia De Souza Cavalcanti, and Diego Luz Moura. "GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA." e-Mosaicos 10, no. 23 (June 7, 2021): 276–87. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45793.

Full text
Abstract:
Neste artigo temos como objetivo analisar como alunos concluintes de um curso de licenciatura em Pedagogia avaliam o debate de gênero e sexualidade em sua formação inicial. Realizamos entrevistas estruturadas com concluintes e os resultados apontam que embora todos achem importante a discussão sobre gênero e sexualidade, há uma falta de uma intencionalidade do currículo em colocar em pauta tal tema, o que proporciona uma incompreensão da importância deste debate, além disso este tema relacionado apenas com os aspectos biológico em especial à educação sexual. É necessário que este tema seja inserido na formação de professores de modo que o debate da diversidade seja tratado sistematicamente de uma forma mais humana e menos dogmática.Palavras chaves: Formação docente, Gênero, sexualidade, pedagogia, formação inicial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography