Academic literature on the topic 'Pedagogia Waldorf'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pedagogia Waldorf.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pedagogia Waldorf"

1

Bach Junior, Jonas, Tania Stoltz, and Marcelo Da Veiga. "Autoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf." EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 23, no. 42 (April 12, 2013): 161. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n42.p161-175.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o significado de educação para a liberdade na Pedagogia Waldorf. A análise fenomenológica é adotada como suporte para compreensão do autodesenvolvimento da consciência docente em direção à sua potencialidade intuitiva. A autoeducação dos professores é a tradução prática dos fundamentos filosóficos concebidos por Steiner. Na formação de professores Waldorf, a autoeducação é explorada na dialética entre os movimentos psíquicos de simpatia e antipatia em relação ao mundo. A autoeducação seria então um princípio do individualismo ético do docente Waldorf para evitar tendências unilaterais do afastar-se ou perder-se da realidade. A conciliação entre os ideais de educação e o contexto real onde educador e educandos se encontram seria realizada pela capacidade criativa, denominada por Steiner de fantasia moral. Para não redundar em prescrições e receitas, ou fórmulas que apenas repetem o passado, o desafio do ideal da Pedagogia Waldorf é uma atualização do professor em nível existencial e profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Helen Abdom, and Valéria Ghisloti Iared. "A pedagogia waldorf e a educação ambiental." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 38, no. 1 (April 23, 2021): 202–23. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v38i1.11827.

Full text
Abstract:
O presente artigo coloca em diálogo a fenomenologia goetheana, steineriana, merleau-pontiana e autores contemporâneos com o intuito de refletir o quanto a ecofenomenologia pode contribuir para as pesquisas e práticas em educação ambiental no contexto das escolas waldorf. Identificou-se que a perspectiva ecocêntrica e a agência não humana são intencionalmente exploradas nas escolas waldorf, apesar desses conceitos não aparecerem explicitamente nas teorias que as fundamentam. As vivências na pedagogia waldorf podem ser um caminho de criação, imaginação, movimento e estética devido a sua concepção holística; e de profundo contato e respeito com a natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Faria, Fernanda Luiza, and Ivoni Freitas-Reis. "Um estudo sobre escolas com pedagogias diferenciadas: a pedagogia Waldorf, a pedagogia Montessori e a escola da ponte em foco." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 8, no. 23 (September 20, 2017): 160–81. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v8i23.2009.

Full text
Abstract:
O presente estudo discorre sobre três pedagogias que apresentam projetos de ensino diferentes ao padrão escolar: Pedagogia Waldorf, Pedagogia Montessori e o projeto Fazer a Ponte. Alicerçados no referencial teórico da pedagogia diferenciada e concomitantemente, com uma educação que promova uma cultura científica básica a seus estudantes, este estudo de caráter teórico se faz sob o contexto do ensino de química estabelecido nestas instituições. Como base para essa abordagem tem-se uma pesquisa documental em sites de escolas que seguem as pedagogias investigadas, livros e artigos que discutem sobre as mesmas, bem como observação de três escolas - uma que segue a Pedagogia Waldorf, uma que segue a Pedagogia Montessori, ambas no Brasil, e ainda a observação na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Este trabalho tornou-se significativo, na medida que trouxe discussões sobre temáticas ainda pouco familiares ao contexto das pesquisas educacionais e do próprio cotidiano dos professores em geral. Ademais abordou inspirações e discussões que possibilitaram uma reflexão acerca do ensino que se constitui atualmente nas escolas e como algumas mudanças de ideais, organizacionais e comportamentais podem modificar um espaço escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Saraiva, Gabriela Luz, and Marcele Pereira da Rosa Zucolotto. "A pedagogia Waldorf e a Base Nacional Comum Curricular na formação da criança." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 16, 2020): e7279108754. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8754.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo principal fazer uma apresentação da Pedagogia Waldorf relacionando-a com as competências gerais para a educação básica apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, realizou-se um estudo de cunho teórico buscando compreender como esta pedagogia coloca em prática o desenvolvimento das competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular e se a mesma consegue atender ao desenvolvimento do aluno considerando as competências estabelecidas pela Base. Como resultados, percebeu-se que a pedagogia Waldorf pode ser entendida como uma alternativa de concretização dos preceitos da BNCC, tendo em vista que ambas se esforçam por fomentar um ser humano ético, livre, crítico, autônomo. Por fim, espera-se que este estudo possa contribuir para o campo educacional, tendo em vista que o foco deste, a pedagogia Waldorf, apresentou-se não apenas como uma possibilidade de consolidação das normativas da BNCC, mas principalmente como possibilidade de que a práticas pedagógicas possam contribuir para a formação de seres humanos integrais aptos a atuarem eticamente em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Dulciene Anjos de Andrade e. "Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf." Educar em Revista, no. 56 (June 2015): 101–13. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.41463.

Full text
Abstract:
Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma atividade de forma plena. Identifica que, ao transcender a concepção reducionista e instrumental do processo de aprendizagem e voltar-se para a integração do pensar, sentir e fazer no processo formativo do educando, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como um modelo efetivo de educação lúdica e, portanto, consoante com o paradigma educacional da contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Frari, Liliana Del, and Janaína Pereira Pretto Carlesso. "As contribuições da Pedagogia Waldorf para a aprendizagem e o neurodesenvolvimento infantil no ensino fundamental." Research, Society and Development 8, no. 3 (December 21, 2018): e383799. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i3.799.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretende refletir sobre as práticas pedagógicas da Pedagogia Waldorf. Objetivou-se analisar as contribuições desta metodologia para a aprendizagem ligadas ao neurodesenvolvimento infantil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando a contribuição de diversos autores, procurando enfatizar a importância de criar um ambiente propício para promover o desenvolvimento da criança, influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que a Pedagogia Waldorf contribui de forma significativa para a aprendizagem e desenvolvimento infantil, através da utilização de materiais lúdicos em sua metodologia de ensino, promovendo uma melhor aquisição dos conhecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pizaneschi, Fabiane Passarini Marques. "FAZER MATEMÁTICO NA PEDAGOGIA WALDORF: O ENSINO VIVO, PULSANTE E DINÂMICO DOS NÚMEROS." Revista da Faculdade de Educação 34, no. 2 (December 31, 2020): 157–73. http://dx.doi.org/10.30681/21787476.2020.34.157173.

Full text
Abstract:
A intenção deste trabalho é conhecer as formas de ensino e a aprendizagem da Matemática de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no contexto educacional da pedagogia Waldorf, assim, trazemos um esboço sucinto sobre o contexto pedagógico configurado pelo filosofo Rudolf Steiner. A pesquisa teve como contexto uma escola de Cuiabá que adota a concepção Waldorf de educar e como sujeito: uma professora que atua no Ensino fundamental. A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, recorremos as observações em sala de aula e entrevista estruturada com a professora. O resultado da pesquisa aponta que a professora considera o ensino da Matemática relevante em todos os segmentos, prioriza as formas de ensinar viva e dinâmica e importantes na formação do aluno autônomo e criativo. O fazer matemático é intrínseco as funções vitais e cognitivas da criança e o que substancia a prática pedagógica Waldorf é a subjetividade do aluno
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Edna, and Renata Marcilio Cândido. "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA WALDORF: uma análise sobre a percepção de professores em formação." Revista Pedagógica 23 (May 3, 2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6216.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta dados de pesquisa qualitativa realizada no curso de Pedagogia de uma universidade pública de São Paulo. Tal estudo foi desenvolvido na unidade curricular “Práticas Pedagógicas e de Pesquisa” que visa contribuir com a formação inicial de professores oportunizando momentos de imersão em ambientes fora da universidade, inserindo o estudante no mundo da pesquisa científica. O objetivo do trabalho foi compreender quais as principais percepções de futuros pedagogos sobre as práticas educativas de escola de Pedagogia Waldorf. A metodologia consistiu na análise de relatórios escritos de 25 estudantes, sobre práticas educativas e funcionamento de uma escola privada de Pedagogia Waldorf da cidade de São Paulo. Tais registros foram construídos após a observação participativa desses alunos em atividades da Educação infantil e Ensino fundamental da escola selecionada para a pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos futuros professores desconhece essa abordagem no campo da Educação, mas avalia que muitas de suas práticas pedagógicas podem ser úteis no trabalho educativo da escola pública. Concluiu-se que os cursos de formação inicial de professores na contemporaneidade carecem de maior aproximação de perspectivas pedagógicas não tradicionais, que visem apresentar possibilidades de práticas educativas criativas e humanizadoras a partir de um olhar crítico, com vistas a melhoria do trabalho cotidiano de educadores de escolas públicas brasileiras. Constatou-se também, a necessidade de mais estudos sobre a metodologia das escolas de Pedagogia Waldorf no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Eliane Souza Oliveira dos, and Cleomar Ferreira Gomes. "A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS WALDORF." Revista Prática Docente 6, no. 2 (July 10, 2021): e045. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2021.v6.n2.e045.id1157.

Full text
Abstract:
A singularidade da formação da Pedagogia Waldorf (PW) ainda é mitificada. Assim, objetivou-se com esta pesquisa identificar a percepção de Egressos do Ensino Fundamental (EEF) quanto aos processos formativos desenvolvidos na PW, recorrendo-se à pesquisa qualitativa-descritiva com o uso do questionário aplicado no período de 2019 e 2020 a 28 egressos cuja idade varia entre 14 e 18 anos. Oriundos da referida pedagogia, os egressos que, atualmente, cursam o Ensino Médio (EM) em escola não Waldorf avaliaram positivamente a formação que tiveram na PW, especialmente devido à base sólida proporcionada em diferentes áreas que consideram valiosas para o seu processo de desenvolvimento ao longo da vida. Os EEF apresentaram como principais motivos os processos de ensino e aprendizagem, o papel do professor, as relações sociais e a formação humanizante e integradora. Apesar de manifestarem favoráveis à PW, alguns egressos consideram essa pedagogia mais apropriada ao nível Fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da S.C.G. de Mattos, Maria de Fátima, and Sílvia Helena Ferreira Pagliarini Zen Gorayeb. "Atividades Artísticas e Artesanais na perspectiva da Pedagogia Waldorf." Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 5, no. 2 (July 9, 2021): 49–68. http://dx.doi.org/10.5965/25944630522021049.

Full text
Abstract:
O presente estudo explorou no discurso da Pedagogia Waldorf a possibilidade de uma educação voltada para o futuro do ser humano, baseado na própria propositura, que é a de capacitar o sujeito para o enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo, integrando ciência e arte por meio de atividades educativas, práticas artísticas e artesanais, harmonizando as forças do pensar, sentir e fazer. O objetivo deste estudo foi o de verificar a relação entre o interesse despertado pelas atividades artísticas e artesanais em relação à formação de atitudes individuais que expressem criatividade, organização e colaboração, em um grupo de alunos matriculados no período da manhã no Ensino Fundamental I regular em uma cidade pequena do interior paulista que no contra turno escolar, frequentam um projeto educacional, com base nessa orientação pedagógica. Como referencial teórico, apoiamo-nos em Rudolf Steiner (2005;2015), Schiller (1990), Lanz (1990,2003,2005), Hahn (2007) e Walter Benjamin (2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pedagogia Waldorf"

1

Alvares, Sandra Leonora 1969. "Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258401.

Full text
Abstract:
Orientador: Ana Lúcia Nogueira de Camargo Harris
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2018-08-17T07:51:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alvares_SandraLeonora_M.pdf: 8031425 bytes, checksum: 8552e5b6a57b6fe1b92ccb5fd86aee77 (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: A Escola Waldorf teve sua origem na Alemanha em 1919, quando o dono da fábrica de cigarros alemã Waldorf Astoria pediu a Rudolf Steiner, educador e filósofo, que organizasse uma escola para os filhos de seus operários. Assim, Steiner idealiza a pedagogia Waldorf com a missão desenvolver não só o lado intelectual das crianças, mas também, o emocional, o psicológico, o intuitivo e a experiência concreta. Dentro deste contexto, a experiência espacial que toca a criança, física e criativamente, é considerada tão significativa quanto o ensino das matérias que alimenta a capacidade intelectual e social da criança. Consequentemente existe uma preocupação em proporcionar aos alunos espaços físicos adequados ao processo de ensino. Este fato se reflete na arquitetura de seus prédios, que se destacam por suas formas orgânicas e peculiares, caracterizando um tipo arquitetônico. Tendo em vista a importância da arquitetura para o processo de aprendizado Waldorf e, também, o valor da identidade para uma comunidade, essa pesquisa propôs-se a estudar a arquitetura dos prédios das escolas Waldorf. Esta foi analisada sob o foco da linguagem dos parâmetros de Christopher Alexander que possibilitou a identificação de diferentes soluções projetuais para os três princípios que norteiam a construção desse tipo arquitetônico: a integração, a correlação e a inspiração. Assim, com base no estudo teórico da pedagogia Waldorf e na análise das escolas, foi possível propor sugestões projetuais para auxiliar arquitetos, que venham a projetar escolas Waldorf, a preservar o "tipo arquitetônico".
Abstract: The Waldorf School had its origins in Germany in 1919, when the owner of the cigarettes factory Waldorf Astoria asked to the educator and philosopher Rudolf Steiner to organize a school for the sons of its workers. Thus, Steiner Waldorf idealizes the Waldorf Pedagogy with the mission of developing not only the intellectual side of children, but also the emotional, psychological, intuitive and concrete experience. In this context, the spatial experience that touches the child physically and creatively is considered as significant as the courses taught, feeding the intellectual capacity and social development of the child. Consequently, there is a concern in providing the students with physical spaces adequate to the teaching process. This fact is reflected in the architecture of its buildings, which are distinguished for its organic and peculiar forms, featuring an architectural type. Given the importance of the architecture for the Waldorf learning process, and also the value of identity for a community, this research aimed to study the building of Waldorf schools. That was analyzed under the focus of Christopher Alexander language patterns which allowed to identify different design solutions in accordance to the three principles that rules the building of this architectural type: integration, correlation and inspiration. Thus, based on a theoretical study about the Waldorf pedagogy as well as on the analysis of its school building it was possible to propose design solutions to help architects, which come to project Waldorf schools, to preserve this architectural type.
Mestrado
Arquitetura e Construção
Mestre em Engenharia Civil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Silvani Rosa dos. "O ensino de geografia na pedagogia Waldorf." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-25022011-142400/.

Full text
Abstract:
Atualmente inúmeros estudos têm abordado diversos elementos ligados ao ensino de Geografia. Porém, ainda são poucos os trabalhos realizados no meio acadêmico, que tratam a disciplina de Geografia a partir de uma perspectiva holística de ensino, que insere a dimensão espiritual à prática educacional, abordando a busca de significado e de propósito no mundo. Dentro da linha holística, encontra-se a Pedagogia Waldorf fundamentada na Antroposofia de Rudolf Steiner (1861-1925). Considerando a necessidade atual de reestruturação do ensino e a busca por um currículo mais integrado, este trabalho tem como proposta investigar as características do ensino fundamental de Geografia desenvolvido em uma escola Waldorf, fundamentado na Antroposofia, através de um estudo aprofundado da metodologia e de seus fundamentos.
Currently innumerable studies have boarded diverse on elements to the education of Geography. However, still are few works carried through in half academic, that they treat disciplines it of Geography from a holistic perspective of education, that inserts the dimension spiritual to practical the educational one, approaching the search of meaning and intention in the world. Inside of the holistic line, it meets Waldorf Education based on the Rudolf Steiner´s Anthroposophy (1861-1925). Considering the current necessity of reorganization of education and the search for an integrated resume more, this work has as proposal to investigate the characteristics of the basic education of Geography developed in a Waldorf school, based on the Antroposophy, through a deepened study of the methodology and of its beddings.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Natalia de Barros. "O ensino de frações inspirado na pedagogia Waldorf." Universidade Federal de São Carlos, 2015. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7089.

Full text
Abstract:
Submitted by Izabel Franco (izabel-franco@ufscar.br) on 2016-09-12T15:00:59Z No. of bitstreams: 1 DissNBG.pdf: 71688518 bytes, checksum: cec68a692c866ec80e45fb93f9cb49f0 (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2016-09-13T13:51:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissNBG.pdf: 71688518 bytes, checksum: cec68a692c866ec80e45fb93f9cb49f0 (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2016-09-13T13:52:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissNBG.pdf: 71688518 bytes, checksum: cec68a692c866ec80e45fb93f9cb49f0 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-13T13:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissNBG.pdf: 71688518 bytes, checksum: cec68a692c866ec80e45fb93f9cb49f0 (MD5) Previous issue date: 2015-05-08
Não recebi financiamento
Teaching fractions represents a great challenge for most teachers from the fourth grade of Elementary School until High School. To offer to the Elementary School teacher one more tool to reach students in a more satisfactory way, this work has researched and applied a more artistic way to teach the contents cited above, inspired in Waldorf Education. It was created by Rudolf Steiner right after the First World War. Besides the artistic part, it was also considered the rhythm of teaching proposed by Steiner, respecting the age of the students and calling successively to the thinking, the feelling and the will during all class activities. The work was done in a class of the sixth grade of the E.E. Prof. Adail Malmegrim Gonçalves during the year of 2013 and considered the teaching of Fractions from the very beginning.
O ensino de frações representa um grande desafio para a maioria dos professores a partir do quarto ano do Ensino Fundamental país afora. Para oferecer ao professor do Ensino Fundamental mais uma ferramenta para atingir os alunos de forma mais satisfatória, neste trabalho foi pesquisada e aplicada uma maneira mais artística para o ensino do conteúdo citado acima inspirada na Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner logo após a Primeira Guerra Mundial. Além da parte artística foi considerado também o ritmo de aula proposto por Steiner, respeitando a idade dos alunos e apelando sucessivamente ao pensar, ao sentir e ao querer durante todas as aulas. A aplicação foi realizada em uma turma de sexto ano da E.E. Prof. Adail Malmegrim Gonçalves durante o ano de 2013 e foi considerado o ensino de frações desde o início. Como resultado foi observado que, embora a metodologia empregada não tenha feito com que todos os alunos atingissem um nível avançando no conteúdo trabalhado, a participação e satisfação dos alunos foram maiores do que em outros momentos onde a Pedagogia Waldorf não serviu como inspiração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bach, Júnior Jonas. "Educação ecológica por meio da estética na Pedagogia Waldorf /." oai:ufpr.br:237640, 2007. http://200.17.209.5:8000/cgi-bin/gw_42_13/chameleon.42.13a?host=localhost%201111%20DEFAULT&sessionid=VTLS&function=CARDSCR&search=KEYWORD&pos=1&u1=12101&t1=237640.

Full text
Abstract:
Orientadora: Andréia A. Marin
Inclui apêndice
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007
Inclui bibliografia e anexo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Figueiredo, Carolina Gulyas [UNESP]. "Ensino de ciências na pedagogia Waldorf: intenções e ações." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/141883.

Full text
Abstract:
Submitted by CAROLINA GULYAS FIGUEIREDO (cafigg@yahoo.com.br) on 2016-07-18T19:03:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_carolina gulyas figueiredo.pdf: 1707452 bytes, checksum: 64ac20498db3ad224c5aa00a09774a97 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Grisoto (grisotoana@reitoria.unesp.br) on 2016-07-20T13:03:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 figueiredo_cg_me_bauru.pdf: 1707452 bytes, checksum: 64ac20498db3ad224c5aa00a09774a97 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-20T13:03:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 figueiredo_cg_me_bauru.pdf: 1707452 bytes, checksum: 64ac20498db3ad224c5aa00a09774a97 (MD5) Previous issue date: 2015-07-08
O presente trabalho visou identificar e analisar características do Ensino de Ciências no âmbito da Pedagogia Waldorf. A Pedagogia Waldorf, criada em 1919, na Alemanha, por Rudolf Steiner, está presente no mundo todo. Baseada na antroposofia, possui uma estratégia pedagógica que inclui o desenvolvimento físico, psicoemocional e espiritual do aluno. Dentre suas características estão o ensino em épocas (ensino concentrado de 4 a 6 semanas), a forte presença das artes e um processo cognitivo descrito por Goethe, que trata da observação de um fenômeno até que se chegue em sua essência. Foram realizadas entrevistas com seis professores, de cinco escolas, observadas aulas de ciências em duas escolas Waldorf, de São Paulo e de um município da região de São Paulo. Foram analisados documentos como periódicos de encontros de formação continuada em Pedagogia Waldorf e compilações curriculares. Os dados obtidos foram organizados em onze eixos e foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Este estudo traz uma discussão sobre os objetivos de Rudolf Steiner ao pensar a Pedagogia para o Ensino de Ciências. Os resultados obtidos evidenciam que a Pedagogia Waldorf tem como principal base de estruturação para o Ensino de Ciências a fenomenologia goetheanística, principalmente por não desvencilhar os fenômenos naturais de um mundo espiritual e desta forma, através das práticas de observação o aluno, de maneira inconsciente, compreenda a relação entre o mundo material e espiritual. Ainda espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer no mundo natural e em sua vida cotidiana a essência dos fenômenos. A Pedagogia Waldorf adota práticas que incentivam ações humanitárias para que surja no jovem e consequentemente no adulto o impulso de intervir e transformar a realidade social e tem como meta final e longínqua uma sociedade baseada na trimembração social, na qual haja liberdade espiritual, igualdade de direitos e fraternidade econômica. Foi observado também que o Ensino Waldorf tem características interdisciplinares e transdisciplinares. Ainda Educação Waldorf também possui como objetivo o desenvolvimento das capacidades do ser humano, nos âmbitos cognitivo, espiritual, emocional e artístico, como também o estimulo da criatividade, iniciativa e autoconfiança.
This study address to identify and analyze the characteristics of Sciences under the Waldorf Pedagogy Scope. Waldorf Education, established in 1919 in Germany by Rudolf Steiner, is present worldwide. Based on anthroposophy, it has a pedagogical strategy that includes physical, psychoemotional and spiritual development of the student. Among its features are seasonal teaching (concentrated teaching between 4 to 6 weeks), the strong presence of the arts and a cognitive process described by Goethe, which deals with the observation of a phenomenon until it arrives at its core. Six interviews with teachers were conduct in five schools, science classes observed in two Waldorf Schools, being from São Paulo and from a municipality in the São Paulo region. Documents such as periodic meetings of continuing education in Waldorf Pedagogy and curriculum builds were analyzed. The captured data was organized in eleven axes and the content analysis proposed by Bardin was used. This study provides a discussion about the Rudolf Steiner goals when applying pedagogy for the Science Teaching. The results show that Waldorf's Pedagogy m ain base of structure for Science Education is the goetheanístic phenomenology, especially for not disentangling the natural phenomena of a spiritual world and thus, through the observation practices, the student unconsciously understand the relationship between the material and spiritual world. It is yet to expect that the student will be able to recognize in the natural world and in his everyday life the essence of phenomena. Waldorf Education adopts practices that encourage humanitarian actions hoping to arise in the young and consequently in the adult an impulse to intervene and transform the social reality, and has as the ultimate and faraway goal a society based on social threefolding, in which there is spiritual freedom, equal rights and economic fraternity. Was also observed that the Waldorf education has interdisciplinary and transdisciplinary characteristics. Waldorf Education also has the objective of developing the capabilities of the human being, in the cognitive, spiritual, emotional and artistic fields, as well as the stimulation of creativity, initiative and self-confidence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Figueiredo, Carolina Gulyas. "Ensino de ciências na pedagogia Waldorf : intenções e ações /." Bauru, 2015. http://hdl.handle.net/11449/141883.

Full text
Abstract:
Orientador: Luciana Maria Lunardi Campos
Banca: Alessandra Aparecida Viveiro
Banca: Fernando Bastos
Resumo: O presente trabalho visou identificar e analisar características do Ensino de Ciências no âmbito da Pedagogia Waldorf. A Pedagogia Waldorf, criada em 1919, na Alemanha, por Rudolf Steiner, está presente no mundo todo. Baseada na antroposofia, possui uma estratégia pedagógica que inclui o desenvolvimento físico, psicoemocional e espiritual do aluno. Dentre suas características estão o ensino em épocas (ensino concentrado de 4 a 6 semanas), a forte presença das artes e um processo cognitivo descrito por Goethe, que trata da observação de um fenômeno até que se chegue em sua essência. Foram realizadas entrevistas com seis professores, de cinco escolas, observadas aulas de ciências em duas escolas Waldorf, de São Paulo e de um município da região de São Paulo. Foram analisados documentos como periódicos de encontros de formação continuada em Pedagogia Waldorf e compilações curriculares. Os dados obtidos foram organizados em onze eixos e foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Este estudo traz uma discussão sobre os objetivos de Rudolf Steiner ao pensar a Pedagogia para o Ensino de Ciências. Os resultados obtidos evidenciam que a Pedagogia Waldorf tem como principal base de estruturação para o Ensino de Ciências a fenomenologia goetheanística, principalmente por não desvencilhar os fenômenos naturais de um mundo espiritual e desta forma, através das práticas de observação o aluno, de maneira inconsciente, compreenda a relação entre o mundo materi... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This study address to identify and analyze the characteristics of Sciences under the Waldorf Pedagogy Scope. Waldorf Education, established in 1919 in Germany by Rudolf Steiner, is present worldwide. Based on anthroposophy, it has a pedagogical strategy that includes physical, psychoemotional and spiritual development of the student. Among its features are seasonal teaching (concentrated teaching between 4 to 6 weeks), the strong presence of the arts and a cognitive process described by Goethe, which deals with the observation of a phenomenon until it arrives at its core. Six interviews with teachers were conduct in five schools, science classes observed in two Waldorf Schools, being from São Paulo and from a municipality in the São Paulo region. Documents such as periodic meetings of continuing education in Waldorf Pedagogy and curriculum builds were analyzed. The captured data was organized in eleven axes and the content analysis proposed by Bardin was used. This study provides a discussion about the Rudolf Steiner goals when applying pedagogy for the Science Teaching. The results show that Waldorf's Pedagogy m ain base of structure for Science Education is the goetheanístic phenomenology, especially for not disentangling the natural phenomena of a spiritual world and thus, through the observation practices, the student unconsciously understand the relationship between the material and spiritual world. It is yet to expect that the student will be able to re... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tavares, Ana Letícia Duin. "A emergência da cultura de pares infantil na pedagogia Waldorf." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2013. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3460.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-02-22T15:57:59Z No. of bitstreams: 1 analeticiaduintavares.pdf: 3764571 bytes, checksum: 7188ba4ac445c3eec56457d272be1632 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-02-23T11:58:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 analeticiaduintavares.pdf: 3764571 bytes, checksum: 7188ba4ac445c3eec56457d272be1632 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-02-23T11:58:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 analeticiaduintavares.pdf: 3764571 bytes, checksum: 7188ba4ac445c3eec56457d272be1632 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-23T11:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 analeticiaduintavares.pdf: 3764571 bytes, checksum: 7188ba4ac445c3eec56457d272be1632 (MD5) Previous issue date: 2013-09-04
O interesse em pensar uma prática pedagógica que considere o protagonismo da criança me levou a realizar a presente pesquisa que tem como objetivo compreender se e como a prática pedagógica baseada na antroposofia, em especial o papel do brincar nessa prática, possibilita o tempo-lugar de criação, negociações e o compartilhamento de significados – cultura de pares, segundo Corsaro (2009) entre as crianças na educação infantil. Decorrentes desse objetivo surgiram algumas questões: quais os princípios da Pedagogia Waldorf contribuem para a emergência da cultura de pares entre as crianças? Como se dá a mediação do professor nesse processo? Qual o papel do brincar na construção da cultura de pares no contexto da Pedagogia Waldorf? Percebi a possibilidade de compreender essas questões tecendo um diálogo entre a filosofia antroposófica, por enfatizar o aspecto integral do ser humano; a sociologia da infância, por reconhecer e valorizar a autonomia da criança e concebê-la enquanto criadora de culturas próprias e a perspectiva histórico-cultural, por trazer a dimensão cultural na constituição dos sujeitos. O diálogo estabelecido entre as três perspectivas teóricas em torno dos eixos: a natureza do ser humano, o desenvolvimento infantil e o brincar pôde ser mais aprofundado a partir da observação da prática pedagógica. Considerando que esse foi o meu ponto de partida, ou seja, o fazer pedagógico e o fato de ter o interesse em conhecer um caso particular, uma situação específica: a cultura de pares entre crianças no contexto da Pedagogia Waldorf, levando em conta seu contexto e complexidade, decidi adotar uma forma de fazer pesquisa que é o estudo de caso do tipo etnográfico. O trabalho de campo foi realizado na escola Paineira, fundamentada na Pedagogia Waldorf, situada em Juiz de Fora, no bairro São Pedro. Foram escolhidos como sujeitos da pesquisa uma professora e crianças de 3 a 6 anos (uma turma do jardim de infância). Foram utilizados como instrumentos de produção de dados: a observação participante, de acordo com os princípios da etnografia, como também fotografias dos espaços vivenciados pelas crianças. A análise das situações vividas entre as crianças no contexto da Pedagogia Waldorf me permitiu afirmar que o ritmo, considerado um dos princípios fundamentais da Educação Infantil na perspectiva antroposófica, é um elemento que favorece a emergência da cultura de pares entre as crianças. O ambiente construído no interior do ritmo, envolvendo os tipos de objetos oferecidos, a atuação da professora, os espaços utilizados, os tempos disponíveis são elementos relevantes que atuam diretamente na atividade da criança, no sentido apontado por Vygotsky, pois aquela é construída nas condições concretas de vida.
The interest in thinking a pedagogical practice that considers the principal role of the child led me to work out this research in order to understand whether and how the teaching practice based on anthroposophy, especially the importance of playing in this practice, enables time - place creation, negotiation and sharing of meanings - match culture, according to Corsaro (2009) among children in childhood education. From this goal, new questions have arisen: what are the principles of Waldorf pedagogy contribute to the emergence of the match culture among children? How the mediation of the teacher occur in this process? What is the importance of playing in the construction of match culture in the context of Waldorf pedagogy? I realized the possibility of understanding these issues establishing a dialogue between the anthroposophic philosophy, which emphasizes the integral aspect of the human being; the sociology of childhood, which recognizes and values the child's autonomy, and considers the child creative of their own cultures and historical perspective cultural, which brings the cultural dimension in the individual’s constitution. The dialogue established between the three theoretical perspectives around the themes: the nature of the human being, child development and playing could be further from the observation of teaching practice. Considering that this was my starting point, the pedagogical practice, and the interest in learning a particular case, a specific situation: a match culture among children in the context of Waldorf pedagogy, considering its context and complexity, I decided to adopt the ethnographic case study. The fieldwork took place in Paineira school, which is based on the Waldorf Pedagogy, located in Juiz de Fora. It was chosen as the research subjects a teacher and 3-6 years children (a class of kindergarten). It was used as instruments of data production: participant observation, in accordance with the principles of ethnography, as well as photographs of the spaces experienced by the children. The analysis of the situations experienced by the children, in the context of Waldorf pedagogy education, allowed me to say that the rhythm, which is considered one of the fundamental principles of early childhood education in anthroposophic perspective, is an element that favors the emergence of match culture among children. The environment built within the rhythm, involving the objects offered, the teacher’s performance, the spaces used, and times available are relevant factors that act directly on the child's activity, which is developed based on the concrete life conditions, as pointed out by Vygotsky.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Francine Marcondes Castro. "A relaçăo entre homem e natureza na pedagogia de Waldorf /." oai:ufpr.br:220363, 2006. http://200.17.209.5:8000/cgi-bin/gw_42_13/chameleon.42.13a?host=localhost%201111%20DEFAULT&sessionid=VTLS&function=CARDSCR&search=KEYWORD&pos=1&u1=12101&t1=220363.

Full text
Abstract:
Orientadora: Sonia Buck
Inclui apęndice e anexos
Dissertaçăo (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçăo, Programa de Pós-Graduaçăo em Educaçăo. Defesa: Curitiba, 2006
Inclui bibliografia
Resumo: A maneira como o Homem se percebe diante do restante da Natureza constitui umdos principais pilares sobre os quais ele constrói sua interaçăo com meio ambiente.A iminęncia da saturaçăo da capacidade da Terra de manter a vida, propiciada,entre outros aspectos, pelo antropocentrismo consolidado historicamente na culturaOcidental e propagado por grande parte do planeta, lança ŕ Educaçăocontemporânea o desafio de encontrar e guarnecer, propostas de formaçăo humanacoerentes com uma visăo biocęntrica de mundo. A Pedagogia Waldorf, fundada porRudolf Steiner (1861-1925) em 1919, fundamenta-se no conhecimento do ser humano e de sua relaçăo com o meio segundo a Antroposofia. A Antroposofia(também criada por Rudolf Steiner) se anuncia como uma Cięncia, mais abrangenteque a Cięncia Natural (por considerar os âmbitos físico e espiritual) e considera queo Homem, como síntese da Natureza em estado elevado, tem responsabilidades, enăo prerrogativas, diante dela. Objetivando-se investigar como se apresenta a relaçăo entre Homem e Natureza na obra de Steiner, na atuaçăo de professoresWaldorf e na concepçăo de alunos Waldorf de segunda e terceira séries de umadeterminada escola Waldorf, desenvolveu-se um estudo envolvendo levantamentobibliográfico, observaçăo direta em uma escola Waldorf de Curitiba e uma entrevista semi-aberta com os alunos de segunda e terceira séries desta escola. Afundamentaçăo teórica baseou-se nas obras educacionais de Rudolf Steinertraduzidas para o portuguęs e de alguns autores da Educaçăo Ambiental e daEcologia. Por meio da entrevista investigamos as concepçőes das crianças sobretręs questőes fundamentais: 1. O Homem faz parte da Natureza? 2. O que é feitopelo Homem pode ser considerado como parte da Natureza? 3. Por que precisamoscuidar da Natureza? A entrevista demonstrou que metade dos alunos estudadosconsidera que o Homem faz parte da Natureza e que a maioria deles recorre aargumentos afetivos (e năo utilitários) para justificar a necessidade de se cuidar daNatureza. A observaçăo direta revelou que parte significativa dos alunos Waldorf desegunda e terceira séries da escola estudada tem uma relaçăo afetiva,contemplativa, respeitosa e de veneraçăo com o meio natural. Tal relaçăo dascrianças com o meio corresponde ŕquela encontrada na obra de Steiner (queapresenta uma concepçăo de Natureza bastante próxima ŕ sistęmica) e, ŕ atividadedos professores formados para a Pedagogia Waldorf, que por meio de muitosrecursos permeiam grande parte do cotidiano escolar com uma Educaçăo Ambientalbaseada na sensibilizaçăo e respeito ao ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sena, Rogério Melo de. "Construindo sentidos sobre o ensino de ciências no contexto da pedagogia Waldorf." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107256.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2013-12-05T23:38:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 319468.pdf: 9473464 bytes, checksum: 8148b8742d7f9b40aee85449d2b4f8ec (MD5) Previous issue date: 2013
O estudo tem como tema o ensino de ciências naturais no contexto da pedagogia Waldorf, abarcando especificidades oriundas da ocorrência desse ensino no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada como referência teórico-metodológica a Análise de Discurso da linha francesa, em consonância com os Estudos CTS, particularmente aqueles sobre Educação CTS na perspectiva Latino-americana. A pedagogia Waldorf é considerada uma proposta educacional alternativa, foi criada em 1919 por Rudolf Steiner, na Alemanha. Dentre as principais características dessa pedagogia ? e que a distingue de outras ? estão: consideração de uma dimensão espiritual à constituição do ser humano, ensino organizado em períodos de ?imersão? (épocas), abordagem permeada pelas artes, e educação científica de base fenomenológica. A fundamentação da pedagogia Waldorf está na construção filosófica elaborada por Steiner, a antroposofia, que agrega um idealismo objetivo ? interpretado a partir da atividade científica de Goethe ? e um monismo, que tem como princípio o pensar. Essa fundamentação teórico-filosófica possibilitou reflexões de ordem epistemológica, uma vez que a noção antroposófica de ciência não atende a critérios de cientificidade modernos. O currículo e a metodologia de ensino Waldorf de ciências foram configurados a partir da consideração de uma teoria de desenvolvimento humano (antropologia antroposófica), vinculando a forma e o conteúdo de ensino à faixa etária do educando, com o intuito de promover uma harmonia entre cognição, sentimento e volição. O ensino Waldorf de ciências se distingue por seu embasamento na fenomenologia da natureza (de Goethe), por uma prática que apela aos sentimentos do aluno, através de experimentos e/ou narrativas, os quais dariam subsídios para desenvolver a capacidade de julgar e para estabelecer relações amplas entre o ser humano e o mundo ? principalmente a partir dos 12 anos de idade. No processo de ensino-aprendizagem, o papel do professor Waldorf estaria mais vinculado à formação humanista do que à transmissão-memorização de conteúdos. Esses e outros aspectos possibilitaram reflexões de ordem didática. Enunciados de professores Waldorf foram analisados, considerando as condições de produção do movimento do ensino Waldorf de ciências no Brasil. Essas análises possibilitaram reflexões de ordem ideológica, na tentativa de compreender como os sujeitos-professores se constituem/posicionam diante de duas formações discursivas delineadas, a antroposófica e a acadêmica. Em linhas gerais, notou-se que a pedagogização do conhecimento escolar científico Waldorf, desde o contexto de Steiner até o contexto atual brasileiro, é um processo bastante parafrástico, que repete elementos teóricos da antroposofia e carrega traços culturais alemães, a não ser pelo potencial reflexivo ou de resistência por parte dos professores que não se filiaram completamente ao discurso antroposófico, os mais jovens e pouco experientes na pedagogia Waldorf. A interpretação do referido processo também possibilitou reflexões de ordem histórica e cultural, problematizando no ensino Waldorf de ciências a pressuposição de universalidade dos saberes e o caráter prescritivo dos materiais disponibilizados aos professores, por exemplo, especialmente quando se assume a importância de propor ações educativas situadas, coerentes com as realidades/necessidades locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Matos, Renata da Silva. "A avaliação da aprendizagem em uma escola de pedagogia Waldorf: singularidades e semelhanças." Universidade Federal de Goiás, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7971.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-11-16T13:19:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Renata da Silva Matos - 2017.pdf: 1395951 bytes, checksum: d2db5cdb5ba16cc33d846f9143f0f13a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-11-16T13:19:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Renata da Silva Matos - 2017.pdf: 1395951 bytes, checksum: d2db5cdb5ba16cc33d846f9143f0f13a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-16T13:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Renata da Silva Matos - 2017.pdf: 1395951 bytes, checksum: d2db5cdb5ba16cc33d846f9143f0f13a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-10-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This research is a qualitative research, with elements of the case study, which seeks to find, in the school practices of the Waldorf pedagogy, actions related to the evaluation, in order to analyze them and discuss them according to the main theories of the evaluation of the learning. To this end, we sought to follow the work carried out at a Waldorf pedagogy school in the city of Goiânia, Goiás. As instruments used to collect data related to this research, we present the documentary analysis that deals with documents related to the pedagogical practices of the school, the direct observation of a Waldorf classroom in his daily life, and the semi-structured interview with a Waldorf teacher. In this way, we seek to emerge the necessary elements to discuss the evaluative practices of a school that relies on the Waldorf Pedagogy, regarding the didactic-methodological aspects of this proposal.
Esta pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa, com elementos do estudo de caso, que busca encontrar, nas práticas escolares da pedagogia Waldorf, ações relativas à avaliação, a fim de analisá-las e discuti-las segundo as principais teorias da avaliação da aprendizagem. Para isso, buscamos acompanhar o trabalho realizado em uma escola de pedagogia Waldorf, na cidade de Goiânia, Goiás. Como instrumentos utilizados para a coleta dos dados referentes a esta pesquisa, apresentamos a análise documental que trata de documentos relativos às práticas pedagógicas da escola, a observação direta de uma sala de aula Waldorf, em seu dia a dia, e a entrevista semiestruturada realizada com uma professora Waldorf. Buscamos, desse modo, fazer emergir os elementos necessários para discutir as práticas avaliativas de uma escola que se apoia na Pedagogia Waldorf, no que diz respeito aos aspectos didáticometodológicos dessa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Pedagogia Waldorf"

1

Chistolini, Sandra. La pedagogia secondo Rudolf Steiner: L'humanitas e il movimento delle scuole Waldorf. Milano: F. Angeli, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reshamim me-ḥinukh Ṿoldorf: Yoman pedagogi. 2nd ed. Ḥefah: Gasṭliṭ, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ionova, E. N. Valʹdorfskai︠a︡ pedagogika: Teoretiko-metodologicheskie aspekty. Kharʹkov: Biznes-Inform, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Steiner, Rudolf. Antropologia generala ca baza a pedagogiei. [Cluj-Napoca]: Ed. Triade, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Steiner, Rudolf. The child's changing consciousness: As the basis of pedagogical practice. Hudson, N.Y: Anthroposophic Press, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mangels, Guerra Melanie, Rheingantz Alfredo, Maiolino José Luiz, Tulchinski Lúcia, and Nadai Elvira, eds. A pedagogia Waldorf: 50 anos no Brasil. [São Paulo, Brazil]: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carlgren, Frans. Pedagogia Waldorf: Una Educacion Hacia la Libertad. Antroposofica, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CRUZ, D. S., and A. M. R. VEIGA. VIVENCIAR APRENDENDO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO SÉCULO XXI. Arco Editores, 2021. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-89949-12-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ildikó, Walláné Ujházi, and Steiner Rudolf 1861-1925, eds. Waldorf-pedagógia. Szeged: Csongrád Megyei Pedagógiai Intézet, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schuller, Andrew. Academic Publishing. Oxford University Press, 2017. http://dx.doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199574797.003.0011.

Full text
Abstract:
The core of the Oxford University Press is academic publishing, and it was from this strength that the Press developed interests in reference, educational, and trade publishing. Scholarly publishing, although a significant component of the New York Business and a number of the branches, is primarily centred in Oxford and distributed under the imprint of The Clarendon Press. The chapter considers the growth of the university textbook market and the conscious effort of the Press, as recommended by the Waldock Report, to expand the scientific list and to cultivate relationships with the academic faculties of the University of Oxford. The chapter outlines OUP’s response to pedagogic and research developments in universities and the economics of the academic publishing sector. The influence of individual editors and senior management is also considered, as are the Press’s efforts to coordinate its academic programme across the three major markets in America, Europe, and Japan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Pedagogia Waldorf"

1

Nicol, Janni, and Jill Tina Taplin. "Key pedagogical principles." In Understanding the Steiner Waldorf Approach, 12–27. Second edition. | Milton Park, Abingdon, Oxon ; New York, NY : Routledge, 2018.: Routledge, 2017. http://dx.doi.org/10.4324/9781315456577-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Stehlik, Thomas. "Steiner Education: The Curriculum, Pedagogy and Methodology." In Waldorf Schools and the History of Steiner Education, 43–65. Cham: Springer International Publishing, 2019. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-31631-0_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Verônica Maiara Silva dos, and Luciana Moraes Silva. "Contribuições da Pedagogia Waldorf para a humanização da educação." In Pesquisa em educação: temas em debate, reflexões em destaque. Edufatecie, 2021. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.pesquisaemeducacao.cap13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Elaine Marasca Garcia da, and Vilma Lení Nista-Piccolo. "PEDAGOGIA WALDORF E SALUTOGÊNESE: RAZÕES E CAMINHOS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR." In Formação, Prática e Pesquisa em Educação 3, 309–22. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.92119030930.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Fábio de Oliveira, and Henrique Szabunia. "CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A LIDERANÇA SITUACIONAL E FORMAÇÃO DE LÍDERES." In Políticas Públicas, Educação e Diversidade: Uma Compreensão Científica do Real, 348–66. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200901191.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pizaneschi, Fabiane Passarini Marques, and Marta Maria Pontin Darsie. "Matemática Viva e Reflexiva: Vivenciando o Ensino da Matemática no Contexto da Pedagogia Waldorf." In Saberes docentes e formação profissional: currículo, práticas e tecnologia, 76–87. Uniedusul, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010756.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Helen Flávia de, Patrícia Marques da Silva, Flaviane dos Santos Rocha, Erisvânia Silva dos Anjos, and Assunção Oliveira de Almeida. "O BRINCAR SEGUNDO A PEDAGOGIA WALDORF: A EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS DE LUZ, EM CANOA QUEBRADA/CE." In Militância Política e Teórico-Científica da Educação no Brasil 4, 16–32. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9932026103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brown, Candy Gunther. "Waldorf Methods." In Debating Yoga and Mindfulness in Public Schools, 229–54. University of North Carolina Press, 2019. http://dx.doi.org/10.5149/northcarolina/9781469648484.003.0012.

Full text
Abstract:
Chapter 11 considers Pennsylvania’s Hatboro-Horsham School District (HHSD)’s determination that the proposed Good Earth Charter School (GE) is religiously sectarian. GE is a Waldorf Methods school, premised on Rudolf Steiner’s (1861-1925) anthroposophy, a religious cosmology that explains humanity’s spiritual evolution from cosmic origins and anticipates humanity’s attainment of divine nature. Although Waldorf charter schools withstood a legal challenge in California in PLANS, Inc. v. Sacramento City Unified School Distict, Twin Ridges Elementary School District (1998–2012), HHSD found that GE’s curriculum, teacher training, and affiliations reflect its anthroposophic foundations. Contrasting the California and Pennsylvania cases illustrates how resource disparities can affect legal determinations of what counts as religion. This chapter argues that Waldorf Methods charter schools illustrate how a pedagogical approach can be secular and religious. GE’s curriculum is aligned with state educational standards, and there are public Waldorf Methods schools that promote secular interests by offering an arts-focused education to students who otherwise could not afford it. Yet, Waldorf’s distinctive pedagogy—including its meditation practices—is an outgrowth of Steiner’s esoteric understanding of child development. Modern anthroposophists have in two separate court cases argued successfully that anthroposophy is a religion for free exercise purposes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"Key pedagogical principles." In Understanding the Steiner Waldorf Approach, 29–44. Routledge, 2012. http://dx.doi.org/10.4324/9780203181461-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Florêncio-Wain, Autumn Joy. "Holistic Education." In Advances in Early Childhood and K-12 Education, 1–24. IGI Global, 2021. http://dx.doi.org/10.4018/978-1-7998-4906-3.ch001.

Full text
Abstract:
This chapter explores the theories and histories of the holistic educational paradigm. Beginning with a description of the theoretical structures that underpin the holistic educational viewpoint, it lays the groundwork to understand how pedagogies as diverse as Waldorf, Montessori, Democratic Free Schooling, and homeschooling are connected by a common set of paradigmatic assumptions. Following brief summaries of the origins of these traditions, key aspects of practice and highlights from research carried out in each pedagogy are discussed. Concluding remarks draw connections between the fundamental convictions that gave rise to these pedagogies and the needs of educators in diverse contexts today.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Pedagogia Waldorf"

1

Meira Garcia, Laura, and Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. "AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF NO ATENDIMENTO À DIVERSIDADE E NA VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-30980.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barboza Perdomo, Selma. "WALDIR DOS SANTOS COSTA NO DETRAN-AM: ASPECTOS HISTÓRICOS NA CONSOLIDAÇÃO DA PSICOLOGIA AMAZONENSE." In III SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO-UERJ/UEA; II CICLO NACIONAL DE DEBATES INTERDISCIPLINARES CEST/UEA; III SEMINÁRIO EDUCA; SEMANA DA PEDAGOGIA; MOSTRA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE TEFÉ E PIBID-CEST-UEA. Tefé, Amazonas: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cicloeduca.224803.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography