To see the other types of publications on this topic, follow the link: Pedagogia Waldorf.

Journal articles on the topic 'Pedagogia Waldorf'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Pedagogia Waldorf.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bach Junior, Jonas, Tania Stoltz, and Marcelo Da Veiga. "Autoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf." EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 23, no. 42 (April 12, 2013): 161. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n42.p161-175.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o significado de educação para a liberdade na Pedagogia Waldorf. A análise fenomenológica é adotada como suporte para compreensão do autodesenvolvimento da consciência docente em direção à sua potencialidade intuitiva. A autoeducação dos professores é a tradução prática dos fundamentos filosóficos concebidos por Steiner. Na formação de professores Waldorf, a autoeducação é explorada na dialética entre os movimentos psíquicos de simpatia e antipatia em relação ao mundo. A autoeducação seria então um princípio do individualismo ético do docente Waldorf para evitar tendências unilaterais do afastar-se ou perder-se da realidade. A conciliação entre os ideais de educação e o contexto real onde educador e educandos se encontram seria realizada pela capacidade criativa, denominada por Steiner de fantasia moral. Para não redundar em prescrições e receitas, ou fórmulas que apenas repetem o passado, o desafio do ideal da Pedagogia Waldorf é uma atualização do professor em nível existencial e profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Helen Abdom, and Valéria Ghisloti Iared. "A pedagogia waldorf e a educação ambiental." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 38, no. 1 (April 23, 2021): 202–23. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v38i1.11827.

Full text
Abstract:
O presente artigo coloca em diálogo a fenomenologia goetheana, steineriana, merleau-pontiana e autores contemporâneos com o intuito de refletir o quanto a ecofenomenologia pode contribuir para as pesquisas e práticas em educação ambiental no contexto das escolas waldorf. Identificou-se que a perspectiva ecocêntrica e a agência não humana são intencionalmente exploradas nas escolas waldorf, apesar desses conceitos não aparecerem explicitamente nas teorias que as fundamentam. As vivências na pedagogia waldorf podem ser um caminho de criação, imaginação, movimento e estética devido a sua concepção holística; e de profundo contato e respeito com a natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Faria, Fernanda Luiza, and Ivoni Freitas-Reis. "Um estudo sobre escolas com pedagogias diferenciadas: a pedagogia Waldorf, a pedagogia Montessori e a escola da ponte em foco." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 8, no. 23 (September 20, 2017): 160–81. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v8i23.2009.

Full text
Abstract:
O presente estudo discorre sobre três pedagogias que apresentam projetos de ensino diferentes ao padrão escolar: Pedagogia Waldorf, Pedagogia Montessori e o projeto Fazer a Ponte. Alicerçados no referencial teórico da pedagogia diferenciada e concomitantemente, com uma educação que promova uma cultura científica básica a seus estudantes, este estudo de caráter teórico se faz sob o contexto do ensino de química estabelecido nestas instituições. Como base para essa abordagem tem-se uma pesquisa documental em sites de escolas que seguem as pedagogias investigadas, livros e artigos que discutem sobre as mesmas, bem como observação de três escolas - uma que segue a Pedagogia Waldorf, uma que segue a Pedagogia Montessori, ambas no Brasil, e ainda a observação na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Este trabalho tornou-se significativo, na medida que trouxe discussões sobre temáticas ainda pouco familiares ao contexto das pesquisas educacionais e do próprio cotidiano dos professores em geral. Ademais abordou inspirações e discussões que possibilitaram uma reflexão acerca do ensino que se constitui atualmente nas escolas e como algumas mudanças de ideais, organizacionais e comportamentais podem modificar um espaço escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Saraiva, Gabriela Luz, and Marcele Pereira da Rosa Zucolotto. "A pedagogia Waldorf e a Base Nacional Comum Curricular na formação da criança." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 16, 2020): e7279108754. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8754.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo principal fazer uma apresentação da Pedagogia Waldorf relacionando-a com as competências gerais para a educação básica apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, realizou-se um estudo de cunho teórico buscando compreender como esta pedagogia coloca em prática o desenvolvimento das competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular e se a mesma consegue atender ao desenvolvimento do aluno considerando as competências estabelecidas pela Base. Como resultados, percebeu-se que a pedagogia Waldorf pode ser entendida como uma alternativa de concretização dos preceitos da BNCC, tendo em vista que ambas se esforçam por fomentar um ser humano ético, livre, crítico, autônomo. Por fim, espera-se que este estudo possa contribuir para o campo educacional, tendo em vista que o foco deste, a pedagogia Waldorf, apresentou-se não apenas como uma possibilidade de consolidação das normativas da BNCC, mas principalmente como possibilidade de que a práticas pedagógicas possam contribuir para a formação de seres humanos integrais aptos a atuarem eticamente em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Dulciene Anjos de Andrade e. "Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf." Educar em Revista, no. 56 (June 2015): 101–13. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.41463.

Full text
Abstract:
Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma atividade de forma plena. Identifica que, ao transcender a concepção reducionista e instrumental do processo de aprendizagem e voltar-se para a integração do pensar, sentir e fazer no processo formativo do educando, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como um modelo efetivo de educação lúdica e, portanto, consoante com o paradigma educacional da contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Frari, Liliana Del, and Janaína Pereira Pretto Carlesso. "As contribuições da Pedagogia Waldorf para a aprendizagem e o neurodesenvolvimento infantil no ensino fundamental." Research, Society and Development 8, no. 3 (December 21, 2018): e383799. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i3.799.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretende refletir sobre as práticas pedagógicas da Pedagogia Waldorf. Objetivou-se analisar as contribuições desta metodologia para a aprendizagem ligadas ao neurodesenvolvimento infantil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando a contribuição de diversos autores, procurando enfatizar a importância de criar um ambiente propício para promover o desenvolvimento da criança, influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que a Pedagogia Waldorf contribui de forma significativa para a aprendizagem e desenvolvimento infantil, através da utilização de materiais lúdicos em sua metodologia de ensino, promovendo uma melhor aquisição dos conhecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pizaneschi, Fabiane Passarini Marques. "FAZER MATEMÁTICO NA PEDAGOGIA WALDORF: O ENSINO VIVO, PULSANTE E DINÂMICO DOS NÚMEROS." Revista da Faculdade de Educação 34, no. 2 (December 31, 2020): 157–73. http://dx.doi.org/10.30681/21787476.2020.34.157173.

Full text
Abstract:
A intenção deste trabalho é conhecer as formas de ensino e a aprendizagem da Matemática de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no contexto educacional da pedagogia Waldorf, assim, trazemos um esboço sucinto sobre o contexto pedagógico configurado pelo filosofo Rudolf Steiner. A pesquisa teve como contexto uma escola de Cuiabá que adota a concepção Waldorf de educar e como sujeito: uma professora que atua no Ensino fundamental. A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, recorremos as observações em sala de aula e entrevista estruturada com a professora. O resultado da pesquisa aponta que a professora considera o ensino da Matemática relevante em todos os segmentos, prioriza as formas de ensinar viva e dinâmica e importantes na formação do aluno autônomo e criativo. O fazer matemático é intrínseco as funções vitais e cognitivas da criança e o que substancia a prática pedagógica Waldorf é a subjetividade do aluno
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Edna, and Renata Marcilio Cândido. "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA WALDORF: uma análise sobre a percepção de professores em formação." Revista Pedagógica 23 (May 3, 2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6216.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta dados de pesquisa qualitativa realizada no curso de Pedagogia de uma universidade pública de São Paulo. Tal estudo foi desenvolvido na unidade curricular “Práticas Pedagógicas e de Pesquisa” que visa contribuir com a formação inicial de professores oportunizando momentos de imersão em ambientes fora da universidade, inserindo o estudante no mundo da pesquisa científica. O objetivo do trabalho foi compreender quais as principais percepções de futuros pedagogos sobre as práticas educativas de escola de Pedagogia Waldorf. A metodologia consistiu na análise de relatórios escritos de 25 estudantes, sobre práticas educativas e funcionamento de uma escola privada de Pedagogia Waldorf da cidade de São Paulo. Tais registros foram construídos após a observação participativa desses alunos em atividades da Educação infantil e Ensino fundamental da escola selecionada para a pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos futuros professores desconhece essa abordagem no campo da Educação, mas avalia que muitas de suas práticas pedagógicas podem ser úteis no trabalho educativo da escola pública. Concluiu-se que os cursos de formação inicial de professores na contemporaneidade carecem de maior aproximação de perspectivas pedagógicas não tradicionais, que visem apresentar possibilidades de práticas educativas criativas e humanizadoras a partir de um olhar crítico, com vistas a melhoria do trabalho cotidiano de educadores de escolas públicas brasileiras. Constatou-se também, a necessidade de mais estudos sobre a metodologia das escolas de Pedagogia Waldorf no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Eliane Souza Oliveira dos, and Cleomar Ferreira Gomes. "A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS WALDORF." Revista Prática Docente 6, no. 2 (July 10, 2021): e045. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2021.v6.n2.e045.id1157.

Full text
Abstract:
A singularidade da formação da Pedagogia Waldorf (PW) ainda é mitificada. Assim, objetivou-se com esta pesquisa identificar a percepção de Egressos do Ensino Fundamental (EEF) quanto aos processos formativos desenvolvidos na PW, recorrendo-se à pesquisa qualitativa-descritiva com o uso do questionário aplicado no período de 2019 e 2020 a 28 egressos cuja idade varia entre 14 e 18 anos. Oriundos da referida pedagogia, os egressos que, atualmente, cursam o Ensino Médio (EM) em escola não Waldorf avaliaram positivamente a formação que tiveram na PW, especialmente devido à base sólida proporcionada em diferentes áreas que consideram valiosas para o seu processo de desenvolvimento ao longo da vida. Os EEF apresentaram como principais motivos os processos de ensino e aprendizagem, o papel do professor, as relações sociais e a formação humanizante e integradora. Apesar de manifestarem favoráveis à PW, alguns egressos consideram essa pedagogia mais apropriada ao nível Fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da S.C.G. de Mattos, Maria de Fátima, and Sílvia Helena Ferreira Pagliarini Zen Gorayeb. "Atividades Artísticas e Artesanais na perspectiva da Pedagogia Waldorf." Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 5, no. 2 (July 9, 2021): 49–68. http://dx.doi.org/10.5965/25944630522021049.

Full text
Abstract:
O presente estudo explorou no discurso da Pedagogia Waldorf a possibilidade de uma educação voltada para o futuro do ser humano, baseado na própria propositura, que é a de capacitar o sujeito para o enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo, integrando ciência e arte por meio de atividades educativas, práticas artísticas e artesanais, harmonizando as forças do pensar, sentir e fazer. O objetivo deste estudo foi o de verificar a relação entre o interesse despertado pelas atividades artísticas e artesanais em relação à formação de atitudes individuais que expressem criatividade, organização e colaboração, em um grupo de alunos matriculados no período da manhã no Ensino Fundamental I regular em uma cidade pequena do interior paulista que no contra turno escolar, frequentam um projeto educacional, com base nessa orientação pedagógica. Como referencial teórico, apoiamo-nos em Rudolf Steiner (2005;2015), Schiller (1990), Lanz (1990,2003,2005), Hahn (2007) e Walter Benjamin (2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santos, Leonardo Alvarenga Lopes, Kelly Beatriz Vieira Torres, Cristiano Maciel da Silva, Jose Carlos Borba, Jozielle Rocha, Andressa Rezende Giglio, and Lethícia Borba Roldão Lourenço. "O ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE ATRAVÉS DA PEDAGOGIA WALDORF E DO PROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA ESCOLA BASEADO EM ARQUITETURA ANTROPOSÓFICA." Expressa Extensão 24, no. 1 (December 21, 2018): 121. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v24i1.14401.

Full text
Abstract:
Durante um ano, professores, alunos e a comunidade local do Alto-Paraopeba (Minas Gerais), participaram de um grupo de estudos extensionista sobre pedagogia Waldorf. Após finalização do grupo de estudos, um grupo de representantes da comunidade decide avaliar a implantação de uma escola Waldorf na região. Os autores desse trabalho participam desse esforço através da organização e orientação da comunidade no sentido de viabilizar a escola, bem como no desenvolvimento de um anteprojeto baseado em conceitos de arquitetura antroposófica. Esse trabalho discute o projeto desenvolvido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ziegler, Sandra Sylvia, and Gustavo Ferreira da Costa Lima. "Contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental crítica: o processo pedagógico na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BAContributions of the Waldorf Pedagogy for a critical and emancipatory environmental education from the study of the pedagogical process at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BAContribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental critica y emancipatoria a partir del estudio del proceso pedagógico en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 35, no. 1 (May 18, 2018): 296–314. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v35i1.7443.

Full text
Abstract:
No cenário das múltiplas crises contemporâneas, em especial da crise ambiental se faz necessário formar indivíduos críticos, autônomos e transformadores do entorno social. O presente estudo propõe investigar possíveis contribuições da Pedagogia Waldorf para uma educação ambiental critica e emancipatória a partir do estudo do processo pedagógico e da sustentabilidade na infraestrutura do ambiente escolar na Escola Waldorf Rural Dendê da Serra em Uruçuca-BA. Por meio da pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com a observação do cotidiano escolar, a análise documental do Projeto Político-Pedagógico e Planos de Curso e entrevistas semiestruturada, organizados em núcleos temáticos e analisados a partir do referencial teórico encontramos segundo os pontos investigados na escola, uma perspectiva holística, sistêmica, complexa que favorece à inserção crítica da questão ambiental na educação. In the context of the multiple contemporary crises that we face, especially the environmental crisis, the model of economic, technological and social development establishes the modus vivendi that governs humanity, within a mechanistic, fragmentary and linear thinking that fractions the world and subjugates The traditional knowledge of mankind to scientific knowledge. Faced with this vision, it is necessary to seek possibilities for the education of the critical individual, autonomous and transforming the social environment. The present study aimed to investigate the possible contributions of the Waldorf Pedagogy to a critical and emancipatory environmental education from the study of environmental education in the pedagogical process and sustainability in the school environment infrastructure at the Waldorf Rural School Dendê da Serra in Uruçuca-BA. En el escenario de las múltiples crisis contemporáneas con que nos enfrentamos, en especial de la crisis ambiental, el modelo de desarrollo económico, tecnológico y social establecen el modus vivendi que rige a la humanidad, dentro de un pensamiento mecanicista, fragmentario y lineal que fracciona el mundo y subyuga Los saberes tradicionales de la humanidad al conocimiento científico. Ante esta visión se hace necesario buscar posibilidades de educación del individuo crítico, autónomo y transformador del entorno social. El presente estudio tuvo propuesto investigar posibles contribuciones de la Pedagogía Waldorf para una educación ambiental crítica y emancipatoria a partir del estudio de la educación ambiental en el proceso pedagógico y de la sostenibilidad en la infraestructura del ambiente escolar en la Escuela Waldorf Rural Dendê da Serra en Uruçuca-BA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira, Thaís R. S. Cardoso e., and Cesar Imai. "PARÂMETROS DE PROJETO PARA ESCOLAS WALDORF." Arquitetura Revista 17, no. 1 (January 20, 2021): 111–33. http://dx.doi.org/10.4013/arq.2021.171.07.

Full text
Abstract:
Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, cujo objeto de estudo foi arquitetura escolar Waldorf. Os objetivos eram identificar os principais parâmetros de projeto dessa arquitetura específica e investigar se são referendados por especialistas em arquitetura escolar. Para tanto, foi realizada revisão bibliogáfica sobre arquitetura escolar em geral e Waldorf, sendo as principais fontes arquitetura, pedagogia e psicologia ambiental. Identificaram-se doze principais parâmetros de projeto Waldorf, todos de algum modo integrados entre si e com a proposta pedagógica adotada. Há proposições peculiares quanto à aplicação de cores e formatos nesses ambientes, defendidas por seus idealizadores. Para isso, não há comprovações científicas, ou consenso entre os especialistas, entretanto, todos os parâmetros são referendados em diferentes abordagens. Portanto, não se pode afirmar que apresente algo inovador, porém, o diferencial possivelmente seja a maneira como essa arquitetura é pensada, concedendo-lhe uma identidade própria, que conferiria territorialidade, senso de pertencimento e, consequentemente, satisfação a essa comunidade escolar. Palavras-chave: Arquitetura Escolar, Arquitetura Orgânica, Processo de Projeto Participativo, Parâmetros de Projeto, Escola Waldorf ou Steiner.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bach Junior, Jonas. "O autocultivo e a educação da sensibilidade na pedagogia Waldorf." EccoS – Revista Científica 53 (July 28, 2020): e16638. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n0.16638.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o papel que a experiência estética e a sensibilidade humana possuem dentro dos parâmetros educacionais da Pedagogia Waldorf, a partir da abordagem da filosofia da educação. A quebra de paradigma ocorre na ênfase e valorização da experiência humana, como fonte de vivências que enriquecem o mundo de sensações e sentimentos para dar suporte à vida cognitiva do ser humano. Steiner se inspirou na fenomenologia de Goethe para fundar sua concepção de educação e valorizou o desenvolvimento da sensibilidade como ideal para a formação humana (Bildung). A educação da sensibilidade é um fator importante tanto no autocultivo (Selbstbildung) dos professores, quanto na educação das crianças e jovens. O elemento chave na compreensão da educação estética não reside no que se ensina, mas no como.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bach Junior, Jonas. "O autocultivo e a educação da sensibilidade na pedagogia Waldorf." EccoS – Revista Científica, no. 53 (July 28, 2020): e16638. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n53.16638.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o papel que a experiência estética e a sensibilidade humana possuem dentro dos parâmetros educacionais da Pedagogia Waldorf, a partir da abordagem da filosofia da educação. A quebra de paradigma ocorre na ênfase e valorização da experiência humana, como fonte de vivências que enriquecem o mundo de sensações e sentimentos para dar suporte à vida cognitiva do ser humano. Steiner se inspirou na fenomenologia de Goethe para fundar sua concepção de educação e valorizou o desenvolvimento da sensibilidade como ideal para a formação humana (Bildung). A educação da sensibilidade é um fator importante tanto no autocultivo (Selbstbildung) dos professores, quanto na educação das crianças e jovens. O elemento chave na compreensão da educação estética não reside no que se ensina, mas no como.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Erika De Andrade, and Marcelo Petraglia. "WALDORF SCHOOLS MUSIC EDUCATION APPROACH AS INSPIRATION FOR WORK IN OTHER CONTEXTS." Revista Europeia de Estudos Artisticos 4, no. 3 (July 30, 2013): 1–15. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v4i3.81.

Full text
Abstract:
No Brasil, desde 2008 testemunhamos a efervescência de debates acerca da volta da música para a escola. A lei 11.769 torna a música conteúdo obrigatório em todas as escolas brasileiras, desde a educação infantil até o ensino médio. No entanto, muito se tem discutido a respeito dos profissionais que assumirão este desafio, das metodologias e conteúdos envolvidos e da função da música na escola. O que pretendo compartilhar com o leitor são algumas observações e reflexões, realizadas a partir de vivências durante minha trajetória profissional, tanto como educadora musical atuando em uma escola Waldorf, quanto como docente em cursos de Licenciatura em Música em duas universidades do interior paulista. Seja supervisionando estágios ou ministrando disciplinas pedagógicas, observo inúmeros questionamentos de músicos e educadores musicais a respeito da volta da música para a escola. O foco deste trabalho é descrever a proposta de educação musical praticada nas escolas Waldorf. Presente no Brasil desde 1955, esta pedagogia conta com mais de 50 anos de experiência, portanto, é possível identificar nos caminhos já trilhados, possibilidades e indicações para a Educação Musical, tanto na escola tradicional quanto em projetos socioeducativos. Este texto trará um breve histórico acerca da pedagogia Waldorf e descreverá o currículo musical, desde o jardim de infância até o ensino médio. Serão abordados também os aspectos que envolvem a formação humana do professor, seus conhecimentos, habilidades, atitudes e competências e por fim, será apresentado um balanço das possíveis aplicações dessas experiências para a educação musical em outros contextos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bach Junior, Jonas, and Melanie Gesa Mangels Guerra. "O currículo da Pedagogia Waldorf e o desafio da sua atualização." Revista e-Curriculum 16, no. 3 (October 8, 2018): 857. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878.

Full text
Abstract:
Este artigo desenvolve um debate aberto sobre a questão da atualização do currículo da Pedagogia Waldorf, contrapondo a concepção orgânica de Steiner e as interpretações rígidas. O estudo tem uma abordagem crítica, apresenta inicialmente a fundamentação que inspirou a estruturação do currículo para, em seguida, discutir a contraposição existente entre a idealização e a realidade da aplicação dos princípios curriculares. Destaca-se a diferenciação entre as abordagens acrítica e crítica a respeito do currículo, para incluir justamente a problematização da coerência com a contextualização da prática pedagógica. Os resultados apontam para o conflito entre as posturas conservadores e progressistas, atentando para o problema do anacronismo e incentivando uma contínua construção curricular com base em pesquisa que alia a dimensão histórico-cultural do fenômeno educativo com os ideais da teoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Eliane Souza Oliveira dos, and Cleomar Ferreira Gomes. "Pesquisas Brasileiras stricto sensu sobre a pedagogia waldorf: estudo exploratório / Brazilian research stricto sensu on waldorf pedagogy: exploratory study." Brazilian Journal of Development 7, no. 4 (April 15, 2021): 38931–43. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n4-381.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Castro, Priscila Morais. "As aulas de educação física na pedagogia waldorf: um estudo de caso." Research, Society and Development 8, no. 12 (October 15, 2019): e338121794. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1794.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa descrever e compreender o sistema da pedagogia Waldorf (PW) de ensino nas aulas de educação física. O estudo de caso utiliza a observação participante e a entrevista na coleta de dados. O sujeito é uma professora de uma escola privada de educação infantil e ensino fundamental de Cuiabá Mato-Grosso, com crianças de 06 a 14 idades e revisão bibliográfica. A escola da pesquisa tem como sua metodologia voltada para o desenvolvimento através da ludicidade, o aprender brincando, esta pedagogia foi fundada por Rudolf Steiner, tendo em sua metodologia um olhar individualizado na busca da formação humana. Será investigado como essa pedagogia de ensino se aplica nas aulas de Educação Física, bem como conhecer os objetivos educacionais a serem alcançados por alunos que usufruem dessa proposta de ensino alemã. Torna-se então importante que o aprendizado seja prazeroso, de forma humanizada, sem tornar o ensino mecânico. Foram apresentados componentes a respeito do lúdico na PW, sendo que estes aplicados nas aulas de Educação Física, tais como comportamentos e atitudes em diferentes situações. A convivência com o próximo, sentimentos, expressões e entre outros. Observa se então, que a PW utiliza a Ludicidade na EDF, com finalidade de formar pessoas desenvolvidas intelectualmente e espiritualmente, capazes e livres, prontos os para a vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Martins, Cálita Fernanda de Paula, and Rosely Aparecida Romanelli. "EDUCAÇÃO BÁSICA E A PRÁTICA DOCENTE NA CONCEPÇÃO DE FREIRE E STEINER: FUNDAMENTOS DA LDB E DO PPP DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ." Revista Prática Docente 3, no. 1 (June 26, 2018): 334–51. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2018.v3.n1.p334-351.id154.

Full text
Abstract:
As discussões apresentadas neste estudo tratam das primeiras aproximações em relação à pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado. Todavia, o presente artigo tem como principal objetivo discutir acerca da educação básica e da prática docente na concepção de Freire e Steiner, tendo por base os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - 9394/96 e sua aplicação no Projeto Político e Pedagógico (PPP) da Escola Livre Porto Cuiabá. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica e documental. Por se tratar de uma pesquisa documental foi feita análise do PPP de uma instituição Waldorf. Quanto ao procedimento bibliográfico foi utilizado enquanto referencial teórico: Santos e Romanelli para discutir acerca dos princípios da Pedagogia e da Antroposofia; Freire e Steiner para fundamentar a discussão quanto à concepção da prática docente; Oliveira para discutir os fundamentos da LDB, Lanz na intenção de apresentar o perfil e qualidades do professor Waldorf, entre outros autores. Todavia, buscamos na Pedagogia saberes que poderão contribuir para a educação em uma perspectiva humanizadora, tendo como princípio auxiliar na formação de seres humanos, promovendo o desenvolvimento saudável e harmônico do querer, sentir e pensar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Fonseca, Santuza Mônica de França P. da, Aurenisia Coutinho Ivo, Magno Alexon Bezerra Seabra, Francisco José Garcia Figueiredo, Michelle Amaral Albuquerque Guedes, Naiara de Souza Sales, Larissa Sousa Henrique de Meireles, and Ângela Maria Félix da Silva. "COORDENAÇÃO MOTORA FINA: DO DIREITO ÀS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA PEDAGOGIA WALDORF EM DISGRÁFICOS / FINE MOTOR COORDINATION: FROM LAW TO THE WALDORF PEDAGOGY PEDAGOGICAL PROPOSALS FOR DYSGRAPHICS." Brazilian Journal of Development 6, no. 9 (2020): 71688–705. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n9-567.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Fadel, Sabrina, and Rita de Cássia De Souza. "Jardim da Manga: Nascimento e morte de uma experiência de implantação da pedagogia Waldorf em uma escola pública / Jardim da Manga: The beginning and ending of an experimental implementation of Waldorf education in a public school." Educação em Foco 22, no. 37 (August 12, 2019): 92–113. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i37.2916.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como principal problemática a implantação da Pedagogia Waldorf em uma escola da rede pública municipal de Ubá-MG e as controvérsias do processo, que envolvem questões como a autonomia da escola pública e dos profissionais da educação. Durante a investigação, foi possível acompanhar os primeiros passos desta experiência de educação Waldorf pública, assim como, presenciar a sua morte quando o projeto deixa de receber investimentos do município. Para a construção das informações, além de uma pesquisa bibliográfica, foi feita uma pesquisa descritiva utilizando diferentes procedimentos metodológicos, dentre eles a observação participante a realização de entrevistas com um grupo de pessoas que participaram deste processo. Conclui-se que, embora este projeto tenha sido denominado como “revolucionário” em sua essência, quando ele foi assumido pelo poder público passou a ser considerado impositivo e autoritário pelos/as envolvidos/as no processo: os/as professores/as e a comunidade local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Romanelli, Rosely A. "A cosmovisão antroposófica: educação e individualismo ético." Educar em Revista, no. 56 (June 2015): 49–66. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.40937.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de um recorte de uma pesquisa maior sobre Antroposofia e Pedagogia Waldorf, que situa esta como uma contribuição para o paradigma educacional atual. O referencial teórico utilizado traz estudos epistemológicos de Rudolf Steiner e Marcelo da Veiga, compreendidos pela antropologia do imaginário de Gilbert Durand e pela antropologia da complexidade do conhecimento de Edgar Morin. O individualismo ético é apresentado como uma decorrência da teoria cognitiva proposta por Steiner e parte fundamental de sua cosmovisão na qual a Pedagogia Waldorf se insere. Traça-se um paralelo entre a revelação, tratada por Durand, na visão de homem tradicional, e o pensamento intuitivo, adquirido pela autorreflexão, proposta por Steiner como caminho de desenvolvimento individual. Ambos os caminhos pretendem conduzir a uma evolução da alma humana, através de um desenvolvimento cognitivo. Steiner descobre, por meio de seus estudos, a maneira de expressar, dentro do paradigma clássico vigente em sua época, como o ser humano pode conduzir seu conhecimento até a revelação espiritual, que ele denomina de pensamento intuitivo. Segundo Veiga (1996), Steiner abre uma possibilidade da ampliação cognitiva humana abordando os aspectos mentais e espirituais, pertencentes à noosfera, que podem vir a se revelar caso o homem desenvolva intencionalmente uma observação ampliada. Esta capacidade de observação amplia-se através de procedimentos e exercícios internos que partem do pensar racional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, Dayane dos Santos, Dulce Rafaela Gomes Martins, Cristiane Costa de Oliveira, Cristiane Rodrigues da Silva, Rosângela Rodrigues da Silva, and José Eduardo Silva. "O Método Montessori na educação básica: Uma revisão sistemática da literatura sobre sua influência para o desenvolvimento da criança nos anos iniciais." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 14, 2021): e48010515300. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15300.

Full text
Abstract:
Objetivou-se apresentar reflexões acerca das contribuições do Método de Maria Montessori em um contexto atual, considerando o desenvolvimento da autonomia da criança nos anos iniciais da Educação Básica. Quanto ao método, realizou-se uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica levando em conta as contribuições de diversos autores, observando as características da Padagogia de Montessori e suas reflexões metodológicas e didáticas no desenvolvimento da autonomia da criança na educação básica e sua atuação no Brasil, sucedendo com abordagem teórica e metodológica da Pedagogia Tradiconal e da Pedagogia de Waldorf para subsidiar a análise reflexiva do modelo montessoriano. Com os resultados, percebeu-se que a Pedagogia de Montessori se faz presente em 62 unidades educacionais distribuídas em todas as regiões brasileiras, podendo ser compreendida como uma alternativa pedagógica alinhada aos princípios reguladores da BNCC e PCN, e constatou-se a falta de estudos que apontem o desenvolvimento da Pedagogia de Montessori em escolas públicas que prestam serviços à Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pode-se concluir que a Pedagogia de Montessori vem contribuindo de forma significativa para a aprendizagem da criança em seu desenvolvimento educacional com autonomia e liberdade, e através das abordagens lúdicas e aplicação do modelo em ciclos por faixa etária estimula a construção do conhecimento e melhor interação no ambiente educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sant'Ana, René Simonato, Helga Loos, and Márcia Cristina Cebulski. "Afetividade, cognição e educação: ensaio acerca da demarcação de fronteiras entre os conceitos e a dificuldade de ser do homem." Educar em Revista, no. 36 (2010): 109–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602010000100009.

Full text
Abstract:
Busca-se discutir os conceitos afetividade e cognição, e suas implicações na educação. Parte-se da ideia de que a diferença entre humanos e demais seres decorre da necessidade de aprender a ser; ou seja, das dificuldades de ser do homem, advindas desse exercício, e não o emprego puro e simples da racionalidade. Schopenhauer apresenta a hipótese de que as noções de tempo e espaço são resultado da sensibilidade e percepção acerca, respectivamente, dos fenômenos do movimento e das relações das coisas no mundo. Infere-se, então, que das relações estabelecidas ao longo de suas trajetórias existenciais entre as coisas e seres nascem os afetos, ou seja, os modos como as coisas (ou seres) afetam ou são afetadas em suas diversas manifestações. A tese deste ensaio sugere que a razão nada mais é do que a afetividade formatada ao modo humano: a resultante do sentido existencial entrecruzado à realidade. Logo não haveria supremacia da cognição em detrimento da afetividade, por serem um e mesmo fenômeno: o do entendimento da realidade; baseando-se nos afetos sentidos e percebidos pelo sujeito. Tal premissa pode contribuir com o pensamento educacional ao (re)integrar a afetividade e a cognição, ao contrário do que se vem praticando: um privilégio exacerbado da educação racionalista. Essa (re)integração pode ocorrer pela conjunção da Arte, da Filosofia e da Psicologia, o que, de certo modo, defende a Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Smithrim, Katharine, and Martha Maria Prata-Linhares. "O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378." Olhar de Professor 12, no. 2 (August 2, 2010): 359–78. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.12.1515.

Full text
Abstract:
O artigo reúne o fenômeno do ritmo, a formação de professores e o envolvimento dos alunos. O sentido de ritmo apresentado é muito mais amplo do que o sentido musical de ritmo. Inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente, da aprendizagem, do corpo, das atividades e da energia. A pesquisa aqui relatada é dividida em duas partes. A primeira parte aborda o papel do ritmo na formação de professores na pedagogia Waldorf. A segunda analisa o ritmo nas salas de aula de educação infantil, em Ontário, no Canadá, e em Minas Gerais, Brasil. Na coleta e análise de dados as pesquisadoras canadense e brasileira utilizam um mesmo protocolo de observação para registrar o ritmo das atividades em sala de aula, tanto na agenda das atividades do dia quanto no registro das atividades rítmicas. Com o propósito de analisar a relação entre ritmo e envolvimento nas atividades, a investigação acontece em salas de aula em que o ritmo é um conceito fundamental, e em salas de aula que não dão atenção intencional ao ritmo. Um dos propósitos da investigação é mostrar como o ritmo interfere no envolvimento dos alunos nas atividades de aprendizagem, a necessidade do envolvimento das crianças para que elas possam aprender e dos professores para que tenham condições de criar ambientes que promovam a aprendizagem. Usar o ritmo para promover o envolvimento tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Esturao, Carolina, Lucas G. Gago Galvagno, and Angel M. Elgier. "Empatía en niños de 11 a 12 años. Una comparación entre pedagogía Waldorf y pedagogía tradicional." REVISTA CONCIENCIA EPG 2, no. 1 (November 9, 2020): 48–58. http://dx.doi.org/10.32654/concienciaepg.2-1.4.

Full text
Abstract:
Para Eisenberg (2000) la empatía es unarespuesta emocional que procede de lacomprensión del estado o situación de otrapersona y es similar a lo que la otra personaestá sintiendo. La misma incluye la capacidad paradiferenciar entre los estados afectivos de los demásy la habilidad para tomar una perspectiva tantocognitiva como afectiva. Esta se ve modificada porprocesos de socialización. La presente investigacióntuvo como objetivo evaluar los niveles de empatíaen niños de 11 y 12 años de edad en función de suasistencia a instituciones educativas bajo el modelode la pedagogía tradicional o la pedagogía Waldorf,a partir del Interpersonal Reactivity Index (IRI). Losresultados indicaron que los alumnos que asistíanal establecimiento Waldorf puntuaron más altoen toma de perspectiva y preocupación empáticaque los alumnos que asistían al establecimiento bajo el modelo de pedagogía tradicional. Se puedeconcluir que las diferencias encontradas entre losalumnos de las distintas escuelas podrían debersea los distintos modelos pedagógicos que recibieron.La escuela Waldorf hace énfasis en estimular lacompetencia social, por lo que esto pudo repercutiren las habilidades empáticas de los niños.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Więckowska, Katarzyna. "Pedagogika osłaniająca. O filozoficznych przesłankach praktyki pedagogicznej przedszkola waldorfskiego." Kwartalnik Pedagogiczny, no. 1 (March 20, 2017): 0. http://dx.doi.org/10.5604/01.3001.0009.8123.

Full text
Abstract:
The aim of the article is to present the philosophical reasons of the pedagogical practice of Waldorf kindergartens that result from the anthroposophical anthropology of Rudolf Steiner. The author focuses on the notion of ‘envelope’ in Waldorf education. The metaphor of a protecting envelope is described in the context of space and time of Waldorf kindergarten and relationships between educator and a child. Those relationships – in the light of anthroposophical conception of human fate – are based on the trust brought by the child from the spiritual world. This trust appears by the child’s capacity to imitate. The author gives examples of pedagogical activities which help to protect and cultivate this child’s inner capacity by the envelopes of warmth, action, rhythm and word.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Uceda, Patricia Quiroga. "Waldorf Teacher Education: Historical origins, its current situation as a higher education training course and the case of Spain." Encounters in Theory and History of Education 16 (November 23, 2015): 129–45. http://dx.doi.org/10.24908/eoe-ese-rse.v16i0.5711.

Full text
Abstract:
Waldorf schools base their pedagogical practice on the ideas of Rudolf Steiner (1861-1925), namely on the esoteric philosophy of anthroposophy he founded in 1913. This paper discusses how Waldorf school teachers are trained. The paper starts by analyzing the first training course Steiner taught for the teachers at the Freie Waldorfschule, the first Waldorf School, founded in Stuttgart in 1919. It then goes on to examine the structure and theoretical underpinnings of Waldorf teacher training today. Finally, it looks at the specific case of the “Training Course in Waldorf Pedagogy and Humanistic-Artistic Education” given to Waldorf teachers in Spain. The main conclusion reached is that the structure of teacher training for Waldorf schools consists of giving an initial theoretical approach to anthroposophy, which lays the groundwork on which to base pedagogical practice. This involves having teachers integrate the categories of anthroposophy into their training process before acquiring the knowledge and skills required for carrying out their teaching endeavors.http://dx.doi.org/10.15572/ENCO2015.9
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Vargas Benites, Melany. "Arquitectura y antroposofía: La pedagogía Waldorf en los espacios de aprendizaje Colegio San Christoferus y Colegio Waldorf. Lima, Perú*." P&A. Pedagogía y Arquitectura, no. 4 (September 20, 2020): 79–91. http://dx.doi.org/10.31381/pedagogiaarquitectura.v0i4.3283.

Full text
Abstract:
¿Cómo la arquitectura antroposófi ca responde y apoya a la pedagogía Waldorf? A lo largo del último siglo, se ha generado un mayor interés por parte de arquitectos, psicólogos y pedagogos acerca de la relación que existe entre arquitectura y educación, un interés por colocar al niño como eje del sistema educativo a quien se le debe brindar espacios de aprendizaje apropiados para su desarrollo. La pedagogía Waldorf, no solo ha transformado la forma de enseñar, además, ha generado una relación directa con la arquitectura del espacio de aprendizaje. En este contexto, el estudio de la arquitectura de dos colegios que implementan la pedagogía Waldorf de formas distintas en la ciudad de Lima permite entender cómo la arquitectura antroposófica contribuye al sistema pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Gómez Soto, Miriam, and Carmen Viejo Díaz. "Entrevista con Ana Ayllón Directora de la Escuela Libre Micael de pedagogía Waldorf." mAGAzin Revista intercultural e interdisciplinar, no. 20 (2011): 20–25. http://dx.doi.org/10.12795/magazin.2011.i20.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Badilla Zamora, Isabel. "Los cuentos de hadas, una propuesta para la niñez desde la pedagogía Waldorf." Innovaciones Educativas 18, no. 25 (January 24, 2017): 55–64. http://dx.doi.org/10.22458/ie.v18i25.1650.

Full text
Abstract:
En este ensayo se ofrece a la persona lectora un acercamiento a los planteamientos básicos de la pedagogía de Waldorf, específicamente en lo pertinente al primer septenio del desarrollo de los niños y las niñas. De igual manera, se plantea una reflexión sobre la importancia de los cuentos de hadas tanto en el hogar como en el jardín de niños.Se parte de la premisa que para los niños y las niñas entre los 0 a 7 años el desarrollo de la fantasía y de los sentidos, así como el conocimiento del mundo que los rodea, se puede realizar mediante los cuentos de hadas, ya que estos constituyen una herramienta metodológica indispensable dentro del planteamiento de la pedagogía Waldorf.Este ensayo pretender brindar a los padres de familia, las maestras y los maestros una oportunidad para conocer la pedagogía de Waldorf y valorar la pertinencia de los cuentos de hadas proponiendo sugerencias de cómo utilizar este recurso para promover el desarrollo integral del estudiantado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Konvalinková, Jana. "Basic Elements of Music-Rhythm, Melody, Harmony - from the Point of View of Alternative Waldorf Education and Psychological-neurological Point of View." Lifelong Learning 5, no. 2 (2015): 23–31. http://dx.doi.org/10.11118/lifele2015050223.

Full text
Abstract:
Waldorf education consciously uses elements of rhythm in the life of a child along with rhythmical activities used for mastering the topics taught. Apart from phenomenon of rhythm also melody of voice, which Waldorf education defines both for the teacher's work and pupil’s development, is emphasized. It observes melodiousness of spoken and sung expression and since the first grade it thoroughly develops child’s strong relation to rhythm, melody and harmony in music. The contribution searches for support and defence of these pedagogical approaches and introduces rhythm, melody and harmony from the psychological-neurological point of view.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Igelmo-Zaldívar, Jon, and Patricia Quiroga Uceda. "La pedagogía ligera en tiempos hipermodernos: el homeschooling, las escuelas Waldorf y la nueva pedagogía ignaciana." Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria 30, no. 1 (June 30, 2018): 75–94. http://dx.doi.org/10.14201/teoredu3017594.

Full text
Abstract:
El conjunto de la obra de Gilles Lipovetsky es una referencia para el análisis de las sociedades hipermodernas. En su último libro, titulado De la ligereza (2016), el autor francés estudia del paradigma sobre el que se está constituyendo la civilización de lo ligero. Un planteamiento que posee implicaciones en el campo de la educación. En este artículo analizamos, en primer lugar, las posibilidades teóricas que la contraposición de lo ligero y lo pesado posee para la reflexión pedagógica. En segundo lugar, con el fin de ahondar en el análisis, nos centramos en el estudio de tres propuestas educativas que integran nociones centrales de lo que podría considerarse una pedagogía ligera y que están experimentando una creciente demanda de su propuesta educativa: a) homeschooling, unschooling y flexi-schooling, b) la pedagogía Waldorf y c) las escuelas jesuitas catalanas que participan del proyecto Horitzó 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mavrelos, Manos, and Thanasis Daradoumis. "Exploring Multiple Intelligence Theory Prospects as a Vehicle for Discovering the Relationship of Neuroeducation with Imaginative/Waldorf Pedagogy: A Systematic Literature Review." Education Sciences 10, no. 11 (November 17, 2020): 334. http://dx.doi.org/10.3390/educsci10110334.

Full text
Abstract:
Waldorf Education follows a holistic approach of children’s development, where the fundamental characteristics are creative/artistic activities, integrating imagination-based teaching methods to support and enhance the development of children’s and adolescents’ physical, social, emotional, and cognitive skills. Neuroeducation provides the most relevant level of analysis for resolving today’s core problems in education. Multiple Intelligence (MI) theory investigates ways of using the theory as a framework in school for improving work quality, collaborations, opportunities for choice, and a role for the arts. To that end, we provide a systematic literature review that critiques and synthesizes representative literature on these three topics in order to reveal new perspectives towards a novel transformative educational paradigm in a digitized society. A comprehensive analysis of theoretical and empirical articles between 2000 and 2019 is provided. The search included five main academic databases (ERIC, Web of Science, ScienceDirect, SpringerLink, and Scopus) using predefined selection criteria. In total, 321 different articles were screened, from which 43 articles met the predefined inclusion criteria. The results indicate a correlation between pedagogical practices of Waldorf schools and MI theory compatible teaching practices and between Waldorf schools and neuroeducation. Further empirical research examining different facets of this relationship is still needed to establish live and effective schools as Learning Organizations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dali, Keren. "The way of WalDorF: fostering creativity in LIS programs." Journal of Documentation 73, no. 3 (May 8, 2017): 407–31. http://dx.doi.org/10.1108/jd-05-2016-0068.

Full text
Abstract:
Purpose The purpose of this paper is to call into question the most longstanding pedagogical practices in academia while analyzing their potential to foster student creativity and innovation in the classroom. While some suggestions advanced in this paper may not have the same importance in other fields and disciplines, they are highly relevant in the applied, interdisciplinary, and very fast moving field of Library and Information Science (LIS). Design/methodology/approach Positioning creativity as a teachable skill and relying on the learner-centered pedagogy of Carl Rogers, the paper presents a model that can serve as a litmus test for the creative potential of graduate-level assignments in LIS programs. The model is called “Walls,” “Doors,” and “Fences” (WalDorF); these terms refer to specific statements in graduate assignment descriptions that are necessary (“Walls”); conducive to creative expression (“Doors”); or unjustifiably restrictive (“Fences”). The paper uses a sample assignment from a “Foundations of LIS” course to illustrate the model; it also provides several examples of the WalDorF model application in other LIS courses. Findings Using the WalDorF model, the paper revisits and challenges some of the most common pedagogical practices in graduate LIS teaching, including the prevalence of written papers as course assignments; the implications of equating “research” with an overview of secondary literature; the need for professors’ approvals of research topics; the meaning of the “quality of writing;” the imperative of “academic” writing as opposed to other types of writing; the word/page limit; the use of standardized reference styles; the class participation requirement; and the late assignment policies, among others. Originality/value The real change in education is foundational and goes beyond cosmetic improvements. If we want to develop learning experiences that tap into students’ creative potential, the very core of our approaches needs to be scrutinized and questioned, even the centuries-old staples of academic teaching. At the end of the day, we may decide that changing things is not in the best interests of learning. However, a complete critical analytical work must be done to convince and reassure ourselves that tried-and-true methods are the best way to go. The proposed WalDorF model presents one possible frame for critical revision.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Chaparro Gómez, Beatriz Eugenia, Edwin Fernando Bravo Jiménez, and Nataly Becerra Vergara. "Laboratorio móvil de educación artística: El Bus Arte Rodante. La expresión en movimiento." Infancias Imágenes 18, no. 2 (August 14, 2019): 259–67. http://dx.doi.org/10.14483/16579089.13701.

Full text
Abstract:
Este artículo versa sobre el desarrollo del proyecto de investigación encaminado a la creación de un laboratorio móvil de educación artística, portador de insumos y elementos facilitadores de procesos para la experimentación con lenguajes artísticos en espacios comunitarios. Los talleres itinerantes fueron creados con aportes de la pedagogía Waldorf y fueron desarrollados con niños y niñas de un barrio periférico del municipio de Popayán. Se reflexiona sobre la incidencia de esta experiencia en el fortalecimiento de tejidos sociales desde la práctica de educadores artísticos que se reconocen como transformadores sociales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bolaños Motta, José Ignacio, María Alejandra Cifuentes Casallas, and Laura Nathalia Figueroa Céspedes. "Hacia una praxis ecológica desde la huerta escolar, un estudio desde la pedagogía Waldorf." Plumilla Educativa 19, no. 1 (July 28, 2017): 27–37. http://dx.doi.org/10.30554/plumillaedu.19.2472.2017.

Full text
Abstract:
La presente investigación tuvo por objetivo, identificar los aprendizajes que desde la práctica de la huerta escolar, son posibles en las aulas escolares del grado Transición de la Institución Educativa Las Palmas de Villavicencio Meta. Es así como a partir de la metodología cualitativa y usando estrategias como la cartografía social y la caja de arena, se desarrolló un análisis a la relación: niñez - mundo natural. Generándose así una serie de resultados, como son la teorización de una praxis ecológica y la demostración de que el acto de sembrar se constituye como un aprendizaje interdisciplinario, evidenciando que la actividad de la siembra da lugar a múltiples aprendizajes, acción que otrora fue ampliamente desarrollada desde el enfoque de la pedagogía Waldorf.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Díaz Bajo, Pilar. "Panorama actual de las pedagogías alternativas en España." Papeles Salmantinos de Educación, no. 23 (January 1, 2019): 247–81. http://dx.doi.org/10.36576/summa.108394.

Full text
Abstract:
Se indaga en las pedagogías alternativas, con la finalidad de evidenciar su presencia en el panorama educativo español ofreciéndose por una parte, una descripción de cada pedagogía abordando sus planteamientos pedagógicos esenciales y por otra abordando los proyectos que en el marco de esas pedagogías se desarrollan utilizando para ello metodología empírico analítica, de carácter descriptivo, considerando las siguientes variables: línea pedagógica alternativa a la que se adscriben – Amara Berri, Montessori, Waldorf, Reggio Emilia, Escuelas bosque, Comunidades de aprendizaje, Educación libre/viva, Escuelas democráticas, y otras pedagogías que aglutinan planteamientos diversos-; distribución geográfica; nivel educativo y titularidad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Quiroga Uceda, Patricia, and Jon Igelmo Zaldívar. "La pedagogía Waldorf y el juego en el jardín de infancia. Una propuesta teórica singular." Bordón. Revista de Pedagogía 65, no. 1 (March 1, 2013): 79–92. http://dx.doi.org/10.13042/brp.2013.65105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Tymoshenko, Yurii, Olha Palamarchuk, Mykola Iehupov, and Tetyana Dovbenko. "Sustainable development in the model of an integrated system of public education, creativity and humanistic learning." E3S Web of Conferences 277 (2021): 06010. http://dx.doi.org/10.1051/e3sconf/202127706010.

Full text
Abstract:
In the context of ensuring an effective strategy for sustainable development, it is necessary to consider that modern education is mainly focused on the theoretical type of scientific knowledge, on natural and engineering-technological models of thinking. At the same time, the theory of pedagogy is constantly debated and criticized by scientism. It is a term that doesn’t exist in the European countries - humanitarian or humanistic technologies - it is like wooden iron, because both the humanitarian and humanistic paradigms were formulated and spread as an alternative to the technological direction, starting from it. This is a contradiction within the theory. Another contradiction: despite the frontal critique of the school of knowledge and subject-centrism, in practice such a subject-oriented or psychologically-oriented approach remains dominant. As a result, in the minds of schoolchildren, students there is a mosaic of unrelated pieces of knowledge. Why do we hold such an approach so firmly? It is important to understand the reasons for this, otherwise we will not be able to find a practical way out of this situation, one criticism is not enough. This is not an internal pedagogical issue, but the convenience of management, external control over the activities of the education system, educational institution. Attempts to reform the pedagogical system constantly run into this circumstance, as pedagogy in its main part remains entirely state and regulated from the outside, no matter how much we talk about the partial autonomy of school, education, higher education. The model of Waldorf pedagogy is still the only one that aims to transfer the experience of sustainable development in various fields comprehensively, that is, in its own way repeats the development of mankind in teaching. In Waldorf pedagogy, the component of responsibility is realized, for instance, through environmental education. It is necessary to perceive the activity as a part of the general activity. Freedom has a structure and necessarily includes a component of responsibility.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Miranda, Aracely Maria de Souza, Tácio de Mendonça Lima, and Luana Melo Diogo de Queiroz. "Promoção do uso racional de medicamentos em crianças vivendo com HIV/AIDS pelo método pedagógico Waldorf / Promotion of rational use of drugs in children living with HIV/AIDS by Waldorf pedagogical method." Brazilian Journal of Health Review 4, no. 2 (2021): 5648–54. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv4n2-131.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ionova, Olena, Oksana Gres, Wiktoriia Partola, and Svitlana Luparenko. "Waldorf Approaches to Organization of the Pedagogical Process and Their Influence on the Quality of Education of Ukrainian Junior Schoolchildren." New Educational Review 54, no. 4 (December 31, 2018): 135–45. http://dx.doi.org/10.15804/tner.2018.54.4.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Merkulova, Irina A., and Vladimir B. Pomelov. "Features of the formation of spiritual and moral values in the educational practice of Germany in the second half of the twentieth century." Perspectives of Science and Education 49, no. 1 (March 1, 2021): 478–90. http://dx.doi.org/10.32744/pse.2021.1.33.

Full text
Abstract:
The problem of forming spiritual and moral values in the educational practice of Germany in the second half of the twentieth century is of theoretical interest and practical value for Russian teachers in terms of using the experience accumulated by foreign colleagues in the course of reforming the national school. The hypothesis of the study was that the various forms of work practiced by teachers of the two countries – the GDR and the FRG, – during this period contributed to the formation of spiritual and moral values among the youth of the two German states. The following research methods were used: literature analysis, scientific and pedagogical interpretation of information contained in sources; comparative method; axiological method that allows to identify the positive content in the scientific subject. Main results of the study. The fundamental difference in socio-political and ideological attitudes that took place in the GDR and the FRG in 1949-1989 determined to a decisive extent the choice of forms and content of educational work carried out in educational institutions in both countries. In the GDR, there was a single comprehensive public school, which was under the full ideological and administrative control of the ruling Socialist United Party of Germany. Special attention was paid to educating the younger generation in the spirit of devotion to the ideals of socialism, rejection of religion and the values of bourgeois society. The Union of Free German Youth and the children's pioneer organization named after Ernst Telman were actively used in the process of socialist education of young people. At the same time, they actually copied the forms and methods of work of the corresponding organizations that operated in the USSR, – the Komsomol and the Lenin Pioneer organization. In Germany, on the contrary, there was a significant number of types of secondary educational institutions, many of which were non-governmental: private, Waldorf, Catholic and Evangelical, etc. Ideological education, aimed, among other things, at the assimilation of spiritual and moral values, was carried out mainly at school, in accordance with the guidelines adopted in this educational institution. The study allowed us to characterize the features of the formation of spiritual and moral values in the educational practice of Germany in the second half of the twentieth century. The significance of the results obtained is that they to a certain extent factual enrich modern Russian historical and pedagogical science. The main conclusion of the study is that in the GDR, the concept of the goal of education was inextricably linked with collective interests and orientation to the socialist ideology, while the liberal-democratic ideology in the FRG gave absolute priority to the individual over the collective. A scientifically formulated study of this approach provides a perspective for further research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Arnautova, Larysa, and Liubov Tarasenko. "Modern correctional technologies in work with features of psychophysical development children." Scientific visnyk V.O. Sukhomlynskyi Mykolaiv National University. Pedagogical Sciences 65, no. 2 (2019): 16–20. http://dx.doi.org/10.33310/2518-7813-2019-65-2-16-20.

Full text
Abstract:
The problem of teaching children of primary school age with the peculiarities of psychophysical development, who study in inclusive classes the article deals. The continuous development of pedagogical practice and the growth of the number of children with disabilities leads to the search for new more effective methods of work, new approaches to the organization of the educational process. The study is based on the use of Waldorf methodology – eurythmia, the main purpose of which is to develop a child's holistic perception of the world through the experience of its beauty, harmony, the formation of a positive attitude to themselves and other people, improving communication skills, harmonization of personality through a sense of joy, security and safety. Eurythmy is effectively used to improve the condition of children with different severity degrees of the disease and different levels of intellect. This subject is part of the school curriculum, as it «paves the way» for teaching other disciplines, and this, in turn, will form an integral system of school integration. A feature of the educational process organization in the first grade is that learners are engaged in eurythmia with music. They perform eurythmic special exercises for vowels and consonants with the teacher in the form of an accessible interesting play games. Training takes place on small poems and fairy-tale games, built on rhyme and rhythm. It is necessary to beat the rhythm of poems rhythmically, measuring its size in short and long steps. It was noted that the level of emotional stress in children is reduced. The exercises we use have a positive impact on the health, thinking, will, feelings of the child and contribute to the harmonious development of social skills, which in children with autism spectrum disorders are significantly impaired. The children learned to listen and understand the instruction of the teacher to perform the exercises immediately after the words of the master and without errors, quickly navigate in the concepts of «rightleft», «up and down»; «back and forth», to distinguish the quality of movement «loud-quiet, short-long steps; fastslow»; follow the steps on different surfaces of the foot; to recognize parts of the body to maintain balance while performing exercises on the bench and while driving on the forms to catch and throw the ball to move along defined trajectories independently and in a group. It is necessary to adhere to the systematic training and to form a positive emotional state in children and a steady interest in the lesson to obtain a successful result. It is necessary to combine the creation of an atmosphere of goodwill, assistance and mutual assistance and at the same timerequire clarity and correctness of the movements and exercises.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Albuquerque e Silva, Caricelma Aparecida Lima, and Nayara Tatiana Santos da Costa. "UMA ALTERNATIVA CURRICULAR NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: A Pedagogia Waldorf e a Integralidade do Conhecimento e do Ser." Revista Espaço do Currículo 2, no. 11 (August 31, 2018). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.37865.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata sobre a educação e a integralidade do ser, no qual suscita-se a reflexão sobre como esta temática pode abrir caminhos alternativos para se pensar a noção e os desafios da formação humana. Como um desses caminhos, apresentamos a Pedagogia Waldorf, partindo da intenção de saber se a mesma contempla a integralidade do ser em sua proposta curricular. Portanto, objetivamos compreender como a integralidade humana aparece na proposta curricular da educação infantil na Escola Waldorf Recife e, para isso, conceituamos a integralidade humana a partir das ideias de Edgar Morin, descrevemos os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf e investigamos como a integralidade é abordada na proposta curricular da educação infantil da referida escola. O percurso metodológico possui natureza qualitativa, do tipo exploratória, cujos dados foram construídos através de análise documental apoiada pela observação sistemática como instrumento de coleta de dados. A pesquisa evidenciou que a integralidade do ser aparece na proposta curricular da Pedagogia Waldorf plenamente harmonizada com o Paradigma Complexo, superando a fragmentação do conhecimento e do ser, harmonizando-se com a crítica à supervalorização da racionalidade, defendida por Edgar Morin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Faria, Fernanda Luiza de, and Alaim Souza Neto. "Como o currículo se constitui na Pedagogia Waldorf, Pedagogia Montessori e Escola da ponte?" Research, Society and Development 9, no. 8 (July 20, 2020). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6385.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem parte dos dados ancorados em uma pesquisa de doutorado. O estudo teve como objetivo problematizar sobre o Ensino de Ciências em uma escola Waldorf, uma escola Montessori e a Escola da Ponte, tendo como aspectos norteadores a organização dos espaços, saberes e métodos de avaliação de cada escola analisada. Como referencial teórico, adotamos os pressupostos da pedagogia diferenciada e, concomitantemente, do campo do currículo. Metodologicamente, o artigo toma como fontes de pesquisa, três caminhos: uma revisão teórica e sistematizada à luz dos campos do ensino de ciências e do campo do Currículo; pesquisa documental em torno dos sites de escolas que se orientam pedagogicamente a partir das pedagogias em discussão; e, por último, dados de diários de campo a partir de observações em três escolas sendo que cada uma delas se fundamenta numa das pedagogias diferenciadas apresentadas. Os resultados mostraram outras formas de organização dos espaços, formas diferenciadas de avaliação e abordagem dos conteúdos escolares, mais especificamente no âmbito do Ensino de Ciências. Por fim, o trabalho permite uma reflexão e conscientização acerca do tradicional ensino que ainda se constitui em grande maioria nas escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Albino, Thais Sena Lanna, Marco Aurélio Kistemann Jr., and Evelaine Cruz dos Santos. "A Educação Financeira Escolar no 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Waldorf." Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana 12, no. 2 (July 13, 2021). http://dx.doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250449.

Full text
Abstract:
Este artigo busca apresentar uma investigação, realizada no âmbito de um mestrado profissional, sobre a educação financeira escolar em uma escola Waldorf no 6º ano do ensino fundamental nas aulas de Matemática desta turma. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com um estudo de caso com registros em um caderno de campo, entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação participante. Como fundamentação teórica utilizou-se os trabalhos de Rudolf Steiner para compreender a Pedagogia Waldorf e o ensino e a aprendizagem de Matemática e Educação Financeira. A pesquisa ainda contou com a realização de um trabalho de campo, em uma escola Waldorf do estado de Minas Gerais. Como resultado da pesquisa e com a intenção de propor diretrizes aos professores, foi produzido um produto educacional para a Educação Financeira Escolar no 6º ano do ensino fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Marasca, Elaine. "A Pedagogia Waldorf: bases epistemológicas de uma educação potencialmente salutogênica." Argumentos Pró-Educação 4, no. 12 (December 14, 2019). http://dx.doi.org/10.24280/ape.v4i12.463.

Full text
Abstract:
Este estudo de revisão parte da premissa de que o exercício de Saúde implica em Educação, abrangendo a complexidade que a noção exige. O objetivo é apresentar algumas das bases epistemológicas da Pedagogia Waldorf como proposta de uma educação salutogênica. A coerência desse sistema de ensino, apontando para o respeito ao ritmo de desenvolvimento integral que, nesta concepção abrange corpo, alma e espírito, pressupõe a construção de uma ordem interna, que enseja uma apropriação equilibrada de tempos e movimentos. Estimulando Pensar, Sentir e Querer igualitariamente, esse ensino concorre para a sustentação de um fluxo vital harmônico, potencialmente promotor de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Martins, Bárbara Amaral, and Miguel Claudio Moriel Chacon. "Escolarização de alunos com altas habilidades / superdotação: reflexões sobre métodos de ensino alternativos." Revista de Ciências da Educação, December 29, 2017, 55–74. http://dx.doi.org/10.19091/reced.v1i39.643.

Full text
Abstract:
A legislação nacional garante o direito de satisfação das necessidades educacionais de alunos com altas habilidades / superdotação (AH / SD) no âmbito da escola regular, a Em de concretizar a inclusão. Para esse público, tanto cabe atenção diferenciada em sala de aula como educação especializada em salas de recursos multifuncionais ou centros especíHcos, a Em de proporcionar o enriquecimento curricular adequado a area de domínio do estudante. Porém, o modelo de ensino empregado em sala regular impossibilita a efetivação das práticas educacionais adequadas a esses alunos, pois se sustenta na padronização. Sendo assim, este artigo propõe analisar os métodos desenvolvidos pela Pedagogia Waldorf e Escola da Ponte, relacionando-os as necessidades educacionais de alunos com AH / SD e refletindo sobre suas possibilidades de contribuição para o sistema de ensino brasileiro, com vistas a sua reestruturação. Os modelos analisados foram selecionados devido a sua presença e ao seu reconhecimento no contexto educacional brasileiro. As reflexões baseadas na revisão de literatura apontam que os métodos analisados apresentam potencialidades para contribuir com a melhoria da educação de alunos com AH / SD e, inclusive, de todos os outros alunos, independentemente se eles são pertencentes ao público-alvo da educação especial ou não. Palavras—chave: Altas habilidades/superdotação. Pedagogia Waldorf. Escola da Ponte Schooling of students with high abilities / giftedness: reflections about alternative teaching methods Abstract The national legislation guarantees the right to meet the educational needs of students with high abilities/giftedness within regular school in order to achieve inclusion. For this public, is recommended special attention in the classroom, such as specialized education in multifunction resource classrooms or speciHc centers in order to provide the appropriate curriculum enrichment to the area of the students domain. However, the teaching model used in regular classroom prevents the execution of appropriate educational practices suitable for these students, because is biased on standardization. Therefore, this article aims to analyze the method developed by Waldorf Pedagogy and Bridge School, relating them to the educational needs of students with high abilities/giftedness and reflecting on their contribution opportunities for the Brazilian education system, with a view to its restructuring. The analyzed models were selected due to their presence and recognition in the Brazilian educational context. The reflections based on the literature review indicate that the methods analyzed have the potential to contribute to the improvement of the education of students with high abilities/giftedness and even of all other students, whether they belong to the target public of Special Education or not. Keywords: High abilities / giftedness. Waldorf Pedagogy. Bridge School. Escolarización de alunos com altas capacidades / superdotación: reflexiones sobre métodos de ensino alternativos Resumen La legislación nacional garantiza el derecho de la satisfacción de las necesidades educativas de los alumnos con altas capacidades/superdotación dentro de la escuela regular con el fin de lograr la inclusión. Para este público, se recomienda especial atención en el aula, como la educación especializada en las clases de recursos multifunción 0 centros especíHcos. Sin embargo, el modelo de ensenanza en la clase regular impide la ejecución de las prácticas educativas adecuadas a estos estudiantes, ya que cuenta con el apoyo de la normalización. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo analizar el método desarrollado por la Pedagogía Waldorf y la Escuela de la Puente, relacionandolos con las necesidades educativas de los estudiantes con altas capacidades / superdotación y reflexionar sobre sus oportunidades de contribución para el sistema educativo brasileno, con miras a su reestructuración. Los modelos analizados fueron seleccionados debido a su presencia y reconocimiento en el contexto educativo brasileno. Reflexiones sobre la base de la revisión de la literatura indican que los métodos analizados tienen el potencial de contribuir a la mejora de la educación de los alumnos con AH / SD e incluso todos los otros estudiantes, independientemente de que pertenezcan al público objetivo de la educación especial o no. Palabras clave: Altas capacidades/superdotación. Pedagogía Waldorf. Escuela de la Puente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography