Academic literature on the topic 'Pedagogos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pedagogos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pedagogos"

1

Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa. "Pedagogia e pedagogos, para quê?" Cadernos de Pesquisa 37, no. 131 (August 2007): 519–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742007000200014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

D'AROZ, M. S., A. A. HICKMANN, and Araci ASINELLI-LUZ. "Pedagogia, Pedagogos e a extensão universitária (Pedagogy, Pedagogues and university extension)." emancipacao 16, no. 2 (2016): 191–204. http://dx.doi.org/10.5212/emancipacao.v.16i2.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos Braga, Daniel, Márcia Helena Inácio, Nivalda Chaves dos Santos Salomé, and Amanda Tolomelli Brescia. "TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E EAD." Revista Pedagógica 23 (November 27, 2021): 1–25. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6697.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga as trajetórias profissionais de egressos de cursos de Pedagogia das modalidades presencial, semipresencial e a distância de Belo Horizonte. Objetivou-se analisar a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogas e pedagogos, com fundamentação teórica no modelo de busca do emprego, segundo o qual, a procura profissional é complexa e afetada por muitos fatores, dentre eles aqueles ligados às características pessoais dos que querem se inserir no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado survey por meio de questionário autoaplicado, respondido por uma amostra de 186 participantes. Os dados foram tabulados e submetidos à tratamento estatístico descritivo. Como principais resultados, foi possível identificar considerável discrepância entre a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogos e pedagogas quando analisada a modalidade cursada, não sendo encontradas diferenças significativas entre a empregabilidade e o destino ocupacional de egressos de cursos de Pedagogia presenciais, semipresenciais e a distância quando controlados por sexo, idade ou autodeclaração de cor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lucindo, Nilzilene Imaculada, and Macilene Vilma Gonçalves. "Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia." Revista @mbienteeducação 12, no. 3 (September 6, 2019): 105. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v12n32019p105a131.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir acerca da formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu com um desses campos de atuação. As categorias selecionadas para este trabalho têm o propósito de apresentar indícios de como vem sendo realizada a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares. A investigação de abordagem qualitativa foi embasada por uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental e uma pesquisa de campo cujos dados foram coletados em 2016. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para tratar os dados. A pesquisa contou com a participação de 145 Estudantes de Pedagogia e os resultados indicaram que para eles, o pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, mas o campo de maior interesse desses Estudantes após se formarem é o campo escolar. Para 83,5% dos sujeitos, o curso propicia visitas técnicas e outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo, contudo, o estudo explicitou que a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares ocorre de forma frágil e superficial, pois a formação para atuar na docência é mais acentuada.Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços não escolares; Museus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Libâneo, José Carlos. "Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas." Educar em Revista, no. 17 (June 2001): 153–76. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Vanessa Silva, and Valdeci Luiz Fontoura dos Santos. "A atuação do pedagogo na educação não-formal: quais possibilidades de intervenção profissional?" INTERFACES DA EDUCAÇÃO 2, no. 4 (May 16, 2011): 99–109. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v2i4.603.

Full text
Abstract:
Este resumo socializa os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objeto a atuação do pedagogo nos espaços de educação não-formal. Fizemos um recorte da produção acadêmica sobre a formação do pedagogo e as possibilidades de uma atuação profissional em espaços de educação não-formal. Tendo como objetivo principal discutir a formação do pedagogo e o processo de sua atuação na educação não-formal, nos foi possível perceber que os egressos dos cursos de Pedagogia não são apenas docentes. A bibliografia encontrada aponta fortes posições que consideram o pedagogo como um profissional não restrito aos ambientes escolares e que suas ações pedagógicas estão presentes em toda a nossa sociedade: na família, nos meios de comunicação, hospitais, empresas, portanto em todos os espaços de nossa sociedade. Palavras-chave: Pedagogos. Formação do Pedagogo. Pedagogia Social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rolim de Lima Severo, José Leonardo. "Sobre pedagogia e pedagogos em espaços não escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica." Perspectiva 35, no. 3 (December 31, 2017): 978–95. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2017v35n3p978.

Full text
Abstract:
O texto apresenta apontamentos sobre a síntese de um estudo que consistiu em abordar a formação do pedagogo no âmbito da Educação não Escolar (ENE) em relação ao significado epistemológico da Pedagogia e aos saberes e habilidades profissionais necessários à prática pedagógica não escolar. O método do estudo foi desencadeado em duas fases: 1) análise de conteúdo de Projetos Pedagógicos de 20 cursos de Pedagogia do Brasil (PPC); 2) análise de dados coletados junto a 38 pedagogos que atuam ou atuaram em espaços de ENE. O expediente científico da pesquisa apontou que o conteúdo relativo à ENE nos PPCs apresenta características de dispersão, profusão, falta de especificidade, desarticulação no que tange ao contexto geral dos objetivos e organização curricular dos cursos de Pedagogia e é pouco contemplado em disciplinas e eixos/dimensões formativas. Em contraposição, a abordagem de saberes e habilidades profissionais a partir dos dados coletados junto aos pedagogos aponta a demanda, durante a formação inicial, de que esses sujeitos participem de experiências de socialização e construção de saber que delineiem um perfil formativo mais substancial, pautado por uma concepção ampla sobre a profissão pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Silvana Barbosa de. "A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário." EccoS – Revista Científica, no. 48 (March 29, 2019): 175–97. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n48.13245.

Full text
Abstract:
A Educação prisional tem evoluído no campo educacional com a contribuição conceitual da Pedagogia Social. Este texto versa sobre a formação dos pedagogos que atuam no sistema penitenciário do estado do Paraná. Assim, definimos como objetivo específico deste artigo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos pedagogos que atuam em unidades penais para, então, perseguir o objetivo geral de sistematizar princípios orientadores para a sua formação. Desenvolve-se numa abordagem qualitativa, apoiada no eixo epistemológico da teoria como expressão da prática (MARTINS, 2009), e toma como objeto de estudo a formação do pedagogo para o sistema prisional. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário semiestruturado e a entrevista episódica, aplicados a trinta e seis pedagogos dos regimes fechado, semiaberto e aberto do sistema penitenciário paranaense. Como referencial teórico foram adotadas concepções teorizadas por Brzezinski (1996); Garcia (2013); Gentili (1995); Julião (2012, 2014); Libâneo (2004); Martins (2009); Nóvoa (2014); Pimenta (2006); Romanowiski (2014); Saviani (2008, 2009), Silva (2003); Thompson (1981) e Vásquez (2007). O estudo possibilitou a sistematização de indicadores da formação do pedagogo para o sistema prisional: formação na e pela prática; afirmação da experiência como referência e da teoria como expressão da prática; estudos centrados nas especificidades do contexto prisional; formação permanente direcionada e em articulação com os demais profissionais que atuam nas unidades penais; formação de caráter político no sentido de assumir a condição de defensor dos direitos humanos em sua prática e na defesa do direito à educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lucindo, Nilzilene Imaculada, Daniel Cardoso Alves, and Macilene Vilma Gonçalves-Ribeiro. "Prática formativa no museu: ampliando as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços museais." Educação, Ciência e Cultura 26, no. 2 (May 28, 2021): 01. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i2.7548.

Full text
Abstract:
O artigo socializa uma prática formativa desenvolvida em um museu universitário no ano de 2017 e apresenta os resultados investigados de uma ação extensionista. Seu propósito é discutir a formação e a atuação de pedagogos no espaço museológico. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que contou com 94 licenciandos de Pedagogia participantes desta ação tomada como caso empírico de análise. Os dados, tratados em conformidade com a técnica de análise de conteúdo, evidenciam a concepção desses acadêmicos acerca do museu; o tipo de público visitante dessas instituições; as atividades que um museu proporciona para seu público; o que os professores intentam ao propor uma visita com seus alunos ao museu; as disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia que buscam evidenciar outros espaços de atuação aos pedagogos; a formação que seria necessária para atuar como pedagogo no museu, bem como, a relevância da experiência vivenciada. Os resultados indicaram que 79,8% dos licenciandos não têm o hábito de visitar museus, 98,9% consideram o museu como um espaço educativo e 97,8% entendem que há espaço de trabalho para o pedagogo nesse locus. Conclui-se que esta ação extensionista constitui uma via de formação profissional, entretanto, na visão dos licenciandos, a formação necessária para atuar no museu requer o estudo de disciplinas relacionadas à educação em espaços não escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Juliana Lima, and Ailim Schwambach. "Pedagogia hospitalar: a humanização da educação em ambientes de saúde." Revista Acadêmica Licencia&acturas 7, no. 1 (December 12, 2019): 56. http://dx.doi.org/10.55602/rlic.v7i1.214.

Full text
Abstract:
O presente artigo de natureza qualitativa tem por objetivo compreender e analisar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar e o olhar para a criança/adolescente em tratamento de saúde. A pesquisa baseou-se em instituições das cidades de Ivoti e Novo Hamburgo, sendo pesquisados os locais que oferecem o atendimento pedagógico no âmbito hospitalar e da criança adoecida. Foram realizados contatos com os espaços e entrevistas com três pedagogos diferentes, um que atende alunos em um hospital, outro que faz intervenções em uma rede assistencial e o último, que atende alunos a domicílio. A partir das entrevistas e das pesquisas realizadas sobre a temática da pedagogia hospitalar, chegou-se à conclusão da importância do atendimento pedagógico para crianças com afecções. Analisando as entrevistas, também se percebeu a importância do papel do pedagogo na relação de mediação com o mundo externo e com a família para o aluno hospitalizado ou impossibilitado de frequentar a escola. Notou-se também a presença do lúdico e sua importância no desenvolvimento e na formação dessas crianças como seres humanos completos. A partir desses resultados, compreende-se a pedagogia como uma área de muitas potencialidades a serem exploradas, sendo a hospitalar uma área ainda pouco estudada e conhecida tanto por pedagogos quanto por outros profissionais, que podem ampliar os estudos e conhecimentos sobre a temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pedagogos"

1

Pinto, Umberto de Andrade. "Pedagogia e pedagogos escolares." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095259/.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem por objetivo ressignificar o papel do pedagogo na escola atual e caracteriza-se fundamentalmente por uma investigação teórica, complementada com dados empíricos coletados junto a professores do ensino básico na rede pública do Estado de São Paulo. Trata da questão epistemológica da Pedagogia, diferenciando e relacionando-a com as Ciências da Educação, de modo a identificá-la como campo de conhecimento sobre e na educação, esta entendida como fenômeno da prática social. Desenvolve um estudo histórico de como ocorre a universalização do Ensino Fundamental no país, assim como da atuação dos pedagogos nas escolas brasileiras. Analisa os desafios e as demandas da escola pública na atualidade e dos serviços pedagógicos reivindicados pelos professores. Apresenta quatro áreas de atuação do pedagogo escolar articuladas ao projeto político pedagógico das escolas: a coordenação do trabalho pedagógico, a direção escolar, a coordenação dos programas de desenvolvimento profissional dos educadores e a articulação da escola com a comunidade local. O trabalho defende que os profissionais que ocupam os cargos diretivos nas escolas tenham formação específica no campo pedagógico, o que efetivamente os habilitariam como pedagogos escolares. A literatura da área consultada apoiou-se principalmente em Dias de Carvalho, Estrela, Franco, Pimenta, Kuenzer, Libâneo, Paro, Sacristán, Saviani, Schmied- Kowarzik, Silva Jr. e Veiga.
This research aims to re assess the pedagogue\'s role at the contemporary school. Its main characteristic is a theoretical investigation, which was complemented by empirical data gathered through schoolteachers at São Paulo State public schools. It deals with Pedagogy epistemological question and both differentiates and relates it to the education sciences in order to identify pedagogy as the field of knowledge of and about education whose meaning here is a social practice. It develops a historical study to show how first grade school became universally available in this country and how pedagogues have worked at Brazilian schools. It analyses the challenges and needs at the public contemporary school and what kind of services the teachers demand. It presents four working areas for the school pedagogue: to coordinate the pedagogical work, to coordinate the teachers\' training programs, to provide a link with the local community and to manage the school. It argues that those professionals who are in the managing/coordinating jobs at the schools ought to have studied Pedagogy, what would effectively prepare them to be school pedagogues. The study deals primarily with the work developed by Dias de Carvalho, Estrela, Franco, Pimenta, Kuenzer, Libâneo, Paro, Sacristán, Saviani, Schmied- Kowarzik, Silva Jr. and Veiga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz. "Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional ? formado na pedagogia?" Pontif?cia Universidade Cat?lica de Campinas, 2007. http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/583.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-04T18:32:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis.pdf: 692789 bytes, checksum: dee7f7577f177f5b28feb6cb97e782e9 (MD5) Previous issue date: 2007-02-12
The present paper, insert in the line of research University, teaching and professor s formation , aims in recognizing the role of educational background of educators in Brazil, what kind of professional it graduates and what is his identity, considering the low articulated formative segments of educational management and the ones in charge of the first and second cycles of Elementary school. There are, also, corelations through a legislative-historical recall and data study obtained through inquiries over well-known theoreticians. The gotten results collaborate with the construction of a singular education professional identity profile, a professional with knowledge that involves management, organization, and school functioning, as well as formative actions developed in classroom, which could have been counter-posted with the education professional profile presented by the CNE Conselho Nacional de Educa??o (National Education Council), through course s drivers, issued by the year of 2006.
O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, doc?ncia e forma??o de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua identidade, considerando os segmentos formativos pouco articulados de profissionais da gest?o educacional e professores das s?ries iniciais do ensino fundamental e educa??o infantil. Realizando co-rela??es atrav?s de resgate hist?rico-legislativo e estudo de dados obtidos atrav?s de aplica??o de question?rio em te?ricos conhecidos na ?rea. Os resultados obtidos colaboram com a constru??o de um perfil identit?rio pr?prio do pedagogo, profissional com rol de saberes que envolvem conhecimentos de gest?o, organiza??o e funcionamento escolar, assim como de a??es formativas desenvolvidas em sala de aula, os quais puderam ser contrapostos com o perfil de profissional apresentado pelo CNE Conselho Nacional de Educa??o, atrav?s das diretrizes do curso, publicadas no in?cio de 2006.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fiorin, Bruna Pereira Alves. "TRABALHO E PEDAGOGIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS DISCURSOS DE PEDAGOGAS NA ESCOLA." Universidade Federal de Santa Maria, 2012. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6991.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Considering previous research and experience in a graduate in Pedagogy, it was found that the emphasis of the work of pedagogues are at work as a teacher, as described in the public policies, especially Resolution 1 / 2006, which presents teaching as the basis for the Pedagogy Course. Based on this context, I tried to with this research, to understand how pedagogues graduated between 2005 and 2010, in the Pedagogy Course, currently working in schools, understand and describe their work, realizing or not this direction their work to teaching. The theoretical and methodological reference for the development of research presents a dialectical perspective. As a procedure, performed a study, with pedagogues through questionnaires about what they understood and described his work, based on categories: Work, Pedagogy, Pedagogy Course and Pedagogues and, subsequently, held a dialogue group for discussion and problematization of the analysis with the research subjects. The analysis was based on Content Analysis. We conduct also a historical return about Pedagogy course in Brazil, documentary research of the Pedagogic Projects of the Pedagogy Course for 2004 and 2007 and National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course, believing the historicity contributes to a better understanding about the work of pedagogues. Still, in the theoretical reference, there were discussions about work and about the pedagogy as a science of education. This research showed that the Pedagogy still needs to be problematized in order to achieve sustain itself as science of education. Moreover, it is essential that the work of pedagogues be deepened in different contexts in an attempt to demystify the idea that the pedagogue only works in the classroom.
Considerando pesquisas anteriores e experiência na graduação em Pedagogia, constatou-se que a ênfase do trabalho dos/das pedagogos(as) está no trabalho como professor(a), conforme descrevem as políticas públicas, especialmente a Resolução 1/2006, que apresenta a docência como base para o curso de Pedagogia. Com base neste contexto, buscou-se, com esta pesquisa, compreender como pedagogas graduadas, entre 2005 e 2010, no curso de Pedagogia, que trabalham atualmente em escolas, entendem e descrevem o seu trabalho, percebendo ou não este direcionamento de seu trabalho para a docência. O aporte teórico-metodológico para o desenvolvimento da pesquisa apresenta uma perspectiva dialética. Como procedimento, realizou-se um estudo com pedagogas através de questionários sobre o que elas entendiam e descreviam por seu trabalho, tendo como base as categorias: Trabalho, Pedagogia, Curso de Pedagogia e Pedagogos(as) e, posteriormente, realizou-se um grupo de interlocução para discussão e problematização das análises com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados embasou-se na Análise de Conteúdo. Realizou-se, ainda, uma retomada histórica do curso de Pedagogia no Brasil, pesquisa documental dos Projetos Pedagógicos do curso de Pedagogia de 2004 e 2007 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, acreditando que a historicidade contribui para uma maior compreensão sobre o trabalho dos/das pedagogos(as). Ainda, no referencial teórico, realizaram-se discussões sobre trabalho e sobre a Pedagogia como ciência da educação. Com esta pesquisa evidenciou-se que a Pedagogia ainda precisa ser problematizada a fim de conseguir sustentar-se como ciência da educação. Além disso, é mister que o trabalho dos/das pedagogos(as) seja aprofundado em diferentes contextos na tentativa de desmistificar a ideia de que o/a pedagogo(a) só trabalha na sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Anjos, Thaiana Machado dos. "Experi?ncias profissionais das pedagogas e pedagogos t?cnico-administrativos em educa??o do IFRS." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2018. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8371.

Full text
Abstract:
Submitted by PPG Educa??o (educacao-pg@pucrs.br) on 2018-12-05T11:39:27Z No. of bitstreams: 1 Disserta??o_ Thaiana Machado dos Anjos_ vers?o final.pdf: 2174825 bytes, checksum: a9f5d33d4e5267995facb2e7a6e98e2b (MD5)
Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2018-12-06T12:43:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Disserta??o_ Thaiana Machado dos Anjos_ vers?o final.pdf: 2174825 bytes, checksum: a9f5d33d4e5267995facb2e7a6e98e2b (MD5)
Made available in DSpace on 2018-12-06T12:50:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Disserta??o_ Thaiana Machado dos Anjos_ vers?o final.pdf: 2174825 bytes, checksum: a9f5d33d4e5267995facb2e7a6e98e2b (MD5) Previous issue date: 2018-08-03
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior - CAPES
The present dissertation is based on the research developed in the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Rio Grande Sul (PUCRS), in the Line of Research Theories and Cultures in Education. The objective of this research was to understand the construction of the pedagogical and pedagogical professionalization, which work as administrative technicians in education, based on their work experiences at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). It is inserted within the historical materialist dialectic as posture and conception of the world and is sustained in the epistemological axis of what has been called qualitative research, considering its descriptive and interpretative character; the context in which the data were obtained; and the interaction between the research subjects, supported by a theoretical methodological support that ensures the accomplishment of the objectives. It was accomplished with the accomplishment of documentary and bibliographical studies, of the diagnostic research and of focus groups, to produce the analysis of all collected material. At the end of the research, it is concluded that the great majority of activities performed by pedagogues / TAEs are bureaucratic, although, there are actions that involve the dimensions of teaching and learning. Whether it is for the lack of a clear description of the assignments, for management reasons or even for the way the professionals assume their authorship and protagonism, it is clear that many pedagogues are being underutilized. The work of the pedagogue and the pedagogue becomes potent insofar as the institution has the understanding about what type of education it wants to offer and what citizen and citizen wants to form.
A presente disserta??o decorre da pesquisa desenvolvida no Mestrado do Programa de P?s-gradua??o em Educa??o da Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande Sul (PUCRS), na Linha de Pesquisa Teorias e Culturas em Educa??o. A pesquisa objetivou compreender a constru??o da profissionaliza??o das pedagogas e pedagogos, que atuam como t?cnico-administrativos em educa??o, tendo por base suas experi?ncias de trabalho no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Insere-se dentro da dial?tica materialista hist?rica enquanto postura e concep??o de mundo e est? sustentada no eixo epistemol?gico do que tem sido chamado de pesquisa qualitativa, considerando o seu car?ter descritivo e interpretativo; o contexto no qual os dados foram obtidos; e a intera??o entre os sujeitos da pesquisa, sustentados por um amparo te?rico metodol?gico que assegure a efetiva??o dos objetivos. Concretizou-se com a realiza??o de estudos documentais e bibliogr?ficos, da pesquisa diagn?stica e de grupos focais, para ent?o produzir a an?lise de todo material coletado. Ao t?rmino da pesquisa, conclui-se que a grande parte das atividades desempenhadas pelas pedagogas/os TAEs s?o de cunho burocr?tico, tarefeiras, embora, haja a??es pulverizadas que envolvam as dimens?es do ensinar e aprender. Seja por falta da descri??o clara das atribui??es, por quest?es de gest?o e at? pelo modo como as/os profissionais assumem suas autorias e protagonismos, fica n?tido que muitas/as pedagogas/os est?o sendo subutilizadas/os. O trabalho da pedagoga e do pedagogo torna-se potente na medida que a institui??o tem a compreens?o sobre que tipo de educa??o quer ofertar e que cidad? e cidad?o deseja formar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Firmino, Luciano Julio. "O currículo do Curso de Pedagogia em Movimento: Como se formam pedagogos na UCG?" Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2005. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1094.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-07-27T13:53:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciano Julio Firmino.pdf: 536642 bytes, checksum: 8961733fa1aae651f61c28a1529cf805 (MD5) Previous issue date: 2005-09-15
This dissertation is a study about the developing process of the curricular proposal to the Pedagogy Course, applied by the department of Education of the Catholic University of Goiás EDU/UCG, in the first semester of 2004, therefore the object of this research is the Pedagogy Course in UCG. Its proposal is to identify the relations between the majoring conception expressed in the curricular proposal and the teaching practice of the teachers in the Education Department. The research qualitative in the class of action research. The research procedures adopted to reach the desired objectives were: the delimitation of the focus of the study, the progression of the literature s review; the extensive usage of comments and information along with a active observation; the definition of categories and their analysis. The theoretical reference regards studies about the curriculum theory and the graduation of teachers based on the ideas of authors, such as Brzezinski (1987, 1996, 1999, e 2002), Andrade(1985), Liston & Zeichner (1993), Pacheco (1996, 2000, 2003), Moreira (1999), Silva ( 1999, 2000), Sacristán (2000), Silva (2003), Coelho ( 2004), among others. The historical review of Pedagogy Course in Brazil has been enriched by the research made in documental fonts laws, decrees, resolutions, reports and indications -, with the objective of place the paradigms in the graduation of the pedagogue that, in a certain way, influence the actual curricular proposal of the EDU/UCG. The field research was developed by the active observation and by interviews with a semi-structured script with teachers and tutors of the new curriculum. The students were used as a font of information by the use of the technique of group interviews. With the data collected from the theoretical reference, the interviews and the observations made was possible to affirm that the Project Political-pedagogic of the course of Pedagogy 2004/1 tries to maintain the principles discussed and adopted collectively in 1984 and assumes the teaching as the Pedagogue s identity. Though it is affirmed that the reference of this proposal has its origins on that curriculum, the actual document does not show it on a clear manner and it assumes a moderate political speech despite of being well expressed on it the conceptions of man, society, graduation and the practice of the pedagogue. The research allowed to be concluded that the graduation practice of the EDU is more progressist than the one that the document brings, therefore this practice is recognized by the intention on the realization of a work where the unity between theory and practice, the critical reading of the school s pedagogue s job and the multi subjects are learned by the students since their first semester. Conflicts and contradictions were also identified regarding the try to wide the Pedagogue s vision to beyond the school education practice, even though the proposal of the course have it as on of its objectives, there is no explanation and subjects on the curriculum. It was also concluded that some of the teachers have difficulties on the realization of group work, demonstrating not enough integration, assuming independent and isolated practices that contribute very few to the graduation of the professional Pedagogue.
Desta dissertação consta um estudo sobre o processo de desenvolvimento da proposta curricular do Curso de Pedagogia, implantado pelo Departamento de Educação da Universidade Católica de Goiás EDU/UCG, no primeiro semestre de 2004, portanto o objeto de pesquisa é o Curso de Pedagogia da UCG. Tem o propósito de identificar as relações entre a concepção de formação expressa na proposta curricular e a prática formativa dos professores do Departamento de Educação. A pesquisa é qualitativa na modalidade de pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa adotados para o alcance dos objetivos propostos foram: a delimitação progressiva do foco do estudo; o aprofundamento da revisão de literatura; o uso extensivo de comentários e informações ao longo da observação participante; a definição de categorias e sua análise. O quadro de referência teórica, volta-se para os estudos que tratam da teoria de currículo e da formação de professores, fundamentados em idéias de autores como Brzezinski (1987, 1996, 1999 e 2002), Andrade (1983), Liston & Zeichner (1993), Pacheco (1996, 2000, 2003), Moreira (1999), Silva (1999, 2000), Sacristán (2000), Silva (2003), Coelho (2004), entre outros. A revisão histórica acerca da evolução do Curso de Pedagogia no Brasil foi enriquecida por pesquisa em fontes documentais leis, decretos, resoluções, pareceres e indicações , objetivando situar os paradigmas de formação do pedagogo que, de certo modo, influenciaram a atual proposta curricular do EDU/UCG. A pesquisa de campo desenvolveu-se por meio da observação participante e de entrevistas mediante roteiro semi-estruturado com professores e gestores do novo currículo. Alunos também foram sujeitos informantes, utilizando-se a técnica de entrevistas coletivas, em grupo focal. De posse dos dados coletados, do quadro de referência teórica utilizado, bem como das entrevistas e observações realizadas pode-se afirmar que o Projeto Político-pedagógico do Curso de Pedagogia 2004/1 busca manter os princípios discutidos e adotados coletivamente em 1984 e assume a docência como a base da identidade do Pedagogo. Entretanto, embora se afirme que o referencial dessa proposta se origine naquele currículo, o documento atual não os apresenta de forma clara e, assume um discurso político mais moderado a despeito de estarem bem expressos concepções de homem, sociedade, formação e atuação do pedagogo. A pesquisa permitiu concluir que a prática formativa do EDU apresenta-se de forma mais progressista da que o documento procura registrar, sendo esta prática, transversalizada pela preocupação em realizar um trabalho em que a unidade entre teoria e prática, a leitura crítica da atuação do pedagogo escolar e a interdisciplinaridade seja apreendida pelos alunos desde o primeiro semestre. Conflitos e contradições também foram identificados, no que concerne a tentativa de ampliação da visão do Pedagogo para além da prática educativa escolar, embora os propósitos do curso objetivem esta formação, não há sua explicitação em eixos curriculares e disciplinas no documento base. Constatou-se também que alguns docentes têm dificuldade em realizarem um trabalho coletivo, demonstrando pouca integração, assumindo práticas independentes e isoladas que pouco contribuem para a formação do profissional Pedagogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SILVA, Vantielen da Silva. "Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos." Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2640.

Full text
Abstract:
Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-10-01T22:32:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Vantielen da Silva Silva.pdf: 3007147 bytes, checksum: ce16545063b36d7f72dca5104486434b (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-01T22:32:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Vantielen da Silva Silva.pdf: 3007147 bytes, checksum: ce16545063b36d7f72dca5104486434b (MD5) Previous issue date: 2018-07-06
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
A Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, concebida como metodologia de ensino, tem sido apontada, no âmbito da Educação Básica, como uma mudança em relação às práticas educativas vigentes, correspondendo a ações mais dinâmicas, atraentes e de estabelecimento de relações entre a Matemática e o cotidiano dos educandos. Sua inserção no contexto escolar tem provocado, na comunidade de Educação Matemática, significativas discussões e movimentos para que esta metodologia se faça presente nos espaços de formação docente ou até mesmo se configure como um modelo formativo. Neste contexto, compreendendo que práticas com Modelagem Matemática, apesar de incipientes, estão presentes na infância, a formação de pedagogos, como educadores deste ciclo, também merece atenção e, por isso, implementamos/instigamos o contato com a Modelagem Matemática no curso de Pedagogia da UNICENTRO, no qual os acadêmicos estabeleceram aprendizagens com/sobre Modelagem Matemática em atividades extensionistas (curso de extensão), trabalhos de pesquisa e estágio. Das vivências dos acadêmicos emergiu a seguinte interrogação: O que se mostra, em discursos de acadêmicos, sobre a Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos? Essa, portanto, assumida como interrogação de pesquisa foi perseguida sob atitude fenomenológica, a qual encaminhou-se para estudos teóricos sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação, sobre a formação de pedagogos e o ensino de Matemática e, também, como um aspecto principal da pesquisa, compreendeu a identificação dos discursos/percepções dos acadêmicos sobre a Modelagem Matemática em seu processo formativo inicial. No que se refere aos discursos coletados, as entrevistas com gravação de áudio foram transcritas e, posteriormente, tratadas com o auxílio do software Atlas.ti, numa ação interpretativa fenomenológico-hermenêutica, que permitiu a identificação de 5 (cinco) categorias: C1) Recordações sobre a Matemática e seu ensino apresentadas a partir da Modelagem Matemática; C2) Justificativas para vivenciar, pesquisar e utilizar Modelagem Matemática; C3) Sentidos atribuídos à Modelagem Matemática; C4) Conhecimentos construídos ou mobilizados por meio da Modelagem Matemática; e C5) Consequências e repercussões das práticas com Modelagem Matemática. Destas, interpretamos que a Modelagem Matemática, encaminhada pela concepção e etapas de Burak (1992; 2004; 2010), se constitui numa metodologia de formação para os pedagogos, educadores da infância, que oportuniza o desenvolvimento de saberes docentes, como a pesquisa, reflexão, diálogo, cooperação, aprendizagem de conteúdos específicos, em abordagem interdisciplinar e, principalmente, a ressignificação do ensino de Matemática e da prática educativa na infância.
Mathematical Modeling in Mathematical Education perspective has been pointed out on Basic Education scope, as a change about the in force educational practices, corresponding the most dynamic, attractive and establishment actions, related to Mathematics and daily routine from the students. Its insertion in the school’s context has caused in Mathematical Education community meaningful discussions and movements for this methodology take part in the spaces for teacher’s training or even that sets in a formative model. On this context, it is understood that practices with Mathematical Modeling, despite of being early, are present in childhood, pedagogue’s initial education, as educators of this cycle, also deserves attention and, that’s why it was implemented/encouraged the contact with Mathematical Modeling in Pedagogy graduation course, which the academics, established learning with/about Mathematical Modeling in outreach academics (outreach programs), researches and internship. From the academic’s experience emerged the following questioning: What does it show in discourse from academics, about Mathematical Modeling on initial academic education of pedagogues? This, therefore, admitted as research questioning was persecuted under phenomenological attitude, which was directed to theoretical studies about Mathematical Modeling in Education perspective, on academic education of pedagogues and Mathematics teaching and as main aspect of the research, understood the identification of discourses/perceptions of academics about Mathematical Modeling in its initial process. About the collected discourses, the interviews with audio recording were transcript and afterwards, treated with software aid named Atlas.ti in an interpretative phenomenological hermeneutics action that allowed the identification of 5 (five) categories: C1) Memories about Mathematics and its teaching presented from Mathematical Modeling; C2) Justifications for living, researching, and using Mathematical Modeling; C3) Assigned meanings to Mathematical Modeling; C4) Built knowledge or mobilized through Mathematical Modeling; and C5) Consequences and repercussions of practices with Mathematical Modeling. These, it is possible to interpret that Mathematical Modeling, forwarded by the conception and steps by Burak (1992; 2004; 2010), it is constituted in a methodology of academic education for pedagogues, childhood educators, that create opportunity for development of teacher knowledge, as research, reflection, dialogue, cooperation, specific content learning, on interdisciplinary approaching and, mainly the redetermination of teaching Mathematics and education practices in childhood.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pontes, Evellyn Ládya Franco. "Cultura digital na formação inicial de pedagogos." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19288.

Full text
Abstract:
Submitted by Marlene Aparecida de Souza Cardozo (mcardozo@pucsp.br) on 2016-11-03T11:32:15Z No. of bitstreams: 1 Evellyn Ládya Franco Pontes.pdf: 3115036 bytes, checksum: 645a0643b00c04c51ea113b2616bb35c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-03T11:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Evellyn Ládya Franco Pontes.pdf: 3115036 bytes, checksum: 645a0643b00c04c51ea113b2616bb35c (MD5) Previous issue date: 2016-02-24
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study aimed to identify the social and academic experiences in the digital culture of graduating students of the Faculty of Education, as well as recognizing its views on the creation of this culture on education. The context of this research is a private university in the city of Guarulhos, and it uses Pedagogy Degree students as subjects. It includes the analysis of quantitative and qualitative aspects to provide understanding of the phenomena with collected data from the literature review, in order to interpret the digital culture of meanings contained in theses and dissertations on technology in teacher education published in eleven renowned universities in studies of this field between 2009 and 2014; characterization Questionnaire of the researched subjects to meet the profile, the social and academic experiences of Pedagogy students and identify whether the uses of technology provide clues that they are embedded in digital culture; Questionnaire on the conceptions about the use of digital technologies in educational practice and curriculum; and a Collective nterview in order to obtain evidence of intent to use the DICT as professionals and deepen understanding of the digital culture conceptions. The results indicate that the meanings of digital culture overlap with the technology conceptions, education and its subjects, which sometimes even under a common understanding of the concept, has different nuances on the subject because the conceptions outweigh the concepts. It was found that the subjects are in a process of insertion in digital culture. They recognize the constitution of digital culture in their everyday lives, glimpse pedagogical potential in this context and intention to use the technologies. However, they do not seem to feel like subjects of an educational practice with contribution of DICT. Such situation indicates that the course does not provide opportunities for educators training in digital culture. Building the digital culture in the context of initial training in pedagogy leads us to think of the formation of competent professionals capable of mediating and encouraging the use of copyright and communication network resources, in order to form free subjects, who, in their freedom, responsibility and autonomy, can be citizens in favor of the formation of a democratic and equitable society
O presente estudo objetivou identificar as experiências sociais e acadêmicas na cultura digital de estudantes concluintes do curso de Pedagogia, bem como reconhecer suas concepções sobre a constituição dessa cultura na educação. A pesquisa situa-se em uma universidade particular da cidade de Guarulhos e são sujeitos os estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia. Contempla a análise de aspectos quantitativos e qualitativos para a compreensão dos fenômenos, por meio de dados coletados a partir da Revisão de Literatura, a fim de interpretar os significados de cultura digital contidos em teses e dissertações sobre tecnologias na formação de professores, publicadas em onze universidades de referência nos estudos desta temática, no período de 2009 a 2014; Questionário de caracterização do sujeito da pesquisa, para conhecer o perfil, as experiências sociais e acadêmicas de estudantes de Pedagogia e identificar se os usos das tecnologias fornecem indícios de que estão inseridos na cultura digital; Questionário sobre as concepções quanto ao uso das tecnologias digitais na prática educativa e do currículo; e Entrevista coletiva, com a finalidade de obter indícios de intenções de utilizar as TDIC enquanto profissionais e aprofundar a compreensão sobre as concepções de cultura digital. Os resultados indicam que os significados de cultura digital imbricam- se com as concepções de tecnologia, educação e seus sujeitos, o que, mesmo sob uma perspectiva comum do conceito, apresenta diferentes nuances sobre a temática, pois as concepções se sobrelevam aos conceitos. Identificou-se que os sujeitos estão em processo de inserção na cultura digital. Reconhecem a constituição da cultura digital em sua vida cotidiana, entreveem potencial pedagógico nesse contexto e têm a intenção de utilizar as tecnologias. Contudo, mostram não se sentir como sujeitos de uma prática educativa com aporte das TDIC. Tal conjuntura indica que o curso não oportuniza a formação de pedagogos para a cultura digital. Construir a cultura digital no contexto da formação inicial em Pedagogia pressupõe a formação de profissionais competentes, capazes de mediar e incentivar o emprego dos recursos autorais e comunicacionais da rede, com a finalidade de propiciar sua emancipação, sua liberdade, responsabilidade e autonomia, para que possam se constituir cidadãos em favor da formação de uma sociedade democrática e equânime
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Luana Costa 1980. "Curso de Pedagogia da UNICAMP : marcas de formação." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251883.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Marcia Sigrist Malavazi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-10T22:16:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Almeida_LuanaCosta_M.pdf: 1347628 bytes, checksum: 70a8ce0fecf15c1358a9634ec7501ee7 (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: O trabalho analisa o pedagogo formado no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UNICAMP, com intuito de identificar as marcas de formação produzidas nele a partir da formação inicial, pressupondo que este seja um importante momento na trajetória de formação desse profissional. Contextualizado na reforma curricular de 1998, a partir de referências teóricas de pesquisadores da área de formação de professores, sobretudo, os estudos que impulsionaram os grandes debates acadêmicos no campo educacional, ocorridos principalmente através da ANFOPE, o recorte da problemática centra-se na análise do profissional formado. Este estudo procura adentrar analiticamente o curso de Pedagogia da UNICAMP a fim de identificar as marcas de formação que esta instituição produz em seu egresso. Para tanto utilizou-se da metodologia qualitativa de pesquisa e optou pela entrevista semi-estruturada com egressos do curso (ingressantes em 1998, 1999, 2000 e 2001) e professores, além de análise documental, como instrumentos de coleta de dados. O trabalho analisa as marcas de formação produzidas recuperando as concepções apresentadas para a formação na atualidade
Abstract: This paper analyzes the pedagogue graduated in the Pedagogy Course at the Education College of UNICAMP University, for the purpose of identifying the graduation signs produced upon the student from the initial studies, supposing that time is an important moment in the professional¿s formation. Contextualized in the 1998¿s curriculum reform from researchers¿ theoretical references of the Teacher Training field, especially, the studies that stimulate the great academic debates in the educational field, which took place mainly through ANFOPE (National Association for the Formation of Professional in Education), it focuses a set of problems regarding the analysis of the graduated professional. This study aims to penetrate analytically in the Pedagogy Course at UNICAMP. Therefore, it has used the qualitative research methodology and chosen the semi-structured interview with egress students (joining in 1998, 1999, 2000, and 2001) and professors, besides documental analysis, as a tool of data collection. This paper analyses the graduation signs produced reminding the conceptions shown for the graduation nowadays
Mestrado
Ensino, Avaliação e Formação de Professores
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Matildes Aparecida Trettel de. "Coordenação pedagógica na escola : uma função para pedagogos?" Universidade Federal de Mato Grosso, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/643.

Full text
Abstract:
Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2018-03-23T20:15:41Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Matildes Aparecida Trettel de Oliveira.pdf: 918993 bytes, checksum: ec9bf07be46d0e6dcbf12a747798940d (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-04-17T14:05:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Matildes Aparecida Trettel de Oliveira.pdf: 918993 bytes, checksum: ec9bf07be46d0e6dcbf12a747798940d (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-17T14:05:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Matildes Aparecida Trettel de Oliveira.pdf: 918993 bytes, checksum: ec9bf07be46d0e6dcbf12a747798940d (MD5) Previous issue date: 2015-04-10
CAPES
FAPEMAT
A pesquisa “Coordenação pedagógica na escola: uma função para pedagogos?” é resultado inicial de uma inquietação pessoal sobre o sentido e sobre a importância do profissional pedagogo no exercício das funções pedagógicas escolares, em especial na coordenação pedagógica, pois, em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC – MT por meio de suas normativas não tem priorizado o licenciado em Pedagogia para assumir a função de coordenador pedagógico nas escolas públicas estaduais. Desta forma, o objetivo é “Investigar como os coordenadores pedagógicos não graduados em Pedagogia se apropriam dos conhecimentos pedagógicos no exercício de sua função”, com a proposta de responder ao seguinte problema: “Como os coordenadores pedagógicos não graduados em Pedagogia se apropriam dos conhecimentos da Pedagogia para o exercício da sua função”? Essa pesquisa é uma investigação qualitativa e dialética de um aspecto significativo da educação escolar – a coordenação pedagógica – e tem como procedimento metodológico a realização de pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Em relação ao instrumento de pesquisa utilizei a realização de entrevistas. O desenvolvimento da pesquisa se deu em seis escolas públicas estaduais urbanas de Tangará da Serra - MT, tendo como sujeitos sete professores que exercem a função de coordenadores pedagógicos, cuja seleção obedeceu aos seguintes critérios: não ser graduado em Pedagogia e exercer por mais de três anos a função de coordenador pedagógico. Dentre os estudos que dão suporte para esta pesquisa utilizamos André (2014), Cambi (1999), Carvalho (2005, 2006, 2008), Franco (2003, 2005, 2008, 2012), Freire (1980, 1983, 1991, 1992, 1993, 2008) Garrido (2009), Libâneo (2002, 2004, 2010), Nóvoa (1992, 1998, 2007), Pinto (2006), Placco (2010), Saviani (2007), Tardif (2004), Vasconcellos (2011), Veiga (1998) dentre outros, que constituíram suportes teóricos fundamentais para a análise. A pesquisa evidencia a importância de um profissional habilitado em Pedagogia para o exercício da função de coordenador pedagógico. Esta evidência é percebida pela afirmação de vários coordenadores pedagógicos, assim como, pelas indicações que apontam os teóricos que estudam a Pedagogia e as Ciências da Educação.
The survey "Pedagogical coordination in school: a role for educators?" is the result of an initial personal uneasiness about the meaning and the importance of the professional educator in the exercise of its function pedagogical and school service in specially pedagogical coordination, because, in Mato Grosso, the State Department of Education – SEDUC – MT through its normative has prioritized the licensed in Pedagogy to assume the function of pedagogical coordinator in the State public schools. In this way, the goal is to "Investigate how the pedagogical coordinators in education graduates not appropriate pedagogical knowledge in the exercise of their function", with the proposal to respond to the following problem: “As the pedagogical coordinators in education graduates not appropriate knowledge of pedagogy for the exercise of their function?” This research is a qualitative research and dialectic of a significant aspect of school education – pedagogical coordination – and its methodological procedure to conduct exploratory research, descriptive, bibliographical and documentary. In relation to the research tool used to conduct interviews. The development of research in six state of urban public schools Tangará da Serra – MT, having as subject seven teachers who exercise the function of pedagogical coordinators, whose selection obeyed the following criteria: not be graduated in Pedagogy and exercise for more than three years the pedagogical coordinator function. Among the studies that support for this research we use André (2014), Cambi (1999), oak (2005, 2006, 2008), Franco (2003, 2005, 2008, 2012), Freire (1980, 1983, 1991, 1992, 1993, 2008) Garrido (2009), Libâneo (2002, 2004, 2010), Nóvoa (1992, 1998, 2007), Pinto (2006), Placco (2010), Saviani (2007), Tardif (2004), Vaishya (2011), Veiga (1998) among others, which constitute fundamental theoretical supports for the analysis.The research highlights the importance of a professional enabled in pedagogy for the exercise of the function of pedagogical coordinator. This evidence is perceived by the affirmation of various pedagogical coordinators, as well as by indications that point theorists studying Pedagogy and educational sciences.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Angelita. "A formação de pedagogos na modalidade a distância." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101993.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Made available in DSpace on 2013-07-15T23:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 221513.pdf: 378622 bytes, checksum: 85a320d4212f02f8118093f59aed3613 (MD5)
Nesta dissertação, analiso a formação de professores para as séries iniciais - 1ª a 4ª série do ensino fundamental e educação infantil - junto ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Modalidade a Distância. O foco são as influências dos pressupostos teórico-metodológicos do curso (Teoria Histórico-Cultural) na prática pedagógica desenvolvida pelos professores-alunos em suas instituições escolares, bem como a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nessas práticas escolares. A categoria para análise foi a "mediação", mais especificamente a mediação pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho, realizei uma pesquisa de campo junto aos professores-alunos de cinco municípios da Grande Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram questionários e entrevistas. A organização dos dados obtidos e sua análise foram realizadas na perspectiva metodológica quantitativa e qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo para melhor compreensão da categoria "mediação". Também recorri à minha vivência, enquanto tutora do curso. O trabalho está fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos desenvolvidos por Vygotsky. Os resultados do estudo mostram que elementos dos pressupostos teóricos do curso, foram incorporados à prática pedagógica dessas professoras o que lhes permitiu re-significar dimensões de sua prática concorrendo para o estabelecimento de um perfil mediador destas profissionais. A pesquisa assinalou ainda a necessidade de o Centro de Educação a Distância - CEAD da UDESC rever e reestruturar as questões relativas ao uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo Curso, e proporcionar a seus alunos mais subsídios para modificar sua prática pedagógica, de modo que possam introduzir de maneira inteligente o uso das tecnologias em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Pedagogos"

1

Cruz, Giseli Barreto da. Curso de pedagogia no Brasil: História e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carrasco, Joaquín García. As ciências da educação: Pedagogos para quê? Porto: Brasília Editora, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chá-Chá, Cecília Varela. João de Deus: Dois pedagogos, uma obra. Lisboa: Roma Editora, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chá-Chá, Cecília Varela. João de Deus: Dois pedagogos, uma obra. Lisboa: Roma Editora, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ecuador) Encuentro Internacional de Pedagogía Social (2004 Riobamba. Pedagogía social en Latinoamérica: Nuevas perspectivas didácticas y metodológicas para la formación de pedagogos sociales. Edited by Chacón Padilla Gerardo, Neuser Heinz, Red Latinoamericana-Alemana de Pedagogía Social, and Deutscher Akademischer Austauschdienst. Riobamba, Ecuador: LAPSO, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alfredo, Costales Samaniego, ed. Los agustinos: Pedagogos y misioneros del pueblo (1573-1869). Quito: IEAG, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Encuentro Estatal de Pedagogos (3rd 1986 Valdepeñas, Spain). III Encuentro Estatal de Pedagogos ; I Simposio Regional de Tecnología Educativa. Ciudad Real: Diputación de Ciudad Real, Area de Cultura, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Inventores de sueños: Diccionario bioprofesional de pedagogos y didactas de geografía e historia hacia 1936. Zaragoza: Institución "Fernando el Católico", 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

La pluma y el arado: Los intelectuales pedagogos y la construcción sociocultural del "problema campesino" en México, 1932-1934. México, D.F: Centro de Estudios Históricos, Colegio de México, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Palacios, Guillermo. La pluma y el arado: Los intelectuales pedagogos y la construcción sociocultural del "problema campesino" en México, 1932-1934. [Mexico]: El Colegio de Mexico, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Pedagogos"

1

Murakami, Kyoko. "The Carnivalesque Pedagogy: Jaan as a Pedagogist." In Culture as Process, 193–99. Cham: Springer International Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-77892-7_17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Monchinski, Tony. "Engaged Pedagogy, Enraged Pedagogy." In Engaged Pedagogy, Enraged Pedagogy, 137–47. Rotterdam: SensePublishers, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-6091-448-5_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ergas, Oren. "Pedagogy and Meta-pedagogy." In Reconstructing 'Education' through Mindful Attention, 123–45. London: Palgrave Macmillan UK, 2016. http://dx.doi.org/10.1057/978-1-137-58782-4_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bradley, Ben. "Pedagogy." In Encyclopedia of Critical Psychology, 1338–41. New York, NY: Springer New York, 2014. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4614-5583-7_213.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Biddulph, Mary, David Lambert, and David Balderstone. "Pedagogy." In Learning to Teach Geography in the Secondary School, 64–96. 4th edition. | Abingdon, Oxon ; New York, NY : Routledge, 2021. | Series: Learning to teach subjects in the secondary school: Routledge, 2020. http://dx.doi.org/10.4324/9780429426780-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Winterbottom, Daniel. "Pedagogy." In Design-Build, 14–106. Abingdon, Oxon ; New York, NY : Routledge, 2020.: Routledge, 2020. http://dx.doi.org/10.4324/9781315679372-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hadland, Cheryl. "Pedagogy." In Creating an Eco-Friendly Early Years Setting, 33–42. First edition. | Abingdon, Oxon ; New York, NY : Routledge, 2020.: Routledge, 2020. http://dx.doi.org/10.4324/9780429445842-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

MARIA VAZ ROMANO FRANÇA, DENISE, AMANDA DA CRUZ GONÇALVES, and NÚBIA MARIA RODRIGUES MOREIRA. "CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PEDAGOGO NO LITORAL DO PARANÁ." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.116.

Full text
Abstract:
A GESTÃO DEMOCRÁTICA, AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS GESTORES E OS DESAFIOS PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL, SÃO ANALISADAS POR VARIADAS ÁREAS DE ESTUDO. OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTE TRABALHO FORAM ANALISAR A REALIDADE E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PEDAGOGO EM MUNICÍPIOS LITORAL DO PARANÁ E LEVANTAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O PEDAGOGO ENFRENTA EM SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS COMO PROFISSIONAL. FOI ELABORADO QUESTIONÁRIO E APLICADO POR VIA DIGITAL, EM 19 PEDAGOGOS NO LITORAL DO PARANÁ EM ATIVIDADE. O ESTUDO FOI DO TIPO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO EXECUTADO ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2020. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PEDAGOGOS POSSUEM SATISFAÇÃO NO TRABALHO QUE EXECUTAM E MOSTRARAM COMO MAIORES DESAFIOS AS QUESTÕES RELACIONADAS À INCLUSÃO, LIGADAS AO AMBIENTE FÍSICO DAS ESCOLAS, SOBRECARGA DE TRABALHO E JORNADA DE TRABALHO, RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES E PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA. CONSIDERA-SE QUE OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FORMAÇÃO CONTINUADA, MELHORIAS NAS QUESTÕES ARQUITETÔNICAS DAS EDIFICAÇÕES ESCOLARES E APRIMORAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, PODEM MELHORAR A AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PEDAGOGO DO LITORAL DO PARANÁ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

DE OLIVEIRA DOS SANTOS GONÇALVES, SUZIANE. "A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) PARA ATUAÇÃO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.022.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU COMO OCORRE A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) PARA ATUAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E FOI REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, LICENCIATURA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS (IEAR) DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). SEU DESENVOLVIMENTO SE PAUTOU NAS SEGUINTES INDAGAÇÕES: COMO OCORRE A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) PARA ATUAÇÃO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLARES(ENE)? QUAIS OS LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO QUE CONTEMPLE OS DIVERSOS CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO(A) PEDAGOGO(A)? QUAIS OS ASPECTOS PRINCIPAIS QUE CARACTERIZAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR (ENE) NO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAR? PARA A COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS A PESQUISA DOCUMENTAL E AS ENTREVISTAS COM PROFESSORES E COORDENADORES DO IEAR. A PESQUISA DOCUMENTAL SE DEU PELA ANÁLISE DE DOCUMENTOS COMO O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DO IEAR, AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO IEAR/UFF, DA RESOLUÇÃO CNE/CP N.1/2006, DOS DOCUMENTOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC) E DOS MOVIMENTOS LIGADOS À FORMAÇÃO DO EDUCADOR. FOI REALIZADA UMA TRIANGULAÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISE. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A ENE AINDA É POUCO CONTEMPLADA NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. NO ENTANTO, O IEAR/UFF, DIFERENTE DOS OUTROS CAMPI DESTA INSTITUIÇÃO, OPORTUNIZA QUE O PEDAGOGO CONHEÇA E ESCOLHA SEU CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. CONSTATAMOS QUE É NECESSÁRIA UMA MAIOR ARTICULAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA PARA QUE O OBJETIVO COLOCADO NO PPC DO CURSO DE FORMAR UM(A) PEDAGOGO(A) MULTIQUALIFICADO(A) SE CUMPRA. NESSE SENTIDO, CONCLUI-SE QUE O PPC, O CURRÍCULO E O INTERESSE DOS PROFESSORES/COORDENADORES DE UM CURSO SÃO FUNDAMENTAIS PARA PERMITIREM AOS(AS) PEDAGOGOS(AS) ESCOLHEREM ONDE DESEJAM ATUAR NÃO OS(AS) RESTRINGIDOS À DOCÊNCIA E À ESCOLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aguiar, Fabiano Sales de. "Formação inicial de pedagogos para o ensino de Ciências." In A transversalidade no ensino de Ciências: necessidades formativas docentes, 83–97. Dictio Brasil, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-86953-05-3_83.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Pedagogos"

1

Leles Gomes, Weidson, VINICIUS DE RESENDE D’ERCOLI, and WALDEMIRO ESTEVES DA FONSECA. "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE MUSEOLÓGICO." In III Congresso Brasileiro Online de Pedagogia. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/dcpx5158.

Full text
Abstract:
O presente Artigo busca descrever as possibilidades de atuação dos pedagogos nos ambientes museais. A situação atual brasileira favorece a presença de profissionais de diversas áreas nos museus, pois, a partir de 2009, com a instituição do Estatuto dos Museus, todo museu deve ter um Plano Museológico. Este plano contém todo o planejamento do museu e um deles é o do setor educativo. Como este plano deve ser revisado constantemente é essencial que os museus tenham pedagogos fixos em seus quadros. Fizemos uma revisão da bibliografia disponível sobre o tema e partimos de um breve histórico do campo em questão, além de buscar alguns conceitos relevantes ao tema. Posteriormente, buscamos informações mais específicas das possibilidades da atuação do pedagogo neste ambiente, numerando algumas teorias que orientam as práticas educativas nos museus. Fizemos entrevistas com duas pedagogas em Belo Horizonte que trabalham neste campo e cruzamos as informações que dispúnhamos, fazendo assim uma série de reflexões. As entrevistadas acreditam que a imagem do pedagogo ainda parece muito restrita para a atuação em um ambiente escolar e que a própria formação tem se inclinado a isto. O pedagogo deve ter condições de atuar nos mais diversos espaços, e, para isso, deve reivindicar o reconhecimento da sua importância e buscar expandir sua formação para os mais diversos campos e áreas. Constatou-se que a maioria dos museus em Belo Horizonte não contavam com pedagogos em seu quadro, argumentandose que por ser um espaço educativo, transdisciplinar, a figura do pedagogo é essencial à instituição. PALAVRAS-CHAVE: Atuacão, Educacao museológica, Museu, Pedagogia, Pedagogo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

de Andrade, Elisa Daniele, Jaqueline Lesinhovski Talamini, and Marcia Patricia Kuligovski. "O Pedagogo e as Novas Tecnologias." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2012. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2012.18712.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a utilização das novas tecnologias como recursos no processo de ensino e aprendizagem, com enfoque na importância da mediação do pedagogo para a integração dessas novas ferramentas na educação. A pesquisa foi realizada junto aos pedagogos participantes do curso "O pedagogo e as tecnologias de Informação e Comunicação: em busca de uma conexão real" realizado na forma bimodal, no município de Araucária. O curso atendia um grupo de vinte e nove pedagogos, de quinze escolas municipais. Buscou-se no decorrer da pesquisa levantar dados sobre a visão do profissional pedagogo relacionado às tecnologias na educação e a necessidade da formação continuada para a integração das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Fernanda, and Shirleide Cruz. "A construção da profissionalidade docente do pedagogo do Instituto Federal de Brasília: entre a realização e o desafio." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1503.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou compreender a construção da profissionalidade docente dos pedagogos que atuam na docência da educação profissional no contexto do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa faz parte de uma pesquisa maior de mestrado que foi desenvolvida a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com dezessete pedagogos docentes efetivos, temporários e substitutos que atuam nos cursos de formação inicial e continuada a pós-graduação no IFB. Utilizou-se como metodologia a abordagem quanti-quali, numa perspectiva crítico-dialética A análise dos dados se deu pela metodologia dos Núcleos de Significação a partir da proposta de Aguiar e Ozella (2006), o que nos possibilitou realizar uma análise empírica encontrando como núcleo de significação “Função docente: entre a realização e o desafio no trabalho docente do pedagogo no IFB”. Nele constatamos que o pedagogo docente constrói sua profissionalidade em meio aos desafios encontrados na complexidade na realização do seu trabalho e na falta de acolhimento e de integração da instituição, como também na realização pela valorização de seus conhecimentos pedagógicos por parte da instituição e dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paes, Elisa Ayane Santos, Jean C. S. Rosa, and Alessandra C. M. Alves. "A Formação de Pedagogos(as) do Estado de Sergipe para o uso de Tecnologias Digitais Educacionais." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2021.218178.

Full text
Abstract:
As tecnologias digitais estão em todos os lugares, inclusive na escola. Apesar dessa ubiquidade das tecnologias digitais, os pedagogos de Sergipe têm sido formados para o uso de tecnologias digitais educacionais? Para explorar respostas para esta questão, foi conduzido um questionário online, com questões aberta e fechadas, na qual houve respostas válidas de 29 estudantes de quatro Instituições de Ensino Superior de Sergipe. A partir das análises realizadas nas respostas dos estudantes de Licenciatura em Pedagogia foi observado que apesar de em algumas instituições de ensino superior as disciplinas abordarem sobre as tecnologias digitais educacionais, a formação destes estudantes de pedagogia acerca desta temática é insatisfatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Walas, and Thalita Fonseca. "O trabalho do pedagogo na educação profissional: principais desafios e suas interfaces com a formação inicial." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1717.

Full text
Abstract:
O artigo busca analisar os principais desafios enfrentados por pedagogos que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e as possíveis relações entre as estratégias adotadas por esses profissionais para o enfrentamento das dificuldades e sua formação inicial. Trata-se de trabalho resultado de uma pesquisa de iniciação científica, centrada em metodologia qualitativa. Primeiramente, efetuou-se uma investigação teórica por meio do levantamento de artigos, livros, dissertações e documentos normativos relevantes para a temática. Já a pesquisa empírica se deu por meio da aplicação de questionário. Os dados apontam, entre outros elementos, para o fato dos pedagogos possuírem maiores dificuldades na relação com docentes e gestores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Regueira Basto Diniz, Juliana, and Francisco Soares Cavalcante Neto. "BRINQUEDOTECA VIRTUAL: LUDICIDADE E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DE NOVOS PEDAGOGOS." In 24º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância, 2018. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxivciaed.2018.8363.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Eduardo Maia da Silva, Carlos, Amanda Venâncio da Costa, and Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo. "EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS REFLEXIVOS DAS PRÁTICAS DOCENTES." In IV Congresso internacional das licenciaturas. Instituto internacional despertando vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00533.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

RODRIGUES, GISELE SONCINI. "A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS NAS AULAS AO VIVO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.54904.

Full text
Abstract:
COM A VASTA INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE, NO ÂMBITO EDUCACIONAL, O ENSINO A DISTÂNCIA GANHA FORÇA E EXPRESSIVIDADE. DIANTE DA FACILIDADE E DO ACESSO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, É RELEVANTE A COMPREENSÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM FAVOR DE UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA E ACESSÍVEL PARA O ALUNO. DESSA FORMA, A PROBLEMÁTICA DA PESQUISA ADEQUA-SE EM COMO SELECIONAR E UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS, QUE AGREGADAS ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, SEJAM CAPAZES DE OFERECER UM MAIOR INTERESSE PELOS CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS E QUE PRIVILEGIAM PARA UMA DECISIVA FORMAÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS. O OBJETIVO DESTE ARTIGO, CONSISTE EM APRESENTAR A DEFINIÇÃO E SUGESTÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS NAS AULAS AO VIVO DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, BEM COMO SINALIZAR AS DIFERENTES FERRAMENTAS METODOLÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS EXISTENTES, VISANDO À MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.PARA ELABORAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FAZENDO USO DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E DISSERTAÇÕES QUE TRATAM DO REFERIDO TEMA. ALÉM DISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD, COM O PROPÓSITO DE IDENTIFICAR A PRESENÇA DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUE CONTEMPLE AS METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Renata Pedroso Avanço Ferreira, Paula. "UM OLHAR PARA MATEMÁTICA QUE EMERGE NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA FUTUROS PEDAGOGOS." In XXV EBRAPEM. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/xxvebrapem.453446.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Serafim, Felipe Gabriel M., Humberto Rabelo, Angela Maria C. Naschold, Danieli Silva de S. Rabelo, Soraya Medeiros, Daniel Icaro F. Diniz, and Jânio Fernandes. "Aplicações de princípios da Informática na Educação para a Virtualização do Portfólio de Atividades Didáticas "A fada que tinha ideias"." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2021.218642.

Full text
Abstract:
O presente artigo descreve o processo de virtualização do Portfólio Didático da História "A fada que tinha ideias". Este tem como objetivo tornar possível a aplicação de atividades de alfabetização levando em consideração a realidade do ensino remoto, tal como reduzir o custo com os materiais didáticos que ocorre na aplicação física deste portfólio. O pilar metodológico central para o desenvolvimento foi a Teoria da Carga Cognitiva. Os frameworks utilizados foram o Construct 2 e o Inkscape. Após aplicação dos questionários avaliativos aos professores pedagogos, obteve-se resultados positivos quanto a usabilidade do portfólio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Pedagogos"

1

Duong, Bich-Hang, and Joan DeJaeghere. From Student-Centered to Competency-Based Reform: Exploring Teachers’ Perspective of Meaningful Participation. Research on Improving Systems of Education (RISE), February 2022. http://dx.doi.org/10.35489/bsg-rise-wp_2022/089.

Full text
Abstract:
Student-centered pedagogy has been widely advocated in many contexts with student active participation in learning being a central element. Vietnam has adopted innovative pedagogies including child-centered and competency-based teaching to further active learning and develop students’ full potential. This study explores Vietnamese teachers’ views about student participation and teaching roles as they implement these progressive reforms. It also examines pedagogical practices that teachers planned to use and actually employed to support student learning through meaningful participation. Drawing on qualitative analysis of interviews and classroom observations conducted over three years with 47 secondary-level literature teachers throughout Vietnam, we found that student participation as expected by teachers broadly falls into three categories: participation as attention; participation as contribution and collaboration; and participation as autonomy and engagement. Each of these modes characterizes what teachers’ envision of students’ overall engagement, but these modes coexisted in the data in classroom practices. Our analysis shows how ‘hybrid pedagogy,’ a mix of teacher-directed and student-centered approaches, was most used to support students’ active contribution and collaboration. This research contributes to the literature on student-centered learning and student participation in transitional contexts, highlighting the complex processes of how teachers perceive and enact these pedagogical reforms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Seeber, Kevin. The Failed pedagogy of punishment. ACRL Press, 2016. http://dx.doi.org/10.25261/ir00000048.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Jukes, Matthew C. H., Yasmin Sitabkhan, and Jovina J. Tibenda. Adapting Pedagogy to Cultural Context. RTI Press, September 2021. http://dx.doi.org/10.3768/rtipress.2021.op.0070.2109.

Full text
Abstract:
This paper argues that many pedagogical reform efforts falter because they fail to consider the cultural context of teacher and student behavior. Little guidance exists on how to adapt teaching practices to be compatible with culturally influenced behaviors and beliefs. We present evidence from three studies conducted as part of a large basic education program in Tanzania showing that some teaching activities are less effective or not well implemented because of culturally influenced behaviors in the classroom, namely children’s lack of confidence to speak up in class; a commitment to togetherness, fairness, and cooperation; avoidance of embarrassment; and age-graded authority. We propose ways teaching activities can be adapted to take these behaviors into account while still adhering to fundamental principles of effective learning, including student participation in their own learning, teaching at the right level, and monitoring students as a basis for adjusting instruction. Such adaptations may be made most effective by engaging teachers in co-creation of teaching activities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sweeney, Beth. Framing Transportation Planning Pedagogy for Sustainability Generalists. Portland State University Library, January 2014. http://dx.doi.org/10.15760/trec.49.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Banerji, Rukmini. How Do Systems Respond to Disruptive Pedagogic Innovations? Research on Improving Systems of Education (RISE), October 2015. http://dx.doi.org/10.35489/bsg-rise-wp_2015/002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Asadullin, R. M., and I. V. Sergienko. E-training is a specialized dictionary of "Pedagogy». OFERNIO, February 2020. http://dx.doi.org/10.12731/ofernio.2020.24483.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

R. M., Asadullin, and Sergienko I. V. E- training is a specialized dictionary of "Pedagogy». OFERNIO, March 2020. http://dx.doi.org/10.12731/ofernio.2020.24500.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gagieva, Zarina Aronovna, and Diana Olegovna Kusova. ON THE ISSUE OF HUMANISTIC PROBLEMS IN PEDAGOGY. DOI СODE, 2021. http://dx.doi.org/10.18411/doicode-2022.038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neilson, Leighann, and Lindsay J. McShane. Closing the Loop: Community Engaged Pedagogy in Business Courses. Carleton University, April 2016. http://dx.doi.org/10.22215/cfice-2016-03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kopyilova, N. A. Distance learning course «Pedagogics of higher education (postgraduate training program)». OFERNIO, June 2021. http://dx.doi.org/10.12731/ofernio.2021.24858.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography