To see the other types of publications on this topic, follow the link: Pedagogos.

Journal articles on the topic 'Pedagogos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Pedagogos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Lisita, Verbena Moreira Soares de Sousa. "Pedagogia e pedagogos, para quê?" Cadernos de Pesquisa 37, no. 131 (August 2007): 519–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742007000200014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

D'AROZ, M. S., A. A. HICKMANN, and Araci ASINELLI-LUZ. "Pedagogia, Pedagogos e a extensão universitária (Pedagogy, Pedagogues and university extension)." emancipacao 16, no. 2 (2016): 191–204. http://dx.doi.org/10.5212/emancipacao.v.16i2.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos Braga, Daniel, Márcia Helena Inácio, Nivalda Chaves dos Santos Salomé, and Amanda Tolomelli Brescia. "TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E EAD." Revista Pedagógica 23 (November 27, 2021): 1–25. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6697.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga as trajetórias profissionais de egressos de cursos de Pedagogia das modalidades presencial, semipresencial e a distância de Belo Horizonte. Objetivou-se analisar a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogas e pedagogos, com fundamentação teórica no modelo de busca do emprego, segundo o qual, a procura profissional é complexa e afetada por muitos fatores, dentre eles aqueles ligados às características pessoais dos que querem se inserir no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado survey por meio de questionário autoaplicado, respondido por uma amostra de 186 participantes. Os dados foram tabulados e submetidos à tratamento estatístico descritivo. Como principais resultados, foi possível identificar considerável discrepância entre a empregabilidade e o destino ocupacional de pedagogos e pedagogas quando analisada a modalidade cursada, não sendo encontradas diferenças significativas entre a empregabilidade e o destino ocupacional de egressos de cursos de Pedagogia presenciais, semipresenciais e a distância quando controlados por sexo, idade ou autodeclaração de cor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lucindo, Nilzilene Imaculada, and Macilene Vilma Gonçalves. "Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia." Revista @mbienteeducação 12, no. 3 (September 6, 2019): 105. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v12n32019p105a131.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir acerca da formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu com um desses campos de atuação. As categorias selecionadas para este trabalho têm o propósito de apresentar indícios de como vem sendo realizada a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares. A investigação de abordagem qualitativa foi embasada por uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental e uma pesquisa de campo cujos dados foram coletados em 2016. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para tratar os dados. A pesquisa contou com a participação de 145 Estudantes de Pedagogia e os resultados indicaram que para eles, o pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, mas o campo de maior interesse desses Estudantes após se formarem é o campo escolar. Para 83,5% dos sujeitos, o curso propicia visitas técnicas e outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo, contudo, o estudo explicitou que a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares ocorre de forma frágil e superficial, pois a formação para atuar na docência é mais acentuada.Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços não escolares; Museus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Libâneo, José Carlos. "Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas." Educar em Revista, no. 17 (June 2001): 153–76. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Vanessa Silva, and Valdeci Luiz Fontoura dos Santos. "A atuação do pedagogo na educação não-formal: quais possibilidades de intervenção profissional?" INTERFACES DA EDUCAÇÃO 2, no. 4 (May 16, 2011): 99–109. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v2i4.603.

Full text
Abstract:
Este resumo socializa os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objeto a atuação do pedagogo nos espaços de educação não-formal. Fizemos um recorte da produção acadêmica sobre a formação do pedagogo e as possibilidades de uma atuação profissional em espaços de educação não-formal. Tendo como objetivo principal discutir a formação do pedagogo e o processo de sua atuação na educação não-formal, nos foi possível perceber que os egressos dos cursos de Pedagogia não são apenas docentes. A bibliografia encontrada aponta fortes posições que consideram o pedagogo como um profissional não restrito aos ambientes escolares e que suas ações pedagógicas estão presentes em toda a nossa sociedade: na família, nos meios de comunicação, hospitais, empresas, portanto em todos os espaços de nossa sociedade. Palavras-chave: Pedagogos. Formação do Pedagogo. Pedagogia Social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rolim de Lima Severo, José Leonardo. "Sobre pedagogia e pedagogos em espaços não escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica." Perspectiva 35, no. 3 (December 31, 2017): 978–95. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2017v35n3p978.

Full text
Abstract:
O texto apresenta apontamentos sobre a síntese de um estudo que consistiu em abordar a formação do pedagogo no âmbito da Educação não Escolar (ENE) em relação ao significado epistemológico da Pedagogia e aos saberes e habilidades profissionais necessários à prática pedagógica não escolar. O método do estudo foi desencadeado em duas fases: 1) análise de conteúdo de Projetos Pedagógicos de 20 cursos de Pedagogia do Brasil (PPC); 2) análise de dados coletados junto a 38 pedagogos que atuam ou atuaram em espaços de ENE. O expediente científico da pesquisa apontou que o conteúdo relativo à ENE nos PPCs apresenta características de dispersão, profusão, falta de especificidade, desarticulação no que tange ao contexto geral dos objetivos e organização curricular dos cursos de Pedagogia e é pouco contemplado em disciplinas e eixos/dimensões formativas. Em contraposição, a abordagem de saberes e habilidades profissionais a partir dos dados coletados junto aos pedagogos aponta a demanda, durante a formação inicial, de que esses sujeitos participem de experiências de socialização e construção de saber que delineiem um perfil formativo mais substancial, pautado por uma concepção ampla sobre a profissão pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Silvana Barbosa de. "A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário." EccoS – Revista Científica, no. 48 (March 29, 2019): 175–97. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n48.13245.

Full text
Abstract:
A Educação prisional tem evoluído no campo educacional com a contribuição conceitual da Pedagogia Social. Este texto versa sobre a formação dos pedagogos que atuam no sistema penitenciário do estado do Paraná. Assim, definimos como objetivo específico deste artigo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos pedagogos que atuam em unidades penais para, então, perseguir o objetivo geral de sistematizar princípios orientadores para a sua formação. Desenvolve-se numa abordagem qualitativa, apoiada no eixo epistemológico da teoria como expressão da prática (MARTINS, 2009), e toma como objeto de estudo a formação do pedagogo para o sistema prisional. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário semiestruturado e a entrevista episódica, aplicados a trinta e seis pedagogos dos regimes fechado, semiaberto e aberto do sistema penitenciário paranaense. Como referencial teórico foram adotadas concepções teorizadas por Brzezinski (1996); Garcia (2013); Gentili (1995); Julião (2012, 2014); Libâneo (2004); Martins (2009); Nóvoa (2014); Pimenta (2006); Romanowiski (2014); Saviani (2008, 2009), Silva (2003); Thompson (1981) e Vásquez (2007). O estudo possibilitou a sistematização de indicadores da formação do pedagogo para o sistema prisional: formação na e pela prática; afirmação da experiência como referência e da teoria como expressão da prática; estudos centrados nas especificidades do contexto prisional; formação permanente direcionada e em articulação com os demais profissionais que atuam nas unidades penais; formação de caráter político no sentido de assumir a condição de defensor dos direitos humanos em sua prática e na defesa do direito à educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lucindo, Nilzilene Imaculada, Daniel Cardoso Alves, and Macilene Vilma Gonçalves-Ribeiro. "Prática formativa no museu: ampliando as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços museais." Educação, Ciência e Cultura 26, no. 2 (May 28, 2021): 01. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i2.7548.

Full text
Abstract:
O artigo socializa uma prática formativa desenvolvida em um museu universitário no ano de 2017 e apresenta os resultados investigados de uma ação extensionista. Seu propósito é discutir a formação e a atuação de pedagogos no espaço museológico. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que contou com 94 licenciandos de Pedagogia participantes desta ação tomada como caso empírico de análise. Os dados, tratados em conformidade com a técnica de análise de conteúdo, evidenciam a concepção desses acadêmicos acerca do museu; o tipo de público visitante dessas instituições; as atividades que um museu proporciona para seu público; o que os professores intentam ao propor uma visita com seus alunos ao museu; as disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia que buscam evidenciar outros espaços de atuação aos pedagogos; a formação que seria necessária para atuar como pedagogo no museu, bem como, a relevância da experiência vivenciada. Os resultados indicaram que 79,8% dos licenciandos não têm o hábito de visitar museus, 98,9% consideram o museu como um espaço educativo e 97,8% entendem que há espaço de trabalho para o pedagogo nesse locus. Conclui-se que esta ação extensionista constitui uma via de formação profissional, entretanto, na visão dos licenciandos, a formação necessária para atuar no museu requer o estudo de disciplinas relacionadas à educação em espaços não escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Juliana Lima, and Ailim Schwambach. "Pedagogia hospitalar: a humanização da educação em ambientes de saúde." Revista Acadêmica Licencia&acturas 7, no. 1 (December 12, 2019): 56. http://dx.doi.org/10.55602/rlic.v7i1.214.

Full text
Abstract:
O presente artigo de natureza qualitativa tem por objetivo compreender e analisar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar e o olhar para a criança/adolescente em tratamento de saúde. A pesquisa baseou-se em instituições das cidades de Ivoti e Novo Hamburgo, sendo pesquisados os locais que oferecem o atendimento pedagógico no âmbito hospitalar e da criança adoecida. Foram realizados contatos com os espaços e entrevistas com três pedagogos diferentes, um que atende alunos em um hospital, outro que faz intervenções em uma rede assistencial e o último, que atende alunos a domicílio. A partir das entrevistas e das pesquisas realizadas sobre a temática da pedagogia hospitalar, chegou-se à conclusão da importância do atendimento pedagógico para crianças com afecções. Analisando as entrevistas, também se percebeu a importância do papel do pedagogo na relação de mediação com o mundo externo e com a família para o aluno hospitalizado ou impossibilitado de frequentar a escola. Notou-se também a presença do lúdico e sua importância no desenvolvimento e na formação dessas crianças como seres humanos completos. A partir desses resultados, compreende-se a pedagogia como uma área de muitas potencialidades a serem exploradas, sendo a hospitalar uma área ainda pouco estudada e conhecida tanto por pedagogos quanto por outros profissionais, que podem ampliar os estudos e conhecimentos sobre a temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Tavares, Keyla Cardoso, and Késsia Mileny De Paulo Moura. "OUTROS ESPAÇOS, NOVOS SABERES: a atuação do pedagogo no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, em Imperatriz-MA." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 2, no. 6 (March 9, 2017): 344. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549/interespaco.v2n6p344-366.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo conhecer as contribuições do pedagogo nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), na cidade de Imperatriz-MA. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada em um período correspondente a um mês; desse total de tempo, uma parte foi dedicada à observação da rotina das atividades realizadas no CRAS e a outra às entrevistas com os pedagogos que atuam nas unidades, para saber como trabalham e quais são as contribuições desses profissionais para os CRAS. Com base na observação e na análise dos dados, foi possível perceber que os pedagogos participam da equipe técnica, que é responsável pelo acompanhamento das famílias cadastradas no CRAS, de palestras, do atendimento dos grupos e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de realizar o planejamento das atividades e dos projetos que serão executados pela unidade, com os outros profissionais que compõem a equipe do CRAS.Palavras-chave: Pedagogos; Assistência Social; Direitos; Planejamento.OTHER SPACES, NEW KNOWLEDGE: the pedagogue of operations in Reference Center and Social Assistance – CRAS at Imperatriz-MAABSTRACTThis study aimed to know the teacher's contributions in the Reference Centers and Social Assistance in the city of Imperatriz-MA. With a qualitative approach to data collection was carried out in a period of one month of the total time two weeks were devoted to observing the routine of activities at CRAS and the other two weeks to interviews with teachers working in units to find out how they work and what are the contributions of these professionals to the CRAS. Based on observation and analysis of the data, it was observed that the teachers participating in the technical team that is responsible for monitoring the families enrolled in CRAS, lectures, attendance groups and Living Services and Strengthening Linkages, and carry out the planning of activities and projects to be executed by the unit along with the other professionals who make up the CRAS team. Keywords: pedagogues, social welfare, rights, planning.Keywords: Pedagogues; Social Welfare; Rights; Planning. OTROS ESPACIOS, LOS NUEVOS CONOCIMIENTOS: el papel del pedagogo en el Centro de Referencia y Asistencia Social – CRAS, en Imperatriz-MARESUMENEste estudio tuvo como objetivo conocer la contribución del pedagogo en los Centros de Referencia y Asistencia Social en la ciudad de Imperatriz-MA. Con un enfoque cualitativo para la recolección de datos se llevó a cabo en un período de un mes del tiempo total de dos semanas se dedicaron a observar la rutina de actividades en CRAS y las otras dos semanas para las entrevistas con los maestros que trabajan en unidades para averiguar cómo funcionan y cuáles son las contribuciones de estos profesionales al CRAS. Con base en la observación y análisis de los datos, se observó que los profesores participantes en el equipo técnico que se encarga de supervisar las familias inscritas en el CRAS, conferencias, los grupos de servicio y la convivencia y conexiones para fortalecer Servicio, y llevar a cabo la planificación de las actividades y proyectos a ser ejecutados por la unidad junto con los otros profesionales que conforman el equipo de CRAS.Palabras clave: Pedagogos; El Bienestar Social; Los Derechos; La Planificación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Serrate Pacheto Bacheti, Luciane, and Alex Jordane de Oliveira. "PEDAGOGO NO PROEJA: IDENTIDADE E SABERES." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 1, no. 01 (September 9, 2019): 66–76. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v1i01.14.

Full text
Abstract:
O presente trabalho surge da necessidade de compreender como os pedagogos que atuam nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA constroem a sua identidade. Assim, investigaram-se as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos pedagogos nos cursos de PROEJA nos campi do Instituto Federal do Espírito Santo: Vitória, Colatina e Itapina. O caminho trilhado para a realização do estudo deu-se a partir da pesquisa qualitativa. Aplicou-se questionário à equipe docente do PROEJA e entrevistaram-se coordenadoras e pedagogas do PROEJA nos campi pesquisados. Organizaram-se os dados em três categorias: aspectos pedagógicos, operacionais e subjetivos, considerando a atuação do pedagogo, os desafios enfrentados por ele e as demandas trazidas a ele. A consolidação dos dados coletados demonstrou que a grande maioria dos professores, no dia a dia da escola, busca o pedagogo para apoio nos aspectos pedagógicos, seguidos dos aspectos subjetivos. A investigação apontou como fundamental e necessária a formação continuada, tanto dos docentes quanto do pedagogo, realizada por meio de pesquisa em cursos de pós-graduação, ao longo do próprio exercício profissional, em espaços intencionalizados e sistematizados de formação em serviço. Assim, diante da complexidade das práticas educativas, em especial aquelas realizadas no PROEJA, a identidade do pedagogo é construída e reconstruída, permanentemente, dentro do processo dinâmico característico da educação e da própria vida, num eterno vir a ser e estar sendo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sousa, Alanne Cruz, Damares Araujo Teles, and Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares. "Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo." Revista Educação e Emancipação, no. 1 (October 9, 2017): 241. http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p241-259.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa sobre a relevância da atuação do pedagogo por meio de práticas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento de crianças, que por motivos de tratamento de saúde se encontram hospitalizadas, e por isso não podem frequentar a escola regular. Entretanto, com a atuação do pedagogo no hospital esta situação muda e o jovem estudante passa novamente a ter acesso aos estudos. Por isso, o objetivo deste estudo foi refletir sobre como ocorre a prática do pedagogo como agente educador, reconhecendo de que forma esse trabalho tem colaborado no processo de ensino e aprendizagem de crianças em um hospital na cidade de Parnaíba-PI. Esta pesquisa está embasada nos seguintes teóricos: Cunha (2001), Covic (2011), Matos e Mugiatti (2011), entre outros. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é do tipo qualitativa e como procedimentos de coleta de dados utilizamos a observação, a entrevista e o questionário. Os sujeitos da pesquisa foram duas pedagogas que trabalham no hospital e que realizam importantes atividades, tanto na brinquedoteca quanto nos leitos. Os resultados do estudo revelam que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas pedagogas ultrapassam os muros da escola e contribuem na educação de crianças e jovens hospitalizados, colaborando com a autoestima dessas crianças, bem como possibilitando que elas retornem aos estudos de uma maneira diferenciada, que as estimula à aprendizagem.Palavras-Chave: Pedagogia Hospitalar. Pedagogo. Prática Pedagógica.Hospital Pedagogy: the relevance of the pedagogue's performanceAbstractThis article presents the results of a research on the relevance of the pedagogue 's performance through pedagogical practices that help the development of children who are hospitalized for health treatment and therefore cannot attend regular school. However, with the performance of the pedagogue in the hospital this situation changes and the young student again has access to the studies. Therefore, the objective of this study was to reflect on how the practice of the educator occurs as an educating agent, recognizing how this work has collaborated in the teaching and learning process of children in a hospital in the city of Parnaíba-PI. This research is based on the following theorists: Cunha (2001), Covic (2011), Matos and Mugiatti (2011), among others. The methodology used to conduct the research is of the qualitative type, and as data collection procedures we used the participant observation, the interview and the questionnaire. The subjects of the research were two pedagogues who work in the hospital and who carry out important activities, both in the toy library and in the beds. The results of the study reveal that the pedagogical practices developed by the pedagogues go beyond the walls of the school and contribute to the education of children and young people hospitalized, collaborating with the children's self-esteem, as well as allowing them to return to their studies in a different way. Stimulates learning.Keywords: Hospital Pedagogy. Pedagogue. Pedagogical Practice.La pedagogía hospitalaria: la relevancia de la obra del pedagogoResumenEste artículo presenta los resultados de una encuesta sobre la relevancia de la actuación del profesor a través de prácticas pedagógicas que ayudan en el desarrollo de los niños por razones de cuidado de la salud son hospitalizados, y por lo tanto no pueden asistir a la escuela regular. Sin embargo, con el papel del profesor en el hospital esta situación cambia y el joven estudiante pasa de nuevo para tener acceso a los estudios. Por tanto, el objetivo de este estudio fue reflexionar sobre cómo funciona la práctica del profesor como agente educador, reconociendo que este trabajo ha colaborado en la enseñanza y el aprendizaje de los niños en un hospital de la ciudad de Parnaíba-PI. Esta investigación se basa en la siguiente teórico: Cunha (2001), Covic (2011), Matos y Mugiatti (2011), entre otros. La metodología utilizada para la investigación es del tipo cualitativo, y cómo los procedimientos de recopilación de datos utilizan la observación participante, entrevistas y cuestionarios. Los sujetos fueron dos pedagogos que trabajan en el hospital y llevar a cabo actividades importantes tanto en el juguete como en camas. Los resultados del estudio muestran que las prácticas pedagógicas desarrolladas por pedagogos, más allá de las paredes de la escuela y contribuyen a la educación de los niños hospitalizados y los jóvenes, colaborando con la autoestima de estos niños, así, lo que les permite regresar a sus estudios de una manera diferente que estimula el aprendizaje.Palabras Clave: Hospital de la pedagogía. Pedagogo. La práctica docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cêa, Georgia Sobreira dos Santos, Camila Ferreira Da Silva, Samara Santos Marques de Gusmão, and Thayanne Araújo Silva. "A atuação do pedagogo no MST: revelações de um estudo exploratório." EccoS – Revista Científica 11, no. 1 (July 31, 2009): 175–92. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1545.

Full text
Abstract:
Em 2006, os cursos de graduação em Pedagogia foram definidos como uma licenciatura que deve prever a formação do pedagogo para atuação em espaços escolares e não escolares, incluindo os movimentos sociais. Este artigo objetiva apresentar uma experiência curricular, denominada “Projetos Integradores”, que tomou como objeto a atuação desse profissional no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e envolveu docentes e discentes do 2° período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Neste artigo, reflete-se sobre a importância do tratamento das relações entre movimentos sociais e educação na formação de pedagogos, apresenta-se o percurso metodológico do estudo realizado e expõem-se significativas aprendizagens por ele proporcionadas, com destaque para a compreensão das relações entre a luta pela terra e a educação, enfatizando as ações realizadas por um pedagogo no MST.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Moraes, Ana Cristina, and Jacques Therrien. "Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de pedagogia e seus professores." EccoS – Revista Científica, no. 46 (August 31, 2018): 53–69. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n46.7342.

Full text
Abstract:
O texto tematiza a potência de uma Pedagogia Antropofágica na formação inicial de pedagogos, vislumbrando-se o estímulo e a complexificação do repertório de saberes artístico-culturais e experienciais dos estudantes e seus mediadores de aprendizagem. Essa Pedagogia é compreendida como fundante para o aprofundamento de uma formação cultural diversificada nos contextos sócio-políticos, visando criar elementos para a atuação docente, particularmente no referente ao ensino de artes, campo de conhecimento exigido legalmente aos pedagogos. Autores como Tardif (2007), ao discutir saberes e formação docente; Bondía (2002), no referente aos saberes de experiência; Therrien (2010), quando discorre sobre o professor como mediador de saberes; Pimenta (1997; 2006), ao tratar de formação e práxis docente; Libâneo (2002) e Franco (2012), ao situarem o campo da Pedagogia e da atuação do pedagogo; Zeichner (2008), por trazer um olhar complexo sobre professor reflexivo e seu contexto de atuação; Duarte Junior (2010), quando trata de educação estética; Andrade (1924; 1928) e Barcelos e Silva (2008), ao relacionarem antropofagia cultural e educação, subsidiam teoricamente o estudo. A metodologia de investigação é teórica e empírica, nesta última incluindo dados de entrevistas realizadas com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. A questão de pesquisa é assim enunciada: Como a universidade contribui para garantir o acesso a bens artístico-culturais a estudantes do curso de Pedagogia? Concluímos que a Pedagogia Antropofágica constitui concepção de formação que agrega ações educativas de caráter acadêmico e cultural, mobilizadoras de aprendizagens que ampliam horizontes teóricos e práticos necessários à educação estética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lima, Claudia de Medeiros, and Ana Maria Freitas Teixeira. "A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PERFIL E PAPEIS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SERGIPE." Interfaces Científicas - Educação 8, no. 1 (November 10, 2019): 59–74. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p59-74.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a trajetória de pedagogos que atuam na educação profissional de Sergipe. As discussões apresentadas baseiam-se em pesquisa realizada para dissertação de mestrado em Educação defendida na Universidade Federal de Sergipe e se propõe a analisar a influência das transformações administrativo-pedagógicas no perfil e papel profissional dos pedagogos não diretamente docentes em exercício na única instituição federal de educação profissional técnica e tecnológica do estado de Sergipe. A pesquisa histórica utilizou-se de levantamento documental e bibliográfico para obtenção e análise dos dados. Os resultados apontam para minimização dos papeis dos pedagogos e redução dos espaços profissionais da pedagogia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Claro, Ana Lúcia De Araújo, Cláudia Sebastiana Rosa da Silva, and Henrique Costa Brojato. "IDENTIDADE DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA." Linha Mestra 15, no. 45 (January 19, 2022): 15–22. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p15-22.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar criticamente como os pedagogos escolares participantes de um programa de formação continuada compreendem a construção da sua identidade profissional em seu cotidiano de atuação. A análise de cunho fenomenológico hermenêutico, utilizou o protocolo de observação de um dos encontros do programa de formação continuada intitulado “Identidade profissional do pedagogo” e memoriais construídos pelos 16 pedagogos como instrumentos de pesquisa. Infere-se que a identidade dos pedagogos se apresenta como um processo em construção, sendo materializada no fazer pedagógico, na prática educativa, mas por outro lado engendra em situações por vezes contraditórias de resistência, acúmulo de atribuições e estado de solidão, afinal, são profissionais responsáveis pela sua própria formação e pela formação do professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Spilere, Aline Dagostin, and Gislene Camargo. "O OLHAR DO PEDAGOGO PARA O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Saberes Pedagógicos 2, no. 2 (April 18, 2018): 19. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v2i2.4246.

Full text
Abstract:
: Este artigo objetivou analisar como o pedagogo compreende o desenho na Educação Infantil, investigando as ações pedagógicas desenvolvidas em relação aos desenhos das crianças de 5 e 6 anos. O problema que desencadeou a pesquisa foi: Quais as intencionalidades pedagógicas desenvolvidas em relação ao desenho das crianças de 5 e 6 anos na Educação Infantil? Esta pesquisa se caracterizou como qualitativa, levando em consideração as singularidades dos pesquisados, utilizando como instrumento de coleta de dados, a observação. As observações foram realizadas em uma escola da Rede Municipal de Criciúma – SC, analisando a atuação dos (as) pedagogos(as) frente ao desenho infantil. Teve como fonte teórica, os documentos: BRASIL (1998); BRASIL (2010); juntamente com autores Derdyk (2015); Sans (2007); Oliveira (1999); Gil (2002) e Zanelli (2002) que foram fundamentais para as análises teóricas desta pesquisa. Considerou-se que as intencionalidades pedagógicas sobre o desenho das crianças da pré-escola, não foram manifestadas de maneira como propõem os RCNEI e DCNEI, constatando-se que as pedagogas necessitam de maior aprofundamento na área. Entende-se que o desenho na Educação Infantil proporciona a criatividade, expressão, desenvolvimento, aprendizado, representações de suas vivências, entre outros, o que suscita das pedagogas explorar melhor essa linguagem e redimensionar seus olhares sobre os desenhos das crianças.PALAVRAS CHAVE: Desenho. Educação Infantil. Pedagogos(as). Formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Santos, Eliane Tassi dos, and Alessandra Raimundo Capusso. "Professor pedagogo ou professor e pedagogo?" Filosofia e Educação 1, no. 1 (October 21, 2009): 180–88. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635562.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mühl, Eldon Henrique, and Elisa Mainardi. "A Filosofia da Educação nos cursos de Pedagogia do Brasil: da obrigatoriedade à dispensa progressiva." Filosofia e Educação 9, no. 2 (July 24, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8649598.

Full text
Abstract:
A filosofia nunca teve um papel relevante nos cursos de Pedagogia, mas sempre foi incluída no rol das disciplinas consideradas indispensáveis para a formação dos professores e, de modo especial, dos pedagogos. Na atualidade percebe-se, porém, sua dispensa progressiva com a justificativa da sua pouca utilidade na formação dos pedagogos. O presente texto analisa as razões desta dispensa, destacando a responsabilidade da filosofia e a visão reducionista da formação proposta no Curso de Pedagogia pela situação criada. Por fim, apresenta algumas consequências desta dispensa e destaca a necessidade da reaproximação entre a filosofia e pedagogia para a promoção de uma formação pedagógica integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Carvalho, Sandrielli Cassiano de, and Fernando Guimarães Oliveira da Silva. "Apontamentos sobre os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar." Horizontes 38, no. 1 (July 4, 2020): e020032. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.889.

Full text
Abstract:
A Pedagogia é uma área que tem ampliado a concepção de educação como objeto de trabalho, considerando as novidades de atuação que as Diretrizes Curriculares Nacionais do ano de 2006 oferecem. Ao lecionar a disciplina de ‘Educação em espaços não escolares’ em Curso de Licenciatura em Pedagogia, objetivou-se deslocar o imaginário das estudantes sobre as possibilidades de atuação do/da pedagogo/a até então ligadas ao ambiente escolar. A partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa empírica, as estudantes foram levadas a investigar os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar nos municípios onde moravam. Encontramos pedagogos/as que atuam na assistência social e na saúde mental, o que nos levou a investigar como a Pedagogia se efetiva nesses espaços. Concluímos que a produção do conhecimento científico na área educacional acompanha a execução do trabalho pedagógico realizado nesses novos locais de atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rolim de Lima Severo, José Leonardo, and Negla Santos Queiroga. "ATUAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) EM PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CONTEXTOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES." Interfaces Científicas - Educação 8, no. 3 (April 2, 2020): 55–68. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p55-68.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta dados e reflexões de uma pesquisa que teve como objetivo investigar finalidades e características que configuram a atuação de pedagogos(as) no contexto da Educação Não Escolar para a promoção da saúde em instituições localizadas na cidade de João Pessoa - Paraíba. Os elementos teóricos se configuram através das concepções do sentido da Pedagogia enquanto Ciência da Educação, do campo da Educação Não Escolar e dos processos de Promoção da Saúde. O desenho metodológico do estudo empírico incluiu mapeamento de instituições, aplicação de questionário estruturado e realização de entrevistas semiestruturadas junto a 8 (oito) pedagogas. Os dados foram tratados através da Análise Categorial de Conteúdo. Foi possível refletir sobre elementos da formação acadêmica, identidade profissional e trabalho pedagógico das pedagogas atuantes em espaços não escolares para a promoção da saúde, apontando para a necessidade de que os currículos dos cursos de Pedagogia sejam fundamentados uma base formativa mais ampla e inclusiva, orientada para diferentes formas de manifestação do trabalho pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cavalheiro, Rosemary Borin, Edvonete Souza de Alencar, and Silvia Regina da Silva Cassimiro. "Análise das disciplinas para o ensino da matemática nos cursos de Pedagogia nas instituições públicas de Mato Grosso do Sul." Revista BOEM 10, no. 19 (February 18, 2022): 63–80. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x10192022063.

Full text
Abstract:
Este texto tem como proposta de discussão a formação do pedagogo para o ensino de Matemática. Esta reflexão busca responder a seguinte questão: Quais e como são as disciplinas para o ensino da Matemática nas instituições públicas de Mato Grosso do Sul? O objetivo foi identificar as disciplinas de e para o ensino da Matemática. Tomando como referencial metodológico as abordagens qualitativas interpretativas, utilizou para a coleta de dados, a análise documental de todos os PPCs dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do referido estado. Os resultados da pesquisa apontaram lacunas nos programas de formação inicial dos pedagogos na área da Matemática, principalmente em relação à carga horária das disciplinas e a apropriação insuficiente dos conteúdos matemáticos a serem ensinados. Desta forma, torna-se determinante elevar a qualidade dos cursos de Pedagogia para que o pedagogo adquira conhecimentos sólidos que se convergem na melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sippe, Fáguida Eller, and Eraldo Carlos Batista. "A construção social da identidade do pedagogo: relatos de educadores." Revista Pesquisa Qualitativa 8, no. 17 (October 1, 2020): 236–55. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2020.v.8.n.17.312.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi compreender como os pedagogos constroem sentidos sobre sua identidade social orientada pelo Construcionismo Social (GERGEN; GERGEN, 2010). Participaram da pesquisa sete pedagogos de duas escolas da rede municipal de ensino de um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia. Mediante uma pesquisa qualitativa, as informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas de acordo com a técnica de análise do discurso, sob as orientações da psicologia discursiva. Foram identificados os seguintes repertórios interpretativos: a) a concepção do ser pedagogo; b) os fatores contribuintes na formação da identidade social do pedagogo; c) a identidade profissional percebida no meio social; d) a participação de pais e alunos na construção social da identidade do educador; e e) a desvalorização social versus valorização pessoal. Conclui-se que, embora haja discursos valorativos acerca do pedagogo, ainda permeia na sociedade um discurso carregado de conotação negativa, o que influencia a construção social da identidade desse profissional. Palavras-chave: Identidade social; Pedagogo; Discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Morellato, Janine Lopes Heringer, Mariana Peixoto Artiles Cavalhiére da Silva, Teresa Claudina Oliveira Cunha, and Vânia Machado Seabra Puglia. "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ." Humanas & Sociais Aplicadas 10, no. 27 (February 21, 2020): 63–83. http://dx.doi.org/10.25242/8876102720201763.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa teve como objeto de investigação a atuação do pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seus espaços de prática profissional são expandidos na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. A população pesquisada envolveu 06 pedagogos que atuam em espaços não escolares no município de Campos dos Goytacazes, RJ. O método utilizado para coleta de dados foi a entrevista padronizada. Foram analisados o perfil do profissional, os aspectos relacionados à motivação e à autoavaliação, bem como os desafios e as dificuldades enfrentados no cotidiano profissional. O estudo possibilitou a organização e a ampliação de conhecimentos da prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional das áreas da pedagogia hospitalar, social e empresarial, demonstrando que o enfoque educativo da pedagogia não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se, então, parte essencial para a sua atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Gomes, Tatiane Ferreira, and Mary Helen Aragão Sousa. "O PAPEL DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 12 (December 30, 2021): 1437–54. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i12.3588.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da participação ativa do pedagogo no processo contínuo de ensino aprendizagem de estudantes em situação de hospitalização, abrangendo desde a apresentação da Pedagogia Hospitalar, definindo o papel do pedagogo e suas funções dentro do contexto que se apresenta, mostrando de forma ampla como se dá o trabalho prático desse profissional e sua importância para garantir os direitos do estudante sob seus cuidados. Expõe ainda a necessidade de um trabalho multidisciplinar efetivo, que transforme a teoria em prática de forma satisfatória. O objetivo geral dessa pesquisa é demonstrar a relevância da ação do profissional de pedagogia no ambiente hospitalar, se desdobrando nos objetivos específicos de analisar as formas de inclusão, na busca de compreender os desafios enfrentados pelos pedagogos para por em prática uma educação de qualidade dentro das limitações impostas pela situação do estudante em situação de internamento hospitalar .A metodologia utilizada é a revisão integrativa da literatura, a partir da busca de artigos relacionados à temática na plataforma online Scielo, que, quando analisados, proporcionaram a percepção sobre a importância da pedagogia hospitalar na contribuição do ensino de estudantes hospitalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ferreira, Jacques Lima, Cristhyane Ramos Haddad, and Priscila Chupil. "DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PEDAGOGOS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ." Atos de Pesquisa em Educação 15, no. 2 (July 1, 2020): 472. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p472-495.

Full text
Abstract:
Resumo: Esta investigação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com 103 Pedagogos de diversos colégios estaduais da cidade de Curitiba. Teve o objetivo de identificar e analisar as dificuldades que os Pedagogos enfrentam no cotidiano escolar a partir do trabalho desenvolvido por este profissional da educação. Os dados analisados foram coletados a partir de um questionário Onlinee analisados na perspectiva de Bardin (2011), juntamente com o auxílio do software Atlas Ti. A análise de dados permitiu caracterizar que as dificuldades mais frequentes enfrentadas pelo Pedagogo no cotidiano escolar são: inclusão escolar; violência; aprendizagem e comportamento dos alunos; na relação com os professores e de realizar seu papel na escola.Palavras-chave: Cotidiano escolar. Dificuldades. Pedagogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Brito, Glaucia Da Silva, and Michele Simonian Dÿck. "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS: perspectivas a partir da especificidade funcional e formação docente na escola." Revista Teias 21, no. 60 (February 27, 2020): 153–76. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2020.48631.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta duas categorias de Desenvolvimento Profissional do(a) Pedagogo(a) Escolar em relação às tecnologias. O referencial teórico centrou em discutir o papel e a atuação do (a) Pedagogo(a) Escolar e sua relação com a cibercultura na cultura escolar. Por fim, o desenvolvimento profissional a partir dos saberes docente, pedagógico e tecnológico. As categorias Especificidade Funcional e Formação Docente na Escola resultam da segunda fase de uma tese que oriunda de um projeto de pesquisa com metodologia centrada no paradigma qualitativo. Sua abordagem estudo de caso, sendo realizada em duas fases e com instrumentos de produção de dados variados. A questão apresentada neste artigo se refere à subquestão de pesquisa: o que afirmam necessitar os(as) pedagogos(as) escolares como processo formativo em relação às tecnologias? O objetivo consistiu em identificar as necessidades formativas dos(as) pedagogos(as) escolares em relação às tecnologias. Os resultados evidenciam o vislumbre de uma proposta de Desenvolvimento Profissional a partir das reais necessidades dos (as) pedagogos (as) escolares. Por fim, a proposição de um processo coletivo que considera a complexidade do saber que tem sido exigido desse profissional: o saber formativo organizador pedagógico de conteúdo tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cazales, Zaira Navarrete. "Proceso de construcción identitaria del pedagogo universitario en México." Cadernos de Pesquisa 38, no. 134 (August 2008): 503–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742008000200012.

Full text
Abstract:
En este artículo presento algunos resultados de la investigación El pedagogo y su identidad profesional: el caso de los egresados de la carrera de Pedagogía de la Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) y de la Universidad Veracruzana (UV)¹. Ella tuvo como objetivo dar cuenta de los procesos de constitución identitaria de los pedagogos egresados de estas universidades en las décadas de 1950, 1970 y 1990, según los planes de estudio por los que se formaram, y, concomitantemente, destacar los rasgos que han definido su identidad. La pregunta central que ha conducido todo el trabajo fue: ¿Cuáles son los rasgos que han ido constituyendo la identidad de los pedagogos de la Unam y de la UV, y, en función de esto, de qué identidad de pedagogo hablamos? Luego de entrevistar a 12 pedagogos (seis por institución, dos por generación), analizar sus testimonios y documentos tales como planes de estudio, publicaciones, etcétera, y poniéndolos a jugar con el referente teórico y las preguntas de investigación, puedo decir que la identidad del pedagogo se ha constituido como una identidad histórica, relacional e híbrida: es un tipo de profesional que cumple funciones diversas pero todas ellas vinculadas a algún ámbito de la educación en general (formal, no formal e informal) y las encara de manera distinta a la de otras profesiones que también se ocupan de la educación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Jensen, Jytte Juul, and Lenira Haddad. "O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA DINAMARCA: ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 12, no. 21 (July 31, 2018): 9. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e2120189-31.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta o programa de formação de pedagogos na Dinamarca, no que se refere à especialização em Pedagogia da primeira infância, uma das três especializações para a concessão do grau de bacharel em Pedagogia. O texto tem início com uma breve nota sobre o sistema de educação infantil na Dinamarca e a figura do pedagogo, e segue com a descrição dos elementos que compõem o programa de formação: o contexto histórico; a estrutura regulatória; as áreas e metas de competência; as formas estéticas de expressão; o estágio e o papel do supervisor do centro de educação infantil e da universidade; as formas de autoavaliação e avaliação externa dos alunos; e competências pessoais e acadêmicas. O texto é finalizado com uma reflexão sobre os contributos do programa dinamarquês para pensar o contexto brasileiro, evidenciando paralelos, claras distinções e contrapontos nos dois sistemas de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Soares Ferreira, Liliana, Célia Tanajura Machado, Mariglei Severo Maraschin, and Dulcineia Libraga Papalia De Toni. "Políticas educacionais e os impactos sobre processos educativos nos cursos de Pedagogia: uma análise." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 101, no. 258 (September 20, 2020): 18. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4625.

Full text
Abstract:
Neste artigo de revisão, consideram-se as políticas públicas educacionais atinentes ao processo educativo dos pedagogos, antes e depois de seu ingresso como professores da infância na escola, e as relações com os cursos de Pedagogia em sua historicidade. Os aspectos metodológicos foram orientados por princípios de sistematização, o que implicou: a) investigação sincrética com base em pesquisa bibliográfica; b) análise dos dados produzidos com elaboração de categorias; c) síntese dialógica acerca do estudo. Desse percurso de pesquisa, resultaram duas sequências argumentativas que se complementam e expressam a questão central: a primeira aborda a Pedagogia no contexto das políticas educacionais brasileiras; e a segunda sustenta que os pedagogos são trabalhadores cuja característica da atividade advém da Pedagogia, entendida como ciência da educação, e esse deve ser o elemento principal no curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Giareta, Paulo Fioravante, Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, and Juliana Bernardi Petek. "A influência internacional sobre a pedagogia universitária para formação do pedagogo e sua caracterização na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul." Educação em Perspectiva 9, no. 2 (November 20, 2018): 313–29. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.967.

Full text
Abstract:
O artigo socializa resultados de pesquisa que indica pela incidência dos organismos internacionais (USAID, Banco Mundial e UNESCO) sobre a legislação educacional brasileira. A investigação se apoia na análise da oferta do Curso de Pedagogia na região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul. Responde pelo objetivo de apontar a caracterização político-pedagógica da influência internacional sobre a política de formação de Pedagogos. Metodologicamente, fundamenta-se na análise documental e na técnica da análise de conteúdo. Os dados foram levantados com suporte nas bases oficiais – MEC, INEP e sites das IES pesquisadas. A pesquisa aponta para uma política de interiorização da educação superior, especialmente para a formação em pedagogia, fundamentada nas matrizes de redução de custos, que no contexto pesquisado, responde por forte vinculação da oferta via instituições privadas, centrada na pedagogia do ensino e com predomínio da oferta na modalidade à distância. Conclui-se que a formação do pedagogo está centrada na oferta do setor privado e a partir de uma pedagogia de formação diversificada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Horn, Cláudia Inês, and Fabiane Olegário. "AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES." Revista da Faculdade de Educação 34, no. 2 (December 31, 2020): 265–79. http://dx.doi.org/10.30681/21787476.2020.34.265279.

Full text
Abstract:
: Este artigo objetiva apresentar algumas experiências realizadas nas disciplinas de Prática Investigativa I, II e III, que integram o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari Univates, localizada na cidade de Lajeado/RS/BRA. A partir da compreensão sobre espaços escolares e não escolares, são apresentados os movimentos de escolarização que podem ser mobilizados em ambos espaços, por meio de registros feitos pelos estudantes do referido Curso de Pedagogia em seus diários de campo, fruto do trabalho cartográfico desenvolvido nas disciplinas. Busca refletir sobre como as disciplinas de Práticas Investigativas interrogam o próprio currículo do Curso de Pedagogia e, sobretudo, como as experiências dos acadêmicos redigidas no Diário de Campo colabora para a formação do futuro pedagogo. É possível concluir que a atuação de pedagogos em espaços não escolares e o uso de diários de campo podem tensionar e mobilizar novos desafios à formação inicial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Balbino, Samara da Silva, Millena Gonçalves Rodrigues, and Adriana Keila Dias. "Pedagogo hospitalar: os desafios e a atuação em prol dos pacientes através da prática pedagógica." Research, Society and Development 10, no. 15 (November 17, 2021): e230101523209. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23209.

Full text
Abstract:
A importância da pedagogia hospitalar no atendimento de crianças e adolescentes hospitalizados, que devem ter o direito e acesso do ensino aprendizagem de forma lúdica para que não percam ao ano letivo. O trabalho do pedagogo neste ambiente deve estar vinculado com as praticas pedagógicas, pois é um processo que tende a ter necessidade de atenção e reflexão para que a educação seja mais flexível para as crianças e adolescentes que ali se encontra. Considerando as informações, objetivo do presente estudo é abordar os desafios do pedagogo no ambiente hospitalar e compreender os processos da pedagogia hospitalar no contexto das crianças/pacientes e a atuação dos pedagogos. Este documento foi construído através de buscas realizadas em plataformas de pesquisas como, o Google Acadêmico, repositórios de faculdades, entre outras paginas da internet. De forma geral, foi possível perceber que o trabalho realizado pelo pedagogo hospitalar é de suma importância, pois através deste trabalho crianças e adolescentes hospitalizados receberam de forma correta e lúdica os processos do ensino-aprendizagem onde apresentaram por meio deste trabalho um certo grau de desenvolvimento cognitivo, tendo a continuação dos seus estudos dentro do hospital com entusiasmo e uma boa autoestima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Schmengler, Angélica Regina, Mariane Carloto da Silva, and Sílvia Maria de Oliveira Pavão. "Trajetórias formativas e profissionais de pedagogia frente à inclusão educacional." Revista Contemporânea de Educação 16, no. 35 (May 28, 2021): 105–23. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v16i35.26590.

Full text
Abstract:
Essa escrita busca refletir sobre o processo formativo inicial em Pedagogia acerca da atuação frente aos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa definiu-se como qualitativa, do tipo exploratória, sendo utilizados questionários com cinco pedagogas de uma escola municipal de Santa Maria/RS. As profissionais tiveram contato com uma ou mais disciplinas da Educação Especial, mas os conhecimentos não foram suficientes. Evidenciaram aspectos que dificultam a prática inclusiva: salas de aulas lotadas; falta de sistema educacional preparado para a inclusão; diferentes especificidades que nem sempre são abordadas nas disciplinas; distância entre teoria e prática/realidade das escolas. É preciso repensar os cursos que formam Pedagogos(as) para a atuação frente à inclusão educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Vilarino, Maria Terezinha Bretas, Edmarcius Carvalho Novaes, Ariádine Soares de Oliveira, and Simone Monteiro Mendonça. "A PEDAGOGIA HOSPITALAR COMO CAMPO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL." Revista Práxis 10, no. 20 (December 4, 2018): 169–77. http://dx.doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.1415.

Full text
Abstract:
O artigo tem por intuito identificar a importância do atendimento pedagógico de crianças hospitalizadas e os impactos dessa atuação para a formação profissional de educadores pedagogos. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a temática, relacionada às vivências no estágio curricular supervisionado obrigatório em educação não-escolar, realizado no Hospital Municipal de Governador Valadares ̸ MG, no segundo semestre do ano de 2015, por graduandas do Curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE. Conclui-se que é importante uma atuação pedagógica a fim de proporcionar a educação para crianças em períodos de internação nas pediatrias hospitalares enquanto direito assegurado por lei, bem como se faz necessário problematizar os avanços e desafios da formação profissional de pedagogos para a atuação na Pedagogia Hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lucindo, Nilzilene Imaculada, and Regina Magna Bonifácio de Araújo. "Pedagogos da SRE-OP: Desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais." Educação em Foco 22, no. 36 (May 2, 2019): 29–57. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i36.2709.

Full text
Abstract:
Este artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado que buscou conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O estudo, de abordagem qualitativa, privilegiou a pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por questionário e entrevista e tratados pela análise de conteúdo. Identificamos que a escolha pela Pedagogia teve influência do curso de Magistério e que esses pedagogos são os especialistas de educação que se formaram na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso estava estruturado por habilitações. A formação inicial teve cunho mais teórico que prático, com pouco incentivo à pesquisa e, quanto à formação continuada, os pedagogos hoje se formam participando de cursos, congressos, pesquisando, trocando experiências com outros profissionais e participam, também, das formações ofertadas aos docentes, pois não há uma formação específica para esses sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Sandra Cristina Vanzuita da, and Valéria Silva Ferreira. "Mercantilização da formação de pedagogos no Brasil." Revista Exitus 9, no. 5 (December 11, 2019): 559. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1118.

Full text
Abstract:
Este trabalho evidencia fatores que permitem a inserção de redes privadas na oferta do curso de Pedagogia. Os dados produzidos a partir de documentos do governo, IES pesquisadas e empresas de consultoria apontam que o curso tem se tornado um mercado lucrativo, ofertado por uma rede que envolve instituições, pessoas, políticas e interesses comerciais. A pesquisa questiona como a formação inicial tem contribuído para o desenvolvimento profissional dos Pedagogos, responsáveis pela educação básica, pela coordenação e gestão das escolas em todo Brasil. Palavras-chave: Pedagogia. Privatização. Mercantilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Carvalho, Rose Maria Zaionz da Rocha, Marcelo Bolfe, and Evelise Maria Labatut Portilho. "A formação continuada do pedagogo numa perspectiva reflexiva." Dialogia, no. 40 (January 17, 2022): e21066. http://dx.doi.org/10.5585/40.2022.21066.

Full text
Abstract:
O pedagogo é o profissional no interior das instituições educativas responsável pela formação continuada dos docentes, sendo, portanto, necessário, a busca constante pela qualificação. Com o intuito de pesquisar a identidade deste profissional num processo de reflexão, o grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada do Pedagogo (PUCPR) ofertou no segundo semestre de 2018, um programa de formação continuada. Participaram 16 pedagogos da rede pública e privada de ensino de Curitiba-PR e região metropolitana. Este artigo tem como objetivo compreender a percepção dos pedagogos participantes de um programa de formação continuada que oportunizou a reflexão sobre a aprendizagem com vistas ao autodesenvolvimento. A metodologia adotada foi a qualitativa na visão da fenomenologia hermenêutica. Para análise foi utilizado o protocolo de observação do primeiro encontro de formação e três questões da entrevista semiestruturada. Como resultado do estudo, constatou-se que a formação continuada se ratifica como uma condição importante para a ressignificação e reorganização das ações, pois possibilita a reflexão do sujeito e dos espaços de aprendizagem, permitindo transformar-se dentro de um processo de emancipação para o desenvolvimento profissional. Constata-se que na rede pública a formação continuada ocorre de forma única, a mesma formação é oferecida para professores, gestores e pedagogos enquanto na rede privada acontece por meio de assessorias especializadas com o intuito de atender aos problemas latentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Azevedo, Crislane Barbosa, and Maria Eduarda Oliveira Moreira. "Percepções discentes sobre as contribuições formativas do curso de Pedagogia para a docência em História." Revista de Ciências Humanas 53 (December 16, 2019): 1–25. http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e65644.

Full text
Abstract:
Esse trabalho trata da formação docente inicial de Pedagogos com atenção específica as suas percepções sobre a História e seu ensino e ao processo de apropriação de conhecimentos históricos vivenciados no curso de graduação. Para tanto, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, especificamente o projeto político pedagógico do curso e registros escritos de graduandos do curso de Pedagogia a distância da Universidade [suprimido para avaliação cega por pares], acerca de seus princípios e percepções sobre o tema. Concluímos pela importância da apropriação de conhecimentos específicos de teoria e de metodologia de grandes áreas como a História para a formação docente do Pedagogo bem como da promoção de uma prática de ensino contextualizada que materialize a formação acadêmica junto ao público dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferreira, Luan Angelino, and Fernando Guimarães Oliveira da Silva. "A pedagogia tem gênero? O pedagogo cisgênero na educação da infância." Educação Online, no. 26 (December 12, 2017): 23–45. http://dx.doi.org/10.36556/eol.v0i26.346.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de problematizar discursos construídos em práticas de pedagogos cisgêneros que atuam como docentes na educação infantil e no ensino fundamental da rede pública de ensino de um município do estado de São Paulo. Objetivamos dar visibilidade às contestações existentes no exercício da docência, nessa etapa da infância, que, cultural e historicamente, tornou-se feminino. O levantamento em 12 unidades evidenciou 114 professores/as, sendo quatro masculinos cis. A análise se pautou, inicialmente, por compreender a genealogia da feminização da docência, primando por destacar os fatores que levaram à predominância de mulheres cisgêneros nessa profissão. No segundo momento, apresentou os discursos dos três pedagogos participantes, revelando os enfrentamentos e os reforços às normas de gênero incorporadas por eles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ferreira, Viviane Lovatti. "Curso de pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais." Cadernos de Pesquisa 42, no. 145 (April 2012): 311–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742012000100019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Cândido, Cícero Eduardo Souza, and Elisângela Ferreira Floro. "O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO." Nuances: estudos sobre Educação 26, no. 3 (February 29, 2016): 368–85. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa fez um estudo dos nove cursos de Pedagogia em funcionamento no Triângulo CRAJUBAR, localidade situada na Região do Cariri Cearense, com o objetivo de analisar o processo de formação dos pedagogos, visto que a Lei n. 11.274/2009 responsabilizou o professor de referência das séries iniciais do Ensino Fundamental I, em geral, um pedagogo por ministrar as aulas de Educação Física. Por isto, propusemo-nos investigar em que aspectos a matriz curricular e as ementas das disciplinas que se referem à Educação Física permitem ao Pedagogo planejar, avaliar e desenvolver aulas de Educação Física que favoreçam o desenvolvimento corpóreo/cognitivo dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, cuja análise se fundamentou na teoria crítico superadora. Os dados coletados foram organizados em categorias, por meio das quais pudemos constatar a ênfase na recreação, em detrimento de uma experiência corporal intergral, ampla e cultural. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pooli, João Paulo, and Valéria Milena Rohrich Ferreira. "Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas." Educar em Revista, spe.1 (June 2017): 19–37. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.50166.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo discute sobre as configurações das identidades dos pedagogos, tendo como referência principal as múltiplas dimensões que são oferecidas e as atividades que esses profissionais assumem no campo de trabalho. As análises realizadas nesse texto partem principalmente das contribuições de Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Norbert Elias. Por meio de uma pesquisa realizada com coordenadores pedagógicos de escolas públicas da cidade de Curitiba, podemos compreender que no processo de construção da identidade do pedagogo, coexistem duas disposições: uma escolhida e estruturada na formação acadêmica, e outra urdida no dia a dia através das reais condições estruturais e conjunturais encontradas nas escolas. Concluímos que a concepção acadêmica sobre a identidade do pedagogo foi transformada, mas as estruturas administrativas escolares permaneceram quase intactas. O resultado disso é uma precarização do trabalho do pedagogo, que passa a assumir praticamente todas as demandas que envolvem alunos e professores nas escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Vicente, Gisele, Luciano Bedin Bedin da Costa, and Alexandre Sobral Loureiro Amorim. "Escrever em Saúde Mental Coletiva: A Pedagogia no Rastro de Eurídice." Saúde em Redes 5, no. 3 (April 15, 2020): 21–29. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p21-29.

Full text
Abstract:
Tarefa para um ensaio: lançar um “olhar de Orfeu” para escritas de trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de um período de sete anos (2008 – 2015). Remetendo à pesquisa de mestrado “Escrever em Saúde Mental Coletiva: a pedagogia em jogos de luz e sombra” (SILVA, 2017), que contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão de residência, ensaia-se este olhar: as narrativas destes profissionais vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar e sua escrita. Os trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando (e ao mesmo tempo obscurecendo) rastros peculiares nos territórios pedagógicos da saúde mental coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Queiroz, Carolina Zanella de, Denise De Camargo, and Maria Sara De Lima Dias. "A escolha das(os) acadêmicas(os) de pedagogia a constituição de uma identidade profissional." Psicologia Argumento 37, no. 96 (December 16, 2019): 207. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.ao04.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa volta-se para a escolha profissional dos acadêmicos de Pedagogia com o objetivo de conhecer como se dá essa escolha e quais as expectativas desses estudantes quanto à inserção no mercado. Pretende-se problematizar sobre a constituição de uma identidade profissional comprometida com as ações pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cujos dados foram coletados por meio de quinze entrevistas semiestruturadas com voluntários do primeiro período do curso de Pedagogia. A análise do conteúdo indica que a escolha profissional do Pedagogo é influenciada por uma visão ingênua e fatalista sobre a sua condição no mundo, revelando uma visão de intervenção pautada nos cuidados maternos. Identificamos que os pedagogos entrevistados são pessoas que buscam ideais enraizados em práticas, sentimentos, valores e princípios familiares trazidos pela Igreja Católica desde os primórdios da história, em busca de uma ocupação profissional que os permitam alcançar a estabilidade financeira por meio de concurso público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Martins, José Batista Dal Farra. "Um Sistema Curricular no Departamento de Artes Cênicas: Proposta Pedagógica Processual (ECA/USP)." Revista de Graduação USP 1, no. 2 (November 21, 2016): 75. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v1i2p75-80.

Full text
Abstract:
Este artigo visa a apresentar as principais componentes de um Sistema Curricular, nova proposta pedagógica do Departamento de Artes Cênicas (CAC-ECA-USP), baseada na articulação dinâmica de quatro Modos de Operação, quais sejam: disciplinas, ateliês, laboratórios e estágios. A proposição postula a imbricação constante entre os cursos de licenciatura e bacharelado, inter-relação que aponta para o artista-pesquisador-pedagogo como horizonte, e permitirá a dupla diplomação do aluno, ao cabo de doze semestres. Em síntese, no diálogo com poéticas contemporâneas, e suas dimensões estéticas, éticas e políticas, a proposta do Sistema Curricular visa a contribuir para a formação, no âmbito do bacharelado, de artistas teatrais que atuem como pesquisadores e pedagogos, e, no âmbito da licenciatura, pedagogos que atuem como pesquisadores e artistas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Danner, Stefan. "Planas ir tikrovė išgyvenimo pedagogikoje." Socialinė teorija, empirija, politika ir praktika 3 (April 12, 2006): 35–40. http://dx.doi.org/10.15388/stepp.2006.3.8574.

Full text
Abstract:
Straipsnyje kalbama apie išgyvenimo pedagogikos mokymo rezultatus. Pirmoje straipsnio dalyje pristatomi analitiškai išskirti galimi mokymo rezultatai pedagoginėje situacijoje. Antroje dalyje kalbama apie pedagogo vaidmenį siekiant mokymo rezultatų. Išgyvenimo pedagogikoje pedagogai nuolat laviruoja tarp plano ir improvizacijos. Tam, kad pedagogas galėtų efektyviai reaguoti į nenumatytus ir nepastebėtus faktus, reikalingi reflektuotos improvizacijos metodai. Trečioje straipsnio dalyje pristatomas reflektuotos improvizacijos metodas išgyvenimo pedagogikoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

LIMA, Bruna Pontel de, Francis Laura de S. BARBOSA, Miriã Hauck Macedo DAL RI, and Amélia de Lourdes Nogueira da FONSECA. "ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO." UNIFUNEC CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR 10, no. 12 (March 22, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.24980/ucm.v10i12.4283.

Full text
Abstract:
A Pedagogia Hospitalar é uma prática educativa, numa perspectiva inclusiva, em busca de uma Educação que apoie crianças hospitalizadas em períodos de longa duração. Com o trabalho desenvolvido pelo pedagogo nas alas hospitalares, o aluno tem um auxílio personalizado em que se trabalha uma proposta pedagógica, respeitando os níveis de escolarização de cada criança, para que estas tenham uma vivência escolar, mesmo estando fora da sala de aula regular de ensino. Este estudo tem como objetivo compreender o trabalho do pedagogo em Classes Hospitalares no Hospital de Câncer Infanto-juvenil de Barretos - SP., junto às crianças internadas, relatando sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem destas crianças. A metodologia utilizada foi estudo de caso, com abordagem qualitativa, com utilização de entrevista fechada e questionários semiestruturados, ambos com questões e sequência predeterminadas, a análise dos questionários se guiou pela análise de conteúdo, direcionados aos profissionais atuantes na área educacional do hospital em questão, buscando compreender o trabalho ali desenvolvido pelos pedagogos. Trabalho este que dá a sustentação necessária ao estudante enfermo para poder voltar apto à rotina escolar, uma vez que ele não perderá o contato com o que está sendo trabalhado na escola de origem no período em que precisou se ausentar. Os resultados da análise dos dados, assim como as etapas deste estudo decorrente da interlocução com o aporte teórico, vivência em campo e colaboração dos sujeitos participantes desta pesquisa corroboraram o nosso objetivo. É de suma importância o trabalho do pedagogo em Classes Hospitalares, para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças em período de longa internação. THE PROFESSIONAL ROLE OF HOSPITAL PEDAGOGUES: A CASE STUDY ABSTRACT The hospital pedagogy is an educational practice, from an inclusive perspective that focuses on supporting Education for long-term hospitalized children. Along with the work developed by a pedagogue at hospital wards the student receives tailored teaching within a pedagogical scope, respecting the education level of each child as well as providing them a school experience even when they are out of a regular classroom. This paper aims to grasp the role of a pedagogue in Hospital Classrooms at Children and Young Adult's Cancer Hospital in Barretos-SP., for hospitalized children, reporting the importance of the learning development for them. The methodology used was a case study, with a qualitative approach, closed-ended interview questions, and a semi-structured questionnaire, both containing pre-determined questions and sequence, the questionnaire analysis was guided by content analysis, targeting active practitioners in the field of education from the hospital under discussion, aiming at understanding the work developed by pedagogues at the hospital. Such work provides the required support to students who are ill so that they may return to school routine since they will not miss school content during the period they need to be in the hospital. The results for data analysis, as well as the steps of this study resulting from interlocution with a theoretical contribution, field experience, and collaboration of the participants for this study, corroborated our purpose. The role of the pedagogue is crucial in Hospital Classrooms, in order to develop children’s learning when they are hospitalized for a long period. Keywords: Hospital Pedagogy. Scholars. Pedagogue. Academic Degree.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lucindo, Nilzilene Imaculada, and Regina Magna Bonifácio de Araújo. "O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS:." Práxis Educacional 14, no. 28 (October 31, 2017): 151. http://dx.doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3465.

Full text
Abstract:
A formação do pedagogo tem se mostrado como um constante desafio. A cada modificação que o curso sofreu surgiram novos questionamentos apontando para a necessidade de avaliar a formação oferecida. No Mestrado buscou-se averiguar como se constituiu a formação inicial dos pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE-OP e um achado que chamou a atenção foi o ínfimo estímulo que foi dado à pesquisa. Tomando por base esse resultado, este texto se propõe a discutir o lugar que a pesquisa vem ocupando na formação inicial de pedagogos e qual a relevância dessa na formação e para a atuação dos educadores. Os resultados indicaram que o estímulo e a participação em projetos de pesquisa não eram considerados, pois o incentivo à iniciação científica se deu somente para 40% dos entrevistados. A maior parte dos pedagogos, 46,7%, disse não ter tido contato com a pesquisa durante o curso e 13,3% relataram que pesquisavam para fazer os trabalhos propostos. As discussões apontam para a necessidade de formar um professor reflexivo e pesquisador. Tomar a pesquisa enquanto elemento formador para a docência implica considera-la como instrumento facilitador da estruturação de uma análise sistemática da ação do professor em sala de aula, ou do pedagogo no espaço escolar, em relação a uma situação problemática. A formação em pesquisa auxilia na organização do saber e do saber fazer docente; a tomar consciência do referencial teórico que fundamenta as decisões pedagógicas no contexto da sala e a identificar as situações que necessitam de intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography