To see the other types of publications on this topic, follow the link: Pedra pome.

Journal articles on the topic 'Pedra pome'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Pedra pome.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bezerra, N. S. B., W. A. Morais, S. I. A. Cavalcante, E. M. A. Sales, V. P. Feitosa, and L. K. A. Rodrigues. "Efeito da Associação de Profilaxia com Biovidro Fluoretado e Aplicação Tópica de Flúor na Remineralização do Esmalte." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 125. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p125.

Full text
Abstract:
O estudo visa avaliar o efeito da associação de profilaxia com biovidro fluoretado e ATF na remineralização do esmalte. 60 blocos de esmalte bovino foram divididos aleatoriamente em 6 grupos: profilaxia com pedra pomes (PPP), PPP+ATF, profilaxia com biovidro (PB), PB+ATF, profilaxia com biovidro fluoretado (PBF), e PBF+ATF. Lesão de cárie artificial foi induzida nos blocos e, após tratamento por 60s, seguido de profilaxia por 10s, foram submetidos à ciclagem de pH e, subsequentemente, analisados através de dureza de superfície (DS) e em corte longitudinal para determinação do perfil mineral. Os testes estatísticos utilizados foram ANOVA e teste de Tukey depois de verificada a normalidade (p>0,05). Os dados das médias para (DS) após os tratamentos (64,65 à 149,31 p0,078), bem como de porcentagem de perda de DS após ciclagem (-17,48 à 32,03 p0,238) e análise da perda mineral em esmalte através de dureza de corte longitudinal utilizando parâmetro (OS) (4857,39 à 6661,81 p0,192) não mostraram diferença estatística entre os grupos testados. Pode-se concluir que a utilização do biovidro em profilaxia não foi capaz de inibir desmineralização ou promover remineralização do esmalte com lesão de cárie inicial.Palavras-chave: Remineralização Dentária. Manchas Brancas. Cárie Dentária
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MATOS, Adriana Bona, Míriam Lacalle TURBINO, and Edmir MATSON. "Efeito das técnicas de microabrasão no esmalte: estudo em microscopia eletrônica de varredura." Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo 12, no. 2 (April 1998): 105–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-06631998000200004.

Full text
Abstract:
Procedimentos com o intuito de remover manchas nos dentes têm sido muito requisitados. Dentre esses procedimentos, pode-se citar as técnicas de microabrasão do esmalte, obtendo-se resultados esteticamente mais aceitáveis. Neste trabalho propomo-nos a avaliar o efeito da técnica de microabrasão com pasta de pedra-pomes e ácido fosfórico, aplicada manual e mecanicamente, para o tratamento de lesões de mancha branca. Além do aspecto clínico, será também avaliada a rugosidade superficial das lesões antes e após os procedimentos clínicos, através de microscopia eletrônica de varredura. Foram selecionados pacientes com lesões brancas, sem cavitação. No primeiro paciente foi realizado o procedimento clínico, ao passo que desse procedimento no segundo, além e, foram realizadas moldagens em diferentes etapas para a obtenção de espécimes a ser observados em microscopia eletrônica de varredura. Nos casos analisados, pode-se concluir que as técnicas de microabrasão com ácido fosfórico e pedra-pomes, tanto utilizadas com instrumentos rotatórios quanto com com o auxílio de cunha de madeira aplicada manualmente, apresentaram resultados clínicos satisfatórios. Na microscopia eletrônica de varredura dos modelos, detectou-se a recuperação da lisura superficial do esmalte tratado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lourenço, Edmir Américo, Janaína Medina da Rocha Berto, Sávio Butignolli Duarte, and João Paulo Martins Greco. "Ruído em consultórios odontológicos pode produzir perda auditiva?" Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Impresso) 15, no. 1 (March 2011): 84–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-48722011000100013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lancha, Joubert José. "Para aprender da pedra, frequentá-la." Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online) 15, no. 2 (July 9, 2018): 75–82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v15i2p75-82.

Full text
Abstract:
Uma obra de arte é depositária de um enorme número de desenhos; uns indispensáveis para a definição e realização de sua forma, outros secundários, mas não menos importantes, sempre permaneceram ao largo daqueles definitivos em estado de espera. Ao longo do tempo, esse numero de desenhos pode ir se acumulando, essa a sua grande riqueza. Como alternativa de aproximação à essa fortuna podemos então seguir o conselho de João Cabral de Melo Neto no poema ‘A Educação pela Pedra” e, para aprender do desenho, como da pedra, outra vez frequentá-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Silva, Débora Alves, Waléria Aparecida Costa Ferreira, Patrick Roberto Avelino, Henrique Silveira Costa, and Kênia Kiefer Parreiras De Menezes. "Efeitos do fortalecimento muscular do assoalho pélvico em pacientes pós-acidente vascular encefálico com incontinência urinária." Fisioterapia Brasil 20, no. 4 (September 3, 2019): 515. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v20i4.2794.

Full text
Abstract:
Introdução: Pacientes pós-acidente vascular encefálico (AVE) apresentam alterações motoras, causando perda de força muscular, que afeta inclusive os músculos do assoalho pélvico. Essa perda de força pode levar a incontinência urinária que consiste na perda involuntária de urina. A Sociedade Internacional de Incontinência Urinária (SIC) indicou a fisioterapia como tratamento de primeira linha para a incontinência urinária, mas ainda não foram encontradas revisões sistemáticas da literatura que avalie o efeito do fortalecimento muscular do assoalho pélvico em pacientes pós-AVE com IU. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos do fortalecimento do assoalho pélvico em pacientes pós-AVE com IU. Métodos: Buscas nas bases Medline, Lilacs, Scielo, PEDro, sem restrição de data ou idioma de publicação. Foram utilizadas combinações de palavras-chave, tais como: acidente vascular encefálico, reabilitação, incontinência urinária, fisioterapia, assoalho pélvico, além de seus respectivos termos em inglês. Os estudos foram analisados por dois avaliadores independentes. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada de acordo com a escala PEDro. Resultados: A estratégia de busca resultou em 693 artigos, e após a análise de títulos, resumos e textos completos, realizados por dois avaliadores independentes, foram excluídos 688, restando cinco artigos selecionados para a presente revisão sistemática. Em geral, os estudos mostraram que os pacientes pós-AVE obtiveram melhora em todas as medidas de desfecho investigadas (força, resistência e atividade dos músculos do assoalho pélvico, frequência de micção, número de episódios de incontinência, número de absorventes usados, quantidade da perda de urina, função do trato urinário inferior, sintomas da bexiga hiperativa e independência funcional), exceto na qualidade de vida e impacto da incontinência, tanto a curto como a longo prazo. Conclusão: Os resultados parecem promissores em relação à eficácia do fortalecimento muscular do assoalho pélvico como uma intervenção para a reabilitação de indivíduos com IU pós-AVE. No entanto, tais conclusões se baseiam em apenas cinco estudos, de qualidade metodológica moderada, necessitando de mais estudos sobre o assunto.Palavras-chave: acidente vascular encefálico, reabilitação, incontinência urinária, fisioterapia, músculos do assoalho pélvico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Madureira, Bruna Guimarães, Maria Geralda Pereira, Patrick Roberto Avelino, Henrique Silveira Costa, and Kênia Kiefer Parreiras de Menezes. "Efeitos de programas de reabilitação multidisciplinar no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática." Cadernos Saúde Coletiva 26, no. 2 (June 2018): 222–32. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800020446.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por perda das funções cognitivas de forma progressiva, como falhas na memória, aprendizagem e linguagem, que tendem a se agravar com o avanço da doença. As ações multidisciplinares no paciente com DA têm como objetivo interferir positivamente no processo saúde-doença, por meio de uma abordagem integral aos indivíduos e familiares, intervindo com ações voltadas à realidade na qual estão inseridos. Objetivo Realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos da reabilitação multidisciplinar em pacientes com Doença de Alzheimer (DA). Método Foram realizadas buscas nas bases MEDLINE, LILACS, PEDro, CINAHL e Web of Science , sem restrição de data ou de idioma de publicação. Os artigos foram avaliados pelo título, pelo resumo e, posteriormente, pelo texto completo, por dois autores independentes. A qualidade metodológica dos estudos experimentais selecionados foi avaliada de acordo com a escala PEDro. Resultados Foram incluídos cinco estudos, de qualidade metodológica moderada (5,4 na escala PEDro), que evidenciaram que um programa multidisciplinar pode ser eficaz no tratamento de pacientes com DA, com melhoras significativas, principalmente, em sintomas neuropsiquiátricos, depressão e qualidade de vida. Para as demais medidas de desfecho investigadas, devido à presença de poucos estudos que encontraram efeitos positivos (nível de estresse, ansiedade, independência, atividades) ou de resultados conflitantes (cognição), não é possível determinar a eficácia dessa intervenção. Conclusão Esta revisão sistemática evidenciou que um programa multidisciplinar pode ser eficaz no tratamento de pacientes com DA, com melhoras significativas, principalmente, em sintomas neuropsiquiátricos, depressão e qualidade de vida. No entanto, os resultados para cognição, nível de ansiedade, estresse, independência e realização de atividades não foram significativos ou foram conflitantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Eloisa da Silva, Leandro Andrei Beser de Deus, Marta Foeppel Ribeiro, and Vivian Castilho da Costa. "Dinâmica de valorização do solo urbano próximo de unidades de conservação – estudo de caso do bairro de Campo Grande, município do Rio de Janeiro." Geography Department University of Sao Paulo 41 (April 28, 2021): e169722. http://dx.doi.org/10.11606/eissn.2236-2878.rdg.2021.169722.

Full text
Abstract:
O Plano de Estruturação Urbana (PEU) de Campo Grande, no município do Rio de Janeiro, estabelece diretrizes para o uso e a ocupação do solo e define parâmetros que ajudam a conter a expansão urbana em direção às unidades de conservação - APA Gericinó/Mendanha e Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB). O bairro representa uma importante centralidade econômica, atraindo pessoas, infraestruturas e serviços, além do PEPB ser atrativo para o mercado imobiliário destinado à classe média, enquanto as faixas de renda mais baixa seguem em direção à APA. Desta forma, pode-se dizer que o PEU abriu novas frentes de expansão urbana, acompanhadas de um aumento na intensidade do uso e ocupação do solo. Nesse contexto, destaca-se a abertura de espaços para receber empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Este artigo propõe analisar o crescimento habitacional em direção às duas citadas unidades de conservação, buscando também criar um cenário futuro para o ano de 2026, com o auxílio da ferramenta Land Change Modeler (LCM), do software Idrisi. Pretende-se discutir como tais mudanças têm reforçado a segregação socioespacial e impactado as áreas de conservação ambiental na área de estudo. Os resultados indicam que ocorreu maior perda da vegetação natural em direção ao PEPB, com aumento das residências de alto padrão, enquanto na direção da APA, houve pouca perda de vegetação natural e aumento de residências populares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pillatt, Ana Paula, Jordana Nielsson, and Rodolfo Herberto Schneider. "Efeitos do exercício físico em idosos fragilizados: uma revisão sistemática." Fisioterapia e Pesquisa 26, no. 2 (June 2019): 210–17. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/18004826022019.

Full text
Abstract:
RESUMO A fragilidade é uma condição instável relacionada ao declínio funcional, que afeta a interação do indivíduo com o ambiente, podendo causar limitação no desempenho das atividades de vida diária e perda de autonomia. O objetivo deste estudo foi realizar um aprofundamento teórico sobre os efeitos do exercício físico em idosos fragilizados. Trata-se de uma revisão sistemática de estudos publicados entre 2011 e 2016 nas bases de dados Medline, PubMed, PEDro, SciELO e Lilacs. Após a busca de dados, 12 artigos foram incluídos na pesquisa, os quais salientam os efeitos positivos do exercício físico sobre a fragilidade, enfatizando o treinamento multicomponente com regularidade de duas a três vezes por semana. Pode-se concluir que os exercícios físicos trazem efeitos benéficos para os idosos fragilizados quanto aos aspectos físicos e cognitivos e na qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Menossi, Rômulo Tadeu, José Luiz Pinheiro Melges, Jorge Luís Akasaki, Jefferson Sidney Camacho, João Victor Fazzan, Mauro Mitsuuchi Tashima, and Flávio Moreira Salles. "PÓ DE PEDRA: UMA ALTERNATIVA OU UM COMPLEMENTO AO USO DA AREIA NA ELABORAÇÃO DE MISTURAS DE CONCRETO?" Holos Environment 10, no. 2 (January 10, 2010): 209. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v10i2.4727.

Full text
Abstract:
Em função do elevado consumo de concreto, tanto em nível nacional, como em nível internacional, o uso de vários rejeitos industriais como matéria-prima para a sua elaboração tem dado destaque ao concreto como sendo um material ecologicamente compatível com o desenvolvimento sustentável. A maioria dos concretos é obtida a partir de misturas que utilizam agregados naturais, tendo-se, como exemplo, a areia natural e a brita. A retirada de areia de um rio pode agredir sua calha natural, levar a um aumento da vazão de água e acelerar o ritmo de erosão das margens. Por sua vez, o pó de pedra é um rejeito do processo de extração das britas, não possui destinação definida, e permanece estocado nos pátios das pedreiras formando enormes pilhas, alterando a paisagem e podendo provocar impactos ambientais, como, por exemplo, gerar poeira, obstruir canais de drenagem, e, quando carreados pela chuva, causar o assoreamento de rios. Além disso, também pode ser constatada a exaustão de reservas próximas aos grandes centros. Neste trabalho, apresentam-se resultados relativos à dosagem de concretos que tiveram, como agregados miúdos, areia natural e pó de pedra. Com o intuito de verificar a possibilidade de uso do pó de pedra, exatamente como se encontra nos pátios das pedreiras, não se descartou a fração inferior correspondente a 0,075mm. Constatou-se um aumento de resistência mecânica do concreto com pó de pedra em relação ao concreto com areia natural, principalmente para os traços mais pobres, embora também tenha sido observada uma diminuição da consistência, que por sua vez, pode ser compensada com o uso de aditivos plastificantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Araujo, Heloisa França, Héberte de Santana Arruda, Sérgio Murilo Cordeiro de Melo Filho, Beatriz Borba Barros Bernardo, Mariana Alves Lemos, Amanda Maciel Do Prado, Zilda Betânia Barbosa Medeiros De Farias, Maria Cristina Valença De Oliveira, Eduardo Borges da Costa Leite, and Marcos Antonio Japiassú Resende Montes. "Reabilitação estética funcional com resina composta: relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 11 (November 12, 2020): e4389. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4389.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever reabilitação estética anterossuperior através de facetas diretas em resina composta. Relato de Caso: Paciente procurou a clínica odontológica, pois estava insatisfeita com seu sorriso. Ao exame clínico foi constatada perda de dimensão vertical, hábitos parafuncionais de bruxismo de vigília e restaurações infiltradas, dentre outros achados. Inicialmente, foi realizada uma profilaxia com pasta à base de pedra-pomes e água, em escova de Robinson, de todas as superfícies dentais; em seguida, após a confecção de uma placa miorrelaxante de acetato, visando controlar o bruxismo, foram realizadas restaurações adesivas nos dentes posteriores com o intuito de aumentar a dimensão vertical de oclusão. Sendo assim, os elementos fraturados que apresentavam férula compatível, optou-se por realizar a reconstrução com pino de fibra de vidro em virtude de eliminar a etapa laboratorial. Posterior a isso foi realizada uma sessão de clareamento de consultório e pôr fim a reabilitação através de facetas diretas em resina composta. Considerações finais: No tratamento reabilitador estético se fazem de extrema importância a destreza e competência do cirurgião-dentista quanto às técnicas e conhecimentos empregados no caso, visando à satisfação e segurança do paciente e êxito do tratamento realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

G, Domingues, Moraes-filho JP, and Copelman M. "Acalásia: diagnóstico e terapêutica." Anais da Academia Nacional de Medicina 192, no. 2 (2021): 124–41. http://dx.doi.org/10.52130/27639878-aanm2021v192n2p124-141.

Full text
Abstract:
Acalásia (do grego, “falha em relaxar”) é um raro distúrbio motor do esôfago, que pode ser primário, acalásia idiopática, ou secundário à doença de Chagas. Os sintomas mais comuns desta afecção são a disfagia e a regurgitação, podendo haver, também, dor torácica, perda de peso e redução na qualidade de vida. A fisiopatologia da doença ainda não é completamente compreendida, porém sabe-se que há perda dos neurônios inibitórios do plexo mioentérico no esôfago distal e no esfíncter esofagiano inferior (EEI), o que leva a um desequilíbrio entre os estímulos excitatório e inibitório. Para o diagnóstico, além da apresentação clínica compatível, são necessários alguns exames complementares, como: a endoscopia digestiva alta, o esofagograma baritado e a manometria esofágica, sendo, este último, considerado o método padrão-ouro. As opções de tratamento atual desta afecção envolvem a dilatação pneumática da cárdia, a cirurgia videolaparoscópica convencional com miotomia a Heller e fundoplicatura parcial a Dor e, mais recentemente, o POEM (peroral endoscopic myotomy).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, J. B., D. Hotza, A. M. Segadães, and W. Acchar. "Incorporação de lama de mármore e granito em massas argilosas." Cerâmica 51, no. 320 (December 2005): 325–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000400004.

Full text
Abstract:
A utilização de resíduos industriais como aditivos na fabricação de produtos cerâmicos vem despertando um crescente interesse dos pesquisadores nos últimos anos e está se tornando prática comum. Este trabalho descreve a variação do comportamento de uma argila utilizada numa indústria de cerâmica vermelha, resultante de adições de uma lama de mármore e granito, tal como é produzida em uma indústria de beneficiamento de pedras ornamentais do estado do Rio Grande do Norte. Misturas de argila e rejeito (10 - 50% em peso) foram compactadas uniaxialmente e sinterizadas a temperaturas entre 950 e 1150 °C. Os resultados obtidos por análise química e mineralógica (DRX e FRX), análises térmicas (DTA, TG e dilatometria), medidas de distribuição granulométrica, porosidade, absorção de água e tensão de ruptura à flexão, revelam que a lama de mármore e granito pode ser incorporada na massa de argila sem perda ou comprometimento das propriedades dos corpos sinterizados de cerâmica vermelha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira, Melquisedek Monteiro de, Ana Patricia Gomes Clementino, and Eliane Araújo de Oliveira. "Benefícios do método Pilates para mulheres na pós-menopausa: revisão sistemática." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 10, 2020): e245974086. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4086.

Full text
Abstract:
Introdução: o climatério é um período do ciclo de vida da mulher representado pela passagem entre o período reprodutivo e não reprodutivo, em que ocorre a menopausa. Nessa fase ocorrem diversas alterações fisiológicas como sintomas vasomotores, psicológicos, distúrbios no sono, osteoporose e perda de massa muscular. Objetivo: identificar os principais benefícios que a prática do método Pilates oferece para mulheres na pós-menopausa. Métodos: revisão sistemática realizada nas bases de dados LILACS, MedLine, PubMed e SciELO, utilizando os descritores "método Pilates" e "menopausa". Foram incluídos estudos publicados a partir de 2010, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, que utilizaram um treino de Pilates com mulheres pós menopausa. A avaliação da qualidade metodológica dos artigos encontrados foi feita pela escala PEDro. Resultados: foram selecionados apenas três ensaios clínicos controlados e randomizados, com amostra variando entre 41 e 110 participantes e média de idade entre 59 e 69 anos. Em todos os estudos o tempo de cada sessão foi de 60 minutos e a frequência foi de duas vezes por semana. Dois estudos utilizaram um protocolo de 12 semanas e um adotou um programa de 30 semanas de exercícios. Todos foram considerados de boa qualidade metodológica pela escala PEDro. Conclusão: os principais resultados encontrados mostram que a prática do método Pilates pode influenciar no equilíbrio, postura, sono, ansiedade e depressão, fadiga e função respiratória de mulheres pós menopausa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

S. Boaventura, Viviane, Eriko S. Vinhaes, Lislane Dias, Nilvano A. Andrade, Victor H. Bezerra, and Anderson T. de Carvalho. "Infecção pelo Vírus da Zika Pode Causar Perda Auditiva Transitória em Adultos." Revista Científica Hospital Santa Izabel 1, no. 2 (May 18, 2020): 36–37. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v1i2.147.

Full text
Abstract:
Artigo original: Transient Hearing Loss in Adults Associated With Zika Virus Infection Eriko S. Vinhaes, Luciane A. Santos, Lislane Dias, Nilvano A. Andrade, Victor H. Bezerra, Anderson T. de Carvalho, Laise de Moraes, Daniele F. Henriques, Sasha R. Azar, Nikos Vasilakis, Albert I. Ko, Bruno B. Andrade, Isadora C. Siqueira, Ricardo Khouri and Viviane S. Boaventura. Clinical Infectious Diseases® 2017; 64(5): 675–7.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Dye, Bruce A., and Charles F. Dillon. "A Exposição Elevada ao Cádmio pode estar Associada a Perda Óssea Periodontal." Journal of Evidence-Based Dental Practice (Brazil Edition) 1, no. 4 (October 2010): 244–46. http://dx.doi.org/10.1016/s1877-069x(10)00128-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rodrigues, Leandro Garcia. "Pedro Almodóvar e Susan Sontag – Interseções Camp." Revista Crítica Cultural 6, no. 1 (June 10, 2011): 31. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v6e1201131-47.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem a finalidade de analisar, de forma interdisciplinar, as interseções teóricas entre o filme Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, e o texto Notas Sobre o Camp, da crítica de cultura Susan Sontag. Nesta perspectiva, faremos uma abordagem analítica procurando perceber como essa “sensibilidade” – o Camp – pode ser percebida em algumas representações do referido filme de Almodóvar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Abreu, Mariela De, Juciane De Abreu Ribeiro Pereira, and Marcelo Ângelo Cirillo. "PERDA DE PESO EM ATLETAS DE ELITE DO TAEKWONDO BRASILEIRO PÓS- IMPLANTAÇÃO DA PESAGEM RANDÔMICA." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 12 (November 5, 2019): 65–79. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v12i0.568.

Full text
Abstract:
A perda de peso no Taekwondo é uma estratégia utilizada por atletas que almejam lutar em categorias de peso mais leves, acreditando na possibilidade de terem alguma vantagem sobre o oponente. Entretanto, muitas vezes, a perda de peso ocorre de forma brusca e pode trazer prejuízos ao desempenho. Recentemente foi introduzida a pesagem randômica nas competições oficiais dessa modalidade, a qual ocorre no dia da competição, em que o atleta pode apresentar 5% de seu peso acima de sua categoria. Portanto, este estudo objetivou analisar as estratégias utilizadas por atletas brasileiros de Taekwondo para perda de peso no período que antecede as competições e seus efeitos no período de pré e pós-pesagem, posteriormente à implementação da pesagem randômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

de Oliveira, Vivian Alves Trajano. "The role of anhedonia in anorexia nervosa." Revista Debates em Psiquiatria Ano 6 (August 1, 2016): 42–45. http://dx.doi.org/10.25118/2236-918x-6-4-5.

Full text
Abstract:
A anedonia é uma característica da anorexia nervosa. A perda do prazer em se alimentar tem um papel crucial nesse transtorno. Entretanto, a perda de prazer em realizar qualquer outra atividade pode ser ainda mais importante para a manutenção do quadro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Scheuer Deves, Maristela. "A jangada de pedra: entre o (neo)fantástico e o alegórico." FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, no. 24 (July 6, 2020): 199–209. http://dx.doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p199-209.

Full text
Abstract:
O desgarramento da Península Ibérica em relação ao restante da Europa, apresentado pelo escritor português José Saramago no romance A jangada de pedra, pode parecer ao leitor uma história fantástica. Entretanto, sua publicação justamente quando Portugal e Espanha ingressavam na então Comunidade Europeia permite a leitura da obra como alegoria – o que, segundo as teorias de Tzvetan Todorov, eliminaria a classificação de fantástico. Utilizando-se, porém, a lente do neofantástico tal como proposto por Jaime Alazraki, é possível admitir o enquadramento do livro nesse gênero. Com o afastamento temporal de mais de três décadas e a consciência de que nem todos os leitores carregam o conhecimento do contexto em que a obra foi escrita, este artigo propõe que as duas leituras de A jangada de pedra são admissíveis: a (neo)fantástica e a alegórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Gomes da Silva, Gabriel, Júlio Holanda Alves de Souza, Abimael Esdras Carvalho de Moura Lima, Luiz Miguel Da Rocha Santos, Juliana Campos Pinheiro, Rafaella Bastos Leite, Carlos Augusto Galvão Barboza, and Maria Regina Costa Macedo. "ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE SUBSTÂNCIAS FITOTERÁPICAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE AFECÇÕES BUCAIS: ESTUDO IN VITRO." Revista Ciência Plural 6, no. 2 (June 11, 2020): 113–24. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2id19095.

Full text
Abstract:
Introdução: A utilização de fitoterápicos para os tratamentos de prevenção e de suporte de patologias situadas nos diversos órgãos e tecidos, caracteriza-se como uma prática amplamente disseminada no Brasil.. Objetivo: Objetiva-se analisar a partir da elaboração de antibiogramas com as espécies Streptococcus mutans e Streptococcus mitis, a eficácia da semente de manuscada, caule de cajueiro, óleo de coco, caule do juazeiro, casca de romã, pedra hume, sementes de sucupira, raízes de urtiga branca e gengibre. Metodologia: Os fitoterápicos foram obtidos em bancas de feira livre e o experimento in vitro foi realizado no Laboratório de Microbiologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: A análise feita dessas amostras pode nos evidenciar a ineficácia da semente de manuscada na inibição do crescimento do Streptococcus mutans. O cajueiro apresentou um pequeno halo de inibição contra o crescimento bacteriano. O óleo de coco e o extrato da casca do juazeiro não apresentou halo de inibição. O extrato de romã apresentou um halo de inibição, impedindo o desenvolvimento da bactéria Streptococcus mutans. A semente de sucupira, a raiz da urtiga branca e o gengibre não obtiveram halos de inibição. A pedra hume obteve um halo de inibição para Streptococcus mitis. Conclusões: Pode-se concluir que os extratos de casca de cajueiro, casca de romã, gengibre e de pedra hume foram eficazes antibacterianos sobre Streptococcus mutans quando comparado com o Periogard®, considerado padrão ouro nos estudos sobre os agentes antibacterianos na odontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Valete-Rosalino, Cláudia Maria, and Suely Rozenfeld. "Triagem auditiva em idosos: comparação entre auto-relato e audiometria." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 71, no. 2 (April 2005): 193–200. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992005000200013.

Full text
Abstract:
Apesar da alta prevalência entre idosos, a perda auditiva é pouco investigada. A audiometria é o teste padrão ouro para avaliação de perda auditiva, mas sua realização em larga escala traz dificuldades operacionais. O auto-relato pode ser uma alternativa. OBJETIVO: Determinar se uma única questão genérica tem validade para ser utilizada em pesquisas epidemiológicas. FORMA DE ESTUDO:Revisão sistemática. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa da literatura médica nas bases de dados MEDLINE e LILACS, no período de 1990 a 2004. Foram analisados também artigos citados nas referências dos artigos identificados na busca eletrônica. Foram selecionados os artigos que compararam os resultados obtidos através de auto-relato, por meio de uma questão única genérica, e da audiometria tonal. Foram extraídos os dados de prevalência da perda auditiva, e de sensibilidade, especificidade e valores preditivos. RESULTADO: Foram incluídos dez estudos transversais. A questão única genérica parece ser um indicador aceitável de perda auditiva, sensível e razoavelmente específico, principalmente quando a perda é identificada como sendo a média tonal que inclua freqüências até 2 ou 4 kHz, a um nível de 40 dBNA, na melhor orelha. CONCLUSÃO: Uma questão única genérica tem uma boa performance em identificar idosos com perda auditiva e pode, portanto, ser recomendada para um estudo epidemiológico que não possa realizar medidas audiométricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Vasconcelos, Paulo Alves de Sousa de. "A Perda Grave do Capital Social." Review of Business and Legal Sciences, no. 10 (July 12, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i10.860.

Full text
Abstract:
Quem se inicia no estudo do direito das sociedades comerciais cedo se depara com o conceito de capital social. É um dos conceitos em que o nosso regime jurídico-societário assenta, encontrando-se presente ao longo de todo o Código das Sociedades Comerciais. Dai que, desde a sua estipulação no contrato, passando pelas regras relativas à sua realização, conservação e alteração, o legislador se tenha preocupado em regular com especial cuidado o regime do capital social. E não só entre nós, pois pode afirmar-se que no direito societário europeu a noção de capital social tem uma importância decisiva, sendo-lhe até dedicada urna directiva da União Europeia, a Segunda Directiva sobre sociedades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Consolaro, Alberto. "A reabsorção dentária por substituição pode receber implantes, e a osseointegração será normal." Journal of Clinical Dentistry and Research 17, no. 1 (May 19, 2020): 146–57. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.17.1.146-157.bes.

Full text
Abstract:
AS PESSOAS COM OS DENTES PRESERVADOS EM sua função e estética podem ter perda dentária que, geralmente, está associada ao traumatismo dentário. Isso ocorre porque houve fratura radicular ou a lesão traumática induziu a anquilose alveolodentária seguida, naturalmente, pela reabsorção dentária por substituição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Dye, Bruce A., and Charles F. Dillon. "A Exposição Elevada ao Cádmio pode estar Associada à Perda de Osso Periodontal." Journal of Evidence-Based Dental Practice (Portugal Edition) 1, no. 4 (October 2010): 243–45. http://dx.doi.org/10.1016/s1877-0681(10)00106-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lopes, Ana Cintra, Ana Luisa Vieira Sant’anna, Amanda Bozza, Simone Cristina Chiodi Prestes, and Graziella Simeão Munhoz. "Perda auditiva induzida por ruído pode gerar indenização por danos morais e materiais?" Revista de Graduação USP 2, no. 3 (December 22, 2017): 103. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i3p103-109.

Full text
Abstract:
A literatura aponta iniciativas de mudança no currículo que exigem uma demanda de pesquisas capazes de abordarem a complexidade desses processos, buscando currículos mais integrados e uso de metodologias ativas de aprendizagem. O presente relato integra a disciplina de Saúde Coletiva IV: Fonoaudiologia Relacionada ao Trabalho, ofertada regularmente no Departamento de Fonoaudiologia aos graduandos do terceiro ano do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Entre muitas das estratégias propostas para essa disciplina, o júri simulado foi selecionado, uma vez que leva em conta a possibilidade de inúmeras operações de pensamento, como: defesa de ideias, argumentação, julgamento, tomada de decisão etc. A opção pelo uso dessa estratégia considerou que o tema em questão é amplamente discutido no âmbito jurídico, uma vez que o artigo 21 da Lei n. 8.213/1991 se refere a qualquer causa que haja contribuído diretamente para a redução ou perda da capacidade para o trabalho; mas, principalmente, porque essa estratégia permite que o estudante envolva todos os momentos de construção do conhecimento, da mobilização à síntese, pela sua característica de possibilitar o envolvimento de um número elevado de estudantes, sendo necessário elaborar uma apresentação concisa, clara e lógica das ideias, com profundidade dos conhecimentos e argumentação fundamentada na literatura. A estratégia selecionada atingiu o objetivo proposto pela disciplina, e a dinâmica agradou aos participantes. Mais especificamente, demonstrou que os estudantes fizeram a análise crítica e reflexiva do conteúdo trabalhado, foram capazes de elaborar conceitos e ampliaram sua autonomia intelectual, responsabilizando-se, assim, pelo seu aprendizado. O tema divergente despertou o interesse pela ética profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia, Luzia Maria Pozzobom Ventura, and Mariza Ribeiro Feniman. "Ocorrência de perda auditiva unilateral em pacientes com fissura labiopalatina." Revista CEFAC 15, no. 6 (December 2013): 1441–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462013000600006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: investigar a ocorrência da perda auditiva unilateral em indivíduos com fissura labiopaltina. MÉTODOS: estudo retrospectivo com 500 prontuários de pacientes com fissura labiopalatina. RESULTADOS: foram levantados 55 sujeitos com perda auditiva unilateral, 27(49,1%) do gênero masculino e, 28 (50,9%) do gênero feminino, com média de idade de 14,6 anos. Dezoito (32,73%) apresentaram perda auditiva na orelha direita e 37(67,27%) na orelha esquerda, 72,73% (40 sujeitos) com perda auditiva do tipo condutiva, 18,18% (10 sujeitos) do tipo neurossensorial e 9,09% (5 sujeitos) do tipo mista. Quanto ao grau da perda auditiva foi constatada maior ocorrência de perda auditiva de grau leve. CONCLUSÃO: a perda auditiva unilateral foi mais frequente nos indivíduos com faixa etária de 0 a 11 anos, com igual proporção em gênero. A perda auditiva unilateral pode comprometer aspectos sociais e emocionais do sujeito, levando-o a necessitar de uma intervenção apropriada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Calvão, Dalva. "Eu hei-de amar uma pedra: dimensão dialógica entre imagem e escrita." Revista do Centro de Estudos Portugueses 33, no. 49 (June 30, 2013): 61. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.33.49.61-75.

Full text
Abstract:
<p>Este texto desenvolve reflexões em torno da presença de fotografias na primeira parte de Eu hei-de amar uma pedra, de António Lobo Antunes, buscando, sobretudo, perceber a dimensão metalingüística que se pode depreender do tratamento conferido pelo autor às imagens fotográficas que permeiam o discurso do principal narrador desta parte do romance.</p><p>The present text develops some reflections on the presence of pictures in the first part of Antonio Lobo Antunes’ I Shall Love a Stone, endeavoring, above all, to perceive the metalinguistic dimension which can be noticed from the treatment author assigns to the photographic images around this part of the novel’s main narrator speech.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Maciel, Otávio Souza e. Rocha Dias. "Metafilosofia depois do correlacionismo: caminhos pela Filosofia do Processo de Whitehead." Revista Scientiarum Historia 1 (July 23, 2021): 10. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.320.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende abordar o problema do antropocentrismo como uma pedra fundamental da filosofia moderna, bem como o subsequente diagnóstico do correlacionismo filosófico por Quentin Meillassoux como uma implicação ontológica-epistemológica do antropocentrismo moderno. Munidos destas noções, passaremos a ver como Whitehead pode contribuir com uma metafilosofia que não opera sob as restrições que apresentamos aqui.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Barbosa, Claudio de L. "O paciente obeso internado pode e deve emagrecer." International Journal of Nutrology 05, no. 03 (September 2012): 129–32. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1704008.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: O número de pacientes obesos internados tem crescido paralelamente ao aumento da obesidade na população. Objetivo: Discutir a importância da Nutroterapia para o emagrecimento saudável do paciente obeso agudamente doente sob regime de internação hospitalar. Material e Métodos: Foram revisadas as seguintes bases de dados: Cochrane, Lilacs, Pubmed/Medline e Scielo buscando artigos relacionados ao tema. Resultados e Discussão: A literatura recomenda a perda de peso para o paciente obeso, mesmo que agudamente doente, já que a obesidade prognostica negativamente a maioria das doenças metabólicas e infecciosas que trazem o paciente ao hospital. Conclusões: A Nutroterapia hipocalórica e hiperproteica está indicada aos obesos mórbidos internados, exceto naqueles hipercatabólicos, o que melhora seu prognóstico global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Probst, Livia Fernandes, Gláucia Maria Bovi Ambrosano, Karine Laura Cortellazzi, Luciane Miranda Guerra, Margarete Ribeiro-Dasilva, Scott Tomar, Marina Ciarântola, Isadora Prata Soldi Konkowski, and Rosana de Fátima Possobon. "Fatores associados aos sentimentos decorrentes da perda dentária total e às expectativas de reposição protética em adultos e idosos." Cadernos Saúde Coletiva 24, no. 3 (September 2016): 347–54. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201600030244.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A perda dentária é considerada um evento grave na vida dos pacientes e pode levá-los à reclusão social. A reabilitação por meio de próteses pode contribuir para a melhora da autoimagem de edêntulos totais. Objetivo Este estudo teve como objetivo conhecer os fatores associados aos sentimentos decorrentes da perda de dentes e às expectativas quanto à nova prótese. Métodos Estudo transversal analítico com 119 pacientes edêntulos totais (faixa etária entre 29 e 87 anos) em tratamento para confecção de prótese em uma clínica-escola. Resultados Os pacientes que relataram ter perdido seus dentes devido ao medo de submeter-se ao tratamento ou a dificuldades de acesso foram os que mais sofreram com a perda dentária (OR=2,57). Os pacientes mais jovens (OR=3,33) e do sexo feminino (OR=3,89) foram aqueles que demonstraram mais expectativas em relação à prótese que estava sendo confeccionada. Conclusão As mulheres e as pessoas mais jovens são aquelas que manifestaram mais raiva ou tristeza pela perda dentária e que possuíam expectativas estéticas e de socialização em relação à nova prótese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Boger, Marlene Escher, Monique Antunes de Souza Chelminski Barreto, and André Luiz Lopes Sampaio. "A perda auditiva no idoso e suas interferências na linguagem e na vida psicossocial." Revista Eletronica Gestão & Saúde 7, no. 1 (October 22, 2015): 407. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v7i1.22088.

Full text
Abstract:
A presbiacusia pode ser um fator de limitação do idoso, contribuindo para o desenvolvimento de alguns distúrbios de ordem emocional e favorecendo o isolamento devido à dificuldade de comunicação com o meio social em que vive. Objetivo: analisar, por meio de revisão da literatura científica, a associação entre perda auditiva e baixa autoestima no idoso. Método: foi realizada uma revisão de literatura a cerca de trabalhos científicos que abordassem a perda auditiva em idosos, com seleção das publicações julgadas relevantes. Conclusão: existe associação entre a perda auditiva e a baixa autoestima em idosos e quanto maior o grau da perda auditiva mais evidente podem ser os sintomas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Amorim, Aline Mizozoe de, Carolina Alves Ferreira de Carvalho, Marisa Frasson de Azevedo, and Silvia Bragagnolo Longhitano. "Perda auditiva hereditária: relato de casos." Revista CEFAC 10, no. 1 (March 2008): 117–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462008000100016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: descrever os resultados da avaliação auditiva de uma família com perda auditiva de caráter hereditário autossômico dominante. MÉTODOS: foram avaliados 17 indivíduos, por meio da audiometria tonal, audiometria vocal, timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos, além de acompanhamento genético. RESULTADOS: Dos 17 sujeitos avaliados, 11 apresentaram algum grau de perda auditiva neurossensorial (64,7%), sendo oito do sexo feminino (73%) e três do sexo masculino (27%). A idade dos sujeitos avaliados variou de cinco a 68 anos (média=29,6) e a idade do aparecimento da queixa variou de 20 a 38 anos (média=26,1). Ocorreu a progressão da perda auditiva com o aumento da idade, sendo que a partir dos 41 anos, não houve indivíduos com audição normal na família. CONCLUSÃO: a investigação audiológica de todos os membros da família, independentemente da queixa, é imprescindível, pois a perda auditiva pode existir, mesmo que esta ocorra em freqüências isoladas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

CONCEIÇÃO, L. O., and E. M. AOYAMA. "Anatomia e histoquímica da lâmina foliar de espécies conhecidas por quebra-pedra (Euphorbia prostrata Aiton, Euphorbia hyssopifolia L., Phyllanthus amarus Schumach. & Thonn e Phyllanthus tenellus Roxb.)." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 18, no. 2 suppl 1 (2016): 571–81. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/15_226.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho teve por objetivo realizar estudo anatômico comparativo entre duas espécies de Euphorbia L. e duas de Phyllanthus L. conhecidas popularmente por quebra-pedra, a fim de contribuir com a identificação das espécies, visando o controle de qualidade e testes histoquímicos para conhecimento e localização de substâncias, com intuito de fornecer subsídios para futuros estudos. As quatro espécies estudadas foram coletadas na cidade de São Mateus-ES. Foram realizadas análises anatômicas e histoquímicas da lâmina foliar. Em vista frontal, E. prostrata apresenta paredes celulares poligonais, enquanto em E. hyssopifolia as paredes são sinuosas. As espécies de Euphorbia se diferenciam pela presença de canais laticíferos e estrutura Kranz. Somente nas espécies de Phyllanthus foram observados cristais de oxalato de cálcio. P. tenellus difere de P. amarus pela presença de cristais romboédricos e P. amarus por exibir cristais prismáticos no mesofilo. O estudo anatômico foliar foi de grande relevância para a diferenciação das espécies conhecidas por quebra-pedra, revelando ser um parâmetro eficaz e que pode auxiliar no controle de qualidade de plantas medicinais, bem como os testes histoquímicos podem fornecer informações para futuros estudos com quebra-pedra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Modesto, João Gabriel, Tatiana Rodrigues, and Fabiana Queiroga. "A influência da aversão à perda na decisão de se sobrecarregar no trabalho." Estudos Interdisciplinares em Psicologia 11, no. 2 (August 31, 2020): 166. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n2p166.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o papel moderador do burnout na relação entre aversão à perda e tomada de decisão de se sobrecarregar no trabalho. Um total de 128 profissionais, com idades acima de 18 anos e inseridos no mercado de trabalho, responderam a uma medida de burnout e avaliaram um cenário de sobrecarga no trabalho. Verificou-se um efeito da aversão à perda na decisão de se sobrecarregar no trabalho, mas o burnout não moderou essa relação. Variáveis sociodemográficas também não influenciaram na tomada de decisão. Esse estudo evidencia o potencial heurístico da aversão à perda como mecanismo automático que pode influenciar a decisão de se sobrecarregar no trabalho. Assim, deve-se ter cautela ao expor indivíduos em processos de decisões visto que isso pode impactar negativamente tanto para o próprio indivíduo (no curto prazo), quanto para a própria organização (no médio e longo prazo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bonho, Fabiana Tramontin, and Judite SansonUDITE De Bem. "Identidade e cultura da imigração italiana (no RS) um estudo referente ao Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves." Mouseion, no. 38 (September 8, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i38.8238.

Full text
Abstract:
O Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves é formado pela identidade, a cultura e o patrimônio arquitetônico dos imigrantes italianos que chegaram no Rio Grande do Sul e se estabeleceram em Bento Gonçalves. A questão que se propõe neste trabalho é a da identidade cultural dos descendentes de imigrantes italianos do Roteiro Turístico Caminhos de Pedra, apresentados através de uma pesquisa bibliográfica o modo como é formada e preservada esta identidade. A identidade, assim como a cultura é formada pela origem dos povos, pelas tradições, valores e crenças, como pode ser visto no através da arquitetura de suas edificações, de seus produtos, atendimentos aos visitantes, expressando e demonstrando todas as tradições e costumes adquiridos pelos seus antepassados. O roteiro é hoje um referencial, no resgate e preservação da cultura italiana, o qual apresenta diversos pontos marcantes de sua identidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pareja, José Carlos, Victor Fernando Pilla, Francisco Callejas-Neto, João de Souza Coelho-Neto, Elinton Adami Chaim, and Daniéla Oliveira Magro. "Gastroplastia redutora com bypass gastrojejunal em Y-de-Roux: conversão para bypass gastrointestinal distal por perda insuficiente de peso - experiência em 41 pacientes." Arquivos de Gastroenterologia 42, no. 4 (December 2005): 196–200. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032005000400002.

Full text
Abstract:
RACIONAL: O tratamento cirúrgico é a única modalidade efetiva de tratamento da obesidade mórbida. O insucesso do bypass gastrointestinal (percentagem de perda de excesso de peso inferior a 50%) pode chegar a 10% dos pacientes operados a longo prazo (acima de 5, num ideal de 10 anos). OBJETIVOS: Avaliar os resultados, em termos de perda de peso, dos pacientes submetidos a reoperação com a finalidade de aumentar o componente disabsortivo. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Estudaram-se 41 doentes, sendo 32 submetidos a reoperação por uma de três técnicas cirúrgicas (Fobi, Brolin e bypass gastrojejunoileal distal) nas quais foi realizada diminuição da área absortiva do intestino delgado. RESULTADOS: Os doentes submetidos a bypass gastrojejunoileal distal apresentaram resultados superiores aos demais (69,7%). CONCLUSÃO: O emprego do bypass distal pode ser utilizado em casos selecionados com o intuito de melhorar os resultados em termos de perda de peso. É aconselhável a centralização desses procedimentos em serviços de referência com experiência na área específica de cirurgia bariátrica, para acompanhamento rigoroso desses doentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Filho, José Adriano. "Representações do culto imperial no episódio da estátua imperial no relato de Atos de Pedro 11." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 12, no. 20 (December 7, 2018): 401. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v12i20.775.

Full text
Abstract:
No processo de construção de identidade, de uma pertença que transcendia o local, nas interfaces em que as diferenças e identidades eram negociadas, as fronteiras construídas ou destruídas e o outro destacado e exteriorizado como parte de si mesmo, destacam-se as diversas formas em que os diferentes grupos cristãos representados aos Atos Apócrifos dos Apóstolos construíram a sua identidade em relação aos modelos de pertença no contexto imperial. Este artigo apresenta uma destas formas, que pode ser vista no relato da destruição da estátua imperial por um demônio exorcizado por Pedro, a qual, em seguida, é restaurada por seu proprietário Marcelo, um senador romano, com a ajuda da oração e do apóstolo Pedro (Atos de Pedro 11). A narrativa tem sido interpretada como indicação de uma atitude contrária ao império e um ataque à legitimidade do culto imperial, mas considerando as relações de patronato social, ela pode também ser vista como indicação das diversas formas em que grupos monoteístas negociavam a sua participação na vida imperial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Shimizu, Raíssa Rossito, Miula Portelinha Braga, Sandra Kiss Moura, Deise A. A. Pires Oliveira, Rodrigo Franco Oliveira, Rodrigo Varella de Carvalho, Sandra Mara Maciel, and Regina Célia Poli-Frederico. "Variante genética da interleucina-1α em idosos portadores de doença periodontal." ConScientiae Saúde 12, no. 4 (January 28, 2014): 505–12. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4585.

Full text
Abstract:
Introdução: Fatores genéticos contribuem para o risco de doença periodontal (DP) em idosos. Objetivo: Avaliar a associação entre a perda de inserção e o polimorfismo no gene da interleucina-1α em idosos. Métodos: Participaram do estudo 110 idosos (idade média: 67,26 ± 4,9 anos), sendo 52,7% do gênero feminino. A presença de DP foi diagnosticada por meio do índice de perda da inserção periodontal, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde. O polimorfismo genético foi analisado por meio da reação em cadeia da polimerase, seguida da clivagem por NcoI. Resultados: Não foi encontrada associação estatisticamente significante entre o polimorfismo no gene da IL-1α e a perda de inserção (teste do Qui-quadrado p>0,05). Este achado sugere que este polimorfismo pode não ser um fator genético que contribua para o desenvolvimento da doença periodontal. Conclusões: O polimorfismo genético na posição -899 do gene IL-1α pode não influenciar a prevalência e/ou severidade da DP em idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Leite, Leni Everson de Araújo, Thaís de Lima Resende, Guilherme Marcos Nogueira, Ivana Beatrice Mânica da Cruz, Rodolfo Herberto Schneider, and Maria Gabriela Valle Gottlieb. "Envelhecimento, estresse oxidativo e sarcopenia: uma abordagem sistêmica." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 15, no. 2 (2012): 365–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-98232012000200018.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a sarcopenia é caracterizada pela perda de massa e funcionalidade muscular e está associada a uma série de disfunções e doenças sistêmicas que acometem os idosos. Também é um dos parâmetros utilizados para definição da síndrome de fragilidade, que é altamente prevalente em idosos, conferindo maior risco para quedas, fraturas, incapacidade, dependência, hospitalização recorrente e mortalidade. Recentemente, a literatura tem reportado que a etiopatogenia da sarcopenia está intimamente relacionada com um aumento na taxa de produção de espécie reativa de oxigênio (ERO), o que pode ocasionar a denervação, perda e atrofia de fibras musculares e consequente perda da força muscular. OBJETIVO: realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o papel do estresse oxidativo na gênese da sarcopenia. MÉTODO: revisão narrativa. Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, LILACS e SciElo. As buscas foram feitas através das expressões: sarcopenia e envelhecimento, perda de massa muscular em idosos, estresse oxidativo, inflamação e sarcopenia e epidemiologia da sarcopenia. Resultados: a etiologia da sarcopenia é multifatorial e envolve a interação de diversos fatores, incluindo aspectos genéticos, metabólicos, estilo de vida, como os hábitos alimentares (ingestão protéica) e de gasto energético (atividade física), e as EROs desempenham papel-chave na mediação do processo de perda de massa e função muscular associado ao envelhecimento. CONCLUSÃO: ao longo do processo de envelhecimento, o estresse oxidativo torna-se mais perigoso, uma vez que, associado ao declínio dos hormônios sexuais, que exercem efeitos anabólicos sobre o tecido músculo-esquelético, pode acelerar a perda e atrofia desse tecido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Montebelo Barcelos, Carolina. "Os diversos “Pedros” que habitam as cidades: violência, cotidiano e experiência urbana em Contos de Pedro e Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo." PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura 10, no. 18 (March 1, 2020): 140. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i18.40255.

Full text
Abstract:
Pedro é nome de personagens em diversas obras da literatura brasileira, como Capitães de Areia, de Jorge Amado, e Lira Paulistana, de Mário de Andrade. Em comum, esses Pedros têm a origem em uma classe social pobre e trabalhadora. O professor, tradutor e escritor Rubens Figueiredo também dedicou boa parte de sua obra ficcional à retratação do cotidiano das vítimas da injustiça e exclusão social, principalmente nas áreas urbanas e suas periferias. Portanto, o objetivo deste artigo é examinar os modos pelos quais a violência, seja ela de caráter físico ou oriunda da desigualdade social, é representada em Contos de Pedro, de 2006, e Passageiro do fim do dia, publicado em 2010. Críticos e teóricos como Beatriz Resende e Karl Erik Schollhammer veem uma heterogeneidade na literatura brasileira contemporânea e, dentre suas diversas características, a urgência em se relacionar com a realidade histórica pode ser percebida nos contos e romance analisados aqui, haja vista a necessidade que Rubens Figueiredo mostra ao abordar a realidade social e urbana. Seja através da perspectiva do Pedro de Passageiro do fim do dia, ou do olhar onisciente dos narradores dos Contos de Pedro, estamos diante de jovens e adultos, mulheres e homens, cuja exclusão social pode ser percebida por meio de temas como solidão, educação e escola, violência e desilusão. É através do cotidiano de vida e trabalho precários dos Pedros dos contos, ou da perspectiva experienciada por Pedro no romance, que o autor, tal como Chico Buarque na música Pedro Pedreiro, denuncia a opressão da classe trabalhadora brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bustamante, Ana Maria Goulart, and Sidney Ribeiro Gonzalez. "Patrimônio cultural e geologia do Quadrilátero Ferrífero." Revista Brasileira de Geografia 62, no. 2 (April 16, 2018): 113–21. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2017_n2_p113-121.

Full text
Abstract:
O uso inovador do patrimônio histórico cultural pode representar importante componente do crescimento econômico e da geração de empregos, da coesão social e da sustentabilidade ambiental de um país. Pode-se estimular a inovação na relação da população com os bens culturais materiais e imateriais, propondo novas maneiras de interligar o patrimônio cultural e outros componentes como a geografia física e a geologia, entre muitas possibilidades. Uma forma de enriquecer as pesquisas sobre patrimônio cultural e sobre geociências poderia ser a utilização do patrimônio histórico edificado como recurso nos estudos de geologia. No Brasil, pode servir de exemplo para essas possibilidades o Quadrilátero Ferrífero, região de grande importância histórica e econômica devido a seus recursos minerais, como ouro, ferro e pedra-sabão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Guimarães, Ana Maria de Mattos. "Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 10, no. 2 (2010): 421–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982010000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito de gênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensino do texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado por um determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos, que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósito comunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articular as práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas, sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluir elementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriação de um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos para a exemplificação da proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Siqueira, Marcelo Sampaio, and Natércia Sampaio Siqueira. "A PERDA DA MULTIPROPRIEDADE IMOBILIÁRIA POR USUCAPIÃO." Revista Jurídica da FA7 14, no. 2 (December 20, 2017): 65–80. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;14.2:481.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda assunto referente ao Direito Civil, especificamente a questão da aquisição por usucapião de bem imóvel originário de multipropriedade e suas consequências legais, sob a ótica do Direito Real. Nessa perspectiva, também analisa a natureza jurídica da multipropriedade e se a mesma pode ser perdida por usucapião. No tocante a metodologia, afirma-se que a pesquisa possui natureza bibliográfica, cujo foco foi a busca da análise do instituto da multipropriedade no Direito comparado e qual o tratamento legal da matéria no Direito pátrio. Em arremate, avaliou-se e concluiu-se que a não utilização da posse no espaço de tempo destinado à sua fruição poderá levar o multiproprietário à perda de seu Direito Real em benefício de outrem, que passa a adquiri-la, se o substituir na posse durante o prazo assinalado no Código Civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Marcos, Cristina. "Do que se pode ler em Clarice Lispector: sublimação e feminino." Revista do Departamento de Psicologia. UFF 19, no. 1 (2007): 215–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-80232007000100016.

Full text
Abstract:
Neste artigo, busca-se ler em Clarice Lispector não uma significação feminina da obra, mas de que modo sua escrita nos permite pensar certos modos de subjetivação do feminino. A leitura assim orientada levou-me a rever o conceito de sublimação e a pensar a obra como lugar privilegiado de inscrição de um gozo que se inscreve no texto pela voz. Trata-se não da apropriação do eu, mas da exibição da falta a ser do sujeito. A função primeira da escrita é menos a constituição do eu do escritor do que sua perda no texto e a inscrição de um gozo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Valle, Lílian do. "Perda de tropeço: a igualdade como ponto de partida." Educação & Sociedade 24, no. 82 (April 2003): 259–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302003000100016.

Full text
Abstract:
Onde fixar, em terras brasileiras, a atualidade e a importância da aventura de O mestre ignorante? No ponto de partida, Jacotot havia colocado a igualdade, feita pedra de tropeço que descreve o estilo de diferentes trajetórias que o texto acaba por suscitar. No seio da "sociedade pedagogizada", a história da educação pública não pode ser dissociada do percurso totalmente excêntrico que veio descrevendo a exigência da igualdade política dos cidadãos. Sob as bases da desigualdade, nossas experiências educacionais vêm sendo construídas e, com elas, nossos ideais, nossas expectativas, nossas concepções acerca do ensinar, do aprender, do mestre, do aluno, do saber... Pedra de tropeço, a injunção à igualdade nos devolve às nossas práticas e instituições, a nossos modos de ser professor e de alimentar a ficção desigualitária. E se partir da igualdade significasse para o professor, por uma vez, partir... de sua própria realidade?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Visintin, Carlos Del Negro, Gisele Meirelles Fonseca Inacarato, and Tânia Maria José Aiello-Vaisberg. "Imaginários de mulheres que sofreram perda gestacional." Estilos da Clinica 25, no. 2 (August 29, 2020): 193–209. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i2p193-209.

Full text
Abstract:
Inserido num conjunto maior de pesquisas sobre sofrimentos maternos, entendidos como socialmente determinados, este estudo objetiva investigar o imaginário coletivo de mulheres que sofreram perda gestacional, sobre esta ocorrência, na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. Justifica-se na medida em que pode lançar luz sobre uma situação relevante na clínica psicológica da maternidade, favorecendo a prática clínica em vertentes preventivas e interventivas. Organizada como pesquisa qualitativa com uso do método psicanalítico, esta investigação utilizou, como material, postagens em blogs brasileiros de 15 mulheres que relatam terem sofrido perda gestacional. A consideração psicanalítica dos escritos permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: “É culpa da mãe” e “Vazio eterno”. O quadro geral indica mulheres que sofrem perda gestacional tendem a habitar imaginários coletivos de acordo com os quais seriam as únicas responsáveis pelo ocorrido, o que provoca sentimentos de culpa e de vazio existencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Piedade, Sergio Rocha, Silvestre Rodrigues, Alessandra Carvalho Tavares Rocha Piedade, Martha Maria Mischan, and Inácio Maria Dal Fabbro. "Estudo da perda da tensao do enxerto de tendão calcâneo bovino." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 45, no. 2 (April 1, 2008): 109. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2008.26707.

Full text
Abstract:
A lesão do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA) é um problema que afeta tanto os animais como os seres humanos, e pode evoluir com instabilidade articular, muitas vezes, sintomática e incapacitante para o paciente. Os enxertos de tendões autólogos são a principal opção como substitutos ligamentares. Durante a reconstrução cirúrgica do LCA, o enxerto é submetido a tensionamento com o objetivo de restabelecer a lassidão normal do joelho LCA-deficiente. Embora o tensionamento do enxerto exerça papel fundamental na evolução clínica pós-operatória, a literatura ainda não estabeleceu os níveis ideais de tensionamento a serem aplicados. Assim, o estiramento ou elongamento do enxerto que pode ocorrer com o passar do tempo permanece como uma das principais causas da falha da reconstrução ligamentar.Neste trabalho, dez tendões de calcâneo bovino foram submetidos a dois ensaios sucessivos de tensionamento fisiológico a deformação relativa máxima de 2.5% do comprimento inicial do tendão ensaiado, mantida durante 600s, sendo registrados os valores de força (N) no tempo zero (inicial), 300s e 600s. Ao término do primeiro ensaio, o tendão retornava ao seu comprimento inicial, sendo mantido em repouso durante 300s, seguido de novo ensaio de tensionamento repetindo-se os mesmos procedimentos anteriores. A análise estatística permitiu concluir que o elongamento do tendão é mais pronunciado nos 300s iniciais, refletindo uma queda mais acentuada nos valores da tensão do enxerto. Portanto, 300s após o tensionamento e fixação do enxerto, o cirurgião pode avaliar mais adequadamente se o nível de tensionamento foi suficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Vieira, Kelmara, Leander Luiz Klein, Aureliano Angel Bressan, Breno Augusto Diniz Pereira, David Nogueira Silva Marzzoni, and Fabiene Silva Batista Rosa Guasch. "Perda de Bem-Estar Financeiro na Pandemia Covid-19: evidências preliminares de um Websurvey." Saúde e Pesquisa 14, no. 4 (July 15, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n4e9020.

Full text
Abstract:
Avaliar a perda de Bem-Estar Financeiro em virtude da pandemia. Foi realizado um websurvey com cidadãos brasileiros e os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas e testes de diferença de média. Os resultados indicam a perda de Bem-Estar Financeiro principalmente para os indivíduos que tiveram uma diminuição ou uma perda total da renda desde a pandemia. Os indivíduos com maiores quedas são os que possuem dependentes, sem estabilidade empregatícia, com menores rendas e que não possuíam reservas financeiras antes da pandemia. A perda de Bem-Estar Financeiro é um problema de saúde pública na medida em que se relaciona com outros aspectos da vida, como níveis de bem-estar geral, felicidade, satisfação, relacionamento social e qualidade de vida, e pode estar associado com aumento da ansiedade e depressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Sacco, Ana Paula, Karim Dahmouche, Celso Valentim Santilli, and Sandra Helena Pulcinelli. "Estudo da secagem de materiais híbridos siloxano-PMMA preparados pelo processo sol-gel." Eclética Química 27, spe (2002): 19–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702002000200002.

Full text
Abstract:
Híbridos siloxano-PMMA apresentando ligações covalentes entre as fases orgânica e inorgânica foram preparados a partir do processo sol-gel. O efeito da fração em massa de fase siloxano no mecanismo de secagem dos géis a 50ºC foi estudado através de medidas de perda de massa e retração linear. Pode-se distinguir os três períodos clássicos de secagem já observados em géis inorgânicos. A duração do primeiro período (estágio de velocidade constante) aumenta com o teor de polímero, o que pode ser explicado pelo menor tamanho dos poros presentes nos géis contendo concentrações elevadas de PMMA. Com o aumento da concentração da fase siloxano observou-se o aumento da perda de massa total e da retração linear final do material após o terceiro período de secagem. Este comportamento deve-se ao aumento do teor de água livre resultante da policondensação das espécies siliciosas nestes sistemas, o que leva a uma maior plasticidade do material. O volume poroso do material aumenta com o teor de fase siloxano, o que é consistente com a perda de massa observada durante a secagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Menezes, R. R., P. M. Souto, and R. H. G. A. Kiminami. "Sinterização de cerâmicas em microondas. Parte II: sinterização de varistores ZnO-CuO, ferrita e porcelanas." Cerâmica 53, no. 326 (June 2007): 108–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000200002.

Full text
Abstract:
O processamento de materiais baseado no aquecimento por meio de energia de microondas vem ganhado a cada dia mais destaque e importância em várias aplicações, em virtude de uma série de vantagens em potenciais frente aos métodos convencionais de aquecimento. Assim, esse trabalho tem por objetivo a utilização da sinterização híbrida com microondas na queima rápida de materiais cerâmicos. Foram estudados materiais que requerem baixas temperaturas para densificação. Foram sinterizados materiais com elevada perda dielétrica, varistores ZnO-CuO e ferrita, e materiais que apresentam mudanças bruscas no comportamento dielétrico com o aumento de temperatura, com pequena perda dielétrica na temperatura ambiente, mas perda elevada em altas temperaturas, porcelanas. Foi utilizado material susceptor como agente auxiliar de aquecimento. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que o sistema de sinterização desenvolvido pode ser utilizado com eficiência na sinterização rápida e uniforme de todos os materiais estudados, independentemente das características particulares de sinterização em microondas desses materiais, sendo possível o uso de tempos de processamento semelhantes ou inferiores aos observados na literatura abordando o aquecimento rápido com microondas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography