Academic literature on the topic 'Peptídio antimicrobiano'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Peptídio antimicrobiano.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Peptídio antimicrobiano"

1

Almeida, Hebréia Oliveira, Felipe Roberti Teixeira, Reginaldo da Silva Romeiro, Derly José Henriques da Silva, Paulo Roberto Gomes Pereira, Elizabeth Pacheco Batista Fontes, and Maria Cristina Baracat-Pereira. "Atividade antimicrobiana de extratos peptídicos de folhas de berinjela na inibição do crescimento de Ralstonia solanacearum e Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis." Summa Phytopathologica 34, no. 1 (February 2008): 62–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-54052008000100012.

Full text
Abstract:
Compostos naturais, incluindo-se peptídios antimicrobianos, vêm se destacando como fontes de agentes de defesa contra fitopatógenos de importância comercial. Esse trabalho visou obter frações peptídicas a partir de extratos de folhas de berinjela e avaliar as atividades antimicrobianas contra duas bactérias fitopatogênicas. Os pools peptídicos catiônicos, PC1 e PC2 e o aniônico PA obtidos de extratos solúvel (ES) e de parede celular (EP) foram analisados em duas concentrações. Para ES e EP, obteve-se inibição do crescimento da Ralstonia solanacearum e da Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis superior a 60%, sendo PC2-2X (maior concentração avaliada) a mais efetiva. Os resultados sugerem que extratos de folhas de berinjela apresentam peptídios com potencial aplicação como agentes de defesa de plantas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Corrêa, Jessica Audrey Feijó, Chibuike Udenigwe, and Fernando Bittencourt Luciano. "Avaliação in vitro de atividade antimicrobiana de peptídeos anfipáticos derivados de proteínas do soro de leite." Revista Acadêmica Ciência Animal 16 (October 17, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.7213/1981-4178.2018.16013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, a atividade antimicrobiana de peptídeos anfipáticos derivados de proteínas do soro de leite contra importantes microrganismos patogênicos e toxigênicos. Para isto, foram testados dois peptídeos de 16 e 6 aminoácidos, de sequências HQPHQPLPPTVMFPPQ e KIPAVF respectivamente, frente às bactérias Salmonella Typhimurium, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes e Escherichia coli, e frente aos fungos Aspergillus parasiticus, Fusarium verticillioides e Fusarium graminearum. Buscou-se determinar as concentrações inibitórias mínimas (CIMs) dos dois peptídeos contra os microrganismos utilizando o método de microdiluição em placas de 96 poços. Foram testadas doses de até 5000 mg.L-1 de cada peptídeo, contudo, não foi possível determinar suas CIMs frente aos patógenos e contaminantes testados. Analisando trabalhos similares com peptídeos e/ou lisados proteicos de soro de leite, percebe-se uma variação muito grande entre os resultados. Isso demonstra a divergência de bioatividade de peptídeos com diferentes sequências, além das possíveis diferentes respostas celulares a estas moléculas, tais como metabolização e alterações não-letais. Assim, conclui-se que os peptídeos aqui testados não são bons candidatos para aplicação na indústria de alimentos. Doses mais elevadas dos peptídeos não foram testadas, pois inviabilizaria sua aplicação em alimentos devido ao alto custo de obtenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tessarollo, N. G., L. C. Carrijo, M. O. Barbosa, H. O. Almeida, T. H. A. Pereira, M. J. Magalhães Jr., J. P. V. Leite, P. R. G. Pereira, and M. C. Baracat-Pereira. "Fitodefensivos em plantas medicinais: macromoléculas hidrofílicas de folhas de mil folhas (Achillea millefolium L.) inibem o crescimento in vitro de bactérias fitopatogênicas." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 15, no. 2 (2013): 180–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722013000200003.

Full text
Abstract:
Extratos aquosos da planta medicinal Achillea millefolium contêm macromoléculas de interesse para desenvolver fitodefensivos para a agricultura. Duas frações de mil folhas foram obtidas por ultrafiltração, E1 (contendo moléculas maiores que 30 kDa), e E3 (peptídeos entre 1 e 10 kDa) que inibiram o crescimento das bactérias fitopatogênicas Ralstonia solanacearum, gram-negativa, e Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis, gram-positiva, com dependência de concentração. Os valores de concentração inibitória mínima (CIM) para ambos os extratos e bactérias foram baixos, entre 20 e 80µM. A CIM relativa à proteína total evidenciou a presença de macromoléculas muito ativas em E3, embora com baixa concentração proteica. E3 se aplica à prospecção de peptídeos antimicrobianos. Estimar a CIM relativa à quantidade de amostra vegetal valorizou o potencial antimicrobiano natural de E1, que contém alta concentração proteica. E1e E3 se aplicam ao desenvolvimento de fitodefensivos para uso biotecnológico. A ultrafiltração fracionou as amostras de forma nativa, rápida, e com baixo custo; além de dessalinizar, clarificar, purificar, e concentrar E1 e E3. Esse estudo inédito sobre a separômica e a ação antimicrobiana de extratos macromoleculares aquosos de mil folhas sugere que plantas cicatrizantes podem apresentar grande potencial para desenvolver fitodefensivos agrícolas naturais não danosos, à semelhança de medicamentos fitoterápicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernandes, Maureen Hoch Vieira, Débora Scopel e. Silva, Clarissa Caetano de Castro, Rayra Almeida Corrêa, Gilberto D'Avila Vargas, Geferson Fischer, Amanda De Souza da Motta, and Silvia De Oliveira Hübner. "AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE DO PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO P34." Science And Animal Health 1, no. 1 (May 13, 2016): 02. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v1i1.368.

Full text
Abstract:
O peptídeo antimicrobiano identificado como P34 foi obtido a partir de uma nova espécie de Bacillus isolada do conteúdo intestinal do peixe Piau-com-pinta (Leporinus sp.), presente na região da Bacia Amazônica. A atividade do P34 já foi demonstrada in vitro contra Listeria monocytogenes e herpesvírus bovino. Entretanto, para o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos é essencial, inicialmente, uma avaliação dos seus níveis de toxicidade. O presente trabalho relata a avaliação da citotoxicidade do peptídeo P34 in vitro, usando o ensaio de vermelho neutro como método de determinação da viabilidade celular. Células CRFK (Crandell rees feline kidney), RK13 (Rabbit kidney), VERO (African green monkey kidney), MDCK (Madin-Darby canine kidney) e MDBK (Madin-Darby bovine kidney) foram cultivadas durante 24 horas e posteriormente expostas ao antimicrobiano P34, em diferentes concentrações, por 48 horas. A análise pelo ensaio de vermelho neutro demonstrou diferentes níveis de toxicidade, variando de acordo com a linhagem celular avaliada. As linhagens que permitiram uma concentração mais elevada do peptídeo P34 foram a RK13, MDBK e MDCK, com concentrações de 1,15 µg.ml-1, 1,07 µg.ml-1 e 1,0 µg.ml-1. Já as linhagens VERO e CRFK toleraram uma menor concentração do peptídeo para não apresentarem efeito citotóxico, sendo as concentrações de 0,75 µg.ml-1 e 0,5 µg.ml-1, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Steffens, Juliana, Daiane Preci, Mateus Baptista Nunes, Ilizandra Aparecida Fernandes, Bruna Seguenka, Eunice Valduga, and Clarice Steffens. "HIDRÓLISE DE SORO DE LEITE OVINO DIFILTRADO PELA ENZIMA COROLASE H-PH E AVALIAÇÃO DA GERAÇÃO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS." Revista Tecnológica 29, no. 1 (January 8, 2020): 168–83. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i1.51138.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi obter um diafiltrado de soro de leite ovino e avaliar o efeito da temperatura e do pH na atividade enzimática da protease corolase H-pH. Também investigou-se o grau de hidrólise da protease (corolase H-pH) em diferentes tempos (1, 2, 3, 4, 5 e 6 h) e também a massa molecular média e comprimento médio da cadeia peptídica das amostras. O pH e a temperatura influenciaram significativamente a atividade enzimática, sendo indicado o pH 8 e a temperatura de 60°C. O hidrolisado em 1 h de reação apresentou o maior número de péptidos em intervalo de 300 a 500 m/z (23,28%). Também foi encontrado maiores percentuais de peptídeos na faixa de 4.000 m/z (13,77%) e 5.000 m/z (4,59%) em com o tempo de 5 h de hidrólise que apresentou valores de 11.99 e 1.75%, respectivamente. Além disso, os péptidos ≥12.000 m/z foram reduzidos em 49,04% em tempo de hidrólise de 5 h. Nas faixas mencionadas, o número de peptídeos foi superior em 1 h de hidrólise e poderiam estar relacionados ao destaque frente as propriedades bioativas como atividade antioxidante e antimicrobiana. As diferenças na distribuição do número de peptídeos em toda faixa investigada (300 – 20.000 m/z) em MALDI-TOF, foi alterada com o tempo de hidrólise, o que pode ter contribuído para degradação das sequências péptidas ativas das moléculas. O concentrado proteico de soro de leite ovino diafiltrado (solução 10% (p/v) em 60°C, pH 8,0) hidrolisado com enzima corolase H-pH (1% baseado no conteúdo proteico) em 1 h de reação, é recomendado como ideal para a obtenção de peptídeos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Navarro, Mirko Lino. "Evaluación de la capacidad antagonista de un antimicrobiano producido por Streptomyces sp cepa 13a-2 frente a microorganismos resistentes a B-lactámico de origen hospitalario." Revista Peruana de Investigación Materno Perinatal 5, no. 1 (January 3, 2016): 28–34. http://dx.doi.org/10.33421/inmp.201652.

Full text
Abstract:
Objetivo. Evaluar la actividad antimicrobiana in vitro del actinomiceto marino cepa 13A-2 frente a enterobacterias productoras de P-lactamasas aisladas de pacientes con infecciones urinarias. Material y Métodos. Mediante la técnica de doble capa se selecciono el actinomiceto con la mayor actividad antagonista frente a 16 enterobacterias de los géneros Klebsiella sp., Proteus sp. y E. coli, productoras de betalactamasas de pacientes con infección urinaria del Instituto Materno Perinatal de Lima. La cepa 13-A2, aislada de una esponja marina colectada del litoral peruano, fue identificada molecularmente por amplificación del gen que codifica ARNr 16S La naturaleza peptídica del antimicrobiano se determinó mediante las técnicas de Bradford, Qubit fluoremeter, PAGE-SDS y HPLC. Se logró cuantificar la producción del antimicrobiano utilizando un nuevo medio de cultivo propuesto por el autor el cual fue comparado con caldo marino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Da Silva, Juliana Aparecida Mirante, Marina Brito Cunha, Diego De Assunção Justo, Ortência Leocádia Gonzalez da Silva Nunes, Solange Maria Cottica, and Tatiana Shioji Tiuman. "ATIVIDADES ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA EM HIDROLISADOS DE PELE DE RÃ-TOURO." FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH) 3, no. 2 (June 27, 2021): 153–60. http://dx.doi.org/10.35984/fjh.v3i2.335.

Full text
Abstract:
A indústria e a ciência estudam e desenvolvem produtos a partir de fonte natural para suprir a demanda por moléculas com atividades antioxidante e antimicrobiana. A pele de rã é um subproduto de frigoríficos de abate desse animal e tem sido objeto de estudo na prospecção de peptídeos bioativos oriundos de hidrólise enzimática. No Brasil, a rã-touro (Lithobates catesbeianus) é a única espécie permitida para exploração comercial em ranários para aproveitamento da carne. Este estudo teve por objetivo avaliar o uso do ultrassom em conjunto com a hidrólise enzimática de pele de rã-touro para a produção de peptídeos com atividades antioxidante e antimicrobiana. Os resultados mostraram que os peptídeos liberados pela hidrólise convencional da pele de rã-touro possuem expressiva atividade antioxidante. O uso de um sonicador diminuiu o tempo de hidrólise para 5 min, com a melhor potência de 250 W avaliada pelas análises do DPPH e do FRAP, enquanto que a potência de 100 W foi melhor para a análise do ABTS. Em relação à atividade antimicrobiana, os hidrolisados não apresentaram qualquer resultado na concentração de 20 mg mL-1, sendo necessário fazer outros estudos com valores maiores de concentração de amostra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Motta, Amanda de Souza da. "Produção, purificação e caracterização de um peptídeo antimicrobiano produzido por uma linhagem de Bacillus sp.P34." Acta Scientiae Veterinariae 34, no. 2 (June 27, 2018): 233. http://dx.doi.org/10.22456/1679-9216.15285.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Garello, CP, MC Ingaramo, MF Argarañá, MC Lurá, MM De Zan, S. Fustero, ML Fanani, MC Murguía, and DM Müller. "Nuevos Gemini peptídicos con actividad antimicrobiana: un estudio sobre relación estructura-actividad." FABICIB 16 (December 16, 2012): 60–77. http://dx.doi.org/10.14409/fabicib.v16i1.898.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Munhoz, Victor H. de Oliveira, Antônio F. de Carvalho Alcântara, and Dorila Piló-Veloso. "Análise conformacional por cálculos teóricos da distinctina, peptídeo antimicrobiano isolado de anuros da espécie Phyllomedusa distincta." Química Nova 31, no. 4 (2008): 822–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422008000400022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Peptídio antimicrobiano"

1

Junior, José Carlos Bozelli. "Interação do peptídeo de defesa do hospedeiro tritrpticina (TRP3) e seus análogos com membranas modelo: efeitos na estrutura e dinâmica da membrana." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46131/tde-07122015-113945/.

Full text
Abstract:
Tritrpticina (TRP3) é um peptídeo antimicrobiano com 13 resíduos de amino ácidos com três Ws sequenciais. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de seu mecanismo de ação, realizaram-se estudos funcionais e conformacionais da TRP3 e de dois análogos onde um (WLW) ou dois (LWL) W foram substituídos por L. Os peptídeos foram igualmente ativos contra bactérias Gram positivas e negativas. Sua atividade hemolítica requereu concentrações maiores, diminuindo na ordem TRP3>WLW>LWL. Os peptídeos permeabilizaram membranas modelo de E. coli ou contendo fosfolipídios carregados negativamente. Espectros de CD sugeriram que os peptídeos adquirem diferentes conformações ao se ligarem a bicamadas e micelas. Estudos de fluorescência mostraram que a ligação a membranas decresce na ordem: TRP3>WLW>LWL e que os peptídeos se localizam próximos à interface membrana-água. Espectros de RPE de marcadores de spin lipídicos indicaram que a ligação dos peptídeos altera a organização dos lipídios, aumentando o empacotamento molecular
Tritrpticin (TRP3) is a 13-residue antimicrobial peptide that contains three sequential Ws. With the aim of contributing to the understanding of its mechanism of action, functional and conformational studies were performed with TRP3 and two of its analogues where one (WLW) or two (LWL) of the W were replaced by L. The peptides were equally active against both Gram positive and Gram negative bacteria. Higher concentrations were required for hemolytic activity which varied in the order: TRP3>WLW>LWL. The peptides permeabilized membranes model membranes mimicking E. coli\'s lipid composition or containing different negatively charged phospholipids. CD spectra suggested the peptides acquired different conformations upon binding to bilayers or micelles. Fluorescence studies showed that membrane binding decreases in the order: TRP3>WLW>LWL and that the peptides are located close to the water-membrane interface. EPR spectra of lipid spin labels indicated that peptide binding alter lipid organization, increasing molecular packing
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ramada, Marcelo Henrique Soller. "Explorando genomas : a busca por peptídeos antimicrobianos intragênicos." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22933.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2017-02-06T18:02:48Z No. of bitstreams: 1 2016_MarceloHenriqueSollerRamada_Parcial.pdf: 502741 bytes, checksum: 8fdcc3f44e414400d15a1a4a32e63254 (MD5)
Approved for entry into archive by Ruthléa Nascimento(ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2017-03-16T14:34:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_MarceloHenriqueSollerRamada_Parcial.pdf: 502741 bytes, checksum: 8fdcc3f44e414400d15a1a4a32e63254 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-16T14:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_MarceloHenriqueSollerRamada_Parcial.pdf: 502741 bytes, checksum: 8fdcc3f44e414400d15a1a4a32e63254 (MD5)
Há um número crescente de evidências demonstrando que a proteólise em matrizes biológicas pode gerar vários peptídeos bioativos de várias proteínas. Esses peptídeos, quando liberados, podem apresentar atividades diferentes daquela da proteína parental. Ex.: Atividades hipotensoras, opióides e antimicrobianas. Entretanto, vários outros peptídeos podem estar presos dentro de uma sequência polipeptídica, sem sítios de clivagem enzimática evidentes para sua liberação. Um recente aprofundamento na informação genômica de diferentes espécies demonstrou que há diversos peptídeos antimicrobianos encriptados em sequências proteicas maiores, evidenciando uma potencialidade pouco explorada. Nesta tese, abordamos a exploração desse potencial encriptado no genoma de plantas de interesse como Theobroma cacao, Arabidopsis thaliana, Citrus sinensis e Gossypium raimondii. Os possíveis peptídeos antimicrobianos intragênicos (PAIs), de cada uma das plantas de interesse, foram filtrados através do programa Kamal, utilizando diferentes parâmetros físico-químicos. No total, 21 PAIs foram selecionados, sintetizados quimicamente e avaliados quanto ao seu potencial de inibir o crescimento de fungos, leveduras e bactérias, patógenos de plantas ou humanos. Dezesseis PAIs inibiram, pelo menos, um dos microrganismos testados, alguns com atividades similares ou superiores aos peptídeos antimicrobianos (AMPs) DS01 e Asc-8. De quatro peptídeos testados, dois apresentaram sinergismo com antibióticos comerciais na inibição do crescimento de biofilmes de Candida albicans. Análises biofísicas também foram realizadas para melhor entender as propriedades dos peptídeos gerados. A estrutura secundária dos 21 PAIs e de outros 6 AMPs sintetizados foi avaliada na presença e ausência de vesículas modelo de fosfolipídios. O efeito que esses peptídeos causam na transição de fase das vesículas fosfolipídica também foi avaliado. Uma análise de componentes principais permitiu a categorização dos peptídeos em quatro grupos diferentes. Tal análise permitiu evidenciar a importância da hidrofobicidade e da possível formação de hélice na atividade dos peptídeos. Tais resultados permitiram um novo entendimento e evolução do nosso sistema de predição de moléculas antimicrobianas, que pode ser aplicar na busca de novos PAIs. A reinserção da informação do(s) PAI(s) nos respectivos genomas na tentativa de controlar doenças causadas por microrganismos, é uma perspectiva promissora para o futuro próximo. Também podemos destacar como perspectiva, estudos mais profundos contra patógenos humanos, na busca por novos antibióticos ou potencializadores dos atuais.
There is an increasing number of evidences demonstrating that physiological proteolysis can yield many bioactive peptides encrypted in various proteins. These peptides, once released, may show different biological activities than their respective parent-protein e.g. hypotensive, opioid and antimicrobial actions. However, other bioactive peptides may be stuck on a polypeptide chain with no evident proteolytic cleavage sites for its release. A recent survey in the genomic information of different species showed that there are many encrypted antimicrobial peptides in larger protein sequences highlighting an unexplored potential. In this thesis, we explored this encrypted potential in the genomes of plants such as Theobroma cacao, Arabidopsis thaliana, Citrus sinensis e Gossypium raimondii. The putative intragenic antimicrobial peptides (IAPs) of each plant were filtered using different physical-chemical parameters via Kamal software. A total of 21 IAPs were selected, chemically synthesized and tested for their potential to inhibit the growth of human and plant fungi, yeasts and bacteria. Sixteen IAPs inhibit, at least, one of the tested microorganisms showing similar or superior activities when compared to the antimicrobial peptides (AMPs) DS01 e Asc-8. Two out of four peptides tested for their potential to act in synergy with commercial antibiotics were able to enhance the inhibition on Candida albicans biofilm formation. Biophysical analysis of the IAPs were performed to increase our knowledge about the peptides properties. The secondary structure of 21 IAPs and 6 AMPs were evaluated in the presence or absence of model phospholipid vesicles. The effect that these peptides have on the main phase transition of this phospholipid vesicles was also evaluated. A principal component analysis of the biophysical data clustered the peptides in four different groups. This analysis also highlighted the importance of hydrophobicity and propensity to helix formation in the activity of the IAPs. The results herein allowed a new understanding and evolution on our antimicrobial molecule prediction system that can be used in the search for new IAPs. The reinsertion of the IAPs information in its respective genome as an attempt to control infections caused by microorganisms is a promising perspective for the near future, as well as a deeper study with human pathogens in the search for new antibiotics or enhancers for the commercial ones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cherobim, Mariana Dornelles. "Atividade in vitro e in vivo dos peptídeos Pa-MAP 1.5 E Pa-MAP 1.9 derivados de Pleuronectes americanus contra Klebsiella pneumoniae ATCC 13883." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16676.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2014.
Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-10-29T19:41:10Z No. of bitstreams: 1 2014_MarianaDornellesCherobim.pdf: 2253045 bytes, checksum: 30449b1622cd0a37b98957acf907b947 (MD5)
Approved for entry into archive by Tania Milca Carvalho Malheiros(tania@bce.unb.br) on 2014-10-30T17:37:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_MarianaDornellesCherobim.pdf: 2253045 bytes, checksum: 30449b1622cd0a37b98957acf907b947 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-30T17:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_MarianaDornellesCherobim.pdf: 2253045 bytes, checksum: 30449b1622cd0a37b98957acf907b947 (MD5)
Peptídeos antimicrobianos (PAM) são componentes do sistema imune inato da maioria dos seres vivos. Estas moléculas vêm despertando um crescente interesse como alternativas aos antibióticos clássicos, uma vez que podem apresentar atividade antimicrobiana potente contra um amplo espectro de microrganismos, inclusive contra microrganismos resistentes aos antimicrobianos disponíveis. Por mais dinâmica que sejam as indústrias farmacêuticas na busca por novos fármacos, é praticamente impossivel o mercado farmacêutico acompanhar o espantoso fenômeno da multirresistência apresentada por muitos microrganismos. Neste contexto, os PAMs surgem como uma alternativa farmacológica, pois podem ser usados isoladamente ou combinados entre si ou com outros antibióticos clássicos. Neste estudo foi avaliada a atividade antimicrobiana de dois peptídeos sintéticos e análogos denominados Pa-MAP 1.5 e Pa-MAP 1.9, derivados de um peptídeo do peixe Pleuronectes americanus. Os dois análogos tiveram sua homogeneidade e grau de pureza analisados por espectrometria de massa do tipo MALDI-TOF e posteriormente foram submetidos a ensaios antimicrobianos, isoladamente e em combinação, contra a bactéria Gram-negativa Klebsiella pneumoniae e avaliados também, com relação à sua atividade citotóxica Os resultados in vitro evidenciaram uma forte atividade sinérgica com CIM de 4/4g.ml-1, dos peptídeos, sendo que esta concentração não se mostrou citotóxica. Resultados dos testes In vivo, mostraram que a combinação de peptídeos foi eficiente, sendo observado um decréscimo notável de UFCs de K. pneumoniae no sangue bem como nos pulmões, de camundongos Black C57/bl6. Os animais foram tratados com os peptídeos combinados, inoculados por via intravenosa, utilizando concentrações de 36 mg.Kg-1, 18mg.Kg-1 e 9mg.Kg-1 para o peptídeo Pa-MAP 1.5; e para o peptídeo Pa-MAP 1.9 as doses utilizadas foram de 4mg.Kg-1, 2mg.Kg-1 e 1mg.Kg-1. Com o objetivo de entender como ocorre o acoplamento e a interação destes peptídeos, foram propostos modelos tridimensionais in silico através de modelagem molecular. Resultados das modelagens in silico sugerem uma estrutura em α-hélice anfipática, para ambos os peptídeos. Quando se realizou o acoplamento molecular dos peptídeos com uma membrana aniônica, os peptídeos conjugados 11 apresentaram uma alta taxa de afinidade, corroborando assim com os resultados experimentais in vitro e in vivo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Antimicrobial peptides (AMPs) are innate immune system components, which are present in several living organisms. This molecules interesting is growing as an alternative for traditional antibiotics due to their potent antimicrobial activities against a broad range of microorganisms including those resistant to classical antibiotics. In spite of pharmaceutical companies dynamism for new drugs discovery, have been virtually impossible to pharmaceutical market to keep up the amazing multidrug resistance phenomen shown by many microorganisms. By this way, antimicrobial peptides stand out as promising pharmacological alternatives, since they can be used alone or in combination to classic antibiotic. In this view, the present study characterized the activity of two synthetic analogues, named Pa-MAP 1.5 and Pa-MAP 1.9 from Pleuronectes americanus fish. Both analogs had the homogeinity and purity degree checked by MALDI-ToF mass spectrometry. Moreover, peptides were assayed according their antibacterial activity, alone and in combination against Gram-negative Klebsiella pneumonia as well as their hemolytic activity. Data in vitro assay demonstrate a strong synergistic activity between peptides, with MIC of 4/4g.ml-1. Nevertheless at this concentration they did not showed cytolytic effects. The in vivo results showed that peptides combination were capable to pronounced decrease K. pneumoniae’s UFCs in blood count, as well in black C57/bl6 mouse’s lung. The animals were treated with the combined peptides via intravenously using concentrations of 36 mg.Kg-1, 18 mg.Kg-1 and 9 mg.Kg-1 for Pa-MAP 1.5; and 4mg.Kg-1, 2mg.Kg-1 e 1mg.Kg-1 for Pa-MAP 1.9. In order to understand these peptides interact in silico three-dimensional models were constructed by molecular modeling. Results of in silico modeling suggest amphipathic α-helical structures for both peptides. When molecular peptide docking was performed with anionic membranes, conjugated peptides showed high affinity rates, thus corroborating with in vitro and in vivo data presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Löfgren, Sara Emelie. "Atividades antimicrobiana, antiparasitária e hemolítica de peptídeos antimicrobianos isolados de animais aquáticos." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89841.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Prtograma de Pós-Graduação em Biotecnologia
Made available in DSpace on 2012-10-23T03:17:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 240183.pdf: 698488 bytes, checksum: 20b2234d82bd9de7fb818bafbded8a81 (MD5)
Peptídeos ou proteínas antimicrobianas (PAM) são componentes do sistema imune inato, presentes na maioria dos seres vivos, que vêm despertando um crescente interesse, uma vez que podem apresentar uma atividade antimicrobiana potente contra um amplo espectro de microrganismos, sendo usualmente atóxicos para células de mamíferos. No presente trabalho, foi investigada a atividade antibacteriana, antifúngica, antiparasitária e hemolítica, assim como a estabilidade em diferentes salinidades, de diferentes peptídeos isolados de animais aquáticos: taquiplesina (Taq), do limulídeo Tachypleus tridentatus, magainina (Mag), do anfíbio Xenopus laevis, clavanina (Clav), do tunicado Styela clava, peneidina (Pen), do camarão Litopenaeus vannamei, mitilina (Mit) do mexilhão Mytilus edulis e o fator anti-lipopolissacarídeo (ALF) do camarão Penaeus monodon. Os diferentes PAM foram testados contra bactérias marinhas do gênero Vibrio, leveduras e fungos filamentosos, de interesse médico e para aqüicultura. Para tanto, estes microrganismos foram incubados em microplacas (96 poços) com diluições seriadas dos diferentes PAM e o crescimento microbiano foi monitorado através de densidade óptica (630nm) e/ou ensaio colorimétrico (INT) no caso de bactérias, determinando-se a concentração mínima inibitória (MIC) e bactericida (MBC) para cada peptídeo. A Mag, Mit, e principalmente a Taq e o ALF (MIC < 1.5 M) apresentaram uma evidente atividade anti-víbrio. Quanto à atividade antifúngica, a Mag e a Taq foram ativas contra a maioria dos fungos testados (com exceção do dermatófito Microsporum canis), enquanto a Clav e Pen não tiveram efeito contra nenhuma espécie avaliada. A Mit e o ALF foram ativos contra fungos do gênero Fusarium de importância para aqüicultura. De modo geral, os PAM investigados neste estudo mostraram uma tendência de diminuir ou perder sua atividade em altas salinidades (> 250mM NaCl), sendo a Taq e a Mit os peptídeos mais estáveis nas diferentes concentrações de NaCl testadas. Curiosamente, todos os PAM utilizados neste estudo perderam sua atividade em presença de água do mar. A atividade antiparasitária dos diferentes PAM foi avaliada contra formas promastigota de Leishmania braziliensis e epi e tripomastigota (infectiva para mamíferos) de Trypanosoma cruzi. Os parasitos foram incubados com diluições seriadas dos diferentes PAM por períodos de 5 a 7h (atividade parasiticida) e de 24 e 72h (atividade antiproliferativa), utilizando um ensaio colorimétrico de viabilidade celular (MTT). A Taq mostrou-se o peptídeo mais potente, inibindo em 100% o crescimento de L. braziliensis e de formas tripomastigota de T. cruzi a partir de 12,5 M. A Pen e a Clav foram ativas somente contra formas tripomastigota de T. cruzi, e a Mit contra L. braziliensis, porém apenas em altas concentrações (100 M). Dos PAM investigados, a Taq e a Mag apresentaram a maior atividade hemolítica em altas concentrações (>12,5 M), sendo que os demais causaram baixas taxas de hemólise (<10%) até 50 M. Os resultados obtidos neste estudo apontam para a Taq como um peptídeo promissor para uso terapêutico em aqüicultura e saúde humana, uma vez que mostrou uma acentuada atividade antimicrobiana e antiparasitária, sendo relativamente pouco hemolítico nas concentrações em que foi ativo e sendo ainda muito estável em diferentes salinidades. Já ALF e a Mit mostraram-se moléculas potencialmente interessantes mais especificamente para aqüicultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Liege Bernardino da. "Peptídeos antimicrobianos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22046.

Full text
Abstract:
Mestrado em Microbiologia
A resistência bacteriana aos antibióticos tem vindo a tornar progressivamente mais difícil o tratamento de infeções e representa um desafio global no campo da saúde humana. Neste contexto, está em curso uma intensa procura por alternativas aos antibióticos clássicos, que permitam combater microrganismos multirresistentes de forma eficiente. Os peptídeos antimicrobianos, produzidos por diferentes organismos num contexto de defesa ou resposta imune, representam uma perspetiva terapêutica promissora como complemento ou alternativa aos antibióticos. Este trabalho pretende resumir de forma crítica o conhecimento atual sobre peptídeos antimicrobianos e seus mecanismos de ação, no contexto atual de desenvolvimento da resistência bacteriana a antibióticos, destacando algumas das aplicações mais promissoras e apresentando o género Pedobacter como exemplo de investigação em curso sobre a produção deste tipo de compostos em bactérias.
Bacterial resistance to antibiotics is making the treatment of infections progressively more difficult and represents a global challenge to human health. In this context, there is an intense search for alternatives to classical antibiotics, to efficiently control multi-resistant microbial pathogens. Antimicrobial peptides, produced by different organisms in a context of defense or immune response, represent a promising therapeutic perspective as a complement or alternative to antibiotics. This work intends to critically summarize the current knowledge on antimicrobial peptides and their mechanisms of action, in the current context of development of bacterial resistance to antibiotics, highlighting some of the most promising applications and presenting the genus Pedobacter as an example of ongoing research on the production of these compounds in bacteria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Irazazabal, Luz Noemí. "Avaliação estrutural e funcional de novos peptídeos antimicrobianos obtidos a partir de desenho racional." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23243.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Pós-Graduação em Patologia Molecular, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2017-02-07T15:24:34Z No. of bitstreams: 1 2016_LuzNoemíIrazazabal_Parcial.pdf: 4027818 bytes, checksum: a4a17fcf76040cb0870aeda98cdf7b92 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-04-12T20:58:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_LuzNoemíIrazazabal_Parcial.pdf: 4027818 bytes, checksum: a4a17fcf76040cb0870aeda98cdf7b92 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-12T20:58:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_LuzNoemíIrazazabal_Parcial.pdf: 4027818 bytes, checksum: a4a17fcf76040cb0870aeda98cdf7b92 (MD5)
As infecçõesrelacionadas à assistência à saúde e o surgimento de cepas bacterianas resistentes aos antibióticos de uso convencional, representam um dos principais problemas de saúde pública. Neste contexto, os peptídeos antimicrobianos (AMPs) têm sido considerados como uma potencial nova classe de compostos antimicrobianos. Objetivando a geração de novos agentes antimicrobianos potentes e não tóxicos, com potencial terapêutico, estratégias de desenho racional podem ser utilizadas para otimizar AMPs existentes ou para produzir novos AMPs com caraterísticas desejáveis. Nesta perspectiva, foi utilizada uma abordagem racional para gerar três peptídeos sintéticos ([I5, R8] MP, EcDBS1R6 e PaDBS1R1) e avaliar suas propriedades estruturais e funcionais. Mediante a determinação da concentração mínima inibitória (CMI), observou-se que todos os peptídeos mostraram atividade contra bactérias Gram-negativas (CMI = 1,5 – 12,5 μM) e Grampositivas (CMI = 3,125 – 50 μM). Apenas [I5, R8] MP apresentou atividade antifúngica contra Candida albicans com um valor de CMI baixo (12,5 μM). A determinação da concentração de peptídeo capaz de reduzir em 50% a viabilidade celular, revelou baixa ou nula atividade hemolítica (LC50 > 200 μM para os peptídeos [I5, R8] MP e EcDBS1R1; LC50 = 50 μM para PaDBS1R1), e ausência de citotoxicidade frente a células renais embrionárias humanas HEK-293 (LC50 ~ 111 – 143 μM). A cinética da atividade bactericida revelou uma rápida ação bactericida de PaDBS1R1 e [I5, R8] MP frente a E. coli (< 5 e 15 min, respectivamente) e moderada frente a S. aureus (30 e 45 min, respectivamente). No caso de EcDBS1R1, observou-se rápido efeito bactericida para ambas espécies bacterianas (15 min). Os ensaios de permeabilização e despolarização combinados às imagens de microscopia eletrônica de varredura com fonte de emissão de campo (MEV-FEG), indicaram que os peptídeos podem ser capazes de alterar a integridade da membrana bacteriana por meio de um mecanismo membranolítico. A análise da estrutura dos peptídeos por espectroscopia de dicroísmo circular e ressonância magnética nuclear, bem como a simulação por dinâmica molecular in silico em ambiente de membrana, revelou uma conformação α-hélice anfipática. Em conclusão, os resultados indicam que a avaliação estrutural e funcional dos AMPs sintéticos racionalmente desenhados, representa uma estratégia promissora para o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos como uma nova classe de fármacos com vista a abordar a problemática da resistência aos antibióticos.
Antimicrobial peptides (AMPs) have been considered as a potential novel class of antimicrobial compounds. In order to generate new potent and non-toxic antimicrobial agents, rational design strategies may be employed. In this view, we used a computational method to design three synthetic AMPs ([I5, R8] MP, EcDBS1R6 and PaDBS1R1). By determining the minimum inhibitory concentration, we found that all the peptides were active against Gram-negative and -positive bacteria. Only [I5, R8] MP was found to display antifungal activity. The determination of the peptide concentration producing 50% of cell lysis revealed low or no hemolytic activity, with no cytotoxicity towards human embryonic kidney cells HEK-293. During time-kill assays more rapid bactericidal effects were observed for PaDBS1R1 and [I5, R8] MP against E. coli compared to S. aureus. For the peptide EcDBS1R6, identical killing curves were obtained for both bacterial strains. Membrane permeabilization and depolarization studies combined with field emission gun scanning electron microscopy (SEM-FEG) revealed that a membranolytic mechanism occurs for these peptides. When analyzed by circular dichroism and nuclear magnetic resonance microscopy or by molecular dynamics simulations during interaction with a membrane model, peptides were shown to adopt an amphipathic alpha-helical conformation. In conclusion, our results indicate that the structural and functional evaluation of rationally designed synthetic AMPs represents a promising strategy for the development of potent novel antimicrobial agents.
Les peptides antimicrobiens sont considérés comme une nouvelle classe prometteuse d’agents anti-infectieux. Afin de développer de nouveaux agents efficaces et non toxiques, des stratégies de conception rationnelle peuvent être utilisées. Dans cette perspective, nous avons utilisé une approche computationnelle pour concevoir trois peptides synthétiques ([I5, R8] MP, EcDBS1R6 et PaDBS1R1). En déterminant la concentration minimale inhibitrice, nous avons montré que tous les peptides sont actifs contre les bactéries Gram-négatif et -positif. Seul [I5, R8] MP a montré une activité antifongique. La mesure de la concentration de peptide provoquant 50 % de mortalité cellulaire a permis de montrer que les peptides étaient faiblement ou non hémolytiques, sans toxicité vis-à-vis des cellules embryonnaires rénales humaines HEK-293. La cinétique bactéricide a révélé que PaDBS1R1 et [I5, R8] MP tuent rapidement E. coli en comparaison à S. aureus et que EcDBS1R6 élimine rapidement les deux souches. Des études de perméabilisation et de dépolarisation combinées à de la microscopie électronique à haute résolution (FEG-SEM) ont montré un mécanisme membranolytique des peptides. L’analyse de la structure des peptides par spectroscopie de dichroïsme circulaire et résonance magnétique nucléaire, ainsi que par modélisation moléculaire lors de leur interaction avec une membrane modèle, révèle une conformation en hélice alpha amphipatique. En conclusion, notre étude indique que l’évaluation structurale et fonctionnelle de peptides antimicrobiens synthétiques conçus de manière rationnelle représente une stratégie prometteuse pour le développement de nouveaux agents antimicrobiens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vaucher, Rodrigo de Almeida. "Influência do peptídeo P34 na expressão gênica em Listeria spp. e estudo da citotoxicidade dos peptídeos P34 e P40." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/23977.

Full text
Abstract:
Neste estudo foram realizados inicialmente, experimentos para avaliar a ação sinérgica do peptídeo antimicrobiano P34 com sobrenadantes de culturas de algumas bactérias lácticas selecionadas e isoladas de queijo Minas Frescal. Foi investigada a influência deste peptídeo na expressão de genes em L. monocytogenes e L. seeligeri, sua citotoxicidade em diferentes células eucarióticas e toxicidade “in vivo”. Também foram realizados alguns testes para avaliar a citotoxicidade do peptídeo antimicrobiano P40. A adição do peptídeo P34 no queijo provocou uma diminuição de até 3 ciclos logarítmicos na contagem de células viáveis de L. monocytogenes inoculada artificialmente. Um aumento significativo na expressão dos genes dltA, Imo 1695 e mptA de L. monocytogenes foi observado após 96 h com a presença do peptídeo P34 no queijo. A influência do peptídeo P34 na expressão de genes associados aos componentes do envelope celular de L. monocytogenes e L. seeligeri, promoveu um aumento não significativo nos níveis de transcrição de genes dltA, Imo1695 e mptA observados em L. monocytogenes após inoculação em placas e incubação por 24 h a 37°C ou 240 h a 4°C. Em L. seeligeri uma diminuição significativa na expressão do gene dltA foi observada. Os genes Imo1695 e mptA demonstraram uma diminuição significativa de sua expressão (2000 e 31872 vezes, respectivamente) na presença do peptídeo P34 e incubação por 24 h a 37°C. A inoculação da placa com o peptídeo P34 e incubação por 240 h a 4ºC não promoveu diminuição significativa da expressão do gene mptA. A citotoxicidade dos peptídeos P34 e P40 foi avaliada em células VERO, tratadas com diferentes concentrações (0,02 - 2,5 μg ml-1). Nos ensaios de MTT, NRU e LDH as EC50 para o peptídeo P34 foram 0.60, 1.25, 0.65 μg ml-1 e do peptídeo P40 foram 0,30, 0,51 e 0,57 μg ml-1, respectivamente. A atividade hemolítica em eritrócitos humanos foi de (5,8%) e (19%), respectivamente. Os efeitos sobre a viabilidade, motilidade e exocitose acrossomal de espermatozóides humanos também foram avaliadas para o peptídeo P34. Não houve reações de hipersensibilidade ou aumento significativo de títulos de anticorpos durante os experimentos imunogenicidade ou morte dos animais durante experimentos de toxicidade aguda ou subcrônica. A DL50 foi superior a 332,3 ± 0,76 mg/kg. Não foram observadas alterações significativas nos parâmetros bioquímicos séricos nos animais tratados com o peptídeo P34. Não foram detectados sinais de possível toxicidade nos animais do grupo tratado com 0,825 mg/ kg/dia do peptídeo P34. Neste grupo apenas alterações histológicas no baço com a presença de megacariócitos foram observadas. A partir destes resultados evidencia-se o potencial do peptídeo P34 para ser utilizado como bioconservante em alimentos.
In this study initial experiments were performed to evaluate synergistic action of the antimicrobial peptide P34 and culture supernatants of some selected lactic acid bacteria isolated from Minas Frescal cheese. The influence of this peptide in the expression of genes in L. monocytogenes and L. seeligeri, their cytotoxicity in differents eukaryotic cells and “in vivo” toxicity was investigated. Also, some tests were carried out o evaluate the cytotoxicity of the antimicrobial peptide P40. The peptide P34 caused a decrease of up to 3 log cycles in viable counts of L. monocytogenes artificially inoculated in cheese. A significant increase in expression of genes dltA, Imo1695 mptA of L. monocytogenes was observed after 96 h incubation of the peptide P34 in cheese. The influence of peptide P34 on the expression of genes associated to components of cell envelope of L. monocytogenes and L. seeligeri, promoted a non significant increase in the levels of transcription of genes dltA, Imo1695 and mptA were observed after incubation of L. monocytogenes for 24 hs at 37°C and 240 hs at 4°C in plates. In L. seeligeri a significant decrease was observed in gene expression dltA. The gene Imo1695 showed a significant decrease in its expression (2000-fold) after inoculation with the peptide P34. A significant decrease of expression was also observed for the gene mptA (31872 - times) after inoculation with the peptide P34 and incubation for 24 hours at 37°C. The inoculation of the plate with the P34 peptide and incubated for 240 hrs at 4°C, showed a non-significant decrease of gene expression. The cytotoxicity of the peptide P34 and P40 was assessed in VERO cells treated with different concentrations (0.02 - 2.5 μg ml- 1). In MTT, NRU and LDH assays the EC50 to the peptide P34 were 0.60, 1.25, 0.65 μg ml-1 and the peptide P40 were 0.30, 0.51 and 0.57 μg ml-1, respectively. The hemolytical activity on human erythrocytes was of (5.8%) and (19%), respectively. The effects on viability, motility and acrosomal exocytosis of humam sperm were also evaluated for peptideP34. There were no hypersensitivity reactions or significant increase in antibody titer during the immunogenicity experiment or death of animals during the acute or subchronic toxicity tests. The LD50 was more the 332.3 ± 0.76 mg/kg. No significant changes in the serum biochemical parameters were observed in the animals treated with the peptide P34. Signs of possible toxicity were no detected in animals in the group treated with 0.825 mg/kg day of peptide P34. In this group only histological changes in the spleen with the presence of megakaryocytes were observed. From these results show the potential o peptide P34 to be used in future as biopreservative in foods.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guimarães, Aline Barbosa. "Síntese química e avaliação das propriedades antibacterianas e antiparasitárias de análogos de peptídeos antimicrobianos de anuros." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.T.20415.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular, 2015.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-05-23T20:15:06Z No. of bitstreams: 1 2015_AlineBarbosaGuimarães.pdf: 2424456 bytes, checksum: 3669624d2b0be643694587e454074e3c (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2016-05-26T16:27:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_AlineBarbosaGuimarães.pdf: 2424456 bytes, checksum: 3669624d2b0be643694587e454074e3c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-26T16:27:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_AlineBarbosaGuimarães.pdf: 2424456 bytes, checksum: 3669624d2b0be643694587e454074e3c (MD5)
Com o surgimento de cepas de fungos e bactérias patogênicas resistentes aos antibióticos comerciais disponíveis, o tratamento de diversas infecções passou a ser prejudicado. Para o desenvolvimento de novos agentes eficazes para o controle dessas infecções, novos tipos de compostos antimicrobianos estão sendo investigados e as secreções da pele de anfíbios, ricas em peptídeos antimicrobianos (PAMs), são uma das principais fontes biológicas em estudo. Na pele de anuros, tais peptídeos apresentam um relevante papel fisiológico na resposta imune inata, agindo como uma barreira contra potenciais agentes patogênicos. Embora os PAMs naturais sejam agentes terapêuticos potenciais, as suas propriedades físico-químicas e a bioatividade geralmente precisam ser melhoradas de modo que o uso clínico possa ser considerado. No presente estudo, o PAM com 25 resíduos de aminoácidos ocelatina-P1 (OC-P1), isolado das rãs Leptodactylus pentadactylus e L. labyrinthicus, foi empregado como modelo para o desenho de análogos peptídicos, de modo a avaliar os efeitos de modificações em parâmetros estruturais como hidrofobicidade, anfipaticidade, carga líquida e comprimento da cadeia peptídica sobre a sua eficácia biológica. Um grupo de análogos da Oc-P1 foi sintetizado e testado na presença de bactérias, fungos e protozoários patogênicos. Os efeitos observados foram correlacionados com as modificações estruturais propostas. Dentro deste grupo de peptídeos, que compreende 8 análogos contendo entre 14 e 16 resíduos e o PAM selvagem Oc-P1, o peptídeo selvagem foi o mais eficaz, e dentre os análogos propostos, somente um apresentou atividade biológica. Este análogo apresentou atividade hemolítica considerável, sendo observado que o aumento da atividade hemolítica estava geralmente relacionado ao aumento da hidrofobicidade e da anfipaticidade. No geral, o presente trabalho sugere que o desenho e a síntese química de novos peptídeos a partir de PAMs de anuros é uma atraente metodologia de estudo para concepção de novos compostos, mas que o delicado refinamento das características estruturais é limitante no desenvolvimento de novas drogas baseadas em estruturas peptídicas com uso terapêutico em potencial.
The treatment of several infections has become impaired considering the resistance of pathogenic fungi and bacteria to commercial antibiotics. In order to develop new effective agents for controlling these infections, new types of antimicrobial compounds are under investigation, and the skin secretions of amphibians, rich in antimicrobial peptides (AMPs), are one of the major biological sources under study. Inanurans skin, such peptides display important physiological role in the innate immune response, acting as a barrier against potential pathogens. While natural AMPs arepotential therapeutic agents, their physicochemical properties and bioactivity generally need improvement to permit their clinical use. In the present study, the 25-residueocellatin-P1 (Oc-P1), isolated from Leptodactylus pentadactylus and L. labyrinthicus, was used as a template in the design of new peptide analogs, in order to allow the evaluation of the effects of structural parameters, such as hydrophobicity, amphipathicity, net charge and sequence length on their biological properties. Onegroup of analogs was synthesized and tested against pathogenic bacteria, fungi and protozoan. The detected biological effects were analyzed considering the structuralmodifications implemented. Within this group, comprising eight peptides with 14 to 16residues and the native ocellatin-P1, the wild type peptide was the most active and among the analogs, only one exhibited biological activity. This analog showed significant hemolytic activity and the strong hemolytic activity of the peptides generally correlated with high hydrophobicity and amphipathicity. Overall, our study suggeststhat the design and chemical synthesis of new peptides derivated from frog-skin AMPs is an attractive methodology in the search for new biologically active compounds, but the delicate refinement of the structural features is limitant for the development of newtherapeutic peptide-based drugs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kostopoulos, Alessandra Godoi Cardoso. "Estudo in vitro e in vivo da atividade antimicrobiana de peptídeos isolados ou combinados contra cepas multirresistentes de Klebsiella pneumoniae." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32836.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Fundação Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2018.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-10-03T21:33:20Z No. of bitstreams: 1 2018_AlessandraGodoiCardoso.pdf: 1318780 bytes, checksum: 585433279bee92ac3733f82a14418b55 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-10-18T21:40:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_AlessandraGodoiCardoso.pdf: 1318780 bytes, checksum: 585433279bee92ac3733f82a14418b55 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-18T21:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_AlessandraGodoiCardoso.pdf: 1318780 bytes, checksum: 585433279bee92ac3733f82a14418b55 (MD5) Previous issue date: 2018-10-03
O surgimento de estirpes com resistência múltipla aos fármacos mais potentes é motivo de preocupação dos profissionais de saúde e de toda comunidade científica reforçando a necessidade de formulação de novos medicamentos ou terapias coadjuvantes capazes de inibir a rápida proliferação de microrganismos multirresistentes. Neste contexto, os peptídeos antimicrobianos (PAMs) surgem como uma alternativa farmacológica podendo ser estudados isolados ou associados a outros antibióticos. Neste trabalho foi avaliado, in vitro, o efeito isolado e combinado dos peptídeos Synoeca-MP e IDR-1018 contra isolados clínicos multirresistentes de Klebsiella pneumoniae (Kp1410503; Kp1536816; Kp2016295 e Kp2177569 – LACEN). Além disso, o peptídeo Synoeca-MP também foi avaliado in vitro quanto a sua capacidade de combinação com antimicrobianos pertencentes a três classes distintas revelando atividade sinérgica quando combinado ao antimicrobiano levofloxacina. Nos experimentos in vivo, foi observada uma alta mortalidade de camundongos BALB/c quando os mesmos foram inoculados com as concentrações do peptídeo Synoeca - MP 0,64 mg.kg-¹; 6,4 mg.kg-¹; 12,8 mg.kg-¹ e 19,2 mg.kg-¹, definidas in vitro após a definição da Concentração inibitória Mínima (CIM), levando todos os animais a óbito em até 24 horas demonstrando a necessidade de análises complementares e/ou a utilização de outras concentrações para uma melhor avaliação da atividade antimicrobiana de Synoeca-MP in vivo.
The emergence of strains with multiple resistance to the most potent drugs is motive for concern of health professionals and the entire scientific community reinforcing the need of formulation of new drugs or adjuvant therapies capable of inhibiting the rapid proliferation of multiresistant microorganisms. In this context, antimicrobial peptides (PAMs) appear as a pharmacological alternative and can be studied isolation or associated with other antibiotics. This work was evaluated in vitro effect isolated and combined of the peptides Synoeca - MP and IDR - 1018 against multi-resistant clinical isolates of Klebsiella pneumoniae (Kp1410503; Kp1536816; Kp2016295 and Kp2177569 - LACEN). In addition, the Synoeca peptide was also evaluated in vitro for its ability to combine with antimicrobials belonging to three distinct classes revealing synergistic activity when combined with the antimicrobial levofloxacin. In the in vivo experiments, a high mortality of BALB/c mice was observed when they were inoculated with the concentrations of Synoeca – MP peptide 0,64 mg.kg-¹; 6,4 mg.kg-¹; 12,8 mg.kg- ¹ and 19,2 mg.kg-¹, defined in vitro after the definition of the Minimal Inhibitory Concentration (CIM), leading to all deaths within 24 hours, demonstrating the need for complementary analyzes and / or the use of other concentrations for a better evaluation of the antimicrobial activity of Synoeca-MP in vivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soldati, Kahena Rodrigues. "Peptídeos antimicrobianos e doença periodontal : influência do tabagismo na expressão de peptídeos antimicrobianos e possíveis efeitos de peptídeos sintéticos sobre biofilmes multi-espécies /." Araraquara, 2020. http://hdl.handle.net/11449/192943.

Full text
Abstract:
Orientador: Daniela Leal Zandim-Barcelos
Resumo: Peptídeos antimicrobianos (PAMs) são importantes componentes da resposta do hospedeiro contra patógenos invasores. Além da ação antimicrobiana direta, podem também participar na modulação do sistema imune. No entanto, o papel dos PAMs na etiopatogênese da doença periodontal e os fatores de risco que podem influenciar sua expressão na cavidade bucal ainda não se encontram totalmente elucidados. Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram: (1) avaliar a influência do tabagismo nos níveis de LL-37 e HNP 1-3 no fluido crevicular gengival (FCG) de pacientes com periodontite e investigar a associação entre os níveis destes PAMs e de mediadores inflamatórios nos sítios com ausência e presença de doença periodontal; (2) investigar o impacto do tabagismo nos níveis de hBD1 e 2 em pacientes com periodontite e avaliar os efeitos da nicotina e cotinina na expressão destes PAMs por queratinócitos; (3) avaliar a atividade metabólica e enzimática durante a recolonização de biofilmes multi-espécies periodontopatogênicos após tratamento com peptídeos sintéticos derivados da catelicidina humana (LL31 e D-LL31). A quantificação dos PAMs e mediadores inflamatórios no FCG foi realizada por meio de ensaio ELISA sanduiche e Multiplex, repectivamente, enquanto a RT-qPCR em tempo real detectou a expressão gênica dos PAMs por queratinócitos. A produção de ácido láctico foi mensurada para determinar a atividade metabólica nos biofilmes pós-tratamento, enquanto a atividade enzimática foi analisad... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Antimicrobial peptides (AMPs) are important components of the host response against invading pathogens. In addition to the direct antimicrobial activity, they can also participate in the immune system modulation. However, the role of AMPs in the etiopathogenesis of periodontal disease and the risk factors that may influence their expression in the oral cavity are not yet fully understood. Thus, the purposes of the present study were: (1) to evaluate the influence of smoking on the levels of LL-37 and HNP 1-3 in the gingival crevicular fluid (GCF) of patients with periodontitis and to investigate the association between the levels of these AMPs and inflammatory mediators at sites with absence and presence of periodontal disease; (2) to investigate the impact of smoking on hBD1 and 2 levels in patients with periodontitis and to evaluate the effects of nicotine and cotinine on the expression of these AMPs by keratinocytes; (3) evaluate the metabolic and enzymatic activity during the recolonization of multi-species periodontopathogenic biofilms after treatment with synthetic peptides derived from human cathelicidin (LL31 and D-LL31). The quantification of AMPs and inflammatory mediators in the GCF was performed by sandwich ELISAs and Multiplex assay, respectively, while RT-qPCR in real time detected the gene expression of the AMPs by keratinocytes. The production of lactic acid was measured to determine the metabolic activity in post-treatment biofilms, while the enzymatic activi... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Peptídio antimicrobiano"

1

Costa, Larissa Cristina, Marcia Regina Terra, Katia Real Rocha, Marcia Cristina Furlaneto, and Luciana Furlaneto-Maia. "BACTERIOCINAS: PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANOS E SUAS APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS." In Avanços e Desafios da Nutrição 3, 152–64. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.40819240518.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, Odete, Paulo Fernando de Almeida, Cristina Maria A. L. T. M. H. Quintella, and Ana Maria Álvares Tavares da Mata. "BIORREMEDIAÇÃO DE MANGUEZAL CONTAMINADO COM PETRÓLEO COM OBTENÇÃO DE ATIVIDADE ANTIMICROBIANA EM BIOPOLÍMEROS E PEPTÍDIOS CRISTALIZADOS." In Biomedicina e Farmácia: Aproximações 2, 172–88. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.23119150417.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cunha, Nicolau Brito da, Michel Lopes Leite, Kamila Botelho Sampaio, and Simoni Campos Dias. "PRODUÇÃO DE PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANOS EM SISTEMAS VEGETAIS: VÍRUS DE PLANTAS COMO REATORES DE FÁRMACOS." In Agronomia: Elo da Cadeia Produtiva 6, 185–218. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.25019031215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida Filho, Odaias Pereira de, Breno Emanuel Farias Frihling, Michel Ângelo Constantino de Oliveira, Gilberto Astolfi, Hemerson Pistori, and Ludovico Migliolo. "AVALIAÇÃO E SELEÇÃO IN SILICO DE PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANOS BIOINSPIRADOS NA L-AMINOÁCIDO OXIDASE DA SERPENTE Bothrops jararacussu." In Prospecção de Moléculas Bioativas em Animais e Plantas: Uma Visão Biotecnológica, 71–80. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7541902096.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nóbrega, Mariana Magalhães, Patrícia Silva Nunes, and Tamíris Augusto Marinho. "INTRODUÇÃO AO EMPREGO DE PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANOS COMO ALIADOS POTENCIAIS NO CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES POR MICRORGANISMOS RESISTÊNTES À ANTIBIÓTICOS." In Ciências da Saúde: Campo Promissor em Pesquisa 9, 92–100. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.91220110210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Vinícius dos Santos, Lilian Raquel Hickert, Lúcia Allembrandt da Silva Ries, Patricia da Silva Malheiros, and Karla Joseane Perez. "Avaliação da atividade antimicrobiana de peptídeos produzidos por Bacillus amyloliquefaciens P5 e nanoencapsulação visando à inibição de bactérias patogênicas de alimentos." In Ciência e Tecnologia dos Alimentos – Volume 10. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-067-5.cap.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Peptídio antimicrobiano"

1

Waz, Natalha Tedeschi, Bárbara Milani Froes, and Michelle Darrieux. "PAPEL DA CÁPSULA POLISSACARÍDICA E DA PROTEÍNA PspA NA AÇÃO MICROBICIDA DA INDOLICIDINA SOBRE Streptococcus pneumoniae." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1098.

Full text
Abstract:
Introdução: Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é uma bactéria responsável por elevada mortalidade no mundo todo. É um patógeno Gram-positivo extracelular recoberto por uma cápsula polissacarídica. A cápsula confere proteção contra a fagocitose pelo sistema imune, além de influenciar diferentes aspectos da patogênese bacteriana, como adesão e deposição de moléculas do sistema complemento. Devido à sua elevada imunogenicidade, os polissacarídeos capsulares constituem a base das formulações vacinais atualmente disponíveis contra o pneumococo. As cápsulas apresentam elevada variabilidade, permitindo a classificação da bactéria em 96 sorotipos. Os peptídeos antimicrobianos (AMPs) representam uma das primeiras linhas de defesa imune, através da capacidade de promover a lise de diversos patógenos. A indolicidina, um peptídeo catiônico produzido por neutrófilos ativados, apresenta ação bactericida contra o pneumococo. Nosso grupo demonstrou que a presença da proteína PspA – um importante candidato vacinal – na superfície da bactéria apresenta efeito protetor contra a lise por indolicidina. No entanto, a influência de outros fatores de virulência, como cápsula polissacarídica, não foram investigados. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o papel da cápsula polissacarídica na proteção da bactéria contra a ação lítica da indolicidina. Material e métodos: Inicialmente foi avaliada a sensibilidade à indolicidina de pneumococos de quatro sorotipos capsulares diferentes. Em seguida, foi analisada a resistência à indolicidina em pneumococos selvagens versus mutantes isogênicos sem cápsula. Resultados: Os dados obtidos no primeiro ano de projeto indicam que diferentes sorotipos de pneumococo apresentam variação na resistência à indolicidina; os isolados 245/00 (sorotipo 14) e A66.1 (sorotipo 3) foram mais sensíveis quando comparados à D39 (sorotipo 2). A presença da cápsula também parece influenciar a ação lítica da indolicidina; a bactéria mutante se mostrou mais sensível ao AMP quando comparada à bactéria encapsulada. Conclusão e perspectivas: Os dados obtidos até o momento sugerem que a cápsula desempenha um papel protetor contra a ação da indolicidina e que variações na composição da mesma podem afetar a resistência bacteriana ao peptídeo. Novos ensaios utilizando-se pneumococos de diferentes sorotipos irão confirmar a influência da composição da cápsula na ação da indolicidina, enquanto a comparação de pneumococos selvagens e mutantes sem cápsula com diferentes backgrounds genéticos elucidará o efeito desta estrutura na proteção da bactéria contra este AMP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Valencia, Yeny Y. P., Gabriel C. A. da Hora, and Thereza A. Soares. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE AGREGADOS DE POPG NA PRESENÇA DO PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO LL37." In Encontro Anual da Biofísica 2018. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/biofisica2018-06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MEDEIROS, MARÍLIA, LAURA DE OLIVEIRA NASCIMENTO, and JULIANA SOUZA RIBEIRO COSTA. "Nanoestruturas poliméricas para veiculação de peptídeos antimicrobianos com potencial leishmanicida." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-51173.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araujo, Iris de, Júlia Lima, Marcia Aparecida Sperança, Luciano Puzer, Sirlei Daffre, Jose Ricardo Murari Pires, and Fernanda Dias da Silva. "Expressão Recombinante do Peptídeo Antimicrobiano e Quelante de Cobre Microplusina, Contendo Modificações em suas Extremidades Amino- e Carboxi-terminais." In V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/biochem-vsimbbtec-21974.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SILVA JUNIOR, A. G., I. A. M. FRIAS, S. R. SÁ, R. G. LIMA-NETO, O. L. FRANCO, M. D. L. OLIVIERA, and C. A. S. ANDRADE. "BIOSSENSOR PARA DETECÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS BASEADO EM PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO MASTOPARANO-L/MO E NANOESTRUTURAS NÚCLEO-CASCA DE Fe3O4@Au." In ANAIS DO 5º ENCONTRO BRASILEIRO PARA INOVAçãO TERAPêUTICA. Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ebit-2017-85689.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moura Duin, Izabela, Vanessa Hitomi Sugahara Rodrigues, Talita Vigo Longhi, Maíra Tiaki Higuchi, and Rui Pereira Leite Jr. "Confirmação da Transformação de Plantas do Porta-enxerto Citrumelo Swingle com Genes que Codificam Peptídeos Antimicrobianos." In Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. Londrina - PR, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/simbbtec-2017-80889.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bonotto, Nathália Cardoso De Afonso, Bárbara Osmarin Turra, Cibele Ferreira Teixeira, Ivana Beatrice Mânica Cruz, and Fernanda Barbisan. "QUETIAPINA NÃO-METABOLIZADA MODULA A FORMAÇÃO DE ARMADILHAS EXTRACELULARES DE NEUTRÓFILOS." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/997.

Full text
Abstract:
Introdução: A quetiapina (QUE) é um fármaco que, devido as suas diferentes formas de interação com os receptores, apresenta grande aplicabilidade clínica. Entretanto, esta droga possui muitos efeitos indesejados, tais como distúrbios da via metabólica e alterações no sistema imunológico. Durante seu metabolismo, 95% da QUE é biotransformada em seu principal metabólito ativo, a norquetiapina, os outros 5% permanecem como quetiapina não metabolizada (nmQUE), esta que pode ser responsável por alterações imunológicas periféricas, principalmente a inflamação crônica de baixo grau. Os neutrófilos são a principal linha de defesa dentre os glóbulos brancos, estando inteiramente associados à resposta imune inata. Recentemente, descobriu-se que essas células são capazes de formar uma estrutura única de DNA “decorada” de peptídeos antimicrobianos, denominadas armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs), as quais se formam logo após a hiperestimulação. A formação das NETs durante as doenças inflamatórias é favorecida por tecidos pró-inflamatórios e citocinas sistêmicas. Objetivo: Avaliar in vitro o possível efeito modulatório da nmQUE na ativação inflamatória causada pela formação de NETs. Métodos: Neutrófilos isolados do sangue humano de doadores saudáveis foram previamente ativados ou não pela exposição a células de leveduras (Saccharomyces cerevisiae), concentração de 1x107 cels/mL por 2 horas. Posteriormente, as células foram expostas a 100 µg/L de nmQUE por mais 2 horas, sendo, logo após, fixadas e coradas via Kit Panótico® e reagente Quant-iT™ PicoGreen®, seguidos pela captura de imagens. A formação das NETs foi mensurada via software Digimizer Image Analysis seguida pela análise não-paramétrica de Kruskal Wallis. Os valores foram considerados significativos quando p≤0,05. Resultados: Nas células tratadas apenas com nmQUE foi possível observar uma maior indução da formação de NETs, quando comparadas aquelas expostas somente à levedura. A ativação das NETs foi ainda maior no grupo exposto tanto a células de leveduras, quanto a nmQUE. Conclusão: Apesar das limitações inerentes aos estudos in vitro, nossos resultados demonstram que a nmQUE apresentou influência significativa na formação de NETs, com e sem a exposição a células de leveduras, representando um grande problema da terapia antipsicótica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography