Academic literature on the topic 'Perfil de estudantes'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Perfil de estudantes.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Perfil de estudantes"

1

Borges Vilela-Ribeiro, Eveline, and Anna Maria Canavarro Benite. "IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 7, no. 01 (October 11, 2019): 69–79. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v7i01.188.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi o de estudar as zonas de perfis conceituais como estratégia para avaliação da aprendizagem sobre transformações químicas e físicas. Foi planejada uma estratégia didática abordando transformações físicas e químicas utilizando o tema gerador “lixo”, e aplicada em cinco escolas de ensino médio nas cidades de Jataí e Goiânia, ambas do Estado de Goiânia, Brasil. Foi avaliada a aprendizagem dos estudantes utilizando zonas de perfil conceitual em condições adaptadas. Também foram relacionados os perfis conceituais alcançados pelos estudantes à escola que eles frequentam. Dos 46 estudantes que participaram da avaliação da estratégia, 18 apresentaram perfil conceitual “Confuso”, 15 deles, com um perfil conceitual “Cozinha”; e 13 com perfil “Mecânico”. Foi evidenciado que mais de 70% dos estudantes, mesmo após a aula ou a estratégia didática, ainda possuíam perfis conceituais incoerentes. Embora os perfis conceituais tenham sido considerados adequados para avaliar o desempenho dos estudantes sobre o assunto, foi percebido que a estratégia didática não foi eficiente para promover o aprendizado sobre o assunto para os estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Beatriz, Marina Borges Gonçalves, Léia Viviane Fontoura, and Gustavo D’Eça Neves. "Perfil sexual de estudantes universitários." Revista Brasileira em Promoção da Saúde 30, no. 4 (December 6, 2017): 1–8. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2017.6219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rezende, Bruno Henrique Evangelista, Letícia Gomes Ribeiro, Talyta de Freitas Sousa, Thiago de Souza Oliveira, Vinicius Evangelista Rezende, and Denilson Junio Marques Soares. "Análise do perfil do estudante de Engenharia Civil do IFMG – Campus Piumhi." Research, Society and Development 9, no. 8 (August 6, 2020): e992986713. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6713.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma discussão acerca do perfil do estudante matriculado no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Piumhi. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada em uma amostra de 120 estudantes, que utilizou questionários virtuais e físicos para levantar informações de aspectos sociais, profissionais e econômicos dos estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes do curso é do sexo masculino (55,0%), moram com os pais (45,0%) e possuem renda familiar entre dois e quatro salários mínimos (46%), se locomove a pé (50,0%), realizam suas refeições em casa (72,0%), frequentaram o ensino médio em escola pública (68,0%) e possuem algum tipo de auxílio estudantil (52%). Em relação à escolha do curso, a maioria optou por Engenharia Civil como primeira opção (77%). Dos demais, a opção mais procurada foi Arquitetura e Urbanismo (29,0%). O principal motivo da escolha pelo curso foi a vocação (36,0%) e pela escolha do campus foi a localização (55,0%). Ademais, os respondentes pretendem exercer a profissão em empresas privadas (38,0%) e consideram realizar uma pós-graduação (48,0%). Espera-se que este artigo oriente uma melhor gestão na instituição, através do conhecimento do perfil dos seus estudantes, trazendo benefícios a todos os envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona, Ana Maria de Albuquerque Moreira, Catarina de Almeida Santos, and Silene de Paulino Lozzi. "Equidade e democratização: o perfil dos estudantes cotistas na Universidade de Brasília." Laplage em Revista 6, no. 1 (February 22, 2020): 19. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220202061717p.19-33.

Full text
Abstract:
O presente artigo versa sobre a temática da equidade e da democratização na educação superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva que, com base nos microdados e no Questionário do Estudante do Enade 2017, buscou evidenciar os efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília (UnB) a partir da análise do perfil dos estudantes cotistas. Os dados revelaram que as características sociais, econômicas e educacionais dos estudantes da UnB vêm diversificando o perfil dos educandos da Universidade. Também demonstrou resultados das políticas e ações de suporte à permanência, destinadas a esses estudantes ao longo do curso na UnB. Concluiu-se que os efeitos das políticas de cotas na UnB, ao diversificar o perfil do estudante, têm contribuído para a equidade e a democratização do acesso à educação superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Roncon, Paulo Fernando, and Sarah Munhoz. "Estudantes de enfermagem têm perfil empreendedor?" Revista Brasileira de Enfermagem 62, no. 5 (October 2009): 695–700. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000500007.

Full text
Abstract:
Estudo descritivo-exploratório que teve como objetivo conhecer o perfil dos estudantes concluintes de um curso de graduação em enfermagem quanto ao empreendedorismo. O Teste de Tendência Empreendedora Geral, contendo 54 questões, foi aplicado a 41 estudantes. Os resultados demonstraram que14% apresentam cinco tendências empreendedoras e 12% quatro tendências empreendedoras; 80% apresentam fraca ou nenhuma tendência empreendedora. A grande maioria pretende encaminhar sua a profissão em atividades assistenciais, enquanto nenhum dos estudantes pretende atuar em atividades administrativas. Conclui-se que, os estudantes possuem baixo grau de presença de características empreendedoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Liliane Honorato, and Débora Carneiro Zuin. "O sistema de saúde na assistência estudantil da UFV." Revista Internacional de Educação Superior 6 (December 5, 2019): e020034. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656321.

Full text
Abstract:
Grande mudança foi observada no cenário educacional brasileiro após a expansão do Ensino Superior devido à instauração do sistema de cotas e de programas do governo tais como Reuni e Prouni. Dessa maneira houve mudança no perfil dos universitários brasileiros, aumentando muito o número daqueles que apresentam maior vulnerabilidade econômica e social. Assim, a Assistência Estudantil torna-se essencial para manutenção destes estudantes no Ensino Superior e para servir de suporte para que estes consigam concluir os seus estudos. Nessa pesquisa, buscou-se conhecer a percepção dos estudantes com este perfil em relação à assistência à saúde recebida em uma instituição federal de ensino (Universidade Federal de Viçosa/ UFV). Método: A técnica de coleta de dados foi o grupo focal realizado com os representantes da CME (Comissão de Moradias Estudantis) da UFV. Resultados: O objetivo foi alcançado pois este estudo permitiu perceber o conhecimento dos estudantes sobre a assistência estudantil em geral e em especial em relação à assistência à saúde, além de descobrir seus anseios e queixas. Conclusão: pode-se concluir que apesar de possuir uma abrangente Assistência Estudantil, a UFV não consegue atender todas as demandas existentes e que necessita de maior envolvimento com os estudantes para que ocorra maior participação destes, tanto nas decisões de ações quanto no planejamento da utilização de recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcez, Pedro de Moraes. "QUEM É ESTUDANTE FALANTE DE PORTUGUÊS EM FAMÍLIAS DE ORIGEM BRASILEIRA EM TORONTO, CANADÁ? QUESTÕES DE CLASSE." Linguagem em (Dis)curso 18, no. 3 (December 2018): 729–49. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180304-do0418.

Full text
Abstract:
Resumo Filhos de famílias de migrantes de origem brasileira em Toronto podem ser vistos como estudantes falantes de português, expressão usada por direções escolares da cidade para identificar luso-canadenses marcados por insucesso escolar. Entrevistas com estudantes de origem brasileira que frequentavam escolas de uma mesma Direção Escolar e suas famílias mostram, porém, perfis socioeconômicos distintos, conforme indicado pelas regiões de residência e as ocupações dos pais, associados a ideologias de linguagem diferentes. Amostras do discurso de entrevistados em cada perfil sobre o valor de falar português revelam indícios de aproximação apenas dos migrantes brasileiros com menos qualificação profissional à etnoclasse falante de português luso-canadense. O distanciamento do português por parte de uma estudante nesse perfil que, entretanto, possui aspirações acadêmicas aprofunda o entendimento das diferentes perspectivas do que é ser estudante falante de português em Toronto. O estudo reforça a relevância de classe social para os estudos da linguagem na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Braz, Raquel Leite, and Maria do Carmo de Lacerda Peixoto. "Perfil dos estudantes participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, no. 3 (December 2018): 795–814. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300013.

Full text
Abstract:
A mobilidade acadêmica constitui-se em um elemento importante para o ensino superior desde seus primórdios. Ao longo do processo de globalização, as políticas educacionais para internacionalização da educação foram intensificadas, ampliando a migração acadêmica temporária dos estudantes universitários. Na educação superior brasileira, constituída por um sistema complexo e diversificado de instituições públicas e privadas com diferentes tipos de cursos e programas, há as modalidades de mobilidade acadêmica internacional e nacional. Em 2003, foi criado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) um programa de mobilidade estudantil a ser realizado exclusivamente no território brasileiro. O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica (PAMA) é realizado por meio de convênio firmado entre a Associação e 63 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), estabelecendo uma relação de reciprocidade entre as signatárias para fins de mobilidade dos alunos de graduação, de modo que eles possam cursar os componentes curriculares em instituição federal diversa daquela em que estão regularmente matriculados. Nesta pesquisa, buscou-se identificar o perfil sociodemográfico dos estudantes participantes do Programa e traçar algumas considerações sobre as trajetórias escolares dos mesmos. A metodologia compreendeu a realização de pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas, e a aplicação de um questionário virtual. A análise dos dados mostrou que os estudantes participantes do PAMA são majoritariamente brancos, do sexo feminino, com média de idade de 23 anos, provenientes de famílias pouco numerosas, com menos irmãos, de pais com escolaridade de ensino médio, ou de ensino superior, e com faixa de renda de até 10 salários mínimos. Em grande parte, eles são discentes de cursos de graduação diurnos, da área de Ciências Sociais e Aplicadas, de universidades localizadas na região sudeste e com percursos escolares sem grandes interrupções. Os participantes avaliaram como deficientes a divulgação e as informações sobre o PAMA nas IFES. Neste estudo, chegou-se à conclusão de que, em qualquer escala que se realize, a mobilidade é uma vivência construtiva na formação dos estudantes de ensino superior e que ela deve ser ampliada para alcançar diferentes perfis estudantis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melo, Francisco Ramos de, Edna Lúcia Flôres, Sirlon Diniz de Carvalho, Weber Martins, Gilberto Arantes Carrijo, and Antônio Cláudio Paschoarelli Veiga. "Conteúdo didático multinível para personalização reativa em sistemas tutores inteligentes." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 23, no. 6 (December 2012): 679–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592012000600003.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um modelo para organização de conteúdos didáticos em sistemas tutores inteligentes conexionistas. A disponibilidade de conteúdos didáticos em formato único tem se apresentado como um problema para muitos estudantes. A inadequação de um formato único de conteúdo que desconsidera diferenças de perfil individual pode apresentar resultados ineficientes no processo de ensino aprendizagem. A proposta de estruturação multinível de conceitos possibilita diferentes combinações de apresentação para um mesmo conteúdo. Pressupondo que o padrão bem sucedido de organização do estudo por um estudante pode ser aplicado a outros estudantes com perfis semelhantes, um sistema foi estruturado para auxiliar na tarefa de personalização reativa do conteúdo. A personalização é propiciada por uma rede neural que associa o perfil do estudante a um padrão proximal de aprendizagem. Este padrão é combinado com regras de especialistas para possibilitar uma seleção probabilistica para que o sistema apresente a reatividade nos diferentes momentos do processo. Os resultados do experimento indicam que a abordagem é eficiente ao proporcionar melhor aproveitamento do conteúdo no processo individual de estudo e o seu potencial emprego no Ensino a Distância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti, Juliana Maciel de Souza, Cassiano Kuchenbecker Rösing, and Alexandre Baumgarten. "Perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 52, no. 1/3 (March 4, 2011): 25–32. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.29914.

Full text
Abstract:
Objetivos: Conhecer o perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Metodologia: Estudo transversal realizado por meio da aplicação de questionário semiestruturado, pré-testado, dividido em: perfil sociodemográfico dos estudantes; sobre a opção pela Odontologia e perspectiva de atuação profissional. Participaram do estudo 360 estudantes do 1º ao 10º semestre do curso de Odontologia (88,5% do total). Foi criado um banco de dados com as informações coletadas (questões objetivas), digitadas no software estatístico SPSS. As respostas envolvendo a opinião dos estudantes foram interpretadas seguindo o método da análise de conteúdo. Resultados: A maior parte dos estudantes são mulheres, jovens, solteiros (as), sem filhos, do Rio Grande do Sul, sem dentista na família, não trabalham, embora apresente vínculo com projetos de pesquisa, monitoria ou extensão universitária, remunerados ou não. Seus pais apresentam alto nível de escolaridade e estão inseridos no mercado de trabalho. As expectativas relatadas em relação ao curso relacionam-se a realização profissional, formação para o mercado de trabalho, retorno financeiro e realização pessoal. Os estudantes pretendem trabalhar no setor público e privado, bem como se especializar, especialmente nas áreas de prótese/implantodontia, cirurgia e ortodontia. Conclusão: Os resultados encontrados permitiram identificar o perfil do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas perspectivas em relação à Odontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Perfil de estudantes"

1

MELLO, NETO Ruy de Deus e. "PROUNI: dimensão nacional e perfil dos estudantes em Pernambuco." Universidade Federal de Pernambuco, 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4868.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8495_1.pdf: 2845004 bytes, checksum: 10697ae8837f5363fcb9934d4a0d3182 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011
Faculdade de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
O processo de expansão do ensino superior no Brasil, aliado ao enfraquecimento do ensino básico público, trouxe consigo uma dura realidade: Universidades públicas ocupadas por alunos oriundos de escolas privadas, e universidades privadas ocupadas por alunos oriundos de escolas públicas; diante disso, uma das políticas de expansão do ensino superior, mais especificamente o privado, foi constituído, no Brasil, pelo programa Universidade para Todos (ProUni), criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096 de 13 de janeiro de 2005, que tinha como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em instituições privadas de ensino superior, oferecendo em contrapartida isenção de tributos às instituições de ensino superior aderentes. De tal forma, e, diante da pouca informação oficial apresentada sobre esse Programa, buscaremos, neste trabalho, aprofundar estudo sobre o Programa em si, e, principalmente, sobre a percepção dos estudantes bolsistas acerca do Programa, e do impacto desta em suas vidas. Para tanto, faremos também uma análise mais detalhada do perfil socioeconômico desses estudantes no estado de Pernambuco, além de detalhar as legislações em torno do Programa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ponte, Teresa Maria da. "Perfil psicológico e interesses profissionais de estudantes de odontologia." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-13042013-125024/.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi verificar se os alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) apresentavam tendência a algum perfil psicológico específico e relacionar os resultados com respostas sobre escolhas profissionais, investigando se há associação entre escolhas do campo de trabalho e perfil comportamental. O estudo foi transversal, realizado por meio de dois questionários autoadministrados, um de perfil psicológico e outro sobre interesses profissionais, distribuídos aos estudantes da FOUSP. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FOUSP. Os dados foram organizados e analisados no programa STATA 12.0. Resultados: Participaram da pesquisa 415 alunos matriculados nas disciplinas de graduação da FOUSP, dos períodos diurno e noturno de todos os semestres. A coleta de dados foi realizada durante o segundo semestre de 2011. As características sociodemográficas apresentadas mostram que 72,29% dos estudantes eram do gênero feminino e 27,71% do masculino e apresentavam idade entre 17 e 44 anos (média de 21,98 anos). Quanto às razões para a escolha do curso de odontologia, 54,94% dos participantes apontaram a vocação; 15,70% por terem cirurgiões-dentistas na família; 14,22% devido à possibilidade de horários flexíveis; 9,88% por sucesso financeiro e 19,76% outros motivos. Em uma situação hipotética, de mesma condição de renda e carga horária para diversas alternativas de trabalho, 58,07% dos alunos prefeririam trabalhar em consultório próprio, 27,47% em emprego público, 15,18% serem docentes e 8,19% empregados no setor privado. Como início provável das atividades profissionais, 42,89% imaginam que seu primeiro trabalho seria em emprego privado, 25,06% em consultório próprio, 23,37% em emprego público e 16,63% seguiriam carreira na docência. Em projeção para 10 anos à frente, 73,25% se viam trabalhando em sua própria clínica, 19,28% no emprego público, 13,01% como docentes e 7,47% em emprego privado. Os conteúdos considerados mais importantes para o sucesso profissional do cirurgião-dentista foram, em ordem decrescente de importância: disciplinas clínicas (58,31%), básicas (26,75%) e sociais (14,94%), para ambos os gêneros. Quase todos os alunos, 98,31%, valorizavam o conhecimento de processos administrativos para gerir consultórios, clínicas ou equipes e 89,40% tinham interesse em adquirir conhecimentos no campo da gestão de recursos humanos. Com relação ao temperamento, 46,27% foram identificados como SJ (Guardião), 21,45% NF (Idealista), 14,70% NT (Racional) e 3,13% SP (Artesão); 14,46% eram indefinidos. Os tipos psicológicos predominantes foram o ESTJ/Supervisor (13,49%), ISTJ/Inspetor (13,25%), ISFJ/Protetor (6,51%) e INFJ/Conselheiro e ENTJ/Marechal de campo com iguais 6,27%. O temperamento SJ foi o mais frequente tanto em estudantes do gênero feminino (48,00%) quanto do masculino (41,74%), mas o segundo tipo mais comum diferia entre os gêneros: NF em mulheres (23,67%) e NT nos homens (21,74%). Houve diferença estatisticamente significante nessa associação, demonstrada no teste do Qui-quadrado de Pearson (p=0,003). Conclui-se a maioria dos alunos apresentavam tendência ao temperamento SJ; o segundo mais frequente foi o NF em alunos de praticamente todos os semestres, porém diferiu entre os gêneros: NF em mulheres e NT em homens. Diferença estatisticamente significante foi encontrada na associação entre temperamento e gênero. A grande maioria dos alunos pretendia exercer suas atividades profissionais em consultório próprio. As outras opções seguiram a seguinte ordem de preferência: emprego público (com menos da metade percentual da primeira opção), docência e emprego privado. Não houve associação entre perfis psicológicos e escolha do campo de atuação.
The objective of this study was to determine if students of the University of São Paulo School of Dentistry (FOUSP) had a tendency to a particular psychological profile and relate the results with answers about career choices, investigating whether or not there was an association between choices of work and behavioral profile. The study was cross-sectional type, using two selfadministered questionnaires: a psychological profile one and another about professional interests, both of which were distributed to FOUSP students. The study was approved by the FOUSP Ethical Comittee. Data were organized and analyzed using STATA 12.0. Results: Participated on the study 415 students enrolled in Dentistry course, from all classes and semesters. Data collection was conducted during the second half of 2011. The sociodemographic characteristics presented show that 72.29% of the students were female and 27.71% male and were aged between 17 and 44 years (mean age 21.98 years). As to the reasons for choosing the course of dentistry, 54.94% of the participants indicated the vocation; 15.70% by having dentists in the family; 14.22% due to the possibility of flexible hours; 9.88% for financial success and 19.76% for other reasons. In a hypothetical situation of the same income and hours of work for several career alternatives, 58.07% of the students would prefer to work in his/ her private practice, 27.47% as an employee in the public sector, 15.18% as a faculty member and 8.19% as an employee in the private sector. Nonetheless, predicting the beginning of the career, 42.89% believed that their first job would be as an employee in private sector, 25.06% in his/her private practice, 23.37% as employee in the public sector and 16.63% pursuing a career in teaching. Looking 10 years ahead, 73.25% saw themselves working in their own clinic, 19.28% as employees in the public sector, 13.01% as faculty members and 7.47% as employees in the private sector. The contents considered more important to the professional success of dentists were, in descending order of importance: clinical (58.31%), basic (26.75%) and social disciplines (14.94%), for both genders. Almost all students, 98.31%, valued knowledge of administrative processes to manage dental offices or teams and 89.40% were interested in acquiring knowledge in the human resource management field. Regarding temperament, 46.27% were identified as SJ (Guardian), 21.45% NF (Idealist), 14.70% NT (Rational) and 3.13% SP (Artisan); 14.46% could not be defined. The predominant psychological types were ESTJ/Supervisor (13.49%), ISTJ/Inspector (13.25%), ISFJ/Protector (6.51%) and INFJ/Advisor and ENTJ/Marshall Field, which presented equal 6.27%. The SJ temperament was the most frequent in both female (48.00%) and males students (41.74%), but the second most common type was different between genders: NF in women (23.67%) and NT in men (21.74%). There was a statistically significant difference in this association, as demonstrated by the chi-square test (p = 0.003). To conclude, most of the students were likely to be SJ psychological temperament and the second most frequent type was the NF for students in virtually all semesters; however there was a difference between genders: the second category between women was NF, but NT for men. A statistically significant difference was found in the association between temperament and gender. The vast majority of students intended to exercise their professional activities in his or her own dental office. The other options followed this order of preference: employee in the public sector (less than half the percentage of first choice), member of faculty and employee in the private sector. No association was found between psychological profiles and choice of career.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Maria Reina de. "O perfil de personalidade dos estudantes de engenharia informática." Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10284/4787.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia do Trabalho e das Organizações
O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil de personalidade de estudantes universitários do curso de engenharia informática, através da administração do questionário fatorial de personalidade 16PF-5. Este objetivo procura dar resposta às questões de investigação identificadas: terão estes estudantes um perfil de personalidade ‘homogéneo’? as caraterísticas de personalidade identificadas estão ‘alinhadas’ com as exigências profissionais futuras como o trabalho em equipa ou a liderança? No âmbito das teorias da personalidade destacou-se o modelo dos 5 fatores, que está na base da construção do instrumento utilizado, e que defende que existem cinco traços de personalidade comuns a todos os seres humanos. A personalidade constituí a base dos pensamentos e das emoções que moldam o comportamento e as atitudes pelo que o seu estudo é fulcral para compreender o potencial do indivíduo numa organização: no desempenho individual e de grupo, na liderança e na aprendizagem (Capitão & Welter, 2009; Soto, 2002). O processo de desenvolvimento de software vai desde a conceptualização e desenvolvimento do produto até à assistência ao cliente, envolvendo vários profissionais, assim, é inevitável que o resultado final esteja dependente, não só das competências ao nível técnico mas também do perfil psicológico e das relações interpessoais estabelecidas entre eles (Birkin, Cohen, Garfield & Webb, 2004; Omar & Syed-Abdullah, 2010). Dos cinco fatores globais estudados, os dados revelam que 69,3% dos inquiridos revelam uma personalidade do tipo introvertido e 60% dos indivíduos revelam uma personalidade do tipo impulsiva. Das dezasseis dimensões analisadas destacaram-se a dominância (-), a animação (-), o atrevimento (-), a abstracção (+), a abertura à mudança (-), a auto-suficiência (+) e o perfeccionismo (-).
The goal of this study is to analyze the personality profile in software engineering college students with the personality survey 16PF-5. This objective aims to answer the identified research questions: do these students have a uniform personality profile? is the personality profile identified in alignment with the future professional demands like team work or leadership? Of the several personality models referenced the “big five” – model that defends that there are five common personality traits to all humans - is emphasized due to being in the basis of the 16 PF-5. Personality dictates thoughts and emotions that shape behavior and attitudes so studying it is very important in understanding the human potential in an organization: from individual and group performance, leadership and learning (Capitão & Welter, 2009; Soto, 2002). The software development process goes from conceptualizing and developing the product to assisting the client, it evolves several professionals which is why the end result is dependent on not only technical abilities but also on the psychological profile and the relations established (Birkin, Cohen, Garfield & Webb, 2004; Omar & Syed-Abdullah, 2010). There were five traits analyzed and the data revealed that 69,3% of the respondents are introverted and 60% are impulsive. In the sixteen dimensions that were analyzed seven stood out: dominance (-), liveliness (-), social boldness (-), abstractedness (+), openness to change (-), self-reliance (+) and perfectionism (-).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marinho, Rita de Cássia de Almeida. "Perfil e trajetória acadêmica de estudantes reingressantes : reflexões sobre a licenciatura." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322229.

Full text
Abstract:
Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-20T12:46:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marinho_RitadeCassiadeAlmeida_M.pdf: 3345417 bytes, checksum: 342de73609b1fc364a714a6d65c36718 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: As mudanças ocorridas na sociedade refletiram na expansão do ensino superior. Esta expansão, aliada às políticas governamentais para a educação brasileira, tem provocado diferentes efeitos nos campos político e pedagógico da formação dos estudantes, especialmente da formação docente. Constata-se uma menor procura por cursos de Licenciaturas, o que também sofre influência da baixa valorização da carreira e condições de trabalho. Uma vez que há diversificação no público que acede ao ensino superior, torna-se relevante o maior conhecimento a respeito da comunidade discente e seu percurso acadêmico. Para esta pesquisa foi selecionada uma modalidade específica de estudante de uma universidade pública situada no interior do estado de São Paulo: o aluno reingressante. São identificados como reingressantes, os estudantes que retornam à instituição para realizar outra habilitação ou ênfase do curso concluído. Diante destas especificações, o presente estudo teve por objetivo compreender o reingresso ao ensino superior, por meio da análise do perfil e da trajetória acadêmica de estudantes reingressantes em um mesmo curso do ensino superior, que tiveram a Licenciatura em seu percurso acadêmico no período compreendido de 2004 a 2009. Configura-se em uma pesquisa do tipo descritiva, de natureza documental e longitudinal. Os dados permitiram verificar a presença 1537 estudantes reingressantes que atendiam aos atributos estabelecidos pelo estudo, das quatro áreas do conhecimento (Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra; Ciências Biológicas e Profissões da Saúde; Ciências Humanas e Artes), dos quais realizaram até sete movimentos em sua trajetória acadêmica e que tiveram como curso de entrada preferencialmente o Bacharelado. Os estudantes das áreas de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra e Ciências Biológicas e Profissões da Saúde foram os que mais realizaram movimentos em sua trajetória acadêmica. Os da área de Artes foram os que realizaram menos movimentos. Ao todo, os estudantes reingressantes passaram por 37 modalidades de Bacharelado, 10 de Licenciatura e uma de Tecnologia. Ao longo da trajetória acadêmica dos alunos foi percebida uma diminuição do número de alunos e também um decrescente índice de conclusão de curso. Os movimentos apresentaram tanto uma complementação da formação em novas carreiras, como o compromisso com a modalidade ao retornar à mesma após evasão anterior. O vínculo com a instituição mostrou-se presente ao se identificar a presença de Disciplinas Isoladas inseridas em sua trajetória. Foram identificadas variações na distância temporal entre a conclusão da modalidade anterior e o ingresso na modalidade posterior, na inclusão de outros cursos, no número de movimentos e direções apresentadas na trajetória e na condição acadêmica dos alunos dos diferentes cursos. Quanto à escolha pela Licenciatura, houve uma reduzida procura inicial, bem como baixo índice de conclusão. Os resultados obtidos indicam novas situações a serem investigadas, a fim de se buscar a percepção do reingressante sobre as variáveis motivacionais e de contexto que interferem neste percurso, destacando o papel do reingresso e a escolha da Licenciatura
Abstract: The changes occurred in the society resulted in the expansion of higher education. This expansion, combined with government policies for the Brazilian education has led to different effects in the political and pedagogical training of students, especially teacher education. There is a lower demand for undergraduate courses, which also is influenced by the low valuation of his career and working conditions. Since there is diversification in the public that access to higher education, becomes the most relevant knowledge about the student community and its academic career. For this research we selected a specific type of student of a public university located in the state of Sao Paulo: the student re-entry. Are identified like re-entry students, who return to the institution to hold another qualification or emphasis of the course completed. Given these specifications, this study had like a main objective, to understand the re-entry to higher education, using for this, the analysis of the profile and the academic career of re-entry students in one course of higher education, who had a degree in his academic career in the period of 2004 to 2009. Set in a search of the descriptive type of nature documentary and longitudinally. The data helped confirm the presence of 1537 re-entry students who meet the attributes set by the study, the four areas of knowledge (Exact Sciences, Technology and of the Earth: Biological Science and health professions; Human Science and Arts), which made up seven movements in their academic progress and which were input preferably Bachelor. The students of the Exact Sciences like Technology and Earth; Biological Scienc and Health Professions were mostly performed movements in their academic life. The Arts area were those who had less movement. In all, the re-entry students passed for 37 kinds of Bachelors Degree, 10 of graduation and 1 of Technology. During the academic life of the students, was noted a decrease of the number of students and a decreasing quantity in the completion of course. The movements show a completion of training in new careers, like an engagement with the course, when it returned to study after last evasion. The link with the institution was proven at identify the presence of Isolated Disciplines inserted in the trajectory. It was identified different gaps between the completion of the previous mode and the entering the posterior mode, in the including of other courses, in the number of movements and directions showed in the trajectory and in the academic condition of the students in the different courses. As the choice for graduate, there was an initial decrease found, like a lower quantity of completion. The results indicate new situations that need to be observed, to the future to have a perception of re-entry about the motivational variables and of context that interfere in this trajectory, with emphasis in the re-entry and the choice of the Graduate
Mestrado
Psicologia Educacional
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Eliana Santos. "Estilos de aprender e ensino a dist?ncia: perfil de estudantes." Pontif?cia Universidade Cat?lica de Campinas, 2007. http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/203.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-04T18:27:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliana Santos Pereira.pdf: 340069 bytes, checksum: b050c3af2691b77411f0a3bdecad79bc (MD5) Previous issue date: 2007-12-14
Learning styles of student s enrolled in online graduate courses is seldom researched. Thesefore, the purpose of this research was to analyze student s perceptions of online courses and their learning styles. Others objectives were: to describe student s profiles, according to sex, age and learning styles in the modality of distance learning. The sample was composed of 104 student s (37 males and 67 females), ages raking from 19 to 56 years old, living in Sa? Paulo and Rio Grande do Sul. A scale of learning styles was elaborated with the following styles: environmental, sociologic, physiologic and psychological. This scale has 67 items, Likert type, and five open questions about student s satisfaction in that learning form modality. The validety of this scale was obtained from four judges. The statistics analyzes used were: Univariate Analyzes of Variance and the Pearson Correlation. Student s profile was composed by type of educational a course, course level, area of knowledge, age group, municipality where was located the presently course, sex and social economic condition. Significant effect were noticed only to the emotional style and age groups. Concluding learning styles can change according human development stage and, that online learning strategies should consider this opecity in the definition of teaching to be used.
Considerando-se que os estilos de aprender dos alunos matriculados em cursos superiores ? dist?ncia online ? pouco pesquisado, o prop?sito deste estudo foi de analisar a percep??o destes estudantes quanto ? adequa??o da modalidade de ensino ? dist?ncia aos seus estilos de aprender. Outros objetivos delineados foram caracterizar perfis dos alunos online, quanto ao sexo, faixa et?ria, predomin?ncia de estilo preferencial de aprender na modalidade de ensino ? dist?ncia. A amostra foi composta por 104 estudantes paulistas e ga?chos, sendo 37 do sexo masculino e 67 do sexo feminino, alocados em tr?s faixas et?rias, uma de 19 a 30 anos, a segunda dos 31 aos 42 anos, e a terceira e ?ltima, dos 43 aos 56 anos. Uma escala de estilos de aprender foi elaborada, abrangendo os seguintes tipos de estilos: ambiental, emocional, sociol?gico, fisiol?gico e psicol?gico. Comp?em esta escala 67 itens, tipo Likert, e cinco quest?es abertas sobre a satisfa??o dos alunos nesta modalidade de ensino. A validade do conte?do desta escala foi obtida por meio de quatro ju?zes. As an?lises estat?sticas utilizadas foram, An?lise de Vari?ncia Univariada e a Correla??o de Pearson. O perfil do aluno que estudam online foi composto por curso, n?vel de curso, ?rea de conhecimento, faixa et?ria, munic?pio em que estava localizado o p?lo presencial, sexo e condi??o socioecon?mica. Foram observados efeito significativo somente para o estilo emocional e faixa et?ria. Conclui-se que, os estilos de aprender podem alterar segundo a etapa de desenvolvimento humano e, que as estrat?gias de ensino online devem considerar esta vari?vel na defini??o das t?cnicas utilizadas nesta modalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bramorski, Marco Antônio. "Perfil lipídico e prevalência de hipercolesterolemia em estudantes de Blumenau-SC." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85076.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Made available in DSpace on 2012-10-20T15:08:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Introdução: Doença cardiovascular é a principal causa de morte no Brasil, e a segunda maior causa de internações hospitalares. Os fatores de risco para doenças cardiovasculares na população brasileira apresentam alta prevalência. Evidências acumuladas indicam que a aterosclerose se inicia na infância, e está relacionada a conhecidos fatores de risco, dentre os quais se destaca a hipercolesterolemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

GURGEL, Ludmila Galindo França. "Perfil dos Discentes Ingressos e Evasão Escolar nos Cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco." Universidade Federal de Pernambuco, 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12584.

Full text
Abstract:
Submitted by Lucelia Lucena (lucelia.lucena@ufpe.br) on 2015-03-13T17:58:52Z No. of bitstreams: 2 correcaoimpressãobanca2012s.pdf: 1488825 bytes, checksum: 626feb225e0407cc77a1a97af7f64e08 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-13T17:58:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 correcaoimpressãobanca2012s.pdf: 1488825 bytes, checksum: 626feb225e0407cc77a1a97af7f64e08 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2011-02-25
CAPES, CNPq
A realização de levantamentos, buscando conhecer as características e a opinião dos estudantes do nível superior, pode fornecer importantes subsídios para o planejamento e reorganização do desenvolvimento acadêmico. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (CCS/UFPE), foram distribuídos formulários aos acadêmicos do segundo período, contendo perguntas referentes aos aspectos sócioeconômicos e pessoais, ao grau de satisfação com o curso, e às expectativas após formados. O perfil dos estudantes do CCS/UFPE (n=210) caracterizou-se por um predomínio do gênero feminino, na faixa etária entre 19 e 21 anos, provenientes de escolas privadas e classes sociais economicamente mais favorecidas, que receberam grande influência do núcleo familiar na escolha da profissão. A maioria dos estudantes não estava matriculada nos cursos de primeira opção, porém possuía alta expectativa com relação ao curso, e considerou o curso correspondente às suas expectativas. Após o término do curso a maioria pretende: realizar algum curso de pós-graduação e trabalhar no serviço público. Conclui-se que o perfil encontrado é homogêneo para os cursos do CCS/UFPE. Persiste um problema relativo à escolha da profissão, regulada pela condição socioeconômica e influência familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Assis, Lucas Rocha Soares de. "Perfil de evasão no ensino superior brasileiro : uma abordagem de mineração de dados." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32139.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-06-25T19:35:37Z No. of bitstreams: 1 2017_LucasRochaSoaresdeAssis.pdf: 2091134 bytes, checksum: 2fcd4b8ed112e41c3547128422ec3c40 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-06-29T16:37:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_LucasRochaSoaresdeAssis.pdf: 2091134 bytes, checksum: 2fcd4b8ed112e41c3547128422ec3c40 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-29T16:37:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_LucasRochaSoaresdeAssis.pdf: 2091134 bytes, checksum: 2fcd4b8ed112e41c3547128422ec3c40 (MD5) Previous issue date: 2018-06-25
A evasão no ensino superior é um problema que atinge diversas instituições no mundo. No Brasil, não há divulgação regular de dados sobre o assunto. Neste trabalho foram aplicadas técnicas de mineração de dados para criar um perfil de estudantes que evadem do ensino superior brasileiro. Utilizando dados do Censo da Educação Superior (CES) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foram criados modelos de cinco algoritmos de classificação para analisar a evasão de alunos ingressantes em três diferentes níveis de evasão. Os experimentos foram conduzidos nos dados de estudantes da UnB. Entre os algoritmos testados, o CART obteve um desempenho marginalmente superior, na métrica de sensibilidade. Ele obteve desempenho de cerca de 84% para evasão a nível de curso. Nos demais testes, não houve diferença estatisticamente significativa entre os algoritmos. As principais características identificadas nos alunos que possuem propensão a evadir são: ingressar no primeiro semestre, possuir vínculos com mais de uma IES, obter notas acima da média nos exames do ENEM e já ter concluído o ensino médio no momento que realiza as provas do ENEM. Também foi desenvolvido um pacote para o R em que é possível treinar novos classificadores de evasão, que podem ser utilizados para determinar, em qualquer IES ou grupo de IES, quais alunos possuem maior tendência de evadir.
Student attrition and eventual dropout are problems that affect many universities around the world. In Brazil, there are no official statistics to monitor them. In this work, data mining techniques were used in order to unveil a profile of dropout students from the Brazilian higher education. The data from Brazil’s higher education census, CES, and its nation-wide high school exam, ENEM, were used to create multiple classification models, ranging from five different classification methods and three separate dropout definitions. The experiments were conducted on UnB’s students’ data. Among the classification methods, CART showed a subtle lead, performance wise. It obtained a sensibility score of around 84% when the dropout definition was focused on the student’s major. On the other two dropout definitions, there wasn’t a statistically significant difference between the tested methods. The main characteristics for the dropout students unveiled by the generated models were: to enter the university in the first semester, attend to more than one institution, obtain higher than average grades on the high school examinations and finally, having graduated from high school when taking the ENEM exam. Furthermore, a R package was developed in order to train new classifiers for dropout. It can be used to determine, in a given database, which students are more likely to dropout.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Rômulo Moreira dos. "Perfil de ansiedade em estudantes universitários de cursos da área da saúde." Universidade Estadual da Paraíba, 2014. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2269.

Full text
Abstract:
Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-04-08T12:58:42Z No. of bitstreams: 1 PDF - Rômulo Moreira dos Santos.pdf: 1984331 bytes, checksum: 8cbdcc2c03ce59d56b32088dc44e07ea (MD5)
Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-04-12T17:23:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Rômulo Moreira dos Santos.pdf: 1984331 bytes, checksum: 8cbdcc2c03ce59d56b32088dc44e07ea (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-12T17:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Rômulo Moreira dos Santos.pdf: 1984331 bytes, checksum: 8cbdcc2c03ce59d56b32088dc44e07ea (MD5) Previous issue date: 2014-03-10
OBJECTIVE: To determine the prevalence of courses health students with an anxiety profile, as well as the drug use in public and private higher education institutions, checking possible correlations with sociodemographic and lifestyle habits. METHODS: Cross-sectional study conducted at a public university and a private one of Municipality of Campina Grande-PB, from October 2013 to February 2014. Were used the Beck Anxiety Inventory validated for the portuguese version and a questionnaire containing academic information, sociodemographic, health status, lifestyle and medication use. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences version 18, employing the Chi Square Test, Simple Linear Regression and Multivariate and Analysis of Variance, with a confidence interval of 95%. RESULTS: The anxious profile was statistically significant when associated with the variables sex (p=0.02), color (p=0.04), marital status (p=0.02), quality of sleep (p<0.01) and alcohol consumption (p<0.01). All relationships established in the regressions were significant and the group with higher anxiety score was the smokers (21.75±15.84). Benzodiazepines (76.2%) were the most reported anxiolytic and high prevalence of selfmedication (47.4%) was observed. CONCLUSIONS: Although health professionals in training, the irrational use of drugs was high and is suggestive the creation of policies for the mental health of college students, in order to improve the quality of life in universities.
OBJETIVO: Verificar a prevalência de universitários da saúde com perfil de ansiedade, assim como o uso de medicamentos, em instituições de ensino superior pública e privada, verificando possíveis correlações com dados sociodemográficos e hábitos de vida. MÉTODO: Estudo transversal, realizado em uma universidade pública e uma privada do Município de Campina Grande-PB, de outubro de 2013 a fevereiro de 2014, com 428 universitários. Aplicou-se o Beck Anxiety Inventory na versão validada para o português e um questionário contendo informações acadêmicas, sociodemográficas, condições de saúde, hábitos de vida e uso de medicamentos. O tratamento estatístico foi realizado empregando o Statistical Package for The Social Sciences na versão 18, através dos testes Qui Quadrado, Regressão Linear Simples, Regressão Linear Multivariada e Análise de Variância, com intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: O perfil ansioso foi relacionado com significância às variáveis Sexo (p=0,02), Cor (p=0,04), Estado civil (p=0,02), Qualidade do sono (p<0,01) e Etilismo (p<0,01). Todas as relações estabelecidas nas regressões foram significantes e o grupo de maior escore de ansiedade foi o dos tabagistas (21,75±15,84). Os benzodiazepínicos (76,2%) foram os ansiolíticos mais relatados e se observou alta prevalência de automedicação (47,4%). CONCLUSÕES: Mesmo sendo profissionais de saúde em formação, o uso irracional de medicamentos foi elevado e é sugestiva a criação de políticas para atenção à saúde mental dos universitários, visando a melhoria da qualidade de vida nas universidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Vitor Neves. "A formação profissional na perspectiva de estudantes do ensino médio profissionalizante." Universidade Nove de Julho, 2017. http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1671.

Full text
Abstract:
Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2017-06-20T18:44:07Z No. of bitstreams: 1 Vitor Neves Barbosa.pdf: 2860018 bytes, checksum: 96e4a1dce1c96cdb1b67b5c6da058f30 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-20T18:44:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vitor Neves Barbosa.pdf: 2860018 bytes, checksum: 96e4a1dce1c96cdb1b67b5c6da058f30 (MD5) Previous issue date: 2017-03-17
This qualitative research has the objective of the vocational high school student's view on their formation. In order to investigate the degree of satisfaction of this student with regard to their future professional insertion, structured interviews were used as questionnaire in a questionnaire format. A total of 107 students were randomly selected for the application of the questionnaires, 26 of which were former students of Technical Education and the remaining students were in training. The questionnaires were answered based on their personal impressions on the adequacy of the contents to the needs of their professional training. The group was made up of students with a differentiated profile in terms of social class, purchasing power and cultural formation. The subjects are students or graduates of a private institution that receives students from different ethnic groups, such as Italians, Japanese, Portuguese, Lebanese, Afro-descendants, among others. Considering that they are students coming from neighborhoods with a majority of proletarian residents and diversified cultural formation, a heterogeneous group formed, which nevertheless presented a characteristic common to all with regard to content acquisition. This characteristic is related to the appropriation of concepts that allow them an adequate insertion in the labor market. The interviews were answered using an electronic form. The results were submitted to techniques of quantitative evaluation and content analysis, based on the theoretical contribution of Adorno (1985, 2002) and Paulo Freire (1987, 1996). It was tried to answer if in the technical formation it is necessary the application of training for the development of complementary skills and competences of the students and alumni. The results of the research were the basis for the construction of an intervention proposal that intends to point out ways to curricular innovation, besides fomenting the organization of professional improvement workshops with the graduates of the analyzed courses.
Esta investigación cualitativa tiene como objetivo la visión del alumno de la escuela secundaria profesional sobre su formación. Para investigar el nivel de satisfacción de este estudiante con respecto a su futura inserción profesional, se utilizaron entrevistas estructuradas en formato de cuestionario. Un total de 107 estudiantes fueron seleccionados al azar para la aplicación de los cuestionarios, 26 de los cuales eran antiguos estudiantes de Educación Técnica y los restantes estudiantes todavía estaban estudiando. Los cuestionarios fueron contestados basándose en sus impresiones personales sobre la adecuación de los contenidos a sus necesidades de formación profesional. El grupo estaba compuesto por estudiantes con un perfil diferenciado en términos de clase social, poder adquisitivo y formación cultural. Son estudiantes o graduados de una institución privada que recibe estudiantes de diferentes grupos étnicos, como italianos, japoneses, portugueses, libaneses, afrodescendientes, entre otros. Teniendo en cuenta que se trata de estudiantes procedentes de barrios con una mayoría de residentes proletarios y de formación cultural diversificada, se formó un grupo heterogéneo, sin embargo, presentó una característica común a todos en materia de adquisición de contenidos. Esta característica se relaciona con la apropiación de conceptos que les permiten una inserción adecuada en el mercado de trabajo. Las entrevistas fueron contestadas usando un formulario electrónico. Los resultados fueron sometidos a técnicas de evaluación cuantitativa y análisis de contenido, basadas en la contribución teórica de Adorno (1985, 2002) y Paulo Freire (1987, 1996). Se trató de responder si en la formación técnica es necesaria la aplicación de la formación para el desarrollo de competencias complementarias y competencias de los estudiantes y graduados. Los resultados de la investigación fueron la base para la construcción de una propuesta de intervención que pretende indicar formas de innovación curricular, además de fomentar la organización de talleres de mejora profesional con los graduados de los cursos analizados.
Esta pesquisa de cunho qualitativo tem por objeto o olhar do estudante do Ensino Médio profissionalizante sobre sua formação. Com o objetivo de investigar o grau de satisfação desse aluno com relação à sua futura inserção profissional, adotou-se como instrumento de pesquisa entrevistas estruturadas em formato de questionário. Foram escolhidos aleatoriamente para a aplicação dos questionários, 107 estudantes, sendo 26 ex-alunos do Ensino Técnico e os demais, alunos em formação. Os questionários foram respondidos com base em suas impressões pessoais sobre a adequação dos conteúdos às necessidades de sua formação profissional. O grupo formado revelou-se composto de alunos com perfil diferenciado em termos de classe social, poder aquisitivo e formação cultural. Os sujeitos são alunos ou egressos de uma instituição particular que recebe alunos de diversas etnias, tais como italianos, japoneses, portugueses, libaneses, afrodescendentes, entre outros. Considerando que são alunos advindos de bairros com maioria de moradores proletários e diversificada formação cultural, formou-se um grupo heterogêneo que, no entanto, apresentava uma característica comum a todos com relação à aquisição de conteúdos; tal característica está relacionada à apropriação de conceitos que lhes permitem uma adequada inserção no mercado de trabalho. As entrevistas foram respondidas por meio de formulário eletrônico. Os resultados foram submetidos a técnicas de avaliação quantitativa e análise de conteúdo, balizados pela contribuição teórica de Adorno (1985; 2002) e Paulo Freire (1987; 1996). Buscou-se responder se na formação técnica se faz necessária a aplicação de formação para o desenvolvimento de habilidades e competências complementares dos alunos e egressos. Os resultados da pesquisa foram a base para a construção de uma proposta interventiva que pretende apontar caminhos para inovação curricular, além de fomentar a organização de oficinas de aperfeiçoamento profissional com os egressos dos cursos analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Perfil de estudantes"

1

Perfil dos estudantes do ensino superior: Desigualdades e diferenciação. Lisboa: Colibri, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

FONTE, E. M. M. PERFIL SOCIAL, ASPIRAÇÕES E MOTIVAÇÕES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPE. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652511264.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul., ed. Perfil e representações dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Relatório final. Porto Alegre, RS: Gráfica UFRGS, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Universidade Federal do Rio Grande do Sul., ed. Perfil e representações dos estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Relatório final. Porto Alegre, RS: Gráfica UFRGS, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul., ed. Perfil e representações dos estudantes da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Relatório final. Porto Alegre, RS: Gráfica UFRGS, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Perfil e representações dos estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Relatório final. Porto Alegre, RS: Gráfica UFRGS, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Loredo Gutiérrez, Xaquín, and Bieito Silva Valdivia. Avaliación da competencia bilingüe nos idiomas galego e castelán do alumnado de 4º da ESO. Real Academia Galega, 2020. http://dx.doi.org/10.32766/rag.372.

Full text
Abstract:
Este proxecto desenvolveuse durante o curso 2018-2019 e ten como obxectivo presentar os resultados dunha avaliación da competencia bilingüe (i.e. galego e castelán) dos escolares galegos ao finalizar a educación secundaria obrigatoria atendendo ao disposto no Decreto 79/2010 (Disposición adicional 2ª). A análise céntrase nas destrezas de produción oral e escrita, por considerar que son as que informan mellor sobre a capacidade comunicativa dos individuos nas dúas linguas oficiais. Complementariamente explórase a competencia léxica e gramatical a través de probas centradas máis en saberes sobre as linguas ca na capacidade para activar eses saberes en contextos comunicativos auténticos. Os resultados obtidos póñense en relación con variables sociodemógraficas, sociolingüísticas e escolares para comprobar o efecto que teñen sobre as diferentes competencias avaliadas. Por último, analízase o perfil competencial dos estudantes e a influencia que tiveron na súa configuración o contexto familiar, pedagóxico e sociolingüístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

O trabalhador-estudante: um perfil do aluno do curso superior noturno. São Paulo: Loyola, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

O Trabalhador-estudante: Um perfil do aluno do curso superior noturno. São Paulo-SP: Edições Loyola, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Morais, Dalvaci da Conceição Pinheiro. and Peixoto, Ana Patrícia de Sá Leitão., eds. Perfil do estudante adolescente potiguar: Auto imagem e aspectos de família, políticos e sócio-econômicos, drogadição e sexualidade. [Natal, Brazil]: CBIA, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Perfil de estudantes"

1

Daminelli, Elisa, and Rossano Evaldt Steinmetz Ribeiro. "PERFIL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO NO IFRS CAMPUS OSÓRIO." In Educação superior: políticas públicas e institucionais em perspectiva, 88–99. Editora Unesc, 2018. http://dx.doi.org/10.18616/edu06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA, MAYARA, and THIAGO EMMANUEL ARAÚJO SEVERO. "PERFIL DE PROXIMIDADE DE ESTUDANTES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA COM A FICÇÃO CIENTÍFICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.444.

Full text
Abstract:
A FICÇÃO CIENTÍFICA (FC) PARECE IMPULSIONAR A CURIOSIDADE E INTERESSE DOS ESTUDANTES PELAS CIÊNCIAS CONSTITUINDO UMA VIA DE DIÁLOGO ENTRE AS CULTURAS CIENTÍFICA E LITERÁRIA. PARA CONSTRUIR ESTRATÉGIAS NESSE SENTIDO É IMPORTANTE PARTIR DA FAMILIARIDADE DOS ESTUDANTES COM A FC, TAL COMO EXERCITADO NESSE TRABALHO QUE OBJETIVOU TRAÇAR UM PERFIL DE PERTENCIMENTOS E REFERÊNCIAS SOBRE FC DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). PARA TANTO, PROPUSEMOS UMA OFICINA DIDÁTICA QUE PERMITIU IMERGIR O PÚBLICO-ALVO EM UMA NARRATIVA DE FC E DELINEAR PERTENCIMENTOS QUE FORAM APROXIMADOS COM O PENSAMENTO TRANSDISCIPLINAR DE BASARAB NICOLESCU (1996). EXERCITAR ESTA RELIGAÇÃO DE SABERES EVIDENCIOU PERTINENTES POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE EXPRESSÕES DISTINTAS DA CULTURA E INTERESSES DOS ESTUDANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tonello Junior, Edson Luiz, and Izabele Brandão Kruel. "PERFIL DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI." In Produção Científi ca e Experiências Exitosas na Educação Brasileira 5, 149–59. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.55619200814.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Damin, Bruno Rodrigues da Silva, Deivid da Silva Ferreira, Drieli Munique de Matos Tibola, Gabriela Gonzalez Matias, Letícia Turella Tonolli, Luciana Cassol da Silva, Nátali Di Domenico Santos, Rafael Pinheiro, and Suélen Cristina Boeck. "PERFIL SOCIOANTROPOLÓGICO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA PROFESSOR APOLINÁRIO ALVES DOS SANTOS." In Retratos de uma trajetória: Pibid/UCS – 2014 a 2018, 117–26. Educs, 2018. http://dx.doi.org/10.18226/9788570619136/11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Karen Vivian Pereira dos, Danilo Silva Alves, Miguel Monteiro de Araújo Junior, Maria Eliara Gomes Lima, Stephane Karen de Sousa Saboya, Ítalo Gomes de Souza, Caio Oliveira Mota, et al. "PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA LOCALIZADA EM FORTALEZA." In Avaliação, Atividade Física e Saúde, 224–30. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67319111124.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, João Batista do Carmo, Egídio Martins, Benilda Miranda Veloso Silva, Bruno Henrique Silva da Silva, and Cheliane Estumano Gaia. "O perfil socieconômico dos estudantes do curso de pedagogia da UFPA/CAMETÁ." In Universidade, formação e trabalho: implicações do isolamento social na rotina dos (as) estudantes do curso de pedagogia, 17–33. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319079cap2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

CRISTINA RODRIGUES CANGUSSU DE FREITAS, THAYS. "O QUÊ, COMO E POR QUÊ ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA? UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DO USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM NO ENSINO REMOTO DE UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.405.

Full text
Abstract:
A PANDEMIA NOS LEVOU A GRANDES TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO. CRIAR MANEIRAS DE MANTER O ENSINO APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS REMOTAS FOI E AINDA ESTÁ SENDO UM DESAFIO PARA MUITOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O USO DO INSTAGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA E SUAS PERSPECTIVAS. PARA TAL, REALIZOU-SE UM TRABALHO COM ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA DE SARZEDO – MG; AO QUAL SE DEU PELA CRIAÇÃO DO PERFIL DA TURMA NA REFERIDA REDE COM OBJETIVO DE CRIAR CONTEÚDOS DIGITAIS VOLTADOS A PANDEMIA DO COVID 19 E O COMBATE AS FAKE NEWS. APRESENTA-SE NESTE RELATO A PROVA QUE USO DE TECNOLOGIAS ESTIMULOU E ENVOLVEU OS ESTUDANTES NO MUNDO VIRTUAL DE MANEIRA RESPONSÁVEL E CIENTIFICA, AUMENTANDO O APRENDIZADO DOS DISCENTES BEM COMO A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA INTERAÇÃO ENTRE A TURMA E SEUS SEGUIDORES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lucas, Simone Dutra, Vitor Martins Paulino, Leila Nara Nogueira Magalhães, Clarice Ramos da Cunha, Maria Inês Barreiros Senna, and Andrea Clemente Palmier. "PERFIL SOCIOECONÔMICO E ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA: VISANDO CONTRIBUIR COM AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL." In Comunicação Científica e Técnica em Odontologia 5, 223–59. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.62220240120.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Aísa de Santana, Ana Paula Amaral de Brito, Átina Carneiro Rocha, and Gleice de Jesus Oliveira. "PERFIL DO CONSUMO DE ÁLCOOL POR ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DEUMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE SALVADOR." In Impactos das tecnologias nas ciências biológicas e da saúde 3, 98–110. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.37719160111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amaral, Juliana Thais da Silva, Paloma Lourenço Silveira de Araújo, Eduarda do Nascimento Serra Sêca, and Ana Paula Freitas da Silva. "PERFIL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO AGRESTE PERNAMBUCANO SOBRE O DESCARTE ADEQUADO/INADEQUADO DE MEDICAMENTOS." In Educação Políticas Estruturação e Organizações 10, 195–202. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.11819030419.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Perfil de estudantes"

1

lemos, rafael, Lucas Santos, Karla fabianaFabiana Nunes, Israel Rocha, Fernando Costa, Adilson Gonçalves, alberth rodolfo ferreira viana, and JOSÉ RIBAMAR RIBEIRO SILVA JÚNIOR. "PERFIL DE CORE ANNULAR FLOW EM REGIME LAMINAR." In XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. ABCM, 2019. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2019.cre2019-0260.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kossoski, Adriano, Carlos Henrique Diedrich, Douglas Pereira Vasconcellos, and Luiz Eduardo Melo Lima. "INVESTIGAÇÃO NUMÉRICA DE UM PERFIL AERODINÂMICO MODELO NACA 4415." In XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. ABCM, 2019. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2019.cre2019-0060.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

KAROLINA DE LIMA SANTOS, JÉSSYCA, KRAUSE GONÇALVES SILVEIRA ALBUQUERQUE, JEFFERSON RENAN PINHEIRO RODRIGUES, and ADJAIR JOSÉ DA SILVA. "PERFIL DE CONSUMO DE LEITE E DERIVADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS." In IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Instituto Internacional Desenvolvendo Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.ivcointerpdvagro.2019.0190.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dias, Rafaela, Ana Carolina Ferreira, and Taiana Campos. "O perfil socioeconômico e profissional do trabalhador-estudante do IF Sudeste MG – Campus São João Del-Rei." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0108.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se o perfil socioeconômico e profissional do trabalhador-estudante do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei”, a partir de pesquisa empreendida entre os anos de 2015 e 2017 naquela instituição. Delineia-se o perfil profissional dos estudantes, pautando-se no argumento de Jessé Souza (2012) acerca do surgimento de uma “nova classe trabalhadora brasileira” e investiga-se como os traços desses sujeitos influenciam seus projetos envolvendo o universo escolar. Para tal, enumeram-se dados sobre a jornada e o tipo de vínculo de trabalho, a ocupação, a renda e a importância atribuída aos estudos e ao trabalho por parte dos estudantes. Os resultados indicam a inviabilidade de dedicação exclusiva aos estudos para a maioria dos investigados. Dessa forma, ao fim do texto, aponta-se a imprescindibilidade das políticas de permanência para a formação acadêmica dos sujeitos analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dias, Rafaela, Ana Carolina Ferreira, and Taiana Campos. "O perfil socioeconômico e profissional do trabalhador-estudante do IF Sudeste MG – Campus São João Del-Rei." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0108.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se o perfil socioeconômico e profissional do trabalhador-estudante do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei”, a partir de pesquisa empreendida entre os anos de 2015 e 2017 naquela instituição. Delineia-se o perfil profissional dos estudantes, pautando-se no argumento de Jessé Souza (2012) acerca do surgimento de uma “nova classe trabalhadora brasileira” e investiga-se como os traços desses sujeitos influenciam seus projetos envolvendo o universo escolar. Para tal, enumeram-se dados sobre a jornada e o tipo de vínculo de trabalho, a ocupação, a renda e a importância atribuída aos estudos e ao trabalho por parte dos estudantes. Os resultados indicam a inviabilidade de dedicação exclusiva aos estudos para a maioria dos investigados. Dessa forma, ao fim do texto, aponta-se a imprescindibilidade das políticas de permanência para a formação acadêmica dos sujeitos analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Simões, Lucas Pinheiro, José Carlos Ferreira Souza, and Fernanda Reis Cintra. "ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PERFIL DE APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIA DIGITAL." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/882.

Full text
Abstract:
Introdução: O presente trabalho trata-se de uma parcial de pesquisa de iniciação científica iniciada em 2020 e que têm como objetivo mapear o perfil tecnológico e o nível de competência digital de estudantes ingressantes de dois cursos técnicos integrados de uma instituição de ensino federal. Este resumo descreverá os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa bibliográfica realizada para a conceituação do perfil da amostra investigada. Objetivo: Revisar na literatura especializada as principais contribuições sobre o perfil de aprendizagem e o desenvolvimento da competência digital de estudantes nativos digitais. Material e métodos: A pesquisa bibliográfica incluiu o levantamento de artigos em língua portuguesa em três bancos de dados especializados: Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. A busca booleana dos descritores "competência digital", "aprendizagem" e "nativo digital" nesses portais indicou a existência de uma literatura mais substancial em língua espanhola. Dessa forma, agregou-se ao estudo a base de dados da Fundação Dialnet. Foram selecionados os dez artigos mais próximos ao contexto da investigação. Resultados: Os textos selecionados arrazoaram sobre a forma como os nativos digitais pensam e processam as informações de modo diferente das gerações pré-digitais, bem como manejam ferramentas tecnológicas de forma mais intuitiva e fluida que seus predecessores. Entretanto, para alguns pesquisadores, essa familiaridade não é suficiente para afirmar que os nativos digitais fazem um uso competente dessas tecnologias. Nesse contexto influenciam diversos fatores, tais como a facilidade de acesso, o tempo de exposição e a motivação para o uso desses recursos. Conclusão: Nativos digitais possuem uma maior inclinação às tecnologias, mas ainda necessitam de parâmetros para aprender a apropriar-se desses recursos de forma mais competente e consciente. Cabe à instituição escolar adaptar-se e converter-se nesse espaço de estimulo e reflexão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Berardi, Rita C. G., and Sílvia Amélia Bim. "Tudo junto e misturado - como explorar a diversidade de conhecimentos em turmas iniciantes?" In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2020.11139.

Full text
Abstract:
O perfil das turmas de primeiro período em cursos de computação tem se modificado ao longo dos anos, tendo estudantes que já programam junto com estudantes que nunca programaram e por isso possuem uma curva de aprendizado diferente. Sendo assim, é necessário que se discuta sobre metodologias que consigam explorar essa diferença de conhecimento de forma a desenvolver cada estudante a partir do seu ponto particular de conhecimento. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do uso de técnicas de Computação Desplugada apoiadas pela teoria de aprendizagem Social Learning como uma alternativa para explorar essa diversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leão, Jeovana, Adrya Araújo, Bruna Mariana F. de Souza, Julis Figueira de Araújo, Kalil Ferreira, Mariana Barros, Tanara Lauschner, and Fabiola Guerra Nakamura. "Uma Análise Regional sobre o Perfil de Estudantes Concluintes em cursos STEAM através do ENADE." In Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2021.15856.

Full text
Abstract:
Visando investigar o perfil de estudantes concluintes de cursos nas áreas STEAM no estado do Amazonas, este artigo analisa dados socioeconômicos dos participantes do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) nos anos de 2017 a 2019. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes ainda é masculina, que mulheres em sua maioria apresentavam características de vulnerabilidade econômica e a falta de representatividade quando o gênero foi associado à raça indígena. Além da permanência do estigma de gênero associado a motivação para escolha de curso quando comparada entre os homens e mulheres da amostra. Conclui-se que há a necessidade de realização de análises mais aprofundadas em determinados aspectos da pesquisa, como a interligação de dados do ensino básico, porém a análise feita neste artigo verificou a indispensabilidade de ações dentro de instituições de ensino superior que contribuam para a permanência de estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Daniela Da Costa Britto Pereira, Leila Cristina Borges, and Wendy Caldeira de Souza. "Perfil dos Estudantes da Modalidade a Distância no Brasil: do Levantamento Bibliográfico aos Dados." In II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2018.14822.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo apresentar o perfil dos estudantes que fazem cursos a distância tendo como base os dados do Censo EaD.br (Abed), entre 2011 e 2015, relacionando-o com os dados dos trabalhos encontrados no levantamento bibliográfico realizado acerca da temática durante o mesmo período. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, apesar de fazer uso de alguns dados quantitativos para complementar as reflexões. Constatou-se que existe predominância do sexo feminino, de alunos mais velhos, em que a escolha dos cursos tem relação com a idade e a maioria concilia estudo e trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ramos, Jorge Luis Cavalcanti, Laís Fernanda Leite Santos, João Carlos Sedraz Silva, and Rodrigo Lins Rodrigues. "Identificação de perfis de interação de estudantes de educação a distância por meio de técnicas de agrupamentos." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.932.

Full text
Abstract:
Segundo o Ministério da Educação, em 2017, o número de estudantes de Educação a Distância (EAD) foi de, aproximadamente, 7,8 milhões. Essa quantidade de alunos resulta em um grande volume de dados, sendo estes armazenados em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possuem bases de dados com registros relevantes do contexto educacional. Desse modo, com a aplicação de técnicas de mineração de dados educacionais, este trabalho identificou perfis dos estudantes de cursos ofertados na modalidade a distância pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Foi possível observar a distribuição dos clusters com Baixa, Média e Alta Interação como perfil principal dos alunos. A partir disso, foi possível extrair novos conhecimentos que poderão contribuir para o aperfeiçoamento dessa modalidade nas instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography