To see the other types of publications on this topic, follow the link: Perfil vertical da temperatura.

Journal articles on the topic 'Perfil vertical da temperatura'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Perfil vertical da temperatura.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ananias, Daniela dos Santos, Everaldo Barreiros de Souza, Paulo Fernando S. Souza, Adriano Marlisom Leão de Souza, Maria Isabel Vitorino, Gleyciano Mendes Teixeira, and Douglas Batista da Silva Ferreira. "Climatologia da estrutura vertical da atmosfera em novembro para Belém-PA." Revista Brasileira de Meteorologia 25, no. 2 (June 2010): 218–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862010000200006.

Full text
Abstract:
Usando um conjunto de dados para um período de 26 anos (1982 a 2007), este trabalho apresentou um estudo diagnóstico sobre a estrutura vertical da temperatura do ar, temperatura do ponto de orvalho e umidade relativa sobre a região de Belém-PA, durante o mês de novembro. As análises foram conduzidas para duas composições contrastantes no que se refere ao regime de precipitação: a composição dos anos chuvosos e a composição dos anos secos, as quais foram estabelecidas objetivamente pelo método dos percentis. Os resultados apresentados permitiram concluir que a principal diferença observada nos perfis de temperatura e umidade atmosférica, comparando-se os perfis dos anos chuvosos e secos, ocorre na camada atmosférica entre os médios e altos níveis da troposfera (entre os níveis padrões de 700 hPa e 400 hPa). Nesta camada, a diferença entre as temperaturas do ar e do ponto de orvalho é significativamente maior e o contraste de umidade associado à convecção também apresenta os maiores valores. Em geral, as composições demonstraram que os perfis de temperatura anomalamente mais quente (frio) e os de umidade anomalamente mais úmido (seco) associam-se aos anos com registro de chuva acima (abaixo) do normal na região de Belém.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Henry-Silva, Gustavo Gonzaga, Antonio Fernando Monteiro Camargo, Cibele Soares Pontes, and Leonardo Kazuya Miyase. "Características limnológicas da coluna d'água e dos efluentes de viveiros de criação de camarões-da-amazônia." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 10 (October 2010): 2099–107. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001000001.

Full text
Abstract:
Os objetivos neste trabalho foram caracterizar os efluentes de viveiros de Macrobrachium amazonicum criados em diferentes densidades de cultivo e analisar a variação nictemeral (24 horas) do perfil vertical da temperatura e da saturação de oxigênio da coluna d'água dos viveiros. O experimento foi realizado durante um período de três meses utilizando-se 12 viveiros retangulares de 100 m² povoados com camarões-da-amazônia em quatro densidades de cultivo (40, 60, 80 e 100 indivíduos/m²), cada uma avaliada com três repetições. Mensalmente, foi realizado nos viveiros (superfície até o fundo) o acompanhamento da variação nictemeral da temperatura e da saturação de oxigênio dissolvido. Nos efluentes gerados pela criação de camarões foram determinados os valores de N-total, N-amoniacal, N-nitrito, N-nitrato, P-total, P-ortofosfato e turbidez. Foram constatadas estratificações e desestratificações diárias de temperatura e da saturação de oxigênio, independentemente da densidade de cultivo, caracterizando os viveiros como um sistema de circulação polimítico. Quanto maior a densidade de cultivo de camarões-da-amazônia, maiores os valores de P-total, N-total, P-ortofostato, N-amoniacal e turbidez nos efluentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Corrêa, Cleber Souza. "A ocorrência de fluxos no perfil vertical do vento na baixa atmosfera e seu efeito na intensidade do índice "K"." Revista Brasileira de Meteorologia 22, no. 2 (August 2007): 129–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862007000200001.

Full text
Abstract:
Neste estudo objetivou-se caracterizar a influência dos fluxos/Jatos de Nível Baixo (JNB) nos níveis de 850 e 950 hPa com o índice "K". O mecanismo associado aos fluxos/JNB realiza um transporte de calor e vapor de água, aumentando o conteúdo de umidade na baixa troposfera. Este aumento de umidade na baixa troposfera afeta diretamente o valor do Índice "K". Utilizou-se o perfil vertical da temperatura do ar e da temperatura do ponto de orvalho em radiossondagens realizadas no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre. Calculando-se o Índice "K" em dois horários 21:00 e 09:00 horas para 176 dias e comparou-se com a precipitação diária em Porto Alegre. Utilizou-se a técnica de classificação não-hierárquica, separando os grupos de dados da serie temporal que caracterizam padrões de variação destes Índices K's com a precipitação. Os resultados mostram a influência do transporte realizado pelos fluxos/JNB em 950 hPa caracterizando um mecanismo de convergência e de geração de convecção na Camada Limite Planetária (CLP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Krüger, Eduardo Leite, Livia Iwamura Trevisan, Cintia Tamura, Clarisse Di Núbila, Gabriel Celligoi, Sergio Batista Junior, Deize Lellys da Silva, Rodrigo José de Almeida Torres Filho, and Daniele Abe Ribeiro. "Efeito de orientação de janela nas condições térmicas do ambiente e na percepção do usuário." Ambiente Construído 20, no. 4 (December 2020): 79–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000400461.

Full text
Abstract:
Resumo No presente artigo, analisa-se o efeito da orientação solar no comportamento térmico e de percepção do usuário em dois ambientes de uma câmara bioclimática de baixo custo (CBBC), testados com orientações solares opostas da fachada com janela. Foram utilizadas técnicas de avaliação pós-ocupação (APO) e medições in loco, Zona Bioclimática 1, Curitiba/PR, Brasil. As sessões de avaliação do ambiente pelo usuário ocorreram no inverno de 2018, levantando-se variáveis subjetivas de 136 participantes voluntários. Do ponto de vista térmico, os resultados das medições objetivas foram corroborados pela percepção dos usuários, comprovando-se a contribuição térmica de fachadas com janela voltada para norte durante o inverno. A orientação da janela (norte/sul) levou a alterações na temperatura do ar e das superfícies internas, com efeitos no perfil vertical de temperatura e nos níveis de desempenho, mesmo para condições de uso de persiana, ou seja, sem ganhos de calor solar diretos no ambiente. A discrepância da temperatura do ar nos ambientes aumentou com aporte solar direto, chegando a uma diferença de 5,9 °C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Assireu, Arcilan T., José C. Mendonça, Ramon M. Freitas, André L. Reis, Cláudio C. Pellegrini, and Felipe M. Pimenta. "Uso de VANT para Prospecção Eólica em Sistemas Aquáticos: Desenho Amostral e Avanços Instrumentais." Revista Brasileira de Meteorologia 34, no. 2 (June 2019): 237–45. http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863340037.

Full text
Abstract:
Resumo O Projeto “uso de VANT para prospecção eólica em sistemas aquáticos” consistiu num esforço multi-instrumental e multi-institucional para estudar a camada limite atmosférica influenciada por extensos corpos d’água e pelas feições do entorno como colinas, rampas e mudanças abruptas de rugosidade. Dois trabalhos de campo foram conduzidos em setembro e novembro de 2016 ao longo do sistema aquático e no seu entorno. Durante os experimentos foram utilizadas duas torres anemométricas, uma instalada sobre uma ilha e outra sobre uma colina. Além disso, um sistema flutuante para prospecção eólica, desenvolvido no âmbito do projeto, foi utilizado para hospedar uma torre de 10 m e um LIDAR Doppler que possibilitou o levantamento de perfis a 200 m, algo inédito em sistemas aquáticos continentais brasileiros. O perfil vertical de temperatura e umidade foi levantado por balões cativos e, um VANT, adaptado para realizar perfis verticais do vento foi utilizado pela primeira vez no Brasil, e é objetivo deste trabalho apresentar os detalhes de seu desenvolvimento bem como da validação dos respectivos dados. Este artigo tem como objetivo também apresentar um visão geral sobre o projeto e descrever a instrumentação e desenho amostral utilizado. Artigos adicionais, submetidos para esta revista, consideram diferentes aspectos da pesquisa e trazem resultados inéditos sobre escoamentos sobre colinas, a influência do fetch nestes sistemas e os aspectos moduladores da estabilidade atmosférica nestes ambientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramos, Diogo Nunes da Silva, Gilberto Fisch, and Julio Pablo Reyes Fernandez. "Perfil do vento e estabilidade atmosférica próxima da superfície no Centro de Lançamento de Alcântara." Ciência e Natura 40 (March 22, 2018): 14. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x30451.

Full text
Abstract:
Wind and atmospheric stability are fundamental for aerospace research and development activities at the Alcântara Launch Center, situated in the Maranhão Brazilian state. The physical processes related to these meteorological parameters during the dry season are well known. However, there is still gap concerning the rainy season. The data obtained in the anemometric tower are here studied considering vertical profiles of wind and temperature, and the Richardson bulk number. The mechanical characteristics showed weaker vertical gradient during the daytime-nighttime transition. A primary reason of that behaviour is the sea breeze from 60 m height of the tower. Those near-surface winds are more intense at night in the rainy season. As expected, the surface layer tends to be statically neutral throughout the daytime cycle in the dry season. Meanwhile, this stability classification was seen more frequently at the nighttime in the rainy season. Rainfall events along wet months were typically nocturnal. The deeper convective cells and its derived downdrafts help to understand this behavior. Due to -40% precipitation anomaly reported in this rainy season, these results may have been a direct response to this condition. In future studies, turbulent measurements are required to investigate how the thermodynamic and mechanical pertubations interacts with the rainfall stability patterns during the wet season.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saldanha, Claudinéia Brazil, Natalia Fedorova, and Maria Helena de Carvalho. "Estudo de um caso de frente fria secundária sobre o sul do Brasil." Revista Brasileira de Meteorologia 25, no. 1 (March 2010): 32–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862010000100004.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi feita uma análise da situação sinótica e dos parâmetros meteorológicos associados a uma frente fria secundária que se formou no ar frio, na retaguarda da frente fria. Esta frente esteve associada a neve, a precipitações intensas espalhadas e a baixa visibilidade no estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizados dados fornecidos pelo NCEP, imagens do satélite GOES no canal infravermelho, dados de estações meteorológicas do Rio Grande do Sul, cedidos pelo Oitavo Distrito de Meteorologia e dados de radiossondagem do aeroporto Salgado Filho. Estudaram-se as distribuições horizontal e vertical (pelos campos, perfis verticais e seções verticais perpendiculares à frente e ao longo da mesma) dos vários parâmetros meteorológicos, tais como, temperatura, pressão, umidade, vorticidade relativa e outros, do modelo do NCEP, para a identificação da posição e da estrutura espacial da frente secundária. Calcularam-se índices de instabilidade (K, Showalter, Totals, Sweat e índice de levantamento) e energia para verificar o comportamento e a instabilidade da atmosfera na região da frente fria secundária. A frente secundária foi observada claramente na imagem de satélite e nos campos de temperatura, umidade, divergência de umidade, em baixos níveis, e de advecção de vorticidade no nível de 500 hPa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fedorova, Natalia, Maria Helena de Carvalho, Vladimir Levit, Paulo R. B. Barbieri, André M. Gonçalves, Eliane P. Alves, Elizabeth Signorini, et al. "Estrutura vertical da troposfera associada com nuvens Cumulunimbus e Nimbustratus em Pelotas, RS." Revista Brasileira de Meteorologia 25, no. 4 (December 2010): 487–500. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862010000400008.

Full text
Abstract:
As condições termodinâmicas do desenvolvimento de nuvens Cumulunimbus (Cb) e Nimbustratus (Ns) e formação de precipitações na cidade de Pelotas são estudadas utilizando-se dados do NCEP (National Center for Environmental Prediction, Washington) para os níveis padrões e dados meteorológicos convencionais. Analisou-se a freqüência das nuvens Cb e Ns durante três anos, para as quatro estações do ano, e calcularam- se os índices de instabilidade (Showalter, lifted, K and standard totals-totals) e a energia potencial de convecção. Foram identificados cinco tipos de perfis verticais de temperatura e umidade para os dias em que foram verificadas nuvens Cb e Ns, através de dados de radiossondagens de Porto Alegre, e das análises do NCEP. Apresentam-se os resultados da análise da instabilidade atmosférica e são discutidos os problemas da previsão de nuvens Cb e Ns, utilizando os índices de instabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

H. NEUMANN, Marcelo, André S. MEXIAS, Maria Lídia VIGNOL-LELARGE, Márcia Elisa B. GOMES, Alberto V. INDA Jr., Laurent CANER, Christophe RENAC, and Elissa F. RAMOS. "Estudo da evolução dos processos de alteração supergênica de rocha granítica - Granito Independência - Morro do IPA, Porto Alegre, RS." Pesquisas em Geociências 39, no. 3 (December 31, 2012): 213. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.37376.

Full text
Abstract:
As rochas da superfície terrestre estão permanentemente expostas à ação de agentes naturais, como a água, as variações de temperatura, os gases atmosféricos e a ação dos seres vivos. Dentre a ação dos seres vivos, nos centros urbanos destaca-se a ação antrópica, que por vezes acaba por degradar os recursos naturais. Nesse contexto, entender os processos de transformação das rochas, para que se possa compreender a gênese e evolução dos solos, e assim, aperfeiçoar métodos para sua recuperação, torna-se imprescindível. Este estudo foi desenvolvido em um perfil de alteração de rocha granítica localizado na área urbana de Porto Alegre, onde foram coletadas oito amostras representativas dos diferentes níveis, da rocha ao solo. As amostras foram analisadas por difratometria de raios X (DRX), pelo método do pó na rocha total e na fração < 4 μm. A composição química foi determinada por fluorescência de raios X (FRX). Fragmentos das amostras foram observados no microscópio eletrônico de varredura (elétrons secundários) e no microscópio ótico. Os estudos mineralógicos e petrográficos mostraram a existência de pequena variação composicional vertical no perfil, essencialmente composto por quartzo, feldspato alcalino e caolinita, identificados em todos os horizontes, e ilita/biotita identificadas nos horizontes saprolíticos. As análises através de imagens de elétrons secundários permitiram identificar ainda a presença de haloisita. A exsudação de ferro pelas lamelas da biotita observada no microscópio óptico marca o início da alteração supergênica no granito. Os dados de FRX mostram que a escolha do elemento imóvel de referência para verificar a existência ou não de enriquecimento dos elementos ao longo do perfil é muito importante, pois neste trabalho verificou-se que o alumínio tem um comportamento móvel, provavelmente associado às condições de acidez do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peres, Caio Brito, Marcio Roberto Schneider, Admir José Giachini, and André Moreira Souza. "Modelo matemático para estimativa da depleção natural de hidrocarbonetos de petróleo a partir de perfis verticais de temperatura." Águas Subterrâneas 33, no. 3 (September 12, 2019): 314–25. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v33i3.29505.

Full text
Abstract:
Em áreas contaminadas os hidrocarbonetos de petróleo são encontrados na forma de líquido imiscível menos denso que a água (Light Non-Aqueous Phase Liquids – LNAPL). O processo de biodegradação natural desses contaminantes é conhecido como depleção natural na zona da fonte, do inglês Natural Source Zone Depletion (NSZD). Para sua aplicação, é necessária a medição das taxas de NSZD, de forma a demonstrar que a eficácia da biodegradação natural do LNAPL como uma solução eficaz, econômica e sustentável na gestão de passivos. Estudos recentes apresentam relações diretas entre a temperatura do solo e a ocorrência da NSZD. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é apresentar um novo modelo para estimar a depleção da massa de LNAPL em função da variação de temperatura na fonte de contaminação. Com base na geração de dados sintéticos de temperatura do solo, foram comparados os resultados do modelo desenvolvido com os resultados dos modelos propostos por Warren e Bekins (2015) e Stockwell (2015). A análise comparativa revelou que os modelos de Warren e Bekins (2015) e Stockwell (2015) mediram apenas 30 e 51% do calor na zona da fonte de contaminação, respectivamente. Os resultados da comparação apontam para a importância em se considerar a variação vertical dos parâmetros térmicos do meio poroso na zona da fonte, em particular a condutividade térmica, no cálculo do transporte do calor do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rocha, Otávio Lima, José Marcelino Dias Filho, Thiago Antonio Costa, Angela Jesus Vasconcelos, Antonio Luciano Moreira, and Rafael Kikushi. "COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR NA INTERFACE METAL/MOLDE E VARIÁVEIS TÉRMICAS NA SOLIDIFICAÇÃO DIRECIONAL HORIZONTAL DA LIGA Al-6%Cu." HOLOS 5 (November 14, 2013): 28. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1483.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é determinar o coeficiente de transferência de calor na interface metal/molde (hi) da liga Al-6%Si solidificada direcionalmente em um sistema horizontal refrigerado a água bem como as varáveis térmicas de solidificação velocidade da isoterma liquidus (VL) e taxa de resfriamento (TR). Um dispositivo experimental de solidificação horizontal foi desenvolvido e amostras da liga foram obtidas sob condições transientes de fluxo de calor. As variáveis térmicas são calculadas a partir dos perfis de temperatura obtidos para cinco termopares inseridos no metal que permitem correlacionar a posição da isoterma liquidus (P) com o tempo de solidificação. Um método baseado no confronto entre os perfis de temperatura teóricos e experimentais foi utilizado para determinar os valores hi. Para o cálculo dos perfis teóricos, aplicou-se um modelo numérico de transferência de calor e massa, consagrado na literatura, para solidificação direcional. Leis experimentais em forma de potência do tipo hi = A1(t)-n1, VL = A2(P)-n2 e TR = A3(P)-n3 foram obtidas. Um estudo comparativo entre os valores de hi obtidos neste trabalho e aqueles propostos na literatura, durante a solidificação unidirecional vertical ascendente das ligas investigadas, também é apresentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pereira, Osvaldo Alves, Marcelo Sacardi Biudes, José de Souza Nogueira, Guilherme Barros Seixas, and Paulo Henrique Zanella Arruda. "Determinação do fluxo de CO2 no norte do Pantanal mato-grossense." Revista Brasileira de Meteorologia 28, no. 3 (September 2013): 341–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862013000300010.

Full text
Abstract:
No Pantanal, existem diversas comunidades de espécies monodominantes, que servem como indicadores de mudanças ambientais. O estudo da dinâmica das trocas de CO2 entre essas comunidades e a atmosfera contribui para avaliar o funcionamento desses ecossistemas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi determinar o fluxo de CO2 (Acf) de uma área monodominante de Cambará (Vochysia divergens Pohl) no norte do Pantanal. O fluxo de CO2 foi determinado por meio do método da razão de Bowen modificada. Para isso, utilizaram-se medidas de saldo de radiação, fluxo de calor no solo e gradientes de temperatura, umidade relativa e concentração de CO2 do ar realizadas em uma torre de 32 m, em uma área monodominante de Cambará. A concentração de CO2 ao longo do perfil vertical do dossel, durante o período noturno, foi maior nos dias de céu limpo. O Acf no dossel do Cambarazal foi positivo no período noturno e negativo no período diurno. Os maiores valores de Acf foram medidos nos dias de céu limpo, os quais foram 75% maiores do que em dias de céu parcialmente nublados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Barbosa, Henrique M. J. "Vapor de Água na Atmosfera: do efeito estufa às mudanças climáticas." Revista USP, no. 103 (November 22, 2014): 67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i103p67-80.

Full text
Abstract:
Uma molecula de agua interage tanto com a radiacao solar quanto com a radiacao de onda longa emitida pela superficie do nosso planeta. Se nao fosse por essa absorcao, que responde por 2/3 do efeito estufa natural e mantem a atmosfera e a superficie aquecidas, o clima nao seria como conhecemos hoje e possivelmente nao haveria vida na Terra. A presenca do vapor de agua no sistema climatico tambem possibilita um eficiente transporte vertical de energia da superficie para a troposfera, modificando o perfil de temperatura atraves das trocas de calor envolvidas nas mudancas de fase ao se formar uma nuvem. As nuvens, por sua vez, cobrem 2/3 do ceu, e sua interacao com a radiacao solar aumenta o albedo planetario de 15% para 30%, mas ao mesmo tempo tambem absorvem radiacao infravermelha que de outro modo seria perdida para o espaco. Neste artigo, iremos mostrar que, para continuar avancando no entendimento do clima e das mudancas climaticas, temos que continuar avancando nosso entendimento dos processos que envolvem o vapor de agua e as nuvens na nossa atmosfera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

De Araujo, Haroldo Ferreira, Paulo Ademar Martins Leal, Thais Queiroz Zorzeto, Pâmela Santaguita Betin, Eduardo Fernandes Nunes, and Guilherme Francisco Plana Servilha. "ALTERAÇÕES MICROMETEOROLÓGICAS EM AMBIENTES PROTEGIDOS CULTIVADOS COM MINITOMATE ORGÂNICO." IRRIGA 21, no. 2 (June 18, 2018): 226. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2016v21n2p226-238.

Full text
Abstract:
ALTERAÇÕES MICROMETEOROLÓGICAS EM AMBIENTES PROTEGIDOS CULTIVADOS COM MINITOMATE ORGÂNICO HAROLDO FERREIRA DE ARAÚJO1; PAULO ADEMAR MARTINS LEAL2; THAIS QUEIROZ ZORZETO3; EDUARDO FERNANDES NUNES4; PÂMELA SANTAGUITA BETIN5 E GUILHERME FRANCISCO PLANA SERVILHA5 1 Eng. Agrônomo, Pesquisador Doutor, Faculdade de Engenharia Agrícola, FEAGRI/UNICAMP, Av. Cândido Rondon, 501 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-875, Fone: (19) 3521-1123, haroldfa@gmail.com2 Eng. Agrícola, Prof. Doutor, Faculdade de Engenharia Agrícola, FEAGRI/UNICAMP, Campinas-SP; E-mail: paulo.leal@ggo.unicamp.br3 Engª. Agrícola, Doutor (a), FEAGRI/UNICAMP, Campinas-SP; E-mail: thaisqz@uol.com.br4 Eng. Telecomunicações, Doutor em Eng. Agrícola, FEAGRI/UNICAMP, Campinas-SP; E-mail: nunes.r4f@gmail.com5 Eng. Agrícola, Graduandos, FEAGRI/UNICAMP, Campinas-SP; E-mails: pamela_betin@hotmail.com e guilhermeservilha@gmail.com 1 RESUMO Várias são as tecnologias utilizadas para a modificação das variáveis meteorológicas em ambiente protegido, porém as alterações e a resposta das culturas sob essas modificações devem ser estudadas. Assim, objetivou-se avaliar as alterações das variáveis meteorológicas em horários sinóticos em diferentes alturas no perfil vertical do centro geométrico de casas de vegetação com diferentes sistemas (resfriamento evaporativo, ventilação mecânica e sombreamento), e cultivadas com minitomate orgânico. Analisaram-se dados de radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar, sendo estas últimas nas alturas de 1, 2 e 3 m do piso, em horários sinóticos intermediários (3, 9, 15 e 21 horas) coletados nos diferentes ambientes. A partir dos resultados, notou-se que o microclima em ambientes protegidos somente com malhas termorrefletoras, pode ser caracterizado por um sensor na área de produção no perfil vertical entre 1 e 2 m e outro no bolsão térmico. A associação dos sistemas automatizados de resfriamento evaporativo, ventilação mecânica e tela termorrefletora, permitiram que a temperatura máxima e a umidade relativa do ar mínima fossem mantidas em um nível adequado. Os ambientes com tela termorrefletora móvel foram eficientes na atenuação da radiação solar global diária para a cultura. Palavras–chave: Graus tecnológicos, tela de sombreamento, controle automatizado, cultivo orgânico. ARAÚJO, H. F.; LEAL, P. A. M.; ZORZETO, T. Q.; NUNES, E. F.; BETIN, P. S.; SERVILHA, G. F. PMETEOROLOGICAL VARIABLES IN GREENHOUSES CULTIVATED WITH ORGANIC TOMATO 2 ABSTRACT There are several technologies used for modification of the micrometeorological variables in greenhouse, but the changes and crop response to these modifications must be studied. The objective was to evaluate changes in micrometeorological air variables air in synoptic times at different heights in vertical profile at the geometric center of greenhouses with different systems (evaporative cooling, mechanical ventilation and shading) and cultured cultures grown with organic minitomate. Analyzed data of sSolar radiation, temperature and relative humidity data were assessed, the latter being thewith heights of 1, 2 and 3 m from the floor in intermediate synoptic times (3, 9, 15 and 21 hours) collected in different greenhouses. The results showed that the microclimate in greenhouses with thermal reflector screens meshes could be characterized as a sensor in the production area of the vertical profile between 1 and 2 m and other thermal pocket with readings from day to night of intermediate synoptic hours. The combination of automated evaporative cooling systems, ventilation and thermal reflector screen, allowed the maximum temperature and the relative humidity of minimum air were kept in a desired amplitude control. The mobile thermal reflector screen greenhouses were effective in the attenuation of daily solar radiation, while setting a fixed thermal reflector screen recorded values below the limit for trophic culture. Keywords: Technological Degrees, shade cloth, automated control, organic production.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lima, Leonardo Nascimento, and Clemente Augusto Souza Tanajura. "A STUDY OF THE IMPACT OF ALTIMETRY DATA ASSIMILATION ON SHORT-TERM PREDICTABILITY OF THE HYCOM OCEAN MODEL IN REGIONS OF THE TROPICAL AND SOUTH ATLANTIC OCEAN." Revista Brasileira de Geofísica 31, no. 2 (June 1, 2013): 271. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v31i2.302.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. In this study, assimilation of Jason-1 and Jason-2 along-track sea level anomaly (SLA) data was conducted in a region of the tropical and South Atlantic (7◦N-36◦S, 20◦W up to the Brazilian coast) using an optimal interpolation method and the HYCOM (Hybrid Coordinate Ocean Model). Four 24 h-forecast experiments were performed daily from January 1 until March 31, 2011 considering different SLA assimilation data windows (1 day and 2 days) and different coefficients in the parameterization of the SLA covariance matrix model. The model horizontal resolution was 1/12◦ and the number of vertical layers was 21. The SLA analyses added to the mean sea surface height were projected to the subsurface with the Cooper & Haines (1996) scheme. The results showed that the experiment with 2-day window of along-track data and with specific parameterizations of the model SLA covariance error for sub-regions of the METAREA V was the most accurate. It completely reconstructed the model sea surface height and important improvements in the circulation were produced. For instance, there was a substantial improvement in the representation of the Brazil Current and North Brazil Undercurrent. However, since no assimilation of vertical profiles of temperature and salinity and of sea surface temperature was performed, the methodology employed here should be considered only as a step towards a high quality analysis for operational forecasting systems. Keywords: data assimilation, optimal interpolation, Cooper & Haines scheme, altimetry data. RESUMO. Neste estudo, a assimilação de dados de anomalia da altura da superfície do mar (AASM) ao longo da trilha dos satélites Jason-1 e Jason-2 foi conduzida em uma região do Atlântico tropical e Sul (7◦N-36◦S, 20◦W até a costa do Brasil) com o método de interpolação ótima e o modelo oceânico HYCOM (Hybrid Coordinate Ocean Model). Foram realizados quatro experimentos de previsão de 24 h entre 1 de janeiro e 31 de março de 2011, considerando diferentes janelas de assimilação de AASM (1 dia e 2 dias) e diferentes coeficientes na parametrização da matriz de covariância dos erros de AASM do modelo. A resolução horizontal empregada no HYCOM foi 1/12◦ para 21 camadas verticais. As correções de altura da superfície do mar devido à assimilação de AASM foram projetadas abaixo da camada de mistura através da técnica de Cooper & Haines (1996). Os resultados mostraram que o experimento com assimilação de dados ao longo da trilha dos satélites com a janela de 2 dias e com parametrizações da matriz de covariância específicas para sub-regiões da METAREA V foi o mais acurado. Ele reconstruiu completamente a altura da superfície do mar e também proporcionou melhorias na circulação oceânica reproduzida pelo modelo. Por exemplo, houve substancial melhoria da representação nos campos da Corrente do Brasil e Subcorrente Norte do Brasil. Entretanto, tendo em vista que não foi realizada a assimilação de perfis verticais de temperatura e de salinidade e da temperatura da superfície do mar, a metodologia apresentada deve ser considerada apenas como um passo na conquista de uma análise oceânica e de um sistema previsor de qualidade para fins operacionais. Palavras-chave: assimilação de dados, interpolação ótima, técnica de Cooper & Haines, dados de altimetria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Braile, Domingo Marcolino, José Maria Pereira de Godoy, and Marco Centola. "Avaliação in vitro de um novo filtro de veia cava." Jornal Vascular Brasileiro 4, no. 4 (2005): 327–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1677-54492005000400005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de um novo filtro de veia cava, de baixo perfil, na retenção de coágulos em modelo in vitro. MÉTODO: O filtro consiste em dois cones opostos pelo ápice. O cone distal é formado por oito hastes de aço inoxidável, que têm a função de retenção dos êmbolos. O cone proximal é constituído de quatro hastes, cuja função é ancorar e centralizar. Os filtros foram introduzidos e fixados no interior de um tubo de PVC transparente de 25, 30 e 35 mm de diâmetro interno, em posição vertical, e conectados com um sistema pulsátil de fluxo (bomba peristáltica). Foi utilizado, para veículo, um reservatório com solução salina (0,9%) com 40% de glicerina, mantido em temperatura ambiente. Confeccionaram-se trombos com sangue bovino em tubos plásticos de 3, 4,5 e 6 mm de diâmetro e, posteriormente, foram segmentados nas medidas de 10, 15, 20 e 30 mm de comprimento, totalizando 12 diferentes tamanhos. Realizaram-se 100 liberações para cada tipo de êmbolo e tamanho das cânulas, totalizando 3.600 eventos. Foram feitos lançamentos seqüenciais com cinco êmbolos, sendo 10 para cada tamanho de êmbolo e cânulas, totalizando 360 eventos. Fez-se avaliação da capacidade de retenção dinâmica utilizando os três diferentes tamanhos de cânulas com 100 eventos cada, totalizando 300 eventos. RESULTADOS: Detectou-se que o diâmetro e comprimento dos êmbolos, assim como diâmetros da cânula, podem comprometer a eficácia do filtro. A média de captura de êmbolos pelos filtros foi de 80,5% nas cânulas de 35 mm, 88,7% para cânulas de 30 mm e 86,6% para cânulas de 25 mm. CONCLUSÃO: Conclui-se que a eficácia desse filtro sofre interferência relacionada ao tamanho dos êmbolos e diâmetro da cânula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Akiyoshi, M. M., A. P. da Silva, R. Pereira, and V. C. Pandolfelli. "Importância da utilização de propriedades avaliadas em função da temperatura para a simulação computacional de cerâmicas refratárias." Cerâmica 48, no. 306 (June 2002): 70–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132002000200005.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentado um estudo sistemático sobre a influência da utilização de propriedades avaliadas em função da temperatura para suprir um programa de simulação computacional por elementos finitos (AEF) visando à determinação dos perfis de temperatura e tensão em uma âncora refratária. Para tanto, foram avaliados em função da temperatura, a condutividade térmica (k), o calor específico (c), o coeficiente de expansão térmica linear (alfaL) e o módulo elástico (E). Um planejamento fatorial 2u e a análise de variância (ANOVA) foram utilizados para avaliar a influência das interações entre as propriedades determinadas em função da temperatura sobre os perfis de temperatura e tensão normal resultantes da simulação computacional. Este estudo reforça a necessidade da avaliação das propriedades em função da temperatura para se suprir um programa de simulação computacional, destacando-se a condutividade térmica e o calor específico para propiciar uma melhor obtenção do perfil de temperatura, e o coeficiente de expansão térmica linear (alfaL) e o módulo elástico (E) para a avaliação do perfil de tensões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Tanajura, Clemente Augusto Souza, Filipe Bitencourt Costa, Renato Ramos da Silva, Giovanni Abdelnur Ruggiero, and Victor Bastos Daher. "ASSIMILATION OF SEA SURFACE HEIGHT ANOMALIES INTO HYCOM WITH AN OPTIMAL INTERPOLATION SCHEME OVER THE ATLANTIC OCEAN METAREA V." Revista Brasileira de Geofísica 31, no. 2 (June 1, 2013): 257. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v31i2.293.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. Along-track sea surface height anomaly (SSHA) data from the Jason-1 and Jason-2 satellites were assimilated into the ocean model HYCOM from July 1, 2009 until December 31, 2009. A new and simple approach to overcome the bias between the model and observed SSHA was proposed. It focuses on the meso-scale differences between the data and the model along each satellite track. An optimal interpolation method and the Cooper & Haines (1996) scheme (C&H) were employed to produce a SSHA analysis field and to adjust model layer thicknesses over the Atlantic METAREA V. The corrected model state was used as initial condition for the next assimilation cycle. SSHA data with a 7-day window were assimilated in 3-day intervals centered in the SSHA data window and the C&H scheme was applied taking the SSHA analysis. A control run without assimilation was also performed. The results showed that the model SSHA was completely reorganized by the end of the experiment. The modifications of SSHA were compared to the American Navy HYCOM+NCODA system and AVISO data. Maximum error was reduced from 0.7 m to 0.2 m by assimilation. Comparisons were also made with the Argo temperature and salinity vertical profiles. Improvements in the currents and volume transport were also produced by assimilation. The impact in temperature was in general positive, but there was no substantial modification in salinity. Keywords: ocean data assimilation, Jason-1 and Jason-2 satellites, Argo. RESUMO. Dados de anomalia da altura da superfície do mar (AASM) dos satellites Jason-1 e Jason-2 foram assimilados no modelo oceânico HYCOM de 1 de julho de 2009 a 31 de dezembro de 2009. Um nova e simples abordagem foi proposta para superar o viés entre os dados observados de AASM e o campo do modelo. Ela enfoca as diferenças entre o modelo e as observações na mesoescala ao longo de cada trilha dos satélites. Um método de interpolação estatística e o esquema de Cooper & Haines (1996) (C&H) foram empregados para produzir um campo de análise de AASM e ajustes nas espessuras das camadas do modelo sobre a METAREA V do Atlântico. O estado corrigido do modelo foi usado como condição inicial para o próximo ciclo de assimilação. Dados de AASM em uma janela de 7 dias foram assimilados a cada 3 dias em data centrada na janela de dados e o método de C&H foi aplicado com a análise de AASM. Os resultados mostraram que a AASM do modelo foi completamente reorganizada no final do experimento. As modificações de AASM foram comparadas com análises globais do sistema Americano HYCOM+NCODA e com dados do AVISO. Erros máximos foram reduzidos de 0,7 m para 0,2 m com a assimilação. Comparações foram também feitas com perfis verticais de temperatura e salinidade do Argo. Melhorias nas correntes e no transporte de volume foram produzidas em relação à rodada de controle. O impacto na temperatura foi em geral positivo, mas não houve modificação substancial na salinidade. Palavras-chave: assimilação de dados oceanográficos, satélites Jason-1 e Jason-2, Argo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Leoni Belan, Leônidas, Talita Miranda Teixeira Xavier, Herbert Torres, João Vitor Toledo, and José Eduardo Macedo Pezzopane. "DINÂMICA ENTRE TEMPERATURAS DO AR E DO SOLO SOB DUAS CONDIÇÕES DE COBERTURA Dynamic between air and soil temperature under two conditions of coverage." Revista Acadêmica Ciência Animal 11 (October 21, 2013): 147. http://dx.doi.org/10.7213/academica.10.s01.ao17.

Full text
Abstract:
Variações na temperatura do solo podem afetar significativamente a interação solo-planta. A aplicação de cobertura vegetal morta sobre o solo tem sido utilizada para protegê-lo contra variações bruscas de temperatura, reduzir a perda de água, etc., e assim modificando o microclima específico e vários processos físicos, químicos e biológicos. Neste estudo, avaliou-se a variação da temperatura no perfil do solo em condições de solo descoberto e com cobertura de palha seca, verificando a correlação entre a temperatura do ar e do solo em diferentes profundidades. A temperatura do solo foi monitorada nas profundidades de 2, 5, 10 e 20 cm por sensores de temperatura do solo. Os dados foram registrados a cada 10min no decorrer de 20 dias. Concluiu-se que a temperatura no perfil do solo varia em função da profundidade e da condição de cobertura. Na ausência de cobertura de palha seca, a temperatura do solo apresentou maiores amplitudes ao longo do dia, e essas amplitudes variaram ao longo do perfil. Em ambas as condições de cobertura do solo, nas profundidades 10 e 20 cm verifica-se menor amplitude térmica, e os horários em que ocorrem os valores máximos de temperatura são diferentes em cada camada do solo. Houve correlação positiva entre a temperatura do ar e do solo, na presença e na ausência de palha seca. Essa correlação foi menor no solo coberto e reduz ao longo do perfil, indicando ocorrência de fluxo de calor entre o ar atmosférico e o solo, reduzido pela presença da cobertura de palha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

De Oliveira Batista, Jamille Débora, Sullyvan Silva Oliveira, Monique Almeida, Nara De Medeiros Pordeus, Nayara Lima Pereira, Alanna Do Socorro Lima da Silva, and Graciene Conceição dos Santos. "PERFIL BIOCLIMÁTICO PARA CRIAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS NA REGIÃO DE SANTARÉM, PARÁ." Revista Agroecossistemas 10, no. 1 (November 11, 2018): 216. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v10i1.5111.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar as condições climáticas e fazer um diagnóstico bioclimático para a produção leiteira na região de Santarém – PA. Foram utilizados os dados referentes ao período de doze meses (janeiro a dezembro de 2015). As variáveis climáticas consideradas para a caracterização foram: média da Temperatura máxima (TMAX, °C) e Temperatura mínima (TMIN, °C), média da umidade relativa do ar (UR, %) e índice de temperatura e umidade (ITU) dos doze meses. De acordo com o perfil bioclimatológico traçado da região, é preciso adotar práticas de manejo para auxiliar os animais na manutenção do conforto térmico nas épocas mais críticas (Jul – Dez), minimizando a influência negativa sobre seu sistema fisiológico, consequentemente, evitando a queda na produção e qualidade do leite.PALAVRAS-CHAVE: Índice de temperatura, Umidade, Variáveis climáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santos, Marli da S., Carmen L. O. Petkowicz, Charles W. I. Haminiuk, and Lys Mary B. Cândido. "Polissacarídeos extraídos da gabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg): propriedades químicas e perfil reológico." Polímeros 20, no. 5 (November 26, 2010): 352–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000056.

Full text
Abstract:
A Campomanesia xanthocarpa Berg (Myrtaceae) é uma frutífera nativa brasileira, com ampla distribuição natural na região Sul. Embora apresente frutificação abundante, produza frutos com características sensoriais e nutricionais atrativas, esses não são coletados e se perdem nos campos. Neste trabalho, a polpa do fruto sem semente (1500 g) foi triturada em etanol / água na proporção de 1:4 (v/v), refluxada por 15 minutos em temperatura de ebulição. O resíduo obtido foi submetido a extrações sequenciais. As extrações foram otimizadas utilizando um planejamento fatorial 2², tendo como variáveis a concentração do ácido cítrico (0,5 e 5%) e a temperatura (50 e 100 ºC). Os polissacarídeos provenientes de diferentes extrações foram caracterizados quanto à composição química e perfil reológico. Os altos teores de ácidos urônicos, arabinose e galactose detectados em todas as frações, indicam que estas são constituídas por polissacarídeos pécticos. Os polissacarídeos extraídos da polpa da gabiroba apresentaram um comportamento pseudoplástico. Todas as frações apresentaram como característica resistência frente às variações de temperatura. Quando submetidas a ciclos de aquecimento e posterior resfriamento estes géis retornam à sua estrutura original.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Damásio, R. A. P., A. C. Oliveira, A. c. O. Carneiro, D. C. Barcelos, B. L. C. Pereira, M. A. Magalhães, and C. M. S. Silva. "Perfil Térmico e Controle da Carbonização em Forno Circular por Meio da Temperatura Interna." Revista Ciência da Madeira - RCM 6, no. 1 (May 2, 2015): 11–22. http://dx.doi.org/10.12953/2177-6830/rcm.v6n1p11-22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rodrigues, Eliana Ferreira, Ângelo Máximo Fernandes Marins, and Márcio Rodrigo Solimani. "Um estudo numérico e experimental do escoamento de aço durante o vazamento de uma panela de aciaria." Rem: Revista Escola de Minas 60, no. 3 (September 2007): 557–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000300018.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma metodologia numérica e experimental para determinação dos parâmetros de controle da temperatura do aço líquido contido na panela de aciaria durante o vazamento para o distribuidor, por ocasião dos seus ciclos normais de operação. Inicialmente os modelos idealizados são resolvidos numericamente com a aplicação da técnica do método de elementos finitos, obtendo-se, como principais resultados, o perfil de temperatura no aço líquido juntamente com a parede refratária e o perfil de velocidade do banho metálico. Os resultados obtidos da simulação são comparados com os retirados de experimentos na indústria realizados pelos autores. Pode-se, assim, identificar os pontos críticos na perda de temperatura do banho metálico e empregar medidas preventivas, de modo a evitar um superaquecimento ou um aquecimento prematuro que resulta em uma série de problemas durante o lingotamento contínuo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Tazzo, Ivonete F., Arno B. Heldwein, Luciano Streck, Gustavo Trentin, Edenir L. Grimm, Guilherme F. Maass, and Ivan C. Maldaner. "Variação vertical da temperatura do ar no dossel de plantas de batata." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 12, no. 5 (October 2008): 486–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662008000500007.

Full text
Abstract:
A temperatura do ar é um dos elementos meteorológicos mais importantes no condicionamento da infecção causada por patógenos, ante o que se propôs, com este trabalho, determinar a variação vertical da temperatura do ar no dossel de plantas de batata, cultivar Macaca; para tal, dois experimentos foram realizados, um na primavera, de 15/10 a 05/12/2003, em uma propriedade rural no município de Silveira Martins, RS, e o segundo no outono, de 27/03 a 08/06/2004, no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Foram instaladas uma torre com cinco níveis de medições psicrométricas contínuas e três repetições de psicrômetros, a meia altura das plantas e a 1,0 m de altura. Cada par psicrométrico constou de dois termômetros de resistência elétrica de platina (PT - 100), acomodados no interior de um mini-abrigo. Todos os sensores foram ligados a uma datalogger. As diferenças médias de temperatura entre 2,2 e 0,15 m de altura (T2,2 - T0,15) em 2003, foram de -1,72 oC no período diurno (das 11 às 17 h) e de +0,82 oC no período noturno (das 21 às 4 h). Em 2004 as diferenças médias de temperatura entre os níveis extremos de 2,0 e 0,10 m (T2,0 - T0,10) foram de -1,12 oC no período diurno e de -0,62 oC no período noturno. A temperatura média diuna é maior nos níveis inferiores do dossel, sendo os gradientes de temperatura do ar mais acentuados durante o período diurno do que durante a noite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Furlan, Raquel A., and Marcos V. Folegatti. "Distribuição vertical e horizontal de temperaturas do ar em ambientes protegidos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 6, no. 1 (April 2002): 93–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662002000100017.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Piracicaba, SP, Brasil, em dois ambientes protegidos construídos no sentido leste-oeste, com área total de 112 m² e coberto com plástico (150 micra), tratado contra raios ultravioleta. Para caracterizar a distribuição espacial da temperatura do ar no ambiente protegido, instalaram-se termopares (cobre-constantã) formando malhas, com espaçamento horizontal entre eles de 3,0 m e nas alturas de 0,5, 1,0, 2,0, 3,0 e 4,0 m em relação ao solo. Os dados foram armazenados a cada 15 min por sistemas automáticos de aquisição de dados nos ambientes protegidos. O sistema de nebulização constituiu-se de duas linhas com 70 bocais totais, instalados a uma altura de 3,0 m, utilizando-se uma pressão de trabalho de 200 kPa. A nebulização não afetou o gradiente vertical de temperatura, que manteve a tendência de aumento de temperatura com a altura, em relação ao nível do solo, enquanto o efeito na redução de temperatura pelo sistema de nebulização somente foi eficaz durante a realização da mesma. Para a representação da distribuição espacial de temperatura do ar no ambiente protegido nos diferentes níveis de altura, construiu-se superfícies isotérmicas a partir dos resultados. Verifica-se que a nebulização apresentou maior efeito na homogeneização da distribuição de temperatura no ambiente protegido no nível referente a 2,0 m de altura, em relação ao solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sales, J. H., and T. Cândida. "EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE A AMÊNDOA DE CACAU: SECADOR VERTICAL." Revista Gestão Inovação e Tecnologia 6, no. 3 (September 27, 2016): 3437–46. http://dx.doi.org/10.7198/s2237-072220160003015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lopes, Regina Maria, Zilda De Fátima Mariano, João Batista Pereira Cabral, and Alécio Perini Martins. "ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA NA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL, POUSADA DAS ARARAS, EM SERRANÓPOLIS-GO: uma abordagem topoclimática." Geography Department University of Sao Paulo 28 (February 2, 2015): 82. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v28i0.516.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo teve por objetivo analisar a variação climática na escala topoclimática, utilizando dados de temperatura do ar, no período de abril de 2010 a março de 2011, na RPPN-Pousada das Araras-GO. Para analisar o gradiente térmico foi traçado um perfil topográfico, utilizando dados de temperatura do ar de 5 termohigrômetros, localizados ao longo da trilha da Pousada das Araras, em cotas altimétricas entre 543 m (cota inferior) a 619 m (cota superior). De acordo com os dados analisados nos horários das 15 e 21h a variação da temperatura média oscilou entre 19,7 a 25,6ºC. Verificou-se às 15h que a correlação foi acima dos 80% e às 21h constatou-se que ocorreu a inversão térmica entre os pontos P1 e P5.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Vidal, R. A., A. Kalsing, I. C. G. R. Goulart, F. P. Lamego, and P. J. Christoffoleti. "Impacto da temperatura, irradiância e profundidade das sementes na emergência e germinação de Conyza bonariensis e Conyza canadensis resistentes ao glyphosate." Planta Daninha 25, no. 2 (2007): 309–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582007000200010.

Full text
Abstract:
O uso intenso de glyphosate em sistemas de produção de frutíferas e soja - em especial no sistema de semeadura direta da soja - favoreceu a seleção de biótipos resistentes ao glyphosate em Conyza bonariensis e C. canadensis (buva). Estudos da biologia destas espécies subsidiariam a proposição de estratégias visando o seu manejo integrado. Um programa de pesquisa foi desenvolvido com o objetivo de avaliar como a germinação das duas espécies foi influenciada pelas populações, composição do substrato de semeadura, profundidade da semente no perfil do substrato, temperatura e luz. Num primeiro experimento, os tratamentos foram organizados em esquema fatorial, em que o fator A consistiu das populações (duas de cada espécie), o fator B foi atribuído à composição do substrato (terra, areia e terra:areia) e o fator C foram as profundidades no perfil do substrato (0, 0,5, 1, 2 e 5 cm). No segundo experimento, foram testados o fator A; o fator B, que foi a temperatura (constante de 20, 25 ou 30 ºC, e alternada: 20/30 ºC); e o fator C, a condição luminosa (luz, escuro). No terceiro experimento, os fatores consistiram de espécies e temperatura (10, 15, 20, 25 e 30 ºC). Avaliaram-se a emergência de plântulas ou a germinação de sementes aos 12 dias após a instalação do experimento. De acordo com os resultados, chegou-se às seguintes conclusões: todos os biótipos das duas espécies tiveram emergência semelhante em relação ao perfil do solo; o aumento da profundidade da semente no perfil do solo reduziu a emergência de plântulas; o substrato arenoso favoreceu a germinação de sementes posicionadas a 0,5 e a 1,0 cm de profundidade; as duas espécies são fotoblásticas positivas; a temperatura ótima para germinação das espécies foi de 20 ºC, mas C. canadensis apresentou germinação melhor em temperaturas inferiores à ótima e C. bonariensis germinou melhor em temperaturas superiores a esta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pavão, Larissa Leite, Carlos Alexandre Santos Querino, Marcelo Sacardi Biudes, Vagner Marques Pavão, Juliane Kayse Albuquerque da Silva Querino, Nadja Gomes Machado, Cristina Aparecida Beneditti, and Klenna Lívia Gomes Peixoto. "DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA TEMPERATURA SUPERFICIAL URBANA NO SUL DO AMAZONAS." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 42 (December 21, 2017): 210. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v42i0.47440.

Full text
Abstract:
A substituição de superfícies naturais por asfalto e concreto altera as propriedades radiativas, térmicas, aerodinâmicas e de impermeabilidade da superfície, o que resulta num incremento da temperatura da superfície. Neste contexto, o objetivo desse estudo foi analisar a variação espaço-temporal da temperatura da superfície da área urbana do município de Humaitá – AM por meio de imagens TM Landsat 5. Para isto, produtos da temperatura de brilho da superfície e o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) obtidos de imagens do TM (Thematic Mapper) Landsat 5 obtidas em 1988, 1995 e 2008 foram utilizadas para estimar a temperatura da superfície da área urbana do município de Humaitá-AM. A maior precipitação em agosto (período seco) nos anos estudados ocorreu em 2008, seguida por 1995 e por 1988. A temperatura da superfície foi influenciada diretamente pela precipitação, disponibilidade hídrica no perfil do solo, urbanização e demais características físicas da superfície. As maiores temperaturas da superfície ocorreram em áreas com maior adensamento de construções e menor área vegetada. Houve variações sazonais da temperatura superficial da área urbana em 1988 e 1995 em função da distribuição temporal da precipitação na área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carreira, Raquel Linhares, Viviane Dias Medeiros Silva, Harriman Aley Morais, Silvana da Motta, Roberto Gonçalves Junqueira, and Marialice Pinto Coelho Silvestre. "Otimização da hidrólise da caseína para elevar o teor de pequenos peptídeos: emprego da pepsina." Ciência e Agrotecnologia 27, no. 3 (June 2003): 625–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542003000300018.

Full text
Abstract:
Visando à produção de hidrolisados de caseína para uso como suplemento dietético, estudou-se a otimização das condições hidrolíticas, empregando-se a pepsina para elevar os teores de di e tripeptídeos. Os hidrolisados foram fracionados pela CLAE de exclusão molecular, seguida da quantificação dos peptídeos nas frações cromatográficas pelo método rápido da Área Corrigida da Fração. Pelos resultados obtidos, infere-se que a obtenção do melhor perfil peptídico, para uso em dietas especiais, depende da definição de alguns parâmetros, tais como, pH, relação enzima:susbtrato e temperatura. Além disso, o custo envolvido na preparação deve ser considerado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Coelho, Diogo J. de R., Ilda de F. F. Tinoco, Maria de F. A. Vieira, Múcio A. dos S. A. Mendes, Fernanda C. de Sousa, and Luís G. F. França. "Mapeamento do ambiente térmico de aviários de postura abertos em sistema vertical de criação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 19, no. 10 (October 2015): 996–1004. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n10p996-1004.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivou-se, com este trabalho monitorar, em tempo real, o ambiente térmico de um aviário de postura e realizar o mapeamento completo da distribuição das variáveis temperatura do ar, umidade relativa do ar e índice de temperatura e umidade no alojamento. O trabalho foi conduzido no mês de janeiro de 2013 em uma granja comercial de aves de postura, sistemas verticais, com seis andares de gaiolas. O aviário é totalmente automatizado possuindo 100.000 aves alojadas na densidade de 300 cm2 ave-1. A partir dos dados coletados foram determinadas as médias de temperatura e umidade relativa do ar para período diurno e noturno de diferentes posições na instalação. Os mapas térmicos resultantes demostram que ocorreu uma variabilidade térmica em diferentes posições espaciais no interior do aviário, com a região central apresentando temperaturas superiores às das extremidades porém dentro da faixa de conforto térmico das aves considerando a situação de temperaturas médias, durante calor extremo a temperatura interna na instalação alcançou 33 oC. A umidade relativa do ar apresentou pequenas variações durante o dia e maiores no período da noite. Em relação ao índice de temperatura e umidade a maior parte da instalação permaneceu dentro da faixa de conforto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Muniz, Paola Machado, Thalía Lopes Friedrich, and Fabiano Cassol. "AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE SOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DO PERFIL DE TEMPERATURAS DO SOLO." Tecnologia e Ambiente 26 (November 10, 2020): 95. http://dx.doi.org/10.18616/ta.v26i0.5380.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a técnica de solarização aplicado no município de Cerro Largo/RS, através do monitoramento do perfil de temperaturas do solo e da obtenção de correlações para determinar a temperatura do solo em função da temperatura do ar. A solarização foi aplicada em uma unidade experimental de 4 m² de área. Para o monitoramento das temperaturas, efetuado tanto no terreno não solarizado quanto no local de aplicação da técnica, foram utilizados 8 termopares do tipo K conectados a um registrador de dados FieldLogger. O estudo analisou as temperaturas da superfície do solo e das profundidades 0,10 m, 0,25 m e 0,40 m, por um período de trinta e três dias. Correlações foram obtidas a partir do método de regressão linear, no qual foi ajustado uma reta para os dados amostrais e analisado o coeficiente de determinação ajustado (R²) para cada caso. Obteve-se a temperatura máxima de 33,34 ºC na superfície do solo que não recebeu o tratamento, e 36,72 ºC na superfície do solo solarizado. O coeficiente de determinação para a área que não recebeu solarização variou entre 0,50 e 0,61, enquanto que para o solo solarizado, o R² variou entre 0,36 e 0,63.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rosa, Gabriela do Amaral da, Luiz André Sorbello, Rosangela Locatelli Dittrich, Marcelo Tadeu Thomaz de Moraes, and Edson Gonçalves de Oliveira. "Perfil hematológico de codornas japonesas (Coturnix japonica) sob estresse térmico." Ciência Rural 41, no. 9 (August 26, 2011): 1605–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011005000110.

Full text
Abstract:
Na coturnicultura, os limites das variáveis climáticas, como temperatura e umidade relativa do ar, interferem no desempenho produtivo e bem estar das aves. A temperatura de conforto térmico para codornas está entre 18 e 22°C, sendo que o desconforto térmico pode causar estresse, alterando heterófilos e linfócitos circulantes e a relação heterófilo/linfócito. O objetivo deste trabalho foi estabelecer os níveis de estresse em codornas durante os ciclos de produção com diferentes temperaturas, por meio das alterações no leucograma e da relação heterófilo-linfócito. O presente estudo foi realizado durante quatro ciclos de produção de 200 codornas japonesas (Coturnix japonica) com duração de 22 dias cada (denominados de C1, C2, C3 e C4). As temperaturas médias foram de: 22,4°C (C1); 25,5°C (C2); 23,3°C (C3) e 21,5°C (C4). Foram coletadas amostras de sangue de 80 codornas em cada um dos ciclos para determinação dos parâmetros hematológicos e dos valores da relação heterófilo-linfócito (H/L). As médias das relações heterófilo/linfócito foram 1,695 em C1; 2,424 em C2; 1,8 em C3 e 1,29 em C4. Comparando-se as médias das relações heterófilo/linfócito entre os quatro ciclos, tem-se que o valor de p foi inferior a 0,0001, exceto entre a primeira e a terceira coleta, cujo valor de p foi não significativo. A heterofilia e linfopenia verificadas e o aumento da relação heterófilo/linfócito nos ciclos, coincidindo com o aumento da temperatura, além do limite de conforto térmico para estas aves, principalmente em C2, é uma evidência de que esses animais foram submetidos a estresse térmico e que as codornas são aves extremamente suscetíveis a variações climáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Melo, Rafael Leandro Fernandes, Allan da Silva Maia, Dehon da Rocha Junior, Alessandro Jacinto Rodrigues Carvalho, Fernanda Monique da Silva, Paulo Ricardo Queiroz, and Isabel Cristina da Cósta Souza. "Obtenção numérica do perfil térmico durante passagem de fonte de calor nos materiais AISI 410, 304L e 430." Research, Society and Development 9, no. 7 (April 28, 2020): e63973884. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3884.

Full text
Abstract:
O método de elementos finitos é uma análise numérica capaz de responder diversos problemas transientes, não lineares da engenharia. O objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa experimental de análise numérica via elementos finitos, em busca da resposta a um aporte térmico em três materiais inoxidáveis, sendo eles AISI 410, AISI 304L e AISI 430. Para isso foi utilizado o software Ansys® Academic 2020R1, nele foram modeladas chapas nas dimensões de , com um caminho de passagem da fonte de calor de . Os materiais foram criados com suas propriedades físicas transiente. A fonte de calor adotada foi a Gaussiana, retirada de uma extensão matemática própria para o software. Foram consideradas as perdas de calor por condução na peça, convecção e radiação no ambiente. A construção do perfil de temperatura de cada material foi construída de acordo com a temperatura máxima atingida, temperatura em pontos específicos e máximo fluxo de temperatura. Os dados dos perfis de temperatura dos materiais foram comparados utilizando por análise estatística ANOVA, utilizando o teste de Tukey. Os resultados mostraram a possibilidade de realizar simulação de processos de soldagem com as condições de contorno adotadas, mostraram que não há uma diferença de máxima temperatura entre os três materiais, entretanto existe uma diferença significativa entre os máximos fluxos de temperatura obtidos entre os três matérias, fato justificado pelas suas diferenças de propriedades físicas. Além disso, os dados de perfil térmico permitem análises estruturais dos materiais, bem como predições de caminhos a seguir em ajuste de parâmetros experimentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Jamile Andréa Rodrigues, Airton Alencar Araújo, José de Brito Lourenço Júnior, Rinaldo Batista Viana, Núbia de Fátima Alves Santos, and Alexandre Rossetto Garcia. "Perfil hematológico de búfalas da raça Murrah, criadas ao sol e à sombra, em clima tropical da Amazônia Oriental." Acta Amazonica 41, no. 3 (2011): 425–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672011000300014.

Full text
Abstract:
Foram avaliadas as respostas hematológicas de 20 búfalas, criadas ao sol (grupo - SS) e à sombra (grupo - CS), em Belém, Pará. Os animais do grupo CS (n = 10) estavam em sistema silvipastoril, com Racosperma mangium e os do SS (n = 10), em piquetes sem sombra, em pastagem de Brachiaria humidicola, água para beber e sal mineral. Foram mensuradas temperatura do ar (TA), umidade relativa do ar (UR) e temperatura de globo negro, em cada tratamento. A coleta de sangue para eritrograma e número total de leucócitos foi realizada a cada 14 dias, às 13 h, durante o ano de 2009. Através da análise de variância constatou-se que em todos os períodos do ano, a TA e índice de temperatura de globo e umidade (ITGU) foram diferentes (P < 0,05), com níveis mais elevados no grupo SS. No período mais chuvoso, o grupo CS apresentou valores elevados de leucócitos, enquanto nos períodos de transição e menos chuvoso, foram maiores no grupo SS. No período menos chuvoso do ano, o grupo SS apresentou maiores valores de hemácias. O teor de hemoglobina teve maiores níveis (P < 0,05) nos períodos de transição e menos chuvoso. Somente a hemoglobina teve correlação significativa e negativa (P < 0,05) com a UR. Conclui-se que as novilhas búfalas Murrah estão sujeitas a um ambiente hostil e o período menos chuvoso é o mais propício a causar estresse térmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Santos, Evelise F., Mauro Moresco, Simone M. L. Rosa, and Sônia M. B. Nachtigall. "Extrusão de compósitos de PP com fibras curtas de coco: efeito da temperatura e agentes de acoplamento." Polímeros 20, no. 3 (October 1, 2010): 215–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282010005000036.

Full text
Abstract:
Compósitos de PP com fibras curtas de coco foram preparados em extrusora, com dois perfis de temperatura, visando avaliar o efeito compatibilizante de PP modificado com vinilalcoxisilano e com anidrido maleico. Foi verificado que os dois agentes de acoplamento melhoraram o módulo elástico, a tensão máxima e a resistência à absorção de água quando os materiais foram processados utilizando-se um perfil de temperaturas mais elevadas. A morfologia dos compósitos também ficou mais homogênea na presença dos agentes de acoplamento, especialmente naqueles processados na temperatura mais alta. Esses resultados indicam que a temperatura é uma variável fundamental no estabelecimento das interações envolvendo os processos de compatibilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Barbosa Filho, José Antonio Delfino, Frederico Márcio Corrêa Vieira, Iran José Oliveira da Silva, Danilo de Brito Garcia, Marco Aurélio Neves da Silva, and Bruno Henrique Fernandes Fonseca. "Transporte de frangos: caracterização do microclima na carga durante o inverno." Revista Brasileira de Zootecnia 38, no. 12 (December 2009): 2442–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009001200021.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi conduzido com o objetivo de caracterizar o perfil microclimático da carga de caminhões de transporte de frangos de corte sob condições comerciais durante o inverno, por meio do monitoramento constante das variáveis ambientais (temperatura e umidade relativa do ar) e das perdas na chegada na linha de abate. Foram monitorados três carregamentos, da saída das aves da granja até a chegada ao abatedouro, considerando fatores como a distância (perto, média e longa) e os turnos (manhã, tarde e noite). Para obtenção do perfil das variáveis ambientais durante a carga dos caminhões, foram instaladas miniestações meteorológicas (Loggers) que permitiram determinar o microclima a que as aves foram submetidas e visualizar o perfil do índice entalpia de conforto, que possibilitou a classificação das regiões da carga de acordo com os limites de conforto térmico para frangos de corte na sexta semana. Os dados de temperatura, umidade relativa do ar e do índice entalpia de conforto na carga foram analisados utilizando-se a geoestatística pelo método de krigagem ordinária. O turno da tarde foi o mais crítico do ponto de vista ambiental, e as partes central e traseira da carga do caminhão foram as mais problemáticas para as aves, do ponto de vista microclimático, portanto, as mais propícias à ocorrência de perdas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

GOME, MARIANA CARVALHO DE LIMA, and WALDEMAR NAVES DO AMARAL. "SÍFILIS NA GESTAÇÃO E TRANSMISSÃO VERTICAL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO." REVISTA CIENTIFICA CEREM-GO 2, no. 1 (October 2020): 34–37. http://dx.doi.org/10.37951/cerem-2021-v2i1-34-37.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A Sífilis é uma doença causada pela bactéria Treponema Pallidum. Na gestante, se a doença não for diagnosticada e adequadamente tratada, pode chegar até o feto, o contaminando e trazendo repercussões no desenvolvimento fetal. Essa disseminação via hematogênica é chamada de sífilis congênita. A transmissão materno-fetal ocorre com mais frequência com a gestante portadora de sífilis primária e secundária. OBJETIVOS: Identificar a taxa de crescimento de Sífilis no período de 2017 a 2019. MÉTODOS: estudo transversal descritivo retrospectivoRESULTADOS: No presente estudo encontramos 188 pacientes notificadas com sífilis entre os anos de 2017 a 2019, essas pacientes apresentaram idade variando de 15 a 43 anos, com média de 24,6 ± 5,9 anos. O número de casos de Sífilis entre os anos de 2017 a 2019 cresceu 85%. Apesar desse alto crescimento, não foi estatisticamente significativo; p = 0411. No presente estudo, 73,4% das gestantes com sífilis eram da raça parda, 1,6% da raça negra e 7, 4% da raça branca. Das pacientes notificadas, 82,3% residem em zona urbana, 60,6% são solteiras e 47,9% fizeram pré-natal, 34,6% das gestantes notificadas estavam no 3º trimestre. Não houve informação sobre uso de álcool, tabagismo e drogas para serem estudados. Em relação a classificação clínica, 18,6% se encontravam na sífilis primária e 6,9% na sífilis latente. 78,7% das pacientes apresentaram teste treponêmico reagente. 38,3% das gestantes estavam com VDRL ≥ 1/8. O diagnóstico de sífilis congênita foi encontrado em 34,6% dos casos, aborto em 9% dos casos e óbito fetal em 8% de toda a amostra. Sobre o tratamento das gestantes: Penicilina 2,4 milhões em 17,6%, Penicilina 4,8 milhões em 27,1% e Penicilina 7,2 milhões em 12,2%. 7,4% das pacientes receberam outro esquema de tratamento, portanto, considera-se tratamento inadequado. Em relação ao tratamento do parceiro, apenas 12,8% dos parceiros foram comprovadamente tratados. CONCLUSÃO: Das pacientes notificadas no HMDI, a maioria era jovem (média de idade de 24,6 anos), parda, solteira e moradoras de zona urbana.. Em relação ao período da gestação, 17 pacientes estavam no primeiro trimestre, 5 pacientes no segundo trimestre e 65 pacientes no terceiro trimestre. Fizeram pré natal, não havia informação sobre presença ou ausência do pré natal. O número de casos de sífilis entre os anos de 2017 a 2019 cresceu 85%, foram diagnosticados 65 casos de sífilis congênita, 17 casos de aborto e 15 casos de óbito fetal. O tratamento foi realizado em 12,8% dos parceiros, 87,2% das fichas não continham informação sobre tratamento ou não dos parceiros. 107 gestantes receberam tratamento com Penicilina G Benzatina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Wanzeler, Romero Thiago Sobrinho, José de Paulo Rocha da Costa, and Cleber Assis dos Santos. "Variabilidade horária do perfil de temperatura do solo em um pomar de mangueiras (Mangifera indica l.), na localidade de Cuiarana, Salinópolis – PA." Estação Científica (UNIFAP) 6, no. 1 (March 15, 2016): 117. http://dx.doi.org/10.18468/estcien.2016v6n1.p117-124.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 115%;">A temperatura do solo é um dos elementos mais importantes dentro da caracterização de um microclima. Este trabalho teve como objetivo analisar o perfil de temperatura no solo, em superfícies com solo vegetado e solo não vegetado, verificando a variação horária média da temperatura do solo em diferentes profundidades e comparando os perfis de temperatura do solo. Os dados horários de temperatura do solo foram medidos e coletados durante o período de 23 a 25 de junho de 2015, no sítio experimental Modesto Rodrigues, na localidade de Cuiarana, Salinópolis-PA. A temperatura do solo aumenta a partir das 6h até aproximadamente às 14h, e diminui a partir desse horário. As maiores temperaturas ocorreram no solo não vegetado e as menores temperaturas no solo vegetado, devido a presença de maior umidade no solo vegetado. Pela análise dos resultados, concluiu-se que a temperatura do solo apresentou relação direta ao tempo de exposição à radiação solar, sendo este tipo de informação, imprescindível no entendimento de estudos agrometeorológicos e micrometeorológicos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Cleiton Oliveira dos, and Danielly Pereira da Silva. "Perfil hidroambiental como ferramenta na avaliação da condição da qualidade de águas superficiais no contexto de microbacias." Caderno de Geografia 30, no. 60 (December 17, 2019): 99–111. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2020v30n60p99-111.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo identificar o perfil hidroambiental da microbacia do Córrego Criminoso no município de Coxim/ MS e a sua condição de balneabilidade. O estudo foi realizado em dois pontos, sendo um a montante e o outro a jusante do perímetro urbano entre os meses de abril a outubro de 2018. Os parâmetros analisados foram: Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5,20), Coliformes Totais (CT), Escherichia coli (EC), Fosforo Total (PT), Potencial Hidrogeniônico (pH), Turbidez (TU), Sólidos Totais (ST), Cor (C), Oxigênio Dissolvido (OD), Alcalinidade (A), Temperatura da Amostra (T). Os resultados obtidos foram comparados com a Resolução CONAMA 274/2000 e 357/2005, demostrando alterações e desconformidades nas análises microbiológicas e DBO. Concluiu-se, portanto que o perfil hidroambiental foi capaz de mostrar os aspectos ambientais responsáveis pela deterioração da qualidade da água ao longo do Córrego Criminoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Dias, W. O., L. T. Nishimura, S. A. Cerejo, L. T. Oliveira, A. T. J. Brunelo, W. Dias Junior, C. S. Honsho, E. Mattos Junior, and D. Paulino Junior. "Avaliação do perfil eletrocardiográfico pré e trans-anestesia em lobos-guará." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 67, no. 6 (December 2015): 1599–606. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8151.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da administração do Zolazepam/Tiletamina nas funções cardiorrespiratórias e eletrocardiográficas em lobos-guará (Chrysocyon brachyurus) mantidos em cativeiro. Foram utilizados dez lobos-guará clinicamente saudáveis (seis machos e quatro fêmeas), com média de peso 23,5±3,5kg, e idade de 6,5±2,8 anos. Os lobos eram mantidos em cativeiro e foram capturados pelos tratadores, proporcionando o mínimo de estresse possível para avaliação dos parâmetros pré-anestésicos. Foram avaliadas frequência cardíaca e respiratória, temperatura retal, pressão arterial média e eletrocardiografia. Após coleta dos parâmetros fisiológicos e eletrocardiográficos pré-anestesia, foi administrada a dose de 5,1±0,7mg/kg de Zolazepam/Tiletamina intramuscular. Depois da anestesia, colocaram-se os eletrodos do eletrocardiograma nos membros torácicos e pélvicos. Os animais eram monitorados durante uma hora, sendo que, a cada 10 minutos, era realizado o registro dos valores eletrocardiográficos, assim como os valores dos parâmetros fisiológicos e cardiorrespiratórios. Os resultados mostraram alteração significativa na amplitude da onda P entre 10 a 50 minutos pós-anestesia. Frequência cardíaca (153±20bmp), frequência respiratória (29±6mpm), temperatura corporal (38,4±1oC), pressão arterial média (114±20mmHg) e as outras variáveis eletrocardiográficas não apresentaram alterações. O aumento da amplitude da onda P nos animais deste trabalho sugeriu um aumento atrial, oriundo de doenças cardíacas ou simplesmente pelo aumento da frequência cardíaca durante a contenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ferreira Matos, Sarah, and Leandra Altoé. "Análise da garantia de escoamento de petróleo em águas profundas em relação à deposição de parafina." Latin American Journal of Energy Research 6, no. 2 (January 29, 2020): 12–31. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2019.v6.n2.p12-31.

Full text
Abstract:
A produção em campos offshore, em especial de águas profundas e ultra profundas de campos do pré-sal, possui desafios característicos à garantia de escoamento. Entre eles, pode-se destacar a deposição de parafina ao longo das extensas tubulações de produção, em função das profundas lâminas d’água e do consequente perfil de temperatura ao longo do escoamento. As parafinas são componentes de alto peso molecular do petróleo e tendem a se precipitar e se depositar nas superfícies sólidas das paredes das tubulações, quando a temperatura do óleo é reduzida à temperatura inicial de aparecimento de cristais. Ao se acumularem, os depósitos de parafina levam à redução da área aberta ao fluxo nas linhas de escoamento, prejudicam a vazão de produção, e podem bloquear as tubulações. Este trabalho apresenta uma análise quanto à garantia de escoamento de óleo em águas profundas, em que se pôde verificar, por meio de simulação computacional, o perfil de temperatura e as condições favoráveis à cristalização e deposição de parafina ao longo das linhas de produção. A simulação foi feita considerando dados de produção do poço Lula Oeste, do Campo de Lula, presente na Bacia de Santos. Por meio do estudo realizado foi possível concluir que a produção de petróleo nas condições de águas profundas e ultra profundas se mostra complexa e desafiadora, o que torna fundamental para a operação a gestão de métodos e estratégias de prevenção e remoção de depósitos de parafina, de forma a garantir o escoamento de óleo nas tubulações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ucker, Fernando Ernesto, Alfredo Borges De-Campos, Luís Carlos Hernani, José Ronaldo de Macêdo, and Adoíldo da Silva Melo. "Movimentação vertical do íon potássio em Neossolos Quartzarênicos sob cultivo com cana-de-açúcar." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1548–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900054.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi determinar a movimentação vertical do íon potássio em perfil de Neossolo Quartzarênico cultivado com cana-de-açúcar. Foram realizados dois experimentos, em campo. O primeiro consistiu de uma avaliação da movimentação do íon no perfil do solo até 1,80 m de profundidade, por dois anos, em uma área cultivada com cana-de-açúcar e em outra sob cerrado. O segundo consistiu da avaliação do movimento do íon até a profundidade de 1,00 m, sob dois regimes hídricos: natural e controlado. No experimento sob condições controladas, as avaliações foram feitas em parcelas de 0,5 m2, delimitadas por chapas galvanizadas, com adição de 80 kg ha-1 de K2O seguida da adição de 1.200 mm de água. A área sob lavoura apresentou maior conteúdo de matéria orgânica do solo, maior pH e, consequentemente, maior capacidade de retenção do K+ nas camada superficiais do perfil do que a área de cerrado. Além disso, na área sob lavoura, a avaliação da disponibilidade de K+ ao longo do perfil do Neossolo avaliado foi influenciada pelo tipo de regime hídrico adotado (chuva natural ou controlada). Independentemente do uso do solo, o K+ apresenta rápida movimentação no perfil do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Costa, F. F., M. A. V. P. Brito, G. N. Souza, D. B. C. Pereira, I. S. B. Pinto, and M. F. Martins. "Efeito da temperatura das amostras de leite na concentração de cálcio solúvel e de beta-caseína: interferência no teste de estabilidade frente ao etanol." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 2 (April 2014): 573–78. http://dx.doi.org/10.1590/1678-41626450.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a variação do perfil proteico e do cálcio solúvel na coagulação do leite pelo etanol nas temperaturas de 4ºC, 10ºC, 15ºC e 20ºC. Amostras de leite de 61 animais foram avaliadas quanto à estabilidade ao etanol nas concentrações de 66 a 92% (v/v) nas temperaturas de 4ºC, 10ºC, 15ºC e 20ºC. Três amostras, após 24 horas de armazenamento a 4ºC, foram ultracentrifugadas em quadruplicata (40.000 x g) a 4ºC e a 20ºC, respectivamente, por 60 minutos. Em seguida, o sobrenadante foi retirado e submetido à análise do cálcio solúvel pela técnica via úmida (digestão nitroperclórica) e leitura em espectrofotômetro de absorção atômica. O perfil proteico foi analisado pela técnica de eletroforese capilar empregando kit específico para determinação proteica. Os resultados mostraram uma correlação positiva entre o aumento da temperatura das amostras e a estabilidade do leite frente às diferentes concentrações de etanol. A porcentagem de cálcio solúvel no sobrenadante após ultracentrifugação foi maior nas amostras tratadas a 4ºC (P<0,05). As amostras ultracentrifugadas na temperatura de 4ºC apresentaram quantidades superiores de β-caseína no sobrenadante em comparação com as amostras tratadas a 20ºC. O abaixamento da temperatura favoreceu a migração da β-caseína e do cálcio coloidal para a fase solúvel do leite, o que possivelmente favoreceu o aumento da instabilidade das amostras no teste do etanol. Os resultados sugerem que a temperatura ideal para a realização de teste de estabilidade do leite frente ao etanol deveria ser de 21ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

ZANOTTA, Daniel Capella, Jorge Ricardo DUCATI, and Glauber Acunha GONÇALVES. "Surface temperature patterns of Lagoa dos Patos, Brazil, using NOAA-AVHRR data: an annual cycle analysis." Pesquisas em Geociências 37, no. 3 (December 31, 2010): 219. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.22661.

Full text
Abstract:
PADRÕES DE TEMPERATURA SUPERFICIAL DA LAGOA DOS PATOS, BRASIL, UTILIZANDO DADOS NOAAAVHRR: UMA ANÁLISE DE CICLO ANUAL. Rotinas de processamento em dados NOAA-AVHRR podem ser empregadas para estimar a temperatura superficial de lago (TSL) com base em algoritmos tradicionalmente desenvolvidos e aplicados em ambientes oceânicos. Esta extenção da aplicação tem sido largamente utilizada em diversos lagos ao redor do mundo alcançando um bias entre 1-1,5 °C resultante do algoritmo. Mapas mensais de temperatura da superfície da Lagoa dos Patos, RS, cobrindo o período de Agosto/2007 a Julho/2008 foram gerados para período diurno e noturno com o intuito de estudar o ciclo anual. Os resultados mostram grandes variações de temperatura dentro desse período, e revelam a interação existente com o Oceano Atlântico na região estuarina. As temperaturas variam entre 9,9 a 29,5 ºC durante o dia e entre 9,9 a 27,8 °C durante a noite. Foi verificado que o perfil batimétrico é o parâmetro mais significante influenciando as feições de TSL e a dinâmica termal da lagoa. O conhecimento dessas variações produz novas percepções sobre os processos locais, e conduz a diferentes formas de modelagem dos fenômenos envolvidos em escala local. A análise fornece também uma descrição mais realística sobre a distribuição superficial da temperatura do que mapas climatológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Liliam Fernandes de, Daniele Polato, Rafael Bittencourt Alves, Suyanne Fraga, and Adriana Ribeiro de Macedo. "Perfil antropométrico e funcional de velejadores da classe "Optimist"." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, no. 1 (March 2011): 173–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000100016.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma análise descritiva das características antropométricas e funcionais de crianças e adolescentes velejadores da classe "Optimist", participantes do campeonato estadual do Rio de Janeiro, em 2006. Foram avaliados 50 velejadores do sexo masculino, sendo 17 da categoria infantil e 33 da juvenil. Os velejadores da categoria infantil apresentaram (valores médios ± desvio padrão) 152,8 ± 5,8 cm de estatura, 45,6 ± 5,5 kg de massa corporal, índice de massa corporal (IMC) de 19,6 ± 2,8 e percentual de gordura de 23,9 ± 7,0%. Quanto às características funcionais, observou-se força de preensão média de 22,5 ± 2,9 kgf e salto vertical com altura de 25,5 ± 4,8 cm. A categoria juvenil apresentou estatura média de 161,7 ± 7,7 cm, massa corporal de 48,9 ± 7,5 kg, IMC de 18,7 ± 2,2 kg/m²; percentual de gordura de 18,6 ± 5,5%, força de preensão de 29,6 ± 5,5 kgf e altura do salto vertical de 31,6 ± 4,7 cm. A categoria juvenil apresentou estatura e força significativamente maiores que a infantil (p < 0,05). Todavia, com o percentual de gordura foi significativamente menor, o que resultou em valores de Índice de Massa Corpórea (IMC) e massa corporal similares. Os resultados apontam para um perfil longilíneo dos velejadores juvenis, onde maior força e estatura são acompanhados por redução do percentual de gordura e manutenção da massa corporal, não prejudicando o desempenho do atleta no tipo de embarcação da classe "Optimist".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Teixeira, Danielle Cardozo Frasca, and Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim. "PERFIL TÉRMICO NOTURNO DE CIDADE PEQUENA DO AMBIENTE TROPICAL EM EPISÓDIOS DE INVERNO." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 36 (May 10, 2016): 208. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v36i0.42290.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o perfil térmico noturno de Rancharia, cidade de pequeno porte localizada no oeste do estado de São Paulo. O Sistema Clima Urbano foi o embasamento teórico-metodológico norteador da pesquisa, com ênfase no subsistema termodinâmico. Dentre outros produtos, este subsistema busca diagnosticar as ilhas de calor urbanas. A aquisição dos registros de temperatura ocorreu por meio da realização de transectos móveis (medidas itinerantes) e pontos fixos coletados simultaneamente em cinco episódios de inverno às 21 horas. O tratamento dos dados foi direcionado à elaboração de cartas de isotermas e de perfis longitudinais ilustrados, contendo as feições predominantes nos trajetos, permitindo uma análise integrada da distribuição da temperatura do ar nas vias de fluxo livre. Foram diagnosticadas ilhas de calor atmosféricas de moderada magnitude, com intensidade entre 3ºC e 3,8ºC, em condições de estabilidade atmosférica proporcionadas por céu claro e ventos fracos. As ilhas de calor foram detectadas em feições urbanas densamente construídas, enquanto que as ilhas de frescor se posicionaram em áreas de menor densidade construtiva, de transição do ambiente urbano-rural e no rural circunvizinho. Esta pesquisa demonstrou que mesmo sendo uma cidade de pequeno porte, Rancharia apresenta especificidades do ponto de vista da distribuição das temperaturas no intraurbano em relação ao rural próximo, que deve ser considerada na gestão e no planejamento do espaço urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pazos, Enrique. "Modelo computacional para el estudio y predicción del clima." Ciencia, Tecnologí­a y Salud 3, no. 2 (March 17, 2017): 212. http://dx.doi.org/10.36829/63cts.v3i2.332.

Full text
Abstract:
En vista del inminente cambio climático global, es necesario contar con modelos matemáticos regionales y globales que puedan proyectar con detalle las tendencias futuras de temperatura, humedad, precipitación, viento y absorción de radiación solar, entre otras. Con esta motivación, presentamos los resultados preliminares de un modelo fí­sico cuantitativo que describe el movimiento, densidad y temperatura de masas de aire en la atmósfera. El modelo se basa en la solución numérica de las ecuaciones de Euler para aire seco, por medio del método de volúmenes finitos. El modelo es utilizado para describir la evolución en el tiempo de masas de aire tibio y frí­o en un perfil bidimensional que representa una sección vertical de la atmósfera. Se incluye también el efecto de la curvatura del suelo por medio de coordenadas que siguen el perfil topográfico del terreno. En los resultados de la simulación es posible observar que el movimiento del aire genera diferentes patrones en las corrientes de viento y distribución de temperatura en la atmósfera, los cuales afectan distintos lugares dependiendo de la velocidad de advección de la masa de aire. Este estudio es un primer paso en la predicción a futuro de los efectos del cambio climático en el territorio de Guatemala, los cuales son necesarios para poder tomar medidas y polí­ticas de adaptación y mitigación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Leite, Neiva, Rossine Pinto de Aguiar Junior, Fabrício Cieslak, Mary Ishiyama, Gerusa Eisfeld Milano, and Joice Mara Facco Stefanello. "Perfil da aptidão física dos praticantes de Le Parkour." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 17, no. 3 (June 2011): 198–201. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922011000300010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a aptidão física dos praticantes do Le Parkour na cidade de Curitiba-PR. Participaram do estudo 13 sujeitos (19,46 ± 2,82 anos) do sexo masculino, praticantes da atividade há mais de seis meses. Foram realizadas medidas antropométricas e testes de aptidão física (teste de corrida vai-e-vem de 20 metros, de abdominal em um minuto, flexão e extensão dos braços, impulsão vertical e horizontal, sentar-e-alcançar e teste de Wingate). Os resultados foram analisados através de estatística descritiva (média e desvio padrão), sendo classificados com base em tabelas de referência para cada teste. Após avaliar o VO2máx, 53,85% dos praticantes estavam com valores considerados "baixa aptidão" e 46,15% apresentaram uma aptidão cardiorrespiratória adequada. Na força/resistência abdominal, 46,15% dos sujeitos foram classificados como "baixa aptidão" e 53,85% como "faixa recomendável". A potência de pico e a potência média foram consideradas como "regular" em todos os indivíduos. O índice de fadiga foi igual ou superior em 54% dos sujeitos. A flexibilidade foi avaliada como "baixa aptidão" em 69,23% da amostra. Na avaliação da força/resistência de membros superiores, observou-se que 84,62% estavam na "faixa recomendável". A partir dos resultados encontrados neste estudo, sugere-se que o Le Parkour, por ser uma atividade acíclica com ênfase em saltos e atividades de força nos braços, ocasionou melhores valores nos testes de impulsão horizontal, vertical e força de membros superiores. Entretanto, as demais variáveis avaliadas estavam abaixo da média, o que deve ser considerado na prescrição de exercícios e no acompanhamento dos indivíduos durante a prática da atividade. Sugerem-se novos estudos com amostras maiores e controle de treinamento dos praticantes de Le Parkour.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Brandão, Telma Melo, Mariele Antunes Vieira, Heloisa Helena de Siqueira Elias, Maria Cecília Evangelista Vasconcelos Schiassi, Hellen Vidal Santos, Patrícia Aparecida Pimenta Pereira, Elisângela Elena Nunes Carvalho, Fabiana Queiroz, and Soraia Vilela Borges. "Efeito do tempo e da temperatura nas características físicas de doces mistos dietéticos e funcionais de frutas do cerrado." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 24, 2020): e8929109267. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9267.

Full text
Abstract:
Existem inúmeros frutos do cerrado com potencial econômico para elaboração de produtos que atendam a demanda do consumidor, como doces dietéticos e funcionais. entretanto, são escassos estudos a respeito das características destes produtos e estabilidade durante armazenamento. dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tempo e da temperatura nas características físicas de doces mistos dietéticos e funcionais utilizando frutos do cerrado. para isso, foram elaborados doces mistos utilizando marolo, maracujá-doce e graviola e frutooligossacarídeo sem adição de açúcar. os doces foram armazenados em 2 temperaturas (25 °c e 35 °c) durante 180 dias. foram realizadas análises de atividade de água, cor e perfil de textura e os resultados obtidos foram avaliados por meio de análise de regressão. os doces mistos dietéticos e funcionais de frutas do cerrado sofreram influência tanto do tempo como da temperatura de armazenamento, sendo que a temperatura de 35 °c foi a variável que mais afetou as características físicas. diante disso, no armazenamento a temperatura de 25 °c, as propriedades físicas dos doces mistos dietéticos e funcionais de frutas do cerrado foram mais estáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography