Academic literature on the topic 'Perfuração de poços de petróleo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Perfuração de poços de petróleo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Perfuração de poços de petróleo"

1

Garnica, Alfredo Ismael Curbelo, Fabiola Dias da Silva Curbelo, Ítalo Xavier Queiroz, Elayne Andrade Araújo, Roxana Pereira Fernandes de Sousa, Evanice Medeiros de Paiva, Glauco Soares Braga, and Edson de Andrade Araújo. "Desenvolvimento de microemulsões como aditivo lubrificante em fluido de perfuração." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 4, 2020): e212973703. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3703.

Full text
Abstract:
A busca por novas formulações para aditivos lubrificantes em fluidos de perfuração é constante, devido à necessidade da indústria do petróleo e gás de aperfeiçoar produtos e processos e preservar o ecossistema, contribuindo com o desenvolvimento sustentável. O uso de microemulsões na fase upstream é crescente, principalmente na área de recuperação avançada de petróleo, porém inovador na área de perfuração de poços de petróleo. O objetivo deste estudo foi desenvolver e caracterizar microemulsões biodegradáveis e de baixo custo de produção para aplicação como aditivo lubrificante de fluidos de perfuração base água. Para tanto, foram realizados: a) teste de estabilidade nas microemulsões e nos fluidos de perfuração aditivados; b) teste de tamanho de partícula nas microemulsões; c) teste de ponto de turbidez, para avaliação do comportamento da microemulsão quanto a temperatura; e d) teste de lubricidade das microemulsões, do lubrificante proposto e dos fluidos de perfuração aditivados. Os resultados de lubricidade encontrados foram satisfatórios, mostrando que os sistemas microemulsionados avaliados podem ser aplicadas como aditivos lubrificantes biodegradáveis em fluidos de perfuração base água para perfuração de poços de petróleo, causando um menor impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Curbelo, Fabiola Dias da Silva, Rayanne Macedo Aranha, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, Edson De Andrade Araújo, and Júlio Cezar De Oliveira Freitas. "REMOÇÃO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO POR COLCHÕES LAVADORES COMPOSTOS POR ÓLEO VEGETAL, TENSOATIVO E SALMOURA." HOLOS 4 (September 19, 2017): 125. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5631.

Full text
Abstract:
Os fluidos de perfuração base óleo têm sido utilizados em perfuração de poços de petróleo por apresentarem características como, lubricidade, fricção mecânica, inibição química, estabilidade do sistema, entre outras, pois minimizam inúmeros problemas durante a etapa de perfuração. Porém, o reboco formado pelo fluido de perfuração nas paredes do poço e o fluido contido em seu interior devem ser removidos de forma eficiente, propiciando uma boa cimentação, melhorando a aderência do cimento a formação e do cimento ao revestimento. Os colchões lavadores são fluidos que possuem propriedades químicas adequadas que atuam dispersando o reboco e o fluido de perfuração. Baseado nisto, este trabalho teve o objetivo de desenvolver colchões lavadores a base de óleo vegetal e tensoativos, para serem utilizados durante a operação de cimentação de poços de petróleo removendo o reboco formado pelo fluido de perfuração nas paredes do poço. Foram utilizados três tensoativos nas formulações dos colchões, um aniônico de origem vegetal (OCS) e dois não iônicos (TW80 e ASP80). E suas eficiências foram avaliadas a partir de testes de remoção. Dos resultados obtidos, verifica-se que os tensoativos OCS e ASP80 apresentaram valores satisfatórios de remoção de aproximadamente 77% e 97%, respectivamente. Sendo o OCS uma boa alternativa para uso em formulações de colchões lavadores, uma vez que este é um tensoativo de origem vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Fabiana Silva, Ricardo Carvalho Rodrigues, and Adelaide Maria de Souza Antunes. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE BROCAS DE PERFURAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO." Cadernos de Prospecção 10, no. 2 (June 30, 2017): 248. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i2.17940.

Full text
Abstract:
O petróleo ainda é o insumo principal na matriz energética, encontra-se disponível na natureza em formações subterrâneas, sendo retirado somente através de poços, os quais só podem ser perfurados utilizando Brocas de alta eficiência. Nesta esteira o artigo apresenta o resultado preliminar da dissertação de mestrado sobre Prospecção Tecnológica em Brocas de perfuração de poços de petróleo, que visa oferecer um panorama tecnológico, através da análise de documentos de patentes, apontando os aperfeiçoamentos do equipamento numa linha de tempo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Correia, João Paulo Araújo, and João Paulo Lima Santos. "AVALIAÇÃO NUMÉRICA DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE REVESTIMENTO DE POÇOS DE PETRÓLEO EM ZONAS DE ALTA PRESSÃO E ALTA TEMPERATURA E ÁREAS DE ROCHAS SALINAS." HOLOS 1 (July 18, 2017): 292. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5178.

Full text
Abstract:
As atividades de projeto e instalação de colunas de revestimento em poços de petróleo correspondem a elementos fundamentais para garantir a segurança e a operacionalização de campos exploratórios. Com o desafio da perfuração de poços em áreas geologicamente mais complexas, a exemplo das chamadas reservas do pré-sal e em reservatórios sujeitos à alta pressão e alta temperatura (High Pressure High Temperature - HPHT), novas variáveis de projeto devem ser consideradas. Este trabalho propõe-se a avaliar o comportamento de modelos constitutivos de rochas salinas por meios de curvas de fluências objetivando avaliar o impacto do efeito de fluência da rocha salina na estabilidade do poço aberto na fase de perfuração. Também são avaliados os incrementos de esforços advindos do comportamento viscoso das rochas salinas nas colunas de revestimento de poços de petróleo e a respectiva influência no tratamento de projetos para dimensionamento de revestimento de poços. Emprega-se uma estratégia baseada no método dos elementos finitos para modelar o comportamento de fluência em rochas salinas através de modelos viscoelásticos em função da série de Pronny. O processo de dimensionamento das colunas de revestimento é efetuado seguindo as recomendações normativas da API5C3 e ISO10400.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, R. C. A. M., L. V. Amorim, and L. N. L. Santana. "Desenvolvimento de fluidos aquosos com bentonita para perfuração de poços de petróleo onshore." Cerâmica 56, no. 338 (June 2010): 179–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000200013.

Full text
Abstract:
Devido aos grandes desafios encontrados na perfuração de poços, há a necessidade de se desenvolver fluidos com propriedades adequadas e capazes de atender todas as exigências da perfuração, como elevada capacidade de carreamento de sólidos e alta lubricidade, como também fluidos ambientalmente corretos. O grau de impacto dos fluidos de perfuração no meio ambiente depende especialmente do tipo de fluido utilizado, se de base aquosa, oleosa, sintética ou mesmo de base ar. Portanto, é de fundamental importância o desenvolvimento de fluidos com características específicas em cada etapa da perfuração. Sendo assim, este trabalho objetivou o desenvolvimento de fluidos aquosos, com baixo teor de sólidos e propriedades reológicas, de filtração e lubricidade adequadas à perfuração de poços de petróleo onshore. Os fluidos foram formulados utilizando em sua composição bentonita sódica industrializada, aditivos poliméricos e lubrificantes, em diferentes concentrações. O estudo reológico, de filtração e lubricidade mostrou que os fluidos apresentam comportamento pseudoplástico e que os aditivos selecionados desempenham com êxito suas funções de modificadores reológicos, redutores de filtrado e agente lubrificante. Além disto, ficou evidenciada a necessidade de aditivos lubrificantes em fluidos aquosos contendo argila bentonítica e polímeros. A adição de 1% de lubrificante no fluido é suficiente para adequar a capacidade lubrificante dos fluidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Fabiana Silvia, Ricardo Carvalho Rodrigues, Adelaide Maria S. Antunes, and Fabiana Silvia Almeida. "Prospecção tecnológica em brocas de perfuração em poços de petróleo." Brazilian Journal of Development 6, no. 4 (2020): 21232–53. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n4-336.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marques, Felippe Schuwartz Borba, Luis Alberto Duncan Rangel, Gilson Brito Alves Lima, Luiz Octávio Gavião, Hardy Leonardo da Cunha Pereira Pinto, Danilo Colombo, and Claudio Benevenuto de C. Lima. "Modelagem de parâmetros operacionais para suporte à avaliação do processo de perfuração de poços offshore." Sistemas & Gestão 14, no. 1 (April 1, 2019): 77–85. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n1.1481.

Full text
Abstract:
A exploração de petróleo é uma das principais atividades industriais do País, devido à variedade dos subprodutos e empresas envolvidas no setor. Para que seja possível extrair das bacias sedimentares tal produto, é necessário investimento de grande porte e alta tecnologia. As plataformas e serviços de perfuração estão entre as principais atividades que representam custos significativos para a execução do serviço de exploração. Para viabilizar o investimento e comercialização do barril do petróleo, essas atividades devem ser aprimoradas de maneira a atrair investidores a explorar campos de petróleo de forma cada vez mais eficiente e produtiva, contribuindo, assim, com a geração de riqueza e desenvolvimento da sociedade. Dentro deste cenário, o objetivo deste artigo foi a aplicação de modelagem de dados em um conjunto de parâmetros operacionais para suporte à avaliação de eficiência do processo de perfuração de poços offshore. Por se tratar de um processo que envolve variáveis distintas de entrada e saída, torna-se pertinente analisar poços em áreas homogêneas e identificar os principais parâmetros que permitam contribuir para o melhor desempenho no ganho de taxa em metros perfurados. Neste sentido, no aspecto da abordagem metodológica, o cálculo da eficiência foi avaliado, tomando como base os parâmetros pré-estabelecidos pela engenharia de perfuração, adotando-se, para a modelagem, o modelo clássico, orientado à saída, utilizado pela análise de envoltória de dados. Os resultados obtidos, a partir das variáveis e do modelo aplicado, permitiram uma percepção preliminar da eficiência do sistema de perfuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Mariana Do Nascimento, João Paulo Lobo dos Santos, Rafael De Castro Oliveira, Itson Santos de Souza, and Acto De Lima Cunha. "Avaliação da aplicação dos métodos indiretos de predição do gradiente de pressão de poros em projetos de poços da Bacia Sergipe-Alagoas." Geologia USP. Série Científica 18, no. 2 (July 24, 2018): 19–28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-125669.

Full text
Abstract:
No cenário petrolífero atual, a exploração de petróleo em camadas com grandes profundidades é cada vez mais frequente. Com isso, um estudo mais completo das geopressões se faz necessário, visto que essas são as responsáveis pela manutenção da estabilidade do poço. Na previsão de geopressões são utilizados, geralmente, métodos indiretos, que consistem em correlações empíricas que foram calibradas para uma determinada área. Este trabalho teve como principal objetivo fazer uma análise comparativa e técnica das pressões de poros preditas na Bacia Sergipe-Alagoas, utilizando correlações empíricas calibradas para o Golfo do México. No cálculo dos gradientes de pressão de poros foram utilizados dados de dois poços, X e Y, fornecidos pela empresa Z. Os resultados obtidos através dos métodos indiretos foram comparados com os dados de testes de formação realizados nos poços durante a perfuração. Os resultados obtidos mostraram que, para o poço X, os valores preditos foram conclusivos e coerentes, pois os erros relativos médios dos gradientes de pressão de poros oscilaram entre 2,52 e 11,38%, sendo esses valores próximos dos dados medidos nos testes de formação. Já para o poço Y, os resultados preditos foram representativos apenas no intervalo em que o gradiente de poros medido no teste de formação apresentou valor normal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Fábio Cardoso de, Rafael Antônio Presotto, Glaucio da Cruz Genúncio, Nelson Moura Brasil do Amaral Sobrinho, and Everaldo Zonta. "pH, sódio, potássio, cálcio, magnésio e alumínio em solos contaminados com fluido de perfuração de poços de petróleo após ensaios de lixiviação." Ciência Rural 45, no. 8 (May 5, 2015): 1418–23. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140284.

Full text
Abstract:
Na exploração do petróleo, o uso de fluidos de perfuração é essencial para o equilíbrio da pressão entre as formações e o interior do poço, além de impedir o refluxo do reservatório de petróleo ao poço. Os fluidos também são responsáveis pela elevação dos cascalhos de perfuração à superfície. Entretanto, estes podem ser potenciais contaminantes do ambiente, uma vez que chegam à superfície impregnados de fluidos. O trabalho objetivou avaliar o pH e os teores de Na+, K+, Ca2+, Mg2+e Al3+em um Latossolo e um Planossolo submetidos a doses de fluido de perfuração, após sofrerem dois ensaios de lixiviação. Os resultados mostraram que a adição dos fluidos ao Planossolo e Latossolo nas concentrações de 4%, 8% e 16% (m/m) reduziu o alumínio tóxico a zero e promoveu aumento do pH do solo, Na+, K+e Ca2+em comparação ao controle
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guimarães, Daiane Costa, Adonis Reis de Medeiros Filho, Ana Eleonora Almeida Paixão, and Suzana Leitão Russo. "Mapeamento Tecnológico de Redes Neurais Aplicadas à Perfuração de Poços de Petróleo." Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão 3, no. 2014 (December 1, 2014): 1–15. http://dx.doi.org/10.18226/35353535.v3.2014.81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Perfuração de poços de petróleo"

1

Guimarães, Brunno Rodrigues. "Modelo para simulação do tempo para perfuração de poços de petróleo." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264795.

Full text
Abstract:
Orientador: Gabriel Alves da Costa Lima
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências
Made available in DSpace on 2018-08-18T06:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guimaraes_BrunnoRodrigues_M.pdf: 3690412 bytes, checksum: 215a44334a505aed1642d1450eb2097c (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: O problema de estimativa de tempo para perfuração de poços de petróleo é um desafio importante para os tomadores de decisão porque envolve alocação de recursos físicos (sondas, equipes de operadores etc.) e custos. Por isso, o desenvolvimento de ferramentas que forneçam informações pode contribuir para a tomada de decisões no sentido de agregar valor. Neste trabalho desenvolve-se uma abordagem probabilística para realizar estimativas do tempo para perfuração de poços de petróleo utilizando-se o método de Monte Carlo. Esta consiste em modelar a sequência lógica de atividades (manobra, cimentação, perfuração etc.) que compõem a perfuração de um poço. Tal sequência é composta de atividades que devem ser realizadas consecutivamente e também de outras que podem ser executadas paralelamente. Depois, são inseridas informações na forma de distribuições de probabilidade que são usadas na modelagem da variável aleatória tempo para completar cada uma das operações da perfuração, as quais são selecionadas a partir de dados históricos de tempos de poços realizados em situações semelhantes. Ao empregar simulação de Monte Carlo juntamente com o modelo proposto pode-se obter uma estimativa da distribuição de probabilidade do tempo total para perfurar determinado poço. Desta forma, podem-se obter respostas a perguntas diversas, tais como: 1) Qual é o tempo médio (mais provável) de perfuração do poço?; 2) Qual a probabilidade de que o tempo real seja X% superior ao valor esperado?; 3) Qual a probabilidade de que ocorram atrasos nas duas últimas fases?; 4) Caso a duração das fases concluídas seja diferente do esperado, qual a probabilidade de que o tempo total de perfuração ainda se encontre dentro do planejado?; 5) etc. Adicionalmente, incorpora-se a abordagem dentro do ciclo do PDCA de forma a gerenciar as informações e os resultados, tornando o processo padronizado e de fácil utilização pelos profissionais da indústria de petróleo
Abstract: The problem of estimation of the total time to drill wells in oil and gas industry can be considered as a challenge for decision-makers because it is associated with scarce resource allocation (rigs, labour, time etc.) and also restrictions in expenditures. Then, the development of a methodology that provides more information can contribute to the improve quality of decisions and add value to companies. In this dissertation the research is focused on probabilistic approach to forecast the total time to drill wells in oil and gas industry using Monte Carlo simulation. It is based on logical modeling of activities that must be carried out over time. Some of them are in series whereas others can be in parallel. After that, information about variability in time to complete each activity is modeled using probability distributions, which are selected from the use of statistical test applied to available historical data. By putting together Monte Carlo simulation and the proposed model, the analyst can estimate the probability distribution of the random variable total time of drilling. With this information, it is possible the answer to questions such as: (1) What is the expected time to drill a well?; (2) What is the probability that the real time is X% higher that of the original forecast?; (3) What is the probability that delays can occur in the time do complete some of the activities?; (4) In case of the time to complete initial activities is above the expected, what is the probability that the total will not be longer that originally forecasted?; (5) etc. Additionally, this methodology is run according to the PDCA model, which as a standard and familiar tool, in an attempt to make easier the management of information and results, make the entire process standard and easily employed by practitioners of the petroleum industry
Mestrado
Reservatórios e Gestão
Mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

HONÓRIO, Marcelo Campos. "Qualidade dos dados transmitidos durante a perfuração de poços de petróleo." reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2007. http://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1741.

Full text
Abstract:
Submitted by Margareth Ribeiro (meg@unifei.edu.br) on 2018-10-03T13:06:38Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_0032070.pdf: 4804663 bytes, checksum: 51f9c90acf117221011a9bacbdb1da79 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-03T13:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_0032070.pdf: 4804663 bytes, checksum: 51f9c90acf117221011a9bacbdb1da79 (MD5) Previous issue date: 2007-10
A transmissão dos dados medidos através de sensores e equipamentos existentes ao longo da coluna de perfuração de um poço de petróleo é realizada em tempo real través do fluido de perfuração. Essas medidas são coletadas a milhares de metros de profundidade e enviadas até a superfície para subsidiar a tomada de decisões. O fluido é bombeado por dentro da coluna, atinge o fundo do poço saindo por aberturas na própria broca e retorna pelo espaço entre o tubo e a parede do poço. O sinal de comunicação gerado é baseado em diferença de pressão, que se origina no fundo do tubo, próximo á broca, no qual as medições são realizadas. Logo essa variação de pressão percorre em sentido inverso ao da lama (fluido de perfuração) até chegar nos sensores colocados na superfície. Esse processo é conhecido como Telemetria por Pulso na ama. Usualmente existem três maneiras de geração desse sinal, são eles: telemetria om pulso positivo, pulso negativo e pulso contínuo. Um transdutor ou sensor recebe esses sinais de pressão na superfície e transforma-os em sinais digitais. Esse processo pode se utilizar de várias técnicas, como a mudança de frequência ou a mudança de fase na onda gerada. O objetivo dessa dissertação é discorrer sobre esse processo de transmissão e, então, propor uma metodologia para a verificação da qualidade dos dados obtidos em tempo real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Ynaê Almeida. "Análise numérica da perfuração e cimentação de poços de petróleo em evaporitos." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-04122014-093552/.

Full text
Abstract:
Os hidrocarbonetos são encontrados sob alta pressão em rochas porosas, denominadas rochas reservatório. A camada pré-sal apresenta rochas reservatório cobertas por uma camada impermeável de sal de grande espessura. Ocorrências de estruturas salinas são favoráveis para o aprisionamento dos hidrocarbonetos e aumentam a probabilidade de sucesso na prospecção de óleo e gás, pois são excelentes rochas capeadoras, de porosidade e permeabilidade praticamente nulas. As rochas salinas apresentam deformação lenta e contínua quando submetidas a tensões constantes, fenômeno conhecido como fluência. Durante a perfuração de poços através de espessas camadas de sal podem ocorrer problemas operacionais, como o aprisionamento da coluna de perfuração e o colapso do poço. Ainda, a fluência pode levar ao colapso os revestimentos de um poço de petróleo revestido. Estes contratempos geram grandes desafios e criam oportunidades de evolução na indústria do petróleo. Neste contexto, este trabalho consiste na análise numérica da escavação de poços em rochas salinas para exploração de petróleo, com o estudo do comportamento geomecânico do sal utilizando o programa de elementos finitos Abaqus®. O efeito da fluência do sal durante e após a perfuração e cimentação dos poços foi verificado utilizando diferentes pesos de fluido de perfuração, simulado como não penetrante. Análises dos deslocamentos, deformações e tensões na parede do poço e em sua vizinhança foram realizadas por meio de análises de deformação plana e análises axissimétricas. Após a instalação do revestimento e cimentação do poço que engloba tanto o processo de endurecimento do cimento, quanto a resposta de fluência da camada de sal, pôde-se analisar os deslocamentos, deformações e o comportamento das tensões na fronteira sal-cimento, evitando possíveis intervenções em poços que acarretam perdas econômicas. Sendo assim, este estudo auxilia no monitoramento e controle do fechamento de poços de petróleo em evaporito, após a escavação e cimentação do poço, evitando os diversos problemas decorrentes do comportamento de fluência do sal.
Hydrocarbons are found under high pressure in porous rocks, called reservoir rocks. The presalt layer shows reservoir rock covered by an impermeable salt thick layer. Occurrences of salt structures are favorable for trapping of hydrocarbons and increase the probability of success in oil and gas prospecting. They are excellent cap rocks with porosity and permeability practically nil. Salt rock present creep when subjected to continuous and constant stress. During well drilling through thick salt layers operational problems may occur like the imprisonment of the drill string and the collapse of the well. Also, creep may cause the collapse of the well casing. These setbacks create great challenges and opportunities for the evolution of the oil industry. In this context, this work proposes the numerical analysis of well excavation in salt rock for oil exploration with the study of the geomechanical behavior of salt using a finite element method (FEM) software Abaqus®. The effect of salt creep during and after drilling and cementing of wells was verified using different weights of the drilling fluid assumed to be non-penetrable with respect to the wellbore formation. Analysis of displacements, strains and stresses on the face of the wellbore and into the salt formation were performed with plane strain and axisymmetric techniques. After installation of the well casing, cementing is simulated encompassing cement hardening as well as salt creep. It was possible to analyze displacements, strains and the behavior of the stress interactions between the existing boundary cement-salt formation, avoiding possible unnecessary workover operations that cause economical losses. Thus, this study assists in the control and monitoring of closing oil wells in evaporite, after excavation and cementing the well, avoiding many problems stemming from the behavior creep of salt.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coelho, Dennis Kerr. "Sistema neural para previsão de tempo de perfuração de poços de petróleo." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102655.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2013-07-16T01:33:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 222388.pdf: 1038014 bytes, checksum: 763dd8d05c90466a4a6c7ebff9864966 (MD5)
Esta dissertação tem como objetivo mostrar como a abordagem conexionista pode ser utilizada na avaliação e previsão do tempo total em operações de perfuração e completação de poços de petróleo em águas profundas. Os valores dos parâmetros utilizados para estimar o tempo total gasto da operação realizada no poço foram retirados de um banco de dados históricos de uma companhia petrolífera. As correlações e as características destes parâmetros foram detectadas utilizando-se de uma rede neural competitiva conectada a uma rede neural direta que foi treinada para estimar a média, o desvio padrão e o tempo total gasto na operação realizada no poço. São apresentados os experimentos realizados para validação do modelo e os resultados são utilizados para avaliar o desempenho e validade da proposta. Uma das vantagens da metodologia proposta, está no fato de ser uma ferramenta simples e prática para obtenção de uma estimativa do tempo total de uma operação realizada sobre um poço de petróleo baseado em parâmetros geométricos e tecnológicos, sem a necessidade de especificar todas as sub-operações de perfuração e completação como acontece nos métodos tradicionais de analise de risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Idagawa, Luiz Seiitiro. "Estudo do diagnostico de problemas na perfuração de poços direcionais." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263976.

Full text
Abstract:
Orientador: Eric Edgard Maidla
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-13T21:59:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Idagawa_LuizSeiitiro_M.pdf: 5264398 bytes, checksum: 466034015f3050b49fd49427028790a8 (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: O Estudo do Diagnóstico de Problemas na Perfuração de Poços Direcionais, baseia-se em analisar os esforços de torque e arraste durante as movimentações de colunas de perfuração ou de revestimentos no interior do poço. Estes esforços quando comparados com os valores previstos, podem servir como parâmetros adicionais importantes para a avaliação das condições mecânicas do poço, possibilitando assim, identificar com antecedência possível prisão de coluna que possa ocorrer e evitar ou minimizar tempo adicional de sonda, de alto custo operacional, para solucionar tal problema. O acompanhamento da variação do fator de atrito em função da profundidade, pode auxiliar também no diagnóstico de problemas mecânicos do poço...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Engenharia de Petróleo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Czerwinski, Ronaldo João. "Aspectos de resistencia mecanica de uma coluna de perfuração em analise tridimensional." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264703.

Full text
Abstract:
Orientador: Victor Prodonoff
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-19T13:59:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Czerwinski_RonaldoJoao_M.pdf: 17498410 bytes, checksum: 4574992f21822c2903751a780bc39287 (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Este trabalho apresenta as adaptações realizadas em um código computacional utilizado em análise de resistência mecânica de colunas de perfuração de poços petrolíferos, de forma a implementá-lo para o espaço tridimensional. O programa original, que utilizava a técnica dos elementos finitos na resolução de problemas estáticos e dinâmicos, era restrito a elementos planares. Foram criadas rotinas para cálculos de matrizes de elementos tridimensionais do tipo BARRA e VIGA-COLUNA 3D, bem como realizadas as modificações necessárias para o recebimento destas pelo programa original. Novas subrotinas elaboram os cálculos das matrizes de rigidez, geométrica e de massa. Os tipos de análise do problema são os mesmos que já estavam implantados: análise estática, análise dinâmica por integração numérica e análise dinâmica por superposição modal. Podem ou não serem considerados os efeitos da força axial além daqueles causados por forças transversais e momentos fletores. Estas análises nos fornecem os deslocamentos nos nós, forças axiais e momentos fletores internos, cálculo das freqüências, modos naturais de vibração e resposta dinâmica. Para validação do programa foram efetuados testes comparativos com exemplos publicados na literatura, incluindo-se os de análise de colunas de perfuração de poços petrolíferos
Mestrado
Mestre em Engenharia de Petróleo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alvarado, Silva Carlos Alexis. "O método gain scheduling no controle da pressão na perfuração de poços de petróleo /." Guaratinguetá, 2016. http://hdl.handle.net/11449/143888.

Full text
Abstract:
Orientador: Victor Orlando Gamarra Rosado
Banca: Fernando de Azevedo Silva
Banca: Maurício Guimarães da Silva
Resumo: Controlar a pressão de poços petrolíferos durante a perfuração pode ser um dos processos mais complexos e perigosos da etapa de exploração. O sistema de perfuração varia constantemente e aleatoriamente, isto principalmente, devido à mudança da profundidade de perfuração, a qual faz variar outros parâmetros do processo. Assim, a aplicação de um controle variante no tempo torna-se necessário. Este estudo propõe o projeto de um controlador Gain Scheduling (GS) no controle da pressão no fundo de poços durante a perfuração. Este controlador GS consiste na sintonia dos ganhos relacionados aos diferentes pontos operacionais, para este caso, a profundidade do poço. Primeiro, apresentam-se as teorias a serem utilizadas durante o desenvolvimento do trabalho. Segundo, obtém-se o modelo matemático do processo o qual se fundamenta na mecânica dos fluidos. Da linearização do modelo, a função de transferência resultante apresenta um elemento integrador o que faz que a dinâmica do processo seja difícil de manipular. Também se adiciona um tempo de atraso, o que torna mais complexo o controle do processo. Na terceira parte, utilizaram-se três tipos de metodologias IMC (Internal Model Control) para sintonizar os ganhos do controlador PID (Proporcional, Integral e Derivativo) para diferentes profundidades de perfuração procurando o melhor desempenho, estabilidade e robustez do sistema. Finalmente, escolhe-se a estratégia de melhor desempenho (IMC de dois graus de liberdade) para especificar e mo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Controlling the pressure of oil wells during drilling can be one of the most complex and dangerous processes of exploration stage. The drilling system is constantly end randomly changing due, among other things, the drilling depth, which varies other process parameters, accordingly to apply a time variant control becomes necessary. This study proposes the design of a Gain Scheduling controller to control the pressure at the bottom of wells during drilling. The GS controller is based on the corresponding tuning gains at different operating points in this case, the depth. First, presents the theories that will be used during development work. In the second part, was obtained a mathematical model of the process which is based on fluid mechanics. In the linearization of the, the final transfer function presents an integrating element which makes the process dynamics more difficult to handle. It becomes even more complex in the presence of time delay. In the third part, three IMC controllers' types were used to tuning the PID (Proportional, Integral and Derivative) controller gains for different depths of drilling looking for the best performance, stability and robustness. Finally, was chose the best performing strategy (IMC of two degrees of freedom) to specify and assemble the GS controller table, which is evaluated by simulations of problems that usually occur during drilling, considered as disturbances, which check its viability. Also, the results of the controlled GS system a... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ehlers, Marcelo Claudio. "Perspectivas da perfuração nos anos noventa." [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263681.

Full text
Abstract:
Orientadores: Celso Pinto Ferraz, Antonio Celso F. de Arruda
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecãnica
Made available in DSpace on 2018-07-20T10:31:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ehlers_MarceloClaudio_M.pdf: 3176841 bytes, checksum: 062c34a5253e44ef756dfa6975b5d1fb (MD5) Previous issue date: 1993
Resumo: Os cenários podem ser definidos como um conjunto consistente de fatores, que definem de uma forma probabilística um conjunto de condições futuras que podem ocorrer. Assim, a partir de uma visão da economia e da geopolítica mundial e nacional podem ser elaboradas as características do futuro e inserir a indústria petrolífera nele. Nesta dissertação pretende-se utilizar cenários qualitativos, para demonstrar a viabilidade da sua utilização na focalização do planejamento da área de perfuração de uma empresa petrolífera verticalizada.Descreve-se, então, as características de prováveis cenários mundiais e nacionais, o possível comportamento da indústria em cada um deles, as tendências da atividade de perfuração, que devido ao rápido desenvolvimento tecnológico vem sofrendo grandes transformações tanto na área tecnológica como na de recursos humanos, as características prospectivas e, finalmente, os efeitos que as diferentes situações deverão ter na forma de organização e atuação da atividade de perfuração. Com isso espera-se que sejam motivados novos esforços no sentido de melhor formalizar as relações entre as variáveis envolvidas, de tal forma a permitir sua utilização no planejamento dessa atividades
Abstract: Scenarios may be defined as a consistent set of factors, which characterize in a probabilistic way a collection of future altematives. Starting with an economic and geopolitical view of the future, feaatures of the future in which the petroleum industry may be inserted can be constructed. In this wwork qualitative scenarios will be simulated, and their utilization to predict Mure events in a verticalized petroleum company can be demonstrated. Such characteristics of the probable world and national scenarios, the probable conduct of industry in each one, prospective characteristics and trends, which suffer at the present moment great transformations due to the rapid technological development, are used in the development of this job
Mestrado
Mestre em Engenharia de Petróleo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bueno, Ricardo Casseo Soares. "Metodologia para analise da interação coluna de perfuração/Riser/poço por elementos finitos." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263614.

Full text
Abstract:
Orientador: Celso K. Morooka
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-19T13:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bueno_RicardoCasseoSoares_M.pdf: 15843544 bytes, checksum: 6613c76500554e08aabd8e0f9f495565 (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Neste trabalho uma metodologia para estimativa das forças de contato entre a coluna de perfuração, o poço e o riser é proposta. A solução é obtida utilizando-se o método dos elementos finitos com abordagem não linear, estática, bi-dimensional. Os efeitos de rigidez da coluna são mantidos discretizando-a numa configuração indeformada e aplicando-se deslocamentos nas extremidades (condições de contorno) e nas "paredes" afim de coloca-Ia dentro dos limites do poço. A configuração dinâmica do riser é obtida no domínio da frequência, com linearização melhorada, e uma análise "quasi-estatica" é feita dividindo-se o período em intervalos iguais de tempo e discretizando-se cada geometria como se poço se estendesse até a superfície. A demonstração de utilização é feita em um poço de grande inclinação perfurado por um navio sonda. Como conclusões mostramos que a força máxima devido aos movimentos da embarcação ocorre na região do B.O.P. stack/cabeça de poço e que existe uma variação considerável deste valor ao longo do tempo. As forças de contato calculadas dentro do riser de perfuração indicam que elas devem ser levadas em conta em análises dinâmicas
Abstract: The work propose a methodology for estimation of the contact forces generated by the drill string against the well and the drilling riser system. The solution is obtained using the Finite Element Method with a non-linear aproach in a static, 2D model. The stiffeness effects of the drill string are kept by discretyzing an indeformed configuration and then displacements are applied (according with the boundary condition) in the ends and also in the walls by means of putting it in the limits of the well. The excitaion period was devided in time-slices and each geometry of the riser (calculated in the frequency domain with improved linarization) was used in a "quasistatic" analisys as if it were the well. An example of a high angle well beeing drilled by a drill-ship is used to demonstrate the technique. As conclusions we show that as expected the maximum force is in the region of the BOP stack/well-head and due to the movement of the ship, the values calculed in each slice undergoes a considerable variation. We also sugest that the contact forces between the drill string and the riser should be used in the dynamic analisys due its values
Mestrado
Mestre em Engenharia de Petróleo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fagundes, Thais Bortotti. "Caracterização de cascalhos de perfuração de poços de petróleo por técnicas analíticas instrumentais." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-16072018-083539/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visou a caracterização dos cascalhos de perfuração de um poço de petróleo pertencente à Bacia de Santos, utilizando diferentes técnicas analíticas instrumentais. O enfoque foi dado a aplicação da difração de raios X como alternativa às práticas de estudo rotineiramente aplicadas na cabine de mud-logging, onde essencialmente são efetuadas classificações visuais das unidades litológicas do poço e geralmente em amostras de granulação fina, conferindo incertezas às descrições. Um total de 164 amostras de cascalhos foram analisadas quimicamente por espectroscopia por fluorescência de raios X e classificadas de acordo com suas similaridades mineralógicas utilizando o recurso de análise estatística multivariada de dados de difração de raios X. Esse recurso permitiu minimizar o conjunto de amostras para os estudos seguintes de caracterização. A definição e a quantificação dos minerais constituintes das amostras, assim como a determinação dos tamanhos e das formas das partículas por análise dinâmica de imagens foram efetuadas apenas em amostras representativas de cada um dos grupos de similaridades definidos. Os resultados foram comparados com os dados do perfil de acompanhamento geológico (dados de perfuração) e com as interpretações realizadas na cabine de mud-logging pelo geólogo, sendo identificada uma elevada correlação entre esses dados. A avaliação da viabilidade de utilização de difratômetros de bancada durante a etapa de perfuração de um poço de petróleo foi também verificada considerando o levantamento de procedimentos de preparação amostras viáveis de serem aplicados no local (tempo adequado de pulverização e eventuais erros de amostragem) e a qualidade das respostas obtidas por diferentes equipamentos de difração de raios X (condições de análise e resolução de picos). O uso de difratômetros de bancada no estudo de cascalhos de perfuração se mostrou viável do ponto de vista operacional, trazendo diversas vantagens para a correta caracterização dos fragmentos, com melhor acurácia nos resultados, diminuição das incertezas e se mostrando uma ferramenta muito ágil.
The present research aimed at characterization of the drill cuttings of an oil well belonging to the Santos Basin, using different instrumental analytical techniques. The main focus was given to the application of X-ray diffraction as an alternative to the routinely applied mud-logging study practices, where essentially visual classifications of the lithological units of the well are carried out and generally in fine granulation samples, giving uncertainties to the descriptions. A total of 164 samples of drill cuttings were chemically analyzed by X-ray fluorescence spectroscopy and classified according to their mineralogical similarities using the multivariate statistical analysis of X-ray diffraction data. This feature allowed minimizing the sample set for subsequent characterization studies. The identification and quantification mineral phases present in all samples, as well as the determination of the sizes and forms of the particles by dynamic images analysis, were carried out only in representative samples of each one of the defined groups of similarities. Results were compared with the data of the geological monitoring profile (drilling data) and the interpretations carried out in the mud-logging unit by geologist, and a high correlation between these data was identified. The viability of using a bench scale diffractometers during the drilling stage of an oil well was also studied considering the feasibility study on representative samples to be applied on site (adequate pulverization time and possible sampling errors) and quality of the results obtained by different X-ray diffraction equipment (collecting conditions and resolution of spikes). The use of bench diffractometers in the study of drill cutting proved to be feasible from the operational point of view, bringing several advantages for the correct characterization of the fragments, with better accuracy in the results, decrease of the uncertainties and a very agile tool.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Perfuração de poços de petróleo"

1

Freitas, Ketson Patrick de Medeiros, and Priscila Sayme Almeida Souza. A teoria da perfuração e completação de poços de petróleo. Pantanal Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319864.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Perfuração de poços de petróleo"

1

Fully, Ana Carolina Flora, Gustavo Rigueto Pereira, Lucas Capita Quarto, Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza, Raquel França Freitas, and Andressa de Souza Fernandes. "ESTUDO DOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E SUA APLICABILIDADE NA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO." In Pesquisas interdisciplinares nas Engenharias. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200701727.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Vítor Gama, and Fernanda Silva Calixto. "Geomecânica e perfuração em formações Salinas." In Petróleo e outros combustíveis - Volume 2. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-171-5.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Eduarda Colares Barbosa, and Lúcia Maria de Araújo Lima Gaudêncio. "Análise do pedido de licença prévia de perfuração no bloco BM – Seal 100." In Petróleo e outros combustíveis - Volume 2. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-171-5.cap.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vale, Mariana Martins do, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, and Fabíola Dias da Silva Curbelo. "Obtenção e estudo reológico de um fluido de perfuração à base de água." In Petróleo e outros combustíveis - Volume 2. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-171-5.cap.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leal, Elba Gomes dos Santos, Rui Carlos de Sousa Mota, Ricardo Guilherme Kuentzer, Ricardo Matos Santos, Pedro Luis Araujo dos Santos, and Caio Ramos Valverde. "Variação das propriedades de um fluído de perfuração com biodiesel com o tempo e a temperatura." In Petróleo e outros combustíveis - Volume 2. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-171-5.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Salvalagio, Juliedson Serigati, Ricardo de Mello e. Silva Accioly, Maurício Moraes Neves Junior, Gilson Brito Alves Lima, and Luiz Octávio Gavião. "Orçamentação paramétrica de poços de petróleo: Uma revisão sobre métodos propostos." In Tópicos em Administração – Volume 29. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-210-1.cap.09.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Allison Ruan de Morais, Francisco Klebson Gomes dos Santos, Geraldine Angélica Silva da Nóbrega, and Diego Ângelo de Araújo Gomes. "Análise da influência da goma xantana e do tween 80 na viscosidade e no volume de filtrado de fluidos de perfuração hidroargilosos." In Petróleo e outros combustíveis - Volume 2. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-171-5.cap.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Juliana Gomes da, and Savio Raider Matos Sarkis. "ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE CONTROLE VOLUMÉTRICOS E DINÂMICOS EM SISTEMAS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS PETROLÍFEROS." In As Engenharias agregando Conhecimento em Setores Emergentes de Pesquisa e Desenvolvimento, 153–72. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.69721110214.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Abraão França da, Naje Clécio Nunes da Silva, and Hudson Franklin Pessoa Veras. "ANÁLISE GEOESTATÍSTICA NA PERFURAÇÃO DE POÇOS SEMI-ARTESIANOS EM TRÊS BAIRROS DO MUNICÍPIO DE SENA MADUREIRA-AC." In Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Ciências Exatas, 29–38. Stricto Sensu Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283112.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silvestre, Rafael Augusto Delgado, and Carlos Frederico De Oliveira Barros. "APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY NA QUANTIFICAÇÃO DA PROBABILIDADE DE EMISSÃO DE ENERGIA DE IGNIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS INSTALADOS EM ÁREAS CLASSIFICADAS NAS PLATAFORMAS DE PERFURAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO." In Gestão da Produção: Organização e Planejamento, 68–79. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200400059.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Perfuração de poços de petróleo"

1

FONSECA, RAÍSSA GYBSON DE CARVALHO, MáRCIA PEIXOTO VEGA DOMICIANO, MARIANA FARINHA PETROCELI, GABRIELLE FONTELLA DE MORAES OLIVEIRA, and VANESSA DE JESUS DA SILVA RIBEIRO. "CONTROLADORES NEURONAIS APLICADOS à PERFURAçãO DE POçOS DE PETRóLEO." In XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/cobecic2019-socp48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guimarães, Daiane Costa, Adonis Reis de Medeiros Filho, Ana Eleonora Almeida Paixão, and Suzana Leitão Russo. "Mapeamento Tecnológico de Redes Neurais Aplicadas à Perfuração de Poços de Petróleo." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2014. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxiv.2014.81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leite, Marcos, Abel Carrasquilla, Jadir Silva, Luiz Lobo, Rafael Curtinhas, and Sandro Batista. "Aplicação da perfilagem geofísica em projetos de perfuração de poços de petróleo." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. European Association of Geoscientists & Engineers, 2007. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.172.sbgf0202_07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leite, Marcos, Luiz Lobo, Rafael Curtinhas, Abel Carrasquilla, Jadir Silva, and Sandro Batista. "Aplicação da perfilagem geofísica em projetos de perfuração de poços de petróleo." In 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF 2007, Rio de Janeiro, Brazil, 19-23 November 2007. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2007. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2007-231.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

JUNIOR, JOSÉ MESSIAS RIBEIRO, CLÁUDIA MÍRIAM SCHEID, LUÍS AMÉRICO CALÇADA, and LUIZ AUGUSTO DA CRUZ MELEIRO. "ESTUDO DA SEDIMENTAÇÃO DE BARITA EM FLUIDOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO." In XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/enemp2015-ms-690.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Alex C. de, Andressa C. Oliveira, Flávia M. Fagundes, Nara B. C. Santos, and Fábio O. Arouca. "ESTUDO DA ESTABILIDADE DE FLUIDOS NÃO-NEWTONIANOS UTILIZADOS NA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO." In Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeqic2017-420.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ARAUJO, LUCAS MACHADO DE, MáRCIA PEIXOTO VEGA DOMICIANO, LISANDRA BARBOZA ROMUALDO, MATEUS AZEVEDO DALBONE DE CARVALHO, and GABRIELLE FONTELLA DE MORAES OLIVEIRA. "ESTUDO DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO UTILIZANDO A TÉCNICA PRESSURIZED MUD CAP DRILLING: SIMULAÇÃO E EXPERIMENTOS." In XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/cobecic2019-socp27.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Manoel Quirino Silva Júnior, Dácio Germano Xavier Rebouças Júnior, FRANCISCA GEIDILANY SARAIVA DE OLIVEIRA FRUTUOSO, and ÁLEFT VERLANGER ROCHA GOMES. "Análise de corrosão na tubulação de uma sonda de perfuração de poços de petróleo: causa e solução." In IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro, Brazil: ABCM Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/con-2016-0981.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

ASSIS, WÂNDERSON DE OLIVEIRA, E. N. MATTA, M. M. GOMES, V. P. BARBOSA, R. GEDRAITE, and C. H. ATAÍDE. "CONTRIBUIÇÃO PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DE FLUÍDO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO – UMA ABORDAGEM UTILIZANDO PROCESSAMENTO DE IMAGEM." In XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/enemp2015-ps-460.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SANTIAGO, T. S. A., V. P. BARBOSA, R. GEDRAITE, and C. H. ATAÍDE. "ANÁLISE DE IMAGEM APLICADA AO PROCESSO DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO EM PENEIRA VIBRATÓRIA NO PROCESSO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO." In Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeqic2017-300.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography