To see the other types of publications on this topic, follow the link: Perfuração de poços de petróleo.

Journal articles on the topic 'Perfuração de poços de petróleo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Perfuração de poços de petróleo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Garnica, Alfredo Ismael Curbelo, Fabiola Dias da Silva Curbelo, Ítalo Xavier Queiroz, Elayne Andrade Araújo, Roxana Pereira Fernandes de Sousa, Evanice Medeiros de Paiva, Glauco Soares Braga, and Edson de Andrade Araújo. "Desenvolvimento de microemulsões como aditivo lubrificante em fluido de perfuração." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 4, 2020): e212973703. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3703.

Full text
Abstract:
A busca por novas formulações para aditivos lubrificantes em fluidos de perfuração é constante, devido à necessidade da indústria do petróleo e gás de aperfeiçoar produtos e processos e preservar o ecossistema, contribuindo com o desenvolvimento sustentável. O uso de microemulsões na fase upstream é crescente, principalmente na área de recuperação avançada de petróleo, porém inovador na área de perfuração de poços de petróleo. O objetivo deste estudo foi desenvolver e caracterizar microemulsões biodegradáveis e de baixo custo de produção para aplicação como aditivo lubrificante de fluidos de perfuração base água. Para tanto, foram realizados: a) teste de estabilidade nas microemulsões e nos fluidos de perfuração aditivados; b) teste de tamanho de partícula nas microemulsões; c) teste de ponto de turbidez, para avaliação do comportamento da microemulsão quanto a temperatura; e d) teste de lubricidade das microemulsões, do lubrificante proposto e dos fluidos de perfuração aditivados. Os resultados de lubricidade encontrados foram satisfatórios, mostrando que os sistemas microemulsionados avaliados podem ser aplicadas como aditivos lubrificantes biodegradáveis em fluidos de perfuração base água para perfuração de poços de petróleo, causando um menor impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Curbelo, Fabiola Dias da Silva, Rayanne Macedo Aranha, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, Edson De Andrade Araújo, and Júlio Cezar De Oliveira Freitas. "REMOÇÃO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO POR COLCHÕES LAVADORES COMPOSTOS POR ÓLEO VEGETAL, TENSOATIVO E SALMOURA." HOLOS 4 (September 19, 2017): 125. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5631.

Full text
Abstract:
Os fluidos de perfuração base óleo têm sido utilizados em perfuração de poços de petróleo por apresentarem características como, lubricidade, fricção mecânica, inibição química, estabilidade do sistema, entre outras, pois minimizam inúmeros problemas durante a etapa de perfuração. Porém, o reboco formado pelo fluido de perfuração nas paredes do poço e o fluido contido em seu interior devem ser removidos de forma eficiente, propiciando uma boa cimentação, melhorando a aderência do cimento a formação e do cimento ao revestimento. Os colchões lavadores são fluidos que possuem propriedades químicas adequadas que atuam dispersando o reboco e o fluido de perfuração. Baseado nisto, este trabalho teve o objetivo de desenvolver colchões lavadores a base de óleo vegetal e tensoativos, para serem utilizados durante a operação de cimentação de poços de petróleo removendo o reboco formado pelo fluido de perfuração nas paredes do poço. Foram utilizados três tensoativos nas formulações dos colchões, um aniônico de origem vegetal (OCS) e dois não iônicos (TW80 e ASP80). E suas eficiências foram avaliadas a partir de testes de remoção. Dos resultados obtidos, verifica-se que os tensoativos OCS e ASP80 apresentaram valores satisfatórios de remoção de aproximadamente 77% e 97%, respectivamente. Sendo o OCS uma boa alternativa para uso em formulações de colchões lavadores, uma vez que este é um tensoativo de origem vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Fabiana Silva, Ricardo Carvalho Rodrigues, and Adelaide Maria de Souza Antunes. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE BROCAS DE PERFURAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO." Cadernos de Prospecção 10, no. 2 (June 30, 2017): 248. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i2.17940.

Full text
Abstract:
O petróleo ainda é o insumo principal na matriz energética, encontra-se disponível na natureza em formações subterrâneas, sendo retirado somente através de poços, os quais só podem ser perfurados utilizando Brocas de alta eficiência. Nesta esteira o artigo apresenta o resultado preliminar da dissertação de mestrado sobre Prospecção Tecnológica em Brocas de perfuração de poços de petróleo, que visa oferecer um panorama tecnológico, através da análise de documentos de patentes, apontando os aperfeiçoamentos do equipamento numa linha de tempo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Correia, João Paulo Araújo, and João Paulo Lima Santos. "AVALIAÇÃO NUMÉRICA DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE REVESTIMENTO DE POÇOS DE PETRÓLEO EM ZONAS DE ALTA PRESSÃO E ALTA TEMPERATURA E ÁREAS DE ROCHAS SALINAS." HOLOS 1 (July 18, 2017): 292. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5178.

Full text
Abstract:
As atividades de projeto e instalação de colunas de revestimento em poços de petróleo correspondem a elementos fundamentais para garantir a segurança e a operacionalização de campos exploratórios. Com o desafio da perfuração de poços em áreas geologicamente mais complexas, a exemplo das chamadas reservas do pré-sal e em reservatórios sujeitos à alta pressão e alta temperatura (High Pressure High Temperature - HPHT), novas variáveis de projeto devem ser consideradas. Este trabalho propõe-se a avaliar o comportamento de modelos constitutivos de rochas salinas por meios de curvas de fluências objetivando avaliar o impacto do efeito de fluência da rocha salina na estabilidade do poço aberto na fase de perfuração. Também são avaliados os incrementos de esforços advindos do comportamento viscoso das rochas salinas nas colunas de revestimento de poços de petróleo e a respectiva influência no tratamento de projetos para dimensionamento de revestimento de poços. Emprega-se uma estratégia baseada no método dos elementos finitos para modelar o comportamento de fluência em rochas salinas através de modelos viscoelásticos em função da série de Pronny. O processo de dimensionamento das colunas de revestimento é efetuado seguindo as recomendações normativas da API5C3 e ISO10400.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, R. C. A. M., L. V. Amorim, and L. N. L. Santana. "Desenvolvimento de fluidos aquosos com bentonita para perfuração de poços de petróleo onshore." Cerâmica 56, no. 338 (June 2010): 179–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000200013.

Full text
Abstract:
Devido aos grandes desafios encontrados na perfuração de poços, há a necessidade de se desenvolver fluidos com propriedades adequadas e capazes de atender todas as exigências da perfuração, como elevada capacidade de carreamento de sólidos e alta lubricidade, como também fluidos ambientalmente corretos. O grau de impacto dos fluidos de perfuração no meio ambiente depende especialmente do tipo de fluido utilizado, se de base aquosa, oleosa, sintética ou mesmo de base ar. Portanto, é de fundamental importância o desenvolvimento de fluidos com características específicas em cada etapa da perfuração. Sendo assim, este trabalho objetivou o desenvolvimento de fluidos aquosos, com baixo teor de sólidos e propriedades reológicas, de filtração e lubricidade adequadas à perfuração de poços de petróleo onshore. Os fluidos foram formulados utilizando em sua composição bentonita sódica industrializada, aditivos poliméricos e lubrificantes, em diferentes concentrações. O estudo reológico, de filtração e lubricidade mostrou que os fluidos apresentam comportamento pseudoplástico e que os aditivos selecionados desempenham com êxito suas funções de modificadores reológicos, redutores de filtrado e agente lubrificante. Além disto, ficou evidenciada a necessidade de aditivos lubrificantes em fluidos aquosos contendo argila bentonítica e polímeros. A adição de 1% de lubrificante no fluido é suficiente para adequar a capacidade lubrificante dos fluidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Fabiana Silvia, Ricardo Carvalho Rodrigues, Adelaide Maria S. Antunes, and Fabiana Silvia Almeida. "Prospecção tecnológica em brocas de perfuração em poços de petróleo." Brazilian Journal of Development 6, no. 4 (2020): 21232–53. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n4-336.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marques, Felippe Schuwartz Borba, Luis Alberto Duncan Rangel, Gilson Brito Alves Lima, Luiz Octávio Gavião, Hardy Leonardo da Cunha Pereira Pinto, Danilo Colombo, and Claudio Benevenuto de C. Lima. "Modelagem de parâmetros operacionais para suporte à avaliação do processo de perfuração de poços offshore." Sistemas & Gestão 14, no. 1 (April 1, 2019): 77–85. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n1.1481.

Full text
Abstract:
A exploração de petróleo é uma das principais atividades industriais do País, devido à variedade dos subprodutos e empresas envolvidas no setor. Para que seja possível extrair das bacias sedimentares tal produto, é necessário investimento de grande porte e alta tecnologia. As plataformas e serviços de perfuração estão entre as principais atividades que representam custos significativos para a execução do serviço de exploração. Para viabilizar o investimento e comercialização do barril do petróleo, essas atividades devem ser aprimoradas de maneira a atrair investidores a explorar campos de petróleo de forma cada vez mais eficiente e produtiva, contribuindo, assim, com a geração de riqueza e desenvolvimento da sociedade. Dentro deste cenário, o objetivo deste artigo foi a aplicação de modelagem de dados em um conjunto de parâmetros operacionais para suporte à avaliação de eficiência do processo de perfuração de poços offshore. Por se tratar de um processo que envolve variáveis distintas de entrada e saída, torna-se pertinente analisar poços em áreas homogêneas e identificar os principais parâmetros que permitam contribuir para o melhor desempenho no ganho de taxa em metros perfurados. Neste sentido, no aspecto da abordagem metodológica, o cálculo da eficiência foi avaliado, tomando como base os parâmetros pré-estabelecidos pela engenharia de perfuração, adotando-se, para a modelagem, o modelo clássico, orientado à saída, utilizado pela análise de envoltória de dados. Os resultados obtidos, a partir das variáveis e do modelo aplicado, permitiram uma percepção preliminar da eficiência do sistema de perfuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Mariana Do Nascimento, João Paulo Lobo dos Santos, Rafael De Castro Oliveira, Itson Santos de Souza, and Acto De Lima Cunha. "Avaliação da aplicação dos métodos indiretos de predição do gradiente de pressão de poros em projetos de poços da Bacia Sergipe-Alagoas." Geologia USP. Série Científica 18, no. 2 (July 24, 2018): 19–28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-125669.

Full text
Abstract:
No cenário petrolífero atual, a exploração de petróleo em camadas com grandes profundidades é cada vez mais frequente. Com isso, um estudo mais completo das geopressões se faz necessário, visto que essas são as responsáveis pela manutenção da estabilidade do poço. Na previsão de geopressões são utilizados, geralmente, métodos indiretos, que consistem em correlações empíricas que foram calibradas para uma determinada área. Este trabalho teve como principal objetivo fazer uma análise comparativa e técnica das pressões de poros preditas na Bacia Sergipe-Alagoas, utilizando correlações empíricas calibradas para o Golfo do México. No cálculo dos gradientes de pressão de poros foram utilizados dados de dois poços, X e Y, fornecidos pela empresa Z. Os resultados obtidos através dos métodos indiretos foram comparados com os dados de testes de formação realizados nos poços durante a perfuração. Os resultados obtidos mostraram que, para o poço X, os valores preditos foram conclusivos e coerentes, pois os erros relativos médios dos gradientes de pressão de poros oscilaram entre 2,52 e 11,38%, sendo esses valores próximos dos dados medidos nos testes de formação. Já para o poço Y, os resultados preditos foram representativos apenas no intervalo em que o gradiente de poros medido no teste de formação apresentou valor normal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Fábio Cardoso de, Rafael Antônio Presotto, Glaucio da Cruz Genúncio, Nelson Moura Brasil do Amaral Sobrinho, and Everaldo Zonta. "pH, sódio, potássio, cálcio, magnésio e alumínio em solos contaminados com fluido de perfuração de poços de petróleo após ensaios de lixiviação." Ciência Rural 45, no. 8 (May 5, 2015): 1418–23. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140284.

Full text
Abstract:
Na exploração do petróleo, o uso de fluidos de perfuração é essencial para o equilíbrio da pressão entre as formações e o interior do poço, além de impedir o refluxo do reservatório de petróleo ao poço. Os fluidos também são responsáveis pela elevação dos cascalhos de perfuração à superfície. Entretanto, estes podem ser potenciais contaminantes do ambiente, uma vez que chegam à superfície impregnados de fluidos. O trabalho objetivou avaliar o pH e os teores de Na+, K+, Ca2+, Mg2+e Al3+em um Latossolo e um Planossolo submetidos a doses de fluido de perfuração, após sofrerem dois ensaios de lixiviação. Os resultados mostraram que a adição dos fluidos ao Planossolo e Latossolo nas concentrações de 4%, 8% e 16% (m/m) reduziu o alumínio tóxico a zero e promoveu aumento do pH do solo, Na+, K+e Ca2+em comparação ao controle
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guimarães, Daiane Costa, Adonis Reis de Medeiros Filho, Ana Eleonora Almeida Paixão, and Suzana Leitão Russo. "Mapeamento Tecnológico de Redes Neurais Aplicadas à Perfuração de Poços de Petróleo." Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão 3, no. 2014 (December 1, 2014): 1–15. http://dx.doi.org/10.18226/35353535.v3.2014.81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barbosa, Maria Ingrid Rocha, Luciana Viana Amorim, Klevson Ranniet de Almeida Barboza, and Heber Carlos Ferreira. "Desenvolvimento de compósitos bentonita/polímeros para aplicação em fluidos de perfuração." Matéria (Rio de Janeiro) 12, no. 2 (2007): 367–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762007000200015.

Full text
Abstract:
A aditivação polimérica dos fluidos usados na perfuração de poços de petróleo é prática comum e dentre os aditivos mais usados, destacam-se o carboximetilcelulose (CMC) e a poliacrilamida parcialmente hidrolisada (PHPA), que dependendo das suas características, desempenham diferentes funções e são adicionados individualmente. Este trabalho objetiva o estudo de composições binárias de polímeros celulósicos e não-celulósicos visando o desenvolvimento de compósitos bentonita/polímeros para uso em fluidos à base de água. Foi estudada uma amostra de argila bentonítica sódica da Paraíba e três amostras de polímeros (CMC de baixa e alta viscosidade e PHPA). O dimensionamento das misturas de polímeros foi elaborado de forma a explorar composições básicas (100%-0%; 50%-50% e 0%-100%) como passo inicial. Os compostos poliméricos em três diferentes concentrações foram misturados à argila seca e, em seguida, preparados os fluidos de perfuração. Após repouso de 24 h, foram determinadas as viscosidades aparente e plástica e o volume de filtrado de acordo com as normas da Petrobras. Os resultados evidenciaram que a mistura de polímeros celulósicos com os não-celulósicos se mostrou mais eficiente na melhoria das propriedades reológicas e de filtração dos fluidos de perfuração à base de água. Desta forma, torna-se viável a combinação de matérias primas de características diferentes para a obtenção de compostos poliméricos a serem adicionados a argilas bentoníticas para o desenvolvimento do compósito bentonita/polímero para uso na perfuração de poços de petróleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Moreira, Bruno Arantes, Fábio De Oliveira Arouca, and João Jorge Ribeiro Damasceno. "Avaliação da permeabilidade de meios porosos constituídos por carbonato de cálcio utilizado como agente obturante em processos de perfuração de poços de petróleo." Exacta 10, no. 3 (December 21, 2012): 341–48. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v10n3.3908.

Full text
Abstract:
A adição de carbonato de cálcio nos fluidos de perfuração é uma prática comum durante a etapa de perfuração de poços de petróleo. Estes aditivos usualmente chamados de agentes obturantes auxiliam na formação de uma camada fina e de baixa permeabilidade denominada reboco. A formação do reboco ocorre na superfície das paredes do poço, auxiliando na redução do influxo de fluido de perfuração para o interior do reservatório. Para a descrição do escoamento de fluidos em meios porosos deformáveis, a determinação da equação constitutiva para permeabilidade do meio poroso é imprescindível, tornando possível a simulação da operação. Nesse contexto, este trabalho determinou as relações existentes entre porosidade e permeabilidade de meios porosos constituídos por carbonatos de cálcio 2-44 µm. A distribuição porosidade no sedimento foi determinada com a técnica de atenuação de radiação gama. Os resultados indicaram diferenças significativas, quando comparados com os valores estimados pela correlação proposta por Kozeny-Carman.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lacerda Soares, Anderson Shimenes, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, and Fabíola Dias da Silva Curbelo. "ESTUDO REOLÓGICO DE UM FLUIDO DE PERFURAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS BIODEGRADÁVEIS A BASE DE TENSOATIVO NP40 E ÓLEO DE CANOLA." HOLOS 6 (December 16, 2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9571.

Full text
Abstract:
A perfuração de poços é um dos pilares na exploração de petróleo, é o elo entre a superfície e o reservatório, e uma parte vital da perfuração é o fluido utilizado que deve se mostrar eficiente no processo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um fluido de base microemulsionada aplicável à perfuração de poços de petróleo que se destaca por ser biodegradável. A partir da construção de diagramas de fases ternários, foi possível a investigação e obtenção de um ponto de microemulsão, formado por três componentes, uma fase oleosa (óleo de canola), uma fase aquosa (solução aquosa de 2 KCl em peso) e um tensoativo não iônico (NP40), que foi utilizado como base para o fluido, e em seguida foi aditivado para a agregação de características desejáveis para perfuração. Foi formular dois fluidos de perfuração e, com isso, foram obtidas suas respectivas curvas de fluxo, para determinar a classificação e o modelo reológico que melhor se ajustou com base na Norma API 13B (2012). A densidade e o volume de filtrado também foram determinados. Os fluidos obtidos apresentaram aspecto homogêneo, com massas específicas de 1,14 e 1,19 g/cm³, volume de filtrado de, apenas, 6,4 mL para um fluido e 12,6 para o outro. Os fluidos possuíam viscosidade aparente entre 115 e 136,8 cP, viscosidade plástica entre 104,5 e 125 cP, e limite de escoamento entre 21 e 23,5 N/m². O modelo reológico de Herschel-Bulkley ajustou melhor os dados experimentais. Foi realizado um teste de compatibilidade entre cada fluido e uma pasta de cimento para estudo da contaminação, mostrando uma compatibilidade satisfatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Borges, Caroline D., Claire T. Vendruscolo, André L. Martins, and Rosana F. T. Lomba. "Comportamento reológico de xantana produzida por Xanthomonas arboricola pv pruni para aplicação em fluido de perfuração de poços de petróleo." Polímeros 19, no. 2 (June 2009): 160–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282009000200015.

Full text
Abstract:
O trabalho objetivou avaliar xantanas produzidas por Xanthomonas arboricola pv pruni como viscosificante de fluido para aplicação na perfuração de poços de petróleo, comparando-as com três amostras comerciais utilizadas para este fim. Para isto, a viscosidade de soluções aquosas e salinas (NaCl, KCl e CaCl2) das diferentes xantanas, em distintas temperaturas (25, 45, 65 e 80 ºC), foi determinada em reômetro. Os parâmetros reológicos índice de consistência (K) e o índice de fluxo (n) foram obtidos pelo ajuste do modelo de Ostwald-de-Waelle. A força gel (G0, G10 e G30) foi determinada em viscosímetro, e a concentração de sais monovalentes (sódio e potássio) e divalentes (cálcio e magnésio) foi determinada em fotômetro de chama e em espectrômetro de absorção atômica, respectivamente. De uma forma geral, os resultados obtidos neste estudo mostram que as xantanas produzidas pelo patovar pruni, Xp 106-600 e Xp 115-600, por conterem baixa concentração de sais, apresentaram potencial para aplicação em fluido de perfuração de poços de petróleo, quando utilizada solução salina. Já os polímeros comerciais apresentaram melhores resultados quando utilizados em solução aquosa, pois continham alta concentração de sais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rosa, Calin Moura da, Rodrigo Klippel Menger, Maylline Tavares Gomes, and Cristiane Oliveira. "Comportamento de reagentes inibidores de incrustação aplicados na perfuração de poços de petróleo." Matéria (Rio de Janeiro) 20, no. 2 (June 2015): 514–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620150002.0051.

Full text
Abstract:
A deposição ou incrustação mineral é proveniente do acúmulo de sais inorgânicos que causam problemas operacionais às tubulações e equipamentos aplicados em diversos setores industriais,. Na exploração de petróleo e gás, as incrustações são formadas pela incompatibilidade entre as composições químicas das águas de formação e de injeção e/ou pelas mudanças termodinâmicas do sistema durante estas atividades. A prevenção das incrustações pode ser realizada com a adição substâncias químicas denominadas inibidores de incrustação. Neste trabalho, dois inibidores contendo os grupos funcionais fosfonato e amina (IN-A) e poliméricos (IN-B) foram sintetizados e investigados para aplicação na extração de petróleo em plataformas brasileiras offshore. Os estudos envolveram a avaliação da compatibilidade dos inibidores (IN-A e IN-B) com salmouras e as suas eficiências de inibição de incrustação relacionadas aos íons cálcio. Em todos os estudos, as salmouras foram preparadas com os sais NaCl (76,50 g/L), CaCl2.2H2O (92,21 g/L), MgCl2.6H2O (14,42 g/L), BaCl2.2H2O (0,04 g/L), SrCl2.6H2O (6,33 g/l), KCl (11,59 g/L), Na2SO4 (0,68 g/L), NaHCO3 (1,18 g/L) e NaCl (76,50 g/L), visando simular condições operacionais específicas de plataformas brasileiras. A compatibilidade foi avaliada por análises de turbidez e a eficiência por análises de íons cálcio, posteriormente, expressa em termos percentuais. O IN-A apresentou melhores resultados de compatibilidade, mostrando valores de turbidez menores que 10 NTU para todas as concentrações avaliadas. A eficiência do IN-A foi de, aproximadamente, 80%, indicando um adequado mecanismo quelante de inibição com possível liberação dos complexos solúveis, conforme esperado. Em contraste, o IN-B apresentou menor compatibilidade com as salmouras nas concentrações de 5, 10 e 30 g/L, onde a turbidez foi de 12,7; 15,9 e 31,0 NTU, respectivamente. Além disso, houve queda de eficiência de inibição no decorrer do tempo para as concentrações mais elevadas, de modo que com 30 g/L a eficiência foi de 75,78%, possivelmente, devido a dificuldade de solubilização do polímero com consequente encobrimento dos sítios ativos dos cristais. Os resultados obtidos possibilitaram comparar e avaliar o comportamento dos dois inibidores sintetizados, evidenciando que condições específicas de concentração de sais e perfis de solubilidade são parâmetros muito influentes na formulação e seleção de inibidores de incrustação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva Chagas, José Ferdinandy, Francisco Milton Mendes Neto, Mara Franklin Bonates, Igor Saraiva Brasil, and Rodrigo Monteiro De Lima. "UM JOGO PARA TREINAMENTO DE OPERADORES DE SONDAS DE PERFURAÇÃO TERRESTRE." HOLOS 1 (March 5, 2012): 137. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.634.

Full text
Abstract:
No intuito de reduzir a possibilidade de acidentes e falhas no processo de perfuração de poços de petróleo, um treinamento contínuo para os trabalhadores é altamente recomendado. Neste trabalho é proposto um jogo que simula uma plataforma de perfuração. No jogo, os jogadores são expostos a várias circunstancias nas quais eles podem exercitar seu conhecimento sobre seu trabalho e aprender o que fazer em situações adversas. Técnicas de inteligência artificial serão aplicadas ao jogo no intuito de atingir essa funcionalidade. Os recursos da aplicação incluem interação instantânea entre vários jogadores em ambiente virtual 3D. Ela é uma aplicação baseada na web, que permite jogadores remotamente executá-la em diferentes plataformas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Vega Domiciano, Márcia Peixoto, Lindoval D. Fernandes, Nathalia F. Araujo, Rafael V. Patricio, Frederico M. Costa, and Andre L. Martins. "IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO EM TEMPO REAL DURANTE A PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO." Engevista 19, no. 3 (July 27, 2017): 534. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i3.759.

Full text
Abstract:
Uma unidade experimental foi construída de forma a retratar as características mais relevantes do processo de perfuração. A natureza transiente da pressão anular de fundo, devido aos fenômenos inerentes de modificações na densidade e viscosidade, que afetam a pressão hidrostática e as perdas por atrito e o crescimento do comprimento do poço, pode ser implementada experimentalmente empregando-se tanques de alimentação contendo fluidos distintos (água e lama). O procedimento de conexão de tubos pode ser realizado experimentalmente ligando-se e desligando-se a bomba de lama. Além disso, o kick e a perda de circulação (perda de lama) também foram implementados experimentalmente, sendo detectados por meio de um aumento ou diminuição dos níveis de fluxo no anular, respectivamente, empregando-se um medidor de vazão. O principal objetivo deste trabalho é empregar a planta experimental para implementar o monitoramento inteligente e diagnóstico/tomada de decisão em tempo real, a fim de assegurar a perfuração dentro da janela operacional, através de medições em linha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Da Silva Soares, Werner Kleyson, and Valdenildo Pedro Da Silva. "ANÁLISE COMPARATIVA DO RCA DE PERFURAÇÃO DE 6 POÇOS DE PETRÓLEO NO CAMPO DE PORTO CARÃO EM CARNAUBAIS/RN COM O TERMO DE REFERÊNCIA DO IDEMA (RN)." HOLOS 2 (June 13, 2010): 80. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.378.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, por meio de referenciais bibliográficos e da legislação vigente, procura-se fazer uma análise comparativa entre o Relatório de Controle Ambiental da Perfuração de Seis Poços de Petróleo no Campo de Porto Carão no Município de Carnaubais/RN – Revisão 00 e o Termo de Referência, disponibilizado pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA). O Termo de Referência é um documento não obrigatório usado como guia na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) e afins, como o Relatório de Controle Ambiental (RCA). A atividade de perfuração para conjuntos de poços é dispensada da obrigatoriedade de elaboração de um EIA/RIMA, sendo realizado em seu lugar um RCA. Esse documento pode ser considerado como um Estudo de Impacto Ambiental menos aprofundado. No RCA analisado, verificaram-se falhas na organização do conteúdo, carência de opções de estratégias de mitigação (como previsto da resolução CONAMA nº 001/86), entre outras. Espera-se que este estudo tenha salientado pontos positivos, bem como possíveis limitações do RCA em análise de forma satisfatória. Pretende-se, com este estudo, contribuir para a elaboração de futuros estudos de impactos ambientais, minimizando tais limitações e valorizando os pontos positivos. PALAVRAS-CHAVE: Licenciamento Ambiental Onshore, Petróleo, Relatório de Controle Ambiental, Termo de Referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Zampirolli, Brian Siqueira, and Rodson de Abreu Marques. "Modelos tridimensionais aplicados à engenharia de plataformas de petróleo offshore: Etapas de perfuração e riscos ambientais." Journal of Engineering and Exact Sciences 6, no. 5 (December 12, 2020): 0668–81. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl6iss5pp0668-0681.

Full text
Abstract:
O petróleo é a principal fonte de energia do mundo atual capaz de abastecer um imenso mercado, movimentando grande parte da economia mundial. É um composto complexo, extraído por meio da perfuração de poços de exploração em terra ou em mar. No mar, o processo de extração possui maior complexidade, possuindo também um maior risco inerente ao meio ambiente. O trabalho conjunto associado ao desenvolvimento de novas tecnologias e de políticas públicas, permite a atividade ser menos impactante a cada dia. O presente trabalho integra modelos prévios e fornece novos modelos tridimensionais, de modo a permitir o detalhamento dos processos de extração de petróleo, associando os riscos ambientais às etapas de exploração, perfilagem, completação e produção e os mecanismos de controle e remediação de impactos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Feitosa Silva, Luan Victor, and Sara Regina Ribeiro Carneiro. "Protótipo de um sistema para supervisão e controle do fluido de perfuração em plataformas onshore." Journal of Engineering and Exact Sciences 5, no. 2 (April 26, 2019): 0184–88. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl5iss2pp0184-0188.

Full text
Abstract:
A indústria petrolífera visa maior eficiência na perfuração de poços e diminuição dos custos nesta operação. A promoção de uma substancial melhoria na logística utilizada neste processo é o desafio a ser batido, assim, este estudo visa explorar o método de circulação e separação do fluido de perfuração em plataformas onshore, criando uma planta didática deste sistema. Propõe-se a elaboração dos circuitos elétricos da bomba e das válvulas solenoides, mostrando o seu funcionamento, a construção do software de supervisão e a programação do controlador lógico programável (CLP) para comutar com o sinótico de controle; apresenta-se as questões relacionadas à supervisão e controle deste processo numa planta didática, bem como o controle dos equipamentos e fluxo do fluido de perfuração. Os conceitos e soluções abordados neste artigo são determinantes para a utilização do software de supervisão e sua aplicabilidade na planta didática profissionalizando discentes na área de petróleo e gás, conscientizando-os dos aspectos econômicos e legais referentes ao procedimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Robson Garcia da. "AS DEFICIÊNCIAS DE MEDIDAS MITIGADORAS DE UM RCA QUE COMPROMETE O PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL." HOLOS 1 (March 5, 2011): 72. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.332.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como propósito fundamental analisar as deficiências de medidas mitigadoras de impactos que compromete o princípio do desenvolvimento sustentável, propostas pelo Relatório de Controle Ambiental (RCA) para a perfuração de seis poços de petróleo no campo petrolífero de Porto Carão, município de Carnaubais (RN). Esse estudo ambiental visa à concessão da Licença Prévia para a Perfuração (LPper) desses poços. Para consecução deste trabalho utilizou-se os estudos realizados pelo Ministério Público Federal (MPF, 2004) que são a respeito das principais deficiências no item de mitigação e compensação de impactos em estudos de impacto ambiental no Brasil. Além disso, utilizou-se os aportes teóricos de alguns autores a cerca do licenciamento ambiental e princípio do desenvolvimento sustentável além de técnicas de pesquisa exploratória, realizadas por meio de levantamentos bibliográficos, documentais e legais, como as leis federais e estaduais e as resoluções atinentes ao tema. Para análise em tela, foi selecionado o RCA da empresa Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS), elaborado pela Empresa de Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. (ECOPLAM), que fora solicitado para emissão dessa licença. Como resultados e discussão deste estudo, constataram-se que 46%, ou o equivalente a 13 (treze) medidas de um universo de 28 (vinte e oito), apresentaram deficiências que podem vir a comprometer a qualidade desse estudo ambiental e principalmente o princípio do desenvolvimento sustentável. PALAVRAS-CHAVE: medidas mitigadoras, Relatório de Controle Ambiental (RCA), princípio do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Campos, Letícia Ferraço de, Jader Lugon Júnior, Wagner Rambaldi Telles, and Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues. "Estudo da geração de resíduos nas operações de perfuração e cimentação durante a construção de poços marítimos de petróleo e gás." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 10, no. 1 (December 30, 2016): 119. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v10n12016p119-138.

Full text
Abstract:
Este artigo de revisão bibliográfica tem por finalidade apresentar as atividades de perfuração e cimentação durante a construção de poços marítimos de petróleo e gás, citando os resíduos gerados em cada etapa. O IBAMA, órgão ambiental que regula a atividade, permite duas opções de disposição para esses resíduos: descarte em mar aberto ou tratamento seguido de destinação final em terra. A pesquisa documental aplicada neste artigo detalha as opções de destinação mostrando que o monitoramento exigido pelo órgão ambiental é uma forma de acompanhar o real resultado das atividades descritas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Fernandes, Hayane Amorim, Iany Lima Vagmacker Freitas, Luana Covre Campanharo, Sara Saraiva De Lira Araújo, and Oldrich Joel Romero. "Teste drawdown em um reservatório de coalbed methane." Latin American Journal of Energy Research 5, no. 1 (July 23, 2018): 25–35. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2018.v5.n1.p25-35.

Full text
Abstract:
A importância do coalbed methane tem crescido ao longo do tempo e já representa atualmente 8 porcento da produção de gás anual nos EUA. Entretanto, a produção desse tipo de gás traz consigo vários desafios e diversos fatores podem afetar a produtividade de um reservatório de CBM. Operações de perfuração e completação podem ocasionar na redução da permeabilidade ao redor do poço. Um fator que determina a magnitude do dano ou estímulo da formação é o fator de película (skin factor) e a região onde a permeabilidade foi alterada no poço é chamada de zona de película. Esta zona de película pode ser obtida a partir de análises de teste de pressão em poços de petróleo. O presente trabalho possui como objetivo estimar a permeabilidade e o fator de película num poço produtor de gás do tipo coalbed methane a partir do teste de pressão drawdown. Os resultados do presente trabalho foram obtidos utilizando o software IHS WellTest.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Campos, L. F. A., L. V. Amorim, and H. C. Ferreira. "Utilização do planejamento experimental no estudo do efeito da composição de misturas de bentonitas na reologia de fluidos de perfuração. Parte I: composições binárias." Cerâmica 52, no. 321 (March 2006): 69–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000100010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi utilizar o planejamento experimental, aplicado ao estudo de misturas, para avaliar o efeito da composição de misturas binárias de bentonitas na reologia de fluidos de perfuração de poços de petróleo. Por meio do planejamento foram determinadas as proporções dos componentes nas misturas binárias das argilas e então ajustados modelos de regressão relacionando viscosidade aparente (VA), viscosidade plástica (VP) e volume de filtrado (VF) com a proporção de cada argila. A aplicação desta ferramenta permitiu delimitar uma faixa de composições que favorece a melhoria das propriedades reológicas e de filtração das dispersões estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

De Melo, Larissa Luciana, João Pedro Souza Andrade, João Pinheiro De Melo Neto, Danielly Vieira Lucena, and Clarice Oliveira Da Rocha. "Estudo e caracterização de folhelhos oriundos da perfuração de poços de petróleo da Bacia do Araripe." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 40 (May 25, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n40p11-20.

Full text
Abstract:
The stability of shales rich in clay is deeply affected by its complex physical and chemical interactions with drilling fluids. Thus, these rocks with a high content of clay have shown significant changes, such as swelling or expanding, when placed in contact with aqueous fluids due to the adsorption of polar molecules of water or hydrated ions dissolved inside . These changes may cause the collapse of the rock during the drilling with water-based drilling fluids. For a better understanding of the phenomenon of interaction between the rock and the drilling fluid, this study aims to analyze reactivity of shales from the Bacia do Araripe through its characterization. In order to do so, the shales were characterized by CEC, XRF, XRD and Foster swelling. The results indicated that the shales showed significant values of CEC, FRX composition close to that of smectite, and XRD pattern with characteristic peaks of smectite. Regarding the Foster swelling, the shale that presented the highest CEC (F-IP) also presented the highest value of swelling, indicating that the CEC can be applied as an indicative parameter of the reactivity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Leite, Marcus Vinicius, Antonio Abel Carrasquilla, Jadir Conceição da Silva, Luiz Lobo, Rafael Curtinhas, and Sandro Batista. "Aplicação de perfis geofísicos em projetos de perfuração de poços de petróleo no Golfo de México." Revista Brasileira de Geociências 41, no. 1 (March 1, 2011): 68–75. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.20114116875.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, I. A., J. M. R. Costa, H. S. Ferreira, R. R. Menezes, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Organofilização de argilas bentoníticas com tensoativos não- iônicos visando seu uso em fluidos de perfuração base óleo." Cerâmica 58, no. 347 (September 2012): 317–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000300007.

Full text
Abstract:
O uso de tensoativos não iônicos vem substituindo os tradicionais tensoativos iônicos dentre outros motivos pelo seu elevado potencial de resistência a degradação térmica. Assim, este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de argilas organofílicas através da incorporação de tensoativos não iônicos visando seu uso em fluidos de perfuração de poços de petróleo base óleo. Argilas bentoníticas natural, industrializadas e organofilizadas foram caracterizadas por análise química, difração de raios X e análises térmicas. Após a organofilização foi realizado o inchamento de Foster, visando a escolha dos tensoativos mais adequados aos meios líquidos orgânicos dispersantes: éster, diesel e parafina. Com as dispersões obtidas foram determinadas as propriedades reológicas através de viscosidades aparente e plástica. Os resultados evidenciaram que as argilas organofilicas apresentaram um aumento do espaçamento interlamelar e que as dispersões apresentaram propriedades reológicas dentro das especificações da Petrobrás, para uso como argilas organofílicas em fluidos de perfuração em base óleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Amorim, L. V., M. I. R. Barbosa, and H. C. Ferreira. "Desenvolvimento de compostos bentonita/polímeros para aplicação em fluidos de perfuração: Parte 2." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 1 (March 2008): 209–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000100026.

Full text
Abstract:
Os depósitos de bentonita da Paraíba constituem um dos mais importantes do país. Essas argilas são empregadas, dentre outras aplicações, como viscosificante em fluidos de perfuração. Contudo, atualmente, alguns tipos de argila encontradas nesses depósitos não apresentam os parâmetros exigidos pela PETROBRAS e a aditivação polimérica surge como alternativa para adequar essas propriedades. Sendo assim, este trabalho objetiva o desenvolvimento de compostos bentonita/polímeros para uso em fluidos de perfuração à base de água. Para tanto, foram estudadas uma amostra de argila bentonítica sódica industrializada da Paraíba, Brasil, duas amostras de carboximetilcelulose (CMC) e uma amostra de poliacrilamida (PAM). O dimensionamento do composto polimérico (misturas de dois e três polímeros) foi elaborado por meio do planejamento experimental, sendo estudadas dez diferentes composições. Os compostos poliméricos, em três diferentes concentrações, foram misturados à argila seca. Em seguida, foram preparados os fluidos de perfuração e determinadas as viscosidades aparente e plástica, o limite de escoamento e o volume de filtrado de acordo com as normas da PETROBRAS. Os resultados das análises mostraram que a aditivação da bentonita com o composto polimérico permite obter uma mistura com melhores propriedades reológicas e de filtração. Finalmente, esse procedimento permite o uso de argilas bentoníticas de qualidade inferior em fluidos de perfuração de poços de petróleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Campos, L. F. A., L. V. Amorim, and H. C. Ferreira. "Utilização do planejamento experimental no estudo do efeito da composição de misturas de bentonitas na reologia de fluidos de perfuração. Parte II: composições ternárias." Cerâmica 53, no. 325 (March 2007): 68–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000100010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi utilizar o planejamento experimental para avaliar o efeito da composição de misturas ternárias de bentonitas na reologia de fluidos de perfuração de poços de petróleo. Por meio do planejamento foram determinadas as proporções dos componentes nas misturas ternárias das argilas e então ajustados modelos de regressão relacionando viscosidade aparente, viscosidade plástica e volume de filtrado com a proporção de cada argila. A aplicação da modelagem de misturas, incluindo composições ternárias, aliada a metodologia de superfícies de resposta e otimização matemática e gráfica permitiu delimitar uma gama de composições de argilas que favorece a melhoria das propriedades reológicas e de filtração dos fluidos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Brito, B. M. A., J. M. Cartaxo, N. F. C. Nascimento, H. C. Ferreira, G. A. Neves, and R. R. Menezes. "Avaliação de argilas bentoníticas policatiônicas do estado da Paraíba com aditivos para aplicação em perfuração de poços de petróleo e tintas à base de água." Cerâmica 62, no. 361 (March 2016): 45–54. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623611978.

Full text
Abstract:
Resumo Com o surgimento das novas ocorrências de bentonitas no estado da Paraíba, há necessidade da otimização de sua reologia de forma a adequá-las às exigências da indústria nacional, visando seu uso em fluidos de perfuração e tintas à base de água. Foram utilizadas três argilas (Chocolate Campos Novos, Chocolate Corredor e Chocobofe Primavera) com o objetivo de avaliar as propriedades tecnológicas para uso como agente tixotrópico na formulação de fluidos de perfuração e tintas à base de água; esta pesquisa trata da reologia de dispersões de argilas aditivadas com MgO de forma conjunta e isolada com o Na2CO3. O comportamento reológico foi estudado em viscosímetro em dispersões de 4,86% e 6,00% (em massa) e com aditivos variando de 2% a 3% (em massa) na forma simples e combinada. Os resultados obtidos foram comparados com as especificações da Petrobras, API e ISO. As amostras estudadas apresentaram características típicas das bentonitas oriundas do estado da Paraíba, apresentando os argilominerais característicos esmectíticos, cauliníticos e acessórios; as análises reológicas evidenciaram que as argilas em estudo utilizando o Na2CO3 exibiram resultados promissores para aplicação tecnológica em fluidos de perfuração de poços e que a aditivação das amostras com Na2CO3 em conjunto com o MgO exibiram resultados promissores para aplicação tecnológica em tintas à base de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Tonnesen, Diego A., Luiz Carlos Bertolino, Adão Benvindo Luz, Flávio Teixeira Silva, and Dayse Mirella Timóteo. "CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA E BENEFICIAMENTO DAS BENTONITAS DA REGIÃO DE CUBATI E PEDRA LAVRADA - PB." HOLOS 1 (March 5, 2012): 2. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.821.

Full text
Abstract:
O estado da Paraíba é responsável pela maior produção de bentonita bruta do país, oriunda de um dos maiores depósitos do Brasil, localizado no município de Boa Vista. Recentemente, novas ocorrências foram descobertas nas regiões de Cubati e Pedra Lavrada. Diante da expectativa de ampliação da produção mineral e da consolidação do estado como o maior produtor do país, este trabalho tem por objetivo a caracterização mineralógica e beneficiamento das argilas montmoriloníticas desses novos depósitos visando o seu uso como viscosificante mineral na formulação de fluidos de perfuração de poços de petróleo. As diferentes amostras foram caracterizadas por difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura, ensaios de viscosidade e filtrado API.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Menezes, R. R., L. F. A. Campos, H. S. Ferreira, L. N. Marques, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Estudo do comportamento reológico das argilas bentoníticas de Cubati, Paraíba, Brasil." Cerâmica 55, no. 336 (December 2009): 349–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000400003.

Full text
Abstract:
O estado da Paraíba possui jazidas de bentonitas utilizadas comercialmente para uma vasta gama de setores tecnológicos. No entanto, esses jazimentos estão se exaurindo, após dezenas de anos de exploração. Assim, este trabalho tem por objetivo dar prosseguimento à caracterização de argilas bentoníticas de Cubati, PB, estudando o comportamento reológico das dispersões argila-água de modo avaliar seu desempenho para fluidos de perfuração de poços de petróleo base água. As amostras estudadas foram secas a 60 ºC e determinou-se sua capacidade de troca de cátions. As argilas foram transformadas em sódica por tratamento com Na2CO3 e em seguida realizou-se o estudo do comportamento reológico das dispersões. As viscosidades, aparente e plástica, o volume de filtrado, os parâmetros reológicos do fluido e a sua força gel foram determinados. Os resultados evidenciaram que cada amostra apresenta um teor ótimo de carbonato de sódio e que as dispersões argila-água possuem um comportamento pseudo-plástico e tixotrópico. Duas amostras apresentam potencial para utilização como agentes viscosificantes para fluidos de perfuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Souza, Ingrid A. G. A., Denise F. S. Petri, and João C. Queiroz Neto. "Adsorção competitiva de inibidor de corrosão usado em poços de perfuração de petróleo sobre aço, esmectita e arenito." Química Nova 32, no. 1 (2009): 120–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422009000100023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Bastos, P. M., B. M. A. Brito, A. J. A. Gama, J. M. Cartaxo, G. A. Neves, and L. F. A. Campos. "Modelagem de propriedades reológicas de argilas esmectitas do estado da Paraíba para uso em fluidos de perfuração de poços de petróleo." Cerâmica 63, no. 366 (April 2017): 187–96. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132017633662100.

Full text
Abstract:
Resumo Atualmente mais de 79% das argilas bentoníticas industrializadas são oriundas das jazidas de Boa Vista, PB. Estes jazimentos vêm sendo minerados de forma desordenada há mais de 40 anos, resultando no esgotamento das variedades mais nobres, havendo sério prejuízo para qualidade do produto final. As empresas mineradoras impõem rígidas condições de comercialização para os produtores, condicionando a aquisição das variedades menos nobres junto às variedades que ainda apresentam propriedades mais adequadas e frequentemente as variedades menos nobres são descartadas no processo produtivo. Este trabalho teve o objetivo otimizar as propriedades reológicas das novas ocorrências de argilas bentoníticas do estado da Paraíba, utilizando a técnica de planejamento experimental de misturas, a fim de adequá-las às exigências da Petrobras e da indústria nacional. As argilas utilizadas foram provenientes dos municípios de Olivedos e Boa Vista, PB. As amostras de argilas foram misturadas utilizando a técnica mencionada e caracterizadas física, química, térmica e mineralogicamente. Após caracterização as argilas foram transformadas em sódicas e foram determinadas suas propriedades reológicas para uso em perfuração de poços de petróleo de acordo com a norma da Petrobras. As variáveis respostas, viscosidade aparente, viscosidade plástica e volume de filtrado, foram avaliadas mediante análises das superfícies de respostas. Os resultados obtidos evidenciaram que as argilas estudadas são promissoras para usos em fluidos de perfuração. Observaram-se ainda melhoras significativas de suas reologias após mistura com as argilas de Boa Vista, PB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Martins, Silas Sarkiz da Silva, Matheus Oliveira de Azevedo, Mikaias Pereira da Silva, and Valdenildo Pedro da Silva. "PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E IMPACTOS AMBIENTAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES." HOLOS 6 (December 11, 2015): 54. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2201.

Full text
Abstract:
O petróleo está a cada dia sendo mais explorado e tem sido um recurso energético gerador de divisas para a economia de países e nações, a exemplo do Brasil, mas, também, difusor de impactos ambientais negativos. As etapas que envolvem a produção de petróleo desde a perfuração de poços até o refino, direta ou indiretamente, têm causado alterações ao meio ambiente. O objetivo deste estudo foi o de compreender os principais impactos ambientais gerados pelas etapas de produção de petróleo, considerando estudos de impacto ambiental (EIAs) e seus respectivos relatórios de impacto ambiental (RIMAs). A avaliação dos impactos ambientais se dá através do diagnóstico ambiental da área de influência do empreendimento, o qual é feito para se conhecer os componentes dos meios físico, biológico e socioeconômico da área e, posteriormente, avaliar os efeitos das atividades do empreendimento sobre os mesmos. Pela complexidade da composição química do petróleo, o risco quanto as suas atividades e seu manuseio é, na maioria dos casos, de grande potencial, pois pode haver acidentes, que, por sua vez, podem interferir negativamente no meio ambiente. Ao término do estudo, concluiu-se que a fase de produção de petróleo apresenta diversos aspectos ambientais, os quais geram impactos. Viu-se que os impactos não são apenas de caráter negativo. E, por fim, sugere-se a aplicação de medidas mitigadoras e de um sistema de gestão ambiental eficaz para a minimização e/ou eliminação de tais impactos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lucena, D. V., L. V. Amorim, and H. L. Lira. "Análise da reatividade de folhelhos do Recôncavo Baiano." Cerâmica 62, no. 362 (June 2016): 163–69. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623621976.

Full text
Abstract:
Resumo O problema da estabilidade do poço em formações expansivas frustrou os engenheiros de campos de petróleo desde o início da exploração de petróleo e gás natural. A estabilidade de folhelhos ricos em argila é profundamente afetada por suas interações físicas e químicas complexas com fluidos de perfuração. Assim, estas rochas com alto teor de argila mostraram alterações significativas, tais como inchaço ou expansão, quando colocadas em contato com fluidos aquosos para a adsorção de moléculas polares de água ou íons hidratados dissolvidos no meio. Essas mudanças podem causar colapso da rocha durante a perfuração com fluidos de perfuração à base de água. Para uma melhor compreensão dos fenômenos de interação entre a rocha e o fluido de perfuração, este trabalho objetiva a análise da reatividade de folhelhos provenientes do Recôncavo Baiano por meio da sua caracterização. Para isto, os folhelhos foram submetidos a ensaios de CTC, FRX, DRX e inchamento de Foster. Foi possível detectar que os folhelhos apresentaram significativos valores de CTC, bem como FRX com composição próxima da esmectita e padrão de DRX com picos característicos da esmectita. Em relação ao inchamento de Foster, o folhelho com maior CTC também apresentou o maior valor de inchamento indicando que a CTC pode ser aplicada como parâmetro indicativo da reatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ribeiro, Mariléa, and Abel Carrasquilla. "A NEW APPROACH TO CALCULATE MUD INVASION IN RESERVOIRS USING WELL LOGS." Revista Brasileira de Geofísica 32, no. 2 (July 1, 2014): 215. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v32i2.453.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. Muds of different compositions are used in the drilling well process, to support the wall of the borehole along with maintenance of pressure, and toremove rock cuttings generated from the geological formations encountered by the drill bit. The drilling mud invades the formations and modifies the zones surroundingthe borehole, mainly, in terms of the physical properties of the rocks, such as porosity and permeability. The identification of this formation damage is important forreservoir characterization, and the subsequent well completion, as well as for the analysis of economic viability. Many years ago, Schlumberger developed a methodfor determining mud invasion diameter using the Tornado Chart. Today, practitioners in the oil industry use the Tornado Chart to present geophysical logs. Improvingupon Schlumberger’s methodology, Crain used mathematical equations to calculate the mud invasion diameter. In this study, we propose a polynomial mathematicalmethod to determine mud invasion diameter. Our method utilizes the same resistivity well logs, namely dual induction log and dual laterology, though different from thatof Schlumberger or Crain methods. The approach developed in this study considers the characteristics of the invasion process while quickly and accurately showingresults in the form of a log that can be visualized adjacent to other logs measured in the borehole.Keywords: formation damage, drilling mud invasion, resistivity well logs. RESUMO. No processo de perfuração de poços são utilizadas diferentes composições de lama com o propósito de suportar a parede do poço, manter a pressão e, ainda, remover os fragmentos de rocha originados pela broca ao atravessar as formações geológicas. A lama de perfuração invade as formações e modifica as zonas circundantes ao poço, sobretudo, em termos das propriedades físicas das rochas, tais como a porosidade e permeabilidade. A identificação deste tipo de dano à formação é importante, principalmente para a caracterização do reservatório, bem como nas atividades posteriores de conclusão do poço e, ainda, na análise deviabilidade econômica. Neste sentido, há muitos anos, a Schlumberger desenvolveu uma maneira de determinar o diâmetro de invasão da lama usando o GráficoTornado, que é utilizado até hoje na indústria do petróleo, essencialmente usando perfis geofísicos. Mais tarde, com o objetivo de melhorar a determinação do diâmetro de invasão, Crain usou equações matemáticas para calcular esse valor, fazendo correções na metodologia da Schlumberger. Neste trabalho, por outro lado, propõe-se um método matemático polinomial para determinar o diâmetro de invasão, que é diferente das metodologias desenvolvidas pela Schlumberger e por Crain, mas também utilizando os mesmos perfis resistivos de poços, ou seja, os perfis de indução (DIL) e laterolog (DLL) duplos. Desta forma, o procedimento desenvolvido no presentetrabalho mostrou-se rápido e preciso, pois considera melhor as características do processo de invasão, mostrando ainda os resultados sob a forma de um perfil ao lado de outros perfis medidos no poço, resultando, assim, numa visualização mais eficiente.Palavras-chave: dano à formação, invasão da lama de perfuração, perfis resistivos de poços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Figueiredo, Marcelo, and Denise Alvarez. "Gestão do trabalho na perfuração de poços de petróleo: usos de si e 'a vida por toda a vida'." Trabalho, Educação e Saúde 9, suppl 1 (2011): 299–326. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462011000400015.

Full text
Abstract:
Destacam-se no artigo os riscos potenciais à segurança e à saúde (especialmente a dimensão mental), associados às características do processo de trabalho e ao modelo de gestão do trabalho adotado pela empresa multinacional Schlumberger. Esses dois elementos aliados aos traços predominantes da indústria petrolífera tendem a expor seus trabalhadores a um aumento do custo psíquico (cognitivo, afetivo) em sua integridade biopsíquica (corpo-si). Indicam-se pistas para reflexão relativas à constatação das inadequações da organização do trabalho e do despreparo de muitos trabalhadores para lidarem com a intensidade das 'dramáticas do uso de si'. Questionam-se o alcance do 'sofrimento patogênico' presente na organização do trabalho, o comprometimento da possibilidade de sublimação e a possível conversão do sofrimento em criatividade (condição de 'possibilidade de circulações'). O referencial teórico-metodológico privilegia a ergonomia da atividade e a psicodinâmica do trabalho numa perspectiva ergológica. Os métodos operacionalizam um dispositivo dinâmico a três polos (DD3P) em 'encontros sobre o trabalho' e entrevistas semiestruturadas que valorizam a dialogia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Dantas, S. L. A., K. A. Marques, and H. S. Ferreira. "Influência da rota alcoólica e razão tensoativo/argila no processo de organofilização de argilas bentoníticas e em suas propriedades reológicas em meios não aquosos." Cerâmica 61, no. 358 (June 2015): 199–205. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613581829.

Full text
Abstract:
<p>Argilas bentoníticas podem ser definidas como sendo uma argila constituída essencialmente de argilominerais do grupo das esmectitas, especialmente a montmorilonita. Não sendo as argilas bentoníticas naturalmente organofílicas, estas podem ser modificadas através de tratamentos específicos com tensoativos (iônicos ou não-iônicos), passando sua natureza de hidrofílica para hidrofóbica. As argilas organofilicas são amplamente utilizadas como agentes viscosificantes na mistura de componentes usados para a perfuração de poços de petróleo e água entre outros usos. Estudos recentes demonstraram a influência do tipo de argila, tensoativo e presença de defloculante na reologia das dispersões. Neste trabalho verificamos a influência da rota alcoólica, do teor de argila e tensoativo na produção de argilas organofilicas e no comportamento reológico final em meios não aquosos. Para tanto, realizamos a caracterização das amostras de argilas através de análise termogravimétrica, difração de raios X, análise térmica diferencial e análise granulométrica. As argilas organofílicas foram caracterizadas por difração de raios X e fluorescência de raios X. Por fim foram produzidas dispersões de acordo com normatização da Petrobras para realização dos ensaios reológicos. Os resultados evidenciaram que existe influência da razão argila/tensoativo e da rota alcoólica nas propriedades reológicas das dispersões.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pereira, Alexandre Da Costa. "AVALIAÇÃO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA PARA SOLOS COMPACTADOS UTILIZADOS EM CAMADAS SELANTES E ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE ATERRO PARA RESÍDUOS SÓLIDOS DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO." HOLOS 4 (September 22, 2013): 16. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1570.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou geotecnicamente (ensaios de laboratório, de campo e simulações numéricas) realizados com o objetivo de caracterizar solos naturais e solos compactados para projeto e execução de células de aterro para resíduos industriais oriundos da atividade petrolífera que, pelo fato de não se enquadrarem nas classificações de resíduos Classe I (Perigosos) ou Classe II-B (Não Perigosos/Inertes), podendo ter propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água, são classificados como não perigosos (Classe II-a: Não inertes - NBR10.004/2004). Para a necessária avaliação da segurança da obra frente ao risco de contaminação pela percolação pela base dos aterros, bem como referente à avaliação da segurança frente ao risco de ruptura dos taludes de contenção, o presente trabalho tratará da avaliação dos seguintes pontos: avaliação da capacidade do solo compactado (camada selante) da base do aterro em propiciar valores de condutividade hidráulica inferiores a 10-7cm/s (proteção eficiente e segura do lençol freático) e avaliação da estabilidade dos taludes projetados. Conclui-se que os estudos de campo realizados para a determinação da condutividade hidráulica dos solos indicam que os materiais avaliados podem ser caracterizados como de baixa condutividade hidráulica. As análises da estabilidade por métodos de equilíbrio-limite, com o auxilio da ferramenta computacional, mostraram que o talude apresenta-se estável e não sujeito a grandes deslizamentos, pois os fatores de segurança calculados por diferentes métodos resultaram valores bem maiores que o mínimo (FSmin = 1,5) para qualquer um dos métodos utilizados, mesmo com a redução dos parâmetros de resistência dos solos em 40%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Costa, Anna Paula Lima, and Rosiney Araújo Martins. "Diagnóstico ambiental do meio físico: ausência de análises geoquímicas nos relatórios de controle ambiental para obtenção de licença prévia para perfuração de poços de petróleo onshore do Rio Grande do Norte." Geochimica Brasiliensis 28, no. 1 (August 1, 2014): 108–15. http://dx.doi.org/10.5327/z0102-9800201400010011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ramalho, Wênnya Joyce Carneiro Rodrigues, Matheus Ferreira de Souza, and Heber Sivini Ferreira. "Investigação do efeito viscosificante e estabilizante de argilas hidrofílica e hidrofóbica em fluidos emulsionados de base oleoso." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 4, 2021): e3910312927. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12927.

Full text
Abstract:
As bentonitas são amplamente investigadas por atuarem como agentes viscosificantes e estabilizantes de fluidos emulsionados. As propriedades dos fluidos de perfuração são extremamente importantes, para o alcance do sucesso da perfuração do poço de petróleo. Todavia, a purificação das argilas se faz necessário para promover uma melhora no comportamento reológico das dispersões. Assim como as argilas bentoníticas naturais, as argilas organofílicas obtidas a partir de argilas bentoníticas sódicas possuem uma gigantesca importância industrial devido ao seu alto grau de inchamento em água, e sais quarternários de amônio. Neste estudo, a influência do tipo de argila é investigada reologicamente em fluidos emulsionados de diferentes proporções mássicas óleo/água (O/W): 50/50, 70/30, 80/20, 90/10 e 95/05 sob a concentração de 6000ppm. As amostras de argilas foram caracterizadas por FRX, DRX E TG/DTA. Todos os fluidos emulsionados de base oleoso foram analisados através de observações morfológicas do tipo macroscópico e reológico. As argilas bentoníticas verde-lodo purificada (hidrofílica) e verde-lodo organofílica (hidrofóbica) foram testadas como agentes viscosificantes e estabilizantes das emulsões. A partir dos resultados, foi possível verificar a composição química das argilas, sendo a argila organofílica a de maior perda ao fogo, a eficiência da intercalação do surfactante na argila verde-lodo organofílica denotada nos difratogramas de raios X, assim como, os eventos de perda de massa, onde a verde-lodo organofílica apresentou uma maior perda. Reologicamente os resultados confirmaram que somente a emulsão contendo argila verde-lodo organofílica de fração mássica 50/50 (O/W) apresentou-se estável fisicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Romero, Oldrich Joel, and Thamyres Petzold Lima. "Fundamentos dos testes de pressão em reservatórios de gás: determinação do Absolute Open Flow a partir do teste isócrono." HOLOS 2 (December 23, 2019): 1–18. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.5265.

Full text
Abstract:
Testes de poço são realizados, normalmente, após o término da perfuração e fazem parte da avaliação exploratória de um campo de petróleo. Quando se trata de reservatórios de gás, os testes mais difundidos são os testes de contra pressão, o isócrono e o isócrono modificado. São utilizados para identificação e caracterização dos parâmetros do reservatório como o dano. Se tratando do gás é necessário levar em consideração a compressibilidade e a variação da viscosidade com a pressão e a temperatura. Este artigo tem como objetivo discutir a aplicação dos métodos analítico e mediante auxílio de um software comercial (Computer Aided Engineering – CAE) na obtenção do Absolute Open Flow – AOF a partir de um teste isócrono. A ferramenta computacional utilizada é o IHS WellTest. Este tipo de teste também permite a elaboração da curva de Inflow Performance Relationship – IPR. A diferença entre os resultados obtidos a partir da aplicação dos dois métodos é de 1,7%. Um melhor ajuste da linha transiente pode melhorar a precisão do resultado. A abordagem CAE torna a análise dos resultados mais rápida e fácil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vieira da Silveira, Wilker Marcolongo, Jader Lugon Junior, Pedro Mello Paiva, and Letícia Ferraço Campos. "Fluidos de perfuração usados na construção de poços marítimos e requisitos ambientais para descarte." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 10, no. 2 (December 30, 2016): 171. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v10n22016p171-189.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma descrição das etapas de perfuração de poços de óleo e gás, tratando especificamente da geração de resíduos e dos fluidos de perfuração utilizados. São discutidas as limitações e a possibilidade do descarte de fluido de perfuração na proximidade da plataforma levando em consideração a minuta de 2014 do IBAMA, órgão ambiental que regulamenta o descarte de resíduos. Foram também pesquisados os resultados de trabalhos utilizando modelagem computacional para estudar o descarte dos resíduos das atividades de perfuração e cimentação durante a construção de poços de óleo e gás. Assim pôde-se analisar a área de dispersão levando em consideração as correntes marítimas, temperaturas e profundidade, bem como seus efeitos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Costa, Maria Herlaiane Nascimento, Rosiney Araújo Martins, and Erika Araújo da Cunha Pegado. "ANÁLISE TÉCNICA DE ESTUDOS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE PETROLIFERA ONSHORE NO RIO GRANDE DO NORTE." HOLOS 4 (February 8, 2010): 144. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.357.

Full text
Abstract:
O licenciamento das diferentes atividades petrolíferas tem como um dos principais instrumentos de controle de impactos ambientais a exigência de estudos ambientais que devem ser elaborados em consonância com as normatizações ambientais vigentes Lei 6938/81. No Rio Grande do Norte (RN), o estudo ambiental integrante do processo de licenciamento para a perfuração de poços exploratórios é o Relatório de Controle Ambiental, cuja aprovação pelo órgão ambiental estadual, é uma das condicionantes para a liberação da Licença de Perfuração (Lpper). Análises técnicas realizadas em estudos ambientais de diferentes estados brasileiros mostram deficiências no atendimento satisfatório aos conteúdos exigidos na legislação, e muitos empreendimentos são licenciados com estudos de baixa qualidade técnica. Análises pioneiras sobre RCA’s, aprovados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), como um dos resultados da realização do Curso de Especialização em Licenciamento Ambiental onshore. Os resultados preliminares mostram a tendência já identificada nos demais estados e será apresentado ao longo deste estudo, que consiste de uma pesquisa documental (análise técnica) realizada em um RCA, aprovado pelo IDEMA, para a perfuração exploratória de seis poços no município de Carnaubais/RN. A análise do RCA foi fundamentada no guia de análise técnico construído a partir de Sánchez (2006) e o Termo de referência (TR) do IDEMA. PALAVRAS-CHAVE: Perfuração, análise técnica, Relatório de Controle Ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Fernandes, Rita de Cássia Pereira, and Fernando Martins Carvalho. "Doença do disco intervertebral em trabalhadores da perfuração de petróleo." Cadernos de Saúde Pública 16, no. 3 (September 2000): 661–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2000000300014.

Full text
Abstract:
Estudo transversal em 1.026 trabalhadores em distrito de perfuração de petróleo do Nordeste brasileiro mostrou prevalência global de doença do disco intervertebral lombar de 5%, variando de 1,8% (atividades sem manuseio de carga), 4,5% (manuseio ocasional) até 7,2% (manuseio habitual). Tal prevalência foi de 11,4% em operadores de sonda de perfuração de petróleo com mais de 40 anos de idade e de 10,5% naqueles com mais de 15 anos de empresa. A razão de prevalência (R.P.) à associação entre trabalho em operação de sonda e doença do disco foi 2,3 (I.C. 95%: 1,3, 4,0). Para minimizar o efeito sobrevivência do trabalhador sadio foram usadas informações retrospectivas acerca da exposição. A informação referente à ocupação atual em lugar do histórico ocupacional resultaria em RP subestimada de 1,1 (I.C. 95%: 0,6, 1,9). A regressão logística ratificou os achados da análise tabular. Não houve confundimento nem interação. O incremento da indústria de petróleo no país e as alterações na gestão e contratação da força de trabalho implicam mudanças no gerenciamento de risco e controle de saúde, além de pronta intervenção ergonômica para controle da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Oliveira, Gustavo Charles, Waldir L. Roque, Moisés D. Santos, and Rafael M. Magalhães. "Grafos Conexos e Centralidade de Intermediação: Uma Aplicação à Modelagem de Poços Multilaterais em Reservatórios Petrolíferos." Comunicações em Informática 2, no. 1 (July 5, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2018v2n1.39198.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Medeiros Filho, Adonis Reis, Edilson Araújo Pires, Rafaela Silva, and Suzana Leitão Russo. "ESTUDOS PROSPECTIVOS DA PERFILAGEM APLICADA EM POÇOS DE PETRÓLEO." Cadernos de Prospecção 7, no. 4 (December 30, 2014): 622–31. http://dx.doi.org/10.9771/s.cprosp.2014.007.063.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Sousa, Roxana Pereira Fernandes de, Italo Xavier Queiroz, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, and Fabíola Dias da Silva Curbelo. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA PRODUÇÃO DE PATENTES NA ÁREA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO À BASE DE MICROEMULSÃO." Cadernos de Prospecção 10, no. 1 (March 31, 2017): 68. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i1.20708.

Full text
Abstract:
<p>Na perfuração rotativa, os pedaços rochosos são removidos através do fluido de perfuração, considerado pelo American Petroleum Institute (Instituto Americano de Petróleo – API) como qualquer fluido circulante capaz de tornar viável a operação de perfuração. Este trabalho teve por objetivo a realização de uma prospecção tecnológica de fluidos de perfuração à base de microemulsão, analisando a participação dos países e empresas nos pedidos de patente em bases nacionais e internacionais ao longo dos anos. Para isto, a prospecção foi realizada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil, no Banco Latino Americano e Espanhol, no Banco Europeu de Patentes, no Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual e no Banco Americano de Marcas e Patentes. Nos últimos 10 anos houve um aumento no depósitos de patentes. O país mais interessado nesta tecnologia foram os Estados Unidos e a empresa que apresentou o maior número de depósitos foi a Baker Hughes.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Sousa, F. K. A., A. P. Ramos, L. F. A. Campos, R. R. Menezes, H. S. Ferreira, and G. A. Neves. "Composição de argilas organofílicas obtida com tensoativo não-iônico para fluidos de perfuração base orgânica." Cerâmica 57, no. 342 (June 2011): 199–205. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000200011.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo o estudo do efeito da composição de misturas de argilas bentoníticas organofílicas na reologia de fluidos de perfuração base orgânica. As composições foram estudadas por meio de delineamento de misturas, viscosidade aparente, plástica e limite de escoamento e dos testes recomendados pelo Instituto Americano de Petróleo, API (peso específico, estabilidade elétrica e volume de filtrado). Os resultados foram comparados aos obtidos com fluido padrão utilizado pela Petrobrás. Dentre as composições desenvolvidas, duas apresentaram potencial de utilização em fluidos de perfuração base orgânica, atendendo a maioria das propriedades. Foram desenvolvidas composições contendo as argilas de qualidade "inferior" (Bofe e verde-lodo) em maior quantidade e o mínimo da argila Chocolate UBM, considerada como a melhor argila da região das minas de Boa Vista, PB, para uso em fluidos de perfuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography