Academic literature on the topic 'Periodontia - Estudo e ensino'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Periodontia - Estudo e ensino.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Periodontia - Estudo e ensino"

1

Bolla, Edson Daruich, and Paulete Goldenberg. "Clareamento gengival: ensino e etnocentrismo." Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 1 (June 2010): 1783–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000700090.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou identificar os padrões de estética bucal/gengival subjacentes à formação e prática profissional do cirurgião-dentista, na perspectiva do etnocentrismo. A partir da análise documental e da realização de entrevistas (semiestruturadas) com cirurgiões dentistas formados há dez ou mais anos, o estudo recorreu a uma abordagem qualitativa, ancorada na análise temática. No âmbito do ensino da periodontia, o estudo evidenciou que a presença da pigmentação fisiológica é omitida ou tratada como uma alteração de normalidade e/ou antiestética. Todos os entrevistados aprenderam a realizar o clareamento gengival em nível de pós-graduação, sendo estimulados a ofertar tal procedimento em nome de um sorriso saudável e bonito. Diante da supervalorização da eficiência da técnica, ressalta a ausência da discussão da questão estética na perspectiva étnica. Parece que a oferta do clareamento gengival se faz norteada pelo padrão branco de beleza, evidenciando o caráter etnocêntrico do procedimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Steffens, Joao Paulo, Stephanie Von Stein Cubas Warnavin, Humberto Osvaldo Schwartz Filho, Geisla Mary Silva Soares, Ângela Fernandes, and Edison Luiz Almeida Tizzot. "Avaliação contínua da aprendizagem por meio da aplicação de quiz semanal no ensino da Periodontia." Revista da ABENO 18, no. 4 (December 15, 2018): 14–20. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.623.

Full text
Abstract:
A avaliação contínua e rotineira mantém o estudante sob constante estudo, leitura e aprendizado, além de suavizar o impacto das avaliações teóricas formais sobre os critérios tradicionais de aprovação. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da aplicação de quiz semanal sobre a nota da avaliação teórica formal no componente curricular Periodontia I do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. Para este estudo observacional retrospectivo, avaliaram-se os campos "nota quiz" e "nota avaliação" dos diários de classe das turmas do primeiro e segundo semestres de 2016, respectivamente “sem quiz" (n=53) e “com a realização de quiz semanal” (n=55). As avaliações teóricas formais foram idênticas para as duas turmas. Os dados referentes ao número de quizzes realizados e média das notas de quiz foram tabulados. As análises estatísticas utilizadas foram teste t de Student e coeficiente de correlação de Spearman. A aplicação de quiz semanal deslocou a curva referente às notas de avaliação teórica à direita, sendo que as notas foram significativamente maiores neste grupo (p<0.01). Além disso, houve correlação significativa entre a nota da avaliação teórica e o número de quizzes realizados por cada estudante (r=0,39; p<0,01), bem como com a média da nota do quiz (r=0,47; p<0,01). Concluiu-se que a utilização de quiz semanal como instrumento de avaliação da aprendizagem influi positivamente no grau de conhecimento adquirido, provavelmente devido a um maior estímulo à leitura e estudo constante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Rocha Fernandes, Anita Maria, Ana Paula Soares Fernandes, and Raphael Luiz Nascimento. "Use of agent technology in a teaching/learning virtual environment in periodontology." Revista da ABENO 5, no. 1 (February 2, 2005): 23–31. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1480.

Full text
Abstract:
O sistema educacional, responsável pela formação mais ampla do indivíduo, não está preparado para avançar no ritmo das trocas tecnológicas que ocorrem na sociedade. É necessário buscar novas abordagens para a capacitação de professores, que seja interessante, estimulante e que possa propiciar resultados satisfatórios dentro da nova visão tecnológica. Como forma de amenizar as dificuldades encontradas na formação do cirurgião-dentista, bem como disponibilizar aos profissionais da Odontologia um modelo para um ambiente de ensino, treinamento e/ou educação continuada, a baixo custo e de maneira eficiente, foi proposto um modelo para um ambiente virtual de ensino/aprendizagem via “web”, tendo como estudo de caso a Periodontia. Tal modelo baseia-se na tecnologia de agentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vilar, Gabriel Crispim, Jordana Mendes Schuelfer, Cléversom De Oliveira E Silva, and Flavia Matarazzo Martins. "Avaliação da eficácia de um fluxograma como auxiliar no ensino de diagnóstico periodontal." Revista da ABENO 16, no. 3 (October 23, 2016): 106–12. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.298.

Full text
Abstract:
Considerando os vários tipos de doenças periodontais, que requerem diferentes formas de tratamento, é crucial que um diagnóstico preciso seja estabelecido, para se evitar tratamentos ineficazes. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar o uso de um fluxograma como auxiliar no diagnóstico das doenças periodontais no ensino. Sessenta alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, igualmente distribuídos entre o 3º, 4º e 5º anos da graduação, aceitaram participar deste estudo experimental e cruzado. Os estudantes foram submetidos à três questões clínicas periodontais hipotéticas, cujos diagnósticos deveriam ser apresentados primeiramente sem o fluxograma e, em seguida, com a ferramenta auxiliar. Sem o fluxograma, a quantidade de diagnósticos corretos foi de 52%, enquanto com fluxograma, este valor correspondeu a 84%, havendo diferença estatística entre eles (p<0,001). Não houve diferença no número de diagnósticos corretos e incorretos entre os anos de graduação. Pode-se concluir que o uso do fluxograma como auxiliar no diagnóstico periodontal aumenta o número de diagnósticos periodontais corretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Forte, Mariane Izabele, Paulo Henrique Chagas, Gabriel Guidio Guarenghi, and Joao Paulo Steffens. "Evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem utilizando manequins em Periodontia." Revista da ABENO 19, no. 1 (July 10, 2019): 106–14. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.783.

Full text
Abstract:
A simulação no ensino em saúde é uma ferramenta que permite ao estudante uma aprendizagem em ambiente protegido e controlado, livre de intercorrências e com devolutiva instantânea da tarefa desempenhada. Na simulação, o docente pode intervir a qualquer momento, o que o auxilia na avaliação e instrução do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem simulada utilizando manequim em um componente curricular de Periodontia e sua correlação com desempenho prático. Questionários utilizando escala visual analógica (EVA), escala numérica de 101 pontos (NRS-101) e escala verbal de 4 pontos (VRS-4) foram aplicados aos estudantes da Disciplina de Periodontia I da Universidade Federal do Paraná no primeiro semestre de 2018, em três momentos: 1) antes do início das atividades práticas; 2) após a fase laboratorial; e 3) após a fase clínica. Os dados obtidos foram comparados entre si pelo tempo de aplicação e correlacionados com a nota prática final. Os estudantes demonstraram maior autoconfiança e segurança no final do que no início do período (Friedman; p<0,05). Essa evolução foi notada principalmente entre a primeira e segunda aplicações dos questionários, ou seja, após a fase laboratorial simulada em manequim. Houve correlação entre autoconfiança e segurança aferidas pela NRS-101 e o desempenho prático (Spearman; r=0,3948 e r=0,3771, respectivamente; p<0,05). Observou-se aumento de autoconfiança e segurança dos estudantes após aprendizagem simulada em manequim, que se mostrou ligeiramente mais valiosa para evolução desses quesitos em comparação à experiência clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Carla Lorena, Raíla Bahia Gomes, Sabrina de Fátima Morandini, Alice Machado Carvalho Santos, Luís Otávio Miranda Cota, and Lidiane Cristina Machado Costa. "Associação entre doença periodontal e obesidade." Arquivos em Odontologia 57 (May 19, 2021): 106–13. http://dx.doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e11.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este estudo teve o objetivo de avaliar a associação entre doença periodontal e obesidade. Métodos: Foi realizada uma busca nas bases PubMed, SciELO e Bireme, sendo incluídos estudos relevantes relacionados ao tema para síntese deste trabalho. Resultados: Foram selecionados onze artigos para serem incluídos nessa revisão, sendo um ensaio clínico, uma meta-análise, dois estudos de coorte, dois caso-controle, cinco estudos transversais e duas revisões sistemáticas. Conclusão: Existe uma plausibilidade biológica entre a obesidade e a doença periodontal, porém não há um consenso na literatura sobre essa associação. Desta forma, são necessários mais estudos prospectivos, laboratoriais, de coorte e meta-análises que avaliem tal associação entre as doenças. Descritores: Doenças periodontais. Obesidade. Doença crônica. Periodontite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moura, Luana Kelle Batista, Daniela Bezerra da Silva, Bárbara Soares Sousa, Eduardo Souza de Lobão Veras, and Martha Rosado de Oliveira Campos. "Análise da Perspectiva dos Acadêmicos de Odontologia Acerca do Uso da Laserterapia no Tratamento de Lesões Bucais Associadas ao Herpes Tipo 1." Revista Brasileira de Odontologia 76 (December 30, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v76.2019.e1750.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a perspectiva dos acadêmicos de odontologia acerca do uso da laserterapia no tratamento do herpes tipo 1. Material e Métodos: estudo metodológico exploratório descritivo de abordagem quantitativa realizado no período de maio a junho de 2018, com 146 discentes de Odontologia de uma instituição de ensino privado superior, no município de Teresina - PI, por meio de questionário estruturado. Foram excluídos os discentes que não cursaram as disciplinas de Semiologia, Periodontia e Patologia Oral e que reprovaram nas respectivas disciplinas. Foram incluídos aqueles que apresentaram aprovação nas disciplinas de pré-requisito e que estão em atendimento clínico. Os dados foram analisados utilizando técnicas estatísticas descritivas, inferenciais e análises comparativas digitadas e analisados no SPSS na versão 13,0, com margem de erro de 5%. Este estudo encontra-se aprovado no Comite de Ética e Pesquisa sobre o parecer nº 2.861,891. Resultados: Em relação ao conhecimento da coloração da lesão, 48,63%, evidenciaram a cor avermelhada quando relacionada ao herpes e 40,41% desconhecem o tamanho da lesão. Em relação ao tempo de duração da lesão, o estudo revelou que 39,4% conheciam a frequência de duração da lesão e, quando associado à textura, 45,20% demonstraram não saber acerca da lesão tipo simples. No estudo, verificou-se que 75% desconhecem qual o tipo de laser deve ser escolhido para o tratamento, assim como 56,16% desconhecem o tempo de reutilização da terapia, 65,75 desconhecem a característica de recidiva após a utilização do uso do laser e 80,13 desconhecem o período de recidiva após a utilização do laser. Conclusão: concluiu-se que o conhecimento do herpes simples e da laserterapia tiveram relevância, pois os acadêmicos desconhecem a patologia herpes simples e a laserterapia como tratamento do mesmo. O laser foi considerado uma tecnologia eficaz, que permitirá tratamento rápido, efetivo e indolor e contribuirá para a diminuição das intervenções medicamentosas e para o custo-beneficio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martinez Saez, Daniel, and Amanda Rezende Costa Xavier. "EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ANATOMIA DENTAL." Arquivos do Mudi 25, no. 2 (August 16, 2021): 180–94. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v25i2.58439.

Full text
Abstract:
A Anatomia Humana exige a compreensão de conceitos abstratos e cabe ao docente ser um agente facilitador do aprendizado, pela aplicação de metodologias inovadoras. Este trabalho apresenta uma experiência didático-pedagógica, pautada na construção de um modelo didático para estudo da anatomia dentária, a partir de materiais de baixo custo, fácil aquisição e simples utilização em sala de aula. A proposta fundamentou-se na reprodução de um dente humano, para utilizá-lo como recurso aproximativo, e se obteve um modelo didático com representações anatômicas macroscópicas e microscópicas. Esta experiência por modelização demonstrou ser uma alternativa para o processo de ensino e aprendizagem e, para preencher uma lacuna de material prático existente nos laboratórios de Anatomia. Assim, o docente, como facilitador da aprendizagem, pode trabalhar a realidade por meio da observação e toque, tanto quanto auxiliar o estudante na compreensão da organização espacial e estratificada das estruturas anatômicas que compõem o dente e periodonto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Patricia Chaves dos, Gustav Guimarães, Luciano Ângelo Tavares Cintra, Cristiane Cantiga da Silva, and Maria Rosa Félix de Souza Gomide Guimarães. "RELAÇÃO DA HALITOSE COM AS DOENÇAS GENGIVAIS E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES ATENDIDOS NO CENTRO ODONTOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO." SABER CIENTÍFICO 8, no. 2 (December 12, 2019): 81. http://dx.doi.org/10.22614/resc-v8-n2-1211.

Full text
Abstract:
A halitose é um problema frequente na população em geral. Grande parcela dos indivíduos apresenta alguma forma de mau odor oral de maneira crônica com potenciais consequências sérias na vida pessoal e profissional. O presente estudo teve como objetivo avaliar a presença e interferência da halitose na qualidade de vida dos pacientes atendidos na clínica odontológico do Centro Universitário São Lucas, do município de Porto Velho-RO, além de realizar um levantamento buscando relacionar sua incidência a doenças sistêmicas presentes nessa amostra. Tendo como base uma população de 250 pessoas, foi avaliada uma amostra de 171 pacientes, que concordaram em responder o questionário estruturado, e em seguida realizar o teste de halimetria e avaliação de presença ou não de saburra lingual. Foram analisados, através do prontuário de cada paciente, o exame periodontal e antecedentes pessoais médicos e odontológicos. A idade média dos pacientes avaliados é de 34,4 anos do total da amostra. 27,5% apresentaram odor pesado; 43,9 apresentaram gengivite; 31% tinham periodontite, 56,7% acreditam ter mau hálito, sendo que 29,6% relataram algum tipo de prejuízo na sua vida social. Portanto a partir dos resultados obtidos pode verificar que existe uma forte relação da halitose com doenças bucais, comprometendo a convivência social desses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fonseca, Emilio Prado, Efigênia Ferreira e. Ferreira, Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreu, Andréa Clemente Palmier, and Andréa Maria Duarte Vargas. "Relação entre condição gengival e fatores sociodemográficos de adolescentes residentes em uma região brasileira." Ciência & Saúde Coletiva 20, no. 11 (November 2015): 3375–84. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152011.00142015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é relacionar as condições gengival e socioeconômica e distribuição demográfica de adolescentes residentes em uma região desfavorecida brasileira. O estudo transversal foi realizado com amostra probabilística de 450 adolescentes (15-19 anos) em 13 municípios sorteados no Vale do Jequitinhonha (MG). A condição gengival foi avaliada por um examinador calibrado (Kappa ≥ 0,85) e baseado Índice Periodontal Comunitário (CPI). Foram calculadas as frequências para indivíduos e sextantes com posterior Análise de Correspondência Múltipla (Anacor) que explorou relações entre o CPI e as características sociodemográficas. Como resultados: 16 (3,6%) apresentaram-se sem alterações gengivais, 235 (52,2%) com sangramento, 36 (8,0%) com cálculo dental e 163 (36,2%) com sangramento e cálculo. A Anacor identificou dois grupos que guardavam semelhanças entre si em relação à doença periodontal. O grupo 1 reuniu os adolescentes com CPI sadio, 19 anos de idade, que trabalham e têm maior renda familiar. No grupo de CPI com sangramento, tem-se os adolescentes com 15 e 16 anos de idade, de ambos os sexos, cursando o ensino fundamental, menor renda familiar e que se autodeclararam pardos ou negros. A gengivite foi relacionada às condições socioeconômicas e demográficas de adolescentes da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Periodontia - Estudo e ensino"

1

Paese, Rosângela Meger. "Um paradigma inovador na prática pedagógica do professor de periodontia / Rosângela Meger Paese ; orientação, Marilda A. Behrens." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2000. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1658.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2000
Bibliografia: p. 96-103
O grande desafio deste trabalho, pode ser sintetizado, na necessidade de aproximação de dois campos específicos, quais sejam a Educação e a Odontologia. Esta aproximação foi possível, a partir da experiência pessoal da autora docente universitária, intere
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vajgel, Bruna de Carvalho Farias. "Periodontite crônica e diabetes tipo Ii: Estudo do impacto do tratamento periodontal na severidade de ambas as patologias - Ensaio clínico randomizado." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13078.

Full text
Abstract:
Submitted by Leonardo Freitas (leonardo.hfreitas@ufpe.br) on 2015-04-14T13:02:07Z No. of bitstreams: 2 TESE BRUNA FARIAS Vajgel.pdf: 2768687 bytes, checksum: 998d4d7c7bc1fa828243e3cfc1d0a7f0 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-14T13:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE BRUNA FARIAS Vajgel.pdf: 2768687 bytes, checksum: 998d4d7c7bc1fa828243e3cfc1d0a7f0 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-05-27
CAPES; CNPq
O presente trabalho teve por objetivo avaliar, através de ensaio clínico randomizado, a interação entre periodontite crônica e diabetes tipo II, analisando o impacto do tratamento periodontal na gravidade de ambas patologias. Dos 154 pacientes triados, apenas 76 indivíduos diagnosticados portadores de diabetes mellitus tipo II e periodontite crônica foram incluídos e randomicamente alocados em: G1 (n=29) – raspagem e alisamento coronoradicular convencional; G2 (n=25) – debridamento com ultrassom; G3 (n=22) – sem tratamento periodontal. Parâmetros periodontais e glicêmicos foram coletados nos meses 0, 3 e 6. Foram apenas considerados os pacientes que concluíram todas as etapas da pesquisa. Observou-se melhora significativa para PS, ISG e IPV entre os meses 0-3, e 0-6 para G1 e G2; aumento significativo da PIC entre os meses 0-3, e 3-6 para G3, e diferença significante entre G1-G3 para ISG no mês 3. Apesar da redução das médias glicêmicas, apenas Hb1Ac apresentou diferença significativa entre G1-G2 no mês 3. Ambas as terapias periodontais empregadas produziram melhoras semelhantes dos parâmetros periodontais avaliados. No entanto, a diminuição dos índices glicêmicos não apresentou diferença significativa, sugerindo uma fraca influência do tratamento periodontal no controle glicêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Macedo, Messias Franca de. "Estudo descritivo do desenvolvimento do ligamento periodontal em ratos." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290040.

Full text
Abstract:
Orientador : Silvana P. Barros
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-01T16:13:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Macedo_MessiasFrancade_M.pdf: 2577047 bytes, checksum: 24ee26365b3166156578915e1084b655 (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento do ligamento periodontal em dentes incisivos de ratos. Incisivos inferiores de ratos foram estudados sob microscopia de luz - corados pelo tricrômico de MalIory - , e pelo método Picrosirius-polarização. Os resultados obtidos demonstraram a presença de dois tipos de fibras colágenas: fibras delgadas, fracamente birrefringentes, reveladas por um matiz esverdeado (colágeno tipo III), e fibras espessas, fortemente birrefringentes, que se coram em amarelo e vermelho (colágeno tipo I), ambas presentes no ligamento periodontal maduro ¿ as fibras de colágeno tipo m interpostas entre as fibras de colágeno tipo I, estas últimas representando os principais componentes fibrilares do tecido. As observações mostraram que a matriz extracelular do ligamento periodontal é composta de um plexo frouxo de fibras colágenas onduladas e que as fibras de Sharpey mostram um intenso modelo de birrefringência devido a sua organização e orientação, fascículos paralelos, que podem ser reconhecidos em ratos a partir do 21º dia de vida pós-natal, período no qual é estabelecida a oclusão funcional
Abstract: The objective of this work was to study the development of periodontal ligament in rat incisors teeth. Rat lower incisors were studied by Picrosirius-polarization method. The results obtained showed the presence of mainly two types of collagen fibers, thin, weakly birefringent, greenish fibers (collagen type III) and thick yellow or red strongly birefringent, fibers (collagen type I), both are present in the mature ligament periodontal, where collagen the type III is interspersed among type I fibers, the major fibril component of mature periodontal ligament. The observations showed that the extracellular matrix of periodontal ligament is composed of a loose plexus of wavy collagen fibers and the Sharpey's fibers show an intense birefringence pattern due to their organization and orientation in fibrils gather in thick, parallel fascicles, that can be recognized at normal rat 21 days of age, period which the functional occlusion is established.
Mestrado
Mestre em Biologia e Patologia Buco-Dental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Casati, Márcio Zaffalon 1973. "Regeneração tecidual guiada com membranas reabsorviveis em retrações gengivais : estudo histometrico em cães." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290835.

Full text
Abstract:
Orientadores: Enilson Antonio Sallum, Antonio Wilson Sallum
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-25T05:35:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Casati_MarcioZaffalon_M.pdf: 8126562 bytes, checksum: 111370bc3dda4fe85e1c0282c2dc1bea (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: o objetivo deste trabalho foi avaliar, histometricamente, o processo de cura de defeitos periodontais tipo retrações gengivais, criados cirurgicamente nos caninos superiores de cães, após serem tratados pela técnica de regeneração tecidual guiada utilizando-se de membranas reabsorvíveis de ácido poliláctico (Guidor@). Após a criação cirúrgica, os defeitos ficaram sujeitos a acúmulo de placa por três meses. Terminado este período, os defeitos bilaterais semelhantes foram aleatoriamente designados a receber os seguintes tratamentos: regeneração tecidual guiada (Grupo teste) e retalho reposicionado coronariamente (Grupo controle). Após três meses de cicatrização, foram obtidas as .peças para a análise histológica. Foram avaliados os seguintes parâmetros histométricos: cobertura radicular, extensão do epitélio sulcular e juncional, adaptação conjuntiva, novo cemento, novo osso e extensão do defeito. A porcentagem de recobrimento radicular. observada nos grupos teste e controle foi, 90.6% e 91.9%, respectivamente. As médias obtidas no grupo teste e controle, respectivamente, foram: novo cemento, 3,8 ::!:: 1,5mm e 2,4 ::!:: 0,3mm; extensão do epitélio sulcular e juncional, 1,9 ::!:: 0,8mm e 3,0 ::!:: 0,9mm; a.daptação conjuntiva, 0,1 ::!:: O,lmm e 0,8 ::!:: 0,5mm; novo osso, 1,1 ::!:: 0,5mm e 1,4 ::!:: 0,2mm. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos, em nenhum dos parâmetros avaliados. Considerando os limites deste estudo, pode-se concluir que ambos os procedimentos resultaram numa resposta favorável quanto ao recobrimento radicular e proporcionaram regeneração periodontal na parte apical do defeito, sem diferenças estatisticamente significantes entre os tratamentos
Abstract: The goal of this investigation was to evaluate histologically and histometrically the healing process of gingival recessions treated by guided tissue regeneration with polylactic acid membranes (GTR-group) and to compared it to that obtained with coronally positioned flaps (CPF-group). Five mongrel dogs were used in the experiment. Gingival recessions were surgically created on the bucal aspect of the upper cuspids after removing the soft and hard tissue using hand instruments. The created defects, measuring 5x7 mm, were exposed to plaque accumulation for a period of 3 months. After this period, the contralateral defects were randomly assigned to the GTR-group or the CPF-group. After 3 months ofhealing, the dogs were sacrificed and the blocks containing the experimental specimens were processed for histological analysis. The histometric parameters evaluated were: length of sulcular and junctional epithelium, connective tissue adaptation, new cementum, new bone and defect coverage. The extension of the sulcular andjunctional epithelium was 1.9:t 0.8 mm for the GTR-group and 3.0:t 0.9 mm for the CPF-group (P=0.16). The new connective tissue ,!djacent to the root without cementum formation was 0.1 :t 0.1 and 0.8 :t 0.5 mm in the GTR-group and CPF-group, respectively (p=0.05). The new cementum formation observed was 3.8 :t 1.5mm and 2.4 :t 0.3 mm in the GTR-group and CPF-group, respectively (P=0.16). Bone formation was 1.1 :t 0.5 mm in the GTR-group and 1.4:t 0.2 mm in the CPF-group (P=0.53). Histologically, the defect coverage observed with the two techniques was similar, 90.6% and 91.9% for the GTR-group and the CPF-group, respectively. No statistical differences in any ofthe parameters evaluated could be detected. Within the limits of this study it can be concluded that both procedures resulted in a favorable healing response with no significant difference between the treatments
Mestrado
Periodontia
Mestre em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Fernando Reno de. "Preenchimento osseo em lesoes de bifurcação grau II por meio da regeneração tecidual guiada : estudo clinico em molares superiores." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290360.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Fernando Martorelli de Lima
Tese (doutorado) _ Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-23T03:10:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lima_FernandoRenode_D.pdf: 2439872 bytes, checksum: 6857a9369bdbb452121c82f1bc7f0d93 (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: Este estudo avaliou o preenchimento ósseo de lesões de bifurcação grau II em molares superiores tratados pela técnica de Regeneração Tecidual Guiada, usando-se barreiras de politetrafluoroetileno sólido (PTFE). Foram considerados os parâmetros clínicos de Índice de Placa (IPl), Índice Gengival (IG), Índice de Sangramento à Sondagem (ISS), Margem Gengival (MG), Nível Clínico de Inserção Horizontal (NClH) e Vertical (NCIV), Profundidade de Sondagem (PS), e os parâmetros cirúrgicos de Profundidade Vertical (PVDO) e Horizontal (PHDO) do Defeito Ósseo e Altura da Crista Óssea (ACO) As medidas foram tomadas ao baseline e no procedimento cirúrgico de reentrada realizado seis meses após. Os procedimentos foram realizados de acordo com a Declaração de Helsinque de 1975, em 10 pacientes adultos, com 22 a 68 anos de idade, nos quais os primeiros e segundos molares superiores encontravam-se envolvidos por doença periodontal e comprometidos por lesão de bifurcação grau lI. Retalhos mucoperiosteais foram elevados e os defeitos tratados com instrumentos manuais e rotatórios. Solução de fosfato complexo de tetraciclina, na concentração de 50mg/ml, foi aplicada por 4 minutos na superfície radicular. As membranas de PTFE foram adaptadas e suturadas. Os voluntários foram mantidos em regime de higiene bucal e bochechos com solução de gluconato de clorexidina à 0,12% duas vezes ao dia por dez dias até a remoção das suturas - o mesmo regime de higiene bucal foi mantido até a remoção das barreiras, quatro a seis semanas após. Os resultados mostraram diferença estatística significativa para o IG (pO,05) entre o baseline e o procedimento de reentrada cirúrgica. Houve diferença clínica porém estatísticamente não significativa (p>O,05) para a posição da margem gengival entre o baseline e o procedimento de reentrada cirúrgica.. Houve diferença clínica e estatisticamente significativa para os parâmetros NCIV O,05), PS (pO,05) entre o baseline e a reentrada cirúrgica. Dentro dos limites deste estudo, podemos concluir que a técnica de Regeneração Tecidual Guiada proporcionou . significante preenchimento ósseo, tanto horizontal como vertical, nas lesões de bifurcação grau II de molares superiores
Abstract: Bone fill in class II furcation defects in human teeth was studied following guided tissue regeneration procedures using polytetrafluoroethylene membrane (PTFE). The following clinical assessments were taken: Plaque Index (PU), Gingival Index (G1), Blending on Probing (BP), gingival margin leveI (GML), vertical clinical attachment leveI (V CAL), probing depth (PD), horizontal clinical attachment leveI (RCAL), and surgical assessment like vertical bone leveI (VBL) and horÍzontal bone leveI (HBL). The measurements were taken at baseline and re-entry surgery after 6 months. Theprocedures were performed according with the Helsinki Declaration of 1975 in 10 patients, 22 to 68 years old, whse first and secod maxillary molars were involved by adults periodontitis and class II furcation defects. Mucoperiosteal flaps were raised and the defects were treated with hand and rotatory instruments. Tetracycline hydrocholoride (50mglml) was applied on the root surface for 4minutes. Tooth received the PTFE membrane and matress suture kept the membranes in place. Oral hygiene was accomplished by soft tooth brushing and rinsing the surgical area with 0.12% cWorexidine gluconate twice a day for ten days after surgery when the sutures were removed - the patients were maintened with the same oral hygiene regime for six weeks, when the PTFE material was removed. The fmding showed better results, and there was statistically significant difference for G1 (p<0.01) and BP (p<0.05), however, P1l was not entry procedures. There was c1inical difference for GML, however, this difference was not statistically significant (p>O.05) between baseline and re-entry surgery. There was c1inical and statistically significant difference in VCAL (pO.05) between baseline and re-entry procedures. Within the limits of this study, it was conc1uded that there is significant bone f111 in c1ass II human furcation defects in maxillary molars treated by guided tissue regeneration
Doutorado
Periodontia
Doutor em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Campos, Mirella Lindoso Gomes 1980. "Ação da curcumina na terapia fotodinâmica e suas implicações na periodontite : estudo experimental em ratos." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290424.

Full text
Abstract:
Orientadores: Antonio Wilson Sallum, Marcelo Rocha Marques
Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-21T22:53:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Campos_MirellaLindosoGomes_D.pdf: 3461472 bytes, checksum: 0610b94925b2e68bc0a1d63ec44862d3 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: A curcumina é uma substância passível de ser fotoativada e, portanto, de ser usada enquanto fotossensibilizador. Devido a não haver um consenso sobre o melhor protocolo clínico de terapia fotodinâmica (TFD) a ser usado em periodontia, este estudo teve como objetivo avaliar histometricamente, histoquimicamente e microbiologicamente a ação da curcumina 10% como fotossensibilizador e de um LED de 450nm de comprimento de onda como fonte de luz na periodontite induzida por ligaduras em ratos. Ambos 1os molares inferiores dos animais foram utilizados e aqueles dos grupos Controle e TFD receberam inserção de ligadura no baseline. Desse modo, 45 ratos foram aleatoriamente divididos em 3 grupos e avaliados em 3 períodos: TFD - 1 aplicação por semana, seguida de sacrifício em 7 dias (n=10), 14 dias (n=10) e 21 dias (n=10); Controle - molares contralaterais recebeu somente ligaduras nos mesmos períodos; Controle Negativo (CN) - 15 animais foram sacrificados em períodos semelhantes (5 animais/período). Histometricamente, não foram verificadas alterações das médias de reabsorção óssea alveolar quando feita análise intergrupo entre os grupos Controle e TFD em 7 dias (p>0,05), em 14 dias (p>0,05) e em 21 dias (p>0,05). A frequência de aplicação do protocolo de TFD não influiu na extensão da reabsorção óssea causada pela ligadura aos 7, 14 e 21 dias no grupo Controle (p=0,3) e TFD (p=0,2). O CN também não apresentou alteração nas dimensões do LP ao longo do tempo. Quanto à análise histoquímica, a avaliação intragrupo mostrou que aos 21 dias o grupo TFD tinha um número significativamente menor de células TRAP-positivas/mm na crista óssea alveolar da região de furca quando comparado aos 7 dias (p=0,04) e a avaliação intergrupos mostrou que, aos 21 dias, o grupo TFD teve significativamente menos células TRAP-positivas/mm que os demais grupos (p=0,01). A análise microbiológica mostrou que o protocolo utilizado de TFD reduziu significativamente o número de colônias aos 7 (p=0,0003) e aos 14 dias (p=0,01), mas não foi significativo no controle de infecção aos 21 dias (p>0,05). Pôde-se concluir que o protocolo de TFD com curcumina 10% foi eficaz no controle de infecção aos 7 e 14 dias, mostrando haver um benefício no controle do biofilme e na redução das células TRAP-positivas, porém foi ineficaz em reduzir a reabsorção óssea alveolar da região de furca de 1º molar de ratos
Abstract: Curcumin is a substance which can be photoactivated and thus be used as a photosensitizer. Because there is no consensus on the best clinical protocol of photodynamic therapy (PDT) to be used in Periodontics, the present study aimed to evaluate histometrically, histochemically and microbiologically the influence of a photodynamic therapy (PDT) using curcumin 10% as a photosensitizer and a 450 wave length LED as a light source in experimental periodontitis in rats induced by ligatures. Both 1st molars were used and those related to PDT and Control groups received ligature insertion on baseline. Thus, 45 rats were randomly assigned into one of three groups and were evaluated at 3 different periods: PDT - one application of PDT per week followed by animal sacrifice at 7 days (n=10), 14 days (n=10) and 21 days (n=10); Control - contralateral molars received only ligature insertion on baseline and were sacrificed at the same periods; Negative Control (NC) - 15 animals were sacrificed in similar periods. Histometric analysis showed that there were no significant differences in alveolar bone loss between Control and PDT on 7 (p>0.05), 14 (p>0.05) and 21 days (p>0.05). Intragroup analysis revealed that time did not influence alveolar bone loss in PDT (p=0.3) and Control (p=0.2) groups and time did not change periodontal ligament area in NC (p>0.05). Histochemistry analysis evaluated TRAP-positive cells/mm on the linear surface of bone crest in furcation region. Intragroup analysis showed a significant lower number of TRAP-positive cells in PDT on day 21 as compared to day 7 (p=0.04) and intergroup analysis showed that PDT had significantly less TRAP-positive cells/mm at day 21 as compared to Control and NC (p=0.01). Microbiological analysis showed that PDT protocol using 10% of curcumin significantly reduces bacterial colonies count on 7 (p=0.0003) and 14 days (p=0.01) but was ineffective in infection control on day 21 (p>0.05). There were significantly less reduction of bacterial colonies on day 21 as compared to day 7 (p<0.05). In conclusion, PDT using curcumin 10% increases biofilm infection control at 7 and 14 days and effectively reduced TRAP-positive cells but was not effective on diminish alveolar bone loss induced by ligatures in furcation region of 1st molars in rats
Doutorado
Periodontia
Doutora em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Meulman, Tatiana Leite Bortolaci. "Avaliação do efeito da inoculação de Porphyromonas gingivalis na progressão da doença periodontal em ratos : estudo histologico e imunologico." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289015.

Full text
Abstract:
Orientador: Francisco Humberto Nociti Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-13T21:14:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Meulman_TatianaLeiteBortolaci_M.pdf: 1342787 bytes, checksum: 5e6bd484a0e6d966bc03cc6f7e503c4b (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: A periodontite é uma doença multifatorial e os depósitos bacterianos no biofilme dental possuem papel essencial na sua patogênese, sendo que muitas bactérias estão associadas com a periodontite, entre elas a Porphyromonas gingivalis (P. gingivalis). O objetivo desse estudo foi avaliar a influência da inoculação da bactéria P. gingivalis na progressão da doença periodontal (DP) induzida por ligadura em ratos. Quarenta ratos machos Wistar foram divididos em três grupos: 1- Controle (n=10); 2- DP induzida por ligadura (n=15) e 3- DP induzida por ligadura + inoculação de P. gingivalis (n=15). Os animais foram sacrificados 15, 21 e 30 dias após a indução da doença e os seguintes parâmetros avaliados: perda óssea alveolar e expressão dos genes interleucina-1 beta (IL-1b), IL-1 receptor antagonista (IL-1ra), IL-6, IL-10, ligante do receptor ativador do fator ?B nuclear (RANKL) e osteoprotegerina (OPG), por meio de técnica de reação de polimerase em cadeia (PCR) em tempo real. Microbiologicamente, reações positivas para o gene 16S permitiram determinar que os grupos 2 e 3 apresentassem componente bacteriano na região dento-gengival, sendo que apenas no grupo 3, em todos os períodos, observou-se a presença de P. gingivalis. Histometricamente observou-se significativa perda óssea (p<0,001) em ambos os grupos com ligadura, sendo esta, em geral, maior para o grupo 2. Por fim, observou-se que a presença de P. gingivalis na região dento-gengival promoveu um aumento dos níveis de RNA mensageiro (RNAm) de fatores de proteção IL-1ra, IL-10 e OPG no tecido gengival ao redor de ligaduras. Diante dos limites do estudo, concluiu-se que a presença de P. gingivalis pode modular a resposta da DP frente à colocação de ligaduras em ratos favorecendo uma resposta anti-inflamatória
Abstract: Periodontal disease is a chronic inflammatory disease resulting in damage to supporting tissues of the teeth including alveolar bone. The ethiology of periodontitis is multifactorial and the microorganisms in the biofilm play a main role in its pathogenesis. Several bacterial species are associates with periodontal disease, including Porphyromonas gingivalis (P. gingivalis). The aim of this study was to evaluate the influence of P. gingivalis inoculation in the progression of ligature-induced periodontal disease (DP) in rats. Forty male, Wistar rats were randomly assigned to 3 groups: 1- Control (n=10); 2- DP induced by ligature placement (n=15) e 3-DP induced by ligature placement + P. gingivalis inoculation (n=15). The animals were sacrificed at 15, 21 and 30 days after the disease induction and the following parameters evaluated: alveolar bone loss and expression of genes Interleukin-1 beta (IL-1b), IL-1 antagonist receptor (IL-1ra), IL-6, IL-10, receptor activator of nuclear factor ?B ligand (RANKL) e osteoprotegerin (OPG) by polymerase chain reaction real time (PCR real time). Microbiologic analysis, demonstrate that groups 2 and 3 were positive for 16S gene, but only animals from group 3 were positive for P. gingivalis in all periods. Histometrically, significant bone loss (p<0,001) was observed for the ligated groups, as compared with the ligated one. In addition, statistical analyses showed that bone loss was higher in group 2. Furthermore, gene expression analysis showed that the presence of P. gingivalis in the dental-gingival area promoted increase in ribonucleic acid messenger (mRNA) levels of factors IL-1ra, IL-10 e OPG. Within the limits of the present study, it can be concluded that the presence of P. gingivalis may modulate ligature-induced periodontitis progression by means of an increase levels of an anti-inflammatory response
Mestrado
Periodontia
Mestre em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Werther Cruz de. "Estudo de uma amostra de cirurgiões dentistas em relação a procedimentos basicos em periodontia." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290403.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Wilson Sallum
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-22T22:07:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carvalho_WertherCruzde_M.pdf: 5243003 bytes, checksum: 81dec442b975cbff2f72681d7e92c45f (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar diversos aspectos básicos como métodos de diagnóstico, exame clínico e terapêutica em periodontia, utilizada por uma amostra de clínicos, relatado por eles próprios. Foi distribuído aleatoriamente questionários com 13 perguntas sobre procedimentos básicos e obtida uma amostra de 700 questionários respondidos por cirurgiões dentistas clínicos. 55,14 por cento destes respon deram utilizar rotineiramente sonda periodontal no exame clínico dos pacientes. Da amostra, 22,57 por cento dos clínicos informaram encontrar doença periodontal em 80% de seus pacientes e somente 2,00 por cento dos clínicos em 100% de seus pacientes. 65,86 por cento dos respondentes afirmaram que sangramento gengival durante a higiene bucal é sinal de doença periodontal. Após análise dos resultados podemos concluir que: doença periodontal não está sendo freqüentemente diagnosticada; 43,57 por cento dos cirurgiões dentistas da amostra responderam não utilizar rotineiramente sonda periodontal no exame clínico; 35,57 por cento dos cirurgiões dentistas da amostra não associam sintomas como sangramento gengival a sondagem com doença periodontal; 32,43 por cento dos cirurgiões dentistas da amostra não associam sintomas como sangramento gengival na higiene oral com doença periodontal; raspagem dental foi a forma terapêutica para tratamento da doença periodontal preferencial encontrada em todos os subgrupos; o subgrupo 3 (cirurgiões dentistas formados há mais de 15 anos) foi o grupo que apresentou maior variação e ausência de respostas, demonstrando a necessidade de atualização em periodontia; 59,85 por cento dos cirurgiões dentistas da amostra responderam receitar com freqüência medica mentos para tratamento da doença periodontal. A classe de medicamentos mais receitada foi a opção anti-séptico com 47,26 por cento das respostas
Abstract: Not informed.
Mestrado
Periodontia
Mestre em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barcelos, Karla Correa. "Estudo comparativo de dois protocolos farmacologicos para cirurgia periodontal." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290793.

Full text
Abstract:
Orientador : Eduardo Dias de Andrade
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-31T20:28:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barcelos_KarlaCorrea_M.pdf: 1928360 bytes, checksum: c3589609a1a1708865e8d01109deb3a8 (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: As cirurgias periodontais requerem um protocolo com medidas de anti-sepsia e cuidados pós-operatórios. Como não há consenso sobre o regime farmacológico para estas intervenções, objetivando o controle da ansiedade e da dor e a prevenção de infecção no local operado, propôs-se neste trabalho testar 2 protocolos para estes fatores. Divididos em dois grupos, 20 pacientes com indicação para cirurgia de acesso para instrumentação periodontal, foram tratados com diazepam 5 mg + rofecoxib 50 mg ou diazepam 5 mg + betametasona 4 mg, em dose única, uma hora antes do procedimento. Todos os pacientes foram orientados a bochechar com solução de digluconato de clorexidina a 0,2 % (imediatamente antes da cirurgia) e a 0,12% no período pós-cirúrgico (duas vezes ao dia por duas semanas). O grau de ansiedade foi avaliado através de dois questionários, uma semana antes e uma semana após a intervenção cirúrgica. A dor pós-operatória foi expressa por meio de uma Escala Verbal Descritiva no período de 24 horas. Por fim, foi investigada a incidência de infecção pós-cirúrgica e de reações adversas associadas à medicação empregada. Em relação ao grau de ansiedade antes da cirurgia, os pacientes foram classificados como extremamente ansiosos (5%), moderadamente ansiosos (20%), levemente ansiosos (60%) e muito pouco ansiosos (15%). Durante a cirurgia 85% dos pacientes mostraram-se calmo.s e somente 15% apresentaram-se ansiosos. Dos 20 pacientes da amostra, 15 relataram ausência de dor no período de 24 h pós-operatórias, sem diferença entre os tratamentos. Não foi observada nenhuma complicação infecciosa na região operada. Concluiu-se que ambos os protocolos farmacológicos testados foram eficazes neste tipo de cirurgia periodontal, sem causar efeitos colaterais clinicamente significativos
Abstract: Periodontal surgery requires a protocol concerning local antisepsis measures and postoperative care. Since it is an uncommon practice to consider patients' both anxiety and pain control in periodontal surgeries, the aim of this study was to develop effective regimens for these factors. Divided into two groups, twenty patients were given 5 mg diazepan with 50 mg rofecoxib or 5 mg diazepan with 4 mg betamethasone at an only dose, one hour prior to surgery. All patients received 0.2% chlorhexidine mouthrinses in immediately preoperatively, and the same antiseptic (0.12% concentration) twice daily for 2 weeks after surgery. Anxiety rate was appraised through two surveys, one week before and one week after the surgical procedures. Postoperative pain intensity was appraised through a verbal descriptive scale of to 3 (0= absent, 1=slight, 2=moderate, and 3=severe) in 24-hour postoperative period. In relation to pre-surgery anxiety, patients showed the following results: severe 5%, moderate 20%, slight 60% and very slight 15%. During surgery, 85% of the patients showed to be both calm and relaxed, and only 15 % presented anxiety. af 10 patients using rofecoxib, 1 related pain as moderate and 2 as slight. With respect to the betamethasone group, 2 reported pain as moderate and 3 as slight. Infectious complications were not observed in surgical wounds. It was conc1uded that both pharmacological regimens were effective in providing control of both anxiety and pain causing no si de effects in periodontal surgeries
Mestrado
Farmacologia, Anestesiologia e Terapeutica
Mestre em Odontologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Saldanha, Juliana Bezerra. "Avaliação do tratamento de defeitos de rebordo alveolar com regeneração ossea guiada : estudo histometrico em cães." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289031.

Full text
Abstract:
Orientadores : Francisco Humberto Nociti Junior, Enilson Antonio Sallum
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-03T08:11:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Saldanha_JulianaBezerra_M.pdf: 2343282 bytes, checksum: 571dd8c63d5e25f658a911d06c70e9fb (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar, histometricamente, a regeneração óssea de defeitos criados cirurgicamente em rebordos alveolares edêntulos de cães tratados ou não, pelo princípio da regeneração óssea guiada. Foram utilizados nove cães, sem raça definida, fêmeas, que tiveram seus primeiros, segundos e terceiros molares (M1, M2, M3) extraídos bilateralmente. Após três meses, um defeito ósseo de três paredes foi criado bilateralmente na mandíbula, sendo um deles recoberto por uma membrana não reabsorvível de politetrafluoretileno expandido. As dimensões do defeito foram de aproximadamente 8mm no sentido apicocoronário, 12mm no sentido mesiodistal e 8mm no sentido vestibulolingual. Quatro meses após a criação e tratamento dos defeitos ósseos, os animais foram sacrificados, para remoção dos blocos e preparo histológico. A análise histométrica foi realizada quantificando a área, a altura, a largura do osso neoformado e a proporção de tecido ósseo mineralizado. A análise intergrupos revelou diferença estatística significante para os parâmetros área (215,62 + 42,44; 156,33 + 46,85mm2), altura (11,59 + 1,83; 8,64 + 1,42mm) e proporção de tecido ósseo mineralizado (74,19 + 7,74; 81,51 + 6,07%), para o grupo teste e controle respectivamente (p<0,05). Não houve diferença estatística para o parâmetro largura do tecido ósseo neoformado. Dentro dos limites do presente estudo, foi possível concluir que a utilização de membranas não reabsorvíveis no tratamento de defeitos ósseos traz significativos benefícios no reparo ósseo, proporcionando uma maior quantidade de osso neoformado, e promove um retardo no processo de maturação óssea
Abstract: The aim of the present study was to histometrically evaluate the bone regeneration obtained in surgically created ridge defects in dogs treated or not with guided bone regeneration. Nine female mongrel dogs were included. All molars in the mandible were extracted. After three months, a bone defect was surgically created bilaterally in the mandible with dimensions of approximately 12mm mesiodistally and 8mm apicocoronally and 8mm buccolingually. The defects were randomly assigned to one of two groups: non-resorbable membrane (test) and no membrane (control). Four months later, the animals were sacrificed and the specimens were routinely processed for decalcified sections. The histomorphometric analyses were used to determine the height, the width and the area of new bone and the percentage of mineralized tissue. Statistically significant difference was found for the area (215,62 + 42,44; 156,33 + 46,85mm2), the height (11,59 + 1,83; 8,64 + 1,42mm) and the percentage of mineralized tissue (74,19 + 7,74; 81,51 + 6,07%), for test and control group, respectively (p<0,05). Within the limits of the present study, it was concluded that the use of non-resorbable membrane may positively influence bone regeneration, providing a superior amount of newly formed bone and delay the maturation
Mestrado
Periodontia
Mestre em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Periodontia - Estudo e ensino"

1

Santos, Catarina Custódio dos. Vinculação, estudo e aprendizagem: Estudo realizado com estudantes do ensino superior. Coimbra: Quarteto, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Machado, Irley. Teatro: Ensino, teoria e prática. Uberlândia, MG: EDUFU, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barreno, Maria Isabel. O falso neutro: Um estudo sobre a discriminação sexual no ensino. [Lisboa]: Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alexandrino, Marcelo. Direito administrativo descomplicado. Sa o Paulo: Me todo, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jesus, Lori Hack de. Alunos negros do ensino médio de Tapurah: Trajetórias de vida e estudo. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magalhães, Olga. Concepções de história e de ensino da história: Um estudo no Alentejo. Lisboa: Edições Colibri, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Associação Internacional de Lusitanistas. Colóquio. Crítica do tempo presente: Estudo, difusão e ensino de literaturas de língua portuguesa. Porto Alegre: Associação Internacional de Lusitanistas, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas, SP, Brasil: Papirus Editora, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Beaumont, Vern. How to-- teach perimeter, area, and volume. Reston, Va: National Council of Teachers of Mathematics, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Periodontia - Estudo e ensino"

1

Arantes, Luiz Humberto Martins. "Elementos do trágico no estudo do texto teatral." In Cartografias do ensino do teatro, 165–72. EDUFU, 2008. http://dx.doi.org/10.7476/9788570785183.0017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo, Sabriny Sousa, and Antônio Zenon Antunes Teixeira. "ESTUDO DE CARBOIDRATOS NA RESINA DE CROTON URUCURANA BAILL." In Ensino e Pesquisa em Bioquímica, 59–67. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0382112026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Roloff, Micheli Cristina Starosky. "O ESTUDO DA PARÁBOLA NA FORMA CANÔNICA E COMO LUGAR GEOMÉTRICO." In Ensino Aprendizagem de Matemática, 90–97. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4571920089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nepomuceno, Paulo Damasceno. "Qual o papel da música no estudo?" In Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200802445.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leal, Aline Jaime, and Lenira Maria Nunes Sepel. "Estudo comparativo sobre laboratórios de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências." In Os desafios, experiências e possibilidades de metodologias diferenciadas para o ensino (Vol. 1), 152–81. Dictio Brasil, 2019. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-92921-55-2_152.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alexandre, Beatriz Oliveira, Patrícia Alves Aparecida, and Michelle Castro Lima. "ESTUDO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAÇÃO." In Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista (Volume VI). Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200902780.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

DE QUEIROZ RIBEIRO MOURA, LYA, ELLEN LARISSA MATOS COSTA, EUGENIO PACELLI NUNES BRASIL DE MATOS, NATALICIA BATISTA DE SOUSA, TAINÁ EUGÊNIO GOMES, and JOSÉ LUIS FAUSTINO DE SOUSA. "O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.384.

Full text
Abstract:
O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO NOSSO DIA-A-DIA VEM SE TORNANDO FREQUENTE POR CONTA DO CONHECIMENTO PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, O QUAL ESTÁ RELACIONADO AO USO DESSAS PLANTAS NA MEDICINA POPULAR. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ÂMBITO SOCIAL O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA OFICINA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NO INTUITO DE PROPORCIONAR O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARACURU-CE. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA OFICINA COM UMA PARTE TEÓRICA E UMA PRÁTICA E PARA AFERIR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM REALIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO ANTES E DEPOIS DA ATIVIDADE. O TRABALHO POSSIBILITOU UM APROFUNDAMENTO DE FORMA LÚDICA E PRÁTICA NOS CONHECIMENTOS DESTES ALUNOS NO QUE DIZ RESPEITO À UTILIZAÇÃO, MORFOLOGIA E OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DAS PLANTAS MEDICINAIS, ESTIMULANDO O CONFRONTO ENTRE A TEORIA E A PRATICA RELACIONANDO SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aguiar, Julimar da Silva, and Eliane Leal Vasquez. "LEONHARD EULER (1707-1783) E ESTUDO DA FÓRMULA DE POLIEDROS NO ENSINO MÉDIO." In Ensino Aprendizagem de Matemática, 98–115. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.45719200810.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Clayton Ferreira dos, Kátia Regina Varela Roa, Miriam Alves Dias Santana, and Vera B. Henriques. "METACOGNIÇÃO NO ENSINO PARTICIPATIVO: UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DO CALOR." In Pesquisa em Ensino de Física, 29–38. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0981928033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Rosângela Salles dos, and Rosana Maria Luvezute Kripka. "Estudo de padrões fractais no ensino fundamental: Uma introdução ao estudo da geometria." In Série Educar- Volume 15 – Matemática. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-00-3.cap.19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Periodontia - Estudo e ensino"

1

VIANA, NATáLIA ROSSO, EDUARDO DUCTRA BORTOLOTTI, GUILHERME PóVOA MOGENTAL, and ANELIS ROLAO FLORES. "ESTUDO DE CASO: PROJETO TAPIS ROUGE." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-112.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz, Beatriz Lima da, Luiza Saad de Moura, Elizabeth Romani, and José Guilherme Santa Rosa. "Plataforma Duolingo: um estudo das ferramentas de ensino." In 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-144.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Flavia Ravagnani Vieira e Silva and Elis Regina Duarte. "Estudo Multidisciplinar em Engenharia Aplicado ao Ensino Médio." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0297.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BASSO FALEIROS, KARINE, RAUANY APARECIDA PASQUINI DA SILVA, Marcia Conceição De Souza Silva, and Norilda Siqueira de Oliveira. "Estudo da qualidade da água do Ribeirão Vitória." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.239595.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zaia, Paulo Sergio Romanin, Diogo Boiça Pfahl, Paulo dos Santos Nora, and Viviane Arrigo. "OS PERIGOS DOS DERIVADOS PETROQUÍMICOS: UM ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO DE HIDROCARBONETOS." In 1º PRÓ-ENSINO: MOSTRA ANUAL DE ATIVIDADES DE ENSINO DA UEL. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/126163.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kawana Leal dos Santos, Elisa, Tamires de Sousa, Guilherme Belak Schmitke, and Marilei Casturina Mendes Sandri. "Evolução Conceitual de Alunos no Estudo da Tabela Periódica." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.248248.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Edson dos Santos Barros, Antônio, Ana Cristina Silva, and Girleide Tôrres Lemos. "Avaliação Formativa: um estudo exploratório sobre as concepções de professores." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.247560.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Karla Araújo Padilha, Emanuelly, Andressa Vital dos Santos, Rhinkon Vieira Tióde, Luiz Alberto Santos Ferreira, Juarez Eliziario Da Silva Junior, Vinícius Antonio Balbino Barbosa, and Sílvia Helena Cardoso. "DESSALINIZADOR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS QUÍMICOS." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.243977.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BONAFé, DIANA HOLKEM, GRACIELA SCHEIDER VITALIS, and PATRíCIA GOMES. "ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS EM GEL CONTENDO CLOREXIDINA." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-330.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO. "METODOLOGIA ATIVA COM ESTUDO DO MEIO ONLINE NO ENSINO SUPERIOR." In 23º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância ABED, 2017. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxiilciaed.2017.00150.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Periodontia - Estudo e ensino"

1

Pestana, Maria Helena, Artur Parreira, Célia Parreira, João Gageiro, and João Pedro Silva. Hábitos de estudo e estilos de aprendizagem no ensino público e privado universitário. DINÂMIA'CET-IUL, 2013. http://dx.doi.org/10.7749/dinamiacet-iul.wp.2013.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography