To see the other types of publications on this topic, follow the link: Periodontia - Estudo e ensino.

Journal articles on the topic 'Periodontia - Estudo e ensino'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Periodontia - Estudo e ensino.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bolla, Edson Daruich, and Paulete Goldenberg. "Clareamento gengival: ensino e etnocentrismo." Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 1 (June 2010): 1783–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000700090.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou identificar os padrões de estética bucal/gengival subjacentes à formação e prática profissional do cirurgião-dentista, na perspectiva do etnocentrismo. A partir da análise documental e da realização de entrevistas (semiestruturadas) com cirurgiões dentistas formados há dez ou mais anos, o estudo recorreu a uma abordagem qualitativa, ancorada na análise temática. No âmbito do ensino da periodontia, o estudo evidenciou que a presença da pigmentação fisiológica é omitida ou tratada como uma alteração de normalidade e/ou antiestética. Todos os entrevistados aprenderam a realizar o clareamento gengival em nível de pós-graduação, sendo estimulados a ofertar tal procedimento em nome de um sorriso saudável e bonito. Diante da supervalorização da eficiência da técnica, ressalta a ausência da discussão da questão estética na perspectiva étnica. Parece que a oferta do clareamento gengival se faz norteada pelo padrão branco de beleza, evidenciando o caráter etnocêntrico do procedimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Steffens, Joao Paulo, Stephanie Von Stein Cubas Warnavin, Humberto Osvaldo Schwartz Filho, Geisla Mary Silva Soares, Ângela Fernandes, and Edison Luiz Almeida Tizzot. "Avaliação contínua da aprendizagem por meio da aplicação de quiz semanal no ensino da Periodontia." Revista da ABENO 18, no. 4 (December 15, 2018): 14–20. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.623.

Full text
Abstract:
A avaliação contínua e rotineira mantém o estudante sob constante estudo, leitura e aprendizado, além de suavizar o impacto das avaliações teóricas formais sobre os critérios tradicionais de aprovação. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da aplicação de quiz semanal sobre a nota da avaliação teórica formal no componente curricular Periodontia I do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. Para este estudo observacional retrospectivo, avaliaram-se os campos "nota quiz" e "nota avaliação" dos diários de classe das turmas do primeiro e segundo semestres de 2016, respectivamente “sem quiz" (n=53) e “com a realização de quiz semanal” (n=55). As avaliações teóricas formais foram idênticas para as duas turmas. Os dados referentes ao número de quizzes realizados e média das notas de quiz foram tabulados. As análises estatísticas utilizadas foram teste t de Student e coeficiente de correlação de Spearman. A aplicação de quiz semanal deslocou a curva referente às notas de avaliação teórica à direita, sendo que as notas foram significativamente maiores neste grupo (p<0.01). Além disso, houve correlação significativa entre a nota da avaliação teórica e o número de quizzes realizados por cada estudante (r=0,39; p<0,01), bem como com a média da nota do quiz (r=0,47; p<0,01). Concluiu-se que a utilização de quiz semanal como instrumento de avaliação da aprendizagem influi positivamente no grau de conhecimento adquirido, provavelmente devido a um maior estímulo à leitura e estudo constante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Rocha Fernandes, Anita Maria, Ana Paula Soares Fernandes, and Raphael Luiz Nascimento. "Use of agent technology in a teaching/learning virtual environment in periodontology." Revista da ABENO 5, no. 1 (February 2, 2005): 23–31. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1480.

Full text
Abstract:
O sistema educacional, responsável pela formação mais ampla do indivíduo, não está preparado para avançar no ritmo das trocas tecnológicas que ocorrem na sociedade. É necessário buscar novas abordagens para a capacitação de professores, que seja interessante, estimulante e que possa propiciar resultados satisfatórios dentro da nova visão tecnológica. Como forma de amenizar as dificuldades encontradas na formação do cirurgião-dentista, bem como disponibilizar aos profissionais da Odontologia um modelo para um ambiente de ensino, treinamento e/ou educação continuada, a baixo custo e de maneira eficiente, foi proposto um modelo para um ambiente virtual de ensino/aprendizagem via “web”, tendo como estudo de caso a Periodontia. Tal modelo baseia-se na tecnologia de agentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vilar, Gabriel Crispim, Jordana Mendes Schuelfer, Cléversom De Oliveira E Silva, and Flavia Matarazzo Martins. "Avaliação da eficácia de um fluxograma como auxiliar no ensino de diagnóstico periodontal." Revista da ABENO 16, no. 3 (October 23, 2016): 106–12. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.298.

Full text
Abstract:
Considerando os vários tipos de doenças periodontais, que requerem diferentes formas de tratamento, é crucial que um diagnóstico preciso seja estabelecido, para se evitar tratamentos ineficazes. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar o uso de um fluxograma como auxiliar no diagnóstico das doenças periodontais no ensino. Sessenta alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, igualmente distribuídos entre o 3º, 4º e 5º anos da graduação, aceitaram participar deste estudo experimental e cruzado. Os estudantes foram submetidos à três questões clínicas periodontais hipotéticas, cujos diagnósticos deveriam ser apresentados primeiramente sem o fluxograma e, em seguida, com a ferramenta auxiliar. Sem o fluxograma, a quantidade de diagnósticos corretos foi de 52%, enquanto com fluxograma, este valor correspondeu a 84%, havendo diferença estatística entre eles (p<0,001). Não houve diferença no número de diagnósticos corretos e incorretos entre os anos de graduação. Pode-se concluir que o uso do fluxograma como auxiliar no diagnóstico periodontal aumenta o número de diagnósticos periodontais corretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Forte, Mariane Izabele, Paulo Henrique Chagas, Gabriel Guidio Guarenghi, and Joao Paulo Steffens. "Evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem utilizando manequins em Periodontia." Revista da ABENO 19, no. 1 (July 10, 2019): 106–14. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.783.

Full text
Abstract:
A simulação no ensino em saúde é uma ferramenta que permite ao estudante uma aprendizagem em ambiente protegido e controlado, livre de intercorrências e com devolutiva instantânea da tarefa desempenhada. Na simulação, o docente pode intervir a qualquer momento, o que o auxilia na avaliação e instrução do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem simulada utilizando manequim em um componente curricular de Periodontia e sua correlação com desempenho prático. Questionários utilizando escala visual analógica (EVA), escala numérica de 101 pontos (NRS-101) e escala verbal de 4 pontos (VRS-4) foram aplicados aos estudantes da Disciplina de Periodontia I da Universidade Federal do Paraná no primeiro semestre de 2018, em três momentos: 1) antes do início das atividades práticas; 2) após a fase laboratorial; e 3) após a fase clínica. Os dados obtidos foram comparados entre si pelo tempo de aplicação e correlacionados com a nota prática final. Os estudantes demonstraram maior autoconfiança e segurança no final do que no início do período (Friedman; p<0,05). Essa evolução foi notada principalmente entre a primeira e segunda aplicações dos questionários, ou seja, após a fase laboratorial simulada em manequim. Houve correlação entre autoconfiança e segurança aferidas pela NRS-101 e o desempenho prático (Spearman; r=0,3948 e r=0,3771, respectivamente; p<0,05). Observou-se aumento de autoconfiança e segurança dos estudantes após aprendizagem simulada em manequim, que se mostrou ligeiramente mais valiosa para evolução desses quesitos em comparação à experiência clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Carla Lorena, Raíla Bahia Gomes, Sabrina de Fátima Morandini, Alice Machado Carvalho Santos, Luís Otávio Miranda Cota, and Lidiane Cristina Machado Costa. "Associação entre doença periodontal e obesidade." Arquivos em Odontologia 57 (May 19, 2021): 106–13. http://dx.doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e11.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este estudo teve o objetivo de avaliar a associação entre doença periodontal e obesidade. Métodos: Foi realizada uma busca nas bases PubMed, SciELO e Bireme, sendo incluídos estudos relevantes relacionados ao tema para síntese deste trabalho. Resultados: Foram selecionados onze artigos para serem incluídos nessa revisão, sendo um ensaio clínico, uma meta-análise, dois estudos de coorte, dois caso-controle, cinco estudos transversais e duas revisões sistemáticas. Conclusão: Existe uma plausibilidade biológica entre a obesidade e a doença periodontal, porém não há um consenso na literatura sobre essa associação. Desta forma, são necessários mais estudos prospectivos, laboratoriais, de coorte e meta-análises que avaliem tal associação entre as doenças. Descritores: Doenças periodontais. Obesidade. Doença crônica. Periodontite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moura, Luana Kelle Batista, Daniela Bezerra da Silva, Bárbara Soares Sousa, Eduardo Souza de Lobão Veras, and Martha Rosado de Oliveira Campos. "Análise da Perspectiva dos Acadêmicos de Odontologia Acerca do Uso da Laserterapia no Tratamento de Lesões Bucais Associadas ao Herpes Tipo 1." Revista Brasileira de Odontologia 76 (December 30, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v76.2019.e1750.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a perspectiva dos acadêmicos de odontologia acerca do uso da laserterapia no tratamento do herpes tipo 1. Material e Métodos: estudo metodológico exploratório descritivo de abordagem quantitativa realizado no período de maio a junho de 2018, com 146 discentes de Odontologia de uma instituição de ensino privado superior, no município de Teresina - PI, por meio de questionário estruturado. Foram excluídos os discentes que não cursaram as disciplinas de Semiologia, Periodontia e Patologia Oral e que reprovaram nas respectivas disciplinas. Foram incluídos aqueles que apresentaram aprovação nas disciplinas de pré-requisito e que estão em atendimento clínico. Os dados foram analisados utilizando técnicas estatísticas descritivas, inferenciais e análises comparativas digitadas e analisados no SPSS na versão 13,0, com margem de erro de 5%. Este estudo encontra-se aprovado no Comite de Ética e Pesquisa sobre o parecer nº 2.861,891. Resultados: Em relação ao conhecimento da coloração da lesão, 48,63%, evidenciaram a cor avermelhada quando relacionada ao herpes e 40,41% desconhecem o tamanho da lesão. Em relação ao tempo de duração da lesão, o estudo revelou que 39,4% conheciam a frequência de duração da lesão e, quando associado à textura, 45,20% demonstraram não saber acerca da lesão tipo simples. No estudo, verificou-se que 75% desconhecem qual o tipo de laser deve ser escolhido para o tratamento, assim como 56,16% desconhecem o tempo de reutilização da terapia, 65,75 desconhecem a característica de recidiva após a utilização do uso do laser e 80,13 desconhecem o período de recidiva após a utilização do laser. Conclusão: concluiu-se que o conhecimento do herpes simples e da laserterapia tiveram relevância, pois os acadêmicos desconhecem a patologia herpes simples e a laserterapia como tratamento do mesmo. O laser foi considerado uma tecnologia eficaz, que permitirá tratamento rápido, efetivo e indolor e contribuirá para a diminuição das intervenções medicamentosas e para o custo-beneficio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martinez Saez, Daniel, and Amanda Rezende Costa Xavier. "EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ANATOMIA DENTAL." Arquivos do Mudi 25, no. 2 (August 16, 2021): 180–94. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v25i2.58439.

Full text
Abstract:
A Anatomia Humana exige a compreensão de conceitos abstratos e cabe ao docente ser um agente facilitador do aprendizado, pela aplicação de metodologias inovadoras. Este trabalho apresenta uma experiência didático-pedagógica, pautada na construção de um modelo didático para estudo da anatomia dentária, a partir de materiais de baixo custo, fácil aquisição e simples utilização em sala de aula. A proposta fundamentou-se na reprodução de um dente humano, para utilizá-lo como recurso aproximativo, e se obteve um modelo didático com representações anatômicas macroscópicas e microscópicas. Esta experiência por modelização demonstrou ser uma alternativa para o processo de ensino e aprendizagem e, para preencher uma lacuna de material prático existente nos laboratórios de Anatomia. Assim, o docente, como facilitador da aprendizagem, pode trabalhar a realidade por meio da observação e toque, tanto quanto auxiliar o estudante na compreensão da organização espacial e estratificada das estruturas anatômicas que compõem o dente e periodonto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Patricia Chaves dos, Gustav Guimarães, Luciano Ângelo Tavares Cintra, Cristiane Cantiga da Silva, and Maria Rosa Félix de Souza Gomide Guimarães. "RELAÇÃO DA HALITOSE COM AS DOENÇAS GENGIVAIS E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES ATENDIDOS NO CENTRO ODONTOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO." SABER CIENTÍFICO 8, no. 2 (December 12, 2019): 81. http://dx.doi.org/10.22614/resc-v8-n2-1211.

Full text
Abstract:
A halitose é um problema frequente na população em geral. Grande parcela dos indivíduos apresenta alguma forma de mau odor oral de maneira crônica com potenciais consequências sérias na vida pessoal e profissional. O presente estudo teve como objetivo avaliar a presença e interferência da halitose na qualidade de vida dos pacientes atendidos na clínica odontológico do Centro Universitário São Lucas, do município de Porto Velho-RO, além de realizar um levantamento buscando relacionar sua incidência a doenças sistêmicas presentes nessa amostra. Tendo como base uma população de 250 pessoas, foi avaliada uma amostra de 171 pacientes, que concordaram em responder o questionário estruturado, e em seguida realizar o teste de halimetria e avaliação de presença ou não de saburra lingual. Foram analisados, através do prontuário de cada paciente, o exame periodontal e antecedentes pessoais médicos e odontológicos. A idade média dos pacientes avaliados é de 34,4 anos do total da amostra. 27,5% apresentaram odor pesado; 43,9 apresentaram gengivite; 31% tinham periodontite, 56,7% acreditam ter mau hálito, sendo que 29,6% relataram algum tipo de prejuízo na sua vida social. Portanto a partir dos resultados obtidos pode verificar que existe uma forte relação da halitose com doenças bucais, comprometendo a convivência social desses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fonseca, Emilio Prado, Efigênia Ferreira e. Ferreira, Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreu, Andréa Clemente Palmier, and Andréa Maria Duarte Vargas. "Relação entre condição gengival e fatores sociodemográficos de adolescentes residentes em uma região brasileira." Ciência & Saúde Coletiva 20, no. 11 (November 2015): 3375–84. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152011.00142015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é relacionar as condições gengival e socioeconômica e distribuição demográfica de adolescentes residentes em uma região desfavorecida brasileira. O estudo transversal foi realizado com amostra probabilística de 450 adolescentes (15-19 anos) em 13 municípios sorteados no Vale do Jequitinhonha (MG). A condição gengival foi avaliada por um examinador calibrado (Kappa ≥ 0,85) e baseado Índice Periodontal Comunitário (CPI). Foram calculadas as frequências para indivíduos e sextantes com posterior Análise de Correspondência Múltipla (Anacor) que explorou relações entre o CPI e as características sociodemográficas. Como resultados: 16 (3,6%) apresentaram-se sem alterações gengivais, 235 (52,2%) com sangramento, 36 (8,0%) com cálculo dental e 163 (36,2%) com sangramento e cálculo. A Anacor identificou dois grupos que guardavam semelhanças entre si em relação à doença periodontal. O grupo 1 reuniu os adolescentes com CPI sadio, 19 anos de idade, que trabalham e têm maior renda familiar. No grupo de CPI com sangramento, tem-se os adolescentes com 15 e 16 anos de idade, de ambos os sexos, cursando o ensino fundamental, menor renda familiar e que se autodeclararam pardos ou negros. A gengivite foi relacionada às condições socioeconômicas e demográficas de adolescentes da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Campos Vieira, Jamile, Andreza Cristina de Lima Targino Massoni, Cláudia Helena Soares de Morais Freitas, Fabiana Barros Marinho, and Camila Helena Machado da Costa. "UM OLHAR SOBRE OS CUIDADORES DE IDOSOS DE INSTITUIÇÕES GERIÁTRICAS DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA: PERFIL E CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL DOS IDOSOS." Revista Baiana de Saúde Pública 35, no. 3 (August 31, 2012): 548. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2011.v35.n3.a281.

Full text
Abstract:
A saúde bucal de idosos institucionalizados exige atenção especial dos cuidadores na manutenção de condições adequadas, de modo a contribuir com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil e o conhecimento sobre saúde bucal de cuidadores de idosos que atuam em Instituições Geriátricas da cidade de João Pessoa, Paraíba. Foi realizado um estudo descritivo transversal, adotando-se como estratégia para a coleta de dados a entrevista estruturada. A amostra foi composta por 59 cuidadores de ambos os gêneros, entrevistados com o auxílio de um formulário. Observou-se que o perfil dos cuidadores é representado por mulheres (72,9%), com idade média de 40 anos, que possuem apenas ensino fundamental (54,2%) e atuam como cuidadoras há 5,6 anos em média. Dos 59 entrevistados, 76,3% já havia recebido algum tipo de informação sobre saúde bucal; 74,6% consideraram a cárie dentária uma doença, porém 84,7% relataram não saber o que é doença periodontal. Quanto à higienização bucal dos idosos, 79,7% dos participantes relataram que esta é feita. A maioria dos cuidadores (84,7%) mostrou-se motivada em receber informações sobre saúde bucal. Pôde-se concluir que os cuidadores de idosos demonstraram pouco conhecimento sobre saúde bucal de idosos, o que indica a necessidade de se desenvolver programas de apoio e orientação a esse grupo, com o intuito de qualificá-los, visando melhorias na assistência aos idosos institucionalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Vilain, Caroline Teza, Letícia Mendes, Priscyla Waleska Simões, Patricia Just de Jesus Vanni, Luciane Bisognin Ceretta, Renan Antonio Ceretta, Patricia Duarte Simões Pires, Sinara Gazola, and Fernanda Guglielmi Faustini Sonego. "Prevalência de maloclusão em crianças de 05 anos de idade em um município catarinense." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 28, no. 3 (November 14, 2017): 210. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v28i3.205.

Full text
Abstract:
Introdução: A maloclusão é atualmente um dos maiores problemas de saúde bucal, sendo superada apenas pelas doenças cárie e periodontal. Objetivo: Analisar a prevalência da maloclusão em escolares, de cinco anos de idade, em um município catarinense. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal de análise descritiva. Foi desenvolvido em cinco distritos de Criciúma (Centro, Santa Luzia, Próspera, Rio Maina e Quarta Linha) no período de fevereiro a abril de 2016. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos pais e examinada a oclusão de seus filhos, totalizando a participação de 100 crianças. Resultados: No exame 50% das crianças necessitam algum tipo de intervenção ortodôntica nessa fase. As meninas apresentaram mais maloclusão (58%). A sobressaliência foi a mais prevalente e 100% das crianças que a apresentaram necessitam de intervenção ortodôntica. As crianças que não apresentaram sobressaliência (32,4%) também necessitam de intervenção, por outra maloclusão, associação estatisticamente significativa (p<0,001). Os pais possuem o ensino médio completo (40,2%), e renda mensal de 3 a 5 salários mínimos (46,7%). Conclusão: A maloclusão predominante foi a sobressaliência, seguida do apinhamento dental. Grande parte das crianças examinadas requer algum tipo de intervenção ortodôntica. São importantes a criação de políticas públicas e a implantação desse serviço pelo município em estudo, pois, com a intervenção ortodôntica precoce, melhores serão o prognóstico e o impacto na qualidade de vida dessas crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gustavo Martins Chimbinha, Ítalo, Anielle Do Nascimento Jácome, Gabriel Gomes da Silva, Mayara Janyara do Rego Barreto, and Iris Do Céu Clara Costa. "TRANSTORNOS ALIMENTARES E MANIFESTAÇÕES ORAIS EM ADOLESCENTES." Revista Ciência Plural 5, no. 3 (November 12, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n3id19204.

Full text
Abstract:
Introdução: Os transtornos alimentares são distúrbios psiquiátricos debilitantes, caracterizados por desordem persistente nos hábitos alimentares ou nos comportamentos do controle de massa corporal. Objetivo: Avaliar, dentre adolescentes de três escolas públicas de ensino médio em Natal-RN, a prevalência dos transtornos alimentares e descrever manifestações odontológicas relacionadas. Metodologia: Estudo realizado em duas fases, utilizando-se um questionário autoaplicável, Body Shape Questionnaire-BSQ para selecionar a amostra. Os selecionados foram submetidos a uma avaliação partindo da história médica pregressa e exame clinico odontológico, para diagnosticar as manifestações orais presentes. Resultados: Fase 1: Dos 231 alunos que responderam o questionário, 9 foram selecionados. No exame clínico observou-se que 22,2% dos avaliados apresentavam perda inicial da textura da superfície dentária na face palatina do segundo sextante, em 77,7% constatou-se hipertrofia da glândula parótida, 66,6% obtiveram escore 2 no Registro Periodontal Simplificado (PSR) e 11,1% dos examinados tinha queilite angular. Na fase 2: Dos 264 estudantes que responderam ao BSQ, 29 estavam abaixo do peso, 164 jovens apresentavam peso ideal, 24 peso muito abaixo do normal, enquanto a situação de sobrepeso foi observada em 47 estudantes. Quanto ao questionário 25 (9%) apresentaram algum grau de distúrbio de distorção de imagem corporal, dentre os quais 80% do sexo feminino e 20% do sexo masculino. Conclusões: Foram encontrados episódios de regurgitação associados a má nutrição e incorreta higienização da cavidade oral que favoreceu o aparecimento de alterações bucais. As principais manifestações encontradas foram: erosão dentária (22,2%), hipertrofia das glândulas salivares parótidas (77,7%), escore 2 no Registro Periodontal Simplificado-PSR (66,6%) e queilite angular (11,1%). É fundamental instrumentalizar o cirurgião-dentista a reconhecer tais manifestações, a trabalhar com abordagem multidisciplinar visando a melhoria da qualidade de vida do jovem, tratando as sequelas e ajudando-o a superar suas necessidades. A maior limitação do estudo foi o encaminhamento desses jovens para tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Lays Mayara Macena, José André Carneiro da Silva, Cristine D’Almeida Borges, Ana Regina Oliveira Moreira, Leopoldo Cosme Silva, Valdeci Elias dos Santos Júnior, Marília de Lima Soares, Priscylla Correia Leite Gonçalves de Marcelos, and Diego Moura Soares. "Panorama da prótese total no Brasil: um estudo bibliométrico." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 6 (December 20, 2020): 629–34. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i6.5091.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente trabalho objetiva avaliar a produção científica publicadas nos anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) acerca da prótese total convencional. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional retrospectivo, a partir da observação indireta e a análise de dados secundários, baseado nos trabalhos apresentados na Reunião Anual da SBPqO no período de 2014 a 2018. Foram analisados as variáveis nível de satisfação e qualidade de vida; deslocamento e inclinação; vínculo ao serviço público; infecção e contaminação; técnicas de moldagens; higiene; planejamento; estabilidade e retenção; e, materiais utilizados. Além disso, foram coletadas informações das subdivisões de regiões e estados, com o objetivo de verificar dentro da prótese total o panorama no Brasil no intervalo de cinco anos. Os dados foram catalogados e analisados com o auxílio do software SPSS na versão 16, e apresentados por meio da estatística descritiva. Resultados: Os resultados encontrados mostram que as Regiões Sudeste e Nordeste representam 56,9% e 24,7% da produção científica nacional sobre prótese respectivamente; 79,57% dos trabalhos foram realizados em instituições públicas; os temas mais pesquisados sobre prótese total é o nível de satisfação dos usuários e estabilidade da prótese; o número de publicações é muito flutuante ao longo dos anos. Conclusão: Conclui-se que existem muitas lacunas a serem abordadas sobre próteses totais, como os materiais disponíveis, planejamento e técnicas de moldagem. Descritores: Prostodontia; Bibliometria; Prótese Total; Prótese Dentária. Referências Melo M, Borges RN, Freitas GC, Prado MM, Melo TG, Melo TCAS. Verificação do uso de próteses dentárias em servidores da UFG. Robrac. 2015;24(69):92-4. Evangelista Souza S, Valadares Oliveira L, Pinheiro Freitas A, Andrade Meyer G, Carneiro Leão Gabarto M. Perfil sócio-econômico de pacientes desdentados totais reabilitados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Rev cubana estomatol. 2015;52(1). Nóbrega DRM, Lucena AG, Medeiros LADM, Farias TSS, Meira KRS, Mahon SMOD. Avaliação da utilização e hábitos de higiene em usuários de prótese dentária removível. Rev Bras Odontol. 2016;73(3):193-97. Azevedo JS, Azevedo MS, Oliveira LJC, Correa MB, Demarco FF. Uso e necessidade de prótese dentária em idosos brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SBBrasil 2010): prevalências e fatores associados. Cad Saúde Pública. 2017;33(8): e00054016. Cardoso M, Balducci I, Telles DM, Lourenço EJV, Nogueira Junior, L. Edentulism in brazil: trends, projections and expectations until 2040. Cienc saúde coletiva. 2016; 21(4):1239-46. Silva ET, Oliveira RT, Leles CR. O edentulismo no brasil: epidemiologia, rede assistencial e produção de próteses pelo sistema único de saúde. Tempus. 2015;9(3):121-34. Silva FR, Padilha EZ, Baldani MH. Serviços odontológicos especializados nas cidades médias não metropolitanas do estado do Paraná, entre 2003 e 2010: estudo exploratório. Epidemiol Serv Saúde. 2013;22(4):641-50. Pereira VR, Carvalho MM, Rotondaro RG. Um estudo bibliométrico sobre a evolução da pesquisa da qualidade em serviço. Production. 2013; 23(2):312-28. Maciel MMSA, Silva KBN, Melo JGA, Soares DM. Metodologia ativa aplicada ao ensino odontológico: um panorama nacional a partir de um estudo bibliométrico. Arch Health Invest. 2019;8(2):74-8. Melo JGA, Soares DM. Análise bibliométrica do uso de células-tronco em pesquisas odontológicas. Arch Health Invest. 2019;8(12):766-70. Soares D, Maciel M, Figueredo-Filho A, Melo J. Brazilian scientific production in periodontics: a national panorama from a bibliometric study. Rev Clin Periodoncia Implantol Rehabil Oral. 2019;12(2); 66-9. Queiroz VKP, Soares DM. Pesquisas odontológicas relacionadas com microcefalia: um estudo bibliométrico. Arch Health Invest 2019;8(11):681-85. Gomes D, Agnoletto IG, Souza ML, Spiger V, Jakymiu JRG, Fugii EC et al. A produção científica da Odontologia e a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. Rev ABENO. 2017;17(2):11-21. Primo BT, Grazziotin-Soares R, Bertuzzi D, Claudy MP, Hernandez PAG, Fontanella VRC. Produção científica da ULBRA: análise do número e do delineamento das pesquisas publicadas nos suplementos da Brazilian Oral Research (SBPqO). Stomatos. 2010; 16(31):69-76. Souza JGS, Popoff DAV, Oliveira RCN, Almeida ER, Martelli Junior H, Martins AMEBL. Profile and scientific production of Brazilian researchers in dentistry. Arq Odontol. 2016;52(1):13-22. Navarro P, Chuhuaicura P, Soto-Faúndez N, Soto C. Diseños de investigación y pruebas estadísticas utilizadas en revistas odontológicas de la red SciELO. Av Odontoestomatol. 2019; 35(1):19-25. Aguiar VR, Celeste RK. Necessidade e alocação de laboratórios regionais de prótese dentária no brasil: um estudo exploratório. Ciênc saúde coletiva. 2015;20:3121-28. Dias AA, Narvai PC, Rêgo DM. Tendências da produção científica em odontologia no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2008;24(1):54-60. Celeste RK, Warmling CM. Produção bibliográfica brasileira da Saúde Bucal Coletiva em periódicos da saúde coletiva e da Odontologia. Ciênc saúde coletiva. 2014;19(6):1921-32. Cavalcanti AL, Melo TRNB, Barroso KMA, Souza FECD, Maia AMA, Silva ALDO. Perfil da pesquisa científica em Odontologia realizada no Brasil. Pesqui bras odontopediatria clin integr. 2004;4(2):99-104. Gonçalves APR. Cenário atual e inserção internacional da pesquisa Odontológica brasileira [tese]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2019. Gabardo MCL, Copelli FA, Tuzzi AL, Trentin G, Lima J, Tomazinho FSF, et al. Pesquisa científica em Endodontia apresentada na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica: análise bibliométrica de 2010 a 2018. Rev ABENO. 2019;19(3):144-52. Barbosa D, Barão VAR, Assunção WG, Gennari Filho H, Goiato MC. Instalação de prótese total: uma revisão. Rev Odontol UNESP. 2006;35(1):53-60. Abreu CW, Munhoz E. Os fatores que influenciam na satisfação do paciente submetido a tratamento de prótese total convencional. Hu Rev. 2011;37(4):413-19. Martins LMJ. Vantagens e desvantagens da prótese total acrílica e a prótese total sobre implante: uma revisão narrativa da literatura [disseetação]. Portugal: Instituto Universitário de Ciências da Saúde; 2018. Marchini L, Montenegro FLB, Cunha VDPP, Santos JFF. Prótese dentária na terceira idade: considerações clínicas e preventivas diversas. Rev Longeviver. 2010;1. Grings JS. Protocolo de branemark: uma revisão de literatura [monografia]. Porto Alegre: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2018 Gonzalez Ramos RM, Reyes SAR, Grandal OV, Padrón ER, Pedroso LH. Caracterización bibliométrica de la producción científica de la Facultad de Estomatología “Raúl González Sánchez”, 2011-2015. Rev cubana estomatol. 2018;55(2):8-14.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Azevedo, Pamella Oliveira de, Mariana Fampa Fogacci, Maria Cynésia Medeiros de Barros, and Davi da Silva Barbirato. "Mecanismos biológicos envolvidos na intercessão entre obesidade e periodontite." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 25, 2020): e52491110092. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10092.

Full text
Abstract:
Introdução: O indivíduo obeso apresenta um estado hiper-inflamatório e anormalidades metabólicas relacionadas com o metabolismo glicêmico e funções hepáticas que suportam as hipóteses de maior susceptibilidade e gravidade da periodontite nesses pacientes. Entretanto, a plausibilidade biológica para essa condição ainda não foi estabelecida. Objetivo: Descrever os principais eventos biológicos envolvidos na relação da obesidade com a periodontite. Material e métodos: Ensaio teórico a partir de uma revisão sistematizada de artigos científicos indexados nas bases de dados PubMed|MEDLINE, Scopus, Embase, Web of Science, Cochrane Library, e bvs|LILACS. Resultados e Discussão: Citocinas pró-inflamatórias como IL-1b, IL-6 e TNF-a, perda da homeostasia entre os níveis séricos de leptina e adiponectina, bem como o aumento dos níveis de ácidos graxos livres e de espécies reativas de oxigênio parecem exercer um feedback positivo entre os efeitos deletérios da obesidade e periodontite, com participação importante do fígado e da resistência insulínica nesse processo, potencializando cada vez mais esse sistema. O acúmulo de AGEs, aumento da colagenólise e complicações vasculares decorrentes da hiperglicemia relacionam-se de forma direta com a gravidade da periodontite e a destruição tecidual. O estresse oxidativo participa desse processo não apenas nos tecidos periodontais mas também no fígado, onde o comprometimento funcional desse órgão é acompanhado por aumento dos níveis séricos de proteína C reativa e angiotensinogênio, estimulados também pela endotoxemia, bacteremia e aumento dos níveis séricos de citocinas pró-inflamatórias a partir das bolsas periodontais. Conclusão: Os efeitos da obesidade sobre a periodontite parecem estar relacionados, principalmente, com o estado hiperinflamatório e o comprometimento do metabolismo da glicose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cardoso, Lucas Santana, Bianca Maria de Melo Costa, Maísa Sales Oliveira e. Silva, Tayná Marques Pessoa, Bianne Maria de Melo Costa, and Roberta Remiliana Silva Trinta. "Conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre atendimento odontológico em gestantes." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 11, 2021): e24510111701. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11701.

Full text
Abstract:
Na cavidade bucal a cárie, gengivite e a periodontite são comumentes agravos encontrados em mulheres grávidas, precisando serem tratadas. No entanto, os cuidados com o atendimento a esse público requer muita atenção sendo resultado de muitas dúvidas de cirurgiões-dentistas. Logo, o objetivo desse estudo é descrever sobre o atendimento à gestantes na Odontologia, reunindo protocolos e avaliando se o conhecimento dos cirurgiões-dentistas são suficientes para realizar um atendimento seguro para a gestante e para o bebê. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura que utilizou como descritores: gestantes, odontologia e odontopediatria. Foram utilizados artigos, monografias e dissertações nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia), MEDLINE (National Library of Medicine) e Google Acadêmico, sendo selecionados os artigos primariamente pelo título e resumo e depois, de modo mais específico, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. Através da revisão pode se afirmar que as gestantes devem ter prioridade nos programas de atenção odontológica, e os cirurgiões-dentistas devem procurar desmistificar mitos e crenças em torno do atendimento. A maioria dos estudos mostrou que, apesar de muitos profissionais afirmarem sentirem-se seguros, isso não garantiu que alguns cirurgiões-dentistas respondessem corretamente alguns questionamentos. Portanto, é necessário que cada vez mais esses profissionais tornem-se aptos a prestarem esse serviço, seja através da elaboração de protocolos ou que as instituições de ensino superior abordem esse conteúdo de forma mais intensiva, pois o tratamento a gestante jamais deve ser negligenciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cardoso, Lucas Santana, Bianca Maria de Melo Costa, Maísa Sales Oliveira e. Silva, Tayná Marques Pessoa, Bianne Maria de Melo Costa, and Roberta Remiliana Silva Trinta. "Conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre atendimento odontológico em gestantes." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 11, 2021): e24510111701. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11701.

Full text
Abstract:
Na cavidade bucal a cárie, gengivite e a periodontite são comumentes agravos encontrados em mulheres grávidas, precisando serem tratadas. No entanto, os cuidados com o atendimento a esse público requer muita atenção sendo resultado de muitas dúvidas de cirurgiões-dentistas. Logo, o objetivo desse estudo é descrever sobre o atendimento à gestantes na Odontologia, reunindo protocolos e avaliando se o conhecimento dos cirurgiões-dentistas são suficientes para realizar um atendimento seguro para a gestante e para o bebê. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura que utilizou como descritores: gestantes, odontologia e odontopediatria. Foram utilizados artigos, monografias e dissertações nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia), MEDLINE (National Library of Medicine) e Google Acadêmico, sendo selecionados os artigos primariamente pelo título e resumo e depois, de modo mais específico, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. Através da revisão pode se afirmar que as gestantes devem ter prioridade nos programas de atenção odontológica, e os cirurgiões-dentistas devem procurar desmistificar mitos e crenças em torno do atendimento. A maioria dos estudos mostrou que, apesar de muitos profissionais afirmarem sentirem-se seguros, isso não garantiu que alguns cirurgiões-dentistas respondessem corretamente alguns questionamentos. Portanto, é necessário que cada vez mais esses profissionais tornem-se aptos a prestarem esse serviço, seja através da elaboração de protocolos ou que as instituições de ensino superior abordem esse conteúdo de forma mais intensiva, pois o tratamento a gestante jamais deve ser negligenciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Chisini, Luiz Alexandre, Alissa Schmidt San Martin, Ana Luiza Cardoso Pires, Thaís Gioda Noronha, Flávio Fernando Demarco, Marcus Cristian Muniz Conde, and Marcos Britto Correa. "Estudo de 19 anos dos procedimentos odontológicos realizados no Sistema Único de Saúde brasileiro." Cadernos Saúde Coletiva 27, no. 3 (September 2019): 345–53. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201900030215.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A saúde pública no Brasil sofreu grandes mudanças nas últimas décadas. Objetivo Descrever o panorama da produção odontológica realizada pelo SUS de 1999 a 2017 no Brasil e suas macrorregiões. Método Os dados foram obtidos no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA-SUS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram criadas taxas de procedimentos (por 100 mil habitantes/ano) realizados em cada macrorregião: procedimentos restauradores, protéticos, coletivos, endodontia, exodontia, periodontia e preventivos de 1999 a 2017. A análise estatística das séries temporais foi realizada utilizando um modelo de regressão linear. Resultados Procedimentos protéticos e de periodontia foram os únicos que apresentaram uma tendência linear positiva em todas as macrorregiões brasileiras (p<0,001). A Endodontia não apresentou tendência positiva no Brasil (p=0,173). Restaurações apresentaram um crescimento na macrorregião Norte (p=0,003) e Centro-Oeste (p<0,001). Exodontias apresentaram na macrorregião Norte uma tendência de aumento (p=0,046) enquanto que, no Centro-Oeste, apresentaram uma diminuição (p=0,049). Procedimentos preventivos (p=0,042) e coletivos (p=0,017) apresentaram uma diminuição da sua produção durante o período. Conclusão A saúde bucal apresentou um grande crescimento dentro do Sistema Único de Saúde nos 19 anos avaliados. Procedimentos de periodontia e de prótese dentária foram aqueles com as maiores tendências de crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Maria das Graças Barbosa da, Karla Dos Santos Menezes, Thamyres Maria Silva Simões, José De Alencar Fernandes Neto, Ana Luzia Araújo Batista, and Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão. "Evaluation of the Adjuvant Effect of Antimicrobial Photodynamic Therapy in the Treatment of Periodontal Disease: Literature Review." Journal of Health Sciences 21, no. 3 (September 24, 2019): 274. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n3p274-280.

Full text
Abstract:
AbstractIntroduction: Antimicrobial Photodynamic Therapy (aPDT) is a promising approach with several clinical applications, including the treatment of periodontal diseases, by acting as an adjuvant to the conventional treatment of periodontal disease by allowing reduction of periodontopathogens, with no systemic side effects and minimal possibilities of bacterial resistance. Objective: To verify, through the scientific literature, the effectiveness of Antimicrobial Photodynamic Therapy associated with conventional periodontal treatment. Methodology: The literature review was conducted in the MEDLINE databases - PubMed, Scopus and Web of Science. The articles were selected through the analysis of titles and abstracts published in the period from 2007 to 2018. Selected articles were published in their entirety and with free or controlled access, of the type clinical trial on the subject, without restriction of languages. The terms used were: “Periodontal diseases”; “Chronic Periodontitis” and “Photochemotherapy.” Results: 84 articles were found, and 20 clinical trials that met the inclusion criteria were analyzed. There were different clinical protocols for the association of aPDT with the conventional treatment of periodontal disease. a number of different clinical outcomes were found for each of the proposed clinical protocols. Conclusion: Considering the clinical trials investigated, conflicting results regarding the efficacy of aPTD as an adjuvant treatment of the conventional treatment of periodontal disease are observed. and lack of standardization of clinical parameters and protocols.Keywords: Chronic Periodontitis. Periodontal Diseases. Photochemotherapy.ResumoA terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) é uma abordagem promissora com várias aplicações clínicas, incluindo o tratamento das doenças periodontais, ao atuar como um adjuvante ao tratamento convencional da doença periodontal por permitir redução de periodontopatógenos, com ausência de efeitos sistêmicos colaterais e mínimas possibilidades de resistência bacteriana. O objetivo deste estudo é verificar, por meio da literatura científica, a eficácia da terapia fotodinâmica antimicrobiana associada ao tratamento periodontal convencional. A revisão de literatura foi conduzida nas bases de dados MEDLINE – PubMed, Scopus e Web of Science. Os artigos foram selecionados através da análise de títulos e de resumos publicados no período de 2007 a 2018. Foram selecionados artigos publicados na íntegra e com acesso livre e gratuito, ou controlado, do tipo ensaio clínico sobre o tema, sem restrição de idiomas. Os termos utilizados foram: Periodontal diseases; Chronic Periodontitis e Photochemotherapy. Foram encontrados 84 artigos, e 20 ensaios clínicos que atenderam os critérios de inclusão, foram analisados. Observou-se diferentes protocolos clínicos para a associação da aPDT com o tratamento convencional da doença periodontal. Também foram encontrados diferentes desfechos clínicos para cada um dos protocolos clínicos propostos. Conclusão: Considerando os ensaios clínicos pesquisados, observa-se resultados conflitantes frente à eficácia da aPDT como tratamento adjuvante do tratamento convencional da doença periodontal. Observa-se, ainda, uma produção literária escassa e a falta de uma padronização dos parâmetros e dos protocolos clínicos.Palavras-chaves: Periodontite Crônica. Doença Periodontal. Fotoquimioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Togashi, Adriane Yaeko, Priscila Corraini, Francisco Emilio Pustiglioni, Luiz Antonio Pugliesi Alves de Lima, and Marco A. P. Georgetti. "Laboratorial practice of periodontal surgery: improvement of the teaching and learning process." Revista da ABENO 8, no. 1 (January 26, 2008): 5–8. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i1.1371.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi apresentar uma atividade de laboratório com mandíbula de porco utilizada na Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) que otimiza o ensino-aprendizado das técnicas cirúrgicas periodontais. A mandíbula de porco tem características anatômicas semelhantes às das estruturas gengivais e periodontais humanas. É importante ressaltar que essa prática pré-clínica parece ter resultado num aprimoramento do aprendizado por parte dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cardoso, Andreia Medeiros Rodrigues, Talita Helen Araújo de Almeida, Kauana da Silva Andrade, Thaynara Cavalcante Moreira Romão, José Jhenikártery Maia de Oliveira, Maria do Carmo Pessoa Nogueira Serrão, Daniel Furtado Silva, and Fernando Martins Baeder. "Atuação do Cirurgião-Dentista na equipe multidisciplinar em Unidade de Terapia Intensiva: Percepção dos acadêmicos." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 3, 2021): e15210413676. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13676.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a percepção dos acadêmicos, do décimo período do curso de Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior, sobre a atuação do cirurgião-dentista (CD) em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Metodologia: Trata-se de um estudo observacional transversal, com aplicação de questionário para acadêmicos concluintes do curso de Odontologia, sobre a atuação do CD na UTI, os protocolos de higiene e a relação dos patógenos bucais com doenças sistêmicas. Os dados foram analisados descritivamente e de forma analítica por meio do teste do qui-quadrado. Resultados: Dos 71 participantes, 87,3% afirmaram conhecer sobre a atuação do CD na UTI. Todos os entrevistados julgaram como importante o tema Odontologia Hospitalar e a presença do CD na equipe multidisciplinar, porém 7% se consideravam aptos para atuar nesta área. Cerca de 87% dos acadêmicos consideraram a solicitação de exames complementares, prescrição e realização da desinfecção da cavidade bucal como atribuições do CD em ambiente hospitalar. O procedimento de prescrição medicamentosa e solicitação de exames complementares foi mais relatado pelos alunos que tiveram aulas sobre Odontologia Hospitalar na graduação (p<0,05). Cerca de 62% dos acadêmicos têm conhecimento sobre os protocolos de higiene bucal que devem ser realizados na UTI e todos os acadêmicos avaliados afirmaram que a doença periodontal tem influência nas patologias sistêmicas. Conclusão: Os acadêmicos consideraram que o CD deve participar da equipe que compõe a UTI, possuíam algumas informações sobre a atuação da Odontologia no ambiente hospitalar, no entanto, poucos se sentem aptos para atuar nesse espaço de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Saliba, Tânia Adas, Ana Carolina Bernardes Machado, Artênio José Ísper Garbin, Luis Fernando Dahmer Peruchini, and Cléa Adas Saliba Garbin. "Análise ergonômica do atendimento clínico odontológico." Revista da ABENO 16, no. 3 (October 23, 2016): 96–105. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.284.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo analisar aspectos ergonômicos de atendimentos clínicos realizados em quatro especialidades odontológicas. Trata-se de um estudo observacional, para o qual foram filmados 48 procedimentos odontológicos, das especialidades de Endodontia, Cirurgia, Dentística Restauradora e Periodontia, realizados por acadêmicos concluintes de um curso de Odontologia em um laboratório de ergonomia. A postura ergonômica foi analisada por meio de um instrumento baseado nas especificações da ISO/FDI (International Standards Organization e a Federation Dentaire Internacionale). De acordo com essa classificação, são observados oito aspectos durante o atendimento, que envolvem o profissional e o equipamento utilizado, recebendo um ponto para cada item corretamente executado. Os tratamentos de Endodontia tiveram média de 3,69 pontos positivos; Cirurgia 4,03; Dentística Restauradora 4,26 e Periodontia 5,99 pontos. O tempo médio de atendimento foi de 62,3 minutos, sendo que os de maior duração resultaram em número maior de infrações ergonômicas (p<0,01). Quanto maior a complexidade do procedimento realizado, menor a adequação aos princípios ergonômicos (p=0,01). Em conclusão, a postura de trabalho foi insatisfatória principalmente em especialidades que demandaram maior tempo clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Vicente, Karola Mayra dos Santos, Beatriz Reis de Oliveira, Elias Abraão dos Reis Silva, Gabriel Santana Santos, Gustavo Dultra Todt, Ísis Suzanne Crisóstomo dos Santos, Joana Machado Costa, et al. "Utilização das técnicas cirúrgicas em periodontia: Revisão da literatura." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 24, 2021): e51410313668. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13668.

Full text
Abstract:
A cirurgia periodontal é uma parte importante do tratamento periodontal e deve ser levada em consideração quando a terapia convencional não elimina o problema periodontal. Também apresenta-se indicada em alguns casos estéticos ou casos em que seja necessário melhorar o acesso à determinada área para dessa forma realizar o correto plano de tratamento. O objetivo do presente estudo é apresentar as principais indicações das técnicas cirúrgicas periodontais e detalhar os procedimentos apresentados na literatura. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando como base livros e artigos científicos presentes no PubMed, Scielo e Google Acadêmico. É importante salientar que a terapia periodontal não cirúrgica preceda o tratamento periodontal cirúrgico. A associação entre a cirurgia mucogengival e enxertos, demonstrou resultado positivo no tratamento de recessões gengivais, assim como a cirurgia regenerativa com uso de biomateriais apresentou eficácia no tratamento de defeitos ósseos periodontais. A cirurgia periodontal pode ser empregada como uma importante ferramenta no tratamento de diversos problemas periodontais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima, Kamila Fabro de, Douglas Ferla, and Juliane Pereira Butze. "Análise das dificuldades dos alunos de graduação diante de procedimentos clínicos de Periodontia." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 6 (June 3, 2021): 956–59. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i6.5191.

Full text
Abstract:
Objetivos: O presente estudo avaliou as principais dificuldades relatadas pelos estudantes do último ano do Curso de Odontologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) na execução de procedimentos básicos de Periodontia. Materiais e Métodos: Foi aplicado aos participantes um questionário estruturado composto por 14 questões objetivas que abordavam passos relevantes do tratamento periodontal básico. O grau de dificuldade foi avaliado através da escala Likert em 0 = nenhuma; 1 = leve; 2 = moderada; 3 = alta e 4 = muito alta. Para a análise dos dados, o grau de dificuldade foi dicotomizado em nenhuma a leve, moderada, alta e muito alta. Resultados: Participaram do estudo 46 alunos matriculados no último semestre do Curso de Odontologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Marcar a perda de inserção (PI) foi o procedimento descrito como de dificuldade alta/muito alta pelos estudantes, seguidos de procedimentos de dificuldade moderada, tais como marcar a profundidade de sondagem (PS) e raspagem e alisamento radicular. Porém, anestesiar e diagnosticar gengivite foram os únicos procedimentos relatados por todos os acadêmicos (100%) como tendo nenhuma dificuldade. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos no presente estudo, pode-se concluir que os procedimentos periodontais relatados como os de maiores dificuldades pelos estudantes do Curso de Odontologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) são os procedimentos de diagnóstico de periodontite e perda de inserção periodontal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Filgueira, Ana Cristina Gondim, Flávia Christiane De Azevedo Machado, Beatriz Aguiar Do Amaral, Kenio Costa De Lima, and Isauremi Vieira De Assunção. "SAÚDE BUCAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES." HOLOS 1 (February 15, 2016): 161. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.3577.

Full text
Abstract:
Os problemas de saúde bucal podem impactar na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB). Assim, deve-se mensurar além da presença e severidade das doenças bucais, o quanto essas interferem no dia-a-dia das pessoas. Para tanto, utilizam-se indicadores de QVRSB como Oral Impacts on Daily Performances (OIDP). Na adolescência, aumenta o risco de cárie e doença periodontal e de seus possíveis impactos (dor de dente, dificuldades na mastigação e na higienização dentária), sendo indicado o uso consorciado desses indicadores aos clínicos para o melhor planejamento das ações. Assim, realizou-se estudo seccional com 215 adolescentes escolares (15-19 anos) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para estimar sua condição de saúde bucal e verificar a existência de impacto na QVRSB. Para tanto, foram realizados exames clínicos e aplicados questionário para calcular, respectivamente, indicadores de cárie (CPO-D), de periodontopatias (CPI), oclusopaticas (DAI) e o OIDP. Como resultado, obteve-se um CPO-D de 3,31 (±4,15), o cálculo dentário como periodontopatia mais severa e 31,5% da amostra com necessidade de tratamento ortodôntico. Quanto a QVRSB, 51,16% relatou impacto cuja principal causa foi a posição dos dentes e relativo, sobretudo, às atividades de comer, higienizar a boca e sorrir. Os adolescentes apresentaram em sua maioria dificuldades para realizar ao menos uma atividade diária relacionada à boca e a presença de cálculo dentário foi o agravo bucal mais prevalente. Este dado associado às atividades de execução mais dificultada (comer e realizar a higiene bucal) indica que há a necessidade de instituir, de fato, ações de promoção e prevenção à saúde. Portanto, ações simples e de baixo custo como orientação de higiene bucal podem reduzir sensivelmente o impacto ocasionado no grupo pesquisado. Palavras-chave: Qualidade de Vida, Saúde Bucal, Adolescente, Indicador de Saúde, Instituições de Ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ghezzi, Carlo, Luca Ferrantino, Luigi Bernardini, Margherita Lencioni, and Silvia Masiero. "Técnica Cirúrgica Minimamente Invasiva na Regeneração Periodontal: Um Estudo Piloto de Ensaio Clínico Controlado Randomizado." INTERNATIONAL JOURNAL OF PERIODONTICS AND RESTORATIVE DENTISTRY 02, no. 03 (July 25, 2017): 556. http://dx.doi.org/10.20432/prd556.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Goiris, Fabio Anibal, Priscila Smolareck, and Juliana Larocca de Geus. "Periodontia versus Implantodontia: Uma breve revisão do dilema da extração dentária." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 23, 2021): e31810713426. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.13426.

Full text
Abstract:
O tratamento de dentes acometidos por doenças periodontais tem se mostrado eficaz em mantê-los na cavidade oral ou como suporte para próteses fixas por longos períodos, apresentando uma sobrevida em torno de 90%. Porém, no que se refere à inter-relação da Periodontia e da Implantodontia, pesquisas recentes têm mostrado que o número de exodontias de dentes danificados pela doença periodontal vem aumentando significativamente. Além da cárie e da doença periodontal, a ação do fórceps do dentista é uma das principais causas de exodontias, que é utilizada nas mais diversas situações e geralmente seguindo critérios próprios dos profissionais. O avanço da Implantodontia e o surgimento das indústrias de implantes mudaram vários aspectos do prognóstico quanto à manutenção (ou não) dos dentes. A Periodontia é uma disciplina que busca desenvolver metodologias e decisões clínicas baseadas em evidências científicas e em prognósticos éticos que realmente favoreçam os pacientes. Este estudo visa contribuir para esse debate e apresenta casos clínicos em que dentes com lesão periodontal não foram encaminhados para extração e foram preservados e mantidos na cavidade oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lino, Patrícia Azevedo, Marcos Azeredo Furquim Werneck, Simone Dutra Lucas, and Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu. "Análise da atenção secundária em saúde bucal no estado de Minas Gerais, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 9 (September 2014): 3879–88. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014199.12192013.

Full text
Abstract:
Este estudo descreveu e analisou os procedimentos especializados ambulatoriais nas áreas de periodontia, endodontia e cirurgia bucal em Minas Gerais, 2010. Utilizou-se dados secundários dos procedimentos realizados nos estabelecimentos de saúde e registrados no Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde. A análise descritiva e bivariada foi realizada, considerando p < 0,05. Foram executados 707.559 procedimentos em 2.547 unidades de saúde distribuídas em 693 (81%) municípios. Destes procedimentos, 55% são da área de cirurgia, 28% da periodontia e 17% são da endodontia. As unidades são predominante públicas, sob administração municipal, 52,5% possuem alguma equipe de saúde bucal (ESB), 96,9% não tem habilitação como Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Os CEO são mais eficientes que as demais unidades (p < 0,001), mas há importante percentual que não cumpre as metas do Ministério da Saúde. Os municípios com CEO possuem maior população, mais ESB, menor cobertura potencial por estas e melhores IDH. Um significativo número de procedimentos especializados é realizado, especialmente em estabelecimentos de atenção básica. CEO são mais eficientes do que os não CEO, considerandose a média de procedimentos realizados. As metas de produção mínima são cumpridas por uma minoria de CEO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, Branca Maria de Oliveira, Magali Roseira Boemer, and Lisete Diniz Ribas Casagrande. "Formas alternativas de ensino estudo comparativo." Revista Brasileira de Enfermagem 40, no. 2-3 (September 1987): 144–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671987000300011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Danelon, Marcelle, Nayara Gonçalves Emerenciano, Francyenne Maira Castro Gonçalves, Cristiane de Fátima Gaiardo Vicioni, Laura Imbriani Bento, and Robson Frederico Cunha. "Frenectomia em Odontopediatria: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 6 (October 7, 2020): 522–26. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i6.4968.

Full text
Abstract:
O freio lingual é uma estrutura anatômica que desenvolve importante papel no ato da sucção, fala e alimentação. A anquiloglossia constitui uma anomalia congênita sendo caracterizada por alteração no freio da língua que resulta em limitações dos movimentos dessa estrutura, podendo ser identificada em diferentes faixas etárias. O presente trabalho tem como proposição relatar um caso clínico de frenectomia lingual em paciente pediátrico, bem como, a conduta clínica e cirúrgica para o presente caso. Paciente, GMF, do gênero masculino, 6 anos de idade, compareceu a Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, FOA/UNESP, Brasil, para avaliação do freio lingual, o qual segundo a mãe o incomodava para falar e se alimentar de forma correta. O paciente foi submetido ao exame clínico, sendo verificada a presença de baixa inserção do freio lingual e dificuldade de pronúncia de palavras. Diante das características clínicas, o diagnóstico foi de anquiloglossia, e o plano de tratamento instituído foi a frenectomia lingual. O procedimento cirúrgico contou com as seguintes etapas: anestesia tópica, associada à anestesia terminal infiltrativa e secção do freio lingual com a utilização de tesoura de ponta reta. Após a realização do procedimento cirúrgico pode-se observar melhor mobilidade da língua do paciente. Conclui-se que a frenectomia mostrou-se eficiente para melhorar a postura e mobilidade da língua, funções orais e da comunicação. Descritores: Odontopediatria; Freio Lingual; Criança. Referências Corrêa M, Alvarez J, Corrêa F, Azevedo de G, Bonini V, Alves F. Anquiloglosia y amamantamiento: Revisión y reporte de caso. Rev estomatol Hered. 2008;18(2):121-27. Kotlow LA. Ankyloglossia (tongue-tie): a diagnostic and treatment quandary. Quintessence Int. 1999;30(4):259-62. Brito SF, Marchesan IQ, Bosco CM, Carrilho ACA, Rehder MI. Frênulo lingual: classificação e conduta segundo ótica fonoaudiológica, odontológica e otorrinolaringológica. Rev CEFAC. 2008;10(3):343-51. Braga LAS, Pantuzzo CA, Motta AR. Prevalência de alterações no frênulo lingual e suas implicações na fala de escolares. Rev CEFAC. 2009;11(Suppl 3):378-90. Guedes PAC. Odontopediatria. 7. ed. São Paulo: Santos; 2003. Borsatto MC, Torres CP, Assed S. Cirurgia em Odontopediatria. In: Sada S. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica/SadaAssed. São Paulo: Artes Médicas; 2005;239-89. Martinelli R, Marchesan I, Berretin FG. Estudo longitudinal das características anatômicas do frênulo lingual comparado com afirmações da literatura. Rev CEFAC. 2014;16:1202-07. Fujinaga C, Chaves J, Karkon I, Klossowski D, Silva F, Rodrigues A. Frênulo lingual e aleitamento materno: Estudo Descritivo. Audiol Commun Res. 2017;22:e1762. Puricelli E, Ponzoni D. Aspectos da cirurgia e traumatologia bucomaxi-lofacial em odontopediatria. In: Toledo OA. Odontopediatria: fundamentos para a prática clínica. Rio de Janeiro: MedBook; 2012;329-48. Ballard JL, Auer CE, Khoury JC. Ankyloglossia: assessment, incidence, and effect of frenuloplasty on the breastfeeding dyad. Pediatrics. 2002;110(5):e63. Segal LM, Stephenson R, Dawes M, Feldman P. Prevalence, diagnosis, and treatment of ankyloglossia: methodologic review. Can Fam Physician. 2007;53(6):1027-33. Baldani MH, Lopes CML, Scheidt WA. Prevalence of oral alterations in infants seen at the public pediatric dental clinics from Ponta Grossa - PR, Brazil. Pesqui. Odontol. Bras. 2001;15(4):302-7. Marchesan I, Rehder M, Oliveira L, Lanboglia R, Araujo T, Costa M, Martinelli R. Incidência de alterações de frênulo da língua em uma população de crianças de 1ª a 3ª série de ensino fundamental. 16° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., Campos do Jordão-SP. 2008. Martinelli V, Martinelli R, Marchesan I, Berretin FG, Souza S. Elaboração e desenvolvimento de um website sobre o teste da linguinha. Rev CEFAC. 2017;19(2):260-64. Friggi MNP, Orsi RM, Chelotti A. Técnica cirúrgica pediátrica – frenectomia lingual. JBP j bras odontopediatr odontol bebê. 1998;1(3):101-15. Marquezan IQ, Martinelli RLC, Gusmão RJ. Frênulo lingual: modificações após frenectomia. J Soc Bras Fonoaudiol 2012;24(4):409-12. Veyssiere A, Kun-Darbois JD, Paulus C, Chatellier A, Caillot A, Bénateau H. Diagnostic et prise en charge de l'ankyloglossie chez le jeune enfant [Diagnosis and management of ankyloglossia in young children]. Rev Stomatol Chir Maxillofac Chir Orale. 2015;116(4):215-20. Almeida RR, Garib DG, Almeida-Pedrin RR, Almeida MR, Pinzan A, Junqueira MHZ. Diastemas interincisivos centrais superiores: quando e como intervir? R Dental Press Ortodon Ortop Facial. 2004;9(3):137-56. Almeida LF. Freio labial superior: aspectos gerais e tratamentos [monografia]. Cuiabá: Curso de Especialização em Periodontia, Centro de Aperfeiçoamento e Especialização Sinodonto (caes - Mt); 2006. Silva M, Costa MLVCM, Nemr K, Marchesam IQ. Frênulo de língua alterado e interferência na mastigação. Rev CEFAC. 2009;11(Supl 3):363-69. Izolani Neto O, Molero VC, Goulart RM. Frenectomia: Revisão de literatura. Uningá Review. 2014;18(3):21-5.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Monteiro, Adriano Monteiro d’Almeida, and Roberto Paulo Correia de Araújo. "Níveis glicêmicos em diabéticos tipo 2 submetidos a tratamento periodontal." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2, no. 1 (July 13, 2003): 48. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v2i1.4165.

Full text
Abstract:
<span class="texto">A doença periodontal é uma nosologia infecto-inflamatória de caráter multifatorial. Muito embora, comprovadamente, o diabetes mellitus seja considerado um fator de risco para a doença periodontal, vem sendo aventada a possibilidade de a infecção periodontal comprometer o controle do diabetes. O presente estudo objetivou avaliar os efeitos da redução do processo inflamatório infeccioso periodontal sobre os níveis glicêmicos de diabéticos tipo 2. Para tanto, 45 diabéticos tipo 2, assistidos pelo Centro de Diabetes da Bahia (CEDEBA), metabolicamente controlados, foram avaliados em relação a índice de placa, presença de cálculo, porcentagem de faces sangrantes à sondagem, medida de profundidade de sondagem e porcentagem de hemoglobina glicosilada nos tempos 0, 60 e 120 dias e constituíram os grupos teste (25) e controle (20). Os resultados, 60 dias após a intervenção periodontal, demonstraram uma melhora do quadro periodontal destes indivíduos frente àqueles que constituíram o grupo controle. A análise estatística do ensaio da hemoglobina glicosilada revelou uma diferença estatisticamente significativa favorável ao grupo teste, ao se compararem as medianas deste grupo com as do grupo controle. Este achado reforça o pressuposto de que a recuperação da saúde periodontal é um fator positivo para o controle do diabetes mellitus. Após 120 dias de intervenção, o quadro de recuperação da saúde periodontal dos indivíduos do grupo teste manteve-se estável, assim como a concentração plasmática da hemoglobina glicosilada. Seguidos protocolos experimentais redesenhados poderão fornecer novas informações, que, associadas às conclusões deste estudo, contribuirão para reforçar esta correlação.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Dias e Souza, Bruna Luiza, and Glayson Pereira Vitor. "Uso de fibrina rica em plaquetas na periodontia: uma revisão de literatura." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 25, no. 2 (June 2, 2021): 278–83. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v25i2.10316.

Full text
Abstract:
Fibrina rica em plaquetas (PRF) é um concentrado plaquetário de uso autólogo cuja implicação é promover uma melhor e mais rápida cicatrização além de reparo das lesões cirúrgicas, isso devido à sua disponibilidade ilimitada e ao seu potencial regenerativo com liberação de fatores de crescimento. Objetivo: fazer uma revisão de literatura sobre a utilização da PRF na periodontia. Metodologia: o estudo caracterizou-se como revisional, a partir de busca na literatura selecionando estudos transversais, longitudinais, casos clínicos e revisões sistemáticas, em português e inglês, indexados nas bases de dados portal de periódico da Capes, Medline e PubMed. Revisão: PRF tem sido utilizada na regeneração periodontal por sua capacidade de cicatrização e por conter proteínas biologicamente ativas que se ligam a uma malha de fibrina em desenvolvimento ou à matriz extracelular. Conclusão: observa-se que há uma melhora expressiva no processo de regeneração tecidual e na cicatrização quando se utiliza também a PRF no tratamento, o que a torna uma importante aliada na terapia periodontal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Gerevini, Alessandra Mocellim, Diógenes Gewehr, and Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen. "Portfólios reflexivos e o ensino de ciências: estratégia inovadora de ensino." Dialogia, no. 28 (January 31, 2018): 133–47. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n28.7081.

Full text
Abstract:
Este estudo busca problematizar as implicaes do uso de uma estratgia inovadora no ensino de cincias: portflios reflexivos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratrio com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em uma escola pblica do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, tendo como sujeitos de investigao dois professores da disciplina de Cincias e seis estudantes do Ensino Fundamental, stimo e oitavo anos. Os professores planejaram as atividades e tanto eles como os estudantes utilizaram portflios reflexivos individuais, estes compem os instrumentos de anlise deste estudo. A pesquisa teve incio em novembro de 2014 e trmino em outubro de 2015. Os portflios produzidos foram analisados luz da Anlise Textual Discursiva. Os achados deste estudo permitem inferir a contribuio do uso de portflios reflexivos para o aprendizado, estmulo ao pensamento crtico-reflexivo dos estudantes e desenvolvimento autonomia destes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cavalcante, Felipe Sant' Anna, Milton César Costa Campos, Janaína Paolucci Sales de Lima, and Ivanete Saskoski Caminha. "Relação ensino-aprendizagem sobre fungos no ensino superior: um estudo bibliográfico." Ciência e Natura 41 (November 14, 2019): e48. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x39156.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Nuto, Sharmênia de Araújo Soares, Marilyn Kay Nations, and Íris do Céu Clara Costa. "Aspectos culturais na compreensão da periodontite crônica: um estudo qualitativo." Cadernos de Saúde Pública 23, no. 3 (March 2007): 681–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2007000300026.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo analisar concepções, crenças, atitudes e modelos explicativos para a doença em portadores de periodontite crônica, visando a colaborar na comunicação clínica entre cirurgiões-dentistas e pacientes, e contribuir para a adesão consciente ao tratamento. A amostra da pesquisa constou de vinte pacientes provenientes dos cursos de especialização em periodontia da Universidade de Fortaleza e da Associação Brasileira de Odontologia, em Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados deu-se no período de outubro de 2004 a janeiro de 2005. Referencial metodológico qualitativo foi utilizado para a interpretação da subjetividade dos pacientes. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas no intuito de obter relatos de "experiências vividas" dos doentes. Para a análise temática do discurso, empregaram-se: as categorias empíricas constituídas no próprio estudo, as freqüências simples e os percentuais calculados e o refinamento das classificações por temas. A partir dos relatos examinados, foi possível analisar que os pacientes compreendem o processo saúde-doença periodontal por meio da intermediação do conhecimento popular e científico, do envolvimento das condições de vida e de trabalho e do acesso ao serviço de qualidade, ou seja, eles não incorporam somente o discurso biomédico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Júlio Fernando da. "Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar." Educação Por Escrito 9, no. 2 (January 11, 2019): 204. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31275.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo descrever as principais estratégias de ensino adequadas à didática do ensino superior. Mediante a pesquisa bibliográfica apura-se a presença de catorze estratégias de ensino aplicáveis ao âmbito das universidades: Aula Expositiva, Perguntas e Respostas, Estudo Dirigido, Fichas Didáticas, Método de Solução de Problemas, Método de Projetos, Trabalho em Grupo, Estudo in loco, Jogos, Dramatização, Seminário, Debate, Método da Descoberta e Unidades Didáticas. Ademais, propõe-se a classificação dessas estratégias em três categorias – individuais, coletivas e mistas. Por fim, sugere-se o uso de duas ou mais estratégias de ensino, tendo como base a associação de quatro elementos didáticos: planejamento, organização de conteúdos, estratégias de ensino e avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Humberto Pereira da. "Linguagem, estética e ensino: notas para estudo." EccoS – Revista Científica 9, no. 2 (July 28, 2008): 329–48. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1086.

Full text
Abstract:
Wittgenstein é conhecido principalmente por suas contribuições no estudo da lógica e da filosofia da linguagem. Sobre esses temas, mais recentemente, há estudos que exploram suas idéias para a análise da linguagem em educação. O que se pretende com este artigo é explorar a linha de estudos a respeito da análise de tal linguagem em sua articulação com o ensino em matéria de arte. É importante destacar, no entanto, que a estética não ocupa um lugar especial no conjunto da obra de Wittgenstein. Assim, o que se tem em vista é mostrar, igualmente, como a estética se articula com a linguagem, segundo o filósofo austríaco, e, conseqüentemente, que problemas aparecem no ensino em matéria de arte – em documentos como o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Jane Raquel Silva de. "Estudo de caso no ensino de química." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 12, no. 2 (August 2010): 279–80. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Vieira Pereira, José António, and Renato Gil Gomes Carvalho. "Ensino profissional." Psychologica 64, no. 1 (September 6, 2021): 49–67. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_3.

Full text
Abstract:
O estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Quemuel Pereira da, Filipe de Oliveria Lima, Laís Sousa Maia, Maria Tays Pereira Santana, Thallita Alves dos Santos, Maria Vitória Oliveira Dantas, Paula Lima Nogueira, Amanda da Silva Araújo, Dâmilly Duane Pereira da Silva, and Ítalo Cardoso dos Santos. "Condicionamento ácido de superfícies radiculares periodontalmente comprometidas como adjuvante a terapia periodontal: uma revisão da literatura." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 14, 2020): e03963398. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3398.

Full text
Abstract:
Como adjunto ao tratamento periodontal convencional, o condicionamento ácido dessas superfícies foi introduzido com o intuito de auxiliar a tornar a região mais propícia ao reestabelecimento dos tecidos previamente lesionados. O objetivo da presente revisão é avaliar a partir da literatura existente, os principais benefícios das soluções do ácido cítrico e etilenodiaminotetracético (EDTA) em diferentes concentrações como adjuvante ao tratamento das superfícies radiculares em Periodontia. Para a realização desse estudo foram consultadas as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Publicações Médicas (PubMed), Google Acadêmico, Medline e biblioteca virtual Scientific Eletronic Library online (SCIELO). Para se realizar tal busca foram utilizados os Descritores em Ciência da Saúde (DECS): Doenças periodontais, Ácido cítrico, Ácido edético e Periodontia. Sabe-se então que o condicionamento químico pode ser um importante coadjuvante no tratamento periodontal de superfícies radiculares periodontalmente comprometidas, principalmente nas concentrações de 1% e 25% do ácido cítrico e de 24% do EDTA, que segundo os estudos, mostraram serem as mais eficazes em suas diferentes apresentações comerciais. Então se conclui com isso que o tratamento coadjuvante com ataque ácido contribui para a: remoção da camada final de esfregaços (smear layer), exposição da rede de fibras colágenas, efetiva adesão de elementos sanguíneos a superfície radicular e principalmente respeito aos tecidos periodontais anteriormente lesionados, permitindo assim o reestabelecimento da posição anatômica dos tecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

José da Silva, Raimunda Leila, Juliana Eugênia Caixeta, and Helma Salla. "TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 6, no. 01 (October 2, 2019): 79–94. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v6i01.148.

Full text
Abstract:
O uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Torres, Douglas Batista Gonçalves Rodrigues, Ricardo Shitsuka, Agenor Pina da Silva, Dorlivete Moreira Shitsuka, Adriana Soares Pereira, and Claudio Boghi. "Ensino de ciências: um estudo de alinhamento de conteúdos no ensino fundamental." Research, Society and Development 8, no. 1 (January 1, 2019): e4581654. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i1.654.

Full text
Abstract:
A Educação em Ciências (EC) no Ensino Fundamental (EF) contribui com uma visão de letramento necessária para o aluno se apropriar de uma leitura de mundo em relação à Biologia, Química e Educação Ambiental. Os professores especialistas podem realizar um papel importante dentro da rotina escolar quando há um trabalho colaborativo com a Professora Regente (PR) da turma. O presente artigo tem o objetivo de apresentar um trabalho de alinhamento de conteúdos realizado em turma do terceiro ano do EF com apoio da informática. Realiza-se uma pesquisa-ação em uma escola particular na Cidade de São Paulo. Os alunos apresentavam dificuldades de retenção do conhecimento do EC feita pela PR. Ocorre que muitas vezes, estas não têm o domínio completo sobre os conteúdos previstos em ciências e o apoio dos especialistas é bem-vindo. Fez-se um trabalho de pesquisa-ação no qual ocorreu o apoio da professora de informática em relação ao conteúdo trabalhado pela professora regente. O estudo contribui com o ensino de ciências mostrando a informática pode fornecer um valioso subsídio ao aprendizado quando há alinhamento de conteúdo. O trabalho em paralelo mostrou-se muito eficiente formando organizadores prévios para o aprendizado. Os alunos apresentaram sucesso nas avaliações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gresse von Wangenheim, Christiane, Vinícius Rodrigues Nunes, and Giovane Daniel Dos Santos. "Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso." Revista Brasileira de Informática na Educação 22, no. 03 (November 23, 2014): 115. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Da Conceição, Alexandre Rodrigues, and Elton Casado Fireman. "O ensino de botânica: proposta de ensino investigativo para o 2º ano do ensino fundamental." Revista Insignare Scientia - RIS 4, no. 1 (February 19, 2021): 168–88. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.12099.

Full text
Abstract:
O planejamento de aulas de Ciências, com objetivo de promover o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC), precisa ser iniciado desde cedo. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos uma sequência de ensino investigativo (SEI), com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, tendo como objetivo investigar a contribuição do ensino por investigação para o desenvolvimento da AC em conteúdos de Botânica. Esse estudo teve como base a pesquisa qualitativa de natureza descritiva e explicativa. As aulas que compõem a SEI foram registradas por meio de gravação de áudio, textos e desenhos produzidos pelos estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de categorias pré-definidas. Os resultados esclarecem que, por meio da observação das estruturas das plantas e das discussões sobre o plantio da banana, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar seu objeto de estudo, levantar hipóteses, realizar explicações, registar dados e comunicar seus achados; habilidades que fazem parte da cultura cientifica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Mercado, Luis Paulo Leopoldo. "Metodologias de ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 21, no. 1 (March 2016): 263–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772016000100013.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo apresenta subsídios teórico-práticos sobre as possibilidades de utilização das TIC na prática docente no ensino jurídico. Envolveu as etapas: estudo teórico/bibliográfico na área de TIC e ensino jurídico; construção e atualização do blog da pesquisa; seleção e formação de professores de Direito para desenvolver metodologias com TIC envolvendo uma experiência sobre a utilização de diferentes estratégias didáticas com professores do ensino jurídico; desenvolvimento de material didático no blog de cada professor; análise dos dados dos blogs e grupo focal. O estudo teve como objetivo investigar metodologias para uso de estratégias didáticas no ensino jurídico, construir material didático usando estratégias didáticas no ensino jurídico e explorar as possibilidades das estratégias didáticas no ensino superior em relação à construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades para utilização, aprendendo a avaliar, selecionar e integrá-las nas atividades curriculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ávila dos Anjos Luna, Ewerton, and Raquel Ferreira Gomes. "ORALIDADE E ENSINO." Revista (Con)Textos Linguísticos 14, no. 29 (December 30, 2020): 507–23. http://dx.doi.org/10.47456/cl.v14i29.31151.

Full text
Abstract:
Considerando a necessidade de pesquisas sobre ensino da oralidade (SILVA; LUNA, 2014), este estudo tem como objetivo analisar as propostas de trabalho a partir dos textos orais presentes nos livros didáticos de língua portuguesa. Para isso, utilizamos como corpus uma das coleções didáticas do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD 2017. A fim de embasar o estudo, foram consideradas contribuições teóricas de Marcuschi (2001a; 2001b), Dolz, Schneuwly e Haller (2004), dentre outros. A metodologia é de caráter quanti-qualitativo, uma vez que à análise detalhada das atividades quanto a suas contribuições para a formação do usuário competente de língua foi associado o número dessas propostas distribuídas em quatro categorias de análise. Os resultados apontaram que a coleção destina um espaço bastante reduzido à oralidade; entretanto, ao passo que algumas atividades apresentam lacunas, outras são satisfatórias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pires de Alcântara, Patrícia De Fátima. "Ensino Híbrido." Revista Pleiade 12, no. 25 (April 17, 2019): 29–38. http://dx.doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.447.

Full text
Abstract:
O ensino híbrido é uma forma de perceber que há muitas formas de aprendere de ensinar. O uso de tecnologias aliadas às diferentes estratégias de metodologiasativas atrai a atenção dos alunos para uma aprendizagem significativa. Objetivandoverificar a percepção dos alunos quanto ao ensino híbrido na disciplina de ProcessosPatológicos e Mecanismos de Defesa, trabalhou-se com duas turmas, com média de28 alunos em cada, utilizando a técnica de Rotação por Estações. A primeira turmateve aula tradicional e respondeu um questionário para verificar a percepção sobre aaula e sobre o conteúdo. A segunda turma teve aula sob a forma de Rotação por Estações.Foram 6 estações, com videoaula, jogo, construção de mapa conceitual, peerinstruction, quizz aplicativo Socrative e estudo de caso. Na aula seguinte, fez-se ocontrário. A turma que teve aula tradicional teve a aula por Rotação por Estações evice-versa. Comparando-se o questionário que verificava se os objetivos foram alcançados,entre a turma da aula tradicional e a do ensino híbrido, obteve-se 89% de acertono ensino híbrido contra 52% da tradicional. Dentro da mesma turma, 100% dosalunos preferiram a híbrida em ambas as turmas. Assim, esse estudo mostra que o ensinohíbrido é aplicável e muito bem recebido pelos alunos, produzindo um alto índicede satisfação e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pacheco de Oliveira, Carla Aparecida, and Neide De Brito Cunha. "COMPETÊNCIAS DE ESTUDO E ADAPTAÇÃO ACADÊMICA – ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE MEDIDAS." Educação: Teoria e Prática 30, no. 63 (November 3, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14675.

Full text
Abstract:
Os estudantes devem ter competências de estudo para atender às muitas demandas de adaptação à nova etapa de estudos no ensino superior. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo geral investigar as relações entre as competências de estudos e a adaptação acadêmica por meio de instrumentos. Participaram 464 estudantes de seis cursos de graduação de uma universidade particular do Sul de Minas Gerais. Foram utilizados a Escala de Avaliação de Competências de Estudos (ACE) e o Questionário de Adaptação Acadêmica ao Ensino Superior (QAES). Os resultados mostraram correlações entre os fatores e os totais das médias obtidas pelos participantes nos dois instrumentos, em sua maioria de fracas a moderadas. Espera-se que esses resultados possam auxiliar na reflexão tanto por parte dos alunos como das instituições para que se estabeleçam programas de auxílio aos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Araújo, Maurício Dos Santos, and Samara Silva Siqueira. "INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no. 1 (May 31, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v3i1.113.

Full text
Abstract:
A Paleontologia atua de forma conjunta com a evolução biológica das espécies, pois fornece evidencias sobre os principais processos evolutivos. Por isso, este estudo teve como objetivo analisar as percepções de estudantes de uma escola pública em São João do Patos/MA, Brasil a respeito do estudo dos fósseis para o entendimento de mudanças evolutivas em populações biológicas. A pesquisa foi desenvolvida com 33 estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, situada no estado do Maranhão. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas de modo a identificar como os estudantes percebiam a dinâmica da Terra, no que se refere ao estudo das rochas, dos fósseis para a compreensão de mecanismos evolutivos. Observou-se que a maioria dos estudantes demonstrava concepção considerada satisfatória sobre a importância dos registros fósseis para o entendimento da teoria da evolução biológica das espécies, evidenciando que o professor da disciplina de Biologia trabalhou os princípios geológicos e paleontológicos para facilitar a compreensão da evolução. Portanto, é preciso trabalhar de forma interdisciplinar esses conceitos provenientes da Geologia, Paleontologia e Evolução, a fim que o aluno possa construir um conhecimento sólido e integrado, contribuindo então, para a consolidação de uma aprendizagem significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Muller, Saullo Mendes, and Lucas Peres Guimarães. "O estudo dirigido como estratégia de ensino da origem da vida no ensino médio." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e76922071. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2071.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem o objetivo de discutir as hipóteses sobre a origem da vida com ênfase nos experimentos clássicos sobre biogênese e geração espontânea a partir de um estudo dirigido que torne o aluno protagonista no processo de ensino-aprendizagem sobre o tema. O estudo apresenta questões que são autorais e o texto foi elaborado do livro didático utilizado pelos alunos. Foi aplicado em uma sala do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Barra Mansa, durante as aulas de Biologia. Com a aplicação do estudo dirigido, notou-se uma postura mais ativa dos educandos que demonstraram interesse na construção do conhecimento científico em torno do tema proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography