To see the other types of publications on this topic, follow the link: Peritos Criminais.

Journal articles on the topic 'Peritos Criminais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Peritos Criminais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cotomacio, André Carrara. "A visão do perito criminal sobre as causas de um acidente de trabalho." Revista Brasileira de Criminalística 9, no. 1 (May 8, 2020): 60–68. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v9i1.387.

Full text
Abstract:
A compreensão de um acidente de trabalho é objeto de estudo da Engenharia de Segurança do Trabalho e, em locais deste tipo, a aplicação de seus conceitos permite que os peritos criminais determinem aspectos cruciais a respeito das causas do sinistro. Contudo, a literatura demonstra a necessidade de quebra do paradigma tradicional que influencia a visão do perito criminal a respeito de suas causas, a qual influencia a conclusão do laudo pericial. Destarte, o presente estudo busca confirmar os resultados apresentados por Vilela, Iguti e Almeida (2004), identificando quais concepções e paradigmas influenciam a visão do perito criminal a respeito do acidente de trabalho no tocante às suas causas. Para o conhecimento direto da realidade de um grupo de pessoas (peritos criminais) acerca do problema estudado (causa de um acidente de trabalho), foi utilizado um web survey visando o levantamento dos dados quanto ao entendimento da causa do acidente, por parte do perito criminal, devido à “culpa da vítima”, “condição insegura à qual a vítima foi exposta”, ou “ambos os fatores”. Os resultados obtidos corroboram o estudo de Vilela, Iguti e Almeida (2004), demonstrando que, em geral, a concepção de acidente nos laudos periciais é “centrada na pessoa” (culpa da vítima, “ato” ou “comportamento” inseguro), em contraste com a concepção prevencionista de acidente de trabalho, podendo tal entendimento, desta forma, influenciar indevidamente o resultado de uma perícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Raimunda Fernanda dos, and Lehi Bezerra Aguiar. "Práticas de organização e tratamento da informação em órgãos oficiais de perícia criminal: novos cenários para a atuação do profissional da informação." Ciência da Informação em Revista 7, no. 2 (September 3, 2020): 33. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2c.

Full text
Abstract:
Estuda as atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário no campo da perícia criminal, com base em suas competências e habilidades. Tem como objetivo geral evidenciar as principais tarefas que podem ser desenvolvidas por esse profissional em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal no que diz respeito à organização, tratamento e recuperação da informação. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem exploratório-descritiva a partir de dados extraídos da Classificação Brasileira de Ocupações do Perito Criminal e do Bibliotecário, bem como da aplicação de entrevista semiestruturada a dois profissionais que atuam na Perícia Criminal. Apresenta atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário para contribuir com as atividades realizadas pelos Peritos Criminais nesses órgãos. Essas atividades possuem relações entre si e contribuem para os processos de organização, representação e recuperação da informação nessas instituições. Conclui ressaltando que todas as tarefas apresentadas precisam estar correlacionadas ao saber fazer do Bibliotecário, cabendo a esse profissional agregar as dimensões da competência (conhecimentos, habilidades e atitudes) em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Botteon, Victor Wilson. "Introdução à Biologia Forense." Revista Brasileira de Criminalística 7, no. 2 (July 17, 2018): 41. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v7i2.291.

Full text
Abstract:
O livro intitulado “Introdução à Biologia Forense” foi idealizado pelos peritos criminais Claudemir Rodrigues Dias Filho e Pablo Abdon da Costa Francez, dos Estados de SP e PA, respectivamente, contando com a colaboração de diversos autores de renome da área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Montezano, Lana, and Gardênia Da Silva Abbad. "ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A EXPRESSÃO DE COMPETÊNCIAS DE PERITOS CRIMINAIS." Revista Alcance 26, no. 1(Jan/Abr) (May 24, 2019): 077. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v26n1(jan/abr).p077-093.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo identificar aspectos que influenciam a expressão de competências de peritos criminais em uma organização pública brasileira. A pesquisa, exploratória-descritiva, com recorte transversal, foi feita com métodos qualitativos, por meio de pesquisa em documentos organizacionais relacionados ao tema e necessários à compreensão do contexto organizacional. Realizaram-se entrevistas com 19 gestores que atuam na área pericial e um grupo focal com técnicos da área de perícias criminais. Foram identificadas duas categorias de aspectos, as quais foram subdivididas em 11 subcategorias: Situacionais (suporte material, ambiente físico, políticas e práticas de gestão de pessoas, demanda de trabalho, apoio à gestão, suporte psicossocial, critérios de avaliação de resultados, estruturação organizacional e autonomia institucional) e individuais (motivação para o trabalho e estratégias de enfrentamento de situações adversas). Os participantes da pesquisa avaliaram mais favoravelmente o suporte material e o ambiente físico, e consideraram a motivação como uma importante variável preditiva da expressão de competências no trabalho. Os resultados mostraram que há aspectos de percepção de suporte organizacional semelhantes aos encontrados na literatura em outros contextos de trabalho e foram encontrados aspectos específicos não observados em estudos anteriores e não mensurados em contexto de atividade pericial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Penna, Odicsan E. M. V. e. R. "Como o esforço do perito de local, em SC, e o BNPG levaram à solução de um homicídio no PR após 10 anos sem suspeitos." Revista Brasileira de Criminalística 9, no. 2 (July 8, 2020): 30–34. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v9i2.431.

Full text
Abstract:
Apesar dos esforços dos estados em manter recursos humanos adequados, é cada vez maior a discrepância na relação entre a quantidade de Peritos Criminais e a quantidade de crimes ocorridos no Brasil[1]. O Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) é uma ferramenta que permite diminuir este desequilíbrio, viabilizando a determinação de autores tanto em crimes em investigação, quanto nos casos “frios” (sem suspeitos de autoria). Este artigo apresenta o exemplo de conduta de um Perito de Local que, mesmo sem requisição, vislumbrou a importância da coleta de material biológico no hospital, de uma menina estuprada e jogada em um trem para morrer em Santa Catarina. Este procedimento, além de culminar na confirmação e condenação do autor, permitiu – via BNPG – fazer a indicação do mesmo indivíduo como o responsável pelo estupro e homicídio de outra vítima, no PR, passados 10 anos, sem a existência de nenhum suspeito. Este trabalho demonstra, portanto, como o labor do Perito Criminalístico de Local impacta diretamente na determinação de autoria e materialidade de um crime, devendo estes sempre se esmerarem para atingir seus objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Andrea Leite, Alcides Barrichello, Hélio Arthur Reis Irigaray, Donaldson Resende Soares, and Estelle M. Morin. "O trabalho e seus sentidos: um estudo com peritos criminais da Polícia Federal." Revista de Administração Pública 51, no. 6 (December 2017): 1058–84. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612159318.

Full text
Abstract:
Resumo Servidores públicos comprometidos e orientados por valores do éthos público é um dos principais desafios da gestão de pessoas. Conhecer o que lhes dá sentido ao trabalho pode ser um caminho para ações pertinentes, fora de estigmas e más interpretações sobre a relação entre o indivíduo e seu trabalho no setor público. O propósito deste artigo é avaliar os fatores antecedentes da experiência de sentido do trabalho, bem como sua relação com bem-estar psicológico, sofrimento psicológico e comprometimento afetivo em peritos criminais da Polícia Federal. Trata-se de pesquisa de natureza quantitativa, com uso de análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que os peritos veem sentido em seu trabalho, o qual advém de sua utilidade social e das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. O sentido está positivamente relacionado com bem-estar psicológico e comprometimento afetivo e negativamente com sofrimento psicológico. São discutidos os resultados da aplicação do modelo à luz de um marco de responsabilidade gerencial para desenvolvimento da função pública e conclui-se que ele oferece boa contribuição para gestão de pessoas no setor público possibilitando discutir fatores que favorecem a experiência de comprometimento e qualidade de vida psíquica no ambiente de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Giovanelli, Alexandre. "As Ciências Forenses no Brasil Monárquico: Breve Histórico da Oficialização e Institucionalização da Função Pericial nas Investigações Criminais." Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics 9, no. 3 (June 29, 2020): 394–418. http://dx.doi.org/10.17063/bjfs9(3)y2020394-418.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura apontar os marcos históricos do processo de oficialização da atuação de especialistas na esfera criminal, bem como a institucionalização da perícia oficial no âmbito da polícia. Nele procuramos analisar como os lapsos contidos nas leis foram preenchidos pela atuação prática dos peritos. Esse processo ocorreu de forma gradativa no período monárquico e coincidiu com o desenvolvimento científico da medicina legal no país. A oficialização da perícia na esfera criminal ocorreu como uma resposta aos anseios da sociedade pelo estabelecimento de regras claras para a persecução penal, a atribuição de penas "justas" e a possibilidade ampla de defesa pelo acusado. Entretanto, o processo de institucionalização da perícia oficial sofreu diversos revezes decorrentes da profissionalização tardia da polícia, o que gerou embates com representantes da academia e dúvidas em relação à isenção dos peritos oficiais, até o fim do período monárquico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garcia, Tiago Mikael, and Jonathan Cardoso Régis. "Local do crime: a preservação e o isolamento e seus reflexos na persecução criminal." Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 7, no. 12 (March 29, 2016): 239. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v7e122016239-251.

Full text
Abstract:
O presente estudo baseia-se na definição dos tópicos de maneira objetiva. A conceituação dos tópicos parte da premissa majoritária da doutrina. A importância e necessidade do isolamento e a preservação do local do crime, a classificação dos cenários do local do crime, bem como os aspectos relacionados ao dimensionamento das ações pelos agentes de segurança pública, por óbvio, os profissionais que primeiro se deparam com a cena do local do crime, é o exemplo maior do estudo. O trabalho demonstra a essencialidade das ações eficazes de isolamento e preservação do local do crime e os respectivos reflexos, positivos quando realizados de maneira eficiente, trazendo condições aceitáveis para que os peritos criminais realizem seu levantamento de dados, assim como também negativas, quando da ocorrência de falha nesse processo inicial, uma vez que características importantes da cena do crime se perdem, dificultando a perícia criminal e refletindo em prejuízo na persecução criminal como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carneiro, Ully Andrade, Bianca Marques Santiago, Cristiane Helena da Silva Barbosa Freire, Jeidson Antonio Morais Marques, and Maria Izabel Cardoso Bento. "Importância do odontolegista nas perícias criminais: análise de marca de mordida humana em um caso de homicídio." Research, Society and Development 10, no. 11 (August 29, 2021): e233101119326. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19326.

Full text
Abstract:
Objetivo: Demonstrar, por meio de um relato de caso, a importância da presença dos peritos Odontolegistas nos institutos de perícia oficial para correta análise dos vestígios de marcas de mordida. Relato de Caso: Um cadáver deu entrada em uma instituição de perícia oficial do Nordeste brasileiro, vítima de disparo por arma de fogo. Esse possuía uma lesão na face lateral do braço esquerdo, região deltoideana, compatível com marca de mordida humana. Dessa forma, foram realizadas fotografias e desenho em folha de acetato sobreposta à lesão para um futuro cotejo. Um mês após o exame necroscópico, uma suspeita foi levada ao instituto de perícia para que fossem realizados os exames de coleta de parâmetros para confronto da arcada dental, os quais abrangeram fotografias, marcas de mordida em plano de cera, modelos em gesso e mensurações dos elementos dentais. Após a realização do cotejo, foi constatada a coincidência de diversos pontos em ambas arcadas, sem sinais de divergências. Conclusão: A atribuição do perito odontolegista transcende os exames necroscópicos: sua expertise é fundamental nos casos envolvendo mordeduras humanas, sendo um forte aliado da justiça para averiguação da verdade. O que, neste caso, pelas metodologias utilizadas, ficou evidenciado ao se chegar à identificação da autoria da marca de mordida devido a ausência de contradições e a notável compatibilidade entre a marca de mordida encontrada e as arcadas da suspeita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes Júnior, Plínio Pereira, Maria Eugênia Oliveira Barbosa, Almery Pereira Ferreira Patriota, and Maria Andressa Nicácio Lima. "Análise do Conhecimento Sobre Entomologia Forense dos Profissionais da Segurança Pública das Cidades do Sertão Pernambucano." Revista Brasileira de Criminalística 9, no. 1 (May 8, 2020): 15–22. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v9i1.299.

Full text
Abstract:
A entomologia forense usa os insetos como determinantes na elucidação de questões criminais. Evidências de insetos demostram a identidade do cadáver, se o mesmo foi movido para algum local, maus tratos, tráfico de entorpecentes, danos a bens imóveis, contaminação de materiais e produtos estocados, dentre outros. O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento dos profissionais de segurança pública das cidades do sertão pernambucano de quatro repartições: as Polícias Federal, Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros de duas cidades do interior, Salgueiro onde foi realizado o levantamento nas quatro repartições e São José do Egito que restringiu aos profissionais da Civil. Em vista disso, foi possível presumir que esses profissionais não possuem o devido conhecimento necessário na área da entomologia forense, já que esta ciência é imprescindível e que não se detêm apenas aos peritos. Entretanto, essa modalidade de estudo vem crescendo e despertando bastante interesse devido à facilidade na elucidação de questões criminais no âmbito policial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Telles, Bruno, Claudemir Rodrigues Dias Filho, Juliano De Andrade Gomes, and Luiz Rodrigo Grochocki. "O setuagésimo aniversário da ABC!" Revista Brasileira de Criminalística 6, no. 1 (April 11, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v6i1.171.

Full text
Abstract:
Discussões científicas e os decorrentes aprimoramentos profissionais sempre tiveram espaço no contexto pericial mundial. E o Brasil não é exceção: desde os primórdios dos laboratórios de polícia técnica do início do séc. XX, peritos criminais prezam pelo intercâmbio de informações e técnicas aplicadas à perícia, primando pela primazia de um auxiliar da justiça. Mas foi a partir da década de 1940 que este escambo de conhecimentos técnico-científicos passou a ter como palco um evento nacional com projeção internacional. Era 1947 o ano em que se realizava, na Capital Paulista, o Primeiro Congresso Nacional de Polícia Técnica cuja importância vai além do pioneirismo neste tipo de evento, já que foi o berço da própria Associação Brasileira de Criminalística (ABC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Regiani, Anelise Maria, Cezar Silvino Gomes, Mario Sandro Souza, and Cleyton de Holanda Brito. "SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 14, no. 3 (December 2012): 185–98. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140312.

Full text
Abstract:
Um dos aspectos da inclusão social é a possibilidade de o cidadão ter a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento. Nesse sentido, a realização de eventos de divulgação científica é estratégia importante na perspectiva da alfabetização científica. O presente trabalho pretende analisar uma atividade na qual os participantes foram convidados a desvendar a dinâmica de um crime fictício a partir da investigação do local do crime montado por peritos criminais. Apesar de não ter sido concebida como tal, pode-se afirmar que a atividade utilizou a metodologia de ilha interdisciplinar de racionalidade de Fourez. Os distanciamentos metodológicos detectados foram consequências da inserção dessa atividade em evento de divulgação científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cavedon, Neusa Rolita. "As representações sociais circulantes no período de margem do ritual de passagem: o caso dos peritos criminais em estágio probatório." RAM. Revista de Administração Mackenzie 15, no. 2 (April 2014): 66–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712014000200004.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo identificar as representações sociais construídas pelos peritos criminais em estágio probatório, portanto no período de margem do ritual de passagem. A noção de ritual norteadora do artigo está baseada nos autores Turner (1974), Van Gennep (1978), DaMatta (1978, 1983), Rivière (1997), Segalen (2000) e Peirano (2003) e é definida como um momento extraordinário em que os valores e conhecimentos são apresentados aos neófitos como forma de inseri-los no universo cultural no qual estão ingressando. As representações sociais construídas ao longo desse período vão apresentar peculiaridades inerentes à posição ocupada pelos neófitos. E as representações sociais, de acordo com Sperber (2001), dentro de uma ótica antropológica, emergem de uma composição articulada em torno da representação em si, do conteúdo dessa representação, de um usuário e de um produtor (que, em alguns casos, pode ser o próprio usuário). As representações mentais são aquelas construídas no interior do usuário. As representações públicas são as representações mentais compartilhadas entre as pessoas de um determinado grupo. Os sujeitos integrantes de uma comunidade ou grupo social, cada um deles possui em seu interior uma gama de representações mentais, e parte desse saber ou dessas representações será, ao se tornar pública, compartilhada entre os integrantes do grupo. Assim, os sujeitos vão construir suas representações mentais semelhantes àquela originalmente publicizada. O método etnográfico permitiu acompanhar os ingressantes desde o estágio da separação até o momento de margem. A observação participante e simples foi empreendida desde maio de 2009 até junho de 2012 junto aos neófitos. As representações circulantes na fase de liminaridade contemplaram o trabalho, como desgaste emocional, um valor positivo, interferindo na vida familiar, identificado como CSI, positivo e negativo aos olhos da polícia, humor negro e falta de recursos. Vale destacar que a humildade e as críticas acompanhadas de aspectos positivos foram acionadas, mesmo sendo os neófitos ingressantes no setor público, o que confirma as teorizações elaboradas por antropólogos que enfatizam a humildade e o comedimento como sendo comportamentos esperados na fase de margem do ritual de passagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ames, Joseane, and Daniele Zago Souza. "Falsificação de medicamentos no Brasil." Revista de Saúde Pública 46, no. 1 (February 2012): 154–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012005000005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar os principais medicamentos falsificados apreendidos pela Polícia Federal brasileira e os estados em que houve a apreensão. MÉTODOS: Estudo retrospectivo descritivo dos laudos periciais elaborados por Peritos Criminais da Polícia Federal sobre medicamentos contrafeitos entre janeiro de 2007 e setembro de 2010. RESULTADOS: Os medicamentos com maior número de apreensões foram inibidores seletivos da fosfodiesterase 5, utilizados para tratar a disfunção erétil masculina (Cialis® e Viagra®, em média 66%), seguidos por esteróides anabolizantes (Durateston® e Hemogenin®, 8,9% e 5,7%, respectivamente). A maior parte dos medicamentos falsos foi apreendida nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, com incremento superior a 200% no número de medicamentos inautênticos encaminhados à perícia no período. Houve aumento nas apreensões de medicamentos contrabandeados arrecadados em conjunto com os falsos; 67% das apreensões incluíram no mínimo um medicamento contrabandeado. CONCLUSÕES: A falsificação de medicamentos é um grave problema de saúde pública. A identificação das classes de medicamentos falsos no País e os principais estados brasileiros com essa problemática podem facilitar ações futuras de prevenção e repressão pelos órgãos brasileiros responsáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Thiago Henrique Costa. "A perícia e o perito criminal contábil: Instrumentos a serviço da justiça." Revista Brasileira de Criminalística 8, no. 1 (June 28, 2019): 35–47. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v8i1.250.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo principal evidenciar o papel da perícia criminal, sobretudo da perícia criminal contábil, como instrumento jurídico e técnico-científico de combate à criminalidade e auxílio à justiça, sendo elaborado em uma abordagem qualitativa, subsidiada por pesquisa bibliográfica e análise indireta de dados. Em uma sociedade em que a criminalidade avança no sentido de se especializar para garantir altos ganhos e a consequente impunidade, é papel do Estado buscar meios de combate ao crime organizado. Nesse sentido, a perícia criminal contábil tem o importante papel de elucidar os crimes que ocasionam o maior prejuízo para a sociedade, àqueles que envolvem sonegação, desvio ou ocultação de dinheiro, que deveriam ir ao encontro do interesse público e da efetivação de políticas públicas. O Código de Processo Penal é taxativo quanto à necessidade de perícia criminal nos casos em que a infração deixar vestígios e, sendo a contabilidade a ciência responsável pelo registro, controle e caminho do patrimônio, a perícia criminal contábil ocupa lugar central nos processos que envolvem crimes contra o sistema financeiro ou contra a ordem econômica e tributária. Dessa forma é cada vez mais necessário que os Estados invistam nas carreiras das polícias técnico-científicas e na contratação e especialização de peritos criminais, que elaborarão laudos capazes de interpretar vestígios, produzindo provas em favor da verdade. AbstractThe main objective of this paper is to highlight the role of criminal forensics, especially forensic accounting, as a legal and technical-scientific instrument to combat crime and assisting justice, being elaborated in a qualitative approach, subsidized by bibliographical research and documental. In a society that criminality progresses in order to specialize guaranteeing high gains and the consequent impunity, it is the role of the state to seek ways of combating organized crime. In this sense, criminal accounting expertise has the important role of elucidating crimes that cause the greatest harm to society, to those involving evasion, misappropriation or concealment of money, which should meet the public interest and the implementation of public policies. The Code of Criminal Procedure is taxactive regarding the need for criminal expertise in cases where illegality leaves traces and, the accounting being the science responsible for registration, control and patrimony path, forensic accounting occupies central place in the processes which involve crimes against the financial system or against the economic and tributary order. In this way it is increasingly necessary for States to invest in the careers of technical-scientific police and in the hiring and specialization of criminal experts, who will produce reports capable of interpreting traces, producing proof for the truth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Dias, Régis Paim, A. Pereira, F. Langaro, R. N. Correa, N. De Souza, and L. L. V. de Lacerda. "Riscos psicossociais e estresse ocupacional, parceiros numa relação presumida com Burnout: um estudo de estressores que envolvem as atividades dos Peritos Criminais." Revista Brasileira de Criminalística 2, no. 1 (October 12, 2013): 42. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v2i1.49.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Da Silva, Evandro Gomes, and C. A. Mondin. "Quando os diásporos são vestígios: estudo de caso no sul do Brasil." Revista Brasileira de Criminalística 6, no. 2 (July 8, 2017): 18–24. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v6i2.159.

Full text
Abstract:
Um cadáver humano com sinais de violência física foi retirado das águas do Lago Guaíba, próximo à zona portuária do cais central em Porto Alegre. A vítima trouxe, aderidos às vestes, vestígios de vegetais terrestres, entre outros achados de interesse criminalístico. O exame mais apurado do material vegetal revelou tratar-se de um tipo de “pega-pega” e outra espécie de “carrapicho”, ambos aderidos na face externa do terço superior das calças. Tais estruturas eram pequenos frutos secos, que possuem cerdas ou ganchos utilizados para adesão aos pelos de animais, ou, eventualmente, ao tecido das roupas humanas. Algumas plantas apresentam tal estratégia para disseminação de suas sementes, chamada de dispersão epizoocórica. Conhecendo tal mecanismo de propagação das plantas que geram diásporos, o endemismo e tendo dados de ocorrência das espécies identificadas, poderíamos inferir onde teria sido o local original de violência contra a vítima, que foi localizada boiando no canal de navegação do Guaíba. Elaborado a partir de um caso real, conhecimento taxonômico e pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca dar subsídios para o reconhecimento de diferentes espécies de plantas produtoras de diásporos no âmbito forense, relacionando a identificação da espécie à zona de distribuição e de ocorrência. O caso estudado destaca a epizoocoria no contexto da botânica forense, além disso, salienta a imprescindível interação de peritos criminais com botânicos taxonomistas na correta identificação dos vestígios, para que tais conhecimentos possam servir como mais uma ferramenta na elucidação de crimes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pinto, G. A. T., L. G. Freitas, Y. Machado, and Pablo Alves Marinho. "Avaliação da técnica de imunocromatografia para análise de drogas de abuso no contexto da química forense." Revista Brasileira de Criminalística 4, no. 3 (December 16, 2015): 28–37. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v4i3.105.

Full text
Abstract:
O uso abusivo de drogas é um problema de saúde pública mundial que leva a graves consequências sociais e principalmente na saúde dos usuários. A prevalência da utilização de drogas pela população em geral vem aumentando consideravelmente. Deste modo, as análises químicas em drogas de abuso apresentam importância crucial para materialização do delito. A imunocromatografia é uma técnica de triagem, rápida, de fácil execução, dispensa o uso de reagentes adicionais, equipamentos e técnicos especializados, sendo bastante utilizada para a detecção de drogas em fluidos biológicos, mas carece de estudos para sua utilização em análises de drogas apreendidas. Sendo assim, o presente estudo aborda os aspectos analíticos da técnica de imunocromatografia, avaliando a eficiência desta técnica para a análise de drogas de abuso no contexto da química forense. Para o presente estudo as amostras sugestivas de maconha, cocaína e ecstasy (MDMA) apreendidas pela Polícia Civil de Minas Gerais foram analisadas por imunocromatografia e comparadas com outras técnicas como testes colorimétricos e análises instrumentais (FT-IR, GC-MS e LC-MS/MS). Parâmetros como taxas de falsos resultados, sensibilidade, seletividade e confiabilidade foram calculados utilizando tabelas de contingência. A imunocromatografia apresentou em média taxas de sensibilidade e seletividade de 94% e 75%, respectivamente. A menor confiabilidade constatada para análise de comprimidos de ecstasy deve-se principalmente ao grande número de resultados falso-positivos para MDMA, uma vez que essa técnica é pouco seletiva para essa substância, detectando diversas outras substâncias análogas. Portanto, a imunocromatografia se mostrou eficiente para a triagem de drogas apreendidas, uma vez que apresentou adequada sensibilidade e seletividade para drogas como maconha e cocaína e possibilidade de detectar outras drogas sintéticas além do ecstasy, as quais possivelmente não seriam detectadas pelos testes colorimétricos rotineiramente empregados pelos Peritos Criminais de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Miranda, Aldiane Rodrigues, and Erlenilce Oliveira de Sousa. "O Papel do Perito Judicial e o Assistente no Devido Processo Legal." Revista Eletrônica Acervo Científico 3 (May 9, 2019): e412. http://dx.doi.org/10.25248/reac.e412.2019.

Full text
Abstract:
Esse artigo buscou relatar em uma pesquisa qualitativa a importância do Perito Judicial. Foi realizada a pesquisa com referêncial teórico metodológico bibliográfico atravez de Evangelista (2000), Filho & Filho (2010), Da Costa (2015) e outros importantes autores. Os resultados encontrados é que teoricamente não existe opinião formada sobre a questão da importância, porém é clara e evidente nas fontes pesquisadas que é necessário uma técnica oficial ou ad hoc nas áreas da perícia judiciária para auxiliar o poder da justiça e ser mais exato nos casos concretos em busca da verdade. Conclui-se que esta pesquisa é de cunho importantíssimo para que os peritos e auxiliares mantenham-se cada vez mais a formação em evidência, e busquem se aprimorarem para estar auxiliando o poder judiciário e assim prestando mais eficiência e eficácia, que é incontestado a importância e sua técnica em auxilio na esfera criminal e judiciária do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Garrido, Rodrigo Grazinoli. "O aprendizado de criminalística: interações entre as modalidades formal, informal e não-formal de educação." Saúde, Ética & Justiça 15, no. 1 (June 7, 2010): 10. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v15i1p10-15.

Full text
Abstract:
<span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><p>O artigo avalia o trânsito do conhecimento criminalístico entre as vertentes do ensino informal, não-formal e</p></span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">formal. Para tanto, foi realizado estudo descritivo transversal com alunos do Curso de Formação Profissional (CFP) de </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">Peritos Criminais da Academia de Polícia Civil Sylvio Terra (ACADEPOL-PCERJ) e com alunos de Ensino Superior e Médio que buscaram mini-cursos na área de Criminalística. A partir da resposta de 202 questionários foi possível determinar claramente um ciclo informal-formal do ensino de Criminalística. Filmes e seriados de Televisão têm </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">incrementado o interesse pela área, oferecendo um conhecimento prévio e levando à busca por cursos e palestras não </span></span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">formais. Os alunos do ensino formal também adquiriram conhecimentos prévios por meio destas mídias. Esse interesse </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">pode ser aproveitado no Ensino Médio como fator de interdisciplinaridade e contextualização de conteúdos de ciências </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">naturais. Já no Ensino Superior, deve propiciar o estabelecimento de cursos e habilitações em Criminalística. Dessa </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">forma, devem-se formar profissionais com interesse pela área e, sobretudo, cidadãos mais conscientes.</span></span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tonietto, Ângela, Bruno Telles, Charles Albert Andrade, Claudemir Rodrigues Dias Filho, Elvis Medeiros, Juliano De Andrade Gomes, and Maria Paula Oliveira Valadares. "Qual o papel do Perito Criminal?" Revista Brasileira de Criminalística 2, no. 1 (October 16, 2013): 5. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v2i1.63.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ribeiro Dias, Márcio Gleidson, Junio Araujo Souza, and Cristiene Costa Carneiro. "Tomografia Computadorizada de crânio em perícias criminais: uma grande aliada." Revista Brasileira de Criminalística 5, no. 3 (November 4, 2016): 14–21. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v5i3.135.

Full text
Abstract:
O presente estudo trata-se de uma revisão descritiva da literatura sobre as principais vantagens da Tomografia Computadorizada (TC) de crânio na área de Criminologia. Para a revisão literária foram utilizados artigos e dissertações recentes publicados entre 2007 e 2016, livros de imagenologia e medicina legal. A partir dos dados obtidos na revisão literária, nós realizamos uma descrição sobre a TC e sua evolução ao longo dos anos, suas vantagens e aplicações em perícias criminais. Destacamos a importância do laudo pericial, a responsabilidade do perito criminal, a fisiopatologia do trauma cranioencefálico e a sua relação com a violência urbana.Entre as vantagens da virtópsia em relação aos métodos tradicionais destacam-se a preservação do corpo, o arquivamento das imagens e a capacidade de identificação de vítimas através de imagens comparativas ante mortem e post mortem. Assim, a TC tem se tornado cada vez mais presente nas investigações criminais como uma tecnologia de baixo custo que é capaz de localizar, quantificar e evidenciar o trajeto de projéteis, auxiliando na identificação de cadáveres e causas da morte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sala, Davi. "A perícia criminal: evidências, profissional perito e nulidade pericial – uma revisão literária." Revista Brasileira de Criminalística 7, no. 3 (October 31, 2018): 28–31. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v7i3.262.

Full text
Abstract:
Este artigo de revisão tem como objetivo buscar estudos que exemplificassem ou descrevessem métodos de avaliação de locais de delito, com a finalidade de preservação de evidências quanto à métodos e técnicas de investigação, profissionais peritos e suas competências, acreditação de laboratórios e a nulidade pericial como agravante por falta de investimento das organizações governamentais e por capacitação técnica dentro da ciência forense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Garrido, Rodrigo Grazinoli, and Marco Antônio De Araujo Portes. "PERITO OU TESTEMUNHA: dilema entre a ampla defesa e a importação descontextualizada da testemunha técnica." Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM 11, no. 3 (December 13, 2016): 974. http://dx.doi.org/10.5902/1981369422405.

Full text
Abstract:
Apesar de a doutrina diferenciar com clareza as figuras processuais do perito e da testemunha, tem sido realidade em nossos tribunais a convocação do técnico em juízo para atuar de forma testemunhal. Cria-se em nossa civil law a testemunha-técnica, típica da common law. O trabalho se desenvolve em uma perspectiva antropológica, que busca o conhecimento do “outro” para entender a si mesmo. Assim, por meio da metodologia de documentação indireta, buscou-se definir o perito de natureza criminal e a testemunha em nossa cultura jurídica e na americana para reconhecer as origens do nosso “perito-testemunha”, seu modo de ação e possíveis benefícios processuais que o justifique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Damas, Morgana Alves, Jeniffer Azevedo Jamar, Antony de Paula Barbosa, and Aline Castellar. "A Botânica Forense e a Ciência Farmacêutica no Auxílio à Resolução de Crimes." Revista Brasileira de Criminalística 5, no. 1 (April 22, 2016): 27–34. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v5i1.112.

Full text
Abstract:
O profissional farmacêutico generalista possui uma formação voltada para o âmbito humanista, crítico e reflexivo, tendo como atribuições essenciais a prevenção, promoção, proteção e a recuperação da saúde humana. Dentro deste contexto, desenvolve atividades associadas ao fármaco e ao medicamento, às análises clínicas e toxicológicas e aos alimentos. O currículo deste profissional encontra-se em constante transformação de forma a atender a realidade em benefício da saúde e abrange as áreas da química, biologia e física. Dentro da área biológica destaca-se a Botânica, que através do seu conhecimento técnico-científico, garante a capacidade destes profissionais atuarem em vários campos, entre eles a Criminalística, como perito criminal, fazendo parte de uma equipe multidisciplinar. Nesse contexto, é possível citar a Botânica Forense como o ramo da Biologia Forense no qual as estruturas vegetais encontradas na cena de um crime tornam-se de grande importância nas investigações criminais. Embora a eficiência dos métodos de análise da Botânica Forense já tenha sido reconhecida, esta continua sendo uma área de atuação limitada devido à existência de poucos profissionais qualificados. Elaborado a partir de levantamento bibliográfico, este artigo visa mostrar a importância dos conhecimentos de botânica adquiridos na graduação do profissional farmacêutico, bem como discutir sobre as subespecialidades da Botânica Forense e de que forma elas corroboram nos processos de investigações criminais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Machado, Michelle Moreira. "Perfis de manchas de sangue: do local de crime à elaboração do laudo." Revista Brasileira de Criminalística 7, no. 1 (May 14, 2018): 45. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v7i1.229.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Gustavo Carvalho de, Kátia Mecler, Miguel Chalub, and Alexandre Martins Valença. "O exame de Verificação de Cessação de Periculosidade: a importância da avaliação ampliada em um caso com conclusão contrária ao parecer da equipe assistente." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 19, no. 2 (June 2016): 322–41. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2016v19n2p322.10.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma discussão a respeito de um caso em que um indivíduo sob medida de segurança, devido a tentativa de homicídio, foi submetido à avaliação de sua periculosidade por peritos psiquiatras. A conclusão foi de que sua periculosidade não havia cessado, divergindo da opinião de sua equipe assistente. Foram identificados relevantes fatores que implicam um maior risco de violência e reincidência criminal, demonstrados no laudo. O resultado mostra que uma avaliação criteriosa e independente é fundamental para a elaboração de um bom laudo psiquiátrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rodrigues, Cláudio Vilela, Márcia Terra da Silva, and Oswaldo Mário Serra Truzzi. "Perícia criminal: uma abordagem de serviços." Gestão & Produção 17, no. 4 (December 2010): 843–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2010000400016.

Full text
Abstract:
O objeto deste artigo é o serviço de perícia criminal e seu principal objetivo é argumentar que o enquadramento das atividades desenvolvidas pela perícia criminal como um processo de operações em serviço que ocorre em uma rede interorganizacional pode incrementar o valor da imparcialidade da Justiça Criminal entregue a seus principais destinatários. Tomando-se o serviço de perícia criminal em Minas Gerais como estudo de caso, analisou-se o valor a partir da perspectiva das consequências para os destinatários e dos recursos utilizados para produzi-las. Como resultado, obteve-se que a utilidade do serviço de perícia criminal é produzir a prova da materialidade do crime e vincular o autor à cena do crime e, assim, contribuir para a elucidação do delito. O valor do serviço foi definido considerando as condições de acesso para todos os envolvidos, principalmente para os segmentos excluídos da sociedade. Avaliou-se também a inclusão social que, no serviço de perícia criminal, traduz-se na investigação de delitos, sem que seja necessário submeter os suspeitos a constrangimentos. Concluiu-se que a perícia criminal é um meio para a realização do valor de imparcialidade da Justiça e as competências dos peritos constituem seu principal recurso. Este artigo permite refletir sobre as dificuldades de aplicar conceitos de gestão de serviços a uma organização pública com diversidade de públicos e com valor fluido e pouco definido, porém importante, como esta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos Filho, Carlos Roberto dos, Flávio Alves Carlos, and Fábio Moraes da Costa. "Habilidades Relevantes para a Perícia Contábil Criminal: A Percepção dos Peritos e Delegados da Polícia Federal." Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) 11, no. 1 (March 17, 2017): 69–89. http://dx.doi.org/10.17524/repec.v11i1.1446.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Gloria Junior, Odair de Souza, Deborah Moraes Zouain, and Gustavo de Oliveira Almeida. "Competências e habilidades relevantes para um chefe de unidade descentralizada de perícia da polícia federal." RAM. Revista de Administração Mackenzie 15, no. 4 (August 2014): 15–46. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712014/administracao.v15n4p15-46.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo descrever as competências técnicas e habilidades necessárias para um perito criminal federal no exercício da função de chefe de unidade de perícia da Polícia Federal, especificamente nos setores técnico-científicos (Setecs) e nas unidades técnico-científicas (Utecs), segundo a teoria de competências e habilidades. A releitura desses fundamentos, incluindo habilidades sociais nesse escopo, fortaleceu o embasamento teórico para análise dos resultados da etapa empírica desta pesquisa. Essa postura pode contribuir, na prática, para a construção de uma política de gestão de pessoas, baseada em competências, alinhada com o planejamento estratégico em desenvolvimento na organização, otimizando a designação para os cargos de liderança, sobretudo na área de criminalística, considerando as especificidades da área de atuação. Foi aplicado um questionário com dez questões sobre a atuação profissional e informações sociodemográficas, além de um inventário em que os respondentes indicavam a importância e o grau de domínio de uma série de competências selecionadas por meio de análise da literatura. Após a devida aprovação, o questionário foi enviado para todos os 53 chefes de unidades de perícia da Polícia Federal. Os resultados indicam diferenças no que tange ao domínio de competências entre os chefes da Utec, mais jovens e com menor tempo de experiência, e o grupo de chefes do Setec, com maior tempo de atuação na perícia e também em gestão. Os resultados ainda permitiram destacar algumas competências técnicas e habilidades mais relevantes que deverão ser desenvolvidas para e pelos peritos que exercem a função de chefia em unidade de perícia da Polícia Federal ou aspiram a ela. Os resultados permitiram também uma melhor compreensão das relações entre competências e habilidades, e, na prática, auxiliaram a esclarecer o panorama de avanços e limitações na gestão atual. Conclui-se, pois, que o governo federal promoveu avanços na política de recursos humanos do serviço público, no entanto a implementação de um sistema moderno de gestão de pessoas ainda não foi consolidado no Departamento de Polícia Federal. Isso fica evidenciado pela carência de competências primordiais para que os chefes exerçam com excelência a função de gestores de unidades de perícia técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Barrios López, Manuela, and Jorge Humberto Márquez Valderrama. "¿Medicalizar al delincuente o hacer del loco un criminal?: Prácticas de alienismo y medicina legal en Colombia a comienzos del siglo XX." Salud Colectiva 15 (April 25, 2019): e1965. http://dx.doi.org/10.18294/sc.2019.1965.

Full text
Abstract:
Este artículo analiza algunas asociaciones médico-jurídicas entre locura y criminalidad en el departamento de Antioquia (Colombia), en las primeras tres décadas del siglo XX. El análisis se orientó por dos ejes imbricados: el de los discursos y el de las prácticas. Se examinaron las ideas de cuatro médicos, planteadas entre 1917 y 1925, para identificar los debates teóricos desde los cuales se delimitaban y definían las enfermedades mentales en casos judiciales. La puesta en escena del saber de los peritos y su lugar como expertos se analizaron en un caso judicial, que inició en 1921, y en cuyo desarrollo afloraron las confrontaciones teóricas entre los médicos que debatieron sobre la posible locura del acusado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Vásquez, Maria Fernanda. "Los estudios médico-legales y las enfermedades mentales en Colombia, 1930-1950." Revista Tempo e Argumento 13, no. 33 (August 2, 2021): e0116. http://dx.doi.org/10.5965/2175180313332021e0116.

Full text
Abstract:
Son todavía escasos los estudios que en Colombia se han interesado por las relaciones históricas entre el saber médico-legal y el saber médico mental. Los estudios médico-legales relativos a las exposiciones periciales psiquiátricas constituyen una buena fuente de información para analizar dichas relaciones. El discurso sobre las enfermedades mentales dentro del campo jurídico y el proceso de medicalización de la justicia permite analizar el papel desempeñado por los peritos psiquiatras en la definición de los criminales categorizados como enajenados. Del mismo modo, esos mismos estudios, permiten analizar la funcionalidad de los exámenes somáticos y psicológicos para definir el estado de enajenación y el modo de tratamiento que debían seguir este tipo de acusados. Usando los estudios médico-legales del médico legista Julio Ortiz Velásquez publicados en 1953, este artículo analiza algunos de los discursos de la psiquiatría forense en la primera mitad del siglo XX en Colombia. Palabras clave: Estudios médico-legales; Enfermedad mental; Peritaje psiquiátrico; Colombia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Castelo Branco, Thayara Silva. "O ESTADO PENAL-PSIQUIÁTRICO E A NEGAÇÃO DO SER HUMANO (PRESUMIDAMENTE) PERIGOSO." Revista de Criminologias e Politicas Criminais 3, no. 2 (December 1, 2017): 19. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0065/2017.v3i2.2243.

Full text
Abstract:
O artigo trata dos contornos do direito penal de “tratamento” com base no discurso médico-psiquiátrico, buscando analisar as consequências da reação (penal) ao sujeito “perigoso” e potencialmente criminoso, bem como a herança dessa periculosidade no Sistema de Justiça Criminal brasileiro. Dessa forma, problematiza o Estado penal-psiquiátrico que passa a conectar a noção de “doença” e de “perigo” como justificativa de negação e aniquilamento do ser humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Andrade, Flávio Da Silva. "A tomada da decisão judicial criminal à luz da psicologia: heurísticas e vieses cognitivos." Revista Brasileira de Direito Processual Penal 5, no. 1 (March 26, 2019): 507. http://dx.doi.org/10.22197/rbdpp.v5i1.172.

Full text
Abstract:
A partir dos conhecimentos da psicologia, este ensaio procura primeiro demonstrar como o ser humano, valendo-se de heurísticas, pensa e age para resolver problemas e tomar decisões em seu dia a dia. Em seguida, o estudo busca revelar como as heurísticas são empregadas para a tomada da decisão judicial criminal, comentando-se sobre os vieses e sobre os poderes e perigos da intuição, ressaltando-se que o juiz jamais deve prescindir do pensamento racional e lógico, desenvolvido a partir do contraditório. Portanto, chama-se a atenção para a necessidade de o juiz conhecer as heurísticas e os vieses de julgamento, de modo que busque tomar decisões de maneira mais deliberativa e menos intuitiva, ainda que haja uma enorme cobrança por celeridade nos tempos atuais. Reforça-se, ao final, a necessidade de se propiciar e exigir uma formação multidisciplinar do magistrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Kasakoff, Leonardo Baird, and Marcelo N. Gonçalves. "Hastes flexíveis no estudo do trajeto durante o exame perinecroscópico." Revista Brasileira de Criminalística 4, no. 1 (April 2, 2015): 7–11. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v4i1.85.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo constatar se a utilização de hastes flexíveis pode contribuir para a determinação do trajeto de projétil de arma de fogo na região da cabeça, quando da realização do exame perinecoscópico no local da ocorrência. Apresenta estudos de casos no trabalho de ex Perito Criminal Oficial do Instituto de Criminalística do Estado do Acre – recentemente trabalhando no Estado do Mato Grosso – atuante em cidades do interior, onde a remoção dos cadáveres para a realização de exame cadavérico na Capital (Rio Branco) fazia com que o cientista criminal não acompanhasse o estudo completo do cadáver. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, com a utilização de técnica ainda não empregada no Estado Acriano. Os trabalhos são desenvolvidos mediante comparação do uso de haste flexível inserida na cavidade de lesões de entrada. Os resultados comparativos mostraram que a técnica é de fácil aplicação, com baixo custo operacional, além de ser reprodutível e não interferir na coleta dos demais vestígios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Souza, Verusca Soares de, Kelly Cristina Inoue, João Lucas Campos de Oliveira, Genival Fernandes de Freitas, Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Sonia Silva Marcon, Magda Lúcia Felix de Oliveira, and Laura Misue Matsuda. "Desdobramentos judiciais do erro na enfermagem." Acta Paulista de Enfermagem 32, no. 6 (December 2019): 700–706. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900096.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Caracterizar processos com decisões judiciais por erros envolvendo profissionais de enfermagem. Métodos: Estudo documental, com os casos julgados e concluídos, que versavam sobre erro envolvendo profissionais de enfermagem. O levantamento foi realizado nos meses de maio e junho de 2018, no sítio online do Tribunal de Justiça do Paraná. As informações de interesse foram: local da ocorrência, profissionais envolvidos, características das vítimas, do erro e o desfecho da investigação. Para análise os dados foram submetidos à estatística descritiva. Resultados: Foram identificados 31 casos julgados, cuja maioria ocorreu em ambiente hospitalar (90,32%), com indivíduos adultos (64,71%). Em oito casos a vítima foi a óbito, em metade deles apresentou incapacidade temporária (17=50%) e sete pessoas apresentaram incapacidade permanente. O erro mais frequente envolveu a administração de medicamentos (38,71%), seguido por erro de assistência ao parto (19,35%). Em mais da metade dos casos o boletim de ocorrência foi registrado pela própria vítima (58,06%) e somente um perito médico foi consultado durante o processo (61,29%). Em 22 casos o profissional foi condenado. Destes, 20 foram condenações cíveis e duas criminais. Em média, os processos cíveis geraram ressarcimento de R$ 42.614,30 reais e nos processos criminais, a média de tempo de reclusão, convertidos em serviços comunitários foi de 18 meses. Conclusão: Os processos judiciais culminaram em condenações. Além disso, apontam à necessidade de melhor estrutura e apoio aos profissionais que passam pela experiência jurídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gurgel, W. P., L. M. Gomes, F. C. L. Ferreira, and R. M. Gester. "Cálculo de velocidades em acidentes de trânsito: Um software para investigação em física forense." Revista Brasileira de Ensino de Física 37, no. 4 (December 2015): 4305–1. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11173741966.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentamos e validamos o software Speed Calculations for Traffic Accidents (SCTA). Este aplicativo é voltado para a perícia forense e segue um protocolo que possibilita ao perito criminal, mesmo aquele sem formação em física, estimar as velocidades de veículos envolvidos em colisões e atropelamentos no trânsito. SCTA utiliza conceitos básicos de mecânica clássica, considera diferentes coeficientes de atrito e leva em conta as avarias e as características dos veículos envolvidos. Isso permite determinar as velocidades nas mais distintas situações de acidente. O software segue uma filosofia open source, possibilitanto implementar novas situações de acidentes. Finalmente, como dados de entrada, SCTA depende apenas de poucas medidas realizadas no momento do levantamento pericial. Isso evita observações desnecessárias, otimiza e assegura confiabilidade da perícia forense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Felippe, Rafaela Martins, Paulo Roberto dos Reis da Rosa, Carolina Schuster Ouriques, Mohammed Irfan, Luciana Domingues Conceição, and Rafael Guerra Lund. "Odontologia Legal e Forense na formação de estudantes de Odontologia: relato de experiência de projeto de ensino multidisciplinar." Revista da ABENO 20, no. 2 (October 31, 2020): 111–18. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.952.

Full text
Abstract:
Este artigo objetivou relatar a experiência de um projeto de ensino multidisciplinar de Odontologia Legal e Ciências Forenses, voltado aos estudantes universitários e à comunidade acadêmica em geral. O projeto, por meio de encontros quinzenais com minicursos, grupo de estudos de livros didáticos e artigos científicos, além de outras atividades, estimulou a discussão e o aprendizado dessas áreas temáticas que estão cada vez mais em foco. Com fins didáticos, foi montada uma sequência de assuntos de Odontologia Legal e Ciências Forenses, possibilitando aos estudantes a experiência da perícia criminal, a partir do contato com ensaios simples, cujos conceitos jurídicos e forenses envolvidos estão presentes no currículo vivenciado em diferentes cursos universitários. As palestras realizadas quinzenalmente possibilitaram ao público (graduandos e professores) a troca de conhecimento sobre as diferentes áreas que abrangiam o projeto. Os assuntos abordados nas palestras foram especialmente importantes nas áreas que englobam as Ciências Forenses, principalmente a Química Forense e a Odontologia. O projeto de ensino intitulado: “Odontologia Legal e Forense” pode exercer um papel fundamental na formação acadêmica, tanto de futuros cirurgiões-dentistas quanto de futuros peritos, possibilitando vasto conhecimento em diferentes áreas das Ciências Forenses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Alvim de Souza, Eliane Helena, Wagner Bezerra do Nascimento, Patricia Roberta De Moraes Andrade Nasci, Cristiane Da Silva Andrade, Michelline Oliveira Pedrosa Spindola, and Emanuel Sávio De Souza Andrade. "Sudorese post-mortem: relato de caso." Revista Brasileira de Criminalística 7, no. 2 (July 17, 2018): 37–40. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v7i2.273.

Full text
Abstract:
O enforcamento é o meio mais adotado por homens e mulheres na prática do suicídio. Assim, o objetivo do presente estudo foi apresentar relato de um caso de suicídio por enforcamento, onde ocorreu processo de sudorese post-mortem em indivíduo adulto do sexo masculino. Os dados relatados foram extraídos de laudo elaborado por perito criminal do Instituto de Criminalística de Pernambuco Prof. Armando Samico. Além dos sinais clássicos previstos na literatura como relaxamento de esfíncteres e sulcos em torno do pescoço, chamou atenção a sudorese evidenciada após afrouxamento do laço horas após a morte, por ocasião do trabalho pericial. A ocorrência do fenômeno evidenciado deve ser investigada em mortes da mesma natureza e estudos devem ser conduzidos no sentido de melhor explicá-lo por se tratar de fenômeno raro para o qual inexiste uma explicação possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Kamoliddinovich, Ochilov Samariddin. "The Prevention Of Persons With A Test Period." American Journal of Social Science and Education Innovations 03, no. 05 (May 31, 2021): 410–20. http://dx.doi.org/10.37547/tajssei/volume03issue05-73.

Full text
Abstract:
This scientific article is intended to shed light on the theoretical aspects of the prevention of offenses of persons on probation, to identify existing problems in this area and to develop scientific and theoretical proposals for their solution. The legal foundations and scientific and theoretical description of probation, social significance, the circle of persons subject to probation, prevention of offenses of those sentenced to imprisonment, mitigation of punishment, parole. The indicators of criminal cases considered by the country's criminal courts, the number and types of crimes committed by convicts, their causes, statistics of persons released from places of detention and replaced by milder sentences have been studied. In order to increase the effectiveness of the prevention of offenses by persons on probation, the need to study the social status of a person undergoing probation, identify and eliminate his mental and physical problems is emphasized.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Melki, João Arnaldo Damião, Carmen Cinira Santos Martin, and Aguinaldo Luiz Simões. "Procedimentos em exumações para investigação de vínculo genético em ossos." Revista de Saúde Pública 35, no. 4 (August 2001): 368–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102001000400006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar problemas técnicos nas exumações para pesquisa de DNA em ossos e propor soluções por meio de protocolo. MÉTODOS: Estudo prospectivo e qualitativo das exumações, procedendo cada etapa da perícia conforme proposto na literatura médico-legal. Foram realizadas dez exumações no período de 1995 a 1998, para coleta de restos humanos e extração do DNA, sendo sete de interesse civil e três, criminal. As dificuldades técnicas surgidas na execução desses procedimentos foram resolvidas a partir de alternativas estabelecidas. RESULTADOS: A escassez de informações úteis para a identificação do indivíduo, baseada em seus restos mortais, foi observada em todos os casos. As características morfológicas individuais contribuíram para a identificação em 50% dos casos. O auxílio dos familiares foi importante na revelação dessas características. Em três casos, foi indicado apenas o sexo e, em um, a idade. A falta de infra-estrutura dos cemitérios e de segurança policial dificultou o trabalho pericial. CONCLUSÕES: Para garantir a fidelidade do exame molecular do DNA é necessário identificar de quem são os restos mortais a serem exumados. Para a eficiência da perícia, é fundamental o uso de um protocolo que inclua, entre outras questões, as relativas a identificação, infra-estrutura e segurança pessoal dos peritos no local do exame.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Cotomácio, André Carrara, and Gui Schröer. "A Diferenciação da Pérola de Fusão Primária e Secundário por Meio da Metalografia." Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics 10, no. 1 (October 27, 2020): 14–35. http://dx.doi.org/10.17063/bjfs10(1)y202014-35.

Full text
Abstract:
As perícias de incêndio de natureza elétrica carecem de técnicas consistentes e reprodutíveis para a análise de perolamentos de fusão formados nos fios condutores. Embora a ciência dos materiais e a metalurgia possuam elementos disponíveis para análise de pérolas no cobre, parece não haver um consenso sobre qual método de análise seria apropriado. Assim, o presente estudo tem por objetivo discutir características que possibilitem a distinção entre pérolas de fusão primárias e secundárias nos fios de cobre, por meio do exame metalográfico, em condutores obtidos de cenas reais de incêndio. Por conseguinte, foi possível estabelecer quais os perolamentos possuíam “características” de traço de fusão primário, ou “características” de traço de fusão secundário utilizando-se a metalografia e que, quando analisados em conjunto com os demais elementos da cena, permitem ao perito criminal concluir acerca das circunstâncias do sinistro. Apesar de não se tratar de uma técnica inovadora, o desenvolvimento do presente estudo faz-se oportuno considerando a ausência de trabalhos científicos tratando desse tema em nosso país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Peláez Mejía, José María, and Ronald Jesús Sanabria Villamizar. "Configuración de la prueba pericial en el proceso penal colombiano." Prolegómenos 20, no. 39 (January 30, 2017): 105–24. http://dx.doi.org/10.18359/prole.2726.

Full text
Abstract:
<p>Producto de la ley 906/2004 el régimen probatorio en materia penal sufrió cambios considerables no solo de orden procesal, los cuales son detectables a simple vista, sino sobre todo cambios de orden ideológico que reemplazaron el basamento principialístico de la anterior legislación. El presente artículo, teniendo como derrotero los principios probatorios del actual sistema de enjuiciamiento criminal en Colombia, la posición adoptada por la Corte Suprema de Justicia y la doctrina, pretende determinar los presupuestos de existencia o validez de la prueba pericial. Si bien el informe pericial es un elemento necesario, o en palabras de la Corte Suprema de Justicia un “germen de prueba”, para la futura formación de la prueba pericial en la audiencia de juicio oral −puesto que permite el idóneo ejercicio de derechos como la confrontación, la contradicción y la defensa− su constitución y contenido dependen exclusivamente de la declaración del perito en audiencia. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Negrini Neto, O. "Soluções Eletrônicas para Cálculos de Velocidade em Acidentes de Trânsito." Revista Brasileira de Ensino de Física 24, no. 2 (June 2002): 124–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442002000200007.

Full text
Abstract:
As atribuições próprias do cargo de Perito Criminal, profissional responsável pelas perícias técnicas na área penal, dentre as quais as relativas a acidentes de trânsito, exigem muitas vezes conhecimentos específicos que não são ensinados em qualquer curso superior. Tais conhecimentos são fornecidos através dos cursos de formação específica, obrigatória para todos os recém ingressos na carreira, através de concurso público, bem como nos cursos de especialização, exigidos como pré-requisitos para as promoções. Destacam-se, dentre esses conhecimentos necessários, aqueles que são própriosda Física Forense. No presente artigo, apresentamos um método por nós desenvolvido e que vem sendo ensinado nestes cursos e utilizado com sucesso nos casos reais para a avaliação das velocidades de veículos colidentes. Introduzimos um tratamento eletrônico pelo uso de planilhas de cálculos que possibilitam o estudo de variações de grandezas duvidosas e de um software que permite uma rápida análise do acidente, reconstituindo-o esquematicamente e possibilitando, simultaneamente, a avaliação das velocidades, através da aplicação direta da conservação da quantidade de movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Jesus, Samantha Stanco de, and Daniel Sachs Silva. "TOXICOLOGIA FORENSE E SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE PÚBLICA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (July 31, 2021): 767–81. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1716.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como fito, discorrer sobre o tema da toxicologia forense como instrumento essencial à identificação de substâncias danosas aos organismos, visto que, muitas vezes, o uso inadequado de determinados reagentes químicos, podem causar danos irreparáveis; apresentando-se, portanto, como tema de alta relevância à saúde pública e a sociedade em geral. Nesse sentido, o papel do perito se apresenta como “sine qua non” para elucidação de crimes e infrações nos casos de envenenamento; superdosagem de drogas; alterações de substâncias, onde através de análise e coleta de material biológico, tal profissional angariará subsídios concretos a fim de obter provas conclusivas, corroboradas em seu laudo técnico. Nesta área de conhecimento, atuam profissionais de diversas formações e por isso é compreendida como multidisciplinar, por exemplo: toxicologia ocupacional, toxicologia ambiental, toxicologia de alimentos, toxicologia de medicamentos, toxicologia social, etc. Neste sentido, a toxicologia através de suas técnicas científicas vem somar esforços junto a perícia criminal e a própria saúde pública em seu sentido macro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Marques, Fernando Tadeu, and Guilherme Rodrigues Manuel. "Um Juiz sem face: as organizações criminosas e as perspectivas da lei 12.694/2012." Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública 11, no. 2 (December 28, 2018): 26–33. http://dx.doi.org/10.29377/rebesp.v11i2.287.

Full text
Abstract:
É notória a necessidade da coragem dos magistrados para exercer uma das funções mais importantes do país, a função não apenas de dirimir conflitos, mas também de pacificar a sociedade. Algumas situações, durante o exercício desta função coloca em risco a vida não somente dos juízes, mas também de seus familiares, podendo citar como exemplo o caso da juíza paulista, da vara de Violência Doméstica, que foi atacada dentro do local de trabalho, bem como o caso da juíza, carioca, Patrícia Acioli que apelidou a lei nº. 12.964/2012. É desse modo que este presente trabalho teve por finalidade analisar as mudanças e perspectivas trazidas pela lei nº. 12.964/2012, e a atuação das organizações criminosas em intimidar a atuação do judiciário. Tendo como resultado após uma reflexão doutrinária, análise de casos concretos e estudo da legislação que a efetivação da lei nº. 12.694/2012 é um meio de diminuir a tensão do judiciário frente ao constante perigos e ataques à juízes e membros do poder judiciário. A Lei Patrícia Acioli, acerta, pois o referido dispositivo legal foi pontual no sentido de mudar o cenário devastador dos magistrados criminais. O papel do Estado que vigia e preza pelo equilíbrio da sociedade é de suma importância e não deve ser ameaçado pela atuação ilegítima do crime organizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lima Neto, Epaminondas Gonzaga, and Denise Fontes Leal Albano. "Influência da Prova Pericial em Sentenças Judiciais de Casos Definidos na Lei de Drogas em Aracaju entre 2012 e 2018." Revista Brasileira de Criminalística 9, no. 2 (July 8, 2020): 113–22. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v9i2.456.

Full text
Abstract:
O Código de Processo Penal preceitua que a realização de exame pericial em infrações não-transeuntes é imprescindível. Desta forma, é através do exame pericial que se consubstancia a materialidade delitiva neste tipo de delito, não podendo a confissão do acusado suprir-lhe a falta. Com o objetivo de qualificar a prova pericial, os órgãos oficiais de perícia criminal experimentaram, nos últimos anos, investimentos governamentais que tanto possibilitaram a aquisição de equipamentos mais modernos e implementação de técnicas mais acuradas de análise quanto possibilitaram a contratação de novos peritos oficiais por meio da realização de concursos públicos. Isto posto, o presente trabalho, através de estudo empírico, objetiva aferir a influência da prova pericial em sentenças judiciais que se valeram do procedimento especial previsto na Lei de Drogas, prolatadas entre os anos de 2012 e 2018 na Comarca de Aracaju. A partir dos resultados, percebeu-se que a relevância dos laudos periciais apresentou progressão significativa a partir do ano de 2015, bem como também foi constatado que a influência da prova pericial é bem maior no âmbito da Justiça Comum que no âmbito do Juizado Especial. Para as apreensões de maior quantidade de droga, foi percebido que a prova pericial assume influência singular na decisão do magistrado enquanto que, para o caso de pequenas apreensões, restou evidenciado que a prova pericial é o primeiro aspecto a ser analisado para a distinção entre traficante e usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Jesus, Rudvan Cicotti Alves de. "Psicologia Forense: pesquisa, prática clínica e aplicações." Revista Brasileira de Criminalística 9, no. 1 (May 8, 2020): 81. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v9i1.375.

Full text
Abstract:
O livro “Psicologia Forense: pesquisa, prática clínica e aplicações” trata de uma obra inédita, no tocante que diz sobre o estudo da prática clinica a caracterizando de forma geral, sem dar ênfase a melhor, mas sim os condicionamentos para a prática em si.A obra foi elaborada por Matthew T. Huss que atualmente é professor de psicologia na Creighton University (Nebraska, EUA), ele também é autor de mais dois livros intitulados Psicologia Forense 1ª ed. (2008) e Psicologia Forense 2ª (2013).O livro é quase inexistente de ilustrações, uma vez que traz um conteúdo unicamente teórico e metodológico, em algumas partes do livro encontram-se mapas mentais, contudo ele é unicamente textual.A obra é dividida em treze capítulos, aos quais entre eles estão distribuídos em cinco partes, o assunto é abordado de forma direta, e os conteúdos buscam incorporar exemplos do mundo real de forma a com esses exemplos possam prender a atenção dos estudantes que venham a conhecer o material.Muitos aspectos sobre métodos e de aplicações da psicologia forense e da psicologia geral, bem como conceitos de direito o que não usualmente utilizados pela maioria dos autores, estão descritos nesta obra.O capítulo 1 traz uma breve introdução sobre se trata e quais os aspectos psicologia forense. O capítulo 2 aborda sobre os métodos e características da avaliação, tratamento e consultoria em psicologia forense. O capítulo 3 trata de explicar e simplificar quão o papel de um perito, e sobre o que significa o testemunho pericial. O capítulo 4 discorre sobre o que viria a ser psicopatia, sua natureza em si, e o que ainda não sabemos sobre ela. O capítulo 5 aborda qual a natureza que gera a violência e seus fatores de risco. O Capítulo 6 aborda o que seria um agressor sexual e como avalia-lo psicologicamente. O capítulo 7 trata da inimputabilidade e responsabilidade criminal e suas justificativas, regras, defesas, lei. O capítulo 8 traz a Capacidade civil e criminal, levantando a questão sobre a capacidade dos procedimentos criminais e a capacidade para submeter-se a julgamento, bem como seus procedimentos. O capítulo 9 trata a definição critérios e processos no que confere a restrição civil. O capítulo 10 aborda os fatores, avaliação, tratamento, consequências psicológicas da violência doméstica e perseguição (stalking). O capítulo 11 traz a história da delinquência juvenil e justiça juvenil, como fatores de risco para delinquência juvenil, papel do psicólogo forense, avaliação e tratamentos. O capítulo 12 trata da história legal e pressupostos sobre guarda dos filhos, leis Padrões legais e preferências na guarda dos filhos, como também o impacto dos acordos de guarda, os resultados pós-divórcio e o abuso infantil. A obra é finalizada com O capítulo 13 aborda a base legal para casos de danos pessoais: atos ilícitos e o direito civil, simulações e prática forense geral em casos de danos pessoais.A maneira como os temas são abordados, e a linguagem a qual é utilizada, faz com que o publico assim destinado, estudantes, profissionais da área e alguns doutrinadores do direito, obtenham uma melhor compreensão do e discernimento do assunto. Psicologia Forense: pesquisa, prática clínica e aplicações / Matthew T. Huss; tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa; revisão técnica: José Geraldo Vernet Taborda. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2011.Número de páginas: 422Formato: 15,5 cm por 25 cmCapa duraISBN 978-85-363-2554-5
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Conceição, L. D., N. R. Prietto, R. H. A. Silva, and Rafael Guerra Lund. "Forensic Dentistry in a Southern Brazilian City." Revista Brasileira de Criminalística 4, no. 1 (April 2, 2015): 33–40. http://dx.doi.org/10.15260/rbc.v4i1.83.

Full text
Abstract:
Desde 1932, a inclusão obrigatória da Odontologia Legal no currículo das faculdades de odontologia no Brasil contribuiu para a disseminação desta ciência entre os estudantes de odontologia. Infelizmente, esses profissionais, por vezes, não acham este assunto relevante e apenas se preocupam com o assunto quando enfrentam um problema na área judicial. Este trabalho tem como objetivo relatar as rotinas, procedimentos e funções de um Posto Médico Legal, em Pelotas, cidade do sul do Brasil, porque estas situações são geralmente desconhecidas pelos cirurgiões-dentistas e este contato e conhecimento são importantes para que eles tenham uma compreensão mais precisa do trabalho do perito odonto-legista. Diferentes métodos de identificação humana (exames de arcada dentária, rugae palatal e extrações de dentes para o exame de DNA da polpa dentária) são de responsabilidade do dentista forense. Além disso, o juiz pode nomear o dentista que faz o trabalho na área cível, criminal, trabalhista e administrativo em processos legais. Concluiu-se que a estrutura do Posto Médico Legal de uma cidade do sul do Brasil, como Pelotas, apresenta plenas condições para a prática Odontologia Legal, permitindo um trabalho interdisciplinar na busca de soluções de crimes. Por isso, é essencial para estimular e chamar a atenção para o estudo desta área nos países em desenvolvimento como o Brasil, onde o número de especialistas está a aumentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Kovalenko, Vera, Nikolay Pavlichenko, and Alexander Samodelkin. "Historical experience in the fight against human trafficking and criminal exploitation in the pre-revolutionary period of the Russian state." OOO "Zhurnal "Voprosy Istorii" 2020, no. 11-1 (November 1, 2020): 198–211. http://dx.doi.org/10.31166/voprosyistorii202011statyi02.

Full text
Abstract:
The author studies the history of the development of Russian legislation in the pre-revolutionary period (X - beginning of XX century), which reflected the historical experience of the state’s struggle against serious infringements on human freedom, the historical milestones of the Genesis of illegal forms of human trafficking and illegal exploitation of human beings are reflected, during which the state made attempts to regulate legal and prohibit illegal forms of sale and exploitation of human beings with the help of legal regulations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography