To see the other types of publications on this topic, follow the link: Personalidade.

Journal articles on the topic 'Personalidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Personalidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Castellana, Gustavo Bonini. "Dialética da psicopatia." Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea 1, no. 1 (October 17, 2012): 106–23. http://dx.doi.org/10.37067/rpfc.v1i1.1044.

Full text
Abstract:
O estudo dos transtornos da personalidade na psiquiatria contemporânea tem demonstrado amplas limitações de compreensibilidade quando restrito à perspectiva sintomatológica-criteriológica. Neste artigo pretende-se ampliar as possibilidades de compreensão dos fenômenos apreendidos nos casos de transtorno da personalidade a partir da análise do encontro com dois pacientes. Para tal, se faz necessária primeiramente uma delimitação do conceito de anormalidade no estudo das personalidades e, para esta, utilizaremos as noções de normal e patológico propostas por Canguilhem. Em seguida, espera-se, já dentro do campo das personalidades patológicas, ampliar as possibilidades de compreensão da experiência vivida por indivíduos intitulados psicopatas, referenciando-nos pela tipologia dialética de Blankenburg. Dessa forma, este artigo objetiva expandir a ainda tímida contribuição da perspectiva fenomenológica no campo de estudos psicopatológicos dos transtornos da personalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tavares, Christian Pereira, Cleo Zanella Billa, and Diana Francisca Adamatti. "Uma Uma extensão ao modelo de emoções e de personalidades baseado em sistemas multiagentes utilizando distribuição normal, lógica Fuzzy e matemática intervalar." Revista Brasileira de Computação Aplicada 12, no. 1 (March 21, 2020): 54–70. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v12i1.9326.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste em uma extensão ao modelo de emoções e de personalidades baseado em sistemas multiagente, na qual, para que os agentes sobrevivam, eles necessitam realizar trocas de recurso. A inicialização deste modelo tem valores fixos para a personalidade e a influência da personalidade sobre a emoção. Este valor deve variar no intervalo [0;1], sendo que o valor zero representa quase inexistência da determinada personalidade ou influência sobre as emoções, e um, a presença total. Portanto, sendo fixado um valor na inicialização do modelo, o mesmo não será capaz de mostrar precisamente o modo que estas emoções e personalidades influenciam nas decisões do ser humano, uma vez que cada indivíduo não possui a capacidade de uma ponderação quantitativa de suas emoções e personalidade. Para tornar o modelo uma solução mais próxima do comportamento humano, froam estudadas técnicas para resolver o problema da inicialização fixa na influência da personalidade sobre a emoção. Para isso, o desejo de que as variáveis da influência de personalidade iniciem em um intervalo, no qual possa ser retirado um valor aleatório, que por sua vez, será utilizado para a inicialização do modelo. Para isso, o artigo apresenta três técnicas diferentes de inicialização: Distribuição Normal, Lógica Fuzzy e Matemática Intervalar. O intuito da utilização destas técnicas consiste em poder ter uma visão mais ampla e melhor apresentada de diferentes resultados de saída do modelo. Além disso, possibilita uma comparação com os resultados do modelo original, para tentar obter uma melhor representação do modelo humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Calixto, Fernanda, and Roberto Alves Banaco. "Possibilidades analítico-comportamentais para a análise e investigação dos Transtornos de Personalidade." Perspectivas em Análise do Comportamento 10, no. 1 (July 31, 2019): 027–41. http://dx.doi.org/10.18761/pac.tac.2019.010.

Full text
Abstract:
Personalidade, certamente, é um tema central nas ciências psicológicas. Tradicionalmente, é entendida como uma instância imaterial explicativa, responsável pelo comportamento manifesto e intimamente relacionada à nossa compreensão de individualidade. Na análise do comportamento, a descrição operacional do conceito e a compreensão das suas variáveis funcionalmente relacionadas ocupam destaque. Nesta perspectiva, a personalidade é entendida como o próprio se comportar diferencialmente selecionado pelas contingências históricas e vigentes. Para além da compreensão dos processos envolvidos na formação do que entendemos por personalidade, uma atenção especial é fornecida para a compreensão funcional das personalidades tidas como “desviantes” e agrupadas, topograficamente, como transtornos. O objetivo do presente trabalho é apresentar possibilidades de avaliação e investigação dos Transtornos de Personalidade na perspectiva analítico-comportamental. Especificamente, a análise funcional é proposta como um modelo complementar ao do DSM na avaliação e definição de intervenções. Adicionalmente, os modelos experimentais de momentum comportamental, paradigma naturalístico de mãe abusiva e de impulsividade são propostos na investigação de algumas classes de respostas características dos transtornos de personalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Scussel, Fernanda Bueno Cardoso, and Gisela Demo. "DIGA-ME O QUE VESTES E TE DIREI QUEM ÉS: UM ESTUDO SOBRE A PERSONALIDADE DAS MARCAS DE MODA DE LUXO." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 10, no. 1 (October 27, 2017): 77. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v10e1201777-100.

Full text
Abstract:
A conquista de espaço na mente dos consumidores recebe cada vez mais conotação especial entre as estratégias empresariais. Assim, este artigo explora a personalidade de marca no mercado de luxo, construto que orienta a preferência e o consumo por parte das clientes. No que tange ao seu objetivo precípuo, tem-se a identificação das personalidades de marca das marcas de luxo na moda mais consumidas no Brasil. A pesquisa, de natureza quantitativa, contemplou 622 consumidoras, revelando a predominância das dimensões Credibilidade, Alegria e Sofisticação na percepção das consumidoras quanto à personalidade das marcas de luxo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Crochik, José Leon. "Personalidade autoritária e pesquisa empírica com a Escala F: alguns estudos brasileiros." Impulso 27, no. 69 (October 31, 2017): 49. http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v27n69p49-64.

Full text
Abstract:
Prossegue-se neste texto a análise da relação presente no estudo de Adorno et al. (1950) entre tendências de personalidade, ideologia e preconceito. Para isso, são expostos dados de pesquisas com universitários com a Escala F e é apresentada sua relação com outras escalas criadas a partir de questões geradas naquele estudo: Escalas de Ideologia da Racionalidade Tecnológica, Traços Narcisistas de Personalidade e Manifestações de Preconceito Moral e contra Pessoas com Deficiência. Verificou-se, por meio dessas pesquisas que: a) a Escala F continua fidedigna e válida para nossos dias; b) traços do sadomasoquismo têm correlação com a adesão à ideologia da racionalidade tecnológica, com o narcisismo e com os dois tipos de preconceito considerados; c) as medidas de personalidade antidemocrática, narcisismo e da adesão a uma forma de pensar formal e sistemática estão correlacionadas com as duas formas de preconceito estudadas, mas características de personalidade autoritária estão mais relacionadas com o preconceito moral do que contra pessoas com deficiência, ocorrendo o oposto com as características de personalidades narcisistas. Conclui-se que o sadomasoquismo ainda exerce papel acentuado na constituição de preconceitos e que as necessidades psíquicas subjacentes a esses preconceitos podem ser distintas, necessitando de formas diversas para serem combatidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Camanho, Gilberto Luis. "Personalidade editorial." Revista Brasileira de Ortopedia 44, no. 4 (2009): 0. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-36162009000400001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Mayra Silva de. "Personalidade patológica." Psico-USF 18, no. 2 (August 2013): 333–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712013000200017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Marcelo Negri, Luís Fernando Centurião, and Alender Max. "OS DIREITOS DA PERSONALIDADE NA JURISPRUDÊNCIA DO DIREITO DAS FAMÍLIAS NO ESTADO DO PARANÁ." REVISTA FOCO 16, no. 12 (December 29, 2023): e4005. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n12-162.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende expor de forma breve e objetiva a evolução dos direitos da personalidade, evidenciando a possibilidade de que estes sirvam como base para aplicação da responsabilidade civil aos casos que agridam os direitos da personalidade nas relações familiares, para tanto, realizar-se-á uma incursão bibliográfica, que servirá de base para análise dos estudos jurisprudenciais que se seguirão e servirão para demonstrar a evolução da jurisprudência no Brasil, que hoje resguarda a possibilidade de tutela dos direitos da personalidade de situações inerentes ao direito das famílias, ultimando com uma análise de julgados emanados pelo Tribunal de Justiça do Paraná que possuem correlação entre o direito das famílias e o direito das personalidades, comprovando estar a jurisprudência do tribunal regional em consonância com o entendimento encampando pelo Superior Tribunal de Justiça e demais tribunais regionais do país, que consagram especial proteção aos direitos da intimidade dos integrantes de relações familiares, alertando, contudo, a necessidade de evolução constante da doutrina e jurisprudência, para que estas acompanhem a evolução social que se impõe ao cidadão cotidianamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Penha, Nilton, Julieta J. Inocente, and Sonia Groisman. "Direito e Saúde Mental de Pessoas Físicas e Jurídicas." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 27, no. 1 (November 17, 2017): 26. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v27i1.241.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi levar ao conhecimento da comunidade científica uma revisão bibliográfica percebida ao longo da carreira acadêmica de um dos autores onde a personalidade física presente em coordenadores de alguns cursos de especialização em Odontologia é transmitida à personalidade jurídica tanto em instituições públicas quanto em privadas. A Legislação vigente, diferenças de personalidades físicas e jurídicas, transtornos mentais e de personalidade são explicitados, além de se projetar algumas possibilidades de acometimentos na medicação, os autores também questionaram a o fechamento de hospitais. Foi usada metodologia exploratória, através de palavras-chave no portal Capes e Scielo, com os descritores: Direito Administrativo • Saúde Mental • Ensino Odontológico • Políticas públicas de saúde; além de revistas e jornais virtuais. Concluiu-se que a falta de conhecimento em direito por parte dos docentes prejudica o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Existe, em alguns casos, o descaso contratual, pela falta de dissociação pessoal e institucional onde docentes e discentes se inserem, podendo este ser repassado num processo cíclico onde aprendidos e ensinados podem fazer parte de um sistema imutável. Existe a necessidade da revisão dos valores na metodologia de ensino odontológico para que transtornos de personalidade física não sejam perpetuados em pessoas jurídicas e assim não haja prejuízo e judicialização de ações por parte dos que têm noção de diretos e deveres como regras básicas de convívio social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves Pereira, João, Luiz Henrique Castelan Carlson, and Mário Steindel. "NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COM PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 8 (August 27, 2022): e381837. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1837.

Full text
Abstract:
A denominada Lei de Inovação, vigente desde 2004, prevê a possibilidade dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) adotarem uma personalidade jurídica própria, como forma de potencializar o desenvolvimento de suas atividades e finalidades. Entretanto, existem diversos tipos de natureza jurídica de direito privado sem fins lucrativos existentes no ordenamento jurídico brasileiro que poderiam ser adotados. Este artigo tem por objetivo identificar e descrever os tipos de personalidade jurídica que melhor atendem aos propósitos dos NITs, apontando suas vantagens e benefícios. Dentre as personalidades jurídicas avaliadas, as Associações e as Fundações de Apoio, qualificadas como Organizações Sociais (OS), proporcionariam o melhor atendimento às finalidades legais pré-estabelecidas para o funcionamento dos NITs, como por exemplo uma maior autonomia financeira e administrativa, além de uma maior agilidade no relacionamento, na cooperação e na transferência do conhecimento gerado nas ICTs com os demais entes privados e públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lovato, Lucas. "Transtornos da Personalidade." Revista Brasileira de Psiquiatria 33, no. 3 (September 2011): 314. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462011000300020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Barros, Gustavo, and José Cássio do Nascimento Pitta. "Personalidade, epilepsia, homicídio." Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo) 30, no. 5 (2003): 165–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-60832003000500005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Neuner, Jörg. "Direitos da Personalidade." Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça 13, no. 40 (March 17, 2020): 43–82. http://dx.doi.org/10.30899/dfj.v13i40.762.

Full text
Abstract:
Uma sociedade regulada juridicamente implica não apenas que o indivíduo seja reconhecido como sujeito de direitos e que lhe seja atribuída a liberdade de atuar juridicamente, mas também especialmente que a pessoa seja protegida de restrições indevidas à sua vida e à sua liberdade. O presente artigo oferece um panorama da proteção dos direitos da personalidade pelo direito privado na Alemanha. Serão tematizados aspectos históricos, teórico-jurídicos, facetas do direito constitucional e europeu, assim como determinados grupos de casos e, por fim, serão bordados a legitimação ativa e passiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Luz Segundo, Elpídio Paiva. "Direitos da Personalidade." Revista de Direito da Faculdade Guanambi 7, no. 01 (June 27, 2020): e280. http://dx.doi.org/10.29293/rdfg.v7i01.280.

Full text
Abstract:
O presente artigo examina os fundamentos teóricos dos direitos da personalidade, com foco na origem moderna; as transformações do conceito e o desafio hodierno da tutela de proteção do sujeito na era da técnica. Com base em uma metodologia hermenêutica crítica, observando seus fundamentos éticos e de historicidade, aponta a necessidade de construir e de revisitar categorias jurídicas que possam ressignificar seu campo de atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pereira, Caio. "Direitos da Personalidade." Pensar - Revista de Ciências Jurídicas 03, no. 1 (1995): 05–19. http://dx.doi.org/10.5020/2317-2150.1995.v03n1p05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Siqueira, Dirceu Pereira, and Caroline Akemi Tatibana. "direitos da personalidade." Revista do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania 7, no. 2 (May 26, 2023): e065. http://dx.doi.org/10.48159/revistadoidcc.v7n2.e065.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a cobertura vacinal infantil no Brasil, em especial o impacto que a Política Nacional de Imunizações vem sofrendo com movimentos de antivacinação. Assim sendo, o que se espera com o presente estudo será responder a seguinte problematização: Pode os pais recusar-se à vacinação obrigatória de seus filhos por convicção filosófica ou política? Os resultados mostraram uma tendência maior que a recusa à vacinação obrigatória, poderá violar o direito fundamental à vida da criança e diante do conflito entre o direito à liberdade e a tutela da saúde pública, esta última deve prevalecer. Para tanto, buscou-se utilizar da pesquisa exploratória, envolvendo um levantamento bibliográfico, tais como artigos científicos dispostos em revistas jurídicas. Por fim, serão abordados os principais fundamentos da queda da cobertura vacinal infantil, quais sejam: notícias inverídicas sobre vacinas, crença da extinção de determinadas doenças, sem pretensão de esgotar a complexidade de análise que o tema exige.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pacheco, Anna Mathilde, Chaves Nagelschmidt, and Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues. "Interação entre extroversão e conhecimento astrológico em estudantes brasileiros." Psicologia: Teoria e Pesquisa 23, no. 3 (September 2007): 305–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722007000300009.

Full text
Abstract:
Usamos o Questionário dos 16 Fatores de Personalidade para investigar diferenças em Extroversão segundo a escala astrológica Frio-Quente (signos pares-signos ímpares) em 589 estudantes universitários brasileiros de ambos os sexos, de 19 anos e 6 meses a 51 anos e 1 mês, diferenciando entre conhecedores (208) e não conhecedores (381) da astrologia, sendo o conhecimento constituído na descrição de três características do signo solar. Foi dada a parte do grupo (266) a sugestão "Esta é uma pesquisa sobre astrologia" , enquanto para a outra parte (323) foi dito que seria "uma pesquisa sobre personalidade" . A ANOVA não revelou diferenças astrológicas (p>0,10) em nenhum dos grupos. Os conhecedores apresentaram maior Extroversão comparados aos não conhecedores (p=0,01). Essa diferença foi devida aos resultados dos participantes dos signos Quentes (p=0,0007), indicando a confirmação da maior suscetibilidade à informação vinda de fora sobre suas personalidades para estes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pelisson, Maize Carla Costa, and Fátima Siqueira Caropreso. "O narcisismo e as patologias narcísicas na perspectiva de Kernberg." PLURAL - Revista de Psicologia UNESP Bauru 1 (March 16, 2023): e022012. http://dx.doi.org/10.59099/prpub.2022.8.

Full text
Abstract:
Freud elaborou o conceito de narcisismo e abordou os fenômenos narcísicos, principalmente, no contexto do desenvolvimento mental infantil, da melancolia e das psicoses. Alguns psicanalistas pós-freudianos, entre eles Otto Kernberg, deram continuidade às investigações e aprofundaram a compreensão desse fenômeno. O objetivo desse artigo é apresentar as hipóteses sobre o narcisismo e as patologias narcísicas elaboradas por esse autor. Ele inclui, na categoria de patologias narcisistas, fenômenos diversos, que variam desde quadros mais brandos, relacionados a pequenos desajustes no que condiz a concepção de si mesmo e ao investimento da libido no eu e nos objetos, até afecções narcísicas mais comprometedoras, que configuram os transtornos de personalidades em questão. Em sua teoria, três níveis de narcisismo são diferenciados: narcisismo normal, narcisismo patológico e personalidade narcisista. Nessa última categoria, ele destaca a Síndrome do narcisismo maligno, que consiste em um quadro mais severo de transtorno de personalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Zanini, Leonardo, and Odete Novais Carneiro Queiroz. "A INVIOLABILIDADE DA PESSOA HUMANA E O DIREITO GERAL DA PERSONALIDADE." Revista Jurídica Cesumar - Mestrado 21, no. 1 (April 30, 2021): 27–43. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2021v21n1p27-43.

Full text
Abstract:
O presente artigo realiza um breve estudo sobre o direito geral da personalidade, abrangendo as relações existentes entre esse direito e os direitos especiais da personalidade. Trata-se de pesquisa que utiliza metodologia descritiva e dedutiva, baseada fundamentalmente na investigação bibliográfica, jurisprudencial e legislativa. Os temas mais relevantes da matéria são analisados, como o desenvolvimento do direito geral da personalidade nos países de língua alemã e a sua posterior admissão em outros países da civil law. O estudo deixa claro ao leitor a ideia de cooperação existente entre o direito geral da personalidade e os direitos especiais da personalidade, estes considerados como desdobramentos daquele. Merece ainda destaque o debate sobre a existência, no ordenamento jurídico brasileiro, de uma pluralidade de direitos da personalidade ou a adoção do direito geral da personalidade. Assim sendo, o trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos da proteção dos direitos da personalidade pelo direito geral da personalidade, dando ao leitor uma visão panorâmica do assunto, com enfoque na realidade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Leão, André Luiz Maranhão de Souza, Thiago Ianatoni Camargo, Rodrigo César Tavares Cavalcanti, Sérgio Luiz Elias de Araújo, and Carlos Eduardo Polônio da Silva. "Avaliação da personalidade da marca Pague menos na ótica dos clientes." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 7, no. 3 (December 30, 2014): 256. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v7e32014256-276.

Full text
Abstract:
Existe uma crescente busca das organizações em criar relacionamentos com seus consumidores por meio de suas marcas, e a noção de personalidade de marca tem uma função primordial no estabelecimento desse vínculo. Com base nisto, debruçamo-nos sobre a Pague Menos, maior rede varejista farmacêutica do Brasil, com o objetivo de identificar e avaliar as características humanas que a compõem, sob a ótica de seus clientes. Para tal, realizamos o presente estudo qualitativo, executado por meio de entrevistas em profundidade, submetidas a uma análise de discurso funcional. Nossos resultados revelam oito características (acessível, atenciosa, diversificada, magnânima, midiática, prodigiosa, providente e relapsa) que compõem a personalidade da marca Pague Menos e que, em sua interseção mais ampla, propiciou descrevê-la como provedora. Assim, refletimos sobre o caráter relacional e simbólico do vínculo entre a marca e seus clientes, bem como sobre a importância de abordagens metodológicas que propiciem a identificação das características particulares das personalidades das marcas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Zanlorenzi, Rafael Otávio. "A tragédia e a efetiva restauração da honra." Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES 7, no. 1 (December 11, 2018): 159. http://dx.doi.org/10.18316/redes.v7i1.5023.

Full text
Abstract:
O presente trabalho pretende discutir as transformações sofridas sobre a compreensão jurídica da honra. Para tanto, procura explorar as transformações sofridas nos campos da teoria e da metodologia do Direito, as quais impulsionariam o avanço de estruturas no Direito Privado e na concepção dos direitos da personalidade. Em sentido mais específico, pretende-se discutir a existência de três momentos de definição detectados, quais sejam, o da honra como estrutura apriorística da organização do método jurídico, o que a coloca como direito da personalidade e o que a projeta para um universo de agenciamentos conceituais. O último estágio serve como moldura para elaboração do retrato da honra no campo de uma sociedade digital, enquanto expressão de estratégias neofeudais de estabelecimento de lealdades e responsabilidades. A última transição apresentada serve como ponto de apoio para a formação de reputações e personalidades de caráter virtual, forças de conversão das perspectivas cognitivas em estratégias de caráter estético e agenciador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Barros, Izabelle Jennifer Romualdo Caetano, Bianca Gomes Jardim, Thabata Almeida Gonçalves, Samuel Souza Silva, Tábata Fernandes Pereira, Mona Liza Moura Oliveira, and José Arnaldo Barra Montevechi. "Mapeamento de personalidade de alunos ingressantes e concluintes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e07921874. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1874.

Full text
Abstract:
Considerando que o mercado tende a ser competitivo no sentido de buscar melhores tecnologias, ferramentas e metodologias para alcançar seus objetivos, as empresas tem buscado por profissionais com perfil compatível com a oportunidade de trabalho da organização. Para isso, recrutadores podem utilizar de testes de personalidade como um complemento no processo seletivo, um desses métodos é Big Five. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi identificar traços de personalidades de alunos de uma curso e comparar os traços dos alunos ingressantes com os alunos concluintes. Este trabalho foi conduzido por meio de um levantamento ou survey, em que pode-se obter os dados necessários para a pesquisa. Como resultado observou-se semelhança entre os traços de personalidade dos alunos ingressantes e de alunos concluintes. Além disso, no quesito extroversão ambos apresentam alto nível de aderência a esse traço mas, no quesito abertura de novas experiências, os ingressantes são mais conservadores que os concluintes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Martins, Joana Margarida. "A cobertura da morte de figuras públicas desportivas." Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, no. 8 (June 13, 2019): 49–65. http://dx.doi.org/10.14195/2183-6019_8_4.

Full text
Abstract:
Morte e notoriedade são dois valores-notícia relevantes para os meios de comunicação social. É por isso que o falecimento de personalidades ligadas aos setores da vida pública, particularmente do desporto, assume grande importância em termos de cobertura mediática. Partindo do estudo da cobertura da morte de cinco personalidade do mundo desportivo em três jornais diários – Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias – chegámos a conclusões que mostram diferentes destaques e diversos posicionamentos editoriais na cobertura que cada jornal fez do falecimento de cada personalidade. Além disso, concluímos ainda que o período temporal que separa as mortes de Fernando Pascoal Neves “Pavão”, Joaquim Agostinho, Vítor Baptista, José Megre e Eusébio da Silva Ferreira (falecidos entre 1973 e 2014) nos remete para novas formas de espetacularização da morte e prevalência dos factos paralelos ao próprio acontecimento, como sinal do aumento das pressões de mercado e da adoção de novas estratégias, mais próximas do espetáculo do que da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Dalpont, Nanashara Imbronizio, and Nádie Christina Ferreira Machado Spence. "Abordagens diagnósticas no transtorno dissociativo de identidade: uma revisão sistemática da literatura." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 3 (June 2, 2023): 11481–91. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n3-243.

Full text
Abstract:
O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) é uma condição psiquiátrica rara em que uma pessoa apresenta duas ou mais identidades ou personalidades distintas. Devido à apresentação clínica heterogênea, o diagnóstico pode ser desafiador, requerendo o uso de ferramentas auxiliares. Dessa forma, a fim de compreender melhor o diagnóstico do TDI, esse estudo realizou uma revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Brasil), PubMed e Scielo no período de 2000 a 2023. Utilizou-se as palavras-chave: Transtorno de Múltipla Personalidade, Transtorno Dissociativo de Personalidade e Transtorno Dissociativo de Identidade. Foram encontrados no total 3 artigos que destacaram o Teste da Pirâmide de Cores de Pfister, Teste de Rorschach e Escala de Experiências Dissociativas como úteis na avaliação psicológica de pacientes com TDI. No entanto, foi evidenciado poucos estudos científicos sobre o assunto, o que destaca a necessidade de mais pesquisas e compreensão do transtorno e seu diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Kundlatsch, Aline, Flávia Zornoff, Pauline H. Fernandes, and Maria das Graças Cleophas. "KOMBI DA CRIATIVIDADE! UM PASSEIO PELO INCENTIVO À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DOS PENSAMENTOS DIVERGENTE E CONVERGENTE." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 13, no. 4 (April 12, 2023): 1–20. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2261.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa exploratória, de natureza qualitativa do tipo participante, objetivou analisar a mobilização de habilidades e personalidades criativas por licenciandos em Química a partir de uma atividade envolvendo o pensamento divergente e convergente. A atividade foi desenvolvida em quatro momentos: i) apresentação das ministrantes e dos objetivos da atividade; ii) apresentação dos objetos e da justificativa de escolha pelo licenciandos; iii) desenvolvimento de tarefas com base nos fundamentos do pensamento divergente e convergente pelos licenciandos em grupo; e iv) diálogo final entre os participantes e as ministrantes da atividade proposta. Os dados, constituídos por meio da observação participante associada às notas de campo, questionários e análise documental, foram analisados à luz da Análise de Conteúdo por meio de duas categorias definidas previamente: habilidades criativas e características de personalidade criativa. Em nossos achados, constatamos indícios de que a atividade mobilizou as operações de pensamento divergente (fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade) e de pensamento convergente (avaliação) bem como características de personalidade criativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ferreira, Ana Cristina, Rita De Cássia Arantes, and Daniel Carvalho De Rezende. "“DESCUBRA NUTELLA”: A PERSONALIDADE DA MARCA SOB A ÓTICA DOS CONSUMIDORES." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 12, no. 2 (April 23, 2020): 228. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v12e22019228-249.

Full text
Abstract:
Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de compreender a percepção dos consumidores quanto a personalidade da marca Nutella, estabelecendo uma relação entre a personalidade percebida e a personalidade desejada. Foi usado um questionário composto pelas cinco dimensões da personalidade da marca, totalizando 316 questionários válidos. Os dados foram submetidos ao Teste t pareado e análise de clusters. Também foi realizada coleta de informações oficiais, disponibilizadas pela marca Nutella, estudadas pela análise de conteúdo. Como resultados, as dimensões Credibilidade e Sofisticação são as que melhor descrevem a personalidade da marca Nutella. A personalidade desejada pela marca tangencia as dimensões “Credibilidade, Sofisticação e Diversão”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Araya Castillo, Luis, Soledad Etchebarne, Paulina Campos Andaur, and Gustavo Vicencio Rios. "Firefighters Brand Personality: A Model Proposal." Dimensión Empresarial 17, no. 1 (November 9, 2018): 90–114. http://dx.doi.org/10.15665/dem.v17i1.1655.

Full text
Abstract:
The objective of this research is to apply the brand personality theory, and with this identify and study the personality traits that citizens assign to the Chilean Fire Companies. Through a comprehensive literature review and the application of semi-structured questionnaires, in-depth interviews and focus groups, a theoretical model of brand personality of the firemen is proposed. All these procedures comply with the requirements of content validity. It is obtained, as a result, the “Firefighter Brand Personality model (FFBP)”, which has adequate levels of content validity, is multidimensional in nature, of reflexive type and second order, and is composed of the dimensions: a) competence; b) exciting; c) social; d) sincerity; e) helpful; and f) generosity.ResumenEl objetivo de esta investigación es aplicar la teoría de personalidad de marca, y con esto identificar y estudiar los rasgos de personalidad que los ciudadanos asignan a las Compañías de Bomberos de Chile. Mediante una exhaustiva revisión de la literatura y la aplicación de cuestionarios semi-estructurados, entrevistas en profundidad y focus groups, se propone un modelo teórico de personalidad de marca de los bomberos. Todos estos procedimientos cumplen con los requisitos de la validez de contenido. Como resultado se obtiene el modelo “Firefighter Brand Personality (FFBP)”, el cual tiene adecuados niveles de validez de contenido, es de naturaleza multidimensional, de tipo reflexivo y segundo orden, y está compuesto por las dimensiones: a) competencia; b) emocionante; c) social; d) sinceridad; e) servicial; y f) generosidad.ResumoO objetivo desta pesquisa é aplicar a teoria da personalidade da marca e, com isso, identificar e estudar os traços de personalidade que os cidadãos atribuem às departamentos de bombeiros do Chile. Por meio de uma revisão exaustiva da literatura e da aplicação de questionários semi-estruturados, entrevistas em profundidade e grupos focais, propõe-se um modelo teórico de personalidade de marca de bombeiros. Todos esses procedimentos atendem aos requisitos de validade de conteúdo. Como resultado, obtém-se o modelo “Firefighter Brand Personality” (FFBP), que possui níveis adequados de validade de conteúdo, é de natureza multidimensional, de tipo reflexivo e de segunda ordem, sendo composto pelas seguintes dimensões: a) competência; b) excitante; c) social; d) sinceridade; e) útil; e f) generosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Azevedo, Úrsula Eustórgio Oliveira de. "A SEGURANÇA E OS RISCOS NA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO PROCESSO CIVIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 1 (January 31, 2022): 892–1001. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i1.3927.

Full text
Abstract:
A personalidade jurídica possibilita o incentivo ao desenvolvimento e crescimento das atividades econômicas, permitindo atuação direta em negócios com todas as responsabilidades legais. A doutrina da desconsideração da personalidade jurídica, criada no intuito de resolver circunstâncias exorbitantes diante da autonomia patrimonial e comprometimento do patrimônio da pessoa jurídica. Teoria maior e teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica. Desconsideração da personalidade jurídica inversa. Segurança e riscos na aplicação do incidente de desconsideração da personalidade jurídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Moreira, Mario Thiago. "Aspectos da desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso: análise jurisprudencial." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 109 (December 6, 2014): 723. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v109i0p723-742.

Full text
Abstract:
Trata-se de artigo relacionado ao tema da desconsideração da personalidade jurídica. Todavia, seu objetivo não é a análise da desconsideração da personalidade jurídica na modalidade convencional, decorrente da doutrina americana, mas sim a desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso, aceita pela doutrina e jurisprudência brasileira.<br /> Tem como objetivo traçar os requisitos fáticos e jurídicos para a aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso, através da análise da doutrina e, principalmente, dos julgados que utilizaram o tema como forma de efetivar a tutela jurisdicional.<br /> Para tanto é necessário fixar as premissas acerca (i) da personalidade jurídica, (ii) da teoria da desconsideração da personalidade jurídica e, derradeiramente, (iii) da teoria da desconsideração da personalidade jurídica em sentido inverso, traçando de forma inicial os possíveis requisitos para a devida aplicação de tal figura jurídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

ZANINI, LEONARDO ESTEVAM DE ASSIS. "A TUTELA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE NA ALEMANHA." Interfaces Científicas - Direito 8, no. 2 (September 14, 2020): 266–83. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2020v8n2p266-283.

Full text
Abstract:
O presente artigo realiza um breve estudo sobre o regime jurídico dos direitos da personalidade no direito alemão. Trata-se de pesquisa que utiliza metodologia descritiva, baseada fundamentalmente na investigação bibliográfica e jurisprudencial. Os temas mais relevantes da matéria são analisados, como a proteção dada pelo § 823, I do Código Civil alemão (BGB), o direito geral da personalidade, bem como as relações existentes entre o direito geral da personalidade e as previsões relativas aos direitos especiais da personalidade. O estudo deixa claro ao leitor a ideia de cooperação existente entre o direito geral da personalidade e os direitos especiais da personalidade, estes considerados como desdobramentos daquele. Merece ainda destaque a análise dos principais direitos especiais da personalidade: direito à voz, direito à imagem, direito ao nome, direito à honra, direito à privacidade e direito à autodeterminação informacional. Assim sendo, o objetivo desse trabalho não é uma pesquisa histórico e evolutiva dos direitos da personalidade na Alemanha, mas apresentar um breve panorama atual de proteção desses direitos naquele país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Zanini, Leonardo Estevam de Assis. "A RELAÇÃO ENTRE O DIREITO GERAL E OS DIREITOS ESPECIAIS DA PERSONALIDADE NO DIREITO ALEMÃO." Revista Direitos Culturais 14, no. 33 (April 17, 2019): 135. http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v14i33.2977.

Full text
Abstract:
<p class="pr-texto"><span>O presente artigo realiza um breve estudo sobre o regime jurídico dos direitos da personalidade no direito alemão. Trata-se de pesquisa que utiliza metodologia descritiva, baseada fundamentalmente na investigação bibliográfica e jurisprudencial. Os temas mais relevantes da matéria são analisados, como a proteção dada pelo § 823, I do Código Civil alemão (BGB), o direito geral da personalidade, bem como as relações existentes entre o direito geral da personalidade e as previsões relativas aos direitos especiais da personalidade. O estudo deixa claro ao leitor a ideia de cooperação existente entre o direito geral da personalidade e os direitos especiais da personalidade, estes considerados como desdobramentos daquele. Merece ainda destaque a análise dos principais direitos especiais da personalidade: direito à voz, direito à imagem, direito ao nome, direito à honra, direito à privacidade e direito à autodeterminação informacional. Assim sendo, o objetivo desse trabalho não é uma pesquisa histórico e evolutiva dos direitos da personalidade na Alemanha, mas apresentar um breve panorama atual de proteção desses direitos naquele país.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Grillo, Willian Das Neves, and Helda Oliveira Barros. "Desenhando conversas com personalidade." DAT Journal 7, no. 2 (June 14, 2022): 246–59. http://dx.doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.616.

Full text
Abstract:
A importância da personalidade no design vem sendo defendida ao longo do tempo. Estudos demonstram que consumidores preferem produtos com uma personalidade consistente com os seus conceitos e isso leva a uma maneira de melhorar a preferência por esses produtos. Trabalhos sobre interfaces conversacionais falam sobre a necessidade da implementação de traços de personalidade como maneira de estabelecer uma conversa mais humanizada e engajadora. Este trabalho estudou o desenvolvimento de um framework de design conversacional com foco em atribuição de personalidade a enunciados de conversas desenhadas para um agente a partir da revisão e reflexão de processos de modelagem de personalidade. Diante dos modelos e referências estudadas percebeu-se uma lacuna no que diz respeito a um método objetivo para designers realizarem a transposição da personalidade em enunciados de conversa e é justamente nessa lacuna que o presente trabalho atuou. A partir da análise desses modelos, foi proposto um processo de design conversacional baseado no Design Centrado no Usuário incluindo o seu detalhamento em ferramentas e dinâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Antonio de Oliveira Morais, Yago. "Freud e as alterações da personalidade." Sofia 13, no. 1 (January 22, 2024): e13142538. http://dx.doi.org/10.47456/sofia.v13i1.42538.

Full text
Abstract:
Freud propôs uma teoria da personalidade a partir do estabelecimento da psicanálise. Nosso objetivo é percorrer alguns de seus primeiros textos, os quais foram escritos em conjunto com Breuer, buscando delimitar o que Freud compreendeu a respeito de alterações da personalidade, tal como a múltipla personalidade. Este fenômeno ganhou um importante destaque no século XIX, gerando discussões no campo da psicologia e da filosofia, uma vez que implicava ruptura da unidade da personalidade. Freud, por sua vez, ofereceu uma interpretação original de tais alterações à luz de suas investigações sobre a histeria. Para explicar os desdobramentos da personalidade, Freud focou numa teoria da defesa, colocando o recalque (Verdrängung) como um mecanismo modelo para compreender a personalidade e suas patologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Bezerra, Isabel Cecília de Oliveira. "Dos Direitos da Personalidade." Revista Jurídica da FA7 3 (April 30, 2006): 11–23. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;3.1:186.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por finalidade o estudo dos direitos da personalidade, categoria de direitos assegurados aos seres humanos pelo simples reconhecimento de sua natureza humana, com a finalidade de resguardar a sua existência e dignidade, mediante a proteção dos seus atributos físicos, intelectuais e morais. Em seu bojo, realiza-se a análise de diversos aspectos gerais ao tema relacionados, como a evolução de sua teorização, a terminologia adotada para a categoria dos direitos em referência, seus diversos conceitos, destinatários ativos e passivos, previsão normativa no direito pátrio, principais características e classificações, e os diversos mecanismos disponibilizados pelo ordenamento para sua proteção jurídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

NUNES, M. A. S. N., F. R. TELES, and J. G. SOUZA. "INFERINDO PERSONALIDADE VIA TWEETS." Revista Gestão, Inovação e Tecnologias 3, no. 3 (September 15, 2013): 045–57. http://dx.doi.org/10.7198/s2237-0722201300030004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

PEDROSO, Fábio Luís. "PERSONALIDADE ENTREVISTADA: MARCOS PENIDO." CONCRETO & Construções XLVIII, no. 98 (2020): 12–17. http://dx.doi.org/10.4322/1809-7197.2020.98.0011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gauer, Gabriel Chittó. "Personalidade e conduta violenta." Civitas - Revista de Ciências Sociais 1, no. 2 (May 3, 2007): 45. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2001.2.75.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Paula, Rodolpho César Cardoso de, and Hélcio Serpa de Figueiredo Júnior. "Transtorno de Personalidade Borderline." Revista Eletrônica Acervo Saúde 23, no. 6 (June 13, 2023): e12699. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e12699.2023.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as características do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Revisão bibliográfica: O TPB é um transtorno crônico caracterizado por padrões invasivos de instabilidade afetiva, distúrbios da autoimagem, instabilidade das relações interpessoais, impulsividade acentuada e comportamento suicida (ideação e tentativa de suicídio), causando prejuízo e sofrimento significativos na vida do indivíduo. Sua fisiopatologia é uma combinação de predisposição genética associada a fatores ambientais e disfunção neurobiológica. O TPB é o transtorno de personalidade mais comumente diagnosticado em ambientes hospitalares e ambulatoriais, com prevalência entre 0,5 e 2,7% na população geral. Considerações finais: O transtorno de personalidade limítrofe é um grave problema tanto para o indíviduo, que muitas vezes fica incapacitado de realizar suas funções, tanto para a sociedade e o sistema de saúde que sofre com um grande ônus devido as inúmeras comorbidades coexistentes com o TPB. Nesse contexto, o tratamento desta condição é fundamental. A terapêutica de primeira linha para o TPB é a psicoterapia como a terapia comportamental dialética, psicoterapia orientada para a transferência, terapia baseada em mentalização e terapia do esquema. Além disso, podem ser utilizadas opções farmacológicas como os antipsicóticos e os antidepressivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Machado, Eduarda, Francesco Monteleone, Andreia Gonçalves, and Luís Fonseca. "MULHERZINHAS. PERSONALIDADE NO FEMININO." Revista Contemporânea 3, no. 1 (January 13, 2023): 235–39. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n1-014.

Full text
Abstract:
“Mulherzinhas” é uma obra clássica, publicada em 1868 por Louisa May Alcott. Apoiando-se numa matriz autobiográfica, a autora relata a(s) história(s) de quatro irmãs de Massachusetts que sobrevivem à pobreza e à Guerra Civil na transição da infância para a vida adulta, enriquecendo a narrativa com as questões e tarefas que emergem durante este período vital. Trata-se de um texto sobre a luta feminina pela igualdade, através do qual a autora se consolidou como uma das pioneiras na história do feminismo. Através de uma leitura psicológica deste trabalho literário, realizamos uma análise das personalidades das quatro personagens principais da obra e da sua relevância para a mensagem e ideais sustentados por Alcott.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Carneiro, Graziiella Oliveira Boaventura, Gabriel Costa dos Santos Chaves, João Gabriel Ribeiro Nunes Moreira, Letícia Cintra Dantas, Gabriela de Lima Cerqueira, and Rodrigo Barbosa Nascimento. "Transtorno da Personalidade Borderline." Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental 13, no. 1 (2024): 29–41. http://dx.doi.org/10.55388/psicofae.v13n1.449.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Muniz, Ana Guimarães Corrêa Ramos, Alexsandro Rosa Soares, and Cristiana Callai. "CAROLINA: MARIAS QUE NÃO SE CALAM." e-Mosaicos 8, no. 18 (September 23, 2019): 17–30. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.43135.

Full text
Abstract:
Neste artigo contextualizamos a vida e as obras de Carolina Maria de Jesus, bem como cortejamos as suas palavras encharcadas do cotidiano vivido, inscritas no livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada, publicado em 1960. Carolina é uma personalidade feminina importante da Literatura Brasileira por se contrapor aos arquétipos estabelecidos pelo âmbito social, em relação às personalidades literárias tidas como canônicas. A obra foi inspiração para que alunos do Ensino Médio, impactados pela vida de Carolina, traçassem suas histórias em escritas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Carvalho, Lucas de Francisco. "Teoria, avaliação e psicoterapia segundo a proposta de Theodore Millon." Psico-USF 16, no. 3 (December 2011): 339–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712011000300010.

Full text
Abstract:
Os transtornos da personalidade podem ser compreendidos como construtos teóricos empregados para representar diversos estilos ou padrões em que a personalidade funciona de maneira mal-adaptada em relação ao seu ambiente. A teoria dos estilos da personalidade de Theodore Millon é um dos modelos que se propõem a compreender esses transtornos. A partir de seu modelo teórico, são sugeridos distintos estilos da personalidade, bem como um instrumento para avaliação dos transtornos da personalidade, o Millon Clinical Multiaxial Inventory (MCMI), que é amplamente utilizado no contexto de pesquisa e clínica no âmbito internacional, e uma modalidade psicoterapêutica, chamada de psicoterapia sinergética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Farias, Adenízia Serafim dos Santos, Tácito Augusto Farias Júnior, Allysson Barbosa Fernandes, Danilo Marcos Leme Fukuoka, Sálvio Roberto Freitas Reis, Tatiane Santos Matos Reis, Helen Carla Santos Matos, et al. "Desdobramento e duplicação da personalidade na novela “O Duplo” de Dostoiévski e o alterego em Freud." Caderno Pedagógico 21, no. 3 (March 29, 2024): e3524. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n3-241.

Full text
Abstract:
O artigo em questão tem como objeto investigar o desdobramento e duplicação da personalidade na novela O Duplo de Dostoiévski e no pensamento de Freud. Deste modo, apresenta o seguinte problema: Quais as causas do desdobramento e duplicação da personalidade na novela “O Duplo” de Dostoiévski e qual é a relação com a teoria freudiana da personalidade? O objetivo geral busca explicar quais as causas do desdobramento e duplicação da personalidade na novela e sua relação com a teoria da personalidade. Enquanto os objetivos específicos buscam definir as causas do desdobramento e duplicação da personalidade na novela O Duplo; examinar o que Freud define como desdobramento e duplicação em suas obras, em especial a Teoria da Personalidade (1893-1895); e por último, fazer a relação do desdobramento e duplicação na novela, O Duplo, com a teoria da personalidade de Freud. O método é descritivo e quanto aos resultados é fazer a relação do desdobramento e duplicação do personagem Golyádkin na novela O Duplo de Dostoiévski com a teoria da personalidade de Freud. A contribuição se dá em fazer a relação da duplicação e do desdobramento da personalidade entre os dois autores e, desta forma, contribuir para a ciência e para a educação. A contribuição desse artigo para a ciência se dá ao conduzir o indivíduo a autodescoberta e a compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu universo interior e exterior. No que diz respeito a educação é importante frisar que, ele contribui para o entendimento do comportamento humano em suas relações com o outro em sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ikeda, Walter Lucas, and Rodrigo Valente Giublin Teixeira. "Direitos da Personalidade: Terminologias, Estrutura e Recepção." Revista Jurídica Cesumar - Mestrado 22, no. 1 (April 4, 2022): 129–52. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2022v22n1.e10618.

Full text
Abstract:
Os direitos da personalidade já foram incorporados nas práticas forenses e encontram-se cada vez mais disseminados no debate acadêmico. Ambas as esferas costumam utilizar uma fórmula sintética de que os direitos da personalidade são proteções da pessoa fundamentada pela dignidade da pessoa humana, deixando um campo teórico pressuposto de terminologias, estrutura e recepção. Dessa maneira, a pergunta de pesquisa que orienta esta investigação é: qual o campo teórico pressuposto dos direitos da personalidade? A hipótese que se trabalha é que o resgate do campo teórico pressuposto é condição de possibilidade para o desenvolvimento dos direitos da personalidade no cenário nacional. O objetivo geral da pesquisa é analisar um panorama com as distinções de termos adjacentes aos direitos da personalidade e a topografia teórica em que se encontram, com a finalidade de qualificar o debate do instituto. Dessa forma, estabelecem-se dois objetivos específicos, que se coadunam com a estrutura do artigo em duas seções: a) distinguir a semântica das principais terminologias utilizadas vinculadas à expressão direitos da personalidade; e b) verificar a recepção dos direitos da personalidade no ordenamento jurídico brasileiro. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, delineando as terminologias e teorias adjacentes para formação de um quadro teórico no qual se inserem os direitos da personalidade. Ao final da investigação, os resultados apontam a necessidade de se resgatar ou reativar alguns debates teóricos que influenciam nossas percepções e práticas dos direitos da personalidade para integral defesa da pessoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rodrigues, Fabiano de Abreu, Roselene Espírito Santo Wagner, and Nathalie Karolina Ramos Zamora Gudayol. "Qual a Personalidade de Pessoas Inteligentes?" Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar 8, no. 2 (April 18, 2024): 751–70. http://dx.doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i2.10524.

Full text
Abstract:
Durante muito tempo se acreditava que a personalidade e a inteligência eram constructos que necessitavam de estudos independentes. Hoje já é possível perceber as influências de uma sobre a outra na formação do indivíduo e das características da sua personalidade e habilidades cognitivas. O objetivo desse artigo é compreender as relações entre inteligência e personalidade e apresentar de maneira sucinta os traços da personalidade que se desenvolvem a partir dessa relação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Kunrath, Yasmine Coelho. "Os direitos da personalidade enquanto direitos fundamentais." Revista Justiça do Direito 30, no. 3 (March 31, 2017): 503. http://dx.doi.org/10.5335/rjd.v30i3.6178.

Full text
Abstract:
Os direitos da personalidade estão previstos na legislação infraconstitucional brasileira, mas dada sua fundamentalidade há discussão doutrinária acerca da possibilidade de serem considerados direitos fundamentais. O presente artigo, em investigação bibliográfica de método indutivo, trata dos direitos da personalidade enquanto direitos fundamentais, tendo como objetivo geral investigar o entendimento de alguns autores sobre o assunto e como objetivos específicos estudar o que são direitos fundamentais, o conceito de direitos da personalidade e o que as doutrinas hodiernas falam sobre a possibilidade de considerar direitos da personalidade como direitos fundamentais. Conclui-se que existem teorias que não consideram os direitos da personalidade como direitos fundamentais diante do fato de estarem previstos na legislação infraconstitucional, outras, consideram-nos direitos fundamentais porque decorrentes do princípio maior da dignidade da pessoa humana, constitucionalmente positivado. Mais, os direitos da personalidade podem ser considerados direitos fundamentais na ótica de Gregorio Peces-Barba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Nunes, Maiana Farias Oliveira, and Ana Paula Porto Noronha. "Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes." Psico-USF 14, no. 2 (August 2009): 131–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712009000200002.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou analisar as relações entre interesses, personalidade e inteligência em adolescentes. Participaram 211 alunos do ensino médio do estado do Paraná, com média de idade de 16,5 (DP=0,5). Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional e o Self Directed Search para medida dos interesses; a Bateria Fatorial de Personalidade e a Bateria de Provas de Raciocínio. Foi realizada uma análise fatorial com os escores dos quatro testes supracitados, e uma solução de seis fatores indicou maior coerência teórica e prática para compreender as associações entre traços de personalidade, interesses e habilidades cognitivas. Os escores de interesse nos dois testes estiveram mais relacionados, juntamente com alguns fatores de personalidade, com exceção dos traços neuroticismo e realização, enquanto as provas de inteligência não se agruparam com interesses ou personalidade. Discute-se a utilidade de testes que medem os construtos interesses, personalidade e inteligência em orientação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Aguiar, Janderson Jason B., Joseana M. F. R. de Araújo, and Evandro de B. Costa. "Estudo Comparativo de Abordagens para Sistemas de Recomendação baseados em Personalidade com uso do serviço IBM Watson Personality Insights." RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, no. 40 (December 1, 2020): 73–88. http://dx.doi.org/10.17013/risti.40.73-88.

Full text
Abstract:
Considerar a personalidade dos usuários nos Sistemas de Recomendação pode proporcionar resultados mais relevantes. Neste estudo, foi analisado se, com os avanços na detecção da personalidade (inferência sem usar questionários), as abordagens de Filtragem Colaborativa baseadas em personalidade continuam melhorando a acurácia das abordagens tradicionais (baseadas essencialmente em ratings). Outrossim, foi analisado se há diferenças ao aplicar modelos distintos de personalidade. No experimento, foram considerados 1058 usuários do TripAdvisor e 10889 clientes da Amazon, com características de personalidade inferidas via IBM Watson Personality Insights. Os resultados indicaram a possibilidade de melhorar a acurácia ao empregar uma abordagem usando dados inferidos concernentes a algum dos modelos de personalidade analisados (Big Five, Needs e Values). Ademais, o modelo Values proporcionou resultados equivalentes ao Big Five (sem facetas); e, em termos gerais, não houve melhoria ao usar o Big Five incluindo dados das suas facetas (nem ao incluir dados dos outros modelos).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Souza, Wilma Costa, and Angela Maria Monteiro da Silva. "A influência de fatores de personalidade e de organização do trabalho no burnout em profissionais de saúde." Estudos de Psicologia (Campinas) 19, no. 1 (April 2002): 37–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2002000100004.

Full text
Abstract:
O presente estudo investigou a relação de fatores de personalidade e de fatores ligados à organização do trabalho com a síndrome do burnout. As características de personalidade examinadas foram padrão tipo A de personalidade e traço de ansiedade. Os fatores da organização do trabalho investigados envolveram o significado do trabalho, a percepção de controle e o suporte da chefia imediata. Participaram do estudo 239 profissionais de saúde. Eles responderam a cinco medidas para avaliação de dados sócio-demográficos, personalidade tipo A, traço de ansiedade, fatores do trabalho, burnout total e suas dimensões (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal com o trabalho). As análises de regressão múltipla (Stepwise) indicaram que as variáveis traço de ansiedade, suporte da chefia e tipo A de personalidade foram preditores significativos do burnout total e da exaustão emocional, enquanto as variáveis traço de ansiedade e tipo A de personalidade predisseram significativamente a despersonalização. Nenhuma das variáveis do estudo predisse significativamente a dimensão realização pessoal com o trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mauad, Helena Chibani, Juliana Marim, Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin, Ana Luiza Novaes Ribeiro, Mellina Stoianov Rocha, and Gabrielly Silva Santos. "TRANSTORNO DE PERSONALIDADE PARANÓIDE PRÉ MÓRBIDO NO TRANSTORNO DELIRANTE: UM ESTUDO DE CASO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 9 (October 8, 2021): 1448–55. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i9.2382.

Full text
Abstract:
Transtornos da personalidade do grupo A freqüentemente são condições pré-mórbidas ou comórbidas de Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos. Observa-se na literatura maior associação dos Transtornos da Personalidade Esquizotípica e Paranóide com o desenvolvimento da Esquizofrenia. Enquanto isso, alguns estudos apontam associação entre antecedente familiar de Transtornos da Personalidade Paranóide e Evitativa e o desenvolvimento de Transtorno Delirante. O presente estudo tem por objetivo relatar um caso de Transtorno da Personalidade Paranóide pré-mórbido evoluindo para Transtorno Delirante em um paciente adulto, do sexo masculino, com prejuízos sociais em decorrência tanto da personalidade paranóide como da reagudização do quadro delirante, a despeito da manutenção de funções cognitivas. Além disso, o relato propõe o estabelecimento de diagnósticos diferenciais com Transtornos da Personalidade Esquizóide e Narcisista e com a Esquizofrenia. Este estudo se fundamenta em uma base de dados que inclui artigos de periódicos, relatos de casos, compêndio de Psiquiatria e Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography