Academic literature on the topic 'Pessoas com deficiência'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pessoas com deficiência.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pessoas com deficiência"

1

Conceição, Aline De Novaes. "CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SEM DEFICIÊNCIAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA." Poíesis Pedagógica 16, no. 1 (December 7, 2018): 17. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v16i1.49049.

Full text
Abstract:
A diversidade humana possibilita o enriquecimento das pessoas, assim, as relações sociais com as deficiências contribuem com as vivências de experiências positivas, a partir disso, indagaram-se: como os alunos sem deficiência concebem a inclusão de pessoas com deficiência? Buscando responder a essa problematização, o objetivo da pesquisa cujo resultado está apresentado neste texto, consiste em descrever as concepções de crianças sem deficiências, sobre as deficiências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a biblioteca científica Scielo que estão disponíveis on-line. Nas consultas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “concepções de crianças sobre deficiência” e “concepções infantis sobre deficiência”, “sentimentos infantis sobre deficiência” e “sentimentos de crianças sobre deficiência”. Constatou-se de maneira geral, que os estudos sobre essa temática abordam a importância da compreensão das concepções das crianças sem deficiências sobre as deficiências, pois as concepções indiciam as atitudes. Concepções que podem ser alteradas a partir do contato da pessoa sem deficiência com a pessoa com deficiência, ou pela intervenção com programas informativos sobre a temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moura, Nathália Gonçalves de, Nághela Gonçalves de Moura, Adriana Ferreira De Carvalho, and Verônica Nogueira Do Nascimento. "POLÍTICAS PÚBLICAS DE, COM, PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA." Ciência e Sustentabilidade 4, no. 1 (July 10, 2018): 79. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.41201879-94.

Full text
Abstract:
<p>Com a promulgação da Constituição de 1988, o tema da marginalização das pessoas com deficiência passou a ser enfrentado como uma demanda a ser respondida pelo Estado, restando claro a opção do legislador constituinte pela abordagem estadocêntrica no que toca a elaboração de políticas públicas para este segmento populacional. Entretanto, para implementar políticas públicas inclusivas, um forte comprometimento e ações de uma série de atores não estatais são necessários. Este ensaio teórico objetivou redimensionar o papel dos atores estatais, da sociedade em geral e organizada e das próprias pessoas com deficiência e suas entidades representativas, no enfrentamento do problema público da marginalização dos sujeitos com deficiência. Com a ratificação da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e ao assumir o compromisso de atingir até 2030 os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a sociedade e as próprias pessoas com deficiência também foram conclamadas a participar da elaboração de (e até mesmo desenvolver) políticas públicas com vistas a garantir os direitos dos sujeitos com deficiência. A efetivação de políticas públicas inclusivas apresentou-se como uma tarefa de toda a sociedade brasileira e não apenas dos governos, exigindo o empenho, entre outros, dos setores privados, das instituições de ensino, das comunidades e o engajamento de cada cidadão, com e sem deficiências. Tudo com o propósito de promover a equiparação de oportunidades e a realização de sonhos e projetos por parte dos brasileiros com deficiência.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Vivian Gabriele Silva da, Israel Fernandes de França Cunha, Liz Maria Siqueira Santa Brígida, Jamily Cristina Alfaia da Serra, Jennifer de Souza Sobrinho, Larissa Abreu dos Santos, and Bruna Cláudia Meireles Khayat. "Engajamento de pessoas com deficiência em atividades de lazer: uma perspectiva terapêutica ocupacional." Research, Society and Development 12, no. 1 (January 2, 2023): e7812139388. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39388.

Full text
Abstract:
Introdução: a prática do lazer proporciona aspectos importantes para a saúde de uma pessoa, como: relaxamento, divertimento, socialização, dentre outros. Para as pessoas, com deficiência física, o lazer oferece os mesmos benefícios, porém o engajamento nessa atividade diverge de uma pessoa típica. Assim sendo, barreiras e experiências negativas são enfrentadas por esse público de pessoas com deficiências, as quais dificultam a realização do lazer. Objetivo: analisar o engajamento promovido por pessoas com deficiência física ao praticar atividades de lazer. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura sistemática na base Scopus e na Base de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nos últimos cinco anos – 2018 a 2022, com os seguintes descritores: "physical disabled" AND "leisure activities"; “Physical disabled" AND "recreation"; "Sports for persons with disabilities" AND "leisure activities". Resultados: Foram encontrados 56 artigos na Scopus e 782 artigos na Capes, deste total foram localizados 138 artigos relacionados aos descritores, a partir das análises realizadas, identificam-se dados promissores sobre barreiras e falta de acessibilidade em atividades de lazer para as pessoas com deficiências (PCDs), porém, nota-se a ausência de artigos que relacionem a Terapia Ocupacional ao contexto de lazer deste público alvo. Conclusão: o lazer é considerado uma ocupação imprescindível para a rotina dos indivíduos; no entanto, as pessoas com deficiência podem encontrar muitas barreiras para o engajamento nessa ocupação. Vale ressaltar que o profissional de Terapia Ocupacional (TO) é habilitado para intervir com esse público, haja vista que são pessoas com limitações físicas e com dificuldades em realizar uma ocupação que é direito de todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Ana Luiza de Mendonça, and Marineia Crosara de Resende. "Oficinas vivenciais: reflexões sobre direitos humanos de pessoas com deficiências." Psicologia Escolar e Educacional 21, no. 2 (August 2017): 295–301. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121118.

Full text
Abstract:
Resumo Considerando o aumento da atenção para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, torna-se fundamental para os futuros professores, ou seja, os alunos dos cursos de licenciatura, compreenderem como as pessoas com deficiência percebem sua vida, se ajustam, vivem o dia a dia e participam da vida em comunidade. Este trabalho se propõe a relatar as Oficinas Vivenciais do projeto "Vivenciando a Deficiência: (des)educando para incluir", realizada junto a 638 alunos matriculados na disciplina Psicologia da Educação, na Universidade Federal de Uberlândia (MG). As Oficinas foram realizadas por meio da vivência de simulação das deficiências, com os participantes se colocando no lugar do outro, com equipamentos que simulam deficiências visuais e/ou auditivas. Na avaliação final, ficou explícito o compromisso em serem multiplicadores de acessibilidade e a necessidade de disciplinas que trabalhem os Direitos Humanos, especificamente, das pessoas com deficiência para a quebra de estereótipos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dias, Alexsandra Marinho, Simone Beatriz Pedroso Viana, Graciele Pessoa Silva, Flávia Cristina Pereira Belmiro, Indiara Mesquita Fialho, Raquel Schillo, and Débora Pagnossimn Frizzo Pagnossim. "EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS PROFISSIONAIS E GESTORES QUE COMPÕEM A REDE DE ATENÇÃO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA." Revista Univap 22, no. 40 (November 23, 2016): 155. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1346.

Full text
Abstract:
O projeto de extensão ”Grupo de Apoio aos Profissionais que Compõem a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência”, busca fortalecer a rede de cuidados da pessoa com deficiência física, intelectual e auditiva. A população alvo foram os profissionais da área da saúde, da educação e gestores que atuam na rede de atenção à pessoa com deficiência. As oficinas aconteceram quinzenalmente totalizando 5 encontros de capacitação, com total de 40 horas, com um total de aproximadamente 35 profissionais. Os temas abordados foram: Organização dos Serviços Especializados; Políticas Públicas e Direitos das Pessoas com Deficiências, Deficiência Intelectual: Tipos e formas de identificação, Deficiência Física: Tipos e formas de identificação, Vivências e dramatização das deficiências. Com as capacitações foi possível aproximar os profissionais da atenção básica com a especialidade, e conhecer as condições e necessidades da rede da pessoa com deficiência dos municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paula, Amandha Akemy Volpato de, and Natan Galves Santana. "Uma análise histórica da rejeição da pessoa com deficiência no mundo e seus reflexos no direito penal brasileiro." Research, Society and Development 11, no. 11 (August 26, 2022): e408111133739. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33739.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa abordar como as pessoas com deficiências foram vítimas da sociedade mesmo diante de sua vulnerabilidade, de modo que eram atacadas por meio de crenças morais e religiosas. Para compreender como tais pessoas sofreram - e ainda sofrem - tamanho preconceito, foi necessário realizar um levantamento histórico desde o período arcaico até a presente Democracia brasileira, passando a compreender como a Constituição Federal de 1988 buscou reparar tamanha desigualdade. No mesmo sentido, foi preciso averiguar o processo evolutivo do Direito Penal, que se tornou reflexo da visão societária em relação à pessoa com deficiência, que antes comparava em todos os casos, a pessoa com deficiência como um agente de alto nível de periculosidade. Assim, notará que o Estatuto da Pessoa com Deficiência foi um instrumento imprescindível para a efetivação da dignidade da pessoa humana, o qual elenca diversos atos agora considerados como conduta criminosa, dentre eles, destaca-se: a discriminação em razão da deficiência e o abando da pessoa com deficiência. No mesmo compasso, vislumbra-se que além de proteção penal, as pessoas com deficiência foram agraciadas com direitos que antes já eram assegurados à toda população. Para a elabora do presente trabalho utilizou-se a metodologia dedutiva, com respaldo na pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dantas, Taísa Caldas. "ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA O EMPODERAMENTO E A AUTOADVOCACIA." Revista Educativa - Revista de Educação 23, no. 1 (January 25, 2021): 5419. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v23i1.5419.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como foco analisar o papel das ONGs na trajetória educacional de pessoas com deficiência na vivência do empoderamento e autoadvocacia. As instituições especializadas surgiram em um contexto de exclusão das pessoas com deficiência dos ambientes sociais e foram impulsionadas com o intuito de proporcionar um ambiente educativo e reabilitador. Nesta pesquisa de natureza qualitativa, foram entrevistados jovens com deficiências variadas, participantes de instituições das cidades de João Pessoa, São Paulo e Brasília com o objetivo de realizar uma discussão sobre o trabalho das mesmas. Os resultados da pesquisa apontam que mesmo em tempos de inclusão, as instituições continuam a ter um papel importante no processo de empoderamento de pessoas com deficiência, uma vez que contribuem para o desenvolvimento integral das pessoas que têm acesso a esses espaços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Rosangela Pereira da Silva, and Mariluce Emerim de Melo August. "PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: UMA TEOLOGIA BÍBLICA DE INCLUSÃO." Revista Cógnito 1, no. 1 (March 12, 2021): 100–117. http://dx.doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.18.

Full text
Abstract:
RESUMOEste artigo apresenta uma análise, através de pesquisa bibliográfica, sobre a Teologia Bíblica para inclusão de pessoas com deficiências físicas nas igrejas evangélicas, com destaque ao modelo de Jesus expresso no Novo Testamento. A pesquisa demonstrou alguns fatores que dificultam as igrejas no desenvolvimento de ações que incluam todas as pessoas em seus templos e em seus programas. Entre eles, são destacados: as barreiras arquitetônicas e a falta da prática de uma teologia com respostas fiéis ao texto bíblico. E, por fim, destaca-se o viés da Teologia da Confissão Positiva, ou Teologia da Prosperidade, que contribui para invisibilizar a pessoa com deficiência por sua suposta falta de fé. Também, faz-se análise da prática eclesiástica sobre a inclusão de pessoas com deficiências físicas e apontam-se passos práticos, que caracterizam uma igreja alinhada com a visão bíblica a respeito da inclusão deste público.PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Deficiência Física. Teologia de inclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, Shamyr Sulyvan, Americo Focesi Pelicioni, Chester Luiz Galvão Cesar, Luana Carandina, Marilisa Berti de Azevedo Barros, Maria Cecilia Goi Porto Alves, and Moisés Goldbaum. "Uso de medicamentos por pessoas com deficiências em áreas do estado de São Paulo." Revista de Saúde Pública 44, no. 4 (August 2010): 601–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102010000400003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar o consumo de medicamentos e os principais grupos terapêuticos consumidos por pessoas com deficiências físicas, auditivas ou visuais. MÉTODOS: Estudo transversal em que foram analisados dados do Inquérito Multicêntrico de Saúde no Estado de São Paulo (ISA-SP) em 2002 e do Inquérito de Saúde no Município de São Paulo (ISA-Capital), realizado em 2003. Os entrevistados que referiram deficiências foram estudados segundo as variáveis que compõem o banco de dados: área, sexo, renda, faixa etária, raça, consumo de medicamentos e tipos de medicamentos consumidos. RESULTADOS: A percentagem de consumo entre as pessoas com deficiência foi de: 62,8% entre os visuais; 60,2% entre os auditivos e 70,1% entre os físicos. As pessoas com deficiência física consumiram 20% mais medicamentos que os não-deficientes. Entre as pessoas com deficiência visual, os medicamentos mais consumidos foram os diuréticos, agentes do sistema renina-angiotensina e analgésicos. Pessoas com deficiência auditiva utilizaram mais analgésicos e agentes do sistema renina-angiotensina. Entre indivíduos com deficiência física, analgésicos, antitrombóticos e agentes do sistema renina-angiotensina foram os medicamentos mais consumidos. CONCLUSÕES: Houve maior consumo de medicamentos entre as pessoas com deficiências quando comparados com os não-deficientes, sendo os indivíduos com deficiência física os que mais consumiram fármacos, seguidos de deficientes visuais e auditivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Machado, Adenildo Junior, and Jorge Irajá Louro Sodré. "O Exercício dos Direitos Políticos pela Pessoa com Deficiência Intelectual." Resenha Eleitoral 23, no. 2 (July 1, 2019): 35–66. http://dx.doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v23i2.30.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda o exercício dos direitos políticos pela pessoa com deficiência intelectual e lembra que distúrbios mentais e deficiências intelectuais são uma realidade que aflige ao menos 10% da população, fazendo, direta ou indiretamente, parte do cotidiano de todos. O autor contextualiza o tratamento conferido às pessoas com deficiência mental ao longo da história, e conceitua a deficiência intelectual e as de ficiências mentais. Os direitos políticos assegurados tanto pela Convenção de Direitos da Pessoa com Deficiência quanto pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, sob a ótica do direito constitucional, também são postos em perspectiva. Expõe como o Tribunal Superior Eleitoral tratou da matéria, e por fim, projeta qual seria o tratamento mais adequado a ser conferido pelo judiciário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pessoas com deficiência"

1

Ré, Renata. "Pessoas com deficiência no trabalho : análise da percepção de pessoas sem deficiência." Universidade de Taubaté, 2014. http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=776.

Full text
Abstract:
A inclusão de pessoas com deficiência no ambiente organizacional tornou-se obrigatória a partir de 1989 no Brasil. Um ambiente de trabalho saudável depende, dentre outros fatores, da qualidade dos relacionamentos interpessoais. O respeito e o reconhecimento das diferenças individuais é uma condição para relações sociais competentes. Neste contexto, este estudo identifica a concepção de pessoas sem deficiência sobre pessoas com deficiência e como percebem esta interação no contexto de trabalho. A pesquisa de natureza descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa, teve como procedimento instrumental a aplicação do Inventário de Concepções de Deficiência em Situações de Trabalho (ICD-ST) e entrevista semiestruturada, em pessoas sem deficiência. A amostra foi composta por 37 alunos dos cursos presenciais de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté/SP que trabalham com pessoas com deficiência e aderiram à pesquisa. Os resultados obtidos com o ICD-ST apontam que o constructo `normalidade foi o mais pontuado, significando que há uma tendência de exclusão social das pessoas com deficiência pelas pessoas sem deficiência, seguido de benefícios da contratação, que representa a necessidade da contratação de pessoas com deficiência auxiliarem na imagem da empresa. Nas entrevistas os respondentes classificam a interação como de boa qualidade o que contradiz a concepção de normalidade obtida na etapa anterior. Conclui-se que, a visão das pessoas sem deficiência, que prevalece sobre as pessoas com deficiência é a de que deveriam se manter segregadas, porém também foram relatadas a necessidade de adaptações e sensibilização para melhor recebê-las nas empresas, no que diz respeito a acessibilidade física. Foi abordado com entusiasmo suas contribuições e capacidades de desempenho. E quanto ao relacionamento, este ocorre de maneira natural e positiva. Portanto, a inclusão de pessoas com deficiência ocorrerá com êxito nas organizações, desde que o preparo do ambiente e das pessoas seja efetivo.
The inclusion of people with disabilities on organizational environment became mandatory from 1989 on Brazil. A healthy workplace depends, between other factors, of the quality of the interpersonal relationships. The respect and the acknowledgment of the individual differences is a condition for competent social relations. Inside this context, this study identifies the conception of people without disabilities about people with disabilities and how they realize this interaction on work context. This survey of descriptive nature with quantitative and qualitative approach, had as instrumental procedure the application of the Inventory of Disability Conception in Work Situation (ICD-ST) and semi structured interview, over people without disability. The sample was composed by 37 students from classroom courses of Post-Graduation of the Taubaté University who work with people with disabilities and joined the research. The obtained results with the ICD-ST indicate that the construct `normality was the most mentioned, meaning that there are a tendency of social exclusion of people with disability by people without disability, followed by hiring benefits, which represents the need of hiring people with disability to support the company image. On the interviews the respondents classified the interaction as good quality what disaffirm the normality conception obtained on previous stage. Can be concluded that, the vision of the people without disabilities, which prevails over the people with disabilities is that they should remain segregated, but were related to the need of adaptation and sensitization to receive them better on the companies, regarding physical accessibility. Was discussed with enthusiasm their contribution and performance capacities. And about the relationship, this occurs on a natural and positive way. Therefore, that the inclusion of People with Disabilities will happen with success on the organizations, since the preparation of the environment and of the people are effective.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, Pedro. "Negociando deficiências: identidades e subjetividades entre pessoas com \'deficiência intelectual\'." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-11062015-160729/.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa o uso de um conjunto de categorias sociais de diferença e hierarquia sumarizadas pelo termo deficiência intelectual, procurando atritos produtivos entre as experiências de campo e a tradição disciplinar. Para tanto, foi realizada uma etnografia junto a uma empresa de lazer para pessoas especiais que opera em São Paulo. Objetivou-se verificar como os sujeitos que frequentam a empresa agenciam a marcação da deficiência em suas trajetórias e interações sociais, a partir de dois problemas específicos: identidade e subjetividade. Nesse esforço, estabeleci interlocução com o campo dos marcadores sociais da diferença e dos Disability Studies, ou Estudos sobre Deficiência, visando contribuir para uma abordagem antropológica da deficiência, que vem se gestando em anos recentes no Brasil.
This study analyses the use of a set of social categories of difference and hierarchy, put together by the notion of intellectual disability, looking for productive encounters between field experiences and the disciplinary tradition. To do so, ethnography was conducted in a leisure company for special people in Sao Paulo. The objective here was to observe how the subjects who engage in the companys activities deal with the mark of the disability in their trajectories and social interactions, taking into consideration two particular problems: identity and subjectivity. In that effort, I sought dialogue with the field of social markers of difference and Disability Studies, aiming to contribute with an anthropological approach to disability that has been under development in recent years in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maia, Maurício. "Pessoas com deficiência e concurso público." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6453.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mauricio Maia.pdf: 2618625 bytes, checksum: 2237044f17e208701f4c6aa58393cfb9 (MD5) Previous issue date: 2014-06-04
The Federal Constitution, which the main vectors of interpretation are human dignity and equality, recognizes people with disabilities as a vulnerable group, that needs special protection of the law, in order to allow them the full and effective inclusion in society at equal opportunities in comparison to other people. Currently, due to the incorporation of the UN s Convention on the Rights of Persons with Disabilities, with equivalence of constitutional amendment, the term disability has a social character, and not only a medical character, indicating an obligation for the State to take measures with the aim of eliminating or reducing barriers in the environment and in the society, providing inclusion. That way, it is established in Article 37, VIII, of the Constitution, an affirmative action that requires the reservation of a percentage of public offices and public jobs for people with disabilities, under the law. The Law, in turn, established a reservation of up to 20% (twenty percent) of vacancies in dispute in public contests, as well as, regarding to State companies, whose staff is regulated by the labour regime, is established that those companies must reserve percentage of their jobs for persons with disabilities. For implementation of affirmative action and its compatibility with all Brazilian constitutional system, however, is not enough the simple reservation of vacancies in public contests, but it is necessary to establish several parameters and procedures in the realization of public contests, from the preparation of bidding documents, through the adaptation of tests and places of examinations, and mechanisms of classification and appointment of successful candidates, as well as must be established procedures of adaptation and appropriate monitoring of probation (or trial) period. The right to have places reserved in public service may be required administratively and judicially, even as the levying of the obligation of Administration to promote the inclusion, and may result in the liability of the State and of the public officials who acted inappropriately
A Constituição Federal, cujos principais vetores de interpretação são a dignidade humana e a igualdade, reconhece nas pessoas com deficiência um grupo vulnerável, carecedor de especial proteção do ordenamento jurídico, de forma a lhes possibilitar a inclusão na sociedade de forma plena e efetiva, em igualdade de oportunidades para com as demais pessoas. Atualmente, em função da incorporação no Direito brasileiro da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU com equivalência de emenda constitucional, entende-se que a deficiência tem um caráter social, e não mais apenas médico, o que aponta para a necessidade de que o Estado atue com o objetivo de eliminar ou minimizar as barreiras existentes no ambiente e na sociedade, proporcionando a inclusão. Nesse sentido, está estabelecida no artigo 37, VIII, da Constituição, ação afirmativa que determina a reserva de percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência, nos termos da lei. A legislação infraconstitucional, por sua vez, estabeleceu a reserva de até 20% (vinte por cento) das vagas em disputa nos concursos públicos, bem como, no tocante às empresas estatais, cujo pessoal é regido pelo regime trabalhista, está estabelecido que estas deverão reservar percentuais de seus empregos às pessoas com deficiência. Para a efetivação da ação afirmativa e sua compatibilização com todo o sistema constitucional brasileiro, no entanto, não basta a simples reserva de vagas nos concursos públicos, mas torna-se necessário que sejam estabelecidos diversos parâmetros e procedimentos na realização dos concursos públicos, desde a elaboração do edital, passando pela adaptação das provas e locais de provas, por mecanismos de classificação e nomeação dos candidatos aprovados, bem como pela adaptação e acompanhamento adequado do estágio probatório (ou período de experiência). O direito à reserva de vagas no serviço público pode ser exigido administrativa e judicialmente, bem como a cobrança do dever da Administração de promover a inclusão, podendo resultar, inclusive, na responsabilidade civil do Estado e na responsabilização dos agentes públicos que agirem de forma inadequada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brandão, Milena de Mesquita. "Acessibilidade espacial para pessoas com deficiência visual." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95787.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-26T05:56:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 297405.pdf: 11376993 bytes, checksum: 5fbd6671087e85383078a12d3f44f614 (MD5)
Projetar e construir soluções espaciais, em diferentes escalas, para pessoas com deficiência visual não é uma tarefa simples para os profissionais, uma vez que muitos deles não tiveram em sua formação conteúdos como Desenho Universal e Acessibilidade. Assim, a Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2004), de uso obrigatório e distribuição gratuita, torna-se única fonte de referência para muitos. Considerando esse contexto, cabe questionar se é possível elaborar um bom projeto de acessibilidade espacial atendendo as necessidades específicas de pessoas com deficiência visual utilizando apenas os parâmetros técnicos existentes na NBR 9050/2004? Para responder a pergunta de pesquisa, dividiu-se essa dissertação em duas partes. A primeira, elaborada a partir de extensa pesquisa bibliográfica e documental, introduz conceitos e parâmetros técnicos sobre o tema de pesquisa, bem como ilustra situações espaciais de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Na segunda parte, Estudo de Caso, elaborou-se um projeto (em que se utilizaram apenas parâmetros técnicos da NBR 9050/2004) e se acompanhou sua execução e uso por pessoas com deficiência visual. A combinação das duas partes levou à discussão de pontos da norma, e à proposição de contribuições. Espera-se, com os resultados dessa dissertação, aprimorar os parâmetros técnicos presentes na NBR 9050 para sua edição, bem como fornecer conhecimentos que possam apoiar a prática profissional de projetos e obras de acessibilidade espacial para pessoas com deficiência visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Dorisvaldo Rodrigues da. "A educação de pessoas com deficiência visual." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102828.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Made available in DSpace on 2013-07-16T02:02:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O presente trabalho tem por objetivo estabelecer um conjunto de requisitos básicos para o desenvolvimento de software educacional para pessoas com deficiência visual. Atividades definidas no processo de engenharia de requisitos, tais como: elicitação, análise e negociação, modelagem e validação foram adotadas e desenvolvidas com um corpo de amostra constituído de 10 a 15 pessoas cegas e de pessoas com visão reduzida, sendo os dados coletados a partir da entrevista semi-estruturada. Foram adotadas as técnicas de revisão e de prototipação para fazer a validação dos requisitos aprovados e modelados. Para a técnica de prototipação, desenvolveu-se um protótipo para validar alguns requisitos considerados críticos pelos os usuários. Os resultados alcançados por esta pesquisa foram: a validação de 43 requisitos funcionais (RF) e 11 requisitos não-funcionais (RNF); diagramas de caso de uso relativos ao ator cego e o ator com visão reduzida e os casos de uso dos requisitos aprovados e validados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Teixeira, Juliana Vieira Schmidt. "Inclusão de pessoas com deficiência na indústria." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129596.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-02-05T21:16:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 331869.pdf: 1079335 bytes, checksum: 9902a392b468884d73edf9c4f57a7bb1 (MD5) Previous issue date: 2014
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem sido uma problemática enfrentada pelas indústrias, uma vez que a legislação prevê esta obrigatoriedade, reforçada atualmente pela Lei de Cotas. Porém, o que se pode constatar é que as indústrias não estão preparadas física e mentalmente para este processo de inclusão. Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo principal tratar de uma análise das condições de acessibilidade e segurança, bem como propor sugestões de melhorias no ambiente laboral de uma indústria do ramo plástico, nos setores de conformação, injeção e expedição, visando à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Assim, garantir a acessibilidade aos ambientes industriais contribui diretamente para a contratação desses profissionais, desta forma, a empresa que respeita os requisitos da acessibilidade estará garantindo um ambiente laboral inclusivo, menos obstruído por barreiras arquitetônicas e proporcionando assim, autonomia, conforto e segurança aos profissionais com deficiência. As a tool for data collection, an analysisof the activities took place, based on the principles of ergonomics. Como resultado do procedimento metodológico aplicado, foi possível identificar o maior número possível de deficiências compatíveis com as exigências de cada função, considerando as ferramentas utilizadas, o ambiente físico e as particularidades do processo. Após o levantamento e análise dos dados, foram feitas recomendações de acessibilidade e de melhorias, buscando identificar as compatibilidades existentes entre as atividades desenvolvidas nos postos de trabalho e possíveis tipos de deficiência para a inclusão, possibilitando a inclusão de um maior número de tipos de deficiência nos postos avaliados. Os resultados apontaram para a importância de se adaptar os espaços para que os locais de trabalho se tornem acessíveis, eliminando-se as barreiras físicas e fazendo a inclusão social dessas pessoas. Como também torná-los ergonomicamente adequados aos trabalhadores, visando uma jornada de trabalho mais produtiva e confortável, assim como reduzindo o número de acidentes e de doenças do trabalho. As recomendações de melhoria tiveram por objetivo permitir ao trabalhador com deficiência superar as barreiras da comunicação, da informação e da mobilidade, compensando suas limitações, sensoriais, motoras ou mentais, possibilitando a plena utilização de suas capacidades com segurança e autonomia.

Abstract: The inclusion of people with disabilities in the labor market has been an issue faced by the industries. Once the legislation provides this requirement currently reinforced by the Quotas' law, however, the industries are not physically neither mentally ready for this inclusion process. Within this context, this research analyses the safety conditions and accessibility, such as suggests improvements for the workstations of a plastic industry, in the conformation, injection and expedition sectors, aiming to include people with disabilities in the labor market. Thus, to ensure accessibility to industrial environments, contributes directly to the hiring of these professionals. Being so, the company which respects the accessibility requirements is ensuring an labor inclusive labor environment, less obstructed by architectonics barriers and providing autonomy, comfort and safety for the professionals with disabilities. As a tool for data collection, an analysis of the activities took place, based on the principles of ergonomics. From the analysis of the tasks, the biggest possible number of compatible activities were identified according to the requirements of each function, the tools used, the physical space and the particularities of the process. After data collection and analysis, recommendations of accessibility and improvements were done aiming to identify compatibilities among the tasks developed into the workstations and different types of disability to include them, allowing the inclusion of a major number of disabilities to the workstations that were evaluated. The goal of the analysis were to identify the biggest possible number of disabilities that could combine with the requirements of each function, considering the tools used, the physical space and the particularities of the production process. The improvement recommendations were made aiming to enable the inclusion of a bigger number of disabilities on the workstations evaluated. The results showed the importance of adjust the spaces in order to the workstations become accessible, eliminating the physical barriers and allowing the social inclusion of these people. In addition, how to turn these working places ergonomically adequate to the workers, addressing a more comfortable and productive workday, such as to reduce the number of accidents and diseases at work. The proposed compatibilities were based on the current situation of the industry, i.e.,without the possible improvements accomplished. The improvement recommendations had the goal to allow the worker with disability to overcome the barriers of communication, information and mobility, compensating their sensorial, motors or mental limitations, allowing the complete usage of their capabilities with safety and autonomy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aciem, Tânia Medeiros. "Autonomia pessoal e social de pessoas com deficiência visual após a reabilitação." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1557.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:39:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tania Medeiros Aciem.pdf: 496194 bytes, checksum: 579716592317299a9aa3a2724ee0a206 (MD5) Previous issue date: 2011-08-16
This study aims to identify the contribution of specialized institutions as the personal and social autonomy of visually impaired people (blindness) after going through rehabilitation services, more than four hours a week, a minimum of two years, between the years 2002 to 2009. Study subjects are visually impaired people (blindness), who went through rehab, and their family members who accompanied the process. It is a research project with qualitative approach, by organizing interviews and questionnaires to collect data on social autonomy and personal independence of people with visual impairments. The study involved the six people with visual impairments, and six family members, one member to each person with visual impairment. The survey results indicate that rehabilitation alternatives provided for determining changes to people with visual impairments in their social context. The conquest or reconquest of personal and social autonomy of this population was reached, providing thus a better quality of life.
Este estudo visou identificar a autonomia pessoal e social de pessoas com deficiência visual (cegueira) após passarem por serviços de reabilitação, com mais de quatro horas semanais, num período mínimo de dois anos, entre os anos de 2002 a 2009. Foram sujeitos deste estudo pessoas com deficiência visual (cegueira), que passaram pela reabilitação, e os respectivos familiares que acompanharam o processo. Foi uma pesquisa com enfoque qualitativo, através da organização de questionários e entrevistas para a coleta dos dados. O estudo envolveu seis pessoas com deficiência visual, além dos seis familiares, correspondendo um para cada pessoa com deficiência visual. Os resultados da pesquisa indicam que a reabilitação proporcionou alternativas para mudanças determinantes às pessoas com deficiência visual em seu contexto social. A conquista, ou a reconquista da autonomia pessoal e social dessa população foi alcançada, propiciando, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]. "Ensino de música para pessoas com deficiência visual." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/110652.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-11-10T11:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-05-30Bitstream added on 2014-11-10T11:57:37Z : No. of bitstreams: 1 000795360.pdf: 2179914 bytes, checksum: 6dbd80f93866bbd2b59e56730539f66c (MD5)
Este estudo discute os processos de ensino de música para alunos com deficiência visual. Para tanto, foram traçados quatro objetivos: (1) descrever os conceitos e princípios gerais que se aplicam à deficiência visual e ao ensino musical destinado a estes alunos; (2) verificar como o ensino de música para estes alunos está sendo oferecido no Brasil, sob o ponto de vista pedagógico e legislativo; (3) avaliar as adaptações empregadas neste processo de ensino; (4) refletir acerca das competências e habilidades necessárias ao educador musical para a docência de alunos com deficiência visual. A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando como ferramentas para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental; a pesquisa de campo sob a forma da observação participativa, realizada na organização Laramara; e a entrevista, realizada com educadores musicais de referência no ensino de música para tais indivíduos. A revisão de literatura concentrou-se em três eixos: leitura e aprofundamento nos textos nacionais e internacionais voltados para a temática; levantamento bibliográfico das teses e dissertações sobre a temática defendidas no Brasil; e leitura dos ordenamentos legais que norteiam o tema. Na etapa inicial da pesquisa, verificou-se que os cursos de Licenciatura em Música/Educação Musical das Universidades Públicas do Estado de São Paulo não oferecem disciplinas voltadas ao ensino de música para pessoas com deficiência visual, embora a legislação vigente determine que estes indivíduos estejam incluídos na sala de aula. A partir desta constatação, passou-se a refletir a respeito de como os educadores musicais poderiam trabalhar com alunos com deficiência se não há este preparo na Universidade. A análise das aulas observadas, a opinião dos entrevistados e o referencial teórico permitiu elencar as competências e habilidades necessárias ...
Esta investigación analiza los procesos de educación musical para los estudiantes con discapacidad visual. Para esto, se establecieron cuatro objetivos: (1) describir los conceptos y principios generales que se aplican a la discapacidad visual y la educación musical para estos estudiantes; (2) examinar cómo se ha ofrecido la educación musical para estos estudiantes en Brasil, de acuerdo con el punto de vista pedagógico y legislativo; (3) evaluar adaptaciones empleadas en este proceso educativo; (4) reflexionar sobre las habilidades y capacidades necesarias para el educador musical para enseñar a los estudiantes con discapacidad visual. La metodología empleada considera las hipótesis de la investigación cualitativa, utilizando como herramientas la investigación bibliográfica y documental; el trabajo de campo en la forma de la observación participante realizada en la organización Laramara; y entrevistas con educadores musicales de referencia en la educación musical de estas personas. La revisión de la literatura se centró en tres áreas: lectura y profundización del tema centrado en textos brasileños e internacionales; análisis de las tesis y disertaciones sobre el tema publicados en Brasil; y en las leyes brasileñas que rigen la materia. En la etapa inicial de la investigación, se constató que las Universidades de Música del Estado de São Paulo no cuentan con cursos dirigidos a educación musical para las personas con discapacidad visual, aunque la actual legislación requiere incluir a estas personas en las clases. A partir de esta constatación, se reflexiona sobre cómo los educadores musicales puedan trabajar con los estudiantes con discapacidades si no hay una preparación en estas Universidades. El análisis de las lecciones observadas, las opiniones de los entrevistados y el marco teórico permitieron listar las habilidades y capacidades necesarias para el educador ...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lago, Érica Roberta Joaquim. "Ensino de futsal para pessoas com deficiência intelectual." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26092013-073417/.

Full text
Abstract:
Atualmente as atividades físicas como contexto para intervenção em pessoas com deficiência intelectual (DI) tem sido alvo das mais variadas atenções. O número e a diversidade dos programas de intervenções motoras para essa população - como uma forma de influenciar diretamente alguns aspectos do seu desenvolvimento - têm aumentado significativamente nas últimas décadas. Este estudo teve como objetivo delinear um programa de ensino de futsal para pessoas com DI centrado nos conceitos das propostas táticas de ensino dos jogos esportivos coletivos (JECs), e verificar os efeitos dessa intervenção no desempenho das ações de jogo. A amostra desse estudo foi composta por 11 alunos com DI, com idade entre 18 e 40 anos, inscritos no programa de \"futsal especial\" realizado no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP). O programa foi desenvolvido por um período de quatro meses, sendo ministradas duas aulas por semana com duração de 1h20min cada, totalizando 30 aulas. Seis jogos formais, com duração de 8 minutos cada, foram utilizados para avaliação, sendo três filmagens pré-intervenção e três pós-intervenção, buscando abranger todos os alunos inscritos no programa. Para análise dos dados utilizou-se a primeira e a última filmagem de cada participante, observando a frequência das seguintes ações de jogo: progredir com a bola e/ou driblar, realizar o passe, finalizar, oferecer opção de passe, marcação atrás da linha da bola, marcação individual, marcação atrasada - classificadas como ações positivas - e finalização rifada, passe rifado, não atacar e não marcar - classificadas como ações negativas. Como resultado pode-se verificar que 9 alunos apresentaram maior total de frequência de ações ao término do programa, assim como aumento no número das ações positivas, enquanto apenas 2 alunos apresentaram frequência das ações de jogo semelhantes antes e após as intervenções. Considerando a soma das ações do grupo, nota-se que a frequência das ações de jogo positivas aumentaram de 262 para 347 após o programa, já as ações de jogo negativas apresentaram uma pequena alteração de 63 para 58. As ações de \"não atacar\" e \"não marcar\" foram as que sofreram maior redução ao término do programa, enquanto as ações de \"finalização rifada\" e \" passe rifado\" aumentaram na avaliação final, sugerindo maior envolvimento dos alunos durante os jogos. Como conclusão, acredita-se que um programa contextualizado nos JECs de invasão, sistematizado com base em um modelo de jogo que atenda as demandas dos alunos, abordando os conteúdos a partir das perspectivas táticas de ensino dos JECs, podem constituir um cenário bastante interessante para essa população. Os dados obtidos neste estudo denotam que a metodologia utilizada, amplamente difundida para populações sem deficiência, também pode ser exequível e eficaz quando aplicada à pessoas com DI
Nowadays, the attention from different areas has been drawn to the positive impacts of activities play when intervening with people with cognitive disabilities (CD). The numerous and diverse motor intervention programs focused on this population - as a means to directly impact some of their development features - have increased significantly over the last decades. The purpose of this paper is to outline a futsal teaching program for people with CD, which core is based on teaching tactical proposals through collective sports games (CSGs), and investigate the impact that intervention has on the game actions performance. The paper sample was composed of 11 individuals with CD, aged between 18 and 40 years, and enrolled in the \"special futsal\" program that takes place at the Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) (the Centre for Sports Practicing of Universidade de São Paulo). The program was conducted over a 4-month period, with 2 classes weekly, each lasting 1 hour and 20 minutes, totaling 30 classes. For assessment purposes, six formal games, lasting 8 minutes each, were carried out, including 3 film shootings pre-intervention and 3 post-intervention, with the aim of encompassing every individual enrolled in the program. For purposes of data analysis, the first and last filming of each participant were used, so that the frequency of the following game actions could be observed: moving forward with the ball and/or dribbling, passing the ball to other teammate, kicking towards the goal, positioning in pitch so as to be an option to receive a pass, marking between the forwards and the goal, man-to-man marking, late marking - all these classified as positive actions - and kicking the ball with no direction, making a pass with no direction, not attacking and not marking - all these were classified as negative actions. As a result, at the program\'s end it could be noted that 9 individuals showed an increase in the actions frequency in the aggregate, as well as an increased number of positive actions, whereas only 2 individuals showed similar frequency of actions both before and after intervention. Taking into account the whole group\'s actions in the aggregate, it is noted that frequency of positive game actions increased from 262 to 347 after the program conclusion, while negative game actions showed a slight change, from 63 to 58. At the end of the program, \"not attacking\" and \"not marking\" were the actions that experienced most significant decreases, whereas \"kicking with no direction\" and \"making a pass with no direction\" showed an increase at the final assessment, which suggests that individuals became more involved when they were playing. In conclusion, a program which context is invasion-type CSGs, based on a game model that meet the individuals\' demands and that address content derived from tactical viewpoints of CSGs teaching can be a rather interesting scenario for this population. Data gained from this study denote that the methodology used, which is largely disseminated among populations with no deficiencies, can be as feasible and efficient as when applied to people with CD
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Duarte, Daniela Filipa Lopes. "O recrutamento e seleção de pessoas com deficiência." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/17044.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
O presente estudo consistiu numa análise sobre como se processa "O Recrutamento e Seleção de Pessoas com Deficiência". Teve-se como objetivo averiguar as dificuldades sentidas por parte das pessoas com deficiência no momento do recrutamento e seleção, assim como a discriminação sentida perante os outros candidatos que não sofrem de deficiência. Pretendeu-se também averiguar se as Pessoas com Deficiência (PCD) sentiam algum apoio por parte do Estado ou de outra entidade aquando do seu ingresso no mercado de trabalho. Assim sendo, fez - se uma abordagem teórica relativamente aos pontos considerados relevantes para a abordagem deste tema, nomeadamente uma explicação sobre o que consiste o recrutamento, a selecção e em que consiste o conceito de deficiência. Para além disso, fez-se também uma abordagem em termos de legislação, com o objetivo de se perceber se as PCD estariam protegidas o suficiente tanto a nível nacional como internacional, no âmbito do seu direito ao trabalho. Em termos de investigação, foi um estudo qualitativo composto por uma amostra de 14 pessoas, tendo-se recorrido a duas associações e a pessoas individuais para a obtenção da amostra. Em termos de conclusões, verificou-se que apesar de a legislação a nível nacional e internacional ser completa na defesa dos direitos das PCD, na prática isso não se verificou, existindo ainda muita coisa a alterar no processo de recrutamento e selecção de PCD.
The present study consisted of an analysis of the process of Recruitment and Selection of People With Disability (PWD). The goal was to check and point out the difficulties and obstacles the PWD might face in the moment of Recruitment and Selection, as well as to establish if these people would feel discriminated when comparing their processes to the ones of applicants who did not present any disability. It was also the intention of this study to find out if the PWD felt they were supported by the State or any other organization when entering the working market. Firstly, a theoretical approach was developed, considering the most relevant topics to the frame of the theme of the study, namely the principles of Recruitment/ Selection and the concept of disability. Besides some legislation was referred, as it was essential to understand if the PWD were protected by law, nationally and internationally. In what investigation methods are concerned, this would be a qualitative study, based on a study sample of 14 people, obtained by contacting two organizations and individuals. In relation to conclusions, it was verified that, although national and international laws are a thorough defense of the PWD's rights to equality, there was still much to change in the reality of the process of Recruitment and Selection.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Pessoas com deficiência"

1

Martinez, Wladimir Novaes. Benefícios previdenciários das pessoas com deficiência. São Paulo, SP, Brasil: LTr, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick. Direitos das pessoas com deficiência e dos idosos. Belo Horizonte: Del Rey Editora, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gugel, Maria Aparecida, Waldir Macieira da Costa Filho, Lauro Luiz Gomes Ribeiro, and Alexandre de Matos Guedes. Deficiência no Brasil: Uma abordagem integral dos direitos das pessoas com deficiência. Florianópolis, SC: Editora Obra Jurídica, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dutra, Luiz Carlos. Pastoral da inclusão: Pessoas com deficiência na comunidade cristã. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mendonça, Luiz Eduardo Amaral de. Lei de cotas: Pessoas com deficiência : a visão empresarial. São Paulo: Editora LTr, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Emprego, Brazil Ministério do Trabalho e. A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 2nd ed. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Preconceito contra as pessoas com deficiência: As relações que travamos com o mundo. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Flávia Lima e., and Fabianne Pinna. Direitos das pessoas com deficiência: Cidadania : qualidade ao alcance de todos. Brasília: Senado Federal, Secretaria de Editoração e Publicações, Coordenação de Edições Técnicas, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Medalha, Marina. Direitos e garantias das pessoas com deficiência: A atuação do município. São Paulo: CEPAM, Governo do Estado São Paulo, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ana Paula Crosara de Resende and Flavia Maria de Paiva Vital. A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência: Versão comentada. 2nd ed. Brasília: CORDE, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Pessoas com deficiência"

1

LEITE ARAGÃO PINTO, LOIDE. "PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A LUTA PELA IGUALDADE DE DIREITOS." In Educação Especial. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt10.002.

Full text
Abstract:
O movimento das pessoas com deficiência teve um forte protagonismo na criação de uma legislação brasileira que reconhecesse seus direitos em condição de igualdade e oportunidades com os demais cidadãos. O presente trabalho busca resgatar esse percurso histórico de luta, ressaltando o protagonismo das pessoas com deficiência nesse processo, apoiadas na perspectiva dos Direitos Humanos, que regem os Estados que compõem a Organização das Nações Unidas e têm preponderância na Carta Magna brasileira. No primeiro momento, discutem-se as contradições de uma legislação libertária, que negava às pessoas com deficiência uma vida plena em sociedade. Por fim, ressalta-se a importância de se conhecer o movimento de luta das pessoas com deficiência e sua contribuição para a incorporação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ao texto constitucional brasileiro e pela criação de um texto do Estatuto da Pessoa com Deficiência em sintonia com a Convenção. Conclui-se que essas ações corroboram para reafirmar o direito das pessoas com deficiência de gozarem de suas liberdades fundamentais, sem qualquer tipo de discriminação ou impedimentos de qualquer natureza e dão suporte, na luta constante, para concretização desses direitos, além de serem conteúdos relevantes no campo do currículo e da educação especial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CRISTIANE DA SILVA THEODORO, HELEN, and CAROLINA SEVERINO LOPES DA COSTA. "SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA VISUAL – UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS." In Escola em tempos de conexões - Volume 03. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.03.090.

Full text
Abstract:
OS TEMAS LIGADOS À SEXUALIDADE TÊM SIDO PERMEADOS DE TABUS, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÃO RELACIONADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. NO CASO DA DEFICIÊNCIA VISUAL, A FALTA DO SENTIDO DA VISÃO TEM SIDO ASSOCIADA A UM IMPEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE DIVERSAS ATIVIDADES LIGADAS À SEXUALIDADE, COMO O CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO E DO CORPO DO “OUTRO”, A PAQUERA ETC. POR ESTE MOTIVO, A PRESENTE PESQUISA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO EXPLORATÓRIO, TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. A BUSCA OCORREU EM BANCOS DE DADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ENTRE MARÇO DE 2020 E AGOSTO DE 2021. APÓS A REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FORAM SELECIONADOS 52 ESTUDOS, OS QUAIS FORAM SUBDIVIDIDOS EM TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: A) CONCEPÇÃO DE SEXUALIDADE PELOS INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; B) DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE E IDENTIDADE EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; E C) EDUCAÇÃO SEXUAL E DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS FAMILIAR E ESCOLAR. OS RESULTADOS APONTARAM PARA A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE FOMENTAR PESQUISAS E AÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SEXUAL, ESPECIALMENTE NOS CONTEXTOS FAMILIAR E ESCOLAR, PARA PROMOVER UM DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE MAIS SAUDÁVEL E CONTINGENTE ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Marcel Alcleante Alexandre de. "Possibilidades e desafios da inclusão no contexto de escolares." In Reflexões, proposições e desafios na construção do conhecimento acadêmico e científico no Brasil: 2022. Centro de Pesquisa, 2023. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/760.

Full text
Abstract:
O artigo que estamos desenvolvendo tem como tema a inclusão, a permanecia e a assistência das pessoas com deficiência. É preocupante à educação o tema da deficiência, sobretudo, da recepção da pessoa deficiente na sociedade. É importante a sociedade educar-se deste cedo para a inclusão social. Falar de inclusão nas serieis iniciais favorece o desenvolvimento das crianças. Torna as mesmas independente em um futuro contexto social. Nas series iniciais o professor tem a possibilidade de educar as crianças para o mundo da inclusão. Pode proporcionar a capacidade de relacionar-se com crianças deficientes. Assegurar os direitos e deveres inerentes ao deficiente. Como a educação pode proporcionar o lazer, a aprendizagem, a inclusão e a acessibilidade, no individuo com deficiência à sociedade? Objetivamos com este texto, assim, traçar elementos singulares na educação para uma inclusão. Para isso, tratar da compreensão do que seja a pessoa com deficiência. Inerente a isso, os aspectos dessemelhantes da pessoa com deficiência em relação a pessoa sem deficiência. Além disso, a dimensão semelhante da pessoa com deficiência no convívio social. Para conseguir dar conta do tema, aqui proposto, a pesquisa será submetida ao método bibliográfico. Leitura de artigos pertinentes ao tema, sistematização das ideias acerca da inclusão e escrita da ideia central aqui defendida: a escola é um ambiente importante para a educação inclusiva. Pois, dispõe de um espaço social. Precisa ser democrático, pensar no deficiente como um cidadão com direitos e deveres iguais ao cidadão sem deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Milena de Souza. "A relação entre deficiência e autonomia no processo do espetáculo “os saltimbancos” | vivência artística-educativa na APAE – Ouro Preto." In Pontilhados - pesquisas da cena universitária 2022, 288–311. Itaú Cultural, 2022. http://dx.doi.org/10.53343/9786588878385.11.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o espetáculo teatral “Os Saltimbancos”, apresentado no Festival de Artes da APAE com base nas noções de heteronomia e de autonomia. Busca-se discutir tais conceitos a partir das contribuições do educador Paulo Freire (2020) acerca da autonomia na educação e da abordagem elaborada pela professora Ana Mae Barbosa (2002) na arte- educação, a fim de incentivar o pensamento autônomo. Com o intuito de ampliar a pesquisa, consideram-se os estudos do teatrólogo Augusto Boal (2009), para analisar a presença em cena e as influências das opressões nas relações pessoais. Torna-se necessário evidenciar as noções de acessibilidade e de direitos da pessoa com deficiência, pautando-se no modelo social da deficiência, a fim de reafirmar a importância do incentivo da autonomia na visibilidade dos sujeitos. Sendo assim, este trabalho problematiza as atitudes realizadas durante o processo de construção do espetáculo e como tais ações contribuíram para autonomia das pessoas com deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BASÍLIO PEREIRA MACHADO, ÉLCIO, VANÊSSA XAVIER SILVA SOUSA, and ANA JÚLIA RÊGO VIEIRA DA LUZ. "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA: UM ENSAIO TEÓRICO." In Formação de Professores. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt01.067.

Full text
Abstract:
RESUMO: O trabalho tem como importância a formação do professor na perspectiva da educação profissional inclusiva, pois percebeu-se a necessidade de uma formação que atenda às necessidades das pessoas com deficiência na formação profissional. Tem como objetivo ressaltar a importância do professor como mediador do conhecimento na perspectiva de contemplar uma educação que permita o acesso a todos, independentemente de sua deficiência. A princípio foi apontado como se deu início a educação profissional e como as esferas públicas tratavam a qualificação para o emprego para esse público. O segundo momento, como ocorriam as seleções de pessoas com deficiências na década de 1980. E, finalmente, visualizar a necessidade de uma formação de professores que se adequem as reais necessidades da educação profissional e inclusiva. A pesquisa foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica realizada através dos descritores, google acadêmico e scielo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bagni, Ursula Viana, and Beatriz Della Líbera. "Avaliação nutricional de pessoas com deficiência." In Avaliação nutricional na atenção básica: reflexões sobre práticas e saberes, 49–74. Editora Fiocruz, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9786557080771.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cardozo, Alexandra Cristina Martoni, Fernanda Noli de Carvalho, and Francielle Caroline Azevedo. "INCLUSÃO SOCIAL: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA." In A educação enquanto fenômeno social: Perspectivas de evolução e tendências 6, 110–21. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.66323060111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mello, Anahí, Joelson Dias, Márcia Schaefer, Geovanna Silva, and Salisia Peixoto. "A participação eleitoral das pessoas com deficiência no Brasil : desafios e perspectivas." In Sistematização das normas eleitorais : eixo temático VII : participação política dos grupos minorizados, 181–92. Tribunal Superior Eleitoral, 2022. http://dx.doi.org/10.57025/9786587461205_mel.ana.

Full text
Abstract:
Reflete a participação do Subgrupo da Pessoa com Deficiência na Fase II do Projeto de Sistematização das Normas Eleitorais (SNE), Eixo Temático VII - Participação das Minorias do Processo Eleitoral. O objetivo é discutir, a partir da perspectiva do Direito Eleitoral e da Ciência Política, algumas dimensões que envolvem o acesso e a participação política eleitoral das pessoas com deficiência no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

NUNES, GIOVANA SILVA IBIAPINA, MARIA LEMOS DA COSTA, ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS, and IVANILDE ARAUJO DE SOUSA. "A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) COMO INSTRUMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE." In Tecnologias e Educação. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt19.036.

Full text
Abstract:
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) tem estado presente na vida das pessoas com Paralisia Cerebral (PC) que apresentam limitações na comunicação. Aspectos que tem demandado na prática pedagógica no Atendimento Educacional Especializado – AEE pensar em recursos para proporcionar espaços de vivências que venham melhorar a comunicação entre professor e crianças com PC visando qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como melhoria na autonomia da pessoa. Para a produção desse estudo partimos da seguinte questão problema: Quais as contribuições da CAA na sala de AEE no desenvolvimento da comunicação e da apredizagem dos alunos com PC da rede municipal de Teresina- Piauí? E com o objetivos: identificar como a Comunicação Aumentativa e Alternativa contribui para a interação dos alunos com paralisia no seu contexto de vida e descrever como se desenvolve a prática Pedagógica no AEE com CAA para o processo de ensino e aprendizagem. Para a metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa trazendo as experiências de um docente que atua no AEE com alunos com limitações na comunicação devido a PC. Para a construção dos dados utilizamos a observação participante. Para o embasamento teórico buscamos apoio em: Bersch (2007), Galvão Filho, (2012), Sartoretto e Bersch (2010) dentre outros, que discutem a temática, bem como nos documentos legais desde a Lei de Diretrizes e Bases à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); Política Nacional de Educação Especial, dentre outros, que normatizam as orientações para a inclusão das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e que possibilitam discutir sobre as contribuições da Comunicação Aumentativa Alternativa na prática com pessoas com PC. Os resultados evidenciam, que a CAA se constitui como um recurso que trará oportunidade de desenvolvimento, autonomia e refletirá também na autoestima, o que possibilita melhorias na comunicação refletindo em aprendizagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

LEITE ARAGÃO PINTO, LOIDE, EZER WELLINGTON GOMES LIMA, and JANAÍNA MOREIRA PACHECO DE SOUZA. "ACESSIBILIDADE CULTURAL E PRODUÇÀO DE MATERIAL EM MULTIFORMATO." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.073.

Full text
Abstract:
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS NOVOS SENTIDOS DE INCLUSÃO DIANTE DOS DIREITOS GARANTIDOS PELA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SEU PROTOCOLO FACULTATIVO (BRASIL, 2009) E PELA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (BRASIL, 2015) À LUZ DAS NOVAS CONCEPÇÕES DE DIREITOS HUMANOS (BONAVIDES, 2011; COMPARATO, 2001; LAFER, 1988), ASSOCIADOS AOS ENTRAMES DOS FATORES HISTÓRICO-SOCIAIS (BOBBIO, 2004) NA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DO LEMA “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS”, QUE CONCLAMA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS E PROJETOS VOLTADOS PARA ELAS. COMO ILUSTRAÇÃO DAS AÇÕES DE INCLUSÃO, DEBATE-SE A QUESTÃO DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAL LITERÁRIO PARA MULTIFORMATOS COMO MECANISMO DE ACESSO E FRUIÇÃO, QUE TEM POSSIBILITADO O ALCANCE À OBRA ARTÍSTICA COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA POR DIFERENTES PÚBLICOS, EM ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. APRESENTA-SE O CONCEITO DE LIVRO ACESSÍVEL, ALGUNS DE SEUS PRODUTORES E FOMENTADORES (WERNECK, 2011; SOUSA, 2018; PINTO, 2019), RESSALTANDO QUE ESSA ATITUDE PROATIVA PROMOVE O ACESSO E GARANTE DIREITO DE FRUIÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL AO DIVERSIFICADO PÚBLICO HUMANO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Pessoas com deficiência"

1

Caldas, Kleber, Luiz Henrique I. Cruz, Rosa Maria E. Moreira da Costa, Fabiano S. G. de Oliveira, and Karla Figueiredo. "Sistema de Informação Colaborativo para Acessibilidade de Pessoas com Deficiência." In Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2022.222472.

Full text
Abstract:
Este trabalho estuda o cenário de acessibilidade de Pessoas com Deficiência e propõe uma aplicação que estimula a integração de pessoas com deficiências e proprietários ou administradores de estabelecimentos da cidade do Rio de Janeiro, com a finalidade de informar às Pessoas com Deficiência (PcD) os diferentes tipos de acessibilidade desses espaços públicos e privados. Após uma revisão de trabalhos correlatos, foi realizada uma modelagem de aplicação para smartphones e um protótipo, para pessoas com deficiência física, foi desenvolvido. No entanto, a proposta é que o sistema auxilie todo o usuário com deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jorge Crepaldi, Giuliana, Rita de Cássia Ietto Montilha, and Maria Inês Rubo de Souza Nobre. "Autoconceito de pessoas com deficiência visual." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-29447.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Piovesan, Sandra Dutra, Rosana Wagner, Roseclea Duarte Medina, and Liliana Maria Passerino. "Sistema Imersivo para Pessoas com Deficiência." In XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.497.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Stumpf, Juliana, Mayara Ranzan, Angela Schone, douglas borella, and Robson Frank. "DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-30965.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Elaine Cristina Juvino, and Wilkerson L. Andrade. "Um Mapeamento Sistemático sobre o Ensino de Programação para Pessoas com Deficiência." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1713.

Full text
Abstract:
Muitos são os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, entre esses destacam-se os desafios na aprendizagem de programação. Como existe a necessidade de se tratar as deficiências de maneira específica no ensino-aprendizagem, foi realizado um mapeamento sistemático a fim de fornecer uma visão geral da área. Inicialmente foram encontrados 1844 trabalhos, porém apenas 29 satisfizeram os critérios de inclusão e exclusão de artigos definidos. Estes trabalhos foram classificados de acordo com sua abordagem. Como resultado, um mapa de pesquisas na área foi criado e também foi identificado que os maiores esforços têm sido para pessoas com deficiência visual e que não existe uma padronização de metodologia para cada tipo de deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Allyne, and Maria da Piedade Resende da Costa. "Preparação e Inserção Laboral das Pessoas com Deficiência." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28592.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Da Silva, Wender Antônio, Ornélio Hinterholz Junior, Ângelo Augusto Costa Freire, and Gracieth Mendes Valenzuela. "Projeto Incluir: inclusão digital para pessoas com deficiência." In XIX Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.447.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Wessling, Luiz H. B., Paulo Jr Varela, Adair J. Rohling, and Gustavo Y. Sato. "Experiências do Desenvolvimento e da Validação de um Aplicativo Gamificado para Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2021.217283.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma aplicação para auxilio no processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS de forma gamificada. A ideia central é que tanto pessoa surda como pessoa sem deficiência auditiva possam aprender de forma lúdica a se comunicar em linguagem de sinais pelo uso do aplicativo. A ferramenta oferece: (i) uma aplicação para dispositivos móveis, portanto de fácil acesso; (ii) aprender diversos conteúdos, conforme níveis de dificuldade; (iii) testar os conhecimentos adquiridos e comparar com outros usuários (gamificação). A solução propicia ofertar a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva e a sua comunicação com pessoas sem deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Siqueira de Siqueira, Rafaela Desirer, Emanuelly Marques Maia, and Kátia do Socorro Carvalho Lima. "MÉTODO GLENN DOMAN: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Strapasson, Aline Miranda, Edison Duarte, José Júlio Gavião de Almeida, Jalusa Andréia Storch, and Gabriela Simone Harnisch. "O PARABADMINTON: BADMINTON ADAPTADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-30941.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography