Academic literature on the topic 'Pigmentos fotossintéticos foliares'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pigmentos fotossintéticos foliares.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pigmentos fotossintéticos foliares"

1

Cavalcante, Lourival Ferreira, Thiago Jardelino Dias, Ronaldo Nascimento, and José Lucínio De Oliveira Freire. "Clorofila e carotenoides em maracujazeiro-amarelo irrigado com águas salinas no solo com biofertilizante bovino." Revista Brasileira de Fruticultura 33, spe1 (October 2011): 699–705. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452011000500098.

Full text
Abstract:
Os efeitos deletérios provocados pelo estresse salino resultam em modificações nos mecanismos bioquímicos e fisiológicos das plantas, alterando, dentre outros, os teores foliares de clorofila e carotenoides, comprometendo a atividade fotossintética e, consequentemente, o crescimento, o desenvolvimento, a produção e a adaptabilidade aos ambientes adversos. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes condutividades elétricas da água de irrigação (CEai), associadas às épocas de aplicação de biofertilizante, sobre os teores de pigmentos fotossintéticos para a determinação dos pigmentos cloroplastídicos (clorofila a, b, total e carotenoides) do maracujazeiro-amarelo. Os tratamentos foram distribuídos em arranjo fatorial 5 x 4, referentes aos valores de CEai: 0,5; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 dS m-1, em quatro épocas de aplicação do biofertilizante: sem biofertilizante (SB); aplicação uma semana antes do transplantio (1SAT); a cada 90 dias, a partir do transplantio (90DAT); uma semana antes e a cada 90 dias, após o transplantio (1SAT+90DAT). O aumento da concentração salina da água de irrigação reduziu a eficiência fotossintética nas folhas do maracujazeiro-amarelo, sendo mais drástico na condutividade superior a 2,5 dS m-1. As frequências de aplicação do biofertilizante não influenciaram nas concentrações dos pigmentos fotossintéticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rigon, João P. G., Napoleão E. de M. Beltrão, Silvia Capuani, Jósé F. de Brito Neto, and Fabíola V. de F. Silva. "Análise não destrutiva de pigmentos fotossintéticos em folhas de gergelim." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 3 (2012): 258–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000300004.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com o presente trabalho, relacionar pigmentos fotossintéticos extraídos de modo clássico em laboratório com leituras obtidas pelo clorofilômetro portátil ClorofiLOG 1030, em folhas de gergelim, por meio de modelos matemáticos. O trabalho foi realizado em dezembro de 2010, na Embrapa Algodão, de onde foram retirados discos foliares de gergelim para serem mensurados os índices de clorofila por meio do clorofilômetro portátil. Os discos foliares foram submetidos à extração dos pigmentos fotossintéticos, utilizando-se 5 mL de dimetilsulfóxido (DMSO) e mantidos em banho-maria a 70 ºC, durante 30 min; depois foram retirados 3 mL de alíquota para a leitura em espectrofotômetro nos comprimentos de onda de 470, 646 e 663 nm. Com base nos resultados analíticos modelos matemáticos foram ajustados utilizando-se o índice de clorofila na predição dos teores de clorofila a, b e total e dos carotenóides e suas relações. Concluiu-se que o medidor portátil de clorofila ClorofiLOG 1030 pode ser utilizado na estimativa da concentração dos pigmentos fotossintéticos em folhas de gergelim com alta precisão, além de proporcionar economia de recursos e tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Anderson Adriano Martins, and Amauri Alves de Alvarenga. "Sombreamento de plantas de Catharanthus roseus (L.) G. Don 'Pacifica White' por malhas coloridas: desenvolvimento vegetativo." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 2 (April 2009): 514–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000200024.

Full text
Abstract:
As malhas coloridas têm sido utilizadas para manipular o desenvolvimento vegetativo, melhorando a utilização da radiação solar por plantas ornamentais. Objetivou-se, neste trabalho estudar o efeito da redução de 50% da radiação fotossinteticamente ativa sobre o crescimento vegetativo de plantas de Catharanthus roseus (L.) G. Don, por meio de malhas azul e vermelha e malha preta, em comparação com plantas crescidas na ausência de sombreamento (pleno sol). As plantas foram obtidas a partir de sementes e tratadas por 180 dias. Foram avaliados o ganho de biomassa e a distribuição de matéria seca nas plantas, o conteúdo de pigmentos foliares (clorofilas e carotenóides) e de nitrogênio foliar. A malha vermelha provocou um aumento de matéria seca total e de área foliar das plantas em comparação com as malhas azul, preta e ao tratamento a pleno sol, porém, exceto em relação a esse tratamento, a malha vermelha causou menor conteúdo de nitrogênio e pigmentos foliares. A maior relação raiz/parte aérea e relação clorofila a/b, menores razões de área foliar e de massa foliar das plantas crescidas a pleno sol em relação às plantas sombreadas indicam um efeito mais proeminente da irradiância mais alta do que da alteração do espectro de luz. O sombreamento altera significativamente a distribuição de matéria seca e o uso de malhas de diferentes cores modifica o conteúdo de pigmentos fotossintéticos dessa espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Milene Conceição, Luciano do Amarante, Márcio Paim Mariot, and Rosana Serpa. "Crescimento e produção de pigmentos fotossintéticos em Achillea millefolium L. cultivada sob diferentes níveis de sombreamento e doses de nitrogênio." Ciência Rural 41, no. 1 (2011): 45–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000100008.

Full text
Abstract:
A espécie Achillea millefolium L., conhecida como mil-folhas, é uma planta herbácea, rizomatosa e perene. Sua importância medicinal deve-se às suas atividades antibacterianas, antiinflamatórias, antitumorais, analgésicas e antioxidantes. O efeito da disponibilidade de luz e do nitrogênio sobre o crescimento e produção dessa espécie é pouco conhecido. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta de A. millefolium L., cultivada sob diferentes níveis de sombreamento e doses de nitrogênio, quanto ao crescimento e à produção de pigmentos fotossintéticos. As plantas foram cultivadas sob três doses de nitrogênio (0, 75 e 150kg uréia ha-1) e submetidas a dois níveis de sombreamento 0% (luz plena) e 75% (sombrite 75%). Adotou-se o delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições em um fatorial 3x2 (doses de nitrogênio x níveis de sombreamento). O sombreamento influenciou a maioria dos caracteres avaliados, causando uma redução significativa no acúmulo de massa seca da parte aérea (caule + folha + flor), caule, folhas e flores e aumento nos teores de clorofila a, b, total e carotenóides. Os resultados sugerem que a espécie A. millefolium L. possui adaptação à baixa intensidade luminosa, devido às alterações nas características foliares, relacionadas aos teores de pigmentos fotossintéticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Alexandre Reuber Almeida da, Francisco Marcus Lima Bezerra, Claudivan Feitosa de Lacerda, Carlos Henrique Carvalho de Sousa, and Keivia Lino Chagas. "Pigmentos fotossintéticos e potencial hídrico foliar em plantas jovens de coqueiro sob estresses hídrico e salino." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 10, no. 4 (January 5, 2017): 317. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v10i4.3650.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, investigar os mecanismos bioquímicos associados às ações isoladas e/ou simultâneas do déficit hídrico e da salinidade do solo, em plantas jovens de coqueiro, através das respostas dos pigmentos fotossintéticos (teores foliares totais de clorofilas e carotenoides) e do potencial hídrico foliar. No experimento, conduzido em casa de vegetação, em Fortaleza, CE, avaliaram-se, sob delineamento estatístico de blocos casualizados, no arranjo de parcelas subdivididas, os efeitos de diferentes níveis de deficiência hídrica (parcelas), mediante a imposição de distintos percentuais de reposição das perdas de água por evapotranspiração potencial da cultura - ETpc (20; 40; 60; 80 e 100%), associados às subparcelas, constituídas pelos crescentes níveis de salinidade do solo (1,72; 6,25; 25,80 e 40,70 dS m-1), proporcionados pelos solos coletados no Perímetro Irrigado Morada Nova. Em condições de déficit hídrico e de salinidade do solo, as plantas jovens de coqueiro apresentam mudanças significativas nos pigmentos fotossintéticos, com reduções lineares nos teores totais de clorofilas (a+b), sendo estes, indicadores dos efeitos dos estresses isolados. Os teores de carotenoides são indicadores da aclimatação das folhas das plantas de jovens de coqueiro aos efeitos combinados da deficiência hídrica e da salinidade do solo e refletem o antagonismo entre os agentes estressores. O potencial hídrico foliar das plantas jovens de coqueiro são efetivamente limitados quando a deficiência hídrica e a salinidade atuam isoladamente. As plantas jovens de coqueiro são mais suscetíveis às limitações de água, em detrimento aos elevados níveis de salinidade do solo, sendo estes, considerados fatores de estresses aditivos para a espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Menegatti, Renata Diane, Aline Soares Pereira, Luana Oliveira, Athos O. S. Dorneles, Débora Dutra, and Sidnei Deuner. "Diferentes concentrações de zinco no desenvolvimento de plantas de Phaseolus vulgaris L." Evidência - Ciência e Biotecnologia 17, no. 1 (July 26, 2017): 23–32. http://dx.doi.org/10.18593/eba.v17i1.12923.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos da aplicação de solução nutritiva com concentrações crescentes de zinco (Zn) no desenvolvimento inicial e no teor de pigmentos de plantas de feijão cultivadas em condições de casa de vegetação. O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Nutrição de Plantas (LNP) e em casa de vegetação pertencentes ao Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A semeadura foi realizada em vasos preenchidos com areia média lavada. Sete dias após a emergência das plântulas foi aplicada, com intervalos de dois dias, solução nutritiva com quatro concentrações crescentes de Zn (2, 50, 75 e 100 µM), dispostas em um delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições, sendo cada uma delas composta por seis plantas. Aos 45 dias após a emergência das plântulas, avaliaram-se as seguintes variáveis: altura das plantas, diâmetro do caule, número de folhas, área foliar e comprimento de raiz, além do índice de pigmentos fotossintéticos. Com o aumento das concentrações de Zn verificou-se decréscimo significativo para as variáveis diâmetro do caule e comprimento de raiz, sugerindo que maiores concentrações de Zn podem influenciar negativamente no desenvolvimento das plantas de feijão. Os índices de clorofila e flavonoides apresentaram elevação com o aumento das doses de Zn. Esse efeito possivelmente está relacionado a uma reação estratégica da espécie, que visa minimizar o efeito tóxico das concentrações crescentes de Zn no desenvolvimento das plantas.Palavras-chave: Feijão. Micronutriente. Pigmentos foliares. Toxicidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Baldotto, Lílian Estrela Borges, Marihus Altoé Baldotto, Validoro Bazoni Giro, Luciano Pasqualoto Canellas, Fábio Lopes Olivares, and Ricardo Bressan-Smith. "Desempenho do abacaxizeiro 'Vitória' em resposta à aplicação de ácidos húmicos durante a aclimatação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 4 (August 2009): 979–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000400022.

Full text
Abstract:
A aclimatação de mudas de abacaxizeiro propagadas por cultura in vitro é um processo lento. A promoção do crescimento radicular pelo uso de ácidos húmicos pode ser útil durante esse processo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do abacaxizeiro 'Vitória' propagado por cultura de tecidos em resposta à aplicação de diferentes doses de ácidos húmicos isolados de vermicomposto e de torta de filtro durante o período de aclimatação em casa de vegetação. Foram avaliadas as características anatômicas da lâmina foliar, o teor de pigmentos fotossintéticos, o crescimento da parte aérea e do sistema radicular, e o conteúdo de nutrientes foliares. Os resultados mostraram incrementos no crescimento e desenvolvimento da parte aérea e do sistema radicular com a aplicação de ácidos húmicos, bem como acúmulo significativo de N, P, K, Ca e Mg e aumento na relação clorofila a/clorofila b. A promoção do crescimento das mudas durante o período de aclimatação, em resposta à aplicação de ácidos húmicos, pode melhorar a adaptação do abacaxizeiro ao ambiente ex vitro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Geovani Soares de, WESLLEY BRUNO BELO DE SOUZA, LAURIANE ALMEIDA DOS ANJOS SOARES, FRANCISCO WESLEY ALVES PINHEIRO, HANS RAJ GHEYI, and VALESKA KAROLINI NUNES OLIVEIRA. "DANO CELULAR E PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS DO MARACUJAZEIRO-AZEDO EM FUNÇÃO DA NATUREZA CATIÔNICA DA ÁGUA." IRRIGA 25, no. 4 (December 16, 2020): 663–69. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n4p663-669.

Full text
Abstract:
DANO CELULAR E PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS DO MARACUJAZEIRO-AZEDO EM FUNÇÃO DA NATUREZA CATIÔNICA DA ÁGUA GEOVANI SOARES DE LIMA1; WESLLEY BRUNO BELO DE SOUZA2; LAURIANE ALMEIDA DOS ANJOS SOARES3; FRANCISCO WESLEY ALVES PINHEIRO4; HANS RAJ GHEYI5 E VALESKA KAROLINI NUNES OLIVEIRA6 1 Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Aprígio Veloso, 882 - Universitário, Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: geovani.soares@p q.cnpq.br. 2 Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Jario Vieira Feitosa, 1770, Bairro dos Pereiros, Pombal, PB, Brasil. E-mail: weslleybruno96@hotmail.com. 3 Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Jario Vieira Feitosa, 1770, Bairro dos Pereiros, Pombal, PB, Brasil. E-mail: lauriane.soares@pq.cnpq.br. 4 Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Aprígio Veloso, 882 - Universitário, Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: wesley.ce@hotmail.com. 5Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Aprígio Veloso, 882 - Universitário, Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: hgheyi@gmail.com. 6 Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Jario Vieira Feitosa, 1770, Bairro dos Pereiros, Pombal, PB, Brasil. E-mail: valeska.karoline2015@gmail.com. 1 RESUMO Este trabalho teve como objetivo de avaliar o dano celular e os teores de pigmentos fotossintéticos do maracujazeiro-azedo em função da natureza catiônica da água de irrigação. O experimento foi desenvolvido sob condições de casa-de-vegetação em Pombal-PB. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, sendo os tratamentos constituídos de seis natureza catiônica da água (S1-Testemunha; S2 - Na+; S3 - Ca2+; S4 - Na+ + Ca2+; S5 - Mg2+ e S6 - Na+ + Ca2+ + Mg2+), distribuídos em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições, sendo a parcela constituída de duas plantas. As plantas do tratamento testemunha (S1) foram irrigadas com água de condutividade elétrica (CEa) de 0,3 dS m-1 e as demais (S2; S3; S4; S5 e S6) foram cultivadas com CEa de 3,0 dS m-1. A irrigação com água de composição Na+ e Na+ + Ca2+ resultou em maior dano celular nos tecidos foliares. A síntese de clorofila a foi inibida pela salinidade de natureza Mg2+ e Na+ + Ca2+ + Mg2+. A salinidade da água afetou negativamente os teores de clorofila b do maracujazeiro-azedo. O uso de água com composição sódica induziu aumento na síntese de carotenoides em plantas de maracujazeiro-azedo. Palavras-chave: Passiflora edulis Sims, estresse salino, semiárido. LIMA, G. S. de; SOUZA, W. B. B. de; SOARES, L. A. dos A.; PINHEIRO, F. W. A.; GHEYI, H. R.; OLIVEIRA, V. K. N. CELL DAMAGE AND PHOTOSYNTHETIC PIGMENTS OF THE SOUR PASSION FRUIT IN FUNCTION OF THE CATIONIC NATURE OF WATER 2 ABSTRACT This study had the objective of evaluating the cellular damage and the levels of photosynthetic pigments of the sour passion fruit in function of the cationic nature of the irrigation water. The experiment was conducted under greenhouse conditions in Pombal -PB. The experimental design was randomized blocks, with treatments consisting of six cationic nature of water (S1 - Control; S2 - Na+; S3 - Ca2+; S4 - Na++ Ca2+; S5 - Mg2+ and S6 - Na++ Ca2++ Mg2+), distributed in a randomized block design with four replications, and each plot consisting of two plants. The plants of the control treatment (S1) were irrigated with water of electrical conductivity (ECw) of 0.3 dS m-1 while those of the other (S2; S3; S4; S5 and S6) were cultivated with ECw of 3.0 dS m-1. Irrigation with Na+ and Na++ Ca2+ water resulted in greater cellular damage in the leaf tissues. The synthesis of chlorophyll a was inhibited by salinity of Mg2+ and Na++ Ca2++ Mg2+. The salinity of the water negatively affected the chlorophyll b content of the sour passion fruit. The use of water with sodium composition induced an increase in the synthesis of carotenoids in sour passion fruit plants. Keywords: Passiflora edulis Sims, saline stress, semiarid.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carneiro Custódio, Ivan, Ricardo Felício, Alainy Carla Souza Nascente, Priscilla Gomes de Freitas Santos, Patrícia Souza da Silveira, and Fábio Santos Matos. "ANÁLISE DE CRESCIMENTO DE PLANTAS DE Eucalyptus urocan SOB DÉFICIT HÍDRICO E DOSES DE SILÍCIO." Revista Agrotecnologia - Agrotec 8, no. 2 (November 24, 2017): 28. http://dx.doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v8n2p28-36.

Full text
Abstract:
O objetivo com o presente estudo foi identificar o efeito da adubação silicatada no crescimento de plantas de Eucalyptus urocam sob déficit hídrico. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação coberta com plástico transparente e laterais de sombrite com 50% de interceptação da radiação solar sobre bancada no campo experimental da Universidade Estadual de Goiás. As mudas foram transplantadas em vasos de doze litros contendo uma mistura de solo, areia e esterco na proporção de 3:1:0,5, respectivamente. Seguiu o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2 (50 e 100% de água equivalente a evapotranspiração diária e aplicação de Silício foliar na concentração de 0 e 1 g L-1) seis repetições. As doses de Si utilizadas não apresentaram interação com o déficit hídrico. Os Eucalyptus urocam não são acumuladoras de Si e a adubação silicatada não interferiu no crescimento vegetativo e relações hídricas desta espécie de Eucalipto. As plantas de Eucalyptus urocam apresentam como estratégia de tolerância a seca a maximização da absorção e minimização da perda de água pela maior alocação de biomassa para o sistema radicular e redução da transpiração e, soma-se a isto as alterações nas concentrações foliares de pigmentos fotossintéticos como mecanismo de fotoproteção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nóbrega, Jackson Silva, Riselane de Lucena Alcântara Bruno, Francisco Romário Andrade Figueiredo, Toshik Iarley da Silva, Reynaldo Teodoro de Fátima, João Everthon da Silva Ribeiro, Jean Telvio Andrade Ferreira, and Rodrigo Garcia da Silva Nascimento. "Acúmulo de biomassa e pigmentos fotossintéticos em plantas de Mesosphaerum suaveolens (L.) Kuntze sob estresse salino e doses de ácido salicílico." Research, Society and Development 9, no. 5 (March 31, 2020): e121953286. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3286.

Full text
Abstract:
A Mesosphaerum suaveolens (L.) é uma espécie com elevado potencial aromático e terapêutico, bastante difundida na região Nordeste do Brasil. No entanto, as condições do semiárido nordestino e o elevado teor de sais contidos no solo e na água utilizada na irrigação podem comprometer o desenvolvimento vegetal. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do ácido salicílico como atenuante do estresse salino sob o acúmulo de biomassa e os índices de clorofila em plantas de M. suaveolens. O experimento foi conduzido em ambiente protegido pertencente ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Areia-PB. O delineamento estatístico adotado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial incompleto 5 x 5, com cinco condutividades elétricas da água de irrigação (CEa: 0,5; 1,45; 5,0; 8,55 e 10,0 dS m-1) e cinco doses de ácido salicílico (0,0; 0,29; 1,0; 1,71 e 2,0 mM L-1) com quatro repetições e duas plantas por parcela, geradas a partir da matriz experimental Composto Central de Box. Foram avaliados o acúmulo de massa seca da raiz, caule, folhas, da parte aérea e total e os índices de clorofila ‘a’, ‘b’, total e a razão clorofila a/b. A salinidade promoveu sérios danos, reduzindo consideravelmente o acúmulo de biomassa e os índices foliares de clorofila das plantas de M. suaveolens. O ácido salicílico não promoveu efeito atenuante aos danos promovidos pelo estresse salino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pigmentos fotossintéticos foliares"

1

Costa, Cicero Teixeira Silva. "Crescimento, pigmentos fotossintéticos e produtividade de cana-de-açúcar (Saccharum sp.), no quarto ciclo de cultivo." Universidade Federal de Alagoas, 2009. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/226.

Full text
Abstract:
The sugarcane (Saccharum officinarum L.) is a species adapted to the tropical climatic conditions and has been presenting fundamental function in the economical development in the Southeast and Northeast regions of the Brasil. The adaptation capacity of the culture to the different cultivation environment can be evaluated through the growth analysis, from the physiologic answers and of the biological and economical production. Thus, the objective of the present work was to evaluate the growth, leaf pigment photosynthetic and yield of four sugarcane varieties (RB92579, SP79-1011, RB931530 and RB93509), in the Tabuleiros Costeiros region, in the State of Alagoas. The work was developed in the experimental area of Centro de Ciências Agrárias, of the Ferderal University of Alagoas in Rio Largo city (09°28'02 ''S; 35°49'43 ''W and altitude de 127m). The statistical design was in random blocks, with four treatments and five replications. They number of plants per meter, stem diameter, plants height, leaf area and leaves area rate (IAF) were evaluated, the measurements began 30 days after the harvest (DAC), except the number of plants that went measured 90 DAC. The leaf pigments photosynthetic were appraised in the period between 213 and 284 DAC. Other evaluations such as: raw material quality, dry mass and yield were evaluated in the harvest period 360 DAC, and the data was submitted to the variance analysis and the averages compared by the Tukey test, with P ≤ 0,05. The results showed that the maximum sprouting happened 90 DAC for all the studied varieties, and the variety RB92579 presented the largest sprouting and the largest stem height in the harvest period. The stem diameter of the RB931530 variety was better than the others, however, it obtained the smallest contents chlorophyll a, b and total and larger correlation (r) between the reading of SPAD-502 and the chlorophylls contents. The RB92579 and BR93509 varieties were better than the others in relation to the sugar production of dry matter and yield, however they differed to each other just to the dry matter. The RB92579 and RB931530 varieties were similar to the soluble solids content (BRIX), percentage of rude sugar (PCC) and recoverable total sugar (ATR).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) é uma espécie amplamente adaptada às condições climáticas tropicais e tem apresentado papel fundamental no desenvolvimento econômico das regiões Sudeste e Nordeste do país. A capacidade de adaptação da cultura aos diferentes ambientes de cultivo pode ser avaliada através da análise de crescimento, das respostas fisiológicas e da produção biológica e econômica. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento, os pigmentos fotossintéticos foliares e a produtividade de quatro variedades de cana-de-açúcar (RB92579, SP79-1011, RB931530 e RB93509), na região dos Tabuleiros Costeiros de Alagoas. O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, município de Rio Largo - AL (09°28 02 S; 35°49 43 W e altitude de127m). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro tratamentos e cinco repetições. Foram avaliados: número de plantas por metro linear, diâmetro do colmo, altura das plantas, área foliar e índice de área foliar (IAF), cujas medidas iniciaram-se aos 30 dias após o corte (DAC), exceto o número de plantas que foi aos 90 DAC. Os pigmentos fotossintéticos foliares foram avaliados no período entre 213 e 284 DAC. As demais avaliações como: qualidade da matéria prima, matéria seca e produtividade final, foram avaliadas no período da colheita, aos 360 DAC, e os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey, com P ≤ 0,05. Os resultados obtidos mostraram que o máximo perfilhamento ocorreu aos 90 DAC para todas as variedades estudadas, sendo que a variedade RB92579 apresentou o maior perfilhamento e a maior altura de colmo no período da colheita. A variedade RB931530 apresentou diâmetro de colmo superior às demais, e os menores teores de clorofila a, b e total e maior correlação (r) entre a leitura do SPAD-502 e os teores de clorofilas. As variedades RB92579 e BR93509 foram superiores às demais quanto à produção de açúcar, de matéria seca e a produtividade, porém, diferiram entre si apenas quanto ao teor de matéria seca. As variedades RB92579 e RB931530 foram semelhantes quanto ao teor de sólidos solúveis (BRIX), percentagem de açúcar bruto (PCC) e açúcar total recuperável (ATR).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aidar, Saulo de Tarso. "Tolerância à dessecação em Pleurostima purpurea (Velloziaceae): trocas gasosas, pigmentos fotossintéticos e conteúdo relativo de água foliar." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11144/tde-12012006-151513/.

Full text
Abstract:
Pleurostima purpurea (Velloziaceae) é uma espécie rupícola encontrada em afloramentos rochosos do estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. Por apresentar notável capacidade de tolerar a dessecação vegetativa, este estudo teve o intuito de esclarecer detalhes sobre a estratégia ecofisiológica utilizada por tais plantas frente à desidratação do ambiente e as vantagens associadas ao processo. Para tanto foi analisada a dinâmica de trocas gasosas, o conteúdo de pigmentos fotossintéticos e o conteúdo relativo de água de tecidos foliares durante os processos de dessecação e reidratação de indivíduos adultos cultivados. Comportaram-se como homeohídricas típicas economizadoras de água sob condição de seca moderada que, quando agravada, assumiram o comportamento de pecilohídricas e peciloclorófilas. A suspensão da irrigação provocou o fechamento estomático sob conteúdo relativo de água foliar acima de 90%, levando a restrições sobre a transpiração e assimilação líquida de carbono até o estabelecimento da anabiose. Durante este processo, houve um atraso na diminuição do CRAfoliar em relação ao CRAplanta-solo. A degradação das clorofilas acompanhou a diminuição do CRAfoliar, o qual alcançou o valor médio mínimo de 17% sem incorrer na abscisão das folhas, enquanto sua resíntese somente se iniciou após a total reidratação dos mesmos tecidos. Durante todo este processo o conteúdo de carotenóides manteve-se estável. 12 horas de reidratação do solo de cultivo foram suficientes para a retomada respiratória. Um balanço positivo de CO2 foi observado a partir da 36ª hora de reidratação quando o grau de abertura estomática passou a ser maior do que o observado para o grupo controle. Comparando-se com as condições iniciais, 84 horas de reidratação foram suficientes para a recuperação fotossintética mesmo com uma recuperação apenas parcial do conteúdo de clorofilas. Assim como os tecidos foliares, suas raízes também devem ser tolerantes à dessecação.
Pleurostima purpurea (Velloziaceae), a rupicolous flowering species found in rock outcrops in Rio de Janeiro state, southeastern Brazil, show notable capacity to endure vegetative desiccation. This study had the intent to show more details about the ecophysiological strategy used by these plants facing a drying ambient and the advantages associated with the process. For this, it was analised the gas exchanges, photosynthetic pigments content, and relative water content of leaf tissues during desiccation and rehydration of cultivated individuals. They behaved typicaly as homeohydrics water savers under moderated drought condition that, when aggravated, prosecute with poikilohydric and poikilochlorophyllous behavior. After watering suspension, stomatic closing was observed under a relative leaf water content up to 90% that resulted in gas exchanges restrictions until the anabiosis. During this process, it was observed a delay in the leaf relative water content (RWCleaf) decrease comparing to the plant-soil relative water content (RWCplant-soil). The chlorophylls degradation acompanished the RWCleaf decrease, which achived the minimum average value of 17% without incur in leaves abscission, while its resynthesis just begun after the full leaves rehydration. During all of this process, the carotenoids content remained stable. Twelve hours of soil rehydration were sufficient for the respiration retake. A positive carbon balance was observed since the 36th hour of rehydration, when the degree of stomatic opening became bigger than that observed for the control group. Comparing with inicial conditions, 84 hours of rehydration were sufficient to photosynthetic recovery, even just with a parcial recovery of chlorophyll content. As well as the leaf tissues, its roots might be desiccation tolerants.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MOURA, Adenilda Ribeiro de. "Aspectos morfológicos, fisiológicos e bioquímicos do pinhão manso (Jatropha curcas L.) submetido ao déficit hídrico." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2010. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5415.

Full text
Abstract:
Submitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-08-22T12:48:14Z No. of bitstreams: 1 Adenilda Ribeiro de Moura.pdf: 1066028 bytes, checksum: 3c782cbb4d5d70f96ff97cd2cfa12623 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-22T12:48:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adenilda Ribeiro de Moura.pdf: 1066028 bytes, checksum: 3c782cbb4d5d70f96ff97cd2cfa12623 (MD5) Previous issue date: 2010-02-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The objective of the present work was to verify alterations in the growth, the gas exchanges and biochemical composition changes of tame nut plants (Jatropha curcas L.) cultivated in greenhouse under water deficiency. The present research was developed in greenhouse of the Laboratory of Plant Physiology of the Agricultural Federal University of Pernambuco, between December of 2008 to June of 2009, with experimental period of 120 days. The plant were propagated seeds proceeding from the Center of Agricultural Sciences of the Federal University of Alagoas - UFAL, in the Rio Largo city , Alagoas State, situated around ' 57,3' the geographic coordinates 09º 27'' 57,4' S and 35º 49' W. The seeds had been ece of fishes to germinate in trays with capacity for 17 kg of ground. The same ones had been used dumb with 25 days of age had been transferred to vases contend 11kg of ground, classified as Neossolo Regolitico, coming from the Experimental Station of the IPA (Company Pernambucana de Farming Pesquisa), in the city of Caruaru/PE collected in two depths of 0-20 and 20- 40 cm, placing in in layers vases overlapped to simulate the natural conditions of caatinga. The experimental delineation entirely was casualizado with four water levels in the ground: 100%, 80%, 60% and 40% of the pot capacity (CP) with six repetitions. To each fifteen days had been evaluated height of the plant, leaf number, diameter of caule. To the end of the experimental period, the foliar area, the reason of foliar area, the production of dry substance of leves, caule, roots and total had been determined and the allocation of biomass for leves, caule and roots. The leaf water potential, the relative water text was evaluated at three times (60, 90 and 120 days after the differentiation) in two schedules of evaluation 4h (antemanhã) and to the noon. Daily they had been taken measured by the temperature and relative humidity of air in the interior of the house of vegetation for I calculate it of the deficit of water vapor pressure. Also a daily course was made to identify the schedule of bigger estomática opening of the species. At the three times of evaluation they had been also made you analyze biochemists (free amino acids, soluble proteins, soluble carbohydrates and free prolina) and had been evaluated texts of clorofilas, b, carotenóides in same leves used for the foliar hídrico potential. The hídrico deficit affected in the 0 variable of growth in the treatments with 60% and 40% CP in leaf number, diamerter of stem and height of the plant in relation to the plants with 100% CP, being able to be observed significant differences in the total dry substance, allocation of biomass of the root, caule and leves also in the treatments with 60 and 40% of field capacity. In relation the gaseous exchanges presented values significant for the studied 0 variable Tfol x Ur x DPV and and x Rs to the 90 days, in the submitted plants 60% and 40% of the capacity of field in relation to the plant has controlled. Significant differences in the organic solutos for the treatments had been observed most severe, also o CP urring with the leaf water potentil at the three times of evaluation, what it evidences that the species in situation of estres a CP umulates organic solutos and consequently diminishes the leaf water potentil. The Jatropha when submitted the water levels below of 60% CP, it has its compromised development, however the species does not paralyze its growth.
O objetivo do presente trabalho foi analisar alterações nas relações hídricas, teor de solutos orgânicos e crescimento de mudas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) sob diferentes níveis de déficit hídrico. A pesquisa foi conduzida em casa de vegetação do Laboratório de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, no período de dezembro de 2008 a junho de 2009. As mudas foram provenientes de sementes coletadas no campo experimental, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, no Município de Rio Largo. As sementes foram colocadas para germinar em bandejas contendo areia lavada, e quando as plântulas apresentaram de quatro a seis folhas, foram selecionadas quanto a uniformidade de tamanho e sanidade e transferidas para vasos de polietileno com capacidade para 11kg de solo, classificado como Neossolo Regolítico, procedente da Estação Experimental do IPA (Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária), no município de Caruaru/PE, coletado nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm, colocados nos vasos em camadas sobrepostas e mantidos em casa de vegetação sem adubação para simular as condições naturais da Caatinga O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, correspondendo a quatro níveis de água no solo: 100%, 80%, 60% e 40% da capacidade de pote (CP) com seis repetições. O potencial hídrico foliar e o teor relativo de água foi avaliado em três épocas (60, 90 e 120 dias após a diferenciação) em dois horários de avaliação na antemanhã (4h) e ao meio-dia (12h). Nas três épocas de avaliação também foram feitas análises bioquímicas (aminoácidos livres, proteínas solúveis, carboidratos solúveis e prolina livre) e foram avaliados os teores de clorofilas a, b, carotenóides nas mesmas folhas utilizadas para a determinação do potencial hídrico foliar. A cada sete dias foram avaliados altura da planta, número de folhas, diâmetro do caule. Ao final do período experimental, foram determinadas a área foliar, a razão de área foliar, a produção de matéria seca das folhas, caule, raízes e total e a alocação de biomassa para as folhas, caule e raízes. Com o aumento do estresse foram observadas diferenças significativas nos teor de solutos orgânicos para os tratamentos mais severos, ocorrendo paralelamente queda no potencial hídrico foliar nas três épocas de avaliação, o que evidencia que a espécie em situação de estresse acumula solutos orgânicos e conseqüentemente diminui o potencial hídrico foliar. Os pigmentos fotossintetizantes apresentaram reduções no tratamento mais severo em relação ao controle para os teores de clorofila a/b, total e pela estimativa do Índice do SPAD aos 90 dias de tratamentos hídricos nas plantas com 40% CP. O déficit hídrico afetou nas variáveis de crescimento nos tratamentos com 60 % e 40 % CP no número de folhas, diâmetro do caule e altura da planta em relação às plantas com 100% CP, a J. curcas quando submetida a níveis d’água abaixo de 60% CP, tem seu desenvolvimento comprometido, entretanto a espécies não paralisa seu crescimento. Foram observadas diferenças significativas na matéria seca total, alocação de biomassa da raiz, caule e folhas também nos tratamentos com 60 e 40 % de capacidade de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography