Academic literature on the topic 'Pigmentos funcionais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Pigmentos funcionais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Pigmentos funcionais"

1

Costa, Joana Talita Galdino, Sandra Machado Lira, Marcelo Oliveira Holanda, Chayane Gomes Marques, Carla Laíne Silva Lima, Lia Corrêa Coelho, Glauber Batista Moreira Santos, et al. "Evidências do uso de frutas no tratamento complementar da Ansiedade e do Diabetes." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 26, 2020): e464997432. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7432.

Full text
Abstract:
Doenças crônicas não transmissíveis como Diabetes Mellitus e Ansiedade são consideradas doenças emergentes por estarem cada vez mais prevalentes na população. Em contrapartida, junto com o aumento dos índices de prevalência dessas doenças, tem-se, a constante busca por terapias alternativas de baixo custo e reduzidos efeitos adversos, para o tratamento destas comorbidades. Muitas destas pesquisas terapêuticas têm investigado o uso de frutos de muitas plantas, devido às características funcionais vinculadas a eles. Alimentos ou ingredientes com potencial funcional designam impacto positivo na saúde, no desempenho físico ou no estado mental agregado ao seu valor nutritivo, visto que esses ingredientes apresentam compostos bioativos provenientes de vitaminas, pigmentos e metabólitos, que atuam no funcionamento metabólico. O Brasil é um país com vasta diversidade de frutos considerados funcionais, isso promove uma ampliação do interesse por novas prospecções a respeito do uso potencial desses frutos no tratamento de diversas doenças. Diante disto, o objetivo dessa revisão narrativa é elencar frutas que apresentam efeitos hipoglicemiantes e ansiolíticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zambelli, Rafael Audino, Luan Ícaro Freitas Pinto, Gerla Castello Branco Chinelate, Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres, and Dorasílvia Ferreira Pontes. "Efeito da estocagem de massas congeladas nos parâmetros colorimétricos de pães tipo forma adicionados de ingredientes funcionais." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 1 (March 28, 2015): 62. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i1.3342.

Full text
Abstract:
<p>O presente teve como objetivo estudar o efeito da estocagem congelada de massas por até 60 dias nos parâmetros colorimétricos de pães tipo forma. Foram desenvolvidas 7 formulações de pães tipo forma, uma padrão, sema adição de ingredientes funcionais e as contendo as combinações dos ingredientes açaí em pó/polidextrose, brócolis em pó/polidextrose e tomate em pó/polidextrose nas proporções de 5% e 10% cada. Através de análise de cor instrumental foram avaliados os parâmetros de luminosidade (L), cromaticidades a* e b*, o croma (C*) e o ângulo de tonalidade (h°) do miolo dos pães nos tempos 0, 15, 30, 45 e 60 dias. Para a formulação padrão, a luminosidade apresentou redução de 77,38 a 69,43, houve redução na cromaticidade a* e ângulo de tonalidade, já a cromaticidade b* e croma apresentaram elevação em função do tempo de estocagem. Para as formulações contendo ingredientes funcionais, o comportamento foi semelhante, os pães tiveram menor luminosidade quando comparada à padrão, à medida do tempo de estocagem, pela degradação dos pigmentos houve elevação deste parâmetro. A cromaticidade a* e o ângulo de tonalidade foram reduzidos ao longo da estocagem, com exceção das formulações incorporadas com brócolis em pó, onde o ângulo de tonalidade aumentou. A cromaticidade b* e o croma apresentaram aumento durante o período estudado. Concluiu-se que o tempo de estocagem congelada das massas promoveu variações nos parâmetros colorimétricos do miolo de pães tipo forma. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Lucas. "Ensaio Fotográfico." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 3, no. 1 (March 19, 2011): 1. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v3i1.8635132.

Full text
Abstract:
A investigação estética do patrimônio industrial através do suporte fotográfico pautou-se pelo desligamento das suas antigas referências funcionais e pelo entendimento do espaço enquanto elemento a ser explorado sensorialmente: o estado de extrem descaso de quase ou efetivas ruínas gera um número infindável de situações: a fusão das cores e pigmentos da pátina, a textura revelada pela luz dura que permeia os telhados e estruturas e as formas seriadas e já deformadas pelo tempo possibilitam interpretações e imagens sem precedentes. Distante do restante da cidade- seja pela situação da iminente impermanência da matéria ou pela localização geográfica, as ruínas industriais possibilitam uma imersão e aproximação maiores com as questões pessoais do flaneur ou do visitante, que se vê obrigado à confrontar a sua natureza, igualmente impermanente, ao engajar seu corpo nestes espaços. A fotografia, desta maneira, atua como um veículo que auxilia o flaneur a se confrontar com estas questões e, como catalizador dos questionamentos, está apta a gerar uma nova e ampla teia de ressignificações sobre estes locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Meireles, Bruno Raniere Lins de Albuquerque, Maristela Alves Alcantara, Isabelle de Lima Brito, Renato Pereira Lima, Alex Sandro Bezerra de Sousa, and Angela Maria Tribuzy de Magalhães Cordeiro. "Aspectos físico-químicos e qualidade nutricional do coco catolé (Syagrus cearensis)." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 1, 2020): e133973822. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3822.

Full text
Abstract:
Dentre as palmeiras nativas do Nordeste brasileiro tem-se o Catolé (Syagrus cearensis), cujas informações sobre seu fruto são incipientes. Desta forma, objetivou-se avaliar as características físico-químicas e a qualidade nutricional do fruto do coco catolé garantindo e ampliando a sua utilização na alimentação do semiárido brasileiro. O fruto inteiro, o endocarpo e o endosperma apresentaram peso médio de 39,33; 17,40 e 1,74 g, respectivamente. Na polpa os teores de umidade (68,74%), cinzas (1,91%), proteínas (3,53%), lipídios (0,46%) e carboidratos (25,36%) aliado ao pH de 5,1, mostrou a susceptibilidade deste fruto à ação fúngica, sendo importante observar suas condições de armazenamento. A amêndoa, com baixos teores de umidade (6,51%), destacou-se o conteúdo proteico (9,95%) e lipídico (38,22%), confirmando o excelente rendimento do gênero Syagrus na produção de óleo vegetal. Para os pigmentos da polpa foram encontrados valores de 6,38 e 1,86 mg/100g de flavonoides e carotenoides totais, respectivamente. A amêndoa apresentou representativo perfil de minerais: magnésio (143,02 mg/100g), potássio (515,35 mg/100g), manganês (2,44 mg/100g) e cobre (1,76 mg/100g), atendendo na sua maioria as exigências de ingestão diária recomendada. O estudo da composição do fruto contribuiu para o conhecimento das propriedades nutricionais e funcionais do Catolé e preenchimento de uma lacuna ainda existente na literatura sobre o potencial de utilização do Syagrus cearensis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Classius de, and Rodrigo Zieri. "Pigmentação testicular em Physalaemus nattereri (Steindachner) (Amphibia, Anura) com observações anatômicas sobre o sistema pigmentar extracutâneo." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 2 (June 2005): 454–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000200023.

Full text
Abstract:
O presente estudo foi realizado com o intuito de relatar a ocorrência e morfologia de células pigmentares viscerais constituintes do "sistema pigmentar extracutâneo" em Physalaemus nattereri (Steindachner, 1863) (Leptodactylidae). Foram utilizados dez exemplares machos para a análise macroscópica e obtenção de fragmentos testiculares incluídos em resina e corados com H/E. Os anuros, dentre outros animais exotérmicos, possuem células especiais, os melanócitos, que se caracteriza por intensa pigmentação e sintetiza melanina, além de melanomacrófagos, que se caracteriza por atividade fagocítica e muitas vezes apresentam intensa pigmentação. A nomenclatura destas células não é consensual e, por isso, várias denominações são apresentadas, principalmente nos seguintes órgãos: fígado (como sinônimo de células de Kupffer), rins, baço e menos freqüentemente em outras localizações, com os termos - células pigmentares, células pigmentares extracutâneas, macrófagos pigmentados, melanomacrófagos, melanófagos, melanóforos e melanócitos. Para os anuros os estudos são recentes e relatam células pigmentares em poucas espécies. Em Physalaemus nattereri e alguns anuros, os pigmentos melânicos são encontrados, além da cútis, em outros órgãos constituindo um sistema pigmentar extracutâneo, com diferentes ocorrências, tipos e quantidade em distintas espécies. Associados ao aparelho reprodutor de P. nattereri, os melanócitos foram observados nas gônadas, na albugínea e no interstício, especialmente associado com vasos sangüíneos. A notória presença de numerosas células com pigmento distribuídas no testículo confere uma coloração que varia do preto mesclado com branco ao preto intenso. Trata-se de uma rara peculiaridade e não há informações sobre seu significado funcional ou valor biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Elga Batista da, Marcela Cristina Machado Raposo, Michele Matias da Conceição, and Vanessa De Oliveira dos Santos. "Capacidade antioxidante de frutas e hortaliças." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 5 (December 31, 2015): 93. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i5.3636.

Full text
Abstract:
<p>A definição de alimentos funcionais ainda é controversa na literatura, são definidos como aqueles que apresentam concentrações de um ou mais ingredientes modificados ou manipulados para melhorar sua contribuição para dieta saudável. Esses alimentos apresentam ainda nutrientes em quantidades apreciáveis, como é o caso das frutas e hortaliças que apresentam em sua composição compostos antioxidantes capazes de combater os radicais livres. Objetivou-se com essa revisão bibliográfica discutir os benefícios dos compostos com atividade antioxidantes presentes em frutas e hortaliças. Este estudo se utilizou da revisão de literatura para buscar evidencias sobre o tema abordado. Os carotenoides formam uma classe de pigmentos presentes nos vegetais, além das propriedades biológicas envolvendo sua atividade antioxidante<strong>,</strong> destacarmos a função antioxidante dos compostos fenólicos e das vitaminas A, C e E. As vitaminas são substâncias orgânicas presentes em muitos alimentos em pequenas quantidades e essenciais para o bom funcionamento de muitos processos fisiológicos do corpo humano. O aumento do consumo de frutas e hortaliças deve ser estimulado, pois diversos compostos presentes na célula vegetal como visto no presente trabalho, dentre eles a função antioxidante das vitaminas A, C e E, desempenham proteção e redução do risco de diversas doenças.</p><p align="center"><strong><em>Antioxidant capacity of fruits and vegetables</em></strong></p><p><strong>Abstract</strong><strong>: </strong>The definition of a functional food is still controversial in literature, they are defined as those having concentrations of ingredients one or more modified or manipulated to enhance their contribution to healthy diet. These foods still have appreciable amounts of nutrients, such as fruit and vegetables that have in their composition antioxidant compounds capable of combating free radicals. The aim of this review was to discuss benefits of compounds with antioxidant activity present in fruits and vegetables. This study used the literature review to seek evidence on the topic discussed. Carotenoids are a class of pigments present in plants, involving biological properties beyond its antioxidant activity, we deploy the antioxidant activity of the phenolic compounds and vitamins A, C and E. Vitamins are organic substances present in small amounts in many foods and essential for the proper functioning of many physiological processes of the human body. Increased consumption of fruits and vegetables should be encouraged, because many compounds present in the plant cell as seen in this study, including the antioxidant function of vitamins A, C and E play an important role in protection of various diseases.<strong></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Escalante-Aburto, Anayansi, Benjamín Ramírez-Wong, Patricia I. Torres-Chávez, J. Manuel Barrón-Hoyos, Juan de Dios Figueroa-Cárdenas, and Jaime López-Cervantes. "LA NIXTAMALIZACIÓN Y SU EFECTO EN EL CONTENIDO DE ANTOCIANINAS DE MAÍCES PIGMENTADOS, UNA REVISIÓN." Revista Fitotecnia Mexicana 36, no. 4 (December 16, 2013): 429. http://dx.doi.org/10.35196/rfm.2013.4.429.

Full text
Abstract:
El objetivo de esta revisión es compilar el conocimiento disponible acerca del contenido y los tipos de antocianinas identificadas en diferentes variedades de maíces (Zea mays L.) pigmentados. Principalmente, se pretende identificar el efecto en estos compuestos causado por la nixtamalización tradicional, y especificar los estudios desarrollados con tecnologías alternativas de nixtamalización para disminuir los efectos negativos en la calidad funcional del producto final. El uso de maíces pigmentados se ha incrementado debido al contenido superior de compuestos fenólicos, sobre todo por su contenido de antocianinas. Las antocianinas son los compuestos responsables del color rojo-azul de plantas como el maíz, y poseen propiedades antioxidantes benéficas para la salud. Estos pigmentos se encuentran en la capa de aleurona del endospermo y en el pericarpio del grano. Las antocianinas no aciladas de mayor abundancia en los maíces pigmentados son cianidina 3-glucósido (70 %), pelargonidina 3-glucósido y peonidina 3-glucósido, las cuales poseen una alta capacidad antioxidante. En general, los maíces de variedades de color morado, azul y negro son las que contienen más antocianinas. La nixtamalización tradicional es un proceso agresivo para las antocianinas contenidas en los granos pigmentados, ya que provoca pérdidas hasta de 100 % en los productos obtenidos por esta tecnología. No obstante, se puede retener una mayor cantidad de compuestos fenólicos, antocianinas y mayor capacidad antioxidante en productos obtenidos con nixtamalización por extrusión y nixtamalización fraccionada, los cuales son procesos alternativos eficientes a la nixtamalización tradicional. Sin embargo, son necesarias más investigaciones que permitan disminuir la pérdida de estos compuestos naturales útiles para la obtención de nuevos productos nutracéuticos desarrollados con maíces pigmentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Parker, Timothy H., Brooke M. Stansberry, C. Dustin Becker, and Philip S. Gipson. "Do Melanin- or Carotenoid-Pigmented Plumage Ornaments Signal Condition and Predict Pairing Success in the Kentucky Warbler?" Condor 105, no. 4 (November 1, 2003): 663–71. http://dx.doi.org/10.1093/condor/105.4.663.

Full text
Abstract:
Abstract Yellow and red feathers pigmented by carotenoids can signal a bird's condition and are important to both female choice and male-male competition. Melanin-based ornaments are thought to be less effective than carotenoid ornaments as indicators of condition, though their signal function is still relatively unstudied. We examined both carotenoid and melanin-pigmented feather ornaments in a single species, the Kentucky Warbler (Oporornis formosus). Both males and females of this species have melanin-pigmented ornamentation (black crown, black face) and carotenoid-pigmented ornamentation (lemon-yellow undersides). Melanin-pigmented plumage patches were larger in males than females, and males had brighter breast plumage, with a larger ultraviolet component, than females. Among males in the wild, individuals in better condition had more extensive black caps and faces, but not brighter-yellow breasts. Males with larger black caps were more likely to attract mates. This work demonstrates that, in a species with both melanin- and carotenoid-pigmented plumage, melanin-pigmented ornaments can signal condition, and that a melanin-based signal can explain variance in mating success. ¿Funcionan Como Indicadores de la Condición Física y Predicen del Éxito de Apareamiento los Ornamentos del Plumaje Pigmentados con Melanina o Carotenoides en Oporornis formosus? Resumen. Las plumas amarillas y rojas pigmentadas por carotenoides pueden indicar la condición de un ave y son importantes tanto para la elección de machos por parte de las hembras como para la competencia entre machos. Se cree que los ornamentos a base de melanina son menos efectivos como indicadores de condición que los ornamentos carotenoides, aunque su función como señal ha sido menos estudiada. Examinamos plumas ornamentales pigmentadas con carotenoides y melanina en la especie Oporornis formosus. Tanto el macho como la hembra presentan ornamentación pigmentada con melanina (corona negra, rostro negro) y ornamentación pigmentada con carotenoides (flancos inferiores amarillo-limón). Los parches de plumaje pigmentados con melanina fueron mayores en los machos que en las hembras y el plumaje del pecho de los machos fue más brillante y con un componente ultravioleta mayor que el de las hembras. Entre los machos en ambiente natural, los individuos con mejor condición tuvieron coronas y rostros negros más extensos, pero no tuvieron pechos amarillos más brillantes. Los machos con coronas negras más extensas tuvieron una mayor probabilidad de atraer parejas. Este trabajo demuestra que en una especie con plumaje pigmentado con melanina y carotenoides, los ornamentos pigmentados con melanina pueden señalar la condición de los individuos, y que una señal con base en melanina puede explicar la varianza en el éxito reproductivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mahler, Bettina, Lidia S. Araujo, and Pablo L. Tubaro. "Dietary and Sexual Correlates of Carotenoid Pigment Expression in Dove Plumage." Condor 105, no. 2 (May 1, 2003): 258–67. http://dx.doi.org/10.1093/condor/105.2.258.

Full text
Abstract:
Abstract Carotenoid pigmentation in birds' plumage is considered an honest indicator of phenotypic quality, and thus a target of sexual selection. But carotenoids also fulfill essential physiological functions, and therefore, carotenoids should only appear in plumage if they are in excess of those needed physiologically. We explored the presence of carotenoid-based plumage coloration in columbids and its association with diet and sexual dichromatism using a comparative analysis. We found that carotenoid plumage pigmentation appeared three times independently in doves, and that these events were always associated with frugivorous feeding habits. This suggests that expression of carotenoid-based plumage color in granivorous species may be constrained by the scarcity of carotenoids in their diet. However, more than half of the frugivorous species lack carotenoid-pigmented plumage, indicating that rich dietary sources of these compounds are a necessary but not sufficient cause for their expression in plumage. Analyzing 12 pairs of sister taxa, we found that plumage dichromatism was neither associated with the amount of carotenoid pigment present in the plumage nor with the sexual dimorphism in carotenoid-pigmented plumage. Although the presence of carotenoid-based plumage coloration has been related to sexual selection in several taxa, we failed to show such an association in columbids. Correlación de la Expresión de Pigmentos Carotenoides en el Plumaje de Palomas con la Dieta y la Selección Sexual Resumen. Los pigmentos carotenoides en el plumaje de las aves son considerados indicadores honestos de la calidad fenotípica y, por lo tanto, objetos de selección sexual. Sin embargo, los carotenoides también cumplen funciones fisiológicas esenciales, por lo cual aquellos que se expresan en el plumaje deberían estar en exceso de los utilizados a nivel fisiológico. Exploramos la presencia de carotenoides en el plumaje de las palomas y su asociación con la dieta y el dicromatismo sexual usando un análisis comparativo. Encontramos que el plumaje carotenoide apareció tres veces independientemente en palomas, y que estos eventos estaban siempre asociados a frugivoría. Esto sugiere que la expresión de carotenoides en el plumaje de especies granívoras puede estar restringida por la escasez de estos pigmentos en la dieta. Sin embargo, más de la mitad de las especies frugívoras carecen de plumaje carotenoide, indicando que alimentos ricos en este compuesto son una causa necesaria pero no suficiente para su expresión en el plumaje. Analizando 12 pares de taxa hermanos, encontramos que el dicromatismo no estaba asociado ni a la cantidad de pigmentos carotenoides presentes en el plumaje ni al dimorfismo sexual de plumaje carotenoide. Aunque la presencia de plumaje carotenoide ha sido relacionada con la selección sexual en numerosos grupos, no encontramos una asociación similar en palomas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Camargo, Ademir J., Hamilton B. Napolitano, and Solemar S. Oliveira. "Estudo teórico químico-quântico das propriedades geométricas e físico-químicas das Ftalocianinas de Co, Cr, Cu, Mn, Ni, Fe, Sc, Ti, VO." Revista Processos Químicos 1, no. 1 (January 2, 2007): 21–34. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v01i01.p21-34.2007.

Full text
Abstract:
As ftalocianinas constituem uma importante classe de materiais orgânicos com interessantes propriedades eletroativas e fotoativas, as quais são intensamente utilizadas como pigmentos na coloração de plásticos e tecidos, catalisadores, no desenvolvimento de sensores de gases e na terapia fotodinâmica. Neste artigo, são discutidos os resultados dos cálculos teóricos usando a teoria do funcional da densidade (DFT) e o método semiempírco INDO/s para os complexos for CoPc, CrPc, CuPc, MnPc, NiPc, FePc, ScPc1+, TiOPc, VOPc and CuTBP. Os cálculos das freqüências vibracionais, juntamente com os respectivos assinalamentos, foram realizados usando o nível de teoria DFT/B3LYP/6-31G* com o programa g98. A análise populacional e os espectros de UV/visível foram obtidos com o método semiempírico INDO/s implementado no programa ZINDO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Pigmentos funcionais"

1

Santos, Diego Tresinari dos 1985. "Extração, micronização e estabilização de pigmentos funcionais = construção de uma unidade multipropósito para desenvolvimento de processos com fluídos pressurizados." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254869.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Angela de Almeida Meireles
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-17T10:13:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_DiegoTresinaridos_D.pdf: 5800925 bytes, checksum: 355208e3c8e107bfa760e2e6b7f00d0d (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: A indústria de alimentos está constantemente à procura de compostos que apresentam propriedades físicas e químicas para melhorar seus produtos. A maioria destes compostos são aditivos com propriedades antioxidantes, corantes ou aditivos com efeitos positivos sobre a saúde humana. Aditivos naturais são sempre preferíveis aos compostos sintéticos. Flavonóides e carotenóides são duas das principais classes de pigmentos funcionais pelas quais as indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica têm apresentado maior interesse. No entanto, estes compostos apresentam uma série de limitações ao serem aplicados em produtos processados. Diversos fatores, tais como luz, temperatura, pH, entre outros, desencadeiam a degradação oxidativa destes pigmentos funcionais limitando não só a aplicação final destes, mas também restringindo toda a cadeia do processo: desde a escolha do método de extração do pigmento da fonte vegetal até o tratamento que o produto formulado irá sofrer após a sua formulação passando pela escolha do método de redução do tamanho e/ou encapsulação das partículas visando a melhora da taxa de dissolução, biodisponibilidade e estabilidade destes compostos. Tecnologias de extração, micronização e estabilização de pigmentos funcionais por encapsulação em matrizes poliméricas utilizando fluidos pressurizados podem representar uma alternativa ambientalmente correta, uma vez que estão incluídas no conceito de "química verde" e do desenvolvimento sustentável, e economicamente viável em relação aos respectivos métodos convencionais, onde grandes quantidades de solventes orgânicos, longos tempos de processo e altas temperaturas são requeridas, o que pode promover a degradação, isto é, perda de cor e capacidade antioxidante, condições estas normalmente utilizadas nos processos convencionais. Adicionalmente, processos de extração e formação de partículas utilizando fluidos supercríticos permitem um fácil e eficiente controle do processo através de pequenas variações nas condições de operação (Pressão, Temperatura, etc.). Apesar de comercialmente encontrarem-se disponíveis equipamentos distintos para cada processo mencionado uma unidade para pesquisa que possibilite o estudo de diferentes processos com fluidos pressurizados proporcionaria uma melhor relação custo-benefício associada a esta tecnologia. Portanto, uma unidade multipropósito para o desenvolvimento de processos com fluidos pressurizados que possibilite a extração e formação de partículas de pigmentos funcionais, bem como de outros compostos bioativos em um único equipamento foi projetada, construída e testada. Processos de extração utilizando CO2 supercrítico ou líquidos pressurizados como solventes, assistidos por dióxido de carbono a alta pressão; de formação de partículas encapsuladas ou não via RESS (Rapid Expansion of Supercritical Solutions) e SAS (Supercritical fluid Anti-Solvent) foram desenvolvidos na unidade multipropósito produzindo resultados semelhantes aos obtidos por equipamentos similares, reprodutíveis e melhores do que quando utilizando processos convencionais
Abstract: The food industry is continuously searching compounds that present physical and chemical properties to improve their products. Most of them are additives with antioxidant properties, colorants or additives with positive effects to human health. Natural additives are always preferred to synthetic compounds. Flavonoids and carotenoids are two of the major functional pigments class that food, cosmetic and pharmaceutical industries are more interested recently. Nevertheless, these compounds present a series of limitations when applied to processed products. Several factors, such as light, temperature, pH, among others, trigger the oxidative degradation of theses functional pigments limiting not only their final applications, but also restricting all the process chain: from the choice of the extraction method of the pigment from the vegetable source, passing through the choice of the particle reduction and/or encapsulation technique aiming the improvement of the dissolution rate, biodisponibility and stability of these compounds. Technologies for extraction, micronization and stabilization of functional pigments into polymeric matrices using supercritical fluids may represent an environmentally friend alternative, once they are inserted in the concept of green chemistry and sustainable development, and economically viable comparing to conventional methods, wherein large amounts of organic solvents, long process time and high temperatures are required, that can promote degradation, i. e., color and antioxidant activity loss, conditions normally employed on conventional processes. Moreover, extraction and particle formation processes utilizing supercritical fluids permit an easy and efficient process control with little variation on operational conditions (Pressure, Temperature, etc.). Despite distinct commercial equipments are available to carry out each mentioned process a unit for research that can be used to carry out different processes with pressurized fluids would lead to a better cost-benefit relation associated to this technology. Therefore, a multipurpose unit to develop processes with pressurized fluids that can be used for extraction and particle formation purposes of functional pigments, as well as of other bioactive compounds using the same apparatus was designed, constructed and tested. Extraction processes using supercritical CO2, employing pressurized liquid solvents, assisted by high pressure carbon dioxide; particle formation processes to obtain encapsulated or non encapsulated particles via RESS (Rapid Expansion of Supercritical Solutions) and SAS (Supercritical Anti-Solvent) were done using the multipurpose unit producing comparable experimental results to those obtained by similar equipments. Good reproducibility and better results than those obtained using conventional processes were observed employing our home-made apparatus
Doutorado
Doutor em Engenharia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Volnei Brito de. "Aproveitamento dos subprodutos de vinificação da uva Bordô (Vitis labrusca) para obtenção de pigmentos com propriedades funcionais." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74132/tde-19042013-084817/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi produzir pigmentos em pó a partir dos subprodutos de vinificação da uva tinta, variedade Bordô (Vitis labrusca), através da secagem em spray dryer utilizando maltodextrina como agente carreador. Foram estudados os efeitos das condições de processo sobre algumas propriedades físico-químicas, além da estabilidade e da atividade biológica do material obtido. Extratos etanólicos das cascas e sementes da uva foram obtidos e concentrados até um terço do volume inicial. Este extrato foi então misturado com o agente carreador maltodextrina 10 DE nas concentrações de 10, 20 ou 30% e atomizado em spray dryer, com vazão de alimentação de 44 mL/min e temperaturas do ar de entrada de 130, 150 ou 170°C, num total de nove ensaios. Além disso, foi obtida uma amostra de extrato concentrado liofilizado, sem a presença do agente carreador, para efeito de comparação. Avaliou-se o rendimento do processo de atomização; e para as amostras obtidas determinou-se o teor de umidade, retenção de antocianinas, higroscopicidade e solubilidade em água, a fim de verificar a influência das condições de processo sobre essas características. Estas amostras também foram avaliadas quanto à morfologia, distribuição do tamanho de partículas e isotermas de sorção de umidade. Todas as amostras obtidas (atomizadas e liofilizada) foram avaliadas quanto à cor instrumental, espectroscopia de infravermelho, estabilidade durante a estocagem, presença de compostos bioativos (fenólicos, flavonóides, antocianinas e proantocianidinas), além de atividade antioxidante, antimicrobiana e de inibição da arginase de Leishmania. As condições de processo avaliadas (temperatura de secagem e concentração de agente carreador) tiveram forte influência nas características estudadas. O teor de umidade, a retenção de antocianinas, a morfologia e o tamanho das partículas, foram bastante influenciados pela temperatura de secagem e pela concentração de agente carreador, enquanto que a higroscopicidade sofreu maior influência da concentração de agente carreador. Esse parâmetro também apresentou grande influência nas isotermas de sorção de umidade das amostras. Não houve grande interferência do processo de secagem na composição química do material obtido, evidenciada pelos espectros de infravermelho. Quanto à avaliação da estabilidade durante a estocagem, foi observado que as amostras contendo maltodextrina conservaram mais as antocianinas e a cor, quando comparadas com as amostras sem carreador e os extratos líquidos, indicando, que o processo de secagem e a presença do carreador, promoveram um efeito protetor aos compostos e sua cor. Todas as amostras apresentaram altos teores de flavonóides totais, antocianinas, proantocianidinas e elevados valores de atividade antioxidante variando de 314,06 a 441,04 µmolesTE/g de extrato seco pelo método DPPH e de 993,32 a 1138,68 µmolesTE/g de extrato seco pelo método FRAP. Apresentaram atividade antimicrobiana principalmente contra Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes. Além disso, tiveram grande capacidade de inibir a enzima arginase de Leishmania com porcentagem de inibição variando de 54,60 a 83,43%. Os resultados encontrados sugeriram que o processo de secagem em spray dryer com maltodextrina, dos extratos obtidos dos subprodutos da uva Bordô, produziu pós com diversas características interessantes, como baixa higroscopicidade, alta solubilidade e estabilidade, além de grande potencial biológico. Tais resultados evidenciam que este subproduto da indústria vinícola pode ser aproveitado como fonte natural de ingredientes funcionais.
The aim of this work was to produce powder pigments from grape byproducts of Bordo variety (Vitis labrusca) by spray drying using maltodextrin as carrier agent. The effects of process conditions on some physicochemical properties, stability and biological activity of the product were studied. Ethanol extracts were obtained from grape pomace (skins and seeds) and concentrated to one-third the initial volume. This extract was then mixed with the carrier agent 10 DE maltodextrin at concentrations of 10, 20 or 30% and atomized in a spray dryer, with feed flow rate of 44 mL/min and inlet drying air temperatures of 130, 150 or 170°C a total of nine tests. In addition, a sample of freeze-dried concentrated extract without carrier agent was obtained for comparison. It was evaluated process yield and the samples obtained were initially evaluated for moisture content, anthocyanins retention, hygroscopicity and solubility in water, in order to verify the influence of process conditions on these characteristics. These samples were also evaluated for morphology, particle size distribution and moisture sorption isotherms. All samples (spray-dried powders and freeze-dried extract) were evaluated for instrumental color, infrared spectroscopy, stability during storage, presence of bioactive compounds (phenols, flavonoids, anthocyanins and proanthocyanidins) plus antioxidant activity, antimicrobial activity and inhibition of Leishmania arginase. Process conditions evaluated (inlet drying air temperature and carrier agent concentration) had a strong influence on the characteristics studied. The moisture content, anthocyanin retention, morphology and particle size of the samples were strongly influenced by drying temperature and carrier agent concentration while the hygroscopicity suffered greater influence of the carrier agent concentration. The concentration of carrier agent also had great influence on the moisture sorption isotherms of the samples. There was no significant interference of the drying process on the chemical composition of the material evidenced by infrared spectroscopy. Regarding the evaluation of stability during storage, it was observed that the samples containing maltodextrin, retained much more anthocyanins and original color when compared with the sample without a carrier or liquid extracts, indicating both, the drying process and the presence of carrier, promoted a protective effect to the compounds and its color. All samples showed high levels of flavonoids, anthocyanins, proanthocyanidins and high levels of antioxidant activity ranging from 314.06 to 441.04 µmolTE/g of extract (dry weight), by DPPH and 993.32 to 1138.68 µmolTE/g of extract (dry weight) by FRAP method. Most samples showed antimicrobial activity against Staphylococcus aureus and Listeria monocytogenes. Moreover, had great ability to inhibit the enzyme arginase of Leishmania with inhibition percentage ranging from 54.60 to 83.43%. The results suggest that the drying process of Bordo grape pomace extracts in a spray dryer with maltodextrin, produced powders with various interesting characteristics such as low hygroscopicity, high solubility and stability, and large biological potential. This shows that this byproduct of wine industry can be used as a natural source of functional ingredients.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Mariana Casagrande. "Aproveitamento do resíduo do despolpamento da jabuticaba (Myrciaria cauliflora) para obtenção de pigmento com propriedades funcionais." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74132/tde-14032013-141427/.

Full text
Abstract:
A jabuticaba é uma fruta originalmente brasileira e que começa a ser explorada comercialmente para produção de polpa congelada, geleia, licor, dentre outros produtos. O processamento da jabuticaba gera uma grande quantidade de resíduos, oriundos da casca e da semente, que normalmente são descartados em aterros, contribuindo para poluição ambiental. Todavia, esses resíduos são ótimas fontes de ingredientes funcionais, tais como antocianinas (pigmentos roxos) e elagitaninos, ambos potentes antioxidantes. Assim, o objetivo deste estudo foi extrair o pigmento do resíduo do despolpamento da jabuticaba e caracteriza-lo; estudar o processo de secagem por atomização do pigmento;caracterizar os pós obtidos, bem como sua propriedade antioxidante e estabilidade durante o armazenamento. Para tanto, a jabuticaba foidespolpada, e do resíduo (cascas e sementes) foi obtido um extrato aquoso, o qual foi caracterizado quanto ao teor de sólidos solúveis, pH, umidade, cinzas, proteínas, lipídeos, fibras, açúcares e acidez, e, em seguida, foi desidratado em spray-dryer com os agentes carreadores maltodextrina DE10 e goma arábica. Os pós obtidos foram caracterizados quanto à umidade, higroscopicidade, cor instrumental, morfologia e tamanho das partículas, teor de antocianinas, estabilidade e propriedade antioxidante pelos métodos ORAC e DPPH, estabilidade durante estocagem e isotermas de sorção. O extrato aquoso obtido apresentou 10% de sólidos solúveis totais, pH 3,54, acidez de 0,71 g ácido cítrico/100g amostra e teor de antocianinas de 79,3 mg de antocianinas/100g de amostra. Os pós obtidos com maltodextrina em condições otimizadas apresentaram retenção média de antocianinas de 77%, umidade média de 4,0%, higroscopicidade média de 34,9 g de água absorvida/100 g de pó, rendimento médio do processo de 32,1% e em média 11,5 mg/g pó de antocianinas totais. Os valores médios para a atividade antioxidante variaram de 826,9 a 266,0 µmoles equivalentes de Trolox/g pelos métodos ORAC e DPPH, respectivamente. Já para os pós obtidos com goma arábica em condições otimizadas a retenção média de antocianinas foi de 86%, umidade média de 3,9%, higroscopicidade média de 56,1 g água absorvida/100g pó, rendimento médio do processo de 35,7% e em média 14,8 mg/g pó de antocianinas totais. Os valores médios para a atividade antioxidante variaram de 227,2 a 1152,7 µmoles equivalentes de Trolox/g de pó pelos métodos DPPH e ORAC, respectivamente. Os pós obtidos apresentaram valores altos para antocianinas, fenólicos totais e atividade antioxidante, mostrando o grande potencial do resíduo do despolpamento da jabuticaba para produção de um pigmento funcional. A presença do carreador foi efetiva para manter a estabilidade do pigmento durante a estocagem e quanto maior a sua concentração, maior a estabilidade do pigmento.
The jabuticaba is originally a Brazilian fruit and begins to be exploited commercially for the production of frozen pulp, jelly, liquor, among oth er products. The processing of jabuticaba generates a lot of waste, from the peel and seeds, which are usually discarded in landfills, contributing to environmental pollution. However, these residues are good sources of functional ingredients, such as anthocyanins (purple pigments) and elagitannins, both potent antioxidants. The objective of this study was to extract the pigment from the pulping of jabuticaba\'s waste and characterized it, to study the process of spray drying the pigment; characterize the po wders, as well as its antioxidant properties and storage stability. To this aim, jabuticaba was pulped, and the residue (peel and seeds) was obtained from an aqueous extract, which was characterized as the soluble solids, pH, moisture, ash, protein, lipid, fiber, sugars and acidity, and then was dried in a spray-dryer with agents carriers of 10 maltodextrin and gum arabic. The powders were characterized for moisture, hygroscopicity, instrumental color, morphology and particle size, anthocyanins, stability and antioxidant properties by ORAC and DPPH methods and stability during storage. The aqueous extract obtained showed 10% of total soluble solids, pH 3.54, acidity 0.71 g citric acid/100g sample and anthocyanin content of 79.3 mg anthocyanin/100g sample. The powders obtained under optimized conditions with maltodextrin showed retention of 77% anthocyanins, 4.0% of humidity, hygroscopicity of 34.9 g water absorbed/100g powder, yield of the process 32.1% and on average 11.5 mg/g of anthocyanins. The mean values for the antioxidant activity ranged from 826.9 µM Trolox equivalents/g jabuticaba\'s powder to 266.0 µM Trolox equivalents/g jabuticaba\'s powder for ORAC and DPPH methods, respectively. The gum arabic powders obtained under optimized conditions showed average retention of 86% anthocyanins, 3.9% average humidity, hygroscopicity average of 56.1 g water absorbed/100g powder, average yield of 35.7% of the process and an average of 14.8 mg/g powder anthocyanins. The mean values for the antioxidant activity ranged from 1152.7 µM Trolox equivalents/g jabuticaba\'s powder to 227.2 µM Trolox equivalents/g jabuticaba\'s powder for ORAC and DPPH methods, respectively. The powders obtained showed high concentration of anthocyanins, phenolic compounds and antioxidant activity, showing the great potential of the residue of jabuticaba\'s waste for production of a functional pigment. The presence of the carrier was effective for maintaining stability of the pigment during storage and the higher the concentration, the greater the stability of the pigment
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Garanto, Iglesias Alejandro. "CERKL, generació d’un model knockout de retinosi pigmentària i estudis funcionals." Doctoral thesis, Universitat de Barcelona, 2011. http://hdl.handle.net/10803/96312.

Full text
Abstract:
La Retinosi Pigmentària (RP), la causa de ceguesa més freqüent en adults (1:4000), està originada per mutacions en més de 50 gens. Un d’aquests és CERKL, gen identificat l’any 2004 pel grup, l’estudi funcional del qual constitueix el tema d’aquesta Tesi Doctoral. Fins el moment, s’han descrit vàries mutacions en CERKL causants d’RP o de distròfia de cons i bastons (CRD). A nivell proteic, CERKL presenta un 50% de similitud amb la proteïna quinasa de ceramides (CERK) i comparteix el domini diacilglicerol quinasa (DAGK). Endemés, CERKL presenta diferents dominis proteics coneguts (senyals de localització (NLS) i d’exportació (NES) nuclear, així com un domini d’homologia a plextrina (PH)). Tot i que s’han identificat mutacions que indubtablement causen degeneració retinal, encara resta per descriure la seva funció fisiològica, així com la seva contribució a la patologia. L’objectiu principal d’aquest treball ha estat la caracterització funcional del gen i la proteïna CERKL a partir d’assaigs in vitro, combinant estratègies in silico, cel•lulars i moleculars, profunditzant en les anàlisis quantitatives i qualitatives dels principals esfingolípids. Finalment, també s’ha construït i analitzat un model animal murí knockout, Cerkl -/-. Els principals resultats obtinguts en aquest treball s’enumeren a continuació: 1.- A nivell transcripcional, s’han caracteritzat de forma exhaustiva les isoformes produïdes per CERKL en retina humana i murina, revelant un nivell de complexitat inesperat, amb més de 20 isoformes, degudes principalment a empalmament alternatiu, així com a la presència de, com a mínim, quatre promotors diferents amb especificitat tissular. 2.- Estudis cel•lulars de sobreexpressió mostren que CERKL exerceix un efecte protector davant l’apoptosi causada per estrès oxidatiu, mentre que les formes mutants no retenen aquesta funció. Encara que els mecanismes de protecció es desconeixen, aquests resultats apunten a una funció neuroprotectora a curt termini de CERKL als fotoreceptors, els quals estan sotmesos de manera continuada a estrès lumínic i oxidatiu. 3.- Estudis exhaustius i detallats mitjançant tècniques de TLC, HPLC i UPLC per l’anàlisi de lípids han demostrat que CERKL no fosforila les ceramides ni cap dels esfingolípids identificats fins el moment, sota les condicions utilitzades. Tampoc s’ha pogut observar una funció quinasa de proteïnes. Els resultats obtinguts en aquest treball apunten a que CERKL ha d’exercir una altra funció a la cèl•lula, molt probablement lligada al transport de lípids o a la regulació d’altres processos cel•lulars. 4.- La localització subcel•lular ha determinat que CERKL localitza, principalment, al reticle endoplasmàtic i a l’aparell de Golgi i, de manera minoritària, al nucli, mostrant una localització extremadament dinàmica que recolza la contribució de CERKL en processos de transport i senyalització, així com una multiplicitat funcional. 5.- Un dels aspectes claus d’aquesta Tesi ha estat el disseny, generació i estudi fenotípic a nivell transcripcional, cel•lular, morfològic, electroretinogràfic i lipidòmic del model animal Cerkl-/-. El ratolí Cerkl-/- és viable i fèrtil, i els nostres estudis preliminars no mostren una degeneració de retina severa. El fenotip dels ratolins KO mostra una alteració significativa i consistent dels potencials oscil•latoris als electroretinogrames, els quals indiquen una afectació de les cèl•lules ganglionars i/o amacrines. Aquestes dades concorden amb les anàlisis immunohistoquímiques i d’hibridació in situ en retines de ratolí WT i KO, on la màxima expressió de CERKL es detecta en les cèl•lules ganglionars, i de manera més moderada, en la capa nuclear interna i fotoreceptors. En resum, CERKL és un gen que mostra una gran complexitat transcripcional i funcional. Els pròxims objectius abordaran l’estudi en detall del model animal generat, així com d’altres models en vies de construcció.
The main aim of this thesis was the transcriptional and functional characterisation of CERKL, one of the many genes described so far that are responsible for Retinitis Pigmentosa (RP), the main genetic cause of blindness in adults (prevalence 1:4.000). In particular, we aimed to: i) characterise the complex CERKL transcription in human and mouse retinas, ii) analyse the subcellular localisation of the CERKL encoded proteins, including the truncated isoform R257X, generated by the most frequent mutant allele; iii) characterise the substrate and possible enzymatic role of the CERKL protein; iv) describe the role of CERKL in the protection against oxidative stress; and last but not least, v) design, create and initially characterise a mouse Cerkl-/- model (knockout) at the transcriptional, histological, immunohistochemical and lipidomic levels, focussing on the retina. Our results showed a high transcriptional complexity of the CERKL gene in the human and murine retina, with an extremely dynamic subcellular localisation, indicating the possibility of different functional roles in each compartment. The overexpression of CERKL protects cells from induced oxidative stress, suggesting that CERKL might play an important role in the initial response against oxidative injuries. CERKL harbours a conserved lipid kinase domain and the high homology with CERK has suggested a possible involvement in the sphingolipid metabolism. However, up to date, no kinase activity has been detected and the CERKL function remains unclear. In order to elucidate the CERKL physiological function, study its role in the retina, and whether it is (or not) related to sphingolipid metabolism, a knockout mouse was generated. The murine model resulted in a knockdown more than a knockout model, as alternative previously unreported promoters directed basal expression of Cerkl. Initial characterisation of the animal model phenotype showed a consistent and non-progressive alteration of the oscillatory potentials in the electroretinograms, an increase of apoptosis and GFAP protein (gliosis marker), as well as a decrease in Brn3a protein (ganglion cell marker), although no gross morphological changes were detectable. All together, these results point to clear signs of functional alteration at the ganglion cell layer. To determine the CERKL involvement in the sphingolipid metabolism, lipidomic quantification was performed and the analyses of the results are currently in progress.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Duarte, Diana Rita da Silva 1986. "Alimentos funcionais com microalgas: nova fonte de pigmentos, antioxidantes e ácidos gordos ómega 3." Master's thesis, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2424.

Full text
Abstract:
Tese de mestrado. Biologia (Biologia Humana e Ambiente). Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010
As microalgas são uma potencial fonte para a obtenção de variados compostos biologicamente activos (carotenóides, ácidos gordos, vitaminas e polissacáridos), com uma eficácia superior à verificada pelas tradicionais culturas vegetais terrestres. São por isso consideradas ingredientes funcionais, o que conduziu ao recente aumento do seu interesse comercial. A produção de microalgas compreende conhecimentos e competências multidisciplinares como: biotecnologia e aspectos nutricionais. Sendo esta última área um campo de pesquisa emergente, pois possibilita a avaliação da biodisponibilidade de diversos compostos. A importância terapêutica dos ácidos gordos polinsaturados n-3 (PUFA n-3) em particular o ácido eicosapentaenóico (EPA; 20:5n-3) e o ácido docosahexaenóico (DHA; 22:6n- 3) é bem conhecida. Actualmente, a maior fonte de EPA e DHA é obtida pelo pescado. Contudo, as microalgas marinhas sintetizam PUFA n-3 em elevadas quantidades, o que as torna atractivas do ponto de vista nutricional. Concomitantemente, a síntese de carotenóides pela maioria das microalgas é uma alternativa viável como suplemento dietético. O trabalho desenvolvido visa avaliar as potencialidades de novos ingredientes funcionais na dieta humana: microalga Diacronema vlkianum, como fonte de ómega-3, e Chlorella vulgaris na sua variante laranja, como fonte de pigmentos antioxidantes. O estudo foi desenvolvido em modelos animais (ratinhos Wistar), e compreendeu a avaliação da bioincorporação de ácidos gordos e carotenóides após a suplementação respectiva com Diacronema vlkianum (2 meses) e Chlorella vulgaris (1 mês). A determinação de ácidos gordos foi feita com recurso à Cromatografia Gás-Líquido com detector de Ionização de Chama (GC – FID). Já, a aferição de carotenóides foi executada através da Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC). A suplementação com Diacronema vlkianum revelou ter um impacto na mudança da composição de EPA, DPA e da razão Ʃn-3/Ʃn-6 nos tecidos analisados, indicando assim ser uma boa fonte de ómega-3. A análise da incorporação de carotenóides nos tecidos após suplementação com Chlorella vulgaris não permitiu a obtenção de resultados conclusivos, o que pressupõe uma nova abordagem metodológica no futuro.
Microalgae are considered a potential source of a wide spectrum of biologically active chemicals, such as: carotenoids, fatty acids, vitamins, and polysaccharides with a superior efficacy in relation to the traditional culture of vegetables. These microorganisms have been considered in a near past as potential source of functional food, which increase their commercial value. The production and consumption of microalgae requires multidisciplinary skills: biotechnology and nutritional aspects. This last area is emerging due to the allowance of a better knowledge of the assessment of toxicology and the bioavailability of the biomolecules in research. The importance of the therapeutic value of n-3 polyunsaturated fatty acids (PUFA n-3), especially eicosapentaenoic acid (EPA, 20:5 n-3) and docosahexaenoic acid (DHA, 22:6 n-3) is well recognised. Nowadays, seafood is the major EPA and DHA dietary source. However, microalgae are also excellent producers of n-3 long chain fatty acids, making them an attractive source of PUFA n-3. Likewise, the majority of microalgae seem to be a viable alternative for carotenoids supply. This work aims to investigate the possible adoption of new functional ingredients in human diet: microalgae Diacronema vlkianum as a source of PUFA n-3, and Chlorella vulgaris (orange) as a font of carotenoids with antioxidant capacity. In order to understand the effect of fatty acid and carotenoid daily supplementation, the study was developed in two different parts. In both parts of the studie Wistar rats were used as an animal model. The tissues and organs collected were analysed by Liquid Chromatography (GC-FID), for determination of fatty acids percentages and by High Pressure Liquid Chromatography (HPLC) for carotenoids quantification in the tissues. The study with D. vlkianum revealed a significative increase of EPA, DPA and Ʃn- 3/Ʃn-6 in the tissues of supplemented rats. The carotenoids incorporation study didn’t reveal any tissue assimilation, which implies a new approach in future studies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castro, Joana Pinho. "O impacto dos pigmentos na escolha dos alimentos." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5942.

Full text
Abstract:
As características sensoriais dos alimentos (cor, sabor, cheiro e textura) são as que mais interesse têm vindo a despertar nos consumidores. São os pigmentos presentes nos alimentos, os responsáveis pela sua cor e pelas suas propriedades químicas e nutricionais. O objetivo principal foi analisar as qualidades sensoriais dos alimentos e das bebidas que definem as preferências dos consumidores e verificar se existia alguma associação entre as caraterísticas dos alimentos (qualidades sensoriais) e a preferência pelos consumidores. Foram avaliados 67 adultos e 72 crianças, a partir da aplicação de um questionário específico para o efeito, que permitiu a recolha dos seguintes dados: sócio-demográficos, (idade, sexo, etnia, estado civil, nível académico/profissional, categoria profissional), clínica, prática de exercício físico, estilo de vida e comportamentos alimentares incluindo alergias e intolerâncias alimentares. Foram ainda recolhidos dados relativos à influência da cor na escolha de um alimento, grupos de alimentos que consumiam regularmente, grupos de alimentos que consumiam com menos frequência, grupos de alimentos que mais gostavam, grupos de alimentos que menos gostavam, frequência com que consumiam determinada bebida e a razão para a escolha de todos os tópicos acima referidos. Por fim, foi analisada a percepção da escolha cromática das bebidas. A cor dos alimentos nos inquiridos adultos (33%) teve um maior impacto do que nas crianças (24%), mas esta não é de todo a maior razão para a escolha dos alimentos dos grupos em estudo. A escolha dos alimentos deve-se prioritariamente ao seu sabor tanto nos adultos como nas crianças em estudo. As cores dos alimentos mais consumidos pelos inquiridos adultos foram os alimentos brancos, alaranjados e vermelhos, enquanto que nas crianças foram os alimentos alaranjados, verdes e vermelhos. Sendo os alimentos de cor roxa os menos consumidos por ambos os grupos de estudo. No que diz respeito ao consumo de bebidas, a água é a bebida mais consumida diariamente pelos inquiridos. Posteriormente a bebida mais consumida na população adulta é o café e nas crianças é o leite.
The sensory characteristics of food (color, taste, smell and texture) are the ones that have been awakening the most interest to consumers. The pigments present in food are responsible for its color and its chemical and nutritional properties. The main objective was to analyze the sensory qualities of foods and drinks that define consumer preferences and check if there was any association between the characteristics of food (sensory qualities) and preference by consumers. Sixty-seven adults and seventy-two children were evaluated, from the application of a specific questionnaire for this purpose which allowed the collection of the following data: socio-demographic (age, gender, ethnicity, marital status, academic/professional level, professional category), clinical, physical exercise, lifestyle and eating behaviors including food allergies and intolerances. Data was also collected on the influence of color when choosing a food, food groups consumed regularly, food groups consumed less frequently, food groups they liked, food groups less liked, how often they consumed certain drink and the reason for the choice of all the above topics. Finally, the perception of the chromatic choice of drinks was also analyzed. The color of food in the adults surveyed (33%) had a greater impact than in children (24%), but this is not at all the biggest reason for the choice of food groups under study. The choice of food is due primarily to its taste, for both adults and children in the study. The colors of the food consumed by adults surveyed were white, orange and red foods, while the children were orange foods, green and red. The purple foods are the less consumed by both study groups. Regarding the consumption of beverages, the water is the beverage that is more consumed daily by the respondents. Subsequently, the most consumed beverage in the adult population is coffee and in children is milk.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brás, Pedro Emídio. "Caracterização funcional da microalga extremófila Coccomyxa sp." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/7838.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado, Biologia Molecular e Microbiana, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015
As microalgas têm sido alvo de grande estudo devido ao seu potencial como fonte de novos compostos de interesse para a biotecnologia e também para compreender a sua sobrevivência em locais extremos. A microalga Coccomxya sp., estudada neste trabalho, é um poliextremófilo que foi isolado das águas ácidas da mina de S. Domingos. Este ambiente é caracterizado pelos valores baixos de pH (< 3) e a elevada concentração de iões metálicos, como o cobre e o ferro. Os principais objetivos deste trabalho foram: i) analisar as alterações metabólicas (tamanho e crescimento celulares e produção de pigmentos), ii) identificar e quantificar alterações de perfil de expressão genética em diferentes condições e iii) avaliar a potencial bioactividade num modelo animal ex-vivo de extratos celulares de culturas daquela microalga a diferentes pH, sem ou com exposição a cobre (0,6 mM). Quando expostas aos diferentes tratamentos as células de Coccomyxa sp. apresentaram três equilíbrios dinâmicos (pH 7, pH 7 exposto a cobre e pH 2,5). Pelos resultados do Real-Time PCR e pela produção de pigmentos (clorofila e carotenoides), o pH 7 demonstra ser o ambiente preferido da microalga. Os extratos de Coccomyxa sp., de culturas a pH 7 expostas a cobre, demonstram um grande potencial para serem utilizados como inibidores do NKCC presente no epitélio, revelando o seu potencial uso como diuréticos. Coccomyxa sp. apresenta ser uma fonte fiável de pigmentos e de extratos celulares com um grande potencial para serem usados na industria biotecnológica e farmacêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography