To see the other types of publications on this topic, follow the link: Piolho.

Journal articles on the topic 'Piolho'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Piolho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Torres, Filipe Dantas, and Luciana Aguiar Figueredo. "Heterodoxus spiniger (Enderlein, 1909) em cães domésticos (Canis familiaris, L. 1758) da cidade de Recife, Estado de Pernambuco, Brasil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 44, no. 2 (April 1, 2007): 77. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2007.26644.

Full text
Abstract:
Na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, nordeste do Brasil, os cães domésticos são freqüentemente infestados por ectoparasitos de interesse para medicina veterinária e para a saúde pública. Heterodoxus spiniger é um piolho mastigador comum em cães, apontado como hospedeiro intermediário de Dipetalonema reconditum. Apesar de sua ampla difusão geográfica no Brasil, apenas recentemente o piolho Heterodoxus spiniger foi registrado em Pernambuco. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi verificar a presença de piolhos da referida espécie em cães de Recife. Dos 310 cães examinados, 11 estavam parasitados por Heterodoxus spiniger, correspondendo a uma taxa de prevalência de 3,5%. Este resultado indica que esta espécie de piolho mastigador pode ser encontrada em cães procedentes de Recife, porém com baixa prevalência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cunha, Josiane Aparecida de Sousa da, Marilu Paulino da Silva, Catarina Teixeira, and Fernando Lourenço Pereira. "Os conhecimentos sobre pediculose entre estudantes de uma escola do campo vinculada às atividades do PIBID." REALIZAÇÃO 6, no. 12 (December 19, 2019): 44–63. http://dx.doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i12.9252.

Full text
Abstract:
A pediculose é um problema de saúde causada pela infestação de piolhos do couro cabeludo. O objetivo deste trabalho foi investigar os conhecimentos sobre a pediculose entre estudantes do ensino fundamental de uma escola do campo, de Uberaba, MG. Nós aplicamos um questionário antes e após palestra educativa sobre essa ectoparasitose para estudantes de 10 a 13 anos. Nós verificamos que antes da atividade educativa, 38% dos estudantes identificaram o piolho como um “bicho”; 47% relaram que a única forma do piolho é a lêndea; 34% indicaram que a forma de transmissão da pediculose é ficando perto de pessoas que possui piolho; 42% mencionaram que o piolho vive sugando sangue e 21% disseram que o tratamento deve ser feito com remédio e pente fino. Após a atividade educativa, 38% desses estudantes identificaram o piolho como um inseto que vive na cabeça, 37% disseram que as formas vitais do piolho são a lêndea, ninfa e adultos; 35% indicaram que a forma de transmissão da parasitose é por meio de roupas, pente e boné; 77% disseram que o piolho se alimenta de sangue; e 40% relataram que o tratamento da pediculose envolve uso vinagre e pente fino nos cabelos. Nós observamos claramente a melhoria dos conhecimentos dos estudantes quanto aos aspectos biológicos e profiláticos da pediculose por meio de palestras interativas para a promoção da saúde. Esse estudo abre a perspectiva para a construção de práticas educativas sobre a pediculose pelos bolsistas do PIBID e a comunidade da escola do campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Linardi, Pedro Marcos, José Ramiro Botelha, and Horácio Capistrano Cunha. "Ectoparasitos de roedores da região urbana de Belo Horizonte, MG: II. Oscilações dos índices de infestação em Rattus norvegicus norvegicus." Memórias do Instituto Oswaldo Cruz 80, no. 2 (June 1985): 227–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0074-02761985000200014.

Full text
Abstract:
Os índices de infestação proporcionados pelo ácaro Echinolaelaps echidninus e Laelaps nuttalli, pelo piolho Polyplax spinulosa e pela pulga Xenopsylla cheopis, obtidos mensalmente no período de junho de 1980 a setembro de 1982, em Rattus norvegicus da região urbana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, foram relacionados com períodos estacionais, sexo dos hospedeiros e áreas de captura. Acaros e insetos apresentaram comportamento diferente face a estas variáveis, já que apenas as pulgas e os piolhos exibiram associações significativas entre a infestação nos roedores e os períodos estacionais, ou entre a infestação e o sexo dos roedores, ou ainda uma variação da distribuição pelas áreas onde as capturas foram mais freqüentes. Enquanto as pulgas infestaram um maior número de roedores na estação chuvosa-quente (outubro a março), a infestação proporcionada pelo piolho foi mais intensa na estação seca-fria. Os fatores climáticos mais relacionados com a infestação nos hospedeiros foram, em ordem decrescente, a precipitação pluviométrica, a temperatura e a umidade relativa do ar. Tanto pulgas como piolhos apresentaram infestações preferenciais por roedores machos, sendo a proporcionada por X. cheopis, altamente significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bogéa, Tami Pestana, Artur Araújo, Aline Aparecida Silva Cardoso, Jonathan Vieira de Melo, Rebeca Fernandes Teixeira da Rocha, and Ludmila Lorraine Pereira dos Santos. "O JOGO EDUCATIVO “CAÇA-PIOLHOS”: COMO PREVENIR A PEDICULOSE BRINCANDO." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 11, no. 1 (March 9, 2020): 189–201. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v11i1.1843.

Full text
Abstract:
A pediculose é uma infecção parasitária comumente encontrada na comunidade escolar brasileira. A despeito das campanhas para controle do piolho de cabeça, as taxas de prevalência permanecem altas. Este trabalho apresenta o jogo educativo “Caça-Piolhos” como parte de uma sequência didática para informar, de forma lúdica, sobre a biologia do piolho e a prevenção da pediculose. Estudantes dos 4o e 5o anos do ensino fundamental de uma unidade escolar pública participaram de aulas expositivas dialogadas, oficinas além de participar do jogo “Caça-Piolhos”. Verificou-se que o jogo manteve um bom nível de engajamento dos estudantes, permitindo verificar o aprendizado dos conteúdos discutidos. Observou-se ainda a falta de interesse de alguns estudantes em função da idade e/ou dificuldades na leitura e compreensão das perguntas. Além de promover o aprendizado sobre a pediculose, este jogo poderia atuar como ferramenta na detecção de problemas de alfabetização se caso fosse incorporado à uma estratégia interdisciplinar envolvendo professores de Ciências e Português. Ao desenvolver ou utilizar jogos educativos é importante avaliar a qualidade destes produtos para assegurar que eles trazem benefícios à aprendizagem, justificando a sua utilização. Assim, estudos que desenvolvam métodos para avaliar a eficiência dos jogos educativos como metodologia ativa de ensino-aprendizagem são encorajados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sonegheti, Sabrina, and Elisa Mitsuko Aoyama. "Receita caseira para eliminar piolho: superstição ou ciência?" Health and Biosciences 1, no. 3 (December 25, 2020): 134–42. http://dx.doi.org/10.47456/hb.v1i3.33653.

Full text
Abstract:
O trabalho trata-se de uma proposta de atividade investigativa sobre o tema Botânica para as aulas de Biologia do ensino médio, tendo como objetivo promover a educação científica a partir da comparação de uma superstição com o saber científico produzido sobre a mesma, realizando uma pesquisa em literatura científica, por meio da abordagem investigativa, sobre as propriedades da planta Ruta graveolens L. (arruda) na eliminação de piolhos. Apresenta metodologia detalhada e informações sobre como explorar a atividade numa abordagem investigativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Neira, Patricia Elena, Luis Rodrigo Molina, Alejandra Ximena Correa, Nelson Ramón Américo Muñoz, and David Eduardo Oschilewski. "Utilidade do pente metálico com dentes microcanaliculados no diagnóstico da pediculose." Anais Brasileiros de Dermatologia 84, no. 6 (December 2009): 615–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962009000600007.

Full text
Abstract:
FUNDAMENTOS: Os métodos para diagnosticar Pediculus humanus var. capitis são controvertidos e a maioria dos estudos tem usado o exame visual direto. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi comparar a eficácia no diagnóstico do exame visual direto em contraposição ao uso do pente metálico de aço com dentes microcanaliculados. MÉTODOS: Investigaram-se 946 crianças e adolescentes de quatro a 19 anos. O cabelo de cada criança foi examinado duas vezes, para detectar infestação pelos diferentes estádios, por meio da observação visual direta e com o pente metálico. RESULTADOS: O diagnóstico visual apontou infestação em 30,7% dos casos, enquanto que o pente metálico indicou um resultado de 51,5%. O sexo feminino foi o mais acometido, de acordo com ambos os métodos. As formas parasitárias detectadas com o exame visual direto foram: somente piolhos (adultos e/ou ninfas); 1,4%; somente lêndeas vivas, 64,8%; e lêndeas vivas mais piolhos, 33,8%; com o pente metálico, foram 6,4%, 23,6% e 70%, respectivamente. A média de tempo para descobrir um piolho foi de 57 segundos com o pente metálico e de 116,4 segundos com a observação visual direta. CONCLUSÕES: O diagnóstico é duas vezes mais rápido e 3,6 vezes mais eficiente com o pente metálico microcanaliculado. O método visual leva a uma subestimação das infestações ativas e revela as passadas não ativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castro, Marcelo Cutrim Moreira de, and José Albertino Rafael. "Ectoparasitos de cães e gatos da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil." Acta Amazonica 36, no. 4 (December 2006): 535–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672006000400015.

Full text
Abstract:
São apresentados resultados da coleta de ectoparasitos em cães e gatos entre agosto de 2001 e maio de 2002 em diferentes bairros da cidade Manaus. No cão foram encontrados: Ctenocephalides f. felis (Bouché, 1835) (Siphonaptera, Pulicidae), Heterodoxus spiniger (Enderlein, 1909)(Phthiraptera, Boopidae), Trichodectes canis (De Geer, 1778) (Phthiraptera, Trichodectidae) e Rhipicephalus sanguineus (Latreille,1806) (Acari, Ixodidae). No gato foi coletado C. f. felis. A prevalência de ectoparasitos foi de 80,8% para cães e 72,7% para gatos. Para a pulga C. f. felis foi de 28,7% para cães e 72,7% para gatos. Para o piolho H. spiniger foi de 12,3% para cães. Para o piolho T. canis foi de 0,1% para cães e para o carrapato R. sanguineus foi de 63% para cães. A média de infestaçãode pulga foi de 1,26 para cães e 1,27 para gatos. A proporção sexual fêmea/macho foi de 1,96:1 no cão e de 3,66:1 no gato. A pulga C. canis (Curtis, 1826), registrada em 1922, não foi coletada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cunha, Pércide Verônica da Silva, Zeneida Teixeira Pinto, Edson Ferreira Liberal, and Júlio Vianna Barbosa. "O discurso dos professores sobre a transmissão de pediculose antes de uma atividade educativa." Journal of Human Growth and Development 18, no. 3 (December 1, 2008): 298. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19892.

Full text
Abstract:
A Pediculose é uma doença de importância para a saúde pública. Acredita-se que medidas educacionais colaborem para o sucesso do tratamento e da prevenção desta patologia. Este trabalho, realizado em escolas do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, apresenta o discurso de professores de ensino fundamental sobre a forma como a Pediculose é transmitida. As informações foram obtidas através de entrevistas e analisadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Revelaram-se quatorze categorias. Algumas apresentavam formas corretas de transmissão: através de contato físico e corporal do tipo "cabeça com cabeça", com pessoas que têm Pediculose. Porém, outras revelaram o seu desconhecimento: o piolho voa, o piolho pula de uma cabeça para outra, através das lêndeas. Estes resultados demonstram a existência de professores que desconhecem a forma como a patologia é transmitida. Isto diminui a possibilidade que estes profissionais têm para colaborarem efetivamente na prevenção desta patologia nas escolas, assim como para a promoção da saúde de seus alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Carlos Alberto Jatobá, João Luiz Costa Cardoso, Antônio Magela, Francisco G. M. de Oliveira, Sinésio Talhari, and Vidal Haddad Junior. "Pigmentação exógena em pododáctilos simulando isquemia de extremidades: um desafio diagnóstico provocado por artrópodos da classe Diplopoda ("piolhos-de-cobra")." Anais Brasileiros de Dermatologia 85, no. 3 (June 2010): 391–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962010000300018.

Full text
Abstract:
Um paciente de 24 anos relatou ter pisado em um "piolho de cobra". Ao ser examinado, este apresentava máculas eritêmato-cianóticas, nos três primeiros pododáctilos do pé direito, com queixas de dor local e parestesias, com fluxos arteriais palpáveis. Os diplopodas são artrópodos cilíndricos segmentados que assumem posição enrodilhada - quando ameaçados - liberam quinonas e outros agentes irritativos e pigmentantes. A coloração de aspecto cianótico lembra sofrimento tissular isquêmico, o que pode confundir profissionais em atendimentos de Emergência, quando a história não apresenta clareza e coerência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Gercilânio Tárcio de, José Rodrigo da Silva Ferreira, Thiago José Matos Rocha, and Claudia Maria Lins Calheiros. "Problemática da pediculose em escolas públicas de diferentes municípios do estado de Alagoas: uma visão dos gestores." Diversitas Journal 5, no. 4 (October 28, 2020): 3155–68. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1215.

Full text
Abstract:
RESUMO: A Pediculose é uma doença ectoparasitária, frequentemente encontrada em ambiente escolar, de grande importância para saúde pública, causada pelo Pediculus capitis. Este ectoparasito, conhecido popularmente como piolho, atinge entre 15 a 20% das crianças, todos os anos, a nível mundial e, pela coceira que provoca no couro cabeludo, pode abrir portas de entrada para infecções oportunistas, originando o impetigo (feridas na cabeça). O parasitismo pelo piolho pode estar associado ao comprometimento do rendimento escolar, principalmente devido à diminuição da autoestima, que pode interferir nas atividades diárias dos estudantes. O presente trabalho objetivou verificar a presença da problemática pediculose do couro cabeludo nas escolas da zona urbana de rede pública das cidades: Branquinha, Murici, São José da Laje e União dos Palmares, com o intuito de se traçar um diagnóstico inicial, através de um questionário direcionado aos gestores de 26 escolas, pertencentes a estas cidades. Em 50% das escolas havia a indicação da presença da problemática, nas outras 50% os gestores afirmaram não existir ou não ter conhecimento da presença da ectoparasitose. Os dados possibilitaram identificar que o período após as chuvas, com temperaturas elevadas e úmidas e após as férias escolares (fevereiro e agosto) é o de maior ocorrência de pediculose nos escolares, segundo os gestores. Através deste diagnóstico inicial pode-se planejar estratégias de sensibilização em educação para saúde, bem como estudos para o controle deste ectoparasito nas escolas onde é frequentemente encontrado. PALAVRAS-CHAVE: Pediculus capitis, Comunidade escolar, Pediculose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Coura, José R., Henry P. F. Willcox, Antônio de M. Tavares, Daurita D. de Paiva, Octávio Fernandes, Érika L. J. C. Rada, Eusébio P. Perez, Lisbeth C. L. Borges, Martha E. C. Hidalgo, and Myriam Lucia C. Nogueira. "Aspectos epidemiológicos, sociais e sanitários de uma área no Rio Negro, estado do Amazonas, com especial referência às parasitoses intestinais e à infecção chagásica." Cadernos de Saúde Pública 10, suppl 2 (July 26, 1994): S327—S336. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1994000800010.

Full text
Abstract:
Um estudo seccional foi realizado na população residente em um de cada quatro domicílios habitados na cidade de Barcelos (no norte do Estado do Amazonas, na margem direita do Rio Negro, a 490km de Manaus por via fluvial), visando a avaliar as condições sociais, sanitárias e os indicadores específicos para as parasitoses intestinais e para infecção chagásica. No inquérito, foram aplicados dois questionários, um domiciliar para avaliar os aspectos sociais e sanitários, e outro individual, para a avaliação das condições sociais e epidemiológicas da população. Uma amostra por conglomerado familiar de 171 domicílios foi estudada. De cada um dos 658 habitantes, foi requisitada uma amostra de fezes para exame parasitológico pelas técnicas de sedimentação de Lutz e de Baermann-Moraes-Coutinho, modificado por Willcox & Coura (1989, 1991) e coletada uma amostra de sangue em papel de filtro para a reação de imunofluorescência para anticorpos anti-T. cruzi pelo método de Fife & Muschel modificado por Camargo (1966) e Souza & Camargo (1966) e Petana & Willcox (1975). O exame de fezes mostrou 69,4% das amostras com um ou mais parasitos. O Ascaris lumbricoides foi predominante, com 51% de positividade, e o Entamoeba histolytica, embora com exame não específico, foi positivo em 19,7%. Surpreendentemente, 20,1% das 658 amostras de sangue foram reativas para anticorpos anti-T. cruzi na diluição de 1:20, e 13,7%, na diluição de 1:40. Houve forte correlação entre esses resultados e o nível de contato da população humana com triatomíneos silvestres, conhecidos localmente como piolho-da-piaçava, e conseguimos isolar por xenodiagnóstico uma cepa de T. cruzi de um paciente (nº 209-1) com sorologia positiva para infecção chagásica, natural da área e que havia trabalhado na agricultura, transportando piaçava, e que conhecia muito bem o piolho-da-piaçava.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Coura, José Rodrigues, Toby V. Barrett, and Margarita Arboleda Naranjo. "Ataque de populações humanas por triatomíneos silvestres no Amazonas: uma nova forma de transmissão da infecção chagásica?" Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 27, no. 4 (December 1994): 251–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821994000400009.

Full text
Abstract:
Comprovou-se o "ataque" de triatomineos silvestres (Rhodnius brethesi) a colhedores de piaçava (Leopoldinia piaçaba), em piaçabal na localidade de Acuquaia, no Rio Padauari, afluente do Rio Negro, no Município de Barcelos, Estado do Amazonas, onde em trabalho anterior verificamos uma prevalência sorológica para anticorpos anti-T. cruzi em 12,5% da população na sede do município, com uma forte associação do contato dessa população com triatomineos silvestres, conhecidos na área como "piolho da piaçava", os quais vivem predominantemente nas piaçabeiras. O "ataque " de triatomineos a populações humanas foi possivelmente o mecanismo inicial de abordagem dos triatomineos ao homem, adaptando-se posteriormente ao seu peridomicílio e domicílio, principalmente em áreas desmaiadas ou de cerrado com poucos reservatórios silvestres. No caso do Amazonas, relatado neste trabalho, os triatomineos estavam provavelmente famintos por escassez de outros animais de sangue quente para sua alimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Garzoni, Fabiana Soares Morgado, and Vânia Gameiro de Carvalho. "Pediculose: fatos históricos sobre a doença e a busca persistente pelo tratamento ideal." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 20, 2021): e7135. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7135.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar uma revisão sobre o histórico da Pediculose e seu tratamento, desde seu surgimento até os dias atuais. Revisão bibliográfica: A infecção pelo piolho é conhecida pelo homem há milhares de anos, e desde então, vem causando sérios problemas de saúde, como prurido intenso, impetigo, assim como um impacto emocional no paciente infectado. Vários artigos relatam os primeiros achados da Pediculose no mundo, assim como a tentativa de vários tratamentos, desde os mais antigos até o que há de mais atual na literatura, visando erradicar o parasita, e minimizar as consequências na pessoa afetada. Considerações finais: Embora a Pediculose exista há milhares de anos, vários tratamentos já foram propostos, porém, nenhum garante completa eficácia, nem mesmo os mais atuais. Sendo assim, tornam-se imprescindíveis estudos contínuos, visando controlar e erradicar por completo essa ectoparasitose, a fim de evitar graves problemas para a saúde pública e principalmente para as crianças afetadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Boia, Marcio N., Leonardo P. da Motta, Maria do Socorro P. Salazar, Martha P. Suarez Mutis, Rilza B. A. Coutinho, and J. Rodrigues Coura. "Estudo das parasitoses intestinais e da infecção chagásica no Município de Novo Airão, Estado do Amazonas, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 15, no. 3 (September 1999): 497–504. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1999000300006.

Full text
Abstract:
Foi realizado um estudo seccional descritivo em uma amostra sistemática por conglomerado de uma em cada dez famílias residentes na sede do Município de Novo Airão, na meso-região norte do Estado do Amazonas, a 250 quilômetros de Manaus por via fluvial. De cada um dos residentes nos 89 domicílios da amostra foram solicitadas fezes para exame pelos métodos de sedimentação de Lutz e pelo Baermann-Moraes-Coutinho e colhido sangue por punção venosa para testes de ELISA e imunofluorescência para pesquisa de anticorpos anti-Trypanosoma cruzi. O exame de 316 amostras de fezes mostrou 87,6% com um ou mais parasitos: 35,1% com Ascaris lumbricoides, 29,1% com Entamoeba histolytica, 17,4% com Giardia lamblia e outros parasitos com menor prevalência. Estes resultados foram correlacionados com a falta de saneamento e de suprimento de água tratada. De 346 soros examinados 16 (4,6%) foram reativos para anticorpos anti-Trypanosoma cruzi, mas somente em três deles houve correlação entre este resultado e o contacto das pessoas com triatomíneos silvestres, conhecidos localmente como "piolho da piaçava".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

De Paula, Steffano Alexsander Garcia, Bruna Regina De Almeida, Márcia Kiyoe Shimada, and Larissa Reifur. "Peça teatral como abordagem educativa em prática extensionista para prevenção e controle do piolho de cabeça em escola de Araucária-PR." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 18, no. 39 (August 26, 2021): 101–13. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e76715.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como foco relatar e discutir a atividade realizada em uma escola da periferia da cidade de Araucária-PR. O objetivo da atividade foi transmitir os conhecimentos sobre a pediculose, com ênfase no combate e prevenção, e desmistificar informações que vêm do conhecimento popular referentes a estas temáticas. O teatro foi a metodologia aplicada e apresentada para um total de 145 crianças, do pré-escolar ao quinto ano dos anos iniciais, e para um grupo de dez a 20 responsáveis. A atividade e a interação com o público foram bastante satisfatórias, uma vez que as crianças e responsáveis expuseram seus conhecimentos tradicionais prévios e foi possível por meio de um “bate-papo” corrigir alguns saberes arraigados sempre fundamentando em informações científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pereira, Paulo Douglas Gomes, Lucas Alencar Fernandes Beserra, Mateus Linhares de Almeida Mariz, Samara Tereza Moraes Batista, Maria Emília Ferreira de Azevedo, Djvan Vieira Lima, and Almir Pereira de Sousa. "INFESTAÇÃO POR Felicola subrostratus EM FELINO: RELATO DE CASO." Revista de Agroecologia no Semiárido 4, no. 4 (June 8, 2020): 96. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i4.4590.

Full text
Abstract:
<p><em>Felicola subrostratus </em>é um ectoparasito específico de felinos de distribuição mundial e infestação incomum. São mastigadores, cuja infestação, geralmente, é observada na face, e na região dorsal. Em geral, os sintomas incluem inquietação, prurido com seborreia, alopecia, escoriações e infecções bacterianas secundárias. O diagnóstico da pediculose pode ser realizado através da visualização direta do piolho e microscopia. Para o tratamento, inclui-se a utilização de ivermectina, selamectina, Fipronil e inseticidas. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de infestação <em>F. subrostratus</em> em um felino atendido no Hospital Veterinário da UFCG, Patos-PB, macho, SRD, não castrado e com 1 ano de idade. A queixa principal era de que o animal apresentava prurido intenso há 15 dias. No exame físico foram encontradas áreas de hipotricose na região abdominal e torácica, presença de ectoparasitas e mucosas levemente pálidas, temperatura retal 37,9°C, frequência cardíaca 176 bpm, frequência respiratória 40 mpm, escore corporal 3 (1-5), tugor cutâneo 2”, TPC 2”, linfonodos e ausculta cardiopulmonar sem alteração. O diagnóstico foi realizado por meio de cultura fúngica e tricograma. O tratamento foi realizado com utilização de anti – histamínico a base clemastina (Alergovet C) VO/BID por 7 dias, e aplicação tópica de Revolution®6%, no dorso do animal. A infestação por <em>F. subrostratus</em> em felino representa uma enfermidade pouco comum nessa espécie, estando associada principalmente com aglomerações, sendo de fácil diagnóstico e bom prognóstico quando tratada adequadamente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares, Andréia Centenaro Vaez, Lyvia de Jesus Santos, Francisco Prado Reis, Jesana Batista Pereira, and Claudia Moura De Melo. "ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 6, no. 1 (July 3, 2017): 59–68. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68.

Full text
Abstract:
Trabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico com objetivos avaliar a temática da pediculose capilar sob o contexto da Educação em Saúde na ambiência escolar em Aracaju/SE e analisar na percepção da família do escolar e professores, como o processo de infestação da pediculose capilar na criança é compreendido. Os grupos de observação foram 47 pais ou responsável legal e três professores dos escolares que cursavam as series infantil IV e V na Escola Municipal de Ensino Infantil de Aracaju. A coleta de dados deu-se através de entrevistas aplicadas aos professores que foram realizadas no espaço escolar e a dos pais e/ou responsáveis legais na unidade doméstica. Os dados qualitativos e as entrevistas foram submetidos à análise categorial subsidiadas nos conceitos de Bardin e Minayo que identificou a categoria conhecimentos e saberes da pediculose e agrupados nas subcategorias aspectos biológicos e aspectos de tratamento. Foram respeitados e assegurados os preceitos da resolução 466/2012 do comitê de ética e pesquisa (CEP) com aprovação sob CAAE 22751713.1.0000.5371. Neste artigo, foi possível conhecer, na percepção da família dos escolares e professores como estes lidam com o processo de infestação da pediculose capilar na criança e ainda refletir sobre a importância da relação da escola e família. O conhecimento e saberes articulam conceitos concretos e abstratos sobre a pediculose destacando a importância da ambiência não só na infestação do piolho, mas de maneira a afirmar que a escola e família devem estreitar suas relações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Araújo, João Paulo Martins de, José Rodrigo da Silva Ferreira, Thiago José Matos Rocha, and Claudia Maria Lins Calheiros. "Saúde na Escola: a abordagem de educadores sobre as ectoparasitoses em duas escolas públicas do município de Murici, Alagoas." Diversitas Journal 5, no. 2 (April 7, 2020): 921–37. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-678.

Full text
Abstract:
Os parasitos que habitam o sistema tegumentar humano são denominados ectoparasitos, sendo responsáveis por causar as doenças ectoparasitárias. Essas doenças costumam ser recorrentes em crianças e adolescentes em idade escolar. Visando determinar um diagnóstico inicial sobre a problemática em nosso meio, esse estudo se desenvolveu através da visão de educadores (professores e gestores) de duas escolas municipais de ensino fundamental de Murici-AL, e teve como intuito verificar, alguns mitos atrelados à conceitos básicos, assim como o referido tema é trabalhado no meio escolar. Para isso foi utilizado um instrumento de coleta de dados, representado por um questionário aos educadores, contendo questões objetivas sobre vários aspectos das diversas ectoparasitoses. Como benefício direto, foi entregue um panfleto de sensibilização educativa acerca dos principais ectoparasitos com informações básicas sobre ciclo de vida, transmissão e tratamento. Foi verificado que 31% dos educadores consideram as ectoparasitoses como problema de saúde pública, e 97% afirmaram ser a pediculose e a escabiose as ectoparasitoses mais conhecidas. 70, 60 e 50% dos educadores, respectivamente, desconheciam Larva Migrans Cutânea, Tungiase e Miíase. Com relação a pediculose, 52% fazem o diagnóstico e enviam comunicado aos responsáveis. Quanto aos mitos da pediculose, 14% acham que a transmissão envolve animais; 79% acham que a escola não é fonte de infestação; 86% acham que a transmissão é relacionada exclusivamente ao fator socioeconômico e 21% concordam que o piolho salta ou voa. Foram identificados a existência de muitas dúvidas e mitos em relação a temática trabalhada, sendo imperiosa a necessidade da abordagem dos temas de educação em saúde, como preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais em Saúde (PCNs), afim de que os alunos alcancem melhor qualidade de vida e possam gozar de um desenvolvimento físico, mental e social saudável para um pleno desempenho educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Costa, Juliane Nunes Pereira, Fernanda Samara Barbosa Rocha, Laylson Da Silva Borges, Iuliana Marjory Martins Ribeiro, and Ivete Lopes de Mendonça. "Ectoparasitismo por Struthiolipeurus rheae (Harrison, 1916) em emas criadas em cativeiro." Medicina Veterinária (UFRPE) 13, no. 4 (July 8, 2019): 482. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v13n4-3655.

Full text
Abstract:
Os malófagos são piolhos mastigadores, encontrados em aves e mamíferos. Nas emas (Rhea americana) podem causar grandes prejuízos ao comércio, devido à perda da qualidade das plumas, danificação das penas, lesões na pele e debilidade. Sendo assim, objetiva-se com o estudo relatar a infestação por piolhos em emas criadas em cativeiro. Os piolhos foram preservados em álcool 70%, clarificados com lactofenol e montadas as lâminas para observação em microscópio óptico. Nas emas observou-se alterações como desidratação, pele descamada e áspera, penas deformadas, falhadas e opacas e presença de piolhos malófagos da espécie Struthiolipeurus rheae.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mundurucu, Daniel. "Piolhos, poesia e política." Psicologia USP 16, no. 1-2 (2005): 35–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642005000100004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santos, L. S. S. dos, L. M. J. F. Santos, C. L. G. Aguiar, J. L. Ruas, and N. A. R. Farias. "Parasitismo de Gallus Gallus (Linnaeus, 1758) por espécies de Phthiraptera em criações coloniais na região sul do Rio Grande Do Sul, Brasil." Arquivos do Instituto Biológico 80, no. 2 (June 2013): 217–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572013000200011.

Full text
Abstract:
Este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer os piolhos (ordem Phthiraptera: Subordens Amblycera e Ischnocera) infestantes de galinhas de criações coloniais no Sul do Rio Grande do Sul. Cinquenta fêmeas adultas foram examinadas, de 10 propriedades rurais localizadas em 5 diferentes municípios. As aves foram eutanasiadas e posteriormente lavadas com água e detergente para coleta dos ectoparasitos através de filtragem por passagem em tamis com malha de 150 µm, separando-se em sedimento e sobrenadante, os quais foram preservados em etanol 70% até os processos de triagem e identificação. Cerca de 19.437 piolhos foram examinados e apresentaram a seguinte composição específica: os resultados indicam que a fauna de Phthiraptera em galinhas caipiras na região é composta por: Menopon gallinae (85,9%), Goniodes dissimilis (6,1%), Lipeurus caponis (3,0%), Goniocotes gallinae (2,5%), Menacanthus pallidus (2,1%) e Menacanthus stramineus (0,1%). Constatou-se que todas as aves examinadas estavam parasitadas por uma ou mais espécies de Phthiraptera, com predomínio de infestações múltiplas e moderadas (101 a 1.000 piolhos/ave). M. gallinae é a espécie mais prevalente e abundante (100% das aves parasitadas e média de 334,1 espécimes/ave). O grau de infestação das aves variou entre as propriedades, com médias de 41,2 a 680 piolhos/ave.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lucena, Ricardo B., Paula R. Giaretta, Bianca Tessele, Rafael A. Fighera, Glaucia D. Kommers, Luiz Francisco Irigoyen, and Claudio S. L. Barros. "Doenças de chinchilas (Chinchilla lanigera)." Pesquisa Veterinária Brasileira 32, no. 6 (June 2012): 529–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012000600010.

Full text
Abstract:
As doenças de chinchilas foram estudadas através da avaliação de laudos de necropsia entre janeiro de 1997 e dezembro de 2011. Em 202 chinchilas necropsiadas, 189 (93,5%) tiveram o diagnóstico determinado, e 13 (6,5%) tiveram diagnóstico inconclusivo, por ausência de lesões ou autólise acentuada. Dentre as 202 chinchilas computadas, 162 eram fêmeas (80%), 37 eram machos (18%), e em quatro chinchilas (2%) o sexo não foi anotado. As chinchilas tinham entre um dia a 12 anos de idade. As doenças foram agrupadas nas seguintes categorias: doenças inflamatórias, doenças causadas por intoxicações, doenças causadas por agentes físicos, doenças metabólicas, doenças parasitárias, doenças degenerativas, distúrbios circulatórios, neoplasmas, distúrbios do desenvolvimento e "outros distúrbios". As doenças inflamatórias foram as mais prevalentes (52 casos [25,7%]) e foram representadas por casos de gastrite (10 casos), listeriose (5 casos), septicemia (5 casos), broncopneumonia bacteriana (4 casos), enterite necrosante (4 casos), piometra (4 casos), diarreia com isolamento de Proteus sp. (3 casos), abscessos subcutâneos e em linfonodos (2 casos), endometrite (2 casos), otite (2 casos), pielonefrite (2 casos), abscesso do ligamento redondo do fígado (1 caso), pneumonia fibrinosa (1 caso), pneumonia intersticial (1 caso), hepatite e colecistite com isolamento de Salmonella sp. (1 caso), histiocitose pulmonar (1 caso), miosite linfo-histiocítica (1 caso) e um caso de dermatofitose (Trichopyton metagrophytes). O segundo grupo de doenças mais prevalentes foram as intoxicações (22,3%), representado por 45 casos de intoxicação por salinomicina. As doenças causadas por agentes físicos (21 casos [10,4%]) incluíam casos de traumas causados por outros animais (8 casos), automutilação após injeção intramuscular (8 casos), prolapso de reto (3 casos) e parto distócico (2 casos). A categoria de doenças metabólicas foi representada por 16 casos (7,9%) de lipidose hepática. As doenças parasitárias (8 casos [4%]) consistiram em infestação por pulga (4 casos), piolho (3 casos) e giardíase (1 caso). Doenças degenerativas (4 casos [2,5%]) incluíam insuficiência renal crônica (2 casos), necrose aleatória de hepatócitos (1 caso) e necrose muscular de origem desconhecida (1 caso). Os distúrbios circulatórios incluíram dois casos (0,99%) de insuficiência cardíaca congestiva. Neoplasmas foram representados por dois casos (0,99%) de adenocarcinoma gástrico. Um caso de atresia ani, associado a ausência do trato reprodutor, intestino grosso e rins policíticos representou a categoria de distúrbios do desenvolvimento (0,5%). Algumas doenças não se enquadraram nas categorias acima e foram enquadradas em "outros distúrbios" (38 casos [18,8%]). Nesta categoria, doenças dentárias foi o distúrbio mais comum, diagnosticado em 9% (18 de 202) de todas as chinchilas examinadas. Seguido por casos de hipertermia (14 casos), dois casos de anemia, dois casos de metaplasia de células adiposas do córtex da adrenal, e dois casos de mucometra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Dias, Allan Gabriel Ferreira, Érica Crosara Ladir de Lucca, Alison Batista Vieira Silva Gouveia, Rogério Marcos da Silva Junior, Ana Carolina Portella Silveira, Lorrayne Moraes de Paulo, Júlio César Lopes Brasileiro, and Janaína Correia Teodoro. "Desempenho, qualidade de ovos e controle de ectoparasitas em poedeiras em idades avançadas suplementadas com produto homeopático." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 6, 2020): e719974745. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4745.

Full text
Abstract:
Produtos homeopáticos são uma das principais alternativas aos alopáticos, tendo diversos produtos comerciais para uso veterinário disponíveis no mercado para diferentes finalidades. Por isso, objetivou-se avaliar o desempenho zootécnico, qualidade de ovos e a contagem de ectoparasitas (piolhos) em poedeiras com idades avançadas. O experimento foi realizado no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - campus Uberaba, utilizando 90 aves da linhagem comercial Delkalb®, com idade de 89 a 93 semanas, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, divididas em três tratamentos com cinco repetições contendo 6 aves por repetição totalizando 30 aves por tratamento. Os tratamentos utilizados consistiram em: tratamento 1 – sem uso do produto homeopático; tratamento 2 – 1,0 g/ave/dia do aditivo homeopático, tratamento 3 – 1,5 g/ave/dia do aditivo homeopático. Não foi observada diferença estatísticas sobre o desempenho zootécnico e qualidade de ovos, contudo a percentual de postura das aves estavam em valores esperados para a idade das aves, já sobre a qualidade de ovos pode ser observado que a unidade Haugh ficou muito abaixo dos valores encontrados na literatura. A contagens de ectoparasitas não foi estatisticamente influenciado pela utilização do produto homeopático, este efeito pode ser explicado devido ao alto índice de infestação de piolhos que acometeram sobre as aves. Conclui-se que o produto homeopático utilizado não foi eficiente no controle da infestação de ectoparasitas (piolhos) presente nas aves, contudo o mesmo não proporcionou efeitos adversos sobre, desempenho zootécnico ou qualidade de ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Richardson, Francis L., and Michael Hirst. "Sebastiano del Piombo." Art Bulletin 69, no. 4 (December 1987): 657. http://dx.doi.org/10.2307/3051008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Wang, Ludan, Aiko Sato-Otsubo, Sunao Sugita, Hiroshi Takase, Manabu Mochizuki, Yoshihiko Usui, Hiroshi Goto, Osamu Miura, Seishi Ogawa, and Ayako Arai. "High-Resolution Genomic Copy Number Profiling of Primary Intraocular Lymphomas Using SNP Microarrays." Blood 118, no. 21 (November 18, 2011): 1354. http://dx.doi.org/10.1182/blood.v118.21.1354.1354.

Full text
Abstract:
Abstract Abstract 1354 Primary intraocular lymphoma (PIOL) is a rare form of non-Hodgkin lymphoma (NHL), accounting for less than 1% of all NHL cases. Because 60–80% of PIOLs develop in the central nervous system (CNS), 25% of CNS lymphomas (CNSL) are accompanied by intraocular lesions, and both are B-cell lymphomas, PIOL has been considered as a subtype of primary CNSL (PCNSL). However, there is little genetic evidence to support this classification. The purpose of this study was to evaluate the relevance of the current PIOL classification by genomic profiling of our PIOL series. Intraocular lymphoma (IOL) was diagnosed using the following criteria: (1) typical eye involvement; (2) identifying lymphoma cells in the vitreous fluid; (3) detecting the clonality of infiltrating cells in the vitreous fluid by PCR analysis of the IgH gene or by flow cytometry for the surface light chain expression. Patients who had either (1) and (2) or (3) were diagnosed with IOL. IOL without any other systemic lesion was defined as PIOL. Other IOLs were classified as IOL with a CNS lesion (IOCNSL) and secondary IOL (SIOL) following another systemic lymphoma. Genomic DNA extracted from the vitreous fluid was subjected to SNP-array karyotyping using GeneChip 250K Nsp arrays (Affymetrix, Santa Clara, CA, USA). Genetic lesions were sensitively detected by a hidden Markov model-based algorithm and were compared with those of PCNSLs examined by array-based CGH (Blood. 2011; 117, 1291–1300). We examined the samples of 53 IOL patients including 31 with PIOL, 14 with IOCNSL, and 8 with SIOL. Among these patients, 30 samples (12 PIOL, 12 IOCNSL, and 6 SIOL) could be analyzed for SNP array. In PIOL, 1q32.1–3 containing MDM4, ELK4, IL10 was the region of the most frequent gain (>75%). Regions of frequent gain, detected in 75% of the patients, were located on 1q25.1–3 (containing ABL2 etc.), 1q23.3 (RXRG, LMX1A etc.), 1q42.12 (PARP1 etc.), 1q43 (RYR2), 1q44 (PGBD2, ZNF692 etc.), 12q13.3,(STAT6, GLI1 etc.), 12q23.2-24.2 (TBX3,PRKAB1 etc.), 18q21.31-22.1 (BCL2 etc.), and 19q13.32-13.43 (BAX etc.). 15p13-q11.2 (POTE15 etc.) was the region of the most frequent loss (7/12; 58%). In IOCNSL, regions of the most frequent gain included 7q32.3, 7q34, 12 q13.13-q13.2, 12q23.3, 12q24.21, and 12q24.23 (10/12; 83%). Regions that were gained in 75% (9/12) sites included 1q25.1-3, 7q11.22-23, 7q22.1, 12p13.32-p13.31, 12q13.13-q13.2, 12q24.31, and 18q21.1. 6q24.1–2 and 9q21.3 were regions of the most frequent loss (7/12; 58%); the latter contained CDKN2A. In SIOL, 7q34 and 12q13.13–2 were regions of frequent gain; they were gained in 100% of the patients and also in 83% of IOCNSL. Regions of the most frequent loss included 5p15.33, 6q27, 8p23.3, 8q24.3, 9q34.3, and 16q24.2-24.3 (5/6; 83.3%). Next, we compared the findings of PIOL with those of PCNSL, IOCNSL, and SIOL to identify the genetic characteristics of PIOL. In an overview of copy number alterations, a significant difference between PIOL and PCNSL was detected on chromosome 18. In PIOL, this region revealed copy number gain. High frequency was particularly detected in 18q21.32-q22.1 containing BCL2. In contrast, chromosome 18 generally exhibited copy number loss in PCNSL patients, and it is worth mentioning that no gain of BCL2 was detected in them. In total, among the frequent gain (>75%) regions in PIOL, only 1 region (10%), 19q13.32–33 was identical to the frequent gain (>50%) region in PCNSL. Interestingly, chromosome 18 generally revealed gains in IOCNSL and only 1 of the frequent gain (>75%) regions in IOCNSL overlapped those (>50%) in PCNSL. Deletion of CDKN2A, which was most frequently (66.7%) observed in PCNSL, was not detected in any PIOL patient. In PIOL, among 10 regions of frequent gain (>75%), 2 regions (20%) were identical to the regions of frequent gain (>75%) in IOCNSL. Another 2 regions (20%) were identical to those in SIOL. Among 4 regions of frequent loss in PIOL, 2 regions (50%) were identical to those of IOCNSL. In conclusion, the genomic profile of PIOL, also of IOCNSL, showed a remarkable contrast to that of PCNSL. On the other hand, we could not find significant differences between PIOL and IOCNSL. Thus, PIOL with or without CNS lesions may be a B-cell lymphoma that is genetically distinct from PCNSL. Disclosures: No relevant conflicts of interest to declare.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Umurhan Akkan, Julide Canan, Kemal Tuncer, and Ahmet Elbay. "Postsurgical Cystoid Macular Edema following Posterior Chamber Toric Phakic Intraocular Lens Implantation Surgery: A Case Report." Case Reports in Ophthalmology 6, no. 2 (July 8, 2015): 223–27. http://dx.doi.org/10.1159/000437013.

Full text
Abstract:
Purpose: To describe a case of cystoid macular edema (CME) developing after posterior chamber toric phakic intraocular lens (PIOL) implantation. Methods: Case report. Results: A 33-year-old male underwent implantation of toric implantable collamer lenses (ICL), a new generation of PIOLs, for both eyes. Preoperative best spectacle-corrected distance visual acuity (BCVA) was 20/25 in the right eye and 20/32 in the left eye, with a manifest refraction of -9.25 -4.0 × 4° and -9.75 -4.25 × 171°, respectively. On day 1 postoperatively, the left eye had an uncorrected distance visual acuity (UDVA) of 20/60 with a refraction of +2.0 -3.5 × 11°. Despite the rotation of the PIOL, the cylindrical refractive component persisted in the left eye with a refraction of +2.0 -3.5 × 11°. Two weeks after the initial surgery, he presented with a decrease in his visual acuity in the left eye. The UDVA and BCVA were both 20/100 in the left eye with a refraction of +2.0 -4.25 × 3°. Dilated fundus examination and macular optical coherence tomography revealed a CME in the left eye. Following topical nepafenac therapy and explantation of the ICL, we observed a complete resolution of the CME at 3 months with an improvement in BCVA to 20/32 in the left eye. Conclusions: To our knowledge, this is the first reported case of postsurgical CME following toric ICL implantation. In cases of phakic eyes with an intact posterior capsule, postsurgical CME can develop, thus highlighting the purpose of this report.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Santos, Sandra B., João Luiz H. Faccini, and Ana Clara G. Santos. "Variação estacional de Bovicola caprae parasitando caprinos no Estado da Paraíba." Pesquisa Veterinária Brasileira 26, no. 4 (December 2006): 249–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2006000400010.

Full text
Abstract:
Os efeitos da temperatura, umidade relativa e precipitação pluvial na população de Bovicola caprae parasitando caprinos na região semi-árida do Estado da Paraíba foram avaliados de agosto 1999 a julho de 2002. Nos dois primeiros anos (agosto de 1999 a julho de 2001) 30 caprinos foram examinados, enquanto que 16 caprinos foram examinados no terceiro ano (agosto de 2001 a julho de 2002). Os animais eram mestiços adultos de ambos os sexos e foram abatidos para consumo humano no Matadouro Público de Patos, PB. As amostras de piolhos foram coletadas de três regiões anatômicas do corpo: maxilar, dorso e glúteo. O teste de Spearman (p< 0.05) foi utilizado na tentativa de se estabelecer uma correlação entre a intensidade média de infestação de todos os estágios e o número total de cada estágio com os fatores abióticos. A prevalência variou entre 75 e 100% durante o período de estudo. O aumento da população de piolhos nos períodos de seca deveu-se provavelmente a nutrição deficiente dos animais em conseqüência da escassez de pastagem e manejo inadequado do rebanho em vez dos efeitos dos fatores abióticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Figueiredo, Mayra A. P., Ana Clara G. Santos, and Rita de Maria S. N. C. Guerra. "Ectoparasitos de animais silvestres no Maranhão." Pesquisa Veterinária Brasileira 30, no. 11 (November 2010): 988–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2010001100013.

Full text
Abstract:
Objetivou-se identificar os ectoparasitos de animais silvestres recepcionados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres, São Luís, Maranhão. Os ectopararasitos identificados foram: piolhos Acidoproctus sp., Trinoton sp., Ciconiphilus sp, Austromenopon sp., Quadraceps sp., Saemundssonia sp. e Trichodectes canis; carrapato Amblyomma rotundatum e Rhipicephalus sanguineus; pulgas Ctenocephalides felis e larvas de Cochliomyia hominivorax. Os resultados apresentados documentam a infestação de mamíferos, répteis e aves silvestres por ectoparasitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Yaşa, Dilek, and Alper Ağca. "Verisyse versus Veriflex Phakic Intraocular Lenses: Refractive Outcomes and Endothelial Cell Density 5 Years after Surgery." Journal of Ophthalmology 2018 (September 30, 2018): 1–8. http://dx.doi.org/10.1155/2018/4210460.

Full text
Abstract:
Purpose. To compare refractive stability, central endothelial cell density (ECD), and complications between Verisyse (Abbott Medical Optics, Netherlands) and Veriflex (Abbott Medical Optics, Netherlands) phakic intraocular lenses (pIOL) over five years.Methods. We retrospectively reviewed the medical records of patients who underwent Verisyse or Veriflex pIOL implantation for surgical correction of myopia. Patients with a 5-year follow-up period were included in the study. Uncorrected distance visual acuity (UDVA), corrected distance visual acuity (CDVA), spherical equivalent of manifest refraction (SE), and ECD were compared between the groups preoperatively and 1, 3, and 5 years postoperatively.Results. The study included 47 eyes in the Verisyse group and 50 eyes in the Veriflex group. There was no significant difference in mean SE, UDVA, CDVA, and ECD preoperatively or postoperatively. In both groups, there was a statistically significant myopic shift between 1-year and 5-year visits (−0.25 ± 0.30 D and −0.23 ± 0.48 D in the Verisyse and Veriflex groups, respectively). There was no significant difference between the groups in terms of efficacy and safety indexes at 5 years. ECD loss was highest during the first year (3.9% loss in the Verisyse group and 3.9% loss in the Veriflex group,p=0.670). At 5 years, the mean cumulative ECD losses in the Verisyse and Veriflex groups were 7.42% and 7.64%, respectively (p=0.709). Cataracts developed in 2.1% of the eyes in the Verisyse group and in 2.0% of those in the Veriflex group. No sight-threatening complications were observed.Conclusion. Verisyse and Veriflex pIOLs are highly effective for treating high myopia up to 5 years after surgery. Longitudinal studies with longer follow-up periods are necessary to determine the endothelial safety profile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Baker-Bates, Piers. "Sebastiano del Piombo 1485-1547." Renaissance Studies 23, no. 1 (February 2009): 108–20. http://dx.doi.org/10.1111/j.1477-4658.2008.00554.x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sundberg, Frederick A., and Linda B. Mccollum. "Ptychopariid trilobites of the Lower-Middle Cambrian boundary interval, Pioche Shale, southeastern Nevada." Journal of Paleontology 74, no. 4 (July 2000): 604–30. http://dx.doi.org/10.1017/s0022336000032741.

Full text
Abstract:
Twelve ptychopariid species assigned to five genera occur in the Lower-Middle Cambrian boundary interval, Pioche Shale, eastern Nevada. New taxa include one genus, Eokochaspis, and seven species, Eokochaspis nodosa, E. delamarensis, E. metalaspis, E. longspina, Kochina? walcotti, Mexicella antelopea, and M. robusta. Two new biozones, the Eokochaspis nodosa and overlying Amecephalus arrojosensis Biozones, are proposed between the Lower Cambrian Olenellus Biozone and the Middle Cambrian Plagiura-Poliella Biozone. In addition, the three remaining informal shale members of the Pioche Shale are formally named.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pires Filho, Pedro Celestino Serejo, Danilo Rodrigues Barros Brito, Jeremias Vieira da Costa, Daniel Praseres Chaves, Erlin Cely Cotrim Cavalcante, Rogério Lean Pereira Castro, Ellen Cristina Vale Silva, and Maria da Cruz Sabrina Cavalcante e. Silva. "Ocorrência de doenças infecciosas e parasitárias em caprinos e ovinos da região metropolitana de São Luís, Estado do Maranhão, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 3, 2020): e695997713. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7713.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência de doenças infecciosas e parasitárias em caprinos e ovinos da região metropolitana de São Luís, estado do Maranhão. Para detecção de anticorpos anti-vírus de Maedi-Visna e para o diagnóstico da artrite encefalite caprina, foi utilizada a técnica de imunodifusão em gel de ágar (IDGA). Para identificação dos endoparasitas, utilizou-se a técnica de McMaster. A realização das coletas dos ectoparasitas foram feitas por inspeção e palpação nos animais, sendo os carrapatos examinados posteriormente em estereomicroscópio e identificados através de chave dicotômica; já os piolhos foram montados entre lâmina e lamínula. As análises revelaram a prevalência de Maedi-Visna em 1,02% dos 98 ovinos amostrados, e foram constatados anticorpos contra o vírus da Artrite Encefalite Caprina em 2,29% do rebanho caprino (87). Dentre as 170 amostras fecais de caprinos e ovinos examinadas, verificou-se que em 84,1% continham ovos do tipo Strongyloidea e Moniezia sp. e oocistos de Eimeria sp. Em apenas 6,9% dos 87 caprinos inspecionados, foi encontrado algum espécime de ectoparasita. As espécies de piolhos identificadas neste estudo foram Bovicola caprae e Linognathus africanus. A espécie de carrapato identificada parasitando os caprinos foi Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Concluiu-se que a infecção por Maedi Visna, Artrite Encefalite Caprina, ectoparasitoses e endoparasitoses estão presentes em ovinos e caprinos da região metropolitana de São Luís, ressaltando-se a importância da implementação de políticas públicas de prevenção e controle dessas enfermidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sundberg, Frederick A., and Linda B. McCollum. "Trilobites of the lower Middle Cambrian Poliella denticulata Biozone (new) of southeastern Nevada." Journal of Paleontology 77, no. 2 (March 2003): 331–59. http://dx.doi.org/10.1017/s0022336000043687.

Full text
Abstract:
Two new genera, Poliellaites and Piochella, and six new species, Eokochaspis? cabinensis, Nyella? plana, Poliellaites gloriosa, Piochella peasleensis, Poliella ovala, and Stephenaspis highlandensis, are described from the Susan Duster Limestone and Log Cabin members, Pioche Shale. Kochaspis Resser, 1935, and Kochaspis liliana (Walcott, 1886) are redescribed based on new material. In addition, several species from the Pioche Shale, that are not addressed in our previous reports are discussed in relationship to existing species and local occurrence. The trilobite diversity of the Poliella denticulata Biozone (new) within the study area is 17 genera and 35 species, occurring in five faunal assemblages.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Sarr, Felwine. "Lilyan Kesteloot, la pioche jusqu’au bout…" Études littéraires africaines, no. 46 (2018): 117. http://dx.doi.org/10.7202/1062273ar.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Strinati, Claudio. "Sebastiano del Piombo e Tommaso Laureti." Konsthistorisk Tidskrift/Journal of Art History 81, no. 4 (December 2012): 270–76. http://dx.doi.org/10.1080/00233609.2012.744348.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Tomlinson, Geof. "In Memory of Professor Bruno Piombo." Shock and Vibration 11, no. 3-4 (2004): 143–44. http://dx.doi.org/10.1155/2004/940235.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Glynn, Ruth. "The ‘turn to the victim’ in Italian culture: victim-centred narratives of the anni di piombo." Modern Italy 18, no. 4 (November 2013): 373–90. http://dx.doi.org/10.1080/13532944.2013.816473.

Full text
Abstract:
This article considers the emergence of a corpus of victim centred-narratives addressing the experience of political violence during the anni di piombo in the period surrounding the establishment of the ‘Day of Memory for the Victims of Terrorism’. Bringing a critical victim-studies approach to bear, it explores how the victim of terrorism is portrayed in the corpus of victim-centred narratives and asks what is claimed, effected and achieved by the corpus in cultural terms. It further explores how the perspective of survivors of terrorist attacks and of relatives of the victims reshapes the cultural imaginary of the anni di piombo in the new millennium.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nascimento, Francisco E. de L., Juan Pablo Botero, and Antonio Santos-Silva. "Revision of Piola Marinoni, 1974 (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae, Phacellini)." Insect Systematics & Evolution 51, no. 3 (May 22, 2020): 277–95. http://dx.doi.org/10.1163/1876312x-00002204.

Full text
Abstract:
The genus Piola is revised; the original description is translated and updated; the known species are redescribed (except P. unicolor); a new species, Piola wappesi sp. nov., is described from Bolivia; P. schiffi is registered for the first time for Peru; an updated key and photos of the type material of the species are provided.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Jovanovic, Milos, Anica Bobic-Radovanovic, Selimir Glisic, and Zora Stankovic. "Development and treatment of cataract in myopic eye with phakic intraocular lens Fyodorov in the posterior chamber." Acta chirurgica Iugoslavica 58, no. 4 (2011): 97–101. http://dx.doi.org/10.2298/aci1104097j.

Full text
Abstract:
This is a case report of a female patient who, due to high myopia, had silicone phakic intraocular lens type Fyodorov with plate-haptics implanted in the posterior chamber (PC pIOLs). The anterior subcapsular cataract (ASC) resulted in significant reduction of visual acuity and, therefore, the patient, after 16 years of the first surgery, underwent another surgical intervention. She had the pIOLs explantation, phacoemulsification and implantation of the flexible intraocular lens (IL) in the capsular bag. Explantation of the pIOLs, cataract surgery by phacoemulsification and IOL implantation were carried out through the same clear corneal incision and the intraoperative course was uneventful. The visual acuity of the operated eye was equal to pre-cataract period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Wu, H. C., J. K. Lu, and W. F. Pan. "Some Observations on Yield Surfaces for 304 Stainless Steel at Large Prestrain." Journal of Applied Mechanics 62, no. 3 (September 1, 1995): 626–32. http://dx.doi.org/10.1115/1.2895992.

Full text
Abstract:
Experiments to study the yield surface of 304 stainless steel with either 20 percent tension or 20 percent shear prestrain have been conducted. Explicit transformation equations have also been derived to convert the experimentally determined first Piola-Kirchhoff stress components into the Cauchy stresses and the second Piola-Kirchhoff stresses for combined axial-torsional experiments. It has been found that, in the phenomenological approach, the stress measure and the definition of yield have significant effect on the degree of anisotropy of strain-hardening. In particular, the strain-hardening rule is extremely complicated if the second Piola-Kirchhoff stress is used. Also, the equivalent stress-strain curves have been investigated by means of different stress measures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

De Oliveira, Tiago Mendonça, Lucas Maciel Cunha, Leandro Carmo Rezende, Cristina Mara Teixeira, Andréia Kelly Roberto Dos Santos, Nelson Rodrigo da Silva Martins, Leonardo José Camargos Lara, and Paulo Roberto Oliveira. "Validação de questionário para levantamentos de ocorrência e fatores de risco de ectoparasitos para avicultura." Conexão Ciência (Online) 15, no. 1 (June 3, 2020): 48–58. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v15i1.1100.

Full text
Abstract:
Introdução: As infestações por ectoparasitos e alguns artrópodes são responsáveis ​​por causar irritação severa, dermatite e transmissão de alguns patógenos às aves, resultando em perda de peso, queda na taxa de postura e atraso no desenvolvimento do lote de aves. Objetivo: Validar um questionário para coleta de dados de granjas avícolas, a fim de quantificar a ocorrência e os fatores de risco de ectoparasitos e alguns artrópodes. Materiais e Métodos: Um questionário foi desenvolvido com questões objetivas e categóricas sobre quaisquer ectoparasitos de aves. As questões foram elaboradas de forma a diferenciar falhas no preenchimento do entrevistador, evitando a ausência de resposta devido à inexistência do fenômeno ou à falta de conhecimento do entrevistado. O questionário inicial foi aplicado a 10 trabalhadores de fazendas de camada ou de frangos de corte em Minas Gerais e submetidos a um teste de validação teste-reteste com intervalo semanal. Resultados: O questionário final apresentou 89 alternativas de questões, sendo que questões de tamanho da gaiola, material predominante para suporte de gaiola e presença de espécies indefinidas de moscas apresentaram baixa concordância e foram removidas. Outras questões sobre características tipológicas e estruturais, incluindo métodos de controle contra ácaros ou piolhos, a presença de frangos de quintal ou outras aves que vivem nas proximidades mostraram concordância muito boa ou excelente. Questões relacionadas à presença de outros ectoparasitos e pragas mostraram concordância regular a excelente, embora requerendo mais explicações sobre diferenças entre ácaros e piolhos. Conclusão: O questionário final foi válido e confiável para a coleta de dados para análise e quantificação dos riscos associados às infestações de ectoparasitos e outros artrópodes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Galileo, Maria Helena M., Antonio Santos-Silva, and Larry G. Bezark. "New Ecuadorian Lamiinae (Coleoptera: Cerambycidae)." Canadian Entomologist 149, no. 1 (October 21, 2016): 26–37. http://dx.doi.org/10.4039/tce.2016.33.

Full text
Abstract:
AbstractFour new Cerambycidae (Coleoptera) species and two new genera are described from Ecuador: Blabia albosetanew species (Lamiinae: Desmiphorini); Alloblabianew genus, type species, A. praecipuanew species (Lamiinae: Desmiphorini); Alicalnew genus, type species, A. tuberculatusnew species (Lamiinae: Calliini); and Piola schiffinew species (Lamiinae: Phacellini). The new species of Blabia Thomson, 1864 and Piola Marinoni, 1974, and Alical are included in modified published keys.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Repertório, Teatro &. Dança. "AS FARSAS DE PIOLIN: ENTRE O GROTESCO E A CONTEMPORANEIDADE [Walter de Sousa Junior]." REPERTÓRIO, no. 15 (July 7, 2010): 74. http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i15.5214.

Full text
Abstract:
<div>O circo-teatro, presente na paisagem urbana de São Paulo em todo o século XX, constituiu-se em espetáculo popular baseado na hibridização cultural, com elementos da cultura erudita e da cultura de massa. Piolin e suas comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960 são exemplo desse fenômeno cultural.</div><div><br><br />The circus-theater, that could be seen at São Paulo’s urban landscape throughout twentieth century, constituted itself in a form of popular performance based in the cultural hybridization, with elements from learned culture and mass culture. Piolin and his circus comedies staged between 1933 and 1960 are examples of this cultural phenomenon.</div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cerasuolo, Angela. "Approfondimenti su Sebastiano del Piombo a Capodimonte." Konsthistorisk Tidskrift/Journal of Art History 81, no. 4 (December 2012): 254–61. http://dx.doi.org/10.1080/00233609.2012.731429.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

O'Leary, Alan. "Italian cinema and the ‘anni di piombo’." Journal of European Studies 40, no. 3 (August 27, 2010): 243–57. http://dx.doi.org/10.1177/0047244110371912.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Carvalho, Sérgio De. "Nota sobre Piolin e o modernismo paulista." Sala Preta 2 (November 26, 2002): 127. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p127-129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Conti (book author), Ermanno, and Sciltian Gastaldi (review author). "Gli ‘anni di piombo’ nella letteratura italiana." Quaderni d'italianistica 35, no. 2 (July 22, 2015): 310–13. http://dx.doi.org/10.33137/q.i..v35i2.23641.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ruta, Giuseppe. "Continuum models according to Piola." Mathematics and Mechanics of Solids 21, no. 4 (April 7, 2014): 506–22. http://dx.doi.org/10.1177/1081286514527023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bates, Piers Baker. "A portrait of Cardinal Pompeo Colonna, rival and imitator of the papal Caesars." Papers of the British School at Rome 76 (November 2008): 183–99. http://dx.doi.org/10.1017/s0068246200000465.

Full text
Abstract:
Nella Galleria Colonna di Roma si trova un ritratto poco considerato di uno delle figure più significative, e lui stesso a sua volta poco considerato, della storia dei primi venticinque anni del XVI secolo a Roma: il Cardinale Pompeo Colonna. I fini di questo articolo sono due: innanzitutto identificare il reale artista di quel ritratto, precedentemente attribuito a Lorenzo Lotto, ma in questa sede identificato come Sebastiano del Piombo; e, in secondo luogo, restituire al Cardinale Pompeo il giusto grado di importanza in questo momento critico della storia del papato e di Roma. Il tema dell'articolo sarà quindi ampliato al fine di comprendere i percorsi che avrebbero reso possibile l'incontro tra il patrono e l'artista, e dimostrare come queste particolari contatti — qui riferiti come ‘imperiali’ — offrano una nuova via per collegare la carriera di Sebastiano del Piombo a Roma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Dodet, Guillaume, Jean-François Piolle, Yves Quilfen, Saleh Abdalla, Mickaël Accensi, Fabrice Ardhuin, Ellis Ash, et al. "The Sea State CCI dataset v1: towards a sea state climate data record based on satellite observations." Earth System Science Data 12, no. 3 (September 2, 2020): 1929–51. http://dx.doi.org/10.5194/essd-12-1929-2020.

Full text
Abstract:
Abstract. Sea state data are of major importance for climate studies, marine engineering, safety at sea and coastal management. However, long-term sea state datasets are sparse and not always consistent, and sea state data users still mostly rely on numerical wave models for research and engineering applications. Facing the urgent need for a sea state climate data record, the Global Climate Observing System has listed “Sea State” as an Essential Climate Variable (ECV), fostering the launch in 2018 of the Sea State Climate Change Initiative (CCI). The CCI is a programme of the European Space Agency, whose objective is to realise the full potential of global Earth observation archives established by ESA and its member states in order to contribute to the ECV database. This paper presents the implementation of the first release of the Sea State CCI dataset, the implementation and benefits of a high-level denoising method, its validation against in situ measurements and numerical model outputs, and the future developments considered within the Sea State CCI project. The Sea State CCI dataset v1 is freely available on the ESA CCI website (http://cci.esa.int/data, last access: 25 August 2020) at ftp://anon-ftp.ceda.ac.uk/neodc/esacci/sea_state/data/v1.1_release/ (last access: 25 August 2020). Three products are available: a multi-mission along-track L2P product (http://dx.doi.org/10.5285/f91cd3ee7b6243d5b7d41b9beaf397e1, Piollé et al., 2020a), a daily merged multi mission along-track L3 product (http://dx.doi.org/10.5285/3ef6a5a66e9947d39b356251909dc12b, Piollé et al., 2020b) and a multi-mission monthly gridded L4 product (http://dx.doi.org/10.5285/47140d618dcc40309e1edbca7e773478, Piollé et al., 2020c).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography