Academic literature on the topic 'Piscicultura em tanques-rede'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Piscicultura em tanques-rede.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Piscicultura em tanques-rede"

1

Garcia, F., V. B. Santos, and F. R. Moraes. "Eficiência da suplementação alimentar em tilápias do nilo usando modelo exponencial de crescimento." Archivos de Zootecnia 60, no. 232 (May 12, 2010): 1239–46. http://dx.doi.org/10.21071/az.v60i232.4007.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a aplicabilidade do modelo de crescimento exponencial no estudo da eficiência da suplementação alimentar com mananoligossacarídeo e b-glucano para tilápias do Nilo criadas em tanques-rede. O experimento foi realizado em piscicultura de criação de tilápias em tanques-rede. Tilápias jovens, com peso inicial de 25,4 ± 2,04 g, foram distribuídas em 12 tanques-rede de 2 x 2 x 1,5 m, com volume útil de 6 m3 e densidade de 2500 peixes por tanque. Para estudo realizou-se a biometria individual de uma amostra aleatória de 5% dos peixes de cada unidade experimental. Os resultados permitem concluir que a adição de suplemento até o nível de 2000 mg/kg de ração não altera a taxa de crescimento. O modelo exponencial pode ser usado para comparar a eficiência de diferentes dietas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ayroza, Daercy Maria Monteiro de Rezende, Luiz Marques da Silva Ayroza, Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto, Juliana Lopes da Silva, and Francisco Rodrigo Martins. "Regularização da piscicultura em tanques-rede em águas públicas no Estado de São Paulo." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 26, 2020): e34691211079. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11079.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar a eficiência dos processos de regularização da piscicultura em tanques-rede em águas federais no estado de São Paulo, considerando a cessão de uso na Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a licença ambiental (LA) na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Realizou-se revisão de literatura, entrevistas de campo e em órgãos setoriais. Verificou-se excessiva exigência legal e morosidade para obtenção da cessão de uso, independentemente do porte do empreendimento, bem como da LA, para médio e grande porte. A regularização de projetos de pequeno porte, por meio da Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA), na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), ocorre com celeridade e grande adesão. A tramitação dos processos de cessão de uso perdura, em média, oito meses a um ano na Marinha e na Agência Nacional de Águas (ANA) e até um ano junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), por meio da SAP. Identificou-se que apenas 24% dos projetos protocolados na SAP (272) obtiveram cessão de uso, entre dezembro de 2002 a julho de 2020. Na CETESB, entre 2017 e 2020, foram protocolados 43 pedidos para licenciamento ambiental de piscicultura no sistema de tanques-rede, dos quais 39% foram deferidos. Na CDRS foram realizadas um total de 207 DCAAs. Atualização da legislação, integração entre os órgãos setoriais (estaduais e interestaduais) e participação ativa do setor produtivo podem contribuir na celeridade dos processos de regularização da aquicultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fortunato, Murilo Henrique Tank, Humberto Fonseca Mendes, Carmino Hayashi, Lincoln Rodrigues de Faria, Caroline Lopes de Melo, and Imaculada Morais Carvalho Ananias. "Levantamento de imaturos de libélulas (INSECTA: ODONATA) em tanques escavados de piscicultura na mesorregião de Alfenas-MG." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 4, 2021): e363101119846. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19846.

Full text
Abstract:
Imaturos de libélula são encontrados em uma vasta quantidade de ambientes aquáticos de água doce, dentre eles, os tanques escavados para piscicultura. Como são predadores durante a fase aquática, acabam por causar grandes prejuízos nas fases iniciais de produção da aquicultura de água doce. No entanto, os estudos de quais são as libélulas mais comuns em tanques de piscicultura ainda são escassos no Brasil, sendo que este é primeiro passo para se pensar num controle eficaz. Por esse motivo, coletamos imaturos de libélula (Odonata) com rede “D” e macrófitas entre outubro de 218 e março de 2019. As variáveis físico-químicas foram medidas com kits de qualidade da água, sendo que se mantiveram dentro dos parâmetros para piscicultura definidos pelo CONAMA, com exceção da temperatura. Dos 692 imaturos coletados, encontramos 12 gêneros distribuídos nas duas subordens de Odonata, sendo Miathyria Kirby, 1889 e Erythemis Hagen, 1861 os mais abundantes. Após análise de correspondência e análise de componentes principais, comprovamos que os gêneros mais raros têm menor correlação com a abundância, reforçando o valor atribuído a abundância relativa dos imaturos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Arêas, Sylvia De Moura, Thales Cunha Trindade, Aline Maria Meiguins de Lima, Quêzia Leandro de Moura, and José Bruno Araújo de Almeida. "Dinâmica socioambiental da piscicultura de água doce em tanques rede como alternativa de produção local em ambientes Amazônicos." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 8, no. 2 (September 9, 2014): 277. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i2.1818.

Full text
Abstract:
A atividade de piscicultura em tanque rede pode ser considerada como uma alternativa de renda às comunidades pescadoras amazônicas durante o período de defeso, evitando os problemas que a pressão da pesca tem exercido sobre os estoques naturais. Tal prática demanda maiores investigações quanto aos seus impactos nos corpos hídricos. A região Amazônica é composta por uma vasta rede de bacias hidrográficas que diferem-se quanto as características hidrológicas respondendo de forma diferenciada as intervenções sofridas. A identificação, caracterização e análise das alterações positivas e negativas, que podem ser geradas pela a atividade de piscicultura em tanque rede são objetos deste trabalho, que visa contribuir para o melhor emprego da técnica e mitigar a geração de passivos ambientais. A redução dos passivos da atividade possibilitaria um investimento maior no setor por parte do poder público e seu reconhecimento como uma atividade sustentável. A metodologia empregada constou do levantamento de informações primárias e secundárias, organizadas e analisadas segundo o método de matriz estrutural de impactos. Os resultados obtidos demonstraram o grande potencial regional e de melhoria de qualidade de vida para as comunidades que desenvolvem a atividade, no entanto, seu exercício sem a aplicação de boas práticas de manejo pode ocasionar alterações significativas na qualidade das águas que podem afetar o equilíbrio dos ecossistemas de entorno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Edmir Daniel, André Luiz Scarano Camargo, and Augusto Seawright Zanatta. "Desempenho produtivo da tilápia do nilo em tanques-rede numa represa pública: modelo empírico de classificação." Ciência Rural 40, no. 7 (July 2010): 1616–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010000700021.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, a piscicultura brasileira em tanques-rede, em águas públicas abertas, tem sido alavancada por incentivos governamentais e privados, e a tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) tem sido o principal pescado utilizado. Como forma de melhorar a eficiência de produção, empiricamente, os piscicultores realizam o manejo de classificação e a repicagem das tilápias em engorda, resultando em lotes com diferentes rendimentos e precocidades, num gradiente dos melhores aos piores rendimentos. Este trabalho objetivou avaliar o desempenho de engorda de tilápias em um rotineiro sistema de produção em tanques-rede, sendo utilizado o usual modelo empírico de classificação e repicagem em três etapas distintas e tendo por fundamento a separação dos lotes de peixes em classes de tamanho e peso, ao longo do processo de engorda. Os resultados mostraram situações bem distintas. Num extremo, lotes de peixes precoces sendo comercializados após o processo de classificação e repicagem, aos 152 dias de engorda, apresentando taxas crescentes de ganho de peso diário (entre 0,30 e 7,23g dia-1) e de conversão alimentar aparente satisfatória (entre 1,50 e 1,53). No outro extremo, lotes heterogêneos sendo comercializados com 213 dias, taxas de ganho de peso inconstantes (entre 0,94 e 8,24) e elevadas taxas de conversão alimentar aparente (entre 1,54 e 3,03). A partir dos resultados, pode-se destacar a relevância dessa prática empírica de manejo zootécnico em piscicultura, que mostra grandes discrepâncias de rendimentos e precocidades entre os lotes, considerando o tempo de cultivo, o ganho de peso e a conversão alimentar aparente. Além disso, recomenda-se, para os lotes heterogêneos destinos, alternativas como a utilização de piscicultura extensiva (sem arraçoamento) para a mitigação dos impactos ambientais negativos inerentes dessa atividade zootécnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castro, Denys Roberto Corrêa, Marcos Ferreira Brabo, Rossineide Martins da Rocha, Daniel Abreu Vasconcelos Campelo, Galileu Crovatto Veras, and Renato Pinheiro Rodrigues. "Custo de produção e rentabilidade da criação de tambaqui Colossoma macropomum no estado do Pará, Amazônia, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 11, 2020): e58996522. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6522.

Full text
Abstract:
O tambaqui Colossoma macropomum é a espécie nativa mais importante da piscicultura brasileira, sendo produzida especialmente na região amazônica. No estado do Pará, a criação comercial ocorre principalmente em viveiros escavados e em tanques-rede ou gaiolas flutuantes. O objetivo deste estudo foi analisar o custo de produção e a rentabilidade da criação de tambaqui no estado do Pará. Adotou-se a estrutura de custo operacional e indicadores de eficiência econômica para avaliar uma piscicultura com 12 viveiros escavados de 1.200 m2 cada, no município de Irituia/PA, e a criação de peixes em 12 gaiolas flutuantes de 4 m3 de volume útil, em Juruti/PA. Em novembro de 2015, o custo de implantação da piscicultura em viveiros escavados foi estimado em R$ 110.357,76 e o custo operacional efetivo em R$ 79.661,92. A receita bruta foi de R$ 108.000,00, o lucro operacional mensal de R$ 1.984,11, a taxa interna de retorno de 25%, o valor presente líquido de R$ 72.914,16 e o período de retorno do capital de 4,91 anos. Em dezembro de 2015, o custo de implantação da piscicultura em gaiolas flutuantes foi estimado em R$ 24.576,72 e o custo operacional efetivo em R$ 20.158,35. A receita bruta foi de R$ 27.000,00, o lucro operacional mensal de R$ 380,13, a taxa interna de retorno de 25%, o valor presente líquido de R$ 10.133,88 e o período de retorno do capital de 3,58 anos. As pisciculturas mostraram-se investimentos rentáveis, com capacidade de maximização do lucro, caso sejam adotadas estratégias produtivas mais adequadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MACHADO, Jefferson José, Marlos Oliveira PORTO, Jucilene CAVALI, Natalia Netos dos Santos NUNES, Elvino FERREIRA, and Aline Ribeiro ALMEIDA. "DESEMPENHO PRODUTIVO DE JUVENIS DE TAMBAQUI EM TANQUE-REDE, SOB DIFERENTES TAXAS DE ALIMENTAÇÃO." Boletim do Instituto de Pesca 44, no. 2 (December 21, 2018): 795. http://dx.doi.org/10.20950/1678-2305.2018.308.

Full text
Abstract:
O estudo foi desenvolvido na Fundação Universidade Federal de Rondônia, na Base de Piscicultura Carlos Eduardo Matiaze, situada no município de Presidente Médici/RO com o objetivo de avaliar o desempenho produtivo de juvenis de tambaqui alimentados com diferentes taxas de alimentação em relação ao peso corporal (PC), cultivados em tanques–rede. Foram utilizados 180 juvenis, com peso médio inicial de 0,033 Kg ± 0,001 Kg distribuídos em 20 tanques – rede de 1 m3 dispostos em viveiro de 1000 m2 (20 m x 50 m) e profundidade de 1,64 m. O delineamento experimental foi ao acaso com cinco tratamentos com diferentes taxas de alimentação (TA) e quatro repetições (2, 4, 6, 8 e 10% do PC). Os parâmetros avaliados foram comprimento do corpo (m), comprimento da cabeça (m), altura do corpo (m), PC (Kg) e conversão alimentar. A avaliação sensorial do “baby fish” também foi realizada. Os resultados deste trabalho demostraram que o melhor desempenho produtivo sob as diferentes TA fornecidas diariamente foi a de 6%, nesta taxa foi obtido maior produtividade em relação ao fator tempo. Já a análise sensorial do tambaqui baby fish cultivado em tanques-rede a TA de 10% foi o preferido dos consumidores pela característica macia e suculenta da carne.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Camboim, Laércio Ferro, Thiago Brandão dos Anjos, Rafael Sol dos Santos, and Luiz Antônio Pimentel Cavalcanti. "Desenvolvimento de protótipo de aerador fotovoltaico aplicado à piscicultura de pequeno e médio porte." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, no. 10 (2018): 665–75. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051019.

Full text
Abstract:
Vários fatores podem interferir na qualidade da água e assim alterar o desempenho dos criatórios de peixes. A oxigenação da água está diretamente ligada à sua qualidade, onde em baixos níveis possui o potencial de elevar as taxas de mortalidade e influenciar diretamente na qualidade de produção dos peixes. O aerador é um aparelho capaz de fazer a incorporação do oxigênio à água de forma forçada, sendo normalmente utilizado pelos piscicultores que visam uma melhor produtividade e aproveitamento do espaço dos tanques. Contudo, parte dos produtores sofrem por não ter fornecimento de energia elétrica na localização dos seus criatórios ou mesmo pelas frequentes quedas no seu fornecimento, ocorrentes nos locais mais distante da rede elétrica. Sendo assim este trabalho visou o desenvolvimento de um aerador constituído principalmente por materiais de baixo custo, que fosse alimentado através de energia solar fotovoltaica. Após a concepção do equipamento, foi realizado um experimento que comparou o oxigênio dissolvido em três tanques, onde apenas um deles estava com peixes em seu interior, porém sem aeração, enquanto os outros dois possuíam condições físicas semelhantes, porém um estava com o aerador instalado e o outro não. O experimento durou 20 h, sendo realizadas medições de oxigênio dissolvido nos três tanques a cada intervalo de 2 h. Foi observado a ação imediata do aerador, bem como a estabilidade e quantidade de oxigênio dissolvido que o mesmo oferece para o tanque na qual está instalado, e a necessidade da aeração forçada em tanques de piscicultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sonoda, Daniel Yokoyama, José Eurico Possebon Cyrino, and Ricardo Shirota. "Biomassa econômica da produção de tilápias em tanques-rede em propriedade rural no sudeste do Brasil." Revista IPecege 2, no. 4 (October 25, 2016): 60–72. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.4.60.

Full text
Abstract:
Os avanços tecnológicos na piscicultura têm permitido o aumento da produtividade e consequente aumento da produção de peixes. Nem sempre o aumento da produtividade do sistema resulta na sua melhor rentabilidade. A biomassa econômica calcula o ponto de máximo lucro em função de uma variável de relevância. Propõem-se dois métodos distintos: um indireto, em que a biomassa e os insumos estão em função do tempo; e um direto, em que a biomassa está em função do principal insumo do sistema: a ração utilizada. A biomassa econômica nos dois métodos apresentaram números distintos: 173,66 kg m-3 para o método indireto e153,38 kg m-3 para o método direto. No método indireto mais insumos variam em função do tempo do que apenas a ração considerada pelo método direto, portanto, cada método pode ser empregado dependendo da situação em que se pretende avaliar a biomassa econômica. No caso em que se têm mais informações sobre o uso de insumos e da biomassa, o método indireto pode ser mais adequado. Por outro lado, quando se possui somente dados de uso de ração em função da biomassa, o método direto seria o mais recomendado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brabo, Marcos Ferreira, Leandro de Araújo Ferreira, and Galileu Crovatto Veras. "Aspectos Históricos do Desenvolvimento da Piscicultura no Nordeste Paraense: Trajetória do Protagonismo à Estagnação." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 9, no. 3 (September 20, 2016): 595. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2016v9n3p595-615.

Full text
Abstract:
Este estudo teve o objetivo de analisar os aspectos históricos do desenvolvimento da piscicultura na mesorregião Nordeste do Estado do Pará. Realizou-se um levantamento nos registros de instituições públicas e em acervos particulares de atores sociais que vivenciaram a trajetória da atividade, bem como foram efetuadas 30 entrevistas com profissionais e piscicultores no período de janeiro a dezembro de 2014. Constatou-se que as primeiras experiências ocorreram em Santa Izabel do Pará na década de 1970, município que atualmente compõe a região metropolitana de Belém, mas a atividade passou a ser exercida comercialmente apenas na década de 1980, com a capacitação de extensionistas rurais para orientar os produtores e a construção da Estação de Piscicultura Orion Nina Ribeiro, em Terra Alta, para incrementar a oferta de formas jovens. A década de 1990 foi marcada pelo início da utilização de rações específicas para peixes e pelo advento da piscicultura em tanques-rede, últimos fatos relevantes no contexto produtivo. Apesar de ter sido uma das regiões pioneiras na Amazônia, o Nordeste paraense perdeu a vanguarda produtiva e tecnológica da piscicultura, principalmente pela escassez ou ineficiência de políticas públicas capazes de fortalecer sua cadeia de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Piscicultura em tanques-rede"

1

Oliveira, Amônia Silva. "Caracterização socio-ambiental da piscicultura em tanques-rede no município de Guapé." Universidade Jose do Rosario Vellano, 2011. http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/128.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-05-02T13:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AmoniaSilvaOliveira-dissertacao.pdf: 1539808 bytes, checksum: e94074405fcbd4d167b956c09c4eaa65 (MD5) Previous issue date: 2011-12-16
Fish farming is currently the form of food production that grows most rapidly in the world. In Brazil, fish consumption is still low; only 10% of the population consumes fish. The country presents a great potential for the development of fish farming, especially in the Furnas region, in the State of Minas Gerais. In the search for new economical alternatives, fish farming has already become a reality in this region. The effects of this activity deserve attention to ensure its improvement and enable its exploration. This study aims at characterizing the socio-environmental conditions of fish farming and subsidizing administration plans for the fish farmers in Guapé, MG, Brazil. In the January-February period of 2011, 15 net-tank fish farms were evaluated by means of two questionnaires using the Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais GAIA (management aspects and environmental impacts): the first, to characterize the profile of the properties; the second, to determine the degree of sustainability of the fish farms. The fish farmers responded to questions in loco. Visual proof of the situation presented was done later. A descriptive analysis of the results was done for the evaluation of the questionnaires, and the percent frequencies were computed for each question. The results were organized and presented by column and sector graphs. The results led to the conclusion that the degree of sustainability is between 30% and 70%. Regarding the sustainability classification, 60% of the fish farms were very poor; while 40% were adequate. This study revealed that fish processing and commercialization are conducted in the property; altogether, the fish farms consume about 4.3 daily tons of extruded commercial ration and produce annually 550 tons of fish in 504 net-tanks. It also showed that most fish farmers present low schooling; started their business only recently; do other jobs, such as coffee growing and milk producing; receive technical assistance, although not continuous; and do not monitor water.
A piscicultura atualmente corresponde ao setor de produção de alimentos que mais cresce no mundo. No Brasil o consumo do pescado ainda é pouco expressivo; apenas 10% da população incorporam o peixe em sua alimentação. O país apresenta grande potencial para o desenvolvimento desta atividade, dentre elas a região do reservatório de Furnas, em Minas Gerais. Na busca de novas alternativas econômicas, a criação de peixe já é uma realidade na região. Devem-se assim observar os efeitos decorrentes desta atividade que merece atenção para possibilitar seu aprimoramento e viabilizar sua exploração. Este trabalho objetiva caracterizar as condições socioambientais da piscicultura e subsidiar planos de gestão aos piscicultores do município de Guapé, MG, Brasil. O estudo foi desenvolvido no período de janeiro a fevereiro de 2011; foram avaliadas 15 pisciculturas no sistema tanque-rede; caracterizadas por meio da aplicação de dois questionários; o primeiro para caracterizar o perfil das propriedades, e o segundo para determinar o grau de sustentabilidade das pisciculturas, utilizando-se o método Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais - GAIA. As questões foram respondidas pelos piscicultores in loco. Posteriormente foi feita comprovação visual da situação apresentada, passando seu resultado a compor os dados analisados. Para avaliação dos questionários foi feita uma análise descritiva dos resultados, computando-se as frequências percentuais para cada questão. A organização e apresentação dos resultados foram por meio de gráficos de colunas e de setores. Através dos resultados conclui-se que o grau de sustentabilidade das pisciculturas está entre 30 e 70%; de acordo com a classificação da sustentabilidade, 60% das pisciculturas apresentaram sustentabilidade péssima e 40 %, adequada. O estudo revelou que o processamento do pescado e a comercialização são realizados na propriedade; juntas as pisciculturas consomem ração extrusada comercial em torno de 4,3 toneladas por dia e produzem anualmente 550 toneladas de peixes em 504 tanques-rede. Mostrou também que os piscicultores, em sua maioria, apresentam baixa escolaridade; iniciaram suas atividades recentemente; possuem outras atividades, como por exemplo, café e leite; recebem assistência técnica, porém não contínua; não fazem o monitoramento da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ronqui, Roberto Gabriel [UNESP]. "Análise de redes sociais e aspectos financeiros da produção de tilápias em tanques-rede na uhe de Ilha Solteira." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/134241.

Full text
Abstract:
Submitted by ROBERTO GABRIEL RONQUI null (roberto.ronqui@etec.sp.gov.br) on 2016-02-10T20:57:06Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO RONQUI - PÓS DEFESA FINAL.pdf: 2703706 bytes, checksum: 8c454f3781f64a46ef482db3c66c35dc (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Grisoto (grisotoana@reitoria.unesp.br) on 2016-02-12T16:22:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ronqui_rg_me_tupa.pdf: 2703706 bytes, checksum: 8c454f3781f64a46ef482db3c66c35dc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-12T16:22:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ronqui_rg_me_tupa.pdf: 2703706 bytes, checksum: 8c454f3781f64a46ef482db3c66c35dc (MD5) Previous issue date: 2015-12-15
O cenário atual revela a busca por alimentos mais saudáveis, demanda que pode, em grande parte, ser atendida pela produção vinda da piscicultura. O Brasil possui características naturais favoráveis para exploração da piscicultura, porém, ainda necessita de muitos estudos e maior compreensão das peculiaridades do setor, para que se torne mais competitivo. Uma das alternativas para o aumento da produção, de forma sustentável e competitiva, é a criação de peixes pelo sistema de tanques-rede. Esse processo de cultivo consiste na produção do pescado com a utilização de gaiolas flutuantes em rios, lagos e mares. Destaca-se, nesse tipo de cultivo, o potencial para a utilização dos reservatórios de usinas hidrelétricas, que geram grandes áreas alagadas que se tornam propícias para utilização dessa técnica de produção. O reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Ilha Solteira no Rio Paraná tem realizado um importante papel no cenário da produção de peixes. Ainda assim, nota-se a escassez de estudos relacionando a teoria de redes sociais e aspectos financeiros sobre a atividade de piscicultura, sendo notável, nessa pesquisa, o aprofundamento das análises envolvendo essas temáticas. Nesse sentido, a presente pesquisa partiu de um estudo de caso, qualitativo e exploratório, apoiado no caráter inovador da junção das abordagens dos relacionamentos em redes e aspectos financeiros da atividade. O objetivo dessa pesquisa consiste em analisar as redes sociais dos piscicultores de tilápias em tanques-rede do reservatório da UHE de Ilha Solteira, seus motivadores de atuação em rede e os impactos nos aspectos financeiros. Embora não estejam nos objetivos do estudo, algumas externalidades positivas se consolidaram, ofertando uma base de dados para melhor planejamento, articulação do setor e maior poder de negociação por parte dos piscicultores. Além disso, a pesquisa poderá servir no embasamento para desenvolver políticas públicas a fim de fortalecer a atividade. Como resultados da pesquisa pôde-se confirmar que a inserção em redes sociais possui influência nos piscicultores em diversos aspectos, mas não foram detectadas influências nos aspectos financeiros da atividade, estando este aspecto mais relacionado com o porte da piscicultura. Constataram-se algumas vulnerabilidades da cadeia de produção de tilápias na região de estudo, como problemas com fornecimento de alevinos/juvenis, o mercado monopolizado de ração e falta de articulação entre os piscicultores.
The current scenario shows the search for healthier foods, what can be largely found by production which comes from aquaculture. Brazil has natural favorable characteristics for exploration fish farming, however, it still requires many studies and a greater understanding of the sector's peculiarities to become more competitive. One of the alternatives to the production increasing, in a sustainable and competitive manner, is by the creation of the fish cages system. This process of cultivation consists of fish creation using floating cages in rivers, lakes and seas. In this type of cultivation, it was pointed the potential for the use of reservoirs of hydroelectric stations, which generate large flooded areas and become this production technique ideal. The reservoir of the hydroelectric power station (HPS) from Ilha Solteira in Paraná River has performed an important role in fish production scenario. Even so, there is a scarcity of studies related to the theory of social networks and financial aspects of fish farming activity. Therefore, in this research, there is a deeper analyzes involving these issues. In this respect, this present research came from a qualitative and exploratory case study, supported by the innovative character, combining the approaches of relationships in networks and financial aspects of the activity. The objective of this research is to analyze the social networks of the fish farm of tilapia in HPS reservoir cages from Ilha Solteira, its network performance motivators and the impact on financial aspects. Despite not being on this study's objectives, some positive externalities were consolidated, offering a database for better planning, sector coordination and greater bargaining power by the fish farmers. In addition, this research may serve as a basis to develop public policies to strengthen the activity. As a result of the research, we could confirm that the insertion in social networks has influence on fish farmers, in various aspects, but influences in the financial aspects of the activity were not detected, being that aspect more related to the size of the fish farming. Some vulnerabilities of tilapia production chain in the studied region were found, such as problems with the supply of fish cub / juveniles, the monopolized market of feed and the lack of coordination between the fish farmers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kliemann, Bruna Caroline Kotz. "Ictiofauna silvestre como bioindicadora de influências de uma piscicultura em tanques-rede ecologia trófica e histofisiologia /." Botucatu, 2018. http://hdl.handle.net/11449/153732.

Full text
Abstract:
Orientador: Rosilene Luciana Delariva
Resumo: O crescimento populacional e a procura por uma alimentação mais saudável tem impulsionado a produção do pescado em escala mundial. Nesse cenário, a aquicultura, em especial os sistemas de pisciculturas em tanques-rede, tem se destacado mundialmente, sendo o principal modelo empregado em reservatórios brasileiros. Esse modelo de cultivo é intensivo, com peixes estocados em alta densidade em estruturas flutuantes, alimentados com intenso aporte de ração. Considerando que os tanques são estruturas imersas nos corpos de água, esse modelo de cultivo é responsável pela entrada de matéria orgânica (ração, fezes e escamas) no ambiente, a qual fica disponível como alimento para a biota aquática. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi avaliar se a entrada de matéria orgânica promove alterações na dieta da ictiofauna silvestre nos arredores dos tanques de cultivo, influenciando assim a estrutura trófica da mesma. Ainda, avaliar a influência desses empreendimentos a nível individual e se essas alterações são capazes de promover alterações histofisiológicas, utilizando uma espécie omnívora como modelo. Foram realizadas análises do conteúdo estomacal de dez espécies da ictiofauna silvestre (Geophagus cf. proximus, Plagioscion squamosissimus, Pimelodus cf. platicirris, Serrasalmus maculatus, Raphiodon vulpinus, Triportheus nematurus, Metynnis maculatus, Satanoperca pappaterra, Schizodon nasutus e Roeboides paranensis) amostrada em área sob influência da piscicultura (área tanque) e... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barone, Rafael Simões Coelho. "Seleção de áreas previamente favoráveis para a piscicultura em tanques-rede nos reservatório de Itá e Machadinho." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95648.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Gradução em Aquicultura, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-26T04:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 293025.pdf: 1513763 bytes, checksum: 19fad23f347cae997d658a914f8c082a (MD5)
Considerando o incentivo governamental à criação de parques aqüícolas no Brasil, nota-se uma grande deficiência de trabalhos de pesquisa na área que possam auxiliar a sua implantação e em alternativas propostas para a mitigação dos impactos causados. Nesse contexto, idealizou-se o presente projeto, a fim de estabelecer critérios para a inserção da atividade aquícola no ambiente, com o objetivo de mitigar seus impactos e garantir sua viabilização produtiva. O Zoneamento Ambiental é uma ferramenta que serve de apoio à tomada de decisões, por ser um instrumento de organização territorial. Para sua realização, se faz necessário o uso do Geoprocessamento, uma das ferramentas utilizadas pelo Sistema de Informações Geográficas, que permite a realização de análises complexas por meio dos bancos de dados georreferenciados. Desta forma, o objetivo do estudo foi indicar áreas previamente aptas à piscicultura em tanques-rede no reservatório das UHES de Itá e Machadinho, por meio do uso das técnicas de geoprocessamento. Em Itá, foram analisados 94 braços, totalizando 927,24 ha de lâmina d'água e na UHE de Machadinho foram analisados 61 braços, perfazendo uma área de 403,17 ha. Por meio dos resultados obtidos, demonstrou-se que em Itá, 0,30 % dos braços analisados foram eliminados pelos critérios de seleção adotados, sendo que 3,78% da área total do reservatório foi considerada altamente favorável ao desenvolvimento da piscicultura em tanques-rede. Em Machadinho, apenas 1,87 % dos braços analisados foram eliminados, onde 6,71 % da área total do reservatório como áreas potenciais para a piscicultura em tanques-rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Marcos Antônio de. "A piscicultura em tanques-rede como vetor do desenvolvimento local sustentável? : o caso do Açude Castanhão - CE." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7865.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.
Submitted by Washington da Silva Chagas (washington@bce.unb.br) on 2011-05-17T22:58:00Z No. of bitstreams: 1 2010_MarcosAntoniodeSouza.pdf: 4322835 bytes, checksum: cfe99178f7eef7a531e04da110ffeec6 (MD5)
Approved for entry into archive by Elna Araújo(elna@bce.unb.br) on 2011-05-18T18:58:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_MarcosAntoniodeSouza.pdf: 4322835 bytes, checksum: cfe99178f7eef7a531e04da110ffeec6 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-05-18T18:58:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_MarcosAntoniodeSouza.pdf: 4322835 bytes, checksum: cfe99178f7eef7a531e04da110ffeec6 (MD5)
A presente dissertação avalia a política de expansão da piscicultura em tanques-rede nos açudes do semiárido brasileiro e sua relação com os usos múltiplos da água e com o desenvolvimento regional sustentável, associado à proteção e conservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento socioeconômico das populações locais. Para alcançar os objetivos desse trabalho, foi feito um estudo de caso sobre os projetos de piscicultura em tanques-rede do Açude Castanhão - CE, analisando a possibilidade de sua replicação para as demais regiões do país. Uma das conclusões é que essa atividade é altamente dependente do ambiente e pode ser considerada como potencialmente impactante, ameaçando a sua própria sustentabilidade ao longo do tempo. Contudo, se conduzida e manejada de maneira adequada, de forma a respeitar os limites do ecossistema e a legislação pertinente, pode se tornar um vetor do desenvolvimento local sustentável e includente, promovendo a economia regional, assegurando o emprego e a renda, reduzindo as migrações, e garantindo a segurança alimentar de parcela significativa da população brasileira. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation aims to make an integrated analysis of the economic, social, ecologic, and political-institutional dimensions of the sustainable fish culture in dams of Brazilian semiarid, and its relationship with the multiple uses of the water, the regional development associated with the social problems and the preservation of natural resources. To do so a case study research has been carried out on the projects of fish cages in the Castanhão Dam, State of Ceará. It has also been considered the feasibility of its replication to other Brazil’s regions. One of the conclusions is that this activity is highly dependent on the environment and can be regarded as a high impact activity, threatening its own sustainability on the long term. However, if conducted and managed properly in order to comply with the limits of the ecosystem and the law, the fish culture can become a vector of sustainable local development. It can do so by promoting the regional economy, reducing unemployment, increasing income, reducing migration, and ensuring alimentary security for a large extent of the population. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
La présente dissertation évalue la politique d'expansion de la pisciculture en cages flottantes dans les barrages-réservoirs de la région semi-aride brésilienne et sa relation avec les utilisations multiples de l'eau et le développement régional durable, associé à la protection et à la conservation des ressources naturelles et au développement social et économique des populations locales. Pour atteindre les objectifs de ce travail, une étude de cas a été réalisée sur les projets de pisciculture en cages flottantes du réservoir de Castanhão - CE, en analysant la viabilité de son extension à d'autres régions du pays. Une des conclusions est que cette activité est hautement dépendante de l'environnement et peut être considérée comme potentiellement impactante en devenant, au fil du temps, une menace pour sa propre durabilité. Cependant, si elle est conduite et gérée de manière correcte, en respectant les limites de l'écosystème et la législation pertinente, elle peut devenir un vecteur du développement local durable et inclusif, promouvant l'économie régionale, assurant un emploi et un revenu, réduisant les migrations, et garantissant la sécurité alimentaire d'une partie significative de la population brésilienne. _______________________________________________________________________________ RESUMEN
La presente disertación analiza la política de expansión de la piscicultura en jaulas en estanques y embalses en la región semiárida brasileña y su relación con el uso múltiple del agua y desarrollo regional, asociado con la protección y conservación de los recursos naturales, y con el desarrollo económico de las poblaciones locales. Con vistas a lograr los objetivos de este trabajo, fue hecho un estudio de caso de proyectos en las jaulas de peces del embalse Castanhão - CE, teniendo en cuenta la viabilidad de su replicación en otras regiones del país. Una de las conclusiones es que esta actividad depende en gran medida del ambiente y puede ser considerada de probable impacto, poniendo en peligro su propia viabilidad en el tiempo. Sin embargo, si bien dirigida y administrada a fin de cumplir con los límites del ecosistema y de la ley, puede convertirse en un vector de desarrollo local sostenible e incluyente, de modo a traer la promoción de la economía regional, asegurando la creación de empleo y de ingresos, la reducción de la migración, y garantizando la seguridad alimentaria de gran parte de la población.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cavalcante, Acsa Josino Muniz. "Comunidade zooplanctônica e estado trófico de um reservatório do semiárido paraibano com piscicultura intensiva em tanques-rede." Universidade Estadual da Paraíba, 2012. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1723.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:18:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Acsa Josino Muniz Cavalcante.pdf: 1794381 bytes, checksum: ca0c667c748f356871795f1aef78b8be (MD5) Previous issue date: 2012-05-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The study aimed to evaluate the impact of fish farming in cages in the water quality and the possibility of the use of the zooplankton community, as an indicator of these impacts, characterizing the effects caused by the increase of nutrients after this activity in the water body. The study area was the Carneiro dam, Jericó, Paraíba. The variables were sampled monthly (Jun-Nov/2009) at three stations: the amount of tanks of intensive cultivation of fish next to and downstream of the tanks, along the water column in vertical profiles, following the rate of extinction of light (100%, 1% and 0% of light). The trophic state index of Carlson (1977) modified by Toledo Jr. et al. (1983) was used to determine the trophic level of the dam. The zooplankton samples were accomplished using a bucket (10L), filtered with a plankton net (mesh 68 mm) and fixed in neutral formalin with sucrose. The influence of fish farming in cages on the density fluctuations of the zooplankton community and water quality was not clearly detected. The results showed rain events exerting a negative influence on water quality and zooplankton, contributing to the increase of nutrients (N and P), algal biomass and consequently the trophic condition of the ecosystem, a result confirmed by the modified Carlson EIT, classifying it as eutrophic. The phylum Rotifera was the most representative in richness and density followed by Copepoda and Cladocera. The density showed an increase during the dry season and eutrophic condition to determine the presence of species, with dominance: Brachionus calyciflorus, Filinia opoliensis, Ceriodaphnia cornuta, copepod nauplii and copepodites cyclopoides.
O estudo objetivou avaliar o impacto da piscicultura em tanques-rede na qualidade da água e a possibilidade do uso da comunidade zooplanctônica, como indicadora desses impactos, caracterizando os efeitos causados pelo incremento de nutrientes decorridos dessa atividade no corpo d água. A área de estudo foi o açude Carneiro, Jericó, Paraíba. As variáveis foram amostradas mensalmente (jun- nov/2009), em três estações de coleta: a montante dos tanques de cultivo intensivo de peixes, próximos aos tanques e a jusante dos tanques, ao longo da coluna d água, em perfis verticais, seguindo o índice de extinção de luz (100%, 1% e 0% de luz). O índice de estado trófico de Carlson (1977) modificado por Toledo Júnior et al., (1983) foi utilizado para determinar o nível trófico do açude. As coletas de zooplâncton foram realizadas com auxílio de balde (10L), filtradas com rede de plâncton (malha de 68 µm) e fixadas em formol neutro com sacarose. A influência da piscicultura em tanques-rede sobre as flutuações de densidade da comunidade zooplanctônica e qualidade de água não foi claramente detectada. Os resultados mostraram eventos de chuvas exercendo influência negativa sobre a qualidade da água e zooplâncton, contribuindo para o aumento de nutrientes (N e P), biomassa algal e consequentemente da condição trófica do ecossistema, confirmada pelo resultado do IET de Carlson modificado, classificandoo como eutrófico. O filo Rotifera foi o mais representativo em riqueza e densidade seguido de Copepoda e Cladocera. A densidade apresentou-se maior na época seca e a condição eutrófica determinou a presença de espécies, com abundância de: Brachionus calyciflorus, Filinia opoliensis, Ceriodaphnia cornuta, naúplios de copépodos, copepoditos ciclopóides.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ayroza, Daercy Maria Monteiro de Rezende [UNESP]. "Características limnológicas em áreas sob influência de piscicultura em tanques-rede no reservatório da UHE Chavantes, rio Paranapanema, SE/S, Brasil." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/100158.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-02-16Bitstream added on 2014-06-13T20:40:27Z : No. of bitstreams: 1 ayroza_dmmr_dr_jabo.pdf: 2162284 bytes, checksum: a9c974d6160128ac80c3c2664c746a6f (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
A produção aquícola nacional teve crescimento de 31,2% no período entre 2008 e 2010. Recentemente um grande destaque tem sido dado à criação de peixes no sistema em tanques-rede em reservatório de grande e médio porte. No entanto, os efeitos destes empreendimentos sobre a biota e a qualidade da água requerem mais estudos, visando a uma melhor compreensão dos seus possíveis impactos como subsídio para a busca de tecnologias menos prejudiciais ao ambiente aquático. O objetivo desse trabalho foi verificar a influência da piscicultura em tanques-rede nas características limnológicas na região de barragem (compartimento lacustre) e de montante (compartimento de transição) do reservatório da UHE Chavantes, rio Paranapanema, SE/S. Nesse sentido, foram avaliadas duas baías com criação de tilápias (Oreochromis niloticus). A primeira, chamada piscicultura 1, a qual localiza-se na região lacustre, com 250 tanquesrede (6,0 m³) e a segunda, a piscicultura 2, na região de transição, com 500 tanques-rede (4,0 m³ a 36,0 m³). Outras duas áreas sem piscicultura foram também estudadas para comparação dos resultados. No período de dezembro/2006 a novembro/2007, realizaram-se levantamentos batimétricos das áreas e medidas em campo, de profundidade, transparência, temperatura, pH, oxigênio dissolvido (OD) e condutividade. Coletaram-se também amostras de água na superfície, meio da camada eufótica e fundo, em nove pontos amostrais, para determinações em laboratório de nitrogênio orgânico total (NOT), fósforo total (PT), sólidos totais dissolvidos (STD), turbidez, clorofila a, demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e coliformes termotolerantes. Nas áreas com piscicultura se verificou redução de OD, pH e transparência e aumento de STD, turbidez e DBO. Essas observações foram diferenciadas nas...
The national aquaculture production grew by 31.2% in the period between 2008 and 2010. Currently, a great highlight has been given to the the fish rearing in cage system in medium and large reservoirs. However, effects of these developments on the biota and water quality require further studies, aiming to better understand their potential impacts as a subsidy for the search of technology less harmful to the aquatic environment. The aim of this study was to investigate the influence of fish farming in cages as to limnological characteristics in the dam region (bay lake) and in the amount (transition compartment) of the reservoir of UHE Chavantes, Paranapanema River, SE/S. In this sense, two bays with tilapia fish (Oreochromis niloticus) were evaluated. The first, called fish farm 1, is located in the lake region, with 250 cages (6.0 m³) and second, called fish farm 2, sits in the transition region, with 500 cages (4.0 to 36 m³, 0 m³). Two other areas with no fish farming were also studied to compare the results. In the period December/2006 November/2007, there were bathymetric surveys of the areas, and field measurements of depth, transparency, temperature, pH, dissolved oxygen (DO) and conductivity. Water samples were also collected on the surface, through the euphotic layer and bottom in nine sampling points for determination in laboratory of total organic nitrogen (TON), total phosphorus (TP), total dissolved solids (TDS), turbidity, chlorophyll a, biochemical oxygen demand (BOD), and thermo tolerant coliforms. In areas with fish, reduction of DO, pH and transparency occurred, and STD, turbidity and BOD increased. These observations were differentiated in the two fish farms depending on the morphometry and thermal structure of the area, and probably the size and management of the enterprise. The observed changes were... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ayroza, Daercy Maria Monteiro de Rezende. "Características limnológicas em áreas sob influência de piscicultura em tanques-rede no reservatório da UHE Chavantes, rio Paranapanema, SE/S, Brasil /." Jaboticabal : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/100158.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Fernando Monteiro Camargo
Coorientador: Marcos Gomes Nogueira
Banca: Odete Rocha
Banca: Alexandre Ninhaus Silveira
Banca: Ana Eliza Baccarin Leonardo
Banca: Evoy Zaniboni Filho
Resumo: A produção aquícola nacional teve crescimento de 31,2% no período entre 2008 e 2010. Recentemente um grande destaque tem sido dado à criação de peixes no sistema em tanques-rede em reservatório de grande e médio porte. No entanto, os efeitos destes empreendimentos sobre a biota e a qualidade da água requerem mais estudos, visando a uma melhor compreensão dos seus possíveis impactos como subsídio para a busca de tecnologias menos prejudiciais ao ambiente aquático. O objetivo desse trabalho foi verificar a influência da piscicultura em tanques-rede nas características limnológicas na região de barragem (compartimento lacustre) e de montante (compartimento de transição) do reservatório da UHE Chavantes, rio Paranapanema, SE/S. Nesse sentido, foram avaliadas duas baías com criação de tilápias (Oreochromis niloticus). A primeira, chamada piscicultura 1, a qual localiza-se na região lacustre, com 250 tanquesrede (6,0 m³) e a segunda, a piscicultura 2, na região de transição, com 500 tanques-rede (4,0 m³ a 36,0 m³). Outras duas áreas sem piscicultura foram também estudadas para comparação dos resultados. No período de dezembro/2006 a novembro/2007, realizaram-se levantamentos batimétricos das áreas e medidas em campo, de profundidade, transparência, temperatura, pH, oxigênio dissolvido (OD) e condutividade. Coletaram-se também amostras de água na superfície, meio da camada eufótica e fundo, em nove pontos amostrais, para determinações em laboratório de nitrogênio orgânico total (NOT), fósforo total (PT), sólidos totais dissolvidos (STD), turbidez, clorofila a, demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e coliformes termotolerantes. Nas áreas com piscicultura se verificou redução de OD, pH e transparência e aumento de STD, turbidez e DBO. Essas observações foram diferenciadas nas ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The national aquaculture production grew by 31.2% in the period between 2008 and 2010. Currently, a great highlight has been given to the the fish rearing in cage system in medium and large reservoirs. However, effects of these developments on the biota and water quality require further studies, aiming to better understand their potential impacts as a subsidy for the search of technology less harmful to the aquatic environment. The aim of this study was to investigate the influence of fish farming in cages as to limnological characteristics in the dam region (bay lake) and in the amount (transition compartment) of the reservoir of UHE Chavantes, Paranapanema River, SE/S. In this sense, two bays with tilapia fish (Oreochromis niloticus) were evaluated. The first, called fish farm 1, is located in the lake region, with 250 cages (6.0 m³) and second, called fish farm 2, sits in the transition region, with 500 cages (4.0 to 36 m³, 0 m³). Two other areas with no fish farming were also studied to compare the results. In the period December/2006 November/2007, there were bathymetric surveys of the areas, and field measurements of depth, transparency, temperature, pH, dissolved oxygen (DO) and conductivity. Water samples were also collected on the surface, through the euphotic layer and bottom in nine sampling points for determination in laboratory of total organic nitrogen (TON), total phosphorus (TP), total dissolved solids (TDS), turbidity, chlorophyll a, biochemical oxygen demand (BOD), and thermo tolerant coliforms. In areas with fish, reduction of DO, pH and transparency occurred, and STD, turbidity and BOD increased. These observations were differentiated in the two fish farms depending on the morphometry and thermal structure of the area, and probably the size and management of the enterprise. The observed changes were... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carmelin, Celio Aparecido [UNESP]. "Ajuste do fornecimento automático de ração de acordo com a temperatura da água para tilápias criadas em tanques rede." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/154521.

Full text
Abstract:
Submitted by Célio Aparecido Carmelin Júnior (celiomestre@gmail.com) on 2018-07-10T18:31:47Z No. of bitstreams: 1 tese final corrigida com ficha.pdf: 629321 bytes, checksum: ddbd36bb4fb86650c0001be1f8c96d04 (MD5)
Approved for entry into archive by Sulamita Selma C Colnago null (sulamita@btu.unesp.br) on 2018-07-16T16:59:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 carmelin_ca_dr_bot.pdf: 629321 bytes, checksum: ddbd36bb4fb86650c0001be1f8c96d04 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-16T16:59:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 carmelin_ca_dr_bot.pdf: 629321 bytes, checksum: ddbd36bb4fb86650c0001be1f8c96d04 (MD5) Previous issue date: 2018-07-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O estudo teve como objetivo avaliar o fornecimento automático de ração em diferentes períodos para tilápias (Oreochromis niloticus), em diferentes situações ao longo do ano. Foram realizados dois trabalhos, o primeiro objetivou-se avaliar o desempenho de tilápias criadas sob efeito de altas temperaturas, em dois períodos diferentes, sendo o período 1 (0:00 ao 12:00hs) e o período 2 (12:00 a 24:00hs), entre os dias 15 de janeiro e 8 de março de 2017. Os melhores resultados para ganho de peso, peso total e peso médio foram encontrados nos peixes alimentados durante o período 1. Portanto, orienta-se fornecer o alimento, utilizando-se o sistema proposto, durante o período 1, para animais criados sob condições climáticas semelhantes às do experimento. O segundo trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de tilápias criadas sob efeito de baixas temperaturas, em três períodos diferentes, sendo o período 1, (0:00 ao 12:00hs) o período 2 (12:00 às 24:00hs) e o período 3 (0:00 às 24:00hs), entre os dias 4 de abril e 15 de julho de 2017. Os melhores resultados para ganho de peso e peso total foram obtidos pelos animais alimentados durante o período 2. O pior tratamento foi o período 1 e o período 3 foi intermediário. Portanto, orienta-se fornecer o alimento, utilizando-se o sistema proposto, durante o período 2, para animais criados sob condições climáticas semelhantes às do experimento.
The objective of this study was to evaluate the automatic feed supply in different periods for tilapia (Oreochromis niloticus), in different situations throughout the year. Two studies were carried out. The objective of the first study was to evaluate the performance of tilapia grown under high temperature conditions in two different periods: period 1 (0:00 to 12:00) and period 2 (12:00 to 24:00), between January 15 and March 8, 2017. The best results for weight gain, total weight and average weight were found in fish fed during period 1. Therefore, it is advised to provide the feed using the system proposed, during period 1, for animals reared under climatic conditions similar to those of the experiment. The second study had as objective to evaluate the performance of tilapia created under effect of low temperature, in three different periods, period 1 (0:00 to 12:00) period 2 (12:00 to 24:00) and the period 3 (0:00 to 24:00), from April 4 to July 15, 2017. The best results for weight gain and total weight were obtained by animals fed during period 2. The worst treatment was period 1 and period 3 was intermediate. Therefore, it is advised to provide the feed, using the proposed system, during period 2, for animals raised under climatic conditions similar to those of the experiment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Jesaias Ismael [UNESP]. "Caracterização, avaliação econômica e eficiência de escala (DEA) na produção de tilápia em tanques-rede e de tambaqui em viveiros escavados." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/144191.

Full text
Abstract:
Submitted by JESAIAS ISMAEL DA COSTA null (jesaiaslbr@gmail.com) on 2016-09-22T12:40:42Z No. of bitstreams: 1 Tese CostaJI.pdf: 2026522 bytes, checksum: 774d050927833445c9989141ec75b1d0 (MD5)
Approved for entry into archive by Juliano Benedito Ferreira (julianoferreira@reitoria.unesp.br) on 2016-09-27T16:30:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 costa_ji_dr_jabo.pdf: 2026522 bytes, checksum: 774d050927833445c9989141ec75b1d0 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-27T16:30:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 costa_ji_dr_jabo.pdf: 2026522 bytes, checksum: 774d050927833445c9989141ec75b1d0 (MD5) Previous issue date: 2016-07-29
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
A tilápia e o tambaqui são as espécies mais produzidas na piscicultura brasileira. A produção de tilápia é desenvolvida principalmente no sistema em tanques-rede utilizando os grandes reservatórios artificiais e rios das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. A produção de tambaqui está concentrada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, utilizando viveiros escavados com elevado grau de eutrofização. A importância dessas duas espécies para a piscicultura brasileira é inquestionável. Assim, o objetivo deste trabalho foi caracterizar, avaliar economicamente e determinar a eficiência da criação de tilápia em tanques-rede e do tambaqui em viveiros escavados, partindo da hipótese que “esses sistemas são eficientes técnica e economicamente”. Fez-se a caracterização das unidades de excelência que possam servir como modelo para as demais propriedades e identificados os desperdícios gerados nas unidades ineficientes. Para avaliar a criação de tilápia foi escolhida a região do médio Paranapanema-SP, por ser considerada a com maior índice de produtividade e historicamente produtora de peixe. No caso do tambaqui escolheu-se a região metropolitana de Manaus-AM, considerada a região com maior consumo dessa espécie no Brasil e historicamente produtora da espécie. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário semiestruturado em que foram identificadas as fases de criação, ciclos de produção, manejos adotados, infraestrutura utilizada, os índices produtivos obtidos e o desembolso monetário. Esses dados possibilitaram a determinação do custo de produção e os indicadores de rentabilidade. Os dados de custo de produção e lucro foram utilizados para determinar a eficiência das pisciculturas utilizando o modelo BCC- Data Envelopment Analyse (DEA).
The tilapia and tambaqui are the fish species most produced in Brazilian. The production of tilapia is mainly developed in the system in cages using large artificial reservoirs and rivers of the Southeast, Northeast and South. The production of tambaqui is concentrated in the Northeast, Midwest and North, using earth ponds with high eutrophication. The importance of these species on the Brazilian fish is unquestionable. The objective of this study was to characterize, economically evaluate and determine the efficiency of tilapia in cages and tambaqui in earth ponds, on the assumption that "these systems are efficient technically and economically." There was the characterization of excellence units that can serve as model for other properties and identified waste generated in inefficient units. To evaluate the tilapia was chosen the region of the Middle Paranapanema-SP, for being considered the most productivity index and historically producing fish. In the case of tambaqui we were chosen the metropolitan region of Manaus-AM, considered the region with the highest consumption of this species in Brazil and historically producing species. The data were obtained by applying a semi-structured questionnaire that were identified phases of creation, production cycles adopted handlings infrastructure used, the obtained production rates and monetary disbursements. These data enabled the determination of the cost of production and profitability indicators. production and profit cost data were used to determine the efficiency of fish farms using the model BCC- Analyse data envelopment (DEA).
CNPq: 140551/2013-1
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Piscicultura em tanques-rede"

1

Souza, Robson Satelis de, Fernanda Bay Hurtado, Jerônimo Vieira Dantas Filho, and Jucilene Cavali. "CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CICLO DE CULTIVO DO PIRARUCU (Arapaima gigas) EM VIVEIRO ESCAVADO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL." In Viabilidade econômica e aspectos produtivos de peixes nativos da Amazônia. JERÔNIMO VIEIRA DANTAS FILHO, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000889.

Full text
Abstract:
O pirarucu apesar de suas características adaptativas particulares que favorecem seu cultivo em viveiros escavados e sob altas densidades de estocagem, a obtenção do máximo potencial zootécnico vem sendo prejudicada principalmente pela influência da qualidade de água. Por isso, o objetivo com esse trabalho foi caracterizar a qualidade da água em um ciclo de cultivo do pirarucu (Arapaima gigas). O estudo foi realizado no Centro de Pesquisa em Piscicultura Carlos Eduardo Matiazze, Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici-RO. Onde foram mensurados os parâmetros limnológicos nas fases de cultivo de 60 pirarucus em viveiro subdivido em hapas e em tanques rede. Os resultados obtidos foram comparados com o estabelecido pelas Resoluções CONAMA n° 357/2005 (BRASIL, 2005) e nº 430/2011 (BRASIL, 2011), verificando os dados obtidos conforme sua classe de enquadramento de uso (piscicultura). A qualidade da água sofreu influência direta da fase de cultivo do pirarucu em todos os ciclos de cultivo devido ao manejo adotado no viveiro. Foram encontrados valores adequados para oxigênio dissolvido, pH e temperatura da água foram obtidos quando houve menor biomassa no viveiro e na fase de crescimento até 4,5 kg de peso do pirarucu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Crispim, Maria Cristina, Hênio do Nascimento Melo Júnior, Kristina Gorlach-Lira, Glécia Trinta de Paula Freitas Ramos, Leonardo Leôncio Ribeiro, and Karla Patrícia Ponte Araújo. "Ordenamento da implantação e desenvolvimento da piscicultura intensiva em tanques-rede nos reservatórios do Semiárido." In Estratégias de Monitoramento Ambiental da Aquicultura, 17–18. Instituto de Pesca, 2019. http://dx.doi.org/10.31898/978.65.80646.00.5.17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Heloisa Pinê Américo, Juliana, Gláucio Doreide Cicigliano, and Sérgio Luís de Carvalho. "ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA DE UMA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE NO RIBEIRÃO DA PONTE PENSA, SANTA FÉ DO SUL – SP." In Avaliações ambientais em bacias hidrográficas, 109–23. ANAP - Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista, 2014. http://dx.doi.org/10.17271/68242b034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Orlandi Neto, Aymar, Denis William Johansem de Campos, José Daniel Soler Garves, Érica de Oliveira Penha Zica, Reinaldo José da Silva, Heleno Brandão, Augusto Seawright Zanatta, Edmir Daniel Carvalho, and Igor Paiva Ramos. "INFLUÊNCIAS DE PISCICULTURA EM TANQUES-REDE SOBRE ASPECTOS POPULACIONAIS E ALIMENTARES DE PEIXES SILVESTRES NO RESERVATÓRIO DE CHAVANTES (RIO PARANAPANEMA), SÃO PAULO, BRASIL." In Análise Crítica das Ciências Biológicas e da Natureza, 129–39. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.57619270513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Sérgio Luís, Iara Bernardi, and Letícia de Oliveira Manoel. "Avaliação dos parâmetros de qualidade de água nas pisciculturas em tanques-rede no reservatório de Ilha Solteira (SP)." In Estratégias de Monitoramento Ambiental da Aquicultura, 39–40. Instituto de Pesca, 2019. http://dx.doi.org/10.31898/978.65.80646.00.5.39.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Piscicultura em tanques-rede"

1

Bonfim, Vinicius Cesar do, Bruna Caroline Kotz Kliemann, José Daniel Soler Garves, João Paulo De Arruda Amorim, and Igor Paiva Ramos. "INFLUÊNCIA DE PISCICULTURA EM TANQUES-REDE SOBRE A DIETA DE TRIPORTHEUS NEMATURUS (KNER, 1858) EM UM RESERVATÓRIO NEOTROPICAL." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1269.

Full text
Abstract:
Introdução: O sistema de pisciculturas em tanques-rede é um modelo de cultivo intensivo que apresenta um significativo crescimento no Brasil, beneficiado pela grande capacidade hídrica nacional. No entanto, a produção de peixes neste sistema apresenta aspectos que podem ser danosos ao meio aquático circundante, em especial à comunidade de peixes nativos. Objetivo: Avaliar os aspectos alimentares de Triportheus nematurus em áreas sem influência (CT) e sob influência de pisciculturas em tanques-rede (TR). Materiais e Métodos: Os peixes foram coletados em março e junho de 2019, com auxílio de redes de espera (Licença SISBio nº 64763-2, Autorização CEUA nº 006/2019; Cadastro SisGen A908D5F) no reservatório de Ilha Solteira, SP. O conteúdo estomacal de 57 indivíduos (41-CT e 16-TR) foi analisado, por meio do método volumétrico. Resultados: No geral, foram identificados 12 itens alimentares, dos quais Cladocera (36,91%) e Copepoda (30,11%) foram os principais na área controle e insetos terrestres (41,75%) e fragmentos de peixes (20,70%) na área tanque. Houve diferença significativa na dieta entre as áreas avaliadas (PERMANOVA, p=0,001), relacionadas aos fatores analisados (composição da dieta) (PERMDISP, p=0,211) e não a dispersão ou heterogeneidade das amostras. Copepoda (29,24%), insetos terrestres (24,75%) e Cladocera (13,94%) foram os itens que mais contribuíram para essa diferença (SIMPER). Conclusão: Não foram observadas influências diretas das pisciculturas na dieta da espécie, com o consumo de ração, por exemplo. No entanto, observou-se o consumo de fragmentos de peixes apenas na área tanque, o que pode indicar influência indireta da piscicultura devido à maior abundância de peixes no entorno dos tanques de cultivo, atraídos pela matéria orgânica disponível. Por fim, os resultados aqui apresentados podem contribuir com informações adicionais sobre as influências desse modelo de cultivo, auxiliando no desenvolvimento sustentável e econômico das pisciculturas em tanques-rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kliemann, Bruna Caroline Kotz, José Daniel Soler Garves, Rosilene Luciana Delariva, Cristiéle Da Silva Ribeiro, and Igor Paiva Ramos. "ASPECTOS ALIMENTARES E FISIOLÓGICOS DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES SILVESTRES SOB INFLUÊNCIA DE PISCICULTURAS EM TANQUES-REDE." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1271.

Full text
Abstract:
Introdução: Diversos estudos demonstram as influências ambientais associadas a modelos de cultivos de peixe em tanques-rede dulcícolas, entretanto, os efeitos biológicos sobre a ictiofauna silvestre de reservatórios brasileiros. Objetivo: Avaliar possíveis influências de pisciculturas em tanques-rede sobre os aspectos alimentares e fisiológicos de duas espécies silvestres. Materiais e métodos: O conteúdo estomacal foi quantificado, por meio do método volumétrico e determinado a concentração de proteínas e lipídeos dos tecidos hepático e gonadal. Foram realizadas duas coletas em 2019 em duas áreas controle (CT) e três pisciculturas (TR). Resultados: A dieta das duas espécies diferiu entre as áreas (p<0,05). Geophagus sveni (onívora) consumiu principalmente Gastropoda (CT1; TR1), Diptera larva (CT2), detrito (CT1,2; TR2,3), ração (TR1,2) e vegetal aquático (TR3). Já Plagioscion squamosissimus (carnívora) consumiu principalmente peixe e Decapoda em todas as áreas. A mediana da amplitude de nicho trófico diferiu significativamente (p=0,001). Para G. sveni observou-se maior amplitude em TR (1,2,3) e para P. squamosissimus em CT2 e TR3. Com relação aos aspectos fisiológicos, observou-se diferença entre as áreas de amostragem apenas para proteína gonadal de G. sveni (p=0,004), com concentração mais alta em CT2 (p<0,05). Conclusão: Observa-se influência da piscicultura nos aspectos alimentares e fisiológicos principalmente da espécie onívora, que foi favorecida devido ao amplo espectro alimentar e o oportunismo trófico comumente observados em peixes onívoros. A influência sob os aspectos fisiológicos pode ser observada nas diferentes concentrações de proteínas gonadais entre as áreas. As altas concentrações em CT estão relacionadas ao período reprodutivo da espécie, o que seria esperado para TR, no entanto observou-se baixas concentrações nessa área. Infere-se que essas baixas concentrações então associadas as alterações histopatológicas devido ao alto teor proteico e lipídico da ração, que podem afetar a vitelogênese, e em última instância afetar a reprodução. Diante do exposto, as influências aqui relatadas enfatizam a importância dos estudos sobre a ictiofauna silvestre sob a influência da piscicultura em tanques-rede, levantando questionamentos acerca das mudanças ambientais que este modelo de criação promove no meio aquático e destacando a importância de programas de manejo sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vianna, Guilherme Rocha, Fernanda Moreno Rodrigues, Helio Wiebeck, and Wilson Rogério Boscolo. "TELAS PARA TANQUES-REDE DE PISCICULTURA: AVALIAÇÃO DE SUA INTEGRIDADE APÓS 2 ANOS EM CAMPO." In 70º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-26395.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Julia Kaori Kuriyama, Bruna Caroline Kotz Kliemann, José Daniel Soler Garves, Lidiane Franceschini, and Igor Paiva Ramos. "ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO DA DIETA, GUILDA TRÓFICA E AMPLITUDE DE NICHO TRÓFICO DE METYNNIS LIPPINCOTTIANUS (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE) ASSOCIADO A PISCICULTURA EM TANQUES-REDE." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1275.

Full text
Abstract:
Introdução: Associado a implementação de pisciculturas em tanques-rede, um input de matéria orgânica ocorre no ambiente aquático adjacente, influenciando a biota local, em especial a alimentação de peixes silvestres. Objetivo: Avaliar a influência desse modelo de cultivo sobre a composição alimentar, guilda trófica e amplitude de nicho trófico de Metynnis lippincottianus, espécie abundante no reservatório de Ilha Solteira, SP. Materiais e Métodos: Foram realizadas coletas em duas áreas amostrais (controle e tanque) em 2019. Vinte dois conteúdos estomacais na área tanque e 17 na área controle, foram quantificados por meio do método volumétrico. Resultados: Diferenças na dieta entre as áreas foram observadas (PERMANOVA, p<0,001). Macrófitas (20,4%), algas Cladophoraceae (20,3%) e Elodea sp. (17,7%), foram os principais itens consumidos na área controle, enquanto ração (46,7%) e Elodea sp. (23,4%) na área tanque. Os itens que mais contribuíram para diferença entre as áreas foram ração, Elodea sp., macrófita e as algas Ulthricaceae e Rhodophiceae (SIMPER). Na área controle, como os itens predominantes foram algas (48,2%) e macrófitas (41,4%), a espécie foi classificada como herbivora, enquanto na área tanque, observou-se tendência a herbivoria (24,7% alga e 23% macrófita), mas a maior predominância é de ração. A mediana da amplitude de nicho trófico (PERMDISP, p<0,001) também diferiu entre as áreas (tanque, 0,51; controle, 0,64), sendo menor na área tanque. Conclusão: Observou-se alterações na composição da dieta, com consequentes, mudanças na guilda trófica e amplitude de nicho trófico. Metynnis lippincottianus passou a consumir ração na área tanque, reduzindo assim o consumo da variedade de vegetais aquáticos, corroborando com a contração do nicho trófico. Por se tratar de um consumidor primário, a mudança na alimentação da espécie pode interferir na dinâmica da comunidade da biota aquática local e na ciclagem de nutrientes. Ainda, foi observada a presença de fragmentos de plásticos no estômago de alguns indivíduos. Tais resultados demonstram a influência negativa de atividades antrópicas sobre a ictiofauna local, ressaltando a importância de estudos sobre a ecologia trófica de espécies silvestres que forrageiam o entorno de tanques de cultivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography