To see the other types of publications on this topic, follow the link: Pistrak.

Journal articles on the topic 'Pistrak'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Pistrak.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Golovaty, Ricardo Vidal. "A Pedagogia Socialista de Moisey Pistrak no centenário da Revolução Russa: contribuição pelo olhar da História e da Sociologia da Educação * La Pedagogía Socialista de Moisey Pistrak en el centenario de la Revolución Rusa: contribución por la mirada de la Historia y de la Sociología de la Educación." História e Cultura 6, no. 1 (March 17, 2017): 213. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v6i1.1981.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma reflexão crítica sobre a Pedagogia Socialista de Moisey Pistrak (1888-1937), em seu tempo e no nosso tempo. Para tanto, faz-se necessário uma articulação entre o olhar histórico, quanto a conjuntura política e econômica na qual o autor produziu as obras Fundamentos da Escola do Trabalho (1924) e Ensaios sobre a escola politécnica (1929), com o olhar sociológico, sobre as relações entre educação e estrutura social, escolarização e Revolução Russa. Defende-se que tal caminho é imprescindível para uma apropriação coerente das contribuições de Pistrak nas lutas sociais e educacionais do Brasil contemporâneo, sobretudo, ao aprofundarmos os sentidos que Pistrak conferia ao “período de transição” em tais obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barroso, Maria Cleide da Silva, Rafaela Fernandes Pereira, Antônio de Pádua Arruda dos Santos Filho, Murilo Rodrigues dos Santos, Paulo Ícaro Martins, and Francisca Helena de Oliveira Holanda. "Moisey Mikhaylovich Pistrak: Pedagogia Russa, Educação e Revolução." Research, Society and Development 9, no. 5 (April 2, 2020): e170952608. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2608.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da Pedagogia Russa, seu contexto histórico e as contribuições desse movimento para a educação da época. Dessa forma, tem-se como objetivo geral analisar as contribuições de Pistrak e suas obras no movimento intitulado Pedagogia Russa. Para tanto, foi realizado um estudo teórico, um estudo bibliográfico centrado no contexto da antiga Rússia e o movimento da Pedagogia entre 1917 a 1932. O foco foi o autor Moisey Mikhaylovich Pistrak e a escola do trabalho. Por fim, observou-se que a escola do trabalho objetivava a formação de uma nova sociedade socialista. Nesse sentido a natureza da educação, o papel cultural da escola do trabalho e as relações entre ciência e trabalho são as três conclusões tiradas por Pistrak sobre o trabalho na escola. Assim, uma definição mais concreta da palavra trabalho é de que se tenha uma participação na vida do aluno e na sua construção social, tanto no interior como dentro de sala e a ciência como uma prática orientadora generalizada e sistematizada dessa atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lucena, Carlos, Robson Luiz de França, Fabiane Santana Previtali, Antônio Bosco de Lima, and Adriana Omena. "Pistrak e Marx: os fundamentos da educação russa." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 41e (August 3, 2012): 271. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639909.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o pensamento educacional de M. M. Pistrak (1888-1937) no início do século XX na Rússia. Demonstra o contexto da instauração da revolução bolchevique, os elevados índices de analfabetismo e miséria, debatendo a necessidade de reconstrução russa a partir de bases econômicas, políticas e sociais antagônicas ao capitalismo em sua fase monopolista. A apropriação dos resultados do trabalho concreto e abstrato pelo conjunto da sociedade é entendida como primordial para a construção de uma sociedade superior. É nesse sentido que demonstramos a influência de pressupostos epistemológicos marxianos na obra de Pistrak, apontando a revolução enquanto um processo educativo e emancipatório da humanidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Praciano, Jaírla Bianca Aires, and Raphael Alves Feitosa. "Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 12, no. 1 (August 16, 2020): 244. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36838.

Full text
Abstract:
A auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. O objetivo da pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada ao contexto histórico, como também as contribuições da literatura referente ao assunto. Os resultados indicam que para os educadores russos a autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomia e coletividade. Por fim, considera-se necessário estudos aprofundados sobre as obras de Krupskaya e Pistrak.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Saulo. "O pensamento socialista para a educação em Pistrak e Gramsci." Revista HISTEDBR On-line 19 (July 31, 2019): e019038. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654858.

Full text
Abstract:
Neste artigo são analisadas as relações entre as propostas de escola e formação intelectual-moral, presentes na teoria de Pistrak e de Gramsci. Um vivenciou a prática das escolas soviéticas calcadas num pensamento comunista oriental e outro teorizou sobre a escola como instrumento de formação da hegemonia da classe trabalhadora, no ocidente. Para eles a escola seria o ponto nodal da formação intelectual-moral das crianças, do qual se sustentaria o projeto socialista da auto-organização do trabalho. Trata-se de um estudo teórico e bibliográfico que discute as nuances do pensamento socialista para a educação escolar. Busca demonstrar as bases teóricas e políticas concretas que influenciaram na elaboração de um núcleo comum de ideais baseadas na necessidade de elevação cultural das massas, disciplina intelectual e autonomia moral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares dos Santos, Franciele, and Conceição Paludo. "A atualidade das contribuições de Moisey M. Pistrak e Viktor N. Shulgin para a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra." Perspectiva 33, no. 3 (April 1, 2016): 1163–83. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2015v33n3p1163.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é contribuir para o debate sobre a atualidade da pedagogia socialista para os avanços da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), por meio da proposta de implementação do plano de estudos de Moisey M. Pistrak e da categoria do trabalho socialmente necessário, elaborada por Viktor N. Shulgin. Para a sua elaboração, foi realizado estudo bibliográfico dos autores citados, assim como das obras de Caldart e de documentos do MST. Os resultados indicam que o MST ensaia e engendra, na atualidade, estabelecendo o diálogo com os educadores russos, a possibilidade de construção de uma pedagogia pautada nos princípios da pedagogia socialista, cuja categoria central é o trabalho. Conclui-se que, ao estabelecer relações comprometidas com os sujeitos concretos, objetivar a consciência crítica da realidade e o compromisso com a luta social do Movimento, essa experiência vem alterando, além do conteúdo, o método e a forma escolar. The present contributions of Moisey Pistrak And Viktor M. N. Shulgin for the pedagogy of Movimento dos Trabalhadores Sem TerraAbstractThe aim with this article is to contribute in the debate about the relevance of socialist pedagogy to advances in Pedagogy Landlees Workers Movement (MST), through the proposed implementation of Pistrak’s studies plan and of the category of necessary social labor, elaborated by Shulgin. For its elaboration was conducted bibliographic study of these authors as well as works of Caldart and of documents of the Movement. The results indicate that the Landless Movement rehearses and engenders today the possibility of constructing a pedagogy based on the principles of socialist pedagogy, whose central category is work, establishing dialogue with Russian educators. It is concluded that in establishing committed relationships with concrete subjects, and aim at critical awareness of reality and the commitment to the social movement's struggle, the experience of socialist pedagogy is changing beyond the content, the method and school form.Keywords: Pedagogy of MST. Socialist Pedagogy. Study plans. L'actualité de la contributions de Moisey M. Pistrak et Viktor N. Shulgin pour la pedagogie de Movimento dos Trabalhadores Sem Terra RésuméL'objectif avec cet article était de contribuer au débat sur la pertinence de la pédagogie socialiste aux progrès de la pédagogie du Mouvement Sans Terre (MST), avec cette proposition pour la mise Le programme de Pistrak et la catégorie de travail socialement nécessaire, élaboré par Shulgin. Pour son efficacité a été menée l'étude bibliographique de ces auteurs ainsi que des œuvres d'Caldart, et des documents du Mouvement. Les résultats indiquent que le Mouvement des Sans Terre répète et engendre aujourd'hui, établir un dialogue avec les éducateurs russes, la possibilité concrète de la construction d'une pédagogie fondée sur les principes de la pédagogie socialiste, dont la catégorie centrale est un travail. Il est conclu que, en établissant des relations engagées avec des sujets concrets, visent à la conscience critique de la réalité et de l'engagement à la lutte de mouvement social, cette expérience est en train de changer, au-delà du contenu, la méthode et la forme de l'école .Mots-clés: Pédagogie des MST. Pédagogie Socialiste. Les Plans d'Études.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Quaresma, Adilene Gonçalves. "TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIALISTA: A EXPERIÊNCIA DE PISTRAK NA ESCOLA COMUNA." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 10, no. 2 (September 17, 2018): 12. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i2.24443.

Full text
Abstract:
<p>O artigo apresenta a experiência do pedagogo russo Moisey Mikhailovich Pistrak (1888-1937), um dos líderes ativos das duas primeiras décadas de construção da escola soviética e do desenvolvimento da pedagogia marxista. O texto estrutura-se em dois eixos. O primeiro apresenta, em linhas gerais, as bases e os princípios que orientaram a Escola do Trabalho durante a Revolução Russa e o segundo apresenta a experiência de Pistrak e uma equipe de educadores na escola-comuna que dirigiu durante o período de 1918 a 1923. Considera-se a obra de fundamental importância no que se refere aos aspectos pedagógicos da relação trabalho-educação naquilo que foi a experiência socialista e referência para a construção de processos educativos que tomam o trabalho como princípio educativo, bem como a autogestão e o coletivismo. Além de divulgar as experiências educativas desenvolvidas durante a construção do socialismo na Rússia Soviética após a Revolução de 1917.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nobre, Iziane Silvestre. "Politecnia e instrução profissional na Rússia revolucionária: o debate pedagógico de Pistrak e Shulgin." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 11, no. 2 (November 21, 2019): 223. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i2.29676.

Full text
Abstract:
<p>Discorre-se sobre a educação politécnica, tratando das concepções de Pistrak e Shulgin, nas formulações sobre a politecnia e instrução profissional na Rússia revolucionária, percebendo que, quando se trata dos limites da educação soviética, um dos problemas esteve relacionado às questões socioeconômicas e a educação técnica dissociada da formação da consciência revolucionária.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moreira, Israel Ramos. "Experiências pedagógicas para além do capital: análise do livro “fundamentos da escola do trabalho” de Pistrak." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 11, no. 1 (September 16, 2019): 333. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i1.32215.

Full text
Abstract:
<p>“Fundamentos da Escola do Trabalho” reflete o espírito revolucionário da União Soviética na década de 1920, quando tentava-se construir as bases e os valores de uma sociedade socialista. O livro de Pistrak leva-nos a pensar sobre diferentes possibilidades a respeito da formação humana, visto que tendemos a limitar nossas pretensões de acordo com as concepções e visões de mundo predominantes e “naturalizadas” no nosso tempo. Os fundamentos apresentados na obra podem e devem servir-nos de orientação e inspiração para a construção de práticas educativas que almejem contribuir para a formação verdadeiramente crítica e emancipadora dos sujeitos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mariano, Alessandro Santos, and José Claudinei Lombardi. "O TRABALHO NA PRÁXIS FORMATIVA DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PELA E PARA A CLASSE TRABALHADORA." Revista Trabalho Necessário 17, no. 34 (September 27, 2019): 80. http://dx.doi.org/10.22409/tn.17i34.p38045.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é refletir sobre o método formativo da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF, uma escola coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, e que tem como principal papel a formação de militantes, quadros e dirigentes de movimentos e organizações populares do Brasil e outros países. A ENFF assume a concepção marxista de construção e socialização do conhecimento e o trabalho como principal sustentáculo (MARX, 1987) que, por sua vez, encontra-se orientado pela Pedagogia Socialista (PISTRAK, 2009), na Educação Popular (FREIRE, 2005) e na Pedagogia do Movimento (CALDART, 2004).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mariano, Alessandro Santos, and José Claudinei Lombardi. "O TRABALHO NA PRÁXIS FORMATIVA DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PELA E PARA A CLASSE TRABALHADORA." Revista Trabalho Necessário 17, no. 34 (September 26, 2019): 80. http://dx.doi.org/10.22409/tn.17i34.p38136.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é refletir sobre o método formativo da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF, uma escola coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, e que tem como principal papel a formação de militantes, quadros e dirigentes de movimentos e organizações populares do Brasil e outros países. A ENFF assume a concepção marxista de construção e socialização do conhecimento e o trabalho como principal sustentáculo (MARX, 1987) que, por sua vez, encontra-se orientado pela Pedagogia Socialista (PISTRAK, 2009), na Educação Popular (FREIRE, 2005) e na Pedagogia do Movimento (CALDART, 2004).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Leite, Valter De Jesus, and Liliam Farias Porto Borges. "Escola Única do Trabalho Pós-Revolução Russa de 1917 e o Trabalho como Princípio Educativo." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 10, no. 3 (May 12, 2019): 226. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i3.29014.

Full text
Abstract:
<p>Nos marcos dos cem anos da revolução Russa de 1917, objetivamos, neste artigo, indicar elementos que integraram a experiência da Escola Única do Trabalho pós-revolução Russa (1917-1931). Para tal, recorremos a um estudo bibliográfico, que tem por base, essencialmente os escritos de Pistrak, Lunatcharski, Krupskaia, Shulgin, Lenin, Freitas, Saviani e os Programas Oficiais da Educação na República dos Soviets. Destacamos, a partir desses estudos, que construir os embriões da sociedade socialista é educar e agir nas contradições das condições e das determinações da sociedade capitalista na atualidade com vistas à transformação social.<strong> </strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Araujo, Ronaldo Marcos de Lima, and Gaudêncio Frigotto. "Práticas pedagógicas e ensino integrado." Revista Educação em Questão 52, no. 38 (August 15, 2015): 61–80. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38id7956.

Full text
Abstract:
Trata-se, nesse artigo, de práticas pedagógicas articuladas ao projeto de ensino integrado. Por meio de pesquisa bibliográfica e tendo como referência principal educadores marxistas, em particular, Pistrak (2009), problematizam-se possíveis soluções apenas didáticas para o projeto de ensino integrado e afirma-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras requer, principalmente, soluções ético-políticas. Sustenta-se que o essencial é vincular o ensino ao trabalho real dos alunos, valorizando a sua auto-organização e requerendo uma atitude humana transformadora. Com base nessas referências, são sistematizadas orientações para ação didática integradora valorizando o trabalho coletivo, a problematização e auto-organização como estratégias principais para a formação dos sujeitos solidários, críticos e autônomos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bahniuk, Caroline. "Os desafios da construção da Pedagogia Socialista em tempos de ofensiva do capital e crise sanitária." Revista Linhas 22, no. 49 (July 21, 2021): 243–63. http://dx.doi.org/10.5965/1984723822492021243.

Full text
Abstract:
Neste texto, problematizamos a construção da Pedagogia Socialista frente à ofensiva do capital, acentuada com a pandemia do Coronavírus, analisando as possibilidades e os limites da educação na perspectiva da classe trabalhadora. Para tanto, discorremos sobre a educação no contexto da luta de classes, em especial na particularidade brasileira dos últimos anos. Em seguida, descrevemos as ações no campo educacional desenvolvidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no contexto da pandemia. Além disso, recuperamos as categorias da pedagogia socialista soviética: Trabalho, Atualidade e Auto-organização, presentes nas formulações teóricas de Pistrak (2009) e Shulgin (2013), ampliando-as e as encharcando da realidade atual, na intenção de compreender a educação na estratégia socialista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Barbosa, Valdivânia Pereira. "A geografia no plano de estudos das escolas itinerantes: os conceitos de meio e trabalho como fundamentos da formação humana." Geosaberes 9, no. 19 (September 5, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.677.

Full text
Abstract:
O artigo caracteriza o Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e avalia a participação da Geografia na proposta curricular. A investigação segue os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. A proposta dos “Complexos de Estudo” da Escola Itinerante é fundamentada em Pistrak (2009), na experiência educacional soviética. Essa, é embasada no materialismo histórico e dialético. O conceito de meio é o ponto de partida para o trabalho pedagógico. O conceito de trabalho é entendido como socialmente necessário, no sentido amplo de atividade humana criadora, portanto, do espaço do homem. Os conteúdos escolares de Geografia participam, praticamente, de todas as Unidades Complexos e contribuem, sistematicamente, para a formação humana integral almejada pela proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da, Hélio Da Silva Messeder Neto, and Edilson Fortuna de Moradillo. "A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 7, no. 1 (March 25, 2015): 243. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12422.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; tab-stops: 2.0pt 20.0pt;"><span style="font-family: ">Esse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ventura, Jaqueline Pereira, and Francisco Gilson Oliveira. "INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 10, no. 2 (September 17, 2018): 26. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27523.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades da experiência político-pedagógica das escolas-comunas – primeiros anos de construção do socialismo na Rússia – para o fazer pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizando as contribuições de Moisey Pistrak e Viktor Nikholae Shulgin, e vinculando-as às particularidades da EJA, o artigo analisa a proposta da pedagogia do meio, que articula as categorias <em>atualidade</em>, <em>autogestão</em> e <em>trabalho</em> e objetiva formar sujeitos capazes de se autodirigirem, de se auto-organizarem e de se comprometerem com a transformação social. Conclui que essa experiência potencializa criativamente as estratégias metodológicas da EJA, em particular ao prover categorias críticas e emancipatórias às especificidades próprias dessa modalidade da Educação Básica brasileira.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Soldá, Maristela. "PROPOSTA PEDAGÓGICA COMPLEXOS DE ESTUDO." REVISTA TRABALHO, POLÍTICA E SOCIEDADE 3, no. 4 (June 30, 2018): 47–66. http://dx.doi.org/10.29404/rtps-v3i4.3631.

Full text
Abstract:
A Proposta Pedagógica Complexos de Estudo organizada pelas escolas de assentamento e acampamento da Reforma Agrária no Paraná, ébaseada nos Complexos de Estudo dos pensadores russos.Tem como categoria central o Trabalho desenvolvido como princípio educativo, com valor pedagógico, realizado dentro e fora da escola, potencializando a auto-organização dos educandos e reorganizando os tempos escolares,a partir da relação do homem com a realidade que o cerca, baseado no método materialista histórico dialético. As referências principais são: Shulguin, que aponta o vínculo da escola com a vida, a realidade como o local de experimento dos saberes escolares, discute o trabalho como princípio educativo; Pistrak, que descreve as formas de organizar as atividades pedagógicas na escola. Caldart, que destaca as tendências de transformação da escola nas reflexões pedagógicas e o confronto e as contradições da Educação do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lourenção, Claudemir, Fernando Rasnheski, and Ilma Ferreira Machado. "Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic." Educação em Foco 22, no. 37 (August 12, 2019): 132–50. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i37.3072.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, abordamos sobre o papel da educação em uma sociedade de classes, estabelecendo uma relação entre a escola e o capital, bem como identificando as formas que ele assume para não ser percebido e continuar agindo. Nesse contexto, ganha destaque a função do livro didático no desenvolvimento do currículo. Buscamos refletir sobre as contradições que permeiam a escola e sobre alguns caminhos possíveis para a superação da forma escolar capitalista, de modo especial, nas escolas do campo. Este texto articula experiências e reflexões teóricas de seus autores, referenciadas em Freitas (2012), Pistrak (2011), Sacristán (2000), Marcelites e Vendramini (2012), Caldart (2008), Mészáros (2008), entre outros. Ressaltamos que romper com a lógica de escola capitalista exige repensar o Projeto Político-Pedagógico, exercitar o trabalho coletivo, auto-organização e participação ativa em diversos âmbitos e, ao mesmo tempo, reconhecer a autonomia de cada local para promover a transformação dentro de suas possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Amboni, Vanderlei, Luiz Bezerra Neto, and Maria Cristina dos Santos Bezerra. "Trabalho e educação na construção da Russia socialista." Revista HISTEDBR On-line 13, no. 51 (September 20, 2013): 266. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640277.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é um estudo do projeto educacional comunista para a construção da Rússia socialista. Sua base é o texto “A educação na Rússia Revolucionária” de Anatoli Lunatcharski, que foi designado como comissário do povo para a cultura e educação no primeiro governo da URSS. Nosso objetivo é mostrar a construção da escola do trabalho e sua vinculação com a sociedade socialista na busca da omnilateralidade do homem. Neste sentido, a organização da vida escolar está vinculada ao trabalho produtivo e à formação dos valores do homem comunista. Portanto, a produção da vida material e a organização do modo de produção comunista são partes constitutivas do ser omnilateral. Essas são as premissas básicas da escola do trabalho. Assim, teóricos da educação comunista, como Krupskaia, Lunatcharski, Pistrak, etc, procuraram criar e fundamentar a nova escola centrada no trabalho coletivo. Nascia, com isso, a pedagogia socialista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dalmagro, Sandra Luciana, Caroline Bahniuk, and Isabela Camini. "ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 9, no. 2 (September 1, 2017): 168. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i2.21691.

Full text
Abstract:
<p>O presente texto analisa o significado político e pedagógico das Escolas Itinerantes localizadas nos acampamentos do MST em seu percurso 20 anos. Estas escolas acompanham a dinâmica dos acampamentos e buscam desenvolver o projeto educativo do MST. A fonte de dados tem por base pesquisa documental, e observações em espaços de formação de professores. O artigo sintetiza estudos anteriores das autoras, porém elegendo como aspectos centrais na análise a formação dos educadores, a relação da escola com o Estado e a forma escolar. A bibliografia encontra sustentação, dentre outros, em Pistrak e Freitas. A partir destes aspectos evidenciamos que as Escolas Itinerantes tem desenvolvido diversas e sistemáticas estratégias de formação dos educadores, confronta o Estado burguês ao mesmo tempo em que dele depende e possui potencialidade para questionar a forma escolar e realizar uma escola em sintonia com a luta dos trabalhadores, o que se processa em meio a diversos limites e contradições.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Dalmagro, Sandra Luciana. "FORMA ESCOLAR E COMPLEXOS DE ESTUDOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 8, no. 2 (December 29, 2016): 100. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v8i2.16981.

Full text
Abstract:
<p>O artigo discute a mudança na forma escolar vigente a partir do experimento pedagógico que se desenvolve junto às Escolas Itinerantes ligadas ao Movimento Sem Terra, o qual tem por base a experiência educacional soviética. A pesquisa teve por base estudos bibliográficos em autores como Pistrak, Shulgin, Freitas, Saviani, Enguita e Manacorda, participação em encontros de planejamento e formação de professores e análise documental. As análises indicam que a transformação da forma escolar é um desafio colossal, porém iniciativas importantes emergem com destaque para a articulação entre trabalho e auto-organização e entre conteúdos e realidade. Identificamos que a proposta educacional do MST tem ganho maior consistência a partir do experimento, porém, transformações mais profundas e abrangentes demandam políticas públicas nesta direção, assim como o fortalecimento das organizações de trabalhadores que atuam para a superação da sociedade vigente e que articulam suas lutas à transformação do sistema educacional.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Paulo Aparecido Dias da. "Omnilateralidade e as concepções burguesas de educação integral." Revista HISTEDBR On-line 15, no. 65 (December 14, 2015): 218. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642706.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo discutir, a partir de uma pesquisa bibliográfica, o conceito de omnilateralidade na perspectiva marxista em contraposição às concepções burguesas de educação integral difundidas no âmbito da educação básica brasileira. A partir dos aportes teóricos de Marx e Engels (1987; 2004; 2007), Saviani (2010; 2013), Duarte (1999; 2008; 2010), Pistrak (2003; 2009) e Lombardi (2010) busca-se demonstrar os limites das concepções burguesas de educação integral tendo em vista a não consideração dos determinantes sociais e econômicos no interior do modo de produção capitalista que impedem o livre desenvolvimento da individualidade humana e impossibilitam a apropriação dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade por todos os indivíduos. Desta forma, a educação no âmbito da sociedade capitalista, está reduzida a uma formação unilateral objetivando reproduzir o estado de coisas vigente nesta mesma sociedade. No entanto, cabe destacar que esse processo ocorre de forma contraditória tem em vista que a apropriação de conhecimentos científicos no interior do modo de produção capitalista possibilita a intervenção revolucionária na realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Mariano, Alessandro Santos, and José Claudinei Lombardi. "ENSAIOS DA ESCOLA DO TRABALHO NAS ESCOLAS ITINERANTES DOS ACAMPAMENTOS DO MST NO ESTADO DO PARANÁ." Revista Debates Insubmissos 2, no. 6 (September 9, 2019): 9. http://dx.doi.org/10.32359/debin2019.v2.n6.p9-37.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar elementos da Proposta Curricular das Escolas Itinerantes do Paraná, escolas públicas de educação básica, gestadas e orientadas pelo projeto educativo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que tem o trabalho como Matriz formativa, se fundamentando em Marx (1987), na pedagogia socialista e na pedagogia do oprimido (FREIRE, 1982). Essa proposta resgata práticas de educação e de escola, desenvolvida pela classe trabalhadora, desde a Revolução Russa, com a experiência da Escola do Trabalho, sistematizada pelos autores Pistrak (2000& 2009) e Shulgin (2013). A teoria produzida no processo de luta da classe trabalhadora foi incorporada de maneira crítica nas Escolas Itinerantes do Paraná, avançando em proposições e, principalmente, apontando caminhos para uma nova forma escolar desde as práticas de auto-organização e trabalho socialmente necessário. Representam um processo contra-hegemônico uma vez que busca, num contexto de luta pela Reforma Agrária, exercitar uma proposta de currículo, que tem por perspectiva contribuir para um processo de formação humana em todas as dimensões e representa um processo de auto-gestão da classe trabalhadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mariano, Alessandro Santos, and José Claudinei Lombardi. "Método de formação política da escola nacional Florestan Fernandes do MST." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 11, no. 1 (September 16, 2019): 203. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i1.29832.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é refletir sobre o método de formação política Escola Nacional Florestan Fernandes, uma escola coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e que tem como principal papel a formação de militantes de movimentos e organizações populares do Brasil e outros países. A ENFF assume a concepção marxista de construção e socialização do conhecimento (MARX, 1987) e a orientação pedagógica da Pedagogia Socialista (PISTRAK, 2009), da Educação Popular (FREIRE, 2005 e da Pedagogia do Movimento (CALDART, 2004). Essa perspectiva pedagógica referencia-se no trabalho como princípio educativo, como práxis que articula a prática com o estudo, em organicidade com a arte e a cultura. A ENFF adota uma perspectiva contra hegemônico, direcionando seu trabalho para a formação da consciência de classe, por meio da socialização de conhecimentos de filosofia, de história e economia de política, considerados necessários para a formação crítica de sujeitos sociais que atuam com vistas à transformação revolucionária da sociedade, superando o capitalismo e avançando em direção ao socialismo, entendendo este como uma fase de transição para o comunismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Conde, Soraya Franzoni, and Maicon Jackson Costa. "Contribuições da pedagogia socialista para a educação da infância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra." Perspectiva 37, no. 4 (December 19, 2019): 887–903. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e54987.

Full text
Abstract:
A discussão sobre a concepção de educação e de educação infantil orientada pelos pressupostos educacionais socialistas influencia as práticas e produções teóricas que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desenvolveu em suas três décadas de existência. Este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da Pedagogia Socialista para a concepção de educação infantil do MST e, para isso, apresenta convergências entre a concepção de infância e de educação dos autores da Pedagogia Socialista e a proposta educativa para a educação infantil do MST. Para tal, adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, com a revisão dos autores precursores da concepção moderna de infância (ARIÈS, 1981; POSTMAN, 1999; MELLO, 2007; KLEIN 2009), da Pedagogia Socialista (SUSCHUDOSLSKI, 1978; PISTRAK, 2000, 2009; SHUGIN, 2013; FREITAS, 2017) e a concepção do MST para a educação de crianças (CALDART, 2000; MST, 2004, 2005; DALMAGRO, 2010). Dentre as principais conclusões, destacamos que as bibliografias revisadas entendem a criança e a sua educação como produtos das relações sociais historicamente construídas. A criança, embora tenha funções psicológicas distintas das dos adultos, está inserida na mesma sociedade, por isso é ilusória a tentativa de separá-la das relações de produção e reprodução da vida social concreta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Feitosa, Raphael Alves. "O ensino de ciências da natureza na escola única do trabalho na obra de Pistrak (1888-1937): notas introdutórias sobre a educação soviética no início do século XX." Revista Linhas 22, no. 48 (April 28, 2021): 221–47. http://dx.doi.org/10.5965/1984723822482021221.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é analisar a experiência de Pistrak na escola única do trabalho, instituição Escola Lepechinski (Moscou, Rússia), no contexto da Revolução Bolchevique de 1917, buscando uma análise crítica de seu conteúdo no que tange à área de ciências da natureza. O estudo lança mão de uma pesquisa documental, realizada por meio do estudo das principais obras traduzidas para o português do pedagogo socialista, bem como de uma pesquisa bibliográfica como método acessório. Os resultados da pesquisa sobre os documentos analisados e a literatura investigada indicaram o uso de algumas metodologias para as atividades pedagógica, como pesquisa empírica, experimentação, demonstrações, leitura de livros, excursões e palestras. Ademais, descreve-se que os pedagogos da referida escola utilizavam o ensino por complexos, edificando uma teoria pedagógica com base na articulação entre trabalho e educação. No que tange aos aspectos curriculares de temas ensinados na escola, destaca-se o ensino de botânica, biologia geral, química, física e o estudo zoológico, o qual incluía uma visão em ordem crescente de desenvolvimento biológico. Por fim, analisa-se os temas do ensino do corpo e humano e educação sexual, com foco numa visão ampla e dialética desses temas. Palavras-chave: Pedagogia russa. Ensino de ciências. Educação crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Taffarel, Celi Nelza Zulke. "Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 2, no. 2 (December 19, 2010): 79. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9585.

Full text
Abstract:
<span style="font-size: 10pt; font-family: Garamond; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: AR-SA; mso-bidi-language: AR-SA;">Apresenta-se elementos para a articulação entre pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico, buscando nexos entre o trabalho pedagógico e a luta mais geral de superação do modo do capital organizar a vida. O ponto de partida é a conjuntura, real, concreta que demonstra a profunda crise estrutural do capital, que é permanente e que se aprofunda cada vez mais e, o emba<span style="mso-tab-count: 1;"> </span>de projetos para a formação dos trabalhadores. O ponto de chegada é a formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, para responder aos desafios da escola pública, em especial nas classes de 6º a 9º série e no Ensino Médio, a partir de </span><span style="font-size: 10pt; font-family: Garamond; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">um plano de estudo estruturado na perspectiva do sistema de complexo proposto por Pistrak.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

De Matos e Silva, Luciana Maria, and Marcos Gehrke. "PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA: CATEGORIAS QUE SE ARTICULAM NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA PARA UMA NOVA SOCIEDADE." Educere et Educare 13, no. 30 (December 22, 2018): 10. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v13i30.19584.

Full text
Abstract:
A análise desenvolvida sobre a Pedagogia Socialista Soviética traz as categorias “atualidade”, auto-organização dos estudantes”, a “coletividade” e o “trabalho”, que se articulam na construção da nova escola para uma nova sociedade no contexto Russo (1917 a 1931). Evidencia a articulação das categorias no fortalecimento da educação e da revolução na construção da nova escola e a sociedade socialista. Parte de uma pesquisa maior, traz para análise a produção teórica dos intelectuais da pedagogia socialista Pistrak (2000; 2009), Shulgin (2013); Krupskaya (2017) e Makarenko (1986), a partir da pesquisa bibliográfica das obras traduzidas para o português no Brasil. Salienta que a pedagogia socialista é produzida por pedagogos russos, num ambiente pós-revolucionário, que assumiram o trabalho de transformar a escola tzarista, que prevalecia no país até 1917, em escolas do trabalho. Argumenta que essa nova escola precisava ser comprometida com a formação multilateral das crianças, jovens e adultos, para garantir a formação de novos e comprometidos lutadores e construtores de novas relações de vida e de produção. A articulação teórico-prática entre atualidade, auto-organização dos estudantes, a coletividade e o trabalho marcam a sociedade transformada, assim como dão identidade à educação e à escola, aqui nomeada de Pedagogia Socialista Soviética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Sachs, Línlya, and Larissa Gehrinh Borges. "Escolas itinerantes do Paraná: paisagem, latifúndio e complexos de estudo / Itinerant schools of Paraná: landscape, latifundio..." Cadernos CIMEAC 8, no. 1 (July 31, 2018): 338. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2738.

Full text
Abstract:
Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão acerca da proposta curricular das escolas itinerantes do Paraná e como ela se efetiva (ou não) no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi (localizado no distrito de Lerroville, município de Londrina), mais especificamente, em aulas de matemática. Para isso, contextualizamos historicamente a disputa pela terra no estado e a criação dessas escolas em acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A proposta curricular dessas escolas baseia-se na obra de Pistrak a respeito da Escola-Comuna da União Soviética e está organizada a partir de complexos de estudo, desenvolvidos com porções da realidade, que articulam diversas disciplinas. Com base na realidade vivenciada na escola – registrada em um diário de pesquisa e em gravações de áudio de aulas de matemática – e no complexo de estudo referente à porção da realidade “Produção de Alimentos”, descrito no documento que norteia as práticas pedagógicas dessas escolas, apresentamos algumas ideias para o trabalho em aulas de matemática, abordando as produções dos familiares e discutindo a produção agroecológica e o uso de agrotóxicos.Palavras-chave: Educação Matemática; Educação do Campo; Complexos de estudo; Escolas itinerantes. ABSTRACT: This paper aims to present a discussion about the curricular proposal of the itinerant schools of Paraná and how it is effective (or not) in the State College Maria Aparecida Rosignol Franciosi (it is in Lerroville district in the city of Londrina), more specifically, in mathematics classes. For this, we contextualize historically the dispute for the land in the state of Paraná and the creation of these schools. The curriculum proposal for these schools is based on Pistrak's work on the Soviet Union School-Commune. Based on the reality experienced at school – recorded in a research diary and audio recordings of math classes – and on the complex theme related to the portion of reality "Food Production" described in the document that guides the pedagogical practices of these schools, we present some ideas for the work in mathematics classes, approaching the family members' productions and discussing the agroecological production and the use of pesticides.Keywords: Mathematics Education; Rural Education; Complex method; Itinerant schools.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Salazar, Deuzilene Marques, and Gilson Allefy Chaves da Silva. "FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM." Educação Profissional e Tecnológica em Revista 4, Especial (April 30, 2020): 122–44. http://dx.doi.org/10.36524/profept.v4iespecial.637.

Full text
Abstract:
A formação politécnica consiste no processo formativo do homem em múltiplas dimensões com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades na qual o trabalho seja uma dimensão ontocriativa, mediado pelo conhecimento, ciência e tecnologia. Analisa-se os Objetivos do curso e o Perfil do Egresso definidos nos projetos político-pedagógicos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), evidenciando os fundamentos da educação profissional e tecnológica, principalmente no que se refere à formação politécnica. O corpus do estudo se constituiu dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos técnicos de Informática nas modalidades integrado e subsequente dos campi da I Fase de Expansão da Rede Federal localizados nos municípios de Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira. Destacando a abordagem qualitativa e apoiada na pesquisa de caráter documental, nossa análise consistiu em três momentos: a) leitura das seções introdutórias e metodológicas dos PPCs; b) categorização temática dos Objetivos e do Perfil do Egresso definidos nos PPC; c) tematização dos núcleos significantes. Fundamentou-se a análise em Marx (1982), Saviani (2003), Pistrak (2011) e Moura (2015); além de debatermos o trabalho como princípio educativo, a partir da visão de Manacorda (2007), Frigotto (2009), Ciavatta e Ramos (2011) e Borges (2017). Constata-se evidências da intencionalidade formativa fundamentada na politecnia em 75% dos PPCs analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Amboni, Vanderlei. "O trabalho como referência educacional na formação do homem soviético." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 9, no. 3 (December 16, 2017): 307. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24508.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo trata da ação pedagógica desenvolvida no período revolucionário da URSS para forjar o homem soviético, cujo fundamento é o trabalho na busca da omnilateralidade do homem. Neste processo, a escola única do trabalho foi materializada, vinculando a organização da vida escolar ao trabalho produtivo na produção da vida material da nova sociedade. Para esse fim, as referências de estudos são os pedagogos russos Krupskaia, Lunatcharski, Makarenko e Pistrak, que teorizaram sobre educação a partir do trabalho e das práticas educacionais formativas do homem soviético. Nosso objetivo é mostrar o processo educacional balizado sobre as premissas de Marx, cuja raiz é o trabalho como princípio educativo na educação comunista. Nesta perspectiva de estudo, partimos do método do materialismo histórico e dialético, cuja premissa básica é o homem real, que na luta pela vida se afastou da barreira natural e necessita produzir sua existência diuturnamente, e isso ele o faz pela ação do trabalho. No método de investigação, fizemos a leitura dos documentos históricos produzidos por teóricos educacionais no desenvolvimento da pedagogia russa. No método de exposição, realizamos a análise e a interpretação dos dados pertinentes às experiências educacionais, que foram desenvolvidas no processo revolucionário da URSS para a formação do homem socialista. Neste processo, concluímos que a escola criada pelo trabalho na Rússia revolucionária tinha, portanto, uma singularidade nova e uma urgência educacional, cuja premissa é a formação de um novo homem pelo trabalho e uma nova moral social: a comunista.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Goode, Ashley B. C., Carey R. Minteer, Jeremiah R. Foley, Philip W. Tipping, Ryann J. Valmonte, Brittany K. Knowles, and Lyn A. Gettys. "Host range of Lepidelphax pistiae (Hemiptera: Delphacidae) and its potential impact on Pistia stratiotes L. (Araceae)." Biocontrol Science and Technology 29, no. 7 (March 26, 2019): 706–14. http://dx.doi.org/10.1080/09583157.2019.1587738.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Matos, Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo, and Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz. "Construção de instrumento para avaliar a acurácia diagnóstica." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, spe (December 2009): 1088–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000500013.

Full text
Abstract:
Diagnósticos acurados são importantes para a escolha adequada de intervenções. Neste artigo relata-se pesquisa metodológica de desenvolvimento de instrumento para estimar a acurácia de diagnósticos de enfermagem a partir de dados escritos da avaliação de paciente. Elaborou-se a definição de acurácia e a construção dos itens que compõem o instrumento, submetendo-os a validação de conteúdo e teste piloto. O instrumento foi denominado Escala de Acurácia de Diagnóstico de Enfermagem - EADE e foi composto por 4 itens: Presença de pistas; Relevância da pista; Especificidade da pista e Coerência da pista. As respostas de 12 enfermeiros especialistas à aplicação da EADE aos diagnósticos de 5 casos escritos permitiram identificar valores para cada item e estimar a validade e confiabilidade da EADE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Xie, Xiufeng, Xinyu Zhang, Swarun Kumar, and Li Erran Li. "piStream." GetMobile: Mobile Computing and Communications 20, no. 2 (October 14, 2016): 31–34. http://dx.doi.org/10.1145/3009808.3009819.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rubim, Amanda Lima, and Daniel Carvalho de Matos. "Comparação de tipos de pistas sobre brincar funcional em crianças com transtorno do espectro autista." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 22, 2020): e465974392. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4392.

Full text
Abstract:
Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) costumam apresentar déficits em diversos repertórios, incluindo brincar de forma funcional. Na literatura da Análise do Comportamento Aplicada, destacaram-se pesquisas que investigaram efeitos do uso de roteiros fotográficos, representando ações com brinquedos, e outros tipos de pistas sobre o estabelecimento de desempenhos independentes em crianças com TEA. O responder sob controle de fotos foi demonstrado a partir de diferentes níveis de pistas, como instruções verbais e modelação. No entanto, os estudos prévios não isolaram os efeitos de cada uma delas. O presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos de pistas do tipo instrução verbal e modelação em duas crianças com TEA de 10 anos, e mediante um delineamento de tratamentos alternados, quanto ao estabelecimento de ações de brincar na presença de roteiros fotográficos. As intervenções foram eficazes para o desenvolvimento de desempenhos independentes em ambas as crianças. No caso de uma delas, diferenças foram mais acentuadas, com maior eficiência da pista de modelação. Para a outra criança, não houve diferenças entre as pistas quanto a eficiência do ensino. Sondas de controle de estímulos com diferentes sequências de apresentação de fotos indicaram estabelecimento do responder sob controle das fotos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pontelli, Cristiano O., Mário F. Mucheroni, José M. Balthazar, and Bento R. Pontes Júnior. "Comparação entre dois tipos de suspensão passiva de barra em condições simuladas de pista de prova normalizada." Engenharia Agrícola 30, no. 4 (August 2010): 761–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000400020.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, foram feitas algumas análises sobre o comportamento dinâmico simulado de dois tipos de suspensões passivas das barras dos pulverizadores tracionados. Estas análises foram conduzidas em condições virtuais de pista de prova normalizada ISO 5008, com dois níveis de velocidade de deslocamento do pulverizador (5 km h-1 e 15 km h-1) e em dois perfis de pista existentes na norma (acidentada e suavizada). Foram utilizados nas simulações os softwares MATLAB®; SIMULINK® e Visual Nastran®. Os resultados mostram que a suspensão do tipo trapezoidal teve melhor desempenho em baixas frequências de excitação (w < 0,2 Hz), enquanto a suspensão do tipo pêndulo simples teve melhor desempenho nas demais condições das pistas normalizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

De Oliveira, Francisco, Lucas Cavalcante de Almeida, and Saulo Passos Ramos. "Estudo do comportamento da aderência e do conforto ao rolamento em pistas de pouso e decolagem." TRANSPORTES 24, no. 2 (September 12, 2016): 27. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v24i2.1059.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as relações existentes entre a aderência e o conforto ao rolamento em pistas de pouso e decolagem. Por intermédio dos dados de macrotextura, de coeficiente de atrito e do índice de irregularidade internacional, obtidos entre 2013 e 2014 no Aeroporto Internacional de Fortaleza, foi possível comparar esses parâmetros e suas alterações ao longo da pista. As análises foram efetuadas com base na literatura técnico-científica e nas exigências normativas da Organização da Aviação Civil Internacional e da Agência Nacional de Aviação Civil. Verifica-se que em alguns trechos da pista em estudo, sobretudo no segmento central, o comportamento entre os parâmetros analisados apresenta tendência divergente. Com esta análise, espera-se contribuir para o incremento da segurança das operações de pousos e decolagens, especialmente na resistência à derrapagem, no controle direcional e no conforto ao rolamento das aeronaves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

ALVES, Ubiratã Kickhöfel, and Márcia Cristina ZIMMER. "PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DOS PADRÕES DE VOT DO INGLÊS POR APRENDIZES BRASILEIROS: O PAPEL DE MÚLTIPLAS PISTAS ACÚSTICAS SOB UMA PERSPECTIVA DINÂMICA." Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 59, no. 1 (April 2015): 157–80. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1502-7.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, a partir de uma concepção dinâmica de aquisição fonético-fonológica de L2, investigamos a percepção (identificação e discriminação) e a produção dos padrões de Voice Onset Time (VOT) das plosivas iniciais do inglês por 32 aprendizes do Sul do Brasil. Partimos da premissa de que, sobretudo entre aprendizes com nível básico de proficiência, o VOT não se mostra como pista acústica prioritária para as distinções funcionais de sonoridade. Os resultados dos testes de percepção mostram que, independentemente do nível de proficiência dos aprendizes (básico ou avançado), o VOT tomado unicamente não se faz suficiente para a distinção entre /p/, /t/, /k/ e /b/, /d/, /g/. Tais resultados, que exercem influência sobre os dados de produção, corroboram uma visão dinâmica de aquisição de L2, a partir da qual múltiplas pistas acústicas agem em conjunto nas distinções entre sons, cabendo ao aprendiz saber selecionar aquelas pistas com caráter mais primordial no sistema a ser adquirido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Goode, Ashley B. C., Carey R. Minteer, Philip W. Tipping, Eileen Pokorny, Ryann J. Valmonte, Jeremiah R. Foley, and Brittany K. Knowles. "Temperature dependent survival and fecundity of Lepidelphax pistiae Remes Lenicov (Hemiptera: Delphacidae), a potential biological control agent of Pistia stratiotes L. (Araceae)." Biocontrol Science and Technology 30, no. 4 (January 15, 2020): 396–401. http://dx.doi.org/10.1080/09583157.2020.1713299.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Berti, Larissa Cristina, and Viviane Cristina de Castro Marino. "Contraste fônico encoberto entre /t/ e /k/: um estudo de caso de normalidade e de transtorno fonológico." Revista CEFAC 13, no. 5 (February 11, 2011): 866–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462011005000010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: investigar, com auxílio de análise acústica, o estabelecimento do contraste fonológico de produções de um sujeito com transtorno fonológico que apresenta neutralização (pela análise de oitiva) do contraste entre as oclusivas alveolar e velar. MÉTODOS: foram analisadas as produções das oclusivas /t/ e /k/ combinadas com as vogais /a/ e /u/ na posição acentuada em dois sujeitos - com e sem transtorno fonológico - ambos do sexo masculino, com faixa etária entre 5 e 6 anos. Os parâmetros fonético-acústicos analisados incluíram a inspeção acústica da forma de onda, os parâmetros relativos às características espectrais do burst; os parâmetros acústicos relativos às características acústicas das vogais adjacentes às oclusivas e os parâmetros acústicos relativos ao padrão temporal. RESULTADOS: nas produções da criança com transtorno fonológico observou-se a presença de contrastes encobertos entre as oclusivas investigadas, marcadas tanto pelo uso inadequado quanto pelo correto das pistas fonéticas, mas com valores insuficientes. Nas produções da criança sem transtorno fonológico observou-se o uso de pelo menos uma pista fonética relativa às principais características de um segmento oclusivo que, com magnitude suficiente, propicia o resgate do contraste entre /t/ e /k/ pelos ouvintes. Nas produções de ambos os sujeitos as pistas fonéticas foram dependentes do contexto vocálico. CONCLUSÃO: um determinado contraste fônico pode ser entendido como uma constelação de pistas fonéticas que variam em sua interdependência e significância perceptual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Abbasi, S. A., P. C. Nipaney, and M. B. Panholzer. "Biogas production from the aquatic weed Pistia (Pistia stratiotes)." Bioresource Technology 37, no. 3 (January 1991): 211–14. http://dx.doi.org/10.1016/0960-8524(91)90185-m.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Hammer, Karl. "Dr. Klaus Pistrick retires." Genetic Resources and Crop Evolution 66, no. 1 (July 10, 2018): 1–2. http://dx.doi.org/10.1007/s10722-018-0658-x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gibert, Jordi M., and Rosa Domènech. "Trazas fósiles de nuculoideos (Protovirgularia) del Mioceno marino de la cuenca del Vallès-Penedès." Spanish Journal of Palaeontology 23, no. 2 (February 14, 2021): 129. http://dx.doi.org/10.7203/sjp.23.2.20401.

Full text
Abstract:
Se describe Protovirgularia, una pista de bivalvo, del Langhiense (Mioceno medio) de la Cuenca del Vallès-Penedès en el noroeste de España. Se distinguen tres morfotipos. Los morfotipos 1 y 2 son epirrelieves negativos con un característico patrón en espiga y pueden asignarse a la icnoespecie P. dichotoma. La estructura en espiga es el resultado de la actividad del pie bífido de un protobranquio. El morfotipo 3 (P. cf. dichotoma) se conserva como relieves completos con retrorrelleno, a techo de capas de areniscas. En ocasiones, se observa su posición sobre pistas de los otros dos tipos. Estos relieves completos pueden corresponder a la traza dejada por el paso del cuerpo del animal. El productor de Protovirgularia fue muy probablemente un nuculáceo, ya que este grupo de bivalvos sedimentívoros son muy móviles a diferencia de otros protobranquios. En el Vallès-Penedès, se han identificado varias especies de nucúlidos y nuculánidos que podrían haber producido este tipo de pistas. Sin embargo, en general, son de talla menor a la que correspondería para el productor de las trazas descritas y, además, aparecen en otro tipo de facies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gupta, R., P. Tripathi, R. Kumar, AK Sharma, and A. Mishra. "Pistia stratiotes (Jalkumbhi)." Pharmacognosy Reviews 4, no. 8 (2010): 153. http://dx.doi.org/10.4103/0973-7847.70909.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Caicedo Jiménez, Luis Eduardo. "Incursiones en pistas." Ciencia y Poder Aéreo 1, no. 1 (January 1, 2006): 17. http://dx.doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.92.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Párraga, Alonso, and Laura San Román Gómez. "La logoaudiometría en Gallego." Auditio 2, no. 2 (September 15, 2021): 25–31. http://dx.doi.org/10.51445/sja.auditio.vol2.2003.0024.

Full text
Abstract:
Se presenta el material fonético necesario para la determinación del umbral de recepción verbal y la discriminación en adultos y listas de palabras infantiles para la discriminación en niños, recopilado en disco compacto digital para la realización de la logoaudiometría. Material y método.- Seguimos los criterios expuestos en 1952 por Hirsch, Davis y Silverman (6): igual dificultad entre una palabra y otra en el material para umbral de recepción verbal y para el material de discriminación, composición fonética de cada lista, curvas y parámetros de referencia preliminares, grabación correcta del material seleccionado, método de calibraje de la grabación; y los criterios recogidos por Mª Rosa de Cárdenas y Victoria Marrero (4) para confeccionar y grabar las listas de palabras (polisí- labas para el umbral y ponderadas para discriminación) en castellano y en disco digital. Para el idioma Gallego seguimos las listas de la Dra Isabel Alvaro (5) en su tesis doctoral, modificadas y ampliadas por nosotros. Utilizamos un audiómetro Belton 2000 de dos canales y un reproductor de discos compactos, aplicando las normativas IEC de 1979 y la ISO 8253-3 de 1992. Resultados.- Presentamos en DC las listas de palabras en Gallego de la siguiente forma: Pista 1 de calibrado, pistas 2 y 3 listas de palabras para la determinación del umbral de recepción verbal, pistas 4 a 13 listas de palabras para la discriminación, pistas 14 al 19 listas de palabras infantiles para la discriminación. Conclusiones.- Presentamos un material fonético en Gallego no existente hasta la actualidad editado en disco compacto para la realización de la logoaudiometría de forma estable, reproducible y con la ventaja de ser una grabación digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Marino de Remes Lenicov, Ana M., Barbara Defea, José Rusconi, and Guillermo Cabrera Walsh. "Studies on the immature stages of the planthopper Lepidelphax pistiae (Hemiptera: Delphacidae), a potential biocontrol agent for the aquatic weed Pistia stratiotes (Araceae) from Argentina." Austral Entomology 56, no. 4 (September 27, 2016): 384–91. http://dx.doi.org/10.1111/aen.12248.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Olic, Maurício Bacic. "Reciprocidade em deslize." Revista de Antropologia da UFSCar 4, no. 1 (June 1, 2012): 87–114. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v4i1.64.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo, por um lado, analisar os modos pelos quais os skatistas, a partir de espaços destinados exclusivamente a sua prática, passam a construir formas mais densas de sociabilidade e de propriedade, entendidas pela categorianativa de localismo. Por outro lado, será observado como que as localidades estão conectadas por uma espécie de socialidade skatista que permite aos seus praticantes se espraiarem por diversas pistas e picos da cidade. Para isso, o artigo valeu-se de um trabalho de cunho etnográfico tendo a skatepark do Centro Educacional Unificado do Butantã – situada na região oeste da cidade de São Paulo -, como espaço privilegiado para investigação das formas de localismo e reciprocidade que aponta para um jogo relacional de sociabilidade e conflito envolvendo os diferentes atores que atravessam o espaço da pista de skate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Souza, Wilma Costa, Gabriela De Oliveira Lima Paim, Alba Barros Souza Fernandes, Marco Felipe Bouzada, and Marco Orsini. "Efeito de pistas auditivas rítmicas na marcha de pacientes com Doença de Parkinson." Fisioterapia Brasil 19, no. 1 (March 17, 2018): 58. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v19i1.2182.

Full text
Abstract:
Contextualização: Os distúrbios da marcha na Doença de Parkinson (DP) estão relacionados à inadequada padronização sequencial dos movimentos. As pistas auditivas rítmicas (PAR) fornecem uma cadência rítmica que ajuda na execução de movimentos automáticos. Objetivo: verificar o efeito das PAR no equilíbrio, na marcha e na qualidade de vida em pacientes com DP. Método: trata-se de estudo piloto exploratório e transversal com nove pacientes. Os pacientes receberam 20 sessões de Fisioterapia convencional e caminharam ouvindo uma música com ritmos alternados de 60, 80 e 120 batidas/minuto. Os instrumentos de avaliação foram o Teste de Equilíbrio de Berg (TEB), a Escala Internacional de Eficácia de Quedas (FES-I), o Parkinson’s Disease Questionnaire (PDQ- 39) e a medida da velocidade da marcha. Resultados: observou-se melhora significativa (p ≤ 0,05) da velocidade da marcha, do medo de quedas (FES-I) e da auto avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde (PDQ-39) nos domínios mobilidade, atividades da vida diária e cognição. Não se observou melhora no TEB. Conclusão: As pistas auditivas contribuíram para melhora dos parâmetros avaliados, exceto quanto ao equilíbrio. São necessários mais estudos que apontem o melhor tipo de pista auditiva, a frequência de uso, o tempo e a duração do tratamento para melhor efetividade da técnica. Palavras-chave: doença de Parkinson, velocidade da marcha, desordens do movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography