To see the other types of publications on this topic, follow the link: Placa cerâmica.

Journal articles on the topic 'Placa cerâmica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Placa cerâmica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Luza, A. L., J. Acordi, D. C. N. Fabris, F. Raupp-Pereira, M. D. M. Innocentini, and O. K. Montedo. "Obtenção de cerâmicas quimicamente ligadas a partir de resíduos industriais." Cerâmica 64, no. 372 (December 2018): 498–506. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643722351.

Full text
Abstract:
Resumo Neste trabalho investigaram-se cerâmicas quimicamente ligadas com quatro resíduos industriais: areia de fundição, casca cerâmica, escória de níquel e tijolo refratário MgO-C. O sistema foi composto (% em massa) por 17% de fosfato monopotássico, 12% de magnésia cáustica e 71% de resíduo. Foram empregados três tempos de cura (1, 7 e 28 dias). A fase K-estruvita foi identificada por difratometria de raios X e microscopia eletrônica de varredura. A resistência à compressão aumentou com o tempo de cura, variando entre 7 e 17 MPa. As formulações contendo casca de cerâmica e escória de níquel, no entanto, apresentaram os melhores resultados devido à maior densidade relativa apresentada e aos cristais em forma de placa nas microestruturas obtidas. Os resultados mostraram ser possível a incorporação de resíduos industriais para a obtenção de cerâmicas quimicamente ligadas usando-se a técnica de cimento ácido-base.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, A. E. F. S., and E. P. Sichieri. "Propriedades microestruturais de argamassas de cimento Portland com adições minerais e poliméricas utilizadas na fixação de porcelanato." Cerâmica 52, no. 323 (September 2006): 174–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000300010.

Full text
Abstract:
Apesar de suas excelentes características técnicas e estéticas, a aplicação do porcelanato requer especial atenção quanto aos procedimentos de execução, devido ser um material diferente das cerâmicas convencionais, principalmente quando aplicados às fachadas as quais estão sujeitas a diversos agentes capazes de danificar os revestimentos cerâmicos. Podem ser encontrados na literatura trabalhos científicos que estudam as propriedades das argamassas colantes para assentamento de materiais cerâmicos com absorção de água superior a 3%, o que não é observado para os porcelanatos que apresentam absorção de água próxima de zero. Essa é a principal causa da perda ou falta de aderência entre o tardoz da placa de porcelanato e a argamassa, pois não permite o mecanismo de aderência mecânica existente nas cerâmicas porosas. O presente trabalho apresenta algumas propriedades de argamassas com adições de polímero e sílica ativa para a fixação de porcelanato, contribuindo para solucionar os problemas encontrados quanto a falta de aderência. A adição combinada de polímero e sílica ativa às argamassas resulta em excelentes propriedades, ideais para reparos e revestimentos que exigem elevado desempenho, o que viabiliza seu estudo visando a fixação de porcelanato. Os procedimentos experimentais para a determinação da aderência seguiram as prescrições constantes na NBR 14084 - Argamassa colante industrializada para assentamento de cerâmica - Determinação da resistência de aderência. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da continuidade do estudo, além da aplicabilidade das argamassas especiais quanto a fixação do revestimento cerâmico em estudo. São apresentadas micrografias das amostras fraturadas das argamassas obtidas por microscopia eletrônica de varredura, assim como o diâmetro médio dos poros das argamassas obtido por porosimetria por intrusão de mercúrio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Formigoni, Micheli Warmling, Daiane dos Santos da Silva Godinho, Eduardo Junca, and Elaine Guglielmi Pavei Antunes. "SUBSTITUIÇÃO DO CIMENTO PORTLAND POR RESÍDUO DE PLACA CERÂMICA EM ARGAMASSA." Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração 16, no. 1 (2019): 62–67. http://dx.doi.org/10.4322/2176-1523.20191605.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Valentini, P., and C. S. Kazmierczak. "Evaluación de la adherencia de baldosas cerámicas aplicadas como revestimiento de fachada." Revista ALCONPAT 6, no. 2 (May 31, 2016): 116–28. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v6i2.133.

Full text
Abstract:
Evaluación de la adherencia de baldosas cerámicas aplicadas como revestimiento de fachadaRESUMENDentro de las manifestaciones patológicas que pueden ocurrir en azulejos de cerámica se encuentra la pérdida de adherencia considerada la más seria debido a los riesgos de accidentes por el efecto de las caídas y el costo de la reparación. Este trabajo tiene como objetivo evaluar la influencia de las propiedades de diferentes placas de cerámica aplicadas con dos tipos de mortero de pega y sometidos a tres diferentes condiciones de curado (establecidas por la norma ABNT 14.081-4:2012) en la resistencia de adherencia del sistema de revestimiento. Se observó que el tipo de curado es la variable que presenta la influencia más significativa en la resistencia de adherencia, seguida por el tipo de mortero de pega, ya que el azulejo de cerámica ejerce poca influencia una vez hecho un análisis global de los resultados.Palabras Clave: adherencia; azulejo de cerámica; mortero de pega. Evaluation of the adherence of ceramic tiles applied as facade liningABSTRACTThe most serious pathology in ceramic tile is detachment because of the risk of accidents due to fall and the cost of repair. This research aims to evaluate the influence of ceramic plates applied with two types of adhesive mortar subjected to three different curing conditions (established by the ABNT 14081-4:2012) on the adhesion to the coating system. It was observed that cure is the variable with higher influence on the adhesive strength, followed by the type of adhesive mortar, while the water absorption of ceramic plate have a little influence on the results.Keywords: adherence; ceramic tiles; adhesive mortar. Avaliação da aderência de placas cerâmicas aplicadas como revestimento de fachadaRESUMODentre as manifestações patológicas que podem ocorrer em revestimentos cerâmicos os descolamentos são considerados as mais sérias, devido aos riscos de acidentes em decorrência da queda de placas e por seu custo de reparo. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência das propriedades de diferentes placas cerâmicas aplicadas com dois tipos de argamassa colante e submetidas a três diferentes condições de cura (estabelecidas pela norma ABNT 14.081-4:2012) na resistência de aderência do sistema de revestimento. Observou-se que o tipo de cura é a variável que apresenta influência mais significativa na resistência de aderência, seguida pelo tipo de argamassa colante, enquanto a placa cerâmica exerce pouca influência em uma análise global dos resultados.Palavras-chave: aderência; revestimento cerâmico; argamassa colante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Gabriela Santos, Ayla Macyelle de Oliveira Correia, Sandro Griza, Milko Villarroel, Wilton Mitsunari Takeshita, and Adriano Augusto Melo de Mendonça. "Efeito da intensidade de fontes de luz e barreiras de cerâmica na microdureza de cimento resinoso dual." Revista de Odontologia da UNESP 44, no. 4 (August 2015): 207–12. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1083.

Full text
Abstract:
<title>Resumo</title><sec><title>Introdução</title><p>O cimento resinoso dual é o principal material para cimentação de cerâmicas. Contudo, fatores, como fonte de luz, podem influenciar no desempenho do cimento.</p></sec><sec><title>Objetivo</title><p>Avaliar a influência de duas fontes de luz de diferentes intensidades sobre a microdureza de um cimento resinoso quando fotoativado sob diferentes cerâmicas.</p></sec><sec><title>Material e método</title><p>Foram fotoativados 40 espécimes de cimento resinoso dual (10 mm × 1,0 mm) por meio de duas fontes de luz LED, com intensidades de 1.000 mW/cm² e 800 mW/cm² durante 40 segundos, sob cerâmicas (15 mm × 2 mm) à base de zircônia, espinélio MgAl<sub>2</sub>O<sub>4</sub> e dissilicato de lítio. No grupo controle, foi utilizada uma placa de vidro de mesma dimensão. As amostras tiveram a superfície regularizada com lixa d`água (600 e 1200). Após armazenagem a seco no escuro (24 h), foram realizadas as medidas de microdureza Vickers (HMV Shimadzu - 50g/10 segundos). Os dados foram submetidos à Anova fatorial e ao teste de Tukey com nível de significância de 5%.</p></sec><sec><title>Resultado</title><p>O cimento polimerizado apresentou valor médio de microdureza e desvio padrão para o grupo controle de 43,9±1,5 e 43,4±1,3, para as intensidades de 1.000 mW/cm<sup>2</sup> e 800 mW/cm<sup>2</sup>, respectivamente. O menor valor de microdureza do cimento foi observado para a cerâmica à base de espinélio MgAl<sub>2</sub>O<sub>4</sub>, polimerizado a 800 mW/cm², com valor de 34,3±3,3.</p></sec><sec><title>Conclusão</title><p>O tipo de cerâmica e a intensidade da fonte de luz influenciam na microdureza do cimento. A intensidade de 1.000 mW/cm<sup>2</sup> sobre as cerâmicas à base de zircônia e espinélio MgAl<sub>2</sub>O<sub>4</sub> resultaram na melhor combinação de valores de dureza do cimento.</p></sec>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cruz, C. M., D. C. Oliveira, L. M. Faustino, C. D. Roveri, and S. C. Maestrelli. "Uso de nefelina como fonte alternativa de álcalis em porcelanatos: caracterização reológica e física." Cerâmica 64, no. 370 (June 2018): 230–35. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643702245.

Full text
Abstract:
Resumo O porcelanato é um tipo de placa cerâmica de revestimento que vem se destacando atualmente por apresentar boas propriedades estéticas, como a superfície decorada, e mecânicas, como a baixa absorção de água e elevada resistência mecânica e ao ataque químico. As matérias-primas utilizadas para a produção de porcelanato são principalmente a argila e o feldspato. O feldspato é uma das matérias-primas responsáveis pela sinterização durante a queima e auxilia no desenvolvimento de baixa porosidade e elevada resistência ao desgaste da peça cerâmica. Porém, o Brasil apresenta reservas de feldspato em regiões distantes dos centros produtores, fato que encarece a produção deste produto. Dessa forma surge como alternativa a utilização de nefelina para substituir o feldspato, total ou parcialmente, pois este mineral apresenta características bastante similares. Para verificar a influência de tal substituição nas propriedades do porcelanato, inicialmente foi necessário realizar o estudo das propriedades reológicas e físicas da suspensão utilizada na produção. Os resultados encontrados mostraram que a viscosidade da suspensão tende a aumentar com a adição de nefelina, assim como a densidade aparente da peça após a queima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Boffo, Bruna Sampaio, Eduardo Benassi dos Santos, Ana Paula Gadonski, Guilherme Schmitt de Andrade, Vera Lúcia Schmitt, Anna Carolina Jaccottet Oliveira, and Fabiana Scarparo Naufel. "Reestabelecimento de guia canina com fragmentos cerâmicos em paciente bruxomano: Um relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 17, 2021): e31110111758. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11758.

Full text
Abstract:
Introdução: Atualmente é alto o índice de pacientes com sinais e sintomas de disfunções temporomandibulares, de etiologia multifatorial. Sendo o desgaste e apertamento dentário, as principais queixas caracterizadas pelo bruxismo. Além de afetar a estética, essa alteração é responsável pela modificação da oclusão do paciente, prejudicando a relação e distribuição de forças entre os dentes antagonistas. Sabe-se que, dentro do conceito de oclusão mutuamente protegida, os dentes anteriores estão aptos a receber forças oblíquas, enquanto os dentes posteriores recebem as verticais. Entretanto, com a ausência de guia canina, durante o movimento mandibular de lateralidade, os dentes posteriores apresentam contatos mal distribuídos, gerando forças oblíquas mastigatórias, resultando em desgastes e interferências comprometendo o sistema estomatognático. Objetivo: Descrever procedimentos executados em um paciente com histórico de bruxismo, devolvendo guia canina através da utilização de fragmentos cerâmicos E-max. Relato do caso clínico: Observou-se a ausência de guia canina, cujo tratamento de escolha foi o reestabelecimento das características anatômicas dos caninos com fragmentos confeccionados em cerâmica, ajuste oclusal e indicação posterior de uso contínuo de placa miorrelaxante em resina acrílica. Resultado Tratamento funcional com estética satisfatória e reestabelecimento da guia canina do paciente e sua oclusão mutuamente protegida. Conclusão: O tratamento relatado com fragmentos cerâmicos favoreceu os movimentos mandibulares excursivos e devolveu aspectos fisiológicos da oclusão, contribuindo na melhora dos sinais e sintomas do bruxismo e na qualidade de vida do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barros, Vinicius Coronado, Igor Coronado Barros, and Joaquim Mesquita Neto. "Reabilitação do guia canino complementar ao tratamento harmônico e estético com prótese parcial fixa livre de metal." Odonto 25, no. 50 (December 18, 2018): 15. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v25n50p15-23.

Full text
Abstract:
Os materiais mais resistentes falham pela falta de translucidez. Os mais estéticos, por sua vez, sofrem maior risco de fratura. Por isso, próteses metalocerâmicas e as livres de metal continuam dividindo as preferências e as indicações dos cirurgiões dentistas. As cerâmicas, com as melhores propriedades mecânicas, In-Ceram alumínio e In-Ceram zircônia. Estes sistemas tem alta resistência e oferecem uma ampla possibilidade de indicações e aplicação clinica, por exemplo, em próteses fixas unitárias, infraestrutura para pontes fixas e coroas sobre implantes, além de não apresentarem correntes galvânicas, o que contribui para a manutenção da saúde periodontal e pulpar, diminuição de acúmulo de placa, excelência estética, pela translucidez, opacidade, opalescência e fluorescência, além de serem superiores em relação às metalocerâmicas nos quesitos: corrosão, e biocompatibilidade. Então para o paciente ser considerado apto a receber restaurações protéticas livres de metal, deve possuir oclusão adequada e ausência de hábitos parafuncionais, para que estas não se fraturem em movimentos excêntricos e bordejantes durante as excursões mandibulares. O objetivo desse caso clínico que se optou pela reabilitação estética dos dentes anteriores com próteses livres de metal em cerâmica devido a excelência estética proporcionada pela mesma e principalmente pela ausência da margem metálica.PALAVRAS-CHAVE: Reabilitação oral, metal free, estética dentária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendonça, A. M. G. D., J. M. Cartaxo, R. R. Menezes, L. N. L. Santana, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Expansão por umidade de revestimentos cerâmicos incorporados com residuos de granito e caulim." Cerâmica 58, no. 346 (June 2012): 216–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000200012.

Full text
Abstract:
Expansão por umidade (EPU) é o aumento das dimensões dos materiais cerâmicos em virtude da adsorção de água. A EPU geralmente ocorre lentamente e é relativamente pequena, mas, mesmo assim, pode comprometer a aderência das placas cerâmicas ao contrapiso, levar ao gretamento do vidrado e conduzir ao aparecimento de trincas em tijolos. Neste trabalho empregaram-se massas incorporadas com resíduos de caulim e de granito objetivando estudar a EPU de revestimentos cerâmicos. As matérias-primas foram beneficiadas e submetidas às caracterizações físicas e mineralógicas através de ensaios de análise granulométrica por difração a laser, análise química, análise termodiferencial, termogravimétrica e difração de raios X. Os resultados mostraram que os resíduos de caulim e de granito podem ser utilizados como matéria-prima cerâmica alternativa, pois apresentam características similares às matérias-primas cerâmicas convencionais, permitindo a obtenção de peças com resultados de EPU satisfatórios quando comparado ao valor limite de 0,6 mm/m (0,06%) proposto pela ABNT para revestimentos cerâmicos, notadamente em composições com teores de até 20% de resíduos, a temperaturas superiores a 1000 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Figueira, F. C., D. Hotza, and A. M. Bernardin. "Obtenção de granilhas por gelificação de suspensões cerâmicas." Cerâmica 60, no. 356 (December 2014): 457–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000400002.

Full text
Abstract:
Granilhas são matérias-primas amplamente utilizadas na indústria cerâmica de revestimento, pois conferem às placas de pavimento propriedades como resistência à abrasão, risco e deslizamento, além de efeitos de textura. O alginato de sódio é um polissacarídeo encontrado tanto na matriz intercelular de algas marrons como em algumas espécies de bactérias. Devido a suas propriedades estabilizantes, gelificantes e espessantes, o alginato é amplamente usado industrialmente. Neste trabalho, o alginato de sódio foi avaliado quanto à ação de promover a gelificação de uma suspensão cerâmica, gerando granilhas cerâmicas. As variáveis envolvidas na obtenção das granilhas foram a fonte e as concentrações de alginato de sódio e de cloreto de cálcio. As granilhas foram aplicadas em placas de revestimento cerâmico e queimadas em forno a rolo. Os resultados mostraram que a resistência mecânica dos grânulos é afetada pela fonte e concentração de alginato de sódio e de cloreto de cálcio. Imagens de microscopia óptica das placas de revestimento mostraram que existe uma relação entre o tamanho e área dos poros e a fonte de alginato de sódio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Salomão, Pedro Emílio Amador, and Márcio César Pereira. "Influência da temperatura na alteração estrutural e morfológica de cerâmica fotoativa a base de bismuto (Bi) para produção de hidrogênio." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e40922021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2021.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho é descrito a síntese do material CuBi2O4 que como reportado em trabalho da literatura, apresente fotoatividade, se comportando como um material do tipo p, tendo a capacidade de clivar a molécula da água e reduzir íons H+ em gás hidrogênio (H2(g)), considerado uma fonte de combustível renovável. A síntese deu pelo processo de spray pirólise, utilizando um airbrush, método que possibilita obter filmes finos e homogêneos e posteriormente feito um tratamento térmico, com diferentes etapas de aquecimento em uma amostra, e outro tratamento mais simples em uma segunda amostra. Após o processo de síntese e tratamento térmico, foi feito a caracterização estrutural, utilizando difração de raio x, revelando um sistema monofásico. Microscopia eletrônica de varredura, revelando a morfologia ocasionada pelos diferentes tratamentos térmicos. Voltametria Cíclica, para mostrar a resposta do material quando exposta a luz, e qual a densidade de corrente que cada tratamento térmico acabou por resultar. Cronoamperometria servindo de base para mostrar a estabilidade da placa quando submetido a testes de resistência no decorrer do tempo, e a quantificação de hidrogênio. Sendo assim o principal objetivo deste trabalho é mostrar as alterações estruturais provenientes do tratamento térmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cargnin, M., S. M. A. G. U. de Souza, A. A. U. de Souza, and A. De Noni Jr. "Determinação de parâmetros cinéticos da sinterização de revestimentos cerâmicos de monoqueima do tipo BIIa." Cerâmica 57, no. 344 (December 2011): 461–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000400014.

Full text
Abstract:
A produção de revestimentos cerâmicos pelo processo monoqueima é atualmente o mais difundido entre as empresas de cerâmica. O processo de queima está em constante evolução e adaptação à novos parâmetros, devido ao crescimento tecnológico e à diversificação dos produtos cerâmicos. É necessário entender o mecanismos envolvidos na queima de placas cerâmicas utilizando fornos a rolos, principalmente o desempenho térmico do equipamento e características técnicas dos revestimentos cerâmicos. Neste trabalho, um modelo matemático e um procedimento experimental foram aplicados para determinar a cinética de retração. Os parâmetros cinéticos foram determinados experimentalmente, utilizando pó industrial para obter corpos-de-prova de 80 x 20 x 2,3 mm³ queimados em forno elétrico laboratorial a rolo. A energia de ativação, Ea =178041 J/mol, o expoente do tempo "n" que determina o mecanismo de sinterização, n = 0,26285 e fator de freqüência, k0 = 44768 s-1 foram determinados depois de distintas condições de queima em 30, 40 e 50 min de frio a frio e as temperaturas entre 1000 a 1150 °C (com passos de 30 °C).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Soares, R. A. L., R. J. S. Castro, and R. M. Nascimento. "Estudo da potencialidade da aplicação de uma argila contaminada com calcário na produção de placas cerâmicas." Cerâmica 58, no. 348 (December 2012): 475–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000400010.

Full text
Abstract:
Na região da cidade de Teresina, PI, encontra-se uma grande quantidade de jazidas de argilas de queima vermelha usadas na produção de cerâmica estrutural, sendo o principal motivo da instalação de um pólo cerâmico nesta região. Porém muitas destas jazidas não estão sendo exploradas de forma adequada ou simplesmente abandonadas por causa da contaminação com calcário, sendo este o principal contaminante indesejável pelos ceramistas do pólo teresinense. Assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a potencialidade de aplicação de uma argila com calcário na produção de placas de revestimento cerâmico de queima vermelha. Para isso foram caracterizadas uma massa cerâmica usada na produção de revestimento semiporoso e uma argila contaminada com calcário. As matérias-primas foram queimadas em forno industrial separadamente e em combinação nas proporções de 25%, 50% e 75% em peso da argila adicionada a massa industrial. Foram realizados nos corpos de prova queimados ensaios tecnológicos de retração linear, absorção de água e resistência mecânica. A microestrutura foi avaliada através de análise por difração de raios X. Os resultados mostraram potencialidade da utilização da argila contaminada com calcário em massa de revestimento cerâmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Dias, Thiago, and Dulcina P. F. de Souza. "Placas cerâmicas obtidas por colagem de fita." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 3 (September 2008): 448–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000300005.

Full text
Abstract:
Placas cerâmicas densas, com espessuras variando entre 10 µm e ~ 1 mm, podem ser obtidas pela técnica de colagem fita que é uma técnica de conformação cerâmica, de custo relativamente baixo. A etapa mais crítica deste processo de conformação é a preparação de suspensões com elevado teor de sólidos, ~ 30% em massa, e, também, elevado teor de aditivos orgânicos, tais como ligante e plastificante. Dentre os vários produtos cerâmicos que podem ser produzidos pela técnica de colagem de fita, substratos eletrônicos e eletrólitos planares para pilhas a combustível de óxido sólido (PaCOS) destacam-se pelo elevado consumo e pelo valor agregado, respectivamente. Neste trabalho, a quantidade apropriada de aditivos em suspensões de alumina e suspensões de zircônia estabilizada com ítria (8 e 10% em mol) foi determinada através da avaliação do comportamento reológico das suspensões. Embora exista semelhança no tamanho médio de partículas das matérias primas, foi determinado que cada matéria prima necessita de quantidade específica de aditivos orgânicos para conferir às suspensões o comportamento pseudoplástico. Placas obtidas pela colagem das suspensões foram analisadas antes e após a sinterização. Os resultados obtidos mostram que a densidade, o tamanho de grão e a distribuição de poros são sensíveis ao teor de ligante. O tamanho de grão das placas é menor que os grãos desenvolvidos em peças obtidas por prensagem e, por conseqüência, a incidência de poros intragranulares também é muito menor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pierin, I., and V. P. Silva. "Projeto de lajes mistas nervuradas de concreto em incêndio." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 7, no. 2 (April 2014): 193–207. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952014000200002.

Full text
Abstract:
As normas brasileiras de estruturas em situação de incêndio fornecem dimensões mínimas para as lajes nervuradas para assegurar as funções corta fogo e de estabilidade estrutural. Porém, uma nova laje mista nervurada lançada no mercado brasileiro não é coberta por qualquerdas normas brasileiras para a situação de incêndio. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados inéditos, frutos de análises numéricastérmicas e estruturais para esse tipo de laje. Foram estudadas lajes com preenchimento de bloco de concreto celular, lajota cerâmica e EPSsuportado por placa cimentícia. O sistema construtivo é considerado como isolante térmico se possuir a capacidade de impedir a ocorrência,na face que não está exposta ao incêndio, de incrementos de temperatura maiores que 140 ºC na média dos pontos de medida ou maioresque 180 ºC em qualquer ponto de medida. A função estrutural foi determinada admitindo a limitação da temperatura das armaduras de vigas elajes em 500 ºC. As análises foram realizadas com auxílio dos programas ATERM e Super Tempcalc, programas computacionais para análisetérmica bidimensional de transferência de calor, por meio do método dos elementos finitos. Como resultado, serão apresentadas tabelas quecorrelacionarão o TRRF (tempo requerido de resistência ao fogo) às dimensões da laje e posição das armaduras. Antes do uso em projeto,esses resultados deverão ser confirmados por análise experimental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Coelho, M. B. M., M. M. Oliveira, I. C. Nogueira, J. H. G. Rangel, J. S. Vasconcelos, E. Azevedo, A. P. Maciel, and E. Longo. "Caracterização de materiais cerâmicos à base de CuCr 2 O 4 preparados pelo método da reação de combustão em solução para uso como pigmentos." Cerâmica 64, no. 369 (March 2018): 49–56. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643692183.

Full text
Abstract:
Resumo Pós cerâmicos à base de CuCr2O4 foram preparados pelo método da reação de combustão em solução a partir da calcinação no intervalo de 500 a 1100 °C, tendo por finalidade a aplicação destes como pigmento cerâmico. O estudo das propriedades estruturais, morfológicas, químicas e ópticas foi realizado por meio das técnicas de difração de raios X, refinamentos pelo método de Rietveld, microscopia eletrônica de varredura com canhão de elétrons por emissão de campo, fluorescência de raios X, reflectância difusa e coordenadas colorimétricas L*, a*, b* com base no método CIEL*a*b*. Os pós sintetizados foram misturados com vidrados mate e transparente e aplicados em matrizes cerâmicas. Os resultados mostraram que ao aumentar a temperatura ocorreu a conversão da fase cromita, na qual foram observados poliedros regulares, em delafossita, que apresentou morfologia em forma de placas hexagonais. A reflectância mostrou a formação de pós com tonalidade escura, corroborados pelos dados das coordenadas colorimétricas. Os pós sintetizados exibiram capacidade pigmentante de coloração verde, quando incorporados nos vidrados cerâmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Müller, A., and O. E. Alarcon. "Desenvolvimento de um sistema de fachada ventilada com placas cerâmicas de grês porcelanato voltado para a construção civil do Brasil." Cerâmica 51, no. 320 (December 2005): 354–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000400009.

Full text
Abstract:
No presente estudo buscou-se desenvolver e analisar um protótipo de sistema de fixação de placas cerâmicas de grês porcelanato em fachada ventilada a partir de tecnologia existente no país. Além disso, procurou-se analisar aspectos como os efeitos da operação de execução de furos no material cerâmico, além de propriedades relacionadas com a interação das placas cerâmicas com parafusos expansores para fixação, como torque máximo no aperto destes parafusos e resistência da união entre parafusos e placas. Desta forma, desenvolveu-se um procedimento para execução de furos não-passantes nas placas cerâmicas, onde os parafusos expansores são inseridos. Análise utilizando microscópio eletrônico de varredura mostrou que na operação de execução dos furos são introduzidas ranhuras e abertos poros na superfície dos furos. Desenvolveram-se metodologias de ensaio para determinação de propriedades tais como torque máximo no aperto dos parafusos expansores para fixação das placas cerâmicas e resistência da união entre estes parafusos expansores e placas cerâmicas. No painel do protótipo de fachada ventilada, executado em uma edificação nas condições reais (Tijucas, SC, próximo a Florianópolis - latitude 27º03'S, longitude 48º45'W), não se verificaram patologias durante um período de análise visual de aproximadamente 2 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Prado, A. C. A., A. Zanardo, A. P. M. Menegazzo, and M. M. T. Moreno. "Influência da distribuição granulométrica na estabilidade dimensional de placas cerâmicas de base vermelha." Cerâmica 54, no. 332 (December 2008): 466–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132008000400013.

Full text
Abstract:
As propriedades do revestimento cerâmico queimado estão intrinsecamente ligadas às características da massa, dentre estas se encontram o tamanho, a distribuição, o formato e o arranjo das partículas. O efeito da distribuição granulométrica de partículas sobre a estabilidade dimensional de placas cerâmicas para revestimentos de base vermelha foi estudado em três massas, todas continham no mínimo 57% de material advindo da Formação Corumbataí. Foram estudadas duas distribuições granulométricas - uma parecida com aquelas usadas no Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes e, outra, com uma massa de grés. De uma maneira geral, granulações mais grossas, semelhantes à massa de Santa Gertrudes, variaram menos dimensionalmente quando as placas apresentaram médias e altas porosidades (absorção de água entre 3,0 e 10,0%). Já, granulações mais finas, similares a massas de grés, foram necessárias para a produção de placas de baixa absorção (menor que 3,0%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cristiano, M., V. S. Nandi, and A. Zaccaron. "Evolução do processo de decoração na indústria de revestimentos cerâmicos: impressão jato de tinta." Cerâmica 61, no. 359 (September 2015): 334–40. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613591890.

Full text
Abstract:
ResumoNos últimos 20 anos as empresas cerâmicas buscam incessantemente aprimorar suas tecnologias a fim de se tornarem mais competitivas no mercado mundial. O sistema de decoração mais utilizado na indústria cerâmica é o de rotocolor, entretanto este apresenta limitações que interferem na qualidade e produção dos revestimentos cerâmicos. Sendo assim, está aumentando o número de empresas que estão se adaptando ao novo sistema de impressão por jato de tinta para o processo de decoração de seus produtos. Baseado nesta informação este trabalho consiste em verificar as características das tintas do processo de decoração por jato de tinta e averiguar os benefícios da utilização deste sistema quando comparado ao sistema de rotocolor. O trabalho foi realizado mediante a pesquisa bibliográfica e a experimentos laboratoriais. Em laboratório foram realizados os seguintes ensaios: densidade e viscosidade em tempo de escoamento, distribuição do tamanho de partículas, determinação reológica, difratometria de raios X, microscopia óptica com aumento de 200x e colorimetria. Diante dos resultados obtidos foi possível detectar que as tintas apresentam características não nanométricas relacionadas ao contexto teórico que para ser um material nanométrico deve-se conter tamanhos de partículas todos abaixo de 100 nm, porém as tintas apresentam como menor tamanho o valor de 105,7 nm. Através destes resultados foi possível explicar alguns problemas técnicos que usualmente ocorrem nas impressoras e pela análise de micrografia demonstrou-se que a técnica de impressão digital é mais eficiente e proporciona maior qualidade aos produtos quando comparada à impressão por sistema de rotocolor. Detectou-se que ao alterar a temperatura de sinterização, ou seja, temperaturas necessárias perante as modificações usuais nos fornos de indústrias produtoras de placas cerâmicas de revestimento ocorre uma diferença de tonalidade em todas as cores com diferença de ΔE de até 6 pontos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pacheco, C. P., and G. L. Vieira. "Análise quantitativa e qualitativa da degradação das fachadas com revestimento cerâmico." Cerâmica 63, no. 368 (December 2017): 432–45. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132017633682156.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo teve por objetivo mostrar a aplicação de uma metodologia para inspeção de fachadas em edifícios, baseada em modelos pré-estruturados. Foram vistoriados três prédios com revestimento externo em cerâmica, totalizando 4958 m2 de área de fachada inspecionada. Mediante a inspeção visual, realizou-se o levantamento das áreas das manifestações patológicas por região e orientação cardeal da fachada e definiram-se os níveis de degradação. Foram realizados testes de percussão nas fachadas e ensaios de absorção de água e expansão por umidade nas placas cerâmicas. Como complemento, levantaram-se as informações referentes aos edifícios por meio de entrevistas e análises de projetos. Foi elaborada a matriz de correlação anomalias versus causas, que permitiu avaliar a origem dos danos. As anomalias com maior ocorrência nos edifícios foram as manchas e sujeiras e a deterioração nos rejuntes. Constatou-se a influência da cor das cerâmicas e da posição das fachadas no desplacamento. Com base nos ensaios de absorção de água, verificou-se que dois edifícios apresentaram cerâmicas com alto índice de absorção e a análise das regiões de fachadas mostrou que a ausência de juntas foi uma das causas do desplacamento em paredes contínuas e na transição entre pavimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rocha, L. S., M. Borba, R. Ottoni, G. Furini, and P. Benetti. "Efeito de Diferentes Tempos de Condicionamento Ácido na Carga de Fratura de Duas Vitrocerâmicas." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 51. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p51.

Full text
Abstract:
O estudo avaliou a carga de fratura de uma vitrocerâmica de silicato de lítio reforçada por zircônia (ZLS) e uma vitrocerâmica de dissilicato de lítio (LD) condicionadas com ácido fluorídrico 10% por diferentes tempos. Amostras cerâmicas (12 mm x 14 mm x 1,2 mm de espessura) foram obtidas pelo corte de blocos para CAD/CAM. Após a cristalização e o acabamento, as amostras de cada material foram divididas aleatoriamente em 3 grupos (n10) para o condicionamento ácido por 20s (G20), 40s (G40) e 60s (G60), seguido de lavagem sônica e secagem. Bases cilíndricas de resina epóxica reforçada com fibras (NEMA G10) foram confeccionadas. Silano e adesivo foram aplicados sobre a superfície da cerâmica e do G10. Cimento resinoso fotopolimerizavel foi aplicado no centro da cerâmica que foi posicionada sobre a base de G10, e foi fotoativado. Em máquina de ensaios universal e em água destilada a 37ºC, uma força compressiva (0,1 mm/s) foi aplicada por um pistão com ponta plana de 3 mm de diâmetro no centro da cerâmica até o primeiro sinal acústico do início da fratura. O modo de falha foi analisado com transiluminação. Os resultados foram avaliados por Kruskal-Wallis (0,05). Não houve diferença na carga de fratura (N) entre os grupos (p0,1). O modo predominante de falha foi trinca do tipo radial. Somente um corpo-de-prova do grupo G40 de ZLS, sofreu fratura catastrófica com origem de trinca na superfície cerâmica (Hertzian/cone). Portanto, o tempo de condicionamento ácido (20s, 40s e 60s) não influencia a carga de fratura imediata das vitrocerâmicas cimentadas sobre um análogo da dentina.Palavras-chave: Cerâmica. Programa Auxiliado por Computador. Cimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Vieira, Carlos Maurício F., José Nilson F. de Holanda, and Daltro G. Pinatti. "Placas cerâmicas - uma introdução." Revista Vértices 1, no. 1 (1997): 22–26. http://dx.doi.org/10.5935/1809-2667.19970003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, L. D. da, W. P. da Silva, C. M. D. P. S. Silva, and V. S. O. Farias. "Descrição da secagem de placas cerâmicas por meio de um modelo de difusão." Cerâmica 59, no. 351 (September 2013): 409–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000300010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar o transporte de água, através do modelo da difusão líquida, em placas cerâmicas que podem ser usadas como revestimento de alvenaria, bem como apresentar um algoritmo de otimização baseado no método inverso. Para atingir os objetivos o algoritmo apresentado foi acoplado à solução analítica da equação de difusão, possibilitando determinar os parâmetros de processo a partir dos dados experimentais da secagem das placas. A condição de contorno empregada foi a de terceiro tipo e a geometria considerada foi a de um paralelepípedo. Uma vez determinados os parâmetros de processo, a cinética de secagem das placas cerâmicas foi simulada para cada temperatura. Os revestimentos cerâmicos foram moldados com argila vermelha, que também é usada na fabricação de tijolos e telhas. Amostras do produto com teor de umidade inicial em ~ 0,110 (bs) foram colocadas dentro de uma estufa a 50,0, 60,0, 70,0 e 90,0 ºC, e os dados da cinética de secagem foram coletados. A análise dos resultados obtidos, por meio dos gráficos das cinéticas de secagem e dos indicadores estatísticos, permite concluir que o modelo de difusão líquida descreve de forma satisfatória a cinética de secagem do produto. Os valores obtidos para o coeficiente de transferência convectivo de massa e para a difusividade efetiva da água foram consistentes com valores disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Skoronski, Everton, Diego Hoefling Souza, Samara dos Santos, Júlio Cesar Cesino, and Marcos Gomes Ghislandi. "Avaliação das propriedades físicas de revestimentos cerâmicos produzidos com resíduo da indústria cerâmica (cinza pesada de carvão mineral)." Matéria (Rio de Janeiro) 20, no. 1 (March 2015): 239–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620150001.0024.

Full text
Abstract:
A cinza resultante da queima do carvão mineral pulverizado é um dos resíduos gerados pelas empresas produtoras de materiais cerâmicas. Quimicamente, é constituída de uma ampla mistura de óxidos, sendo os majoritários Al2O3, SiO2 e Fe2O3 e outros menores como CaO, MgO, sulfatos e outras combinações. Atualmente, em muitas empresas, a cinza produzida é aterrada em áreas licenciadas por órgãos ambientais. Com o ritmo acelerado de produção de revestimentos cerâmicos e em virtude da sua limitada vida útil é necessário a utilização de outros locais, adequados, para deposição das cinzas, medida que provoca um gasto mensal elevado. Diante deste cenário, a adição de cinza à matéria-prima, além de diminuir o impacto ao meio-ambiente, pode propiciar uma redução geral de custos, tanto pelo barateamento da produção, como pela diminuição daquantidade de cinzas a serem aterradas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades físicas de revestimentos cerâmicos produzidos com a adição de cinza pesada de carvão mineral. Para sua realização, corpos de prova foram confeccionados com adição de 1 a 30% de cinza em base mássica. Os corpos de prova foram armazenados dentro de placas refratárias e queimados em forno túnel a uma temperatura de 1084ºC em um ciclo de 29 horas. Foram analisados parâmetros físicos para a barbotina e corpo de prova pós-queima. Os resultados obtidos foram comparados com os padrões estabelecidos pela norma NBR 13818. Foi demonstrado que os experimentos realizados com adição de 1 a 10 % de cinza apresentaram-se dentro dos padrões estipulados pela norma. Para porcentagens de cinza adicionada acima de 4 %, alguns valores estiveram fora dos padrões, sendo a formação de "coração negro" o parâmetro que mais se afastou das exigências da norma em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Feltrin, J., M. N. Sartor, A. De Noni Jr, A. M. Bernardin, D. Hotza, and J. A. Labrincha. "Superfícies fotocatalíticas de titânia em substratos cerâmicos. Parte II: substratos, processos de deposição e tratamento térmico." Cerâmica 60, no. 353 (March 2014): 1–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000100002.

Full text
Abstract:
Este trabalho corresponde à segunda parte da revisão das superfícies fotocatalíticas de titânia em substratos cerâmicos. Nesta parte, são descritos os principais fatores que influenciam na obtenção da fase anatase como: substrato, processos de deposição e tratamento térmico. Nos substratos que apresentam superfícies ásperas há uma maior eficiência fotocatalítica devido a sua maior área de contato. Os processos de deposição mais comumente utilizados em superfícies cerâmicas são: magnetron sputtering, dip coating, spin coating, serigrafia plana, pulverização, incavografia e impressão digital. Com relação ao tratamento térmico do dióxido de titânio, em todas as temperaturas e pressões a fase rutilo é a mais estável. A fase anatase é metaestável atingindo a estabilidade apenas em temperaturas baixas. A transformação de fase anatase para rutilo é gradual não apresentando uma temperatura definida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bresciani, Andrea, Alessandro Cocquio, and Cláudio Ricci. "Processo Inovador de Corte Laser em Placas Cerâmicas." Cerâmica Industrial 17, no. 5-6 (2012): 7–13. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Almeida, R. N. de, S. F. Santos, J. A. Sampaio, A. B. da Luz, T. Ogasawara, and M. C. de Andrade. "Síntese de pigmentos cerâmicos por precipitação química." Cerâmica 53, no. 325 (March 2007): 57–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000100008.

Full text
Abstract:
Os pigmentos cerâmicos são substâncias capazes de desenvolver cor em sólido inorgânico (cerâmica ou vidro) quando nele dispersar mantendo-se insolúvel no mesmo, sem reação química com o mesmo, nas elevadas temperaturas de processamento. Óxidos de cobre dão origem a pigmentos verdes que se decompõem em temperaturas relativamente baixas (em torno de 900 ºC) enquanto adição de outros íons em sua composição poderá melhorar a sua estabilidade térmica e facilitar a sua utilização em revestimentos cerâmicos queimados em altas temperaturas. O presente trabalho teve por objetivo sintetizar, pelo método da precipitação (ou co-precipitação) química, pós de óxidos de cobre e de manganês, tanto puros quanto misturados destinados ao uso em esmaltes decorativos de matriz vítrea. Para tal fim, pó de frita de vidro foi produzido pela fusão de feldspato do Seridó (divisa entre Paraíba e Rio Grande do Norte). Massas selecionadas, 5 a 10% em peso, de pigmentos foram misturadas com o referido pó de frita e a barbotina resultante foi aplicada sobre a superfície de placas de alumina densa, seguindo-se secagem e queima em escolhidas temperaturas. As cores dos recobrimentos obtidos foram avaliadas por medidas colorimétricas usando o sistema CIEL*a*b* e os resultados variaram em função da composição e teor de pigmentos, bem como da temperatura de queima. Constatou-se que os pigmentos de óxidos puros de cobre e de manganês deram tonalidades mais claras do que aquelas fornecidas pelo pigmento misto de cobre e de manganês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Iceri, D. M., R. M. e. Sousa, R. S. Destro, M. H. Oikawa, E. C. Bianchi, P. R. de Aguiar, and C. A. Fortulan. "Comparação entre os métodos de aplicação de fluido de corte convencional e otimizado na retificação plana de cerâmicas." Cerâmica 58, no. 345 (March 2012): 84–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000100014.

Full text
Abstract:
Com o grande crescimento tecnológico e a necessidade de melhoria, um dos materiais que ganhou uma grande gama na área da engenharia mecânica é a cerâmica, pois possui vantagens físico-químicas e propriedades mecânicas significativas sobre o aço. Entretanto, sua usinagem é um processo difícil e delicado, que requer ainda uma grande atenção em relação ao seu estudo. Assim, o processo de retificação é um dos métodos que tem apresentado bons resultados, porém um grande problema acerca de tal processo é o uso excessivo de fluidos de corte, o que se tornou uma preocupação mundial, já que os fluidos apresentam graves problemas socioambientais, além disso, o fluido de corte é responsável por uma grande parte do custo final do processo, provocando, desse modo, um grande interesse em pesquisas referentes a métodos alternativos de forma a reduzir o consumo e melhorar as características do fluido de corte utilizado. Este trabalho visa comparar duas técnicas de lubri-refrigeração, o método convencional e a Lubrificação Otimizada. O uso do método otimizado é uma alternativa à diminuição do volume de fluido utilizado, já que este tem como princípio a aplicação de uma menor quantidade de fluido de corte com uma alta velocidade, localmente aplicada, ou seja, com essa redução benefícios ambientais e socioeconômicas são obtidos. A análise do trabalho será feita a partir da avaliação das variáveis de saída do processo de retificação plana tais como o comportamento rugosidade e desgaste do rebolo, já que por elas é possível avaliar o processo em relação a qualidade da peça versus custo. Com essas analises, pretende-se avaliar se a técnica otimizada é viável a substituição da refrigeração convencional na retificação plana de cerâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Benveniste, G., C. Gazulla, P. Fullana, I. Celades, T. Ros, R. Moliner, V. Zaera, and B. Godes. "Análise do Ciclo de Vida Setorial de Placas Cerâmicas." Cerâmica Industrial 17, no. 1 (2012): 7–13. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Krug, Lucas Fernando, and Renata Rodrigues de Almeida. "ANÁLISE DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO SIMPLES DE DOIS TIPOS DE ARGAMASSAS EM SUBSTRATOS LEVES DO SISTEMA STEEL FRAME." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 0I (August 18, 2020): 58. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e0i202058-76.

Full text
Abstract:
Existem diversas dúvidas a respeito da aderência das argamassas para o assentamento de cerâmicas nos substratos pouco rugosos do sistema Steel Frame. Com base nesta problemática realizou-se a verificação do desempenho da argamassa industrializada do tipo AC-III e da argamassa tradicional, esta ultima com aplicação de chapisco aditivado. Avaliou-se o comportamento das argamassas frente aos ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à compressão e absorção por capilaridade através de corpos de prova moldados e ensaiados aos 7, 28 dias de idade. Para determinar a resistência de aderência, assentou-se 10 placas cerâmicas sobre diferentes substratos sendo eles, placa cimentícia, GRFV, gesso acartonado RU e OSB, com as duas argamassas em estudo, após 28 dias realizou-se o ensaio de arrancamento. Conhecidos os resultados, notou-se que em todos os ensaios a argamassa industrializada apresentou melhor desempenho. Para o ensaio de arrancamento, os melhores resultados foram da chapa GRFV e do gesso acartonado RU com argamassa industrializada do tipo AC-III.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Prado, Ana Candida de Almeida, Carolina Del Roveri, Rogers Raphael Rocha, Antenor Zanardo, Maria Margarita Torres Moreno, José Francisco Marciano Motta, and Ana Paula Margarido Menegazzo. "Propriedades reológicas de matérias-primas do Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes provenientes da Formação Corumbataí (região de Rio Claro, SP)." Rem: Revista Escola de Minas 60, no. 4 (December 2007): 613–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000400006.

Full text
Abstract:
Siltitos e argilitos da Formação Corumbataí são fontes de matéria-prima para a indústria cerâmica do Pólo de Santa Gertrudes. Litotipos provenientes de três minas (Tute, Granusso e Cruzeiro), localizadas na região de Rio Claro - SP, foram caracterizados quanto à curva de defloculação, conteúdo crítico de sólidos e tempo de envelhecimento (propriedades reológicas). Os litotipos representam desde a base até o topo da coluna estratigráfica dessa formação. Os resultados reológicos foram correlacionados com a composição mineralógica. Os representantes da base estratigráfica apresentaram boa defloculação, quase não necessitando adicionar defloculante, e, de forma geral, continham illita, feldspato, quartzo, hematita, clorita e interestraficados de clorita - argilomineral expansivo ou de illita - argilomineral expansivo. A maioria dos litotipos do topo defloculou, porém a quantidade ideal de defloculante foi superior aos adicionados às amostras da base. Os litotipos do topo continham carbonatos, além dos minerais supracitados. Uma amostra coletada no topo da mina Tute, com sinais evidentes de intemperismo, não defloculou. Os carbonatos presentes nos estratos superiores da formação e a alteração supérgena prejudicaram a defloculação. A quantidade máxima de sólidos na barbotina foi 66% em peso para os litotipos do topo da formação. Os litotipos testados apresentaram o fenômeno de envelhecimento da suspensão, porém as barbotinas, após 120 horas de seus preparos, ainda apresentavam viscosidades semelhantes àquelas usadas pela indústria de placas cerâmicas para revestimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Tiago F. A., Edwar A. Torres, Tahiana F. C. Hermengildo, and Antonio J. Ramirez. "Desenvolvimento de sistema de apoio com depósito cerâmico para soldagem e processamento por atrito com pino não consumível." Soldagem & Inspeção 19, no. 2 (June 2014): 104–13. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si1902.02.

Full text
Abstract:
A mesa suporte das peças a serem unidas normalmente se deforma durante o processo de soldagem por atrito com pino não consumível devido às altas cargas envolvidas. Consequentemente, a obtenção de juntas soldadas com penetração total, bem como a vida útil da amostra e da ferramenta podem ser afetadas, causando paradas não programadas e comprometendo a produtividade do processo e deslocando mão de obra para uma etapa de manutenção não prevista na cadeia do processo de soldagem. Este trabalho apresenta uma mesa de apoio com depósito cerâmico para o processamento e soldagem por atrito com pino não consumível. Para o desenvolvimento da mesa foram testados quatro depósitos cerâmicos, sob uma placa de aço, dos quais o de menor porosidade atingiu melhor desempenho. Essa mesa permitiu a realização de juntas soldadas com penetração completa de aços inoxidáveis duplex; resistir às altas cargas durante a soldagem de aços baixa liga alta resistência e realizar juntas dissimilares aço-alumínio, sem aderência do material mais macio à mesa suporte; bem como outras importantes características como confinar o calor e o metal plastificado, assim como determinar parâmetros de soldagem estáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Bresciani, A., and C. Ricci. "Compactação Contínua de Placas Cerâmicas com Sistema de Fixação Integrado." Cerâmica Industrial 19, no. 4 (2014): 7–13. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.079.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Salam, Onur Emre, Aslan Gençer, Göksel Yilmaz, and Erkan Sarin. "Efeito da adição de Biokeram na produção de placas cerâmicas." Cerâmica industrial 23, no. 3 (2018): 17–20. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2018.018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Monfort, E., G. Mallol, A. Mezquita, R. Granel, and E. Vaquer. "Estudo da Combustão em Fornos Industriais de Fabricação de Placas Cerâmicas." Cerâmica Industrial 18, no. 2 (2013): 7–9. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dondi, Michele, Magda Blosi, Davide Gardini, Chiara Zanelli, and Paolo Zannini. "Tecnologia Jato de Tinta para Decoração Digital de Placas Cerâmicas: Visão Geral." Cerâmica Industrial 19, no. 2 (2014): 7–13. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vicente, Sanz Solana. "Tecnologia de impressão por jato de tinta para decoração de placas cerâmicas." Cerâmica Industrial 20, no. 3 (2015): 14–22. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2015.016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Almeida, Marisa, Ana Cláudia Dias, and Luís Arroja. "Avaliação do Ciclo de Vida de Placas Cerâmicas e Potencial de Melhoria." Cerâmica Industrial 20, no. 3 (2015): 7–13. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2015.018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Costa, Raniere Fernandes, Alysson Dantas Ferreira, José Jorge da Silva Junior, Pedro Mateus Aguiar Barbosa, Diego José Araújo Bandeira, Maria Luiza de Souza Rezende, and José Jefferson da Silva Nascimento. "Secagem de placas cerâmicas híbridas argila/rejeito de diatomita: Um estudo experimental." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 8, 2021): e13710817174. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17174.

Full text
Abstract:
Na produção de tijolos cerâmicos, tem-se na etapa de secagem um maior destaque por ser substancial no processo, uma vez que a qualidade do produto está relacionada diretamente a essa etapa. A secagem em tijolos cerâmicos maciços com diferentes percentuais de rejeitos de diatomita, foi experimentalmente realizada em uma estufa com circulação de ar forçada. Os experimentos foram realizados baseados em um planejamento experimental fatorial 2k como fatores de entrada, a temperaturas do ar (60 e 110 °C), a homogeneidade da mistura (30 e 60 min) e a porcentagem do rejeito (10 e 30 %). A partir da matriz dos resultados, analisou-se estatisticamente a influência dos parâmetros do planejamento sobre o comportamento da umidade. A cerca dos resultados do processo de secagem dos tijolos cerâmicos, concluísse que a temperatura é o principal parâmetro que controla a retirada de umidade do material. Foi observado que o rejeito de diatomita diminui a retenção de água nos corpos de prova, sendo os melhores resultados encontrados para as misturas com 30% de rejeito. Entretanto, verificou-se o inverso para o tempo de homogeneização, havendo a tendência de maior retenção de água para maiores tempos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Arruda Filho, Nivaldo T. de, Carolina P. Dantas, Antonio F. Leal, Normando P. Barbosa, Cibelle G. Silva, and Mavinieux V. Alexandre. "Resistência mecânica de compósitos cimentícios leves utilizando resíduos industriais e fibras de sisal." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 8 (August 2012): 894–902. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000800012.

Full text
Abstract:
A valorização de materiais alternativos incorporados com resíduos como opção ao convencional deve possibilitar a geração de um produto com qualidade, estética, produtividade e com potencial de reduzir impactos da poluição ambiental. Este trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver elementos construtivos para forro e divisórias, a partir de matrizes cimentícias com incorporação de resíduos industriais (resíduo cerâmico, etil vinil acetato - EVA) e fibras de sisal. Desenvolveram-se técnicas de moldagem em matrizes cimentícias autoadensáveis e se avaliou a resistência mecânica dos novos compósitos. Uma placa com resíduos de EVA foi produzida e, através de trabalhos de reologia, encontrou-se a pasta matriz de revestimento desta placa, com teor adequado de adições pozolânicas e aditivo superplastificante. Avaliaram-se as resistências mecânicas das placas, da pasta matriz de revestimento encontrada, com e sem adição de fibras, e do novo compósito formado pela união desses dois elementos. Utilizou-se a técnica de alinhamento de fibras com o intuito de incrementar resistência ao novo compósito leve. A adição da matriz com fibras alinhadas melhorou a resistência a flexão do novo compósito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pereira, Eduardo, Isac José da Silva, and Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa. "Avaliação dos mecanismos de aderência entre argamassa colante e substrato não poroso." Ambiente Construído 13, no. 2 (June 2013): 139–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212013000200011.

Full text
Abstract:
A resistência de aderência de um sistema de revestimento cerâmico é uma das mais importantes propriedades deste tipo de acabamento. O conhecimento das propriedades dos substratos e argamassas, e a capacidade de bem avaliar a interação entre os elementos são preceitos básicos para construírem-se revestimentos duráveis. Nesse sentido, o aperfeiçoamento dos modelos que descrevem os mecanismos de aderência, objetos de estudo deste trabalho, são essenciais, principalmente devido a diferenças nas características dos materiais relativas à porosidade, verificadas tanto em substratos como nas placas. O planejamento experimental consistiu no assentamento de um revestimento cerâmico externo utilizando-se a técnica de piso sobre piso, ensaios de resistência de aderência, aquisição de imagens em MEV dos pisos retirados do campo de testes e caracterização das argamassas colantes de estudo. Os resultados mostraram uma relação entre a resistência de aderência e a extensão de contato entre a argamassa e o substrato, indicando que o mecanismo de aderência para o assentamento de placas sobre substratos não porosos está diretamente relacionado com a extensão do contato entre os materiais, resultando em um modelo de aderência para o caso de revestimento cerâmico em substrato pouco poroso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, S. C. B., A. Rodrigues, F. Pelisser, M. R. Rocha, O. R. K. Montedo, and E. Angioletto. "EFEITO DE CICLOS HIGROTÉRMICOS NA RESISTÊNCIA À ADESÃO DE SISTEMAS PLACAS CERÂMICAS-ARGAMASSAS." Cerâmica Industrial 20, no. 5 (2015): 7–12. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2015.025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bristot, Vilson Menegon, Luís Eduardo Guollo Bertan, Natalia Pereira da Coreggio, Karina Donadel Carvalho, Agenor de Noni, Maykon Cargnin, and Reginaldo Tassi. "Estudo de Propriedades Mecânicas de Placas Cerâmicas Fotovoltaicas para Aplicação em Fachadas Ventiladas." Cerâmica Industrial 22, no. 4 (2017): 15–21. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2017.011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cabedo, Javier, Susana Carmena, Manolo Mateu, Carlos Gil, Adriana Belda, and Vicente Sanz. "Placas Cerâmicas Antiderrapantes Obtidas pela Técnica de Jato de Tinta: Resistência ao Ataque Químico." Cerâmica Industrial 19, no. 1 (2014): 7–12. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Medeiros, Fabiana Kelly de, Robson Cesar Alves de Aquino, Ayane Maria Teixeira Rodrigues, Hevair Castro Silva, Iago Bruno Campos Dias, and Heber Sivini Ferreira. "Produção de Tijolos Maciços e Placas Cerâmicas de Revestimento com Adição de Óleo Lubrificante Usado." Cerâmica Industrial 19, no. 2 (2014): 38–45. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.071.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Felix, Rafael Perdomo. "REABILITAÇÃO COM LAMINADOS CERÂMICOS EM PACIENTE COM DTM." Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas 1, no. 001 (September 30, 2020): 1–7. http://dx.doi.org/10.47095/issn.2675-3995.rohaco.ed01-2019.art00.

Full text
Abstract:
Em um caso de reabilitação estética o mais importante é o planejamento envolvendo fotos, modelos e mock up. A expectativa e motivação do paciente são fatores essenciais para o caso ter sucesso, para isso, é imprescindível conhecer os materiais que estará trabalhando e particularidades de cada caso como este, em questão, com hábitos parafuncionais e oclusão desestabilizada. O caso que trabalhamos no presenta artigo foi utilizado cerâmicas do tipo Dissilicato de Li na parte superior de envolvendo os dentes 13 a 23 e na parte inferior de 35 a 44, preparos conservadores visando a adesão e preservando a estrutura dentária que já estava prejudicada pela ação do bruxismo. O resultado foi um trabalho bem previsível, com uma aceitação estética excelente da paciente e uma estabilização de mordida respeitando os parâmetros oclusais já descritos na literatura, sendo preservados com uma placa de ATM no final do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Felix, Rafael Perdomo. "REABILITAÇÃO COM LAMINADOS CERÂMICOS EM PACIENTE COM DTM." Revista Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas 1, no. 001 (October 1, 2019): 1–7. http://dx.doi.org/10.47095/issn.2675-3995.rohaco.ed01-2019.art01.

Full text
Abstract:
Em um caso de reabilitação estética o mais importante é o planejamento envolvendo fotos, modelos e mock up. A expectativa e motivação do paciente são fatores essenciais para o caso ter sucesso, para isso, é imprescindível conhecer os materiais que estará trabalhando e particularidades de cada caso como este, em questão, com hábitos parafuncionais e oclusão desestabilizada. O caso que trabalhamos no presenta artigo foi utilizado cerâmicas do tipo Dissilicato de Li na parte superior de envolvendo os dentes 13 a 23 e na parte inferior de 35 a 44, preparos conservadores visando a adesão e preservando a estrutura dentária que já estava prejudicada pela ação do bruxismo. O resultado foi um trabalho bem previsível, com uma aceitação estética excelente da paciente e uma estabilização de mordida respeitando os parâmetros oclusais já descritos na literatura, sendo preservados com uma placa de ATM no final do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Cipriano, Pamela Bento, Rafaela Tatianne Oliveira de Rezende, and Andréa De Vasconcelos Ferraz. "Produção de cerâmica vermelha utilizando argila proveniente da mineração de gipsita e resíduo de gesso." Acta Brasiliensis 3, no. 1 (January 2, 2019): 25. http://dx.doi.org/10.22571/2526-4338145.

Full text
Abstract:
Os resíduos de gesso e de argila são gerados ao longo da cadeia produtiva do gesso. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar os efeitos da incorporação de resíduo de gesso da indústria de placas em argila residual obtida da extração da gipsita, para obtenção de produtos de cerâmica vermelha com melhores propriedades reduzindo os impactos ambientais. Foi avaliada a incorporação de 5% e 10% de resíduos de gesso na argila, considerando duas temperaturas de sinterização (800 e 1050 ºC), sendo determinada a retração linear, a absorção de água, a porosidade e a massa específica aparente, a perda ao fogo e a resistência à flexão. Avaliou-se a morfologia da superfície de fratura por microscopia. A resistência à flexão foi cerca de 4,24% e a absorção de água aproximadamente 11,45%. A formação de pequenos aglomerados e presença de poros foram evidenciadas pelas microscopias nas amostras contendo gesso independente do teor e das temperaturas de queima estudadas. Melhores resultados foram obtidos com a adição de 5% de resíduo de gesso queimadas a 800 ºC apresentando propriedades semelhantes à argila pura. A utilização de materiais residuais permite a redução dos impactos ambientais e a possibilidade de novas formulações para produtos de cerâmica vermelha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, H. A., L. C. Nascimento, Z. S. Macedo, and R. M. P. B. Oliveira. "Avaliação da umidade de granulação na prensagem de massas para placas cerâmicas de revestimento semi-poroso." Cerâmica Industrial 20, no. 5 (2015): 13–17. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2015.031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Oliveira, Wanderson Caetano de, and Rafaella Oliveira Guimarães Santos. "Viabilidade do uso de placa pré-moldada de concreto em casas no estado do Tocantins." Engineering Sciences 9, no. 1 (March 26, 2021): 53–67. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.001.0006.

Full text
Abstract:
A industrialização da construção civil, através do Concreto Pré-Moldado, vem promovendo a nível nacional e internacional um grande avanço na qualidade e eficiência dos canteiros de obras, pois com alto padrão de controle ao longo de sua cadeia produtiva, materiais de boa qualidade e mão-de-obra capacitada, as obras civis tornaram-se mais organizadas e seguras. Este trabalho tem como objetivo a análise de trabalhos voltados para os painéis pré-moldados de concreto utilizados em residências, trazendo a parte orçamentaria para nossa região, visando ainda verificar a viabilidade do uso de tal metodologia construtiva no estado do Tocantins, a fim de contribuir para um melhor desempenho da técnica adotada, bem como explanar o método executivo dos painéis em comparação a casas de alvenaria convencional. Os dados obtidos apresentaram uma economia para o sistema pré-moldado de 9,75%. Tornando assim o sistema de execução em pré-moldados uma alternativa totalmente viável em comparação ao método convencional de bloco cerâmico. O intuito deste trabalho foi contribuir de forma significativa sobre a disposição de informações a respeito do emprego do método construtivo de painéis de vedação de concreto armado empregados na construção de residências no estado do Tocantins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography