To see the other types of publications on this topic, follow the link: Planalto (PR).

Journal articles on the topic 'Planalto (PR)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 32 journal articles for your research on the topic 'Planalto (PR).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Vidotti, Ana Paula. "1º Simpósio de História Natural do Terceiro Planalto Paranaense 05 de outubro a 18 de dezembro de 2015, Maringá (PR)." Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar 19, no. 2-3 (June 13, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v19i2-3.32262.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima, and Barbara Grace Tobaldini de Lima. "A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências." ACTIO: Docência em Ciências 2, no. 1 (July 28, 2017): 41. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v2n1.6724.

Full text
Abstract:
A alfabetização científica é uma alternativa que torna possível a ressignificação da ciência, na qual prioriza a contextualização do conteúdo e o compromisso com a formação de cidadãos críticos e preparados para participar de discussões sobre os avanços e implicações da ciência. Desse modo, esta pesquisa objetivou compreender como a abordagem da alfabetização científica vêm sendo trabalhada em sala de aula pelos professores de Ciências das escolas da educação básica do município de Planalto, PR. A metodologia que retrata a abordagem do problema de pesquisa é classificada como qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se entrevistas com quatro professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Planalto, PR. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, no qual emergiram as seguintes categorias: A compreensão dos professores sobre alfabetização científica e Formação permanente. Verificou-se a necessidade de se discutir e repensar os objetivos do ensino de Ciências, afim de proporcionar o processo da Alfabetização Científica pois existem muitas lacunas na compreensão dessa abordagem. Assim, ressalta-se a importância do contínuo processo de formação na carreira do profissional docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Michelon, Cássio, and Paulo Henrique Labiak. "Samambaias e licófitas do Parque Estadual do Guartelá, PR, Brasil." Hoehnea 40, no. 2 (June 2013): 191–204. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062013000200001.

Full text
Abstract:
Este estudo trata do levantamento das espécies de samambaias e licófitas do Parque Estadual do Guartelá, Paraná, área caracterizada por um intricado mosaico de formações vegetacionais e geológicas. Foram encontradas 164 espécies, distribuídas em 18 famílias e 59 gêneros. Ficou evidente que a configuração fitofisionomica/geológica é um fator determinante na preferência habitats das espécies encontradas. Cheilanthes goyazensis e Phlegmariurus badinianus são o primeiro registro para o Estado do Paraná, já Lindsaea stricta é o segundo registro para o Estado, enquanto Anemia ferruginea e Cyathea myriotricha constituem o terceiro registro para o Estado. Além dessas, oito espécies são novos registros para o Segundo Planalto Paranaense. Concluímos que a heterogeneidade ambiental da área esta diretamente relacionada com a elevada riqueza florística local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SIRTOLI, Angelo Evaristo, and Marcelo Ricardo De LIMA. "CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DE SEDIMENTOS DE CAVERNAS EM SISTEMAS CÁRSTICOS DO PRIMEIRO PLANALTO PARANAENSE." Scientia Agraria 3, no. 1 (December 31, 2002): 87. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v3i1.1035.

Full text
Abstract:
Solos em cavernas são formados em sua maior parte de sedimentos provenientes do exterior através dos rios subterrâneos e precipitação de substâncias solúveis na água, acrescidos de material orgânico dos animais e microorganismos que habitam este ecossistema. Este trabalho visou avaliar características químicas e físicas de sedimentos de cavernas, em diferentes sistemas cársticos. Foram estudadas as cavernas principais dos sistemas de Bromado e Cachimba (Rio Branco do Sul – PR) e Pinheirinho (Campo Largo – PR). Foram realizadas análises químicas e granulométricas dos sedimentos. O pH destes, na maioria dos casos, é alcalino ou ligeiramente ácido. Os maiores teores de C orgânico situam-se nas camadas superficiais, nos níveis de base atuais e pretéritos. Os teores de P disponível são altos, porém pode ter ocorrido extração de formas pouco lábeis em decorrência do extrator utilizado. Os teores de K são médios a baixos e, a CTC e saturação de bases são altas. Os sedimentos apresentam textura média e argilosa, ressaltando que as amostras com maiores concentrações de areia grossa são aquelas no nível de base atual, podendo indicar a degradação do entorno das cavernas. Os resultados encontrados evidenciam a possibilidade de utilização destas informações para subsidiar o estudo dos impactos antrópicos nas cavernas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Folador, Benice. "IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DE CONFLITOS POTENCIAIS DE USO NO SETOR CENTRO-LESTE DO PLANALTO DE FRANCISCO BELTRÃO – SW/PR." Revista Geografar 8, no. 2 (December 20, 2013): 53. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v8i2.27979.

Full text
Abstract:
A pesquisa apresenta as áreas de preservação permanente e de conflitos potenciais de uso no setor centro-leste do Planalto de Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná. A análise foi efetuada a partir do reconhecimento das características físicas de relevo e hidrografia, bem como do uso do solo existente na área, utilizando-se de técnicas do geoprocessamento. Os setores de APP foram individualizados de acordo com o trata o Código Florestal Brasileiro vigente. A área estudada apresenta 139.061,81ha, dos quais 26.515,60 ha são consideradas áreas sensíveis ao meio ambiente. De acordo com as categorias de APP analisadas (elevações do relevo, declividade acima de 30º, hidrografia), e com o que define o Código Florestal como APP, 19% da área de estudo são protegidas pela legislação. Dos tipos de APP existentes na área estudada, a preservação ao longo dos cursos d’água responde pela maior extensão das áreas protegidas (15.218,93ha). As menores participações entre as APP correspondem às encostas com declividade superior a 45° (2.190,23ha), e as APP de categoria Morro (1.155,59 ha). Identificou-se cinco classes de uso do solo no setor centro leste do Planalto de Francisco Beltrão: lavoura colhida, representa 9,20% do total; floresta, com 25,43% do total; área urbana 3,05% do total; lavoura em desenvolvimento 31,88% do total e solo exposto 30,43%. As áreas de conflito de uso concentram-se ao longo da margem do rio Chopim, bem como de seus afluentes nas proximidades da confluência. As áreas de conflito relacionadas as nascentes de canais constituem grande número, distribuídas aleatoriamente em toda a área de estudo. As APP ocupadas com florestas foram consideradas uso adequado do solo e perfazem total de 13.103,70ha. Aquelas áreas que foram indicadas pelas variáveis relevo e hidrografia como de APP e que a análise de uso do solo mostrou ocupação, seja com lavoura em desenvolvimento, lavoura colhida, área urbana ou solo exposto, foram consideradas uso inadequado do solo. Essas representam área de 12.128,50ha no setor centro-leste do Planalto de Francisco Beltrão. Palavras Chaves: Áreas de Preservação Permanente; Conflitos potenciais de uso; Legislação Ambiental; Planalto de Francisco Beltrão; Sudoeste do Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Herpich, Francine, and Norma Kiyota. "A perspectiva social de moradores atingidos pela Hidrelétrica Baixo Iguaçu/PR." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 5, no. 3 (August 13, 2018): 057. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n3p057-084.

Full text
Abstract:
Este artigo resulta de estudo que procurou compreender a perspectiva social dos moradores atingidos pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu com base nas teorias de Young (2000, 2006) e Hannigan (1995). O estudo de campo foi levado a efeito com moradores atingidos dos municípios paranaenses de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Nova Prata do Iguaçu, Realeza e Planalto. A metodologia utilizada incluiu análise documental e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, aplicadas junto aos moradores e às lideranças das organizações que atuam na região. Pode-se concluir que a perspectiva social dos atingidos é construída a partir de sentimentos de ansiedade e insegurança, na medida em que eles percebem desvantagens como prejuízos econômicos, psicológicos e sociais, principalmente, devido ao tempo de espera para a resolução dos conflitos e a conclusão do processo de implantação da hidrelétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ritter, Lia Maris Orth, Milton Cezar Ribeiro, and Rosemeri Segecin Moro. "Composição florística e fitofisionomia de remanescentes disjuntos de Cerrado nos Campos Gerais, PR, Brasil - limite austral do bioma." Biota Neotropica 10, no. 3 (September 2010): 379–414. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032010000300034.

Full text
Abstract:
O cerrado possui seu limite austral de ocorrência nos Campos Gerais do Paraná onde, na forma de pequenos fragmentos disjuntos, tem grande afinidade com as formações savânicas de São Paulo e do Planalto Central do Brasil. Encontra-se, na sua maior parte, em propriedades particulares, sob forte pressão da agropecuária, tendo sido até então pouco estudado. Foram realizadas análises florísticas e fitofisionômicas de 30 remanescentes de cerrado em seis municípios, com determinação de um total de 1.782 táxons. Asteraceae foi a família com maior riqueza de espécies (256), seguida por Fabaceae (207), Poaceae (183), Myrtaceae (72) e Melastomataceae (54). Encontrou-se um gradiente latitudinal e geomorfológico na distribuição das fisionomias: cerrado stricto sensu (50%) e cerradão (13%) distribuem-se nos planaltos areníticos ao norte da região; enquanto cerrado rupestre (17%) e campo sujo com fácies de cerrado (20%) estão mais representados nas porções meridionais, nos relevos escarpados dos vales dos rios. Os remanescentes mostraram similaridade florística com áreas core do Bioma e podem ser consideradas áreas marginais da amplitude geográfica de muitos táxons, compartilhando espécies típicas, características da Província Sulina. Portanto, estas áreas campestres seriam melhor classificadas como savanas do que como estepes. A fitocenose mais austral em Ponta Grossa, com alta riqueza de espécies, encontra-se isolada biogeograficamente dos demais elementos do Bioma, constituindo um possível centro de endemismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Föetsch, Alcimara Aparecida. "Sistema Faxinal e áreas de caíva: identidades territoriais no espaço agrário da região do Contestado (PR/SC) / Faxinal System and caíva’s areas: territorial identities in the agrarian space in the Contestado region (PR/SC)." Caderno de Geografia 28, no. 53 (May 12, 2018): 467–89. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2018v28n53p467-489.

Full text
Abstract:
Num cenário de mobilização política assiste-se a partir da década de 1980 no Paraná, sobretudo na região Centro-Sul do estado, a (re)construção da identidade territorial faxinalense por meio da atuação de associações, articulações, organizações não governamentais, universidades, movimentos populares e poder público. Em contrapartida, no Planalto Norte de Santa Catarina, região de divisa com o estado paranaense, que compartilha similares características físico-naturais e histórico-geográficas, o Sistema aparenta invisibilidade. Neste destoante e controverso contexto, o presente artigo analisa a territorialidade dos elementos que caracterizam o Sistema Faxinal na região do Contestado, localizada entre os estados do Paraná e Santa Catarina, buscando compreender sua consolidação, desarticulação e reminiscências na perspectiva das identidades territoriais. Para tanto, discute-se a forma com que vêm sendo construída a identidade territorial faxinalense no Paraná e se investiga o que ocorreu com a territorialidade dos elementos que compõem o Sistema em Santa Catarina.Palavras–chave: Sistema Faxinal. Caívas. Identidades Territoriais. Espaço Agrário. Contestado.Abstract In a scenery of political mobilization, it is seen from the 1980s decade in Paraná, especially in the South-Center region of the state, the (re) construction of territorial identity of Faxinal due to the association acting, articulations, non-governmental organizations, universities, popular movements and public power. In contrast, in the Planalto Norte of Santa Catarina, the border region with Paraná state, which shares similar physical-natural, and historical-geographic characteristics, the system presents invisibility. In this aspect and controversial context, this present article analyses the elements territoriality that feature the faxinal System in the Contestado region, located between Paraná and Santa Catarina states, aiming at understanding its consolidation, disarticulation, and reminiscences in the perspective of territorial identities. Therefore, it is discussed the way that the territorial identity has been built on the faxinalense territorial identity in Paraná and it is investigated what occurred with the elements that compound the System territoriality in Santa Catarina.Keywords: Faxinal System. Caíva. Territorial Identities. Agrarian Spaces. Contestado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vargas, Karine Bueno, Edison Fortes, and Eduardo Salamuni. "ANÁLISE MORFOESTRUTURAL DA BACIA DO RIBEIRÃO ÁGUA DAS ANTAS – PR." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 34 (September 22, 2015): 7. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v34i0.37358.

Full text
Abstract:
A bacia hidrográfica do ribeirão Água das Antas localiza-se no centro norte do estado do Paraná, tendo seu maior domínio do município de Grandes Rios, na transição do Segundo para o Terceiro Planalto Paranaense. Está modelada sobre as litoestruturas das Formações Rio do Rasto, Pirambóia, Botucatu e Serra Geral da Bacia Sedimentar do Paraná. No presente artigo são identificadas e interpretadas as anomalias de drenagem na referida bacia, a partir da aplicação de índices morfométricos e de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento para a confecção de anomalias da área de estudo. As anomalias de drenagem correspondem a anormalidades ou irregularidades decorrentes principalmente de processos morfoestruturais e morfotectônicos. Os índices morfométricos utilizados, como fator de assimetria da bacia, fator de simetria topográfico transversal e relação declividade-extensão, apresentaram dados satisfatórios, com a identificação de alto índice de assimetrias na bacia. Por meio da fotointerpretação foram identificados curvaturas anômalas, segmentos retilíneos, erosões ativas, zona de abandono de drenagem, drenagens radiais e sub-radiais e tendência de migração do canal, as quais são consideradas anomalias. Devido à forte assimetria do canal, a bacia do ribeirão Água das Antas foi analisada à luz de zonas morfoestruturais, geradas pelo desnivelamento de blocos de falhas, sendo possível verificar a atuação da tectônica recente que afetou a rede de drenagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pagotto, Dayane, Julio Cesar Paisani, and Michael Vinicius de Sordi. "Dinâmica da paisagem do planalto do rio Canoas (SC) no quaternário tardio com base em registros pedoestratigráficos de paleocabeceira de drenagem." Geosul 35, no. 75 (June 9, 2020): 481–505. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n75p481.

Full text
Abstract:
O estudo da dinâmica quaternária das paisagens do sul do Brasil tem avançado, porém lacunas na escala mesolocal permanecem. A aplicação de descrições pedoestratigráficas, análise granulométrica, determinação de isótopos estáveis do carbono (ƍ13C), análise micromorfológica e o estabelecimento da geocronologia do registro estratigráfico permitiram estabelecer a morfodinâmica de paleocabeceira de drenagem no Planalto do rio Canoas durante o Quaternário Tardio. Essa unidade geomórfica apresenta, em sua maioria, registros pedoestratigráficos cronocorrelatos com outros identificados nas superfícies de cimeiras de Palmas/Caçador (PR-SC) e Vacaria (RS), sugerindo que sua dinâmica ambiental esteve em fases com condições paleoambientais de cunho regional detectadas do Último Interestadial ao Holoceno Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

MAZZA, Lorena De Miranda, Giovana Clarice PÔGGERE, Fernanda Pereira FERRARO, Camila Basto RIBEIRO, Verediana Fernanda CHEROBIM, Antonio Carlos Vargas MOTTA, and Anibal De MORAES. "ADUBAÇÃO NITROGENADA NA PRODUTIVIDADE E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CAPIM MOMBAÇA NO PRIMEIRO PLANALTO PARANAENSE." Scientia Agraria 10, no. 4 (July 31, 2009): 257. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v10i4.14915.

Full text
Abstract:
A grande maioria do rebanho brasileiro de bovinos é criado a pasto e apresenta baixa produtividade, dado pelo baixo suprimento e qualidade das pastagens. O objetivo foi avaliar a produtividade e composição química do Capim Mombaça (Panicum maximum) sob doses crescentes de nitrogênio. O experimento foi conduzido na Estação Experimental do Cangüiri localizada em Pinhais-PR, pertencente à Universidade Federal do Paraná. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com quatro repetições e cinco tratamentos (0, 85, 170, 320 e 510 kg de N ha-1) aplicados a lanço em novembro de 2007. Os parâmetros avaliados foram produtividade de matéria seca (MS), teor de clorofila na folha e concentrações totais de N e C. A pastagem obteve incrementos na produção de MS, teor de clorofila e concentração total de N. A adubação nitrogenada propiciou incrementos lineares na produção de MS e PB, variando de 585 a 10.310 e de 45 a 1.279 kg ha-1, após 85 e 161 dias da aplicação, respectivamente. Os incrementos na produtividade de matéria seca foram lineares com 19 kg de MS para cada kg de N aplicado. Cada kg de N também propiciou as seguintes variações lineares: 0,5x10-5 mg kg-1 de N - teor de clorofila, 0,015 g kg-1 de N - concentração de N; 2,52 kg kg-1 de N - PB; 7,98 kg kg-1 de N - C total, e -0,025 - relação C/N. A adubação nitrogenada aumentou a produtividade, bem como as concentrações de PB e clorofila, além de diminuir a relação C/N.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Rafael Ferreira dos, Henrique José Schipanski, Alcemar Rodrigues Martello, and Huilquer Francisco Vogel. "Análise preliminar de paleotocas em Porto União-SC e União da Vitória-PR, Brasil." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 3, 2021): e330101119176. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19176.

Full text
Abstract:
Os registros da megafauna pleistocênica são bem documentados no Brasil. Entre os muitos representantes da megafauna, podem-se destacar os representantes da família Mylodontidae e Megatheriidae (i.e., preguiças gigantes do Quartenário). Evidências sugerem que esses representantes eram animais terrícolas e de certa forma “construíam” cavidades naturais. Essas cavidades são denominadas de paleotocas e, apresentam grande importância paleontológica por conter registros icnofossilíferos (e.g., marcas de garras) que fornecem evidências sobre a biologia dos agentes construtores. Embora se tenha conhecimento dessas estruturas no Rio Grande do Sul e região Sudeste do Brasil, no Paraná e no planalto norte de Santa Catarina, registros dessas estruturas são inexistentes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi descrever os padrões de túneis e os icnofósseis produzidos por animais escavadores da megafauna em paleotocas ocorrentes nos municípios de União da Vitória e Porto União, região sul do Brasil. Utilizou-se o método “Snowball sampling” para encontrar as paleotocas, posteriormente medidas como altura e largura foram obtidas utilizando-se de materiais métricos. Os icnofósseis foram medidos utilizando uma régua comum. Foram encontradas 13 paleotocas livres ou parcialmente obstruídas e seis crotovinas, construídas em arenitos da Formação Botucatu. Nelas foram identificadas quatro diferentes morfologias de túnel e no seu interior foram identificados cinco tipos distintos de icnofósseis. Por conta de suas características similares, algumas marcas foram atribuídas a indivíduos de Mylodontidae.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Paes, César Moreira, and Maristela Povaluk. "Atropelamento de animais silvestres na Rodovia Federal BR-116, trecho administrado pela Concessionária Autopista Planalto Sul." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 1, no. 2 (March 11, 2013): 26–40. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v1i2.285.

Full text
Abstract:
As rodovias causam diversos impactos ao meio ambiente, entre os quais a mortalidade de animais silvestres causados por atropelamentos, que podem causar redução significativa da fauna brasileira. A pesquisa teve como objetivo verificar a incidência de animais silvestres atropelados em um trecho de 412 km da BR-116, entre Curitiba e a divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, administrado pela Concessionária Autopista Planalto Sul, durante o período de setembro de 2008 até junho de 2009. No total foram registrados 195 animais mortos de 24 espécies, sendo 151 mamíferos (78%), 8 aves (4%), 6 répteis (3%) e 30 animais não identificados (15%). As espécies que apresentaram as maiores freqüências de atropelamentos foram 59 Gambás (Didelphis spp) espécies mais afetadas no trecho pesquisado, seguida por 25 Ouriços (Coendou spp). Neste período foi registrado a morte de três espécies ameaçadas de extinção: 1 Bugio (Alouatta guariba) e 2 Lontras (Lutra longicaudis). Durante os dez meses de monitoramento foi verificado que o Km 164/PR teve 7 animais atropelados sendo considerado um ponto crítico. Como medidas metigadoras para este local são sugeridas a implantação de redutores de velocidade, placas de advertência, bem como estruturas destinadas à travessia de animais, como túneis, pontes ou cercas direcionadoras. Outra forma indicada para reduzir a incidência de atropelamentos nas rodovias seria adotar campanhas educativas para conscientizar os motoristas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Klein, Roseli Bilobran, and Márcia Marlene Stentzler. "Arquivos escolares: uma caixa de surpresas com as especificidades e características de uma instituição educativa." Revista HISTEDBR On-line 18, no. 2 (June 22, 2018): 420–44. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651906.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados do trabalho de catalogação de fontes primárias de instituições escolares, concretizado por meio do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (Nucathe), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória (PR). As fontes pertencem a arquivos de instituições localizadas na região denominada Vale do Iguaçu, contemplando os municípios de União da Vitória (PR) no sul do Estado do Paraná e de Porto União (SC) no planalto norte catarinense. Esse trabalho tem por objetivo apresentar documentos catalogados e algumas transcrições dos originais, os quais revelam aspectos do cotidiano escolar e da cultura produzida no processo de conformação socioeducacional nas cidades fronteiriças. As fontes aqui relacionadas pertencem às escolas: Casa Escolar Professor Serapião com origem em 1912, remodelada para Grupo Escolar Professor Serapião em 1919 e, a Escola Complementar primária anexa instituída em 1929; o Colégio Santos Anjos criado em 1917; as Escolas Reunidas de Porto União instaladas em 1918, remodelada para Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso no ano de 1927 e, a Escola Complementar anexa criada em 1928. Esse trabalho permitiu reunir fragmentos do passado que mostram aspectos da escolarização na região do Contestado, desvendando “surpresas” e apresentando, por exemplo, as práticas educativas adotadas nesses estabelecimentos de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Melo, Ordilei Aparecido Gaspar de Melo, Nelson Douhi, Pedro França Junior, and Manoel Luíz dos Santos. "VERIFICAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA IMPOSIÇÃO LITOESTRUTURAL SOBRE A DRENAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BAIANO-ASSIS CHATEAUBRIAND/PR A PARTIR DA APLICAÇÃO DE VARIÁVEIS MORFOMÉTRICAS." Revista Brasileira de Geografia Física 3, no. 1 (August 2, 2010): 07. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v3i1.232650.

Full text
Abstract:
Os parâmetros morfométricos representam uma ferramenta importante quando aliada aos estudos geomorfológicos, por atentarem à compreensão dos condicionantes do equilíbrio ou desequilíbrio do sistema fluvial. Este estudo adota uma proposta de análise denominada RDE (relação declividade vs extensão) também designada de Stream-Gradient Índex. Os índices apresentados se referem à bacia hidrográfica do rio Baiano no município de Assis Chateaubriand-Pr e evidenciam a influência litológica sobre a organização espacial da rede de drenagem e dos processos associados. A área localiza-se no Terceiro Planalto Paranaense, com litologia de rochas eruptivas básicas da Formação Serra Geral. Estruturalmente recebe influência de linhas de falhas e fraturas direcionadas SE-NW e SW-NE predominantemente, que condicionam o desenvolvimento e direção dos eixos de drenagem. Ao longo dos 22,85km do rio Baiano foram identificados 6 segmentos, sendo detectados trechos em equilíbrio e com anomalias de 1ª e 2ª ordem. Verificou-se que os lineamentos estruturais condicionam inflexões na linha do talvegue e constituem um fator preponderante para a ocorrência de anomalias, influenciando no padrão de drenagem da bacia e na sinuosidade do canal. Palavras-chave: Litologia, análise morfométrica, bacia hidrográfica, anomalias de drenagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Denti, Eidi Alfredo, and Erlei Melo Reis. "Levantamento de fungos associados às podridões do colmo e quantificação de danos em lavouras de milho do Planalto Médio gaúcho e dos Campos Gerais do Paraná." Fitopatologia Brasileira 28, no. 6 (December 2003): 585–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582003000600001.

Full text
Abstract:
Os danos causados pelas podridões da base do colmo, a incidência de colmos doentes e as espécies de fungos envolvidas foram determinados em amostragem procedida em 29 lavouras de milho (Zea mays) destinadas à produção de grãos e de sementes, localizadas nas regiões do Planalto Médio gaúcho (RS) e dos Campos Gerais do Paraná (PR), nas safras 1997/98 e 1998/99. Os danos na safra 1997/98 variaram de 213 a 3.089 com média de 678 e na safra 1998/99 de 358 a 3.086 com média de 1.151 kg.ha-1. A incidência de colmos doentes no primeiro ano variou de 11,2 a 71,4 com média de 40,9 e no segundo de 21,9 a 79,3 com média de 45,9%. Não foi observada correlação entre os danos e a incidência de colmos doentes provavelmente pela diversidade das lavouras quanto aos fatores como genótipos, sistema de cultivo e forma de semeadura, fertilidade do solo, adubação e condições ambientais. A espécie de fungo que apresentou a maior incidência na primeira safra foi Colletotrichum graminicola e, na segunda, Fusarium graminearum. Além dessas, identificou-se outras espécies, como Diplodia maydis, D. macrospora, Fusarium moniliforme e F. subglutinans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Loregian-Penkal, Loremi, and Luciana Lanhi Balthazar. "CONTATO LINGUÍSTICO PORTUGUÊS BRASILEIRO -TALIAN EM SANTA FELICIDADE (CURITIBA) E COLOMBO, PARANÁ." Web Revista SOCIODIALETO 11, no. 33 (May 20, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.337.

Full text
Abstract:
O contato linguístico do Português Brasileiro com o Talian, Língua de Referência Cultural Brasileira (IPHAN/MinC, 2014), no planalto curitibano (Santa Felicidade, bairro de Curitiba, e Colombo- PR), é ainda inexplorado sociolinguisticamente. Entrevistas sociolinguísticas, faladas em Talian, realizadas a partir de 2018 pelo Centro de Estudos Vênetos no Paraná, CEVEP, servem de amostra à análise aqui apresentada, cujo principal objetivo é descrever e analisar parte desse contato entre essas duas línguas, mostrando que tal fenômeno é algo normal entre as línguas vivas e que coexistem em um mesmo território. O aporte teórico advém da Teoria da Variação e Mudança (cf. Weinreich; Labov; Herzog, 2006 [1968]); de Conde Silvestre (2007); de Weinreich (1953), além de nos pautarmos em estudos realizados no Brasil, especialmente os de Couto (2011); Margotti e Altenhoffen (2011); Frosi e Raso (2011); Ortale (2016), entre outros. Os resultados apontam que, de modo geral, os falantes das duas localidades analisadas apresentam em suas falas em Talian forte interferência do Português Brasileiro, e se evidencia em todos os níveis de análise, notadamente no lexical, mas há também interferências, em menor escala, nos níveis fonético/fonológico, morfossintático e discursivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Teodoro, Ueslei, Vicente La Salvia Filho, Edson Maurício de Lima, Norico Miyagui Misuta, Thais Gomes Verginassi, and Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira. "Leishmaniose tegumentar americana: flebotomíneos de área de transmissão no Norte do Paraná, Brasil." Revista de Saúde Pública 25, no. 2 (April 1991): 129–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101991000200007.

Full text
Abstract:
Dos casos de leishmaniose tegumentar diagnosticados no Laboratório de Ensino e Pesquisa de Análises Clínicas da Universidade Estadual de Maringá-PR (Brasil), a maioria está relacionada a áreas, no Norte do Paraná, que vem sendo ocupadas desde a década de 1940, quando se iniciou extenso desmatamento naquela Região. A vegetação nativa, já em grande parte destruída, é constituída por mata densa do tipo tropical de transição para subtropical. A paisagem no seu conjunto é de planalto, com clima tropical de transição para subtropical, temperaturas médias anuais entre 20°C e 22°C e média do mês mais quente superior a 22°C. Das florestas nativas restam poucas e esparsas manchas de vegetação, geralmente modificadas, ao longo das bacias dos rios Ivaí, Paranapanema e Paraná, e seus afluentes. Neste ambiente foram feitas 24 capturas de flebotomíneos, 2 por mês, de outubro de 1986 a setembro de 1987, das 18 horas à l hora do dia seguinte. As capturas, com armadilhas de Shannon, foram realizadas às margens de mata modificada, tendo sido classificados 16.496 flebotomíneos, pertencentes na sua quase totalidade a 13 espécies. Observou-se prevalência de Lutzomyia whitmani com 11.188 (67,82%) exemplares, seguido por Lutzomyia intermedia com 2.900 (17,58%) e Lutzomyia migonei com 1.491 (9,03%). Lutzomyia whitmani e Lutzomyia intermedia vêm mostrando grande capacidade de adaptação nos ambientes antrópicos, onde têm destacado papel na transmissão de leishmaniose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Péllico Netto, Sylvio, Érico Emed Kauano, Márcio Coraiola, Saulo Henrique Weber, and Sergius Erdelyi. "ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE NEUTRALIZAÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO NO PROGRAMA VIVAT NEUTRACARBO EM TIJUCAS DO SUL, AGUDOS DO SUL E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PR." Revista Acadêmica: Ciência Animal 6, no. 2 (April 15, 2008): 293. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v6i2.10526.

Full text
Abstract:
A ação antrópica, principalmente resultante da industrialização, tem provocado mudanças climáticas globais, com inúmeras conseqüências ao ambiente e com repercussões sobre a biodiversidade. As emissões mais nefastas advêm do Dióxido de Carbono (CO2) e de outros gases como o Metano (CH4) e o Óxido Nitroso (NO2), que provocam o aquecimento global. A partir do Protocolo de Quioto, iniciou-se em todos os países do mundo uma ação pública e de toda a sociedade, visando reduzir as emissões e neutralizá-las através de plantios florestais, uma das formas mais eficientes para minorar os fortes efeitos poluidores no ambiente. Foi com este intuito que a PUCPR, através da Aliança Ecológica, estabelecida entre a Instituição Filantrópica Sergius Erdelyi - IFSE, a Associação Paranaense de Cultura – APC e a empresa florestal PANAGRO, lançaram o Programa VIVAT NEUTRACARBO, desenvolvido em Tijucas do Sul, Agudos do Sul e São José dos Pinhais, PR. O Programa tem dois grandes objetivos para combater o aquecimento global: a educação sócio-ambiental e a neutralização de dióxido de carbono, CO2 atmosférico, pela fixação do carbono em reflorestamentos e florestas nativas durante se crescimento. As espécies utilizadas no reflorestamento são: Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze, Pinus taeda L., Pinus elliottii Engelm, Eucalyptus viminalis Labill., Mimosa scabrella Benth., além de remanescentes florestais nativos (Floresta Ombrófila Mista) em estágio médio a avançado de sucessão secundária. Os resultados obtidos no presente trabalho constituem ainda uma primeira aproximação sobre estimativas de neutralização de carbono por florestas plantadas e naturais no Primeiro Planalto Paranaense. Atualmente o programa tem capacidade de neutralizar um total de 962.013,29 ton. de CO2 em 20 anos, dos quais 522.582,97; 15.724,51; 86.308,21; 59.184,37; 278.213,22 ton. de CO2 são provenientes das espécies Pinus, Eucalipto, Bracatinga, Araucária e remanescentes de florestas naturais, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Andrade Nunes, Lorena, Edilson Divino de Araújo, and Luís Carlos Marchini. "Asimetría fluctuante en Apis mellifera (Hymenoptera: Apidae) como bioindicador de ambientes antropogénicos." Revista de Biología Tropical 63, no. 3 (September 1, 2015): 673. http://dx.doi.org/10.15517/rbt.v63i3.15869.

Full text
Abstract:
<p>La distribución exitosa de <em>A. mellifera</em> se debe a su capacidad para adaptarse a las variaciones estacionales, controlar considerablemente su ambiente físico interno y por la exploración de recursos. Sin embargo, sus poblaciones experimentan diferentes formas y niveles de presión ambiental. Esta investigación evaluó colmenares, ubicadas en entornos con distintos niveles de antropización. Ambientes considerados altamente antropogénicos fueron escogidos: áreas urbanas, agrícolas con aplicaciones de insecticidas, y las industrias con grandes áreas (regiones con altos índices de contaminación). Por otra parte, los entornos considerados con bajos niveles de perturbación humana fueron elegidos: áreas de preservación permanente de los bosques restantes (Mata Atlántica, Planalto, Cerrado), áreas ribereñas o reservas ecológicas. Se muestrearon 16 localidades que abarcan las cinco regiones del Brasil. Estamos utilizando la asimetría fluctuante desde el tamaño y la forma del ala anterior por técnicas de morfometría geométrica. En cada sitio, las muestras se obtuvieron de las 20 colmenas instaladas en los colmenares: 10 instalados cerca de entornos altamente antropogénicos (Cassilândia - MS, Fortaleza - CE, Maringá - PR, Aquidauana - MS, Rolim de Moura - RO, Riachuelo - SE, Ubiratã - PR y Piracicaba - SP) y 10 en sitios de bajo nivel de perturbación humana (Cassilândia - MS, Itapiúna_CE, União da Vitória - PR, Aquidauana - MS, Rolim de Moura - RO, Pacatuba - SE, Erval Seco - RS, Rio Claro - SP). Los índices de tamaño y forma fueron sometidos a análisis de varianza (ANOVA), donde se utilizaron los caracteres evaluados como factores, para verificar las diferencias de tamaño y forma. La asimetría de análisis fluctuante (AF) se llevó a cabo con el fin de comprobar las diferencias bilaterales. Los resultados indican la existencia de la asimetría de la forma del ala (P &lt; 0.001), pero no se observó asimetría del tamaño del ala. Considerando AF como respuesta ambiental y áreas de alto y bajo grado de alteración humana como factor fijo, observamos diferencias significativas (P &lt; 0.05). Los resultados, para la forma de ala de la <em>A. mellifera</em>, muestran que esta característica se somete a más variación durante la ontogenia en comparación con la variación en el tamaño. Llegamos a la conclusión de que las colonias de abejas recogidas en ambientes con niveles más altos de la perturbación humana tienen una mayor asimetría en forma de ala, por lo que la asimetría fluctuante en forma de alas de las abejas puede ser utilizada como un indicador del grado de antropización del medio ambiente.<strong></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tartari, R., N. Díaz-Mora, A. N. Módenes, and S. A. Pianaro. "Lodo gerado na estação de tratamento de água Tamanduá, Foz do Iguaçu, PR, como aditivo em argilas para cerâmica vermelha: Parte I: caracterização do lodo e de argilas do terceiro planalto paranaense." Cerâmica 57, no. 343 (September 2011): 288–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000300006.

Full text
Abstract:
Com a finalidade de pesquisar a incorporação do lodo gerado na ETA Tamanduá em massas para cerâmica vermelha, como método de destinação final, o presente artigo tem como objetivo caracterizar o lodo da ETA Tamanduá e quatro argilas da região Oeste do Paraná utilizadas na produção de cerâmica vermelha estrutural e de artesanato, visando avaliar o potencial tecnológico deste resíduo. Nessa primeira etapa experimental de caracterização, determinaram-se a umidade, composição química por fluorescência de raios X, compostos cristalinos por difração de raios X, limites de consistência de solos (Atterberg), distribuição granulométrica e a estrutura das partículas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Destaca-se que as argilas possuem propriedades favoráveis para produção de cerâmica vermelha. Já o lodo, possui características elementares de matéria-prima de baixa plasticidade, composto majoritariamente por SiO2, Al2O3 e Fe2O3, com perda ao fogo elevada (20,4%), baixo índice de plasticidade igual a (7,4), fração de argila correspondentes a 5,3%. As características observadas sugerem a possibilidade de, na segunda etapa, incorporar o lodo com umidade natural (75%) como aditivo na massa cerâmica, visando reduzir a retração, bem como minimizar a adição de água às massas para produção de cerâmica vermelha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cardinal, Átila Bento Beleti, Paulo de Souza Gonçalves, and Antônio Lúcio Mello Martins. "Influência de seis porta-enxertos sobre a produção de clones superiores de seringueira." Bragantia 66, no. 2 (2007): 277–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052007000200011.

Full text
Abstract:
Na cultura da seringueira [Hevea brasiliensis (Willd. ex Adr. de Juss.) Muell.-Arg.] o método de propagação mais utilizado é a enxertia. No entanto, observa-se que a uniformidade esperada pela propagação vegetativa não é verificada em condições de campo, pois altas variações para as variáveis vigor e produção de borracha são detectadas em seringais comerciais, causados pela influência dos porta-enxertos utilizados. Com base nesse impedimento e na importância econômica da cultura para o Estado de São Paulo, este trabalho teve por objetivo principal indicar as melhores combinações de clones com porta-enxertos clonais para plantio no Estado, visando-se à alta produção de borracha. Foram analisados dados de cinco anos de produção de borracha seca de um experimento em parcela subdividida com quatro repetições, desenvolvido em Pindorama (SP). Os tratamentos constaram de seis porta-enxertos (GT 1; IAN 873; PB 235; RRIM 600; RRIM 701 e sementes não-selecionadas - SNS) e seis enxertos (GT 1; IAN 873; PB 235; PR 107; RRIM 600 e RRIM 701), totalizando 36 diferentes combinações, e os métodos de análise constaram de análise de variância individual e comparação de médias. Observou-se efeito pronunciado de porta-enxertos sobre a variável analisada, bem como comportamento diferencial entre as combinações testadas. A partir dos resultados, pôde-se concluir que os porta-enxertos PB 235, GT 1 e IAN 873 foram os que proporcionaram maiores rendimentos, podendo ser recomendados com segurança para as condições do Planalto Paulista; o uso de SNS como porta-enxerto não é recomendado, pois os rendimentos foram muito baixos quando comparado aos demais porta-enxertos testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Domingos, Mausy Marchel Marques, Nelson Vicente Lovatto Gasparetto, Paulo Nakashima, Ricardo Ralisch, and João Tavares Filho. "Estrutura de um nitossolo vermelho latossólico eutroférrico sob sistema plantio direto, preparo convencional e floresta." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 6 (December 2009): 1517–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000600001.

Full text
Abstract:
Alterações estruturais causadas no solo pelos sistemas de manejo podem resultar em compactação e interferir no desenvolvimento radicular das culturas. Com o objetivo de avaliar os influxos do tipo de manejo sobre a estrutura do solo, por meio de métodos qualitativo (perfil cultural) e quantitativo (densidade), realizou-se um estudo em solo derivado do basalto, com textura argilosa a muito argilosa, no município de Maringá (PR), Terceiro Planalto Paranaense, coordenadas 23 º 29 ' S e 51 º 59 ' W, submetido aos sistemas de manejo convencional com sucessão de milho (Zea mays L. ) e soja (Glycine max); e plantio direto com rotação de trigo (Triticum spp.), milho (Zea mays L.), feijão (Phaseolus vulgaris), aveia-preta (Avena strigosa) e soja durante 20 anos. Próximo desses locais, selecionou-se área de floresta como testemunha. Amostras indeformadas foram coletadas a partir dos volumes homogêneos de solo, verificados na descrição do perfil cultural: duas amostras em solo sob floresta, duas em plantio direto e três amostras em solo com manejo convencional. A análise física associada às análises morfológicas das estruturas do solo para as profundidades de 0 a 20 cm e 20 a 40 cm permite concluir que: (a) o tipo de manejo do solo agrícola determina quantidades distintas de horizontes antrópicos; (b) a condição apresentada pelo volume estrutural infere a forma de exploração do solo pelas raízes; (c) os processos de compactação no solo sob manejo convencional ocorrem tanto em profundidade como em lateralidade; (d) o sistema plantio direto mostrou-se mais favorável do ponto de vista da qualidade estrutural; (e) o método do perfil cultural é eficiente em avaliações morfológicas do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Galvão, Franklin, Cátia Regina Augustin, Gustavo Ribas Curcio, Nelson Cosmo, Carina Kozera, Bruno Polli Domanowski, and Alison Tadeu Sawczuk. "IMPACTO DE Guadua paraguayana SOBRE REMANESCENTE DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA ALUVIAL – UMA ABORDAGEM BIOGEOQUÍMICA." FLORESTA 42, no. 2 (May 14, 2012): 355. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v42i2.19847.

Full text
Abstract:
Guadua paraguayana Döll, um bambu nativo da porção meridional da América do Sul particularmente agressivo, está invadindo áreas de preservação permanente no segundo planalto paranaense, com supressão da vegetação instalada e modificações nos padrões de sucessão local. Após estabelecer sua autoecologia, para melhor avaliar seu impacto sobre um dos últimos remanescentes da Floresta Ombrófila Mista Aluvial (FOMA), principalmente na ciclagem de nutrientes e no fluxo de carbono orgânico para o ambiente, estudou-se a composição química da espécie, a produção e decomposição de serapilheira e a distribuição das raízes. A área em estudo (25º 13’20,8” S e 50º04’26,8” W, Ponta Grossa/PR) é uma planície de inundação degradada às margens do rio Tibagi. Os valores anuais de produção de serapilheira de G. paraguayana foram estimados em 7.500 kg/ha, com meia vida superior a 260 dias para os limbos e 360 dias para as bainhas foliares. No período analisado, as folhas retornaram ao ambiente 164,27 kg/ha de macronutrientes. Com base na concentração de carbono da folha, o fluxo de carbono orgânico da vegetação para o solo foi estimado em 2.800 kg/ha/ano. Em comparação com os valores de FOMA melhor preservada, a presença dominante desse bambu reduz a quantidade de nutrientes e de carbono devolvidos ao meio.Palavras-chave: Bambu; serapilheira; ciclagem de nutrientes. AbstractGuadua paraguayana’s impacts on a remaining of Subtropical Ombrophilous Alluvial Forest – a biogeochemistry approach. Guadua paraguayana Döll, a particularly aggressive native bamboo from the southern portion of South America, is invading permanent preservation areas located in the second plateau of Parana, causing suppression of the current vegetation and modifications in the local succession patterns. After determine its autecology, to better assess its impact on one of the last remaining of Subtropical Ombrophilous Alluvial Forest, mainly on nutrient cycling and organic carbon flux to the environment, it was studied the species’ chemical composition and the production and decomposition of litter, and roots distribution. The focused area (25º13’20.8” S and 50º04’26.8” W, Ponta Grossa-PR, BR) is a degraded floodplain of Tibagi river. The annual litter production values of G. paraguayana were estimated at 7,500kg/ha, with a half-life of more than 260 days for the bladesand 360 days for the sheaths. Within this period, the photosynthetic leaves returned to the environment (bars) 164.27kg/ha of macronutrients. Based on the concentration of carbon in the leaf, the flux of organic carbon from vegetation to soil was estimated at 2,800kg/ha/year. The dominant presence of bamboo in the area decreases the amount of carbon and nutrients returned to the environment, when confronted with Subtropical Ombrophilous Alluvial Forest better preserved. Keywords: Bamboo; litter; nutrient cycling.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Koubay do Amaral, Mauricio, Sylvio Péllico Netto, Christel Lingnau, Vagner Alex Pesk, and Rorai Pereira Martins Neto. "ESTRUTURA ESPACIAL DE TRÊS ESPÉCIES ARBÓREAS RELACIONADAS AO SETOR ALIMENTÍCIO." FLORESTA 45, no. 1 (May 28, 2014): 75. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v45i1.33679.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da estrutura espacial e da modelagem da distribuição diamétrica de três espécies com potencial comercial para produtos não madeireiros. Os dados foram coletados em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista, localizado no segundo planalto paranaense, entre os municípios de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, a 5 km de Irati, PR. A pesquisa apresenta o padrão de dispersão espacial das espécies e o ajuste das distribuições de diâmetro, utilizando as funções densidade de probabilidade Beta, Gama e Weibull-3P. As discussões mostraram que as espécies têm a mesma classificação de dispersão agregada, mas com grande diferença na amplitude dos resultados, motivo pelo qual foi necessário elaborar um layout das espécies, para que elas pudessem ser mais bem compreendidas em seus arranjos espaciais, o que permite visualizar a forma mais apropriada de acesso a esses indivíduos. A FDP Weibull-3P foi a que melhor se ajustou aos dados das distribuições diamétricas. A relação entre a disposição espacial dos indivíduos e as curvas estimadas pelas distribuições diamétricas permitem substanciar melhor a elaboração do planejamento estratégico para o manejo florestal da área, em que espécies fornecedoras de produtos não madeireiros se destacam como opção complementar à utilização de madeira para fins comerciais.Palavras-chave: Índice de Morisita; produtos não madeiráveis; distribuição diamétrica. AbstractSpatial structure and modeling diametric distributions of three tree species related to food sector. This paper deals with the spatial structure and modeling the diameter distribution of three species with potential inclusion of commercial non-timber products. Data from Araucaria Forest were collected in a fragment located on the second plateau of Parana between the municipalities of Fernandes Pinheiro and Teixeira Soares, 5 km from Irati, PR. The research presents the dispersion pattern of the species and adjustment of diameter distributions Beta, Gama and Weibull-3P. The discussions revealed that the species have the same classification of aggregate dispersion, but great difference in the amplitude of results, so it was necessary drawing a layout of the species, in order to better comprehension of their spatial arrangements, it allows us to visualize the better way of access to these individuals. The fdp Weibull-3P is the distribution that fits better to the data of diameter distributions. The relationship between the spatial distribution of individuals and the curves estimated by the diameter distributions allow substantiating the strategic planning for the forest management area, where suppliers of non-timber products stand out as complementary option to the use of timber for commercial purposes.Keywords: Morisita index; non-timber products; diameter distributions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Guerra, Simone, and Julio Cesar Paisani. "Levantamento estratigráfico das Formações Superficiais Cenozóicas no Planalto de Palmas (PR) e Água Doce (SC): subsídio ao estudo da evolução da paisagem a partir do Estágio Isotópico Marinho 3 / Statigraphic Research about the Cenozoic Superficial Formations at Palmas (PR) and Agua Doce (SC) Plateau: subsidy to the study of the evolution of landscape from the Marine Isotopic Stage 3." Revista Ambiência 8, Especial 1 (November 30, 2012): 651–65. http://dx.doi.org/10.5777/ambiencia.2012.03.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

CANALI, Naldy Emerson, and Chisato OKA-FIORI. "Padrões de relevo no médio rio Açungui-PR." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 1 (December 31, 1997). http://dx.doi.org/10.5380/raega.v1i0.17918.

Full text
Abstract:
O estudo e mapeamento dos padrões de relevo é uma ferramenta básica na caracterização físico-geográfica de uma área com a finalidade de orientar o seu zoneamento ambiental. O aproveitamento dos recursos hídricos da região Norte do Primeiro Planalto Paranaense deve ser precedido de estudos detalhados do meio ambiente, incluindo a geomorfologia. Com este objetivo o estudo dos padrões de relevo do médio curso do rio Açungui identificou um conjunto de sete padrões de relevo, revelando a complexidade da área, relacionada ao forte controle litológico-estrutural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Liccardo, Antonio, Samara Moleta Alessi, and Mariane Louro de Lima. "ROCHAS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CONSTRUÍDO DE PONTA GROSSA, PR." Geonomos, December 31, 2016. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v24i2.895.

Full text
Abstract:
ResumoPonta Grossa (PR) foi fundada em 1862 e se localiza na divisa entre o Primeiro Planalto Paranaense (Embasamento Cristalino) e Segundo Planalto Paranaense (rochas ígneas e sedimentares da Bacia do Paraná), apresentando um patrimônio urbanístico especial, construído a partir da geodiversidade local que é característica. Um levantamento das rochas utilizadas na urbanização do centro antigo do município foi realizado, a partir de um mapa de 1920 e pesquisa bibliográfica correlacionada ao levantamento de campo. O conjunto histórico se constitui de um complexo ferroviário instalado em fins do século XIX, praça matriz e arredores, conforme o mapa que apresenta os limites do município até então. As rochas reconhecidas nesse conjunto são provenientes de antigas pedreiras da região e de outras localidades a partir do possível transporte por trem. Pavimentos antigos, blocos de cantaria e detalhes arquitetônicos das edificações tombadas como patrimônio foram analisados e, entre os resultados, um mapa esquemático foi elaborado compilando os dados disponíveis. Muitas calçadas e construções históricas mostraram informações sobre o passado que presenciaram, mas comumente são negligenciadas como fonte de informação e boa parte vem sendo destruída ou descaracterizada. Este estudo aponta a necessidade de preservação e manutenção adequada em algumas calçadas e outros detalhes arquitetônicos. A informação levantada sobre as rochas presentes nas edificações ou sobre as possíveis áreas fonte dos materiais pode subsidiar ações de restauro ou preservação da memória no planejamento urbano, além de constituir um campo para educação patrimonial. Palavras Chave: rochas, patrimônio construído, Ponta GrossaAbstractSTONES OF THE HISTORIC HERITAGE BUILT OF PONTA GROSSA, PR. The city of Ponta Grossa (PR) was founded in 1862 and is located on the border between Paraná Plateau (Crystalline) and Second Plateau of Paraná (sedimentary and igneous rocks of the Paraná Basin), presenting a special urban heritage, built from the local geodiversity. A research about rocks used in the area of old Center was carried out, from a map of 1920 and bibliographical research correlated the field survey. The heritage buildings are constituted by a railway complex installed in the late 19th century, the main church square and its surroundings, as the map used exposes the limits of the municipality (1920). The rocks recognized in this set are from ancient quarries of the region and other places possible coming by train. Antique flooring, masonry blocks and architectural details of old buildings were analyzed and, among the results, a schematic map was put together by compiling available data. Many sidewalks and historical constructions showed information about the past, but commonly are neglected as a source of information and much has been destroyed or mischaracterized. This study points out the need for preservation and proper maintenance on some sidewalks and other architectural details. The information up on the rocks present in the buildings or on carries(possible source areas of materials) can help actions of restoration or memory preservation in urban planning, in addition to be a field for heritage education.Keywords: dimension stones, cultural heritage, Ponta Grossa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

MAGALHÃES, FÁBIO MARCELO. "O APROVEITAMENTO DE AREIA NA REGIÃO DO ALTO CURSO DO RIO IGUAÇU/PR: ASPECTOS GEOLÓGICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS." Boletim Paranaense de Geociências 52 (June 30, 2003). http://dx.doi.org/10.5380/geo.v52i0.4208.

Full text
Abstract:
O propósito da pesquisa que resultou na elaboração desta dissertação de mestrado enfocou a caracterização dos principais depósitos de areia da região do alto curso do rio Iguaçu, a identificação das diferentes litologias que atuaram como área fonte dos sedimentos que constituem os depósitos e o levantamento dos empreendimentos de mineração. Neste estudo, foram analisados os equipamentos, a infra-estrutura e os métodos utilizados para a lavra e beneficiamento de areia, incluindo um levantamento da produção deste bem mineral e sua importância econômica para o estado do Paraná. A área estudada encontra-se no Primeiro Planalto ou Planalto de Curitiba, localizado entre a Escarpa Devoniana e a Serra do Mar, composto por rochas do embasamento Pré-Cambriano, entre elas os gnaisses, quartzitos, xistos, filitos, mármores calcíticos e dolomíticos. Estas rochas são cortadas por diques de diabásio e intrudidas por corpos ígneos alcalinos do Cretáceo, sendo que, na região de Curitiba, estão cobertas pela Bacia Sedimentar de Curitiba, de Idade Terciário - Quaternária. O domínio de rochas areníticas da Formação Itararé assenta-se sobre o embasamento cristalino e os depósitos recentes encontram-se na planície aluvial dos maiores canais de drenagem, principalmente no rio Iguaçu. A atividade de explotação de sedimentos para emprego direto na construção civil da Região Metropolitana de Curitiba desenvolve-se no terraço fluvial do rio Iguaçu, municípios de Lapa a Balsa Nova, sendo realizada em cava seca, onde os depósitos recentes são explotados e os materiais são transportados para seleção em peneiras. A metodologia utilizada para o presente estudo consiste em cinco etapas principais: levantamento bibliográfico, trabalhos de campo, atividades de laboratório, tratamento e interpretação dos dados obtidos e redação da dissertação de mestrado. O estudo do aproveitamento do insumo mineral areia reveste-se de grande relevância para a Região Metropolitana de Curitiba, considerando-se principalmente a dinamização do setor da construção civil. A pesquisa possibilitou estabelecer as relações entre mineração e o meio ambiente na região do alto curso do rio Iguaçu. Estas informações servirão como subsídios para o planejamento das atividades de pesquisa mineral com parâmetros atualizados, nesta importante área de produção de areia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Bortoli, Carlos de, and Sebastião Laroca. "Melissocenologia no Terceiro Planalto Paranaense. I: Abundância relativa das abelhas silvestres (Apoidea) de um biótopo urbano de Guarapuava (PR, Brasil)." Acta Biológica Paranaense 26 (December 31, 1997). http://dx.doi.org/10.5380/abpr.v26i0.690.

Full text
Abstract:
Com este trabalho, inicia-se urna série progresssiva de publicações sobre melissocenologia [abundância relativa, fenologia e preferências florais pelas espécies abelhas silvestres (Hymenoptera. Apoidea)], no Terceiro Planalto Paranaense. Neste primeiro artigo, analisa-se a diversidade e abundância relativa das abelhas silvestres de um biótopo urbano de Guarapuava (PR, Brasil). Abstract With this paper. we begin a series of publications on melissocoenology [relative abundance, phenology and flower preferences of the wild bees (Hymenoptera, Apoidea)] of Third Plateaux of Paraná (southern Brazil). This article is on relative abundance of wild hees of an urban biotope of Guarapuava, Paraná State (southem Brazil). Résumé Avec ce papier, nous commençons une série de publications sur melissocénologie [abondance relatif, phenologie et préférences pour les fleurs pour les abeilles sauvages (Hymenoptera, Apoidea)] des Troisièrne Plateaux du Paraná (Brésil). Cet article est sur l'abondance relatif d’abeilles sauvages d’un biotope urbain de Guarapuava, Paraná (Brésil).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Saunitti, Rosa Maria, Luiz Alberto Fernandes, and André Virmond Lima Bittencourt. "ESTUDO DO ASSOREAMENTO DO RESERVATÓRIO DA BARRAGEM DO RIO PASSAÚNA - CURITIBA - PR." Boletim Paranaense de Geociências 54 (June 30, 2004). http://dx.doi.org/10.5380/geo.v54i0.4253.

Full text
Abstract:
O reservatório da barragem do rio Passaúna situa-se nos municípios de Curitiba e Araucária, no compartimento geomorfológico denominado Primeiro Planalto Paranaense. A pesquisa visou caracterizar o assoreamento ocorrido no reservatório, que é utilizado para abastecimento público de água. Para avaliação do potencial erosivo foi gerado um mapa para a bacia hidrográfica com base em parâmetros de clima, geologia, geomorfologia, pedologia, uso e ocupação do solo. Esses fatores, sucessivamente integrados, possibilitaram discriminar as áreas em classes de diferentes potenciais erosivos. A área do reservatório também foi objeto de investigações diretas, com análise do material depositado no lago. No período entre seu enchimento em 09/ 1990 e a amostragem em 11/2002, registraram taxas de assoreamento entre 0,66 a 3,04 cm/ano. Na área do entorno do reservatório foram identificadas fontes de produção de material sedimentar. Através do imageamento do fundo do reservatório verificou-se a ocorrência de assoreamento em vários pontos no antigo canal principal do rio Passaúna e na foz de tributários. As condições urbanísticas existentes no ano de 1991, comparadas ao ano de 2002, indicam que houve degeneração para situações mais críticas, relacionadas com o tipo de uso e ocupação, sobretudo pela intensificação das áreas com urbanização, e condições deficitárias de infra-estrutura de saneamento urbano. Os resultados permitiram caracterizar o assoreamento, identificar áreas-fonte e indicar medidas de mitigação, visando reduzir o processo erosivo da bacia hidrográfica e o assoreamento do reservatório. THE STUDY OF PASSAÚNA’S RIVER BARRAGE WITH ITS RESERVOIR SEDIMENTATION, CURITIBA (PR) Abstract The reservoir of the river Passaúna’s barrage is located in cities of Curitiba and Araucária, within geomorfologic compartment named Paranaense First Plateaus. The research aimed at characterizing the silting occured in the reservoir, which is used for public supplying of water. In order to evaluate the erosive potencial, it was created a map to the hydrografic basin based on parameters of climate, geology, geomorfologic, pedology, use and occupation of the soil. These factors, successively integrated, made possible the discrimination 07 areas in classes of different erosive potential. The area of the reservoir was also directly investigated, with analyzis of the deposited material in the lake. At the period between its wadding in 09/1990 and the sampling in 11/2002, it was registered silting taxes between 0,66 to 3,04 cm/ano. In the area around the reservoir, there were sources of production of sedimentary material. By means of imagening of the deep’s reservoir, it was noticed the occurrance of silting in several points in river Passaúna’s old main canal and in the foz of the tributaries. The urbanistic conditions in the year of 1991, compared to the year of 2002 indicates that it had degenerated for more critical situations, related with the type use and occupation, over all by the intensification of urbanization areas, and deficit conditions of infrastructure of the urban sanitation. The results let the characterization of the silting, to identify sourse-areas and to indicate procedures to reduce the problems, aiming at reducing the erosive process of the hidrografic basin and the reservoir’s silting.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Narali, André Virmond Lima Bittencourt, and Eduardo Salamuni. "CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAQUI-CAMPO LARGO/PR PELA CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA." Boletim Paranaense de Geociências 65 (December 31, 2011). http://dx.doi.org/10.5380/geo.v65i0.4273.

Full text
Abstract:
CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAQUI- CAMPO LARGO/PR PELA CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA Narali Marques da Silva André V. l.Bittencourt Eduardo Salamuni RESUMO O interesse em realizar um estudo geológico ambiental é justificado pela importância que a mesma representa para o abastecimento público, para o uso e a ocupação pela comunidade local. A área de estudo corresponde ao terço superior da bacia do rio Itaqui incluindo o afluente São Caetano e compreende uma área de 57,47 km². O rio Itaqui é afluente da margem direita do rio Iguaçu, situa-se entre a localidade de Bateias em Campo Largo e o município de Balsa Nova inseridos na região metropolitana de Curitiba. Esta área situa-se no Primeiro Planalto do Escudo Paranaense, correspondendo às rochas mais antigas do Estado. Ocorrem nos domínios do Complexo Atuba e do Grupo Açungui. Sobre essas unidades ocorrem sedimentos da Formação Guabirotuba e aluviões recentes. Dentro da área de estudo o embasamento é composto por grande variedade litotípica caracterizadas pela presença de migmatitos, quartzitos, quartzo-xistos, mica-xisto, anfibolitos e gnaisses-granitos. O grupo Açungui é representado pela Formação Capirú composta pelos mármores dolomíticos, sericita-filitos, mica-quartzito e filitos cauliníticos brancos. Diques de diabásio dispõem-se direcionados para NW/SE. A Formação Guabirotuba é constituída por argilitos, areias arcoseanas e sedimentos rudáceos. O grupo Açungui situa-se na porção oeste da bacia do rio Itaqui separada por falhas e discordância com os sedimentos da Formação Guabirotuba. Foram coletadas amostras em 4 pontos selecionados de acordo com a litologia da área (P2, P5, P9 e P11) ao longo de um ano, observando-se as mudanças sazonais. Através das análises físico-químicas pode-se identificar 2 tipos de águas superficiais distintas. A água do rio Itaqui e a água do Afluente São Caetano. Através da interpretação dos Diagramas e da caracterização geoquímica, a água do rio Itaqui é classificada como bicarbonatada cálcio-magnesiana e a água do afluente São Caetano é bicarbonatada sódica potássica e menos magnesiana. A predominância dos íons HCO3-, Mg-2 e Ca+2 marca o controle do quimismo das águas pela mineralogia do substrato litológico. A identificação da influência das unidades carbonáticas do Grupo Açungui nas águas superficiais, foi procedida por comparação com análises físico-químicas de amostras coletadas em poços tubulares profundos situados na área da bacia. Foi constatado que existe correlação entre essas águas, apenas variando a concentração dos íons por diluição pelas águas pluviais. A variação sazonal dos elementos ocorreu em períodos de maior precipitação (11/03 e 03/04 ) e a concentração dos íons nas águas superficiais aumentou em direção ao ponto 9 (P9) na captação da SANEPAR. O uso agrícola e a ocupação desordenada das áreas de inundação do rio são responsáveis pelo alto índice de Cl-, NO3- bem como coliformes fecais e totais. Os trechos considerados mais críticos correspondem aos pontos P5, P9 e P11. De acordo com os valores preconizados pela Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 357/2005 o rio Itaqui enquadra-se na classe IV. Os parâmetros que enquadram o rio na classe III durante todo o período amostrado foram o Ferro e a concentração de coliformes totais (tabela 09). Palavras-chave: Itaqui, Campo Largo, qualidade da água
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography