To see the other types of publications on this topic, follow the link: Planejamento estrategico - Curitiba (PR).

Journal articles on the topic 'Planejamento estrategico - Curitiba (PR)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Planejamento estrategico - Curitiba (PR).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Barros Pedreira Ferreira, Manoella. "MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR." REVISTA GEOGRAFAR 14, no. 1 (August 26, 2019): 51. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v14i1.58481.

Full text
Abstract:
O mapeamento da cobertura da terra é importante ao planejamento urbano pois possibilita a identificação dos elementos da natureza e construções artificiais, isso permite entender parte da estrutura das paisagens e tecer inferências sobre suas dinâmicas. Entretanto, nem sempre os mapas disponibilizados pelos órgãos públicos responsáveis pelo planejamento são adequados para o bom entendimento da estrutura e dinâmica das paisagens urbanas, principalmente devido às pequenas escalas utilizadas. O trabalho teve como objetivo elaborar uma carta de cobertura da terra do município de Curitiba-PR, na escala de 1:35.000, com base em informações detalhadas de imagens do Google Earth, na escala 1:3.000, ano 2014 e com o auxílio do software ArcGIS 10.1. Foram utilizados três sistemas de espaços para organizar as categorias de cobertura da terra: espaços edificados (de acordo com o gabarito e presença ou não de vegetação), espaços não edificados (com ou sem vegetação) e espaços viários (tráfego). Observou-se que o município apresenta uma proporcionalidade entre esses espaços. Curitiba apresenta boa parte de sua área coberta por vegetação, além de áreas com edificações baixas e com jardins, que deveriam ser mantidas por meio de medidas traçadas no planejamento da paisagem do município. A distribuição das classes de cobertura não ocorre de forma homogênea. Foi possível identificar áreas com concentração de edificações altas e com pouca vegetação, áreas com grandes edificações, como galpões, entre outros, em pontos específicos, estas merecem uma atenção diferenciada no planejamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbara, Ângela Dileta Lima Santa, Simone Valaski, and João Carlos Nucci. "HEMEROBIA E PLANEJAMENTO DA PAISAGEM NO BAIRRO MOSSUNGUÊ, CURITIBA - PR." Revista Geografar 9, no. 1 (June 30, 2014): 159. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v9i1.36540.

Full text
Abstract:
Hemerobia pode ser entendida como a dependência energética e tecnológica para a manutenção da paisagem. Paisagens com a mais baixa hemerobia são as que apresentam capacidade de auto regulação, sem influência humana direta e as de mais alta hemerobia são aquelas criadas pelo ser humano e caracterizadas pelo intenso domínio de estruturas e processos técnicos. Medidas que classificam e ordenam as paisagens para que tenham uma menor hemerobia colaboram para a solução dos problemas oriundos da atual crise ambiental. O objetivo do trabalho foi o de classificar as paisagens do bairro Mossunguê (Curitiba, PR) segundo graus de hemerobia. As unidades de paisagens do bairro foram identificadas e mapeadas com base nas estruturas (cobertura do solo), das paisagens; inferências foram feitas sobre suas dinâmicas e as unidades de paisagens foram avaliadas de modo relativo segundo os graus de hemerobia. Foram utilizadas imagens de satélite, do ano 2010 e na escala aproximada 1:5.000 obtidas no Google Earth e base cartográfica, do ano 2012 e na escala 1:20.000, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O bairro apresentou 74,4% de sua área com hemerobia de mínima a média (com cobertura vegetal e edificações abaixo de 4 pavimentos e, somente, 25,6% com hemerobia alta, muito alta e máxima (com edificações acima de 4 pavimentos e com pouca vegetação), o que confere ao bairro uma ótima condição ambiental, porém, com riscos de aumento da hemerobia devido ao processo de adensamento e de verticalização das edificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Grise, Mayssa Mascarenhas, Daniela Biondi, and Hideo Araki. "ÍNDICES ESPACIAIS DA FLORESTA URBANA DE CURITIBA-PR." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 13, no. 4 (April 11, 2019): 01. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v13i4.64852.

Full text
Abstract:
Os índices espaciais de vegetação vêm sendo utilizados para estimar a qualidade do espaço urbano. O objetivo desse trabalho foi determinar e quantificar os índices espaciais da floresta urbana (FU) de Curitiba-PR por meio de técnicas do sensoriamento remoto de alta resolução espacial, com a finalidade de gerar informações que sirvam de base para o planejamento de uso e ocupação do solo. Para identificar a FU (particular e pública) da cidade foram utilizadas imagens GeoEye-1, às quais foram aplicadas técnicas de realce para a classificação por árvore de decisão. Foram calculados os seguintes índices espaciais: FU total, FU particular, FU pública e o FU em áreas verdes públicas. Curitiba apresentou um elevado índice espacial de FU total com 108,35 m2/hab, entretanto esse deve ser considerado com cautela uma vez que engloba toda a vegetação (particular e pública) presente na cidade. Os índices espaciais que representam a FU que está disponível para uso direto pela população foram de 22,28 m2/hab de FU pública e apenas 8,01 m2/hab de FU em áreas verdes. Constatou-se que a área ocupada pela FU nas regionais é inversamente proporcional à sua densidade populacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Grise, Mayssa Mascarenhas, Daniela Biondi, and Hideo Araki. "A FLORESTA URBANA DA CIDADE DE CURITIBA-PR." FLORESTA 46, no. 4 (January 2, 2017): 425. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v46i4.42212.

Full text
Abstract:
O aumento da população vivendo nas cidades tem tornado estas áreas vulneráveis seja do ponto de vista social, econômico como ambiental. Desta forma a vegetação presente nos centros urbanos vem ganhando cada vez mais atenção devido aos benefícios que proporciona, sejam estes ecológicos, estéticos e sociais podendo ser considerada no todo como Floresta Urbana (FU). O objetivo deste foi identificar a FU (particular e pública) de Curitiba-PR por meio de técnicas do sensoriamento remoto de alta resolução espacial, com a finalidade de gerar informações espaciais que sirvam de base para o planejamento de uso e ocupação do solo. Foram utilizadas imagens GeoEye-1 as quais foram aplicadas técnicas de realce para a classificação por árvore de decisão. Foi constatado que a FU corresponde a 43,69% da área de Curitiba, destes 8,99% são áreas públicas e 34,70% áreas particulares. Embora a cidade possua quase metade de sua área coberta pela FU, a quantidade que está disponível para uso direto da população na forma de áreas verdes é insuficiente, já que menos de 10% é efetivamente público e somente 3% estão inseridas nas áreas verdes. A área ocupada pela FU pública ou particular nas regionais indicou a sua distribuição irregular na cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Estêvez, Laura Freire, and João Carlos Nucci. "ANÁLISE DE RELATÓRIOS AMBIENTAIS PRÉVIOS DE CURITIBA/PR COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO DA PAISAGEM." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 34 (September 22, 2015): 50. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v34i0.37204.

Full text
Abstract:
O Planejamento da Paisagem aplicado ao meio urbanizado tem como um dos princípios a manutenção ou melhoria da qualidade ambiental urbana, que pode ser diminuída com a crescente instalação de empreendimentos na cidade. Para avaliar os impactos ambientais desses empreendimentos antes da sua instalação, o Estatuto da Cidade (BRASIL, 2001) instituiu o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança - EIV. O Município de Curitiba realiza estudos de impactos ambientais de empreendimentos e suas atividades desde 1997 com o estabelecimento do Relatório Ambiental Prévio – RAP (CURITIBA, 1997). O objetivo do trabalho foi analisar RAPs elaborados em Curitiba, PR, com base nos princípios do Planejamento da Paisagem e com isso fornecer subsídios para a reflexão sobre a possibilidade de um planejamento urbano que considere a qualidade ambiental. Para a avaliação dos RAPs foram definidos critérios e parâmetros, com base nos estudos de qualidade ambiental urbana, nos estudos sobre cidades saudáveis da Organização Mundial da Saúde e em princípios da Flor da Permacultura. Os critérios definidos foram: Espaços Livres, Cobertura Vegetal, Verticalidade das Edificações, Usos Potencialmente Poluidores, Estilos de Vida Saudável e Pegada Ecológica. Apesar de tratar sobre alguns impactos ambientais negativos de forma superficial, os RAPs não contemplam a grande maioria dos impactos ambientais negativos relacionados à qualidade ambiental urbana e, mesmo assim, forneceram diagnósticos favoráveis à instalação dos empreendimentos. Esse diagnóstico foi aceito pelo poder público que permitiu a instalação dos empreendimentos, que resultaram em diminuição da qualidade ambiental urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Biondi, Daniela, and Everaldo Marques de Lima Neto. "DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TOPONÍMIA DAS PRAÇAS DE CURITIBA-PR." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 7, no. 3 (May 1, 2019): 31. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v7i3.66531.

Full text
Abstract:
Nas cidades, a praça é uma das tipologias de áreas verdes mais acessíveis a população urbana porque pode desempenhar as funções ecológicas, estéticas e sociais em qualquer escala. Embora Curitiba seja conhecida nacionalmente pelo número e qualidade de suas áreas verdes, existe muito pouca informação sobre a participação quantitativa e espacial das praças na malha urbana. Isto provavelmente auxiliaria para o planejamento de áreas verdes. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as praças de Curitiba através de sua distribuição espacial e toponímia. Foram coletadas informações sobre as regionais administrativas, bairros, áreas das praças e bairros, nomes das praças. Com estas informações foram calculados os seguintes índices: IAPH (índice de áreas de praças nas regionais por habitante), IAPR (índice de área de praça por regional), NPR (número de praças por regional), IAPH (índice de área de praça por habitante) e IAPB (índice de área de praça por bairro). Os maiores valores destes índices nas regionais variaram em função da taxa de urbanização. O maior IAPH foi para a regional CIC e os maiores IAPR e NPR para regional Matriz. Seis bairros apresentaram os índices IAPH e IAPB iguais a zero. A grande maioria das praças apresentou topônimos denominados de antropotoponímicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Felipe Timmermann, João Carlos Nucci, and Simone Valaski. "Educação Ambiental e o planejamento da paisagem." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 11, no. 1 (March 31, 2016): 37–53. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1896.

Full text
Abstract:
Fundamentado nas bases do Planejamento da Paisagem, apresenta-se a possibilidade do uso da metodologia para mapeamento da cobertura do solo urbano, que classifica as estruturas da paisagem que influenciam positiva ou negativamente a qualidade ambiental urbana, e pode ser trabalhada na Educação Ambiental. Entende-se que, a inserção da temática na educação dos alunos, traz benefícios ao interesse da população quanto ao planejamento e gestão das cidades. O trabalho utilizou a metodologia para classificar a paisagem do bairro Portão, em Curitiba/Pr, e se apresentou como boa ferramenta para abordagens interdisciplinares a partir do ambiente cotidiano dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Belem, Anderson Luiz Godinho, and João Carlos Nucci. "UNIDADES DE PAISAGEM NO BAIRRO SANTA FELICIDADE, CURITIBA-PR: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CARTOGRAFIA DE SÍNTESE." Geo UERJ, no. 36 (May 22, 2020): e28982. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2020.28982.

Full text
Abstract:
Considerando os estudos da paisagem sob a perspectiva geossistêmica, o trabalho teve como objetivo a delimitação de unidades de paisagem e suas aplicações no planejamento do bairro Santa Felicidade (Curitiba-PR). Reuniram-se dados cartografados do meio físico-biológico e antrópico, oriundos de pesquisas desenvolvidas no bairro e que foram organizados em um Sistema de Informações Geográficas, para auxiliar no processo de síntese. Foram delimitadas unidades de paisagem originais, pretéritas à intensa ocupação do bairro e, com a inserção dos dados da ocupação antrópica atual encontraram-se quatro unidades de paisagem. O bairro apresenta grande diversidade de paisagens, porém com a tendência a homogeneização por meio do adensamento populacional e de edificações. A técnica de delimitação de unidades de paisagens proporcionou uma visão aplicada, constituindo em uma ferramenta útil para a cartografia de síntese e ao planejamento da paisagem. As características de cada unidade de paisagem permitiram a proposição de ações de planejamento, tais como programas de educação ambiental, restrições de uso e ocupação com base na legislação, criação de espaços livres de edificação, entre outras intervenções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cubas, Márcia Regina. "Planejamento local: a fala do gerente de Unidade Básica de Saúde." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 3 (June 2005): 278–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000300005.

Full text
Abstract:
Entendendo o planejamento como ferramenta de gestão, este artigo oferece através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, uma discussão acerca das falas dos Gerentes de Unidades Básicas de Saúde do município de Curitiba - PR sobre aspectos do planejamento local. Tem como finalidade possibilitar aos gestores locais uma reflexão sobre seus estilos, práticas e experiências, assim como colaborar com equipes dirigentes de nível central na construção de seus processos de planejamento de forma ascendente, participativa, comunicativa e estratégica. São apresentadas considerações dos Discursos construídos a partir das idéias centrais: metodologia do planejamento; intersetorialidade; base territorial; participação da equipe e da comunidade; capacitação, autonomia e perfil particular do gerente local; agenda do gestor e a cultura institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mello, Ana Lucia Schaefer Ferreira de, and Samuel Jorge Moysés. "Análise diagnóstica do atendimento pré-hospitalar para acidentes e violências contra idosos em Curitiba (PR, Brasil)." Ciência & Saúde Coletiva 15, no. 6 (September 2010): 2709–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000600009.

Full text
Abstract:
O estudo compõe uma análise situacional dos serviços de atenção a acidentes e violências, em Curitiba, focalizando as condições gerais de infraestrutura, planejamento e apoio no nível de atenção pré-hospitalar, considerando os serviços pré-hospitalares móveis e fixos, dirigidos ao atendimento do idoso vitimizado. Foram evidenciados pontos positivos, lacunas e necessidades de adequação para atender às diretrizes nacionais. A investigação integrou abordagens quantitativas e qualitativas e se pautou nos princípios da triangulação de métodos. Conclui-se que o tema dos acidentes e violência contra idosos comporta importantes melhorias nas ações desenvolvidas pelos serviços pesquisados: (1) ações preventivas não fazem parte da rotina dos serviços; (2) a maioria dos serviços não desenvolve atendimentos específicos, direcionados às demandas particulares dos idosos; (3) a experiência dos entrevistados revela dificuldades de obtenção de leitos hospitalares, para encaminhamento ou transferência de pacientes idosos. O enfrentamento das questões relativas aos acidentes e violências contra idosos em Curitiba impõe considerar a organização de dados, fluxos, capacitação dos profissionais e planejamento no desenvolvimento de programas de prevenção, assistência e reabilitação aos idosos vitimizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Félix da Rocha, Mariane, João Carlos Nucci, and Simone Valaski. "ESTRUTURA E DINÂMICA DAS PAISAGENS DO BAIRRO SÍTIO CERCADO – CURITIBA, PR." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 9, no. 3 (June 1, 2015): 65. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v9i3.63284.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo mapear a cobertura do solo do bairro Sítio Cercado (Curitiba, PR) e apresentar uma chave classificatória das unidades de paisagens mapeadas de modo a facilitar a interpretação das mesmas, utilizando um método que se baseia na identificação da estrutura da paisagem (cobertura do solo) e em inferências em relação à sua dinâmica e qualidade ambiental. Além disso, elaborou-se um mapa indicando a estrutura e dinâmica das paisagens do bairro, para o melhor entendimento dos processos e das consequências das decisões tomadas sobre essas paisagens. As informações foram apresentadas de forma simplificada, com o uso de fotografias, imagens de satélite, desenhos e textos explicativos simples, a fim de facilitar a compreensão e favorecer, dessa forma, a participação popular no planejamento. Como resultado, obteve-se que no bairro Sítio Cercado predominam edificações baixas sem jardim, com solo bastante impermeabilizado, com poucos espaços não edificados, sobretudo em áreas próximas a rios e pouca vegetação, aspectos que indicam para uma baixa qualidade ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferraz, Miriam Olivia Knopik, Amanda Luiza da Silva Oliveira Pinto, and Luiz Alberto Blanchet. "ASSENTAMENTOS IRREGULARES EM CURITIBA/PR: A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE E OS ENTRAVES PARA A REGULARIZAÇÃO DE MORADIAS." Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 15, no. 32 (September 5, 2018): 167–99. http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v15i32.1251.

Full text
Abstract:
Os problemas que envolvem assentamentos irregulares estão associados a uma multiplicidade de direitos reconhecidos tanto no âmbito internacional como nacional, e sua integração reflete a sociedade complexa que se vivencia. Ao adentrar no regime jurídico de planejamento urbano de Curitiba/PR busca-se estudar a relação que existe na normativa entre a moradia digna e a proteção ao meio ambiente. Transpassando este estudo teórico adentra-se nos problemas atuais atrelados aos assentamentos irregulares e especialmente os que estão em Áreas de Preservação Ambiental e Permanente dentro da cidade de Curitiba/PR desmistificando diversos sensos comuns. Por fim, estuda-se a fiscalização, o diálogo e a integração entre as políticas públicas habitacionais e ambientais como possíveis caminhos para a superação dos problemas. A metodologia utilizada é a lógico dedutiva por meio do estudo aprofundado das legislações e a comparativa através da apresentação de diversos dados, depoimentos e o enfoque nas diversas fontes para a construção do conhecimento acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Marques de Lima Neto, Everaldo, Michella Yamamura Bardelli-da-Silva, Ana Raquel da Silva, and Daniela Biondi. "ARBORIZAÇÃO DE RUAS E ACESSIBILIDADE NO BAIRRO CENTRO DE CURITIBA-PR." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 5, no. 4 (May 1, 2019): 40. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v5i4.66316.

Full text
Abstract:
A avaliação da arborização de ruas tem se intensificado nos últimos anos, visto a importância na aplicação de políticas de conservação em ambientes urbanos, porém pouco se sabe a respeito da acessibilidade do público nas ruas. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é analisar a arborização viária do centro de Curitiba-PR focando a questão da acessibilidade nas ruas. A metodologia consistiu na identificação e localização das espécies arbóreas, avaliando as características das árvores e do ambiente. No censo da arborização foram encontrados 1537 indivíduos, sendo que a espécie mais freqüente foi Ligustrum lucidum, uma das que apresentou problema relacionado com a raiz, favorecendo a quebra de calçadas. Hibiscus rosa-sinensis, de pequeno porte, apresentou maior freqüência de tortuosidade. Eugenia uniflora apresentou altura de bifurcação abaixo de 1,80 m em 100% dos indivíduos presentes no bairro. Quanto ao tipo de calçada, o tipo paralelepípedo, que pode dificultar o acesso de pessoas, correspondeu a 70,33%. A área para o passeio nas calçadas atendeu o mínimo exigido (1,20 m) correspondendo a 95,25%. Para um melhor planejamento é necessário que seja feita uma seleção de espécies que apresentem características de raiz pivotante e condições de manejo compatíveis ao acesso do público às ruas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Leal, Luciana, Daniela Biondi, and Roberto Rochadelli. "Custos de implantação e manutenção da arborização de ruas da cidade de Curitiba, PR." Revista Árvore 32, no. 3 (June 2008): 557–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622008000300016.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo compor os custos das árvores de rua em suas diferentes fases de desenvolvimento, considerando-se como estudo de caso a arborização viária da cidade de Curitiba, PR. O valor de uma árvore na idade "n" foi obtido pelo somatório dos custos das atividades de implantação e manutenção da arborização de ruas, considerando-se cinco centros de custos: produção de mudas, plantio e replantio, poda, remoção de árvores e planejamento e controle. Os custos tiveram de ser divididos em nove grupos de espécies formados de acordo com a taxa de crescimento em viveiro de espera e o porte. As espécies de maior custo foram aquelas com lento crescimento em viveiro e de grande porte. O método proposto mostrou-se aplicável aos órgãos municipais, podendo ser facilmente adaptado para outras cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Nagamine, Liria Yuri. "O lugar da cotidianidade no planejamento urbano: um olhar a partir do Guarituba (Piraquara/PR)." Cadernos Metrópole 23, no. 50 (April 2021): 355–78. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5014.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta o tema do cotidiano, tendo como objetivo investigar de que forma ele se configura como dimensão importante e fundamental para o planejamento urbano. Escolheu-se, para a análise, o bairro Guarituba, situado no município de Piraquara, periferia da metrópole de Curitiba. O procedimento adotado tem como referência a pesquisa participante, com foco para a análise “de perto” e “de dentro” em relação à dimensão “de longe” e “de fora”, e a aplicação de entrevistas semiestruturadas a moradores locais. Os resultados apresentam-se pela constituição da historicidade e da produção do espaço para moradia apresentadas a partir da investigação do Guarituba como um todo e de dois lugares dentro dele: o Conjunto habitacional Madre Teresa de Calcutá e o Jardim Orquídeas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Estêvez, Laura, João Carlos Nucci, and Simone Valaski. "Mapeamento da Cobertura do Solo com Base nos Princípios do Planejamento da Paisagem Aplicado ao Bairro Cabral, Curitiba/PR (Land Cover Mapping Based on Landscape Planning Principles Applied to Cabral District, Curitiba/PR)." Revista Brasileira de Geografia Física 7, no. 4 (November 21, 2014): 731. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v7.4.p731-745.

Full text
Abstract:
O Planejamento da Paisagem aplicado ao meio urbanizado tem como um dos princípios a manutenção ou melhoria da qualidade ambiental urbana. A cobertura do solo urbano é um dos aspectos que interfere na qualidade ambiental. Assim, mapeou-se a cobertura do solo do bairro Cabral, Curitiba/PR e foi elaborada uma chave classificatória (legenda do mapa) destacando aspectos da estrutura de cada paisagem, com inferências sobre a dinâmica e a qualidade ambiental das paisagens do bairro. Foram utilizadas imagens de 2009 do Google Earth e a base cartográfica de 2011 do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) na escala 1:25.000. O mapa final, na escala 1:12.500, e a chave classificatória foram trabalhadas no software CorelDRAW X6. As 18 categorias de paisagens identificadas diferem entre si pela presença de espaços edificados, espaços sem edificações, vias de tráfego e terminal de ônibus, sendo a cobertura vegetal um importante aspecto que interferiu na classificação das paisagens. Com a avaliação da qualidade ambiental do bairro Cabral concluiu-se que a presença de corredores de edifícios e de barracões em pontos localizados diminui a qualidade ambiental, mas as áreas de manchas verdes importantes, que representam a cobertura vegetal, atuam como contribuintes para aumentar a qualidade ambiental e devem ser preservadas. A B S T R A C T The Landscape Planning applied to urbanized areas has as one of the principles the upkeep or improvement of the urban environmental quality. The urban land cover is one of the aspects that interfere in the environmental quality. So that, the land cover of Cabral district, located in Curitiba/PR was mapped and qualifying key (key of map) was organized highlighting the structure aspects of which landscape, with inferences about the dynamic and the environmental quality of the district’s landscapes. It was used Google Earth images (2009) and the cartographic base (2011) from IPPUC (Institut of Research and Urban Planning of Curitiba), scale 1:25.000. The final map, in scale 1:12.500 and the qualifying key were made in software Corel Draw X6. It was identified eighteen categories of landscapes that are differed among themselves by built-up spaces, non-built-up spaces, traffic roads and bus station. The vegetation cover was an important aspect which interfered on the landscape classification. With the environmental quality evaluation of Cabral district it was concluded that the existence of lines of buildings and large sheds, in some specific areas decrease the environmental quality, but the important green spots areas, which represent the vegetation cover, act as contributors to increase the environmental quality and they should be preserved. Keywords: Urban environmental quality; Landscape classification; Urban planning
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bobrowski, Rogério, and Daniela Biondi. "GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS - ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CURITIBA, PR." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 9, no. 4 (June 1, 2015): 132. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v9i4.63315.

Full text
Abstract:
O gerenciamento da arborização de ruas é um processo oneroso e complexo, sendo estrategicamente importante para o órgão público para ofertar e manter o máximo de benefícios com a presença de árvores nos centros urbanos, com redução de custos e de problemas. Este trabalho foi realizado na cidade de Curitiba, com dados provenientes de documentos públicos, de pesquisas realizadas na cidade e de informações obtidas de profissionais da prefeitura municipal. A avaliação da gestão da arborização de ruas foi feita por meio do uso de critérios e indicadores de performance. Verificou-se que o indicador de performance foi igual a 1,0, demonstrando um desempenho mediano de gestão, pois metade dos critérios se enquadraram nas classes "bom" e "ótimo" e o restante nas classes "ruim" e "moderado". Os critérios qualificados como "ótimo" foram "consciência da importância das árvores", "inventário da cobertura de copas", "recursos municipais" e "proteção da arborização". O uso de indicadores de gestão da arborização de ruas mostrou-se uma ferramenta de fácil aplicação, podendo a cidade analisada melhorar o desempenho a partir da realização de estudos complementares, como um programa de monitoramento e um programa de planejamento silvicultural específico para a arborização de ruas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Martini, Angeline, Rozimeiry Gomes Bezerra Gaspar, and Daniela Biondi. "DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS NO BAIRRO SANTA QUITÉRIA, CURITIBA - PR." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 9, no. 2 (June 1, 2015): 148. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v9i2.63079.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico da implantação da arborização de ruas no bairro Santa Quitéria, Curitiba. Para isso foram analisados: a procedência e uso da espécie plantada, altura total e de bifurcação da muda, presença de tutor, injúrias por vandalismo, percentual de mortalidade por vandalismo ou morte natural, condição fitossanitária, presença de brotações laterais abaixo da primeira bifurcação da muda, adequação da espécie com a largura da calçada e da via, adequação do porte da árvore à presença de fiação elétrica, área permeável disponível na base da planta e distância da planta ao meio fio. Os resultados mostram que a frequência de Handroanthus chrysotrichus (36,52%) e Tibouchina pulchra (28,65%) extrapolou o recomendado. A prefeitura selecionou essas duas espécies para plantio em calçadas com fiação elétrica, o que pode ter provocado o seu uso excessivo. As mudas utilizadas, não seguem o padrão da prefeitura, 50% destas apresentam altura total inferior a 2 metros e 92% dos indivíduos apresentam altura de bifurcação inferior a 1,80 metros. A área permeável na base da planta e a distância do plantio da muda ao meio fio satisfazem as recomendações. Conclui-se, que o planejamento da arborização no bairro Santa Quitéria não foi satisfatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rossi, Francine Aidie, Eduardo Leite Krüger, and Peter Bröde. "Definição de faixas de conforto e desconforto térmico para espaços abertos em Curitiba, PR, com o índice UTCI." Ambiente Construído 12, no. 1 (March 2012): 41–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212012000100004.

Full text
Abstract:
O planejamento e a readequação urbana de espaços abertos são capazes de promover a melhoria das condições térmicas externas, ifluenciando positivamente o uso de espaços abertos. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa para analisar o conforto térmico de transeuntes em ruas de pedestre em Curitiba, Paraná. Este artigo tem como objetivo definir faixas de conforto e desconforto térmico para Curitiba, propondo tais faixas para o índice UTCI (Universal Thermal Climate Index) para as condições climáticas locais a partir de um percentual aceitável de pessoas insatisfeitas com o ambiente térmico no espaço aberto. Para tal, foram analisados dados climáticos e dados pessoais obtidos por meio de monitoramento de campo em ruas de pedestre. Conclui-se que o índice UTCI teve boa capacidade preditiva para a amostra analisada e que as diferenças entre os subgrupos gênero, idade e índice de massa corpórea eram pequenas. A partir das análises das respostas reais de sensação térmica sugerem-se as seguintes faixas de conforto/desconforto térmico: desconforto para o frio, Ta < 15ºC; conforto, 15ºC < Ta < 24ºC e desconforto para o calor, Ta > 24ºC. A análise do índice UTCI mostrou a necessidade de calibração das faixas, sendo sugeridas as seguintes faixas para situações climáticas similares às de Curitiba: desconforto para o frio, Ta < 15ºC; conforto, 15ºC < Ta < 27ºC e desconforto para o calor, Ta > 27ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Nucci, João Carlos, Anderson Luiz Godinho Belem, and Rudolf Kröker. "EVOLUÇÃO DA PAISAGEM DO BAIRRO SANTA FELICIDADE (CURITIBA-PR), COM BASE NO CONCEITO DE HEMEROBIA." Geography Department University of Sao Paulo 31 (July 24, 2016): 58. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v31i0.104279.

Full text
Abstract:
Foi utilizado o conceito de hemerobia (dependência de energia e de tecnologia para a manutenção da paisagem) para estudar a evolução da paisagem no bairro de Santa Felicidade (Curitiba-PR). Fotografias aéreas de 1957 e 1972 e imagens de satélite do software Google Earth de 2007 e 2009-12 foram interpretadas em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica) permitindo a classificação e mapeamento da hemerobia das paisagens na escala 1:10.000. Sete classes de hemerobia foram identificadas: mínima, muito baixa, baixa, média, alta, muito alta e máxima. A hemerobia do bairro passou, em menos de 60 anos, das classes de baixa dependência energética e tecnológica (mínima até baixa), que ocupavam cerca de 90% da área, para o predomínio das classes mais elevadas (máxima, muito alta e alta) com mais de 60% da área total do bairro em 2009-12. As áreas restantes ainda com classes de hemerobia de mínima à baixa (30%), estão cada vez mais fragmentadas e com comprometimento de suas funções ecológicas. A análise diacrônica das cartas de hemerobia mostrou que a conservação das funções ecológicas da paisagem não foi prioridade do poder público no planejamento da ocupação do bairro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Da Rocha, Daniela Torres, Sara Culti Gimenez, and Fernando Antonio Prado Gimenez. "Dimensões do processo de formação de estratégia em pequenos hotéis de Curitiba." REBRAE 1, no. 3 (July 18, 2008): 319. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v1i3.13400.

Full text
Abstract:
Uma questão relevante, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista prático, é entender quais são os principais fatores que influenciam o processo de formação de estratégia em pequenos hotéis. O trabalho buscou identificar as dimensões predominantes no processo de desenvolvimento de estratégia em pequenos hotéis. A coleta de dados foi feita em uma amostra não aleatória de 18 pequenos hotéis localizados na cidade de Curitiba, PR. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário, em contato pessoal com o principal dirigente de cada empresa visitada. Nesse instrumento de coleta de dados havia dois conjuntos de questões. O primeiro bloco levantou informações demográficas sobre a empresa e seu dirigente. O segundo bloco foi composto pelo Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) proposto por Bailey e Avery (1998). Os resultados revelaram que nas pequenas empresas estudadas há a predominância do incrementalismo, ou seja, processos emergentes de formação de estratégia, combinado com aspectos de planejamento e culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Timmermann Gonçalves, Felipe, and João Carlos Nucci. "SISTEMAS DE DRENAGEM SUSTENTÁVEL (SUDS): PROPOSTAS PARA A BACIA DO RIO JUVEVÊ, CURITIBA-PR." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 42 (December 21, 2017): 192. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v42i0.47043.

Full text
Abstract:
A drenagem urbana há muito tempo vem sendo tratada por meio de grandes obras de engenharia realizadas ao longo dos corredores fluviais urbanos, e assim, tenta-se ignorar o ecossistema fluvial e a importância da impermeabilização como causa das inundações e alagamentos. Soluções sustentáveis vêm sendo aplicadas a fim de controlar o escoamento superficial o mais próximo da sua origem, por meio de pequenas remodelações que buscam mimetizar, em áreas altamente impermeabilizadas, o ciclo hidrológico da paisagem pré-urbanizada. Os sistemas de drenagem sustentável – SuDS (Sustainable Drainage Systems) – são o modo de se planejar o controle do escoamento superficial e da qualidade da água aliados à oferta de áreas de amenidade e que possibilitem um contato da população com o ecossistema natural. O presente artigo visa colaborar para a discussão dessas técnicas alternativas por meio de uma proposta de planejamento da paisagem da bacia hidrográfica do Rio Juvevê, em Curitiba (PR), utilizando técnicas provenientes do SuDS aplicáveis no contexto da bacia. Buscou-se primeiramente compreender a situação da bacia por meio do mapeamento da permeabilidade do solo e das inundações e alagamentos ocorridos em duas datas de 2015. Os resultados mostraram que a bacia está ocupada por 64,3% com edificações e por 26,4% pelo sistema viário, portanto, com sua superfície muito impermeabilizada e bem acima da média para o município de Curitiba como um todo. As soluções propostas se mostram promissoras e merecem prosseguimento em suas discussões para uma possível aplicação futura nesta e em outras bacias altamente ocupadas e impermeabilizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Maioli, Marcos Rogério, and Carlos Alberto Tomelin. "Estratégias competitivas praticadas por empresas de organização de eventos de Curitiba e região metropolitana – PR." Revista de Turismo Contemporâneo 7, no. 2 (December 2, 2019): 240–59. http://dx.doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n2id16975.

Full text
Abstract:
Temas relacionados às estratégias competitivas têm sido cada vez mais abordados por pesquisadores que buscam indicativos do comportamento organizacional realizado por empresas frente a um ambiente mutável. A competição entre as organizações faz com que aquelas que não conseguem se adaptar a mudanças tenham dificuldades em sobreviver no mercado. O objetivo deste estudo foi analisar a influência das estratégias competitivas nas formas de gestão das empresas de eventos da cidade de Curitiba-PR e Região Metropolitana. O estudo é do tipo exploratório-descritivo, com análises quantitativas, e se deu por meio de aplicação de instrumento de coleta de dados junto a gestores de empresas organizadoras de eventos baseado nas estratégias competitivas de Porter, Ansoff e Miles e Snow. A estratégia mais indicada pela média de homogeneidade foi a estratégia de diversificação de Ansoff, e a segunda e terceira foram as estratégias de Miles e Snow de atitudes analíticas e atitudes prospectivas. Como principais resultados aferiu-se que as empresas utilizam estratégias de forma aleatória e não vinculadas a um planejamento estratégico formulado e discutido para obter o maior retorno e uma maior aplicabilidade com possibilidade de retorno na resolução de problemas. Percebe-se que devido à concorrência cada vez mais acirrada as empresas que subsidiam suas decisões em estratégias já consolidadas possuem fatores de sobrevivência em longo prazo. Palavras-chave: Empresas de eventos. Estratégia de competitividade. Gestão de empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Bobrowski, Rogério, and Daniela Biondi. "INFLUÊNCIA DAS ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS NA EXPRESSÃO DA DIVERSIDADE DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS DE CURITIBA-PR." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 10, no. 2 (November 11, 2015): 27. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v10i2.63242.

Full text
Abstract:
A diversificação da composição de espécies é objetivo primordial do planejamento da arborização de ruas. Sem conhecimento técnico especializado e reconhecimento do comportamento ecológico de uma espécie pode-se introduzir aquelas com potencial invasor. Este trabalho objetivou analisar a composição da diversidade de espécies na arborização de ruas, a contribuição das espécies exóticas e exóticas invasoras na expressão do índice de Shannon-Wiener e a variação da diversidade de espécies entre duas ocasiões de medição. Para isso foram remedidas 15 unidades amostrais de um inventário de 1984, sendo analisada a proporção de espécies nas parcelas e entre os inventários. Constatou-se que para as espécies exóticas invasoras mais freqüentes, em ambos os inventários (Ligustrum lucidum e Melia azedarach), houve redução na quantidade de indivíduos. Entretanto, para Eriobotrya japonica, Hovenia dulcis e Pittosporum undulatum as proporções de aumento foram respectivamente iguais a 70%, 1100% e 700%. Os valores do índice se Shannon-Wiener foram significativamente diferentes (p<0,01) para 12 parcelas e para o total amostrado. A remoção das espécies exóticas invasoras não alterou significativamente (p>0,01) o valor do índice para o ano de 2010, mas com a remoção das espécies exóticas as alterações se tornaram significativas (p<0,01) acarretando em menores valores do índice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Vieira, Carolina Haddad Souza Dias, and Daniela Biondi. "Análise da dinâmica da cobertura vegetal de Curitiba, PR (de 1986 a 2004), utlizando imagens Landsat TM." Revista Árvore 32, no. 3 (June 2008): 479–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622008000300010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi fazer uma análise da dinâmica da cobertura vegetal de Curitiba, PR, por meio da manipulação de imagens Landsat TM. Para isso, foram utilizadas duas imagens Landsat TM, sendo uma de 2004 e outra de 1986, que foram georreferenciadas, classificadas e processadas, a fim de se obter o mapa de cobertura vegetal das duas datas. Foram analisados aspectos quantitativos, bem como a distribuição da cobertura vegetal pelas regionais administrativas da cidade nas duas datas. A cobertura vegetal diminuiu em todas as regionais, como resultado do crescimento urbano, principalmente nas áreas de menor densidade urbana e maior quantidade de cobertura vegetal. Dessa forma, a urbanização expandiu-se para além das áreas de ocupação tradicionais. A regional que apresentou maior diminuição de cobertura vegetal foi a Pinheirinho e a que teve menor diminuição, a Matriz. Foi possível identificar maior carência de cobertura vegetal justamente nas áreas onde a ocupação urbana se faz mais presente. Tal informação pode ser útil ao planejamento de áreas verdes ou à arborização urbana, contribuindo como subsídio para o direcionamento das ações a serem realizadas, ao indicar potencialidades, vocações, carências e necessidades das diversas regiões da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bassler, Thais Carolina, and Doris Lucia Martini Lei. "Diagnóstico e monitoramento da situação nutricional da população idosa em município da região metropolitana de Curitiba (PR)." Revista de Nutrição 21, no. 3 (June 2008): 311–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732008000300006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O aumento da população idosa em países desenvolvidos, como naqueles em desenvolvimento, desperta interesse e preocupação com o planejamento de políticas públicas voltadas para a atenção nutricional do idoso. O objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil nutricional de idosos voluntários pertencentes a grupos paroquiais, para propor o monitoramento da situação nutricional da população idosa no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). MÉTODOS: A população incluída na pesquisa foi de 209 idosos voluntários, pertencentes aos grupos paroquiais de adultos e idosos do município. O diagnóstico do estado nutricional dos idosos foi realizado por meio de medidas antropométricas, com o cálculo do Índice de Massa Corporal, utilizando como critérios diagnósticos os pontos de corte recomendados pelo Ministério da Saúde. Dados sócio-demográficos, como grupo etário, sexo, grau de escolaridade, morbidades, tipo de serviço de saúde utilizado pela população idosa, também foram coletados no período de agosto a novembro de 2003. O Programa Epi Info, versão 6.04, foi utilizado para as análises estatísticas. RESULTADOS: Os resultados encontrados mostraram a ocorrência de importantes prevalências de inadequação do estado nutricional na população idosa do Município de Pinhais, onde 57,4% dos idosos apresentaram sobrepeso e 9,6% baixo peso. Os resultados indicam a necessidade de criar um instrumento de monitoramento da situação nutricional para a população idosa do município, sugerindo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional para este grupo etário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sopchaki, Carlos Henrique, and Tony Vinicius Moreira Sampaio. "ESTUDO DE METODOLOGIAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS DE VERTENTES NA BACIA DO RIO CURRALINHO – REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA/PR." Revista Geografar 8, no. 1 (April 5, 2013): 100. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v8i1.30945.

Full text
Abstract:
O mapeamento geomorfológico é utilizado em larga escala para fins de planejamento territorial e análises de cunho ambiental, no entanto, há lacunas e conflitos no processo de produção dos mapas. Um dos problemas refere-se ao conceito de vertentes e à metodologia para classificação das mesmas. Embora as vertentes sejam elementos tridimensionais, há basicamente, duas metodologias para identificação e delimitação das mesmas: uma baseada na análise de perfis bidimensionais; e outra baseada na análise de suas características geométricas. Ambas as metodologias demonstram algum grau de subjetividade em alguma etapa e/ou produzem resultados que não representam a vertente em sua totalidade, mas sim fragmentos de vertentes. Devido aos problemas conceituais e metodológicos, diferentes pesquisadores podem chegar a resultados diferentes, mapeando uma área em comum. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a classificação das vertentes em diferentes mapeamentos geomorfológicos em uma mesma área. Os resultados demonstraram que houve divergência entre os mapeamentos, evidenciando assim, o problema conceitual e metodológico no que concerne às vertentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Almeida, Maria de Lourdes de, Maria Luíza Hexsel Segui, Mariluci Alves Maftum, Liliana Maria Labronici, and Aida Maris Peres. "Instrumentos gerenciais utilizados na tomada de decisão do enfermeiro no contexto hospitalar." Texto & Contexto - Enfermagem 20, spe (2011): 131–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072011000500017.

Full text
Abstract:
Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada em um hospital de ensino público de Curitiba-PR, em outubro de 2009, com seis enfermeiros que atuam na área assistencial e gerencial. Teve como objetivo reconhecer os instrumentos gerenciais utilizados na prática profissional de enfermeiros, como apoio para a tomada de decisão. Os dados foram coletados mediante a técnica do grupo focal e utilizou-se análise de conteúdo. Desta, emergiu a categoria empírica Instrumentos gerenciais de apoio à tomada de decisão, que permitiu a apreensão de seis subcategorias: planejamento, Procedimentos Operacionais Padrão, administração do tempo, liderança, autonomia, mediação de conflitos e negociação. Propõe-se que a instituição e o Serviço de Enfermagem disponibilizem aos enfermeiros atualização sobre os saberes gerenciais para o desenvolvimento de competências, com vistas a uma atuação mais efetiva e segura, assistência mais qualificada e maior satisfação profissional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Kalinowski, Carmen Elizabeth, Reinaldo Miguel Dolny Massoquetti, Aida Maris Peres, Liliana Müller Larocca, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Luciana Schleder Gonçalves, and Riciana do Carmo Calixto. "Metodologias participativas no ensino da administração em Enfermagem." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 17, no. 47 (December 3, 2013): 959–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832013005000029.

Full text
Abstract:
O trabalho relata a experiência de docentes da área de administração e gerência em saúde no processo de construção e desenvolvimento de uma prática de aprendizagem significativa e participativa, desenvolvida no segundo semestre de 2010, com 23 estudantes de um curso de graduação em Enfermagem, na cidade de Curitiba-PR. As estratégias de trabalho em grupo e a dramatização na modalidade do role playing foram escolhidas por facilitarem a participação e a motivação para a aprendizagem. O sistema de saúde, planejamento em saúde e funções gerenciais foram temáticas definidas para compor a prática. O aprendizado permitiu o exercício das funções gerenciais em uma situação real, concreta e com significados a todos, e, ainda, o destaque das docentes sobre a construção de práticas de aprendizagem com metodologias participativas, que requerem tempo, motivação, dedicação e comunicação, mas, sobretudo, a mudança do processo de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Senger, Eduardo Werneck. "Percepções de construtores e incorporadores sobre industrialização na construção civil em Curitiba." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 10, no. 1 (December 22, 2017): 23–43. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.925.

Full text
Abstract:
Ainda que reconhecido pelo seu potencial para impulsionar a expansão da indústria da construção civil, a pré-fabricação representa uma pequena parcela do mercado brasileiro atual. O presente artigo foi elaborado com o objetivo de analisar o nível de conhecimento e aceitação de construtores e incorporadores sobre o emprego de processos construtivos industrializados para edificações na cidade de Curitiba/PR, contribuindo para a tomada de decisão entre processos tradicionais e industrializados. Por meio de um levantamento com profissionais da região, foi possível traçar um perfil das empresas participantes, bem como suas experiências prévias com industrialização. Também foram analisadas as percepções quanto às principais barreiras e benefícios ao utilizar processos industrializados. Os benefícios que apresentaram maior relação com a pré-fabricação foram atribuídos às características relacionadas ao tempo, qualidade, impactos ambientais e gestão do canteiro, sendo a redução de tempo e o aumento de produtividade os maiores motivadores para empresas. Para barreiras, a falta de conhecimento / experiência e os maiores prazos de planejamento foram os itens com maior concordância quanto a relação com a industrialização. Contudo, as barreiras que mais restringem o seu uso foram: a falta de especificação de pré-fabricação em projeto e o aumento de custo. Por fim, sugere-se a continuidade deste artigo com a expansão do escopo para todo o território nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Krüger, Eduardo Leite, Francine Aidie Rossi, Pablyne Sant'Ana Cristeli, and Henor Artur de Souza. "Calibração do índice de conforto para espaços externos Physiological Equivalent Temperature (PET) para Curitiba." Ambiente Construído 18, no. 3 (September 2018): 135–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000300272.

Full text
Abstract:
Resumo A análise da relação entre conforto térmico e as condições climáticas de determinada localidade pode ser uma importante ferramenta de planejamento urbano. Uma das formas de avaliação é a utilização de índices de conforto, como, por exemplo, o PET (Physiological Equivalent Temperature), índice amplamente utilizado em estudos de conforto térmico em espaços abertos, contudo apenas após a devida calibração às preferências térmicas da população local. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma calibração do índice PET para Curitiba, PR, cidade de clima temperado de altitude (Cfb), por três procedimentos distintos. Os dados climáticos e subjetivos foram obtidos em campanhas de monitoramento térmico entre 2009 e 2010, que abrangeram verão, outono e inverno. Para a calibração, foram utilizados três métodos, notadamente: (a) agrupamento dos votos de percepção térmica a partir de entrevistados para variações discretas de 1 ºC na escala PET; (b) identificação de categorias mais frequentes para votos agrupados de percepção térmica, por mesma variação de grau PET; e (c) método das curvas Probit. O segundo método foi considerado pouco preciso na definição dos limites para Curitiba, enquanto o método Probit gerou resultados semelhantes aos obtidos pelo primeiro método, a partir dos quais foi estabelecida uma faixa de conforto térmico para espaços externos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Martini, Angeline, Daniela Biondi, Antonio Carlos Batista, and Kendra Zamproni. "VALORES EXTREMOS DO ÍNDICE DE CONFORTO TÉRMICO NAS RUAS DE CURITIBA-PR: COMPARAÇÃO ENTRE AMBIENTES ARBORIZADOS E SEM ARBORIZAÇÃO." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 8, no. 3 (May 1, 2019): 52. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v8i3.66429.

Full text
Abstract:
O inadequado planejamento urbano gera diversos problemas socioambientais, dentre os quais estão as alterações climáticas, que modificam os índices de conforto térmico, prejudicando a qualidade de vida da população. O objetivo deste trabalho foi comparar os valores extremos do índice de conforto térmico obtidos em ruas arborizadas e sem arborização da cidade de Curitiba-PR. Para isto foram selecionados trechos de rua com e sem arborização. O monitoramento das variáveis meteorológicas foi realizado com miniestações da marca Kestrel® e “medidores de stress térmico”, TGD-400. A coleta desses dados foi das 9 às 15 horas, com intervalo de monitoramento de 1 minuto, repetida nas quatro estações do ano, com início no inverno de 2011. O índice utilizado para a análise do conforto térmico foi o UTCI (Universal Thermal Climate Index). Os resultados demonstram que os valores extremos das ruas arborizadas proporcionam melhores condições de conforto do que as ruas sem arborização, em todas as estações do ano. Embora não tenha sido encontrada diferença estatística significativa para os valores gerais, a classificação do UTCI máximo aponta menor desconforto do que na rua sem arborização. Conclui-se que os valores extremos do índice nas ruas arborizadas apresentaram melhores condições de conforto térmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rodrigues, Daniela Gureski, and Daniele Saheb. "A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental." Ciência & Educação (Bauru) 25, no. 4 (October 2019): 893–909. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040004.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente estudo buscou responder à seguinte questão: Qual a relação entre os cursos de Educação Ambiental (EA) oferecidos pela Rede Municipal de Curitiba (PR) aos professores de Educação Infantil (EI) e seus desdobramentos na prática pedagógica junto às crianças? Este estudo foi realizado em 10 Centro Municipais de EI e usou a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação de uma prática de EA para identificar as fontes usadas pelos professores para o planejamento de atividades de EA e descrever os conhecimentos necessários para o desenvolvimento da prática em EA. Para a interpretação e análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e foram elaboradas duas categorias: a relação teórica e prática na formação continuada, e limites e possibilidades da efetivação da EA na EI. Foi possível compreender que a Formação Continuada precisa propiciar ao profissional da EI momentos de discussão, reflexão e pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Frates Cauduro, Fernanda Leticia, Tereza Kindra, Elaine Rossi Ribeiro, and Junia Aparecida Laia Da Mata. "Uso da problematização com apoio do Arco de Maguerez como estratégia de educação permanente para a promoção da segurança do paciente." Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná 18, no. 1 (July 17, 2017): 150. http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130.2017v18n1p150.

Full text
Abstract:
Relatar a experiência sobre o planejamento e a implementação de oficinas guiadas pela Metodologia da Problematização, apoiada no Arco de Maguerez, realizadas em uma Fundação Estatal, responsável pela gestão de alguns serviços de saúde da Prefeitura de Curitiba-PR, Brasil. Os objetivos das oficinas foram promover a discussão sobre a segurança do paciente entre gestores e trabalhadores da saúde; e elaborar estratégias em prol da melhoria nos processos de trabalho com foco no cuidado seguro. A estratégia pedagógica adotada apoiou-se no Arco de Maguerez, que é constituído pelas etapas: 1- Observação da Realidade; 2- Pontos-chave; 3- Teorização; 4- Hipóteses de Solução; 5- Aplicação à realidade. Como resultados, os participantes apresentaram planos de ação para os seus locais de atuação, definindo as medidas a serem desenvolvidas para promover a segurança do paciente. O uso da Metodologia da Problematização se mostrou viável nas ações educativas aplicadas no contexto relatado, capaz de aproximar as lideranças dos problemas factíveis e fomentar a elaboração de soluções compatíveis às necessidades dos serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Rezende, Denis Alcides, and Ramon Vinicius Ferreira Ramos. "Gestão estratégica integrada do transporte público de passageiros e suas relações com cidade digital estratégica." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10, ed.esp. (October 23, 2020): 267–92. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..2987.

Full text
Abstract:
A gestão estratégica integrada é fundamental para o planejamento regional, pois pode oferecer soluções aos problemas comuns aos cidadãos de diversas localidades, como saúde, coleta de lixo e transporte público, bem como a transformação dos municípios em projetos de cidade digital estratégica (CDE) pode auxiliar na coleta de dados, transparência, tomada de decisão e inclusão da população nos processos decisórios. O objetivo é analisar a gestão estratégica integrada do transporte público de passageiros e suas relações com cidade digital estratégica. A metodologia da pesquisa enfatiza a análise qualitativa de documentos que oficializam a rede integrada de transportes (RIT) de Curitiba-PR e disponibilidade livre de acesso aos documentos em questão. Os resultados auferidos evidenciam que de fato os documentos são de livre acesso por meio de portais de informação para a população em geral, porém não há um documento que oficialize as estratégias de desenvolvimento do transporte público de passageiros em um planejamento em longo prazo, como defende o modelo de CDE. A conclusão reitera que a gestão precisa de um modelo efetivo de integração de dados e informações, que permita a transparência e participação popular nos processos decisórios. A pesquisa destaca a importância do debate sobre modelos de gestão adequados, buscando o envolvimento dos cidadãos ativamente na coleta e produção de dados e informações, como o modelo de CDE prevê. Palavras-chave: Gestão Estratégica. Gestão Integrada. Gestão Urbana. Transporte Público. Cidade Digital Estratégica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Carbone, Amanda Silveira, Sonia Maria Viggiani Coutinho, Valdir Fernandes, and Arlindo Philippi. "Serviços ecossistêmicos no planejamento integrado do território metropolitano: oferta, demanda e pressões sobre a provisão de água na região metropolitana de Curitiba." Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) 55, no. 3 (September 8, 2020): 381–400. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820200705.

Full text
Abstract:
A sustentabilidade dos assentamentos humanos, principalmente áreas urbanas, e dos ecossistemas como um todo envolve a adoção de estratégias territoriais integradoras, que levem em conta os aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais. O enfoque dos serviços ecossistêmicos pode ser aliado no fortalecimento da visão integrada do território metropolitano e da água como elemento-chave integrador. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo a proposição de um conjunto de indicadores de avaliação de capital natural e da oferta e demanda do serviço ecossistêmico de provisão de água para regiões metropolitanas, tendo como recorte a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) (PR). O conjunto de indicadores foi selecionado de uma base teórica pautada em levantamento bibliográfico e posteriormente validado por especialistas pelo método Delphi, com envio de questionários eletrônicos em duas rodadas de validação. Os indicadores validados foram utilizados posteriormente para análise da provisão de água na RMC. Embora a mancha urbana concentre as maiores demandas por recursos hídricos, os municípios do seu entorno são os maiores provedores reais ou potenciais de serviços ecossistêmicos. Alguns municípios, principalmente os localizados no extremo norte da RMC, destacam-se pela significativa disponibilidade hídrica. No entanto, a análise demonstra tendência de degradação do capital natural e consequente comprometimento na provisão de água na RMC. Há a necessidade de se ampliar, em grande parte da região, a implementação das políticas de proteção da biodiversidade, de se estimular a criação de novas unidades de conservação e de fortalecer o monitoramento do uso do solo e a busca por soluções inovadoras para melhorar a gestão da água na metrópole.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ribeiro de Souza Silva, Raquel, Daniela Biondi, Michella Yamamura, and Daros Augusto Teodoro da Silva. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E DIVERSIDADE DA PAISAGEM DO PARQUE SÃO LOURENÇO PARA FINS RECREATIVOS E TURÍSTICOS." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 7, no. 4 (May 1, 2019): 53. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v7i4.66543.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa analisou a qualidade visual da paisagem no Parque São Lourenço – Curitiba – PR, por meio do método indireto e direto. No método indireto, foi utilizada uma imagem digital de satélite da área total do parque para a classificação dos elementos da paisagem e análise de fotografias. No mapa das classes de qualidade da paisagem sem o fator diversidade 52,1% das quadrículas receberam classificação boa; 8,4% média; e 4,2% ruim. No mapa das classes de qualidade da paisagem com o fator diversidade, 8,4% das quadrículas receberam classificação boa; 31% média; e 25,2% ruim. No método direto, foram aplicados 84 questionários, onde os entrevistados atribuíram valor a qualidade visual apresentada nas fotografias tiradas nas quadrículas representadas nos mapas de classe de qualidade da paisagem. Os resultados considerando o fator diversidade foram 11% para a quadrícula considerada BOA; 11,61% para a MÉDIA; e 8,26% para a RUIM. Sem considerar o fator diversidade 10,69% para a quadrícula considerada BOA; 6,21% para a MÉDIA; e 6,48% para a RUIM. O fator diversidade no método indireto super valorizou algumas quadrículas, não coincidindo com os valores encontrados no método direto. Estes resultados podem contribuir para o planejamento da paisagem e subsidiar planejamentos turísticos e recreativos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Wollmann, Dewey, Maria Teresinha Arns Steiner, Guilherme Ernani Vieira, and Patrícia Arns Steiner. "Avaliação de operadoras de saúde por usuários pelo método Analytic Hierarchy Process." Revista de Saúde Pública 46, no. 5 (October 2012): 777–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012000500003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a qualidade dos serviços oferecidos por empresas operadoras de planos de saúde, segundo a percepção de usuários. MÉTODOS: Estudo transversal com 360 usuários de sete operadoras de planos de saúde da cidade de Curitiba, PR, e região metropolitana em 2008. Foi aplicado questionário sobre as preferências dos usuários em relação a seis atributos (localização dos pontos de atendimento; efetividade da ação dos médicos, clínicas e hospitais; rapidez e amabilidade no atendimento; facilidade na liberação de guias; preço; abrangência da rede credenciada) de cada uma das empresas operadoras. Para a análise das respostas foi utilizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP, ou Processo Analítico de Hierarquia), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios. RESULTADOS: O atributo mais valorizado pelos usuários foi "preço". As empresas foram agrupadas em dois conjuntos de preferências em relação aos atributos: dos sete planos de saúde, dois apresentaram menor preferência (entre 23% e 19%) e cinco, maior preferência (em torno de 10%). CONCLUSÕES: Com esse tipo de pesquisa, as empresas operadoras de planos de saúde poderiam reformular suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de melhorar seu posicionamento no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Freitas, Maria Fernanda Lopes de. "PROJETO SOLO VIVO: EXPERIÊNCIAS COM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA." Divers@! 11, no. 2 (December 31, 2018): 103. http://dx.doi.org/10.5380/diver.v11i2.62770.

Full text
Abstract:
A educação em solos possibilita o reconhecimento da indissociabilidade deste recurso natural dos demais e sobre sua importância para o meio ambiente e a manutenção da vida terrestre. No entanto, mesmo sendo um tema transversal à todas as disciplinas, acaba sendo trabalhado nas escolas apenas superficialmente ou de maneira equivocada quanto aos conceitos básicos. Nesse sentido, o Projeto Solo Vivo visou amenizar essas deficiências, promovendo a visualização prática das principais características dos solos por estudantes dos ensinos fundamental e médio em três escolas das redes pública e particular da cidade de Curitiba/PR. Através do planejamento, montagem e execução de diversos experimentos, buscou-se a sensibilização das turmas quanto à formação do solo, sua origem e estrutura, bem como as relações ecológicas nele recorrentes. Como principais resultados, observou-se a ampliação da percepção dos estudantes, assim como de toda a comunidade escolar, sobre o papel do solo como componente do ambiente natural e da necessidade de ser conhecido e preservado. Desta forma, concluiu-se que esseconteúdo curricular, assim como tantos outros em ciências, quando trabalhado com uma abordagem pedagógica diferente da tradicional baseada apenas nos livros didáticos, ajuda os estudantes a constituir o conjunto de competências e habilidades necessários para a temática de solos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Knapik, Heloise Garcia, Cristovão Vicente Scapulatempo Fernandes, and Júlio César Rodrigues de Azevedo. "Modelagem de carbono orgânico em rios urbanos: aplicabilidade para o planejamento e gestão de qualidade de água." RBRH 21, no. 4 (September 22, 2016): 841–54. http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.011616013.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do presente estudo é o de analisar a aplicabilidade de um modelo de transporte e decaimento de carbono orgânico para a simulação da qualidade da água em rios urbanos como subsídio para atividades de planejamento e gestão de recursos hídricos. A abordagem conceitual baseia-se na hipótese de que as frações particulada, dissolvida, lábil e refratária de carbono orgânico, que diferem na sua composição em função de sua origem no sistema, apresentando distintos mecanismos de degradação e, consequentemente, no impacto em termos da depleção da concentração de oxigênio dissolvido na coluna d’água. O desenvolvimento do trabalho consistiu na determinação quantitativa e qualitativa das frações de carbono orgânico no rio Iguaçu, localizado na Bacia do Alto Iguaçu, e no desenvolvimento dos algoritmos de simulação e calibração automática do modelo proposto, denominado ROCS - Model (River Organic Carbon Simulation Model). O modelo foi estruturado em planilhas Excel, com programação estruturada em VBA (Visual Basic for Applications), considerando escoamento unidimensional em condições de regime permanente em rios. O modelo considera múltiplas entradas de cargas difusas e pontuais. A calibração é feita através de um algoritmo de otimização por colônias de partículas (PSO), utilizando como estudo de caso dados de monitoramento de qualidade da água em 6 estações de controle ao longo de 107 km do rio principal, no Rio Iguaçu, localizado em uma área de intensa urbanização da região de Curitiba- PR, com aproximadamente 3 milhões de habitantes em uma área de 3.000 km2. Os resultados indicam que a presente abordagem, considerando a simulação das frações de carbono orgânico, tem potencial para ser aplicado em modelos de gestão de recursos hídricos, como alternativas aos parâmetros de qualidade da água tradicionais previstos na legislação Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Carvalho, Juliana Wilse Landolfi Texeira de, Fernando Helmuth Syring Marangon, and Irani dos Santos. "Recuperação de rios urbanos: da interdependência e sincronicidade dos processos de desnaturalização em rios e bacias hidrográficas urbanas." Geography Department University of Sao Paulo 40 (December 24, 2020): 163–74. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v40i0.162247.

Full text
Abstract:
O presente estudo avalia do ponto de vista teórico e prático a interdependência e sincronicidade dos processos de desnaturalização que ocorrem no rio e na bacia hidrográfica em ambientes urbanos. De maneira complementar, avalia como a interdependência destes processos é abordada nos trabalhos de recuperação de rios urbanos. Do ponto de vista teórico, verificou-se que há uma gama de projetos de recuperação de rios urbanos degradados com diferentes abordagens e propósitos, e que tais projetos se voltam especialmente aos processos que ocorrem estritamente nos rios. A literatura sugere que esta pode ser a causa do insucesso de muitos dos projetos de recuperação de rios urbanos. A avaliação prática foi realizada na bacia hidrográfica Córrego do Aviário, localizada em área urbana da cidade de Curitiba/PR. A área foi compartimentada em Ottobacias, para que fosse realizada a quantificação da desnaturalização dos elementos rio e bacia hidrográfica em cada uma das unidades de análise. A aplicação prática permite concluir que as modificações verificadas na rede de drenagem são um reflexo da impermeabilização do solo ou desnaturalização das Ottobacias. Espera-se que na medida em que aumentem as porções impermeáveis das Ottobacias esta condição esteja refletida na alteração da rede de drenagem. De maneira geral, a metodologia empregada no presente estudo pode ser utilizada como ferramenta para diagnóstico no planejamento do espaço urbano e na recuperação de rios degradados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Medeiros, Jessica Israele, Claudia Guimarães Camargo Campos, and Rodrigo Morche De Jesus. "Aplicação de Sensoriamento Remoto para a Identificação das Ilhas de Calor Urbanas e Avaliação do Conforto Térmico Humano nas Capitais dos Estados do Sul do Brasil." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 07 (December 13, 2020): 3518. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.07.p3518-3553.

Full text
Abstract:
Os constantes processos de substituição de áreas verdes por áreas impermeabilizadas e edificadas tendem a modificar as temperaturas locais e alterar os microclimas. Como consequência, pode-se observar a ocorrência do fenômeno Ilhas de Calor (IC). O objetivo deste trabalho foi identificar a presença de ilhas de calor e avaliar o grau de desconforto térmico nas capitais dos estados da região sul do Brasil: Curitiba (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Utilizou-se imagens de sensoriamento remoto, dos satélites Landsat 5 e 8, como ferramenta para evidenciar tal fenômeno. Com base em ferramentas do geoprocessamento foi possível congregar camadas de informações, tais como: um mapeamento da ocupação urbana, da Temperatura da Superfície e da sensação térmica através do Índice de Desconforto de Kawamura. Curitiba apresentou uma melhor representatividade da urbanização e do aumento das IC, sendo que a maioria da sua extensão foi classificada como estresse devido ao calor. Florianópolis teve uma maior dimensão que foi classificada como confortável; com estresse e desconforto nas áreas mais circundantes, que correspondem aos locais mais frequentados pela população. Em Porto Alegre, na região que fica mais ao sul, houve um aumento na urbanização e uma redução nas áreas classificadas como confortáveis, principalmente nos quatro últimos anos analisados. Constatou-se que o sensoriamento remoto é uma importante fonte de dados e contribui para uma análise do clima urbano. Contudo, para uma melhor avaliação da evolução é recomendado uma ampliação da série histórica. Desta forma, ressalta-se que estudos como esse devem ser realizados também em outras regiões e municípios, para servir de subsídio para um melhor planejamento e para a adoção de diretrizes como planos de arborização. Application of remote sensing for the identification of urban surface heat islands and the Kawamura discomfort index in the capitals of the southern states of BrazilA B S T R A C TThe constant replacement processes of green areas by waterproofed and built-up areas tend to modify local temperatures and alter microclimates. Consequently, the Urban Heat Island phenomenon (UHI) can be observed. The objective of this study was to identify the presence of urban surface heat islands and evaluate the degree of thermal discomfort in the capitals of the states of the southern region of Brazil. Remote sensing images, from Landsat 5 and 8 satellites, from summer and spring thermal stations and representative years from the 1980s, 1990s, 2000s and 2010s, were used as a tool to highlight this phenomenon. Based on geoprocessing tools, it was possible to gather layers of information, such as: a mapping of urban occupation, surface temperature and thermal sensation through the Kawamura Discomfort Index. In Curitiba, the relationship between increased urbanization and UHI had been well represented over time, with the majority of its extension being classified as heat stress. In Florianópolis, the comfortable class was predominant, with stress and discomfort in the mainland and sectors to the north and south of the island. In the south region of Porto Alegre, there was an increase in urbanization and a decrease in areas classified as comfortable. However, for a better evaluation of the evolution, an expansion of the historical series is recommended. Thus, it is emphasized that studies like this should be carried out in other regions and municipalities, to serve as a subsidy for better urban planning.Keywords: bioclimatology, geotechnology, urban climate, heat island, remote sensing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gonçalves, Mayara Rodrigues, Eduarda Ramos Carlesse, Mário Augusto Muggiati, Francisco Diego Negrão Lopes Neto, Graciele De Matia, and Rosires Pereira de Andrade. "Estudo comparativo entre dispositivos intrauterinos inseridos em mulheres no puerpério sob diferentes técnicas e períodos / Comparative study between intrauterine devices inserted in women in the puerperium under different techniques and periods." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 64, no. 3 (December 18, 2019): 213. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2019.64.3.213.

Full text
Abstract:
Introdução: Os períodos gestacional e puerperal são ideais para o aconselhamento do planejamento familiar. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) aconselha o uso dos dispositivos intrauterinos no puerpério, após o parto transpélvico ou cesárea. A inserção após o parto se divide em imediata (até 10 minutos após a dequitação placentária), precoce (entre 10 minutos e 48 horas de pós-parto) ou tardia (após 4 semanas de pós-parto). Sua principal complicação é a expulsão, e está relacionada ao momento da inserção. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico das participantes e comparar as taxas de expulsão entre dois dispositivos intrauterinos, o DIU-TCu380A e o Sistema Intrauterino Liberador de Levonorgestrel (SIU-LNG), inseridos durante o pós-parto e transcesárea, sob diferentes técnicas e períodos. Métodos: Os dispositivos foram oferecidos a 206 puérperas da Maternidade Victor Ferreira do Amaral de Curitiba - PR, 117 optaram pelo SIU-LNG e 89 pelo DIU-TCu308A. Foram incluídas 155 participantes, 15 (9,67%) inserções ocorreram durante a cesárea e 140 (90,32%) após o parto transpélvico. Após 45 dias da inserção, foi realizada uma avaliação ginecológica e ultrassonográfica do dispositivo. Em relação à inserção após o parto transpélvico, o estudo foi dividido em 4 fases de acordo com a técnica de inserção utilizada. A primeira fase (n: 34; 21,93%) utilizou o aplicador do produto. A segunda (n: 12; 7,74%), utilizou o aplicador com o pinçamento do colo uterino. A terceira (n: 14; 9,03%) utilizou a Pinça Cheron 25cm. E a quarta fase (n: 80; 51,61%), a Pinça Collin Coração Curva 24cm. Resultados: A idade média das participantes foi de 27,1 anos (±5,9) e a paridade 2,1 filhos (±1,1). As taxas de expulsão foram de 44% (n: 15), 42% (n: 5) e 36% (n: 5) nas três primeiras fases, e 13,75% (n: 11) na última fase (p=0,00028). O SIU-LNG apresentou 14,6% de expulsões (n: 7) e o DIU-TCu380A 12,5% (n: 5)(p=0,7751). No pós-parto, a taxa de insucesso de ambos os dispositivos foi de 13,8% (n: 11) e na cesárea de 6,6% (n: 1)(p=0,403). Conclusão: A população estudada apresentou faixa etária entre 21 e 30 anos e possuía até 2 filhos. A maioria (56,2%) estava em união estável e 92% declarou-se satisfeita ou muito satisfeita com o uso do DIU. A técnica de inserção utilizada na fase 4 obteve melhores resultados. As variáveis relacionadas ao tipo de inserção, o tempo de inserção e o dispositivo usado não interferiram na taxa de expulsão. Descritores: Medidas em epidemiologia, Anticoncepção, Período pós-parto, Dispositivos intrauterinos, Expulsão de dispositivo intrauterinoABSTRACTIntroduction: The gestational and puerperal period are ideal for family planning. The Brazilian Federation of Gynecology and Obstetrics Associations advises the intrauterine devices in puerperium after transpelvic delivery or during cesarean. Postpartum insertion is divided into immediate (up to 10 minutes after placental clearance), early (between 10 minutes and 48 hours postpartum) or late (after 4 weeks postpartum). Expulsion is the main complication, and is related to the time of insertion. Objective: Analyze the epidemiological profile and compare the expulsion rates between two intrauterine devices, the IUD-TCu380A and the Levonorgestrel Releasing Intrauterine System (SIU-LNG), inserted during postpartum and transceiver, under different techniques and periods. Methods: The devices were offered to 206 postpartum women of Victor Ferreira do Amaral Maternity of Curitiba - PR, 117 opted for SIU-LNG and 89 for IUD-TCu308A. Were included 155, 15 (9.67%) insertions occurred in cesarean and 140 (90.32%) after transpelvic delivery. After 45 days insertion, was performed a gynecological and ultrasonographic evaluation. The insertion after transpelvic delivery was divided into 4 phases according to the insertion technique. The first phase (n: 34; 21.93%) used the product applicator. The second (n: 12; 7.74%) used the applicator with cervical clamping. The third (n: 14; 9.03%) used Cheron Tweezers 25cm. And the fourth phase (n: 80; 51.61%), Collin Heart Curved Tweezers 24cm. Results: The participants' mean age was 27.1 (±5.9) and parity 2.1 (±1.1). The expulsion rates were 44% (n: 15), 42% (n: 5) and 36% (n: 5) in the first three phases, and 13.75% (n: 11) in the last phase (p=0.00028). SIU-LNG presented 14.6% of expulsions (n: 7) and IUD-TCu380A 12.5% (n: 5) (p=0.7751). Postpartum failure rate was 13.8% (n: 11) and cesarean 6.6% (n: 1) (p=0.403). Conclusion: Approximately 2/3 of women were up to 30 years old and up to 2 children. The insertion technique used in phase 4 obtained better results. Variables related to insertion type, insertion time and the device used did not affect the expulsion rate.Keywords: Epidemiologic studies, Contraception, Postpartum period, Intrauterine devices. Intrauterine device expulsion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

GIACOMASSI, Priscila Célia. "ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO." Trama 17, no. 41 (June 1, 2021): 103–11. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v17i41.26867.

Full text
Abstract:
Estratégias metacognitivas podem ser ferramentas muito úteis, se aplicadas no processo de estruturação e execução do estágio supervisionado, especialmente nos cursos de licenciatura. Por metacognição, compreende-se um tipo elaborado de gerenciamento sobre o próprio pensamento, uma atitude autorregulatória cujo traço distintivo consiste em promover a busca constante do “aprender a aprender”. O andaimento, a documentação e a organização de registros por meio de dossiês ou portfólios, os contratos de aprendizagem firmados entre estudantes e professores, a autoavaliação e o planejamento coletivo são algumas estratégias autorregulatórias que visam instrumentalizar o estudante em contexto de estágio, para que possa atuar nele de forma autônoma e participativa. Para tanto, o contexto que envolve todas as etapas do estágio, desde a sua concepção, passando pela implementação e avaliação, deve proporcionar uma atmosfera que instigue o aluno a conduzir as suas ações e decisões com segurança e assertividade. Consequentemente, o planejamento precisa ser entendido como “coletivo”, contemplando os principais envolvidos no processo, ou seja, os professores orientador e supervisor bem como o próprio acadêmico. Para chegar a esse ponto de maneira satisfatória, a configuração final do estágio não deve ser “engessada”, mas organizada, permitindo antecipar ao mesmo tempo problemas e alternativas para resolvê-los. Tal movimento não é viável se não houver articulação entre universidade e escola visando a um constante aprimoramento dos métodos e técnicas empregados no processo. Nessa perspectiva, além de cumprirem seu papel previsto em lei de associarem de forma eficiente os conhecimentos teóricos e o fazer docente, as práticas de estágio podem se constituir em situações propícias a reflexões, iniciativas, projetos e propostas de intervenção capazes de beneficiar os atores e cenários envolvidos nessa ação.Referências:ALCÂNTARA, Marcelo Silveira de. Metacognição e auto-regulação na graduação universitária: estratégias de estudo individual e ensino-aprendizagem em contexto de iniciação à expertise. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 28 jan. 2021.BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm Acesso em: 29 jan. 2021.CALDERANO, Maria da Assunção. Docência compartilhada entre universidade e escola: formação no estágio curricular. São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/textosfcc/issue/download/305/67 Acesso em: 29 jan. 2021.CARLBERG, Simone. Considerações. In.: O processo educativo: articulações possíveis frente à diversidade. São José dos Campos: Pulso, 2006, p. 106-108.CARLBERG, Simone; PILATTI, Elisangela; JUNGHANS, Marianne Kollarz. Portfólio: Instrumento-meio de educação. In.: O processo educativo: articulações possíveis frente à diversidade. São José dos Campos: Pulso, 2006, p. 111-128.CHAUÍ, Marilena de Souza. Ideologia e Educação: educação e sociedade. São Paulo: Cortez, 1980.HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. (Trad.)Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: Penso: 2017.FAGUNDES, Gustavo. Educação Superior Comentada. A diferença entre as figuras de orientador e supervisor de estágio na educação superior. Ano 2 Nº 16 de 15 a 21 de julho de 2014. Disponível em: https://abmes.org.br/colunas/detalhe/1105/educacao-superior-comentada-%E2%80%93-a-diferenca-entre-as-figuras-de-orientador-e-supervisor-de-estagio-na-educacao-superior# Acesso em 31 jan. 2021.FLAVELL, John H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, No. 10, 906-911, October, 1979. Disponível em:http://jwilson.coe.uga.edu/EMAT7050/Students/Wilson/Flavell%20(1979).pdf Acesso em: 26 abr. 2021.FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2009.PINTO, Rosimar Sabino; MARCOTTI, Paulo. Metacognição - uma proposta de intervenção psicopedagógica no Ensino Fundamental I. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 169-178, mar. 2018/set. 2018. Disponível em: https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/781/711 Acesso em: 28 jan. 2021.SANTOS, Denise. Ensino de língua inglesa: foco em estratégias. Barueri: Disal, 2012.SEVERO, Suzan Severo de; KRAMER, Rossana. O professor de Inglês e o livro didático: uma relação crítico-dialógica. XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - Mentes Inquietas: pessoas, experiências e atitudes. SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, RS - 24 a 28 de outubro de 2016. Disponível em: https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos_2017/4368/1695/2039.pdf Acesso em: 31 jan. 2021.VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de Sistemas Educacionais. Curitiba, IESDE Brasil S.A., 2009.WEIL, Pierre. A arte de viver em paz: por uma nova consciência e educação. São Paulo: Gente, 2002.WOLF, Rosângela Abreu do Prado; GOMES, Thaís de Sá. A prática de estágio supervisionado no Ensino Superior. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 26 a 29 de outubro de 2006 – PUC-PR. Anais... Curitiba: 2006. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2009/pdf/3174_1460.pdf Acesso em: 28 jan. 2021.Recebido em 01-02-2021Revisões requeridas em 15-04-2021Aceito em 10-05-2021
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Barretto, Margarita, and Sênia Bastos. "Editorial." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 2, no. 4 (December 1, 2008): 1–3. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.115.

Full text
Abstract:
Neste último número do ano de 2008 em primeiro lugar queremos agradecer a todas aquelas pessoas que contribuiram e contribuem com a edição desta revista eletrônica e desejar que todos tenhamos um ano 2009 pleno de realizações profissionais e pessoais.Os artigos que aqui apresentamos refletem pesquisas em vários temas relacionados ao turismo: ensino, economia, novas tendências de mercado, patrimônio. Todos trazem visões diferentes e até antagônicas, mostrando a complexidade deste fenômeno ou fato social que está, de fato, pleno de contradições.Em relação ao tema ensino, Francisco José da Costa apresenta um estudo sobre o interesse dos alunos dos cursos de turismo da cidade de Fortaleza (CE) em empreender atividades empresariais após a formatura. O autor descobre que o discurso da academia quanto ao empreendedorismo tem um eco relativo e que o empreendedorismo interessa mais aos estudantes que têm propensão natural para ele ou que provêm de famílias empreendedoras. Embora se trate de um estudo com poucos casos, circunscrito a uma capital, portanto não passível de generalização, pode ser indicativo de uma tendência, que deveria alertar para os demais cursos do país, fundamentalmente aqueles que alicerçam seus programas na formação para o empreendedorismo.Enquanto os cursos de turismo continuam tentando estimular novos empresários e formando recursos humanos para o planejamento do turismo, o poder público parece não despertar para a necessidade do mesmo, nem os empresários que têm dinheiro para abrir seus próprios negócios. É o que discute Roque Pinto num estudo de caso em Ilhéus, na BA. Este município que fora extremadamente rico durante o auge da monocultura do cacau, muito conhecido através da literatura e da pessoa de Jorge Amado (1912-2001), passou a ter um crescimento espontâneo do turismo, mas sem planejamento nem público nem privado. O estado não cuida da infra estrutura e o empresariado atua na área de turismo enquanto espera o retorno das benesses do cacau, ou como passatempo enquanto desfruta da aposentadoria numa cidade tranquila perto do mar. Para o autor, o problema principal é que nem estes empresários nem o estado enxergam o turismo como possibilidade econômica.Paradoxalmente, Mónica Lacarrieu que é antropóloga tal qual Roque Pinto, enfatiza, no seu artigo, que o problema do turismo tem sido o contrário: ser visto apenas como um fator econômico. A autora discorre sobre a necessidade de ver a relação entre turismo e política, no que traz uma inovação importante nos estudos realizados não apenas na América do Sul mas também do mundo, desde que são poucos os trabalhos fora os de Linda Richter, que focalizam a tal relação.Apresentando o caso de Buenos Aires, Lacarrieu analisa a utilização turística de estereótipos históricos pasteurizados que mascaram os problemas sociais e dos problemas sociais em si mesmos, tais como a pobreza recentemente instalada pelo projeto neoliberal do ex presidente Menem, e o protesto político muitas vezes dirigida a partir outros centros de poder.Como podem duas pessoas com a mesma formação e com o mesmo respaldo teórico oferecem duas explicações antagônicas? Podem, desde que o turismo não têm as mesmas características nem o mesmo desempenho nem obedece aos mesmos fatores em todos os lugares. É, como vimos afirmando há vários anos, um fenômeno rizomático o que tem tornado tão difícil haver um corpo de teorias a alicerçar os estudos, ou, dito de outra forma, a construção de teorias sobre o turismo.Dentro da rubrica produtos e serviços, o artigo de Kushano e Almeida mostra a triste realidade quanto à contradição entre prática e discurso, assim como a limitação de determinados conceitos ou do entendimento dos mesmos. Analisando a adaptação da hotelaria para portadores de necessidades especiais, descobrem que os portadores de deficiência auditiva estão muito pouco ou quase nada contemplados na hotelaria. Embora também se trate de um estudo de caso restrito à cidade de Curitiba (PR) a evidência empírica permite sugerir uma tendência no restante do país e, por que não, do cone sul, problema que também se verifica na área da cultura em geral e da educação.Finalmente, mostrando outro paradoxo do turismo, Berdasco, Afonso e Medeiros, sob orientação de Rejowski, investigam que, na cidade de São Paulo (SP), muitos hotéis se aparelham e muito bem para atender cães e gatos, sozinhos ou com seus donos. As autoras também alertam para o fato de que não é possível fazer generalizações e transparece no texto que tampouco a humanização dos animais é exclusiva do turismo. Os animais de estimação vêm ganhando cada vez mais espaço, no mercado de consumo assim como nos lares, face à crescente solidão em que vivem as pessoas no mundo contemporâneo, questão sobre a qual as autoras conclamam a refletir.A presente edição fecha com a crônica do evento anual da ANPTUR que esta vez aconteceu na cidade de Belo Horizonte, escrita pela presidente da associação, Mirian Rejowski e com a resenha de um livro pouco conhecido ainda no Brasil, The business of Tourism Management, na qual os leitores poderão ter, em oito páginas, um resumo de quase seiscentas, feito com maestria por Alexandre Panosso Netto.Margarita BarrettoSênia Bastos Editoras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Da Silva Sobrinho, Adriano Referino, Israel Luís Diniz Carvalho, Luiz Gutenberg de Miranda Toledo Coelho Júnior, Pedro Henrique Sette-de-Souza, and Herika de Arruda Maurício. "Perfil dos Coordenadores de Saúde Bucal no Brasil: revisão de literatura." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 5 (April 20, 2020): 479–84. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4727.

Full text
Abstract:
Introdução: O gestor de saúde bucal é peça chave para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre suas atribuições, está a de consolidar os serviços odontológicos, otimizar o processo de trabalho de sua equipe profissional e garantir o direito à saúde para usuários. Para atender a todas as demandas, o gestor precisa estar preparado para o exercício do cargo designado. Objetivo: Conhecer o perfil dos coordenadores de saúde bucal no Brasil. Material e método: O estudo classifica-se como uma revisão narrativa da literatura. O levantamento da literatura foi realizado no período de Março a Abril de 2019, utilizando-se as bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, Scielo, PubMed e GoogleAcadêmico com os descritores “Gestão em Saúde”, “Gestor de Saúde”, “Saúde Bucal”, “Assistência Odontológica”, “Sistema Único de Saúde”, “Recursos Humanos em Odontologia”, “Serviços de Saúde Bucal”, “Administração em Saúde Pública” e “Gestão da qualidade”. Foram selecionados trabalhos publicados nos últimos 12 anos em qualquer idioma. Resultados: A partir de sete publicações, identificou-se o perfil sociodemográfico dos gestores predominantemente feminino, na faixa etária de quarenta anos e com formação em Odontologia. Observou-se deficiência na formação profissional e precárias condições de trabalho. Conclusão: Os resultados reforçam a necessidade de fortalecimento da Políticas de Recursos Humanos para o SUS.Descritores: Sistema Único de Saúde; Gestão em Saúde; Saúde Bucal; Recursos Humanos em Odontologia.ReferênciasBatista KT. A gestão em saúde como dilema bioético. Brasília méd. 2009;46(4).Brutscher VJ. Gestão, Direito e Participação no SUS. Rev bras ciênc saúde. 2012;16(3):401-10.Paegle ACRO, Souza EHA, Oliveira PA. Coordenação das Equipes de Saúde Bucal: Avaliação para Melhoria da Qualidade (AMQ). Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2012;12(4):497-503.Leal DL, Martins RC, Carneiro NCR, Abreu MHNG, Werneck MAF, Borges-Oliveira AC. Analysis of the oral health care network development in Minas Gerais state, Brazil. J Public Health Dent. 2019;79(2):154-59.Cunha MLS, Hortale VA. Características dos cursos voltados para a formação em gestão em saúde no Brasil. Saúde Debate. 2017;41:425-40.Lorenzetti J, Lanzoni GMM, Assuiti LFC, Pires DEP, Ramos FRS. Gestão em Saúde no Brasil: diálogos com gestores públicos e privados. Texto Contexto Enferm. 2014;23(2):417-25.Costa MBS, Salazar PEL. Análisis de la Gestión Municipal de los Servicios de Salud. Rev enferm UERJ. 2008;16(4):465-71.Mendes JDV, Bittar OJNV. Perspectivas e desafios da gestão pública no SUS. Rev Fac Ciênc Méd. 2014;16(1):35-9.Ferreira J. Celuppi IC, Baseggio L, Geremia DS, Madureira VSF, Souza JB. Planejamento regional dos serviços de saúde: o que dizem os gestores? Saúde Soc. 2018;27(1):69-79.Pimentel FC, Martelli PJL, Araújo Junior JLAC, Acioli RML, Macedo CLSV. Análise da atenção à saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família do Distrito Sanitário VI, Recife (PE). Ciênc saúde coletiva. 2010;15(4):2189-96.Cordeiro AM, Oliveira GM, Rentería JM, Guimarães CA. Revisão Sistemática: uma revisão narrativa. Rev Col Bras Cir. 2007;34(6):428-31.Ferenhof HÁ, Fernandes RF. Desmitificando a revisão de literatura como base para redação científica: Método SSF. Revista ACB. 2016;21(3):550-563.Silva HM. O perfil dos municípios e dos coordenadores de saúde bucal pertencentes à região de Bauru (DIR-X) em relação à atenção básica à saúde (SUS)[dissertação]. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru – USP; 2007.Martelli PJL, Cabral APS, Pimentel FC, Macedo CLSV, Monteiro IS, Silva SF. Análise do modelo de atenção à saúde bucal em municípios do estado de Pernambuco. Ciênc saúde coletiva. 2008;13(5):1669-1674.Lessa CFM, Vettore MV. Gestão da Atenção Básica em Saúde Bucal no Município de Fortaleza, Ceará, entre 1999 e 2006. Saúde Soc. 2010;19(3):547-56.Yokoyama RT, Sousa MLR, Amaral RC, Wada RS. Conhecimento dos Coordenadores de Saúde Bucal no Estado de São Paulo sobre a Lei 6.050 que regulamenta a fluoretação das águas em sistema de abastecimento público. Odontol Clín-Cient. 2011;10(1):37-41.Cascaes AM, Kamimura LCB, Peres KG, Peres MA. Conhecimento sobre uso de fluoretos em saúde bucal coletiva entre coordenadores municipais de saúde bucal do Estado de Santa Catarina, Brasil. Epidemiol Serv Saúde. 2012;21(1):89-98.Morita MC, Haddad AE, Araújo ME. Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro. Maringá: Dental Press; 2010.Santos ALR, Faler CS. A Rede de Atenção Básica na perspectiva dos usuários do SUS de um município do Médio Alto Uruguai Gaúcho. Unoesc & Ciência – ACBS. 2018;9(1):15-22.Martins RJ, Moimaz SAS, Garbin CAS, Garbin AJI, Lima DC. Percepção dos Coordenadores de Saúde Bucal e Cirurgiões-Dentistas do Serviço Público sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde soc. 2009;18(1):75-82.Gondinho BVC, Guerra LM, Bulgarelli JV, Probst LF, Cortellazzi KL, Possobon RF et al. Percepção de coordenadores de saúde bucal sobre a rede de atenção à saúde bucal. Rev Bras Promoç Saúde. 2018;31(Supl):1-8.Vermelho SC, Figueiredo G. A percepção de secretários municipais de saúde sobre a gestão do trabalho e da educação na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde Soc. 2017; 26(2):382-96.Limeira FIR, Rebouças PRM, Rocha EALSS, Catão MHCV. O ensino de gestão nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Rev ABENO. 2018;18(1):161-69.Stein C, Warmling CM, Tôrres LHN, Rech RS, Martins AB, Pires FS et al. Laboratório no estágio de gestão do SUS: integração ensino, pesquisa e gestão. Rev ABENO. 2018;18(2):166-73.Souza LEPF. O SUS necessário e o SUS possível: estratégias de gestão. Uma reflexão a partir de uma experiência concreta. Ciênc saúde coletiva. 2009;14(3):911-18.Pinafo E, Carvalho BG, Nunes EFPA, Domingos CM, Bonfim MCB. Gestor do SUS em município de pequeno porte no estado do Paraná: perfil, funções e conhecimento sobre os instrumentos de gestão. Rev Saúde Pública Paraná. 2016;17(1):130-37.Knevel R, Gussy MG, Farmer J. Exploratory scoping of the literature on factors that influence oral health workforce planning and management in developing countries. Int J Hyg. 2017;15(2):95-105.Chaves SCL, Cruz DN. Desafios contemporâneos à organização da atenção em saúde bucal na Bahia. Rev baiana saúde pública. 2012;36(3):621-39.Soares FF, Chaves SCL, Cangussu MCT. Governo local e serviços odontológicos: análise da desigualdade na utilização. Cad Saúde Pública. 2015;3193):586-96.Melo LMLL. Análise da organização das ações municipais de saúde bucal na atenção básica [dissertação]. Araçatuba: Faculdade de Odontologia – UNESP; 2016.Cunha EN, Souza MKB. A regionalização da saúde enquanto princípio organizativo para a gestão do SUS. Rev enferm UFPE. 2017; 11(suppl 5):2145-56.Maia Júnior AF. Secretários Municipais de Saúde: o SUS visto pela ponta da corda [tese]. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru – USP; 2014.Scherer CI, Scherer MDA. Advances and challenges in oral health after a decade of the “Smiling Brazil” Program. Rev Saúde Pública. 2015;49:98.Pessoa TRRF, Castro RD, Freitas CHSM, Reichert APS, Forte FDS. Formação em Odontologia e os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde: percepções e vivências de estudantes. Rev ABENO. 2018;18(2):144-55.Silva BFS, Benito GAV. A voz de gestores municipais sobre o acesso à saúde nas práticas de gestão. Ciênc saúde coletiva. 2013;18(8):2189-200.Galavote HS, Franco TB, Freitas PSS, Lima EFA, Garcia ACP, Andrade MAC et al. A gestão do trabalho na estratégia saúde da família: (des)potencialidades no cotidiano do trabalho em saúde. Saúde Soc. 2016;25(4):988-1002.Almeida AB, Alves MS, Leite ICG. Reflexões sobre os desafios da odontologia no sistema único de saúde. Rev APS. 2010;13(1):126-32.França MASA, Freire MCM, Pereira EM, Marcelo VC. Oral health indicators in the Interfederative Pacts of the Unified Health System: development in the 1998-2016 period. Rev Odontol UNESP. 2018;47(1):18-24.Hirooka LB, Catanante GV, Porto HS, Caccia-Bava MCGG. Structural factores for public dental health services in Regional Health Care Network 13: an analysis of the Brazilian National Program for Improving Access and Quality of Primaty Care. Rev Odontol UNESP. 2018;47(1):31-9.Patrício WAC. A visão dos gestores acerca da contribuição do programa de capacitação gerencial realizado no hospital do servidor público municipal [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de Saúde Paulo - PUC; 2011.Xavier EA. A inserção profissional dos trabalhadores de apoio à gestão/administrativos no Sistema Único de Saúde no município de Curitiba, PR [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2012.Molina-Marím G, Oquendo-Lozano T, Rodríguez-Garzón S, Montoya-Gómez N, Vesga-Gómez C, Lagos-Campos N et al. Gestión del talento humano em salud pública. Un análisis en cinco ciudades colombianas, 2014. Rev Gerenc Polít Salud. 2016;15(30):108-25.Felsky CN, Lima RCD, Garcia ACP, França T, Andrade MAC. Gestão do trabalho na saúde: com a palavra, atores da Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Pesq Saúde. 2016;18(1):102-10.Moura DCN, Pinto JR, Aragão AEA. Perfil dos profissionais atuantes na Gestão em Saúde frente ao novo modelo de reorganização do SUS: A regionalização. Tempus, actas de saúde colet. 2016;10(1):75-93.Cunha SGS. A tomada de decisão de gestores da atenção secundária à saúde [dissertação] . Belo Horizonte: Escola de Enfermagem – UFMG; 2016.Andraus SHC, Ferreira RC, Amaral JHL, Werneck MAF. Organization of oral health actions in primary care from the perspective of dental managers and dentists: process of work, planning and social control. RGO Rev Gaúch Odontol. 2017;65(4):335-43.Silva BFS, Wandekoken KD, Dalbello-Araujo M, Benito GAV. A importância do planejamento de gestão na microrregião de saúde de Saúde Mateus (ES). Saúde Debate. 2015;39(104):183-96.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva. "Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 1 – Ano 2021 (Jan./Jun. 2021)." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 1 (January 2, 2021): i—vii. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1id23736.

Full text
Abstract:
Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 1 – Ano 2021 (Jan./Jun. 2021) A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 25ª edição 20 (vinte) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil (idioma português); 01 (uma) resenha de livro; 04 (quatro) bancos de dados brutos de pesquisa e 10 (dez) artigos no idioma inglês. Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial Artigo 1 - Análise envoltória de dados para avaliação da eficiência financeira das cooperativas de eletrificação do sul do Brasil de Mariane Martins Scheffer, Januário José Monteiro, João Vanio Mendonça Cardoso e Cleyton de Oliveira Ritta com o objetivo de analisar a eficiência financeira das cooperativas de eletrificação localizadas na região sul do Brasil, no período entre 2012 a 2016. Artigo 2 - Os princípios subjacentes às IFRS e as bases de mensuração dos elementos integrantes das demonstrações financeiras de Camila Teresa Martucheli e Antônio Dias Pereira Filho com o objetivo de apresentar conceitos, argumentos e discussões acerca da adoção e utilização das IFRS, com foco em seus princípios subjacentes e bases de mensuração. Artigo 3 - Benefícios do uso da tecnologia blockchain como instrumento para a auditoria contábil de Maervelym Pâmella de Andrade Simões, Janeide Albuquerque Cavalcanti, Janaina Ferreira Marques de Melo e Cristiane Queiroz Reis com o objetivo de analisar quais os possíveis benefícios do uso da tecnologia Blockchain como instrumento para a auditoria contábil. Artigo 4 - Um estudo sobre os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas brasileiras: uma análise de regressão quantílica de Osvaldo Martins Quintella Junior e Claudio Ulysses Ferreira Coelho com o objetivo de analisar os fatores determinantes da estrutura de capital de noventa e quatro empresas dentre as quinhentas maiores companhias brasileiras do anuário da revista Exame de 2018. Artigo 5 - Gerenciamento de resultados via accruals discricionários: seriam os lucros medidas confiáveis para os investidores? de Ronan Reis Marçal com o objetivo de analisar a relevância dos lucros na determinação do valor de mercado das empresas de capital aberto no Brasil considerando os efeitos do gerenciamento de resultado via accruals discricionários. Artigo 6 - Indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras: uma comparação entre setores de Vinícius Giovani Jacintho e Adriana Kroenke com o objetivo de analisar pesos de indicadores econômico-financeiros de diferentes setores da B3 e avaliar o impacto destes pesos ao se trabalhar com rankings de empresas de diversos setores simultaneamente. Artigo 7 - Características associadas ao nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes das companhias de capital aberto brasileiras de Joice Aparecida Augusto e Maíra Melo de Souza com o objetivo de identificar características associadas com o nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes nas companhias de capital aberto brasileiras. Artigo 8 - Value relevance: efeitos das especificidades contábeis das empresas brasileiras do segmento de construção civil e incorporação imobiliária de Paula Graciely da Silva Braga, Carlos Henrique Silva do Carmo e Moisés Ferreira da Cunha com o objetivo de analisar se a relevância da informação contábil, em relação ao valor de mercado, possui características diferentes nas empresas do segmento de construção civil e incorporação imobiliária em comparação com entidades dos demais segmentos. Artigo 9 - Aderência a teoria pecking order pelas firmas brasileiras: uma análise multisetorial de Thicia Stela Lima Sampaio, Alan Bandeira Pinheiro, Rubens Carlos Rodrigues e Eva Valéria Maia Lameu com o objetivo de analisar à luz da teoria pecking order a associação do endividamento total, de curto e de longo prazo, das empresas que negociam ações no Brasil Bolsa Balcão (B3), em seus diversos segmentos e exercício do compliance. Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor Artigo 1 - Análise da eficiência dos municípios sergipanos: comparação entre notas da prova Brasil e recursos destinados à educação de Nadielli Maria dos Santos Galvão com o objetivo o nível de eficiência dos municípios sergipanos em promover bons índices educacionais com os recursos destinados a este setor. Artigo 2 – A adequação dos grandes municípios brasileiros na divulgação das informações de margem de expansão das despesas conforme a LRF de Guilherme Simões Belote e Ricardo Rocha de Azevedo com o objetivo de verificar a adequação dos grandes municípios do Brasil na divulgação das informações no anexo da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado (DOCC), previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Artigo 3 - Uma análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2017 de Mayara Guimarães de Sousa, Carla Macedo Velloso dos Santos, Adenes Teixeira Alves e Manoel Martins do Carmo Filho com o objetivo de avaliar a eficiência dos gastos públicos dos municípios do Estado do Amazonas com o ensino fundamental nos anos de 2013 a 2017 por meio da construção de um ranking da eficiência dos municípios relacionando os resultados obtidos no Ideb por cada município no período, sob a contrapartida dos valores das despesas liquidadas com educação fundamental, média de alunos matriculados no período, gasto médio por aluno e PIB per capita de cada município. Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) Artigo 1 - Sistema de avaliação de desempenho para apoio à gestão da coordenadoria dos processos licitatórios de um Hospital Universitário de Samuel Souza de Araújo, Lucas dos Santos Matos e Sandra Rolim Ensslin com o objetivo de propor um modelo para apoiar a gestão da Coordenadoria de Processos Licitatórios do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina, visando construir, no seu gestor, conhecimento acerca do contexto ao qual administra, permitindo a visualização dos aspectos julgados como necessários e suficientes para se ter em consideração nesse processo. Artigo 2 - Balanced scorecard e a questão ambiental: um estudo sobre a percepção dos controllers de Maria do Rosário da Silva e Antônio André Cunha Callado com o objetivo de analisar a percepção dos controllers sobre o Balanced Scorecard e a questão ambiental e descrever o perfil destes profissionais. Artigo 3 - Enfrentando a cortina de fumaça: uma análise epistemológica sobre o uso da expressão “contabilidade criativa” de Roselaine Araújo Vassalo e Diana Vaz de Lima com o objetivo de analisar a percepção de estudantes e profissionais contábeis a respeito dos conceitos e usos dos termos associados à expressão “contabilidade criativa”. Artigo 4 – Institucionalização de regras e rotinas da contabilidade gerencial em uma fundação privada educacional catarinense: abordagem institucional do terceiro setor brasileiro de Renícia Maria Innocenti, Rogério João Lunkes e Valdirene Gasparetto com o objetivo de verificar a mudança de regras e rotinas da contabilidade gerencial de uma organização do terceiro setor à luz da Velha Economia Institucional (OIE). Artigo 5 - Expectativas e satisfação dos discentes sobre os saberes e competências requeridas dos docentes na área de ciências contábeis de Tamires Sousa Araújo, Edvalda Araújo Leal e Roberta Ferreira Lourenço com o objetivo de verificar na percepção dos estudantes de ciências contábeis quais as expectativas e satisfação em relação às competências dos docentes atuantes no curso, envolvendo a compreensão sobre conhecimentos, habilidades e atitudes. Artigo 6 - Traços de personalidade e variáveis do comportamento planejado do indivíduo: um estudo de seus efeitos nas intenções empreendedoras de Edicreia Andrade dos Santos, Gabriel Lourenço Xavier, Cristiane Alves da Silva Moura e Luiz Miguel Renda dos Santos com o objetivo de investigar quais os efeitos dos traços de personalidade sobre as intenções empreendedoras dos alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis de duas instituições de ensino superior privadas e uma pública, localizadas na região centro-oeste do Brasil. Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade Artigo 1 - Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza de Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz e Moisés Ferreira da Cunha com os objetivos: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade. Artigo 2 - Planejamento orçamentário para a educação: superando um desafio de Jander Ângelo Diogo Ferreira, Naiany Gabrielle Pereira Lima, Juliana Saraiva Moreira, Odemir Vieira Baêta e Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci. O caso de ensino foi preparado a partir de observações de questões vivenciadas pelo município de Cachoeiro de Santa Cruz e adaptadas para efeitos didáticos, com o objetivo de auxiliar na construção de um planejamento orçamentário governamental efetivo. Sua finalidade é fomentar a reflexão a respeito das limitações e potencialidades da gestão orçamentária municipal e, ainda, propor soluções aos fundos destinados à educação básica e fundamental, em cenários de restrição de ordem material e financeira. Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade Resenha 1 - Resenha do livro: Fraudes documentais e contábeis. Timi, S. R. R. & Heimoski, V. T. M. (2020). (1ª ed). Curitiba, PR: Editora Intersaberes, 194 páginas, ISBN: 978-8522702626 Autora da resenha: Lorena Layza Pimenta Oliveira Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel) Artigo 1 da Seção 4 - Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza de Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz e Moisés Ferreira da Cunha com os objetivos: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade. Artigo 2 da Seção 2 - A adequação dos grandes municípios brasileiros na divulgação das informações de margem de expansão das despesas conforme a LRF de Guilherme Simões Belote e Ricardo Rocha de Azevedo com o objetivo de verificar a adequação dos grandes municípios do Brasil na divulgação das informações no anexo da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado (DOCC), previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Artigo 6 da Seção 1 - Indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras: uma comparação entre setores de Vinícius Giovani Jacintho e Adriana Kroenke com o objetivo de analisar pesos de indicadores econômico-financeiros de diferentes setores da B3 e avaliar o impacto destes pesos ao se trabalhar com rankings de empresas de diversos setores simultaneamente. Artigo 5 da Seção 1 - Gerenciamento de resultados via accruals discricionários: seriam os lucros medidas confiáveis para os investidores? de Ronan Reis Marçal com o objetivo de analisar a relevância dos lucros na determinação do valor de mercado das empresas de capital aberto no Brasil considerando os efeitos do gerenciamento de resultado via accruals discricionários. Seção 7: Internacional (S7) English Section 1 Article 2 (Section 1) - The principles underlying the IFRS and the measurement bases of the elements comprising the financial statements of Camila Teresa Martucheli and Antônio Dias Pereira Filho. This theoretical essay seeks to present concepts, arguments and discussions about the adoption and use of IFRS, focusing on their underlying principles and measurement bases. Article 3 (Section 1) - Benefits of using Blockchain technology as an accounting auditing instrument of Maervelym Pâmella de Andrade Simões, Janeide Albuquerque Cavalcanti, Janaina Ferreira Marques de Melo and Cristiane Queiroz Reis. Analyze the possible benefits of using Blockchain technology as a tool for accounting auditing. Article 4 (Section 1) - A study about the determinant factors of the capital structure of Brazilian companies: a quantile regression analysis of Osvaldo Martins Quintella Junior e Claudio Ulysses Ferreira Coelho. The present paper aims to analyses the determinants of capital structure of ninety-four organizations from the five hundred largest Brazilian companies according to 2018 Exame magazine yearbook. Section 2 Article 1 (Section 2) - Analysis of the efficiency of municipalities from the Brazilian State of Sergipe: a comparison of the results in Brazil’s evaluation of its basic education system and investments on education of Nadielli Maria dos Santos Galvão. To identify the efficiency of municipalities in the Brazilian State of Sergipe in promoting satisfactory education levels from the resources aimed at this sector. Article 3 (Section 2) - An analysis of the efficiency of public expenditure on education in the Municipalities of the State of Amazonas from 2013 to 2017 of Mayara Guimarães de Sousa, Carla Macedo Velloso dos Santos, Adenes Teixeira Alves and Manoel Martins do Carmo Filho. This article aimed to evaluate the efficiency of public expenditure in the municipalities of the State of Amazonas with primary education in the years 2013 to 2017 by building a ranking of the efficiency of the municipalities relating the results obtained in IDEB by each city in the period, under the counterpart of the values of expenses paid for primary education, the average number of students enrolled in the period, average expenditure per student and GDP per capita of each municipality. Section 3 Article 1 (Section 3) - Performance evaluation system to support the Coordination of Bidding Processes management in a University Hospital of Samuel Souza de Araújo, Lucas dos Santos Matos and Sandra Rolim Ensslin. The purpose of this research is to structure a model to support the management of the Coordination of Bidding Processes at the Professor Polydoro Ernani de São Thiago University Hospital of Universidade Federal de Santa Catarina (Federal University of Santa Catarina). The main purpose is to build, in its manager, knowledge about the management context, allowing the visualization of the aspects deemed as necessary and sufficient to be taken into account in this process. Article 4 (Section 3) - Institutionalization of management accounting rules and routines in a private educational foundation in Santa Catarina: institutional approach of the Brazilian third sector of Renícia Maria Innocenti, Rogério João Lunkes e Valdirene Gasparetto. To verify the change of rules and routines of management accounting of a third sector organization in the light of the Old Institutional Economy (OIE). Article 6 (Section 3) - Personality traits and variables of the individual’s planned behavior: a study of its effects on entrepreneurial intentions of Edicreia Andrade dos Santos, Gabriel Lourenço Xavier, Cristiane Alves da Silva Moura and Luiz Miguel Renda dos Santos. This study aims to investigate the effects of personality traits on the entrepreneurial intentions of students concluding Accounting courses at two private higher education institutions and a public one, located in the Midwest region of Brazil. Section 4 Article 1 (Section 4) - What is the value of the company? The valuation case of Magazine Luiza of Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz and Moisés Ferreira da Cunha. Magazine Luiza, founded in November 1957, a national retail icon, started in 2011 at B3, with exponential growth in the valuation of its shares. This case provides the following pedagogical objectives: a) to promote the problem analysis, to propose and inquire decisions regarding valuation; b) stimulate reflection between the theory that supports the evaluation purposes and the way it should be developed and applied; c) expand the ability to relate the valuation theoretical assumptions of valuation and their adequacy to reality. Article 2 (Section 4) - Budget Planning for education: overcoming a challenge of Jander Ângelo Diogo Ferreira, Naiany Gabrielle Pereira Lima, Juliana Saraiva Moreira, Odemir Vieira Baêta and Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci. This teaching case was prepared from observations of issues experienced by the municipality of Cachoeiro de Santa Cruz, and adapted for didactic purposes, with the objective of assisting in the construction of an effective government budget planning. Its purpose is to foster reflection on the limitations and potentialitys of municipal budget management and also to propose solutions to funds for basic and fundamental education, in scenarios of material and financial restrictions. Boa leitura. Cordiais saudações! Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Leite, Fabiana Calçada de Lamare, and Aline Patrícia Henz. "Parques Urbanos de Curitiba (PR): Espacialidade, Planejamento e Turismo." Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) 10, no. 4 (November 17, 2017). http://dx.doi.org/10.34024/rbecotur.2017.v10.6563.

Full text
Abstract:
As recentes transformações econômicas, sociais e culturais produzem modificações no planejamento das áreas urbanas, principalmente a disposição de espaços de lazer, também caracterizados como atrativos turísticos. Sendo a cidade um ambiente de encontro, trocas e realizações, associando sua diversificação e possibilidades de apropriação ao dinamismo, a urbanidade torna-se um atributo importante para o estabelecimento e manutenção do convívio social. Na lógica da atividade turística, a cidade é entendida como um produto que deve ter seus atributos desenvolvidos e direcionados à satisfação dos turistas. Para despertar o interesse do visitante, o planejamento local deve utilizar parâmetros de configuração dos instrumentos e equipamentos da cidade. A temática da atratividade associada à visitação, esta estritamente relacionada ao consumo do espaço. Consumo, que pode ser entendido como alvo de conhecimento, interesse em vivenciar determinado espaço com suas particularidades que o identificam, despertando a motivação em usufruir de suas singularidades. O objetivo central deste artigo é qualificar os principais parques urbanos de Curitiba apresentados como atrativos turísticos, no entendimento de que esta disposição espacial somada a oferta de serviços e infraestrutura potencializam sua atratividade para a atividade turística. De acordo com a Prefeitura Municipal, Curitiba dispõe de 17 parques urbanos (PMC, 2007), no entanto, esse trabalho limita-se a apresentar oito parques que estão inseridos no roteiro realizado pela Linha Turismo. A escolha desse universo justifica-se pelo fato de que essas localidades são atendidas pela Linha Turismo, um serviço turístico já consolidado na cidade que atende a diversos pontos, agregando atratividade e valor turístico por sua funcionalidade. A metodologia é de abordagem qualitativa e como técnicas, a pesquisa utilizou-se de pesquisa bibliográfica e observação direta. Foi possível demonstrar que a lógica de organização da cidade, esta cada vez mais relacionada a lógica da atividade turística e que, é interesse de ambas a integração e a socialização de interesses. O planejamento da cidade ocorrendo de maneira articulada ao planejamento do turismo é a condição para a ocorrência de um turismo atrativo e competitivo para a localidade. Além disso, as duas práticas ocorrendo de maneira articulada podem beneficiar o desenvolvimento local, influenciando na qualidade de vida da população local e, consequentemente, beneficiando a atividade turística. Urban Parks at Curitiba (PR, Brazil): Spatiality, Planning and Tourism ABSTRACT Recent economical, social and cultural transformations are causing changes on the planning of urban areas, mainly those relative to the disposition of leisure spaces, also characterized as touristic attractions. As the city is an environment of encounter, exchange and fulfillments, with its diversity and appropriation possibilities being associated to dynamism, urbanism becomes an important asset for the establishment and maintenance of social cohabitation. Under the logics of touristic activity, cities are comprehended as a product that requires its attributes to be developed and directed towards the satisfaction of tourists. So as to stimulate the visitor’s interest, local planning must apply configuration parameters of the city´s instruments and equipment. The issue about attractiveness in relation to visits, is strictly linked to space consumption. Consumption can be understood as the aim for knowledge, the interest to enjoy certain space with the characteristics that make it particular, motivating towards the use of its singularities. The main objective of this article is to describe the main urban parks of Curitiba presented as tourist attractions, which are presented as touristic attractions, as it is considered that such a spatial disposition, added to a service and infrastructure offer, augment their attractiveness for touristic activities. According to the Municipal Mayor´s office, Curitiba has seventeen (17) urban parks (PMC, 2016), however this research is limited to eight parks that are included in the itinerary deigned by the Linha Turismo. The selection of this universe is justified by the fact that they are places attended by the Linha Turismo, a consolidated touristic service in the city, which attends different spots, adding attractiveness and touristic value due to its functionality. It was possible to demonstrate that the city´s configuration logic is increasingly related to touristic activity, and that both issues appreciate the integration and socialization of interests. City planning, when articulated to tourism planning, is the basic condition to accomplish a touristic attractiveness and competitiveness for such a place. Furthermore, when both practices are articulated in their evolution, they benefit local development, thus having an impact on the wealth of the local population, and also benefitting touristic activity. KEYWORDS: Tourism; Planning; Urban Parks; Curitiba (PR, Brazil).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rechia, Simone, Aline Tschoke, Gabriela Cardoso Machado, and Simone Joukoski. "A CIDADE E O LAZER SOBRE DUAS RODAS: UMA QUESTÃO DE ESPAÇO, TEMPO E AÇÃO!" Pensar a Prática 19, no. 3 (September 30, 2016). http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v19i3.39007.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade. Essa pesquisa buscou relacionar lazer, uso da bicicleta e mobilidade urbana. Para tanto, questionam-se quais as possibilidades e as barreiras para o uso da bicicleta na cidade de Curitiba-PR. Seguindo uma abordagem qualitativa foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e uma análise interpretativa. Sendo assim, surgiram as seguintes categorias de análise: espaço físico das bicicletas; espaço dos ciclistas em Curitiba; espaço do cicloativismo e espaço das políticas públicas. Conclui-se que as barreiras encontradas foram: falta de educação no trânsito, falta de fiscalização das normas e leis, falta de manutenção e planejamento da malha cicloviária e falta de uma cultura para o uso da bicicleta na cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Estêvez, Laura Freire, and João Carlos Nucci. "DELIMITAÇÃO DAS UNIDADES DE PAISAGEM E HEMEROBIA DO BAIRRO CABRAL, CURITIBA/PR - MÉTODOS PARA O PLANEJAMENTO URBANO." Revista Geografar 5, no. 2 (December 10, 2010). http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v5i2.20148.

Full text
Abstract:
O planejamento urbano inadequado associado ao acelerado processo mundial de urbanização tem provocado a diminuição da qualidade ambiental, principalmente, nas grandes cidades. Um bom planejamento deveria considerar logo de início o levantamento das diferentes unidades da paisagem (UP) e as transformações provocadas pelo uso humano, procedimentos básicos para uma reflexão sobre os limites e aptidões de cada tipo específico de paisagem (UP). Este trabalho realizou uma avaliação rápida do bairro Cabral – Curitiba/PR, classificando-o em unidades de paisagem acompanhada de uma avaliação do grau de alteração antrópica (hemerobia) de cada UP. Foram delimitadas 7 UP e 2 sub-unidades, com graus de hemerobia que variam entre muito baixo e muito alto dentro do grupo tecno-ecossistemas proposto por Haber (1990). Concluiu-se com a avaliação que o bairro Cabral possui alta hemerobia, mas também tem áreas com coberturas vegetais importantes que atuam como contribuintes nas funções ecológicas e na qualidade ambiental, e que devem ser preservadas. Palavras Chaves: planejamento urbano, planejamento da paisagem, unidades de paisagem (UP), hemerobia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography