Academic literature on the topic 'Planejamento Estratégico de TI'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Planejamento Estratégico de TI.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Planejamento Estratégico de TI"

1

De Mello, Esp Ricardo Bernardes, and Fabrício Pelloso Piurcosky. "Execução e acompanhamento do planejamento estratégico de tecnologia da informação do Centro Universitário do Sul de Minas." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 13, no. 13 (February 12, 2019): 129–41. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v13i13.43.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta ferramentas para execução e acompanhamento do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação de uma Instituição de Ensino(lES). A metodologia utilizada partiu do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PE TI) elaborado em 2008 que abordou elementos como definição da missão e visão do departamento, definição de projetos, cenário atual, análise ambiental, fatores críticos de sucesso, Balanced Scorecard e cenário futuro. Os projetos de Tecnologia da Informação (TI) foram definidos com base nos objetivos estratégicos da organização. O artigo traz também os processos de realinhamento entre PETI e o Planejamento Estratégico (PE) ocasionados por mudanças no ambiente externo e interno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa Queirós, Raul Carlos, Mirian Picinini Méxas, and Geisa Meirelles Drumond. "Tecnologia da Informação Verde nas organizações: uma visão estratégica." Sistemas & Gestão 15, no. 2 (August 25, 2020): 103–12. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2020.v15n2.1629.

Full text
Abstract:
Contexto: O crescimento da Tecnologia da Informação (TI) gera impactos ambientais. Benefícios de práticas de TI Verde. Diminuição de impactos ambientais. TI Verde no planejamento estratégico. Objetivo: Mapear a percepção de especialistas, coordenadores e gestores de TI quanto às práticas de TI verde nas organizações e o seu posicionamento estratégico. Desenho/Metodologia/Abordagem: Foi realizada uma revisão da literatura que fundamentou uma pesquisa de campo aplicada a 97 gestores e especialistas de TI de organizações, a maioria do estado do Rio de Janeiro e São Paulo, dos mais variados ramos de negócios, no período de dezembro/2018 a janeiro/2019. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de quatro cruzamentos dos resultados sobre práticas de TI Verde, planejamento estratégico e metas ambientais. Resultados: Observou-se que menos da metade das organizações não tratam a TI Verde como um item estratégico, não a incluindo em seu planejamento estratégico, em sua política ambiental, e não criando metas ambientais. Implicações práticas: Espera-se que esta pesquisa contribua, demonstrando a importância de reduzir os impactos ambientais, os benefícios das práticas de TI Verde, além de oferecer novas soluções às organizações. Originalidade/valor: A TI Verde não é tratada de maneira estratégica, o que causa um contraponto: a TI é uma área imprescindível para o negócio e geradora de vantagem competitiva, porém não tem os seus impactos ambientais tratados estrategicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Dayene Mendes Silva, André Leal Luiz de Castro Leal, Maria Cristina Drumond e. Castro, and Fábio Carlos Macêdo. "Modelagem orientada a objetivo como suporte à gestão estratégica de TI nos Institutos Federais de Educação." Revista de Gestão e Secretariado 11, no. 1 (April 1, 2020): 176–200. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.921.

Full text
Abstract:
Em uma organização, a área de Tecnologia da Informação deve dar suporte às demais, possibilitando o alinhamento entre as decisões e as ações, a fim de atender aos objetivos almejados. A proposta deste trabalho é investigar a realidade da Gestão Estratégica de TI nos Institutos Federais de Educação, através da verificação de como os gestores dessa área elaboram e mantém um planejamento estratégico, partindo do pressuposto de que eles enfrentam dificuldades devido à falta de alinhamento e planejamento da área com os objetivos estratégicos institucionais. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa no que concerne às características e ao modo de investigação. A base desse estudo foi feita pelo levantamento de dados de pesquisas realizados pelo Tribunal de Contas da União, pela percepção dos gestores de TI e por documentos disponibilizados pelos Institutos Federais. Os dados analisados permitiram que os autores confirmassem seus pressupostos, mas que esse já é um tema de importância reconhecida entre os gestores que procuram meios de propiciar o fortalecimento da gestão estratégica e da governança de TI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Natália Cristina Galliani de, and Leonardo Augusto Amaral Terra. "Prevalência das escolas de pensamento estratégico na implantação de sistemas ERP em concessionárias de veículos." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 6, no. 1 (May 5, 2013): 192. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e12013192-228.

Full text
Abstract:
Diante da constante evolução da tecnologia e das estratégias, a presente pesquisa teve como objetivo destacar a importância das estratégias no processo de implantação de um sistema ERP em concessionárias de veículos, identificando as contribuições das escolas de pensamento estratégico propostas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro “Safari de Estratégia”. Para a elaboração deste trabalho, foi realizado um estudo multicasos em quatro concessionárias de veículos, com pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com a entrevista dos diretores e dos gerentes do departamento de TI das empresas em questão, que disponibilizaram as informações para a compreensão e mensuração da prevalência de cada linha de pensamento estratégico na referida atividade. Com os resultados apresentados, conclui-se que cada estratégia desenvolvida e executada durante a implantação possui características acentuadas de cada uma das escolas de planejamento estratégico, contribuindo para o sucesso da implantação e da utilização do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Abib, Gustavo, and Norberto Hoppen. "O Papel do Consultor no Processo de Alinhamento Estratégico." Revista de Administração Contemporânea 19, no. 5 (October 2015): 584–605. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151384.

Full text
Abstract:
O Alinhamento Estratégico (AE) entre a Tecnologia de Informação (TI) e os negócios continua sendo uma prioridade para os gestores, conforme estudos recentemente realizados em vários países. Contudo, como constataram outras pesquisas feitas sobre o tema, o AE não parece ser um processo prioritário e eficaz de planejamento e gestão no dia a dia da TI nas empresas. Também, com frequência, verifica-se a ação de consultores externos no desenvolvimento e na implementação de ferramentas de TI nas empresas, tanto para uso estratégico, como operacional. O papel do consultor no processo de AE é pouco enfatizado nas pesquisas. Considerando a importância da sua atuação na área de TI, este trabalho propõe a discussão do papel do consultor no processo de AE. Para tanto, foi analisada a implantação de um portal corporativo de natureza estratégica em uma empresa transnacional de grande porte. Neste estudo de caso longitudinal, adotaram-se observação participante e entrevistas semiestruturadas como principais estratégias para a coleta dos dados. Dentre os resultados obtidos, destacam-se o complexo papel do consultor, baseado em habilidades técnicas e sociopolíticas e, em especial, as necessidades de compartilhamento de conhecimentos. Evidenciaram-se, também, competências do consultor para tornar o seu papel mais efetivo no processo de AE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Vanilson Araújo da, and Cláudio Márcio Campos de Mendonça. "ALINHAMENTO DOS PROJETOS DE TI AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO DE UNIVERSIDADE PRIVADA BRASILEIRA PERTENCENTE A UM GRUPO AMERICANO." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 2 (January 8, 2016): 2. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3745.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de alinhamento estratégico dos projetos de TI de uma Universidade privada pertencente a um grupo Americano. Demonstrou como ocorre a classificação e priorização dos projetos em relação aos objetivos estratégicos da instituição. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória/descritiva, com abordagem de forma qualitativa, método de estudo de caso, técnica de coleta de dados documental e entrevistas com questões semiestruturadas. Com os resultados obtidos através do estudo de caso, concluiu-se que a aplicação do método proporciona uma gestão mais efetiva dos recursos de TI, mantendo o alinhamento com os objetivos estratégicos das áreas organizacionais. A organização estudada mostrou maturidade no uso de ferramentas de gestão, principalmente pelo o uso do BSC, que possibilita, através de seus conceitos e métodos, uma visão clara das estratégias, objetivos e metas empresariais, esclarecendo e estabelecendo consensos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maciel, Aloisio da Conceição, and Argentino José Braga Bueno. "ANÁLISE DA GOVERNANÇA DE TI EM UMA ORGANIZAÇÃO DO COMANDO DA AERONÁUTICA." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 1 (March 1, 2019): 9–20. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i1.112.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise da Governança de Tecnologia da Informação da Subdiretoria de Pagamento de Pessoal (SDPP), Organização Militar do Comando da Aeronáutica (COMAER). Tal abordagem está relacionada à necessidade de se conhecer a situação atual dainstituição no que se refere ao tema, de modo que aspectos que estejam limitando a sua evolução sejam apresentados. O objetivo desta pesquisa é, portanto, identificar os fatores que podem estar comprometendo a Governança de Tecnologia da Informação da instituição de modo a ratificar, ou não, a hipótese proposta de que o principal fator relacionado ao tema a ser aperfeiçoado é o alinhamento entre o Planejamento Estratégico do Negócio e o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação. Este propósito será conseguido mediante revisão bibliográfica e comparativo entre processos, planejamentos e documentos institucionais da organização sob análise e a teoria acerca do tema. Para isso, também será utilizada uma pesquisa do Tribunal de Contas da União (TCU) que foi elaborada com o intuito de mapear a evolução do nível da Governança de Tecnologia da Informação no âmbito da Administração Pública Federal. O resultado da pesquisa complementou a hipótese proposta. Na realidade, a análise mostrou que, além do alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação e o negócio, outros aspectos apresentaram níveis de maturidade abaixo da média considerada como parâmetro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Louro, Alamir Costa, and Carlos Vinicius De Arimetea. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI NO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO." Revista Foco 9, no. 1 (August 3, 2016): 312. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2016.v9i1.194.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta os efeitos gerados a partir da concepção e implantação de um planejamento estratégico de tecnologia da informação no Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo(PJES). Para coleta dos dados e análise de resultados foram realizadas pesquisas documentais em relatório de auditoria realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O artigo buscou evidências no relatório que corroborem com as possíveis melhorias apontadas por autores da área que tangenciam a Governança de TI. Essas melhorias não foram constatadas documentalmente e as razões e consequências foram explicitadas no artigo, que apesar de ser um estudo de caso interno ao PJES, aponta resultados e fatores geradores aparentemente comuns e que podem possibilitar ao estudo servir de referência para aplicação de melhores práticas de Governança de TI em outros tribunais do judiciário brasileiro. This paper analyses the impact from conception and implementation of a information technology strategic plan in the Court of the State of Espírito Santo (PJES). For data collection and analysis of results were conducted documentary research in the audit report conducted by the National Council of Justice (CNJ). The article had sought evidence in the report to corroborate with possible improvements as pointed out by IT governance area authors. These improvements were not found by documentary evidence and the reasons and consequences were explained in the article, which despite being a case study only in PJES, points out results and organizational characteristics seemingly ordinary what may allow the study serve as a reference in application of IT governance best practices in other courts of the Brazilian judiciary
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Galas, Eduardo Santos, and Vera Maria Rodrigues Ponte. "O Balanced Scorecard e o alinhamento estratégico da tecnologia da informação: um estudo de casos múltiplos." Revista Contabilidade & Finanças 17, no. 40 (April 2006): 37–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772006000100004.

Full text
Abstract:
Na era da informação e do conhecimento, a Tecnologia da Informação (TI) tem demonstrado ser cada vez mais uma importante área para as empresas. Por essa razão, o alinhamento da TI com a estratégia tem sido uma constante preocupação de cientistas e executivos. O Balanced Scorecard (BSC) é apresentado na literatura como um instrumento de gestão que possibilita o alinhamento da organização com sua estratégia. Nesse contexto, com o objetivo de analisar os impactos da implantação do BSC nos fatores de alinhamento estratégico da TI com o negócio, sob a perspectiva dos gestores, realizou-se uma pesquisa exploratório-qualitativa, por meio de um estudo de casos múltiplos em empresas que implantaram o BSC e que possuem área de TI. As fontes de evidências foram: entrevistas focais, questionário semi-estruturado, documentos e observação direta. Os fatores do alinhamento da TI foram agrupados em quatro categorias: Social, Organizacional, Planejamento e Comportamental. Os resultados mostram que a implantação do BSC provoca mudanças gerenciais que influenciam nos fatores do alinhamento da TI das quatro categorias, transformando-os em fatores facilitadores do alinhamento e contribuindo positivamente para o alinhamento da TI com o negócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro Gomes, Sérgio, Laurimar De Matos Farias, Luciana Rodrigues Ferreira, and Flavio Heleno Solano Reis. "IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS STAKEHOLDERS NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 1 (February 6, 2021): 202–18. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i1.68.

Full text
Abstract:
O estudo tem por objetivo identificar e apresentar a percepção dos stakeholders presentes nas relações internas e externas de uma Escola de Governança Pública (EGP) e que fizeram parte do processo de construção do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) da EGP. Trata-se de uma pesquisa empírica ancorada na efetiva participação de todos os stakeholders, em que barreiras, ameaças, oportunidades e desafios foram analisados. O objeto de pesquisa foi uma Escola de Governança Pública (EGP) de um estado da Federação, que é responsável pela promoção do desenvolvimento e valorização do servidor público. A pesquisa empregou as abordagens qualitativas e quantitativas, de forma complementar, e múltiplos métodos de pesquisa foram utilizados como entrevista em profundidade, grupo focal e pesquisa tipo survey, de forma a capturar a percepção dos diferentes stakeholders. Os resultados da pesquisa mostram que os stakeholders primários da EGP são os prestadores de serviços de segurança, higienização e Tecnologia da Informação (TI); Secretários, Diretores e Presidentes de organizações públicas; alunos; professores e egresso; para superar as barreiras internas é preciso maior alinhamento da EGP com os prestadores de serviços de TI e o reconhecimento da missão da EGP pelas demais instituições públicas estaduais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Planejamento Estratégico de TI"

1

AMORIM, Fernando Félix. "Planejamento estratégico de TI: um estudo da prática nos institutos federais de educação." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24046.

Full text
Abstract:
Submitted by Rafael Santana (rafael.silvasantana@ufpe.br) on 2018-03-22T18:45:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação - Fernando Felix Amorim.pdf: 3017920 bytes, checksum: fbef7a30fdfad25bccc603cf09d1944a (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-22T18:45:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação - Fernando Felix Amorim.pdf: 3017920 bytes, checksum: fbef7a30fdfad25bccc603cf09d1944a (MD5) Previous issue date: 2017-02-16
Os investimentos em Tecnologia da Informação por parte do governo federal vêm crescendo a cada ano. De 2007 a 2014 os gastos variaram entre R$ 2,3 bilhões a R$ 7,3 bilhões, crescimento de 317%, excluindo gastos de estatais. Em dezembro de 2008 o governo federal criou os Institutos Federais de Educação agrupando instituições existentes e abrindo novas unidades. O crescimento destas instituições foi de 140 unidades em 2003 para mais de 600 em 2015. Junto a este crescimento, também vieram os investimentos em TI. Em 2007, por meio da Secretaria de Fiscalização de TI (SEFIT), o TCU identificou resultados alarmantes sobre os gastos de TI por parte do governo federal, assim citado pelo relator. Esta preocupação obrigou à Sefti, o monitoramento contínuo destes investimentos por meio de pesquisa a cada dois anos, onde originou o Índice de Governança de TI (IGovTI). Embora este monitoramento exista desde 2007, poucas melhorias foram identificadas. No último levantamento, ano 2014, apenas 53% das instituições informaram possuir e executar o Planejamento Estratégico de TI (PETI). A área de educação obteve o quarto pior índice no último levantamento. Por meio de questionário eletrônico, esta pesquisa ouviu 224 gestores dos Institutos (Comitê de TI, Diretores de TI e Gestores de TI), com o objetivo de identificar as causas das dificuldades em planejar e executar os planos de TI dos Institutos. Dentre as causas identificadas, destaque para a baixa avaliação do Comitê de TI, do baixo índice de monitoramento e de divulgação dos resultados das atividades de TI em 28,6% e 23,7%, respectivamente. Existe PETI em apenas 54% dos Institutos. A pesquisa finaliza demonstrando as principais causas do baixo índice de planejamento de TI nos Institutos Federais de Educação.
Investments in Information Technology by the federal government have been growing every year. From 2007 to 2014 the expenses ranged from R$ 2.3 billion to R $ 7.3 billion, an increase of 317%, excluding state-owned companies. In December on 2008 the federal government created the Federal Institutes of Education that grouped the existing institutions and opened new units. The growth of these institutions was 140 units in 2003 to more than 600 in 2015. Along with this growth, also came the investments in IT. Through IT Inspection Secretary (SEFTI), The Union Accounts Court ( TCU) identified alarming results on IT in 2007, related to the expenses that had been done by the federal government, as mentioned by the reporter. This concern forced it to do the continuous monitoring of these investments, generating a survey every two years, where it was originated the IT Governance Index (IGovIT). Although this monitoring has existed since 2007, few improvements have been identified. The last survey, in 2014, only 53% of institutions reported owning and executing IT Strategic Planning (SPIT). The education area was the fourth worst index in the last survey. Through an electronic questionnaire, this survey has heard 224 managers of Institutes (IT Committee, IT Directors and IT Managers), in order to identify the causes of the difficulties in planning and executing the plans of IT Institutes. Among the identified causes, feature the low general evaluation of IT Committee and the low index of monitoring and of disclosure of the IT activities results, in 28.6% and 23.7%, respectively. There are only strategic plans in 54% of the Institutes. The research ends by demonstrating the main causes of the low IT planning index in the Federal Institutes of Education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zanella, William. "Instrumento para análise de alinhamento estratégico entre objetos de negócios e TI para arranjos produtivos." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. http://hdl.handle.net/10923/1167.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000412453-Texto+Completo-0.pdf: 1206846 bytes, checksum: 6deaa16d53f1acc8fc5bb02a92a765db (MD5) Previous issue date: 2009
The changes of corporative trends due to the technological innovations and reduction of trade have caused continuous changes in the forms of management. The formulation and implementation of competitive strategies have been essential for business success, where the need for information, collected and processed by efficient systems and resources of information technology, have been a critical element. In order to improve their strategies and position themselves against global competition, the organizations are using techniques based on production arrangements, to take collective synergies generated by their interactions and to compete on better terms. The aim of this work is of developing an instrument for analyzing the strategic alignment between business objectives and IT for productive arrangements. It was analyzed the perceptions of academics and experts on the practical applicability of the proposed instrument. The work was developed as an exploratory research, developed by multiple case studies and interviews with directors from the business areas and responsible for the organizations´ IT that represent the productive arrangements. These qualitative interviews were applied with semi-structured questionnaire. The interviews were recorded and the categorial content allowed an analysis of suggestions to improve the original instrument. The instruments’ final version was applied in the Eletro-electronic and metal-mecanic of a bus carcass builder productive arrangement. The results indicate the contributions for the instrument and applicability perceptions as well as the current maturity degree of alignment between business and IT in the two productive arrangements. The conclusions indicate the usefulness of the instrument and adds value to the institutions surveyed. It also allows building a map for prioritizing investments for aligning business and IT objectives.
As mudanças no cenário empresarial decorrente das inovações tecnológicas e da redução de barreiras comerciais têm provocado contínuas transformações nas formas de gestão. A formulação e execução de estratégias competitivas têm sido fundamental para o sucesso dos negócios, onde a necessidade de informações, coletadas e tratadas por eficientes sistemas e recursos de tecnologia de informação, têm sido um elemento crítico. Com o intuito de melhorar suas estratégias e posicionarem-se frente à concorrência global, as organizações estão considerando assuntos relacionados a competitividade dos arranjos produtivos, para aproveitar as sinergias coletivas geradas por suas interações e competir em melhores condições. O objetivo geral deste trabalho é de desenvolver instrumento para análise do alinhamento estratégico entre objetivos de negócio e TI para arranjos produtivos. Para isso foi analisada a percepção dos especialistas acadêmicos e práticos sobre a aplicabilidade do instrumento proposto. O trabalho foi desenvolvido como uma pesquisa exploratória desenvolvida por meio de estudos de caso múltiplos com entrevistas a diretores das áreas de negócios e responsáveis pela área de TI de entidades representativas dos arranjos produtivos. Estas entrevistas foram aplicadas de forma qualitativa a partir de questionário semiestruturado. As entrevistas forma gravadas e transcritas e a análise categorial de seu conteúdo permitiu coletar sugestões de melhorarias no instrumento inicial. A versão final do instrumento foi aplicada no AP Eletroeletrônico e metal mecânico de uma Encarroçadoura de ônibus. Os resultados indicam as contribuições para o instrumento, percepções de aplicabilidade do mesmo e ainda o atual estado de maturidade do alinhamento entre TI e negócios em dois APs.As conclusões do trabalho indicam que a versão final do instrumento é aplicável e agrega valor às instituições pesquisadas. Também indica um mapa das prioridades de investimentos para alinhamento entre TI e negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ALEXANDRE, Anna Karine Gurgel. "Análise da maturidade em planejamento estratégico de SI/TI em organizações públicas do governo do estado do Ceará através da utilização do MMPE SI/TI (Gov)." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22435.

Full text
Abstract:
Submitted by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2017-11-30T16:14:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertacao Anna Karine Gurgel Alexandre.pdf: 4509563 bytes, checksum: 7f0a13c67ac75da354ff14c27401037b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-30T16:14:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertacao Anna Karine Gurgel Alexandre.pdf: 4509563 bytes, checksum: 7f0a13c67ac75da354ff14c27401037b (MD5) Previous issue date: 2016-02-12
Atentas às demandas geradas a partir da concorrência globalizada, as organizações passaram a perceber a importância de desenvolver ações de Tecnologia da Informação (TI) sempre preocupadas em promover os objetivos estratégicos da organização, como forma de obter benefícios para seus negócios. Estudos realizados pelo Tribunal de Contas da União, nos órgãos/entidades da Administração Pública Federal (APF) brasileira, revelaram grande disparidade entre a importância dada ao planejamento organizacional e o planejamento de TI e resultaram na criação de um processo de indução de melhoria na governança de TI. Dada a dificuldade de encontrar modelos que avaliem o nível de maturidade do planejamento estratégico de SI/TI, Texeira Filho (2010) propôs – tomando por base a experiência advinda de modelos de maturidade – um modelo para avaliar o nível de maturidade do planejamento estratégico de SI/TI de organizações governamentais brasileiras, denominado Modelo de Maturidade para Planejamento Estratégico de SI/TI - MMPE SI/TI (Gov). O mesmo foi criado em conformidade com os principais procedimentos e normas nacionais/internacionais utilizados para definição e avaliação de processos e é formado por um Modelo de Referência (MR), um Método de Avaliação (MA) e um Banco de Melhores Práticas (BMP) definido para auxiliar no desenvolvimento do plano de melhorias da organização. Foi validado por especialistas e aplicado em duas organizações, ambas componentes do Governo de Pernambuco. Como forma de dar continuidade à avaliação da aplicabilidade do modelo na esfera governamental, este trabalho tem como propósito analisar a maturidade dos processos de planejamento estratégico de SI/TI do Governo do Estado do Ceará e identificar oportunidades de melhoria no Método de Avaliação do referido modelo. Apesar de avaliar um pequeno grupo de instituições, entende-se que algumas iniciativas do governo cearense favoreceram o alcance de um maior grau de maturidade dos processos de planejamento estratégico de SI/TI de órgãos da administração. Além disso, a reanálise e o detalhamento das atividades desenvolvidas no Método de Avaliação do MMPE SI/TI (Gov) e o rearranjo e a criação de documentos de apoio à aplicação do método, permitiram sugerir aprimoramentos ao referido modelo.
Paying attention to the demands generated from the global competition, organizations have realized the importance of developing Information Technology (IT) actions, always concerned to promote organization's strategic objectives, as a way to obtain benefits for their business. Studies of Tribunal de Contas da União, with organizations/agencies of the Brazil's Federal Public Administration ( APF ), showed significant disparity between the importance given to the organization's strategic planning as a whole and its IT strategic planning and resulted in the creation of an improvement induction process in IT governance. This caused a certain change of scenery, but there is still a long way to go to get close to ideal. Given the difficulty of finding models to assess the maturity level of IS/IT strategic planning, Texeira Filho (2010) proposed – building on the expirience coming from maturity models - a model to assess the level of maturity of IS / IT strategic planning in brazilian governmental organizations, called Modelo de Maturidade para Planejamento Estratégico de SI/TI – MMPE SI/TI (Gov). This model was established in accordance with the main procedures and national / international standards used for defining and evaluating processes. It is composed of: a Reference Model (MR), an Assessment Method (MA) and a Best Practices Repository (BMP) set to assist in developing the organization's improvement plan. It was validated by experts and applied in two organizations, both belonging to the Government of Pernambuco. In order to continue the evaluation of applicability of the model in the governmental sphere, this work aims to analyze the maturity of IS/IT strategic planning processes in the Ceará State Government and identify improvement opportunities to the Assessment Method (MA) of the model. Although few institutions have been evaluated, it is understood that some practices os Ceara’s Governement have promoted the achievement of a greater degree of maturity of the IS / IT government organizations strategic planning processes. In addition, the review and detailing of the activities developed in MMPE SI/ TI (Gov) Assessment Method (MA) and the rearrangement and creation of documents to support the application of the method allowed suggest enhances to the model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ARAUJO, Verlaynne Kelley da Hora Rocha. "Avaliando o planejamento estratégico de SI / TI organizações públicas do governo do estado de Pernambuco utilizando o MMPE SI / TI (GOV)." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17539.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2016-07-26T13:40:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DissertacaoVerlaynneAraujoCIn.pdf: 5234774 bytes, checksum: a53ffab0c9cb8150ad47d3085bb4ffbd (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-26T13:40:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DissertacaoVerlaynneAraujoCIn.pdf: 5234774 bytes, checksum: a53ffab0c9cb8150ad47d3085bb4ffbd (MD5) Previous issue date: 2013-08-28
A elaboração de um planejamento estratégico de Sistema de Informação e Tecnologia da Informação (PE SI/TI) é essencial para que seja possível identificar e alocar de forma correta os recursos da área de TI de acordo com as prioridades institucionais e com os resultados esperados. Devendo ser portanto, uma atividade sistemática entendida, apoiada e aprovada pela alta direção. O Governo Federal identificou, através de um levantamento, que vários documentos apresentados como sendo PE SI/TI, eram apenas, cartas de intenção internas à área de TI e/ou projetos do que poderia vir a ser um plano. Tal cenário sugere que parte das organizações governamentais ou não possuem, ou desconhecem a maturidade dos processos de PE SI/TI que elaboram. Assim sendo, foi criado o Modelo de Maturidade de Planejamento Estratégico de SI/TI - MMPE SI/TI (Gov). O modelo permite que as organizações governamentais descubram o quão maduro estão seus processos de PE SI/TI, saibam como elas se encontram com relação às outras, e ainda pode ser utilizado como instrumento para avaliar a eficiência do uso de SI/TI para o alcance dos objetivos do negócio. Para isso, possui um Modelo de Referência (MR), um Método de Avaliação (MA) e um Banco de Melhores Práticas (BMP). Apesar das validações realizadas por especialistas, o modelo não foi utilizado em organizações. Nesse sentido, este trabalho realiza avaliações do PE SI/TI em organizações públicas do governo de Pernambuco, utilizando o MA do MMEP SI/TI (Gov) a fim de identificar as oportunidades de melhoria para o MA e MR deste modelo. Acredita-se que, semelhantemente ao cenário encontrado no Governo Federal, as Organizações Públicas do Estado de Pernambuco desconhecem a maturidade dos processos de seus PE SI/TI e que ganhos podem ser obtidos a partir da realização dessas avaliações. Nesse contexto, este trabalho apresenta: (i) um levantamento de alto nível sobre a maturidade dos planejamentos estratégicos de TI em organizações públicas do Governo do Estado de Pernambuco segundo o MMPE SI/TI(Gov), (ii) os resultados obtidos em duas avaliações realizadas seguindo o MA e (iii) um levantamento das oportunidades de melhoria no MA e MR do MMPE SI/TI (Gov). Para atingi-lo, utiliza-se uma abordagem de natureza hipotéticodedutiva, métodos e procedimentos qualitativos, realizando revisão bibliográfica e estudo de caso descritivo, único e incorporado.
The preparation of an Information System and Information Technology Strategic Planning (IS/IT SP) is essential for identifying and correctly allocating resources of IT in accordance to institutional priorities and expected results. Therefore, such activity should be systematically understood, supported and approved by CEO. The Federal Government has identified through a study that several documents submitted as IS/IT SP were only letters of intent to the internal IT department and/or projects that could become a plan. Such scenario suggests that part of the governmental organizations either doesn't have a IS/IT SP or are unaware of the maturity of IS/IT SP process they prepare. Thus, it was created the IS/IT Maturity Model of Strategic Planning - IS/IT MMSP (Gov). The model allows the government organizations to find out how mature your IS/IT SP process is, to know how it is with respect to others and it can even be used as a tool to evaluate the efficiency of the use of SI/IT to achieve the business objectives. For this, it has a Reference Model (RM), an Assessment Method (AM) and a Best Practices Database (BPD). Despite the validation performed by experts, the model was not used in organizations. In this sense, this work carries out a IS/IT SP assessment in public governmental organizations in the state of Pernambuco, using the AM of IS/IT MMSP (Gov) to identify opportunities for improvement of the AM and RM of this model. It is believed that, similar to the scenario found in the Federal Government, the public organizations of the state of Pernambuco are unaware of the maturity of their IS/IT SP process and that some gains can be obtained from these evaluations. In this context, this paper presents: (i) a high level survey about the maturity of IT strategic planning in public governmental organizations of the state of Pernambuco concerned to IS/IT MMSP (Gov), (ii) the results of two evaluations following the AM and (iii) a survey about the improvement opportunities for the AM and RM of SI/IT MMSP (Gov). To reach the objectives, it was used an approach of hypothetical-deductive nature, qualitative methods and procedures as well as the conduction of literature review and descriptive case study, single and incorporated.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teixeira, Filho José Gilson de Almeida. "MMPE-SI/TI (Gov) - Modelo de maturidade para planejamento estratégico de SI/TI direcionado às organizações governamentais brasileiras baseado em melhores práticas." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1680.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:51:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivo2809_1.pdf: 9969504 bytes, checksum: 2b17e62ec44c1f3bb4254a9a40680855 (MD5) arquivo2809_2.pdf: 1438597 bytes, checksum: 20290557fffcd7927d50b7a0c3efc1ee (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
O número de organizações, pequenas, médias ou grandes, públicas ou privadas que desenvolvem um processo de planejamento estratégico de SI/TI (Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação) vem aumentando gradativamente no Brasil. À medida que cresce a procura por novas metodologias, modelos e processos que auxiliem essas organizações a compreenderem os benefícios da utilização destes mecanismos para melhoria dos seus negócios, torna-se necessário avaliar o nível de maturidade dos seus processos organizacionais, principalmente aqueles relacionados a SI/TI. Tendo em vista o dinamismo e a complexidade dos negócios, cada dia mais, as organizações estão buscando utilizar SI/TI mais robustos que facilitem o planejamento, controle e execução dos seus projetos para permitir transformar as estratégias em ações que possam aumentar as possibilidades de sucesso desses projetos. Esta tese propõe um modelo para avaliar o nível de maturidade do planejamento estratégico de SI/TI de organizações governamentais brasileiras, denominado MMPE-SI/TI (Gov). Ele foi definido em conformidade com os principais modelos e normas nacionais e internacionais utilizados para definição e avaliação de processos e é formado por um modelo de referência (MR), um método de avaliação (MA) e um banco de melhores práticas (BMP) definido para auxiliar no desenvolvimento do plano de melhorias da organização. A definição do modelo envolveu várias etapas, entre elas: revisão sistemática, realização de estudos de caso exploratórios, organização de um conjunto de melhores práticas, avaliação com especialistas da área de SI/TI, análise e interpretação dos dados e recomendação de melhorias. O modelo MMPE-SI/TI (Gov) possui 5 níveis de maturidade, 6 níveis de capacidade, 16 processos e 124 melhores práticas para planejamento estratégico de SI/TI direcionadas às organizações governamentais brasileiras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Prado, Júnior Sérvio Túlio. "O componente emergente do processo de alinhamento estratégico." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2002. http://hdl.handle.net/10438/4489.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002-04-19T00:00:00Z
Estuda e caracteriza aspectos emergentes presentes ao longo do processo de alinhamento entre Tecnologia de Informações (TI) Estratégia de Negócio - Alinhamento Estratégico. A partir de conceito como Estratégias Emergentes, lncremetalismo Lógico, Aprendizagem Estratégica e Construção de Sentido Retrospectivo questiona a visão dominante na qual o Alinhamento Estratégico é descrito exclusivamente em função de dinâmicas formais de planejamento, qualificando essa perspectiva como incompleta. Desenvolve um referencial analítico preliminar é aplicado a uma pesquisa de caso de caráter exploratório. Com os resultados do caso confrontados ao referencial analítico previamente elaborado, apresenta um primeiro modelo explicativo para o fenômeno que se propôs a estudar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, José Geraldo Andrade de. "Alinhamento estratégico de TI: avaliando as percepções de executivos de negócio e TI." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2008. http://hdl.handle.net/10438/3908.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2009-11-18T19:01:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 josegeraldo.pdf: 888102 bytes, checksum: c5c5c2b1512cc6d700961420c7c2e41e (MD5) Previous issue date: 2008
The Information Technology (IT) is a concept which has gained importance for organizations. It is expected that the strategic use of IT not only sustain the business operations of enterprises, but mainly leverage the initiative of new competitive strategies. However, these expectations on the earnings with the IT not have been achieved and questions arise about the return of the investments in IT. One of the causes is credited to the lack of alignment between the strategies of business and IT. The search of strategic alignment between IT and business takes to the necessity of measure it. This assessment can help identify whether the perceptions of business executives and IT executives, about the strategic alignment of IT, are similar or different. The objective of this work is to investigate the perceptions of business executives and IT executives in relation to the IT strategic alignment implemented in a selected organization. It was conducted a case study, in a company that provides services to the financial market. As a result, this work identified that there is no statistically significant difference between the perceptions of business executives and IT executives, related to the level of IT strategic alignment maturity implemented in the organization, and highlighted factors that promote this alignment: (a) senior management supports the IT (b) IT takes part of strategic planning, (c) IT understands the business of the company, and (d) there is a partnership between business and IT executives. Additionally, it was proposed that these similar perceptions result from the sharing of assumptions, knowledge and common expectations for the IT strategic alignment between the two groups of executives interviewed, and that led the company to achieve a higher level of IT strategic alignment. Each Practice of Strategic Alignment was examined separately. Although not have statistically significant differences between the perceptions of business executives and IT executives, the practices of Communication, Measures of Value and Competence, and Skills were better assessed by business executives and the practices of Governance and Partnerships have been better perceived by IT executives. The practice of Scope and Architecture and the IT Strategic Alignment, showed no differences in perceptions between the two groups of executives.
A Tecnologia da Informação (TI) é um conceito abrangente e que vem ganhando importância para as organizações. Espera-se que o uso estratégico da TI não só sustente as operações de negócio das empresas, mas, principalmente, permita a iniciativa de novas estratégias competitivas. Entretanto, estas expectativas sobre os ganhos com a TI não têm se concretizado, surgindo questionamentos sobre os resultados obtidos pelos investimentos realizados em TI. Uma das causas é creditada à falta de alinhamento entre as estratégias de negócio e de TI. Da busca deste alinhamento estratégico da TI com os negócios, surge a necessidade de medi-lo. Esta avaliação pode ajudar a identificar se as percepções dos executivos de negócio e de TI, quanto ao alinhamento estratégico de TI, são semelhantes ou divergentes. O objetivo deste trabalho é investigar as percepções dos executivos de negócio e de TI em relação ao alinhamento estratégico de TI implementado em uma organização. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, em uma empresa que presta serviços para o mercado financeiro. Como resultado, o trabalho identificou que não existe diferença estatisticamente significante entre as percepções dos executivos de negócios e de TI, com relação ao nível de maturidade do alinhamento estratégico de TI implementado na organização pesquisada, e apontou uma série de fatores que promovem este alinhamento: (a) alta direção apóia a TI; (b) TI participa do planejamento estratégico; (c) TI entende os negócios da empresa; e (d) existe uma parceria entre executivos de negócios e TI. Adicionalmente, foi proposto que estas percepções semelhantes resultam do compartilhamento de suposições, conhecimentos e expectativas comuns relativas ao alinhamento estratégico de TI, pelos dois grupos de executivos entrevistados, e que levaram a empresa a alcançar um nível mais alto de alinhamento estratégico de TI. Cada Prática de Alinhamento Estratégico foi analisada separadamente e, apesar de não haverem diferenças estatisticamente significantes entre as percepções dos executivos de negócio e de TI, as práticas de Comunicação, Medidas de Valor e Competência, e Habilidades foram mais bem avaliadas pelos executivos de negócio e as práticas de Governança e Parcerias, foram mais bem percebidas pelos executivos de TI. A prática de Escopo e Arquitetura e o Alinhamento Estratégico de TI, não apresentaram diferenças de percepções entre os dois grupos de executivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Mayara Benício de Barros. "Planejamento estratégico de SI/TI: um estudo sobre ferramentas e técnicas para apoiar a implementação dos processos do MMPE-SI/TI (GOV)." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12347.

Full text
Abstract:
Submitted by Luiz Felipe Barbosa (luiz.fbabreu2@ufpe.br) on 2015-03-12T12:21:29Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Mayara Souza.pdf: 8476989 bytes, checksum: 9b732021f5629c42aee0985581fd630c (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniella Sodre (daniella.sodre@ufpe.br) on 2015-03-13T12:52:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Mayara Souza.pdf: 8476989 bytes, checksum: 9b732021f5629c42aee0985581fd630c (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-13T12:52:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Mayara Souza.pdf: 8476989 bytes, checksum: 9b732021f5629c42aee0985581fd630c (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-04-25
Em um ambiente cada vez mais competitivo e complexo, que tem a presença constante dos Sistemas de Informação (SI) e da Tecnologia da Informação (TI), as organizações vêm optando pelo desenvolvimento do planejamento estratégico de SI/TI. À medida que este tipo de planejamento oferece apoio à tomada de decisão, o uso de ferramentas e técnicas que proporcionam dados para ele é extremamente relevante para manter a organização em constante evolução. O emprego de modelos de maturidade, que possam realizar a demonstração dessa evolução, é pertinente neste contexto, pois permitem avaliar a organização de acordo com os resultados almejados. Porém, se faz necessário que estas ferramentas e técnicas possam ser estudadas levando em consideração esses modelos, no que tange o auxílio à implementação dos seus processos. Dessa forma, esta dissertação identifica um conjunto de ferramentas e técnicas que possam apoiar as organizações governamentais brasileiras a implementar os processos presentes em um modelo de maturidade voltado ao planejamento estratégico de SI/TI. O modelo selecionado para tal foi o MMPE-SI/TI (Gov) (Modelo de Maturidade para Planejamento Estratégico de SI/TI para organizações governamentais brasileiras), que avalia o nível de maturidade do planejamento estratégico de SI/TI. Para alcançar esta identificação, foram desenvolvidos: um mapeamento sistemático que possibilitou a coleta de ferramentas e técnicas presentes na literatura que podem ser utilizadas neste tipo de planejamento e dois questionários. O primeiro questionário teve o intuito de verificar a relevância das ferramentas e técnicas coletadas pelo mapeamento e sugestões das que não se faziam presentes nele. O segundo questionário verificou a adequação das ferramentas e técnicas para apoiar a implementação dos processos do MMPE-SI/TI (Gov). Ao final obteve-se um conjunto com 22 ferramentas e técnicas que oferecem este tipo de apoio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

José, Marchiorato Haroldo. "Percepção de gestores de TI/SI e executivos sobre o papel da TI/SI e sua utilização estratégica: um estudo exploratório em indústrias de autopeças." Universidade Federal de Pernambuco, 2006. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5834.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:42:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo7385_1.pdf: 3690585 bytes, checksum: aa5278724af13ebfe020c723a0764189 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2006
As organizações enfrentam um ambiente econômico caracterizado por transformações freqüentes e imprevisíveis, mudanças tecnológicas, competição global, ampliação do comércio eletrônico, entre outros fatores, que reforçam as características dinâmicas deste ambiente. Para competir neste ambiente, as empresas precisam ser ágeis, rápidas e efetivas. Somente desta forma, conseguirão obter vantagens competitivas em relação aos seus competidores. A tecnologia da informação (TI) e os sistemas de informação (SI) podem contribuir de maneira significativa e eficiente para que as organizações atinjam este objetivo. Isto requer que os principais executivos vejam estes recursos como estratégicos e tenham conhecimento do potencial que representam para a competitividade de suas organizações. Implica também, que os gestores de TI/SI entendam mais dos negócios e estratégias das organizações, aproximando-se dos demais executivos e atuando mais como um deles do que como um especialista. Este estudo, a partir de uma pesquisa realizada em indústrias de autopeças, envolvendo gestores de TI/SI e gestores de outras áreas, procurou identificar como a TI/SI estão sendo utilizados nestas organizações e qual a percepção dos dois grupos de executivos a respeito destes recursos. Os resultados mostraram que, apesar da concordância quanto ao potencial estratégico da TI/SI, existe discordância quanto a outros fatores que poderiam ampliar seu uso para este fim. Isto evidencia que existe ainda muito espaço para o crescimento da TI/SI nas organizações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Adachi, Emília Sumie. "Governança de TI : análise crítica das práticas existentes em uma empresa estatal do setor de TI." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/14822.

Full text
Abstract:
As condições desafiadoras enfrentadas pelas empresas no atual cenário econômico e político, aliadas às rápidas mudanças na qual a tecnologia de informação se insere, exigem a maximização do uso dos escassos recursos como forma de sobreviver no mercado. No caso específico das empresas estatais, a motivação primordial é reduzir o desperdício dos recursos públicos, através do seu uso racional. A Governança de TI surgiu como subconjunto da Governança Corporativa e sob a influência do Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação. A Governança de TI é o alinhamento estratégico da TI com o negócio, para que o máximo de valor de negócio seja alcançado. O objetivo do presente trabalho é analisar a abordagem da Governança de TI existente em uma empresa estatal fornecedora de bens e serviços de TI para o governo estadual. Através de um estudo de caso exploratório concluiu-se que a empresa possui traços da Administração Pública Burocrática, como a hierarquia funcional, o formalismo e a presença de fortes controles administrativos. A mudança do corpo diretivo a cada quatro anos, devida à troca de governo, introduz novas diretrizes e novos funcionários não-permanentes com estratégias diferentes da administração anterior. Não foi encontrada uma estrutura de decisões permanente capaz de resistir às oscilações da política governamental. A mudança do cenário político influencia a estrutura de poder interna da organização, numa intensidade além do que seria esperado se existisse um mecanismo de decisões consolidado.
Challenging conditions in business and political landscape in which enterprises are inserted, allied to information technology fast diversity of changes, demand actual maximization of scarce resources in order to survive in market. Similarly, in governmental enterprise environment, the prime motivation is to reduce public resources waste through its rational use. IT Governance emerged as a subset of Corporate Governance and under the influence of Information Systems Strategic Planning. IT Governance is the strategic alignment of IT and Business to achieve maximum business value. This study aims to analyze the existing IT Governance approach in a governmental enterprise that provides IT products and services for a state government. Through an exploratory case study one concluded that the enterprise has traces of the Bureaucratic Public Administration, as functional hierarchy, formalism and the presence of strong administrative controls. The every four year board change, due to government changes, introduces new guidelines and new non-permanent employees with different strategies from those of former administration. A permanent decision structure capable of resisting to governmental politics oscillations hasn’t been found in the enterprise environment. Political scene change biases the organization internal power structure in intensity beyond the one that would be expected if there was a consolidated decision mechanism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Planejamento Estratégico de TI"

1

Billings, Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e. Planejamento regional estratégico: Documento. São Paulo, SP: Consórcio Intermunicipal Grande ABC, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brazil. Ministério Público do Trabalho. Planejamento estratégico do MPT: O futuro começa agora. Brasília: Ministério Público do Trabalho, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marson, Giba. Cartilha do Partido Verde: Planejamento estratégico político, eleic̨ões 2004. São Paulo, SP: Partido Verde, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marson, Giba. Cartilha do Partido Verde: Planejamento estratégico político, eleic̨ões 2004. São Paulo, SP: Partido Verde, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Uma estratégia chamada "planejamento estratégico": Deslocamentos espaciais e a atribuição de sentidos na teoria do planejamento urbano. Rio de Janeiro, RJ: 7Letras, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Antônio Maria Gomes de Castro. Metodologia de planejamento estratégico para as unidades do Ministério da Ciência e Tecnologia. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mitraud, Sylvia, and Ana Paula Santos. Manual de ecoturismo de base comunitária: Ferramentas para um planejamento responsável. [Brasília]: WWF Brasil, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Watkins, Michael D. The first 90 days: Critical success strategies for new leaders at all levels. Boston, Mass: Harvard Business School Press, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

1958-, Collins James C., ed. Good to great and the social sectors: Why business thinking is not the answer : a monograph to accompany Good to great : why some companies make the leap--and others don't. [Boulder, Colo.?: J. Collins], 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Good to great: Why some companies make the leap--and others don't. London: Random House, Business Books, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Planejamento Estratégico de TI"

1

Campos, Rafael Nunes de, and Íris Bento da Silva. "ALINHAMENTO ESTRATÉGIO ENTRE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O PLANEJAMENTO DOS NEGÓCIOS BASEADO NA GESTÃO DE TI." In Engenharia de Produção: What's Your Plan?, 64–75. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5311912046.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santana, Ricardo Matos, and Ângela Tamiko Sato Tahara. "Planejamento normativo e estratégico." In Planejamento em Enfermagem: aplicação do processo de enfermagem na prática administrativa, 23–25. EDITUS, 2008. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555294.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santana, Ricardo Matos, and Ângela Tamiko Sato Tahara. "O Planejamento Estratégico Situacional." In Planejamento em Enfermagem: aplicação do processo de enfermagem na prática administrativa, 33–49. EDITUS, 2008. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555294.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cônsolo, Angeles Treitero García. "Planejamento Estratégico de Marketing." In Marketing para Cursos Superiores, 265–86. Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9788580393798-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Scarpat, Marlene Julia de Oliveira. "IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO." In INTERCÂMBIO DE SABERES: INOVAÇÃO E CONHECIMENTO, 234–43. Editora Itacaiúnas, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/itac-inters.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Amanda Ferreira Aboud de, and Miguel Trigo. "Canvas estratégico: Proposta de planejamento estratégico para pequenos negócios." In Tópicos em Administração – Volume 27. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-197-5.cap.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santana, Ricardo Matos, and Ângela Tamiko Sato Tahara. "Planejamento Estratégico no gerenciamento de Enfermagem." In Planejamento em Enfermagem: aplicação do processo de enfermagem na prática administrativa, 50–58. EDITUS, 2008. http://dx.doi.org/10.7476/9788574555294.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Maria Luiza Gomes Cerqueira da, Mario dos Santos Silva, and Simone Velame da Silva Rios. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: DESAFIOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS." In Pesquisa em Educação, 8–21. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/539929.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bravin, Núbia Pinto, Cleiton Gonçalves Domingues, Weverton Peroni Santos, Andressa Graebin, Marcos Gomes de Siqueira, Alexandre Leonardo Simões Piacentini, Daniel Soares Ferreira, and Isaías dos Santos Silva. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA." In Avanços Científicos e Tecnológicos nas Ciências Agrárias, 157–66. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.61420190318.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Carla Valéria, Nediza Marques de Oliveira, and Elizângela de Jesus Oliveira. "Planejamento estratégico no processo de tomada de decisão." In Tomada de (In) decisão nas Organizações. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-46-1.cap.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Planejamento Estratégico de TI"

1

Teixeira Filho, José Gilson De Almeida, and Hermano Perrelli De Moura. "Um Modelo de Maturidade para Planejamento Estratégico de SI/TI." In VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14590.

Full text
Abstract:
Esse artigo propõe um modelo para avaliar o nível de maturidade do planejamento estratégico de SI/TI de organizações governamentais brasileiras, denominado MMPE-SI/TI (Gov). Ele foi definido em conformidade com os principais modelos e normas nacionais e internacionais utilizados para definição e avaliação de processos e é formado por um modelo de referência (MR), um método de avaliação (MA) e um banco de melhores práticas (BMP). O modelo MMPE-SI/TI (Gov) possui 5 níveis de maturidade, 6 níveis de capacidade, 16 processos e 124 melhores práticas para planejamento estratégico de SI/TI direcionadas às organizações governamentais brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Paula, Luiza Gonçalves, Asterio Tanaka, and Renata Araujo. "Instrumento para Diagnóstico Institucional visando o Planejamento Estratégico de TI em Instituições Federais de Ensino Superior." In VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14594.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados da primeira etapa do ciclo da pesquisa ação para a formulação do planejamento estratégico de TI em uma instituição federal de ensino superior, no caso a UNIRIO. O artigo apresenta a elaboração do instrumento para o diagnóstico institucional construído para a pesquisa, sua aplicação e a interpretação de resultados. O instrumento revelou as principais insatisfações dos usuários com a TI, as lacunas de conhecimento dos membros do comitê de TI, o nível de monitoramento dos fatores internos e externos à universidade e os maiores empecilhos à elaboração do planejamento estratégico de TI. Estas informações caracterizam o ambiente da pesquisa, destacando as forças e fraquezas existentes para a elaboração do PETI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moreira, Adriana Rochas de Carvalho Fruguli, Cleverson Tabajara Vianna, Elpídio Ribeiro Das Neves, Pedro Antônio De Melo, and Fernando Ostuni Guathier. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CULTURA ORGANIZACIONAL." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.896.

Full text
Abstract:
Este artigo busca verificar a relevância na implementação do Planejamento Estratégico (PE) a Cultura Organizacional (CO) nas Universidades, ao investigar as produções científicas na última década (Scholar Google, Web Science e EBSCO) e entrevistar gestores de Universidade Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de pesquisa de natureza básica, de objetivos descritivos e explicativos, de abordagem qualitativa com procedimentos bibliográficos, documentais e de entrevistas caracterizando um estudo de caso. Apesar da escassez de artigos, observa-se a relevância crescente do tema no cenário de mudanças que os gestores enfrentam nas Universidades. Após as entrevistas com três ex-reitores, observa-se que a adoção do PE requer adaptações em simbiose com a Cultura Organizacional. O Planejamento Estratégico aderente à Cultura Organizacional deve atender às expectativas internas e externas e à perspectiva mesodeterminística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

de Sá Rolim, Alexander, Elaine Reis Caraça, Felipe Moulin, Ferdinando Borrelli, Tereza Aparecida Teixeira, and Marcos Eduardo Moreto. "Planejamento estratégico: Operação e resultados." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112406.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

NEVES, SEBASTIÃO GONÇALVES, ADEMAR BATISTA NETO, ANTÔNIO VAGNE SILVA, ALOIR PEDRUZZI JUNIOR, JONIMAR DA SILVA SOUZA, SAMUEL SANTOS JUNIO, and ANA CLAÚDIA DIAS RIBEIRO. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA EDUCAÇAO A DISTÂNCIA." In 23º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância ABED, 2017. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxiilciaed.2017.00235.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guerra, Paulo Vítor, Bruno França Pádua Coelho, Bruna Silva Barbosa Pereira, Maicon Gouvêa de Oliveira, and Isadora Giannetti Viotti. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SETORIAL 2025 – ROADMAP IoT." In 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/cbgdp2017-056.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Trevisane, Rôse Clélia Grion, Patricia Asfora Falabella Leme, Rosemeire Aparecida Jonior Ferreira, Lila Lea Cruvinel, and Flavia Monfardini Gregatto. "Planejamento estratégico do CECOM: uma experiência participativa." In Simpósio de Profissionais da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.11324.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mesquita, Marcus Francisco Gonçalves. "DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO PARA O PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO." In 70º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-26199.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guilherme, Gustavo Calixto, José Laurindo de Souza Netto, and Adriane Garcel. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL DO PODER JUDICIÁRIO PARANAENSE." In Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/125249.1-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sevillano, Daniel Cantinelli, Carlos Roberto Carducci, Ana Paula Morasco Missio, Marcela Santander Ortensi, Ivania do Carmo Silva, and Gislaine Aparecida Fonsechi Carvasan. "Projetos e planejamento estratégico na pró reitoria de graduação." In Simpósio de Profissionais da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.10181.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Planejamento Estratégico de TI"

1

Eugênia Porém, Maria, and Tamara de Souza Brandão Guaraldo. O papel do relações-públicas no planejamento estratégico sob a ótica das teorias consequencialistas / A public relations’ role in strategic planning under consequentialist theories and perspectives. Revista Internacional de Relaciones Públicas, December 2015. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-10-2015-11-189-212.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Urquidi, Manuel, Gloria Ortega, Víctor Arza, and Julia Ortega. Nuevas tecnologías para el empleo: beneficios de la implementación de servicios en el marco de una arquitectura empresarial. Inter-American Development Bank, July 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003358.

Full text
Abstract:
Los Servicios Públicos de Empleo (SPE) ofrecen a empresas que buscan trabajadores, cómo a buscadores de empleo que buscan acceder a un trabajo o que requieren acceder a prestaciones de desempleo, servicios a través de distintos canales. Esta multiplicidad de servicios y canales unida a procesos que en muchos casos no se encuentran adecuadamente mapeados genera retos al momento de implementar sistemas digitales. El presente documento analiza cómo el uso de la arquitectura empresarial puede brindar un marco que ayude a definir y representar una vista de alto nivel de los procesos de la organización y sus sistemas de TI (tecnología de información), así como su interrelación con diferentes partes de la organización y de entidades externas . Contar con una visión estratégica y un diseño de alto nivel permite establecer sistemas en fases y módulos y organizar servicios para lograr mejorar la eficiencia y eficacia de los servicios que entregan los SPE. El documento presenta adicionalmente ejemplos del modo en que nuevos procesos y sistemas al ser implementados de modo estratégico en el marco de una arquitectura entregan mayores beneficios que cuando se implementan de modo desarticulado. La publicación busca apoyar a los hacedores de política, directivos y funcionarios que trabajan con políticas de empleo a entender los beneficios de implementar una transformación digital comprensiva en las instituciones y de hacerlo en el marco de una herramienta estratégica como lo es la arquitectura empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography