To see the other types of publications on this topic, follow the link: Planejamento Estratégico de TI.

Journal articles on the topic 'Planejamento Estratégico de TI'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Planejamento Estratégico de TI.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Mello, Esp Ricardo Bernardes, and Fabrício Pelloso Piurcosky. "Execução e acompanhamento do planejamento estratégico de tecnologia da informação do Centro Universitário do Sul de Minas." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 13, no. 13 (February 12, 2019): 129–41. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v13i13.43.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta ferramentas para execução e acompanhamento do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação de uma Instituição de Ensino(lES). A metodologia utilizada partiu do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PE TI) elaborado em 2008 que abordou elementos como definição da missão e visão do departamento, definição de projetos, cenário atual, análise ambiental, fatores críticos de sucesso, Balanced Scorecard e cenário futuro. Os projetos de Tecnologia da Informação (TI) foram definidos com base nos objetivos estratégicos da organização. O artigo traz também os processos de realinhamento entre PETI e o Planejamento Estratégico (PE) ocasionados por mudanças no ambiente externo e interno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa Queirós, Raul Carlos, Mirian Picinini Méxas, and Geisa Meirelles Drumond. "Tecnologia da Informação Verde nas organizações: uma visão estratégica." Sistemas & Gestão 15, no. 2 (August 25, 2020): 103–12. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2020.v15n2.1629.

Full text
Abstract:
Contexto: O crescimento da Tecnologia da Informação (TI) gera impactos ambientais. Benefícios de práticas de TI Verde. Diminuição de impactos ambientais. TI Verde no planejamento estratégico. Objetivo: Mapear a percepção de especialistas, coordenadores e gestores de TI quanto às práticas de TI verde nas organizações e o seu posicionamento estratégico. Desenho/Metodologia/Abordagem: Foi realizada uma revisão da literatura que fundamentou uma pesquisa de campo aplicada a 97 gestores e especialistas de TI de organizações, a maioria do estado do Rio de Janeiro e São Paulo, dos mais variados ramos de negócios, no período de dezembro/2018 a janeiro/2019. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de quatro cruzamentos dos resultados sobre práticas de TI Verde, planejamento estratégico e metas ambientais. Resultados: Observou-se que menos da metade das organizações não tratam a TI Verde como um item estratégico, não a incluindo em seu planejamento estratégico, em sua política ambiental, e não criando metas ambientais. Implicações práticas: Espera-se que esta pesquisa contribua, demonstrando a importância de reduzir os impactos ambientais, os benefícios das práticas de TI Verde, além de oferecer novas soluções às organizações. Originalidade/valor: A TI Verde não é tratada de maneira estratégica, o que causa um contraponto: a TI é uma área imprescindível para o negócio e geradora de vantagem competitiva, porém não tem os seus impactos ambientais tratados estrategicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Dayene Mendes Silva, André Leal Luiz de Castro Leal, Maria Cristina Drumond e. Castro, and Fábio Carlos Macêdo. "Modelagem orientada a objetivo como suporte à gestão estratégica de TI nos Institutos Federais de Educação." Revista de Gestão e Secretariado 11, no. 1 (April 1, 2020): 176–200. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.921.

Full text
Abstract:
Em uma organização, a área de Tecnologia da Informação deve dar suporte às demais, possibilitando o alinhamento entre as decisões e as ações, a fim de atender aos objetivos almejados. A proposta deste trabalho é investigar a realidade da Gestão Estratégica de TI nos Institutos Federais de Educação, através da verificação de como os gestores dessa área elaboram e mantém um planejamento estratégico, partindo do pressuposto de que eles enfrentam dificuldades devido à falta de alinhamento e planejamento da área com os objetivos estratégicos institucionais. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa no que concerne às características e ao modo de investigação. A base desse estudo foi feita pelo levantamento de dados de pesquisas realizados pelo Tribunal de Contas da União, pela percepção dos gestores de TI e por documentos disponibilizados pelos Institutos Federais. Os dados analisados permitiram que os autores confirmassem seus pressupostos, mas que esse já é um tema de importância reconhecida entre os gestores que procuram meios de propiciar o fortalecimento da gestão estratégica e da governança de TI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Natália Cristina Galliani de, and Leonardo Augusto Amaral Terra. "Prevalência das escolas de pensamento estratégico na implantação de sistemas ERP em concessionárias de veículos." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 6, no. 1 (May 5, 2013): 192. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e12013192-228.

Full text
Abstract:
Diante da constante evolução da tecnologia e das estratégias, a presente pesquisa teve como objetivo destacar a importância das estratégias no processo de implantação de um sistema ERP em concessionárias de veículos, identificando as contribuições das escolas de pensamento estratégico propostas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro “Safari de Estratégia”. Para a elaboração deste trabalho, foi realizado um estudo multicasos em quatro concessionárias de veículos, com pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com a entrevista dos diretores e dos gerentes do departamento de TI das empresas em questão, que disponibilizaram as informações para a compreensão e mensuração da prevalência de cada linha de pensamento estratégico na referida atividade. Com os resultados apresentados, conclui-se que cada estratégia desenvolvida e executada durante a implantação possui características acentuadas de cada uma das escolas de planejamento estratégico, contribuindo para o sucesso da implantação e da utilização do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Abib, Gustavo, and Norberto Hoppen. "O Papel do Consultor no Processo de Alinhamento Estratégico." Revista de Administração Contemporânea 19, no. 5 (October 2015): 584–605. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151384.

Full text
Abstract:
O Alinhamento Estratégico (AE) entre a Tecnologia de Informação (TI) e os negócios continua sendo uma prioridade para os gestores, conforme estudos recentemente realizados em vários países. Contudo, como constataram outras pesquisas feitas sobre o tema, o AE não parece ser um processo prioritário e eficaz de planejamento e gestão no dia a dia da TI nas empresas. Também, com frequência, verifica-se a ação de consultores externos no desenvolvimento e na implementação de ferramentas de TI nas empresas, tanto para uso estratégico, como operacional. O papel do consultor no processo de AE é pouco enfatizado nas pesquisas. Considerando a importância da sua atuação na área de TI, este trabalho propõe a discussão do papel do consultor no processo de AE. Para tanto, foi analisada a implantação de um portal corporativo de natureza estratégica em uma empresa transnacional de grande porte. Neste estudo de caso longitudinal, adotaram-se observação participante e entrevistas semiestruturadas como principais estratégias para a coleta dos dados. Dentre os resultados obtidos, destacam-se o complexo papel do consultor, baseado em habilidades técnicas e sociopolíticas e, em especial, as necessidades de compartilhamento de conhecimentos. Evidenciaram-se, também, competências do consultor para tornar o seu papel mais efetivo no processo de AE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Vanilson Araújo da, and Cláudio Márcio Campos de Mendonça. "ALINHAMENTO DOS PROJETOS DE TI AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO DE UNIVERSIDADE PRIVADA BRASILEIRA PERTENCENTE A UM GRUPO AMERICANO." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 2 (January 8, 2016): 2. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3745.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de alinhamento estratégico dos projetos de TI de uma Universidade privada pertencente a um grupo Americano. Demonstrou como ocorre a classificação e priorização dos projetos em relação aos objetivos estratégicos da instituição. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória/descritiva, com abordagem de forma qualitativa, método de estudo de caso, técnica de coleta de dados documental e entrevistas com questões semiestruturadas. Com os resultados obtidos através do estudo de caso, concluiu-se que a aplicação do método proporciona uma gestão mais efetiva dos recursos de TI, mantendo o alinhamento com os objetivos estratégicos das áreas organizacionais. A organização estudada mostrou maturidade no uso de ferramentas de gestão, principalmente pelo o uso do BSC, que possibilita, através de seus conceitos e métodos, uma visão clara das estratégias, objetivos e metas empresariais, esclarecendo e estabelecendo consensos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maciel, Aloisio da Conceição, and Argentino José Braga Bueno. "ANÁLISE DA GOVERNANÇA DE TI EM UMA ORGANIZAÇÃO DO COMANDO DA AERONÁUTICA." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 1 (March 1, 2019): 9–20. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i1.112.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise da Governança de Tecnologia da Informação da Subdiretoria de Pagamento de Pessoal (SDPP), Organização Militar do Comando da Aeronáutica (COMAER). Tal abordagem está relacionada à necessidade de se conhecer a situação atual dainstituição no que se refere ao tema, de modo que aspectos que estejam limitando a sua evolução sejam apresentados. O objetivo desta pesquisa é, portanto, identificar os fatores que podem estar comprometendo a Governança de Tecnologia da Informação da instituição de modo a ratificar, ou não, a hipótese proposta de que o principal fator relacionado ao tema a ser aperfeiçoado é o alinhamento entre o Planejamento Estratégico do Negócio e o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação. Este propósito será conseguido mediante revisão bibliográfica e comparativo entre processos, planejamentos e documentos institucionais da organização sob análise e a teoria acerca do tema. Para isso, também será utilizada uma pesquisa do Tribunal de Contas da União (TCU) que foi elaborada com o intuito de mapear a evolução do nível da Governança de Tecnologia da Informação no âmbito da Administração Pública Federal. O resultado da pesquisa complementou a hipótese proposta. Na realidade, a análise mostrou que, além do alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação e o negócio, outros aspectos apresentaram níveis de maturidade abaixo da média considerada como parâmetro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Louro, Alamir Costa, and Carlos Vinicius De Arimetea. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI NO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO." Revista Foco 9, no. 1 (August 3, 2016): 312. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2016.v9i1.194.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta os efeitos gerados a partir da concepção e implantação de um planejamento estratégico de tecnologia da informação no Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo(PJES). Para coleta dos dados e análise de resultados foram realizadas pesquisas documentais em relatório de auditoria realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O artigo buscou evidências no relatório que corroborem com as possíveis melhorias apontadas por autores da área que tangenciam a Governança de TI. Essas melhorias não foram constatadas documentalmente e as razões e consequências foram explicitadas no artigo, que apesar de ser um estudo de caso interno ao PJES, aponta resultados e fatores geradores aparentemente comuns e que podem possibilitar ao estudo servir de referência para aplicação de melhores práticas de Governança de TI em outros tribunais do judiciário brasileiro. This paper analyses the impact from conception and implementation of a information technology strategic plan in the Court of the State of Espírito Santo (PJES). For data collection and analysis of results were conducted documentary research in the audit report conducted by the National Council of Justice (CNJ). The article had sought evidence in the report to corroborate with possible improvements as pointed out by IT governance area authors. These improvements were not found by documentary evidence and the reasons and consequences were explained in the article, which despite being a case study only in PJES, points out results and organizational characteristics seemingly ordinary what may allow the study serve as a reference in application of IT governance best practices in other courts of the Brazilian judiciary
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Galas, Eduardo Santos, and Vera Maria Rodrigues Ponte. "O Balanced Scorecard e o alinhamento estratégico da tecnologia da informação: um estudo de casos múltiplos." Revista Contabilidade & Finanças 17, no. 40 (April 2006): 37–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772006000100004.

Full text
Abstract:
Na era da informação e do conhecimento, a Tecnologia da Informação (TI) tem demonstrado ser cada vez mais uma importante área para as empresas. Por essa razão, o alinhamento da TI com a estratégia tem sido uma constante preocupação de cientistas e executivos. O Balanced Scorecard (BSC) é apresentado na literatura como um instrumento de gestão que possibilita o alinhamento da organização com sua estratégia. Nesse contexto, com o objetivo de analisar os impactos da implantação do BSC nos fatores de alinhamento estratégico da TI com o negócio, sob a perspectiva dos gestores, realizou-se uma pesquisa exploratório-qualitativa, por meio de um estudo de casos múltiplos em empresas que implantaram o BSC e que possuem área de TI. As fontes de evidências foram: entrevistas focais, questionário semi-estruturado, documentos e observação direta. Os fatores do alinhamento da TI foram agrupados em quatro categorias: Social, Organizacional, Planejamento e Comportamental. Os resultados mostram que a implantação do BSC provoca mudanças gerenciais que influenciam nos fatores do alinhamento da TI das quatro categorias, transformando-os em fatores facilitadores do alinhamento e contribuindo positivamente para o alinhamento da TI com o negócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro Gomes, Sérgio, Laurimar De Matos Farias, Luciana Rodrigues Ferreira, and Flavio Heleno Solano Reis. "IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS STAKEHOLDERS NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 1 (February 6, 2021): 202–18. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i1.68.

Full text
Abstract:
O estudo tem por objetivo identificar e apresentar a percepção dos stakeholders presentes nas relações internas e externas de uma Escola de Governança Pública (EGP) e que fizeram parte do processo de construção do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) da EGP. Trata-se de uma pesquisa empírica ancorada na efetiva participação de todos os stakeholders, em que barreiras, ameaças, oportunidades e desafios foram analisados. O objeto de pesquisa foi uma Escola de Governança Pública (EGP) de um estado da Federação, que é responsável pela promoção do desenvolvimento e valorização do servidor público. A pesquisa empregou as abordagens qualitativas e quantitativas, de forma complementar, e múltiplos métodos de pesquisa foram utilizados como entrevista em profundidade, grupo focal e pesquisa tipo survey, de forma a capturar a percepção dos diferentes stakeholders. Os resultados da pesquisa mostram que os stakeholders primários da EGP são os prestadores de serviços de segurança, higienização e Tecnologia da Informação (TI); Secretários, Diretores e Presidentes de organizações públicas; alunos; professores e egresso; para superar as barreiras internas é preciso maior alinhamento da EGP com os prestadores de serviços de TI e o reconhecimento da missão da EGP pelas demais instituições públicas estaduais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gonçalves, Dayene Mendes Silva, Andre Luiz de Castro Leal, and Maria Cristina Drumond e. Castro. "Modelo de gestão estratégica de TI por meio de linguagem orientada a objetivos: uma proposta para institutos federais de educação." Revista de Gestão e Secretariado 12, no. 1 (April 10, 2021): 332–55. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1179.

Full text
Abstract:
Este estudo empreende uma investigação da Gestão Estratégica de TI a partir da verificação da realidade da área de Tecnologia da Informação (TI) nos Institutos Federais (IF), trata aspectos que envolvem planejamento, estratégias e alta gestão, partindo do pressuposto da existência de um gap entre o universo da Governança Institucional de TI e de Gestão de TI. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem descritiva de cunho qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e embasou-se em resultados de estudos já publicados acerca do tema. Teve como objetivo o levantamento e mapeamento de informações, e como o resultado final, a proposição dos modelos Istar SD e SR como norteadores para a reestruturação da TI e inclusão dessa área como estratégica e de alto nível nos IF. Umas das principais constatações que esta investigação obteve está relacionada à necessidade de inclusão de representantes da área de TI nas decisões estratégicas institucionais visando elevar o grau de Governança de TI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Klumb, Rosangela, and Beatriz Marcondes de Azevedo. "A percepção dos gestores operacionais sobre os impactos gerados nos processos de trabalho após a implementação das melhores práticas de governança de TI no TRE/SC." Revista de Administração Pública 48, no. 4 (August 2014): 961–82. http://dx.doi.org/10.1590/0034-76121651.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou compreender a percepção dos gestores operacionais da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE/SC acerca dos impactos gerados nos processos de trabalho internos do órgão após a implementação das melhores práticas de governança de TI. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso descritivo-avaliativo, de abordagem qualitativa no que concerne às características e ao modo de investigação. Como resultados, verificou-se que até março de 2013 foram implementados oito dos 24 processos de governança de TI baseados no modelo Cobit, versão 4.1, definidos como meta do Planejamento Estratégico de TI para 2013. Concluiu-se que a percepção dos gestores é positiva em relação à governança de TI, embora existam algumas falhas, como na comunicação intra e interáreas e na centralização de informações por alguns setores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Klumb, Rosangela, Francieli Murila Ferreira, Graziela Dias Alperstedt, and Simone Ghisi Feuerschütte. "SERVICE DESK, POSSO AJUDÁ-LO? OU MELHOR, VOCÊ PODE ME AJUDAR?" REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 20, no. 3 (December 2014): 823–37. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0032013.40088.

Full text
Abstract:
O caso de ensino sobre a organização X tem como objetivo oportunizar aos alunos a vivência de situações de conflito relacionadas à gestão da mudança, para a qual a etapa de planejamento foi pouco considerada, gerando um efeito cascata de resistências e de dificuldades. O caso ilustra um processo de mudança organizacional, seus limites e desafios considerando, em um primeiro momento, a inexistência de uma etapa de planejamento e, no segundo momento, a sua realização ao mesmo tempo em que eram sistematizadas as ações adotadas. Após um processo de reestruturação da Organização X, houve a implementação de uma nova ferramenta de Service Desk, amparada em processos de gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação (TI) e preconizada por um conjunto de melhores práticas de infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI, denominada ITIL - Information Technology Infrastructure Library. O objetivo dessa mudança era melhorar a qualidade da prestação dos serviços de TI na referida organização, de natureza pública, possibilitando, por meio de indicadores de eficiência, eficácia e efetividade, mensurar e avaliar a qualidade dos serviços de TI prestados a seus usuários. Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para ser usado em cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Administração e Administração Pública, quando do debate em torno de temas como planejamento e gestão da mudança, desenvolvidos em disciplinas como Mudança Organizacional, Comportamento Organizacional, Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas. O caso também pode ser utilizado na discussão sobre a implementação de sistemas gerenciais no âmbito da Gestão de Sistemas de Informação e outras disciplinas da área de Tecnologia de Informação e Comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barbosa, Marcelo Werneck. "FOMENTANDO A DISCUSSÃO SOBRE O ENSINO DE GOVERNANÇA DE TI: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PRÁTICA." Revista Competência 8, no. 2 (December 15, 2015): 163–80. http://dx.doi.org/10.24936/2177-4986.v8n2.2015.251.

Full text
Abstract:
O poder crescente e os custos decrescentes da Tecnologia da Informação (TI) para os negócios têm trazido desafios e oportunidades às organizações, que tem se tornado totalmente dependentes da TI. A governança de TI procura criar valor otimizando custos e riscos. Para poder contribuir com os desafios do mercado, os alunos precisam estar preparados. Entretanto, existem desafios no ensino destes temas como menor motivação dos discentes para cursar disciplinas que envolvam gestão, o foco tradicionalmente teórico relacionado a estas disciplinas e a dificuldade na vinculação entre formação e prática profissional. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar experiências de ensino por meio de uma revisão sistemática e apresentar as experiências de condução de um trabalho na disciplina de Governança de TI. A revisão sistemática encontrou poucos trabalhos relacionados ao tema, mas nestes, em geral, há uma preocupação em vincular as atividades de sala de aula à prática de mercado. A proposta apresentada neste trabalho busca integrar as metodologias de governança de TI (planejamento estratégico com BSC, Cobit e ITIL) em um mesmo trabalho acadêmico. Os alunos avaliaram o trabalho como importante para a prática dos processos e técnicas vistos na disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Palombino Primo, Paschoal, Eduardo de Camargo Oliva, and Edson Keyso de Miranda Kubo. "GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 20, no. 2 (August 2014): 371–96. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311063201238442.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou a descrever e analisar as políticas e/ou práticas de Gestão de Pessoas das Instituições Privadas de Ensino Superior da região metropolitana da Grande São Paulo, para os docentes pesquisadores dos cursos de Administração Stricto Sensu. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, em que foram pesquisadas oito instituições, tendo como atores os responsáveis pela gestão dos cursos de Administração Stricto Sensu, os responsáveis pelas áreas de RH e os docentes pesquisadores, totalizando 30 entrevistas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com auxílio do Atlas TI 6.2. Verificou-se que as políticas e/ou práticas estratégicas de gestão de pessoas existentes nas instituições pesquisadas, revelaram-se pouco convincentes à luz das abordagens teóricas referenciadas no presente estudo. As ações estratégicas deliberadas para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração das IES pesquisadas seguem objetivos oriundos do ambiente externo, sem existência de um planejamento estratégico de gestão de pessoas que considere o pesquisador como elemento central. No entanto, observaram-se algumas práticas de gestão de pessoas que sinalizam como sendo contributivas e diferenciadas das práticas gerais observadas, tais como atração, retenção e desenvolvimento dos docentes pesquisadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ramos, Lucas Dos Santos. "AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE OUTSOURCING EM TI NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS." Revista Computa��o Aplicada - UNG-Ser 8, no. 1 (December 20, 2019): 22. http://dx.doi.org/10.33947/2316-7394-v8n1-3954.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo apresentar um panorama geral sobre a terceirização do setor de TI de empresas de qualquer porte. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica relacionadas à terceirização, ITIL, PMBOK e governança de TI, com base em estudos de viabilidade de custos, tempo e demais recursos necessários, normas e regulamentações para tal aplicação. Com isso, o artigo foi elaborado indicando todos os pontos chave para planejamento, estudo, normalização, vantagens e desvantagens de aplicação da terceirização e suas práticas no preparo do profissional com visão estratégica a favor da organização que atua em outsourcing em serviços de TI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Abreu, Aline França de, Thamara da Costa Vianna França, and Carmen Isabel Pereira Sinzato. "Acesso à informação - promovendo competitividade em P&D com o uso de tecnologia de informação." Ciência da Informação 28, no. 3 (December 1999): 322–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651999000300010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa a mostrar o uso e o diferencial de competitividade que a Tecnologia de Informação (TI) vem trazendo à área de pesquisa e desenvolvimento no Estado de Santa Catarina. A questão fundamental nesta era de domínio da TI está em padronizar sistemas incompatíveis transformando o fluxo da informação em um processo "sem costuras" e transparente. Este estudo, de caráter exploratório, teve como foco identificar usos estratégicos da TI e o diferencial competitivo decorrente destes usos em algumas organizações que desenvolvem pesquisa e desenvolvimento. Procedeu-se ao levantamento de informações por meio de entrevista semi-estruturada junto a cinco grupos de pesquisa e desenvolvimento da Embraco, Epagri e UFSC. Os resultados da pesquisa, em linhas gerais, constataram a obtenção de diferencial competitivo com o uso da tecnologia da informação. Contribui também com estes resultados a forma como se articulam nestas organizações o planejamento, a capacitação contínua de seus funcionários. O diferencial competitivo obtido com o uso de TI nas organizações pesquisadas reflete, de maneira geral, uma nova forma de conectar pessoas e processos, pelo redesenho de funções e ambientes dentro e fora das organizações. Marcadas por uma visão estratégica e por uma estrutura organizacional adequada a esta visão, estas organizações, com o uso da TI, estão contribuindo para o novo cenário mundial da pesquisa e dos negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lanza Savegnago, Cristiano, and Lorena Inez Peterini Marquezan. "GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES." Práticas de Administração Pública 2, no. 3 (December 16, 2019): 23. http://dx.doi.org/10.5902/2526629235983.

Full text
Abstract:
Este artigo, teórico-impírico de natureza qualiquantitativa, é o resultado da análise da Gestão do Conhecimento no contexto de uma biblioteca universitária de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Em relação aos procedimentos técnicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos servidores e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os gestores (diretor e chefias de divisões). A análise foi realizada utilizando-se o modelo de diagnóstico de Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias proposto por Castro (2005), e como técnica para interpretar os resultados utilizou-se a Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). O resultado permitiu identificar que esta unidade carece de uma identidade organizacional própria em função da ausência do planejamento estratégico. Os processos de gestão do conhecimento ocorrem de maneira não estruturada e, observou-se que os suportes organizacionais necessitam ser aprimorados, especialmente, a gestão de pessoas e as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Aguiar, Wellington Sousa, Antonio Augusto Gonçalves, and Claudio Pitassi. "A governança de tecnologia da informação em operadoras de planos de saúde suplementar no estado do Ceará." Sistemas & Gestão 13, no. 4 (December 12, 2018): 495–508. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n4.1432.

Full text
Abstract:
As organizações modernas dependem cada vez mais da tecnologia da informação (TI) para suportar seus processos transacionais e suas estratégias de negócio. O objetivo deste artigo é avaliar os impactos da implantação da governança de TI no segmento de operadoras de plano de saúde (OPS) com sede no estado do Ceará como suporte para o atendimento às normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), por meio de estudo de caso qualitativo de finalidade descritiva e aplicada. O referencial teórico baseou-se na revisão da literatura sobre frameworks importantes de governança de TI aplicados no mercado de saúde suplementar no Brasil e a regulação imposta pela ANS no tocante à TI. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores de TI e das áreas usuárias de TI destas empresas. Os resultados foram obtidos a partir da triangulação das entrevistas, observações diretas e análise documental, cujas evidências foram tratadas pela análise de conteúdo. As conclusões indicaram que a governança de TI tem forte impacto na qualidade e planejamento no atendimento às normas da ANS, mas as operadoras pesquisadas ainda não utilizam todo potencial disponível, com vários níveis de maturidade e muitas oportunidades de evolução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Laurindo, Fernando José Barbin, Marly Monteiro de Carvalho, Marcelo Schneck de Paula Pessôa, and Tamio Shimizu. "Selecionando uma aplicação de Tecnologia da Informação com enfoque na eficácia: um estudo de caso de um sistema para PCP." Gestão & Produção 9, no. 3 (December 2002): 377–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2002000300011.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos, a Tecnologia da Informação (TI) vem de maneira crescente apoiando as atividades mais diretamente ligadas à produção. Sendo inicialmente suporte de tarefas mais simples, a TI passa a estar presente em todas as etapas do processo produtivo, abrangendo o desenvolvimento de produtos e processos. O Planejamento e Controle da Produção (PCP) desponta como uma área na qual a TI pode trazer significativo impacto nos resultados obtidos, possibilitando novas alternativas de estratégias de operações e mesmo de negócios. Os sistemas MRP, MRP II e ERP são exemplos de como a TI pode apoiar o PCP. Por outro lado, persistem as dúvidas quanto aos resultados obtidos com os investimentos em TI. Para avaliar os impactos de tais aplicações nas operações, é necessário abordar os resultados obtidos em relação aos objetivos, metas e requisitos da área de produção e da empresa como um todo, isto é, considerando a eficácia destas aplicações de TI. Este estudo apresenta um processo de seleção de alternativas de fornecimento de uma nova aplicação de TI voltada ao PCP de uma indústria. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma indústria de grande porte, no qual são discutidos os impactos da TI na gestão da operação e do negócio da empresa, bem como o uso do AHP (Analytic Hierarchy Process) como ferramenta de apoio à decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Salles, Ana Carolina, Ana Paula Ferreira Alves, Décio Bittencourt Dolci, and Guilherme Lerch Lunardi. "Tecnologia da Informação Verde: Um Estudo sobre sua Adoção nas Organizações." Revista de Administração Contemporânea 20, no. 1 (February 2016): 41–63. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20161887.

Full text
Abstract:
Resumo Frente à necessidade de melhor compreender a relação entre estratégias de sustentabilidade e Tecnologia da Informação (TI), objetivou-se, nesta pesquisa, analisar a adoção da TI Verde nas organizações, examinando, mais especificamente, os motivos de adoção, as práticas implantadas, os benefícios percebidos e as dificuldades enfrentadas. Para tanto, foram conduzidos três estudos de caso com empresas de diferentes setores econômicos, sendo fundamental o estudo de Orlikowski (1992) para o correto enquadramento teórico da investigação. Os resultados indicam que as ações, em sua grande maioria, enquadram-se em intersecções formadas pelas três dimensões da sustentabilidade - ambiental, social e econômica - e por uma quarta dimensão, chamada de legal. Além disso, mostram que a implementação parte, inicialmente, da identificação de benefícios financeiros e operacionais, revelando que os benefícios da dimensão ambiental surgem como uma consequência positiva das mudanças provocadas em função de aspectos econômicos e legais. Espera-se que este estudo possa auxiliar executivos no planejamento e na implementação de práticas de TI Verde, assim como pesquisadores interessados nessa temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Fetzner, Maria Amélia, Andrea Poleto Oltramari, and Pelayo Munhoz Olea. "Gestão do desempenho na administração pública: o caso da TI governo." Revista de Administração Contemporânea 14, no. 5 (October 2010): 968–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552010000500014.

Full text
Abstract:
Este caso para ensino examina o tema gestão do desempenho, partindo da intenção de um gerente de sistemas de empresa pública de tecnologia em contar com um sistema de GD. A partir da constatação de demandas e pressões para resultados organizacionais, esse gerente reflete sobre o gerenciamento atual e pregresso de desempenho na empresa e vai trazendo à tona o assunto em várias instâncias da organização: diretoria, recursos humanos, supervisores de área. Neste processo se vão revelando elementos para diagnóstico da situação, que antecede a implantação de um programa, como características do contexto, dilemas gerenciais, dificuldades, expectativas, objetivos e riscos e que servem como subsídios para um projeto de implantação de gestão do desempenho numa empresa. O material possibilita discussões e reflexão sobre o processo de gerência do desempenho, em termos de objetivos: conceitos, planejamento da implantação de ações na área de Recursos Humanos [RH], interação entre RH e áreas-clientes nas empresas e suas estratégias de atendimento, gestão pública e privada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ribeiro, Hugo Alexandre Souza, and Eduardo Moreira. "Relação entre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Qualidade sob a ótica do modelo GCFQ: análise em uma empresa de TI de Foz do Iguaçu." Revista Organizações em Contexto 13, no. 26 (June 28, 2017): 127. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v13n26p127-154.

Full text
Abstract:
Um número crescente de pesquisas tem buscado avaliar, de maneira isolada, a gestão do conhecimento (GC) e a gestão da qualidade (GQ) nos mais diversos segmentos empresariais. Contudo, ainda são raros os estudos que associam tais dimensões como fatores determinantes do desempenho organizacional. Nas empresas de Tecnologia da Informação (TI), a identificação e avaliação desses elementos mostra-se iminente em virtude da necessidade de planejamento adaptativo, flexibilidade e rápida resposta às mudanças, tendo ainda relação direta com a competitividade e sobrevivência. Nesse contexto, sob o enfoque do arquétipo proposto por Batista (2008), o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a GC e a GQ em uma empresa de TI do município de Foz do Iguaçu, identificando quais as dimensões mais relevantes para o modelo organizacional. Dados levantados por meio de uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) evidenciaram uma complementaridade entre as ações de GQ e GC; no entanto, revelaram também a necessidade de estratégias mais efetivas relacionadas às práticas de gestão, posto que todos os constructos analisados apresentaram pontuações medianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fernandes, Breno Brand, Priscilla Cristina Cabral Ribeiro, and Helder Gomes Costa. "Avaliação do Business Intelligence em empresas de telecomunicações." Sistemas & Gestão 14, no. 1 (April 1, 2019): 64–76. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n1.1480.

Full text
Abstract:
Destaques: A maior parte das empresas tem problemas com o alto volume de dados, falta de informação, conhecimento e relatórios insuficientes. A Business Intelligence (BI) possibilita às companhias encontrarem padrões e relações entre dados aparentemente independentes e desconectados; A avaliação do sucesso ou efetividade de sistemas de informação é fundamental para investimentos nestas tecnologias; Apesar dos avanços já alcançados por estudos avaliativos, ainda existe uma lacuna quanto a modelos de avaliação dedicados à BI.Objetivo: Propor e aplicar um modelo para avaliar a BI em empresas do setor de telecomunicações, por meio de atributos de avaliação de TI.Desenho/Metodologia/Abordagem: Para a construção da pesquisa, foi realizado um alinhamento entre revisão de literatura e pesquisa de campo. O método utilizado foi o de estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, utilizando as entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados, as quais foram direcionadas a gestores de TI e a usuários do sistema.Resultados: Algumas das principais vantagens, desvantagens e aspectos para a obtenção do sucesso da BI foram identificadas na literatura e estão alinhadas com a pesquisa de campo. Descobriu-se que as motivações e pressões para implantar a BI relacionam-se, principalmente, ao alinhamento do planejamento estratégico da organização com os benefícios da BI.Limitações da investigação: Nem todos os atributos de hardware podem ser aplicados em processos de avaliação de um software, assim como alguns não são apropriados ao setor de serviços; assim, a proposta deste trabalho foca nos atributos de avaliação de software.Implicações práticas: Na perspectiva gerencial, este artigo contribui propondo um novo conjunto de atributos-chave para a avaliação da BI após implantada em empresas, que não necessariamente estejam no setor de telecomunicações.Originalidade/valor: Apesar do crescimento da adoção da BI, há uma lacuna a ser preenchida quanto a modelos para a avaliação desta tecnologia. Este tipo de modelo é crucial para se entender porque uma ferramenta com tantas vantagens ainda é alvo de dificuldades de implantação e uso no setor de telecomunicações. Assim, este trabalho fornece um conjunto de atributos de avaliação, sustentados pela literatura, que podem subsidiar o desenvolvimento de novos estudos avaliativos, não restritos à área de TI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Duarte, Adailson Da Silva, Claudio Rodrigues Amaral, and Eber José Vasconcelos Costa. "Planejamento Estratégico." Revista Mosaico 2, no. 1 (June 1, 2011): 43. http://dx.doi.org/10.21727/217877192011.rm.v2i1.43-52.

Full text
Abstract:
Ao ser elaborado este trabalho, levaram-se em conta os pensamentos do planejamento estratégico no paradigma pós-fordista, bem como a sua não utilidade no fordismo. Assim, serão expostas, juntamente, as relações de trabalho nos dois paradigmas, indicando como a presença ou ausência do planejamento estratégico transforma o modelo de trabalho dentro de uma organização. Para tal, foi feito comparações entre autores que falam sobre o assunto, buscandose a interpretação mais adequada com o objetivo de esclarecer para os futuros estudos, colaborando de forma sistemática e objetiva um novo enunciado, pois, o que se estuda num momento sofre transformações no momento seguinte, e o que se quer, é buscar uma atualização de dados que possam referendar o estudo ora iniciado, apresentando o momento fordista e o momento pós-fordista, o que ele representou num momento e o que representa no momento atual, e, com isto, será possível estabelecer orientações cabíveis para um melhor enunciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Duarte, Adailson Da Silva, Claudio Rodrigues Amaral, and Eber José Vasconcelos Costa. "Planejamento Estratégico." Revista Mosaico 2, no. 1 (September 28, 2016): 43. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v2i1.144.

Full text
Abstract:
Ao ser elaborado este trabalho, levaram-se em conta os pensamentosdo planejamento estratégico no paradigma pós-fordista, bem como a sua nãoutilidade no fordismo. Assim, serão expostas, juntamente, as relações de trabalhonos dois paradigmas, indicando como a presença ou ausência do planejamentoestratégico transforma o modelo de trabalho dentro de uma organização. Paratal, foi feito comparações entre autores que falam sobre o assunto, buscandosea interpretação mais adequada com o objetivo de esclarecer para os futurosestudos, colaborando de forma sistemática e objetiva um novo enunciado, pois,o que se estuda num momento sofre transformações no momento seguinte, e oque se quer, é buscar uma atualização de dados que possam referendar o estudoora iniciado, apresentando o momento fordista e o momento pós-fordista, o queele representou num momento e o que representa no momento atual, e, com isto,será possível estabelecer orientações cabíveis para um melhor enunciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Duarte, Adailson Da Silva, Claudio Rodrigues Amaral, and Eber José Vasconcelos Costa. "Planejamento Estratégico." Revista Mosaico 2, no. 1 (June 1, 2011): 43. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v2i1.438.

Full text
Abstract:
Ao ser elaborado este trabalho, levaram-se em conta os pensamentos do planejamento estratégico no paradigma pós-fordista, bem como a sua não utilidade no fordismo. Assim, serão expostas, juntamente, as relações de trabalho nos dois paradigmas, indicando como a presença ou ausência do planejamento estratégico transforma o modelo de trabalho dentro de uma organização. Para tal, foi feito comparações entre autores que falam sobre o assunto, buscandose a interpretação mais adequada com o objetivo de esclarecer para os futuros estudos, colaborando de forma sistemática e objetiva um novo enunciado, pois, o que se estuda num momento sofre transformações no momento seguinte, e o que se quer, é buscar uma atualização de dados que possam referendar o estudo ora iniciado, apresentando o momento fordista e o momento pós-fordista, o que ele representou num momento e o que representa no momento atual, e, com isto, será possível estabelecer orientações cabíveis para um melhor enunciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Soares, Ednaldo. "Planejamento estratégico." Museologia & Interdisciplinaridade 4, no. 8 (December 9, 2015): 213–22. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16919.

Full text
Abstract:
Enquanto conhecimento científico em construção, a Museologia tem se voltado mais à discussão derredor de temas que respeitam sua base ontológica e epistemológica. Embora menos discutidos, o planejamento estratégico e marketing museal têm demandado a atenção de museólogos, especialmente daqueles ligados a instituições socialmente engajadas, empenhadas em instituir estreitos relacionamentos entre o museu e essas ferramentas gestoriais, visando à sustentabilidade institucional. Este ensaio é mais um exemplo dessa preocupação. Demais, levanta a questão acerca da necessária multidisciplinaridade curricular para a formação do museólogo, que precisa de diferentes subsídios práticos e teóricos para atuar mais efetivamente na gestão de museus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cittadin, Jackson, Aléssio Bessa Sarquis, João Coelho Soares, and Eric David Cohen. "GESTÃO DE MARKETING NA PEQUENA EMPRESA DE CONFECÇÃO DE VESTUÁRIOS/MARKETING MANAGEMENT IN A SMALL COMPANY OF CLOTHING MANUFACTURING." Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT 11, no. 6 (December 15, 2017): 1326. http://dx.doi.org/10.15210/reat.v11i6.11905.

Full text
Abstract:
A gestão de marketing tem papel relevante na pequena empresa de confecção de vestuários. Este estudo analisa como acontece a gestão de marketing na pequena empresa de confecção de vestuários da região AMREC, no Estado de Santa Catarina, Brasil. Trata-se de pesquisa exploratória, qualitativa e na forma de estudos de caso (múltiplos), com coleta de dados por meio de levantamento documental, entrevista em profundidade e observação direta. Os dados coletados foram analisados pela análise de conteúdo com categorização temática e uso do software Atlas TI. Os resultados contêm evidências relacionadas ao processo de planejamento de marketing, estratégias convencionais e contemporâneas utilizadas e processo de avaliação do desempenho de marketing. O estudo contribui para ampliar o conhecimento acadêmico sobre o tema, na medida em que permitiu coletar dados detalhados e evidências relacionadas à gestão de marketing na pequena empresa de confecção de vestuários e para a verificação de proposições teóricas e resultados de outros estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Karen Sabóia Aragão e., Eliane Santos Cavalcante, Lianne Clarissa Cavalcanti Eufrázio de Araújo, Éricles Ferreira Sales de Oliveira, Thaiza Teixeira Xavier Nobre, Micheline Veras de Moura, Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Rayra Mass Lucena de Sena Lima, Verbena Santos Araújo, and Elisangela Guerra de Souza. "Percepção de trabalhadores sobre indicadores como ferramenta para gestão da qualidade em hematologia." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 6, 2021): e8310212203. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12203.

Full text
Abstract:
Objetivou-se compreender a percepção de uma equipe de colaboradores sobre a aplicabilidade do Sistema INDICAH como ferramenta de gestão de qualidade em um centro de hematologia de um município do nordeste brasileiro. Trata-se de estudo qualitativo e descritivo realizado com participação de 23 trabalhadores lotados na instituição de realização do estudo, o qual ocorreu no período de fevereiro a abril de 2020. Para a coleta dos dados, utilizou-se da técnica grupo focal. Extraiu-se duas categorias das narrativas: Estratégias para melhoria do sistema de indicadores de qualidade e Estratégias para acesso aos indicadores de forma fácil. A interpretação das categorias ocorreu mediante análise temática de Bardin. As falas gravadas nos grupos focais foram transcritas para documento Word, em seguida, foram inseridas no software Atlas-ti, versão 8.4.24.0, que favoreceu a codificação dos dados e a organização em categorias e subcategorias. O estudo permitiu compreender a percepção da equipe de trabalhadores em relação à aplicabilidade do Sistema INDICAH como ferramenta de gestão de qualidade no HEMOCE. Estes achados contribuem para o planejamento de estratégias para melhoria da gestão de qualidade por meio do uso de indicadores, tais como, melhor comunicação, relação setorial, maior divulgação dos indicadores e formas de conquistar o doador moldados de acordo com as necessidades locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

KITSUTA, CARLA M., and RUY QUADROS. "Gestão da inovação em empresas brasileiras de serviços de tecnologia da informação: modelos de inovação planejada, de aplicação rápida e de inovação deliberada a posteriori." Cadernos EBAPE.BR 17, no. 4 (October 2019): 1048–61. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174440.

Full text
Abstract:
Resumo Apesar de serviços serem considerados distintos de produtos, os modelos de gestão da inovação, consolidados e desenvolvidos com base em empresas industriais, são ainda apontados como rota principal para o desenvolvimento de inovações também em empresas de serviços. A percepção de que a inovação em serviços pode ocorrer em múltiplas dimensões, de maneira planejada, mas também de maneira não deliberada, identificada a posteriori, mostra a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre processos de inovação em empresas de serviços. Com base em um estudo de casos múltiplos, com dez empresas brasileiras de controle nacional prestadoras de serviços de tecnologia da informação (TI), analisamos neste artigo os modelos consolidados de gestão da inovação, baseados em planejamento prévio e execução do plano de inovação como os processos estruturados de desenvolvimento de novos serviços (NSD) - também aplicáveis a empresas de serviços de TI. Concluímos que os modelos consolidados de gestão da inovação são aplicáveis, porém foram identificadas quatro outras possibilidades. Três delas estão descritas na literatura: modelo de aplicação rápida por compressão, modelo de aplicação rápida experiencial e modelo baseado na prática. Também identificamos um modelo ainda não descrito, que denominamos inovação deliberada a posteriori, resultado de uma estratégia de inovação baseada na prestação de serviços. Apesar de modelos de gestão da inovação não conseguirem captar toda a diversidade existente em cada setor, reconhecer as possibilidades de inovação e de processos abre caminho para que as empresas desenvolvam competências e intensifiquem seus esforços de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

KITSUTA, CARLA M., and RUY QUADROS. "Innovation management in information technology service companies in Brazil: planned innovation, rapid application and deliberate a posteriori innovation models." Cadernos EBAPE.BR 17, no. 4 (October 2019): 1048–61. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174440x.

Full text
Abstract:
Resumo Apesar de serviços serem considerados distintos de produtos, os modelos de gestão da inovação, consolidados e desenvolvidos com base em empresas industriais, são ainda apontados como rota principal para o desenvolvimento de inovações também em empresas de serviços. A percepção de que a inovação em serviços pode ocorrer em múltiplas dimensões, de maneira planejada, mas também de maneira não deliberada, identificada a posteriori, mostra a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre processos de inovação em empresas de serviços. Com base em um estudo de casos múltiplos, com dez empresas brasileiras de controle nacional prestadoras de serviços de tecnologia da informação (TI), analisamos neste artigo os modelos consolidados de gestão da inovação, baseados em planejamento prévio e execução do plano de inovação como os processos estruturados de desenvolvimento de novos serviços (NSD) - também aplicáveis a empresas de serviços de TI. Concluímos que os modelos consolidados de gestão da inovação são aplicáveis, porém foram identificadas quatro outras possibilidades. Três delas estão descritas na literatura: modelo de aplicação rápida por compressão, modelo de aplicação rápida experiencial e modelo baseado na prática. Também identificamos um modelo ainda não descrito, que denominamos inovação deliberada a posteriori, resultado de uma estratégia de inovação baseada na prestação de serviços. Apesar de modelos de gestão da inovação não conseguirem captar toda a diversidade existente em cada setor, reconhecer as possibilidades de inovação e de processos abre caminho para que as empresas desenvolvam competências e intensifiquem seus esforços de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sampaio, Renelson Ribeiro, Conrado Pereira Rosa, and Hernane Borges de Barros Pereira. "Mapeamento dos fluxos de informação e conhecimento: a governança de TI sob a ótica das redes sociais." Gestão & Produção 19, no. 2 (2012): 377–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000200011.

Full text
Abstract:
Competitividade empresarial pressupõe a capacidade da empresa de definir e implantar estratégias concorrenciais que lhe permitam a sobrevivência e o desenvolvimento no longo prazo - em outras palavras, a sua perenidade. Dentre estas estratégias, a de inovação tecnológica associada com desenvolvimento da capacitação técnico-científica da organização e, portanto, dos indivíduos que atuam nos seus diversos processos, tem adquirido uma crescente importância no planejamento e nas ações empresariais. Neste contexto, as relações interpessoais constituem um fator crítico nos processos de inovação, os quais devem ser continuamente aperfeiçoados. O principal objetivo deste trabalho é contribuir na compreensão das dinâmicas associadas a estes processos a partir do estudo de caso desenvolvido com foco nos procedimentos e nos fluxos de informação, gerados pela Gerência de Capacidade de uma grande empresa de telecomunicação no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida considerando as abordagens qualitativa e quantitativa. Por um lado, com base na pesquisa qualitativa foi possível estudar, a partir da perspectiva filosófica interpretativa, o fenômeno social relacionado com a difusão de conhecimentos entre membros de uma equipe responsável pelas ações e proposições técnicas na Gerência de Capacidade da empresa de telecom em questão. Por outro lado, a metodologia quantitativa permitiu a utilização de alguns modelos matemáticos de modo a mensurar propriedades (e.g. coesão, centralidade, prestígio e conectividade) das redes estudadas, assim como caracterizá-las topologicamente. O presente trabalho foi desenvolvido com base no modelo proposto pelos pesquisadores Nonaka e Takeuchi (1977) para analisar e descrever os processos de criação e de difusão do conhecimento na organização, associado com as técnicas de Análise de Rede Social (ARS). Os resultados sugerem que existem indícios das redes estudadas apresentarem a topologia livre de escala, o que torna os fluxos de informação e conhecimento resistentes a "ataques" aleatórios (e.g. saída espontânea de um membro da equipe), mas vulneráveis a "ataques" planejados (e.g. retirada de indivíduos bem conectados ou hubs).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

SANTOS, HAMILTON SANTANA DOS. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL." XI Coloquio Internacional Educação e Conteiporaneadade 12, no. 01 (September 20, 2018): 1–9. http://dx.doi.org/10.29380/2018.12.23.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Iida, Itiro. "Planejamento estratégico situacional." Production 3, no. 2 (December 1993): 113–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131993000200004.

Full text
Abstract:
Apresenta-se a técnica de Planejamento Estratégico Situacional, em comparação com os métodos tradicionais de planejamento. Esse novo método de planejamento é aplicável a sistemas complexos, como as organizações sociais, sujeitos a diversos tipos de incertezas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gartner, Ivan Ricardo, Ronaldo Zwicker, and Wilhelm Rödder. "Investimentos em tecnologia da informação e impactos na produtividade empresarial: uma análise empírica à luz do paradoxo da produtividade." Revista de Administração Contemporânea 13, no. 3 (September 2009): 391–409. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552009000300004.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou testar a ocorrência do Paradoxo da Produtividade em uma amostra de empresas brasileiras; este Paradoxo estabelece que os acréscimos nos investimentos em tecnologia da informação não são acompanhados por acréscimos na produtividade das empresas. A partir de uma amostra de 429 observações de 98 empresas brasileiras que, no período de 2000 a 2006, faturaram cerca de US$ 856 bilhões e operaram investimentos em tecnologia da informação de US$ 12,9 bilhões, foi testado um modelo baseado na função de produção de Cobb-Douglas, que apresentou indícios de que o acréscimo neste tipo de investimento foi acompanhado de um acréscimo positivo nas receitas. O trabalho mostrou, ainda, indícios de que houve eficiência marginal nos investimentos em tecnologia da informação e de que a relação entre as receitas e o número de funcionários empregados em TI alcançou um aparente ponto de saturação. Na análise dos resultados foram identificados comportamentos distintos entre os setores analisados e nas conclusões foram apresentados exemplos de como os resultados poderiam ser aplicados no suporte ao processo decisório do planejamento de investimentos e de estratégias de negócios em tecnologia da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Darosi, Gilberto Carlos Monteiro. "Análise da produção científica sobe planejamento estratégico situacional." Revista Brasileira de Administração Científica 5, no. 1 (November 15, 2014): 370–83. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2014.001.0023.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou investigar a produção científica sobre planejamento estratégico situacional, O método conhecido como Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma ferramenta que auxilia na elaboração de estratégias destinadas para governos. Para isso utilizou-se da bibliometria. A maioria dos estudos sobre Planejamento Estratégico Situacional é desenvolvida na América do Sul (Brasil, Argentina e Venezuela) possivelmente numa tentativa de possuir uma metodologia de planejamento estratégico própria, diferente das metodologias tradicionais e funcionalistas de planejamento estratégico norte-americano. Contudo os Estados Unidos também se destaca nas publicações de trabalhos envolvendo o termo Planejamento Estratégico Situacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bucalem, Miguel Luiz. "Potencial do planejamento estratégico de longo prazo para o desenvolvimento das cidades brasileiras." Estudos Avançados 33, no. 97 (December 2019): 103–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.006.

Full text
Abstract:
resumo Discute-se como o planejamento estratégico de longo prazo pode direcionar o desenvolvimento das cidades. Ênfase é dada ao potencial que o planejamento estratégico de longo prazo tem para ser um instrumento efetivo de planejamento para as cidades brasileiras. Duas iniciativas de planejamento estratégico para cidades brasileiras são apresentadas de forma resumida para ilustrar os conceitos discutidos neste artigo e para exemplificar a aplicação do planejamento estratégico no contexto brasileiro. Abordam-se características desejáveis dos planos estratégicos e seus conteúdos fundamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

De Francisco, W. "Planejamento Estratégico Institucional: Conceitos Fundamentais." Revista de Educação do Cogeime 3, no. 5 (December 31, 1994): 161–72. http://dx.doi.org/10.15599/0104-4834/cogeime.v3n5p161-172.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barbalho, Célia Regina Simonetti. "Planejamento estratégico: uma análise metodológica." Informação & Informação 2, no. 1 (July 15, 1997): 29. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.1997v2n1p29.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Vianna, William Barbosa. "Planejamento pastoral: participativo ou estratégico?" Revista Eclesiástica Brasileira 68, no. 270 (April 5, 2019): 458. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v68i270.1457.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Farias, Sandy Wene Ferreira, and Antonio Raniel Silva Lima. "Um estudo bibliográfico sobre o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas." Entrepreneurship 4, no. 1 (January 6, 2020): 34–41. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2595-4318.2020.001.0005.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar o quanto o planejamento estratégico é utilizado em micro e pequenas empresas e mostrar como a ferramenta planejamento estratégico é importante para um empreendimento seja de grande ou pequeno porte. A pesquisa foi realizada com base nas plataformas de artigos periódicos Capes e Anpad. O estudo é de natureza básica, exploratória, e sua abordagem é qualitativa. Esta pesquisa busca mostrar a importância do planejamento estratégico e espera-se servir de apoio para aqueles que buscam entender o planejamento estratégico e para quem pretende abrir seu próprio negócio. Para o âmbito acadêmico proporciona conhecimento e informações para os futuros profissionais, para o âmbito social esclarece dúvidas e mostrar as pessoas que o planejamento estratégico pode ser um diferencial para as empresas, principalmente as de pequeno porte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Munaretto, Lorimar Francisco, Sabrine Dellarmelin, and Régis Bortolin Rosin. "Proposta de metodologia de planejamento estratégico para pequenas propriedades rurais de base familiar." COLÓQUIO 16, no. 1 (December 30, 2018): 25–54. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i1.1199.

Full text
Abstract:
O modelo de gestão rural familiar seguido por diversas propriedades gera preocupações por diferentes motivos, entre os quais estão a falta de controle de custos de produção, a carência de inserção em tecnologia e informação, a falta de agilidade na tomada de decisões diante de situações complexas e, especialmente, a falta de planejamento estratégico. Os modelos tradicionais de planejamento estratégico utilizados possuem abordagem de uso focada em empresas do setor público e/ou privado. A literatura apresenta poucos estudos sobre os modelos de planejamento estratégico para serem utilizados nas pequenas propriedades rurais de base familiar. O presente estudo teve por objetivos: i) desenvolver uma metodologia de planejamento estratégico para pequenas propriedades rurais de base familiar e ii) implementar a metodologia proposta de planejamento estratégico em uma pequena propriedade de base familiar. A partir dos principais modelos de planejamento estratégico existentes na literatura, foi proposta uma metodologia para atender às condições das pequenas propriedades rurais de base familiar. Com a metodologia adequada a uma pequena propriedade rural, é possível conhecê-la como um todo, seus pontos fortes e fracos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Thiele, Péricles Purper, Rogério Leandro Lima da Silveira, and Alcione Talaska. "Planejamento estratégico regional: uma análise da evolução dos métodos de planejamento estratégico aplicado às regiões." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 4, no. 1 (April 14, 2014): 4–23. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v4i1.461.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar a pesquisa bibliográfica sobre os antecedentes históricos do planejamento estratégico, realizada através das abordagens propostas por Mintzberg et all e da abordagem situacional proposta por Carlos Matus. A partir destas abordagens – aparentemente – contraditórias, realiza-se a comparação levantando aspectos positivos e negativos entre as duas. A partir desta comparação, conclui-se sobre a importância dos métodos de planejamento para o desenvolvimento das regiões e inicia-se a proposição de uma nova discussão buscando identificar as dimensões relevantes para elaboração e implementação do planejamento estratégico de forma a atender as necessidades econômicas e sociais das regiões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Blois, Henrique Dias, Tranquilo Scapin, Bruno Blois Nunes, Maitê Peres de Carvalho, and Julcemar Bruno Zilli. "Planejamento estratégico para o setor joalheiro." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, no. 3 (December 21, 2017): 16. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i3.12717.

Full text
Abstract:
Devido às mudanças no cenário econômico para o setor joalheiro do Brasil, aumentaram as incertezas quanto ao comportamento futuro do segmento, crescendo a necessidade de sistematizar previsões que antecipem o futuro. Para tanto, identificou-se estratégias ao setor joalheiro da região norte do Rio Grande do Sul para os próximos cinco anos, utilizando-se o método Grumbach para a criação de cenários prospectivos. Tal pesquisa foi aplicada a peritos do setor, os quais analisaram e propuseram eventos que impactaram como pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças e suas inter-relações. O cenário mais provável apresentou a probabilidade de 55,67% de ocorrência. No cenário de tendência, alguns eventos configuraram-se como possíveis mudanças de direção ao longo do tempo pré-estabelecido nesse estudo, são eles: (3) Aumento da produção e distribuição de joias com pouco planejamento; (4) Aumento do valor do dólar e (11) Aumento da crise econômica brasileira. Palavras-chave: Prospecção. Cenários. Joias. Planejamento. Administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lana, Francisco Carlos Félix, and Elizabeth Laus Ribas Gomes. "Reflexões sobre o planejamento em saúde e o processo da reforma sanitária brasileira." Revista Latino-Americana de Enfermagem 4, no. 1 (January 1996): 97–110. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000100009.

Full text
Abstract:
Neste trabalho. os autores procuraram desenvolver algumas reflexões sobre as formulações das políticas sociais brasileiras nos regimes populista, militar e de transição democrática e os modelos de planejamento, partindo do pressuposto que o planejamento social emerge na América Latina como instrumento para a formulação de políticas sociais. Trataram, ainda, de considerar algumas tendências do Planejamento na América Latina destacando o Enfoque Estratégico da Programação em Saúde, formulado pela Escola de Saúde Pública de Medellín; o Pensamento Estratégico elaborado por Mario Testa; e o Planejamento Estratégico Situacional desenvolvido por Carlos Matus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Fenili, Romero, Carla Eunice Gomes Correa, and Leonardo Barbosa. "Planejamento estratégico em saúde: ferramenta de gestão para o complexo de regulação em saúde." Revista Eletronica Gestão & Saúde 8, no. 1 (January 31, 2017): 18. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v8i1.23917.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo identificar o nível de entendimento dos servidores públicos municipais do complexo de regulação no município de Blumenau-SC, sobre planejamento estratégico. A pesquisa foi realizada com os servidores que atuam no setor de regulação de exames e consultas de alta complexidade. A gestão descentralizada do planejamento estratégico, partindo dos atores envolvidos pode contribuir para que os projetos previstos sejam implantados de acordo com os objetivos propostos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados foi realizada através da aplicação de entrevista estruturada e questionário. As respostas ao questionário revelaram um baixo nível de entendimento na maioria dos entrevistados com respeito ao planejamento estratégico, valores, missão e visão. Não há a devida compreensão sobre o conceito e aplicação do planejamento estratégico. Foram também avaliadas, utilizando matriz FOFA, as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças, cabendo destaque a rotatividade dos servidores e a sazonalidade dos governos como fraquezas apontadas. A Secretaria Municipal de Saúde adota o processo top-down, não envolvendo os colaboradores no processo de construção.Descritores: Planejamento Estratégico; gestão em saúde; Administração pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Trugilho, Winny Silva, Bruno Fardim Christo, Gabriel Mancini Antunes Da Silva, Fernanda Dassie Rangel, and Elaine Cristina Gomes Da Silva. "ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA RURAL." Revista Univap 22, no. 40 (May 4, 2017): 866. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1728.

Full text
Abstract:
A administração é uma ciência que envolve muitas áreas, uma delas é a administração estratégica, que contempla as orientações para um planejamento adequado inclusive para as empresas rurais. Desse modo permite o direcionamento de ações voltadas ao alcance de objetivos. Este estudo buscou levantar teorias acerca do planejamento estratégico e construir um modelo para a empresa rural hipotética, por meio de pesquisa classificada como exploratória, descritiva e qualitativa. Ao final pôde-se concluir que o planejamento estratégico é uma ferramenta importante para as empresas rurais. Entretanto, tais empresas podem ter dificuldades com as adaptações exigidas num planejamento estratégico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Meira, Josiane Santana, Kamila da Silva, Erika Mayumi Kato-Cruz, and Gustavo Yuho Endo. "ALINHAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO OESTE PAULISTA." Brazilian Journal of Policy and Development 3, no. 1 (April 8, 2021): 11. http://dx.doi.org/10.52367/brjpd.2675-102x.2021.3.1.11.

Full text
Abstract:
Um dos desafios atuais enfrentados pelos gestores consiste em implementar os objetivos definidos no planejamento estratégico, isso porque este processo envolve o alinhamento das metas e ações em diferentes níveis e setores da organização. Deste modo, essa pesquisa surgiu da necessidade de se demonstrar para os gestores públicos que o planejamento e o alinhamento estratégico são ferramentas de gestão importantes para tomada de decisões e melhor aproveitamento do tempo e dos recursos públicos. Sendo assim, esse estudo objetivou compreender como ocorre o planejamento e o alinhamento estratégico na gestão pública de um município do Oeste Paulista, com foco na Secretaria de Assistência Social. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. A partir deste trabalho, encontrou-se evidências de que o planejamento estratégico é um instrumento que deve ser utilizado, pois viabiliza o alinhamento estratégico dos órgãos, entidades e servidores às metas do governo e, assim, facilita a política de gestão pública por bons resultados aos governados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Oliveira, Carlos Eduardo de, Ezequiel Lemes Nogueira Júnior, Érika Monteiro de Souza Alves Dias, and Renata Mendes de Oliveira. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE EMPRESA DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DO USO PELOS GESTORES COMO APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO." REPAE - Revista de Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia 6, no. 2 (April 9, 2021): 55–74. http://dx.doi.org/10.51923/repae.v6i2.203.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi identificar como os líderes de uma empresa do Setor de Telecomunicações utilizam o Planejamento Estratégico como apoio ao processo de tomada de decisão. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, descritiva, qualitativa e a coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista aplicada aos líderes de equipes, que atuam nos municípios de Belo Horizonte/MG, Franca/SP, Patos de Minas/MG, Ribeirão Preto/SP, Uberaba/MG e Uberlândia/MG, e que constantemente precisam tomar decisões que causarão impactos nos resultados da empresa, e, devido ao nível hierárquico, é necessária a utilização do Planejamento Estratégico conforme etapas definidas pela organização. Como principais resultados observou-se que a organização planeja a estratégia com base em ferramentas, como o Mapa Estratégico e o Balanced Scorecard; após essa etapa, o Planejamento Estratégico é utilizado para que a organização possa elaborar o Planejamento Tático e Operacional, para que, posteriormente, ocorra a execução e o controle, buscando-se garantir o alcance dos objetivos organizacionais; também foi obtido que 57% dos líderes possuem conhecimento dos processos do Planejamento Estratégico e responsabilidade das áreas para garantir a continuidade dos processos, e os demais não conhecem totalmente as etapas deste tipo de planejamento, que pode dificultar a execução das atividades de acordo com o que foi planejado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography