Academic literature on the topic 'Planejamento estratégico. Eventos urbanos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Planejamento estratégico. Eventos urbanos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Planejamento estratégico. Eventos urbanos"

1

Blois, Henrique Dias, Tranquilo Scapin, Bruno Blois Nunes, Maitê Peres de Carvalho, and Julcemar Bruno Zilli. "Planejamento estratégico para o setor joalheiro." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, no. 3 (December 21, 2017): 16. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i3.12717.

Full text
Abstract:
Devido às mudanças no cenário econômico para o setor joalheiro do Brasil, aumentaram as incertezas quanto ao comportamento futuro do segmento, crescendo a necessidade de sistematizar previsões que antecipem o futuro. Para tanto, identificou-se estratégias ao setor joalheiro da região norte do Rio Grande do Sul para os próximos cinco anos, utilizando-se o método Grumbach para a criação de cenários prospectivos. Tal pesquisa foi aplicada a peritos do setor, os quais analisaram e propuseram eventos que impactaram como pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças e suas inter-relações. O cenário mais provável apresentou a probabilidade de 55,67% de ocorrência. No cenário de tendência, alguns eventos configuraram-se como possíveis mudanças de direção ao longo do tempo pré-estabelecido nesse estudo, são eles: (3) Aumento da produção e distribuição de joias com pouco planejamento; (4) Aumento do valor do dólar e (11) Aumento da crise econômica brasileira. Palavras-chave: Prospecção. Cenários. Joias. Planejamento. Administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Töws, Ricardo Luiz, and Cesar Miranda Mendes. "REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA CIDADE DE MARINGÁ (PR): O CASO DO PROJETO EUROGARDEN." Boletim de Geografia 33 (May 14, 2016): 122. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v33i0.31931.

Full text
Abstract:
A reflexão considera o conceito de grandes projetos urbanos (GPUs) como objeto das novas práticas inseridas no âmbito do planejamento urbano, denominadas de planejamento estratégico. Por meio do planejamento estratégico, o governo urbano articula-se aos distintos agentes sociais na produção de Grandes Projetos Urbanos, que visa destacar a cidade em algum cenário e escala, em termos de representação, na esteira do processo de globalização. Frente ao conceito, há um exercício para empregá-lo e entendê-lo na cidade de Maringá (PR), uma vez que existem práticas similares aos exemplos conhecidos. Neste artigo, discorreremos sobre uma dessas práticas, denominada de Eurogarden, que é um grande projeto urbano idealizado para uma parte da cidade com espaços de abundância para este tipo de intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moura da Costa, Ana Márcia, and Osvaldo Girão da Silva. "CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANIZADAS E O PROCESSO DE INUNDAÇÃO." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 22, no. 2 (September 5, 2020): 219–38. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v22n2.672.

Full text
Abstract:
As bacias hidrográficas urbanas passaram a constituir espaços relevantes para o planejamento e gestão das cidades, pois as dinâmicas processuais inerentes aos domínios fluvial e interfluvial refletem no cotidiano dos residentes urbanos, principalmente quando de eventos pluviais intensos, que desencadeiam eventos de enchentes e inundações. Neste artigo, de caráter teórico-conceitual, buscou-se avaliar como o uso e ocupação urbana promove modificações sobre a dinâmica superficial de fluxos hídricos, promovendo enchentes e, principalmente, inundações quando da intensificação de precipitações sazonais, levando a existência de risco geomorfológico a habitantes de planícies fluviais e consequente busca por medidas de controle para tais eventos naturais, mas potencializados pelo processo de urbanização. Assim, o artigo em questão busca contribuir como subsídio a projetos e estudos voltados para o planejamento e gestão para ocupação de áreas de bacias hidrográficas que sofrem um crescente processo de urbanização que potencializam eventos de inundações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da, Maria do Livramento Miranda Clementino, and Lindijane de Souza Bento Almeida. "Governança colaborativa e regimes urbanos: convergências inesperadas em tempos difíceis." Cadernos Metrópole 20, no. 43 (December 2018): 841–64. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4310.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo busca estabelecer uma linha teórica-metodológica que, ao mesmo tempo, separe e articule os elementos constituintes da chamada teoria dos regimes urbanos e do conceito de governança colaborativa. Partimos do pressuposto de que as transformações contemporâneas vivenciadas pelas cidades (maior concorrência por investimentos privados, ênfase no planejamento estratégico, mercantilização dos espaços públicos, entre outros) podem ser melhor compreendidas a partir da análise dos processos decisórios sobre as políticas urbanas, com maior presença dos negócios urbanos na política pública. Tal tarefa exige abrir um debate com a comunidade acadêmica no sentido de superar os problemas de “nacionalização” dos modelos conceituais. Para tanto, apresentamos breves considerações sobre os regimes urbanos, a governança colaborativa e as implicações teóricas envolvendo democracia e mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Virtuoso, Luiz Aurélio, Jansen Maia Del Corso, and Isabel Cristina da Costa Domingues. "Alinhamento estratégico entre o planejamento urbano municipal e a gestão da mobilidade e dos equipamentos públicos urbanos." REBRAE 2, no. 1 (July 18, 2009): 83. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v2i1.13436.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo avaliar o alinhamento entre a estratégia do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, responsável pelo planejamento urbano municipal, e a estratégia da Urbanização de Curitiba S/A – URBS, responsável pela gestão da mobilidade urbana e dos equipamentos públicos urbanos na cidade de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, cujos métodos de coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semiestruturada, a pesquisa documental e a transcrição das entrevistas. O propósito da pesquisa é de um estudo descritivo. Os resultados obtidos demonstraram que a URBS e o IPPUC atuam em conjunto no desenvolvimento do macroplanejamento do sistema viário, do transporte coletivo e dos projetos dos equipamentos urbanos que depois serão gerenciados pela URBS. Percebeu-se, também, que existe uma administração estratégica formal nas duas empresas, necessitando de melhorias na fase de implantação e de controle. Quanto ao alinhamento estratégico entre as duas empresas, observou-se que as estratégias estão alinhadas, visando à melhoria da vida urbana. O processo de alinhamento estratégico é sustentado pelo Plano de Governo Municipal, pela direção política do prefeito do município, pela lei de responsabilidade fiscal e pelos programas de financiamento, em que a URBS, como futura gestora, participa dos projetos elaborados pelo IPPUC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Christian Luiz da, Gabriel Massao Fugii, and Alain Hernández Santoyo. "Proposta de um modelo de avaliação das ações do poder público municipal perante as políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil: um estudo aplicado ao município de Curitiba." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, no. 2 (March 23, 2017): 276–92. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.002.ao09.

Full text
Abstract:
Resumo A gestão de resíduos de sólidos urbanos tornou-se um ponto de inflexão para o desenvolvimento local dos municípios. Há vários modelos sobre planejamento, gestão e tecnologia aplicada aos resíduos sólidos urbanos, mas não há nenhum que se proponha a avaliar o desenvolvimento das políticas municipais dessa área no Brasil. O objetivo deste artigo foi propor um modelo de avaliação das ações do poder público municipal ante as políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos para o contexto brasileiro. A pesquisa envolveu cinco etapas metodológicas: compreensão das variáveis de análise previstas; pesquisa Delphi para validar as relações entre as variáveis; estruturação de um modelo para avaliação com a relação das variáveis e suas inter-relações; definição dos documentos e instrumentos para aplicação do modelo; aplicação do modelo para o caso de Curitiba. A aplicação do modelo ao plano municipal de Curitiba ressaltou que o município universaliza o serviço e presta os serviços básicos de coleta e disposição final, contudo reutiliza e reaproveita muito pouco dos resíduos. Há um processo de planejamento mais programático e menos estratégico que deveria priorizar o vínculo com a gestão integrada da cadeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da. "Coalizões urbanas no país do Futebol: relações entre o megaevento Copa do Mundo 2014 e o mercado imobiliário." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 16, no. 2 (November 30, 2014): 13. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n2p13.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste em uma proposta de análise do megaevento Copa do Mundo 2014 e seus impactos na cidade de Natal-RN, refletindo sobre a formação de coalizões urbanas. O modelo estratégico de planejamento do megaevento Copa do Mundo 2014 está baseado não em uma visão integrada de cidade, mas na perspectiva futura de formação de legados a partir da dinamização de setores urbanos específicos. Tais setores estão se articulando em coalizões urbanas, tendo no controle sobre a terra urbana, na desapropriação de áreas, na relocação de moradias e na ênfase no transporte individual suas marcas mais importantes. Como pano de fundo dessa intervenção física, os negócios internacionais e a economia de serviços – notadamente pelo turismo – evidenciam a pouca relevância social dos graves problemas urbanos já existentes. Neste trabalho, destacamos os possíveis efeitos do megaevento na escala do Planejamento e das questões que envolvem o Legado, seja como justificativa técnica dos projetos, seja como formulação ideológica dos consensos, utilizando o caso de Natal como objeto empírico de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lieggio Júnior, Marne, Rogério Henrique Araújo Júnior, and Sérgio Ronaldo Granemann. "Proposta de modelo para planejamento de sistemas de informação para operação em ambientes de elevada turbulência organizacional: o caso do transporte rodoviário de produtos perigosos." Ciência da Informação 39, no. 2 (August 2010): 27–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652010000200002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho consiste na proposição de um modelo para planejamento de sistemas de informação para operação em ambientes de elevada turbulência organizacional, citando-se como objeto de estudo a atividade de transporte rodoviário de produtos perigosos. A metodologia utilizada foi baseada na prospecção de estudos existentes acerca de construção de sistemas de informação, principalmente em ambientes de turbulência, agregando um modelo de gerenciamento de riscos aplicado à atividade de transporte específica. O modelo permite não apenas estruturar os sistemas de informação em ambientes turbulentos alinhados com o planejamento estratégico de órgãos e entidades envolvidos com o tema, como também considera o aspecto temporal dos eventos, as ações de cada ator em seu ambiente e o tipo de intervenção requerido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fauth, Gabriela, and Lucia Maria Sá Antunes Costa. "O Compromisso com a Paisagem Nas Cidades: Desafios e Estratégias da Resiliência e da Sustentabilidade numa Perspectiva de Garantia de Direitos." Conpedi Law Review 1, no. 12 (June 6, 2016): 79. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i12.3487.

Full text
Abstract:
Com o tema “O compromisso com a paisagem nas cidades: desafios e estratégias da resiliência e da sustentabilidade na perspectiva da garantia de direitos”, este trabalho pretende realizar um debate, segundo uma leitura interdisciplinar, em torno a alguns paradigmas da cidade contemporânea, no contexto do processo de globalização e dos desafios com a tutela urbano-ambiental, percebidas especialmente na paisagem urbana. Seguindo a temática do evento “Participação, Democracia e Cidadania na perspectiva do Direito Iberoamericano”, o diálogo interdisciplinar sobre os conceitos interdisciplinares da resiliência e da sustentabilidade e as estratégias metodológicas para o projeto e planejamento urbano, buscamos subsídios para que as políticas públicas visem um melhor desempenho socioambiental das cidades na perspectiva da garantia de direitos, corroborando com a democracia e ampliando o conceito de cidadania inerente às lutas sociais atuais, tendo como exemplo o contexto brasileiro e latino-americano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Wemerson Flávio, Edmário Marques Menezes Júnior, and Osvaldo Girão da Silva. "Uma Análise Teórica a Partir da Perspectiva Sistêmica dos Espaços de Riscos Geomorfológicos na Cidade do Recife -- Pernambuco / Theoretical Analysis from a Systemic Perspective of Geomorphological Risk Spaces in the City of Recife -- Pernambuco." Espaço Aberto 8, no. 1 (September 12, 2018): 127–46. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.15595.

Full text
Abstract:
Inputs climáticos, relacionados a eventos pluviais de intensos e recorrentes, atuam como potencializadores de processos geomorfológicos adversos sobre os espaços urbanos, sendo estes desencadeadores de processos morfodinâmicos que, a depender da configuração da paisagem, eventualmente, levam a situações de riscos geomorfológicos a grupos humanos. Considerando a perspectiva sistêmica, os ambientes urbanos estão em intenso estado de ‘desequilíbrio', pois quando o ‘equilíbrio' é perturbado, o sistema responde com ajustes de variáveis, levando a uma nova configuração de ‘equilíbrio'. O artigo em pauta busca contribuir para futuras ações de planejamento e gestão ambiental e territorial voltados aos usos e ocupações de espaços considerando a apropriação das unidades geomorfológicas da cidade de Recife, que ocasionou reajustes à morfodinâmica do sítio urbano e levaram a uma relação processo-resposta dos sistemas dinâmicos naturais atrelados a uma alta densidade demográfica, configurando cenários de riscos geomorfológicos evidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Planejamento estratégico. Eventos urbanos"

1

Borges, Fátima Cristina da Silva. "A cidade para quem? Empreendedorismo e resistência nos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro: o caso da Marina da Glória." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1283.

Full text
Abstract:
A crise do capitalismo, instaurada a partir da década de 1970 com a consolidação da ideologia neoliberal e das idéias de globalização, e a atuação de consultores internacionais, constituem elementos importantes para o entendimento dos processos de difusão e legitimação do novo paradigma que passa a reorientar as políticas urbanas. Aos governos locais, ficou a incumbência de promover o desenvolvimento econômico e estes passaram a disputar o mercado com outras cidades, utilizando estratégias de marketing para atrair os investidores. Esta nova forma de gestão chamada de empreendedorismo urbano é divulgada pelo planejamento estratégico em que a cidade não é pensada como um todo, mas pontualmente e promovida por eventos. No Rio de Janeiro esse modelo será evidenciado nos anos 90 com a adoção do planejamento estratégico pelo governo municipal, sendo a cidade lançada em 2001 para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007. O discurso que passa a predominar é o de a cidade realizar a qualquer custo mudanças na sua organização interna para que seja aceita no mercado de cidades e assim receber investimentos externos. Assim temos a Marina da Glória que é pública e foi inserida num palco de disputas entre os que querem privatizá-la e os que a defendem como um espaço de acesso a todos. Através do objetivo central desse trabalho em analisar o modelo empreendedorista de gestão urbana implementado na cidade do Rio de Janeiro e materializado pelo planejamento estratégico, pretende-se a partir do caso em estudo, a Marina da Glória, demonstrar como o discurso governamental utiliza a importância de um megaevento para projeção e desenvolvimento da cidade, na realidade, representa um jogo de interesses empresariais que amplia cada vez mais a fragmentação da cidade.
The crisis of Capitalism set up in seventies with the consolidation of neoliberal ideology and the perspectives of globalization is the central point for the understanding of the process of difusion and legitimation of this new paragigm that starts to give a new orientation to urban policies. The local governments were in charge of promoting the economical development and they start to fight for the bussiness with others cities making use of marketing strategies in order to attract investments. This new form of management called urban enterprising is displayed by a strategic planning when the city is not taken a whole it self, but worked only in specific places and promoted by events.In Rio de Janeiro this model appers in the nineties with the strategic planning of local authority, in the context the city was chosen in 2001 to host the Pan American Games of 2007. The main discourse now, dispite all cost, is to make changes in the inner organization of the city in order to be accepted in the city markets, and to receive external investiments. Therefore, the Marina da Glória that is a pubblic space but was envolved in a context of dispute between the ones who wants to privatize it and ones who wants to keep it a public domain for the free acess of all. The main aim of this stud is to analise the interprising model of urban management idealized in the City of Rio de Janeiro and mada concrete by strategic planning. The intention, with the subject Marina da Glória, is to display how the Government makes use of important megaevents to show up and to develop the city, actually, it means a game of business interest that more and more fragment the city.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Luis Gustavo. "O empresariamento da cidade : Porto Alegre e o caso da Bienal do Mercosul." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/17919.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo investigar o papel da Bienal do Mercosul - uma exposição bianual de artes visuais realizada em Porto Alegre, com participação de países da região - como expressão do processo de empresariamento na administração urbana da cidade, de forma a dar uma contribuição para o entendimento do significado da exposição no bojo das políticas urbanas locais de gestão cultural e turística. O estudo investigou, com base nas seis edições da Bienal, a sua relação com três categorias principais do processo de empresariamento urbano: (1) a parceria público-privada, focalizando o papel do poder público local na captação de financiamentos e investimentos privados e na criação de novas fontes de empresariamento; (2) o papel dos atores estratégicos na criação da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, entre os quais políticos, empresários, curadores e artistas plásticos; (3) as intervenções relacionadas à promoção da imagem da cidade e à transformação da paisagem. A análise dos dados empíricos mostrou que apenas duas categorias, a parceria público-privada e os atores estratégicos, tiveram um papel significatiovo na Bienal do Mercosul para associar a cultura e o turismo à promoção da cidade no cenário internacional. Neste sentido, os resultados do estudo permitem concluir que a Bienal do Mercosul e a sua Fundação constituem sim como expressões parciais do processo de empresariamento urbano na administração da cidade.
The main objective of this study is to investigate the role of Mercosul Biennial - a visual art exhibition that happens every two years in Porto Alegre, in wich many countries in the region participate - as a partial expression of the entrepreneurialism process in the urban administration of the city, in order to understand its meaning, related to local urban policies in cultural and touristc management. It is a historical descriptive study that investigated, based on the six editions of Mercosul Biennial, its relation to the three main indicators in the urban entrepreneurialism: (1) the public-private partnership, focusing on the role of the local public power, considering foreign financing, investiments and criation of the new sources of the entrepreneurialism; (2) the role of the estrategic actors in the criation of Mercosul Visual Arts Biennial Foundation: politics, entrepreneurs, curators and artistis (painters, sculpturs); (3) the interventions related to the promotion of the image of the city. The analyzis of the indicators showed that only two of them: public-private partnership and strategic actors had an important role in Mercosul Bienal to associate culture and tourism to the promotion of the city in an international context. Through the results of the study, we concluded that Mercosul Biennial and Mercosul Visual Arts Biennial Foundation as a partical expression of entrepreneurialism process in the urban administration of the city.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Flaksberg, Fabio. "An evaluation of the impact of networking events for successful startups in São Paulo and New York." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2016. http://hdl.handle.net/10438/18081.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Flaksberg (fabioflaks@hotmail.com) on 2017-03-14T14:18:54Z No. of bitstreams: 1 CIM3_Thesis_FabioFlaksberg_Revisada_SUBMISSAO.pdf: 9005761 bytes, checksum: 9f86d69066914d0e7a632a77e16c64a0 (MD5)
Approved for entry into archive by Janete de Oliveira Feitosa (janete.feitosa@fgv.br) on 2017-03-17T17:07:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CIM3_Thesis_FabioFlaksberg_Revisada_SUBMISSAO.pdf: 9005761 bytes, checksum: 9f86d69066914d0e7a632a77e16c64a0 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-22T19:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CIM3_Thesis_FabioFlaksberg_Revisada_SUBMISSAO.pdf: 9005761 bytes, checksum: 9f86d69066914d0e7a632a77e16c64a0 (MD5) Previous issue date: 2016-11-11
Estudo e análise da importância de eventos para empreendedores, sobretudo em startups, nas cidades de São Paulo e Nova Iorque
In recent years, influenced by successful and high-profile benchmarks, entrepreneurship has transitioned from a definition for an unconventional professional with an idea to a mainstream career for millions of college graduates and experienced risk-takers. Therefore, this thesis analyzes the influences of networking events as critical resources for the success of startups in São Paulo and New York. Based on a survey conducted with more than 80 startups in both cities, and a series of interviews with several entrepreneurial ecosystem leaders, this thesis empirically shows the positive results that founders/CEOs receive by attending networking events. Furthermore, this thesis indicates some gaps as well as some opportunities regarding startup-related networking events that can foster the entrepreneurial ecosystem in both cities. Although numerous academic papers and research have identified the most important resources for creating, fostering, and consolidating an entrepreneurial hub, understanding the role of networking events will shed light on this specific subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Simone Crocetti. "Resposta estratégica a impactos de eventos ambientais." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/29935.

Full text
Abstract:
Resumo: O ambiente externo das empresas mostra-se cada vez mais dinâmico e complexo, exigindo vigilância e flexibilidade adaptativa das organizações. Nas pesquisas sobre questões externas às empresas, o ambiente costuma ser tratado em sua totalidade, gerando estudos sobre tendências ou características sociais, mercadológicas ou tecnológicas, por exemplo. No entanto, essas mudanças ambientais foram compostas a partir da ocorrência de uma série de eventos que se interconectaram. Logo, as organizações precisam estar atentas e aprender a agir proativamente em relação aos eventos ambientais, pois eles podem deflagrar alterações que exigirão mudanças em nível estratégico, tático ou operacional com foco na manutenção ou aumento da competitividade. Esta pesquisa tem como tema a análise de quais aspectos e os relacionamentos entre eles devem ser considerados ao avaliar os impactos de um evento. Para atingir o objetivo, foram conduzidos estudos das referências teóricas e empíricas que tratam de monitoramento ambiental, tipologia de eventos surpresa, gestão de riscos e monitoração de sinais fracos. Para permitir a emergência do modelo, dados foram coletados na área substantiva de empresas de serviços intensivos em conhecimento, que atuam em ambiente externo turbulento, que, de forma aplicada, é o ambiente das operadoras de telecomunicações. Inicialmente foi aplicado o método grounded theory com a finalidade de captar as percepções dos gestores sobre quais categorias deveriam ser consideradas no impacto de um evento ambiental, pois se verificou que a teoria, na área substantiva, é incipiente. As categorias foram detalhadas em propriedades, dimensões qualitativas e relacionamentos para permitir a acomodação de diversas possibilidades de impactos, visto que cada empresa percebe os eventos de forma diferente. Na sequência, as categorias foram organizadas e relacionadas de forma a compor um modelo de avaliação de impactos, o qual foi submetido à análise e ao julgamento de especialistas atuantes na área substantiva, por meio de uma aproximação da técnica Delphi, com objetivo de validá-lo. A partir da análise por estatística descritiva e da consideração das sugestões, foram realizados ajustes, resultando em um modelo e em uma teoria substantiva para avaliação de impactos estratégicos de eventos ambientais. A pesquisa indicou que os impactos são avaliados tendo como categoria central o "modelo de negócio", um constructo que permite uma linguagem comum entre os diversos stakeholders e os diferentes perfis profissionais. O modelo de negócio é composto por três subprocessos. O primeiro, "analisar", permite, por meio de alguns aspectos, perceber a insustentabilidade do modelo de negócio; o segundo, "decidir", é o momento de escolha de um caminho; e, por fim, o "determinar", avalia alguns aspectos alinhados com o que foi decidido. Apenas quando se realiza uma análise, que pode ser iterativa e recursiva, de todos os aspectos dos subprocessos do modelo de negócio, é que a empresa tem a visão holística dos impactos de um evento e deveria iniciar as ações de resposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chaussard, Suelen Weiss. "Megaeventos e a cidade: reflexos urbanos da Copa do Mundo 2014 na região metropolitana do Recife." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169496.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2016-10-19T13:01:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341918.pdf: 5438449 bytes, checksum: 07dba6b96f4a5510a879dee1d1e09e6b (MD5) Previous issue date: 2015
Esta pesquisa trata dos reflexos no espaço urbano causados por megaeventos, evidenciando os impactos da Copa do Mundo FIFA 2014 com foco na Região Metropolitana do Recife. Megaeventos já demonstraram diferentes significados ao longo do tempo, mas foram sempre caracterizados pelo forte apelo popular. No Brasil, as expectativas de legado recaíram sobre a exposição mundial, que poderia contribuir na busca por investimentos, e na melhoria da infraestrutura urbana. No âmbito do planejamento urbano, a Copa se mostrou ligada a modelos de gestão voltados ao empreendedorismo urbano, como o planejamento estratégico e o city marketing. A pesquisa em escala nacional mostrou que há diferentes cenários na relação das intervenções com o tecido urbano nas cidades-sede brasileiras. Assim, as doze cidades foram divididas em três categorias: cidades selecionadas pelo caráter simbólico, cidades com reforço na atual direção predominante de crescimento e cidades com inflexão na atual direção predominante de crescimento. Os critérios para esta separação foram o direcionamento e a localização das obras. Em Pernambuco, a pesquisa em escala local apontou a intencionalidade do governo Estadual em utilizar as novas intervenções para promover a integração regional. Desse modo, além das obras de mobilidade para melhorar o tráfego na Região Metropolitana, foi prevista uma nova centralidade urbana que abriga a Arena esportiva e que seria responsável por atrair o desenvolvimento em direção ao oeste metropolitano. Em São Lourenço da Mata, onde foi construída a Arena Pernambuco, juntamente com as leis que viabilizam a construção da Cidade da Copa, foram aprovadas outras alterações ao plano diretor municipal. Essas alterações na regulamentação, somadas às possibilidades de financiamento criadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, tem potencial de mudar a situação da dinâmica imobiliária local. No Recife, a Via Mangue, uma intervenção com mínima relação com o evento causou a remoção de 900 famílias que viviam próximo ao mangue e dinamizou setor imobiliário nos bairros do Pina e de Boa Viagem.

Abstract : This research deals with the reflections in urban areas caused by mega-events, showing the impact of the FIFA World Cup 2014 with a focus in the Metropolitan Region of Recife. Mega-events have shown different meanings over time, but have always been characterized by the strong popular appeal. In Brazil, the legacy of expectations fell on the world exhibition, which could help in the search for investments, and in improving urban infrastructure. In the context of urban planning, World Cup proved to be linked to management models aimed at urban entrepreneurship, such as Strategic Planning and City Marketing. The research at the national level showed that there are different scenarios in respect of interventions to the urban net in Brazilian host cities. Thus, the twelve cities were divided into three categories: cities selected by the symbolism, cities with reinforcement in the current predominant direction of growth and cities with an inflection in the current predominant direction of growth. The criteria for this separation were the direction and location of the works. In Pernambuco, the research at the local level indicated the intention of the State Government to use new interventions to promote regional integration. Therefore, besides the mobility to improve traffic in the metropolitan area, it was made for a new urban center that houses the Sports Arena and would be responsible for attracting development toward the metropolitan West. In Sao Lourenco da Mata, where the Arena Pernambuco was built, along with laws that enable the construction of the World Cup City, were approved other amendments to the municipal director plan. These changes in the regulation, together with the funding opportunities created by the Minha Casa Minha Vida, has the potential to change the situation of the local real estate dynamics. In Recife, the Via Mangue, an intervention with minimal relation to the event caused the removal of 900 families living near the swamp and an intense stimulation of real estate in the neighborhoods of Pina and Boa Viagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Giovanilton André Carretta. "Vitória do futuro, vitória para todos? Uma análise dos "novos" modelos de planejamento e gestão urbanos em Vitória/ES : Estudos de caso : Plano Estratégico de Vitória e Projeto Terra." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/7151.

Full text
Abstract:
Estudo sobre o planejamento urbano no Brasil, com objetivo de construir um modelo analítico capaz de identificar as questões inerentes ao processo de formação do discurso sobre o urbano no país; identificar diferentes vertentes historicamente formuladas pelo planejamento urbano brasileiro; estabelecer relações com a natureza, características, sobrevivências e transformações presentes no que a literatura pertinente ao tema tem considerado como “novos” modelos de planejamento e gestão urbanos. Esses “novos” modelos de planejamento têm se organizado, em alguns pólos, dentro de uma presente tensão intelectual e ideológica, onde se destacam, três principais correntes: a da Reforma Urbana Democrático-Redistributivista, a do Plano Estratégico Liberal Competitivo e a do Desenvolvimento Urbano Sustentável. Identificam-se algumas práticas tidas como inovadoras nestas três correntes, tais como: o desenvolvimento econômico local, a descentralização das políticas urbanas, a inserção da temática ambiental nas discussões sobre o urbano, uma maior politização do planejamento e o reconhecimento dos assentamentos informais como parte integrante da cidade real. Com este “pano de fundo” o estudo examina a experiência de planejamento urbano na cidade de Vitória, compreendida entre os anos de 1997 a 2004. Procura analisar o discurso e a prática relacionados ao Plano Estratégico da Cidade – Vitória do Futuro, 1996-2010 (Plano) e ao Programa Integrado de Desenvolvimento Social, Urbano e Preservação Ambiental em Áreas Ocupadas por População de Baixa Renda - Projeto Terra (programas e ações), inserindo tal caracterização aos seus respectivos contextos sócio-político-econômicos, a fim de responder ao questionamento central: se estes “novos” modelos compõem realmente novas formas de intervir sobre a questão urbana ou seriam reformulações de antigas abordagens, reafirmando a tradicional prática do planejamento brasileiro de reprodução de modelos, todavia, feitas com adaptações ao “pensamento social” vigente no momento. De modo específico, visa verificar até que ponto há um rebatimento dos “novos” modelos de planejamento abordados, nas experiências de Vitória, bem como verificar as possíveis contradições existentes nessas relações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Virtuoso, Luiz Aurélio. "Alinhamento entre o planejamento urbano municipal e a gestão da mobilidade e dos equipamentos públicos urbanos : um estudo na cidade de Curitiba / Luiz Aurélio Virtuoso ; orientador, Jansen Maia Del Corso ; co-orientador, Wesley V. da Silva." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2008. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3292.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008
Bibliografia: f.142-148
Curitiba ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, devido às suas ações inovadoras no âmbito da administração pública, principalmente no planejamento urbano. O município atualmente conta com uma população próxima de 1,8 milhões de pessoas distribuída
Curitiba has a prominent place in the global public administration scene, due to its innovative actions in this field, mostly in urban planning. The city has a population around 1.8 million people distributed through 431 square kilometers, divided in 75 q
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Comitre, Felipe. "Processo de revalorização na cidade de Santos-SP : o Alegra Centro e espaços de resistência /." Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/95554.

Full text
Abstract:
Orientador: Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza
Banca: Auro Aparecido Mendes
Banca: Carlos Henrique Costa da Silva
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida sob a ótica do conhecimento geográfico, traz uma análise do processo de revalorização do espaço urbano ocasionado pela atuação do poder público em conjunto com o setor privado. Buscou-se analisar como que os projetos e legislações executadas pela esfera pública atuam na transformação do espaço urbano, conferindo-lhe novas dinâmicas que, muitas vezes, convergem com os interesses privados e, consequentemente, com a reprodução do capital. Neste contexto, tornou-se essencial questionar esta forma de planejar a cidade que não garante os direitos básicos da população de menor poder aquisitivo, impedindo inclusive o seu direito à cidade. Observou-se que, mediante esse processo de exclusão, a sociedade civil pode encontrar outros caminhos a partir da coletividade e solidariedade promovendo movimentos de resistência às imposições dos atores hegemônicos de produção do espaço, procurando, assim, conquistar o acesso aos equipamentos urbanos coletivos essenciais para a reprodução da vida, além de proporcionar a permanência em seu lugar. Visando aproximar a teoria da práxis, procurou-se compreender o planejamento urbano adotado em Santos-SP, especialmente a partir da década de 2000, com a implantação pela prefeitura municipal do programa Alegra Centro, em 2003. A intenção foi demonstrar que esta política se adequa aos ideais neoliberais de planejamento do espaço, que é caracterizado pelo Planejamento Estratégico, no qual a cidade é transformada em mercadoria, fator este também denominado de empreendedorismo urbano. As estratégias utilizadas pelo setor público têm como objetivo central tornar a cidade de Santos competitiva no cenário da concorrência regional, nacional e global, para tanto, a valorização do patrimônio histórico vem ocorrendo por meio de programas de refuncionalização e revalorização de áreas centrais. Dessa forma, foi realizada uma investigação com o...
Abstract: This research, developed from the perspective of geographical knowledge, offers an analyses of the urban space revaluation process caused by the joined performance of the public powers and the private sector. It was intended to analyze how the projects and laws implemented by the public sphere act in the transformation of urban space, giving it new dynamics that often converge with private interests and, consequently, with the reproduction of capital. Against this background, it has become essential to question this form of city planning that does not guarantee the basic rights of the population with low incomes, which also prevents their right to the city. It was observed that, through this process of exclusion, civil society can find other ways based on collectivity and solidarity, promoting resistance movements against the impositions that come from the hegemonic actors on the production of space, thus seeking to conquer access to urban collective facilities essential for the reproduction of life, as well as providing permanence in its place. Aiming at the close relation of theory and praxis, it was sought to understand the urban planning adopted in Santos-SP, particularly from the 2000s, with the establishment of the Alegra Centro program in 2003 by the municipal government. The intent was to demonstrate that this policy fits itself in the neoliberal ideals of space planning, that is characterized by the Strategic Planning, in which the city is transformed into a commodity, factor also called urban entrepreneurialism. The strategy used by the public sector have its main goal in making the city of Santos competitive in the regional, national and global competition, therefore, appreciation of the city's heritage is happening through refunctionalization and revaluation programs of the central areas. Hence, an investigation was conducted in order to reveal the real interests involved in the execution of the municipal program of Santos...
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Campagner, Larissa Garcia. "Atividade varejista e desenvolvimento urbano, uma (tênue) interface: avanços e desafios dos eixos de estruturação da transformação urbana: Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo (PDE 2014)." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3299.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosa Assis (rosa_assis@yahoo.com.br) on 2017-08-08T15:39:22Z No. of bitstreams: 2 Larissa Garcia Campagner.pdf: 6657007 bytes, checksum: 1ddc834281aab3a7c57ebd69d63fc17d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Eliana Barboza (eliana.silva1@mackenzie.br) on 2017-08-08T20:02:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Larissa Garcia Campagner.pdf: 6657007 bytes, checksum: 1ddc834281aab3a7c57ebd69d63fc17d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-08T20:02:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Larissa Garcia Campagner.pdf: 6657007 bytes, checksum: 1ddc834281aab3a7c57ebd69d63fc17d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-08-23
Universidade Presbiteriana Mackenzie
This doctoral thesis discusses the relationship between the determinants of the location of retail activities in the contemporary metropolis, with emphasis on the city of São Paulo, and Urban Policy. It seeks to clarify the various factors involved for this interaction to occur, based on the question of whether the complex process of retail location and its multiple determinants can be sufficiently defined and induced by urban development instruments listed in the latest Regulatory Framework of the City of São Paulo - The Strategic Master Plan (Law 16.050/14). Specifically on strategic areas defined on this law, the Structuring Axes of Urban Transformation, taken into account the point of view of the retailer entrepreneur on how their businesses are located, facing the different possibilities presented in the urban territory. The objective of this thesis is to outline possibilities for the proposals of Structuring Axes of Urban Transformation, fostering the street retail (trade and services) and mixed-use buildings, expanding this observation to the formation of new centralities (as well as strengthening the existing ones), and to how these processes are part of the urban development. As hypothesis of this work, we start from the point that historically, plans have always mismatched implementation, facing difficulties towards actual conditions for achievements. The same happens with the possible cleavage found between the dynamics of the retail activity in the metropolitan territory and the desired of guiding the implementation of the so-called Structuring Axes of Urban Transformation. As methodological aspects, location theories are explored along with empirical criteria used by the involvement of multiple actors in the decision of outlets and services. An analysis matrix was elaborated from literature review, listing the main components of decision making regarding the retail location and analyzing the ability of different urban instruments to interact with this decision process. Still, testimonials were taken from retail agents, real estate and government representatives, along with new data from a unique market research regarding the demand for retail activities in some of Structuring Axes. Finally, the research discusses the result of observation of the location criteria in parallel with the incentives of urban policy, addressing the main problems and challenges in establishing an effective interface between the two agents analyzed by this work.
Esta tese de doutorado discute a relação entre os aspectos determinantes da localização das atividades varejistas na metrópole contemporânea, com ênfase na cidade de São Paulo, e a Política Urbana. Procura esclarecer os diversos fatores envolvidos para que essa interação ocorra, partindo da indagação de se o complexo processo de localização varejista e seus múltiplos determinantes podem ser suficientemente definidos e induzidos pelos instrumentos urbanísticos elencados no mais recente Marco Regulatório da Cidade de São Paulo – O Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/14). Especificamente nas áreas estratégicas ali definidas, os chamados Eixos de Estruturação da Transformação Urbana, tendo em vista como o empreendedor varejista se situa diante das diferentes possibilidades que o território apresenta. Objetiva-se delinear possibilidades para as proposições dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana no fomento ao varejo de rua (comércio e serviços) e em edifícios de uso misto, ampliando esta observação para a formação de polos e centralidades (bem como fortalecimento de centralidades existentes), e como esses processos integram o desenvolvimento urbano. Como hipótese deste trabalho, parte-se do ponto de que, historicamente, os planos em geral apresentam sempre descompassos relativos à sua implementação, enfrentando dificuldades de correspondência com as reais condições de realização. O mesmo acontece com a possível clivagem encontrada entre a dinâmica de instalação da atividade varejista no território metropolitano e a pretendida indução dessa implementação nos denominados Eixos de Transformação Urbana. Quanto aos aspectos metodológicos, as teorias de localização são exploradas juntamente com critérios empíricos utilizados por múltiplos agentes envolvidos na decisão de abertura de pontos comerciais e de serviços. A partir de revisão bibliográfica elaborou-se uma matriz que lista os principais componentes da tomada de decisão a respeito da localização varejista, que analisa a capacidade de diferentes instrumentos urbanísticos interagirem com esta questão. Ainda foram tomados depoimentos de agentes do varejo, mercado imobiliário e poder público, e utilizados dados de uma inédita pesquisa de mercado a respeito da demanda por atividades varejistas em alguns dos Eixos de Estruturação. Finalmente a pesquisa discorre sobre o resultado da observação dos critérios de localização em paralelo com os incentivos da política urbana, abordando os principais impasses e desafios em se estabelecer uma interface efetiva entre os dois agentes analisados por esta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Luciana Nunes Coelho Lana e. "O GAP entre a elaboração e operacionalização do plano de urbanização do Quimiparque e áreas envolventes - as dificuldades dentro do contexto estratégico de regeneração urbana em brownfields." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10362/76945.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como estudo de caso o Plano de Urbanização da Quimiparque e Áreas Envolventes (PUQAE) localizado no concelho do Barreiro, Portugal, que compreende uma extensa área de brownfield com frente ribeirinha para o estuário do rio Tejo. Pretendeu-se analisar este plano sob a ótica de uma intervenção estratégica e complexa de regeneração urbana, que pretende reintroduzir um antigo espaço industrial no tecido urbano consolidado. Para tal, são consideradas as abordagens estratégicas, as atribuições e competências em nível local, regional e da administração central, assim como da Baía do Tejo, empresa gestora do território. O trabalho se inicia por uma componente teórica, onde foram aprofundados os conceitos de planejamento estratégico, grandes projetos urbanos, empresariamento urbano, regeneração urbana e brownfields. Posteriormente, foi realizada uma análise empírica acerca do PUQAE, relacionando-o com os documentos estratégicos e orientadores com repercussão direta no território em nível municipal e regional, como, por exemplo, o “Documento Estratégico Barreiro 2030” (em desenvolvimento), o Projeto do Arco Ribeirinho Sul e o Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa. Nesta análise, pretendeu-se avaliar os pontos de confluência, divergência e efetiva repercussão das estratégias adoptadas e constatar o ponto de situação do PUQAE. A questão principal tem como objetivo compreender o gap entre a elaboração e as possibilidades de operacionalização este plano de urbanização. A conclusão pretendeu salientar do ponto de vista teórico a complexidade da regeneração urbana da Quimiparque, a necessidade de reconciliar o pensamento estratégico local e regional, identificar e sistematizar as dificuldades deste processo e refletir sobre os obstáculos multiescalares desta abordagem.
The case study of the present work is the urban plan for the "Quimiparque" and surrounding area (PUQAE), localized in the council of Barreiro, Portugal which involves a large brownfield area riverfront to the Tagus river. The aim was to analyze this plan through the perspective of a complex and strategical urban regeneration intervention, which intends to reintroduce a former industrial land to the strengthened urban fabric. To do so, the strategical approaches, the attributions and competences at both local and regional levels along with those of the central administration and the holding company of the territory - Baía do Tejo- were considered. The work starts with a theoretical component where the concepts of strategical planning, the major urban projects, the urban entrepreneur, the urban regeneration and the brownfields were investigated. Later, an empirical study about the PUQAE was conducted, relating it to the strategy documents and the guidings with a direct impact on the territory at both municipal and regional levels, such as, for instance, the “Documento Estratégico Barreiro 2030” (in progress), the Arco Ribeirinho Sul project and the Regional spatial planning of the metropolitan area of Lisbon. In this analyse, we intended to assess both the confluence and divergent points along with the effective impact of the strategies adopted, reviewing the situation update of the PUQAE. The first intent is understand the gap between the elaboration and the possibilities to operationalization of this urbanization plan. The conclusion pretends to highlight from a theoretical view the complexity of the urban regeneration of the Quimiparque, the feasibility of its deployment and the need to reunite the local and the regional strategical thinkings, identifying and systematizing the difficulties of this process and considering the obstacles of this multi-scale approach.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Planejamento estratégico. Eventos urbanos"

1

Souza, Marcos Aurélio de Paiva, Sidney Cunha de Lucena, and Carlos Alberto Vieira Campos. "Uma proposta para obter o grau de influência de eventos sobre comunidades baseadas em critérios de geolocalização." In Workshop de Computação Urbana. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/courb.2020.12357.

Full text
Abstract:
A sociedade humana divide-se em comunidades formadas por indivíduos que compartilham similaridades de comportamento, interesses, moradia etc. Eventos como ações publicitárias ou acidentes de trânsitos, dentre outros, ocorrem diariamente nos centros urbanos e afetam de forma diferente essas comunidades. Este artigo propõe uma abordagem para avaliar a influência do local de ocorrência desses eventos sobre diferentes comunidades, contribuindo assim com o planejamento de ações voltadas para essas comunidades. Para isso, realizou-se um estudo de caso usando o dataset GEOLIFE, no qual os usuários foram divididos em comunidades baseadas no histórico de geolocalização, para as quais se calculou o grau de influência de eventos ocorridos em onze locais de grande circulação. A aplicação desses resultados foi demonstrada maximizando-se a eficácia de uma campanha de vacinação com orçamento limite na cidade de Pequim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography