To see the other types of publications on this topic, follow the link: Planejamento estratégico. Eventos urbanos.

Journal articles on the topic 'Planejamento estratégico. Eventos urbanos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Planejamento estratégico. Eventos urbanos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Blois, Henrique Dias, Tranquilo Scapin, Bruno Blois Nunes, Maitê Peres de Carvalho, and Julcemar Bruno Zilli. "Planejamento estratégico para o setor joalheiro." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, no. 3 (December 21, 2017): 16. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i3.12717.

Full text
Abstract:
Devido às mudanças no cenário econômico para o setor joalheiro do Brasil, aumentaram as incertezas quanto ao comportamento futuro do segmento, crescendo a necessidade de sistematizar previsões que antecipem o futuro. Para tanto, identificou-se estratégias ao setor joalheiro da região norte do Rio Grande do Sul para os próximos cinco anos, utilizando-se o método Grumbach para a criação de cenários prospectivos. Tal pesquisa foi aplicada a peritos do setor, os quais analisaram e propuseram eventos que impactaram como pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças e suas inter-relações. O cenário mais provável apresentou a probabilidade de 55,67% de ocorrência. No cenário de tendência, alguns eventos configuraram-se como possíveis mudanças de direção ao longo do tempo pré-estabelecido nesse estudo, são eles: (3) Aumento da produção e distribuição de joias com pouco planejamento; (4) Aumento do valor do dólar e (11) Aumento da crise econômica brasileira. Palavras-chave: Prospecção. Cenários. Joias. Planejamento. Administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Töws, Ricardo Luiz, and Cesar Miranda Mendes. "REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA CIDADE DE MARINGÁ (PR): O CASO DO PROJETO EUROGARDEN." Boletim de Geografia 33 (May 14, 2016): 122. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v33i0.31931.

Full text
Abstract:
A reflexão considera o conceito de grandes projetos urbanos (GPUs) como objeto das novas práticas inseridas no âmbito do planejamento urbano, denominadas de planejamento estratégico. Por meio do planejamento estratégico, o governo urbano articula-se aos distintos agentes sociais na produção de Grandes Projetos Urbanos, que visa destacar a cidade em algum cenário e escala, em termos de representação, na esteira do processo de globalização. Frente ao conceito, há um exercício para empregá-lo e entendê-lo na cidade de Maringá (PR), uma vez que existem práticas similares aos exemplos conhecidos. Neste artigo, discorreremos sobre uma dessas práticas, denominada de Eurogarden, que é um grande projeto urbano idealizado para uma parte da cidade com espaços de abundância para este tipo de intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moura da Costa, Ana Márcia, and Osvaldo Girão da Silva. "CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANIZADAS E O PROCESSO DE INUNDAÇÃO." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 22, no. 2 (September 5, 2020): 219–38. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v22n2.672.

Full text
Abstract:
As bacias hidrográficas urbanas passaram a constituir espaços relevantes para o planejamento e gestão das cidades, pois as dinâmicas processuais inerentes aos domínios fluvial e interfluvial refletem no cotidiano dos residentes urbanos, principalmente quando de eventos pluviais intensos, que desencadeiam eventos de enchentes e inundações. Neste artigo, de caráter teórico-conceitual, buscou-se avaliar como o uso e ocupação urbana promove modificações sobre a dinâmica superficial de fluxos hídricos, promovendo enchentes e, principalmente, inundações quando da intensificação de precipitações sazonais, levando a existência de risco geomorfológico a habitantes de planícies fluviais e consequente busca por medidas de controle para tais eventos naturais, mas potencializados pelo processo de urbanização. Assim, o artigo em questão busca contribuir como subsídio a projetos e estudos voltados para o planejamento e gestão para ocupação de áreas de bacias hidrográficas que sofrem um crescente processo de urbanização que potencializam eventos de inundações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da, Maria do Livramento Miranda Clementino, and Lindijane de Souza Bento Almeida. "Governança colaborativa e regimes urbanos: convergências inesperadas em tempos difíceis." Cadernos Metrópole 20, no. 43 (December 2018): 841–64. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4310.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo busca estabelecer uma linha teórica-metodológica que, ao mesmo tempo, separe e articule os elementos constituintes da chamada teoria dos regimes urbanos e do conceito de governança colaborativa. Partimos do pressuposto de que as transformações contemporâneas vivenciadas pelas cidades (maior concorrência por investimentos privados, ênfase no planejamento estratégico, mercantilização dos espaços públicos, entre outros) podem ser melhor compreendidas a partir da análise dos processos decisórios sobre as políticas urbanas, com maior presença dos negócios urbanos na política pública. Tal tarefa exige abrir um debate com a comunidade acadêmica no sentido de superar os problemas de “nacionalização” dos modelos conceituais. Para tanto, apresentamos breves considerações sobre os regimes urbanos, a governança colaborativa e as implicações teóricas envolvendo democracia e mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Virtuoso, Luiz Aurélio, Jansen Maia Del Corso, and Isabel Cristina da Costa Domingues. "Alinhamento estratégico entre o planejamento urbano municipal e a gestão da mobilidade e dos equipamentos públicos urbanos." REBRAE 2, no. 1 (July 18, 2009): 83. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v2i1.13436.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo avaliar o alinhamento entre a estratégia do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, responsável pelo planejamento urbano municipal, e a estratégia da Urbanização de Curitiba S/A – URBS, responsável pela gestão da mobilidade urbana e dos equipamentos públicos urbanos na cidade de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, cujos métodos de coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semiestruturada, a pesquisa documental e a transcrição das entrevistas. O propósito da pesquisa é de um estudo descritivo. Os resultados obtidos demonstraram que a URBS e o IPPUC atuam em conjunto no desenvolvimento do macroplanejamento do sistema viário, do transporte coletivo e dos projetos dos equipamentos urbanos que depois serão gerenciados pela URBS. Percebeu-se, também, que existe uma administração estratégica formal nas duas empresas, necessitando de melhorias na fase de implantação e de controle. Quanto ao alinhamento estratégico entre as duas empresas, observou-se que as estratégias estão alinhadas, visando à melhoria da vida urbana. O processo de alinhamento estratégico é sustentado pelo Plano de Governo Municipal, pela direção política do prefeito do município, pela lei de responsabilidade fiscal e pelos programas de financiamento, em que a URBS, como futura gestora, participa dos projetos elaborados pelo IPPUC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Christian Luiz da, Gabriel Massao Fugii, and Alain Hernández Santoyo. "Proposta de um modelo de avaliação das ações do poder público municipal perante as políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil: um estudo aplicado ao município de Curitiba." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, no. 2 (March 23, 2017): 276–92. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.002.ao09.

Full text
Abstract:
Resumo A gestão de resíduos de sólidos urbanos tornou-se um ponto de inflexão para o desenvolvimento local dos municípios. Há vários modelos sobre planejamento, gestão e tecnologia aplicada aos resíduos sólidos urbanos, mas não há nenhum que se proponha a avaliar o desenvolvimento das políticas municipais dessa área no Brasil. O objetivo deste artigo foi propor um modelo de avaliação das ações do poder público municipal ante as políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos para o contexto brasileiro. A pesquisa envolveu cinco etapas metodológicas: compreensão das variáveis de análise previstas; pesquisa Delphi para validar as relações entre as variáveis; estruturação de um modelo para avaliação com a relação das variáveis e suas inter-relações; definição dos documentos e instrumentos para aplicação do modelo; aplicação do modelo para o caso de Curitiba. A aplicação do modelo ao plano municipal de Curitiba ressaltou que o município universaliza o serviço e presta os serviços básicos de coleta e disposição final, contudo reutiliza e reaproveita muito pouco dos resíduos. Há um processo de planejamento mais programático e menos estratégico que deveria priorizar o vínculo com a gestão integrada da cadeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da. "Coalizões urbanas no país do Futebol: relações entre o megaevento Copa do Mundo 2014 e o mercado imobiliário." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 16, no. 2 (November 30, 2014): 13. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n2p13.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste em uma proposta de análise do megaevento Copa do Mundo 2014 e seus impactos na cidade de Natal-RN, refletindo sobre a formação de coalizões urbanas. O modelo estratégico de planejamento do megaevento Copa do Mundo 2014 está baseado não em uma visão integrada de cidade, mas na perspectiva futura de formação de legados a partir da dinamização de setores urbanos específicos. Tais setores estão se articulando em coalizões urbanas, tendo no controle sobre a terra urbana, na desapropriação de áreas, na relocação de moradias e na ênfase no transporte individual suas marcas mais importantes. Como pano de fundo dessa intervenção física, os negócios internacionais e a economia de serviços – notadamente pelo turismo – evidenciam a pouca relevância social dos graves problemas urbanos já existentes. Neste trabalho, destacamos os possíveis efeitos do megaevento na escala do Planejamento e das questões que envolvem o Legado, seja como justificativa técnica dos projetos, seja como formulação ideológica dos consensos, utilizando o caso de Natal como objeto empírico de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lieggio Júnior, Marne, Rogério Henrique Araújo Júnior, and Sérgio Ronaldo Granemann. "Proposta de modelo para planejamento de sistemas de informação para operação em ambientes de elevada turbulência organizacional: o caso do transporte rodoviário de produtos perigosos." Ciência da Informação 39, no. 2 (August 2010): 27–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652010000200002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho consiste na proposição de um modelo para planejamento de sistemas de informação para operação em ambientes de elevada turbulência organizacional, citando-se como objeto de estudo a atividade de transporte rodoviário de produtos perigosos. A metodologia utilizada foi baseada na prospecção de estudos existentes acerca de construção de sistemas de informação, principalmente em ambientes de turbulência, agregando um modelo de gerenciamento de riscos aplicado à atividade de transporte específica. O modelo permite não apenas estruturar os sistemas de informação em ambientes turbulentos alinhados com o planejamento estratégico de órgãos e entidades envolvidos com o tema, como também considera o aspecto temporal dos eventos, as ações de cada ator em seu ambiente e o tipo de intervenção requerido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fauth, Gabriela, and Lucia Maria Sá Antunes Costa. "O Compromisso com a Paisagem Nas Cidades: Desafios e Estratégias da Resiliência e da Sustentabilidade numa Perspectiva de Garantia de Direitos." Conpedi Law Review 1, no. 12 (June 6, 2016): 79. http://dx.doi.org/10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i12.3487.

Full text
Abstract:
Com o tema “O compromisso com a paisagem nas cidades: desafios e estratégias da resiliência e da sustentabilidade na perspectiva da garantia de direitos”, este trabalho pretende realizar um debate, segundo uma leitura interdisciplinar, em torno a alguns paradigmas da cidade contemporânea, no contexto do processo de globalização e dos desafios com a tutela urbano-ambiental, percebidas especialmente na paisagem urbana. Seguindo a temática do evento “Participação, Democracia e Cidadania na perspectiva do Direito Iberoamericano”, o diálogo interdisciplinar sobre os conceitos interdisciplinares da resiliência e da sustentabilidade e as estratégias metodológicas para o projeto e planejamento urbano, buscamos subsídios para que as políticas públicas visem um melhor desempenho socioambiental das cidades na perspectiva da garantia de direitos, corroborando com a democracia e ampliando o conceito de cidadania inerente às lutas sociais atuais, tendo como exemplo o contexto brasileiro e latino-americano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Wemerson Flávio, Edmário Marques Menezes Júnior, and Osvaldo Girão da Silva. "Uma Análise Teórica a Partir da Perspectiva Sistêmica dos Espaços de Riscos Geomorfológicos na Cidade do Recife -- Pernambuco / Theoretical Analysis from a Systemic Perspective of Geomorphological Risk Spaces in the City of Recife -- Pernambuco." Espaço Aberto 8, no. 1 (September 12, 2018): 127–46. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.15595.

Full text
Abstract:
Inputs climáticos, relacionados a eventos pluviais de intensos e recorrentes, atuam como potencializadores de processos geomorfológicos adversos sobre os espaços urbanos, sendo estes desencadeadores de processos morfodinâmicos que, a depender da configuração da paisagem, eventualmente, levam a situações de riscos geomorfológicos a grupos humanos. Considerando a perspectiva sistêmica, os ambientes urbanos estão em intenso estado de ‘desequilíbrio', pois quando o ‘equilíbrio' é perturbado, o sistema responde com ajustes de variáveis, levando a uma nova configuração de ‘equilíbrio'. O artigo em pauta busca contribuir para futuras ações de planejamento e gestão ambiental e territorial voltados aos usos e ocupações de espaços considerando a apropriação das unidades geomorfológicas da cidade de Recife, que ocasionou reajustes à morfodinâmica do sítio urbano e levaram a uma relação processo-resposta dos sistemas dinâmicos naturais atrelados a uma alta densidade demográfica, configurando cenários de riscos geomorfológicos evidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gomes Borges da Silva, Elaine. "O Planejamento Estratégico para Implantação da Sustentabilidade na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil." Revista Turismo em Análise 27, no. 2 (September 8, 2016): 342–63. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p342-363.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa descritiva traz a análise documental do planejamento estratégico para a aplicação do conceito de sustentabilidade na Copa do Mundo FIFA 2014. Por meio deste estudo descobriu-se que o evento deveria estar em consonância com as políticas públicas do governo federal vigentes à época de 2012, além de primar pelos aspectos ambientais na execução das obras das instalações esportivas e seu entorno. Verificou-se que para que o evento estivesse em concordância às recomendações e requerimentos da entidade FIFA deveria ser seguido o check-list para obtenção da certificação LEED, ser avaliada a emissão de gases de efeito estufa em complementaridade a outras ações em prol da garantia da qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente e que ao final deveria ser publicado um relatório de sustentabilidade daquele evento que deverá ser um paradigma para a sustentabilidade em eventos futuros. As conclusões desse estudo revelam que a dimensão ambiental da sustentabilidade é prioridade para os organizadores desse megaevento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Melo, Lucas Araújo de, Klaus Dieter Sautter, and Paulo Roberto Janissek. "Estudo de cenários para o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos de Curitiba." Engenharia Sanitaria e Ambiental 14, no. 4 (December 2009): 551–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522009000400015.

Full text
Abstract:
Na cidade de Curitiba, a discussão relacionada aos resíduos sólidos tem se ampliado nos meios popular, acadêmico e político devido às dificuldades de se encontrarem formas de tratamento e destinação que possam substituir a atual disposição no aterro sanitário da Caximba. A técnica de cenários tem sido utilizada em diversas áreas como ferramenta do planejamento estratégico, e foi empregada neste artigo com o objetivo de auxiliar o planejamento da gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) em Curitiba. São apresentados dados sobre geração, caracterização e gerenciamento atual dos RSU, bem como dados socioeconômicos de seus habitantes. A caracterização dos resíduos sólidos urbanos em Curitiba indica uma geração de 0,6 kg.hab-1.dia-1, valor considerado baixo em relação à média Brasileira. No entanto, a composição de resíduos recicláveis é de 40% do total destinado ao aterro sanitário. Uma metodologia para a simulação de cenários futuros da produção de RSU em Curitiba foi desenvolvida, e alguns exemplos de prováveis cenários foram construídos e comparados com o intuito de demonstrar uma aplicação da técnica, assim como de contribuir para o gerenciamento dos resíduos sólidos de Curitiba e para o desenvolvimento de estratégias e políticas de gestão. Dentre os cenários simulados para o período de 2008-2020, destaca-se que, para uma redução de 20% do material reciclável, uma economia de R$ 2.410.000,00 e uma redução de 535.00 ton de resíduos sólidos podem ser alcançadas em relação ao cenário atual ("do nothing").
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva Junior, Bomfim Alves da, and Luciano Ferreira da Silva. "Cidades resilientes: discussão sobre a criação de mecanismos para possíveis enfrentamentos às catástrofes urbanas." Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares 1 (November 13, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2675-7885v1e2020a5165.

Full text
Abstract:
Os eventos externos que atingem as regiões urbanas merecem atenção especial no planejamento das cidades para torná-las mais resilientes. Ainda que um grande número de cidades tenha um plano de ação bem estruturado para atendimento de eventos adversos com múltiplas vítimas, nenhuma parece ter um mecanismo para resposta rápida e eficiente no enfrentamento das catástrofes (naturais ou não). Neste contexto, o objetivo deste artigo é propor ações para o enfrentamento de catástrofes urbanas na cidade de São Paulo. Para tanto, foi adotada nesta pesquisa a abordagem qualitativa para a construção de um estudo de caso. As fontes de evidências utilizadas foram informações em sites institucionais, relatórios e outros documentos oficiais. Os resultados apresentados sugerem um modelo de infraestrutura a ser criado em parques urbanos estrategicamente escolhidos na cidade para o atendimento às eventuais catástrofes. A proposta de um desses equipamentos urbanos hipoteticamente poderia estar localizada junto ao Parque do Ibirapuera, que poderia ser utilizado para a pesquisa e produção de outros equipamentos médicos, difusão de tecnologia da informação e para ações voltadas à saúde em seu nível primário. Nas situações emergenciais, entretanto, este equipamento seria passível a preparação rápida do local para transformação em ambiente pré-hospitalar e atendimento às vítimas de catástrofes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Leal, Suely Ribeiro. "A retração da acumulação urbana nas cidades brasileiras: a crise do Estado diante da crise do mercado." Cadernos Metrópole 19, no. 39 (August 2017): 537–55. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2017-3908.

Full text
Abstract:
Resumo A sintonia entre a crise econômica do estado brasileiro e a crise do mercado imobiliário leva à hipótese de estar havendo uma retração do processo de acumulação urbana nas cidades brasileiras. Ambas se situam no contexto da crise econômica mundial que têm afetado os países capitalistas desenvolvidos e periféricos desde 2008. No Brasil, essa crise tem se associado a uma crise de governabilidade política, que vem tendo impactos nos arranjos de governança pautados nas parcerias público-privadas e em modelos de empreendedorismo que deram sustentação aos grandes projetos urbanos veiculados pelas políticas de planejamento estratégico em estados e municípios metropolitanos nos anos recentes. Este artigo avalia a capacidade de sustentação da dinâmica da acumulação urbana diante da retração da produção imobiliária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

De Almeida, Filipe Lima, Giovani Miranda Costa, Ricardo Passos Nascimento, Vanessa Moreira Leite, Diomar César Lobão, Marcelo Genestra Genestra, Tito Lívio Gomes Osório, and Flavio Campos Carelli. "Geoprocessamento no Trato de Controle de Características Urbanas." Cadernos UniFOA 2, no. 3 (March 23, 2017): 21. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v2i3.848.

Full text
Abstract:
O geoprocessamento é um conjunto de tecnologias que coleta, armazena, processa e disponibiliza informações geográficas sendo compostas por soluções em hardware, software e peopleware. Essas informações são adquiridas e demonstradas com o uso de planilhas e relatórios no papel. Trata-se da fusão da geomática com a computação, especificamente a área de Sistema de Informação. Atingindo áreas bastante heterogêneas, esta tecnologia é bastante utilizada em áreas de gestão municipal, meio ambiente, planejamento estratégico de negócios e agronomia, tornando-a bastante utilizada em vários países como parte de organizações governamentais e não governamentais. Colaborando com essas entidades, auxilia o controle de cadastro técnicos urbanos, rurais e florestais, gerenciamento de saúde publica, previsão de safras, planejamento e uso do solo, gestão de bacias hidrográficas, tratamento de curvas de nível para plantio, detecção de pragas, gerenciamento de energia elétrica e telecomunicações. O presente trabalho trata-se especificamente da discussão do controle de características urbanas utilizadas pelo geoprocessamento. Um exemplo de aplicação na especificação de um sistema dedicado ao controle de IPTU é tratado em detalhes neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pinheiro, Eduardo Gomes, Larissa Maria da Silva Ferentz, and Murilo Noli da Fonseca. "As Emergências Ambientais no Paraná e as Intersecções com o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil." Redes 24, no. 2 (May 3, 2019): 81–98. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v24i2.12995.

Full text
Abstract:
As emergências ambientais costumam afetar diretamente regiões urbanizadas ou o seu entorno, configurando-se como desastres urbanos. Desastres são provenientes de eventos extremos, sejam de origem natural ou de origem tecnológica, os quais resultam em diversos impactos negativos para as cidades. Estes fatores são consequência da falta de preparação de seus gestores e comunidades para o enfrentamento destas situações, além de uma cadeia de falhas desde o planejamento, legislação e fiscalizações ineficientes. Dessa forma, faz-se necessária a análise da organização estrutural dos órgãos públicos para atuar de forma a mitigar esses eventos ou seus efeitos. Nessa linha, encontra-se não um órgão apenas, mas um sistema chamado Proteção e Defesa Civil. O Estado do Paraná, possuidor de um histórico relevante em termos de emergências ambientais, encontra, na sua defesa civil, um núcleo agregador de instituições para tratar o tema. Este artigo se dedica a analisar essa estrutura, suas potencialidades e apresenta alternativas para o aprimoramento voltado à efetividade dos recursos existentes e disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Segnor, Cássia Regina, and Juçara Spinelli. "A hidrologia de Chapecó/SC: alterações nas bacias hidrográficas urbanas a partir do processo de urbanização do município." Geografia Ensino & Pesquisa 24 (December 31, 2020): e56. http://dx.doi.org/10.5902/2236499447957.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta a situação dos rios urbanos de Chapecó/SC em associação a eventos de inundação e alagamento na cidade ao longo do seu processo de urbanização e consolidação enquanto cidade média no oeste catarinense. Este estudo busca revisitar a transição do Brasil rural até a década de 1940 para um país com características urbano-industriais e debater a relação deste processo com as questões urbano-ambientais. Evidencia fortes transformações decorrentes do uso e ocupação do solo urbano e problemas de infraestrutura de drenagem urbana em Chapecó/SC, destacando que são recorrentes em inúmeras cidades brasileiras que carecem de uma adequada atenção com planejamento via plano diretor de drenagem urbana e iniciativas de governança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Manduca, Alexandre, Henrique Lopes, Júlio Cesar Araújo, and Ricardo Bartolomeo. "Reposicionamento de Marca de uma locadora de veículos: oportunidade nos grandes eventos." REVISTA ENIAC PESQUISA 3, no. 1 (June 30, 2014): 85. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v3i1.125.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como finalidade verificar como uma empresa brasileira de locação de veículos, a Unidas, buscou o reposicionamento da sua marca no mercado. São abordados temas referentes ao marketing e no que tange o reposicionamento de uma marca, além do planejamento estratégico é verificado também como a Unidas aproveitou eventos importantes no ano de 2013 para aumentar a ocupação da frota e testar sua capacidade de atendimento aos clientes, em vista disso do ano de 2014 à 2016 a empresa espera total reposicionamento identificando oportunidades nos grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. A análise da ocupação da frota pode identificar o nível de lembrança e aceitação de seu público-alvo assim como ajudar a elaborar projeções futuras e preparar estratégias adequadas para atingir seus objetivos. A decisão de reposicionamento de marcas é tão comum e aplicada pela área de marketing das empresas, mas ainda pouco abordada pelos meios acadêmicos que em vista disso torna o presente trabalho de certa importância para consulta e até mesmo para desenvolvimento de outros temas acerca do assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gonçalves Júnior, Elias Rocha, Virgínia Siqueira Gonçalves, Bianca Siqueira Gonçalves, Elias Rocha Gonçalves, and Regina Célia Albernaz Siqueira. "Uma proposta de planejamento estratégico para implantação de uma empresa do setor de produções e eventos de porte regional." Brazilian Journal of Development 6, no. 1 (2020): 1938–53. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n1-137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rodolfo de Araújo, Wagner, Raimundo Mainar de Medeiros, Manoel Vieira de França, Romildo Morant de Holanda, Marcia Liana Freire Pereira, and Luciano Marcelo Fallé Saboya. "FLUTUAÇÃO DA TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR EM RECIFE – PE, BRASIL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 6 (July 28, 2021): e26481. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.481.

Full text
Abstract:
Objetiva-se estudar a variabilidade das temperaturas e umidade relativa do ar, comparando-se os períodos de 1962-1990 e de 1991-2016 com as médias de 1931-2016 e 1962-2016 respectivamente, procurando quantificar as alterações climáticas e identificar a influência de eventos climáticos de larga escala El Niño e La Niña, visando contribuir com os gestores responsáveis pelo planejamento urbano e melhoria da qualidade de vida dos habitantes e do ecossistema. Utilizaram-se dos dados de temperaturas do ar e umidade relativa do ar, fornecido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foram calculados parâmetros estatísticos básicos como: média, desvio padrão, coeficiente de variância, variações das anomalias anuais com objetivo de identificar flutuabilidade nos dados e a influência de eventos extremos. A cidade do Recife sofreu com o crescimento desordenado, sem padrões específicos de planejamento na urbanização que provocaram variações no microclima da urbis, acarretando desconforto térmico e redução da qualidade de vida dos seus habitantes. Registra-se intenso fluxo de veículos automotivos e pessoas durante todo dia decorrente de atividades relativas a trabalho, comércio e serviços, além da concentração de várias construções, áreas impermeabilizadas bem como edifícios dificultando a circulação do ar local. Sugere-se aumento de áreas verdes interbairros a partir da arborização que vem se mostrando como alternativa para a melhoria da qualidade de vida nos espaços urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Christian Luiz da, and Nádia Mara Franz. "Análise de brandings urbanos contemporâneos na ótica da sustentabilidade." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10, ed.esp. (October 23, 2020): 60–89. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3130.

Full text
Abstract:
As projeções do aumento populacional somadas à tendência mundial da urbanização tornam o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos vital à sustentabilidade do planeta. À medida que os princípios do desenvolvimento sustentável alcançam relevância mundial, surgem conceitos relacionadas às cidades. Nesse contexto, as cidades se apropriam de brandings (rótulos) com o propósito de evidenciar sua imagem, atraindo investimentos e capital humano para alavancar o desenvolvimento, constituindo ou não o planejamento estratégico da cidade. O objetivo dessa pesquisa é analisar as abordagens centrais, as potencialidades e limitações entre os principais brandings urbanos contemporâneos, na ótica da sustentabilidade. Para tal, a metodologia empregada tem abordagem qualitativa, com a técnica de pesquisa bibliográfica. Como o tema brandings de cidades envolve diversos aspectos, a pesquisa delimita uma amostra intencional de definições, que está estruturada em cinco subtemas: cidades sustentáveis, cidades inteligentes e sustentáveis, cidades criativas e inovadoras, cidades inclusivas e igualitárias, cidades resilientes. Os resultados indicam que a definição de sustentabilidade urbana é bastante ampla e dada a diversidade territorial, que amplia o campo de atuação, surgem definições diversas que focam em determinado aspecto temporal e/ou espacial relevante à sociedade. Entretanto, ao se optar por determinado branding como eixo norteador de políticas públicas urbanas, pode-se não englobar aspectos essenciais à sustentabilidade urbana, pois a maioria das definições urbanas não veem a cidade de forma holística, ampliando lacunas existentes, principalmente nas dimensões sociais e/ou ambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade Urbana. Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cidades Criativas e Inovadoras. Cidades Inclusivas e Igualitárias. Cidades Resilientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Maioli, Marcos Rogério, and Carlos Alberto Tomelin. "Estratégias competitivas praticadas por empresas de organização de eventos de Curitiba e região metropolitana – PR." Revista de Turismo Contemporâneo 7, no. 2 (December 2, 2019): 240–59. http://dx.doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n2id16975.

Full text
Abstract:
Temas relacionados às estratégias competitivas têm sido cada vez mais abordados por pesquisadores que buscam indicativos do comportamento organizacional realizado por empresas frente a um ambiente mutável. A competição entre as organizações faz com que aquelas que não conseguem se adaptar a mudanças tenham dificuldades em sobreviver no mercado. O objetivo deste estudo foi analisar a influência das estratégias competitivas nas formas de gestão das empresas de eventos da cidade de Curitiba-PR e Região Metropolitana. O estudo é do tipo exploratório-descritivo, com análises quantitativas, e se deu por meio de aplicação de instrumento de coleta de dados junto a gestores de empresas organizadoras de eventos baseado nas estratégias competitivas de Porter, Ansoff e Miles e Snow. A estratégia mais indicada pela média de homogeneidade foi a estratégia de diversificação de Ansoff, e a segunda e terceira foram as estratégias de Miles e Snow de atitudes analíticas e atitudes prospectivas. Como principais resultados aferiu-se que as empresas utilizam estratégias de forma aleatória e não vinculadas a um planejamento estratégico formulado e discutido para obter o maior retorno e uma maior aplicabilidade com possibilidade de retorno na resolução de problemas. Percebe-se que devido à concorrência cada vez mais acirrada as empresas que subsidiam suas decisões em estratégias já consolidadas possuem fatores de sobrevivência em longo prazo. Palavras-chave: Empresas de eventos. Estratégia de competitividade. Gestão de empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Braga, Cynthia, Ricardo A. de A. Ximenes, Maria de Fátima P. Militão de Albuquerque, Wayner V. de Souza, Janaína Miranda, Fábio Brayner, Luis Alves, Lânia da Silva, and Inês Dourado. "Avaliação de indicador sócio-ambiental utilizado no rastreamento de áreas de transmissão de filariose linfática em espaços urbanos." Cadernos de Saúde Pública 17, no. 5 (October 2001): 1211–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000500021.

Full text
Abstract:
O conceito de espaço socialmente organizado, subsidiado por novas técnicas de análise, mapeamento e espacialização da ocorrência de eventos, tem orientado desenvolvimentos metodológicos inovadores no campo das intervenções de saúde pública. Este estudo teve por objetivo avaliar a utilização de um indicador sócio-ambiental, construído através da metodologia de aplicação de escores, na estratificação do Município de Olinda, Pernambuco, em áreas com diferentes riscos de transmissão da filariose bancroftiana. Procedeu-se ao mapeamento das áreas, localização dos domicílios amostrados e identificação de todos os moradores com idade entre 5 e 65 anos para realização do inquérito parasitológico. Dentre as 3.232 pessoas examinadas, 42 foram positivas, obtendo-se prevalência de microfilaremia de 1,3%. A análise estatística global da distribuição dos casos mostrou evidências de agregação espacial. Nos dois estratos de mais alto risco de transmissão residiam 85,7% dos positivos. A alta sensibilidade do indicador proposto justifica a sua utilização para o planejamento e execução de intervenções ao predizer o local de ocorrência da maioria dos casos de filariose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Diniz, Luciano Dos Santos, Ana Carolina Pioto Magalhães, and Paulo Fernandes Sanches Junior. "Empresariamento urbano e city marketing: reflexões a partir da cidade de Belo Horizonte." COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional 18, no. 1 (December 30, 2020): 51–73. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v18i1.1891.

Full text
Abstract:
A globalização da economia e a inserção das cidades na competitiva rede da economia internacional tornam a disputa por investimentos financeiros, criação de empregos, atração de turistas e moradores solventes cada vez mais acirrada. A partir da implementação de técnicas de gestão do denominado “empresariamento urbano”, as cidades, na condição de mercadorias, são adequadas à ordem econômica mundial, mediante a afirmação de sua competitividade e respectivas vantagens locacionais. O plano de gestão estratégica e o city marketing surgem como importantes instrumentos do planejamento urbano atual, destinados a fomentar, respectivamente, o crescimento econômico e a “venda” da cidade no cenário internacional, mediante a promoção de uma imagem de cidade que projete os seus principais “produtos” no exterior. Diante deste cenário, este artigo busca analisar as práticas de city marketing adotadas pela gestão municipal de Belo Horizonte para a promoção da cidade no mercado interurbano. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa na pesquisa, de natureza descritiva, recorrendo às pesquisas bibliográfica, documental e de levantamento para a coleta de dados. A pesquisa concluiu que Belo Horizonte está completamente inserida na lógica do “empresariamento urbano”, o que leva a gestão urbana a assumir objetivos que visam não somente o bem-estar da população, mas também as demandas dos detentores de capitais e possíveis investidores da cidade. Diante desta lógica, o poder público utiliza, fundamentalmente, as seguintes ferramentas do city marketing em Belo Horizonte: infraestrutura, branding, promoção de eventos e participação popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Azambuja, Vanessa Acosta de, and Marlei Salete Mecca. "Os componentes da identidade de marca de Gramado/Brasil que geram sua imagem de “destino turístico modelo” e os relacionamentos da marca com os stakeholders internos." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 11, no. 1 (January 2, 2017): 1–18. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i1.1142.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva descrever os componentes da identidade de marca de Gramado/Brasil que geram sua imagem de “destino turístico modelo”, assim como verificar se há fortes relacionamentos entre a marca e os stakeholders internos dessa destinação. A principal teoria utilizada neste estudo é o modelo “rede relacional da marca” de Hankinson (2004). Sendo um estudo de caso, são realizadas entrevistas e consultadas outras fontes de evidência, como uma dissertação e uma reportagem. Integraram o universo da pesquisa sujeitos do Poder Público, da iniciativa privada, dos trabalhadores e da comunidade local de Gramado, totalizando 21 entrevistados. Os procedimentos organizativos e analíticos dos dados discursivos pautam-se por supostos e técnicas da análise de conteúdo. Dentre os resultados, está que os atributos com maior ocorrência nas respostas dos entrevistados são os simbólicos e os funcionais, destacando-se atrativos/eventos turísticos como aquilo que diferencia Gramado de seus concorrentes. Também, é constatada a falta de um planejamento estratégico com a participação ativa dos stakeholders internos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ferretti, Fatima, Leonardo Rinaldi, Leticia Rinaldi, Cezar Grontowski Ribeiro, and Gisele Knebel Zoletti. "Hábitos de vida, enfermidades e quedas referidas por idosos do ambiente rural." Revista FisiSenectus 1, no. 2 (August 8, 2013): 20. http://dx.doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n0.1747.

Full text
Abstract:
Introdução: O envelhecimento humano é um processo biológico, social e psicológico que sofre influências do meio em que a pessoa vive, seja urbano, seja rural. Objetivo: Verificar os hábitos de vida, enfermidades e quedas referidas por idosos do ambiente rural. Metodologia: A pesquisa caracterizou-se como quantitativa e transversal com uma amostra de 260 idosos residentes em ambiente rural. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário sobre Condições de saúde adaptado de Morais9 e o MMSE8. Resultados: Em relação aos hábitos, a atividade física mais praticada foi a caminhada (50,38%); a maioria não faz uso de tabaco (88,16%) e não ingere bebidas alcoólicas (71,92%). Quanto às enfermidades autorreferidas destacam-se o déficit visual (72,30%), os distúrbios osteomioarticulares (59,23%), hipertensão (46,92%) e insônia (41,53%). No que tange à incidência de quedas, 76 idosos (29,23%) relataram ter sofrido queda no último ano e 41 sofreram pequenas lesões derivadas do evento. Conclusão: O processo de envelhecer deixa o ser humano mais suscetível ao desenvolvimento de enfermidades crônicas e os hábitos de vida são estratégias fundamentais para a prevenção destes eventos. A sociedade e o poder público têm um papel importante no que tange ao planejamento de ações para atender estes sujeitos, respeitando suas particularidades e necessidades, de acordo com o meio onde vivem, no caso deste estudo, o território rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

São Pedro, Aline Nayara Rodrigues, Margarida Marchetto, and Ana Paula Rodrigues São Pedro. "Aplicação do Método VERAH no Diagnóstico Ambiental de uma Microbacia no Estado de Mato Grosso-Brasil." E&S Engineering and Science 7, no. 1 (April 1, 2018): 30–44. http://dx.doi.org/10.18607/es201875836.

Full text
Abstract:
O aumento da população da cidade de Cuiabá e o consequente incremento da demanda de água reforçam a ideia de que medidas de recuperação e conservação das microbacias são necessárias. Todos os setores de atividades humanas precisam de água para desempenhar suas funções, por isso ela é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, no entanto o descaso e a falta de planejamento aliado ao crescimento desordenado das cidades tem levado a destruição dos córregos urbanos. A urbanização é um processo que acarreta diversas complicações para as cidades, como alagamentos, enchentes e inundações. Estes problemas são recorrentes em zonas urbanas e causam inúmeros prejuízos tanto para a população quanto para o poder público. Dessa maneira a realização de estudos sobre o gerenciamento ambiental dos espaços urbanos é de elevada relevância. A metodologia utilizada neste trabalho foi diagnóstico ambiental da microbacia do Córrego do Barbado, localizado na zona urbana de Cuiabá pelo método VERAH em que foram abordados os temas vegetação, erosão, resíduos sólidos, água e habitação. Os resultados mostraram que o córrego do Barbado sofre com diversos problemas como: escassez de área verde na microbacia; o alto índice de urbanização, a ineficiência ou inexistência dos sistemas coletores de águas pluviais, etc., tendo influência direta no comportamento hidrológico da bacia contribuindo para as ocorrências de alagamentos de inundações no trecho do córrego da Avenida Fernando Correa da Costa. O estudo também apontou que ocupação urbana impacta a qualidade ambiental da bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Simonetto, Eugênio de Oliveira, and Denis Borenstein. "Gestão operacional da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos: abordagem utilizando um sistema de apoio à decisão." Gestão & Produção 13, no. 3 (December 2006): 449–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2006000300008.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta a concepção, modelagem e implementação de um sistema de apoio à decisão aplicado ao planejamento operacional da coleta seletiva de resíduos sólidos (SCOLDSS), o qual tem por funcionalidade principal a geração de alternativas ao processo decisório no que se refere à: a) alocação de veículos para a coleta seletiva, bem como determinação do roteiro a ser percorrido; e b) determinação da quantidade diária de resíduos sólidos a ser enviada a cada unidade de triagem, de modo a evitar o desperdício de mão-de-obra e reduzir a quantidade de resíduos enviada aos aterros sanitários. Para seu desenvolvimento, foi utilizada a combinação de técnicas advindas da Pesquisa Operacional, quais sejam: a simulação de eventos discretos e algoritmos/heurísticas para o problema da alocação e roteamento de veículos. Para a validação do SCOLDSS, foram utilizados dados da coleta seletiva de um município do Rio Grande do Sul. É também apresentado um estudo de caso utilizando dados reais da coleta seletiva, no qual são apresentados os resultados gerados pelo sistema, bem como resultados comparados ao sistema atualmente utilizado no processo de coleta seletiva do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Tasca, Luciane, and Sabrina Ferretti Do Amaral. "A Reestruturação do Espaço Urbano em Juiz de Fora a partir de Projetos Urbanos de Grande Impacto." Latin American Journal of Development 3, no. 5 (September 22, 2021): 2922–34. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n5-020.

Full text
Abstract:
O presente artigo se insere na temática da reestruturação do espaço em cidades médias brasileiras e apresenta como principal objetivo analisar a implantação de Projetos Urbanos de relevante impacto na estrutura da cidade de Juiz de Fora, MG. Segundo perspectiva histórica, desde a década de 1970, o município vem passando por alterações significativas na sua estrutura, resultantes de sua expansão e do surgimento de novas centralidades. Destaca-se, no entanto, que desde o ano 2000, Juiz de Fora se tornou palco de Projetos Urbanos (especialmente na sua Região Sul), a partir de mudanças implementadas pela administração pública focadas no planejamento estratégico e no empresariamento urbano. Percebe-se assim, o surgimento de um novo núcleo de atratividade num processo crescente de alteração da dinâmica urbana do município. Diante da ineficiente ação por parte do poder público local, somada à falta de políticas urbanas integradas ao planejamento espacial da cidade, este trabalho se justifica por se apresentar como um meio de explorar e debater idéias que contribuam efetivamente para a qualidade urbana da cidade. This paper is part of the issue spatial restructuring in Brazilian average cities and has as its objective to analyze the implementation of urban projects of significant impact on the structure of Juiz de Fora, MG. According to a historical perspective, since the 1970s, the city has been undergoing significant changes in its structure, resulting from its expansion and the emergence of new centers. Stands out, however, from the year 2000, Juiz de Fora became the scene of urban projects (deployed in its Southern Region), from the implemented changes by the government focused on the strategic planning and the urban enterprising: It is noticed, the rise of a new core attractiveness distinct from the others: excluding and in order to threaten the dynamic urban areas. In front of the ineficcient action from the local government, together with the lack of integrated urban policies to the spatial planning of the city, this work is justified by presenting itself as a way to explore and discuss ideas that contribute effectively to the quality of the town.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

França, Manoel Vieira de, Raimundo Mainar de Medeiros Medeiros Medeiros, Luciano Marcelo Fallé Saboya, Romildo Morant de Holanda, Marcia Liana Freire Pereira, and Wagner Rodolfo de Araújo. "A METEOROLOGIA, A GASTRONOMIA E O BREGA AREIA COMO ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 5 (June 25, 2021): e25368. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i5.368.

Full text
Abstract:
A Relação homem e meio ambiente tem chamado as atenções dos governos, instituições e dos indivíduos. O turismo é uma atividade que consome o espaço, através dos serviços apresentados tais como festas religiosas, turismo rural/urbano, Santo Antônio, São João e São Pedro e festejos locais como Romaria, Caminho dos Frios e festivais Regionais entre outras modalidades. Objetivo é fornecer informações meteorologia e sua contribuição ao festival Brega Areia e aos setores turísticos e logísticos do município de Areia, visando maior conforto ao turismo local e ao turístico no decorrer dos eventos. Entre os benefícios para a comunidade, as atividades turísticas proporcionam melhoria no nível de vida da comunidade; a criação de novos postos de trabalho e negócios; possibilidade rendimentos adicionais; a diversificação e geração de divisas para a economia local; a melhoria da infraestrutura básica da comunidade; a promoção de uma maior integração entre os segmentos da sociedade; a promoção de maior consciência e proteção do ambiente e da cultura e a introdução de novos conhecimentos para a população local; desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental com envolvimento das comunidades residentes. Além disso, a festa traz benefícios e geração de renda; lazer; exposição de artesanatos. Os elementos meteorológicos e sua variabilidade mensal e anual da área estudada vêm a contribuir para a confiabilidade das informações, o desenvolvimento e o crescimento do setor turístico assim como do setor econômico local, auxiliando nos planejamentos das atividades dos roteiros e de novas formas de explorar o potencial cultural, turístico e de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Pica, Cesare Quinteiro, and Mayara Letícia Tonielo. "SISTEMAS COOPERADOS DE PRODUÇÃO DE BIOGÁS E GERAÇÃO DE ENERGIA: ANÁLISE DE CASOS E MODELAGEM DE NEGÓCIO DE PROJETO EM SANTA CATARINA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (December 16, 2015): 330. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015330-346.

Full text
Abstract:
A oferta descentralizada de energia para o atendimento da demanda vem sendo considerada como solução para contornar problemas de planejamento energético no Brasil. Uma das formas promissoras de geração descentralizada é pelo aproveitamento energético de resíduos urbanos e agropecuários para produção de biogás, que por sua vez pode ser convertido em energia elétrica, térmica e combustível veicular. Apesar do potencial do biogás no país, atualmente existem poucos projetos instalados, sendo que a viabilidade econômica é uma das principais barreiras para maior utilização dessa fonte energética. Em análises de casos existentes no mundo, observa-se que a Modelagem de Negócio de um sistema de geração a partir do biogás é uma etapa fundamental do projeto de tais sistemas e contribui para tornar o projeto viável. Neste contexto, este artigo apresenta uma visão de casos existentes no mundo, com foco nos modelos de negócios de sistemas cooperados de produção de biogás e energia. Com base nisso, o artigo propõe cenários para a modelagem do negócio de um projeto em fase de implantação no estado de Santa Catarina, envolvendo doze produtores rurais e parceiros locais. Este trabalho vem sendo realizado no âmbito de um projeto estratégico financiado pela empresa Eletrosul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Alves Filho, Ailton Pinto, and Helena Ribeiro. "A percepção do caos urbano, as enchentes e as suas repercussões nas políticas públicas da Região Metropolitana de São Paulo." Saúde e Sociedade 15, no. 3 (December 2006): 145–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902006000300012.

Full text
Abstract:
Um aspecto muito discutido na atualidade, por pesquisadores dos fenômenos urbanos, é a percepção dos riscos ambientais. No caso da sociedade brasileira em geral, existe a concepção dominante de que os modelos de expansão urbanos, adotados nas grandes metrópoles, são responsáveis por graves problemas geo-ecológicos, que estas apresentam. No entanto, esta percepção não é muito clara e muda constantemente, evoluindo por força dos acontecimentos. No caso da RMSP - Região Metropolitana de São Paulo, os riscos hídrico-meteóricos são constantemente invocados como graves, merecendo, por parte dos poderes públicos, grande atenção. O presente artigo analisa os mecanismos decisórios e as políticas publicas, tomadas em função da percepção de caos urbano decorrente de grandes episódios de inundação, entendidos aqui como aqueles capazes de literalmente paralisar o ritmo diário de uma metrópole como São Paulo. Considera-se uma situação caótica como aquela capaz de provocar a interrupção do sistema de transportes, impedir a livre circulação de pessoas e mercadorias, gerar enormes prejuízos financeiros e materiais; suscitando o aparecimento de grande número de vítimas. Esta percepção de risco será confrontada com os dados climatológicos de cada situação calamitosa e também com as repercussões destes eventos nos processos decisórios. Pretende-se, desta forma, contribuir com o aperfeiçoamento do planejamento urbano, na gestão compartilhada das águas, e também com o estabelecimento de padrões de análise nos quais se possam verificar os progressos ou retrocessos na gestão deste recurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Castro, Tiago Da Silva, Nayrisson De Jesus Prado da Silva, Fátima Aurilane de Aguiar Lima, and Francisco Alexandre Coelho. "Fortaleza/CE, cidade sede da alegria: produção do espaço urbano, city marketing e segregação na zona costeira da quinta maior metrópole brasileira / Fortaleza/CE, head city of joy: production of urban space, city marketing and segregation on the (...)." Caderno de Geografia 27, no. 51 (October 11, 2017): 706. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2017v27n51p706.

Full text
Abstract:
<p class="Normal2">Fortaleza evidencia-se, no cenário das metrópoles brasileiras, pelas dinâmicas referentes ao avanço das práticas marítimas modernas na zona costeira, notadamente a vilegiatura marítima, o turismo e a atividade portuária. Referido processo está pautado na apropriação do litoral pelas classes abastadas, gerando conflitos e esgarçamento do tecido social urbano. Elevada ao <em>status</em> de <em>lócus</em> do segmento turístico de sol e praia, a capital cearense busca a diversificação de seu produto através da inserção do turismo de eventos e negócios, alocando equipamentos e receptando eventos voltados à atração de empresários, praticantes de esportes, amantes de megaeventos esportivos e visitantes em busca de outras segmentações turísticas. Dessa forma, o artigo busca abordar a imagem de Fortaleza publicizada no mercado turístico, evidenciando a atuação dos agentes produtores do espaço urbano e os conflitos existentes no litoral norte da capital. Abordagens sobre o planejamento urbano e a conformação da imagem da cidade são importantes para a compreensão do desenvolvimento do turismo, da gradual inserção na divisão territorial do trabalho e da atração de investimentos públicos e privados. Nota-se que a valorização da zona costeira, o fomento a eventos e a modernização da infraestrutura são estratégias na busca pela consolidação da capital cearense como principal nó da rede urbana de cidades litorâneas do estado, e um dos principais destinos turísticos do país, permeado de segregação, resistências e conflitos.</p><p class="Normal2"><strong>Palavras-chaves: </strong>Turismo, Imagem turística, Conflitos socioespaciais, Segregação.</p><p class="Normal2"><strong>Abstract</strong></p><p class="Normal2">Fortaleza evident itself, in the scenario of the brazilian metropolises, by the dynamics related to the advance of modern maritime practices in the coastal zone, notably the maritime vilegiature, tourism and port activity. Referred process is based on the appropriation of the coast by the wealthy classes, generating conflicts and tearing of the urban social tissue. High to the status of place of the tourist segment of sun and beach, the capital of Ceará search the diversification of its product through the insertion of tourism of events and businesses, allocating equipment and hosting events aimed to attract entrepreneurs, sportsmen, lovers of sports megaevents and visitors in search of other tourist segments. Thus, the article seeks to approach the image of Fortaleza publicized in the tourist market, evidencing the performance of the producers agents of the urban space and the conflicts on the north litoral of the capital. Approaches about urban planning and the conformation of the city's image are important for the understanding of the development of tourism, of the gradual insertion into the territorial division of labor, and of the attraction of public and private investment. It's noteworthy that the valorization of the coastal zone, the promotion of events and the modernization of infrastructure are strategies in the search for the consolidation of the capital of Ceará as the main node on the urban network of coastal cities of the state, and one of the main tourist destinations in the country, permeated by segregation, resistance and conflicts.</p><p class="Normal2"><strong>Keywords: </strong>Tourism, Tourist image, Sociospatial conflicts, Segregation.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Paixão, Dario Luiz Dias, Angélica Da Cunha Molteni, and Marcelle Miskalo da Cruz. "Convention & Visitors Bureaux (CVBX) e marketing colaborativo: estudo sobre os motivos de cooperação dos atores do destino nas ações do CVB de Curitiba – Paraná." Turismo - Visão e Ação 22, no. 2 (July 2, 2020): 355–79. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v22n2.p355-379.

Full text
Abstract:
Os Convention & Visitors Bureaux (CVBx) proliferaram-se pelos destinos turísticos do mundo, tendo como função a de atrair maior número de visitantes, eventos e investimentos para as regiões onde se localizam, buscando melhorar a imagem, o posicionamento e a competitividade de produtos e serviços frente à concorrência. Porém, seu maior desafio é incentivar a cooperação de todos os atores, pois reunir os recursos dos parceiros para facilitar o marketing colaborativo é essencial para evitar uma promoção isolada e fragmentada. As práticas de comarketing são desafiadoras e complexas na medida em que cada ator pode apresentar motivações distintas para sua participação, dificultando o planejamento estratégico e operacional dessas entidades.Nesse contexto, o estudo tem por objetivo analisar os motivos de participação dos atores nas ações de marketing colaborativo do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). Para o alcance do objetivo, este estudo exploratório utilizou-se de metodologia qualitativa por meio de pesquisas bibliográfica e documental, bem como de uma pesquisa de campo com questionários de perguntas fechadas aplicados aos 143 mantenedores e conselheiros do CCVB que participaram das atividades promovidas no período de 2011 a 2014. Como resultado, seguindo o modelo D’Angella & Go (2009), comprovou-se que os participantes das ações o fizeram por motivos associativistas e econômicos focados em oportunidades de ganhos e benefícios diretos ou indiretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Araujo, Aniely Souza de, Fernanda Lima e. Silva, Michel Felix da Silva, and Gabriel Aguiar da Silva. "PERCEPÇÃO DE RISCO DE MORADORES DE ÁREA COM INUNDAÇÕES RECORRENTES: ANÁLISE DA BAIXADA DO SOBRAL – RIO BRANCO/AC." UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre 2, no. 2 (December 29, 2020): 19. http://dx.doi.org/10.47418/uaquiri.vol2.n2.2020.3742.

Full text
Abstract:
O Brasil é um dos países mais afetados mundialmente por inundações, que resultam em elevado número de pessoas atingidas e mortes. A chuva é frequentemente vista como a principal causa deste fenômeno. No entanto, entender este evento requer olhar para uma combinação de fatores: ocupação desordenada do território, acúmulo de lixo e entulho nos rios e córregos, falhas no planejamento urbano e mudanças climáticas. A literatura e especialistas também indicam que para lidar com as inundações é essencial contar com sistemas adequados de gerenciamento de risco, que identifiquem as áreas com maior risco, viabilizem planos de prevenção e resposta a desastres e promovam o engajamento de moradores das áreas mais vulneráveis na gestão local do risco de desastre. A participação da população destes territórios, portanto, é parte essencial desse processo e está diretamente vinculada com a forma pela qual estas pessoas percebem os riscos de desastre. Isto posto, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de moradores de uma área com histórico de inundações recorrentes, a Baixada do Sobral, em Rio Branco. Embora existam diversos estudos sobre as alagações nesta cidade, dada a longa trajetória de inundações próximas ao leito do Rio Acre, há poucas pesquisas que abordem especificamente a percepção de residentes sobre o risco de alagação e formas de prevenção. Os resultados obtidos indicam que os moradores da área pesquisada entendem as inundações como um fenômeno cotidiano e adotam diferentes estratégias de prevenção em relação aos seus efeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pereira Canedo Meira Vieira, Denise, Victor Hugo De Morais Danelichen, and Mariane Batista de Lima Moraes Brandão Campos. "Investigação do Uso de Parâmetros Biofísicos na Influência do Microclima Dentro de Áreas Urbanas." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 25, no. 1 (March 30, 2021): 16–20. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n1p16-20.

Full text
Abstract:
Diante da necessidade de obtenção de informações relacionadas ao microclima e influência da vegetação dentro de um perímetro urbano na qualidade de vida dos seus habitantes se define como parâmetros biofísicos a serem estudados nesta pesquisa o Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) e Leaf Area Index (LAI). Considerando que o Sensoriamento Remoto é uma tecnologia de baixo custo e fácil aquisição podendo ser obtidas gratuitamente, via banco de dados disponíveis na Internet, verifica-se que o sensoriamento pode ser utilizado como fonte confiável de levantamento desses parâmetros. Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica sobre o uso do sensoriamento remoto como tecnologia alternativa para obtenção de informações de parâmetros biofísicos, como o NDVI e LAI, possibilitando a preservação e o planejamento da vegetação nos espaços urbanos. O artigo se trata de uma revisão narrativa realizada através de consultas aos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e, principalmente, do banco de dados Scopus (Elsevier) da CAPES. Como critérios de inclusão foram aplicados: artigos com disponibilidade completa de 2010 até 2020 e com relação direta com o estudo. É possível concluir que como o ambiente sofre alterações constantes pela ação antrópica e a interpretação de imagens de satélite é uma fonte direta de se determinar a dinâmica dos processos envolvidos em tais alterações, a fotointerpretação e o processamento digital de imagens assumem papel de grande importância. Tais ferramentas permitem fornecer subsídios para a compreensão dos fenômenos ambientais, além da possibilidade de planejamento estratégico no planejamento urbano. As revisões bibliográficas realizadas indicam a fotointerpretação e o processamento digital de imagens como ferramentas ainda pouco utilizadas para estimar os parâmetros biofísicos no contexto urbano. Palavras-chave: Sensoriamento Remoto. Espaços Urbanos. NDVI e LAI. AbstractGiven the need to obtain information related to the vegetation microclimate and influence within an urban perimeter on the quality of life of its inhabitants, it was defined as biophysical parameters to be studied in this research the Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) and Leaf Area Index (LAI). Considering that Remote Sensing is a low cost and easy acquisition technology and can be obtained free of charge via the database available on the Internet, it will be verified that sensing can be used as a reliable source of survey of these parameters. This study aims to analyze the scientific production on the use of remote sensing as an alternative technology to obtain information from biophysical parameters, such as NDVI and LAI, enabling the vegetation preservation and planning in urban spaces. The article is a narrative review carried out through consultations with the Databases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American Literature and mainly the Scopus database (Elsevier) of CAPES. Inclusion criteria were applied: articles with complete availability from 2010 to 2020 and with direct relation to the study. It is possible to conclude that the environment undergoes constant changes by anthropic action and the satellite images interpretation is a direct source for determining the processes dynamics involved in such changes, photointerpretation and digital image processing play a major role. Such tools allow to provide subsidies for the understanding of environmental phenomena, in addition to the possibility of strategic planning in urban planning. The bibliographic reviews performed indicate photointerpretation and digital image processing as tools still little used to estimate biophysical parameters in the urban context. Keywords: Remote Sensing. Urban Spaces. NDVI and LAI
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ribeiro, Wanderson Alves, Carlos Eduardo Abreu de Lima Souza, Vanessa Lúcio Dias da Conceição, and Denilson da Silva Evangelista. "Enfermeiro do trabalho na prevenção de riscos biológicos ocupacionais: uma revisão de literatura no âmbito hospitalar." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 3, 2020): e174973873. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3873.

Full text
Abstract:
O enfermeiro do trabalho atribui-se de forma significativa no âmbito hospitalar o desenvolvimento de ações para medidas de segurança, detecção e minimização dos riscos ocupacionais de acordo com a atividade realizada e os agravos biológicos a que estão expostos os profissionais de enfermagem, com o objetivo de melhorar as condições laborais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com objetivo de descrever a atuação do enfermeiro do trabalho para a redução do risco biológico no âmbito hospitalar. Após a associação de todos os descritores foram encontrados 151 artigos, excluídos 138 e selecionados 13. Posterior à leitura reflexiva emergiram quatro categorias: Principais eventos adversos biológicos; O Enfermeiro do Trabalho na prevenção dos riscos ocupacionais. Dentre os riscos a que os trabalhadores estão expostos ressalta-se a infecção hospitalar, a potencial transmissão do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV), do Vírus da Hepatite B (HBV) e da Hepatite C (HCV), além de outras ocorrências danosas a saúde do trabalhador. O papel do Enfermeiro do trabalho passou por transformações e evoluções, sendo hoje considerado um profissional de extrema importância para qualquer organização, à medida que por meio de sua orientação e atenção, seja prevenido os acidentes e doenças laborais e também aconteça a promoção da saúde dos trabalhadores. Conclui-se que o enfermeiro tem a formação voltada para o gerenciamento além de estar apto a realizar procedimentos de menor e maior complexidade bem como prescrever ações, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Sua atuação prevê um planejamento estratégico, o que facilita para a elaboração de pesquisa de acidentes ocupacionais e consequentemente a prevenção destes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Lopes, Paulo Rogério. "I Encontro Territorial de Agroecologia no Extremo Sul da Bahia." Revista Fitos 13, no. 1 (July 8, 2019): 8. http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2019.816.

Full text
Abstract:
O I Encontro Territorial de Agroecologia (I ETA) realizado no Instituto Federal Baiano de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBaiano), nos dias 13 e 14 de junho de 2018, em Teixeira de Freitas/Ba, teve como objetivo proporcionar a troca de experiências populares, científicas, saberes, sabores, tecnologias sociais, métodos e estratégias de construção de territórios sustentáveis que atendam às demandas dos povos originários locais, camponeses, quilombolas, assentados e assentadas da reforma agrária, ribeirinhos, movimentos sociais do campo dos municípios da região Extremo Sul da Bahia. O I ETA foi um espaço de vivências, socialização, valorização e construção do conhecimento agroecológico, além de corroborar com uma análise da conjuntura política atual, das principais demandas dos povos das águas, das florestas, dos campos e das cidades, e das políticas públicas existentes e inexistentes, apontadas como essenciais à transição agroecológica para sociedades sustentáveis. O encontro proporcionou a participação de cerca de 600 pessoas, principalmente de agricultores, acampados e assentados da reforma agrária, indígenas, quilombolas, permacultores, raízeiras, educadores, estudantes, pesquisadores, professores e técnicos, oriundos de mais de 15 organizações, movimentos e instituições. Contou, ainda, com a participação de representantes de 4 Núcleos de Estudos em Agroecologia: Nea Extremo Sul (Prado e Teixeira de Freitas/Ba), Nacepteca Esalq/Usp (Piracicaba/SP), Nea Pau Brasil (Porto Seguro) e Nea Apete Capuã (Sorocaba/SP).O planejamento e construção do I ETA se deu a partir de um coletivo representado pela Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), Nea Extremo Sul, Projeto Assentamentos Agroecológicos (MST e Nacepteca-ESALQ/USP), Programa Arboretum, UNEB, UFSB, Terra Viva e IFBaiano. Os encontros quinzenais, as articulações, os grupos de trabalho do I ETA e a interação permanente, além da organização do próprio evento, propiciaram muitas trocas, diálogos, aproximações e parcerias. Ressaltou-se a importância da Escola Popular EPAAEB e do Nea Extremo Sul, que tiveram participações estruturantes no processo de articulação local para construção do I ETA. A EPAAEB, sede das reuniões e preparação do I ETA, apesar de relativamente nova, já está sendo um importante centro irradiador da Agroecologia na região nordestina, oferece cursos formais e informais voltados à educação do campo e Agroecologia, contribuindo de maneira direta no método de construção de assentamentos agroecológicos, agroflorestas e outros arranjos produtivos agroecológicos, elaboração e multiplicação de tecnologias sociais voltadas à agricultura familiar camponesa e na formulação das políticas públicas municipais e estaduais.O I ETA teve como tema gerador a integração de experiências agroecológicos do Extremo Sul da Bahia, com o intuito de proporcionar vivências, trocas, formação, intercâmbios, articulações e parcerias locais que pudessem colaborar com a promoção da Agroecologia enquanto ciência, prática e movimento. Dentre as principais atividades propostas e realizadas durante o encontro tivemos uma mesa redonda com a participação de diversos movimentos sociais da região, com participação especial de representantes da direção nacional do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); diversos mini cursos e oficinas práticas voltadas ao manejo de sistemas produtivos agroecológicos, comercialização de alimentos agroecológicos e geração de renda, plantas medicinais, mulheres e Agroecologia, gênero e Agroecologia, Educação do Campo, sistematização de experiências agroecológicas, método de construção e planejamento de assentamentos rurais com bases agroecológicas, etc.; apresentação de experiências cientificas e populares utilizando o método inovador e popular das instalações artístico pedagógicas; palestras e diálogo em plenária com a participação da professora Irene Cardoso abordando a importância dos núcleos de Agroecologia na construção de territórios sustentáveis; feira de alimentos agroecológicos e artesanatos locais, música popular camponesa e alimentação agroecológica em abundância.Os trabalhos científicos e populares aprovados foram apresentados na forma oral, tendo 20 minutos para a apresentação. No entanto, a maioria dos autores preparam uma instalação artístico pedagógica para as apresentações, deixando-as expostas durante dois dias. Foram apresentadas 25 experiências científicas e populares, destacadas abaixo:Geografando com Agroecologia I Curso de Introdução à Agroecologia e Manejo Produtivo Sustentável: Relato de Experiência no Extremo Sul da BahiaReferenciais pedagógicos para educação em segurança alimentar e nutricional com populações indígenas e rurais do sul da BahiaAgroecologia: relevância da implantação dos núcleos regionaisQuebrando paradigmas: realização de intercâmbio na construção do conhecimento AgroecológicoAgroecologia e Produção Orgânica na Agricultura Familiar no Território Extremo Sul da BahiaÁreas Sociais coletivas: espaços de organização dos Núcleos de Base dos assentamentos agroecológicosGeração de renda no assentamento agroecológico Jaci Rocha com venda direta - construção de alternativas sustentáveisPonto de Vista Sobre o Que Tem para ComerRelato de experiência agroecológica: Sítio Beija Flor, Prado/BAConstruindo conhecimento com a horta escolar: Implantação da horta em uma escola Municipal em Posto da Mata – BaAgroflorestas sucessionais para a produção de madeira e outros produtos não madeireirosUniversidade e extensão popular: experiência da feira da agricultura familiar na UFSBLuta pela terra e inserção da agroecologia no assentamento Terra Vista-BARecuperando área e produzindo fartura com AgroflorestaAssentamento Sustentável: Trabalhando a Agroecologia em Assentamentos de Reforma Agrária no Extremo Sul da BahiaSistema Agroecológico em modelo de permacultura no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas, BASaberes indígenas na criação de sistemas agroflorestaisManejo de Agroecossistemas e agricultura orgânicaUma experiência interdisciplinar na construção da Educação Ambiental AgroecológicaSaberes indígenasAgrofloresta Boa VistaConstrução do aviário móvel como alternativa de produção de galinhas ‘’caipiras’’Curso Técnico Pós Médio em Agroecologia – Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio BrunettoPonto de Vista Sobre o Que Tem para ComerExperimentando tecnologias socioambientais sustentáveis na construção na construção do Jardim-QuintalAcesso à terra e a realidade dos acampamentos localizados no município de Uruçuca-BaO encontro proporcionou uma integração de diversas experiências científicas e populares, apresentação de tecnologias sociais, métodos, caminhos, estratégias e bases para a transição agroecológica. Além disso, propiciou a interculturalidade promovida pela participação de diversas representações e sujeitos do campo, assentados e assentadas da reforma agrária, ribeirinhas, quilombolas, indígenas, agricultoras/os urbanos, cabruqueiras/as, agrofloresteiras/os; a interexperencialidade, oriunda da sociobiodiversidade, territorialidades étnicas locais e presenças de diferentes movimentos e instituições locais; a intergeracionalidade, com a presença de diferentes gerações, juventude rural, anciães de comunidades tradicionais, raízeiras e benzedeiras experientes, guardiãs e guardiões da agrobiodiversidade; a interdisciplinaridade, com a significativa participação de agricultoras/es, pesquisadoras/es, técnicas/os e professoras/es de diferentes áreas do conhecimento e atuação; a interterritorialidade, expressada pela representação de diversos municípios, territórios e comunidades do extremo sul da Bahia e outras regiões do país; e a interinstitucionalidade, representada por diversas instituições e movimentos sociais do campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pinto, Rosiele Fernandes, Ivano Ribeiro, Cláudia Brito Cirani, José Eduardo Storopoli, and Heidy Rodriguez Ramos. "Cortar ou investir? Ações estratégicas para enfrentar a crise provocada pela Covid-19." Revista Ibero-Americana de Estratégia 19, no. 3 (October 19, 2020): 1–5. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v19i3.18391.

Full text
Abstract:
A Revista Ibero-Americana de Estratégia tem se mostrado em sintonia com a atual crise provocada pela COVID-19 e os impactos causados tanto na pesquisa como nas organizações. No editorial da edição anterior sugerimos temas de pesquisa bem como as diretrizes éticas que os pesquisadores devem adotar ao pesquisar os efeitos da pandemia. Nesse editorial, nosso foco está em entender como historicamente as empresas responderam a períodos de crise e de que forma essas experiências podem direcionar as empresas para o enfrentamento da crise COVID-19.Pouca pesquisa tem sido realizada sobre estratégias que podem ajudar as empresas a sobreviverem a uma recessão, progredirem durante uma recuperação de crescimento lento e estarem prontas para vencer quando os bons tempos retornarem (Gulati, Nohria, Wohlgezogen, 2010). Isso nos remete à necessidade de compreendermos quais ações as empresas podem empreender para responder efetivamente aos períodos de crise, visto que os estudos no campo da estratégia estão mais focados aos períodos de crescimento. Crise provocada pela COVID-19 e o impacto nas empresasAo longo da história, as economias têm experienciado crises de várias naturezas, essas crises têm em comum o potencial devastador individual, social, econômico e natural, como o colapso de empresas e indústrias, perdas massivas de empregos, precariedade e danos naturais (Wenzel, Stanske, Lieberman, 2020). A crise provocada pela COVID-19 exigiu dos governos medidas severas de isolamento social, que consequentemente ameaçaram a sobrevivência das empresas em todo o mundo. Dentre os diversos setores afetados, destacam-se: o setor aéreo, varejo, turismo, esportes e eventos (Krishnamurthy, 2020).No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2020) sobre o impacto da Covid-19 apontam que em 2020, até a segunda quinzena do mês de agosto, 47,6% das empresas haviam tido dificuldades de acesso aos fornecedores de insumos e matéria-prima, prejudicando consideravelmente suas atividades. Sobre a capacidade de honrar os compromissos, 44,9% passaram por problemas financeiros para pagamentos relativos aos tributos, fornecedores, salários, aluguéis e energia elétrica. Apesar da crise provocar, em algumas situações, certa inércia organizacional, os dados do IBGE apontam que mesmo com as adversidades provocadas pela pandemia, 30,6% das empresas adotaram algum tipo de medida, como: passou a comercializar novos produtos ou serviços; alterou o método de entrega, com a entrada no e-commerce; adiou o pagamento de impostos; conseguiu linha de crédito emergencial para pagamento da folha salarial; adotou trabalho domiciliar; antecipou férias dos funcionários; realizou campanhas de informação e prevenção; e adotou medidas de higiene. Isso mostra que as empresas realizaram algum tipo de movimento para reagir à crise, porém eles se caracterizam mais como ações emergenciais, sinalizando a necessidade da adoção de ações estratégicas mais planejadas e efetivas.Como as empresas experienciam as crises? Encontrar a estratégia adequada para as empresas é sempre desafiador e quando se trata de um período de turbulência esse desafio toma proporções mais complexas. Durante uma recessão, as empresas enfrentam um dilema entre investir para aproveitar as oportunidades emergentes ou reter os recursos financeiros para se proteger contra a crise (Nason Patel, 2016). Há uma forte tendência de as empresas recorrerem a ações de retrenchment, que se refere a ações de recuperação de curto prazo orientadas para a eficiência, como downsizing, redução de custos, venda de ativos e desinvestimento de negócios. No entanto, alguns estudos têm mostrado uma ação inversa a essa, sendo investir uma alternativa para lidar com a crise.Mann e Byun (2017) analisaram as estratégias de retrenchment e investimento dos varejistas nos EUA em resposta à Grande Recessão nos anos compreendidos entre 2008 a 2011 e encontraram mais relatos de investimento do que retrenchment. Nesse estudo foram observados: fechamentos de lojas e falências como estratégias de retrenchment; e a expansão de mercado, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de serviços, aquisições, parcerias estratégicas e responsabilidade social corporativa como estratégias de investimento. O estudo constatou que os varejistas que conseguiram equilibrar os esforços de retrenchment com as oportunidades de investimento estavam melhor posicionados para enfrentar a recessão, incluindo exemplos de sucesso de empresas como Starbucks, Macy's e Walmart. Por exemplo, a Starbucks explorou os recursos existentes leiloando ativos não essenciais, fechou lojas e, simultaneamente, investiu em energia renovável e explorou novas oportunidades de investimento, abrindo quase 1000 lojas no exterior.A recessão também pode ser um bom momento para empreendedores desenvolverem novas formas de fazer as coisas, estimulando a adoção de novas tecnologias, segundo defende o estudo sobre a crise financeira global de Hausman e Johnston (2014). De acordo com esse estudo, a história apoia a noção de que o aumento da pressão econômica geralmente alimenta soluções criativas que estimulam o crescimento econômico, por exemplo, a grande depressão da década de 1930 foi uma das épocas mais produtivas do século XX. Durante esse tempo, as pessoas adotaram muitas das tecnologias desenvolvidas na década de 1920 para alcançar melhor produtividade. Possíveis ações para o enfrentamento da crise Vimos que as empresas que combinaram redução de custos e investimento promoveram uma melhor resposta à crise. Gulati, Nohria e Wohlgezogen (2010) defendem que as empresas que dominam o equilíbrio entre cortar custos para sobreviver hoje e investir para crescer amanhã, a partir de uma combinação de movimentos defensivos e ofensivos, têm ganhos após uma recessão. Esses autores classificaram as abordagens de gerenciamento das empresas durante a recessão em quatro tipos: empresas com foco na prevenção, as quais fazem movimentos principalmente defensivos e estão mais preocupadas do que seus concorrentes em evitar perdas e minimizar os riscos de declínio; empresas com foco em promoção, as quais investem em movimentos ofensivos; empresas pragmáticas, as quais combinam movimentos defensivos e ofensivos; e por último empresas progressistas, as quais atingem uma combinação ideal de defesa e ataque. Portanto, a adequação entre os cortes necessários para a manutenção das operações e os investimentos para o aproveitamento das novas oportunidades de negócio podem ser a saída para o enfrentamento do período de crise.Em uma edição especial, publicada no Strategic Management Journal, Wenzel, Stanske e Lieberman (2020) discutiram artigos que fornecem insights sobre as possíveis respostas estratégicas das empresas à crise, tendo identificado quatro tipos de respostas: 1- Saída, em algumas situações a empresa pode encerrar suas atividades como resposta à crise, o fechamento da empresa pode ser nesse caso uma solução; 2- Retrenchment, apesar de ser apontada como uma estratégia bastante utilizada, os autores chamam atenção para a necessidade de respostas alternativas a essa, visto que o retrenchment pode causar a erosão dos recursos, especialmente quando uma crise dura por um longo período de tempo. Sua adoção sem um planejamento pode provocar mudanças bruscas e inapropriadas para o negócio; 3- Perseverar, essa ação pode apresentar uma aparente zona de conforto diante da crise e contribuir para sustentar a sobrevivência da empresa no médio prazo. No entanto, será difícil, senão impossível, implementar respostas satisfatórias se uma crise durar muito tempo; 4- Inovação, a realização da renovação estratégica pode ser uma resposta efetiva à crise.De fato, a inovação tem se apresentado como uma possível alternativa para as empresas enfrentarem a natureza complexa da crise desencadeada pela COVID-19. Nações em todo o mundo se voltaram para iniciativas sociais que refletem os princípios de inovação social. Com seu caráter colaborativo, a inovação social pode ajudar a construir um futuro mais participativo e inclusivo. Ações neste sentido podem auxiliar tanto para a melhoria do desempenho econômico como no atendimento de demandas da sociedade (Pol Ville, 2009).Além das ações apontadas, as empresas devem considerar o cuidado com a saúde, a qual se tornou parte integrante das atividades e o home office que tem se apresentado como uma opção para a redução de custos (Krishnamurthy, 2020). É importante destacar que a implementação de toda e qualquer resposta à crise vai depender da agilidade com que as empresas irão responder. O desenvolvimento de práticas, técnicas e métodos de trabalho que permitam respostas rápidas devem ser ações consideradas no direcionamento dos negócios, assim como a adoção de mecanismos que facilitem a adaptabilidade organizacional às complexas demandas sociais, interesses divergentes e cenários incertos (Janssen van der Voort, 2020).A crise é uma adversidade ambiental, porém ela pode ser propulsora para novos negócios, processos, produtos ou serviços. Para isso, as empresas demandam direcionamento estratégico, onde o conselho, a governança e os gestores exercem papel central. Enquanto as equipes gerenciais se concentram em tomar decisões rápidas para proteger os funcionários, atender as necessidades dos clientes e se comunicar com os stakeholders, os conselhos precisam equilibrar decisões de resposta à crise, com o pensamento além dos desafios imediatos (Hirt, Huber, Lund, Spielmann, 2020). Esperamos que esse editorial, além de ter apontado possíveis ações que empresas podem adotar no enfrentamento da crise provocada pela COVID-19, também possa inspirar estudos futuros sobre o papel do conselho e dos gestores. Ampliar o debate sobre esses temas contribui para um melhor direcionamento às empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

PILÃO, Valéria. "A TRANSFORMAÇÃO URBANA POR MEIO DE MEGAEVENTOS E DA CULTURA: QUEM GANHA?" Revista Aurora 9, no. 01 (November 25, 2016). http://dx.doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n1.09.p114.

Full text
Abstract:
Intervenções urbanas de grandes proporções vêm ocorrendo em diversas cidades brasileiras, especialmente na última década, após algumas delas serem escolhidas para sediar dois grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Ao mesmo tempo, é também perceptível um crescente interesse pela cultura como forma de transformar a cidade – interesse que se manifesta com a revitalização de espaços de importância histórica e sua conversão em equipamentos culturais, na valorização das culturas locais e na criação de festivais, realizados, em geral, em centros urbanos. Esses dois fenômenos também são encontrados de maneira associada, quando intervenções culturais são justificadas pela realização dos megaeventos. A partir da constatação desses fatos por meio do relato de algumas situações encontradas no país, o presente artigo busca evidenciar a concepção de cidade que é reproduzida neste momento histórico do capitalismo para, em seguida, analisar os setores da estrutura social que mais se beneficiam com tais intervenções. Os legados da Copa do Mundo e das Olimpíadas, como as transformações e desenvolvimento das vias urbanas ou reformas e ampliações de rodoviárias e aeroportos, bem como as alterações de cunho cultural, que trariam qualidade de vida à população, são justificativas recorrentes entre os ideólogos do planejamento estratégico urbano para as ações realizadas, no entanto, como se argumenta no final do trabalho, tal concepção de cidade traz em seu bojo a valorização do próprio capital, principalmente do ponto de vista imobiliário e especulativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lima, Jean Monteiro, and Fulvio Cupolillo. "ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DAS CHUVAS PERSISTENTES NA REGIÃO DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE–PERD, SOB INFLUÊNCIAS DAS ZCAS E ZCOU (OUT/2015 A DEZ/2016)." Revista Brasileira de Climatologia 1 (November 8, 2018). http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v1i0.59298.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar os eventos de chuvas persistentes que ocorreram na região do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), para o período de outubro de 2015 a dezembro de 2016, por meio de elaboração de mapas decendiais de precipitações, com dados fornecidos das estações meteorológicas automáticas de Timóteo e Caratinga fornecidos pelo INMET e com o uso software ArcGIS 10.5. Assim, foi analisado o decêndio de cada mês, observando os maiores e menores índices totais pluviométricos bem como os eventos: Zona de Convergência da América do Sul (ZCAS) e Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que geraram as chuvas persistentes na região. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre os eventos de ZCAS e ZCOU e catástrofes urbanas como enchentes e deslizamentos, ocorridos nos município do entorno do PERD, bem como demonstram a urgente e crescente necessidade do planejamento estratégico por parte do poder público e da população na organização do espaço geográfico de modo a evitar transtornos como a perda de vidas humanas, prejuízos materiais e danos ambientais, devido à influência destes mecanismos atmosféricos na gênese das chuvas persistentes e seus efeitos no Bioma Mata Atlântica e sistemas lacustres doPERD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Montrezor, Danielle Pereira, and Sidney Piochi Bernardini. "Planejamento e desenho urbanos: uma conciliação possível?" urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 11 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.011.e20180133.

Full text
Abstract:
Resumo As cidades vivem um momento de revalorização do desenho urbano, ainda que, em geral, continuem a enfrentar desafios transcendentes à constituição meramente física. Mas, então, o que está sendo pensado para tornar a cidade mais acolhedora e viva em relação ao seu desenho? A recente revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS) do município de São Paulo aparentemente converge para possíveis soluções abordadas na literatura do campo disciplinar do desenho urbano desde sua consolidação, na década de 1960. A pesquisa propõe elucidar, portanto, como se dá a relação entre a literatura científica e o que está sendo proposto por essas normas. Para isso, foram realizados estudos documentais das normas, revisão bibliográfica relacionada ao tema e ainda revisão sistemática da literatura (RSL) para o levantamento da produção científica no campo do desenho urbano. Os resultados revelam que há uma tendência de crescente valorização da escala do pedestre no processo de planejamento urbano, com ênfase na correlação entre uso do solo, mobilidade urbana e valorização da dimensão humana da cidade e que isso, de certa forma, reflete nas propostas apresentadas pelas normas recentemente instituídas em São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Dias Blois, Henrique, Aliston De Oliveira Rothen, Maitê Peres de Carvalho, and Bruno Blois Nunes. "Proposta de planejamento para o setor lácteo no Rio Grande do Sul." Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 13, no. 2 (November 16, 2018). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.42564.

Full text
Abstract:
Na posição de segundo maior produtor nacional de lácteos, o Rio Grande do Sul (RS) obteve aumento de produção e consequente melhoria qualitativa e produtiva nos últimos anos. A produção é dinâmica e a participação de vasto número de pequenos produtores decorre da rentabilidade do setor. Em vista da importância econômica que o setor proporciona ao estado e ao país, o presente trabalho teve como objetivo realizar um planejamento estratégico para uma empresa do setor lácteo localizada no nordeste do RS por um período de cinco anos. Dessa forma, utilizou-se o método Grumbach para a criação de cenários prospectivos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada a peritos do setor, os quais analisaram e propuseram eventos que impactaram como pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças e suas inter-relações. Também foi evidenciado o grau de influência e dependência entre os eventos, o que gerou a matriz de impactos cruzados. Ademais, foram construídos e analisados possíveis cenários futuros demonstrando que a região estudada possui eventos potenciais que poderão servir como alternativas para o setor. Esses cenários contribuíram para que a empresa tomasse decisões no presente que viriam a amenizar os pontos fracos e a deixassem apta a criar estratégias para se proteger de ameaças futuras. Ademais, identificou os pontos fortes que a empresa deveria utilizar-se para aproveitar as oportunidades que provavelmente ocorreriam em um futuro próximo. Contudo, não foi identificado nenhum cenário ideal para os próximos cinco anos, fato que se deve à grande quantidade de eventos desfavoráveis.Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Método Grumbach. Cenários Prospectivos. Leite. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/32477/19964
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Leandro Santos, Jouberte Maria, and Sérgio Benício Carvalho Benício de Melo. "Hegemonia do Planejamento Urbano Estratégico e o Discurso Contra-Hegemônico do Direito à Cidade." Administração Pública e Gestão Social, January 30, 2020. http://dx.doi.org/10.21118/apgs.v12i2.5803.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo avaliar os argumentos que constituem os diferentes discursos acerca do Planejamento Urbano e o Direito à Cidade tendo como foco a construção de um Grande Projeto Urbano (GPU) denominado “Novo Recife”. Para tal, acessamos três posições discursivas sobre o assunto: das empresas que formam o consórcio responsável pela construção, da Prefeitura do Recife e de um movimento social organizado denominado Direitos Urbanos (DU). O método adotado foi a arqueologia foucaultiana e sua análise de discurso. Nossos achados apontam para cinco formações discursivas antagônicas: duas favoráveis e três contestadoras do modelo de planejamento urbano adotado no Recife. Palavras-chave: Gestão Pública, GPU, Urbanismo Crítico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Machado, Laura, and Lívia Salomão Piccinini. "563. Medidas de mobilidade: estratégia de competição e gentrificação dos centros urbanos." Scripta Nova 21 (April 15, 2017). http://dx.doi.org/10.1344/sn2017.21.18576.

Full text
Abstract:
Face à crise ambiental e urbana, a abordagem de “cidade sustentável” tornou-se parte do discurso político hegemônico para competir por investimentos. O planejamento estratégico vende a imagem de uma cidade ideal, reconfigurada, reformada, revitalizada através de rankings de melhores cidades. Entre as pautas da requalificação urbana está a mobilidade. Walkability, livability, bikefriendly são algumas dessas representações, porém, as consequências sociais advindas desse processo não estão sendo discutidas. Na eminência da elaboração dos planos de mobilidade nas cidades brasileiras, este artigo analisa o crescente interesse na mobilidade urbana sob três abordagens: o investimento em grandes obras de infraestrutura para a mobilidade por ocasião da Copa do Mundo no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Araújo, Fernando Alves de, and Clay Anderson Nunes Chagas. "SEGURANÇA PÚBLICA, CRIMINALIDADE, VIOLÊNCIA E (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE SUA RELAÇÃO." Formação (Online) 27, no. 51 (August 25, 2020). http://dx.doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6426.

Full text
Abstract:
Dentre os diversos desafios que se apresentam ao planejamento e a gestão urbanos, o problema da violência e a sensação de insegurança nas cidades brasileiras vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos e estão recebendo maior importância na pauta de discussão nas universidades, centros de pesquisas, produção de conhecimento e da sociedade organizada, motivado principalmente pelo crescente aumento da violência e da criminalidade.. Desta forma, este artigo tem como objetivo discutir acerca da relação da segurança pública com eventos e fenômenos ligados à violência, à criminalidade e ao processo de (re)produção do espaço urbano – com ênfase nas atividades de planejamento e gestão urbanos, e foi produzido a partir de pesquisa bibliográfica e documental feita em artigos, livros e produções acadêmicas, principalmente nas áreas da geografia, sociologia, direito penal e criminologia, além de relatório do Ministério da Justiça. Este artigo é resultado das discussões teóricas e conceituais desenvolvidas ao longo da realização da tese de doutorado, em curso pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. Em suma, o enfrentamento da violência e da criminalidade perpassa não somente no combate a violência direta, alvo de instituições policiais e amplamente defendida por um viés institucionalista, mas também pela mudança das condições materiais e imateriais de desigualdade sócio-espaciais que configuram uma violência estrutural, que deve ser alvo de enfrentamento pelas demais esferas do planejamento e gestão do espaço urbano. Palavras-Chave: Geografia do Crime e da Violência, Violência Direta e Estrutural, Planejamento e Gestão Urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santis, Dirce Grando Dias. "IMPACTOS DE INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS: O CASO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 4 (December 31, 2000). http://dx.doi.org/10.5380/raega.v4i0.3346.

Full text
Abstract:
A preocupação diante dos impactos resultantes de inundações fluviais em espaços urbanos tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. As inundações desorganizam a vida das populações atingidas e acarretam expressiva deterioração da qualidade de vida, bem como danos materiais de grande monta, tanto para a sociedade civil como para o poder público. No Brasil, em função de sua tropicalidade e, conseqüentemente, de suas constantes chuvas de verão, vários centros urbanos são repetidamente afetados por episódios de chuvas concentradas, impactantes para a economia e para a sociedade. Alia-se também a este fato a característica brasileira, ou mesmo subdesenvolvida, do desenvolvimento e crescimento urbano destituído de qualquer planejamento que oriente uma melhor ocupação do solo. Partindo desse princípio, analisou-se a interação entre os eventos climáticos naturais e a forma de ocupação do espaço urbano, com ênfase nas inundações e suas repercussões na cidade de Francisco Beltrão, localizada no sudoeste do Estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se da metodologia proposta por Monteiro (1976) relativa ao SCU – Sistema Clima Urbano, particularmente do sub-canal hidrometeórico, tendo sido utilizados dados oficiais, de reportagens jornalísticas e registro de observador independente. A abordagem contemplou uma perspectiva histórica do problema das inundações naquela cidade, bem como destacou cinco episódios mais impactantes nas três ultimas décadas, para os quais dedicou-se análise detalhada do fenômeno e seus impactos urbanos. O trabalho culminou com a elaboração de uma carta das áreas de risco de inundações na cidade de Francisco Beltrão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Apollaro, Camila, and Angélica A. T. B. Alvim. "Planejamento urbano para a adaptação de cidades frente à mudança climática : uma análise sobre o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo." Revista Thésis 2, no. 4 (October 16, 2017). http://dx.doi.org/10.51924/revthesis.2017.v2.123.

Full text
Abstract:
As cidades e sua população estão diante de impactos cada vez mais intensos decorrentes das mudanças climáticas. Estes impactos acabam por impor custos à sociedade, degradação dos recursos naturais, intensificação dos problemas relacionados à saúde e moradia, além de aumentar a vulnerabilidade das pessoas aos seus efeitos. Entende-se que existe uma relação intrínseca entre os processos de urbanização e as mudanças climáticas, e que a maneira como o território é ocupado pode influenciar na vulnerabilidade dos espaços urbanos e naturais aos impactos provocados por essas mudanças, assim como agravar a intensidade das mesmas. Portanto, a partir de uma revisão bibliográfica, este trabalho busca compreender os principais desafios apresentados ao planejamento urbano neste contexto, assim como os princípios e conceitos que orientam-no para um comprometimento com a adaptação das cidades. Por fim, entende-se que as cidades apresentam amplos e complexos processos dentro de si e, portanto, as ações adaptativas são marcadas por uma multidisciplinariedade e interdependência entre os diversos setores envolvidos na sociedade urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

De Oliveira, Naiara Ramos, Rafael Arcanjo De Oliveira Filho, Iago Alberte Rodrigues Eleutério, and Guilherme Augusto Guimarães Oliveira. "ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AOS ALAGAMENTOS EM CANAL DE ESCOAMENTO, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE UM EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO, EM MONTES CLAROS - MINAS GERAIS." Revista Brasileira de Climatologia 28 (May 10, 2021). http://dx.doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.73579.

Full text
Abstract:
Um processo de urbanização sem planejamento pode interferir no ciclo natural da água, nos volumes de água infiltrada e escoada, além de impermeabilizar a bacia hidrográfica causando, em épocas de chuva, um aumento do escoamento superficial e como consequência, eleva-se as vazões a valores superiores aos que os recursos de drenagem podem suportar, provocando assim alagamentos em áreas ocupadas pelo homem. Não há como evitar chuvas fortes e concentradas, muito menos desabrigar todas as populações ribeirinhas ou em áreas de risco, mas existem estratégias que minimizam os impactos de cheias urbanas, como por exemplo, identificar áreas com predisposição a inundações e adotar um planejamento de medidas estruturais e não estruturais ligadas a drenagem urbana. O presente trabalho tem como objetivo analisar a seção transversal do canal de drenagem localizado na Avenida Vicente Guimarães, em Montes Claros (MG), bem como sua capacidade em suportar chuvas com intensidades intensas, para diferentes períodos de retorno. Para isto, foi determinada a bacia de contribuição através do software ArcGiz, calculada a área da seção transversal do canal e sua vazão máxima suportada, pela Equação de Manning. Em seguida, através da equação de chuvas intensas foram determinadas diferentes intensidades de precipitações para diferentes períodos de retorno, e calculadas as vazões máximas provocadas por cada uma destas. Ao final deste trabalho, pode-se constatar que o canal em questão não suporta chuvas com intensidades máximas, provocando enchentes e inundações na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Simões Alves, Luiz Rodolfo, and João Luís Fernandes. "Os processos de fragmentação da cidade e a territorialidade dos residentes nos condomínios fechados. Relação com o planejamento estratégico dos lugares." GeoTextos 10, no. 2 (November 27, 2014). http://dx.doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.11794.

Full text
Abstract:
As transformações recentes ocorridas nas cidades têm-se traduzido no alargamento do espaço construído através de um processo nem sempre ordenado e planejado. Num complexo jogo de múltiplos fatores, estes territórios urbanos têm estado sujeitos a processos muito diversificados de fragmentação, muitas vezes conduzindo a casos, voluntários ou involuntários, de confinamento espacial das populações. Essa fragmentação não é uma novidade. Tendo como exemplo o caso português, já no passado, na cidade que se foi criando ao longo do século XX, se detectaram microterritórios de isolamento e fragmentação, sobretudo de populações mais pobres. Nesse aspecto, as cidades são um bom laboratório para análise destes processos de levantamento de velhas e novas fronteiras. Neste artigo, discutir-se-ão alguns casos portugueses e dar-se-á especial destaque aos condomínios fechados e ao modo como estes, exemplos de alargamento espacial e social de uma não-cidade, constituem um entrave à abordagem ampla e discutida dos destinos de cada lugar. Com efeito, a rejeição do espaço público pode constituir um passo na caminhada para a não participação nos destinos estratégicos coletivos. Abstract THE FRAGMENTATION PROCESSES OF THE CITY AND THE TERRITORIALITY OF RESIDENTS IN GATED COMMUNITIES. RELATIONSHIP WITH THE STRATEGIC PLANNING OF PLACES The recent transformations occurred in the cities have translated in the space enlargement constructed by a process not always orderly and planned. In a complex game of multiple factors, this urban territories have been subject a very processes diversified of fragmentation, a lot of times conducting cases, voluntary or involuntary, of spatial confinement of populations. This fragmentation is not new. Have like example the Portuguese case, already in the past, in the city it was creating along 20th century, were detected microterritorial of isolation and fragmentation, especially of the most poor populations. In this aspect, the cities are a good laboratory to analyse this processes of lifting the old and new borders. In this article, they will discuss some of Portuguese cases and give it up special emphasis to the closed condos and how these, examples of spacial and social enlargement on a non-city, constitute an obstacle to the broad approach and discussed of destiny of each places. Indeed, the public rejection can constitute a way on the walk for the non participation of collective strategic destinations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography