Academic literature on the topic 'Plano de emergência'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Plano de emergência.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Plano de emergência"

1

Pereira, Flávio Godinho, Paulo Henrique Camargos Firme, and João Paulo Vieira Cotta. "Plano de Ação de Emergência de barragens de mineração: evolução, conceito e discussões." Territorium, no. 28(I) (December 15, 2020): 53–66. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_28-1_4.

Full text
Abstract:
A incidência de desastres relacionados à barragens de mineração tem provocado a revisão e a publicação de novas normas para a área. Dentre os instrumentos de promoção da segurança de barragens, o Plano de Ação de Emergência tem ganhado grande relevância. A correta compreensão sobre o conceito garante a efetividade em sua aplicação. Com esse objetivo, o presente artigo foi elaborado. Por meio da aplicação do método indutivo e comparativo, buscou-se entender a evolução da atividade no estado de Minas Gerais bem como da evolução das normas e regras relacionadas aliada ao conceito e aplicação em guias e manuais de referência. Dessa forma, foram debatidas questões relacionadas à evolução da política de segurança de barragens no Brasil com destaque para o estado de Minas Gerais além da relação entre proteção e defesa civil, barragens e os planos de ação de emergência. Assim, chegou-se a proposta de um simples conceito de aplicação desse tão importante instrumento voltado para o direcionamento e integração das respostas a emergências por parte dos empreendedores e órgãos públicos de proteção e defesa civil nos eventos envolvendo barragens de mineração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barros, Larissa de Castro, and Argentino José Braga Bueno. "GESTÃO DE EMERGÊNCIA EM AERÓDROMOS." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 1 (March 4, 2019): 157–70. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i1.124.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a logística de desinterdição de pista por salvamento e remoção de aeronaves acidentadas. Tal abordagem se faz necessária porque o estudo e regulamentação dos procedimentos de gestão de aeródromos, no caso de desinterdição de pista, são limitados no Brasil. O objetivo deste estudo é definir a logística de procedimentos e recursos a serem adotados nesta situação atípica no Plano de Emergência de Aeródromos. Este propósito será alcançado mediante uma pesquisa qualitativa, adotando como metodologia científica a pesquisa-ação, com posterior análise junto à fundamentação teórica. A análise comprovou que a existência de um “recovery kit”, bem como um mapeamento de caminhão munck, reduziria o tempo para a liberação da pista e melhoraria a logística nos procedimentos dessa atividade, na medida em que facilitaria o planejamento e o dimensionamento correto, dos recursos, do pessoal e dos meios de transporte a serem utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

OLIVEIRA, FRANCISCO DAS CHAGAS, EUGÊNIO CELSO EMÉRITO ARAÚJO, LÚCIO FLAVO LOPES VASCONCELOS, and ÉDSON BASÍLIO SOARES. "Métodos para acelerar a germinação de sementes de Bacuri (Platonia insignis Mart.)." Revista Brasileira de Fruticultura 24, no. 1 (April 2002): 151–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452002000100033.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve o objetivo de avaliar métodos para acelerar a germinação de sementes de bacuri (Platonia insignis Mart.), e foi conduzido no laboratório de Fisiologia Vegetal e na Câmara de Nebulização da Embrapa Meio-Norte, Teresina-PI. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, constituído por dez tratamentos e quatro repetições, sendo a unidade experimental constituída por dez sementes. Foram testados os seguintes tratamentos: testemunha (T1); remoção do tegumento da semente (T2); remoção do meristema fundamental cortical por meio de cortes em planos perpendiculares ao plano dorsal/ventral, nos dois lados da semente, sem atingir o meristema fundamental medular (T3); T3 mais a remoção do meristema fundamental cortical por meio de cortes em planos paralelos ao plano dorsal/ventral, na região dorsal, sem atingir o meristema fundamental medular (T4); T3 e T4 mantidos em água a 40ºC por vinte minutos (T5 e T6); T3 e T4 mantidos em etanol 80% por cinco minutos (T7 e T8); T3 e T4 mantidos em acetona 80% por cinco minutos (T9 e T10). As variáveis estudadas foram a percentagem de emergência da radícula aos 14; 21; 28 e 35 dias após a semeadura e o índice de velocidade de emergência da radícula (IVE), no 35º dia após a semeadura. As sementes submetidas aos tratamentos T2, T3, T4, T5 e T6 apresentaram 72,5%, 65,0%, 72,5%, 52,5% e 67,5% de emergência, respectivamente, aos 14 dias, sendo superiores (p<0,05) aos demais tratamentos. Todos os tratamentos foram superiores (p<0,05) à testemunha aos 21 dias (35,0%) e não houve diferença significativa entre os tratamentos com 28 e 35 dias. Os tratamentos T2, T3, T4, T5 e T6 apresentaram IVE de 0,59; 0,57; 0,61; 0,54 e 0,59, respectivamente, superando (p<0,05) os demais tratamentos, os quais não diferiram da testemunha (0,36). Diante disto, recomenda-se, para acelerar a emergência de radículas, efetuar dois cortes laterais ao plano dorsal/ventral da semente, por se tratar de um método simples e mais econômico, o que poderá possibilitar redução no tempo e nos custos de formação de mudas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medeiros, Maria Olívia Sobral Fraga de, Mariana do Valle Meira, Jacilene Santiago do Nascimento Trindade dos Santos, Larissa Chaves Pedreira, Anelise Coelho da Fonseca, and Rudval Souza da Silva. "Cuidados paliativos na emergência: revisão integrativa." Revista Bioética 29, no. 2 (June 2021): 416–26. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422021292479.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do artigo é conhecer a abordagem de equipes de emergência à assistência de pacientes com doença crônica avançada, na perspectiva dos cuidados paliativos. O texto traz resultados de revisão integrativa que buscou artigos em cinco bases de dados, utilizando os descritores “serviços médicos de emergência”, “equipe de assistência ao paciente”, “atitude do pessoal de saúde” e “cuidados paliativos”. Inicialmente, foram identificadas 12.290 publicações, reduzidas, após análise, a uma amostra final de 26 artigos. Entre as principais medidas mencionadas na literatura para levar os cuidados paliativos à emergência, estão: plano de cuidados individualizado e flexível; gestão de redes; acesso à equipe de cuidados paliativos; comunicação empática; identificação dos pacientes elegíveis; e controle de sintomas. Conclui-se que as equipes de emergência precisam reconhecer a importância dos cuidados paliativos nesse serviço, redirecionando o cuidado concentrado em “salvar vidas” para um cuidado que preserve a dignidade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Funari, Pedro Paulo. "Desaparecimento e emergência dos grupos subordinados na arqueologia brasileira." Horizontes Antropológicos 8, no. 18 (December 2002): 131–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832002000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo trata das maneiras como a subordinação foi deixada em segundo plano na interpretação da evidência, tanto na Arqueologia histórica como pré-histórica, e das mudanças recentes, menos restritas, na disciplina no Brasil e como a identidade nacional foi marcada pelo estudo da cultura material e sua apresentação. Trata-se do discurso imperial sobre as origens da civilização, seguido de um estudo do ocaso da Arqueologia imperial e das primeiras décadas do século XX, assim como da Arqueologia acadêmica, a partir da década de 1940.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vartuli Cordeiro e Silva, Victor, and Elcio Nacur Rezende. "Responsabilidade Civil das Mineradoras por Inobservância de Medidas Cautelares de Evacuação de Zonas Urbanas em Caso de Rompimento de Barragens de Rejeitos." Prim Facie 16, no. 31 (June 15, 2017): 01–28. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n31.28754.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é analisar a efetividade da aplicação da responsabilidade civil ambiental quando da inobservância do plano de ação de emergência em caso de rompimento de barragens de rejeitos. Utiliza-se da metodologia dedutiva no tocante à pesquisa bibliográfica e análise doutrinária. O trabalho passa pela conceituação de barragem bem como análise da lei 12.334/2010 no que concerne a elaboração do plano de ação de emergência. Posteriormente trata dos princípios da responsabilidade civil ambiental e de sua aplicação nos casos de rompimento de barragens. Tem como resultado a necessidade de se aplicar normas capazes de persuadir o empreendedor minerário a cumprir com a obrigação de implementar medidas cautelares para evacuação de zonas urbanas em caso de rompimento de barragens de rejeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Elielson Rodrigues da, Rayssa Stéfani Sousa Alves, Elzicléa de Oliveira Silva, Kelly Cristina dos Santos, Franciane dos Santos Lima, Maria Juliana dos Santos Feitosa, Luciano Crispim da Rocha, and Álan Daniel Barbosa Silva. "Gestão hospitalar: Aplicação do ciclo PDCA como estratégia de combate da COVID-19 em unidades de urgência e emergência." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 19, 2021): e37910110652. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.10652.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo compreender as etapas do Ciclo PDCA como plano de enfrentamento da COVID-19 em Unidades de Urgência e Emergência. Trata – se de uma revisão integrativa de literatura, realizado por meio da busca de artigos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os critérios de inclusão compreendem pesquisas de revisão da literatura disponíveis nos bancos de dados descritos, compreendidos entre os anos de 2010 a 2020. Os critérios de exclusão, foram artigos duplicados, incompletos, resumos, resenhas, debates, relato de experiência e artigos indisponíveis na íntegra. Para o levantamento dos dados foram analisados 09 artigos científicos e 03 estudos referentes à entidades de saúde. Os resultados apresentam as etapas do ciclo PDCA sendo, planejar, executar, verificar e agir. Com ênfase na contextualização da implementação do ciclo PDCA como plano de redução dos casos de COVID-19 nos serviços de urgência e emergência, revela – se, que a falta de informação da população sobre quando utilizar dos serviços de urgência e emergência, vem sendo uma grande dificuldade para os profissionais em tempos de pandemia, resultando em aglomerações nas referidas unidades e sobrecarga do sistema. Concluímos que o ciclo PDCA pode ser aplicável aos mais diversos tipos de organizações inclusive nos serviços de urgência e emergência, possibilitando a redução da alta demanda da população aos serviços de alta complexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pitkin, Hanna Fenichel. "Representação: palavras, instituições e idéias." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 67 (2006): 15–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64452006000200003.

Full text
Abstract:
Em argumento reconstrutivo, baseado em abordagem própria à filosofia da linguagem, a autora lança mão das transformações seculares nos usos da fala, nas cristalizações ideológicas no plano da filosofia política e nas práticas históricas de representação política para mostrar a emergência das feições distintivas da representação moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Mario Theophilo da Rocha, Marcos Vinicius de Castro Silva, and Telma Abdalla de Oliveira Cardoso. "Incident Command System and risk communication: reflections from nuclear emergencies." Saúde em Debate 44, spe2 (July 2020): 98–114. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042020e207i.

Full text
Abstract:
RESUMO Usinas nucleares são projetadas com sistemas dedicados a oferecer um alto grau de proteção aos seus trabalhadores, à população e ao meio ambiente. Entre os níveis de proteção da população e do meio ambiente, encontra-se o plano de emergência nuclear. Este plano deve conter um segmento específico relacionado com o gerenciamento da comunicação de risco à população. Historicamente, técnicas de comunicação de risco surgiram para minimizar danos às pessoas, por meio de estratégias de controle de pânico da população. Entretanto, essa questão atualmente é pouco desenvolvida no Brasil na área de segurança nuclear. Dessa forma, este trabalho visou estabelecer uma proposta inicial no uso da teoria de Sistema de Comando de Incidentes como estratégia de gerenciamento da comunicação de risco em caso de acidentes na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barreto Silva, Marcel Vieira. "O plano-sequência seriado: A imersão realista na ficção televisiva contemporânea." Revista ECO-Pós 24, no. 1 (September 14, 2021): 235–56. http://dx.doi.org/10.29146/ecopos.v24i1.27405.

Full text
Abstract:
O plano-sequência representou um importante método de organização da mise-en-scène cinematográfica, sobretudo dentro da tradição realista, e sua prática foi largamente analisada sob a ótica dessa importância. Dentro dos estudos de cinema, as pesquisas sobre o plano-sequência remontam à segunda metade do século XX, com a sua emergência enquanto categoria estética no Neorrealismo Italiano dos anos 1940-50 – trajetória descrita por autores como Bazin (2014), Xavier (2005) e Bordwell (2008). Nosso objetivo neste artigo, todavia, é discutir aspectos teóricos e analíticos do uso do plano-sequência, agora em séries televisivas contemporâneas, observando as suas possibilidades estilísticas em séries como True Detective, Louie e Sob Pressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Plano de emergência"

1

Esteves, Cristina. "Plano de emergência interno." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Pilitécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7329.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
Com o presente documento pretende-se aplicar os conteúdos lecionados, bem como as competências adquiridas durante a componente prática em contexto real de trabalho realizada na empresa José Maria da Fonseca Vinhos SA, situada em Vila Nogueira de Azeitão. Este projeto tem como objetivo a elaboração de um Plano de Emergência Interno para a empresa José Maria da Fonseca. Neste sentido caracteriza-se o edifício, os seus riscos internos e externos e os seus meios de segurança contra incêndios, tendo em conta os diplomas legais em vigor e ainda a elaboração da organização da emergência. Em termos de metodologia utilizada, esta baseou-se essencialmente na observação direta no edifício e em pesquisa bibliográfica. Este Plano de Emergência Interno aplica-se só à área administrativa da empresa de modo a dar cumprimento aos requisitos legais contribuindo assim para o melhoramento da segurança dos seus trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Duarte, Rui. "Plano de Emergência Interno." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7284.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Higiene e Segurança no Trabalho.
A evolução da sociedade e a sua sensibilização para a segurança tem aumentado nos últimos anos e incrementado a necessidade de se estudar, planear e implementar medidas de Segurança e Higiene no Trabalho nas mais diversas áreas. Essa necessidade deu origem à elaboração de um Plano de Emergência Interno (PEI), plano este que se define como um documento orientador, consciente dos riscos, meios, recursos, instruções, recomendações e procedimentos para com uma eventual situação de acidente grave, catástrofe ou calamidade que possam vir a ocorrer. (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gaudêncio, Paula. "Plano de emergência interno." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/3859.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
O presente Projecto Individual da 20.ª Edição da Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho pretende reflectir a aplicação dos conteúdos leccionados no decorrer do curso, bem como as competências adquiridas durante a componente prática em contexto real de trabalho realizada na empresa V.N. Automóveis, situada em Vendas Novas. Este projecto intitulado “Plano de Emergência Interno”, tem como objectivo a elaboração de um Plano de Emergência Interno para a empresa V.N. Automóveis. Neste sentido caracteriza-se o edifício, os seus riscos internos e externos e os seus meios de segurança contra incêndios, tendo em conta os diplomas legais em vigor e ainda a elaboração da organização da emergência. Em termos de metodologia utilizada, esta baseou-se essencialmente na observação directa no edifício e em pesquisa bibliográfica. Com a elaboração deste Plano de Emergência Interno, pretende-se que o edifício em questão, passe a dar cumprimento aos requisitos legais e contribua assim para a promoção da segurança dos seus trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leocádio, Diana Rita Martins. "Plano de emergência interno : ICPA Almada." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7326.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
O presente projeto individual em contexto real de trabalho da 23ª edição do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho pretende aplicar os conteúdos lecionados ao longo deste mesmo curso e todas as competências adquiridas. Este projeto vai ser realizado no Instituto Cardiologia de Almada, situado em Almada. Este projeto tem como objetivo a elaboração de um Plano de emergência interno para o ACPA da delegação de Almada. Após a caracterização do edifício, serão identificados os riscos internos e externos e os seus meios de segurança contra incêndios, tendo em conta os diplomas legais em vigor e ainda a elaboração da organização da emergência. A metodologia utilizada é essencialmente a observação direta do edifício e pesquisa bibliográfica.Com o plano de emergência interno do ICPA Almada, pretende-se que todo o edifício da empresa cumpra os requisitos em questões de segurança, contribua para a segurança dos seus trabalhadores, mas também para os seus clientes, respondendo de uma forma rápida e eficaz em caso de emergência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chaveiro, João. "Plano de emergência : Biblioteca Municipal de Palmela." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7215.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
O presente documento é o trabalho final do primeiro ano do mestrado em segurança e higiene no trabalho. O plano de emergência pretende aplicar os variados conteúdos programáticos do primeiro ano e aplica-los em contexto real de trabalho. O edifício onde vai ser aplicado o plano de emergência, pertence à Câmara Municipal de Palmela, a biblioteca Municipal de Palmela. O edifício da biblioteca enquadrando com os diplomas legais de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE), tendo em consideração os variados diplomas, atendendo à utilização-tipo (UT) a biblioteca é considerada utilização mista e foram considerados as utilizações tipo VI e XI. Em relação aos locais de risco no edifício da biblioteca, considerou-se local de risco A B e C, e representa a segunda categoria de risco. Os riscos presentes na biblioteca são os riscos internos, o incêndio e a inundação, os externos, ameaça de bomba/pacote suspeito, intrusão/furto e as festas das vindimas que é um risco pontual e por ultimo os riscos naturais, os sismos e os ventos fortes/tempestades. As medidas de autoproteção exigíveis nos diplomas em vigor, segundo a categoria de risco são, registo de segurança, plano de prevenção, procedimentos em caso de emergência, ações de sensibilização e formação e simulacros e as plantas de emergência. O projeto final incide sobre o plano de emergência da biblioteca, apesar das medidas de autoproteção enunciadas na legislação não ser necessário, é uma benesse e de importância, pois o edifício recebe diariamente publico diversificado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Isabel Cristina Guimarães. "O plano de emergência: a sua importância." Bachelor's thesis, [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/10284/759.

Full text
Abstract:
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Gestão de Empresas
Um plano de emergência é um documento que deverá descrever todas as possíveis situações de emergência que requerem uma actuação imediata e organizada de um grupo de pessoas com formação e informação específica para o efeito. Tendo em conta esta finalidade, o plano de emergência deverá ser objecto de permanente actualização, enquadrando ao longo do tempo a evolução das instituições, dos componentes de trabalho, dos métodos e das equipas de trabalho. Assim, uma vez implementado, este plano deverá ser revisto periodicamente e as respectivas actualizações deverão ser comunicadas aos colaboradores da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Ana Luísa Pombinho. "Plano de Prevenção e Emergência: Escola Superior de Tecnologia." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/3883.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
O presente trabalho visa a elaboração de um Plano de Prevenção e Emergência que pretende ser uma medida de autoprotecção, dada através da aplicação de regras a ponto de evitar situações indesejadas. Mas caso isso não se verifique, deve recorrer-se a procedimentos de emergência no qual actuam sobre o sinistro e procedem à evacuação dos ocupantes calmamente e em segurança. Portanto, o Plano de Prevenção e Emergência da Escola Superior de Tecnologia, tem como objectivo proceder a medidas de precaução para limitar a propagação e as consequências de um incêndio e sistematizar a evacuação dos ocupantes desta utilização-tipo, que se encontrem em risco, recorrendo a meios próprios e externos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Vanessa Sofia Menezes dos. "Plano de emergência interno : Biblioteca Municipal do Pinhal Novo." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7216.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Higiene e Segurança no Trabalho
O presente trabalho insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Projeto Final em Contexto Real de Trabalho, do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, ministrado no Instituto Politécnico de Setúbal.Procedeu-se à elaboração de um Plano de Emergência Interno, que pretende definir um conjunto de normas, procedimentos e recomendações que devem ser adotados pelos meios humanos da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo em situações de emergência, com o objetivo de assegurar a proteção dos colaboradores e dos utentes deste estabelecimento.Esta Biblioteca encontra-se dividida em diferentes sectores, com duas salas de leitura e uma de audiovisual, uma cafetaria, os serviços internos e o auditório. Neste estabelecimento foram identificados os seguintes fatores de risco: incêndio, explosão, inundação interna ou através de cheias, sismo, ameaça de bomba, intrusão e furto, acidente pessoal/acidente rodoviário, distúrbio/violência e as festas populares do Pinhal Novo. Destes riscos, foram identificados os que têm maior nível de gravidade e as suas consequências.Foram descritos os meios de intervenção existentes, o sistema de iluminação de emergência e os meios de detecção de alarme e alerta. Foi proposta a organização de segurança dos recursos humanos para atuação em caso de emergência, e os planos de atuação, de evacuação e as instruções de emergência. Por fim, foi presentado um subcapítulo sobre os exercícios de simulacro e de recomendações gerais sobre aspetos a melhorar no edifício em questões de segurança.Conclui-se que o edifício cumpre as obrigatoriedades legais exigidas, assegurando as condições mínimas de segurança aos seus colaboradores e utentes, e que após a elaboração deste trabalho é fundamental a sua implementação pelas entidades camarárias responsáveis, assim como o acréscimo de algumas informações importantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Maria Margarida de Aguiar Martins da. "Plano regional de emergência externa no âmbito da saúde." Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10284/4399.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
A eficácia da ação dos serviços de saúde em situações de emergência ou de catástrofe de grande dimensão é um tema do maior interesse para os todos os profissionais ligados à área da saúde. Por outro lado, e no caso de catástrofes com significativo número de vítimas, as questões de identificação humana ou médico-legal enfatizam o papel da medicina dentária forense nestas situações. Foi propósito deste trabalho avaliar da existência de planos regionais de emergência externa no âmbito da saúde integrados num campo mais vasto do sistema nacional de proteção civil. Após identificação do quadro legal aplicável e da determinação das entidades a nível nacional, regional, ou local com competências nesta matéria, foi elaborado um inquérito que, posteriormente, foi enviado a essas entidades. Procedeu-se também a um conjunto de entrevistas a profissionais de saúde especialistas nestas matérias. Os resultados das diligências realizadas e das respostas ao inquérito elaborado permitiram concluir da existência de notórias diferenças de entendimento das situações por parte das autoridades numa esfera nacional, quer de proteção civil quer na área da saúde. Verificou-se também um assinalável consenso entre especialistas ligados à saúde quanto à não existência de planos regionais de emergência externa no âmbito da saúde e à urgência na sua elaboração e aplicação. Como resultado, é sugerida a elaboração destes planos aplicáveis a todas as unidades de saúde de cada região, dos quais resulta a otimização do pessoal e dos meios existentes. Propõe-se ainda a inclusão de profissionais de medicina dentária nas equipas multidisciplinares que operam em situação de emergência. Effectiveness of the action of health services in emergencies or mass disasters must be a major concern for all the health professionals. Also, in case of mass disasters with a significant number of casualties, the role of the forensic odontology in those situations is essential for identification of the victims. This investigation aims to evaluate the existence of a Regional Plan for External Emergency, in the field of the health services within the scope of the national system of civil protection. After the determination of the applicable legal frame and the identification of the competent national, regional or local authorities, an enquiry was elaborated and sent to these authorities. Also, a number of direct enquiries to some specialised health professional were held. The results observed after the analysis of the answers to the enquiry led to conclude about the existence of significant differences on the understanding of the whole situation by the national authorities of civil protection and health services. It was also established a significant consensus among the health specialists on the nonexistence of any regional plan for external emergency in the field of health services and on the urgent need of its effective existence. As a result of this investigation it is suggested the creation of these regional plans involving all the health units in each region, aiming to optimise the performance of the existent personnel and facilities. Finally it is suggested the inclusion of odontology professionals in the multidisciplinary teams operating in emergency situations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dias, Ricardo A. P. "Plano de emergência interno (PEI) : Mercado Municipal do Pinhal Novo." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Pilitécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7332.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
No âmbito do curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, foi elaborado o presente projeto final referente ao 1° ano do curso, no qual se pretende expor a aplicação dos conteúdos seccionados no decorrer do curso, bem como as competências adquiridas durante a componente prática em contexto real de trabalho realizada no Mercado Municipal de Pinhal Novo, edifício público propriedade da Câmara Municipal de Palmela. Este projeto denominado "Plano de Emergência Interno", tem como objetivo a elaboração de um Plano de Emergência Interno para o Mercado Municipal de Pinhal Novo. No Plano, é caracterizado o edifício, em termos físicos, técnicos e humanos, são identificados os riscos internos e externos inerentes e os meios de segurança contra incêndios disponíveis, tendo em conta a organização interna da emergência e de acordo com a legislação em vigor. A metodologia utilizada, baseia-se essencialmente na observação direta no edifício, através de uma inspeção técnica "in loco", em suporte documental sobre o edifício e em pesquisa bibliográfica. Com a elaboração deste Plano de Emergência Interno, pretende-se que o edifício do Mercado Municipal de Pinhal Novo, passe a dar cumprimento aos requisitos legais e contribua assim para a promoção da segurança dos seus funcionários, colaboradores e munícipes em geral.No âmbito do curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, foi elaborado o presente projeto final referente ao 1° ano do curso, no qual se pretende expor a aplicação dos conteúdos seccionados no decorrer do curso, bem como as competências adquiridas durante a componente prática em contexto real de trabalho realizada no Mercado Municipal de Pinhal Novo, edifício público propriedade da Câmara Municipal de Palmela. Este projeto denominado "Plano de Emergência Interno", tem como objetivo a elaboração de um Plano de Emergência Interno para o Mercado Municipal de Pinhal Novo. No Plano, é caracterizado o edifício, em termos físicos, técnicos e humanos, são identificados os riscos internos e externos inerentes e os meios de segurança contra incêndios disponíveis, tendo em conta a organização interna da emergência e de acordo com a legislação em vigor. A metodologia utilizada, baseia-se essencialmente na observação direta no edifício, através de uma inspeção técnica "in loco", em suporte documental sobre o edifício e em pesquisa bibliográfica. Com a elaboração deste Plano de Emergência Interno, pretende-se que o edifício do Mercado Municipal de Pinhal Novo, passe a dar cumprimento aos requisitos legais e contribua assim para a promoção da segurança dos seus funcionários, colaboradores e munícipes em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Plano de emergência"

1

McIlwaine, John. Prevenção de desastres e planos de emergência: Manual básico da IFLA. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tuleski, Silvana Calvo, Adriana de Fátima Franco, and Tiago Morales Calve. Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.

Full text
Abstract:
O presente livro é a objetivação das palestras e conferências realizadas no III evento do método e metodologia em pesquisa na abordagem do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-cultural (ISSN 2318-1220), realizado em 2016 na Universidade Estadual de Maringá – PR. A obra está organizada em 17 capítulos, enumerados e intitulados da seguinte forma: Capítulo I - Método Materialista Histórico como instrumento de análise da realidade; Capítulo II - Política e método em Marx: Inferências às Pesquisas Sociais; Capítulo III - O método em Marx: derivações para pesquisa educacional; Capítulo IV - Psicologia e Política: Desafios da Psicologia em tempos de crise aguda do Capital; Capítulo V - O comportamento humano tem história?; Capítulo VI - Princípios da periodização do desenvolvimento do psiquismo; Capítulo VII - Como educar em tempos de barbárie? O caráter humanizador da Educação; Capítulo VIII - Educação escolar e o desenvolvimento psicológico: condições e circunstâncias para o processo dialético de objetivação e subjetivação; Capítulo IX - Aprendizagem conceitual e desenvolvimento psíquico: pesquisas sobre a organização do ensino; Capítulo X - Reflexões sobre intencionalidade, conteúdo e forma do ato pedagógico na sociedade de classes; Capítulo XI - Desamparo e sociedade capitalista: O que a Psicologia tem a dizer? Capítulo XII - Trabalho alienado, capitalismo e a saúde do trabalhador enquanto processo histórico e social; Capítulo XIII - A emergência do assédio moral na acumulação flexível e seus impactos na organização do trabalho; Capítulo XIV - Bullying como expressão da incivilidade e barbarização das relações sociais sob a lógica do capital; Capítulo XV - A dialética singular-particular-universal do sofrimento psíquico: articulações entre a Psicologia Histórico-Cultural e a teoria da determinação social do processo saúde-doença; Capítulo XVI - Panorama da Medicalização de crianças em Escolas Municipais da cidade de Ponta Grossa, Paraná; Capítulo XVII - Algumas notas sobre a perspectiva Histórico-Cultural na investigação da esquizofrenia. Estes textos compilados têm por objetivo propiciar, não só a compreensão, a problematização, mas também a articulação de ações práticas; sobretudo no campo da Educação e Saúde no que se refere ao enfrentamento das demandas contemporâneas atreladas ao contexto sombrio de desmonte dos direitos duramente conquistados pelos trabalhadores desde o início do século XX, no Brasil e em escala mundial, que arremessará uma parcela ainda maior da população à condição de miserabilidade. Por isso, a adoção do Materialismo Histórico-Dialético é fundamental para a compreensão das questões e dos objetos sobre os quais a ciência psicológica comprometida com a classe trabalhadora pretende se debruçar, na medida em que permite um tipo de análise para além dos métodos tradicionais, que, pela lógica formal, ora subjetivizam o comportamento humano, como se os objetos e problemas postos começassem e terminassem neles mesmos, ora tomam tais objetos como meros frutos de eventos objetivos e contingenciais, colocando dessa forma a subjetividade em segundo plano. Entende-se que em ambos os casos, naturaliza-se e ideologiza-se as demandas contemporâneas postas à Psicologia. Tal referencial metodológico permite, ainda, o estabelecimento de uma postura crítica em pesquisa, possibilitando a compreensão e análise dos fatos e dos fenômenos para além do imediatamente perceptível, das superficialidades, dos meros exercícios descritivos e do estabelecimento de nexos causais lineares, formais e abstratos. A partir de sua base, ou seja, de seu pressuposto materialista, busca a compreensão dos objetos como síntese de múltiplas determinações, em sua totalidade e conexões dinâmicas, junto à primeira base de determinação que é a material: a base de produção da vida que une o homem, a natureza e a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guerra, Fernando, António Duarte Mata, Alexandra Vinagre, Ana Luísa Costa, Andreia Luís Vieira, Carlos Falcão, Catarina Chaves, et al. COVID-19. Clinical Guidelines Dentistry | Orthodontics Extension. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2108-1.

Full text
Abstract:
Em Dezembro de 2019, o mundo assistiu à emergência de uma zoonose provocada por um novo tipo de Corona vírus o SARS CoV 2. Esta infeção rapidamente evoluiu para uma disseminação pandémica com consequências pesadas em todos os planos civilizacionais. O SARS CoV 2 e a Covid 19 persistem presentemente sem previsões para a sua eliminação, com grande incerteza sobre a sua evolução e extensão quer das consequências sanitárias quer do impacto económico. Desta forma importa desenvolver estratégias que possibilitem o funcionamento das estruturas produtivas, combatendo o congelamento económico e social enquanto consequências absolutamente nefastas no contexto pandémico. A Medicina Dentária, pela sua natureza, nomeadamente a produção de aerossóis, foi classificada como sendo uma atividade no topo do risco de aquisição/disseminação da doença por parte dos profissionais que a exercem. Muitos países suspenderam o exercício de Medicina Dentária como medida preventiva. Importa, pois, agora e na perspetiva de regresso criar mecanismos que permitam o exercício profissional em segurança. No entanto existe uma lacuna extensa sobre a própria definição de segurança no exercício profissional em Medicina Dentária no contexto SARS CoV 2 /Covid 19. O objetivo destas Normas de Orientação Clínica (NOC) foi compilar de forma sistematizada a evidência existente sobre esta temática e conferir a maior robustez possível à decisão clínica no pré per e pós consulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guerra, Fernando, António Duarte Mata, Alexandra Vinagre, Ana Luísa Costa, Andreia Luís Vieira, Carlos Falcão, Catarina Chaves, et al. COVID-19. Clinical Guidelines Dentistry. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2072-5.

Full text
Abstract:
Em Dezembro de 2019, o mundo assistiu à emergência de uma zoonose provocada por um novo tipo de Corona vírus o SARS CoV 2. Esta infeção rapidamente evoluiu para uma disseminação pandémica com consequências pesadas em todos os planos civilizacionais. O SARS CoV 2 e a Covid 19 persistem presentemente sem previsões para a sua eliminação, com grande incerteza sobre a sua evolução e extensão quer das consequências sanitárias quer do impacto económico. Desta forma importa desenvolver estratégias que possibilitem o funcionamento das estruturas produtivas, combatendo o congelamento económico e social enquanto consequências absolutamente nefastas no contexto pandémico. A Medicina Dentária, pela sua natureza, nomeadamente a produção de aerossóis, foi classificada como sendo uma atividade no topo do risco de aquisição/disseminação da doença por parte dos profissionais que a exercem. Muitos países suspenderam o exercício de Medicina Dentária como medida preventiva. Importa, pois, agora e na perspetiva de regresso criar mecanismos que permitam o exercício profissional em segurança. No entanto existe uma lacuna extensa sobre a própria definição de segurança no exercício profissional em Medicina Dentária no contexto SARS CoV 2 /Covid 19. O objetivo destas Normas de Orientação Clínica (NOC) foi compilar de forma sistematizada a evidência existente sobre esta temática e conferir a maior robustez possível à decisão clínica no pré per e pós consulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guerra, Fernando, António Duarte Mata, Alexandra Vinagre, Ana Luísa Costa, Andreia Luís Vieira, Carlos Falcão, Catarina Chaves, et al. COVID-19. Clinical GuidanceDentistry | Pediatric Dentistry Extension. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2110-4.

Full text
Abstract:
Em Dezembro de 2019, o mundo assistiu à emergência de uma zoonose provocada por um novo tipo de Corona vírus o SARS CoV 2. Esta infeção rapidamente evoluiu para uma disseminação pandémica com consequências pesadas em todos os planos civilizacionais. O SARS CoV 2 e a Covid 19 persistem presentemente sem previsões para a sua eliminação, com grande incerteza sobre a sua evolução e extensão quer das consequências sanitárias quer do impacto económico. Desta forma importa desenvolver estratégias que possibilitem o funcionamento das estruturas produtivas, combatendo o congelamento económico e social enquanto consequências absolutamente nefastas no contexto pandémico. A Medicina Dentária, pela sua natureza, nomeadamente a produção de aerossóis, foi classificada como sendo uma atividade no topo do risco de aquisição/disseminação da doença por parte dos profissionais que a exercem. Muitos países suspenderam o exercício de Medicina Dentária como medida preventiva. Importa, pois, agora e na perspetiva de regresso criar mecanismos que permitam o exercício profissional em segurança. No entanto existe uma lacuna extensa sobre a própria definição de segurança no exercício profissional em Medicina Dentária no contexto SARS CoV 2 /Covid 19. O objetivo destas Normas de Orientação Clínica (NOC) foi compilar de forma sistematizada a evidência existente sobre esta temática e conferir a maior robustez possível à decisão clínica no pré per e pós consulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Plano de emergência"

1

Acurcio, Paul Richard Marques, Luã Francisco Rangel Carneiro, Wesley Lopes de Oliveira Martins, Vitor Menezes Moura, and Roberto Machado Corrêa. "O PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DO CENTRO DE TECNOLOGIA." In Engenharia: criação, construção e manutenção. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210704434.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira Dias, José António. "Proteção de pessoas e bens: capacidades atuais e futuras." In Estudos Cindínicos, 137–60. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança e Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-9-3_9_5.

Full text
Abstract:
A atuação do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM deve assegurar estudos e medidas preventivas para os riscos identificados no Plano Regional de Emergência da RAM, certificando a resiliência da RAM em situações de acidente ou catástrofe. Deve assegurar, ainda, o levantamento de capacidade de resposta, vulnerabilidades, planos de resposta adequada e de forma coordenada, certificando-se que o socorro é o adequado e realizado com rapidez, objetividade e flexibilidade. Por fim, deve garantir o apoio das Forças Armadas nas missões de proteção civil. O Serviço Regional pretende afirmar-se como um Serviço de Proteção Civil Moderno, Eficiente, Eficaz e Participativo, uma visão sustentada pelos objetivos de aumentar a cultura de Proteção Civil da população da RAM, aperfeiçoar as capacidades de Comando, Controle e Comunicações (C3) das ações de Proteção Civil, prestar socorro eficaz e eficiente, em todas as suas dimensões, adequado à RAM, reforçar a capacidade de prevenção e preparação da população e dos agentes de proteção civil através do fortalecimento da formação, sensibilização, articulação e coordenação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha, Othon José. "O plano de ação de emergência como ferramenta para redução dos riscos de desastres provocados por rupturas de barragens no Brasil e sua relação com os planos de contingência da defesa civil." In Educação para a Redução dos Riscos, 111–28. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2018. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54295-1-6_2_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Plano de emergência"

1

Luiz Filipe Venturi Vianna and Terezinha Espósito. "Análises por Árvores de Eventos aplicadas em Planos de Ação de Emergência de Barragens: Auxílio ao Processo de Tomada de Decisão." In VII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens. São Paulo, SP, Brasil: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/gj-10-0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography