To see the other types of publications on this topic, follow the link: Plano de emergência.

Journal articles on the topic 'Plano de emergência'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Plano de emergência.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pereira, Flávio Godinho, Paulo Henrique Camargos Firme, and João Paulo Vieira Cotta. "Plano de Ação de Emergência de barragens de mineração: evolução, conceito e discussões." Territorium, no. 28(I) (December 15, 2020): 53–66. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_28-1_4.

Full text
Abstract:
A incidência de desastres relacionados à barragens de mineração tem provocado a revisão e a publicação de novas normas para a área. Dentre os instrumentos de promoção da segurança de barragens, o Plano de Ação de Emergência tem ganhado grande relevância. A correta compreensão sobre o conceito garante a efetividade em sua aplicação. Com esse objetivo, o presente artigo foi elaborado. Por meio da aplicação do método indutivo e comparativo, buscou-se entender a evolução da atividade no estado de Minas Gerais bem como da evolução das normas e regras relacionadas aliada ao conceito e aplicação em guias e manuais de referência. Dessa forma, foram debatidas questões relacionadas à evolução da política de segurança de barragens no Brasil com destaque para o estado de Minas Gerais além da relação entre proteção e defesa civil, barragens e os planos de ação de emergência. Assim, chegou-se a proposta de um simples conceito de aplicação desse tão importante instrumento voltado para o direcionamento e integração das respostas a emergências por parte dos empreendedores e órgãos públicos de proteção e defesa civil nos eventos envolvendo barragens de mineração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barros, Larissa de Castro, and Argentino José Braga Bueno. "GESTÃO DE EMERGÊNCIA EM AERÓDROMOS." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 1 (March 4, 2019): 157–70. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i1.124.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a logística de desinterdição de pista por salvamento e remoção de aeronaves acidentadas. Tal abordagem se faz necessária porque o estudo e regulamentação dos procedimentos de gestão de aeródromos, no caso de desinterdição de pista, são limitados no Brasil. O objetivo deste estudo é definir a logística de procedimentos e recursos a serem adotados nesta situação atípica no Plano de Emergência de Aeródromos. Este propósito será alcançado mediante uma pesquisa qualitativa, adotando como metodologia científica a pesquisa-ação, com posterior análise junto à fundamentação teórica. A análise comprovou que a existência de um “recovery kit”, bem como um mapeamento de caminhão munck, reduziria o tempo para a liberação da pista e melhoraria a logística nos procedimentos dessa atividade, na medida em que facilitaria o planejamento e o dimensionamento correto, dos recursos, do pessoal e dos meios de transporte a serem utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

OLIVEIRA, FRANCISCO DAS CHAGAS, EUGÊNIO CELSO EMÉRITO ARAÚJO, LÚCIO FLAVO LOPES VASCONCELOS, and ÉDSON BASÍLIO SOARES. "Métodos para acelerar a germinação de sementes de Bacuri (Platonia insignis Mart.)." Revista Brasileira de Fruticultura 24, no. 1 (April 2002): 151–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452002000100033.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve o objetivo de avaliar métodos para acelerar a germinação de sementes de bacuri (Platonia insignis Mart.), e foi conduzido no laboratório de Fisiologia Vegetal e na Câmara de Nebulização da Embrapa Meio-Norte, Teresina-PI. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, constituído por dez tratamentos e quatro repetições, sendo a unidade experimental constituída por dez sementes. Foram testados os seguintes tratamentos: testemunha (T1); remoção do tegumento da semente (T2); remoção do meristema fundamental cortical por meio de cortes em planos perpendiculares ao plano dorsal/ventral, nos dois lados da semente, sem atingir o meristema fundamental medular (T3); T3 mais a remoção do meristema fundamental cortical por meio de cortes em planos paralelos ao plano dorsal/ventral, na região dorsal, sem atingir o meristema fundamental medular (T4); T3 e T4 mantidos em água a 40ºC por vinte minutos (T5 e T6); T3 e T4 mantidos em etanol 80% por cinco minutos (T7 e T8); T3 e T4 mantidos em acetona 80% por cinco minutos (T9 e T10). As variáveis estudadas foram a percentagem de emergência da radícula aos 14; 21; 28 e 35 dias após a semeadura e o índice de velocidade de emergência da radícula (IVE), no 35º dia após a semeadura. As sementes submetidas aos tratamentos T2, T3, T4, T5 e T6 apresentaram 72,5%, 65,0%, 72,5%, 52,5% e 67,5% de emergência, respectivamente, aos 14 dias, sendo superiores (p<0,05) aos demais tratamentos. Todos os tratamentos foram superiores (p<0,05) à testemunha aos 21 dias (35,0%) e não houve diferença significativa entre os tratamentos com 28 e 35 dias. Os tratamentos T2, T3, T4, T5 e T6 apresentaram IVE de 0,59; 0,57; 0,61; 0,54 e 0,59, respectivamente, superando (p<0,05) os demais tratamentos, os quais não diferiram da testemunha (0,36). Diante disto, recomenda-se, para acelerar a emergência de radículas, efetuar dois cortes laterais ao plano dorsal/ventral da semente, por se tratar de um método simples e mais econômico, o que poderá possibilitar redução no tempo e nos custos de formação de mudas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medeiros, Maria Olívia Sobral Fraga de, Mariana do Valle Meira, Jacilene Santiago do Nascimento Trindade dos Santos, Larissa Chaves Pedreira, Anelise Coelho da Fonseca, and Rudval Souza da Silva. "Cuidados paliativos na emergência: revisão integrativa." Revista Bioética 29, no. 2 (June 2021): 416–26. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422021292479.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do artigo é conhecer a abordagem de equipes de emergência à assistência de pacientes com doença crônica avançada, na perspectiva dos cuidados paliativos. O texto traz resultados de revisão integrativa que buscou artigos em cinco bases de dados, utilizando os descritores “serviços médicos de emergência”, “equipe de assistência ao paciente”, “atitude do pessoal de saúde” e “cuidados paliativos”. Inicialmente, foram identificadas 12.290 publicações, reduzidas, após análise, a uma amostra final de 26 artigos. Entre as principais medidas mencionadas na literatura para levar os cuidados paliativos à emergência, estão: plano de cuidados individualizado e flexível; gestão de redes; acesso à equipe de cuidados paliativos; comunicação empática; identificação dos pacientes elegíveis; e controle de sintomas. Conclui-se que as equipes de emergência precisam reconhecer a importância dos cuidados paliativos nesse serviço, redirecionando o cuidado concentrado em “salvar vidas” para um cuidado que preserve a dignidade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Funari, Pedro Paulo. "Desaparecimento e emergência dos grupos subordinados na arqueologia brasileira." Horizontes Antropológicos 8, no. 18 (December 2002): 131–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832002000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo trata das maneiras como a subordinação foi deixada em segundo plano na interpretação da evidência, tanto na Arqueologia histórica como pré-histórica, e das mudanças recentes, menos restritas, na disciplina no Brasil e como a identidade nacional foi marcada pelo estudo da cultura material e sua apresentação. Trata-se do discurso imperial sobre as origens da civilização, seguido de um estudo do ocaso da Arqueologia imperial e das primeiras décadas do século XX, assim como da Arqueologia acadêmica, a partir da década de 1940.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vartuli Cordeiro e Silva, Victor, and Elcio Nacur Rezende. "Responsabilidade Civil das Mineradoras por Inobservância de Medidas Cautelares de Evacuação de Zonas Urbanas em Caso de Rompimento de Barragens de Rejeitos." Prim Facie 16, no. 31 (June 15, 2017): 01–28. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n31.28754.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é analisar a efetividade da aplicação da responsabilidade civil ambiental quando da inobservância do plano de ação de emergência em caso de rompimento de barragens de rejeitos. Utiliza-se da metodologia dedutiva no tocante à pesquisa bibliográfica e análise doutrinária. O trabalho passa pela conceituação de barragem bem como análise da lei 12.334/2010 no que concerne a elaboração do plano de ação de emergência. Posteriormente trata dos princípios da responsabilidade civil ambiental e de sua aplicação nos casos de rompimento de barragens. Tem como resultado a necessidade de se aplicar normas capazes de persuadir o empreendedor minerário a cumprir com a obrigação de implementar medidas cautelares para evacuação de zonas urbanas em caso de rompimento de barragens de rejeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Elielson Rodrigues da, Rayssa Stéfani Sousa Alves, Elzicléa de Oliveira Silva, Kelly Cristina dos Santos, Franciane dos Santos Lima, Maria Juliana dos Santos Feitosa, Luciano Crispim da Rocha, and Álan Daniel Barbosa Silva. "Gestão hospitalar: Aplicação do ciclo PDCA como estratégia de combate da COVID-19 em unidades de urgência e emergência." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 19, 2021): e37910110652. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.10652.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo compreender as etapas do Ciclo PDCA como plano de enfrentamento da COVID-19 em Unidades de Urgência e Emergência. Trata – se de uma revisão integrativa de literatura, realizado por meio da busca de artigos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os critérios de inclusão compreendem pesquisas de revisão da literatura disponíveis nos bancos de dados descritos, compreendidos entre os anos de 2010 a 2020. Os critérios de exclusão, foram artigos duplicados, incompletos, resumos, resenhas, debates, relato de experiência e artigos indisponíveis na íntegra. Para o levantamento dos dados foram analisados 09 artigos científicos e 03 estudos referentes à entidades de saúde. Os resultados apresentam as etapas do ciclo PDCA sendo, planejar, executar, verificar e agir. Com ênfase na contextualização da implementação do ciclo PDCA como plano de redução dos casos de COVID-19 nos serviços de urgência e emergência, revela – se, que a falta de informação da população sobre quando utilizar dos serviços de urgência e emergência, vem sendo uma grande dificuldade para os profissionais em tempos de pandemia, resultando em aglomerações nas referidas unidades e sobrecarga do sistema. Concluímos que o ciclo PDCA pode ser aplicável aos mais diversos tipos de organizações inclusive nos serviços de urgência e emergência, possibilitando a redução da alta demanda da população aos serviços de alta complexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pitkin, Hanna Fenichel. "Representação: palavras, instituições e idéias." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 67 (2006): 15–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64452006000200003.

Full text
Abstract:
Em argumento reconstrutivo, baseado em abordagem própria à filosofia da linguagem, a autora lança mão das transformações seculares nos usos da fala, nas cristalizações ideológicas no plano da filosofia política e nas práticas históricas de representação política para mostrar a emergência das feições distintivas da representação moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Mario Theophilo da Rocha, Marcos Vinicius de Castro Silva, and Telma Abdalla de Oliveira Cardoso. "Incident Command System and risk communication: reflections from nuclear emergencies." Saúde em Debate 44, spe2 (July 2020): 98–114. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042020e207i.

Full text
Abstract:
RESUMO Usinas nucleares são projetadas com sistemas dedicados a oferecer um alto grau de proteção aos seus trabalhadores, à população e ao meio ambiente. Entre os níveis de proteção da população e do meio ambiente, encontra-se o plano de emergência nuclear. Este plano deve conter um segmento específico relacionado com o gerenciamento da comunicação de risco à população. Historicamente, técnicas de comunicação de risco surgiram para minimizar danos às pessoas, por meio de estratégias de controle de pânico da população. Entretanto, essa questão atualmente é pouco desenvolvida no Brasil na área de segurança nuclear. Dessa forma, este trabalho visou estabelecer uma proposta inicial no uso da teoria de Sistema de Comando de Incidentes como estratégia de gerenciamento da comunicação de risco em caso de acidentes na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barreto Silva, Marcel Vieira. "O plano-sequência seriado: A imersão realista na ficção televisiva contemporânea." Revista ECO-Pós 24, no. 1 (September 14, 2021): 235–56. http://dx.doi.org/10.29146/ecopos.v24i1.27405.

Full text
Abstract:
O plano-sequência representou um importante método de organização da mise-en-scène cinematográfica, sobretudo dentro da tradição realista, e sua prática foi largamente analisada sob a ótica dessa importância. Dentro dos estudos de cinema, as pesquisas sobre o plano-sequência remontam à segunda metade do século XX, com a sua emergência enquanto categoria estética no Neorrealismo Italiano dos anos 1940-50 – trajetória descrita por autores como Bazin (2014), Xavier (2005) e Bordwell (2008). Nosso objetivo neste artigo, todavia, é discutir aspectos teóricos e analíticos do uso do plano-sequência, agora em séries televisivas contemporâneas, observando as suas possibilidades estilísticas em séries como True Detective, Louie e Sob Pressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Muniz, Tiago Silva Alves, and Alejandra Saladino. "MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA." Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia 19, no. 1 (September 10, 2021): 39. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v19i1.9009.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa refletir sobre o papel dos museus no presente e no futuro sobre diferentes noções de patrimônio e sustentabilidade. Considerando a função educativa dos museus, nos interrogamos sobre o papel dessas entidades no debate e na implantação de medidas e práticas de mitigação e/ou contenção dos danos decorrentes desse processo voltado para ações sustentáveis. Nosso objetivo é discutir sobre diretrizes e ações adotadas pelos museus com vistas a auxiliar no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, levando em consideração as realidades locais. O recorte da análise está centrado nos museus da cidade do Rio de Janeiro e o levantamento de dados partiu da plataforma Museus BR, do Instituto Brasileiro de Museus. Os resultados apontam compromisso com a sustentabilidade na forma de elaboração e implantação de ações socioambientais junto ao plano museológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souza, M. C., R. A. Pitelli, L. D. Simi, and M. C. J. Oliveira. "Emergência de Bidens pilosa em diferentes profundidades de semeadura." Planta Daninha 27, no. 1 (March 2009): 29–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582009000100005.

Full text
Abstract:
Bidens pilosa é uma das mais importantes plantas daninhas que ocorrem em lavouras anuais e perenes da região Centro-Sul do Brasil. A grande capacidade de produção de aquênios é uma das suas principais estratégias de sobrevivência, e o conhecimento das condições fundamentais para germinação e emergência das plântulas é essencial para predição do crescimento populacional e para a elaboração de plano de manejo de suas infestações e de seus biótipos resistentes aos herbicidas. Foram conduzidos ensaios em condições de casa de vegetação, onde foi avaliada a emergência de aquênios de B. pilosa em diferentes profundidades (0, 1, 2, 3, 4 e 5 cm). Os experimentos foram conduzidos nos meses de maio, agosto e novembro de 2006 e em março de 2007. Os resultados mostraram que a emergência de plântulas de picão-preto foi bastante afetada pela localização do aquênio no perfil do solo, ocorrendo expressiva redução a partir de 2 cm de profundidade. Essa característica da biologia reprodutiva do picão-preto é importante para a formação de densos bancos de sementes em solos submetidos ao preparo convencional, onde grande parte da chuva de sementes é nele incorporada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Vieira, Ligia Ribeiro, and Cristiane Derani. "OS DIREITOS HUMANOS E A EMERGÊNCIA DAS CATÁSTROFES AMBIENTAIS: uma relação necessária." Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 11, no. 22 (August 26, 2015): 143. http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v11i22.443.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a questão da relação entre as catástrofes ambientais e os direitos humanos, propugnando pela construção de um direito dos desastres sob uma ótica humanista. Para tanto, estuda, primeiramente, o que seria o conceito de catástrofe, principalmente sob a perspectiva da justiça ambiental. Em um segundo momento demonstra a relação limitada entre os desastres ambientais e os direitos humanos no plano internacional, ressaltando a importância de se considerar o meio ambiente como um direito humano para que esse vínculo seja estabelecido. E por fim, analisa a importância do desenvolvimento de um direito dos desastres que inclua em todas as suas fases a garantia e a proteção aos direitos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Tieppo, Thais Cristina, and Liane da Silva Bueno. "PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO: UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO PLANO DE EMERGÊNCIA DO BLOCO D DA UNIARP." IGNIS: Periódico Científico de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Tecnologia de Informação 8, no. 3 (2019): 2–19. http://dx.doi.org/10.29327/223085.8.3-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Cordeiro, Carol Cardoso Moura, and Margarida Marchetto. "Plano de Evacuação em Edifícios Residenciais para Casos de Incêndio." E&S Engineering and Science 5, no. 2 (November 23, 2016): 42–53. http://dx.doi.org/10.18607/es201654348.

Full text
Abstract:
Neste trabalho será apresentado um plano de evacuação em edifícios residenciais, cujo objetivo é observar o procedimento a seguir em caso de emergência causada por incêndio. Através de levantamentos bibliográficos, foram extraídas informações relevantes para a elaboração de um planejamento com finalidade de minimizar os riscos iminentes a vida e integridade física dos moradores com o fim de garantir a sua retirada de maneira mais segura possível. Para efetiva eficiência do plano de evacuação, é fundamental que as pessoas envolvidas o conheçam e estejam treinadas para tal. Além disso, é necessário que a edificação seja composta dos elementos de prevenção e combate a incêndio calcadas nas normas vigentes. Como resultado, será apresentado um Plano de Evacuação, descrevendo suas etapas e contemplando os moradores e colaboradores de um edifício residencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Felipe Montiel da, Leonel Pires Ohlweiler, and Júlia Dutra De Carvalho. "Eurocentrismo e redução da crítica ao plano simbólico." Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais 11, no. 1 (August 14, 2021): 131. http://dx.doi.org/10.51359/2179-7501.2021.248019.

Full text
Abstract:
O estudo investiga como o eurocentrismo estimula que a crítica decolonial aos conflitos sócio-raciais seja reduzida ao plano simbólico. Para alcançar o objetivo a investigação adotou a interdisciplinaridade como método, utilizando delineamento bibliográfico para coleta de dados. Os resultados indicam que os genocídios perpetrados ao longo da colonial-modernidade constituíram a Europa e a centralidade euro-ocidental, permitindo que as suas simbolizações sobre a realidade não fossem consideradas formas simbólicas específicas, mas, sim, abstratas e, portanto, universais de integração do real. O estudo concluiu que embora a crítica ao eurocentrismo seja capaz de identificar os genocídios/epistemicídios que o constituem, isto é, conclua que a centralidade da simbologia ocidental reside na força e não na sofisticação das suas representações sobre a realidade, é preciso que a teoria decolonial não apenas reivindique saberes insurgentes, mas legitime o uso revolucionário do padrão de força que garantiu a emergência e garante a reprodução do eurocentrismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, Mario Theophilo da Rocha, Marcos Vinicius de Castro Silva, and Telma Abdalla de Oliveira Cardoso. "Sistema de Comando de Incidentes e comunicação de risco: reflexões a partir das emergências nucleares." Saúde em Debate 44, spe2 (July 2020): 98–114. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042020e207.

Full text
Abstract:
RESUMO Usinas nucleares são projetadas com sistemas dedicados a oferecer um alto grau de proteção aos seus trabalhadores, à população e ao meio ambiente. Entre os níveis de proteção da população e do meio ambiente, encontra-se o plano de emergência nuclear. Este plano deve conter um segmento específico relacionado com o gerenciamento da comunicação de risco à população. Historicamente, técnicas de comunicação de risco surgiram para minimizar danos às pessoas, por meio de estratégias de controle de pânico da população. Entretanto, essa questão atualmente é pouco desenvolvida no Brasil na área de segurança nuclear. Dessa forma, este trabalho visou estabelecer uma proposta inicial no uso da teoria de Sistema de Comando de Incidentes como estratégia de gerenciamento da comunicação de risco em caso de acidentes na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Francisco, Prof Me Fernando Rodrigues, and Prof Dr Maurilio Alves Rodrigues. "Os leigos nas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 80 (March 25, 2013): 85. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i80.14406.

Full text
Abstract:
Desde a criação do Plano de Emergência em 1962, às vésperas do Concílio Vaticano II, a Igreja no Brasil tem trabalhado para preparar padres, religiosos e leigos para a renovação da própria Igreja. Com as novidades trazidas pelos documentos do Vaticano II e pelas conclusões das Assembleias das Conferências Episcopais Latino-Americanas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se abre para uma inserção mais significativa dos leigos na vida e na missão da Igreja. Esta participação ativa dos leigos se fará presente em todos os documentos de ação pastoral da Igreja, passando pelos Planos da Pastoral de Conjunto, chegando até as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima Neto, Fernando. "Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância." Sociologias 21, no. 51 (August 2019): 306–31. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-0215114.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo explora uma dimensão específica do desenvolvimento recente da sociedade civil no Brasil: o campo das ONGs. A formação desse campo é apresentada como consequência não intencional da aproximação de ativistas católicos com ideologias de esquerda, em meados do século XX. A noção de sociogênese permite articular o plano macroestrutural de formação do campo das ONGs no Brasil ao plano biográfico de um dos seus principais atores, Herbert de Souza, conhecido popularmente como Betinho. Sustento que existe uma relação de forte correspondência entre esses dois planos. A biografia de Betinho sintetiza, em um plano individual, boa parte das transformações que estiveram subjacentes à emergência do campo das ONGs no Brasil: (i) a aproximação e o posterior afastamento entre religião e política, (ii) a diversificação das pautas e agendas de reivindicação e (iii) a reinvenção de laços de emoção com a política fora das arenas convencionais de representação. A trajetória de Betinho individualiza e imprime contornos carnais a transformações estruturais profundas na vida política nacional, tanto no que diz respeito a suas instituições quanto à cultura política. A formação do campo das ONGs foi um resultado não programado desse processo e possui relações umbilicais com a formação do ativismo político de Betinho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Elizete de Oliveira. "Interfaces entre a política habitacional e o plano diretor participativo na metrópole Fortaleza-CE." Sociedade & Natureza 25, no. 3 (December 2013): 485–501. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000300004.

Full text
Abstract:
A questão habitacional aparece como elemento fundamental para compreender os processos de produção, apropriação e consumo do espaço urbano, lançando luz nas relações entre a segregação socioespacial e a especulação imobiliária que presidem a estruturação das cidades brasileiras. Este trabalho propõe-se a discutir as interfaces entre o Plano Diretor Participativo de Fortaleza (PDPFor) e a Política Municipal de Habitação (PHIS), visando contribuir para a reflexão da importância da integração das políticas urbana e habitacional. O texto estrutura-se em três partes: a primeira discute o contexto de emergência da "nova geração" de planos diretores no Brasil; a segunda reconstitui os processos de elaboração do PDPFor e da PHIS; e a terceira levanta um questionamento quanto ao diálogo entre as políticas urbana e habitacional, a partir da análise do conteúdo da PHIS e do capítulo da política de habitação do PDPFor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bueno, Flávia Thedim Costa. "Vigilância e resposta em saúde no plano regional: um estudo preliminar do caso da febre do Zika vírus." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 7 (July 2017): 2305–14. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.07012017.

Full text
Abstract:
Resumo Apesar de ser conhecido desde os anos 50, o Zika vírus não havia despertado interesse da comunidade internacional. Entre 2015 e 2016, o vírus se alastrou pelo Brasil com a suspeita de que o aumento de casos de distúrbios neurológicos poderia ter vínculos com a infecção, configurando uma Emergência Nacional de Saúde Pública em novembro de 2015. Em 1º de fevereiro de 2016, a OMS declarou esta suspeita como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), deflagrando resposta conforme o Regulamento Sanitário Internacional (2005). O Zika está presente também em quase todos os países da América do Sul. Nesse sentido, organizações internacionais como a OPAS/OMS, Unasul e Mercosul estão desenvolvendo ações de resposta à epidemia. O objetivo deste artigo é analisar criticamente as respostas regional sul-americana e brasileira de fevereiro a setembro de 2016 com relação à esta declaração de ESPII, utilizando metodologia qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico e análise documental. Nesse contexto, a OPAS/OMS teve atuação destacada em relação às demais organizações. Além disso, a conjuntura política da região parece ter papel importante na instabilidade do Mercosul e da Unasul, o que pode afetar sua capacidade e efetividade de resposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Carvalho Junior, José Roberto Abreu de, and Marco Aurelio Marques Ferreira. "PÓS-NOVA GESTÃO PÚBLICA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 14, no. 1 (June 22, 2021): 167. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v14e12021167-193.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é verificar a presença da Pós-Nova Gestão Pública (Pós-NGP) na gestão educacional pública brasileira, um setor historicamente caracterizado por problemas crônicos e estruturais. Analisa-se o planejamento estratégico da educação profissional por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de quatro Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). Utilizou-se como métodos um checklist, uma análise textual e uma investigação interpretativa para associar os objetivos definidos no planejamento estratégico dos Ifets com as tendências da Pós-NGP. Os resultados sugerem a presença da Pós-NGP na gestão educacional brasileira, indicando a emergência do fenômeno. No entanto, a percebida ausência de um plano prático de implementação dos objetivos estratégicos pode ameaçar a institucionalização dos pressupostos da Pós-NGP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Neto, Luísa. "A (nova) dimensão processual da autonomia pessoal." Revista Jurídica da Presidência 22, no. 127 (September 29, 2020): 238. http://dx.doi.org/10.20499/2236-3645.rjp2020v22e127-2303.

Full text
Abstract:
São discutidas as implicações das novas aplicações (neuro)científicas e as novas questões colocadas às relações entre a autonomia e a garantia dos direitos fundamentais em contexto processual, que se pretendem equacionar no contexto de um Estado de Direito Democrático. Assim, com suporte em revisão bibliográfica e em pesquisa científica interdisciplinar, avança-se para a discussão da aplicação dos conceitos e princípios jurídicos tradicionais à emergência de novas questões científicas que no plano processual reclamam solução teórico-prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Jardim, José Maria. "A produção de conhecimento arquivístico: perspectivas internacionais e o caso brasileiro (1990-1995)." Ciência da Informação 27, no. 3 (September 1998): 243–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651998000300001.

Full text
Abstract:
As transformações em curso na produção e uso da informação vêm promovendo a emergência de novas possibilidades na gestão da informação arquivística, na configuração da arquivologia como campo de conhecimento e na atuação do arquivista. No plano internacional, estas tendências são identificadas em variadas escolas de pensamento arquivístico. Pesquisa realizada a partir de artigos publicados no Brasil, no período 1990-1995, sugere demandas para a ampliação e difusão do conhecimento na área, em consonância com as tendências observadas internacionalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ricci, Natalia Aquaroni, Fábio da Silva Wanderley, Marilda Siriani de Oliveira, and José Rubens Rebelatto. "O hospital-escola de São Carlos: análise do funcionamento por meio da satisfação dos usuários." Ciência & Saúde Coletiva 16, suppl 1 (2011): 1125–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000700044.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é avaliar a satisfação dos usuários com o hospital-escola de São Carlos nos seis primeiros meses de funcionamento. Amostra é composta por 137 usuários divididos pelo serviço utilizado (internação hospitalar, internação domiciliar, emergência SAMU, emergência demanda espontânea e acolhimento) no hospital. Os usuários foram entrevistados quanto ao perfil sociodemográfico e clínico e avaliação da satisfação com o hospital. A maioria dos usuários era do sexo feminino e na faixa etária de 18 a 45 anos. Os usuários ficaram "muito satisfeitos" (46,2%) com a agilidade no atendimento e com a equipe (52,6%). 59,2% dos usuários ficaram muito satisfeitos com o hospital e 68,6% o consideraram melhor do que imaginavam. Não houve diferença entre serviços na satisfação com a agilidade, ambiente físico e equipe. Houve menor "esclarecimento sobre a saúde" no acolhimento em relação à internação hospitalar e domiciliar (p<0,05). Os usuários da internação hospitalar apresentaram maior satisfação e melhor expectativa do que o acolhimento e emergência SAMU (p<0,05). As características do perfil do usuário com diferenças estatísticas quanto à satisfação foram "a cor da pele" e "plano de saúde". O estudo demonstra que a adoção do modelo de assistência humanizada à saúde, como a proposta do hospital-escola, resulta em satisfação dos seus usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Macedo, Giselle Pinto de Oliveira Sá, and Maria D'Innocenzo. "Satisfação da qualidade de atendimento em um Pronto-Socorro Infantil." Acta Paulista de Enfermagem 30, no. 6 (December 2017): 635–43. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700092.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Avaliar o índice de satisfação do acompanhante do paciente pediátrico com relação à qualidade do atendimento prestado em um serviço de emergência. Métodos: Pesquisa transversal e descritiva desenvolvida em um Pronto-Socorro Infantil de um hospital universitário, com a participação de 300 acompanhantes dos pacientes pediátricos. Utilizou-se um instrumento validado oferecido aos familiares para avaliar a qualidade do serviço de emergência. Resultados: Os acompanhantes dos pacientes pediátricos demonstraram satisfação com a qualidade de atendimento prestado pelo Pronto-Socorro Infantil. Registrou-se diferença estatística significativa (p<0,05) quanto ao índice de satisfação manifestado pelos familiares das crianças diagnosticadas com doenças dermatológicas, que receberam medicações administradas pela via retal e que procuraram o serviço por considerarem-no como referência ou por não possuírem plano de saúde. Conclusão: Os familiares pesquisados encontram-se satisfeitos no que se refere à qualidade de atendimento prestado às suas crianças no serviço de pronto-socorro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Carvalho, Maria-Irene, Carla Pinto, Jorge Lopes-da-Costa, Cristina Duarte, and Ana-Paula Garcia. "Repensar o Serviço Social em tempo de crise económica e financeira em Portugal." Trabajo Social Global-Global Social Work 7, no. 12 (June 23, 2017): 120–45. http://dx.doi.org/10.30827/tsg-gsw.v7i12.5339.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como finalidade contextualizar as transformações da política social na área da ação social e na área da saúde em tempo de crise económica e financeira e de intervenção do fundo monetário internacional, do banco mundial e do banco central europeu (Troika), em Portugal nos últimos quatro anos. Analisamos o programa de emergência social que substituiu o plano nacional de ação para a inclusão e a evolução da implementação da rede nacional de cuidados continuados integrados. A partir destas evidências refletimos sobre os outcomes destas transformações no Serviço Social, evidenciando os aspetos negativos e os desafios para a categoria profissional. Para atingir os objetivos optamos pela análise de documentos, dados estatísticos e estudos efetuados nestes últimos anos sobre esta temática. Consideramos que num contexto de escassez de recursos e de orientação da intervenção para a emergência, o Serviço Social é desafiado a repensar-se como profissão sociopolítica tendo em conta a temporalidade da intervenção, a alocação de recursos e a formação dos profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Barbosa, Antenor Pereira, and Paulo de Tarso Barbosa Sampaio. "Efeitos da profundidade de semeadura e posição da semente na germinação e formação da haste das mudas de cedrorana (Cedrelinga catenaeformis DUCKE)." Acta Amazonica 20 (1990): 3–10. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921990201010.

Full text
Abstract:
Foram estudados os efeitos da profundidade de semeadura e da posição da semente no ato do semeio sobre a porcentagem de germinação, índice de velocidade de emergência e formação de haste das mudas de cedrorana (Cedrelinga catenaeformis Ducke). Foram analisadas duas profundidades de semeadura e três posições de semeio das sementes. O tratamento de 2 cm de profundidade e na posição natural de queda das sementes sobre um plano proporcionou melhores resultados para abreviar, uniformizar, aumentar a germinação e formar mudas com a haste reta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Carmo, Dilce Rejane Peres do, Janete Severo de Carvalho, Marcielle Toaldo da Silva, Liziane Umman, Diego Volcato Zasso, Mara Matiuzzi Kunzler, and Daiana Foggiato de Siqueira. "Plano de resposta de um Gabinete de Prevenção e Enfrentamento à COVID-19: Relato de experiência." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 21, 2020): e25391210977. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10977.

Full text
Abstract:
Incluir o resumo. O plano de resposta é o resultado das ações e requer estratégias sistêmicas e integradas que apoiem, acolham e orientem as pessoas, as famílias e a sociedade no compartilhamento de responsabilidades no cuidado de si e do outro. Tem-se como objetivo relatar a experiência profissional na construção de um plano de resposta de um Gabinete de Prevenção e Enfrentamento à COVID-19. Trata-se de um relato de experiência profissional sobre a construção de um plano de resposta do Gabinete de um município do interior do Estado do Rio grande do Sul. A gestão municipal a partir da criação do Gabinete, cria, implanta e implementa ações de enfrentamento a pandemia do novo coronavirus responsável pela COVID 19. Estas ações, por meio da utilização de um sistema de coordenação pré-definido permitiu uma articulação adequada e melhor aproveitamento dos recursos e otimização dos resultados. Diante das respostas apresentadas, além de permitir que a comunidade em geral conheça o passo a passo de um município diante de uma emergência em saúde publica, possibilita o fortalecimento das ações para além desta pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Torres, José Henrique Rodrigues. "A ética no Direito." Filosofia e Educação 3, no. 1 (July 4, 2011): 37–50. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635468.

Full text
Abstract:
O artigo debate o alcance da conceituação de ética no campo social e na área jurídica. Analisa as transformações sociais e políticas da sociedade capitalista mundial e as peculiaridades dos movimentos sociais e políticos do Brasil recente. Destaca como fundamental desafio ético do Direito, diante da prevalência da ideologia capitalista dominante, a necessidade de aproximar o Direito da realidade social e garantir, no plano material, os direitos existentes no plano meramente formal. Debate a necessidade de formação dos agentes sociais e profissionais do Direito na compreensão da emergência histórica e identidade dos novos direitos sociais. Afirma que a base ideológica da política criminal da intolerância é sustentada pelo discurso econômico-transnacional, que concebeu o movimento de Lei e Ordem, que estabelece uma política de guerra aos inimigos, selecionados das classes subalternizadas, e mantém a opção por um estado de exceção permanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nascimento, Alexandre Ferreira do, and Suely Ferreira Deslandes. "A construção da agenda pública brasileira de enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil." Physis: Revista de Saúde Coletiva 26, no. 4 (October 2016): 1171–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312016000400006.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo analisa a emergência da questão social da violência sexual infanto-juvenil como problema público, sua inclusão e permanência na agenda formal das políticas nacionais nas décadas de 1990 e 2000. À luz de estudos sobre construção de agendas de políticas públicas e a partir da análise documental, o artigo contextualiza o amplo movimento de articulação e mobilização social da década de 1990, o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil como política pública intersetorial e a década de 2000 pautada pela sua implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ferreira, Dulcinéia De Fátima, Maria Carla Corrochano, Ana Paula Souza Brito, Debora Bergamini, Flávia Ginzel, and Caio Rennó José. "Como uma onda no mar: o jogo de forças entre regulação e emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação em Sorocaba - São Paulo." Crítica Educativa 2, no. 1 (August 17, 2016): 79. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v2i1.70.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo central realizar uma discussão em torno do jogo de força entre a regulação e a emancipação no processo de construção do Plano Municipal de Educação na cidade de Sorocaba. Mobilizados por um cenário político no qual forças conservadoras colocam em risco a nossa jovem democracia, buscamos discutir, à luz da perspectiva freireana, as possibilidades que nascem a partir de movimentos de participação democrática, tendo como foco de nosso estudo a emergência do Fórum Popular de Educação de Sorocaba. Através da análise do processo antidemocrático conduzido pelo executivo municipal e pelo Conselho Municipal de Educação durante a elaboração do Plano, identificamos que mesmo em um momento político marcado pelo autoritarismo e pela falta de diálogo, surgem forças contra-hegemônicas capazes não somente de resistir, mas de criar novas formas de participação, como a experiência cristalizada na constituição do Fórum Popular de Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Camargo, Daniela Arguilar, and Ricardo Hermany. "OS DESAFIOS DO FEDERALISMO MUNICIPALISTA FRENTE A CRISE MIGRATÓRIA VENEZUELANA: A COOPERAÇÃO INTERFEDERATIVA EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOLHIMENTO." Revista Jurídica Cesumar - Mestrado 20, no. 1 (April 30, 2020): 57–74. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2020v20n1p57-74.

Full text
Abstract:
Roraima é uma das principais portas de entrada para os venezuelanos, que enfrentam uma dramática crise humanitária. Esta onda migratória ocasionou aumento na prestação de serviços públicos que já estavam sobrecarregados. Uma das soluções foi a criação do Plano de Interiorização para realocar os sujeitos dentro do Brasil. O objetivo está em analisar a emergência/necessidade de um federalismo cooperativo municipalista. O problema reside na análise desse modelo e na criação do plano, observando se esses fatores contribuem para a efetivação de políticas públicas de acolhimento para migrantes e refugiados venezuelanos. A estrutura metodológica dedutiva e hermenêutica analisa a estrutura do estado federal cooperativo, a autonomia financeira e interdependência federativa; e a necessidade de efetivação de políticas públicas de acolhimento. Em conclusão aponta-se a cooperação como meio de consecução, bem como a criação de um fundo compensatório que minimizaria os gastos quando ocorressem ondas migratórias para o Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Fischer, Sandra, Natália Lago Adams, and Aline Vaz. "La mujer sin cabeza: fluxos estéticos e políticos no cinema argentino." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 48, no. 56 (July 18, 2021): 192–206. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.178321.

Full text
Abstract:
O artigo, situado no campo dos estudos contemporâneos de cinema, problematiza questões relativas ao cinema de fluxo tomado da forma como se apresenta no filme La mujer sin cabeza (2008), de Lucrecia Martel. Para tanto, discute e analisa na obra as estratégias adotadas para a colocação em quadro do contexto sociopolítico da Argentina neoliberal pós-ditaduras, verifica os efeitos de sentido produzidos por meio das homologações entre o plano do conteúdo fílmico e o plano da expressão cinematográfica, e trata das consequentes articulações estéticas e estésicas. Considerando o cinema como privilegiado campo do sintoma da sociedade em que se se encontra cronotopicamente inserido, conclui-se que o filme em tela, ao focalizar as miudezas do cotidiano e suas modulações sensíveis, sinaliza a emergência de um suposto Nuevo Cine Argentino – que tanto viabiliza a detecção de angústias e asfixias sociais, quanto oportuniza, potencialmente, revisões de paradigmas e conceitos pré-estabelecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Martins, Vaneila Ferreira, Leandra Ferreira Silva, Renata Tiago Souza, and Vania Moraes Ferreira. "A viabilidade da sistematização da assistência de enfermagem em serviço pediátrico: uma abordagem reflexiva." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 1 (January 11, 2013): 1540. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i1.23010.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva refletir a viabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem, processo de excelência do cuidar, em Unidade da Urgência e Emergência Pediátrica, considerando a vulnerabilidade do serviço, facilidades e dificuldades para implantação, exigência da Sistematização da Assistência de Enfermagem pelo Conselho Federal de Enfermagem, necessidade desse processo para o paciente e qualificação profissional do enfermeiro. Com base na leitura de publicações referentes aos temas e vivência das autoras, observou-se que ainda há entraves para seu direcionamento e efetivação, face à dependência de recursos (profissionais, materiais e equipamentos) e a dinâmica per se da Unidade de Urgência e Emergência. Considera-se que a viabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem, no contexto das etapas, vai do diagnóstico ao plano de cuidados (processo de enfermagem), vertentes de implantação, manutenção e aperfeiçoamentos, que estão condicionados à estrutura organizacional; estimativas iniciais sobre a vivência da equipe de enfermagem no setor em questão; disponibilidade destes profissionais para aderir a proposta e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes na perspectiva de um cuidado holístico (patologia, criança e família).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Teixeira, Luís Filipe B. "A RECONFIGURAÇÃO DA LITERATURA (FICÇÃO) NO CONTEXTO DOS NOVOS MÉDIAS (FICÇÃO, E-TEXTOS, HIPERTEXTO E VIDEOJOGOS: «MÁQUINAS LITERÁRIAS»?)." Revista de Estudos Literários 2 (April 30, 2012): 241–76. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_2_7.

Full text
Abstract:
Neste ensaio propomo-nos refletir sobre a (re)configuração da noção clássica de Literatura e de ficção literária à luz da evolução das tecnologias, até à emergência e consequente desenvolvimento da indústria videolúdica e dos jogos digitais. Será que a alteração da materialidade do(s) suporte(s), neste caso, do papel e do livro para os ecrãs do(s) computador(es) ou das televisões, altera ou mantém a possibilidade de, nalguns casos, de acordo com um certo tipo de narrativa e de género ludológico, continuarmos a falar de ficção e de Literatura? Em que medida a (i)materialidade algorítmica, ao desmaterializar e virtualizar o conteúdo de uma forma diversa do que acontece com o livro – desde logo, como se prefigura nos e-textos, hipertextos e cibertextos, alterando, igualmente, a literacia, bem como o modo de autoria, emissão e recepção -, mantém ou altera o que, até aqui, se designou por Literatura? Será que estamos no mesmo plano da alteração que se verificou aquando da fixação da oralidade pela escrita, isto é, da própria emergência da paradoxal (e contraditória nos termos) «literatura oral»?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pinto, L. A. Costa. "OS ESTUDOS SOCIAIS E A MUDANÇA SOCIAL NO BRASIL." Sociologia & Antropologia 2, no. 3 (June 2012): 279–305. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752012v2312.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste texto, o primeiro capítulo do relatório "As ciências sociais no Brasil" enviado à CAPES por Luiz Costa Pinto (em parceria com Edison Carneiro), o autor investiga as conexões históricas entre o processo de emergência, formação e crise das ciências sociais e o padrão de mudança social no Brasil. Embora este gênero intelectual - balanço da produção sociológica - tenha sido frequente nos anos 1950, o relato de Costa Pinto se destaca por colocar em primeiro plano as idas e vindas do processo de constituição das ciências sociais no país, mobilizando, para tal, o conceito de "marginalidade estrutural".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Costa, Elsa, Henrique Vicêncio, and Patrícia Pires. "Estudo do risco sísmico e de tsunamis do Algarve (ERST)." Territorium, no. 19 (December 1, 2012): 51–54. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_19_6.

Full text
Abstract:
O Estudo do Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve (ERSTA) teve como objectivo o conhecimento aprofundado do risco sísmico e de tsunamis na região e o desenvolvimento de um plano especial de emergência detalhado para estes riscos e, ainda, o desenvolvimento de políticas de prevenção e protecção adequadas para o Algarve. Com este Estudo pretendeu-se que todos os resultados técnico-científicos, que cobrem uma vasta gama de temas, desde a geração de sismos credíveis à estimativa dos danos dos elementos vulneráveis da sociedade, fossem implementados num simulador, que permitirá estimar e visualizar as previsões de danos, devidamente georreferenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Carvalho, Frederico Castro, and Idelvon Da Silva Poubel. "Emergência das questões ambientais na virada epistemológica: reflexões e tessituras sobre o sujeito da modernidade." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 10, no. 1 (March 30, 2015): 84–93. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1869.

Full text
Abstract:
Vários campos do conhecimento durante muito tempo se ativeram às discussões focadas no plano das relações sociais, às lutas de classe, às conseqüências oriundas do capitalismo e da industrialização em detrimento às questões ambientais, ou seja, sem considerar o ambiente nos quais essas relações eram e são tecidas. Dessa forma podemos refletir e pensar nas várias discussões acerca de como veio sendo construída e constituída as noções de “ambiental”, “ecologia”, e preocupações com o meio ambiente advindos dessa inquietação que se perpassa na atualidade – o “aquecimento global”, temática essa que se agiganta cada vez mais em todos os setores da sociedade. As considerações dos intelectuais contemporâneos têm se refletido sobre as relações sociedade e natureza na modernidade tardia e nas caracterizações de cientistas políticos e sociais sobre a evolução das políticas ambientais e suas conseqüências nos países industrializados e no Brasil. Sendo assim, a intenção deste estudo é discutir a estreita relação entre as questões ambientais e a sociedade, elencando questionamentos que possam suscitar temáticas alusivas à Educação Ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Karpinski, Cezar. "Política energética e construção de hidrelétricas na primeira metade do Século XX: reflexões sobre o caso paranaense." Antíteses 10, no. 20 (December 1, 2017): 961. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p921.

Full text
Abstract:
Neste artigo analiso algumas ações governamentais que legitimaram a constituição de uma política hidroenergética no estado do Paraná entre as décadas de 1940 e 1950. Dedico especial atenção ao início das projeções e construções de hidrelétricas no rio Iguaçu, especialmente a história da instalação da Hidrelétrica Caiacanga, primeira a ser instalada no curso deste rio. Utilizando o discurso como categoria analítica, procuro refletir sobre a emergência do modelo energético que culminou com a construção de cinco hidrelétricas no rio Iguaçu entre as décadas de 1970 e 2000. A análise da construção da Usina do Caiacanga deslinda um processo histórico que nos remete a projetos elaborados no início do Século XX, suas formas tecnológicas e o papel que ocupam os rios e suas quedas d’água nos planos governamentais. As fontes utilizadas foram Mensagens de Governo, o Plano Hidro-energético Paranaense de 1949 e um Relatório Técnico publicado em 1951 no Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Karpinski, Cezar. "Política energética e construção de hidrelétricas na primeira metade do Século XX: reflexões sobre o caso paranaense." Antíteses 10, no. 20 (December 1, 2017): 961. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p961.

Full text
Abstract:
Neste artigo analiso algumas ações governamentais que legitimaram a constituição de uma política hidroenergética no estado do Paraná entre as décadas de 1940 e 1950. Dedico especial atenção ao início das projeções e construções de hidrelétricas no rio Iguaçu, especialmente a história da instalação da Hidrelétrica Caiacanga, primeira a ser instalada no curso deste rio. Utilizando o discurso como categoria analítica, procuro refletir sobre a emergência do modelo energético que culminou com a construção de cinco hidrelétricas no rio Iguaçu entre as décadas de 1970 e 2000. A análise da construção da Usina do Caiacanga deslinda um processo histórico que nos remete a projetos elaborados no início do Século XX, suas formas tecnológicas e o papel que ocupam os rios e suas quedas d’água nos planos governamentais. As fontes utilizadas foram Mensagens de Governo, o Plano Hidro-energético Paranaense de 1949 e um Relatório Técnico publicado em 1951 no Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rodgers, David. "A soma anômala: a questão do suplemento no xamanismo e menstruação Ikpeng." Mana 8, no. 2 (October 2002): 91–125. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132002000200004.

Full text
Abstract:
Este ensaio pretende examinar vários aspectos da sociocosmologia dos Ikpeng, povo ameríndio do sul da Amazônia. Através de um esforço de absorção de vários conceitos ikpeng em seu vocabulário analítico, ele explora a convergência das noções de afeto (não de relação) e de devir (não de transformação) desse povo em um plano sociopolítico composto por uma mistura de povos e espécies (não de pessoas). Nesse plano, o xamã figura como uma anomalia de espécie, posição alcançada pela sua exposição à morte múltipla, versão radicalizada da auto-intoxicação do sujeito ao longo da vida. Sustentadas por uma cosmologia animista/xamânica, tais concepções se provam incompatíveis com os modelos humanistas do sociopolítico predominantes na antropologia contemporânea. Seguir essa linha de pensamento indígena expõe também uma modelagem não-orgânica de diferença sexual intrínseca às composições transespecíficas envolvidas nos rituais ikpeng, mas cujos primeiros pontos de emergência são a iniciação xamânica dos meninos e a menstruação das meninas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Cunha, João Paulo Arantes Rodrigues da, Mauri Martins Teixeira, and Rogério Faria Vieira. "Avaliação de pontas de pulverização hidráulicas na aplicação de fungicida em feijoeiro." Ciência Rural 35, no. 5 (October 2005): 1069–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000500013.

Full text
Abstract:
As pontas de pulverização são um dos componentes mais importantes dos pulverizadores hidráulicos para aplicação de agrotóxicos por afetarem as características do jato emitido. Este estudo teve como objetivo avaliar três pontas de pulverização hidráulicas (jato plano padrão, jato plano antideriva e jato cônico vazio) no controle de doenças do feijoeiro. O fungicida clorotalonil foi aplicado aos 20, 30, 40 e 50 dias após a emergência (DAE), num volume de água de 125 L ha-1. Para comparação, foi utilizada uma testemunha que não recebeu o defensivo. Empregou-se o delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os primeiros sintomas da antracnose, da mancha-angular e da ferrugem foram observados já aos 20 DAE. A densidade de gotas obtida com as três pontas de pulverização foi superior a 60 gotas cm-2. As três pontas proporcionaram controle satisfatório das doenças e não houve diferença entre pontas. Em média, o aumento da produtividade devido ao fungicida foi de 76%, em relação à testemunha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Vania Sara Doneda de, and Maria Ivete Basniak. "O planejamento de aulas assentes no ensino exploratório de Matemática desenvolvidas no ensino remoto de emergência." Educação Matemática Debate 5, no. 11 (March 16, 2021): 1–26. http://dx.doi.org/10.46551/emd.e202108.

Full text
Abstract:
Este estudo discute o planejamento de aulas assentes no Ensino Exploratório de Matemática (EEM) no contexto do ensino remoto emergencial (ERE) para comprovar sua viabilidade e orientar professores no desenvolvimento de aulas nesta perspectiva de ensino. Realizaram-se adaptações e ampliações do quadro de ações intencionais do professor na prática de EEM estruturado por Oliveira, Menezes e Canavarro (2013). Destacam-se, como diferenças entre o planejamento de aulas assentes no EEM no ensino presencial e no ERE: necessidade de plano alternativo para atender alunos que não consigam participar das reuniões síncronas; adequação de horários e quantidade das reuniões síncronas de acordo com a disponibilidade de acesso dos alunos; introdução da tarefa ser realizada com cada grupo separadamente; e o tempo despendido pelo professor na fase de realização da tarefa ser multiplicado pela quantidade de grupos. Conclui-se que é possível planejar e desenvolver aulas assentes no EEM no ERE utilizando os quadros reelaborados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Souza, Alexandre Da Silva, Cristiane De Souza Siqueira Pereira Pereira, Irineu Vieira Da Silva Júnior, and Jonas Dos Santos Pacheco. "Avaliação do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (P2R2): Estudo de Caso BR 393." Revista Eletrônica TECCEN 11, no. 2 (December 4, 2018): 02–08. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v11i2.912.

Full text
Abstract:
Os acidentes ambientais são caracterizados como eventos não planejados e indesejados que podem causar, direta ou indiretamente, danos ao meio ambiente e à saúde da população. O desenvolvimento econômico de uma sociedade conduz ao crescimento do consumo industrial de produtos químicos e perigosos e o transporte rodoviário com regulamentações e base em legislação e critérios técnicos é uma das principais atividades que possibilitam as movimentações desses materiais. Este trabalho tem o propósito de avaliar os pontos mais susceptíveis a acidentes com riscos ambientais e sociais, envolvendo o transporte rodoviário de produtos químicos e perigosos da Rodovia BR 393, denominada Rodovia Lúcio Meira. O trecho estudado correspondeu ao Km 282 (limite Municipal da cidade de Volta Redonda e da cidade de Barra do Piraí) ao Km 246 (limite Municipal da cidade de Barra do Piraí e da cidade de Vassouras). Buscou-se avaliar os pontos mais susceptíveis a acidentes com riscos ambientais, bem como a identificação, classificação e as ações de emergência das cargas transportadas. Sendo assim, podendo elaborar medidas para um plano de emergência preventivo e integrado entre os Municípios citados, evitando impactos ambientais provenientes de acidentes e as ações corretivas caso eles aconteçam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Garlet, Deivis Jhones, and Rosani Ketzer Umbach. "A POLÍTICA EM JOSÉ SARAMAGO: FORMA E CONTEÚDO." Via Atlântica, no. 31 (December 20, 2017): 141. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i31.131180.

Full text
Abstract:
Apesar da desconfiança frente à política, especialmente ao se considerar a práxis dos políticos profissionais e a emergência da episteme pós-moderna, é importante ressaltá-la como um espaço entre os homens, o qual deve ser construído de maneira responsável e com a primazia no bem comum. É nesse sentido que entendemos a atuação de José Saramago – como cidadão e como artista –, ao promover a valorização de um conteúdo humanista-democrático. Argumentaremos que tal conteúdo axiológico, no romance saramaguiano, se realiza em razão de uma estrutura (plano das ações) dialética, a qual se harmoniza com o humanismo e com a democracia, além de impedir uma estética panfletária e dogmática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ossa, Diana Patricia Santander, Hellen Pereira Melo, Kalliny Luiza Dias Arouca, Fabbio Ronnyel Rodrigues Baldoino, Engel Meneses de Oliveira, Vanessa Poleana Silva, Priscila Favoritto Lopes, Ana Rachel Oliveira De Andrade, and Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês. "Arbovírus circulantes no Brasil: fatores associados com a disseminação e estratégias terapêuticas." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 33 (October 23, 2019): e1067. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1067.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a emergência dos arbovírus e os fatores que contribuem para a disseminação e infecção, bem como possíveis estratégias terapêuticas que auxiliam na condução desses casos. Método: Tratou-se de uma revisão sistemática realizada na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); no Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e no Scientifc Eletronic Library Online (SCIELO), por meio de pesquisas nacionais e internacionais no período de 2009 a 2019. Resultados: os fatores responsáveis pela disseminação e infecção são: ausência de vacinas aprovadas ou drogas antivirais específicas, presença de comorbidade, ação antrópica indiscriminada, desordenado crescimento populacional, falta de notificação e acompanhamento, demora no diagnóstico, escolaridade e a situação profissional. Como estratégias de intervenção: o Inibidor da quimiotripsina- tripsina (LsCTI), a necessidade dos médicos e outros profissionais de saúde estarem cientes que infecções por DENV-4 podem ser fatais, o acompanhamento sistemático da população, as ações educativas regulares, o combate ao vetor e o plano de cuidados adequados. Considerações finais: A emergência dos arbovírus interliga os vetores com a ausência de recursos apropriados para a sua prevenção e tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bussinguer, Elda Coelho. "DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES E OS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DA BOA FÉ VIOLADOS NA RECUSA DE CONTRATAÇÃO DE PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE." Interfaces Científicas - Direito 4, no. 2 (February 29, 2016): 21–32. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2016v4n2p21-32.

Full text
Abstract:
A expansão dos planos privados de saúde no país, de forma desordenada e sem a devida regulamentação, tem acarretado o surgimento, cada vez mais frequente, de violação de direitos fundamentais daqueles que os contratam. A negativa de contratação, em razão da existência de doenças pré-existentes, tem sido frequente bem como a recusa de atendimento no caso de não informação prévia da existência de doenças quando da contratação do plano. A pesquisa se propôs a analisar os princípios constitucionais violados na negativa de contratação de planos e seguros de saúde privados em razão de existência prévia de doenças bem como os argumentos utilizados pelos planos e seguros de saúde quando dessas negativas. Dentre os princípios violados destaca-se o da Dignidade da Pessoa Humana. Concluiu-se ainda que, em razão do comando normativo, não podem as empresas de planos e seguros privados de saúde se negarem a cobertura quando o consumidor o necessitar, especialmente em casos que envolvam urgência e emergência. Em caso de recusa de atendimento o juiz poderá conceder indenizações aos usuários que venham a ingressar no Poder Judiciário, tendo como fundamento o preceito constitucional da garantia do Direito à vida e à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ribeiro, Mônica Moraes, Thamires Beatriz dos Santos Caitano, Isabelle Moraes Ribeiro, and Altem Nascimento Pontes. "Barragens de mineração na Amazônia: potencial poluidor-degradador ambiental e ameaça à saúde coletiva." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 6 (July 6, 2020): 532–44. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.006.0043.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi realizar um estudo sobre barragens de mineração na Amazônia, focalizando aquelas localizadas em Parauapebas, que é o principal município minerador do Brasil. Foram consideradas as barragens classificadas com Dano Potencial Associado Alto - DPAA, para analisar os possíveis impactos ambientais, danos à saúde das populações circundantes, bem como a existência efetiva do plano de ação de emergência em caso de sinistro. Justifica-se este tema motivado pelos últimos desastres ocorridos por rompimento de barragens no Brasil, ressaltando a necessidade de melhorias das condições de segurança dessas estruturas e também de novos métodos e práticas na mineração que conciliem a eficiência econômica com a eficiência ambiental. A pesquisa desenvolveu-se sob vasto arcabouço teórico, bem como de dados adquiridos em órgãos oficiais brasileiros. Os resultados apontam que apesar das tragédias recentes ocorridas no país, a fiscalização para os cumprimentos legais e atendimento às normas estabelecidas ainda é limitada e muito dependente do monitoramento das próprias mineradoras, o que eleva o potencial de degradação ao ambiente e a saúde coletiva face à exploração de minério. Mediante análise da legislação brasileira foi percebido que esta possui lacunas para o consentimento de licenciamentos frágeis e com precário poder fiscalizatório do Estado. Há ainda a existência tacanha e ineficaz do Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração-PAEBM, cuja obrigatoriedade por lei é recente e que possui dificuldades para ser executado com eficiência, haja vista que atualmente, no estado do Pará, inexistem condições objetivas e eficazes de garantir a segurança destas barragens, visto que há um intrincado cenário político e econômico desfavorável ao cumprimento das normas, aliado ao exíguo número de fiscais capacitados para atuar no controle e fiscalização, de forma preventiva, para garantir a segurança dessas estruturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Arrabal, Alejandro Knaesel, Wilson Engelmann, and Milena Petters Melo. "Liberdade e anonimato no contexto da cibercultura." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 18, no. 2 (February 9, 2018): 55–76. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v18i2.1036.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) oportunizou a emergência da Cibercultura. Com ela, a debatida dissolução da fronteira entre o público e o privado aproximou os conceitos de anonimato e privacidade. Este artigo procura avaliar sob quais condições é possível (ou não) admitir esta aproximação e considerar o anonimato como uma prática (i)legítima no plano das relações sociais mediadas por TIC’s. Desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, o trabalho foi estruturado em duas partes. A primeira trata do conceito de liberdade como expressão da autonomia individual e aborda a questão do nome como elemento constitutivo da existência em sociedade. A segunda explora o conceito de Cibercultura e as diversas manifestações e motivações relacionadas ao anonimato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography