Academic literature on the topic 'Plano de intervenção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Plano de intervenção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Plano de intervenção"

1

Braga, Gisélia, Rui Ponce Leão, and Romero Bandeira. "Bioterrorismo: sinopse evolutiva e intervenção sanitária atual." Territorium, no. 23 (November 3, 2016): 81–102. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_23_7.

Full text
Abstract:
Após os ataques terroristas em 2011 aos Estados Unidos da América (EUA) e embora não tenha sido identificado nenhum na Europa, os países sofreram uma forte pressão de forma a estabelecerem planos para enfrentar este novo tipo de ameaça. Os hospitais vão ser uma referência para quem começa a sentir-se doente, portanto terão que estar preparados. Torna-se necessário tomar medidas para minimizar as consequências e será necessário ter um plano de contingência para uma situação de Bioterrorismo, evitando ou, no mínimo, reduzindo a mortalidade e morbilidade das vítimas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Elmer da Silva. "PLANOS DE SAÚDE E RELAÇÃO DE CONSUMO: SOBRE O PRINCÍPIO DA NÃO INTERVENÇÃO EM ORIENTAÇÃO TERAPÊUTICA / HEALTH INSURANCE PLANS AND CONSUMERIST RELATIONSHIP: ON THE PRINCIPLE OF NON-INTERVENTION IN MEDICAL THERAPEUTIC GUIDANCE." Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL] 16, no. 2 (August 28, 2015): 533–54. http://dx.doi.org/10.18593/ejjl.v16i2.2888.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo visa ao estabelecimento dos parâmetros jurídicos aplicáveis à resolução de específico litígio envolvendo operadoras de plano de saúde e consumidores: a intervenção do plano de saúde na orientação terapêutica indicada pelo médico de confiança do consumidor, frequentemente seguida da negativa dos custos financeiros do tratamento médico. Mediante aplicação dos princípios informativos de proteção ao consumidor e do dirigismo contratual, e como resultado da densificação do princípio fundamental da dignidade da pessoa humana e do direito à vida constitucionalmente assegurados, propugna pelo reconhecimento de um novo princípio de proteção ao consumidor, aplicável especificamente às relações jurídicas entre segurado e operadora de plano de saúde: o princípio da não intervenção em orientação terapêutica. Esse princípio serviria de vetor interpretativo às cláusulas do contrato de plano de saúde, visando à otimização contratual e à proteção do consumidor como parte reconhecidamente vulnerável, servindo como fundamento jurídico à intervenção do Judiciário na relação contratual entre plano de saúde e consumidor.Palavras-chave: Princípio da dignidade da pessoa humana. Plano de saúde. Princípio da não intervenção em orientação terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Patrícia de Carvalho Melo, Joana Darc Oliveira de Souza Sousa, and Paula Thiane Modesto Aquino Aquino. "RELATO DE CASO/PLANO DE INTERVENÇÃO: ESTUDANTE COM TDAH." Journal of Research in Special Educational Needs 16 (August 2016): 955–58. http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12239.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lavecchia, Amanda Leopoldo. "A intervenção judicial nos contratos de plano de saúde: uma análise da jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo." Revista de Direito Sanitário 19, no. 3 (May 30, 2019): 277–91. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v19i3p277-291.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar a jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) que trata da relação contratual entre operadoras de plano de saúde e beneficiários, de modo a verificar a ocorrência da intervenção judicial nos anos de 2016 e 2017 e mapear os argumentos utilizados para tanto. A pesquisa foi feita com base em uma população de 38 decisões sobre o tema, e a análise dos dados levantados permitiu a criação da seguinte tipologia de motivos empregados pela corte: (i) intervenção fundamentada em princípios, (ii) intervenção fundamentada em súmulas; (iii) intervenção fundamentada no Código de Defesa do Consumidor; e (iv) intervenção fundamentada na legislação e na regulamentação específicas que norteiam os planos de saúde. Como resultado da pesquisa realizada, foi possível concluir que a intervenção judicial se revela como uma constante medida alternativa para efetivação do direito à saúde e que, em 95% das decisões do tribunal, mais de um motivo da tipologia criada se faz presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Renata Camargo, Luciane Soares de Lima, Dulce Aparecida Barbosa, Silvana Andrea Molina Lima, and Ana Rita De Cássia Bettencourt. "Impacto de uma intervenção educacional de enfermagem em pacientes portadores de DPOC." Revista Enfermagem UERJ 27 (November 5, 2019): e30338. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2019.30338.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar os efeitos imediatos da orientação do plano de alta hospitalar aos pacientes com DPOC. Método: estudo prospectivo, comparativo, realizado num hospital privado de São Paulo, com pacientes com DPOC. Na primeira etapa foi aplicado questionário “Plano educacional para pacientes com DPOC” para avaliar conhecimento do paciente sobre sua doença. Na segunda etapa foi realizada intervenção educacional e na terceira, reaplicação do questionário. A comparação do resultado do pré e pós-teste foram feitas pelo teste T pareado. Projeto de pesquisa aprovado em comitê de ética, parecer no 003/12. Resultados: dos 50 pacientes participantes do estudo, 68% responderam não conhecer bem sua doença antes da orientação e apenas 22% após intervenção educacional. Todas seções do questionário apresentaram aumento na média de acertos após intervenção educacional. Conclusão: orientação do plano de alta hospitalar mostrou-se efetiva resultando em melhora imediata do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jesus, Joaquim Paulo Silva de. "Plano Prévio de Intervenção - posto de abastecimento de combustível GALP." Territorium, no. 21 (August 26, 2014): 169–82. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_21_14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Michelle Ingrid Assis da, Jessica de Alencar Nascimento, Juliana Conceição Dias Garcez, Nádile Juliane Costa de Castro, and Shirley Aviz de Miranda. "Educação Permanente em Saúde na Estratégia de Saúde da Família: Relato da Elaboração do Plano de Intervenção." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 16 (November 1, 2019): e1527. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1527.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência sobre o processo de elaboração de um plano de intervenção relacionado à Educação Permanente em Saúde na Estratégia de Saúde da Família. Relato da Experiência: Relato de experiência de abordagem qualitativa, realizado entre 2017-2018 em uma Estratégia de Saúde da Família em Belém do Pará. A coleta de dados foi composta por roda de conversa com 12 participantes e utilizou-se o Planejamento Estratégico Situacional, como metodologia para a construção do Plano de intervenção. Não houve necessidade de aprovação em comitê de ética e pesquisa, contudo os aspectos éticos foram respeitados. O problema priorizado foi a “Baixa efetividade da política de Educação Permanente em Saúde na Estratégia”, embasado nele construiu-se o plano interventivo que apresenta os objetivos, estratégias, público alvo e resultados esperados. Observou-se que a maioria das propostas criadas para o plano tem viabilidade. Considerações finais: A criação do Plano foi facilitada graças à metodologia escolhida que auxiliou na escolha da problemática, referente à educação permanente em saúde pela equipe, além de facilitar a identificação de sua importância para a eficiência dos serviços de saúde prestados, caracterizando uma maior probabilidade de sucesso e eficácia na aplicabilidade futura do plano de intervenção e redução da problemática priorizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Medeiros, Wesley Da Silva. "Dissociação entre plano, projeto e intervenções urbanas." Revista de Arquitetura IMED 8, no. 2 (December 30, 2019): 143. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109.2019.v8i2.3674.

Full text
Abstract:
Este artigo desenha um quadro teórico do que seja plano, projeto e intervenção urbana. Levar-se-á em conta o contexto de mudanças e permanências na realidade urbana brasileira a partir dos anos 2000, os quais negam a historicidade dos tipos de intervenção urbana (a partir dos princípios: revitalizar, requalificar e reabilitar) como sendo conceitos conduzidos por uma ação pública relativa aos financiamentos urbanos. Para tanto, propõe-se uma reflexão sobre a dificuldade semântica dessas terminologias no ensino, na pesquisa e em ações públicas. Por isso, o procedimento do artigo é dedutivo, executado por meio de premissas gerais e específicas, com as quais se formulam evidências que discutam a realidade urbana brasileira, a questão semântica do plano, projeto e intervenções urbanas. Além disso, questionar-se-á a questão semântica acerca do que são os projetos urbanos, e o problema conceitual por trás das interpretações da literatura e a lacuna de estudo, levando-se em conta o tema das mutações urbanas tendo em vistas políticas, planos e programas ao financiamento urbano. Desse modo, conclui-se que o plano é uma fração do planejamento urbano; o projeto urbano, uma consequência direta do urbanismo. Os dois juntos se constituem, portanto, como um pensamento teórico, materializado pelas Operações Urbanas, e que conduz financiamentos públicos e privados. A intervenção, por sua vez, parece ser apenas o resultado técnico do pensamento teórico anterior e, portanto, uma definição onde se encontra o desenho urbano que detalha e aplica princípios ergonométricos com base na eficácia do plano e do projeto urbano. Certo da polêmica por trás das preposições teóricas, hipóteses e questões de pesquisa, ressalta-se o esforço introdutório deste artigo e a atualidade dos sentidos de urbanismo para o ensino, a pesquisa e o poder público.Palavras-chaves: Operações Urbanas. Urbanismo. Planejamento Urbano. Intervenções urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Meneghetti, Cristiane Helita Zorél, Carlos Henrique da Silva Porto, Cristina Iwabe, and Sofia Poletti. "Intervenção da equoterapia no equilíbrio estático de criança com síndrome de Down." Revista Neurociências 17, no. 4 (January 23, 2019): 392–96. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2009.v17.8536.

Full text
Abstract:
Objetivo. Verificar a influência da equoterapia no equilíbrio estático em uma criança com Síndrome de Down. Método. Foi realizado um estudo de caso em uma criança com Síndrome de Down, gênero masculino, 9 anos de idade. O participante foi filmado na vista anterior (plano frontal) e perfil (plano sagital) nas condições com visão e sem visão. Na filmagem na condição de olhos fechados, foi utilizado um óculos de natação totalmente vedado, com a finalidade do participante não ter nenhuma informação visual. O instrumento utilizado foi a Biofotogrametria Computadorizada que serviu como referência angular para verificar as oscilações do corpo em equilíbrio estático. A intervenção da Equoterapia foi realizada durante 16 sessões, uma vez por semana de equoterapia, empregando as técnicas de equitação e atividades eqüestres. Resultados. Os graus de oscilações avaliados antes e depois da intervenção da equoterapia apresentaram diminuição de oscilações nos plano frontal e sagital. Conclusão. O presente estudo mostrou que com a intervenção da equoterapia, a criança com Síndrome de Down apresentou melhora em seu equilíbrio estático .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Rosa, Patrícia Freitas, Olívia De Carvalho, and João Pascoinho. "Intervenção precoce: práticas e representações." Revista Educação Especial 31, no. 62 (August 14, 2018): 495. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x28819.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de se conhecer as práticas dos profissionais de Intervenção Precoce (I.P.) e analisar em que medida essas práticas coincidem com as representações das famílias, realizou-se o presente estudo que contou com a participação de uma profissional de I.P. e a mãe de uma criança que beneficia dos serviços prestados por essa mesma profissional. Trata-se de um estudo qualitativo de cariz compreensivo e interpretativo. Foi utilizado como instrumento de colheita de dados a entrevista semiestruturada. Os principais resultados mostram que as práticas dos profissionais de intervenção precoce não se distanciam das representações das famílias sobre essas mesmas práticas, podendo dizer-se, a partir do discurso das práticas e representações, que estamos perante uma profissional de I.P. experiente, com formação adequada, que adota na sua prática o saber-saber, saber-fazer e saber-ser, que centra a sua ação na família. Os resultados são congruentes com uma prática profissional próxima do estipulado pelos normativos portugueses para a Intervenção Precoce. A comunicação entre o profissional e a família é preferencialmente informal e nos discursos do sujeitos não é notória a existência de momentos específicos para tarefas de monitorização e avaliação conjunta do Plano Individual de Intervenção Precoce.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Plano de intervenção"

1

Oliveira, Elaine de Almeida [UNESP]. "Relação espaço-plano: uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento do pensamento geométrico." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/92345.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-03-28Bitstream added on 2014-06-13T20:33:31Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_ea_me_prud.pdf: 893117 bytes, checksum: ee6586d3fcb3b60d93e9f76d7f65e703 (MD5)
Secretaria Estadual de Educação
Este trabalho, de natureza qualitativa, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas na Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, tem por objetivo investigar as vantagens e limites de uma proposta didática baseada em uma seqüência múltipla de situações de aprendizagem e como ela pode favorecer a aprendizagem significativa de conceitos geométricos envolvidos na relação espaçoplano. Para tanto, elaboramos, aplicamos e analisamos uma seqüência didática de situações de aprendizagem, que utilizou metodologia e recursos diferenciados, junto a trinta e dois alunos de uma 5a série do ensino fundamental da escola pública “EMEF Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello”, da cidade de Álvares Machado – SP. Os pressupostos teóricos de Ausubel, Parsysz, Van Hiele e Duval alicerçam a fundamentação e a análise do trabalho. Antes de iniciarmos a intervenção pedagógica, aplicamos uma avaliação diagnóstica para identificarmos os conhecimentos prévios e as dificuldades dos alunos. A partir desse diagnóstico, planejamos e desenvolvemos nove situações de aprendizagem, vivenciadas ao longo de seis meses do ano de 2007, as quais empregaram recursos didáticos diversificados, dentre eles, o computador. Ao final, aplicamos novamente a avaliação, com o intuito de identificarmos os avanços em relação à compreensão de conceitos. Para melhor analisarmos o material coletado, dividimos os alunos em três grupos. A análise dos dados revelou que um grupo não apresentou avanços expressivos em relação ao domínio dos conceitos envolvidos por não conseguir se desvincular das situações concretas para abstrair delas regularidades quanto aos elementos e conceitos em jogo...
This is a qualitative study linked to the research line “Educative Practice on Teachers’ Formation”, from the Post Graduation Program in Education, of Science and Technology College (Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp), Campus of Presidente Prudente. The present study has the objective of investigating the advantages and the limits of a didactic proposal based on a multiple sequence of learning situations and how it can support the significative learning of geometric concepts involved in the plane-space relationship. To do so, we elaborated, applied and analyzed a didactic sequence of learning situations that used different resources and methodology, with thirty two students from the 5th grade from a public school “EMEF Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello”, from Álvares Machado – SP. We used the theoretical presupposes from Ausubel, Parsysz, Van Hiele and Duval that contributed to the base and the analysis of this study. Before we initiate the pedagogic intervention, we applied a diagnostic evaluation to identify the students’ previous knowledge as well as their possible difficulties. From this diagnostic we planed and developed nine learning situations, experimented during six months in 2007 and for what we used different didactic resources, as the computer, for example. Finally we applied the evaluation again to verify the students’ improvement about the concepts comprehension. To best analyze the collected data, we divided the students in three groups...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Elaine de Almeida. "Relação espaço-plano : uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento do pensamento geométrico /." Presidente Prudente : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/92345.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Raquel Miotto Morelatti
Banca: Leny Rodrigues Teixeira
Banca: Saddo Ag Almouloud
Resumo: Este trabalho, de natureza qualitativa, vinculado à linha de pesquisa "Práticas Educativas na Formação de Professores", do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, tem por objetivo investigar as vantagens e limites de uma proposta didática baseada em uma seqüência múltipla de situações de aprendizagem e como ela pode favorecer a aprendizagem significativa de conceitos geométricos envolvidos na relação espaçoplano. Para tanto, elaboramos, aplicamos e analisamos uma seqüência didática de situações de aprendizagem, que utilizou metodologia e recursos diferenciados, junto a trinta e dois alunos de uma 5a série do ensino fundamental da escola pública "EMEF Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello", da cidade de Álvares Machado - SP. Os pressupostos teóricos de Ausubel, Parsysz, Van Hiele e Duval alicerçam a fundamentação e a análise do trabalho. Antes de iniciarmos a intervenção pedagógica, aplicamos uma avaliação diagnóstica para identificarmos os conhecimentos prévios e as dificuldades dos alunos. A partir desse diagnóstico, planejamos e desenvolvemos nove situações de aprendizagem, vivenciadas ao longo de seis meses do ano de 2007, as quais empregaram recursos didáticos diversificados, dentre eles, o computador. Ao final, aplicamos novamente a avaliação, com o intuito de identificarmos os avanços em relação à compreensão de conceitos. Para melhor analisarmos o material coletado, dividimos os alunos em três grupos. A análise dos dados revelou que um grupo não apresentou avanços expressivos em relação ao domínio dos conceitos envolvidos por não conseguir se desvincular das situações concretas para abstrair delas regularidades quanto aos elementos e conceitos em jogo...
Abstract: This is a qualitative study linked to the research line "Educative Practice on Teachers' Formation", from the Post Graduation Program in Education, of Science and Technology College (Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/Unesp), Campus of Presidente Prudente. The present study has the objective of investigating the advantages and the limits of a didactic proposal based on a multiple sequence of learning situations and how it can support the significative learning of geometric concepts involved in the plane-space relationship. To do so, we elaborated, applied and analyzed a didactic sequence of learning situations that used different resources and methodology, with thirty two students from the 5th grade from a public school "EMEF Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello", from Álvares Machado - SP. We used the theoretical presupposes from Ausubel, Parsysz, Van Hiele and Duval that contributed to the base and the analysis of this study. Before we initiate the pedagogic intervention, we applied a diagnostic evaluation to identify the students' previous knowledge as well as their possible difficulties. From this diagnostic we planed and developed nine learning situations, experimented during six months in 2007 and for what we used different didactic resources, as the computer, for example. Finally we applied the evaluation again to verify the students' improvement about the concepts comprehension. To best analyze the collected data, we divided the students in three groups...
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues. "Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2018. http://hdl.handle.net/10773/22912.

Full text
Abstract:
Mestrado em Marketing
Este trabalho de projeto tem como objetivo geral a elaboração de um plano de Marketing para a Associação de Andebol de Aveiro. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas, a definição do plano operacional para esta associação e a concretização de parte do plano. Em termos metodológicos, este trabalho baseou-se em dados primários, nomeadamente, entrevistas e os trabalhos efetuados de acordo com o plano de Marketing escolhido, apesar de também ter havido recolha de dados secundários, nomeadamente na história da Associação de Andebol de Aveiro. Realizámos uma revisão da literatura sobre Marketing, Marketing de serviços e Marketing desportivo e analisámos alguns modelos de planos de Marketing, propostos por alguns dos principais autores, adaptando-os e respondendo às necessidades do nosso projeto. Este trabalho propõe a transformação da Associação de Andebol de Aveiro numa associação impactante no mundo tecnológico-digital e físico, proativa, e, consequentemente, geradora de fundos para si própria e também para a região em que se insere, aumentando a sua capacidade de competição face a outros desportos e a outras instituições da mesma modalidade. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos no início deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido um plano de intervenção de Marketing e concretizado parte deste, conseguindo dar à Associação uma maior visibilidade e proporcionando uma maior interação com os ‘clientes’ da Associação, atendendo aos dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na coleta de dados das redes sociais no período de colaboração-intervenção.
The present project work has the general aim of eleborating a Marketing plan for the Handball Association of Aveiro. Its specific objectives are to carry out a diagnostic analysis of its situation, defining objectives, establishing strategies, delineating an operational plan and implementing part of it. Concercing the methods used, this work was based on primary data, namely, interviews and the carried out works according to the chosen marketing plan; as well as secondary data, like the history of the Aveiro’s Handball Association. In order to meet our project requirements, we performed a thorough review of the literature on Marketing, Service Marketing and Sports Marketing and then analyzed and adapted marketing models proposed by some of the main authors. This thesis proposes the transformation of the Handball Association of Aveiro into an outstanding and proactive association in the technological-digital and physical world, consequently, generating funds for itself and its the region, increasing its competitive value compared to other sports and same modality institutions. According to data collected over conducted interviews and social networks in the collaboration-intervention period, we consider that the initially proposed aims for this project work were accomplished by developing and initiating a Marketing intervention plan which gave the Association greater visibility and interaction with its comunity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Couto, Patrícia Moreira. "Avaliação da eficácia de um programa de intervenção junto de mulheres alcoólicas." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5006.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúde
O alcoolismo feminino é um fenómeno que nas últimas décadas tem vindo a aumentar consideravelmente, tornando-se numa temática atual de investigação, por ser considerado um problema de saúde pública, com grandes repercussões físicas, psicológicas, sociais, profissionais e familiares. Estes fatores também são determinantes no modo como a mulher bebe e aceita a sua problemática, bem como, no diagnóstico desta doença por parte dos técnicos de saúde, uma vez que, nas mulheres a procura de ajuda se apresenta muitas vezes associada a outros problemas que não o alcoolismo. De entre esses problemas, podem destacar-se os baixos níveis de autoestima, a vergonha social, a culpabilidade, e os altos níveis de ansiedade e depressão. Diversos autores defendem que é fundamental a intervenção na autoestima no decorrer do tratamento da mulher alcoólica, uma vez que, é considerada um fator que conduz aos consumos alcoólicos numa mulher, bem como, ao desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica. Além de ser considerada um fator de risco, também é um fator protetor. É precisamente neste contexto que este estudo se insere, tendo como principal objetivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção na autoestima de mulheres alcoólicas que se encontram internadas numa comunidade de inserção social. A metodologia utilizada é do tipo exploratório de investigação-ação. A amostra ficou constituída por 11 mulheres alcoólicas, as quais foram avaliadas em termos de autoestima (através da Escala de Autoestima de Rosenberg - EAR) e de sintomatologia psicopatológica (através do Inventário de Sintomas Psicopatológicos - BSI) ambos adaptados para a população portuguesa. O primeiro instrumento têm como objetivo avaliar a eficácia do programa de intervenção na autoestima e o segundo tem como objetivo avaliar a sintomatologia psicopatológica e associá-la á autoestima. O programa de intervenção é composto por 24 sessões, com periocidade semanal e visa promover/aumentar a autoestima com vista a diminuir a sintomatologia psicopatológica permitindo a manutenção da abstinência. Como objetivo secundário, este estudo pretende estudar qual a associação entre a perturbação emocional e a autoestima. Os resultados obtidos mostraram que o plano de intervenção foi eficaz, na medida em que nos diferentes momentos de avaliação a autoestima aumentou significativamente. No que toca a associação entre a autoestima e a perturbação emocional não existe qualquer relação.
The female alcoholism is a phenomenon that in recent years has increased considerably, making it a current research topic because it is considered a public health problem with major physical effects, psychological, social, work and family. These factors are also determinants in how the woman drinks and accepts his problem as well as the diagnosis of this disease by the health workers, since, in seeking help to women has often associated with other problems than the alcoholism. Among these problems can be highlighted low levels of self-esteem, social shame, guilt, with high levels of anxiety and depression. Several authors claim that the intervention is crucial in self-esteem during the treatment of alcoholic woman, since it is considered a factor that leads to alcohol consumption in women, as well as the development of psychopathological symptoms. In addition to being considered a risk factor, it’s also a protective factor. In specifically this context that this study is inserted, with the primary objective to evaluate the effectiveness of an intervention program on self-esteem of alcoholic women who are hospitalized in a social integration community. The methodology is exploratory research-action. The sample was composed of 11 alcoholic women, who were evaluated in terms of self-esteem (by Rosenberg Self-Esteem Scale - RSES) and psychopathological symptoms (through Psychopathological Symptoms Inventory - PSI) both adapted for the Portuguese population. The first instrument evaluate the effectiveness of self-esteem intervention program and the second evaluate the psychopathological symptoms and associate to the self-esteem. The intervention program is composed by 24 sessions, with weekly periodicity and aims to promote / enhance the self-esteem in order to reduce the psychopathological symptoms allowing the maintenance of abstinence. As a secondary objective, this study want to study the association between emotional distress and self-esteem. The results showed that the intervention plan was effective, insofar as the different moments of evaluation self-esteem increased significantly. As regards about the association between self-esteem and emotional disturbance there is no connotation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Quinteira, Ana Margarida Alves Ferreira. "Intervenção em espólio pétreo do mosteiro de Santa Clara-a-Velha." Master's thesis, Instituto Politécnico de Tomar, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/5894.

Full text
Abstract:
A intervenção em materiais pétreos aborda diferentes tipologias: um edifício, uma escultura ou um artefacto arqueológico. Este trabalho teve como objectivo a intervenção de peças do espólio pétreo do Núcleo Museológico De Santa Clara-a-Velha, com a finalidade de virem a fazer parte do espólio expositivo do museu, bem como solucionar problemas relacionados com os mesmos. Foram intervencionados, um brasão em pedra (brasão da família Cardona), uma escultura em pedra de Ançã (Santiago de Compostela), proposta de musealização do espólio pétreo (réplicas como forma representativa do espólio), foi posto em prática um plano de monitorização ao claustro e à igreja, bem como a elaboração de teste do biocida adquirido pelo museu. Foi testado o uso de géis de agar-agar como forma de limpeza de sujidades depositadas à superfície de uma pedra calcária e como forma de extracção de sais em pedra de Ançã, bem como criação de metodologias de aplicação. Foram criadas réplicas e reprodução do espólio como soluções expositivas e de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Julio Cesar da Silva. "O plano Colômbia e a Amazônia Brasileira : intervenção, militarização e defesa na segunda metade do século XX." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História Social, 2010. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000162688.

Full text
Abstract:
Analisa a presença e influência dos Estados Unidos na América Latina, principalmente na Colômbia na segunda metade do século XX e a força do narcotráfico e crime organizado mundial, colocando estes como fatores desestabilizadores no conflito colombiano. Analisa as mudanças ocorridas na Colômbia desde o período conhecido como La Violencia e o surgimento de grupos insurgentes, assim como suas principais características até a implantação do Plano Colômbia durante a presidência de Andrés Pastrana em 1999, com o documento caracterizando-se basicamente pela ajuda financeira dos Estados Unidos no combate aos centros de produção e distribuição de entorpecentes para uma melhor compreensão da compexa situação colombiana. Pretende-se analisar o discurso do Plano Colômbia, na medida em que o combate às drogas parece ter se expandido para o combate às guerrilhas, deixando de lados as estratégias de caráter social, econômico e político em detrimento da intervenção militar direta e indireta dos Estados Unidos no país. Ainda pretende-se analisar o impacto e os reflexos desse tipo de ação para o Brasil, na medida em que as discussões sobre a preservação da Amazônia e a defesa do território nacional ganham força conforme o conflito na Colômbia assume proporções maiores. Identifica as mudanças nos discursos, objetivos e funcionamento de programas brasileiros como o Calha Norte, além da implantação do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), comparando o discurso dos objetivos civis e militares desses dois progrmas, assim como seu funcionamento efetivo.
It analyses the United States presence and influence in Latin America, mainly in Colombia in secound half of the 20th century and the narcotrafic force and world organized crime, naming them as destabilizing factors in the Colombian conflict. It analyses the changes in Colombia from the period know as “La Violencia” and the emergence of insurgent groups, such as their main features until the Plan Colombia implementation under the Andrés pastrana government in 1999, with the document characterized basically as the financial aid from United States in combating the production and distribuction centers of narcotics for a better comprehension of the complex colombian situation. It seeks to analyse the Plan Colombia speech, as drougs combats seems to be expanded for the guerrillas combat, leaving behind the social, economics and politics strategies, rather the United Statesdirect and indirect militar intervention in the country. Also seeks to examine the impacts and reflexes of this kind of action for Brazil, where the discussions about the Amazonian preservation and the national territory defense grow up until the conflict in Colombia acquires greater proportions. It identifies the changes in speeches, objectives and operation of Brazilian programs like the Calha Norte (North Pipeline), beyond the Sistema de Vigilância da Amazônia (Amazonia Vigilance System) deployment, comparing the speeches form the civilian and military objectives from these two programs, such as the effective operations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carlos, Jorge Manuel da Silva. "Escolas do ensino básico "tipificadas" (Plano dos Centenários) : avaliação do seu desempenho térmico e propostas de intervenção." Master's thesis, Departamento de Engenharia Civil, 2005. http://hdl.handle.net/10316/15661.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Joana Maria de Morais Gomes. "Plano de comunicação para a sociedade portuguesa de psicoterapias breves – promoção da consulta de aconselhamento e intervenção comunitária." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6412.

Full text
Abstract:
Tese de Mestrado em Comunicação Social - Vertente de Comunicação Estratégica
O trabalho de projecto, para obtenção do grau de mestre, consistiu num plano de comunicação para a Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves (S.P.P.B.), a fim de promover a consulta de aconselhamento e intervenção comunitária (CAIC). O trabalho de projecto teve como objectivo principal determinar quais as actividades de comunicação mais adequadas na promoção da saúde mental para o caso da S.P.P.B.. Consequentemente, procurou-se identificar as condições sociopolíticas, económicas, tecnológicas e legais em que a S.P.P.B. se inseria; identificar os recursos, as oportunidades e as ameaças que possui; elaborar o diagnóstico da situação de mercado e determinar os objectivos estratégicos da comunicação e a campanha de comunicação que melhor se adequa à S.P.P.B. numa das suas áreas de acção, mais concretamente, a consulta de aconselhamento e intervenção comunitária (CAIC). Para alcançar os objectivos propostos, recorreu-se a um estudo de caso da S.P.P.B., empregando um método misto, isto é, recorrendo a um método qualitativo, através duma entrevista, e a um método quantitativo, através da análise de dados secundários. O plano de comunicação per se procurou angariar clientes para a CAIC, aumentar as receitas e difundir a S.P.P.B., o seu modelo e as suas actividades a longo prazo.
The project for the degree of master consisted of a communication plan for the Portuguese Society of Brief Psychotherapy (S.P.P.B.), in order to promote counseling and community intervention sessions (CAIC). The project aimed at determining which communication activities were most appropriate in the promotion of mental health for S.P.P.B. case. Consequently, we sought to identify the sociopolitical, economic, technological and legal conditions in which S.P.P.B. was immersed; identify its resources, opportunities and threats; make a market report and determine the communication strategy and the communication campaign that best suits S.P.P.B. and one of its areas of action, namely, counseling and community intervention sessions (CAIC). To achieve the planned goals, we used a case study of S.P.P.B., employing a mixed method, i.e., using a qualitative method by making an interview and a quantitative method by analyzing secondary data. The communication plan per se purpose is to gain customers for CAIC, increase the revenue and diffuse SPPB, its model and its activities in the long-term.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Ana Luísa Pombinho. "Plano de Prevenção e Emergência: Escola Superior de Tecnologia." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/3883.

Full text
Abstract:
Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho
O presente trabalho visa a elaboração de um Plano de Prevenção e Emergência que pretende ser uma medida de autoprotecção, dada através da aplicação de regras a ponto de evitar situações indesejadas. Mas caso isso não se verifique, deve recorrer-se a procedimentos de emergência no qual actuam sobre o sinistro e procedem à evacuação dos ocupantes calmamente e em segurança. Portanto, o Plano de Prevenção e Emergência da Escola Superior de Tecnologia, tem como objectivo proceder a medidas de precaução para limitar a propagação e as consequências de um incêndio e sistematizar a evacuação dos ocupantes desta utilização-tipo, que se encontrem em risco, recorrendo a meios próprios e externos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Caetano, Rodrigo José de Paula e. Silva. "A comunicação como ferramenta para divulgar e promover a declaração universal sobre bioética e direitos humanos da Unesco." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8988.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2011.
Submitted by Jadiana Paiva Dantas (jadi@bce.unb.br) on 2011-07-06T23:29:47Z No. of bitstreams: 1 2011_RodrigoJosedePaulaSilvaCaetano.pdf: 311120 bytes, checksum: 05c89d617fb08fb539be2ad3767ec2f3 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-07-08T13:59:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_RodrigoJosedePaulaSilvaCaetano.pdf: 311120 bytes, checksum: 05c89d617fb08fb539be2ad3767ec2f3 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-07-08T13:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_RodrigoJosedePaulaSilvaCaetano.pdf: 311120 bytes, checksum: 05c89d617fb08fb539be2ad3767ec2f3 (MD5)
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco é um dos pilares que pautam a agenda biotecnocientífica mundial do século 21. Contudo, o referido documento é insuficientemente conhecido em âmbito internacional, tanto entre os próprios países signatários da mesma, como pela população e pela comunidade acadêmica. Para que os princípios e o conteúdo da Declaração sejam mais assimilados, é indispensável a adoção de estratégias de Comunicação para maior divulgação do conteúdo por ela abordado. O presente estudo objetiva propor - por meio de um Plano de Comunicação (conjunto de estratégias e ações) - a incorporação dos princípios da Declaração nas políticas públicas, no cotidiano das universidades, centros de pesquisa e pelos próprios cidadãos. Por meio de estratégias programáticas, além de contribuir para maior divulgação da bioética, o trabalho estabelece instrumentos democráticos cuja meta é o empoderamento, a libertação e a emancipação – referenciais da Bioética de Intervenção - das populações mais vulneráveis. A conseqüência desejada é uma maior divulgação internacional da Declaração e dos princípios da bioética, contribuindo para a transformação da realidade social dos Países-Membro das Nações Unidas, especialmente daqueles menos desenvolvidos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Universal Declaration on Bioethics and Human Rights of Unesco is one of the basis of the 21 century world biotecnocientific agenda. In spite of that, the document is not sufficiently known worldwide, not only among the signatory countries, but also by the population and the academic community. In order to allow the Declaration principles and contents to be more assimilated, it is necessary to adopt communication strategies to disseminate its content. This paper aims to propose – throughout a Communication Plan – the incorporation of the Declaration principles in politics, in universities, research centers and by citizens themselves. Besides, this study establishes democratic devices whose purposes are the empowerment, the liberation and the emancipation – principles of the Bioethics of Intervention – of the most vulnerable populations. The desired consequences is a bigger international spread of the Declaration and of the principles of bioethics which will contribute to transform social reality of the United Nations member countries, specially of the least developed ones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Plano de intervenção"

1

Trindade, José Raimundo Barreto. Seis décadas de intervenção estatal na Amazônia: A SPVEA, auge e crise do ciclo ideológico do desenvolvimento brasileiro. Belém: Editora Paka-Tatu, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caira, Gitahy Maria Lucia, ed. Os planos da cidade: As políticas de intervenção urbana em Santos : de Estevan Fuertes a Saturnino de Brito (1892-1910). São Paulo: Rima Editora, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simona, Rossi, ed. Il Collegio dei padri gesuiti a Fidenza: Una proposta di intervento per il futuro europeo di una città. Fidenza [Italy]: [s.n.], 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pacote técnico SAFER. Um mundo livre dos danos relacionados ao álcool. Cinco áreas de intervenção em âmbito nacional e estadual. Organización Panamericana de la Salud, 2020. http://dx.doi.org/10.37774/9789275721957.

Full text
Abstract:
O pacote técnico SAFER da Organização Mundial da Saúde concentra-se em cinco políticas custo-eficazes para a redução do consumo nocivo do álcool a nivel nacional e estadual, através de tres estratégias essenciais: implementação, monitoramento e proteção da saúde pública frente a interesses alheios, tais como propostas especulativas, não comprovadas o tangenciais. Está destinado a funcionários do governo com a responsabilidade de elaborar políticas e planos de ação para reduzir o dano causado pelo consumo de álcool. Versão oficial em português da obra original em Inglês The SAFER technical package: five areas of intervention at national and subnational levels © World Health Organization 2019 ISBN 978-92-4-151641-9.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Franco, José Eduardo, and Paulo Silva Pereira. Revisitar Vieira no séc. XXI - O Poder da Palavra - Escritas, Artes e Ensino de Vieira vol. II. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1815-9.

Full text
Abstract:
“Revisitar Vieira no Século XXI é uma obra única e necessária, constituída por um conjunto fundamental de reflexões em torno de dez núcleos, que nos permitem uma visitação do mestre, de modo a poder conhecê-lo melhor à luz dos tempos modernos. E assim encontramos, a cada passo, a demonstração da genialidade do orador e do homem de cultura, bem como um apelo constante, que a atualidade não pode olvidar, relativamente à consagração da dignidade humana. Os dez núcleos têm um forte sentido analítico e pedagógico, permitindo conhecer e compreender um manancial único na cultura portuguesa: biografia, historiografia e receção – para nos integrarmos no percurso de vida do genial autor; epistolografia e interlocutores – para entendermos a importância da sua intervenção; teologia e espiritualidade – para compreendermos os fundamentos do que nos diz; visões do futuro: obra profética – para considerarmos a sua capacidade de antecipação; política e sociedade – para percebermos a importância do compromisso político, num tempo pleno de incertezas e ameaças; oratória sagrada e retórica: artes, usos e sentidos – para cuidarmos da oficina de criação do artista ímpar; literatura e arte – para continuarmos a perscrutar a capacidade encantatória do artífice; escritas polémicas e a visão do outro – para lidarmos com a coragem e a determinação do intelectual; ciência e natureza – para nos apercebermos da genuína atração que tinha pelos saberes; e pedagogia e didática – para nos colocarmos na posição de quem deseja aprender ao máximo com a lição de Vieira.”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Plano de intervenção"

1

Koopmans, Fabiana Ferreira, Gisele de Araújo Peixoto, Donizete Vago Daher, and Paula Soares Brandão. "FALTA DE REGISTRO NO LIVRO DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS: PLANO DE INTERVENÇÃO." In O Conhecimento na Competência da Teoria e da Prática em Enfermagem 2, 140–53. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.68819120313.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Cáio da Silva Dantas, Clebiana Estela de Souza, Anahi Bezerra de Carvalho, Camilla Peixoto Santos Rodrigues, Juliana de Barros Silva, Talita Carina do Nascimento, and Rafaela Niels da Silva. "“ACESSO E ADERÊNCIA INFANTO-JUVENIL”: PLANO DE INTERVENÇÃO PELA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 7, 1–10. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9961913061.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Flávia Caroline Santos Cardoso, and Elizabeth Piemonte Constantino. "Medidas socioeducativas: significados e sentidos atribuídos ao plano individual de atendimento (pia) por profissionais do CREAS." In Pesquisa e intervenção em psicologia sócio-histórica: temas emergentes e práticas contemporâneas. Edufatecie, 2021. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.pesquisaeinterv.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Anna Karynna Barbosa, Rafael de Azevedo Silva, Brenda Sussuarana Galvão, Cenilde da Costa Araújo, Filipe Pereira Gonçalo Sousa, Giovanna Alcolumbre Leite, Nayana Mota Carvalho, et al. "PLANO DE INTERVENÇÃO PARA MELHORAR O DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA HANSENÍASE EM UMA ESTRATÉGIA, SAÚDE DA FAMÍLIA DE BELÉM – PA." In Ciências da saúde: conceitos e perspectivas, 104–16. Brazilian Journals Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.000037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castro, Marlon D’Oliveira. "Discurso sustentável e a prática de remanejamento: Estudo de caso em intervenção habitacional do plano de aceleração do crescimento em Belém (PA)." In Geografia no Século XXI - Volume 4. 2019, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-141-8.cap.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Tatiana de Araujo, and Mayara Ester Soares Silva. "PLANO DE INTERVENÇÃO PARA O AUMENTO DA ADESÃO AO EXAME COLPOCITOLÓGICO EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO." In Saúde Pública e Saúde Coletiva 2, 50–64. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6191911035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Janisch, Adriane Beatriz Liscano, Karin Ritter Jelinek, and Alana Amaral Rotter. "INTERVENÇÃO DIDÁTICA NAS AULAS DE FÍSICA: EXPERIMENTO SOBRE ESPELHOS PLANOS E ÓPTICA GEOMÉTRICA." In Estudos interdisciplinares: ciências exatas e da terra e engenharias 2, 14–18. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8771903092.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Janisch, Adriane Beatriz Liscano, Karin Ritter Jelinek, and Alana Amaral Rotter. "INTERVENÇÃO DIDÁTICA NAS AULAS DE FÍSICA: EXPERIMENTO SOBRE ESPELHOS PLANOS E ÓPTICA GEOMÉTRICA." In Estudos Interdisciplinares: Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 2, 14–18. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6481929082.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Monteiro, Rodney Rosa, and André Ribeiro da Silva. "PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 4 DO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS – GOIÁS." In Estratégias de Saúde da Família: Modelos de Planos de Ações no Sistema Único de Saúde, 60–70. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0082016066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moura, Bernard Pereira Barros, and André Ribeiro da Silva. "A INTERVENÇÃO PREVENTIVA DA EQUIPE MULTIDICIPLINAR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE NOVO HORIZONTE - JAÚ DO TOCANTINS, TRABALHANDO A PREVENÇÃO DO ALCOOLISMO COM UM OLHAR VOLTADO PARA OS ADOLESCENTES." In Estratégias de Saúde da Família: Modelos de Planos de Ações no Sistema Único de Saúde, 87–100. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0082016068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Plano de intervenção"

1

Teixeira, Iris de Barros Vaz, Luana Carla Lima de Almada, and Iracildo Alves Lopes. "PLANO DE INTERVENÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE PACIENTES COM HANSENÍASE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM." In VIII Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará, chair Maria do Socorro da Silva Mota. Universidade do Estado do Pará, 2019. http://dx.doi.org/10.31792/21759766.viiisic.2019.81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Fernando, João Almeida, Jorge Teixeira, Luana Cruz, Geraldo Junior, and Anselmo Paiva. "Planejamento Cirúrgico de Estrabismo Horizontal Utilizando Árvore de Regressão de Múltiplas Saídas." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11527.

Full text
Abstract:
O estrabismo e uma patologia oftalmológica que afeta entre 1,55% e 3,6% da população, que pode causar danos sensoriais irreversíveis à visão. O tratamento dos casos mais graves requer intervenção cirúrgica. Desta forma, este trabalho utiliza Árvores de Regressão aplicadas em forma de única saída e múltiplas saídas para indicar o planejamento de cirurgias de estrabismo. Em nosso método mais preciso, Multi-Target Regression Trees, em uma abordagem em única saída, foi obtido o Erro Absoluto Médio de 0,49 milímetros, a Raiz do Erro Quadrático Médio de 1,49 milímetros e R2 de 0,65 na indicação do plano cirúrgico de estrabismos horizontais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Thalles Alencar, João Dallyson Sousa De Almeida, Jorge Antonio Meireles Teixeira, and Geraldo Braz Junior. "Planejamento Cirúrgico de Estrabismo Horizontal Utilizando Regressores de Múltiplas Saídas." In XVII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2017.3714.

Full text
Abstract:
O estrabismo é uma patologia oftalmológica que afeta cerca de 4% da população, que pode causar danos sensoriais irreversíveis à visão. O tratamento dos casos mais graves requerem intervenção cirúrgica. O planejamento de tais operações é complexo e exige, além de vasto conhecimento naárea, experiência por parte do médico especialista. Desta forma, este trabalho utiliza regressores com múltiplas saídas e Máquinas de Vetores de Suporte para Regressão (SVR) para indicar o planejamento de cirurgias de estrabismo. Em nosso método mais preciso, dos três avaliados, foi obtido EAM de 0:798 milímetros e REQM de 1:259 milímetros na indicação do plano cirúrgico de estrabismos horizontais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barbosa, Rafaeli Vidaletti, Juliana Emi Shimabukuro, Maria Fernanda Rosato Camargo, and Maria Graça Marciano Hirata Takizawa. "EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/711.

Full text
Abstract:
Introdução: As parasitoses intestinais constituem um dos problemas de Saúde Pública, são causadas por helmintos e protozoários e a transmissão se dá por meio da ingestão de água e alimentos contaminados e através da pele por ferimentos. Os infectados apresentam quadro de dor abdominal, vômitos, anemia, perda de peso e problemas respiratórios. O tratamento ocorre, após a identificação do agente causador, recorrendo ao uso de antiparasitários. A falta de saneamento básico e higiene pessoal, torna complexo o trabalho da vigilância em saúde, sobretudo na forma de articular e disseminar informações, sendo fundamental a educação em saúde para uma prevenção mais eficiente no combate às doenças infectocontagiosas. Objetivo: Descrever a avaliação acerca da educação em saúde, por meio de um processo de construção de conhecimento na área da saúde, como instrumento no controle e prevenção de parasitoses intestinais. Material e métodos: Consiste numa pesquisa bibliográfica, de abordagem com fundamentação teórica em dados e obras, publicados em artigos científicos e revistas disponibilizadas eletronicamente com base na Biblioteca Virtual de Saúde, SciELO e PubMed, correspondente ao período de 2012 a 2019. Resultados: A infecção parasitária é caracterizada por parasitos no organismo do hospedeiro, para resultados consistentes quanto a prevenção, medidas educativas em escolas e Unidades Básicas de Saúde devem abordar hábitos de higiene. Com os dados obtidos nas referidas bases, 200 indivíduos participaram de uma oficina de intervenção e 75% apresentaram uma ampla assimilação de conhecimentos e mudanças de hábitos, melhorando 30% a saúde coletiva local, assim, com a promoção de projetos de educação sanitária e ambiental, a prevalência dessas doenças tende a diminuir. Conclusão: Para minimizar problemas na saúde pública relacionados às doenças parasitárias faz-se necessário uma educação em saúde contínua com um plano de intervenção educativa proposto em realizar atividades teóricas e práticas para orientar sobre as parasitoses mais frequentes na população e os métodos de prevenção. As ações educativas devem ser direcionadas a todo o público das regiões contaminadas para conscientização individual e coletiva de responsabilidade e direitos à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Albuquerque, Enzo Aldo Cunha, Luisa Resende Kanno, Thaynara Lima de Oliveira, and Leonardo da Silveira Pirillo Inojosa. "Plano de execução BIM para sistema de manutenção de edificações." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.294.

Full text
Abstract:
A construção civil vem se desenvolvendo junto à revolução tecnológica e assim necessitando de uma integração com as tecnologias digitais. Nesse contexto a metodologia Building Information Modeling (BIM) permite ter informações sobre todo o ciclo de vida da construção, desde a fase de concepção do projeto até a fase de manutenção, sendo este o ponto focal da pesquisa. O uso do BIM será obrigatório no gerenciamento e na manutenção do empreendimento após a sua construção, cujos projetos de arquitetura e engenharia e cujas obras tenham sido desenvolvidos ou executados com aplicação do BIM a partir de 1° de janeiro de 2028 de acordo com o decreto n° 10.306 (BRASIL, 2020). Para a aplicação da metodologia é necessário um plano de execução BIM a fim de planejar os processos de elaboração de um modelo BIM, de monitoramento da edificação e de gerenciamento de ativos. A partir de um plano de execução BIM bem definido é possível: criar modelos virtuais tridimensionais da edificação; propor uma base de dados padrão para receber informações relativas aos sistemas e elementos construtivos com documentação, especificações técnicas e histórico de manutenções; sistematizar informações relativas às manifestações patológicas com descrição de causas, processo de degradação, método de recuperação/reparo ou substituição. Neste aspecto, foi elaborado um plano de execução e testado parte deste em um estudo de caso do Bloco C da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB). O Bloco C abriga o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, com salas de aula, centros acadêmicos, empresa júnior e projetos de extensão. Assim, este bloco tem sido um local de intensa atividade acadêmica, social e profissional. Este trabalho pretende apresentar um plano de execução BIM e parte da sua aplicação em uma edificação existente visando o melhor gerenciamento da mesma, como também, servir de conteúdo teórico-prático da metodologia BIM sobre aplicação nas fases de operação e manutenção da edificação. A metodologia utilizada foi baseada no BIM Project Execution Planning Guide de Messner et al. (2019). A partir das metas do plano, são definidos os potenciais usos BIM e ,de acordo com estes, são propostos fluxogramas de processo de trabalho, os quais incluem as etapas do processo, a interação entre equipes e os entregáveis. Desta forma, neste estudo de caso, foi necessário realizar o as-built do Bloco C complementando com as condições atuais e desenvolver um programa de manutenção. As ferramentas utilitárias da tecnologia BIM selecionados foram: modelagem de condições existentes, modelagem de registros, análise do sistema de construção, análise estrutural, análise de outras engenharias, gestão de ativos, gerenciamento de espaços/rastreamento e planejamento de manutenção; usos estes definidos por Messner et al. (2019). Para a execução destes processos são necessários softwares BIM, como o Revit Autodesk®, para modelagem, Robot Autodesk® para análise estrutural. No primeiro momento, procurou-se utilizar o QiBuilder AltoQi® para as instalações hidráulicas, no entanto, por este não possibilitar a inserção de informações individuais em cada elemento foi utilizado o Revit. As competências necessárias predominantes foram a gestão das informações e manipulação dos softwares visando a interoperabilidade e a obtenção dos resultados estipulados. Para realizar a modelagem tridimensional foi primeiramente solicitada a documentação existente na Prefeitura do Campus no Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, órgão responsável pelo planejamento físico e ambiental, patrimônio histórico e projetos de arquitetura do Campus Darcy Ribeiro da UnB. Porém, houve demora para conseguir o acesso à documentação, que estava incompleta, além de estar desatualizada, fato que demonstra a dificuldade enfrentada pelos gestores das edificações, o que reforça a necessidade de levantamentos e análises in loco. Com parte da documentação em mãos foi realizado o levantamento de forma presencial, usando de registros fotográficos e trena manual e a laser para modelagem das condições atuais da edificação. Foram realizadas duas visitas ao Bloco C, a primeira, antes do início da modelagem e uma posterior para obter informações mais detalhadas para a elaboração do modelo BIM. Foi definida uma nomenclatura padrão para nomear arquivos e pastas, baseada nos manuais de práticas em BIM (BLUMENSCHEIN et al., 2019 & 2020); a plataforma de hospedagem utilizada foi o Dropbox. As modelagens das disciplinas de arquitetura, estrutura e instalações hidráulicas foram realizadas no software Revit Autodesk® na versão estudantil de 2021. Através do plano de execução BIM traçado obteve-se fluxogramas para coordenar os processos. Estes foram divididos em nível 1 e nível 2, sendo o nível 1 contendo um fluxograma do processo de planejamento de execução BIM com os usos BIM previstos e os entregáveis em cada uso. Dentro do nível 2, cada uso BIM foi explorado com os processos necessários para a execução – da modelagem de condições existentes e de registro, análise do sistema de construção, planejamento de manutenção, gestão de ativos e gerenciamento de espaços – evidenciando as informações de referência e como pode ser feito o intercâmbio de informações. Este plano foi aplicado no estudo de caso, resultando em um modelo de arquitetura, estrutura e instalações hidráulicas com a possibilidade de visualização da edificação em três dimensões permitindo uma identificação e compreensão mais rápida do edifício, além de possuir as informações associados aos elementos. Foram feitas análises de deslocamento do sistema estrutural submetido ao peso próprio. As instalações foram estimadas considerando a posição das peças de utilização e os diâmetros baseados nas normas atuais. O estado de conservação dos componentes foi baseado na metodologia “Grau de Deterioração da Estrutura” (GDE/UnB) (FONSECA, 2007), a qual faz uma análise dos níveis de deterioração na estrutura e informa propostas de intervenção. Verificou-se que as tabelas do Revit são uma boa forma de compilar as informações dos ativos de forma que estejam sempre vinculadas ao modelo BIM, o qual visa representar as condições atuais da edificação. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/e0eBTM6Flko
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Karine Thamires Costa, Leila Silva Meira, Camila Gomes Magalhães, Laura Luise Rocha Santos, and Carol Pauferro Dos Santos. "A VALORIZAÇÃO DA AMBIÊNCIA COMO DISPOSITIVO PARA A PROMOÇÃO DA HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1421.

Full text
Abstract:
Introdução: A valorização da ambiência corresponde a umas das diretrizes da Política Nacional de Humanização, constituindo-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido como social, profissional e de relações interpessoais, cenário de atenção acolhedora, resolutiva e humana. Logo, promover espaços humanizados nos ambientes de trabalho favorece a saúde dos usuários e trabalhadores. Objetivo: Relatar a contribuição de estudantes de medicina na melhoria das ambiências em uma unidade de saúde da família (USF) no município de Vitoria da Conquista- Bahia, colaborando com a humanização das práticas de saúde. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, exploratória, realizado por acadêmicos de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) durante as práticas de integração ensino, serviço e comunidade (PIESC) na USF URBIS VI ,no período de 19 de março a 10 de setembro de 2019. Para alcance dos objetivos, realizou-se um plano estratégico situacional com a colaboração da equipe de saúde e da comunidade local, na priorização de problemas. Confeccionou-se uma planilha operativa com ações articuladas aos profissionais da unidade, culminando em propostas de melhorias dos seguintes ambientes: Recepção, Same, área social, consultórios, farmácia, salas de vacina, preventivo e procedimento. A fim de garantir os recursos materiais e financeiros para intervenção, os discentes confeccionaram uma carta de apresentação do projeto propondo parcerias junto aos órgãos municipais como: secretaria de saúde, meio ambiente, comunicação, além da sociedade civil representada por empresários locais. Resultados: Foram obtidos materiais decorativos para área de convivência, escritório, além de recursos financeiros para compra diversos materiais pactuados como necessários junto aos profissionais da USF. Para a culminância do projeto foi realizado o dia “D” de melhoria da ambiência com a participação dos estudantes, profissionais de saúde e colaboradores voluntários garantindo a integração ensino, serviço e comunidade. Conclusão: Percebe-se que o processo de planejamento é dinâmico. O plano de melhoria da ambiência na USF, impactou na motivação dos profissionais; satisfação dos usuários; engajamento entre equipe, estudantes e comunidade. Desse modo, nota-se que a valorização dos espaços é ferramenta facilitadora do processo de trabalho e construção de vínculos. Valorizando assim, a atenção integral à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dias, Lucas Mateus de Oliveira, Talía Ferreira Gonçalves, Tânia Lopes de Mano, Thaís dos Santos Mano, and Vitória pereira de Queiroz. "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE PARASITOSES INTESTINAIS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/900.

Full text
Abstract:
Introdução: A Educação em Saúde é a ferramenta essencial no combate aos parasitas. O parasitismo intestinal é constituído como um dos mais preocupantes problemas de Saúde Pública, afetando principalmente as crianças em idade escolar. O município de Barreiras, notadamente a Unidade Básica Hans Werner, apresenta um número considerável de famílias que não adota hábitos de higiene e não fazem uso da água filtrada. Em razão destes fatos, há falta de ações preventivas e de promoção à saúde em relação a esta temática. Objetivo: O objetivo principal é criar um plano de intervenção capaz de auxiliar no enfrentamento das parasitoses na população barreirense, através de realização de atividades educativas, orientando os alunos e seus pais/responsáveis quanto a contaminação por parasitas. Material e métodos: Para a fundamentação teórica, foi realizada uma busca junto a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), além de livros, monografias, teses e manuais do Ministério da Saúde, em português e inglês, entre os anos de 2016 e 2020. Resultados: Diante do resultado desse trabalho espera-se contribuir de forma positiva para sociedade, buscando minimizar os diversos problemas na saúde pública quanto à prevalência de doenças parasitárias nas comunidades locais, despertando o interesse de outros agentes sociais e poderes públicos para que junto aos profissionais de saúde possam desenvolver vários projetos que estejam relacionados com estas questões, desenvolvendo políticas de saúde mais eficientes no combate às doenças infectocontagiosas que afetam o município. Conclusão: O controle e prevenção das doenças parasitárias só será possível mediante o fornecimento de informações para os indivíduos e comunidades vulneráveis, melhora no saneamento básico e consumo de alimentos. São medidas simples que levem às pessoas a melhorarem sua qualidade de vida e isso deve ser informado a população através de campanhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Weslley Eunathan Fernandes, and Reymard Savio Sampaio de Melo. "BIM e ensino híbrido para gestão da construção." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.301.

Full text
Abstract:
A experiência didática aconteceu no componente curricular obrigatório “Gestão da Construção” do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A seleção deste componente deu-se após uma análise da matriz curricular realizada para identificar a permeabilidade da Modelagem da Informação da Construção (BIM) com as disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFRN (LIMA et al., 2020). Uma vez identificada uma alta permeabilidade, outro passo importante foi a abertura e interesse na inserção do BIM pelo docente responsável pela disciplina. Além disso, outro ponto relevante na viabilidade dessa inserção foi a adoção do Ensino Híbrido como metodologia ativa de ensino-aprendizagem. O componente curricular tinha carga horária total de 60h com dois encontros semanais presenciais de duas horas/aula. Foi ofertado aos estudantes do 6º período, no semestre letivo 2019.1 e tem como principal objetivo desenvolver competências de orçamento e planejamento de obras. Nesse semestre houve duas turmas, uma no turno matutino (20 estudantes) e outra no turno vespertino (14 estudantes). A inserção do ensino de BIM seguiu uma abordagem teórico-prática. Uma vez que esse foi o primeiro contato dos estudantes com BIM foi necessária uma abordagem teórica sobre os fundamentos do BIM (conceito, interoperabilidade, modelagem paramétrica e usos do BIM). Em seguida, deu-se início a abordagem prática com a modelagem da disciplina de arquitetura de uma residência unifamiliar no Autodesk Revit com o objetivo de extrair os quantitativos e realizar a simulação 4D no Navisworks. Foram utilizados a sala de aula invertida e a rotação por estações como modalidades do ensino híbrido em dois momentos distintos da disciplina (Fundamentos do BIM e BIM para gestão da construção), cada um com uma carga horária de 4h/aula. Essas duas modalidades foram usadas de modo complementar uma a outra. Inicialmente foi usado a sala de aula invertida com o Google sala de aula como ambiente de aprendizagem virtual (AVA). No AVA foram disponibilizados com duas semanas de antecedência da aula de Fundamentos do BIM diferentes materiais de apoio (vídeos, artigos, capítulos de livro e manuais) sobre: (1) Fundamentos do BIM e (2) usos do BIM para extração de quantitativos e simulação 4D. Após esse momento assíncrono, os estudantes trabalharam o conteúdo da sala de aula invertida por meio da rotação por estações, sendo a atividade dimensionada para uma duração total de 60 minutos com quatro estações de trabalho (Dramatização, Mapas Mentais, Vídeo BIM, Plano de implementação). Em cada estação os estudantes tinham que desenvolver uma atividade em grupo com duração de 15 minutos. Os produtos destas atividades foram apresentados na aula seguinte. Ao término das apresentações das atividades resultantes de cada uma das estações, foi realizada uma discussão para correção a aprofundamento dos conceitos trabalhados. Na etapa de BIM para gestão da construção, foram compartilhadas no AVA videoaulas sobre modelagem de Arquitetura, Extração de quantitativos e simulação 4D. Essa foi a última intervenção na disciplina e aconteceu de forma assíncrona, com um momento presencial de 2h/aula para que os estudantes tirassem as dúvidas relacionadas a modelagem. Ao término de cada uma das intervenções na disciplina, os estudantes tinham a sua disposição um questionário eletrônico, para que pudessem avaliar a experiência. Dentre os resultados apontados pelos estudantes destacam-se: a dinamicidade proporcionada pela rotação por estações, de modo que eles viam o ato de aprender como algo divertido e leve, o fortalecimento do trabalho em grupo e colaborativo e o estímulo da criatividade. Além disso, pelo fato de terem contato com o conteúdo previamente a aula (sala de aula invertida) podiam participar das discussões com mais segurança. Com relação as videoaulas, os estudantes conseguiram acompanhar bem o processo de modelagem e replicar o modelo proposto, apesar de alguns estudantes apontarem como principal dificuldade a falta de recurso computacional em casa, isso pode ser balizado com a utilização do laboratório de informática da universidade. Dentro do contexto de inserção do ensino de BIM baseado em competências proposta por Succar, Sher e Williams (2013) pode-se concluir que a experiência didática relatada desenvolveu junto aos estudantes competências BIM individuais de domínio e técnicas. Além disso, as atividades em grupo desenvolvidas na rotação por estações, evidenciaram as competências BIM do grupo: essenciais. Com base na experiência relatada também é possível perceber uma estreita relação entre o ensino do BIM e a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, uma vez que essas fortalecem a autonomia dos estudantes e o trabalho colaborativo, o que é essencial para o sucesso de uma implementação BIM. Dentre as principais dificuldades dessa experiência pode ser evidenciado o fato dos estudantes chegarem ao 6º período do curso sem ter contato com o BIM em disciplinas anteriores, o que demandou uma fundamentação teórica sobre BIM e não apenas usos do BIM para gestão da construção: extração de quantitativos e simulação 4D. Apesar disso, os conteúdos BIM foram trabalhados com êxito, o que aponta para a necessidade de iniciar a inserção do ensino a partir da identificação de docentes com interesse e que tenham entendido a importância do ensino do BIM na graduação dos cursos de Engenharia Civil. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/74pLdhkCLRs
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mangas, Catarina, and Jenny Sousa. "A pessoa com deficiência como sujeito holístico: um olhar multi, inter e transdisciplinar." In INNODOCT 2020. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inn2020.2020.11836.

Full text
Abstract:
A deficiência não pode ser estudada como uma área independente ou como uma incapacidade biológica que condiciona a vida de alguns sendo, portanto, necessariamente limitativa. Não é, neste sentido, possível abordar a deficiência sem considerar a pessoa que tem essa característica específica, enquanto sujeito ativo e cidadão de pleno direito. Por outro lado, o direito à participação implica olhar para a sociedade como um dos elementos que contribui para melhorar ou dificultar a funcionalidade do corpo humano no seu contexto social. A inclusão implica, portanto, considerar os fatores biológicos, psicológicos e sociais da pessoa com deficiência, o que pressupõe investir em ações que estimulem as competências dos sujeitos e criem oportunidades para que estes possam desenvolver o seu potencial máximo. Essas ações são tanto mais profícuas quanto maior for a relação entre as áreas científicas envolvidas na intervenção/reabilitação do sujeito, devendo as equipas de profissionais apostar na vinculação e relação entre os seus conhecimentos. A transdisciplinaridade, mais do que a multidisciplinaridade ou a interdisciplinaridade é, portanto, uma mais valia por sustentar práticas que têm em conta o sujeito e a sua individualidade, mas também tudo o que, sendo exterior a ele, o influencia, considerando-o e respeitando-o holisticamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cerqueira, Ingrid Caroline da Silva, Amanda dos Santos Teles Cardoso, Sthefane Silva Santos, Izabel Almeida Alves, and Max Denisson Maurício Viana. "INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS REALIZADAS NA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/781.

Full text
Abstract:
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) estão entre as principais causas de mortalidade no mundo. No Brasil, a prevalência de DCNT decresce 1,8% ao ano devido às ações na atenção primária à saúde. Problemas relacionados a medicamentos (PRMs) são encontrados entre os portadores de DCNT, evidenciando a importância do farmacêutico no cuidado em saúde, a fim de proporcionar melhorias terapêuticas. Objetivo: Assim, este trabalho teve como objetivo descrever o perfil das intervenções farmacêuticas realizadas no acompanhamento farmacoterapêutico de portadores de DCNT na Farmácia Universitária da UFBA (FU-UFBA), de setembro de 2019 a fevereiro de 2020. Material e métodos: Baseado no desenho de pesquisa descritivo e transversal (CEP UFBA n. 2.578.262), foram utilizados dados secundários do banco de dados da FU-UFBA. As intervenções farmacêuticas realizadas foram classificadas como: aconselhamento ao paciente/cuidador sobre tratamento medicamentoso, medidas não-farmacológicas, acesso e armazenamento dos medicamentos, tabela para orientações de horários e administração de medicamentos, alteração e sugestão na farmacoterapia e encaminhamento a outros profissionais. A análise dos resultados foi realizada a partir do cálculo de frequência pelo Microsoft Excel. Resultados: Dos 22 pacientes assistidos, observou-se predominância de pacientes do sexo feminino (90,9%) e faixas etárias de 40 a 75 anos. As DCNT mais frequentes foram: hipertensão arterial (50%), diabetes mellitus (22,7%) e doenças cardiovasculares (40,9%). As intervenções farmacêuticas realizadas foram: encaminhamento (81,8%), alteração e sugestão na farmacoterapia (45,5%) e informação/aconselhamento (81,8%). Os PRMs foram: duplicidade de medicamentos (9,09%), reações adversas ao medicamento (50%) e interações medicamentosas (22,7%). Conclusão: Dessa forma, o estudo demonstrou prevalência de pacientes hipertensos, do sexo feminino e faixas etárias variadas, os quais apresentavam reações adversas a medicamentos. Tais levantamentos foram importantes para elaborar planos de intervenção farmacêutica e proporcionar melhoria na qualidade terapêutica dos pacientes da FU-UFBA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography