To see the other types of publications on this topic, follow the link: Plano de intervenção.

Journal articles on the topic 'Plano de intervenção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Plano de intervenção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Braga, Gisélia, Rui Ponce Leão, and Romero Bandeira. "Bioterrorismo: sinopse evolutiva e intervenção sanitária atual." Territorium, no. 23 (November 3, 2016): 81–102. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_23_7.

Full text
Abstract:
Após os ataques terroristas em 2011 aos Estados Unidos da América (EUA) e embora não tenha sido identificado nenhum na Europa, os países sofreram uma forte pressão de forma a estabelecerem planos para enfrentar este novo tipo de ameaça. Os hospitais vão ser uma referência para quem começa a sentir-se doente, portanto terão que estar preparados. Torna-se necessário tomar medidas para minimizar as consequências e será necessário ter um plano de contingência para uma situação de Bioterrorismo, evitando ou, no mínimo, reduzindo a mortalidade e morbilidade das vítimas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Elmer da Silva. "PLANOS DE SAÚDE E RELAÇÃO DE CONSUMO: SOBRE O PRINCÍPIO DA NÃO INTERVENÇÃO EM ORIENTAÇÃO TERAPÊUTICA / HEALTH INSURANCE PLANS AND CONSUMERIST RELATIONSHIP: ON THE PRINCIPLE OF NON-INTERVENTION IN MEDICAL THERAPEUTIC GUIDANCE." Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL] 16, no. 2 (August 28, 2015): 533–54. http://dx.doi.org/10.18593/ejjl.v16i2.2888.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo visa ao estabelecimento dos parâmetros jurídicos aplicáveis à resolução de específico litígio envolvendo operadoras de plano de saúde e consumidores: a intervenção do plano de saúde na orientação terapêutica indicada pelo médico de confiança do consumidor, frequentemente seguida da negativa dos custos financeiros do tratamento médico. Mediante aplicação dos princípios informativos de proteção ao consumidor e do dirigismo contratual, e como resultado da densificação do princípio fundamental da dignidade da pessoa humana e do direito à vida constitucionalmente assegurados, propugna pelo reconhecimento de um novo princípio de proteção ao consumidor, aplicável especificamente às relações jurídicas entre segurado e operadora de plano de saúde: o princípio da não intervenção em orientação terapêutica. Esse princípio serviria de vetor interpretativo às cláusulas do contrato de plano de saúde, visando à otimização contratual e à proteção do consumidor como parte reconhecidamente vulnerável, servindo como fundamento jurídico à intervenção do Judiciário na relação contratual entre plano de saúde e consumidor.Palavras-chave: Princípio da dignidade da pessoa humana. Plano de saúde. Princípio da não intervenção em orientação terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Patrícia de Carvalho Melo, Joana Darc Oliveira de Souza Sousa, and Paula Thiane Modesto Aquino Aquino. "RELATO DE CASO/PLANO DE INTERVENÇÃO: ESTUDANTE COM TDAH." Journal of Research in Special Educational Needs 16 (August 2016): 955–58. http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12239.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lavecchia, Amanda Leopoldo. "A intervenção judicial nos contratos de plano de saúde: uma análise da jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo." Revista de Direito Sanitário 19, no. 3 (May 30, 2019): 277–91. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v19i3p277-291.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar a jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) que trata da relação contratual entre operadoras de plano de saúde e beneficiários, de modo a verificar a ocorrência da intervenção judicial nos anos de 2016 e 2017 e mapear os argumentos utilizados para tanto. A pesquisa foi feita com base em uma população de 38 decisões sobre o tema, e a análise dos dados levantados permitiu a criação da seguinte tipologia de motivos empregados pela corte: (i) intervenção fundamentada em princípios, (ii) intervenção fundamentada em súmulas; (iii) intervenção fundamentada no Código de Defesa do Consumidor; e (iv) intervenção fundamentada na legislação e na regulamentação específicas que norteiam os planos de saúde. Como resultado da pesquisa realizada, foi possível concluir que a intervenção judicial se revela como uma constante medida alternativa para efetivação do direito à saúde e que, em 95% das decisões do tribunal, mais de um motivo da tipologia criada se faz presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Renata Camargo, Luciane Soares de Lima, Dulce Aparecida Barbosa, Silvana Andrea Molina Lima, and Ana Rita De Cássia Bettencourt. "Impacto de uma intervenção educacional de enfermagem em pacientes portadores de DPOC." Revista Enfermagem UERJ 27 (November 5, 2019): e30338. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2019.30338.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar os efeitos imediatos da orientação do plano de alta hospitalar aos pacientes com DPOC. Método: estudo prospectivo, comparativo, realizado num hospital privado de São Paulo, com pacientes com DPOC. Na primeira etapa foi aplicado questionário “Plano educacional para pacientes com DPOC” para avaliar conhecimento do paciente sobre sua doença. Na segunda etapa foi realizada intervenção educacional e na terceira, reaplicação do questionário. A comparação do resultado do pré e pós-teste foram feitas pelo teste T pareado. Projeto de pesquisa aprovado em comitê de ética, parecer no 003/12. Resultados: dos 50 pacientes participantes do estudo, 68% responderam não conhecer bem sua doença antes da orientação e apenas 22% após intervenção educacional. Todas seções do questionário apresentaram aumento na média de acertos após intervenção educacional. Conclusão: orientação do plano de alta hospitalar mostrou-se efetiva resultando em melhora imediata do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jesus, Joaquim Paulo Silva de. "Plano Prévio de Intervenção - posto de abastecimento de combustível GALP." Territorium, no. 21 (August 26, 2014): 169–82. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_21_14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Michelle Ingrid Assis da, Jessica de Alencar Nascimento, Juliana Conceição Dias Garcez, Nádile Juliane Costa de Castro, and Shirley Aviz de Miranda. "Educação Permanente em Saúde na Estratégia de Saúde da Família: Relato da Elaboração do Plano de Intervenção." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 16 (November 1, 2019): e1527. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1527.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência sobre o processo de elaboração de um plano de intervenção relacionado à Educação Permanente em Saúde na Estratégia de Saúde da Família. Relato da Experiência: Relato de experiência de abordagem qualitativa, realizado entre 2017-2018 em uma Estratégia de Saúde da Família em Belém do Pará. A coleta de dados foi composta por roda de conversa com 12 participantes e utilizou-se o Planejamento Estratégico Situacional, como metodologia para a construção do Plano de intervenção. Não houve necessidade de aprovação em comitê de ética e pesquisa, contudo os aspectos éticos foram respeitados. O problema priorizado foi a “Baixa efetividade da política de Educação Permanente em Saúde na Estratégia”, embasado nele construiu-se o plano interventivo que apresenta os objetivos, estratégias, público alvo e resultados esperados. Observou-se que a maioria das propostas criadas para o plano tem viabilidade. Considerações finais: A criação do Plano foi facilitada graças à metodologia escolhida que auxiliou na escolha da problemática, referente à educação permanente em saúde pela equipe, além de facilitar a identificação de sua importância para a eficiência dos serviços de saúde prestados, caracterizando uma maior probabilidade de sucesso e eficácia na aplicabilidade futura do plano de intervenção e redução da problemática priorizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Medeiros, Wesley Da Silva. "Dissociação entre plano, projeto e intervenções urbanas." Revista de Arquitetura IMED 8, no. 2 (December 30, 2019): 143. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109.2019.v8i2.3674.

Full text
Abstract:
Este artigo desenha um quadro teórico do que seja plano, projeto e intervenção urbana. Levar-se-á em conta o contexto de mudanças e permanências na realidade urbana brasileira a partir dos anos 2000, os quais negam a historicidade dos tipos de intervenção urbana (a partir dos princípios: revitalizar, requalificar e reabilitar) como sendo conceitos conduzidos por uma ação pública relativa aos financiamentos urbanos. Para tanto, propõe-se uma reflexão sobre a dificuldade semântica dessas terminologias no ensino, na pesquisa e em ações públicas. Por isso, o procedimento do artigo é dedutivo, executado por meio de premissas gerais e específicas, com as quais se formulam evidências que discutam a realidade urbana brasileira, a questão semântica do plano, projeto e intervenções urbanas. Além disso, questionar-se-á a questão semântica acerca do que são os projetos urbanos, e o problema conceitual por trás das interpretações da literatura e a lacuna de estudo, levando-se em conta o tema das mutações urbanas tendo em vistas políticas, planos e programas ao financiamento urbano. Desse modo, conclui-se que o plano é uma fração do planejamento urbano; o projeto urbano, uma consequência direta do urbanismo. Os dois juntos se constituem, portanto, como um pensamento teórico, materializado pelas Operações Urbanas, e que conduz financiamentos públicos e privados. A intervenção, por sua vez, parece ser apenas o resultado técnico do pensamento teórico anterior e, portanto, uma definição onde se encontra o desenho urbano que detalha e aplica princípios ergonométricos com base na eficácia do plano e do projeto urbano. Certo da polêmica por trás das preposições teóricas, hipóteses e questões de pesquisa, ressalta-se o esforço introdutório deste artigo e a atualidade dos sentidos de urbanismo para o ensino, a pesquisa e o poder público.Palavras-chaves: Operações Urbanas. Urbanismo. Planejamento Urbano. Intervenções urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Meneghetti, Cristiane Helita Zorél, Carlos Henrique da Silva Porto, Cristina Iwabe, and Sofia Poletti. "Intervenção da equoterapia no equilíbrio estático de criança com síndrome de Down." Revista Neurociências 17, no. 4 (January 23, 2019): 392–96. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2009.v17.8536.

Full text
Abstract:
Objetivo. Verificar a influência da equoterapia no equilíbrio estático em uma criança com Síndrome de Down. Método. Foi realizado um estudo de caso em uma criança com Síndrome de Down, gênero masculino, 9 anos de idade. O participante foi filmado na vista anterior (plano frontal) e perfil (plano sagital) nas condições com visão e sem visão. Na filmagem na condição de olhos fechados, foi utilizado um óculos de natação totalmente vedado, com a finalidade do participante não ter nenhuma informação visual. O instrumento utilizado foi a Biofotogrametria Computadorizada que serviu como referência angular para verificar as oscilações do corpo em equilíbrio estático. A intervenção da Equoterapia foi realizada durante 16 sessões, uma vez por semana de equoterapia, empregando as técnicas de equitação e atividades eqüestres. Resultados. Os graus de oscilações avaliados antes e depois da intervenção da equoterapia apresentaram diminuição de oscilações nos plano frontal e sagital. Conclusão. O presente estudo mostrou que com a intervenção da equoterapia, a criança com Síndrome de Down apresentou melhora em seu equilíbrio estático .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Rosa, Patrícia Freitas, Olívia De Carvalho, and João Pascoinho. "Intervenção precoce: práticas e representações." Revista Educação Especial 31, no. 62 (August 14, 2018): 495. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x28819.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de se conhecer as práticas dos profissionais de Intervenção Precoce (I.P.) e analisar em que medida essas práticas coincidem com as representações das famílias, realizou-se o presente estudo que contou com a participação de uma profissional de I.P. e a mãe de uma criança que beneficia dos serviços prestados por essa mesma profissional. Trata-se de um estudo qualitativo de cariz compreensivo e interpretativo. Foi utilizado como instrumento de colheita de dados a entrevista semiestruturada. Os principais resultados mostram que as práticas dos profissionais de intervenção precoce não se distanciam das representações das famílias sobre essas mesmas práticas, podendo dizer-se, a partir do discurso das práticas e representações, que estamos perante uma profissional de I.P. experiente, com formação adequada, que adota na sua prática o saber-saber, saber-fazer e saber-ser, que centra a sua ação na família. Os resultados são congruentes com uma prática profissional próxima do estipulado pelos normativos portugueses para a Intervenção Precoce. A comunicação entre o profissional e a família é preferencialmente informal e nos discursos do sujeitos não é notória a existência de momentos específicos para tarefas de monitorização e avaliação conjunta do Plano Individual de Intervenção Precoce.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Meneghetti, Cristiane Helita Zorél, Miriam Tonon de Meira, Sofia Poletti, Ana Carolina Teixeira Batistela, and Luiz Carlos Ferracini Junior. "Influência da Hipoterapia no Equilíbrio Estático em Um Indivíduo com Doença de Charcot-Marie-Tooth." Revista Neurociências 20, no. 3 (March 31, 2001): 422–26. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8267.

Full text
Abstract:
Objetivo. Verificar a influência da hipoterapia no equilíbrio estático em um indivíduo com doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT). Mé­todo. Foi realizado um estudo de caso, com uma participante com do­ença de Charcot-Marie-Tooth, gênero feminino, 12 anos de idade. A participante foi filmada na vista anterior (plano frontal) e perfil (plano sagital). O instrumento utilizado foi a Biofotogrametria Computado­rizada que serviu como referência angular para verificar as oscilações do corpo em equilíbrio estático. A intervenção da hipoterapia foi re­alizada durante 16 sessões, duas vezes por semana, num período de 2 meses, empregando o programa de hipoterapia e atividades eqüestres. Resultados. Os graus de oscilações avaliados após a intervenção da hipoterapia apresentaram diminuição tanto no plano frontal como no plano sagital. Conclusão. O presente estudo mostrou que com a in­tervenção da hipoterapia a participante com doença de Charcot Marie Tooth apresentou melhora em seu equilíbrio estático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Araujo, Rodrigo Ferreira de, Juliana Martins Barbosa da Silva Costa, Marly Marques da Cruz, and José Rivaldo Melo de França. "Avaliabilidade da compatibilização de indicadores e metas dos instrumentos de planejamento do Ministério da Saúde." Saúde em Debate 42, no. 118 (September 2018): 566–78. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811802.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivou-se realizar um estudo de avaliabilidade da ação de compatibilização de indicadores e metas dos instrumentos de planejamento do Ministério da Saúde: Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual, 2016-2019. Entrevistaram-se stakeholders para verificar seus interesses na intervenção; elaborou-se modelo lógico com aplicação da técnica Delphi; e identificaram-se perguntas avaliativas que subsidiarão futuras avaliações. Na seleção, contemplaram-se os envolvidos na elaboração dos instrumentos de planejamento e na ação de compatibilização, bem como os afetados por essa ação. Concluiu-se que houve compatibilização, pois há delineamento da intervenção, consenso entre os interessados e identificação de perguntas avaliativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

De Souza, Daniele Maria. "Proposta de intervenção sobre a importância da ingestão hídrica pelos idosos." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (January 5, 2017): 158. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.500.

Full text
Abstract:
Idoso é aquela pessoa com idade igual ou maior que sessenta anos. O envelhecimento pode variar de indivíduo para indivíduo, sendo gradativo para uns e mais rápido para outros. Essas variações são dependentes de fatores como estilo de vida, condições socioeconômicas e doenças crônicas, e podem ou não começar a surgir algumas alterações fisiológicas e psicológicas, o que varia de acordo com cada indivíduo. Uma dessas alterações é a baixa adesão ao consumo de água, com o envelhecimento a produção de saliva é diminuída, assim os idosos começam a perder um pouco da palatabilidade. Assim, este trabalho é uma proposta de intervenção cujo objetivo é ressaltar a importância da ingestão hídrica pelos idosos em sua saúde e qualidade de vida. Desta forma foi elaborado um plano de intervenção para avaliar as causas do baixo consumo de água pelos idosos e, estimular a melhora da ingestão de água pelos mesmos e avaliar se ocorre o aumento de consumo de água pelos idosos, quando a mesma tem sabor. Após a revisão de literatura sobre as possíveis causas da diminuição hídrica nos idosos e consequências clínicas, foi elaborado o plano de intervenção para possibilitar uma ação positiva em relação a melhora da ingestão de água. O plano de intervenção é um primeiro passo que deverá ser aprimorado ao longo do tempo. Desta forma a equipe de enfermagem da Instituição de Longa Permanência poderá estabelecer novas rotinas de trabalho, visando a melhora na qualidade e preservação da saúde do idoso, bem como do trabalho da equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

ANDRADA, ALEXANDRE F. S. "Quem, afinal, apoiou o Plano Collor?" Brazilian Journal of Political Economy 38, no. 4 (October 2018): 781–99. http://dx.doi.org/10.1590/0101-35172018-2713.

Full text
Abstract:
RESUMO No livro Economia Brasileira Contemporânea, Lavínia Barros de Castro afirma que o Plano Collor “recebeu críticas de todas as partes”, que o “bloqueio dos recursos foi considerado uma inadmissível intervenção estatal”, e que o congelamento de preços, o ajuste fiscal e o caráter recessivo do plano foram questionados. Aqui, mostramos que essas afirmações são equivocadas. Analisando artigos, colunas e entrevistas publicadas à época, tentamos demonstrar que o plano econômico teve, durante suas primeiras semanas de vigência, amplo apoio de empresários, políticos, economistas e até mesmo da população do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Simões, Anna Luiza Salathiel, Lais Elias Teodoro, Maysa Alvarenga Ferreira, Karina Santos da Silva, and Álvaro Da Silva Santos. "Intervenção educativa no manejo de resíduos de serviços de saúde na atenção básica." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 7, no. 4 (October 7, 2019): 519. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v7i4.3323.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo descrever a experiência de uma intervenção quanto ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em uma unidade de saúde da família. Trata-se de um relato de experiência, dividido em 4 etapas: conhecimento da rotina, atualização do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, educação permanente e avaliação, realizados no período de março a junho de 2018.A equipe considerava-se despreparada para seguir as etapas do manejo de resíduos de serviços de saúde propostos pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da unidade. As ações foram realizadas através da educação continuada com as duas equipes e reuniões com os profissionais da rede e outros funcionários da unidade. Após a intervenção foi observado modificações no hábito relacionado ao manejo dos resíduos de serviços de saúde e intenção de continuidade de melhorar o gerenciamento dos resíduos, sendo satisfatório o manejo dos resíduos após a intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Da Silva, Cláudia Mendes, Luísa Barros, and Fátima Simões. "Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratório." Análise Psicológica 34, no. 4 (December 12, 2016): 423–37. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1044.

Full text
Abstract:
Considerando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar da doença, construímos uma intervenção psicoeducativa breve para pais de crianças com asma, visando a aquisição de atitudes mais positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade em contexto clínico e a eficácia da intervenção com pais de crianças entre os 7 e os 13 anos. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas três sessões de grupo e nos três momentos de avaliação. Os resultados evidenciaram melhoria no conhecimento, nas práticas de gestão da asma e na integração equilibrada da asma na vida familiar, confirmando a utilidade de incluir a intervenção psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Figueiredo, Alexandra, Deisi Scunderlick Eloy De Farias, Maria Matilde Villegas Jaramillo, and Claudio Inâncio Monteiro. "O SÍTIO SC-NAUFRAGADOS-01, SANTA CATARIA: INTERVENÇÃO E CONSERVAÇÃO." Revista Memorare 1, no. 1 (December 20, 2013): 109. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v1e12013109-113.

Full text
Abstract:
O Sítio SC-Naufragados-01, localiza-se na Baía Sul de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Através do GRUPEP/UNISUL, em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, os materiais coletados, em 2011, foram tratados e preservados para poderem ser devidamente, estudados e expostos ao público. O sítio arqueológico, de interesse internacional, aponta dados importantes para a compreensão da colonização da região. Nesse artigo apresentaremos, brevemente, como foram realizadas as intervenções de conservação e o plano de tratamento utilizado para a estabilização dos objetos em pedra exumados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Apparecido Junior, Jose Antonio. "Projeto de intervenção urbana Vila Leopoldina-Villa-Lobos: resenha crítica sobre os principais aspectos jurídicos / Urban intervention project Vila Leopoldina-Villa-Lobos: critical review on the main legal aspects." Revista de Direito da Cidade 12, no. 3 (December 9, 2020): 344–70. http://dx.doi.org/10.12957/rdc.2020.43763.

Full text
Abstract:
ResumoO presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica do Projeto de Lei n. 428/2019, do Município de São Paulo, que tem por objeto estabelecer objetivos, diretrizes, estratégias e mecanismos para a implantação do Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos e cria a Área de Intervenção Urbana correspondente, naquele município. Para tanto, disserta inicialmente sobre a natureza e o conteúdo dos denominados “Projetos de Intervenção Urbana”, previstos na Lei Municipal n. 16.402/2014, o Plano Diretor Estratégico de São Paulo, delimitando suas finalidades e possibilidades de atuação. Após, analisa criticamente os dispositivos do apontado projeto de lei, tecendo considerações pertinentes às novidades em termos de proposta de regulação urbanística em si estabelecidos. O resultado do trabalho é a constatação de uma abordagem inovadora e diferenciada da instrumentação jurídica prevista no projeto de lei, já que elaborada de forma a atender especificamente aos termos de um projeto urbanístico derivado do plano diretor, ao mesmo tempo em que proporciona a implantação da política de desenvolvimento urbano nele previsto.Palavras-chave: Direito urbanístico. Projeto de Intervenção Urbana. Área de Intervenção Urbana. Potencial Construtivo Adicional. Regulação Urbanística. AbstractThe purpose of this article is to carry out a critical analysis of the mains aspects of Draft Law no. 428/2019, of the municipality of São Paulo City, whose purpose is to establish objectives, guidelines, strategies and mechanisms for the implementation of the Vila Leopoldina-Villa Lobos Urban Intervention Project (Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos) and create the corresponding Urban Intervention Area (Área de Intervenção Urbana) in that municipality. In order to do so, it first discusses the nature and content of the so-called "Urban Intervention Projects", provided for in Municipal Law n. 16,402/2014, the Strategic Master Plan of São Paulo (Plano Diretor Estratégico), delimiting its purposes and possibilities of action. Afterwards, it critically analyzes the provisions of the aforementioned bill, weaving considerations pertinent to the novelties in terms of the proposal of urban regulation itself established. The result of the work is the finding of an innovative and differentiated approach to the legal instrumentation envisaged in the draft law, since it is designed in order to specifically meet the terms of an urban project derived from the master plan, while at the same time providing the implementation of the urban development policy envisaged.Keywords: Urban Law. Urban Intervention Project. Urban Intervention Area. Additional Constructive Potential. Urban Regulation
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Freitas, Marco Antônio Barbosa de. "A RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CONTRATOS DE PLANO DE SAÚDE EM FACE DA DUPLA INTERVENÇÃO ESTATAL NELES REALIZADA: A EXPERIÊNCIA NO ESTADO DE SÃO PAULO." Revista Eletrônica Direito e Política 13, no. 2 (August 29, 2018): 716. http://dx.doi.org/10.14210/rdp.v13n2.p716-741.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a Responsabilidade Civil nos Contratos de Plano de Saúde em vista da dupla intervenção estatal neles realizada. Por proêmio, apresenta uma breve síntese acerca do surgimento das relações de Direito Privado com o intuito de suplementar o SUS, inapto em atender a universalização qualitativa e quantitativa da saúde. A seguir, analisa a explosão de judicialização nos anos de 2010, bem como a ampliação da responsabilidade civil nos contratos de plano de saúde diante das Resoluções Normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Apresenta, em seguida, considerações acerca da sobrecarga que uma dupla intervenção judicial acarreta em contratos dessa espécie. Por fim, expõe a divergência de entendimento de Tribunais Superiores a respeito do tema de fundo, com ênfase na experiência observada no Estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Marta Maria Antonieta de Souza, Denise Cavalcante de Barros, Mirian Ribeiro Baião, and Claudia Saunders. "Atenção nutricional e ganho de peso gestacional em adolescentes: uma abordagem quantiqualitativa." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 3 (March 2013): 780–802. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000300025.

Full text
Abstract:
Neste estudo procurou-se avaliar o impacto da assistência nutricional (intervenção) sobre o ganho de peso gestacional total de adolescentes e compreender a percepção destas sobre a intervenção. Trata-se de uma investigação quantiqualitativa com triangulação de métodos, realizada em uma maternidade pública do Rio de Janeiro com 204 adolescentes, subdivididas nos grupos pré-intervenção e intervenção. A hipótese de homogeneidade de proporções foi testada por análises bi e multivariada, por meio de regressão de Poisson com variância robusta. Na abordagem qualitativa realizou-se entrevista semiestruturada com 12 adolescentes, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam que a intervenção não exerceu efeito positivo na adequação do ganho de peso gestacional total. As adolescentes perceberam o plano alimentar como um conjunto de regras incompatíveis com suas condições de grávidas. A categoria "quase toda consulta era a mesma coisa" surgiu como síntese da percepção sobre a intervenção. Concluiu-se que há necessidade de reavaliar o instrumental tecnocientífico balizador da assistência nutricional e transformá-la em cuidado centrado na tomada de decisões compartilhadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Oliveira, Elias Barbosa, Celia Caldeira Fonseca Kestenberg, and Alexandre Vicente Silva. "INTERVENTION PATTERN IN CRISIS: MENTAL HEALTH AS A NURSING CARE APPROACH AT A GENERAL HOSPITAL." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 5, no. 1 (January 3, 2013): 3176–84. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3176-3184.

Full text
Abstract:
Objetivo: testar e validar a aplicação da teoria Intervenção em Crise, como abordagem em saúde mental do cuidado a pacientes com HIV/AIDS no hospital geral. Método: realizada a entrevista de ajuda como atividade integrante da disciplina Saúde Mental, mediante um roteiro aplicado por alunos de graduação, no intuito de identificar as repercussões psicossociais da doença e traçar o plano terapêutico. Os achados resultaram da apresentação dos relatos pelos alunos e análise documental de 144 instrumentos aplicados no período de 2006 a 2010. Resultados: a teoria foi validada por instrumentalizar o graduando a: identificar as repercussões psicossociais da doença; os mecanismos de enfrentamento adotados pelo paciente e construir o plano terapêutico. Conclusão: A teoria Intervenção em Crise é um recurso essencial na abordagem em saúde mental do paciente por propiciar a escuta, a catarse e minimizar a possibilidade de novas crises.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Dos Santos, José Manuel Dos Santos, and Mariana Gomes. "Classificação de ângulos através de uma estória em aulas de apoio a alunos com dificuldade de aprendizagem." Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo 10, no. 1 (June 5, 2021): 19–48. http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p019-048.

Full text
Abstract:
Este trabalho surge no decorrer da intervenção-ação da qual ocorre uma análise das dificuldades sentidas pelos estudantes, do 5º ano, no contexto do apoio curricular em matemática. Durante este processo foi desenvolvida uma pesquisa, de caráter qualitativo, onde se desenvolve ums experiência de ensino com base uma trajectória hipotética de aprendizagem previamente definida pela professora-investigadora e discutida com o investigador envolvido na intervenção. O professor encarregue da monitorização do apoio curricular dos estudantes, enquanto professor-investigador, formula uma ou mais hipóteses para guiar o percurso dos seus estudantes, delineando um plano de intervenção, sendo analisado e discutido na análise ongoing orientadora da investigação. O software GeoGebra surge como um dos mediadores da aprendizagem, estimulando o desenvolvimento da comunicação, do pensamento geométrico e o raciocínio matemático dos estudantes participantes do estudo. A descrição da intervenção, bem como os resultados do estudo são apresentados nas considerações finais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Kastrup, Virgínia, and Eduardo Passos. "Cartografar é traçar um plano comum." Fractal : Revista de Psicologia 25, no. 2 (August 2013): 263–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922013000200004.

Full text
Abstract:
A pesquisa de campo sobre produção da subjetividade enfrenta o problema de construir conhecimento envolvendo pesquisadores e pesquisados, com territórios e semióticas singulares. Surgem questões relativas ao protagonismo dos participantes e a como traçar com eles um plano comum, garantindo o caráter participativo da pesquisa. No contexto do método da cartografia, o artigo tem como objetivo tratar do tema do comum num duplo aspecto. Num primeiro, discute o acesso ao plano comum. Com base em Gilles Deleuze e Felix Guattari, tal plano não é dito homogêneo nem reúne atores que manteriam entre si relações de identidade, mas opera comunicação entre singularidades, sendo pré-individual e coletivo. Num segundo aspecto, aponta que, enquanto pesquisa-intervenção, a cartografia se compromete com a criação de um mundo comum e heterogêneo. O artigo mostra que o traçado do comum tem como diretriz metodológica a tranversalidade e examina os procedimentos de participação, inclusão e tradução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Reis, Helena Isabel da Silva, Ana Paula Da Silva Pereira, and Leandro Da Silva Almeida. "Da avaliação à intervenção na perturbação do espetro do autismo." Revista Educação Especial 29, no. 55 (August 9, 2016): 269. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x19423.

Full text
Abstract:
A avaliação das perturbações caracterizadas por padrões de comportamento e de desenvolvimento atípicos tais como as Perturbações do Espetro do Autismo é, no mínimo, complexa. Desde o diagnóstico à própria descrição de PEA que a contradição, incerteza e desacordo, surgem entre os vários profissionais e, apesar do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (APA, 2013) providenciar uma descrição cuidada do perfil sintomático da criança com PEA, a observação, a aplicação de checklists e de testes standardizados, conjuntamente com a família, continua a ser crucial para o desenvolvimento de um plano individualizado de intervenção. Apesar do aumento significativo da pesquisa sobre a PEA e dos rápidos avanços na ciência, a avaliação eficiente desta perturbação continua a ser um desafio, sobretudo, para determinar uma intervenção precoce efetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ayroza, Igor Feitosa Lacorte, Waldecy Rodrigues, Manoel Xavier Pedroza Filho, and Leonardo de Andrade Carneiro. "Intervenção comportamental em políticas públicas brasileiras: o caso da lei 12.618/2012." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 1, 2021): e0610110979. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.10979.

Full text
Abstract:
Contexto: no Brasil, o uso de intervenções comportamentais (IC) em políticas públicas (PP) ainda é incipiente. Objetivo: o presente trabalho tem como objetivo analisar a IC, em uma experiência pioneira na utilização da Economia Comportamental (EC) no design de PP no Brasil, criada para instituir o regime de previdência complementar dos servidores públicos federais. Métodos: o estudo de caso foi realizado utilizando dados dos portais da FUNPRESP, Transparência e Painel PEP e análise documental. Na abordagem qualitativa, foi utilizada a hermenêutica jurídica para interpretar o sentido e aplicação das normas envolvidas no estudo buscando a ampliação das possibilidades de sua compreensão. Resultados: indicam que a IC contribuiu para o aumento significativo do número de participantes no plano de previdência complementar e o aumento de adesões voluntárias por meio de campanhas que mitigaram os efeitos das heurísticas e vises cognitivos predominantes no processo de decisão relacionado à adesão de planos de previdência. Conclusões: fica evidenciada que a utilização dos conhecimentos da EC na previdenciária potencializa os resultados da política. Porém, por se tratar da análise de um caso específico, não se tem indícios suficientes para se generalizar a eficácia das intervenções comportamentais em políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Leal, André, Beatriz Mugayar Kühl, Erica Yukiko Yoshioka, Fernando Túlio Salva Rocha Franco, Gabriel De Andrade Fernandes, Guilherme Yudi Hayakawa, Luiza Strauss, and Raquel Rolnik. "Plano diretor participativo da FAU: uma proposta pactuada de intervenção nos edifícios da escola." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 18, no. 30 (December 1, 2011): 252. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i30p252-269.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Faustino, Graciele Oliveira, and Simone Maria Hüning. "O Plano Juventude Viva e a rede de políticas de juventude para enfrentamento à violência em Alagoas." Estudos e Pesquisas em Psicologia 15, no. 4 (December 20, 2015): 1413–32. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2015.20279.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discutimos as políticas públicas de juventude para enfrentamento à violência, que estão sendo desenvolvidas em Alagoas. Utilizamos a Teoria Ator-Rede e considerando a implantação do Plano Juventude Viva (PJV) buscamos contribuir com o campo de estudo da juventude e políticas públicas, analisando especificamente as controvérsias em torno da constituição do público alvo e das propostas do referido plano em Alagoas. Nossa análise indica a imprecisão na delimitação do segmento da juventude a quem se destina o plano, a fragilidade da ação intersetorial e a falta de especificidade de intervenção desses programas sobre condições históricas de exclusão da juventude no estado, dentre as quais o racismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Marileide Antunes de, and Lúcia Pereira Leite. "Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursos." Paidéia (Ribeirão Preto) 21, no. 49 (August 2011): 197–205. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2011000200007.

Full text
Abstract:
Este artigo se fundamenta no Paradigma de Suportes que norteia a educação inclusiva, a qual prevê ajustes educacionais para que todos os alunos participem da escola comum. O estudo teve por objetivo analisar o funcionamento de uma sala de recursos e descrever a intervenção realizada com uma professora especialista. A coleta de dados consistiu das fases: (a) descrição da sala de recursos; (b) análise do plano de ensino da professora; (c) aplicação de entrevistas e discussões sobre teoria e prática na educação inclusiva com a professora especialista; (d) preenchimento do documento de adaptações curriculares individuais para os alunos. A análise contou com os procedimentos: caracterização da realidade investigada, análise das entrevistas e análise comparativa das adaptações curriculares. Como resultados, o estudo aponta a existência de divergências entre políticas educacionais e realidade escolar investigada. A intervenção permitiu que a professora refletisse sobre a sua atuação com base em novos procedimentos de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Assad, Suellen Gomes Barbosa, Marcos Paulo Fonseca Corvino, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Elaine Antunes Cortez, and Silvia Cristina Pereira dos Santos. "Educação permanente e vacinação: minimizando oportunidades perdidas." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 28, 2020): e59391110198. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10198.

Full text
Abstract:
Vacinas são essenciais no combate às diversas doenças, entretanto é necessária sensibilização dos profissionais de saúde para a não ocorrência de oportunidades perdidas de vacinação. O objetivo deste estudo é descrever o processo de Educação Permanente em Saúde sobre Oportunidades Perdidas em uma Unidade de Saúde da Família da Baixada Fluminense. Foi realizado uma descritiva, do tipo pesquisa-ação, com 13 trabalhadores da equipe multiprofissional. Os dados foram coletados em questionários mistos, submetidos à Análise de Conteúdo; e posterior elaboração de Plano de Intervenção com base no Planejamento Estratégico Situacional. Os resultados evidenciaram que a equipe tem conhecimento sobre oportunidades perdidas mas contribui para sua ocorrência ao: não abordar a população enquanto aguarda atendimento; definir dias prévios para vacinação; falsas contraindicações. Foi feita análise das causas do problema em questão, definidos seus nós críticos e criadas operações específicas, culminando no Plano de Intervenção. Concluiu-se que, este traduziu-se em estratégia de Educação Permanente que, contando com envolvimento da equipe multiprofissional, modificou práticas de vacinação reduzindo oportunidades perdidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Barros, Maria Elizabeth Barros de, and Janaína Mariano César. "Pesquisa-Intervenção em dispositivos participativos: ensejando outras relações entre produção de conhecimento e educação / Intervention-Research on participatory mechanisms: occasioning other relations between knoledge and education." Revista Polis e Psique 5, no. 2 (March 3, 2015): 171. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.53953.

Full text
Abstract:
O artigo tem apresenta experiências de um grupo de pesquisa, que ensaia o desenho de outros mapas da problemática da educação pública, afirmando que a mudança se quer coletiva. O plano das discussões é tecido a partir dos desafios em políticas educacionais que forçam a avançar no que toca à pesquisa e a produção de conhecimento. Visa construir processos de investigação na educação em nossas sociedades modernas que priorizam a exploração do plano da experiência como prioridade no pesquisar, que por não se dar de modo imediato, requer aprendizagem. Considera que o trabalho com a pesquisa-intervenção envolve a constituição de uma atenção aberta ao presente e um acompanhamento de experiências em curso. O aspecto processual e temporal da vida que passa nos processos de pesquisa é o que ganha destaque. A pesquisa é tomada como o acesso ao plano das forças, plano instituinte em movimento e transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e., Luis Carlos Ferreira de Sousa Oliveira, Euler David de Siqueira, and Mozar José de Brito. "Inovação gerencial em municípios: análise exploratória das práticas de gestão do plano estratégico de Juiz de Fora." Cadernos EBAPE.BR 4, no. 4 (December 2006): 01–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512006000400012.

Full text
Abstract:
Este artigo procura discutir as práticas de gestão associadas ao plano estratégico do município mineiro de Juiz de Fora (PlanoJF). Para tanto, recupera algumas características da intervenção estatal entre as décadas de 1930 e 1980 no Brasil. Detalha, ainda, alguns fatos que, a partir dos anos 1990, alteraram a natureza desse processo. A reflexão sobre referências teóricas e as evidências coletadas por meio de entrevistas pessoais, da observação não-participante e da análise documental possibilitam, ao final do artigo, a descrição do plano, a análise dos mecanismos de gestão conduzidos por seu comitê executivo e a exposição de algumas constatações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Marques, Ana, and António Rui Gomes. "Avaliação da eficácia de um programa de treino de visualização mental num escalão de formação desportiva no basquetebol." Análise Psicológica 24, no. 4 (December 10, 2012): 533–44. http://dx.doi.org/10.14417/ap.552.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentam-se os resultados da implementação de um programa de visualização mental junto de uma equipa de basquetebol do escalão de Cadetes A, ao longo de seis meses, correspondendo a grande parte da época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada ao longo do programa, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas, no sentido de observar a frequência e a qualidade da visualização mental (VM). Os resultados sugerem a eficácia do programa desenvolvido, nomeadamente na maior tendência dos atletas aplicarem as técnicas treinadas entre o início e o final da intervenção. Por outro lado, os dados recolhidos sobre as dimensões da VM que mais beneficiaram com a intervenção, indicam um efeito particularmente positivo sobre a capacidade dos atletas anteciparem e prepararem o tipo de acções e movimentações a efectuar durante as competições (função cognitiva geral da VM). No final, são discutidas algumas sugestões para a investigação futura neste domínio da intervenção psicológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Marques, Ana, and António Rui Gomes. "Avaliação da eficácia de um programa de treino de visualização mental num escalão de formação desportiva no basquetebol." Análise Psicológica 24, no. 4 (December 10, 2012): 533–44. http://dx.doi.org/10.14417/ap.553.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentam-se os resultados da implementação de um programa de visualização mental junto de uma equipa de basquetebol do escalão de Cadetes A, ao longo de seis meses, correspondendo a grande parte da época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada ao longo do programa, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas, no sentido de observar a frequência e a qualidade da visualização mental (VM). Os resultados sugerem a eficácia do programa desenvolvido, nomeadamente na maior tendência dos atletas aplicarem as técnicas treinadas entre o início e o final da intervenção. Por outro lado, os dados recolhidos sobre as dimensões da VM que mais beneficiaram com a intervenção, indicam um efeito particularmente positivo sobre a capacidade dos atletas anteciparem e prepararem o tipo de acções e movimentações a efectuar durante as competições (função cognitiva geral da VM). No final, são discutidas algumas sugestões para a investigação futura neste domínio da intervenção psicológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Carvalho, Maria-Irene, Carla Pinto, Jorge Lopes-da-Costa, Cristina Duarte, and Ana-Paula Garcia. "Repensar o Serviço Social em tempo de crise económica e financeira em Portugal." Trabajo Social Global-Global Social Work 7, no. 12 (June 23, 2017): 120–45. http://dx.doi.org/10.30827/tsg-gsw.v7i12.5339.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como finalidade contextualizar as transformações da política social na área da ação social e na área da saúde em tempo de crise económica e financeira e de intervenção do fundo monetário internacional, do banco mundial e do banco central europeu (Troika), em Portugal nos últimos quatro anos. Analisamos o programa de emergência social que substituiu o plano nacional de ação para a inclusão e a evolução da implementação da rede nacional de cuidados continuados integrados. A partir destas evidências refletimos sobre os outcomes destas transformações no Serviço Social, evidenciando os aspetos negativos e os desafios para a categoria profissional. Para atingir os objetivos optamos pela análise de documentos, dados estatísticos e estudos efetuados nestes últimos anos sobre esta temática. Consideramos que num contexto de escassez de recursos e de orientação da intervenção para a emergência, o Serviço Social é desafiado a repensar-se como profissão sociopolítica tendo em conta a temporalidade da intervenção, a alocação de recursos e a formação dos profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cabral Júnior, Luciano Roberto Gulart, and Eder Dion De Paula Costa. "POBREZA POLÍTICA E PLANO BRASIL SEM MISÉRIA." Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) 5, no. 2 (January 9, 2018): 793. http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v5i2.254.

Full text
Abstract:
A pobreza é uma mazela social que reflete nos direitos sociais, na cidadania e na dignidade da pessoa humana, acarretando efeitos nefastos no cotidiano dos pobres. A pobreza não deve ser encarada unicamente pelo seu aspecto de renda baixa, mas sim adentrar na órbita social, cultural, política, enfim, não se restringir a um critério quantitativo para observar também o qualitativo. A pobreza política é uma forma diversa de se analisar a pobreza, não sendo confundida com a pobreza material. No Brasil, o Plano Brasil Sem Miséria é direcionado à população extremamente pobre. É inegável o seu ponto positivo, por pretender atender a uma parcela de indivíduos com déficit de cidadania. Políticas sociais devem almejar o bem-estar e diminuir as desigualdades sociais e econômicas, preconizando uma justiça social. Malgrado, o referido Plano é deveras limitado, não prevendo a intervenção nas pessoas submetidas à pobreza política, de modo que é um paliativo, pondo em xeque a sua atuação sobre o cerne efetivo da questão social. Nesse cenário que se realiza a presente pesquisa qualitativa, através do método de abordagem dedutivo e do método de procedimento monográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

COSSIO, Anelise do Pinho, Ana Paula da Silva PEREIRA, and Rita de Cássia Cóssio RODRIGUEZ. "Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce: Perspectivas de Mães de Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo." Revista Brasileira de Educação Especial 23, no. 4 (December 2017): 505–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000400003.

Full text
Abstract:
RESUMO a Intervenção Precoce (IP) na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é eficaz quando os profissionais realizam o apoio com base nas práticas centradas na família. Assim, o profissional tem como responsabilidade facilitar e disponibilizar recursos que promovam a participação e o reconhecimento das competências das famílias, para que estas possam alcançar benefícios efetivos resultantes da IP. O presente artigo teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis mães de crianças com PEA, de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1) analisar e compreender o nível de participação das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção) e 2) analisar e compreender os benefícios do apoio da IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande parte das entrevistadas sente-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação positiva com as profissionais. As famílias que participaram na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce identificaram não só os seus objetivos e preocupações, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Carvalho, Luís Miguel. "INTENSIFICAÇÃO E SOFISTICAÇÃO DOS PROCESSOS DA REGULAÇÃO TRANSNACIONAL EM EDUCAÇÃO: O CASO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES." Educação & Sociedade 37, no. 136 (September 2016): 669–83. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016166669.

Full text
Abstract:
RESUMO: O artigo aborda os modos como em um plano transnacional se vêm fabricando agendas para o governo da educação em nome de um conhecimento pericial. Para isso, analisa a intervenção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) por meio de um dos seus principais, senão o principal, dispositivos - o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O artigo faz um balanço nos processos e efeitos das dinâmicas de regulação transnacional no contexto do PISA. Depois, mostra como a intervenção da OCDE no campo educativo se vem intensificando e sofisticando, dando para isso atenção a um conjunto de dinâmicas de alargamento da influência do PISA, por via de novos modos de produção, de troca e de difusão de conhecimento pericial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Anunciação, Lívia Maria Ribeiro Leme, Maria Piedade Resende da Costa, and Fátima Elisabeth Denari. "Educação Infantil e Práticas Pedagógicas para o Aluno com Síndrome de Down: o Enfoque no Desenvolvimento Motor." Revista Brasileira de Educação Especial 21, no. 2 (June 2015): 229–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382115000200005.

Full text
Abstract:
<p>A presente pesquisa tem como objetivos: identificar qual o nível de desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Down (SD) no contexto educacional, intervir com estratégias de ensino necessárias para responder às necessidades de seu desenvolvimento e avaliar os avanços no seu desenvolvimento após a intervenção. O método utilizado foi o estudo de caso para analisar o fenômeno em seu contexto real. Como participante foi escolhido um aluno com SD de três anos de idade matriculado em uma escola de educação infantil de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. O procedimento para a coleta de dados foi realizado em três etapas: 1) pré-teste, 2) intervenção e 3) pós-teste. Na fase do pré-teste foi aplicado o Inventário Portage Operacionalizado na área de desenvolvimento motor. Ao identificar as necessidades de aprendizagem do aluno foi elaborado e aplicado um plano de intervenção. Depois da etapa de intervenção, no pós-teste, o inventário foi novamente aplicado para mensurar os avanços no desenvolvimento do aluno comparando-o com o pré-teste. Como resultado constatou-se que o aluno avançou em relação à faixa etária inicial referente ao período de um a dois anos para a idade entre dois a três anos em seu desenvolvimento.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Lopez, Isaac J. Pérez, Maite Pavesio Estero, Manuel Delgado Fernández, and Enrique Rivera García. "Um programa de intervenção em educação física orientado para a saúde: a avaliação dos alunos." Movimento (ESEFID/UFRGS) 9, no. 1 (May 7, 2003): 69–89. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2663.

Full text
Abstract:
Foi criado um projecto de investigação destinado principalmente a actualizar o conceito de Educação (Física) dentro do currículo escolar. Este projecto tem como objectivo, entre outros, que a Educação Física (EF) no Ensino Secundário não seja encarada pelos estudantes como uma disciplina de segunda categoria, dada a sua baixa capacidade de gerar aprendizagens significativas. O progama de intervenção de EF orientada à saúde que foi desenvolvido, como alternativa ao modelo tradicional, realizou-se através de um tratamento integrante do plano curricular, juntamente com o uso de uma metodología reflexiva, de maneira a que se produzisse uma mudança significativa dos conteúdos em todas as suas vertentes dentro do currículo escolar. No presente artigo apresentar-se-ão os aspectos mais relevantes do programa de intervenção, bem como a valorização dos estudantes da proposta de intervenção e da actuação docente (estas valorizações foram obtidas a través de entrevistas em grupo). A conclusão deste estudo destaca a elevada aceitação da proposta didáctica levada a cabo e, portanto, a sua viabilidade e idoneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lobato, Luisa Cruz, and Victória Monteiro da Silva Santos. "Lógicas de prevenção, legibilidade e intervenção: composições cartográficas sobre o “crime” no policiamento preditivo e na gestão de crises internacionais." Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD 9, no. 17 (June 29, 2020): 299–332. http://dx.doi.org/10.30612/rmufgd.v9i17.10934.

Full text
Abstract:
O presente artigo contrasta duas lógicas distintas de prevenção que participam na governança contemporânea do crime: o policiamento preditivo e a gestão de crises internacionais. Mostramos como, nos dois casos analisados, o "crime" é tornado legível enquanto problema, possibilitando formas distintas de intervenção, a partir da realocação da presença policial no caso do policiamento preditivo, e da difusão de modelos de boa governança no caso da gestão de crises internacionais. Ilustramos como ambos os processos dependem da construção autoritativa de cartografias de risco para informar a adoção de tais modos de intervenção em nome da gestão do "crime". Nessas cartografias, a distribuição espacial do risco se funda, por um lado, na autoridade do conhecimento estatístico, e, por outro lado, na presença do especialista no “campo”. As formas de intervenção prescritas nesses contextos, por sua vez, reproduzem uma leitura gerencialista da prevenção do fenômeno criminal, que prioriza intervenções focadas na gestão do crime enquanto uma conjunção de riscos, relegando ao segundo plano elementos estruturais que contribuem para sua existência e circunscrevendo, assim, a sua política à gestão de crises e eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Detry, Brigite, and José Azevedo. "A análise transaccional nos contextos educativos." PSICOLOGIA 5, no. 3 (August 24, 2014): 279. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v5i3.853.

Full text
Abstract:
O artigo começa por uma apresentação global da Análise Transaccional na educação, salientando-se em seguida as possibilidades do modelo para a análise e intervenção em situações educativas. Passa-se em seguida à análise da utilização da A.T. na formação de professores, propondo concretamente uma fórmula contratual de análise do pedido e das necessidades de formação. Finalmente problematiza-se a inserção da análise transaccional num plano mais amplo de formação psicossociopedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Santos, Marcelo. "Passado e presente nas relações Colômbia-Estados Unidos: a estratégia de internacionalização do conflito armado colombiano e as diretrizes da política externa norte-americana." Revista Brasileira de Política Internacional 53, no. 1 (July 2010): 67–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73292010000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a dinâmica das relações entre Colômbia e EUA, com ênfase no governo de Álvaro Uribe (2002-...). Para tanto, são examinadas a estratégia de internacionalização do conflito armado colombiano e os aspectos da intervenção dos EUA mediante o Plano Colômbia. Como conclusão, o trabalho sugere que as recentes mudanças políticas nos EUA têm causado impacto nas diretrizes das relações das relações entre EUA e Colômbia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Dworakowski, Luiz Antonio, Pedro Fernando Dorneles, and Ângela Maria Hartmann. "Estudo de gráficos da cinemática através do jogo batalha naval e de atividades robóticas." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 35, no. 2 (September 14, 2018): 532–49. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p532.

Full text
Abstract:
A experiência didática descrita e analisada neste artigo foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Candiota, RS, no formato de dois módulos didáticos, contendo atividades para a introdução ao ensino do plano cartesiano e de gráficos de Cinemática. No primeiro módulo, enfatizou-se o estudo de coordenadas cartesianas, utilizando o jogo batalha naval e a construção de um plano cartesiano no pátio da escola. No segundo módulo, abordou-se a elaboração e a interpretação de gráficos em Cinemática, com ênfase no emprego de tecnologias computacionais, fazendo uso da plataforma Arduino para construção de carrinhos automatizados e de um aparato utilizando sensor de posição. A experiência didática foi realizada à luz das orientações curriculares descritas em documentos oficiais de ensino e alicerçada na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. A intervenção foi desenvolvida em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio e os resultados, a partir de análises estatísticas (nível de significância estatística inferior a 0,01) e categorias qualitativas, evidenciaram que as atividades propostas constituem uma possibilidade eficaz para introdução ao estudo de gráficos, especialmente da Cinemática. Durante a intervenção, os alunos desenvolveram habilidades para localizar pontos no plano cartesiano, coletar e representar de forma adequada, em tabelas, dados de tempo e deslocamento, bem como construir gráficos do movimento. Além disso, os alunos demonstraram capacidade para interpretar e analisar dados de tempo, deslocamento e velocidade constantes em gráficos do movimento uniforme e reproduzir esse movimento através de um carrinho automatizado e de um sensor de movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Souza, Alcione De Oliveira. "A escrita no ensino fundamental II: uma análise linguística do erro ortográfico à luz dos modelos baseados no uso." Revista Linguagem & Ensino 23, no. 2 (April 30, 2020): 321. http://dx.doi.org/10.15210/rle.v23i2.17338.

Full text
Abstract:
Este artigo traz um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Consciência Fonológica e Ortografia: uma intervenção na escrita de alunos do Ensino Fundamental II” (SOUZA, 2018), que investigou a eficácia de um plano de intervenção pedagógica aplicado a alunos, com dificuldades fono-ortográficas, matriculados no 6º ano de uma escola pública de Montes Claros/MG. Este recorte apresentará a primeira etapa do estudo supracitado, referente ao diagnóstico e à caracterização dos principais erros ortográficos encontrados, que foram analisados à luz dos Modelos Baseados no Uso. Os resultados indicaram o apagamento do “r” final em verbos no infinitivo como o tipo mais comum, causado pela transposição para a escrita da realização fonética referente à ausência do segmento sonoro /r/ em coda na sílaba final dos verbos infinitivos produzida pela comunidade linguística à qual os alunos pertencem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Pitta Farias, Maira, Emilly Marcela Mendes de Souza, Luana Salvador de Lemos, Davidson Alves dos Santos Lima, Karolina de Cássia Lima da Silva, Magdala de Araújo Novaes, and Talita Helena Monteiro de Moura. "Uso da Plataforma INDU em projeto de extensão na área de Vigilância Alimentar e Nutricional." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 5, no. 1 (April 17, 2020): 124–36. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.re11.

Full text
Abstract:
Introdução: Os ambientes virtuais de aprendizagem constituem ferramentas de ensino capazes de ressignificar as práticas educativas, possibilitando a interação, o compartilhamento de saberes e a gestão do tempo. Objetivo: Demonstrar a importância do uso da plataforma INDU em um projeto de extensão na área de Vigilância Alimentar e Nutricional. Métodos: A extensão ocorreu em outubro de 2018 a abril de 2019 com a participação de 28 estudantes. Foi realizado o acompanhamento dos marcadores de consumo alimentar e nutricional com escolares menores de 10 anos e o registro na base de dados do SISVAN. Em paralelo às atividades de campo, os estudantes participaram de uma formação em ambiente virtual de aprendizagem e construíram um plano de intervenção, cujas ações visaram a promoção da alimentação adequada e saudável. Resultados: O uso da plataforma INDU potencializou as ações desenvolvidas pelos extensionistas, pois, à medida em que ocorriam as atividades de campo, participaram de discussões no ambiente virtual de aprendizagem, suscitaram reflexões sobre a situação nutricional dos escolares e subsidiaram a construção de um plano de intervenção. Conclusão: A experiência possibilitou aos participantes o fazer saúde interdisciplinar, multiprofissional e a construção do pensamento crítico e inovador. Palavras-Chave: Práticas Interdisciplinares. Obesidade. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Reis, Carlos Nelson dos, and Edemar Rotta. "BRASIL, DESENVOLVIMENTISMO E POLÍTICAS SOCIAIS: as marchas e contramarchas do aporte teórico às evidencias empíricas." Práticas de Administração Pública 3, no. 3 (May 22, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.5902/2526629241781.

Full text
Abstract:
normalmente a discussão sobre desenvolvimentismo no Brasil se assemelha a de crescimento econômico. Neste artigo, ao comparar dois importantes momentos, se busca mostrar o quanto as orientações para o crescimento são dissonantes das de desenvolvimento social. Para tanto, se compara dois planos de desenvolvimento implantados no País levando em conta referenciais de ideias desenvolvimentista: O Plano de Metas e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A proposta é detectar semelhanças, no que tange: a aspectos históricos; as bases de sustentação ideológicas; políticas sociais; volume de recursos, áreas prioritárias; entre outros. A reflexão leva em conta os contraditórios e tem como instrumentos a pesquisa bibliográfica e documental. Destaca-se que o desenvolvimento apresenta um núcleo comum, tanto em suas bases teóricas quanto em suas experiências concretas, centrado em ideias de um projeto nacional, na intervenção consciente e deliberada do Estado e na industrialização como o meio para o desenvolvimento. O Plano de Metas projetou a consolidação da industrialização brasileira e sua definitiva inserção no cenário internacional. Por seu turno, o PAC repõe o Estado brasileiro como o agente na agenda de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp, Marli Teresinha Quartieri, and Camila Baseggio Gräff. "RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NA ÁREA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO." Revista Prática Docente 4, no. 2 (December 27, 2019): 355–74. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2019.v4.n2.p355-374.id421.

Full text
Abstract:
Este relato tem por objetivo compartilhar e discutir os resultados decorrentes de intervenções realizadas com dois distintos grupos de alunos do curso de Administração na Universidade do Vale do Taquari, RS. As atividades, trabalhadas ao longo de um semestre, em 2018, foram acompanhadas por duas professoras que, de forma conjunta, planejaram e desenvolveram as tarefas matemáticas. No decorrer do semestre, os alunos, em grupos, planejaram um empreendimento, por escrito, realizando um plano de ações, de tal forma que todos os conteúdos estudados na disciplina estivessem contemplados no projeto. Os trabalhos foram escritos e entregues aos professores e socializados com os colegas em aula. Os resultados dos dois questionários de avaliação apontam que entre os diversos temas abordados, cerca de 70% dos assuntos envolveram o ramo alimentício; os discentes usaram corretamente o aprendizado em aula, aplicando as regras básicas do uso de escala e de gráficos. Em geral, por meio da atividade, conseguiu-se atingir os objetivos, pois os alunos compreenderam e aplicaram os conteúdos desenvolvidos e listados como relevantes para futuros administradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Marta, and Isabel Rodrigues Sanches. "APRENDER COM A DIVERSIDADE: AS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA SALA DE AULA." Nuances: estudos sobre Educação 24, no. 3 (January 22, 2014): 118–39. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2702.

Full text
Abstract:
Muitos são os autores que se referem às metodologias de aprendizagem cooperativa, diferenciação pedagógica inclusiva e às estruturas de cooperação aplicadas pelo Movimento da Escola Moderna como recursos fundamentais na resposta às especificidades da diversidade humana, eficazes na criação de ambientes de aprendizagem ricos e estimulantes e potenciadores de uma educação de qualidade para todos os alunos. Neste âmbito, e numa tentativa de responder eficazmente às necessidades de uma turma do ensino regular (2º ano de escolaridade ), numa escola portuguesa dos arredores de Lisboa, apresenta-se o presente estudo enquanto análise e reflexão dos contributos, benefícios/inconvenientes da aplicação das metodologias/estratégias de ensino e aprendizagem enunciadas, no que concerne à aquisição de competências académicas, melhoria da dinâmica das relações estabelecidas no grupo e alterações comportamentais. Para tal, e tendo a metodologia de investigação-ação como base deste trabalho de projeto, definiram-se as linhas orientadoras da intervenção, planificou-se e aplicou-se um plano de ação assente numa intervenção e avaliação contínua e sistemática, que recolheu como campos de intervenção semanal a turma, a família e a comunidade educativa. Após concluída a intervenção, registaram-se melhorias significativas ao nível académico e comportamental e um acréscimo das estruturas relacionais, ao nível da turma, e uma maior participação dos pais/encarregados de educação no processo educativo dos seus educandos.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2702
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ferrari, Camila, and Eulalia Portela Negrelos. "Estado e planejamento na América Latina: origens do desenvolvimentismo no Brasil." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 8, no. 3 (December 14, 2016): 111. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v8i3.8646414.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe um debate sobre a urbanização e as práticas urbanísticas no Brasil entre 1930 e 1945 compreendendo que o “desenvolvimentismo”, ligado na América Latina aos processos de industrialização baseada na intervenção estatal e na ideia de um projeto de nação, ao qual se vinculou a formulação da “cidade latino-americana” após 1945, teria origens no Brasil em 1930. A visão da cidade como alavanca para o desenvolvimento das sociedades latino-americanas estava em grande medida já proposta ou em maturação no Brasil desde 1930 quando a aposta estatal no desenvolvimento, com forte componente nacionalista, levou à conformação de um ambiente propício ao planejamento urbano de cunho modernizante, resultante do amálgama das visões de vanguarda do plano político e do plano técnico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Andrade, Maria Angélica Carvalho, Sibelle Maria Martins de Barros, Noíse Pina Maciel, Francis Sodré, and Rita de Cássia Duarte Lima. "Apoio institucional: estratégia democrática na prática cotidiana do Sistema Único de Saúde (SUS)." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 18, suppl 1 (December 2014): 833–44. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0222.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre uma trajetória da experimentação do apoio institucional no âmbito do Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais no Nordeste e Amazônia Legal (PQM), considerando o contexto onde foi desenvolvida a experiência, as estratégias e processo de trabalho e as reflexões decorrentes da prática do apoio institucional durante esse processo de experiência/intervenção. Mesmo tendo ocorrido em contextos potencialmente adversos à concretização desse Plano, o exercício do apoio institucional, desenvolvido, ao longo do período de 2010 a 2011, em uma instituição privada de um município brasileiro da Amazônia Legal, permitiu afirmar esse dispositivo como um modo inovador e efetivo ao promover grupalidades e equipes de saúde mais solidárias e corresponsáveis com movimentos de mudança das práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography