Academic literature on the topic 'Plástico - resíduo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Plástico - resíduo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Plástico - resíduo"

1

Coltro, Leda, Bruno F. Gasparino, and Guilherme de C. Queiroz. "Reciclagem de materiais plásticos: a importância da identificação correta." Polímeros 18, no. 2 (June 2008): 119–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000200008.

Full text
Abstract:
Muitos produtos de material plástico apresentam código de identificação (normalmente um número de 1 a 7 dentro de um triângulo de três setas e sob o mesmo uma abreviatura) indicando o tipo de plástico do qual o produto é feito para auxiliar sua separação e posterior reciclagem e revalorização, contribuindo com a recuperação dos materiais plásticos descartados com o resíduo sólido urbano. Como as embalagens têm rotatividade alta, é importante que as mesmas apresentem o símbolo de identificação da resina a fim de facilitar a cadeia de reciclagem do plástico. Neste trabalho, foi feito um levantamento de dados sobre os símbolos de identificação dos materiais plásticos em um total de 177 embalagens plásticas rígidas para o acondicionamento de diversos produtos alimentícios e não alimentícios disponíveis no mercado brasileiro. Apesar da norma brasileira ABNT NBR 13230 já ter 14 anos, há ainda heterogeneidade na identificação das embalagens plásticas. Somente cerca de 80% das embalagens avaliadas apresentaram o símbolo de identificação da resina. Além disso, em alguns casos até 40% das embalagens apresentaram a identificação do material de forma incorreta. Portanto, ainda existe informação errônea no mercado brasileiro sobre o tipo de material da embalagem plástica (incluindo ausência do símbolo de identificação), bem como falta de informação sobre o símbolo correto de identificação da resina, sendo que ambos os fatores prejudicam a cadeia de reciclagem do plástico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Assumpção, Luiz C. F. N. de, Michelle Reich, Mônica R. C. M. Calderari, and Tanise M. Flores. "Avaliação dos Impactos da Pirólise Catalítica de Resíduos Plásticos Pós-Consumo." Revista Processos Químicos 12, no. 24 (July 2, 2018): 25–36. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v12i24.460.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho, foram levantados estudos relacionados à avaliação dos impactos da pirólise de resíduo plástico pós-consumo, com ênfase nos resíduos de poliproleno. A pirólise de resíduos plásticos é uma rota que vem sendo estudada nos últimos anos, uma vez que minimiza o impacto ambiental causado pela disposição do plástico de maneira inadequada, evita seu acúmulo em lixões e permite um melhor aproveitamento de um recurso natural não-renovável, o petróleo, matéria-prima importante para a geração de energia e obtenção de produtos químicos. No entanto, durante o processo, há a geração de gases e resíduo sólido que devem ser avaliados quanto à composição e aos impactos. As emissões exaustas do sistema, que contêm os produtos leves, podem ser de grande interesse para a indústria química e petroquímica. Os resíduos sólidos podem ser estudados com o objetivo de avaliar o teor de carbono presente, avaliando o ganho ambiental do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coltro, Leda, and Leda C. Duarte. "Reciclagem de embalagens plásticas flexíveis: contribuição da identificação correta." Polímeros 23, no. 1 (February 1, 2013): 128–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282013005000008.

Full text
Abstract:
As embalagens têm rotatividade alta, pois acabam se transformando em resíduo sólido urbano após o consumo do produto de interesse. Por este motivo é importante que as embalagens apresentem o símbolo de identificação do material, a fim de facilitar a cadeia de reciclagem. Muitos produtos de materiais plásticos apresentam código de identificação da resina (normalmente um número de 1 a 7 dentro de um triângulo de três setas e sob o mesmo uma abreviatura), cujo objetivo é indicar o tipo de plástico do qual o produto é feito e auxiliar sua separação e posterior reciclagem e revalorização. Ou seja, tenta-se facilitar a recuperação dos materiais plásticos descartados com o resíduo sólido urbano. O objetivo deste estudo foi efetuar um levantamento de dados sobre os símbolos de identificação de materiais em embalagens plásticas flexíveis, para avaliar se o mercado está adotando a identificação corretamente ou se ainda existe falta de informação. Foi avaliado um total de 509 embalagens plásticas flexíveis para acondicionar produtos alimentícios e não alimentícios disponíveis no mercado brasileiro. Apesar de a norma brasileira ABNT NBR 13230 já estar em sua segunda revisão, ainda existe muita heterogeneidade na identificação das embalagens plásticas. Somente cerca de 50% das embalagens avaliadas apresentaram o símbolo de identificação da resina. Além disso, em alguns casos cerca de 30% das embalagens apresentaram a identificação do material de forma incorreta. Portanto, ainda existe informação errônea no mercado brasileiro sobre o tipo de material da embalagem plástica (incluindo ausência do símbolo de identificação), bem como falta de informação sobre o símbolo correto de identificação da resina. Ambos os fatores prejudicam a cadeia de reciclagem do plástico. Assim, a fim de facilitar a separação e reciclagem de embalagens plásticas flexíveis que contêm materiais distintos, por exemplo, folha de alumínio, é proposta a inclusão da identificação destes materiais na embalagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wittmann Lanzarin, Bibiana, and Luis Fernando Folle. "ANÁLISE DA ESTÉTICA DO CONCRETO PRODUZIDO COM REJEITO PLÁSTICO PARA O USO NO DESIGN DE INTERIORES COM VIÉS SUSTENTÁVEL." MIX Sustentável 6, no. 4 (August 7, 2020): 61–72. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n4.61-72.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é avaliar a estética do concreto produzido com rejeito plástico reciclado, para uso em objetos de decoração e móveis do Design de Interiores. A proposta une o reaproveitamento destes materiais plásticos que são problemáticas para a sociedade e a diminuição dos resíduos de cimento. Para isso, realizou-se uma breve análise da ressignificação do uso do concreto como elemento não só estrutural, mas com valor estético, nos projetos de interiores onde são apresentados conceitos sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, bem como questões sobre descarte e reciclagem de plásticos. A metodologia utilizada incluiu a preparação do concreto com diferentes proporções de resíduo plástico, preparação dos corpos de prova e posteriormente testes realizados em laboratório para verificar a perda de massa e porosidade da peça produzida, com a finalidade de utilização. Os resultados indicam que o estudo contribui para a diminuição de resíduos plásticos, produzindo um material que seja equilibrado ecologicamente e de estética satisfatória quando comparado ao concreto sem adição de rejeitos plásticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Conceição, Márcio Magera, Maria de Fátima P. Alves, Joelma T. P. Conceição, and Paula Castro. "Resíduo Urbano em Portugal – Uma Análise dos Resíduos Plástico." Research, Society and Development 7, no. 8 (May 14, 2018): e1278382. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i8.382.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata das políticas públicas no tratamento e destino correto do resíduo plástico em Portugal, e as consequências que estes resíduos podem provocar nos mares a onde é o destino de grande parte depois do uso. O plástico em Portugal é um dos itens com menor índice de reciclagem nas cinco características dos resíduos domésticos urbanos, ficando atrás de muitos países da Comunidade Europeia que possuem um índice superior a 42% apresentado pelos Portugueses, conforme Ponto Verde, 2018. O artigo também direciona o melhor tratamento destes resíduos e como deve ser aproveitado para gerar emprego e renda a milhares de pessoas, ao invés de ser destinado a aterros sanitários ou jogado nos mares através dos rios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Amélia S. F., José Augusto M. Agnelli, and Sati Manrich. "Tendências e desafios da reciclagem de embalagens plásticas." Polímeros 14, no. 5 (December 2004): 307–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282004000500006.

Full text
Abstract:
No gerenciamento do resíduo sólido urbano (RSU), a reciclagem surge como uma das vias para reduzir os resíduos sólidos aterrados em solo. Os plásticos constituem uma das classes de materiais com menor índice de reciclagem. Neste trabalho, as principais dificuldades encontradas em diversos países para aumentar os índices de reciclagem dos plásticos e as propostas que estão sendo utilizadas para mudar este cenário foram apresentadas. Por último, também foi apresentado um panorama geral sobre as exigências e limitações do retorno do plástico reciclado para alimentos. Este segmento representa todo um nicho de mercado que pode agregar valor e, principalmente, aumentar os índices de reciclagem de modo sustentável desde que haja investimentos em tecnologias inovadoras e economicamente viáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Neemias Silva de, Renata Carla Tavares dos Santos Felipe, Raimundo Nonato Barbosa Felipe, and Nathana Luíza Pinto de Lima. "Resíduos sólidos industriais: compósito com resíduos de plástico reforçado com fibra de vidro." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 29, 2020): e520997136. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7136.

Full text
Abstract:
A utilização dos compósitos poliméricos, pela indústria, se dá pela sua leveza e versatilidade em adaptarem-se a designs complexos. No entanto podem ser geradores de resíduos de difícil reciclagem, que muitas vezes são colocados em aterros sanitários, o que causa a necessidade de ações que venham minimizar a quantidade desses resíduos gerados. Diante disso, esse trabalho visa avaliar a resposta mecânica e física do compósito de fibra de vidro-E com a matriz poliéster, quando incorporado resíduo gerado de plástico reforçado por fibras de vidro (PRFV). Para tanto, foram fabricadas, mediante laminação manual, três placas, todas produzidas em vidro-E/poliéster, porém, em duas delas foram incorporados, em peso de resina, 10% e 15% dos resíduos de PRFV. Os ensaios de densidade, de umidade, de tração uniaxial e de flexão em três pontos foram realizados com base nas normas ASTM D792, ASTM D5259, ASTM D3039 e ASTM D790, respectivamente, buscando a caracterização e a avaliação da resposta mecânica após inserção dos resíduos no compósito. Os resultados demostraram que as amostras com resíduo absorveram mais umidade e tornaram-se mais leves. No entanto, houve uma perda da resistência mecânica, tanto na tração como na flexão, para as duas composições com resíduos adicionados, em comparação com amostras do compósito sem resíduo. Porém, a característica da fratura se deu de forma semelhante para os três compósitos avaliados. Destaca-se que as perdas nas propriedades não inviabilizam o uso dos resíduos nesses compósitos, uma vez se conhecendo as solicitações mecânicas e as condições de serviços em que serão expostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Lorena Acelina, Paulo Sergio Scalize, and Antonio João Carvalho Albuquerque. "Caracterização de resíduo de ETA visando sua disposição na saída de Lagoas de Estabilização." Revista Monografias Ambientais 13, no. 2 (March 14, 2014): 3154–63. http://dx.doi.org/10.5902/2236130812399.

Full text
Abstract:
As ETAs são responsáveis pela produção de água potável a ser consumida pela população, o que gera benefícios sociais, porém, como em toda indústria de transformação, resíduos são gerados e há a necessidade de dispô-los adequadamente sem prejudicar o meio ambiente. Quando se trata do gerenciamento de resíduos sólidos, e aí está incluído a sua destinação, é necessário conhecer as suas características a fim de se definir pelo melhor tratamento e disposição. Com base nisso, este trabalho teve por objetivo caracterizar o resíduo da ETA, localizada no estado de Goiás, Brasil, que emprega em seu tratamento o coagulante sulfato de alumínio. Foram realizadas análises físico-químicas e estruturais, sendo possível verificar que o resíduo é constituído por argila (incluindo principalmente os minerais caulinita e haloisita), silte e areia. O resíduo foi determinado como não plástico. Por análise EDS foi detectada a presença de alumínio, que está relacionado à remoção de fósforo em água e sedimentos, o que favorece a sua reutilização no tratamento de águas residuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Godoi, Lucas Vinícius Rodrigues, Evandro de Castro, Felipe Minoru Inagaki, and José Hilton Bernardino de Araújo. "Biodegradação de polietileno de alta densidade por meio de larvas e insetos de Galleria mellonella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Pyralidae)." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, no. 10 (2018): 771–77. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051025.

Full text
Abstract:
Com o consequente crescimento populacional, tem-se o alto consumo de recursos naturais ocasionando elevação da geração de resíduos sólidos e sua incorreta disposição, que gera grandes problemas ambientais. Um dos geradores desses problemas é o plástico polietileno. Tendo em vista a quantidade de resíduo plástico gerado, e a dificuldade deste de se biodegradar, tornam-se necessárias novas soluções para a degradação do plástico. Assim, a utilização de Galleria mellonella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Pyralidae) torna-se uma alternativa. Diante disto, realizou-se um experimento a fim de verificar a hipótese do polietileno ser biodegradado por meio de indivíduos nos estágios larval e adulto (mariposas) do inseto G. mellonella. Utilizou-se mariposas em estágio adulto e em estágio larval diretamente sobre amostras de sacolas plásticas feitas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), e também com mel para incentivar o consumo do polietileno durante um período de 28 dias. Após o período de estudo podemos constatar o consumo do polietileno pelos insetos de G. mellonella. Ao deparar-se com a biodegradação do PEAD pela espécie estudada, foi obtido um resultado positivo, no entanto o experimento apresentou números baixos de biodegradação, sendo de 0,5% para o caso de uso de mariposas adultas no período de 28 dias. Diante deste fato evidencia-se a necessidade de realizar maiores estudos e pesquisas relacionadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moreira, J. M. S., M. N. Freire, and J. N. F. Holanda. "Utilização de resíduo de serragem de granito proveniente do estado do Espírito Santo em cerâmica vermelha." Cerâmica 49, no. 312 (December 2003): 262–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132003000400012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi utilizar um resíduo de serragem de granito, proveniente da indústria de pedras ornamentais do estado do Espírito Santo, como aditivo na fabricação de produtos cerâmicos para construção civil. Este resíduo é um material não biodegradável que quando descartado gera poluição e degrada o meio ambiente. Assim, uma amostra deste material foi selecionada de modo que suas características com respeito a composição química, difração de raios X, análise de tamanho de partícula, massa específica real e plasticidade pudessem ser estudadas. Foram preparadas misturas contendo até 10% em peso de resíduo, e sinterizadas em sete diferentes temperaturas entre 850 ºC e 1150 ºC. A evolução na formação de fases cristalinas nos corpos cerâmicos durante a sinterização foi acompanhada por DRX. As propriedades físico-mecânicas foram determinadas em função da temperatura de sinterização e % de resíduo adicionado. Os resultados revelaram que o resíduo é um material polimineral não plástico constituído basicamente por sílica, feldspatos, mica e calcita. Uma série de transformações de fases ocorreram durante a sinterização. Além do mais, os corpos sinterizados contendo resíduo de serragem de granito têm uso provável em cerâmica vermelha, contribuindo para a minimização de resíduos e desenvolvimento auto-sustentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Plástico - resíduo"

1

Mello, Anselmo Lima. "Utilização dos resíduos de PEAD como alternativa aos agregados naturais em argamassa." Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica, 2011. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18456.

Full text
Abstract:
Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2015-12-03T17:41:47Z No. of bitstreams: 1 ANSELMO_MELLO_2011_MEAU.pdf: 5205968 bytes, checksum: 162c509dec325d1038ee46f706ae8486 (MD5)
Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-01-11T16:22:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANSELMO_MELLO_2011_MEAU.pdf: 5205968 bytes, checksum: 162c509dec325d1038ee46f706ae8486 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-11T16:22:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANSELMO_MELLO_2011_MEAU.pdf: 5205968 bytes, checksum: 162c509dec325d1038ee46f706ae8486 (MD5)
O presente estudo objetivou avaliar a utilização de partículas de polietileno de alta densidade (PEAD) reciclado pós-consumo como alternativa aos agregados naturais da argamassa de cimento. Foram avaliadas as propriedades do estado fresco e endurecido da argamassa de cimento e areia, tomada como referencia, e com substituição em volume nos percentuais de 10%, 17% e 25% da areia por partículas de PEAD reciclado, mantendo-se a mesma relação água/cimento em todos os traços. O aumento do teor das partículas de PEAD reciclado ocasionou redução da trabalhabilidade da argamassa, com redução da consistência e da retenção de água, embora o teor de ar incorporado tenha aumentado. A resistência mecânica da argamassa com agregado de PEAD reciclado foi inferior à argamassa de referencia em até 33% à compressão, e em até 26% à flexão. Verificou-se um substancial incremento da ductilidade à compressão da argamassa com o aumento do teor de agregados de PEAD reciclado e uma redução de até 58% no módulo de elasticidade. Não foi verificado aumento da tenacidade à flexão da argamassa com substituição da areia e, como revestimento de alvenaria, a argamassa com os maiores teores de substituição estudados não atenderam a todos os requisitos com relação à resistência de aderência à tração, de acordo com a norma NBR 13749/1996. Os resultados desse estudo revelam o uso potencial do polietileno de alta densidade reciclado, no sentido de conferir à argamassa aumento da capacidade de deformação com redução relativamente pequena de resistência à compressão. Dessa forma, espera-se contribuir no campo da pesquisa visando o aproveitamento de resíduos plásticos em compósitos cimentícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rolim, Aline Marques. "A reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo em oito empresas do Rio Grande do Sul." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2000. http://hdl.handle.net/10183/2397.

Full text
Abstract:
O tema do presente estudo é a reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo. Resíduos pósconsumo são resíduos provenientes do descarte de produtos pelos consumidores A sua reciclagem permite a recuperação do seu valor econômico, através do seu reaproveitamento como matéria-prima, e a redução do volume de resíduos a serem dispostos em aterros, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Além disso, esta atividade tende a crescer, uma vez que o consumo do plástico vem aumentando no Brasil, assim como a geração dos resíduos deste tipo de material. O objetivo geral da pesquisa é analisar a reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo e a sua transformação em oito empresas do Estado do Rio Grande do Sul. O método empregado para atingir o objetivo proposto foi o estudo de casos de empresas recicladoras de resíduos plásticos pós-consumo e empresas transformadoras deste material reciclado. Foram utilizadas também como fontes secundárias informações fornecidas por entidades empresariais com interesse na reciclagem. Os resultados obtidos indicam que as empresas estudadas têm tecnologia de reciclagem fortemente dependente da qualidade (ausência de contaminantes) da sucata plástica e que apresentam deficiências quando comparadas às de outros países. A reciclagem de plásticos pós-consumo é uma oportunidade de negócio, e a utilização do material reciclado como matéria-prima permite a redução de custos nas empresas transformadoras. As maiores barreiras enfrentadas por essas empresas são a qualidade dos resíduos plásticos pós-consumo, a ausência de apoio do governo e de uma tecnologia nacional para a reciclagem do plástico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gawlik, Francismara Martins. "Estudo da variação da resistência ao cisalhamento do resíduo solido urbano devido a presença de plástico mole." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/982.

Full text
Abstract:
A influencia do plástico mole na resistência ao cisalhamento do resíduo solido urbano (RSU) vem sendo alvo constante de estudo em virtude da sua enorme relevância nesta questão. No entanto trata-se de um tema complexo, visto que, são muitas as variáveis relacionadas ao problema, tais como, a quantidade de plástico, influencia do chorume em contanto com o plástico, inclinação do plástico em relação aos esforços normais e cisalhantes, resistência à tração do plástico, questões relacionadas à mobilização de esforços resistentes pelo plástico, etc. O presente trabalho visa estudar as variáveis envolvidas em relação à contribuição do plástico mole na resistência ao cisalhamento do resíduo solido urbano. Para esta pesquisa utilizou-se dois tipos de materiais: um solo granular e composto orgânico de RSU contendo, ou não, plástico mole. A influência do chorume na contribuição de resistência devida ao plástico mole também foi analisada. Ensaios de cisalhamento direto foram realizados para todos os casos. Foi observado que há um aumento em média de 15% na resistência do solo granular na presença do plástico mole, já o composto teve um aumento de apenas 10% quando há incorporação de plástico mole ao material. Isso indica que há uma contribuição do plástico mole em relação aos esforços normais e cisalhantes na resistência ao cisalhamento do RSU, e que este estudo é importante para o melhor entendimento dos parâmetros de resistência de aterros sanitários de RSU.
The influence of soft plastic in shear strength of municipal solid waste (MSW) has been a constant target of study because of its enormous importance in this matter. However, this is a complex issue, since there are many variables related to the problem, such as the amount of plastic influence of wastewater in contact with the plastic, the plastic slope in relation to shear and normal stresses, resistance tensile plastic, issues related to the mobilization of efforts by resistant plastic, etc. The present work aims to study the variables involved regarding the contribution of the soft plastic in shear strength of municipal solid waste. For this study, we used two types of materials: a granular soil and organic compost from MSW in the presence or absence of soft plastic. The influence of wastewater on contribution of resistance due to the soft plastic was also analyzed. Direct shear test were performed for all cases. It has been observed that there is an average increase of 15% in the resistance of the granular soil in the presence of soft plastic, but the organic compost from MSW had an increase of only 10% when incorporating the soft plastic material. This indicates that there is a contribution from soft plastic with respect to shear and normal stresses on the shear strength of MSW, and this study is important for a better understanding of the strength parameters of MSW landfills.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Artiaga, Kelly Christine Maruch. "Desenvolvimento e aplicação do compósito plástico-madeira (Poliuretano/resíduo de MDF) na indústria de bases de calçados." reponame:Repositório Institucional da UFOP, 2014. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5702.

Full text
Abstract:
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Submitted by Oliveira Flávia (flavia@sisbin.ufop.br) on 2015-10-14T19:15:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20592 bytes, checksum: 0c9b9c579af4cbbcf785ca803bd18d4b (MD5) DISSERTAÇÂO_DesenvolvimentoAplicaçãoCompositos.pdf: 3277751 bytes, checksum: 240692828d54439ca53df99cbb7d824a (MD5)
Approved for entry into archive by Gracilene Carvalho (gracilene@sisbin.ufop.br) on 2015-10-26T14:40:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20592 bytes, checksum: 0c9b9c579af4cbbcf785ca803bd18d4b (MD5) DISSERTAÇÂO_DesenvolvimentoAplicaçãoCompositos.pdf: 3277751 bytes, checksum: 240692828d54439ca53df99cbb7d824a (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-26T14:40:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20592 bytes, checksum: 0c9b9c579af4cbbcf785ca803bd18d4b (MD5) DISSERTAÇÂO_DesenvolvimentoAplicaçãoCompositos.pdf: 3277751 bytes, checksum: 240692828d54439ca53df99cbb7d824a (MD5) Previous issue date: 2014
O presente trabalho utiliza poliuretano proveniente da indústria de base de calçados como matriz e resíduos de MDF (Medium Density Fiberboar) provenientes da indústria madeireira como reforço para o desenvolvimento de um compósito “plastico-madeira” utilizando o descarte de uma matéria-prima para o aprimoramento de outra. Os compósitos foram confeccionados nas proporções de 5%, 10%,15% e 20%, com o resíduo de MDF não tratado e compósitos de 15% e 20%, com o resíduo de MDF pré-tratado em estufa com a finalidade de analisar a melhor interação reforço/matriz. Para caracterização das amostras foram utilizadas técnicas de infravermelho (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os compósitos também foram analisados por ensaios de ângulo de contato, densidade aparente, absorção de água e compressão. Observou-se por FTIR e por MEV que os compósitos apresentam boa aderência entre as fases. No FTIR pode-se observar no espectro do Pu puro a presença da absorção relativa ao grupo NH livre, na banda 3468 cm-¹ e o desaparecimento da mesma no espectro do compósito sugerindo uma possível interação entre carga/matriz. A boa interação da carga/matriz permitiu a formação de bolhas menores e recobrimento total das fibras, resultando no aumento da densidade e aumento nas propriedades físicas/ mecânicas do produto final. Exceto no compósito PU20% sugerindo o não recobrimento total das fibras. Os resultados não apresentaram diferenças significativas entre os compósitos desenvolvidos com o resíduo de MDF não tratado e compósito com o resíduo de MDF pré-tratado em estufa, concluindo que não há a necessidade do pré-tratamento do mesmo. Podemos inferir então que o compósito “plástico-madeira” (poliuretano/ resíduo de MDF) é adequado para a aplicação na indústria de base de calçados. _____________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: The present work uses polyurethane from the industrial base shoe as matrix and MDF’s waste (Medium Density Fiberboar) from the wood industry as reinforcement for the development of a composite "plastic - wood" using the disposal of a raw material for the improvement of another. The composites were prepared in proportions of 5%, 10%, 15% and 20%,with the residue of untreated MDF composites and 15% and 20%, with the residue of MDF pre-treated in an oven in order to analyze better interaction reinforcement / matrix. To characterize the samples, infrared techniques (FTIR) and scanning electron microscopy (SEM) were used .The composites were also analyzed by testing the contact angle, bulk density, water absorption and compression. It was observed by FTIR and SEM that the composites exhibit good adhesion between the phases. As it can be observed in FTIR of Pu pure, a presence of spectrum absorption of free NH group in the band 3468 cm - ¹ and the disappearance of it in the composite spectrum suggesting a possible interaction between load/matrix. The successful interaction of charge / matrix allowed the formation of smaller bubbles and completes coating of the fibers, resulting in increased density and an increase in physical/mechanical properties of the final product. Except in the composite PU20 % suggesting that there was not full coverage of fibers. The results showed no significant differences between the developed composites with untreated waste MDF and composites with residual MDF pretreated in an oven, concluding that there is no need for pretreatment of the same. We can then infer that the composite “plastic - wood” (polyurethane/ residue MDF) is suitable for application in basic footwear industry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Spengler, Ângela. "Resíduos sólidos bentônicos em ambientes recifais de Pernambuco e na abordagem das operadoras de mergulho." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8224.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T22:58:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1439_1.pdf: 475121 bytes, checksum: 82e04eb0fcc548ed3a876b624848b8ff (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Resíduos sólidos marinhos bentônicos são aqueles resíduos que se depositam no fundo dos oceanos. Estudos sobre esse tipo de poluente ainda são escassos em todo o mundo, tanto estudos de quali-quantificação quanto sobre a compreensão de como os atores sociais ligados ao meio marinho se comportam em relação a esse problema. Para tanto, o presente estudo teve como objetivos quali-quantificar os resíduos sólidos bentônicos em dois tipos de ambientes recifais da costa de Pernambuco, Brasil (um recife semi-submerso exposto a um alto grau de urbanização e exploração turística, localizado na praia da Boa Viagem, Recife; e um recife costeiro submerso em uma região pouco urbanizada e com pouca atividade turística, localizado em frente à foz do Rio Goiana, norte do estado). Outro objetivo foi avaliar a abordagem de escolas e operadoras de mergulho de Pernambuco em relação à poluição marinha, principalmente aquela gerada por resíduos sólidos. Em 28 amostragens realizadas no recife semi-submerso da Boa Viagem, um total de 11.261 resíduos foi observado, sendo a maioria plástico. Resíduos presos no recife, areia ou macroalgas são diferentes daqueles observados livres sobre o recife. A praia adjacente foi considerada como a principal fonte de resíduos para o recife estudado. No recife submerso próximo à foz do Rio Goiana foram amostrados 27 transectos, nos quais nenhum resíduo sólido submerso foi observado. Foram identificadas áreas com potencial para reter resíduos. Foram realizadas entrevistas com proprietários ou funcionários de 14 escolas/operadoras de mergulho. Foram observados diferentes comportamentos em relação à prevenção e remediação da poluição por resíduos sólidos. Através do presente estudo ficou evidenciado a necessidade de expandir os estudos sobre resíduos sólidos marinhos na costa do Brasil, incluindo também outros ambientes além das praias. Recifes costeiros submersos e semi-submersos devem ser incluídos também nos planos de limpeza e gerenciamento de poluição marinha. Estudos em locais ainda sob baixo impacto antrópico também devem ser ampliados, para haver dados de base para trabalhos futuros. Os atores sociais envolvidos diretamente com o ambiente marinho, dentre eles as escolas/operadoras de mergulho, precisam entender melhor o seu papel nas mudanças que devem ser feitas, passando de passivos a ativos nos processos de gerenciamento do ambiente costeiro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Catto, André Luis. "Estudo da compatibilização da matriz poliolefínica em compósitos termoplásticos a partir de resíduos pós-uso." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/61156.

Full text
Abstract:
Uma forma muito interessante utilizada no reaproveitamento de resíduos derivados celulósicos como a madeira é a sua incorporação a termoplásticos, formando compósitos poliméricos que são normalmente chamados de “madeira plástica”(MP). Como os polímeros olefínicos não possuem interação com os derivados celulósicos, em virtude de suas características apolares, faz-se necessário o uso de agentes interfaciais ou de acoplamento, a fim de melhorar a adesão na interface entre os componentes. Assim, alguns agentes compatibilizantes têm sido utilizados na modificação de fibras vegetais, para aumentar essa adesão interfacial entre o reforço celulósico e a matriz polimérica e com isso melhorar as propriedades do compósito polimérico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da presença do agente funcionalizante ou compatibilizante (AC) nas propriedades físicas, mecânicas, térmicas, químicas, reológicas e morfológicas da madeira plástica. Os compósitos termoplásticos foram produzidos a partir de plásticos pós-uso (PEAD e PP) e pó de madeira da espécie eucaliptus grandis (EU). Este desenvolvimento foi realizado em várias etapas, porém mantendo constante o teor de pó de EU em 30 % m/m. Na primeira etapa foram testados três agentes compatibilizantes em matriz de PEAD pós-uso a fim de selecionar o melhor AC. Num segundo passo, com o AC que apresentou melhores resultados na primeira etapa, foram formulados novos compósitos utilizando diferentes concentrações de AC, a fim de definir a concentração ótima a ser utilizada de acordo com os resultados de suas propriedades. Selecionado o AC (PEgAM) e teor ótimo (3 % m/m), na terceira etapa foi incorporado um outro polímero (PP pós-consumo), produzindo compósitos através de blendas de PP/PEAD pós-uso com proporções de 80/20 e 50/50 com a fibra vegetal de EU (30%). Os AC’s usados nesta etapa foram o polietileno e o polipropileno graftizados com anidrido maleico (PEgAM e PPgAM). Todos os compósitos foram formulados com 30 % de EU e 3% m/m de AC, sendo processados por extrusão e após moldados por injeção. Resultados da caracterização mecânica mostraram que os compósitos termoplásticos polímero-madeira com AC apresentaram um melhor desempenho mecânico em relação aos compósitos não compatibilizados. Estes resultados puderam ser comprovados também pela análise morfológica, onde se percebeu uma adesão entre as fases nos compósitos compatibilizados. Em relação aos resultados do teste de ângulo de contato com a superfície dos compósitos, este mostrou que a incorporação do AC conduziu a um aumento de energia superficial da matriz polimérica promovendo assim uma melhor interação com a carga vegetal. Entre as propriedades físicas, químicas, térmicas e reológicas, mostrou-se que em geral os compósitos compatibilizados também apresentaram bons resultados em relação aos sem AC, sendo assim viável a utilização de materiais residuais, podendo diminuir o impacto ambiental e agregar valores a esses novos materiais.
A very interesting way used in the reuse of waste cellulose derivatives such as wood is its incorporation into thermoplastics, forming thermoplastics composites usually so-called "wood plastic "(WP). As the olefin polymers have no interaction with cellulose derivatives, owing to its apolar characteristics, it is necessary the use of interfacial or coupling agents in order to improve adhesion at the interface between the components. Thus, some compatibilizing agents have been used in the modification of plant fibers, to enhance the interfacial adhesion between the cellulosic reinforcement and the polymeric matrix and thereby improve the properties of the polymeric composite. In this sense, the objective of this study was to evaluate the presence of the functionalizing agent or compatibilizer (CA) in the physical, mechanical, thermal, chemical, rheological and morphological characteristics of wood plastic. The composites were produced from after use thermoplastic (HDPE and PP) and wood powder of eucalyptus grandis species (EU). This development was carried out in several stages, while maintaining constant the level of EU powder in 30% w/w. In the first stage were tested tree compatibilizing agents an only one matrix type (HDPE) to select the best CA. A second step, with the AC showed better results in the first phase, new composite made using different concentrations of AC in order to define the optimal concentration to be used according to the results of their properties. Selected the CA (HDPEgMA) and your great level (3% w/w), in the third stage was built another polymer (PP post-use), producing composites through blends of PP/HDPE post-use with proportions of 80/20 and 50/50 and with the EU plant fiber. The CA's used in these steps were graft polyethylene and polypropylene with maleic anhydride (HDPEgMA and PPgMA). All composites were formulated with 30% EU and 3% w/w of CA, being extruded and after injection molding. Results showed that the mechanical characterization of wood plastic with CA had a higher mechanical performance compared to no-compatibilized composites. These results could be supported also by morphological analysis, where we noticed a adhesion between the phases in the compatibilized composites. Regarding the results of the test contact angle with the surface of the composites, this showed that the incorporation of CA led to an increase in surface energy of the polymeric matrix promoting a better interaction with the filler plant. Among the physical, chemical, thermal and rheological properties, it was shown that generally compatibilized composites also showed good results compared to those without CA, and thus feasible to use waste materials, can reduce the environmental impact and add value to these new materials.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lobo, Joana Madureira Pinto Pereira d'Arrochella. "A valorização de resíduos de plástico." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3868.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves, Cecília Korber. "Pirólise e combustão de resíduos plásticos." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-09012008-122306/.

Full text
Abstract:
Dois milhões de toneladas por ano de resíduos plásticos são gerados no Brasil. Apenas 16,5% em massa deste resíduo plástico são mecanicamente reciclados, a maior parte restante é levada a aterros ou lixões. Todo este material poderia ser incinerado e, desta forma reduzir em até 90% a massa do volume aterrado, e seu conteúdo energético seria usado para gerar vapor ou energia. Esta investigação foi feita sobre os produtos de combustão incompleta emitidos da pirólise e combustão em estado estacionário do polietileno e poliestireno em um forno vertical de dois estágios, eletricamente aquecido. Separadamente, os polímeros na forma pulverizada foram pirolisados em temperatura constante de 1000°C e, depois da mistura com N2/O2, os produtos de pirólise foram queimados a 900, 1000 e 1100°C. Os testes foram conduzidos com 21% de O2 em volume no forno de oxidação. Diferentes razões de combustível e ar foram usadas no forno de combustão, pela variação da taxa de alimentação de polímero no forno de pirólise. A motivação para a combustão indireta de PE e PS foi obter a combustão nominalmente pré-misturada dos gases de pirólise com ar, assim, obtendo menores emissões dos produtos de combustão incompleta comparativamente à combustão direta do polímero sólido. Este trabalho examinou os efeitos da temperatura de combustão e a razão equivalente de ar e combustível. Os efluentes da pirólise e combustão foram analisados, e as emissões de CO, CO2, O2, hidrocarbonetos leves, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e materiais particulados foram mensurados. Ainda, o material particulado foi caracterizado quanto ao tamanho das partículas. Foi observado que enquanto a quantidade de gás de pirólise diminuiu com o aumento da taxa de alimentação do polímero, sua composição permaneceu praticamente independente da taxa de alimentação. As emissões de CO2 foram máximas perto da razão equivalente 1, enquanto as emissões de CO aumentaram com o aumento da razão equivalente. As emissões totais de hidrocarbonetos leves e PAH na combustão aumentaram tanto com o aumento da razão equivalente, quanto do aumento da temperatura. A maior parte do material particulado teve o tamanho menor que um micrometro. No geral, as emissões de PAH e material particulado da combustão indireta de PE e PS foram uma ordem de grandeza menor que a emissão correspondente da combustão direta e heterogênea do polímero sólido, obtida em outros trabalhos. Como a pirólise destes polímeros requer uma entrada nominal de calor mínima em relação à quantidade de calor gerada na sua combustão, a implantação desta técnica pode ser vantajosa.
Two millions tons/year of plastic wastes are generated in Brazil. Only 16.5% of this plastic waste is mechanically recycled, the rest is mostly landfilled. All these material could be incinerated, in a way to reduce by 90% the volume of landfilled waste, and use its energy content to supply energy. This investigation was conducted on pollutants emitted from steady-flow pyrolysis and combustion of polyethylene and polystyrene in a two-stage electrically-heated vertical furnace. Separately, the polymers, in pulverized form, were first pyrolyzed at constant temperature of 1000°C and subsequently their pyrolyzates were burned at 900, 1000 and 1100°C, upon mixing with air. Tests were conducted with 21% of O2 and different fuel to air equivalence ratios in the oxidizer furnace, by keeping the flow of gases and changing the feed rate of polymer in the pyrolyzer furnace. The motivation for this indirect combustion of PE and PS was to attain nominally-premixed combustion of the pyrolyzate gases with air, thereby achieving lower pollutant emissions than those from direct combustion of the solid polymer. This work examined the effects of the combustion temperature, as well as of the polymer feed rate and the resulting fuel to air equivalence ratio. The effluents of pyrolysis and combustion were analyzed for fixed gases (CO, CO2, O2), light hydrocarbons, polycyclic aromatic hydrocarbons and particulate matter. It was found that whereas the amount of pyrolysis gas decreased with increasing polymer feed rate, its composition was nearly independent of the feed rate. CO2 emissions peaked at an equivalence ratio near unity, while the CO emissions increased with increasing equivalence ratio. The total light hydrocarbon and PAH emissions of combustion increased both with increasing equivalence ratio and with temperature. The generated particulates were mostly submicronmeter in size. Overall, PAH and soot emissions from indirect burning of PE and PS were an order of magnitude lower than corresponding emissions from direct heterogeneous burning of the solid polymer, obtained elsewhere. As pyrolysis of these polymers requires a nominal heat input that amounts to a diminutive fraction of the heat released during its combustion, implementation of this technique is deemed advantageous.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rios, do Nascimento Izabela. "Valorização do plástico pós-consumo." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6618.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8202_1.pdf: 1128370 bytes, checksum: 02a37c865e7939deae87e7353988c591 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005
A crescente mobilização em torno do tema ambiental tem provocado no ser humano uma verdadeira revolução comportamental. As pessoas no mundo inteiro passaram a prestar mais atenção na qualidade de vida e, em conseqüência, mudaram seus hábitos e costumes de forma a tornar o seu habitat cada vez mais agradável. Tal preocupação repercutiu econômica e socialmente nas sociedades, principalmente as capitalistas, onde a valorização do Ter se sobressai ao Ser e os governos se viram forçados a aliar desenvolvimento econômico com meio ambiente e, assim convocar os diversos segmentos da sociedade a apresentar propostas conjuntas, multidisciplinares, que propiciassem uma solução eficaz para o problema. O foco deste trabalho foi o resíduo sólido urbano conhecido como plástico, que devido as suas propriedades, permitiu as mais variadas aplicações o que o levou a proliferar vertiginosamente no segmento de embalagens e descartáveis transformando-o num dos principais alvos dos ambientalistas por representar 15% na composição dos resíduos sólidos urbanos. No entanto, as mesmas propriedades que o transformaram num problema ambiental , propiciaram o retorno ao processo produtivo economizando energia, recurso natural não renovável, petróleo, além de gerar emprego e renda. Assim o estudo foi desenvolvido partindo da geração do resíduo e chegando a uma proposta de viabilidade econômica e social dentro dos requisitos para o desenvolvimento sustentável
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Afonso, Denise Cristina Bisca Rodrigues Santos. "Pirólise térmica e catalítica de resíduos plásticos." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10712.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Plástico - resíduo"

1

Zanin, Maria. Resíduos plásticos e reciclagem: Aspectos gerais e tecnologia. São Carlos: EdUFSCAR, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. Edgard Blucher, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Plástico - resíduo"

1

Azevedo de Jesus, Cláudia. "A FANTÁSTICA FÁBRICA DE BRINQUEDOS: O (DES)CUMPRIMENTO DAS METAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030." In DIREITO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS: PERSPECTIVA (INTER)NACIONAL TRANSDISCIPLINAR DOS 17 ODS DA ONU, 77–91. Navida Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51968/navida.direitoambientaleresiduos.cap8.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, pretende-se analisar os padrões de produção e consumo dos brinquedos plásticos no Brasil e sua (in)eficiência para cumprir as metas para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030. Para tanto, primeiramente, far-se-á análise da história do plástico e da cadeia dos brinquedos plásticos: a origem da sua matéria-prima, o processo de produção e desafios de descarte e reciclabilidade. Em um segundo momento, abordar-se-á a relação do consumo com a regulamentação da publicidade infantil. Desde pequenas as crianças são estimuladas a desejar produtos, muitas vezes, supérfluos e desnecessários, que provoca o consumo exagerado, tornando-as poluidoras em potencial. E por fim, apontará as metas relativas ao consumo e produção para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, sob a perspectiva planetária, incorporada a noção de limites na oferta de recursos naturais, com o olhar para o ciclo de vida do produto, no intuito de fomentar a ideia de economia circular para as fábricas de brinquedos e para as novas gerações. O método utilizado para elaboração do presente artigo utilizar-se-á a pesquisa exploratória, a revisão bibliográfica, e análise documental, para que através do método hipotético-dedutivo consiga alcançar a relação entre produção, consumo infantil e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para a presente e futuras gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zanin, Maria, and Sandro Donnini Mancini. "A reciclagem de plásticos." In Resíduos plásticos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologia, 85–138. EdUFSCar, 2009. http://dx.doi.org/10.7476/9788576003601.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zanin, Maria, and Sandro Donnini Mancini. "Potencial de reciclagem de resíduos plásticos." In Resíduos plásticos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologia, 51–84. EdUFSCar, 2009. http://dx.doi.org/10.7476/9788576003601.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teixeira, Bernardo A. N., and Amadeu Logarezzi. "Prefácio." In Resíduos plásticos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologia, 9–12. EdUFSCar, 2009. http://dx.doi.org/10.7476/9788576003601.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zanin, Maria, and Sandro Donnini Mancini. "Residuos e reciclagem: contextualização." In Resíduos plásticos e reciclagem: aspectos gerais e tecnologia, 15–50. EdUFSCar, 2009. http://dx.doi.org/10.7476/9788576003601.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maynard, Isabella Ferreira Nascimento, Pamela Cunha Bortoluzzi, Robert Andrade Prata, Jeferson Bezerra Monteiro, Rubens Riscala Madi, Rosa Cecília Lima Santos, Verônica de Lourdes Sierpe Jeraldo, and Maria Nogueira Marques. "ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE RESÍDUOS PLÁSTICOS EM PRAIAS DO LITORAL SERGIPANO." In Saúde, Ambiente e Inovação: Interdisciplinaridade e Responsabilidade, 61–76. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/539935.1-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mendes, Kauane de Souza, Emilly Araújo Gonçalves do Nascimento, Eduardo Antunes, Fabiane Fortes, and Fabrícia Predes de Souza. "TEATRO DE FANTOCHES PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO RACIONAL DE RESÍDUOS PLÁSTICOS." In Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana 5, 50–55. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2152112015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hilário, Uriel Una, Paulo Menicucci Sabioni, and Sayonara Cotrim Sabioni. "METODOLOGIA ALTERNATIVA E SOCIAL: FABRICAÇÃO DE TIJOLOS A PARTIR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS." In Agroecologia: Métodos e Técnicas para uma Agricultura Sustentável - Volume 4, 259–75. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210303510.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Silvio Cesar, Gabriel Domingos Carvalho, Mylena Amorim de Souza, Nathan Gonçalves Rosa Reis, Kaynan de Moura Fósse, Nádia da Vitória Amorim, and Thiago Holanda Basílio. "Resíduos plásticos relacionados à morte de tartarugas-verdes (Chelonia mydas Linnaeus, 1758) encontradas mortas em Piúma, Espírito Santo, Brasil." In TRANSVERSALIDADE DA ENGENHARIA DE PESCA Anais da IV Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca Ifes (1a Edição), 38–44. Latin American Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.47174/lap2020.ed.0000031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Plástico - resíduo"

1

Felipe, Renata, Raimundo Felipe, NEEMIAS SOUZA, Liana de Holanda Viana Barros, Yldeney Domingos, and ROMILSON NASCIMENTO BARROS. "Resíduos de Plástico Reforçado: Desempenho Mecânico." In X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. ABCM, 2018. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.conem2018.con18-0482.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Maiara Moraes, Liciane Oliveira Da Rosa, Karine Fonseca De Souza, Luciara Bilhalva Corrêa, and Érico Kunde Corrêa. "TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PELO PROCESSO DE VERMICOMPOSTAGEM." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1097.

Full text
Abstract:
Introdução: Os resíduos orgânicos quando descartados de maneira inadequada auxiliam na proliferação de vetores, que são agentes transmissores de doenças, e na formação de um composto líquido denominado chorume, oferecendo riscos ambientais e na saúde pública. A agricultura é responsável por gerar alimentos, a produção que segue para as cidades é para guarnecer supermercados, feiras, centros de distribuição, durante todas as etapas ocorre a geração de resíduos orgânicos. Uma forma correta de tratar esses resíduos é a vermicompostagem, um processo biotecnológico de eficácia e ambientalmente correta. Tendo como principal atuante a minhoca da espécie Eisenia foetida que possuem a função de acelerar o processo de decomposição natural do resíduo orgânico. Objetivo: O objetivo do trabalho foi tratar os resíduos orgânicos gerados no setor de hortifrutigranjeiros pelo processo de vermicompostagem. Material e métodos: O experimento foi realizado no laboratório de Ecotoxicologia e Resíduos de uma Instituição de Ensino Superior. Os resíduos orgânicos utilizados foram cedidos por um comércio de distribuição alimentícia localizado na cidade de Pelotas, RS. Para as vermicomposteiras utilizou-se duas caixas plásticas de 20 L e foram adicionados resíduos orgânicos, adubo e minhocas da espécie eusenia foetida em cada vermicomposteira, após a montagem do experimento foi feito o monitoramento da temperatura ambiente e coletas mensais para análises laboratoriais, assim como no fim do processo ocorreu a contagem das minhocas que foram classificadas em jovens e adultas. Resultados: Os valores da temperatura, pH, condutividade elétrica e umidade para o vermicomposto ficaram dentro do limite recomendado pela instrução normativa 25/2009 - SDA/MAPA em seu Anexo III, dispõe limites de tolerância, a partir de parâmetros, na produção de vermicomposto, assim como a reprodução das minhocas que obteve resultados satisfatórios. Conclusão: Constata-se que a vermicompostagem é uma alternativa viável para o tratamento dos resíduos, gerando um produto de valor agronômico e ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

POLAK, Eduarda Cristine, Evelyn Neumann COLLA, Laís Marques FELIX, Felipe Ozogovski Piola Da SILVA, Felipe Locatelli KOSCIOW, Ricardo Pereira BORGES, and Eduardo Do NASCIMENTO. "RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS UM ESTUDO DE CASO." In Anais do Segundo Congresso Nacional do Contestado. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/541529.2-40.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

El-Hage, Victor Hugo Fiuza de Albuquerque, Gustavo Abrahim, Breno Fontel, Maria Eduarda Visentin, Matheus Paiva, and Marcos Bastos Pereira. "STAND UPET: UMA FERRAMENTA PARA VALORIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE A PARTIR DO USO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS PARA ATIVIDADES DE ESPORTE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1750.

Full text
Abstract:
Introdução: O Projeto de extensão Stand UPET tem como forma uma abordagem lúdica da problemática dos resíduos sólidos na natureza, em especial nos ambientes marinhos. Objetivo: promover ações com crianças e jovens através de atividades lúdicas, práticas e dinâmicas esportivas contextualizando o afastamento entre o ser humano e a natureza a partir da situação atual da poluição por plástico nos oceanos, visando despertar a ação e o pensamento crítico quanto ao uso, descarte e possibilidades deste e de outros resíduos. Material e Métodos: Ao longo do ano de 2019, o projeto trabalhou em parceria com a Escola Municipal Estácio de Sá localizada no bairro da Urca na cidade do Rio de Janeiro com turmas do quarto e sétimo ano, no primeiro e segundo semestre, respectivamente, e teve a supervisão e participação dos professores a fim de alinhar as atividades com os respectivos planos de aulas. Foram 2 turmas por série e o planejamento consistiu em 5 dias de ações, cada uma com uma abordagem e tema diferente: Oceanografia/Cultura Oceânica; Agroecologia; Limpeza de Praia e Gestão de Resíduos; Biodiversidade da Baía de Guanabara; Ressignificação de Resíduos Sólidos. Resultados: Foram feitas 8 hortas em caixotes de madeira, 1 cesto de garrafas de plástico reutilizadas, e 1726 resíduos coletados da praia e destinados corretamente. Os dados e experiências foram utilizados em provas de matemática e português e em uma atividade final de apresentação. Conclusão: Com a última atividade chamada Roda dos Saberes as crianças puderam apresentar para o restante da escola, usando nossos materiais de divulgação, os conhecimentos absorvido das atividade conosco, tendo desempenho surpreendente, quebrando barreiras de idades com alunos mais velhos, levando o aprendizado e lições para casa e se interessante pelas práticas e ações que mantivemo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Manrique, Mario Ruiz, Leticia Teixeira Mendes, Auta Luciana Laurentino, and Sadi da Silva Seabra Filho. "Plástico Precioso: prototipagem rápida e reciclagem de resíduos de manufatura aditiva." In 7º Simpósio Design Sustentável. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/7dsd-2.2.036.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Camillo Esdras Silva, and Cleone Ferreira de Souza. "REVESTIMENTOS PARA SUPERFÍCIES VERTICAIS A PARTIR DE RESÍDUOS DE PRFV-PLÁSTICO REFORÇADO DE FIBRA DE VIDRO." In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0357.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MARTINS, MICKAELA YURIKO, JâNIO ALVES RIBEIRO, FELIPE SANTOS PULCHERIO, and RAFAELLA BAIONI RODRIGUES SILVA. "CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS VIA DEGRADAÇÃO TÉRMICA COM ÁGUA SUPERCRÍTICA." In XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/cobecic2019-eat68.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rêgo, Amanda Pereira Bispo, Crislane Santos Nascimento, Crisliane Aparecida Pereira Dos Santos, and Poliana Oliveira Da Silva. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS (REEE)." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1729.

Full text
Abstract:
Introdução: A introdução baseia-se na discussão do aumento da geração de resíduos sólidos, principalmente os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Eles são formados, geralmente, por substâncias tóxicas como metais pesados, podendo conter também plásticos e vidros que podem ser aproveitados e ter valor agregado. Objetivos: O objetivo do trabalho foi identificar a geração de REEE no Campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e propor alternativa para seu gerenciamento utilizando como ferramenta a educação ambiental. Metodologia: A metodologia consistiu na realização em 2019 de um levantamento dos registros de REEE gerados e análise do processo de gestão destes resíduos no Campus II da UNEB, localizado no município de Alagoinhas – BA. Resultados: Foi quantificado um volume de aproximadamente 230 computadores, além de outros equipamentos eletroeletrônicos. Estes equipamentos são classificados como materiais de consumo ou permanentes. O primeiro grupo se refere àqueles que possuem utilização limitada a dois anos, enquanto que o último possui utilização superior a este período. Os materiais permanentes danificados são classificados internamente como inservíveis, sendo responsabilidade da Secretaria de Administração do Estado da Bahia o descarte periódico sob a forma de leilões. Nos resultados da pesquisa foi percebido que o último inventário foi realizado em 2017 e estimou-se 80 equipamentos inservíveis. A falta de novos inventários desencadeou um maior volume de resíduos sem identificação prévia. Verificou-se que, além da ausência de controle quantitativo dos REEE, o campus não possui um espaço específico para o armazenamento interno destes resíduos até sua saída. Portanto, elaborou-se uma proposta para realização eficaz do controle e destinação dos REEE gerados, descrevendo e esquematizando as etapas em forma de fluxograma. As ações sugeridas permitem a integração com palestras, rodas de conversas e campanhas que incentivem e possibilitem a sensibilização ambiental. A melhoria na gestão destes resíduos podem ainda propiciar a doação de equipamentos em boas condições de uso para outras instituições de ensino ou venda de componentes com valor agregado. Conclusão: Como conclusão, a implementação da proposta, além de auxiliar na solução da problemática referente a gestão, produziria os dados necessários para os inventários tornando sua realização mais eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, José Emanuel Tavares. "O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DAS ÁGUAS DO AÇUDE PÚBLICO DE PILÕES NO MUNÍCIPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE-PB." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1787.

Full text
Abstract:
Introdução: O açude público de Pilões é uma importante obra hídrica, resultado das políticas de açudagem implementadas no semiárido nordestino no século XX. Está localizado no distrito de Pilões que faz parte do município de São João do Rio do Peixe-PB. Os múltiplos usos das águas do açude geram impactos ambientais que afetam a qualidade da sua água. O uso da educação ambiental se torna uma importante ferramenta essencial para a preservação desse importante manancial e garantir a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades da atual geração sem prejudicar as futuras. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo principal, estimular práticas sustentáveis dos usuários que utilizam a água do açude para diversas atividades sejam elas econômicas ou lazer. Além da preservação para garantir a sua sustentabilidade. Material e métodos: Foram utilizados eletrônicos como tabletes e celulares para obtenção de imagens e dados. O método utilizado para chegar aos objetivos da pesquisa foi o trabalho de campo feito entre os meses de março e maio de 2021 para observações de práticas de atividades insustentáveis e coleta de dados in loco. Resultados: Os resultados mostraram que os usos atribuídos ao açude geram algum tipo de impacto que contribui para a poluição de sua água. O principal problema observado foi o descarte indevido de resíduos sólidos como garras de vidro, latas de alumínio, garrafas plásticas, bitucas de cigarros, entre outros descartados nas margens do açude por parte de turistas que praticam atividades relacionadas ao lazer e recreação. Diante disso foram elencadas propostas que incentivassem hábitos saudáveis para conter a problemática. Uma delas foi o uso de latas de coleta seletiva, placas e cartazes de avisos e também parcerias com associações de reciclagem para o devido descarte final dos resíduos. Conclusão: O reservatório sofre com as ações antrópicas devido aos múltiplos usos de suas águas. A poluição por falta de implementação de uma boa educação ambiental aos sujeitos que se beneficiam desse manancial faz com que esses usos comprometam a qualidade da água. O uso da educação ambiental aplicada as atividades ali desenvolvidas se torna o principal meio para garantir hábitos sustentáveis e preservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Mônica Pinto, Ivanny S. G. Cavaliere, Renan S. Campos, and Ana Elisabete E. P. G. A. Jacintho. "Efeito dos agregados graúdos reciclados nas propriedades de concretos autoadensáveis dosados por empacotamento de partículas." In HAC2018 - V Congreso Iberoamericano de Hormigón Autocompactable y Hormigones Especiales. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/hac2018.2018.5621.

Full text
Abstract:
A construção civil é responsável por significativos impactos ambientais, uma vez que é expressiva consumidora de recursos naturais e energia, como também grande geradora de resíduos sólidos. A escassez destes recursos e a crescente preocupação com o meio ambiente tem levado a sociedade a buscar soluções de desenvolvimento sustentável. Uma das maneiras de mitigar tais impactos é a utilização de agregados reciclados na produção de concretos. Os agregados reciclados apresentam maior absorção de água e menor resistência mecânica e densidade quando comparados aos agregados naturais, fatores esses que irão influenciar nas propriedades dos concretos produzidos. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar o efeito dos agregados graúdos reciclados nas propriedades de concretos autoadensáveis (CAA), tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Os concretos foram dosados com base no conceito de empacotamento de partículas, que se refere a correta seleção e proporção dos materiais particulados, de maneira que as partículas menores preencham os vazios entre as partículas maiores, de forma sucessiva. Foram analisadas quatro composições de CAA, sendo que uma delas empregou apenas agregados naturais, e serviu de referência para este estudo. As demais misturas utilizaram agregados graúdos reciclados em substituição a brita natural, em teores de 20, 50 e 100%. No estado fresco foram avaliadas a capacidade de preenchimento por meio do ensaio de espalhamento, a viscosidade plástica através do funil V, a habilidade passante por meio da caixa L e a resistência à segregação através do ensaio da coluna de segregação. No estado endurecido foram determinadas as resistências à compressão e à tração por compressão diametral e o módulo de elasticidade. Os resultados obtidos demonstraram que todas as composições apresentaram bom desempenho no estado fresco, no entanto, foi verificado que as propriedades mecânicas decresceram consoante o aumento no teor de agregado reciclado.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HAC2018.2018.5621
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography