To see the other types of publications on this topic, follow the link: Plástico - resíduo.

Journal articles on the topic 'Plástico - resíduo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Plástico - resíduo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Coltro, Leda, Bruno F. Gasparino, and Guilherme de C. Queiroz. "Reciclagem de materiais plásticos: a importância da identificação correta." Polímeros 18, no. 2 (June 2008): 119–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000200008.

Full text
Abstract:
Muitos produtos de material plástico apresentam código de identificação (normalmente um número de 1 a 7 dentro de um triângulo de três setas e sob o mesmo uma abreviatura) indicando o tipo de plástico do qual o produto é feito para auxiliar sua separação e posterior reciclagem e revalorização, contribuindo com a recuperação dos materiais plásticos descartados com o resíduo sólido urbano. Como as embalagens têm rotatividade alta, é importante que as mesmas apresentem o símbolo de identificação da resina a fim de facilitar a cadeia de reciclagem do plástico. Neste trabalho, foi feito um levantamento de dados sobre os símbolos de identificação dos materiais plásticos em um total de 177 embalagens plásticas rígidas para o acondicionamento de diversos produtos alimentícios e não alimentícios disponíveis no mercado brasileiro. Apesar da norma brasileira ABNT NBR 13230 já ter 14 anos, há ainda heterogeneidade na identificação das embalagens plásticas. Somente cerca de 80% das embalagens avaliadas apresentaram o símbolo de identificação da resina. Além disso, em alguns casos até 40% das embalagens apresentaram a identificação do material de forma incorreta. Portanto, ainda existe informação errônea no mercado brasileiro sobre o tipo de material da embalagem plástica (incluindo ausência do símbolo de identificação), bem como falta de informação sobre o símbolo correto de identificação da resina, sendo que ambos os fatores prejudicam a cadeia de reciclagem do plástico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Assumpção, Luiz C. F. N. de, Michelle Reich, Mônica R. C. M. Calderari, and Tanise M. Flores. "Avaliação dos Impactos da Pirólise Catalítica de Resíduos Plásticos Pós-Consumo." Revista Processos Químicos 12, no. 24 (July 2, 2018): 25–36. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v12i24.460.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho, foram levantados estudos relacionados à avaliação dos impactos da pirólise de resíduo plástico pós-consumo, com ênfase nos resíduos de poliproleno. A pirólise de resíduos plásticos é uma rota que vem sendo estudada nos últimos anos, uma vez que minimiza o impacto ambiental causado pela disposição do plástico de maneira inadequada, evita seu acúmulo em lixões e permite um melhor aproveitamento de um recurso natural não-renovável, o petróleo, matéria-prima importante para a geração de energia e obtenção de produtos químicos. No entanto, durante o processo, há a geração de gases e resíduo sólido que devem ser avaliados quanto à composição e aos impactos. As emissões exaustas do sistema, que contêm os produtos leves, podem ser de grande interesse para a indústria química e petroquímica. Os resíduos sólidos podem ser estudados com o objetivo de avaliar o teor de carbono presente, avaliando o ganho ambiental do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coltro, Leda, and Leda C. Duarte. "Reciclagem de embalagens plásticas flexíveis: contribuição da identificação correta." Polímeros 23, no. 1 (February 1, 2013): 128–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282013005000008.

Full text
Abstract:
As embalagens têm rotatividade alta, pois acabam se transformando em resíduo sólido urbano após o consumo do produto de interesse. Por este motivo é importante que as embalagens apresentem o símbolo de identificação do material, a fim de facilitar a cadeia de reciclagem. Muitos produtos de materiais plásticos apresentam código de identificação da resina (normalmente um número de 1 a 7 dentro de um triângulo de três setas e sob o mesmo uma abreviatura), cujo objetivo é indicar o tipo de plástico do qual o produto é feito e auxiliar sua separação e posterior reciclagem e revalorização. Ou seja, tenta-se facilitar a recuperação dos materiais plásticos descartados com o resíduo sólido urbano. O objetivo deste estudo foi efetuar um levantamento de dados sobre os símbolos de identificação de materiais em embalagens plásticas flexíveis, para avaliar se o mercado está adotando a identificação corretamente ou se ainda existe falta de informação. Foi avaliado um total de 509 embalagens plásticas flexíveis para acondicionar produtos alimentícios e não alimentícios disponíveis no mercado brasileiro. Apesar de a norma brasileira ABNT NBR 13230 já estar em sua segunda revisão, ainda existe muita heterogeneidade na identificação das embalagens plásticas. Somente cerca de 50% das embalagens avaliadas apresentaram o símbolo de identificação da resina. Além disso, em alguns casos cerca de 30% das embalagens apresentaram a identificação do material de forma incorreta. Portanto, ainda existe informação errônea no mercado brasileiro sobre o tipo de material da embalagem plástica (incluindo ausência do símbolo de identificação), bem como falta de informação sobre o símbolo correto de identificação da resina. Ambos os fatores prejudicam a cadeia de reciclagem do plástico. Assim, a fim de facilitar a separação e reciclagem de embalagens plásticas flexíveis que contêm materiais distintos, por exemplo, folha de alumínio, é proposta a inclusão da identificação destes materiais na embalagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wittmann Lanzarin, Bibiana, and Luis Fernando Folle. "ANÁLISE DA ESTÉTICA DO CONCRETO PRODUZIDO COM REJEITO PLÁSTICO PARA O USO NO DESIGN DE INTERIORES COM VIÉS SUSTENTÁVEL." MIX Sustentável 6, no. 4 (August 7, 2020): 61–72. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n4.61-72.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é avaliar a estética do concreto produzido com rejeito plástico reciclado, para uso em objetos de decoração e móveis do Design de Interiores. A proposta une o reaproveitamento destes materiais plásticos que são problemáticas para a sociedade e a diminuição dos resíduos de cimento. Para isso, realizou-se uma breve análise da ressignificação do uso do concreto como elemento não só estrutural, mas com valor estético, nos projetos de interiores onde são apresentados conceitos sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, bem como questões sobre descarte e reciclagem de plásticos. A metodologia utilizada incluiu a preparação do concreto com diferentes proporções de resíduo plástico, preparação dos corpos de prova e posteriormente testes realizados em laboratório para verificar a perda de massa e porosidade da peça produzida, com a finalidade de utilização. Os resultados indicam que o estudo contribui para a diminuição de resíduos plásticos, produzindo um material que seja equilibrado ecologicamente e de estética satisfatória quando comparado ao concreto sem adição de rejeitos plásticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Conceição, Márcio Magera, Maria de Fátima P. Alves, Joelma T. P. Conceição, and Paula Castro. "Resíduo Urbano em Portugal – Uma Análise dos Resíduos Plástico." Research, Society and Development 7, no. 8 (May 14, 2018): e1278382. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i8.382.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata das políticas públicas no tratamento e destino correto do resíduo plástico em Portugal, e as consequências que estes resíduos podem provocar nos mares a onde é o destino de grande parte depois do uso. O plástico em Portugal é um dos itens com menor índice de reciclagem nas cinco características dos resíduos domésticos urbanos, ficando atrás de muitos países da Comunidade Europeia que possuem um índice superior a 42% apresentado pelos Portugueses, conforme Ponto Verde, 2018. O artigo também direciona o melhor tratamento destes resíduos e como deve ser aproveitado para gerar emprego e renda a milhares de pessoas, ao invés de ser destinado a aterros sanitários ou jogado nos mares através dos rios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Amélia S. F., José Augusto M. Agnelli, and Sati Manrich. "Tendências e desafios da reciclagem de embalagens plásticas." Polímeros 14, no. 5 (December 2004): 307–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282004000500006.

Full text
Abstract:
No gerenciamento do resíduo sólido urbano (RSU), a reciclagem surge como uma das vias para reduzir os resíduos sólidos aterrados em solo. Os plásticos constituem uma das classes de materiais com menor índice de reciclagem. Neste trabalho, as principais dificuldades encontradas em diversos países para aumentar os índices de reciclagem dos plásticos e as propostas que estão sendo utilizadas para mudar este cenário foram apresentadas. Por último, também foi apresentado um panorama geral sobre as exigências e limitações do retorno do plástico reciclado para alimentos. Este segmento representa todo um nicho de mercado que pode agregar valor e, principalmente, aumentar os índices de reciclagem de modo sustentável desde que haja investimentos em tecnologias inovadoras e economicamente viáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Neemias Silva de, Renata Carla Tavares dos Santos Felipe, Raimundo Nonato Barbosa Felipe, and Nathana Luíza Pinto de Lima. "Resíduos sólidos industriais: compósito com resíduos de plástico reforçado com fibra de vidro." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 29, 2020): e520997136. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7136.

Full text
Abstract:
A utilização dos compósitos poliméricos, pela indústria, se dá pela sua leveza e versatilidade em adaptarem-se a designs complexos. No entanto podem ser geradores de resíduos de difícil reciclagem, que muitas vezes são colocados em aterros sanitários, o que causa a necessidade de ações que venham minimizar a quantidade desses resíduos gerados. Diante disso, esse trabalho visa avaliar a resposta mecânica e física do compósito de fibra de vidro-E com a matriz poliéster, quando incorporado resíduo gerado de plástico reforçado por fibras de vidro (PRFV). Para tanto, foram fabricadas, mediante laminação manual, três placas, todas produzidas em vidro-E/poliéster, porém, em duas delas foram incorporados, em peso de resina, 10% e 15% dos resíduos de PRFV. Os ensaios de densidade, de umidade, de tração uniaxial e de flexão em três pontos foram realizados com base nas normas ASTM D792, ASTM D5259, ASTM D3039 e ASTM D790, respectivamente, buscando a caracterização e a avaliação da resposta mecânica após inserção dos resíduos no compósito. Os resultados demostraram que as amostras com resíduo absorveram mais umidade e tornaram-se mais leves. No entanto, houve uma perda da resistência mecânica, tanto na tração como na flexão, para as duas composições com resíduos adicionados, em comparação com amostras do compósito sem resíduo. Porém, a característica da fratura se deu de forma semelhante para os três compósitos avaliados. Destaca-se que as perdas nas propriedades não inviabilizam o uso dos resíduos nesses compósitos, uma vez se conhecendo as solicitações mecânicas e as condições de serviços em que serão expostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Lorena Acelina, Paulo Sergio Scalize, and Antonio João Carvalho Albuquerque. "Caracterização de resíduo de ETA visando sua disposição na saída de Lagoas de Estabilização." Revista Monografias Ambientais 13, no. 2 (March 14, 2014): 3154–63. http://dx.doi.org/10.5902/2236130812399.

Full text
Abstract:
As ETAs são responsáveis pela produção de água potável a ser consumida pela população, o que gera benefícios sociais, porém, como em toda indústria de transformação, resíduos são gerados e há a necessidade de dispô-los adequadamente sem prejudicar o meio ambiente. Quando se trata do gerenciamento de resíduos sólidos, e aí está incluído a sua destinação, é necessário conhecer as suas características a fim de se definir pelo melhor tratamento e disposição. Com base nisso, este trabalho teve por objetivo caracterizar o resíduo da ETA, localizada no estado de Goiás, Brasil, que emprega em seu tratamento o coagulante sulfato de alumínio. Foram realizadas análises físico-químicas e estruturais, sendo possível verificar que o resíduo é constituído por argila (incluindo principalmente os minerais caulinita e haloisita), silte e areia. O resíduo foi determinado como não plástico. Por análise EDS foi detectada a presença de alumínio, que está relacionado à remoção de fósforo em água e sedimentos, o que favorece a sua reutilização no tratamento de águas residuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Godoi, Lucas Vinícius Rodrigues, Evandro de Castro, Felipe Minoru Inagaki, and José Hilton Bernardino de Araújo. "Biodegradação de polietileno de alta densidade por meio de larvas e insetos de Galleria mellonella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Pyralidae)." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, no. 10 (2018): 771–77. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051025.

Full text
Abstract:
Com o consequente crescimento populacional, tem-se o alto consumo de recursos naturais ocasionando elevação da geração de resíduos sólidos e sua incorreta disposição, que gera grandes problemas ambientais. Um dos geradores desses problemas é o plástico polietileno. Tendo em vista a quantidade de resíduo plástico gerado, e a dificuldade deste de se biodegradar, tornam-se necessárias novas soluções para a degradação do plástico. Assim, a utilização de Galleria mellonella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Pyralidae) torna-se uma alternativa. Diante disto, realizou-se um experimento a fim de verificar a hipótese do polietileno ser biodegradado por meio de indivíduos nos estágios larval e adulto (mariposas) do inseto G. mellonella. Utilizou-se mariposas em estágio adulto e em estágio larval diretamente sobre amostras de sacolas plásticas feitas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), e também com mel para incentivar o consumo do polietileno durante um período de 28 dias. Após o período de estudo podemos constatar o consumo do polietileno pelos insetos de G. mellonella. Ao deparar-se com a biodegradação do PEAD pela espécie estudada, foi obtido um resultado positivo, no entanto o experimento apresentou números baixos de biodegradação, sendo de 0,5% para o caso de uso de mariposas adultas no período de 28 dias. Diante deste fato evidencia-se a necessidade de realizar maiores estudos e pesquisas relacionadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moreira, J. M. S., M. N. Freire, and J. N. F. Holanda. "Utilização de resíduo de serragem de granito proveniente do estado do Espírito Santo em cerâmica vermelha." Cerâmica 49, no. 312 (December 2003): 262–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132003000400012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi utilizar um resíduo de serragem de granito, proveniente da indústria de pedras ornamentais do estado do Espírito Santo, como aditivo na fabricação de produtos cerâmicos para construção civil. Este resíduo é um material não biodegradável que quando descartado gera poluição e degrada o meio ambiente. Assim, uma amostra deste material foi selecionada de modo que suas características com respeito a composição química, difração de raios X, análise de tamanho de partícula, massa específica real e plasticidade pudessem ser estudadas. Foram preparadas misturas contendo até 10% em peso de resíduo, e sinterizadas em sete diferentes temperaturas entre 850 ºC e 1150 ºC. A evolução na formação de fases cristalinas nos corpos cerâmicos durante a sinterização foi acompanhada por DRX. As propriedades físico-mecânicas foram determinadas em função da temperatura de sinterização e % de resíduo adicionado. Os resultados revelaram que o resíduo é um material polimineral não plástico constituído basicamente por sílica, feldspatos, mica e calcita. Uma série de transformações de fases ocorreram durante a sinterização. Além do mais, os corpos sinterizados contendo resíduo de serragem de granito têm uso provável em cerâmica vermelha, contribuindo para a minimização de resíduos e desenvolvimento auto-sustentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Martins, Harley M., Alexandre Lioi Nascentes, Maria José De O. C. Guimarães, and Juacyara Carbonelli Campos. "Gerenciamento de embalagens de lubrificantes pós-consumo - Uma análise crítica." Revista Eletrônica TECCEN 8, no. 1 (April 1, 2015): 13. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v8i1.102.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma avaliação das sistemáticas atualmente praticadas no município do Rio de Janeiro para tratamento e disposição de embalagens pós-consumo de lubrificantes automotivos. O diagnóstico foi realizado através de pesquisa de campo com entrevista estruturada e visita às instalações de pontos de geração, centrais de triagem e recicladoras desse tipo de resíduo. Os resultados obtidos tornam evidente que os programas de logística reversa implantados no município em estudo apresentam deficiências significativas no que tange, principalmente, às sistemáticas para separação da fração oleosa do resíduo plástico e armazenamento temporário, com consequências diretas associadas ao transporte seguro e a viabilidade do processo de reciclagem. Os dados demonstram lapso entre as práticas vigentes e os preceitos preconizados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, especificamente no que tange ao inciso IV, artigo 33, Lei 12.305/10.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Martins, Harley M., Alexandre Lioi Nascentes, Maria José De O. C. Guimarães, and Juacyara Carbonelli Campos. "Gerenciamento de embalagens de lubrificantes pós-consumo - Uma análise crítica." Revista Eletrônica TECCEN 8, no. 1 (October 3, 2016): 13. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v8i1.224.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma avaliação das sistemáticas atualmente praticadas no município do Rio de Janeiro para tratamento e disposição de embalagens pós-consumo de lubrificantes automotivos. O diagnóstico foi realizado através de pesquisa de campo com entrevista estruturada e visita às instalações de pontos de geração, centrais de triagem e recicladoras desse tipo de resíduo. Os resultados obtidos tornam evidente que os programas de logística reversa implantados no município em estudo apresentam deficiências significativas no que tange, principalmente, às sistemáticas para separação da fração oleosa do resíduo plástico e armazenamento temporário, com consequências diretas associadas ao transporte seguro e a viabilidade do processo de reciclagem. Os dados demonstram lapso entre as práticas vigentes e os preceitos preconizados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, especificamente no que tange ao inciso IV, artigo 33, Lei 12.305/10.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Martins, Harley M., Alexandre Lioi Nascentes, Maria José De O. C. Guimarães, and Juacyara Carbonelli Campos. "Gerenciamento de embalagens de lubrificantes pós-consumo - Uma análise crítica." Revista Eletrônica TECCEN 8, no. 1 (April 1, 2015): 13. http://dx.doi.org/10.21727/198409932015.teccen.v8i1.13-19.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma avaliação das sistemáticas atualmente praticadas no município do Rio de Janeiro para tratamento e disposição de embalagens pós-consumo de lubrificantes automotivos. O diagnóstico foi realizado através de pesquisa de campo com entrevista estruturada e visita às instalações de pontos de geração, centrais de triagem e recicladoras desse tipo de resíduo. Os resultados obtidos tornam evidente que os programas de logística reversa implantados no município em estudo apresentam deficiências significativas no que tange, principalmente, às sistemáticas para separação da fração oleosa do resíduo plástico e armazenamento temporário, com consequências diretas associadas ao transporte seguro e a viabilidade do processo de reciclagem. Os dados demonstram lapso entre as práticas vigentes e os preceitos preconizados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, especificamente no que tange ao inciso IV, artigo 33, Lei 12.305/10.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Portela, Carolina Inácio, Liu Yao Cho, and Andrea Santos Liu. "EXTRAÇÃO DE ALUMINATO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS METALIZADAS." Revista Univap 22, no. 40 (November 17, 2016): 133. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1452.

Full text
Abstract:
O elevado volume de resíduos sólidos gerados atualmente suscita uma busca pelo reaproveitamento desses materiais a fim de minimizar os impactos socioambientais a que estão vinculados. O presente trabalho tem como objetivo a reciclagem de embalagens plásticas metalizadas, advindas do resíduo sólido, através da extração de alumínio (porção metálica) dessas embalagens, possibilitando o reaproveitamento das suas partes metálicas e poliméricas. A extração foi realizada imergindo-se as embalagens em soluções de hidróxido de sódio, cuja concentração da solução e a massa de plástico foram variadas. Foi estudada uma relação para otimizar o tempo de extração do alumínio em solução. Obteve-se a partir do processo de extração soluções de aluminato de sódio, que podem ser reutilizadas como coagulante para tratar águas residuárias de origem industrial. E o polímero resultante pode ser reutilizado como matéria prima na fabricação de novos produtos. Dessa forma, torna-se possível o reaproveitamento integral dessas embalagens, inserindo-as novamente ao ciclo produtivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gomes, Stefano Bruno Vieira, and Marcelo Borges Rocha. "Estudo de Impactos dos Resíduos Sólidos Em Unidades de Conservação: o Caso da Trilha do Estudante." Research, Society and Development 8, no. 10 (August 24, 2019): e428101412. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1412.

Full text
Abstract:
A atividade irresponsável de descartar os resíduos sólidos tem causado impactos significativos no meio ambiente, tais como a poluição das águas subterrâneas e a dificuldade no tratamento do esgoto. O presente trabalho teve como finalidade realizar um levantamento dos impactos de resíduos sólidos no Parque Nacional da Tijuca (PNT), especificamente na Trilha do Estudante, localizada no Setor Floresta. Os dados dos resíduos sólidos foram coletados em seis visitas à Trilha do Estudante ao longo de 2017, 2018 e o início de 2019, com o auxílio de câmera fotográfica e ficha de campo. Os resíduos identificados nesta Trilha foram organizados de acordo com a matéria-prima, como alumínio, plástico, vidro, tecido. Essa divisão permitiu a separação dos materiais de acordo com o seu respectivo tempo de decomposição no solo. Ao longo de toda a extensão da Trilha foi possível perceber uma quantidade significativa de resíduos sólidos despejados de maneira inadequada, ocasionando prejuízos significativos no solo, por meio da alteração do pH, redução da permeabilidade em áreas próximas ao resíduo, assim como o risco a saúde da fauna local. A presença de alumínio, vidro, plástico e pilhas, resíduos que necessitam de centenas de anos para se decompor no meio ambiente corroboram com este impacto. Desta forma, os dados deste estudo podem contribuir para o Plano de Manejo do PNT e para a problematização do uso consciente do parque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pimentel, Felipe Santos, Thiago Padovani Xavier, and Taisa Shimosakai de Lira. "Uma revisão bibliométrica sobre a co-pirólise de biomassa e resíduo plástico." Research, Society and Development 8, no. 2 (January 1, 2019): e1282585. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i2.585.

Full text
Abstract:
O crescimento econômico desafia a seguridade da matriz energética em suprir a demanda por energia da sociedade. Além dos riscos ambientais, os combustíveis fósseis estão cada vez menos capazes de suprir esta demanda, fazendo com que pesquisas por fontes renováveis sejam alavancadas. Dentro deste contexto, os recentes estudos sobre a co-pirólise, técnica que promove a diminuição do volume de resíduos e geração de compostos de alto valor agregado, estão ganhando notoriedade. Tendo como objetivo a avaliação da maturidade destes estudos e a formação de um banco de dados específico sobre o tema, utilizou-se como ferramenta a revisão bibliométrica, esta que permite a seleção de artigos dentro de um banco de dados a partir de parâmetros estatísticos, como número de citações e fator de impacto. Portanto, pode-se concluir que apesar de recente, a co-pirólise se apresenta como uma técnica promissora, simples e de baixo custo, para o melhoramento do rendimento e composição estrutural dos produtos de pirólise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Flores, Carlos Eduardo Balestrin, Jacson Rodrigues França, Rafael Borth da Silveira, Willian Fernando de Borba, Bruno Acosta Flores, Aline Custódio Ferrão Passini, Pedro Daniel da Cunha Kemerich, Thais Prestes Stein, and Alexandre Couto Rodrigues. "Plano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos: estudo de caso em usina de triagem." Revista Monografias Ambientais 13, no. 1 (February 26, 2014): 2936–49. http://dx.doi.org/10.5902/2236130810938.

Full text
Abstract:
O processo de destinação/disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos, tem se tornado alvo de pesquisas e incentivos por parte dos órgãos governamentais. Com base nisso, o presente estudo tem por objetivo analisar o sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos em uma unidade de triagem, no município de Seberi - RS. A unidade de estudo é um consórcio formado por 30 municípios, que destinam seus resíduos diariamente para o processo de triagem e disposição final ambientalmente adequado. Foi possível perceber que a maior quantidade de materiais presentes no resíduo reciclável é plástico, sendo o município de Frederico Westphalen o que mais contribui diariamente. Com base nisso, foi possível concluir que os municípios consorciados devem investir pesado em um sistema de coleta seletiva, que acarretaria em melhores condições dos materiais recicláveis, aderindo maiores valores e diminuindo os custos de manutenção da unidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lago, Vivian Miranda, and Paula Andrea Oliveira. "Análise quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos coletados por cinco anos no Dia Mundial de Limpeza de praias realizado na região costeira de Barra de Caravelas, BA." Revista Mosaicum, no. 27 (May 10, 2018): 131–46. http://dx.doi.org/10.26893/rm.v15i27.56.

Full text
Abstract:
Os detritos marinhos representam uma ameaça crescente aos ambientes costeiros e oceânicos. Nos últimos anos este resíduo tem ganhado destaque devido aos graves danos causados ao ambiente. O presente estudo realizou uma análise quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos encontrados na região costeira de Barra de Caravelas, BA. O material coletado foi resultado de campanhas realizadas em conjunto com as ONGs Patrulha Ecológica – Escola da Vida e Instituto Baleia Jubarte. O plástico foi o constituinte mais abundante, totalizando 2.972 kg, seguido de tecido (709,4 kg), metal (352,3kg), isopor (246,7 kg), vidro (246 kg) e borracha (217,8 kg). Os outros resíduos não foram tão significativos quando comparados aos citados, exceto o nylon (131 kg). Nota-se a importância de avaliar a poluição por lixo na região costeira de Caravelas, BA, uma vez que esses dados podem contribuir para a conservação da biodiversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Souza, Lorena Patrícia Maia de, Thais Gomes Souza, Rodrigo Barroso Panatieri, and Elaine Kikuti. "Compostagem." Revista Em Extensão 19, no. 2 (December 30, 2020): 87–100. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v19n22020-55987.

Full text
Abstract:
A crescente produção de resíduos urbanos e a escassez de áreas para a destinação final tecnicamente adequada sugere a procura por novas alternativas de disposição final destes detritos. Para tanto a compostagem de resíduos orgânicos vem sendo utilizada como alternativa de reutilização da matéria orgânica, o qual é um dos métodos mais antigos de reciclagem, durante o qual o resíduo é transformado em fertilizante orgânico. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade da compostagem doméstica de resíduos sólidos orgânicos domiciliares e escolares no município de Ituiutaba - MG. Para o processo de compostagem, empregou-se uma composteira de caixote de plástico no intuito de utilizar materiais de fácil acesso a toda comunidade. O período de compostagem foi de agosto de 2013 a julho de 2014, na Escola Estadual Antônio Souza Martins, em Ituiutaba, MG. Ao fim do período concluiu-se que o processo de compostagem em pequena escala pode ser realizado em ambientes urbanos, , podendo ser utilizado como instrumento de educação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Melloni, Rogério, Francisca Alcivânia de Melo Silva, Fátima Maria de Souza Moreira, and Antônio Eduardo Furtini Neto. "Pó de forno de aciaria elétrica na microbiota do solo e no crescimento de soja." Pesquisa Agropecuária Brasileira 36, no. 12 (December 2001): 1547–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2001001200012.

Full text
Abstract:
Devido à grande produção de resíduos de siderurgia, tem sido indicado seu aproveitamento na agricultura como fonte alternativa de micronutrientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação do pó de forno de aciaria elétrica na microbiota de solos e sua potencialidade no fornecimento de micronutrientes à soja. O experimento foi realizado em casa de vegetação, com delineamento inteiramente ao acaso, com dois tipos de solo (Latossolo Vermelho-Amarelo (LVA) e Latossolo Vermelho (LV)) e quatro doses de pó de aciaria elétrica (0, 0,75, 1,50 e 3,00 g vaso-1 equivalendo a 0, 1, 2 e 4 t ha-1), com quatro repetições. Os solos foram corrigidos e fertilizados antes da adição do resíduo e semeadura de soja inoculada, em vasos de plástico de 1,5 L (duas plantas por vaso). Na floração, coletaram-se as plantas e amostras de solo de todos os tratamentos, para determinação da matéria seca da parte aérea e raízes, teores foliares de B, Cu, Fe, Mn, Zn, Cd e Pb, número de nódulos e sua matéria seca, atividade da nitrogenase dos nódulos, presença de diazotróficos associativos, respiração microbiana, C-biomassa microbiana e qCO2. Há respostas diferenciadas das comunidades microbianas dos solos LVA e LV ao resíduo de siderurgia aplicado, e essas comunidades demonstram maior sensibilidade ao efeito do resíduo de siderurgia do que os parâmetros de crescimento e nodulação da soja. O resíduo de siderurgia apresenta potencial de utilização como fonte de Zn à cultura da soja, nas doses de 0,5 e 1,4 t ha-1 em relação ao LVA e LV, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

R. A. Leão, João, João P. da C. Lima, Stoney Do N. Pinto, and Ary V. de Paiva. "GERMINAÇÃO DE SEMENTES E CRESCIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE INGÁ-MIRIM - Inga laurina (S W.) Willd – UTILIZADA NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE RIO BRANCO, ACRE." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 7, no. 3 (May 1, 2019): 11. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v7i3.66529.

Full text
Abstract:
A inga-mirim é uma espécie nativa da Floresta Amazônica com potencial para arborização urbana. Com o objetivo de estudar a germinação e crescimento inicial de plântulas desta espécie, para posterior propagação, realizou-se um experimento em casa de vegetação em temperatura ambiente e com irrigações periódicas. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições com 25 sementes em bandejas de plástico com 25x39x7,5 cm. Os resíduos agroflorestais testados como substrato foram casca de castanha-do-brasil triturada, casca de amendoim triturada, resíduo de açaí peneirado e areia como testemunha. Após a germinação das sementes foram analisadas porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, peso fresco e seco da parte aérea e da raiz, comprimento da parte aérea e radicular, número de folhas e de folíolos. Através da análise de variância e Teste de Tukey a 5% de probabilidade verificou-se que os substratos testados proporcionaram a mesma porgentagem de germinação às sementes e índice de velocidade de germinação, porém o substrato resíduo de açaí proporcionou o melhor resultado para comprimento da parte aérea e o substrato areia para matéria verde da parte aérea, número de folhas e folíolos, mostrando-se promissor para propagação e maior vigor de plântulas desta espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Borges, Heloiza Santos, Maria Eduarda Assunção Ogorodnik, Leonardo Silva do Nascimento, Eder Silva de Oliveira, and Denise Cristina Torres Costa. "Diagnóstico Quali-Quantitativo dos Resíduos Sólidos Gerados no Campus V da Universidade do Estado do Pará." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 11, 2021): e576101119827. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19827.

Full text
Abstract:
A geração de resíduos sólidos está relacionada diretamente com as atividades humanas, seu adequado gerenciamento é fundamental para a preservação do meio ambiente. Para a elaboração de planos e projetos relacionados ao gerenciamento dos resíduos sólidos é necessário, primordialmente, a realização do diagnóstico quali-quantitativo de resíduos no local onde vai ser implementado o plano. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico quali-quantitativo dos resíduos gerados no Campus V - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará e propor estratégias para o melhor gerenciamento destes resíduos. A análise quali-quantitativa ocorreu durante o período de uma semana letiva, o diagnóstico quantitativo foi efetuado através do método de quarteamento descrito na NBR 10007:2004 e a classificação dos resíduos for realizada de acordo com a NBR 10.004:2004. Os resultados demonstram que o Campus V da UEPA produz, em média, 86,26 kg de resíduos sólidos semanalmente, com uma geração per capta de 0,098 kg/hab/dia. O resíduo que se apresentou em maior concentração, nas amostras realizadas, foi o orgânico (40%), seguido do papel/papelão (35,6%) e do plástico (16,9%). Dentre as alternativas para gerenciar os resíduos estão a elaboração e implementação de um Plano de Resíduos Sólidos (PGRS), a promoção da educação ambiental, a implantação da compostagem na universidade e a realização de parcerias com cooperativas e associações de reciclagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sobrinho Maranho, Álisson, and Ary Vieira de Paiva. "CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE Senna silvestris (Vell.) H. S. Irwin & Barneby CULTIVADAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 6, no. 4 (May 1, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v6i4.66483.

Full text
Abstract:
Face à importância do estudo sobre as espécies florestais nativas quanto às suas exigências aos fatores externos, o presente estudo teve por objetivo avaliar o crescimento de mudas de Senna silvestris, espécie arbórea com potencial para arborização urbana e revegetating em áreas degradadas, cultivadas em diferentes substratos. O experimento ocorreu em delineamento inteiramente casualizado, com três substratos – areia, resíduo de açaí e o comercial Plantmax (tratamentos), repetidos 20 vezes, com uma plântula por saco plástico, acompanhadas por 90 dias. Os parâmetros avaliados foram altura, diâmetro do colo, pesos de massa seca da parte aérea, radicular e total, Índice de Qualidade de Dickson e relação altura por diâmetro do colo. Houve correlação positiva entre altura e diâmetro do colo das mudas para os substratos Plantmax (r = 0.51) e resíduo de açaí (r = 0.88). O substrato Plantmax proporcionou maior crescimento das mudas de Senna silvestris, quando avaliadas por todos os parâmetros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fernandes Aires, Nataly Bruna, Alexandre França Tetto, Lisiane Akemi Hayashi, and Jairo Afonso Henkes. "COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE AERONAVES: UM ESTUDO DE CASO EM AEROPORTO INTERNACIONAL NA REGIÃO DE CURITIBA - PR." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 1 (April 20, 2020): 144. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020144-170.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um panorama gravimétrico dos resíduos gerados em aeronaves. Sabe-se que o transporte aéreo é um modal muito aderido como opção de transporte, nesse sentido, é premente a preocupação sobre o impacto ambiental dessa fonte geradora e as particularidades que circundam a prática de gerenciamento de resíduos sólidos em ambientes aeroportuários. Devido a sua especificidade, os resíduos sólidos de aeronaves são importantes indicadores para compreender aspectos particulares da dinâmica de gerenciamento de resíduos sólidos em complexos aeroportuários. Para o presente trabalho usa-se a metodologia de pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, observação e pesquisa de campo. Foram realizadas duas visitas técnicas ao local, uma sendo dia 18 de junho de 2018 e a outra, dia 29 de julho de 2018, a fim de conhecer a Central de Resíduos e a área de segregação de resíduos sólidos de aeronaves e a aplicação do método da gravimetria em resíduos sólidos, nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2018. Para a caracterização da geração de resíduos sólidos das aeronaves utiliza-se a Norma Técnica Brasileira – nº 10.007/2004 E nº 10.004/2004 e a Resolução do CONAMA nº 275. Para a análise de resíduos sólidos de aeronaves, utiliza-se o método de gravimetria e quarteamento de amostragem de resíduos sólidos, exceto o resíduo infectante. Nesse sentido, o trabalho visa apresentar a concentração de determinados componentes em porcentagens que reflitam a realidade da geração de resíduos sólidos em aeronaves comerciais, de transporte de passageiros. Foram apontados maior concentração de “rejeito”, “plástico” e “papel” nas amostragens analisadas de forma geral. Tais informações são importantes para o mapeamento de geração de resíduos sólidos por fonte geradora em ambiente aeroportuário. Dessa forma, os resultados da composição gravimétrica subsidiarão à criação de um novo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS à administradora do aeroporto analisado. Palavras-chaves: Resíduos Sólidos; Aeronaves; Composição gravimétrica; Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

PINTO, MARCOS MOREIRA, CASSIANO TIAGO LUMI, SÉRGIO CAVAGNOLI GUTH, MARTA ELISETE VENTURA DA MOTTA, and Maria Emília Camargo. "RETORNO FINANCEIRO GERADO POR PROJETOS COM SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA COMO ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4, no. 2 (October 9, 2015): 386. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015386-412.

Full text
Abstract:
A gestão empresarial esta ligada a novas práticas ambientais, alterando a estrutura de produção repensando na responsabilidade social da organização, buscando a lucratividade, atuando com ações para minimizar os malefícios que seus produtos podem causar a comunidade e a novas gerações. Algumas atividades produtivas ainda apresentam a cultura de processos antiquados, gerando resíduos que prejudicam o meio-ambiente, além de representarem custos. As estratégias devem estar relacionadas com o uso racional e sustentável dos recursos. Esta necessidade pode ser atendida com os conceitos que envolvem a “Produção mais Limpa”, influenciando o custo final dos produtos e conduzindo a preocupação da empresa para questões ambientais. Os objetivos deste trabalho é apresentar a alteração da mudança de matéria-prima, possibilitando a redução de sucatas metálicas na produção de duplicadores a álcool. Reavaliar o processo de produção, propondo a substituição do alumínio para material plástico, verificando as vantagens ambientais, operacionais e de redução de custos. Analisar o investimento por meio dos métodos do valor presente líquido, da taxa interna do retorno e pelo payback descontado. O estudo realizou-se em uma empresa localizada no planalto médio do Rio Grande do Sul. Os resultados apresentados garantem vantagens na substituição dos materiais da produção que geram mais de 2.800 kg de resíduos de alumínio, para zero por cento de resíduo. A avaliação econômica financeira apresenta a viabilidade. Portanto, os benefícios ambientais, econômicos e operacionais obtidos ratificam a importância destas práticas e a possibilidade de estender para outros produtos da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Martins, Carlos Humberto, Giordanno Pietro Altoé Marcantonio, Mateus Augusto Rigotto Moraz, and Aguinaldo Lenine Alves. "RESISTÊNCIA SIMPLES À COMPRESSÃO E MÓDULO DE ELASTICIDADE DO CONCRETO PRODUZIDO COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE AGREGADO MIÚDO POR RESÍDUOS PLÁSTICOS." MIX Sustentável 4, no. 2 (July 10, 2018): 123–30. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2018.v4.n2.123-130.

Full text
Abstract:
Pellets de sacolas plásticas e o resíduo industrial Cyrel ® moído e triturado. Para isso, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica e ensaios de caracterização dos resíduos – granulometria e massa específica. Posteriormente, produziu-se traços de concreto utilizando substituição de agregados miúdos pelos resíduos anteriormente citados de forma individual, na ordem de 10 % em massa e, após isso, foram realizados ensaios de Módulo de Elasticidade Não Destrutivo e Resistência Simples à Compressão aos 28 dias. Pode-se concluir que a substituição parcial de agregado miúdo pelos resíduos plásticos estudados é viável; propondo-se, dessa forma, uma alternativa sustentável de destinação para esses materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Modesto, Priscila Torres, Márcia Helena Scabora, Gilberto Colodro, Katia Luciene Maltoni, and Ana Maria Rodrigues Cassiolato. "Alterações em algumas propriedades de um latossolo degradado com uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 5 (October 2009): 1489–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000500039.

Full text
Abstract:
A recuperação de áreas muito impactadas, como as oriundas da construção de hidrelétricas, é um processo lento e, usualmente, requer a adição de resíduos orgânicos, como fonte de matéria orgânica, e de nutrientes, como condicionador das propriedades do solo. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da adição de lodo de esgoto e resíduos orgânicos (maravalha e torta de filtro de cana-de-açúcar) sobre o crescimento de duas espécies arbóreas de Cerrado na recuperação de um subsolo de uma área degradada pela construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, localizada em Selvíria - MS. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em delineamento experimental inteiramente casualizado, com oito tratamentos, seis repetições e uma planta por repetição, para cada planta-teste. Cada repetição (saco plástico) teve 3,3 L e as proporções em volume da mistura de cada resíduo foram de: 30 % de lodo de esgoto, 20 % de torta de filtro e 10 % de maravalha de madeira. Foram mensuradas a fertilidade, a micorrização, a atividade microbiana (C-CO2 liberado) do subsolo, a massa do sistema radicular e parte aérea e a altura de plantas de duas espécies nativas do Cerrado [monjoleiro (Acacia polyphylla DC.) e jatobá-do-Cerrado (Hymenaea stigonocarpa Mart)]. Os tratamentos com lodo de esgoto proporcionaram maior atividade microbiana no substrato e maior crescimento para as duas espécies arbóreas. A presença do lodo de esgoto promoveu melhora na fertilidade do subsolo, com aumento dos teores de matéria orgânica, P, K, Ca e Mg. A matéria orgânica e o P tiveram seus teores elevados nos tratamentos com mistura de lodo de esgoto e demais resíduos. Os resultados permitem concluir que as misturas contendo lodo associado a resíduos promoveram melhores incrementos na qualidade do subsolo, com perspectivas de sua recuperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Leite, Leyna Gimena de Matos, and Ana Karl. "O consumo e a utilização das sacolas plásticas no Distrito Federal, Brasil, como produto de armazenamento: análise do ambiente em que estão inseridas." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, no. 10 (2018): 1037–45. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051118.

Full text
Abstract:
No Brasil são produzidos cerca de 3 milhões de toneladas de plástico. Atualmente, 10% do lixo brasileiro são compostos por sacolas plásticas e cada brasileiro utiliza 19 kg de sacolas por ano. Para se dimensionar a gravidade da situação ora vivenciada no país, o Estado do Rio de Janeiro consome um bilhão de sacos plásticos por ano e gasta R$ 15 milhões para dragar rios e tentar retirar os plásticos que provocam danos à natureza. As sacolas distribuídas nos supermercados são produzidas com polietileno de baixa densidade, mais conhecido como plástico-filme, podendo ocasionar prejuízos ao meio ambiente. Neste sentido, o presente estudo busca observar os aspectos socioeconômicos e culturais implantados pelo uso das sacolas plásticas e identificar a política ambiental, bem como a prática de consumo adotado pelos habitantes do Distrito Federal. Assim, foi realizado um estudo de caso através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo para a análise da questão, onde todos os entrevistados estão cientes dos impactos que são causados pelo uso da sacola tradicional, porém mais de 50% não se dispõem a pagar pela sacola biodegradável, bem como 33% disseram descartar os resíduos sólidos de suas casas diariamente e mais de 40% relatam não ter o hábito de separar o lixo para enviar à reciclagem. Estes resultados mostram que a utilização das sacolas plásticas acontece por uma questão cultural e de comodidade e a maioria se predispõem ao uso de alternativas diferentes ao da sacola comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Benitez Nara, Elpidio Oscar, Guilherme Gerhard, Kleber Tiggemann Sehn, Jorge André Ribas Moraes, and André Luiz Emmel Silva. "Aplicação da metodologia de produção mais limpa em um processo de rotomoldagem como uma ferramenta sustentável aplicada à segurança do trabalho." Exacta 13, no. 1 (August 25, 2015): 377–89. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5368.

Full text
Abstract:
Cada vez mais as políticas de responsabilidade social forçam as empresas a preocuparem-se em produzir questionando a variável ambiental e os efeitos da produção sobre o meio em que estão inseridas. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de uma empresa do setor plástico. Utilizou-se a ferramenta P+L na busca de redução no consumo de luvas de algodão, usadas como EPI, no processo de rotomoldagem. A metodologia segue a proposta do CNTL Senai e resultou em uma ação de Nível 1. Ou seja, reduziu-se a fonte por meio da modificação no processo pela substituição de matéria-prima. Não foi possível eliminar por completo a geração do resíduo. Assim, passou-se a trabalhar com o enfoque de substituir uma matéria-prima com degradação rápida por uma com degradação lenta, a fim de que houvesse menor desgaste das luvas de proteção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cunha, Elisangela Souza, and Denise Da Silva Martins. "PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA NA AULA DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DO TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS NO SOLO." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 8, no. 1 (September 13, 2017): 118. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.608.

Full text
Abstract:
O solo é o grande responsável pelo suporte básico à vida no planeta, seja direta ou indiretamente, purificando a água, desintoxicando-a dos poluentes, restaurando ecossistemas, favorecendo a ciclagem dos elementos básicos. Este trabalho tem como objetivo a inserção de uma atividade prática relevante para o conteúdo apresentado no livro didático. E também realizar a análise do tempo de decomposição de elementos comuns no lixo doméstico. O trabalho foi realizado no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) com três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Durante a aula de Ciências, foi discutido quanto tempo é necessário para degradar certos resíduos e outros temas transversais foram levantados. Foram utilizadas seis amostras para cada resíduo, sugeridas pelos próprios alunos. Estas amostras foram enterradas no jardim do CBNB e desenterradas após trinta dias. Verificamos que a decomposição dos resíduos orgânicos (o chuchu, a abóbora e o pão) aconteceu rapidamente, restando somente as sementes da abóbora. Enquanto com o cano, o plástico, a madeira e o tecido, nada aconteceu, os resíduos se mantiveram intactos. A folha de amendoeira ficou mais escura e úmida. O papelão se apresentou bastante úmido. O chuchu estava parcialmente decomposto. A parte do solo em que foi enterrada a folha de amendoeira e os resíduos orgânicos apresentou uma característica diferenciada daquela com os outros resíduos. O solo ficou mais escuro e se apresentou com uma textura diferente, com uma aparência de solo fértil. É notório que há uma falta de sensibilização da população mediante esse fato. Os dados apresentados nos revelam que certos resíduos não devem ser dispostos no solo, pois causam um grande impacto ambiental, trazendo diversos prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Portanto, devemos diminuir os detritos orgânicos, pois temos algumas opções de reutilizá-lo, como por exemplo, realizando na própria residência a “compostagem”, em vez de lançá-lo no lixo, o que afeta drasticamente o solo e os animais ali presentes e ainda poderá aumentar o número de doenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Beppler, Chiara Aline, Isadora Burmeister Dickie, and Adriane Shibata Dos Santos. "COLEÇÃO AUTORAL DE JOIAS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA A PARTIR DA RECICLAGEM ARTESANAL DE POLÍMEROS." MIX Sustentável 6, no. 2 (June 1, 2020): 149–62. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n2.149-162.

Full text
Abstract:
O plástico se tornou um dos materiais cujos resíduos mais agridem o meio ambiente, isso devido tanto às suas propriedades e características, como também pela quantidade gerada a cada ano. Observa-se um aumento exponencial no consumo de produtos plásticos, porém sua reciclagem e reutilização se mantêm estagnadas. Assim, para que deixe de ser um problema, é essencial que a gestão do seu uso e descarte seja reformulada. Este artigo apresenta os resultados de um trabalho de conclusão de curso em Design que visou o desenvolvimento de uma coleção autoral de joias, a partir da reciclagem artesanal de resíduos plásticos. A metodologia projetual aplicou as etapas propostas por Hanington e Martin (2012), enfatizando a experimentação do material plástico, essencial para a composição final da coleção. Como resultado, a coleção elaborada a partir de embalagens de plástico PEAD procura disseminar a cultura de um ciclo sustentável de consumo, assim como a ressignificação deste material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Aragão, Victor Rodrigues, and Victor Hugo Silva Veloso. "Produção e reciclagem do lixo com foco em resíduos plásticos." Revista Monografias Ambientais 13, no. 2 (March 14, 2014): 3075–81. http://dx.doi.org/10.5902/2236130811043.

Full text
Abstract:
Através de uma pesquisa de caráter documental, o presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise quanto à produção e reciclagem do lixo no mundo e em especial, no Brasil, com enfoque aos resíduos plásticos. Para seu desenvolvimento foram utilizados métodos de pesquisa documental, além de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos que proporcionaram atingir o objetivo do estudo. Com o presente trabalho foi possível concluir que apenas 13,92% da população brasileira teve, em 2012, acesso ao serviço de coleta seletiva e que há a necessidade de se apurar os serviços e estruturas-base da mesma no país, assim como evitar a dispersão de práticas que convergem à conscientização quanto à necessidade de se obstar à união do lixo; sendo o decrescimento na fonte, o reuso e a reciclagem do mesmo os elementos-chave para a atenuação dos resíduos em aterros, em especial os de caráter plástico. E que as restrições quanto ao uso de sacolas plásticas em determinados países são alguns dos meios que proporcionam mudanças de pensamento de empresas e pessoas em buscarem meios mais sustentáveis de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Neves, Marllus Gustavo Ferreira Passos das, and Carlos Eduardo Morelli Tucci. "Composição de resíduos de varrição e resíduos carreados pela rede de drenagem, em uma bacia hidrográfica urbana." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 4 (December 2011): 331–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000400003.

Full text
Abstract:
Apresentam-se aqui resultados de estudo sobre a composição física de resíduos sólidos de varrição e também daqueles vindos por uma rede de drenagem, em uma bacia hidrográfica urbana, identificando, dentre outros, influências da frequência do serviço de varrição e da época do ano. Os resíduos de varrição foram provenientes de várias partes do solo da bacia e os da rede de drenagem eram retirados de um poço de casa de bombas, para onde convergia todo o escoamento da rede. Alguns resultados interessantes: em média, 23% da massa de varrição são de lixo seco, predominando plásticos moles. Mais presença de plásticos duros ocorreu nas áreas de varrição diária. Com a análise dos resíduos vindos pela drenagem: o plástico Pet apareceu mais na rede em precipitações intensas do que nos sacos de varrição. Plásticos moles sempre ocorrem na varrição e na drenagem ao longo do ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Martins, Harley Moraes, Juacyara Carbonelli Campos, Maria José de Oliveira Cavalcanti Guimaraes, and Gabriel Bassani. "Remoção da fração oleosa de embalagens de lubrificantes automotivos pós-consumo por drenagem gravitacional." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 3 (June 27, 2016): 561–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016128063.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este trabalho aborda a questão do gerenciamento de embalagens pós-consumo de lubrificantes automotivos, considerando as dificuldades inerentes à implementação do sistema de logística reversa - prática compulsória por força de lei (Brasil, Lei 12.305/2010) - e a ineficácia dos atuais métodos utilizados para remoção da fração oleosa residual, necessária ao reprocessamento do material plástico por reciclagem mecânica direta. Para determinar metodologia apropriada para limpeza dos frascos de lubrificantes foram conduzidos experimentos para avaliar a influência do aquecimento e da posição das embalagens durante o processo de drenagem gravitacional. O procedimento analítico realizado proporcionou a escolha de uma combinação de variáveis capaz de assegurar remoção de elevado teor do resíduo oleoso com menor gasto energético. A otimização foi feita utilizando um planejamento experimental do tipo composto central com triplicata no ponto central. Os dados obtidos nos ensaios foram analisados com recursos estatísticos e demonstraram que ambos os parâmetros avaliados interferem, de forma significativa, no processo em estudo. Os resultados apontaram aumento da eficácia do processo quando a drenagem é realizada em temperaturas superiores a 35ºC e com a embalagem inclinada em ângulos próximos a 70º em relação à horizontal. Nessas condições, percentuais de remoção de óleo residual superaram 95% após 35 minutos de drenagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Coelho, Lisley Madeira, Endrik Nardotto Rios, Carlos Marcelo Pereira, and Orlando Chiarelli-Neto. "Agregados de garrafa PET tornam o asfalto mais resistente após irradiação com luz visível." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 5, no. 1 (July 2, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v5i1.12890.

Full text
Abstract:
Resíduo sólido é um problema ambiental que tem mobilizado a sociedade na busca de soluções para os problemas causados pelo acúmulo. Objetivo aqui foi incorporar agregados de plástico e borracha na mistura asfáltica para investigar a estabilidade e resistência a compressão frente aos danos causados pela irradiação solar. Amostras dos grupos controle (G1), agregados de PET e borracha (G2 a G5) foram submetidas ao ensaio Marshall e resistência à compressão. Os ensaios foram realizados antes e após irradiação com luz visível. Estatística foi realizada pelo programa Origin 7,0 a p<0,05. Os resultados de G5 (PET 1%) foram significativos em relação aos demais grupos. A estabilidade do grupo G5 (1367Kgf) foi a que apresentou significância a p<0,05 em relação a G1 (1218 Kgf). A % de vazios de G5 foi a que apresentou maior proximidade a G1. No ensaio de compressão, G5 apresentou resistência 25% maior (9,7 Mpa) em relação a G1 (7,8 Mpa) após irradiação com luz visível. Nota-se que amostras de G5 apresentaram % de vazios menores em relação a G2, G3 e G4 as quais corresponderam a maior estabilidade (Kgf) e maior resistência a compreensão quando irradiadas. Os dados indicam maior estabilidade e resistência de asfalto a 1% de PET após irradiação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Remédio, Marcus V. P., Maria Zanin, and Bernardo A. N. Teixeira. "Caracterização do efluente de lavagem de filmes plásticos pós-consumo e determinação das propriedades reológicas do material reciclado." Polímeros 9, no. 4 (December 1999): 177–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14281999000400029.

Full text
Abstract:
Os plásticos em forma de filme representam em torno de 20% em volume dos resíduos sólidos urbano no Brasil. Estes números são preocupantes, pois apenas 10% destes tipos de resíduos brasileiros possuem destinação adequada. A reciclagem de filmes pós-consumo possui alguns problemas adicionais em relação aos plásticos rígidos, conseqüentes da grande relação área superficial/peso e da procedência destes filmes, os quais são muitas vezes utilizados como embalagens de alimentos com significativa contaminação. O presente trabalho estudou procedimentos para a lavagem dos filmes pós-consumo, caracterizou física, química e biologicamente alguns efluentes de lavagem dos filmes e reciclou mecanicamente estes plásticos em diferentes processos (aglutinação, extrusão e injeção), analisando o material reciclado quanto às suas propriedades reológicas de Índice de Fluidez. Os resultados mostraram um elevado teor de sólidos e de carga orgânica no efluente de lavagem, assim como as propriedades do plástico reciclado não apresentaram alterações significativas até o terceiro passo de reprocessamento (extrusão)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Correa, Christiane, José Fernando Jucá, and Eduarda Motta. "Análise da influência do plástico mole na resistência ao cisalhamento de resíduos sólidos urbanos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no. 3 (September 2015): 427–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020000125006.

Full text
Abstract:
RESUMO Apresenta-se uma análise da resistência ao cisalhamento de resíduos sólidos urbanos com redução de termoplásticos em aterros sanitários. Através de ensaios de laboratório, foi realizada uma análise comparativa entre os dois principais termoplásticos (polietileno de alta e baixa densidade) presentes em aterros sanitários brasileiros. Investiga-se, a partir de ensaios de resistência à tração dos plásticos e de ensaios de cisalhamento direto de amostras preparadas com diferentes percentagens de plásticos misturados a um material granular, simulando resíduos sólidos estabilizados, a variação dos parâmetros de resistência dos RSU caso as sacolas plásticas sejam retiradas dos supermercados. Os resultados confirmam a importância dos plásticos, pois são eles os responsáveis pelos valores elevados dos parâmetros de resistência, devido às forças de tração provocadas por estas fibras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Hidalgo, Lídia Regina da Costa, Artênio José Isper Garbin, Tânia Adas Saliba Rovida, and Cléa Adas Saliba Garbin. "Gerenciamento de resíduos odontológicos no serviço público." Revista de Odontologia da UNESP 42, no. 4 (August 2013): 243–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-25772013000400003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Verificar o processo de gerenciamento dos resíduos odontológicos do serviço público de saúde em 11 municípios brasileiros. MATERIAL E MÉTODO: Uma única pesquisadora realizou as visitas e as observações foram anotadas em um roteiro previamente elaborado e testado. RESULTADO: Foram visitadas 50 unidades de saúde, sendo que nenhuma apresentou cópia do plano de gerenciamento de resíduos. Do total de estabelecimentos, 62% realizavam a correta segregação dos resíduos no momento da sua geração. A presença de recipientes adequados a cada tipo de resíduo gerado no consultório odontológico foi observada em 74% dos estabelecimentos e, destes, 94% apresentavam capacidade adequada ao tipo de resíduo gerado. A identificação do tipo de resíduo nas embalagens plásticas bem como anotações identificando o estabelecimento gerador dos resíduos foram encontradas em 8% e 6%, respectivamente. Somente 21% dos estabelecimentos apresentavam locais apropriados, de acordo com as normas vigentes, para o armazenamento dos resíduos até que fosse feita a coleta externa. CONCLUSÃO: Constatou-se na presente pesquisa que a rotina adotada pela rede pública de saúde bucal, no que tange ao gerenciamento de resíduos de saúde, apresentou falhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Carneiro, Débora da S., and Mônica R. da C. Marques. "Co-pirólise de resíduos de polietileno com gasóleo pesado da Bacia de Campos." Polímeros 21, no. 5 (December 13, 2011): 347–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282011005000074.

Full text
Abstract:
Neste estudo, quatro misturas de PEBD pós-consumo com gasóleo pesado da Bacia de Campos, em diferentes proporções, foram submetidas à pirólise em atmosfera inerte a 550 °C. Os líquidos pirolíticos foram caracterizados por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). A pirólise do gasóleo puro forneceu elevado teor de resíduo e apenas 4% hidrocarbonetos na faixa do óleo diesel. Por outro lado, a pirólise da mistura de gasóleo com PEBD (na proporção 1/0,5 em m/m) forneceu 20% de hidrocarbonetos leves com elevada produção de óleo pirolítico (96%). Desta forma, pode-se concluir que a pirólise de resíduos plásticos com gasóleo pesado pode ser uma tecnologia promissora não apenas para aumentar a formação de hidrocarbonetos leves derivados de gasóleo pesado como também para o reaproveitamento de resíduos plásticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Laranja, Ana, Marta Correia, and Sílvia Morim. "Lixo marinho." AmbientalMENTEsustentable 26, no. 1-2 (May 22, 2020): 65–69. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2019.26.1-2.6552.

Full text
Abstract:
O CMIA de Vila do Conde funciona como Centro Azul para o Programa Bandeira Azul, pelo oitavo ano consecutivo, promovendo diversas ações de sensibilização e educação ambiental durante a época balnear no concelho de Vila do Conde. Os plásticos são o grande flagelo e para ajudar a sensibilizar para esta causa, sob o mote de que todos os gestos são importantes, o CMIA dinamizou a atividade “Os Suspeitos do Costume”, que tem como objetivo a recolha e identificação dos resíduos mais frequentes em cada praia, e a reflexão sobre as suas origens, impactos e formas de os reduzir. Esta atividade, decorreu de abril a julho de 2018, com 10 ações de limpeza e cerca de 200 voluntários, tendo-se procedido à recolha de cerca de 95kg dos suspeitos do costume (resíduos). Os resultados mostraram que os principais suspeitos na nossa costa são: cotonetes, beatas, palhinhas, garrafas de plástico, tampas e plásticos fragmentados. A reflexão sobre possíveis contributos para a redução do lixo marinho aponta para a palavra de ordem RECUSAR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Firme, Isabel Cristina Tomaz, and Manildo Marcião De Oliveira. "Microplásticos e impactos no meio ambiente: Análise de ocorrências no ambiente marinho." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 14, no. 1 (April 16, 2020): 4–17. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v14n12020p4-17.

Full text
Abstract:
O aumento da utilização do plástico tem provocado o acúmulo de partículas microplásticas no meio ambiente, em especial nos oceanos. Isso se deve, principalmente, ao descarte incorreto desses resíduos plásticos. No Brasil, como esse tema é considerado novo, e o número de estudos publicados ainda é escasso, há uma grande oportunidade de se estudar a respeito dos microplásticos. Dessa maneira, neste artigo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema microplásticos e impactos no meio ambiente, com foco em analisar ocorrências no ambiente marinho. Para isso, estudaram-se fontes de resíduos que geram os microplásticos, procedimentos para coleta de microplásticos, materiais utilizados para coletá-los e para analisá-los em laboratório e efeitos dos microplásticos no meio ambiente e na saúde de seres vivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Giraldez Alvarez, Lisandro Diego, Fernanda Braz de Jesus, Ana Paula Lacerda Costa, Letícia Evelyn Ferraz Bastos, Daniel Arthur Moura De Souza, and Douglas Gonçalves da Silva. "Efectos de los microplásticos en el medio ambiente: Un macroproblema emergente." Revista de Ciencia y Tecnología, no. 33 (June 25, 2020): 100–107. http://dx.doi.org/10.36995/j.recyt.2020.33.013.

Full text
Abstract:
Por tratar-se de um material leve, resistente, versátil e potencialmente transparente, os plásticos se tornam ideais para uma diversidade de aplicações. Porém, cerca de 300 milhões de toneladas de plástico são produzidos por ano, dos quais 13 milhões são levados aos rios e oceanos podendo causar danos irreparáveis a esse ecossistema afetando os organismos com capacidade limitada de adaptação. Estima-se que 8300 milhões de toneladas métricas (MT) de plástico foram produzidas até o momento, das quais 6300 MT se tornaram resíduos a partir de 2015, e foram reciclados apenas 9%. Mesmo que os microplásticos (MP’s) estejam onipresentes nos oceanos, o risco que podem causar à saúde humana ainda não é uma questão definida. As evidências dos impactos negativos do plástico e seus detritos microplásticos e nanoplástico ingerido pelos organismos de diversos ecossistemas, são fornecidos constantemente pela comunidade científica. Por isso, o objetivo deste trabalho foi realizar uma investigação bibliográfica sobre o estado atual do conhecimento sobre os microplásticos e os seus impactos sobre o meio ambiente, principalmente nos ambientes aquáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sousa, F. J. P., W. F. das Neves, and O. E. Alarcon. "Estudo da viabilidade de obtenção de isoladores elétricos a partir de resíduo de esmaltação." Cerâmica 50, no. 315 (September 2004): 217–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000300008.

Full text
Abstract:
A gestão racional de resíduos industriais é um dos sérios problemas da sociedade atual. O presente trabalho tem por objetivo propor uma alternativa para o aproveitamento do resíduo de esmaltação da empresa Portinari, grupo Cecrisa S.A, por meio da utilização desse resíduo como principal componente em massas cerâmicas para obtenção de isoladores elétricos de distribuição secundária. Foram estudadas formulações contendo no mínimo 50% de resíduo e quantidades variáveis de alumina, feldspato potássico e de quartzo. O resíduo bruto foi primeiramente beneficiado e submetido às analises química, térmica e mineralógica para fins de caracterização. Adotou-se o processo de conformação plástica por torneamento para fabricação das amostras a verde, as quais foram secadas ao ar livre. As amostras obtidas foram submetidas a um ciclo térmico previamente indicado pela curva de gresificação do resíduo. Por fim, após a queima, os protótipos foram ensaiados quanto à rigidez dielétrica. Os resultados indicaram a compatibilidade técnica dos mesmos considerando o uso como isolador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Guimarães, Rafael Gouvêa, Jader Lugon Junior, and Antônio José Da Silva Neto. "Revisão sistemática do transporte de microplástico do continente para o oceano." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 14, no. 1 (April 16, 2020): 18–39. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v14n12020p18-39.

Full text
Abstract:
O perfil de consumo e a destinação final de produtos que contenham plástico demonstram claramente padrões de consumo de uma economia globalizada pautada no crescimento de produção como alicerce econômico. Ao longo da história, a cultura mundial não agregou aos plásticos metodologias de ciclo de vida e produção circular que vislumbrem reúso, reciclagem e formas de descarte desse material. É imprescindível à sociedade criar sistemas para gerenciar o ciclo de produção, consumo e destinação final adequado de plásticos. A estimativa de crescimento produtivo não se alinha com o crescimento significativo de reciclagem, fator que contribui para o descarte e consequentemente aumenta a quantidade de resíduos que serão lançados nos oceanos. Dessa maneira, torna-se importante saber a quantidade de plástico que entra nos rios e é transportada para o mar, como ocorre o transporte no globo, como são os processos de degradação e quais os impactos causados à natureza. A revisão da literatura é um passo fundamental para a pesquisa e a formação do conhecimento científico. Por meio da revisão sistemática, é possível explicitar, planejar, justificar e atualizar questões relevantes do foco da pesquisa. Neste trabalho, é apresentada uma metodologia para busca de artigos científicos e se promove a contribuição bibliográfica sobre do tema do transporte de microplástico do continente para o oceano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Carneiro, Lúcia C., Allyne Mayara de M. Bezerra, and Jolian Alex de M. Guedes. "FABRICAÇÃO DE DOCE DE GOIABA COM APROVEITAMENTO DO ALBEDO DO MARACUJÁ AMARELO." HOLOS 4 (January 31, 2010): 26. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.342.

Full text
Abstract:
Atualmente é crescente a busca por produtos derivados de frutas mistas, com ênfase em espécies vegetais que reúnem boas características nutricionais, sensoriais e propriedades funcionais. A goiaba vermelha é uma boa fonte de vitamina C, licopeno e fibra solúvel. Estas substâncias têm sido associadas com a prevenção da formação de radicais livres pelo organismo, doenças cardiovasculares, diabete, alguns tipos de câncer, entre outras enfermidades. No processamento industrial do maracujá visando à obtenção de polpas e sucos são gerados muitos resíduos. As cascas representam em média 61,9% do peso do fruto; são ricas em carboidratos e apresentam considerável teor de pectina, em média 20% na base seca. A pectina é uma fibra solúvel de grande importância para a saúde. Na elaboração de doces e geléias de frutas, constitui um ingrediente necessário à formação de gel e melhoria de textura. O produto comercial, extraído do resíduo das frutas cítricas requer processo tecnológico sofisticado e por isso, tem custo elevado, o que dificulta a sua aquisição e uso pelas pequenas agroindústrias familiares. O doce misto de goiaba com aproveitamento do albedo do maracujá vai de encontro às necessidades de pequenos produtores de doces e às exigências do mercado consumidor, além de contribuir para o melhor aproveitamento das matérias primas agropecuárias. O objetivo deste trabalho foi testar diferentes concentrações de albedo do maracujá amarelo visando a obtenção de um doce em massa “tipo corte” sem adição de pectina comercial e compará-lo sensorialmente com uma goiabada comercial. Foram testadas duas formulações de doces em massa tipo corte, diferindo quanto à concentração de polpa de goiaba albedo e utilizados, uma com 70% e 30% (F1) e outra com 60% e 40%. As misturas foram acrescidas de açúcar e ácido cítrico como ajustador de pH, sendo concentradas até atingir teores de sólidos solúveis (°Brix) igual a 71.00% (F1) e 72.00% (F2). Os doces obtidos foram acondicionados em postes de plástico atóxico, de cor branca, previamente sanitizados e secos. Realizou-se a determinação do pH, sólidos solúveis totais (°Brix), acidez e umidade. Seguindo as normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz (1985). Sensorialmente foram avaliados quanto à aparência, cor, textura e sabor, utilizando-se uma escala hedônica de nove pontos. De acordo com o teste de médias, em relação à cor e sabor, a amostra comercial obteve maior aceitabilidade, seguida da F2, com menor concentração de albedo. Palavras chave: goiaba, albedo do maracujá, °Brix, pH, análise sensorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Paula, Wallace Fernando Pedrosa de, and Luciana Portal da Silva. "Preparação e caracterização de resíduo pós-industrial de madeira plástica reforçado com resíduos de pó de madeira." Revista Produção e Desenvolvimento 2, no. 1 (April 30, 2016): 114–24. http://dx.doi.org/10.32358/rpd.2016.v2.120.

Full text
Abstract:
The aim of this study is to assess the feasibility of production of composite plastic with wood waste and wood powder with improved properties.Post-industrial waste to be used as base High Density Polyethylene (HDPE) as used plastic wood, called plastic wood waste (RMP) were benefited and mixed with wood dust residues (RPM). The mixtures were prepared with different percentages (by mass) RPM (0, 10, 20, 30 and 40%) in the twin-screw extruder model TeckTrill DCT 40, with L/D: 40 and ten temperature zones (more the head area), between 135°C and 220°C, with a processing speed of 60 rpm. The profiles obtained in the extruder were analyzed by torque, density, hardness, flow index and Scanning Electron Microscopy (SEM). The results torque, hardness and density showed a proportional increase with the RPM percentage for all compositions suggesting that the RPM load is acting as reinforcement and filling the HDPE matrix. As the melt index composite virgin HDPE/wood flour decreased with increasing RPM content, promoting the systems viscosity increase. This trend was observed for the composite RMP/RPM, probably due to the presence of additives RMP that keeps constant the viscosity of the system. The SEM analysis showed homogeneous materials.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Martins, Agnes F., João Carlos M. Suarez, and Eloisa B. Mano. "Produtos poliolefínicos reciclados com desempenho superior aos materiais virgens correspondentes." Polímeros 9, no. 4 (December 1999): 27–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14281999000400005.

Full text
Abstract:
O balanço das reações de reticulação e cisão em cadeias poliolefínicas, quando expostas a condições ambientais de radicais livres, pode resultar em boas propriedades e novas aplicações. Materiais descartados de alta qualidade despertam cada vez mais interesse para reciclagem. Os resíduos plásticos de embalagens alimentícias, assim como peças descartadas de grandes dimensões, provenientes da indústria automotiva, são exemplos daqueles materiais. No presente trabalho, são relatadas as propriedades mecânicas da madeira plástica IMAWOOD, obtida a partir de resíduos sólidos urbanos, principalmente embalagens de polietileno, e do material IMACAR, recuperado de pára-choques descartados de carros de passeio, constituído basicamente de misturas PP/EPDM. Verificou-se que o IMAWOOD mostrou comportamento mecânico melhorado por efeito da radiação-gama, enquanto que o IMACAR revelou alta resistência ao impacto, muito superior ao material virgem de composição correspondente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Maria da Piedade da, Rubens Pessoa de Barros, Thaynnara Paula dos Santos Lira, Victória Endy Moura de Alencar, and Rikele Alves dos Santos. "Produção per capta de resíduos sólidos em diferentes residências em quatro municípios alagoanos." Diversitas Journal 6, no. 1 (January 26, 2021): 333–40. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1664.

Full text
Abstract:
RESUMO: O estudo objetivou verificar a produção per capta dos resíduos sólidos de diferentes residências em quatro municípios alagoanos. O consumo excessivo de produtos industrializados torna-se um grande problema, pois são embalados em materiais não biodegradáveis que por sua vez ocasionam severos prejuízos ambientais, da mesma forma, o descarte inadequado de resíduos sólidos é um agravante para os colapsos ambientais. O estudo realizou uma coleta seletiva diária dos resíduos domiciliares em quatro residências em quatro municípios, sendo em Arapiraca-AL, Jaramataia-AL, São Sebastião-AL e Taquarana-AL. Ao final de cada dia o material coletado, foi acondicionado em sacos plásticos e separado em categorias (papel, plástico, vidro, metal, orgânico e outros), foi pesado e os valores obtidos registrados para posterior análise. De todas as categorias, a parte orgânica apresentou-se predominante, com 63% dos resíduos produzidos, enquanto o metal constitui apenas 5%, com menor percentual do material coletado. A produção média per capta de lixo semanal nas quatro residências foi de 4,429 kg e 5,105 kg, respectivamente. Os resíduos sólidos de Arapiraca, São Sebastião e Taquarana são encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) no município de Craíbas, os resíduos de Jaramataia, são destinados ao CTR de Santana do Ipanema-AL. Uma forma de reutilização do lixo urbano da cidade consiste no processo de reciclagem. Como existe uma maior produção de material orgânico, pode-se fazer a compostagem desses tipos de resíduos. PALAVRAS-CHAVE: Descarte. Inorgânicos. Orgânicos. Separação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Mendes, Giselly Santos, Vanessa Theis, Camila Fagundes, Dusan Schreiber, and Morgana Oliveira Da Silva. "Logística Reversa: Estudo de Caso em Uma Indústria de Artefatos Plásticos." Exacta 14, no. 1 (April 26, 2016): 37–46. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v14n1.6110.

Full text
Abstract:
Diante do desafio de produzir e preservar, a logística reversa pode viabilizar soluções que minimizem os efeitos nocivos ao meio ambiente. Neste sentido, este trabalho objetiva descrever como uma empresa do segmento plástico organiza seus processos industriais relativos à logística reversa. Cumpre destacar que o artigo apresenta um estudo de caso de uma empresa de artefatos plásticos que implantou a logística reversa como uma alternativa à disposição de seus resíduos industriais, e como plataforma para o lançamento de um novo produto. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com uso de entrevista semiestruturada, análise documental e observação não participante. Dentre os dados analisados, constatou-se que a empresa busca alinhar a logística reversa com sua estratégia organizacional a fim de oportunizar o desenvolvimento de novos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Carames, Ruan Brum, Eugênio De Oliveira Simonetto, and Glauco Oliveira Rodrigues. "Desenvolvimento de um modelo computacional para avaliação dos efeitos da implantação e estímulo a práticas de reciclagem no município de Cacequi/RS." Revista Produção Online 19, no. 4 (December 16, 2019): 1289–303. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i4.3405.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva demonstrar os impactos do estímulo a reciclagem dos resíduos sólidos urbanos produzidos no Município de Cacequi. Utilizando-se de estudos sobre o assunto e informações do próprio município, projetaram-se cenários idealizados de reciclagem em um sistema de simulação computacional, a fim de avaliação dos resultados apurados, visando facilitar a tomada de decisão pelo Executivo Municipal. Foram projetados os seguintes cenários: 1) sem reciclagem; 2) 13% de reciclagem; 3) 30% de reciclagem; e 4) 40% de reciclagem. As simulações foram realizadas com base nos principais resíduos sólidos coletados pelos catadores: plásticos, papéis, materiais ferrosos e alumínio. O objetivo principal esta pautado na verificação dos resultados simulados nos cenários, referentes a três fatores que envolvem o tema abordado, o custo total mensal da coleta de resíduos, o resíduo sólido urbano gerado e o ganho potencial bruto com reciclagem, fatores que possuem forte impacto socioambientais, em função da redução do descarte de rejeito e pela inclusão social por meio da geração de emprego e renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography