To see the other types of publications on this topic, follow the link: Poços de petroleo - Testes.

Journal articles on the topic 'Poços de petroleo - Testes'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 47 journal articles for your research on the topic 'Poços de petroleo - Testes.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Barcelos, Divan Henrique Fernandes, Carina Knidel, Rosicléa Oliveira Mattos, Ana Paula Freire Castro, and Thaís Dias Lemos Kaiser. "Pesquisa de enterobactérias resistentes a antimicrobianos isoladas em poços tubulares na região serrana do Espírito Santo (Brasil)." Águas Subterrâneas 30, no. 1 (March 22, 2016): 53. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v30i1.28583.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo pesquisar a presença de enterobactérias resistentes a diferentes antimicrobianos nas águas de poços tubulares perfurados na região de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá – ES. Para isso foram coletadas amostras de 10 poços, sendo cinco poços em cada localidade. Essas amostras foram submetidas a testes laboratoriais para isolamento e identificação das bactérias presentes e posteriormente o antibiograma para enterobactérias. Na cidade de Santa Teresa 60% dos pontos de coleta apresentaram contaminação microbiana, já em Santa Maria de Jetibá, 80% dos poços estavam contaminados. Houve uma prevalência de coliformes totais, tais como Klebsiella pneumoniae, Enterobacter cloaceae, Enterobacter gergoviae e Serratia rubideae. Dentre as enterobactérias isoladas 33,4% apresentaram resistência a cefalotina e a tetraciclina e 16,7% a gentamicina. A contaminação microbiana em poços tubulares, e ainda a presença de contaminantes com resistência a antimicrobianos, mostra um considerável nível de interferência humana nesses ecossistemas, evidenciando a necessidade de um cuidado com a forma de utilização dessas águas, principalmente se a mesma estiver sendo utilizada em ambientes que lidam com a saúde humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ramírez Sabag, J., O. Valdiviezo Mijangos, and M. Coronado. "Inter-well tracer tests in oil reservoirs using different optimization methods: A field case." Geofísica Internacional 44, no. 1 (January 1, 2005): 113–20. http://dx.doi.org/10.22201/igeof.00167169p.2005.44.1.555.

Full text
Abstract:
En la interpretación de pruebas de trazadores entre pozos en yacimientos petroleros, geotérmicos y en acuíferos se emplean diversos métodos de regresión no lineal para determinar algunas de las propiedades físicas promedio del sistema roca fluido. Con este propósito se ajustan modelos analíticos a los datos de campo de surgencia del trazador y se determinan los parámetros libres del modelo. La no linealidad inherente al problema puede en ocasiones dar lugar a soluciones múltiples, las cuales corresponden a distintos mínimos locales. En la metodología de interpretación tradicional se hace uso de un solo método de optimización, y se considera diversos valores iniciales de los parámetros para analizar la existencia de varias soluciones. En general, este procedimiento resulta complicado y requiere de largos tiempos de cómputo. Además, para obtener resultados confiables es necesario proponer valores iniciales cercanos al óptimo global, los cuales en muchos de los casos de campo se desconocen. El empleo de distintos métodos de búsqueda para obtener el óptimo global resulta entonces una herramienta de gran utilidad. En este trabajo presentamos una nueva metodología que consiste en el uso simultáneo de varios métodos de optimización y de tan sólo pocos valores iniciales. De esta manera se pueden encontrar soluciones al problema inverso de forma relativamente simple y confiable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paraiso, Eduardo Cunha Hora, Luís Américo Calçada, Deividson Silveira Santos, Edilson Adrião Cabral, Caroline Eulino Pereira, and Cláudia Miriam Scheid. "ESTUDO DA PERDA DE CARGA E DA ENERGIA DE MISTURA EM PASTAS DE CIMENTO COM MICROESFERA CERÂMICA." Engevista 17, no. 1 (June 6, 2014): 69. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i1.566.

Full text
Abstract:
No processo de cimentação de poços rasos de petróleo, podem-se utilizar pastas de cimento que possuem em suas composições microesferas de vidro ou cerâmica. O objetivo deste trabalho é analisar o escoamento de pasta de cimento contendo microesferas. A microesfera causa alterações na reologia da pasta e na densidade, devido à quebra das mesmas. Foi utilizado o cimento classe G no preparo da pasta, fornecida pelo CENPES/PETROBRAS. Foi construído um loop que apresentava similaridade dinâmica e geométrica com relação às razões de diâmetro das regiões anulares de poços reais. Foram utilizados tubos de ferro galvanizado circular, que simularam o escoamento no interior da coluna, e dutos anulares circulares, que simulavam o escoamento entre a parede do poço e a parede externa da coluna. Foi possível avaliar modelos reológicos, equações de fator de atrito e de diâmetro hidráulico. A avaliação da energia de mistura foi realizada em testes de bancada com 600mL de pasta de cimento. Nestes testes, eram feitos ensaios reológicos em diferentes rotações e também da influência da energia de mistura na densidade e reologia da pasta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Manoel Roberval Pimentel, Maria Marlucia Freitas Santiago, Luiz Alberto Ribeiro Mendonça, Horst Frischkorn, and Josué Mendes Filho. "Modelagem do transporte de cloreto proveniente de esgoto urbano em um aquífero sedimentar usando MT3D: o caso da bateria de poços de Juazeiro do Norte (CE)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, no. 3 (September 2014): 283–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014019000000698.

Full text
Abstract:
Esse trabalho consiste em um estudo de caso, em que o modelo de transporte de soluto MT3D, associado ao modelo de fluxo MODFLOW, foi utilizado na avaliação da contaminação de um aquífero por água superficial de um riacho contaminado com esgoto urbano, utilizando o cloreto como traçador. Nessa área, as águas do aquífero são explotadas por uma bateria de poços alinhada ao riacho. A calibração do modelo de transporte foi executada para reproduzir os teores de cloretos observados nas águas dos poços em campanhas de monitoramento. Já a do modelo de fluxo procurou reproduzir as cargas hidráulicas observadas durante testes de bombeamentos realizados em cada poço. Os resultados obtidos nessas calibrações foram compatíveis com as observações. A partir dos modelos calibrados, foi realizada uma simulação futura (prognóstico), visando determinar o tempo necessário para a recuperação da qualidade de água subterrânea após interrupção do lançamento de esgoto no riacho. Os resultados da modelagem indicaram que: os rebaixamentos produzidos pelo bombeamento dos poços são maiores nas proximidades do riacho; o transporte de contaminante ocorre, predominantemente, na vertical, induzido pelo bombeamento dos poços e pela recarga do aquífero a partir do riacho; os níveis de cloretos relativamente elevados nas águas dos poços podem voltar aos valores naturais do aquífero em aproximadamente um ano, caso o lançamento de esgoto no riacho seja interrompido. Assim, para evitar um maior comprometimento dos aquíferos da área por poluição persistente, o esgoto deverá ter um destino adequado e a área de preservação permanente do riacho deverá ser respeitada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Garuzzi, Ricardo Pessoti, and Oldrich Joel Romero. "Abordagem analítica e computacional do teste drawdown." Latin American Journal of Energy Research 1, no. 1 (June 26, 2014): 39–45. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2014.v1.n1.p39-45.

Full text
Abstract:
Testes de pressão em poços de petróleo refere-se a uma técnica que visa determinar parâmetros do sistema poço/reservatório através da medição da pressão no fundo do poço e do fluxo em superfície. Os parâmetros a serem calculados/estimados são diversos, para exemplificar cita-se pressão inicial do reservatório, potencial de produção, permeabilidade, dano de formação, dentre outros. Quanto aos testes mais conhecidos tem-se o drawdown, buildup, flow-after flow, etc.. A técnica é fundamentada na solução transiente da equação da difusividade em meios porosos, desta forma procedimentos analíticos foram muito utilizados no passado recente, e ainda são, entretanto estão sendo aprimorados mediante desenvolvimento de softwares específicos que estão no centro da moderna metodologia e são, naturalmente, o caminho padrão de evolução. Nesse contexto, o objetivo principal desse trabalho é a comparação dos resultados obtidos utilizando o software F.A.S.T. WellTestTM, com os obtidos pelo modelo analítico de Lee (1984). O software utiliza técnicas consagradas na literatura para interpretar e obter informações importantes da formação produtora, enquanto que o trabalho do Professor Lee é referência na área de teste de poços. Será aplicada o método da derivada da pressão de Bourdet na análise do teste drawdown determinando assim a permeabilidade e o fator de película do sistema poço/reservatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Mariana Do Nascimento, João Paulo Lobo dos Santos, Rafael De Castro Oliveira, Itson Santos de Souza, and Acto De Lima Cunha. "Avaliação da aplicação dos métodos indiretos de predição do gradiente de pressão de poros em projetos de poços da Bacia Sergipe-Alagoas." Geologia USP. Série Científica 18, no. 2 (July 24, 2018): 19–28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-125669.

Full text
Abstract:
No cenário petrolífero atual, a exploração de petróleo em camadas com grandes profundidades é cada vez mais frequente. Com isso, um estudo mais completo das geopressões se faz necessário, visto que essas são as responsáveis pela manutenção da estabilidade do poço. Na previsão de geopressões são utilizados, geralmente, métodos indiretos, que consistem em correlações empíricas que foram calibradas para uma determinada área. Este trabalho teve como principal objetivo fazer uma análise comparativa e técnica das pressões de poros preditas na Bacia Sergipe-Alagoas, utilizando correlações empíricas calibradas para o Golfo do México. No cálculo dos gradientes de pressão de poros foram utilizados dados de dois poços, X e Y, fornecidos pela empresa Z. Os resultados obtidos através dos métodos indiretos foram comparados com os dados de testes de formação realizados nos poços durante a perfuração. Os resultados obtidos mostraram que, para o poço X, os valores preditos foram conclusivos e coerentes, pois os erros relativos médios dos gradientes de pressão de poros oscilaram entre 2,52 e 11,38%, sendo esses valores próximos dos dados medidos nos testes de formação. Já para o poço Y, os resultados preditos foram representativos apenas no intervalo em que o gradiente de poros medido no teste de formação apresentou valor normal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mancuso, Malva Andrea, and Caroline Emiliano Santos. "Avaliação hidrogeológica quali-quantitativa do aquífero fraturado Serra Geral, localizado no noroeste do Rio Grande do Sul." Geologia USP. Série Científica 21, no. 1 (April 7, 2021): 71–88. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v21-176588.

Full text
Abstract:
Um dos maiores aquíferos do Rio Grande do Sul é o aquífero fraturado Serra Geral. Ele corresponde a uma importante fonte de abastecimento de água para 46% dos municípios. Este estudo objetiva avaliar a influência do sistema de fraturas do sistema aquífero Serra Geral na produtividade e na qualidade das águas subterrâneas. Testes estatísticos, integrando parâmetros estruturais, hidrodinâmicos e hidroquímicos, foram realizados utilizando o programa estatístico PAST. A área de estudo abrange o município de Frederico Westphalen. A maior parte (75%) das captações do município não ultrapassa 186 m de profundidade. As captações que interceptam mais de uma zona de fratura têm maior capacidade específica (até 19,8 m3/h/m) e são menos profundas do que as que interceptam uma única zona de fratura. As vazões são da ordem dos 8 m3/h. Os poços próximos aos maiores lineamentos interceptam frequentemente várias zonas de fraturas e apresentam: estradas de água, nível dinâmico e estático menos profundos, maior vazão e maior capacidade específica em relação aos poços próximos a lineamentos menores. Os níveis piezométricos indicam tendência regional de escoamento de oeste para leste e nordeste. Predominam águas bicarbonatadas sódicas, sendo mais carbonatadas e mais cloretadas as águas de poços que interceptam uma única zona de fratura. O pH, entre 7 e 9,9, aumenta com a proximidade dos lineamentos e com o aumento da profundidade da captação. Apesar de 78% das águas apresentarem qualidade nos padrões de potabilidade para consumo humano, há poços com concentrações de ferro total e de fluoreto acima do permissível. Há indícios de contribuição de águas salinizadas de aquíferos mais profundos (fluxo ascendente) em poços que exploram o sistema aquífero SG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Almeida, Samantha Souza, Manildo Marcião De Oliveira, and Arthur Neves Fraga Serejo. "A utilização de graxas em revestimentos durante a construção de poços de petróleo: análise de Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 14, no. 1 (April 16, 2020): 62–80. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v14n12020p62-80.

Full text
Abstract:
A poluição oceânica vem ganhando cada vez mais notoriedade, tamanha a frequência da constatação de que muitas espécies aquáticas e regiões (até então preservadas) têm sido afetadas direta ou indiretamente por ações individuais e corporativas. Diante da lacuna existente nos registros relacionados à utilização de graxas em revestimentos instalados em poços de petróleo (tanto onshore quanto offshore), considerando as premissas da ecotoxicologia, este estudo destaca a fragilidade na divulgação dos parâmetros ambientais relacionados a algumas das graxas de estocagem (Kendex OCTG e Jet-LubeKorr-Guard) e descida (Lubrax Lith PM1 e Bestolife 72733) mais utilizadas no Brasil. Considerando a existência de opções que dispensam a utilização de tais produtos químicos durante todo o ciclo de vida dos produtos (tecnologia “dope-free”), o aprofundamento de estudos afins (especialmente testes de toxicidade), bem como a adoção de medidas com menor potencial poluidor nas atividades de construção de poços, são sugeridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves, Mateus Higo Daves, Gabrielle Costa Monteiro, Pedro Moreira de Sousa Junior, Luiz Claudio Moreira Melo Junior, Simone De Fátima Pinheiro Pereira, Antonio Reynaldo de Sousa Costa, Kelson Do Carmo Freitas Faial, et al. "Saneamento e qualidade da água de consumo: Comunidade do Segredinho, Amazônia, Pará." Nature and Conservation 14, no. 2 (April 1, 2021): 100–110. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2021.002.0010.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a qualidade da água disponível para consumo, a partir de testes microbiológicos, na comunidade rural do Segredinho, no município de Capanema-PA. Foram realizadas coletas nos poços amazônicos, rede de distribuição e do rio, nos meses de março e outubro de 2019, analisou-se amostras de água para a detecção de coliformes totais e termotolerantes (Escherichia Coli) a partir de ensaios usando o método COLItest®. Houve diferença entre as campanhas entre o período chuvoso e menos chuvoso, sendo observada uma diminuição no índice de contaminação, no entanto esses resultados poder ser associados aos casos de doenças diarreicas, afetando uma maior porcentagem dos moradores de 7 a 5 anos (26%). A partir desse estudo, pode-se concluir que as águas utilizadas para consumo, tanto da rede de distribuição, quanto de poços amazônicos, apresentaram contaminação, o que a torna imprópria para o consumo humano, conforme a resolução vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Feitosa, Edilton Carneiro. "Transmissividade e coeficiente de armazenamento obtidos a partir da difusividade em aquíferos confinados não drenantes." Águas Subterrâneas 34, no. 1 (January 26, 2020): 15–31. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v34i1.29580.

Full text
Abstract:
Um conjunto de 18.000 valores teóricos de Difusividade (D) variando entre 0,012 m2/s e 8.914 m2/s, em aquífero confinado, foi gerado aleatoriamente por um programa de computador, desenvolvido no âmbito do estudo, que utiliza um código para a solução da equação de Theis. Esse mesmo programa calculou 200 tempos de reação t0 de poços de observação posicionados a 15 distâncias diferentes do poço produtor, para 6 vazões diferentes, o que resultou na obtenção de 18.000 pares (t0, D) obtidos aleatoriamente. A partir desses pares e de seus desdobramentos, e utilizando ajustes de leis potenciais e ajustes de leis logarítmicas, foi possível chegar à expressão analítica que fornece D em função da distância r do poço produtor a um poço de observação (m), e do tempo de reação t0 (min) observado neste último. Uma vez obtida a difusividade D, são apresentadas fórmulas que permitem desmembrá-la em seu dividendo (s’= rebaixamento num dado tempo t’ em min) e seu divisor , de forma unívoca. Os resultados obtidos para D, T e S são validados por comparação com 40 valores desses parâmetros obtidos em 15 testes de aquífero realizados durante a década de 1980 no Aquífero Cabeças no Vale do Gurguéia, Piauí/Brasil. Esta abordagem é válida para a obtenção de valores confiáveis de D, T e S, de modo a respaldar a elaboração adequada de projetos de poços e de baterias de poços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rodrigues, A. S., R. L. L. Brito, R. R. Pinheiro, R. P. Dias, S. M. Alves, T. S. Souza, K. C. Souza, et al. "Padronização do Elisa indireto e Western Blot para diagnóstico da artrite-encefalite caprina." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 2 (April 2014): 417–24. http://dx.doi.org/10.1590/1678-41626303.

Full text
Abstract:
A artrite-encefalite caprina (CAE) é diagnosticada rotineiramente pela técnica de imunodifusão em gel de agarose (IDGA), que é considerada pouco sensível. Objetivou-se com este estudo padronizar testes de Elisa-i e Western Blot (WB) para diagnóstico precoce de anticorpos em caprinos contra CAEV e comparar os resultados obtidos nesses testes com a prova de IDGA. Para a padronização dos testes Elisa-i e WB, utilizaram-se diferentes concentrações e diluições de antígeno, soros e conjugado. No Elisa-i, adotaram-se microplacas rígidas com 96 poços, sendo a combinação de concentração de 0,5µg/poço de antígeno e diluições de 1:100 de soro e 1:1500 de conjugado a que apresentou melhor resultado. No WB foram utilizadas membranas de nitrocelulose, definindo-se as diluições de 1:50 de soro e 1:15000 de conjugado. Para avaliar o desempenho das técnicas, 222 amostras de soro caprino foram testadas e os dados obtidos foram comparados com o IDGA. A sensibilidade e a especificidade do Elisa-i/IDGA, WB/IDGA e WB/Elisa-i foram de 70% e 91%, 100% e 72,6%, 84,6% e 76,5%, concomitantemente. O índice Kappa desses testes foi de 0,35, 0,2 e 0,36, respectivamente. As técnicas de Elisa-i e WB apresentaram-se mais sensíveis que a IDGA, podendo ser utilizadas como ferramentas para o diagnóstico precoce da CAE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Barreto, Aurelir N., Gilvan R. de Oliveira, Luís C. Nogueira, and Walane M. P. de M. Ivo. "Condutividade hidráulica saturada em um solo aluvial do perímetro irrigado de São Gonçalo, PB." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 1 (April 2001): 152–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000100029.

Full text
Abstract:
Realizaram-se testes de campo, com o objetivo de se caracterizar a variabilidade espacial da condutividade hidráulica (K0) num solo aluvial, na Estação Experimental da Embrapa Algodão, em São Gonçalo, Paraíba, em 19 pontos de uma área de 18 ha. As profundidades do fundo dos poços situaram-se entre 1,0 e 1,65 m, considerando-se que a profundidade projetável do sistema drenante se situa nessa faixa da maioria das áreas irrigadas do Nordeste brasileiro. A amplitude de variação obtida de K0 (0,02 a 1,71 m d-1) mostra-se como resultado comum da maioria dos solos aluviais, resultante de processos de evolução do solo estudado, da gênese e da complexidade geomorfológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Da Silva, Adalto Oliveira, Roseane Marchezi Misságia, and Marco Antonio Rodrigues Ceia. "Q FACTOR ESTIMATION FROM SURFACE AND VSP SEISMIC DATA: A NUMERICAL MODELING STUDY." Revista Brasileira de Geofísica 31, no. 4 (December 1, 2013): 683. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v31i4.356.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. Seismic acquisition is used by the petroleum industry to identify subsurface structures that meet pre-established requirements for hydrocarbon accumulation. In mature fields, such surveys are important to monitor the reserves, the producing wells and to aid the development of projects for new wells location. This work proposes a processing workflow that seeks to improve the high frequency content of the seismic signal, which is the most attenuated part of the frequency spectrum of such kind of signal, especially in surface seismic data. The method is based on the calculation ofQ factor from VSP data which allows defining an inverse Qef filter to be applied in surface seismic data. This processing flow was tested in two datasets derived from numerical models: one with plain-parallel layers and another representing the wedge type reservoir. Such numerical modeling aimed to simulate the attenuation of the seismic signal concerning the geometry and saturation effects in those two reservoir models, which allows testing the efficiency of the inverse Qef filter that was designed to mitigate energy loss effects in seismic waves used for reservoir characterization.Keywords: attenuation coefficient, quality factor, seismic characterization, petroleum reservoir. RESUMO. A aquisição sísmica é utilizada pela indústria do petróleo com a finalidade de identificar em subsuperfície estruturas que satisfaçam os requisitos pré estabelecidos para acumulação de hidrocarbonetos. Em campos maduros, tais levantamentos são importantes para monitorar reservas, poços produtores e desenvolver novos projetos de poço. Nesse artigo propõe-se um fluxo de processamento voltado para o melhoramento das altas frequências atenuadas nos dados sísmicos de superfície. Isto será feito a partir do cálculo do fator Q utilizando dados sísmicos de poço para definir um filtro inverso Qef e realizar a filtragem de dados sísmicos de superfície. Este fluxo foi testado em dois conjuntos de dados provenientes de simulações numéricas: com camadas planas e paralelas, e outro com camadas inclinadas simulando a borda acunhada (wedge) de um reservatório delgado. A modelagem numérica teve como propósito simular a atenuação do sinal sísmico associado aos efeitos da geometria e saturação nos dois tipos de reservatórios, possibilitando testar a eficácia do filtro inverso Qef proposto para mitigar os efeitos da perda de energia da onda sísmica na caracterização de reservatórios de hidrocarbonetos.Palavras-chave: coeficiente de atenuação, fator de qualidade, caracterização sísmica, reservatório de petróleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cruz, Fábio, Elias Hideo Teramoto, Juan Navarro, and Hung Kiang Chang. "Análise derivativa de testes de bombeamento em aquíferos fissurais no município de Jundiaí/SP." Revista do Instituto Geológico 40, no. 3 (December 31, 2019): 13–26. http://dx.doi.org/10.33958/revig.v40i3.673.

Full text
Abstract:
A água subterrânea extraída de aquíferos cristalinos é a principal fonte de água em diversas partes do mundo, particularmente em regiões em desenvolvimento, como África subsaariana, Brasil e Índia. Décadas de pesquisas permitiram constatar uma forte complexidade do regime de fluxo nestes aquíferos, notadamente heterogêneos e anisotrópicos. Tradicionalmente, no Brasil, é assumido que a água se encontra armazenada em descontinuidades geológicas verticalizadas, associadas a zonas pretéritas de falhamentos. Tendo em vista o elevado potencial dos testes de bombeamento para diagnosticar o regime de fluxo, o presente trabalho consistiu na análise derivativa de testes de bombeamento de três poços situados no munícipio de Jundiaí/SP, com vistas ao aprimoramento da compreensão dos modelos conceituais de fluxo em aquíferos fissurais. Tentativas de ajustes com soluções para fraturas verticais e horizontais simples não produziram resultados satisfatórios. Embora nenhuma solução testada tenha se ajustado perfeitamente às curvas de rebaixamento obtidos nos testes de bombeamento, verificou-se que os melhores ajustes foram obtidos com o emprego da solução para aquíferos fraturados com dupla porosidade, compatível com o contexto geológico da área estudada. Novos estudos, similares ao descrito neste trabalho, devem ser conduzidos para o aprimoramento do entendimento das condicionantes de fluxo neste tipo de aquífero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Assunção, Marcus Vinicius Dantas de, Mariana Rodrigues de Almeida, and Marcela Marques Vieira. "A geometria de poços de petróleo interfere na geração de água produzida? - um estudo em campos offshore da Bacia Potiguar/Brasil." Holos Environment 18, no. 2 (September 30, 2018): 177. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v18i2.12283.

Full text
Abstract:
A geometria dos poços de petróleo pode ser decisiva quanto a geração de resíduos indesejáveis oriundos da produção de petróleo e gás. Um desses resíduos é a água produzida que tem aumentando seu volume nos campos petrolíferos e se tornado um grande desafio ambiental para os gestores desses campos. Diante deste cenário, o objetivo dessa pesquisa é analisar a influência da geometria dos poços petrolíferos na geração de água produzida de petróleo em campos offshore. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em 8 campos de petróleo offshore, em fase de produção, na Bacia Potiguar, considerando, como amostra, os anos de 2014, 2015 e 2016. Formulou-se um modelo conceitual composto por três hipóteses, utilizando-se de regressões multivariadas. Os resultados foram apresentados em três etapas: (I) testes dos pressupostos, (II) apresentação e análise dos coeficientes da regressão e (III) análise das hipóteses de pesquisa. Os resultados mostram uma redução de 137,9% no volume de água produzida, em média, quando acrescido 1 poço vertical no projeto e um aumento de 13,8% para cada poço direcional incrementado no projeto. A idade do campo revelou-se a variável de maior influência na pesquisa, com um efeito médio de 23,7% sobre a produção de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Marcelo Da Fonseca, Margarita Nuche Galvez, Thomás Gerdulo Bodelão, Juliana Gardenalli de Freitas, and Everton De Oliveira. "Uso combinado de traçadores ideais e reativos para verificação do desempenho de poços multiníveis." Águas Subterrâneas 30, no. 1 (June 7, 2016): 139. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v30i1.28492.

Full text
Abstract:
A caracterização de plumas de contaminação é uma etapa crucial para o gerenciamento de áreas contaminadas, mas, por serem heterogêneas, há a necessidade de investigação de alta resolução. Nesse trabalho buscou-se desenvolver um poço multínivel pré-montado e selecionar traçadores para verificação do isolamento hidráulico entre os níveis. Testes de coluna foram feitos para avaliar o comportamento dos traçadores e protótipos foram montados e testados em laboratório. Um poço multinível foi instalado numa área experimental, e seu desempenho avaliado por teste com os traçadores. A fluoresceína foi selecionada como traçador reativo e o brometo como traçador ideal. As melhores configurações para o selo do poço multinível foram papel pardo com bentonita em pellets quebrada e granulada, e tela plástica com bentonita em pellets quebrada. No teste em campo, o protótipo instalado funcionou satisfatoriamente e verificou-se que o uso de traçadores ideal e reativo permite avaliar a instalação do poço e também a conectividade entre os níveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Engelbrecht, Bruno Zanon, Elias Hideo Teramoto, Roger Dias Gonçalves, and Hung Kiang Chang. "Estimativas de condutividade hidráulica a partir de perfilagens geofísicas no Sistema Aquífero Guarani." Holos Environment 20, no. 1 (February 25, 2020): 117. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v20i1.12369.

Full text
Abstract:
A condutividade hidráulica (K) é um parâmetro essencial para fins distintos no estudo de águas subterrâneas, tais como para avaliação da produtividade e vulnerabilidade de aquíferos, gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos, estimativas da velocidade de migração de plumas de contaminação e simulações numéricas de fluxo e transporte. Embora existam diferentes técnicas para obtenção dos valores de condutividade hidráulica, apenas um número reduzido possibilita determinar, com elevada resolução, suas variações em porções profundas em sub-superfície. Na tentativa de solucionar esta deficiência, o presente trabalho desenvolveu e testou uma nova abordagem, na qual os valores de porosidade, estimados a partir de perfis sônico e de raios gama, foram utilizados para calcular os valores de K com elevada resolução espacial, empregando o modelo de Kozeny-Carman. Esses testes foram conduzidos em um poço profundo (1242 m) que explora água do Sistema Aquífero Guarani. Os valores médios de K obtidos são próximos dos obtidos por testes de bombeamento. Verificou-se também que a Formação Pirambóia apresenta fortes variações de K, enquanto a Formação Botucatu é relativamente homogênea, o que está em concordância com o contexto deposicional dessas duas unidades. Por fim, foi possível confimar que os valores de K obtidos a partir dos testes de bombeamento representam a média geométrica dos valores de K ao longo da seção filtrante dos poços testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Curbelo, Fabiola Dias da Silva, Rayanne Macedo Aranha, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, Edson De Andrade Araújo, and Júlio Cezar De Oliveira Freitas. "REMOÇÃO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO POR COLCHÕES LAVADORES COMPOSTOS POR ÓLEO VEGETAL, TENSOATIVO E SALMOURA." HOLOS 4 (September 19, 2017): 125. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5631.

Full text
Abstract:
Os fluidos de perfuração base óleo têm sido utilizados em perfuração de poços de petróleo por apresentarem características como, lubricidade, fricção mecânica, inibição química, estabilidade do sistema, entre outras, pois minimizam inúmeros problemas durante a etapa de perfuração. Porém, o reboco formado pelo fluido de perfuração nas paredes do poço e o fluido contido em seu interior devem ser removidos de forma eficiente, propiciando uma boa cimentação, melhorando a aderência do cimento a formação e do cimento ao revestimento. Os colchões lavadores são fluidos que possuem propriedades químicas adequadas que atuam dispersando o reboco e o fluido de perfuração. Baseado nisto, este trabalho teve o objetivo de desenvolver colchões lavadores a base de óleo vegetal e tensoativos, para serem utilizados durante a operação de cimentação de poços de petróleo removendo o reboco formado pelo fluido de perfuração nas paredes do poço. Foram utilizados três tensoativos nas formulações dos colchões, um aniônico de origem vegetal (OCS) e dois não iônicos (TW80 e ASP80). E suas eficiências foram avaliadas a partir de testes de remoção. Dos resultados obtidos, verifica-se que os tensoativos OCS e ASP80 apresentaram valores satisfatórios de remoção de aproximadamente 77% e 97%, respectivamente. Sendo o OCS uma boa alternativa para uso em formulações de colchões lavadores, uma vez que este é um tensoativo de origem vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cariello, Igor Caetano, Paulo de Tarço Honório Junior, Grazione De Souza, and Helio Pedro Amaral Souto. "Revisão e Implementação de Soluções Analíticas para a Determinação da Pressão em Poços de Petróleo." CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada 5 (December 20, 2020): 17. http://dx.doi.org/10.17648/calibre.v5.1477.

Full text
Abstract:
<p>A Análise de Testes de Poços é um ramo da Engenharia de Reservatórios no qual<br />empregamos dados de pressão de poço a partir de testes de produção/injeção de fluido em conjunto com modelos físico-matemáticos para caracterizar o sistema poço-reservatório, usando problemas inversos. Nessas situações, aplicamos amplamente soluções analíticas e semianalíticas do modelo físico-matemático que descreve o fluxo. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é 1) realizar uma revisão bibliográfica sobre algumas das soluções analíticas clássicas para determinação da pressão no poço produtor e 2) implementar os códigos numéricos para a criação de uma biblioteca computacional, proporcionando as soluções analíticas voltadas para a determinação da pressão em poços produtores de petróleo. Os sistemas poço-reservatório estudados possuem um poço vertical e levam em consideração os efeitos de condições de contorno, a estocagem na coluna de produção do poço, dano à formação, períodos de fluxo e estática, bem como a presença de fraturas naturais. Obtivemos as soluções analíticas usando a transformada de Laplace e uma inversão numérica, utilizando o algoritmo Stehfest, para calcular a variação de pressão ao longo do tempo.</p><p><br /><strong>Palavras-chave</strong>: Soluções Analíticas, Transformada de Laplace Inversa, Tranformada de Laplace, Algoritmo de Stehfest, Análise de Teste de Poço.</p><p>===================================================================</p><p>Well Testing Analysis is a branch of Reservoir Engineering, in which we<br />employ well pressure data from production tests/fluid injection in conjunction with physical-mathematical models to characterize the well-reservoir system, using inverse problems. In these situations, we widely used analytical and semi-analytical solutions of the physical-mathematical model that describes the flow. In this context, the objective of this work is to 1) carry out a bibliographic review on some of the classic analytical solutions for determining the pressure in the producing well and 2) implement the numerical codes for the creation of a computational library, providing the analytical solutions aimed at determining pressure in oil-producing wells. The well-reservoir systems with a vertical well take into account the boundary effects, wellbore storage, formation damage, drawdown and buildup test analysis, and the presence of natural fractures. We obtain the analytical solutions using the Laplace transform and a numerical inversion, using the Stehfest algorithm, to calculate the pressure variation in the time domain.</p><p><br /><strong>Key words</strong>: Analytical Solutions, Inverve Laplace Transform, Laplace Transform, Stehfest Algorithm, Well Testing Analysis.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bordignon, Rogério, Elias Hideo Teramoto, Hung Kiang Chang, and Emílio Carlos Bassinello Hespanhol. "Caracterização isotópica de CO2 dissolvido em águas subterrâneas em área contaminada por querosene de aviação, município de Paulínia (SP)." Águas Subterrâneas 29, no. 3 (February 4, 2016): 301. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v29i3.27979.

Full text
Abstract:
<p>Uma nova metodologia de amostragem de gases dissolvidos em águas subterrâneas, em poços de monitoramento com seção filtrante abaixo do nível d’água é descrita neste trabalho. Os testes realizados, empreendendo a amostragem de CO<sub>2</sub> dissolvido em águas subterrâneas em uma área contaminada por querosene de aviação no município de Paulínia, SP, foram bem sucedidos e indicam que a metodologia é válida para os fins pretendidos. Diversos trabalhos atestam que a biodegradação é responsável por alterações nos valores do do CO<sub>2</sub>, carbono inorgânico dissolvido e CH<sub>4</sub> dissolvido na água subterrânea. As análises das amostras coletadas pela metodologia proposta indicam que na maioria das amostras a biodegradação não modificou a assinatura isotópica do CO<sub>2</sub> dissolvido na água subterrânea. Esses resultados decorrem das elevadas concentrações de CO<sub>2</sub> encontradas no solo e dos valores naturais de da área serem também empobrecidos em <sup>13</sup>C (~ -24,1 ‰), o que faz com que assinatura isotópica associada à biodegradação não fique evidente na maioria dos casos. Dessa forma, deve-se ter precaução na interpretação direta dos resultados isotópicos do CO<sub>2</sub> coletado nos poços de monitoramento.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Correa, Glauder, Luciano Ricardo de Oliveira, Dora Inés Kozusny-Andreani, Juliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro, and Danila Fernanda Rodrigues Frias. "Microbiologia da água de poços semiartesianos da zona rural de Aparecida D’Oeste, São Paulo." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 15, no. 3 (July 1, 2020): 330–34. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v15i3.7810.

Full text
Abstract:
A qualidade e inocuidade da água são fatores importantes para a saúde pública, pois a mesma pode servir como veiculadora de patógenos que causam diversas enfermidades nos seres humanos e animais. O objetivo da pesquisa foi avaliar a qualidade microbiológica da água de poços semiartesianos da zona rural de Aparecida D’Oeste, São Paulo, verificando os principais fatores associados à sua contaminação. O estudo foi realizado em 50 propriedades rurais. As amostras foram coletadas em frasco de vidro com tampa estéril de 1000 mL estéril, na válvula de saída do poço, após prévio bombeamento de 10 minutos. As amostras foram submetidas à determinação do número mais provável de coliformes totais, coliformes termotolerantes e contagem de microrganismos mesófilos. Para contagem de mesófilos e verificação da presença de coliformes totais e termotolerantes, utilizou-se Ágar Triptone Soja, Caldo Lauril Sulfato, Caldo Verde Brilhante e Ágar de Levine. As colônias que não foram identificadas como Escherichia coli foram submetidas a testes bioquímicos. No período de estiagem, 31 propriedades (62%) apresentaram presença de mesófilos, 39 de coliformes totais (78%) e 14 coliformes termotolerantes (28%), sendo estes E. coli, Klebsiella spp., e Enterococcus spp. No período das chuvas, 21 propriedades (42%) apresentaram presença de mesófilos, 33 coliformes totais (66%) e 7 coliformes termotolerantes (14%), sendo estes E. coli, Klebsiella spp., Enterococcus spp., Proteus spp. e Salmonella spp. Pode-se concluir que existe contaminação nas águas de poços semiartesianos e que é de grande importância promover trabalho de educação a população sobre a importância da qualidade da água e das doenças de veiculação hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Almeida, Rosa Alencar Santana de, and Iara Brandão de Oliveira. "Índice de qualidade de uso da água subterrânea (E-IQUAS): aplicação para comunicar o estado da água em dois estudos de caso - Camaçari (BA) e Verdelândia (MG)." Águas Subterrâneas 31, no. 1 (February 7, 2017): 88. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v31i1.28522.

Full text
Abstract:
O Índice de Qualidade de Uso da Água Subterrânea (e-IQUAS) tem as seguintes características: é flexível na seleção de parâmetros; pode ser aplicado para múltiplos usos da água; utiliza padrões de qualidade recomendados mundialmente; pode ser programado para cálculo em qualquer linguagem de programação e em qualquer plataforma computacional; sendo destinado para uso em portal de software público onde pode ser livremente utilizado pela comunidade. O e-IQUAS foi formulado agregando-se os parâmetros de qualidade das águas subterrâneas que produzem efeitos similares, por “Grupo de Alteração” (ou seja, por tipo de intemperismo associado à presença do parâmetro). O método de operador mínimo é usado para calcular a nota de cada grupo de alteração, gerando um subíndice; enquanto o índice final (e-IQUAS) é definido como a menor nota entre todos os subíndices. Os testes foram realizados em amostras de água de poços tubulares profundos perfurados no sistema aquífero São Sebastião, aquífero multicamadas, da Bacia Sedimentar do Recôncavo, utilizados para o abastecimento público da região metropolitana de Salvador (RMS), especificamente a área urbana do município de Camaçari, estado da Bahia, e poços de monitoramento de qualidade de água localizados no município de Verdelândia, ao norte do estado de Minas Gerais, na região da bacia do Médio São Francisco, pertencente ao contexto geológico do Grupo Bambuí. Os resultados obtidos para o índice, comparados com a qualidade da água, apontam para um método adequado para qualificação das águas subterrâneas, fácil de aplicar, isento de complexidade técnica e, totalmente flexível à inclusão de qualquer variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Andrião Zandonade, Tatiani, and Bernabé Alfredo Sanjombi. "Gerenciamento de injeção de água: análise qualitativa a partir dos resultados da salinidade da água produzida e testes com traçadores." Latin American Journal of Energy Research 2, no. 1 (May 24, 2015): 1–7. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2015.v2.n1.p1-7.

Full text
Abstract:
Apesar de todos os avanços na indústria do petróleo, a eficiência da recuperação secundária nos reservatórios tem seu valor mais frequente entre 30 a 50% quando utilizados os métodos convencionais. O fato de saber que a acumulação existe e não é totalmente aproveitada chama atenção, e as pesquisas voltadas a tais métodos mostram sua importância no mercado. A injeção de água é o método mais utilizado no mundo e é o foco deste trabalho. Um grande volume de água é constantemente produzido, já que este líquido está diretamente associado à produção de óleo e gás. Em campos offshore, geralmente a água produzida apresenta salinidade alta – acima de 30.000 mg/L – e pode ser reinjetada para manutenção de pressão do reservatório. Inicialmente, a injeção é realizada utilizando a água do mar. Devido a este fator, com o passar do tempo a água produzida começa a apresentar características tanto da água de formação quanto da água do mar. O comportamento do fluido injetado é algo difícil de se prever devido à grande anisotropia dos reservatórios, heterogeneidade e estruturas de camadas (layers). O método em estudo tem como objetivo auxiliar no estudo do comportamento dessa água de injeção pelo caminho percorrido, sabendo que o avanço da água do mar no reservatório pode ser acompanhado indiretamente pela determinação da salinidade (cloreto) da água produzida nos poços, desde que se conheçam as composições das águas da formação e da água do mar injetada, dessulfatada ou não. O princípio básico deste método é a geração de um histórico com os dados coletados de salinidade da água produzida de poços reais, G e M, do campo Taz a fim de realizar o acompanhamento e análise de suas variações ao longo do tempo. Esse histórico, de forma isolada, chama atenção para um indício de produção da água injetada, mas em conjunto com os resultados dos testes com traçadores tornou-se possível comprovar a chegada dessa água em superfície, além de permitir uma análise qualitativa e revelar que a água produzida é proveniente do poço real injetor U. Tal método revelou-se como uma poderosa ferramenta para descrever o reservatório, investigar inesperadas anomalias no escoamento, verificar suspeitas de barreiras geológicas e canais de fluxo. Palavras chave: Injeção de Água. Reinjeção. Água Produzida. Água do Mar. Salinidade. Testes de Traçadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sousa, Janiere Pereira de, Cássio Ilan Soares Medeiros, Fillipe de Oliveira Pereira, Felipe Queiroga Sarmento Guerra, Abrahão Alves de Oliveira Filho, and Edeltrudes de Oliveira Lima. "Estudo do potencial antifúngico e do mecanismo de ação do timol contra cepas de Candida parapsilosis resistentes ao fluconazol e a anfotericina B." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 19, no. 3 (December 5, 2020): 489. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v19i3.32901.

Full text
Abstract:
<p><strong>Objetivo:</strong> Investigar a suscetibilidade antifúngica do timol contra cepas de <em>Candida parapsilosis </em>isoladas de sangue humano, bem como seu possível mecanismo de ação. <strong>Métodos:</strong> Foram utilizadas técnicas de microdiluição em placas de 96 poços para determinar a concentração inibitória mínima (CIM) e concentração fungicida mínima (CFM). Além disso, foram realizados testes com o sorbitol e o ergosterol para investigar a ação do timol na parede e na membrana celular fúngica respectivamente. <strong>Resultados:</strong> Nos testes de CIM e CFM, foi observado que as cepas de <em>C. parapsilosis</em> são resistentes ao fluconazol e a anfotericina B, no entanto, o timol desempenhou efeito fungicida com razão CFM/CIM entre 1 e 2. Além disso, a CIM do timol não aumentou quando o sorbitol ou o ergosterol foi adicionado no meio, sugerindo fortemente que este monoterpeno não age na parede celular fúngica ou por ligação ao ergosterol na membrana plasmática. <strong>Conclusão:</strong> Portanto, esses resultados contribuem para a elucidação do mecanismo de ação do timol, sugerindo outros possíveis alvos de interação fármaco-receptor. No entanto, mais investigações de caráter enzimático e molecular em modelos <em>in vitro</em> são necessários para que se possa elucidar completamente o modo de ação desse promissor monoterpeno.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Vasconcelos, Nelson Silveira, José Dantas Neto, José Francismar de Medeiros, and Carlos José Gonçalves de Souza Lima. "QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE ÁREA IRRIGADA DA COMUNIDADE DE PAU BRANCO EM MOSSORÓ (RN)." HOLOS 1 (March 18, 2013): 47. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1271.

Full text
Abstract:
A irrigação de culturas agrícolas sem o controle de alguns parâmetros de qualidade, associada ao uso indiscriminado de fertilizantes artificiais, tende a aumentar a poluição das águas superficiais e subterrâneas. Desse modo, o presente trabalho objetivou avaliar os níveis de qualidade da água subterrânea de uma propriedade agrícola de produção de melão irrigado, situada na comunidade de Pau Branco, em Mossoró-RN. Para a efetivação deste estudo, foram coletadas amostras de água de 13 poços tubulares, perfurados em uma área localizada no domínio de calcário Jandaíra, realizadas durante o ano de 2012. As amostras de água coletadas foram submetidas a algumas análises físico-químicas de parâmetros de qualidade da água, de acordo com o método APHA (2005), destacando-se a condutividade elétrica; concentração de nitrato e potencial hidrogeniônico. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, utilizando-se, da média (M), do desvio padrão (DP), e dos valores mínimos e máximos desses dados. Para avaliar a precisão experimental dos dados, foi utilizado o coeficiente de variação (CV), conforme a classificação proposta por Pimentel-Gomes (1985). Foram empregados testes não paramétricos, visando ajustar os dados a uma distribuição normal com 5% de significância. Os parâmetros estudados, também, foram avaliados através dos gráficos de controle de qualidade de Shewhart. A partir da avaliação estatística, e de acordo com a classificação proposta por Ayers e Westcot (1999), constatou-se que os resultados, no período avaliado, dos valores de salinidade e de concentração de nitrato das águas desses poços foram classificados, quanto ao grau de restrição para uso, como de ligeiro a moderado. Os resultados dos valores médios de pH apresentaram limites aceitáveis, dentro de uma faixa normal, para utilização da água na irrigação, na cultura do melão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cunha, M. N. C., N. M. V. Silva, M. F. S. Teixeira, R. A. Mota, J. L. Lima-Filho, T. S. Porto, and A. L. F. Porto. "Actinomicetos produtores de inibidores de β-lactamases com atividade antimicrobiana frente a isolados de mastite bovina." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 62, no. 6 (December 2010): 1312–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352010000600003.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a capacidade de 71 actinomicetos isolados de líquens da região amazônica em produzir inibidores de β-lactamases com atividade antimicrobiana sobre Staphylococcus aureus, resistentes à penicilina, isolados de mastite bovina do estado de Pernambuco. A seleção dos actinomicetos produtores de inibidores de β-lactamases foi realizada pela técnica de bloco de gelose contra Klebsiella pneumoniae ATCC 29665, e os actinomicetos selecionados foram testados frente a 17 linhagens de Staphylococcus aureus resistentes à penicilina. Os melhores produtores de inibidores de β-lactamases foram Streptomyces sp. DPUA 1542 e Nocardia sp. DPUA 1571, os quais foram submetidos ao cultivo submerso para determinação da curva de crescimento, pH e atividade antimicrobiana. Os maiores halos de inibição foram obtidos pelos metabólitos produzidos após 96 horas de cultivo tanto para Nocardia sp. - 13,5 e 12,0mm - como para Streptomyces sp. - 8,0 e 14,0mm - com os testes de difusão nos discos e poços, respectivamente. Os resultados permitiram concluir que os actinomicetos são fonte promissora de inibidores de β-lactamases, com potencial uso no tratamento de mastites bovinas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gonçalves, Thiago Dos Santos, and Luiz Rogério Bastos Leal. "Potencialidades hídricas no Aquífero Carstico Salitre na região de Irecê, Bahia." Águas Subterrâneas 32, no. 2 (May 30, 2018): 191–99. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v32i2.28940.

Full text
Abstract:
Os aquíferos cársticos apresentam propriedade hidráulicas peculiares, dificultando a aquisição de parâmetros hidráulicos, como a transmissividade – T, pelos métodos analíticos concebidos atualmente. Assim, este trabalho propõe estimar T no Aquífero Cárstico Salitre – ACS na região de Irecê através de dados de Capacidade Específica – Sc. Para isto foram processados dados de 213 testes de bombeamento, sendo estes, utilizados os métodos de recuperação de Theis e da avaliação do rebaixamento para estimar T e Sc, respectivamente. Sendo possível a comparação entre esses dois parâmetros, pelo Modelo de Regressão Linear – MRL, e assim, determinar a função empírica, , característica para o ACS. Após estabelecido o modelo empírico, foram utilizados valores de Sc extraídos de 1.334 ensaios de bombeamento, e, assim, calculado os valores de em função de . Os valores de foram espacializados resultando em cinco diferentes domínios de produtividade, demonstrando que o ACS se apresenta dominantemente com potencialidades moderadamente baixas. Este trabalho apresentou uma importante ferramenta na concepção de T no ACS e sua disposição espacial. Portanto, uma importante ferramenta para entidades gestoras e perfuradores de poços da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Severgnini, Bianca Regina, Taison Anderson Bortolin, and Pedro Antônio Roehe Reginato. "Avaliação do Sistema Aquífero Serra Geral com um modelo de dupla porosidade baseado na análise de testes de bombeamento." Águas Subterrâneas 35, no. 1 (May 2, 2021): 103–19. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v35i1.30010.

Full text
Abstract:
O Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) é composto por aquíferos fraturados associados às estruturas existentes nas rochas vulcânicas, sendo um sistema heterogêneo e anisotrópico. Por esse motivo, os métodos de Cooper & Jacob e Theis costumam não ser eficazes em traduzir as descontinuidades do meio e podem levar a avaliações incertas. A utilização de outros métodos, como os de Warren & Root e de Moench aplicados para aquíferos de dupla porosidade, podem representar uma alternativa para a avaliação desse tipo de aquífero. Dentro desse contexto, o objetivo do estudo foi determinar a eficiência do uso de modelos de dupla porosidade na avaliação de aquíferos fraturados, comparando com os modelos clássicos, através da análise dos ajustes dos dados teóricos aos dados de rebaixamento obtidos em campo. Os dados analisados provêm de testes de bombeamento com poços de observação realizados em uma bacia hidrográfica no município de Caxias do Sul – RS, na qual há a ocorrência do SASG. Os ajustes obtidos através dos métodos de dupla porosidade revelaram que estes apresentam boa adequabilidade no ajuste das curvas de rebaixamento podendo ser empregados para análise de parâmetros hidrodinâmicos de aquíferos fraturados, tal como o SASG. Destaca-se o método de Moench, cujos erros foram 90% inferiores do que os apresentados pelos métodos clássicos, mostrando que estes últimos são menos eficazes na avaliação do comportamento hidrodinâmico da água em meios heterogêneos e anisotrópicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Roca, Beatriz Mendes, Vanice Rodrigues Poester, Antonella Souza Mattei, Gabriel Baracy Klafke, Ivy Bastos Ramis, and Melissa Orzechowski Xavier. "Avaliação do uso da resazurina em teste de suscetibilidade in vitro frente a Sporothrix brasiliensis." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 31, no. 2 (December 20, 2019): 32–37. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v31i2.8907.

Full text
Abstract:
A técnica de microdiluição em caldo, que permite determinar a concentração inibitória mínima (CIM) dos fármacos frente aos microrganismos, é considerada padrão ouro para avaliação do perfil de suscetibilidade fúngica in vitro. Considerando que a leitura dos resultados é realizada pela visualização do crescimento fúngico, e que a utilização de indicadores de crescimento microbiano poderia otimizar essa leitura, o estudo teve como objetivo avaliar o uso da resazurina como indicador do crescimento de Sporotrhix brasiliensis em testes de microdiluição em caldo. Cinco isolados clínicos (nas fases leveduriforme e filamentosa) foram testados frente ao itraconazol (ITC – concentrações de 0,0313 a 16 µg/mL) a partir da técnica de microdiluição em caldo, utilizando a resazurina nas concentrações de 0,01% e 0,002%. A leitura dos resultados foi realizada após 24, 48 e 72 horas de incubação, e a CIM dos poços com resazurina foi considerada como sendo a menor concentração sem modificação na coloração, enquanto que a CIM do controle, foi considerada a menor concentração de fármaco capaz de inibir o crescimento fúngico. Os resultados da mudança da cor da resazurina foram comparados com os resultados sem acréscimo de resazurina. A CIM do ITC na microdiluição clássica frente aos isolados testados variou de 0,0625 a 1 µg/mL, porém, com o uso da resazurina como indicador de crescimento fúngico, independente da concentração testada, a CIM foi ≤0,0625 µg/mL. O estudo evidencia que a resazurina não é eficaz como indicador de crescimento de S. brasiliensis visto que não modificou a coloração do meio de cultivo, mesmo na presença visível de crescimento fúngico, sendo portanto contra indicada para uso em testes de suscetibilidade in vitro frente a este microrganismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carreira, Victor Ribeiro, Emanuele Francesco La Terra, and Sergio Luiz Fontes. "DENSITY MODEL FOR THE CENTRAL PART OF PARANÁ BASIN, USING MAGNETOTELLURICS AS BASEMENT CONSTRAINT, SOUTH PORTION OF BRAZIL." Revista Brasileira de Geofísica 36, no. 1 (March 20, 2018): 59. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v36i1.893.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. This article presents a geological-geophysical model along the 320 km NW-SE profile at the central region of the Paraná basin, based primarily on a 2D gravity model that complements the magnetotelluric (MT) field campaigns conducted by the National Petroleum Agency. Studies of large structures within the basement underneath a sedimentary basin are of vital importance for the understanding of its tectonic-stratigraphic evolution. The Paraná basin is a basin with a depocenter, reaching approximately 7000m in estimated depth. Two large regional structures are remarkable in the study area: the Ponta Grossa Arch, a NW-SE direction feature; and the a NW-SE gravimetric high anomaly. The region also includes great lava flows represented by basalt rocks of the Serra Geral Formation. Intrusion of dikes and sills of diabase, dating mainly from the Cretaceous that equally strikes the region. A regional model was created by a 40 km wavelength filtering process, used to estimate the limit of the upper mantle-lower crust, and the limit upper crust/lower crust. The cutoff value was calculated by considering the deep sources of the radial power spectrum of the area. The proposed final gravimetric model includes the regional topography and presents a fit, with an error of 1.229 mGal. Its shallowest part was obtained by analyzing data from six stratigraphic wells and by integrating a 1D magnetotelluric composed section. The deepest structures of the model were connected from studies of deep seismic refraction, receptor function analysis, and surface waves dispersion, in particular the Moho depth from previous studies conduced on the Basin. Tests with synthetic MT models support the proposed geological-geophysical model, which presents some notable characteristics: a smooth lower crust-upper mantle interface, which oscillates around 42 km deep. The upper crust was represented, on the final model, by a sedimentary basin and three main crustal blocks, designated as the Paraná River Block, the Paranapanema Block, and the Apiaí Block, in accordance with the geotectonic context. The basin-basement limit, derived from the 1D MT models, revealed a fractured surface with an average depth of 6000 m. The sedimentary portion can be differentiated in its established supersequences, but does not solve the problems posed by dikes and sills.Keywords: Radial Average Power Spectrum, Gravimetric Inversion model, Composed 1D Magnetotelluric Inversion models. RESUMO. Este artigo apresenta um modelo geológico-geofísico ao longo do perfil NW-SE de 320 km na região central da bacia do Paraná, com base principalmente em um modelo de gravidade 2D que complementa as campanhas de campo magnetotelluricas (MT) realizadas pela Agência Nacional de Petróleo. Estudos de grandes estruturas dentro do porão embaixo de uma bacia sedimentar são de vital importância para a compreensão de sua evolução tectônica-estratigráfica. A bacia do Paraná é uma bacia com um depocentro, atingindo aproximadamente 7000 m de profundidade estimada. Duas grandes estruturas regionais são notáveis na área de estudo: o Arco Ponta Grossa; anomalia NW-SE de alto valor de gravidade. A região também inclui grandes fluxos de lava representados pelas rochas basálticas da Formação Serra Geral. A intrusão de diques e soleiras de diabásio, que são principalmente ao Cretáceo, atingem igualmente a região. Um modelo regional foi criado por um processo de filtragem de comprimento de onda de 40 km, usado para estimar a superfície do Moho. O valor de corte foi calculado considerando as fontes profundas do espectro de potência radial. O modelo gravimétrico final proposto inclui a topografia regional e apresenta um ajuste, com erro de 1.229 mGal. Sua parte mais rasa foi obtida através da análise de dados de seis poços estratigráficos e integrando uma seção composta magnetotelúrica 1D. As estruturas mais profundas do modelo foram conectadas a partir de estudos de refração sísmica profunda, análise de função de receptor e dispersão de ondas de superfície, em particular a profundidade de Moho de estudos prévios de sismologia e gravimetria por satélite. Os testes com modelos MT sintéticos suportam o modelo geológico-geofísico proposto, que apresenta algumas características notáveis: uma interface muito suave da interface crosta inferior – manto superior, que oscila em torno de 42 km de profundidade. A crosta superior foi representada por uma Bacia Sedimentar, e três blocos crustais, designados como Bloco Rio Paraná, Bloco Paranapanema e Bloco Apiaí, de acordo com o contexto geotectônico. O limite do embasamento da bacia, derivado dos modelos 1D MT, revelou uma superfície fraturada com uma profundidade média de 6000 m. A porção sedimentar pode ser diferenciada em suas supersequências estabelecidas, mas não resolve os problemas causados por diques e soleiras.Palavras-chave: Espectro de potência médio radial, Modelo de inversão gravimétrica, Modelos de Inversão Magnetotellúrica 1D compostados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, André Moreira de, Nildo Da Silva Dias, Gabriela Cemirames de Sousa Gurgel, Lycia Nascimento Rabelo, Mikhael Rangel de Souza Melo, and Mikhael Varão dos Santos. "IMPACTOS FÍSICO-QUÍMICOS DA DISPOSIÇÃO DO REJEITO DA DESSALINIZAÇÃO DAS ÁGUAS DE POÇOS SALINOS EM NEOSSOLO E CHERNOSSOLO DO OESTE POTIGUAR." IRRIGA 23, no. 3 (October 29, 2018): 413–25. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2018v23n3p413-425.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar os parâmetros físico-químicos do rejeito gerado pela osmose reversa e o efeito da sua aplicação sob as alterações dos parâmetros físico-químicos em Neossolo e Chernossolo de duas comunidades rurais do Oeste Potiguar. A pesquisa ocorreu no período de 2013 e 2014, em que foram realizadas 4 campanhas de coletas em períodos de seca e chuva nos solos receptores do rejeito salino, usando três distâncias (0; 1 e 2 metros do ponto de despejo), com duas camadas para cada ponto (0-20 e 20-40 cm), Além disso, foram coletadas amostras de rejeito salino das estações de tratamento por osmose reversa para avaliação da qualidade e dos riscos de contaminação. Os dados foram submetidos a testes estatísticos de médias, por Scott Knott, verificando o comportamento dentro dos pontos e camadas de cada período e entre os 4 períodos. As águas foram classificadas quanto ao uso na irrigação; aos riscos de infiltração e toxicidade em plantas. Os solos foram classificados de acordo com a salinidade, considerando pH, CEes e PST. Os resultados mostram que todas as amostras coletadas de águas de rejeito se classificaram como C3 ou C4, ou seja, riscos extremamente alto de salinização, necessitando de práticas especiais de controle de salinidade. As diferentes classes de solos receptores do rejeito salino das comunidades apresentaram alterações significativas dos seus atributos e sua qualidade ao longo dos períodos, sendo mais evidente nos períodos secos e camadas de solos com maior presença de argila, promovendo classificações distintas para um mesmo solo, influenciadas diretamente pela água de rejeito do processo de dessalinização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cesar, Kellyane Karen Ferreira Aguiar, Anny Karoline Rodrigues Batista, Luciana Rocha Paula, Reginara Teixeira da Silva, and Francisco Laurindo da Silva. "Ação antifúngica de extratos e frações de Annona muricata L. sobre Candida spp." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 7, 2021): e28010514938. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14938.

Full text
Abstract:
Devido ao amplo potencial medicinal de Annona muricata, as pesquisas relacionadas às suas aplicações em diferentes áreas ligadas a saúde são de fundamental importância, principalmente no que se refere a microrganismos infecciosos com tendências a desenvolver mecanismos de resistência, que é o caso de algumas espécies do gênero Candida. Nesse sentido, a pesquisa tem como principal objetivo verificar a ação antifúngica de extratos metanólicos de Annona muricata sobre Candida albicans, Candida parapsilosis, Candida krusei e Candida glabrata. Os órgãos utilizados para obtenção dos extratos metanólicos foram a folha e o fruto da Annona muricata. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas cepas ATCC, que foram reativadas e cultivadas em Ágar Saboraud Dextrose. A determinação da atividade antifúngica dos extratos foi realizada pela técnica da difusão em ágar em poços. Na análise dos resultados, os valores de mensuração dos diâmetros dos halos indicaram uma ação mais significativa nos testes realizados com as espécies de C. krusei e C. albicans frente aos extratos brutos da folha e do fruto de A. muricata, com halo de 30mm e 22mm respectivamente. Em relação ao fracionamento químico realizado, os produtos obtidos a partir das frações butanólica e hexánica da folha sobre cepas de C. krusei, C. albicans e C. parapsilosis foram os que apresentaram resultados mais significativos. Dessa forma, comprovou-se que substancias presentes nesse vegetal podem ser utilizadas no controle cepas de Candida, contudo, estudos mais aprofundados são necessários para identificação e isolamento dos compostos biológicos ativos desses vegetais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Bastos, Jessica Silva Felix, Cléberson De Freitas Fernandes, José Roberto Vieira Junior, Aline Souza Fonseca, Tamiris Chaves Freire, Simone Carvalho Sangi, Liliani Ogrodowczyk, Karen Cristina Chaves Oliveira, Rodrigo Barros Rocha, and Fábio Da Silva Barbieri. "Potencial de controle de espécies de Piper sobre fungos fitopatogênicos." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 8 (May 14, 2019): 260–72. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0023.

Full text
Abstract:
A produção de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris) é limitada, dentre outros fatores, pela ocorrência de doenças, destacando-se a mela do feijoeiro e o mofo cinzento, causados pelos fungos Rhizoctonia solani e Sclerotium rolfsii, respectivamente. Extratos vegetais com potencial fungicida se destacam como um método alternativo no controle de fitopatógenos. O objetivo deste trabalho foi avaliar extratos de espécies do gênero Piper no crescimento micelial dos fungos R. solani e S. rolfsii. Foram preparados extratos aquosos e alcoólicos nas proporções de 1:10, 1:100, 1:1000 e 1:10000mg/mL, obtidos a partir de materiais secos e frescos de folhas, talos e inflorescências de P. carniconnectivum, P. hispidum, P. nigrum, P. permucronatum, P. tuberculatum e P. umbellatum, cultivadas em casa de vegetação e campo, totalizando cento e um tratamentos. A atividade antifúngica foi avaliada pelo método de difusão em poços, utilizando meio BDA. Alíquotas de 10µL dos extratos avaliados foram depositadas em cada poço, e um disco de micélio de 0,5cm de diâmetro do patógeno desafiante adicionado no centro da placa. Os halos de inibição formados foram medidos a cada 24h, no sentido longitudinal e transversal. Testes in vivo foram conduzidos em folhas destacadas e em plântulas de feijoeiro. Folhas destacadas de feijoeiro foram acondicionadas em caixas tipo Gerbox, e mudas de feijoeiro mantidas em câmara úmida. Sobre as folhas foram pulverizados os extratos avaliados, e após 24h, uma suspensão de micélio do patógeno R. solani, na concentração de 1x106 fragmentos de micélio.mL-1 também foi pulverizada, avaliando-se a cada 24h a severidade da doença. O delineamento experimental dos testes in vitro e in vivo foi o inteiramente casualizado, com três testemunhas. Dentre os extratos testados in vitro, vinte e seis demonstraram potencial inibitório no controle de R. solani na maior concentração, e doze mantiveram-se eficientes até a concentração 1:100, destacando-se os extratos obtidos das espécies P. permucronatum e P. carniconnectivum. Nos ensaios com o fungo S. rolfsii, dez extratos mostraram eficiência na inibição do patógeno, destacando-se o extrato aquoso de P. tuberculatum na maior concentração. No ensaio in vivo com folhas destacadas dez extratos apresentaram eficiência no controle da mela do feijoeiro, sendo que os extratos obtidos a partir de P. permucronatum, P. carniconnectivum e P. nigrum apresentaram efeitos de controle semelhantes ao controle fungicida, permanecendo extratos de P. permucronatum eficientes em testes in vivo com mudas de feijão em câmara úmida. Os resultados obtidos sugerem que os extratos de espécies do gênero Piper podem vir a ser utilizados futuramente como fonte de novas moléculas bioativas, visando o controle destes patógenos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gonçalves, Roger Dias, and Hung Kiang Chang. "Condutividade hidráulica da formação rio claro a partir de ensaios granulométricos." Holos Environment 18, no. 1 (February 26, 2018): 44. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v18i1.12249.

Full text
Abstract:
A condutividade hidráulica (K) é um fator determinante em relação às características de um aquífero, permitindo (ou não) a transmissão de fluidos e influenciando, assim, na velocidade de fluxo em diferentes camadas geológicas. Dessa forma, constitui fator-chave na compreensão do fluxo de água e de contaminantes. Neste trabalho, a granulometria do Aquífero Rio Claro é utilizada para mais bem entender a distribuição de suas propriedades hidráulicas, em particular da condutividade hidráulica, obtida pelos métodos de Hazen, Shepherd e Krumbein & Monk. Os resultados foram comparados a testes de slug (Hvorslev) efetuados em poços existentes que exploram o aquífero. Verificou-se que a Formação Rio Claro apresenta grande variabilidade na relação areia/argila, sendo constituída por areias limpas, areias argilosas, até lentes silto-argilosas. A variabilidade granulométrica é grande próximo ao contato com a Formação Corumbataí, com mudanças marcantes nas quantidades de argila, silte e areia fina, além de contribuição expressiva de grânulos. Essa variabilidade litológica influencia na distribuição da condutividade hidráulica, cujos valores variam entre 8 x 10-3 cm/s e 2 x 10-3 cm/s em arenitos e são cerca de duas a três ordens de grandeza menores em lamitos. Os arenitos da Formação Rio Claro, apesar de espessuras restritas, possuem alta condutividade hidráulica, constituindo um ótimo reservatório de águas subterrâneas; porém, a presença de espessas lentes de argila pode atuar como barreiras hidráulicas. Desse modo, esta unidade aquífera tem o seu potencial de explotação subordinado à presença e continuidade espacial de camadas de arenitos com pouca matriz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Freire, I. C. M., A. L. A. L. Pérez, A. M. R. Cardoso, B. A. L. A. Mariz, L. F. D. Almeida, Y. W. Cavalcanti, and W. W. N. Padilha. "Atividade antibacteriana de Óleos Essenciais sobre Streptococcus mutans e Staphylococcus aureus." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 16, no. 2 suppl 1 (2014): 372–77. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/12_053.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou avaliar a ação antimicrobiana in vitro dos óleos essenciais de Ocimum basilicum (Manjericão Exótico), Thymus vulgaris (Tomilho Branco), e de Cinnamomum cassia (Canela da China) sobre cepas bacterianas de Streptococcus mutans (ATCC 25175) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). A atividade antibacteriana dos óleos essenciais foi determinada pela Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Bactericida Mínima (CBM) através da técnica de microdiluição e do esgotamento. Para a CIM, foram utilizadas placas de 96 poços e inseriu-se 100µL de caldo BHI, 100µL da diluição dos óleos essenciais no primeiro poço e 10µL da suspensão bacteriana (1,5x10(6) microrganismos/mL). Realizou-se a diluição seriada partindo-se da concentração inicial de 8% até 0,0625%. A CIM correspondeu à última diluição na qual não foi verificada a presença de bactérias. Para obter a CBM, realizou-se a semeadura em Ágar Miller-Hinton das diluições correspondentes a CIM, 2CIM e 4CIM. As placas foram incubadas a 37º C em estufa bacteriológica por 24 horas. Os testes foram realizados em triplicata tendo a clorexidina como controle positivo. Para S. aureus (ATCC 25923) a CIM e CBM dos óleos essenciais de C. cassia, O. basilicum e T. vulgaris foram 0,0625%, 4% e 0,0625%, respectivamente. Para S. mutans a CIM e a CBM dos óleos essenciais de C. cassia e T. vulgaris foram 0,125% e 0,25%, respectivamente. Já a CIM do O. basilicum foi 4% e não apresentou ação bactericida. Conclui-se que os óleos essenciais avaliados apresentaram ação antibacteriana frente a cepas de S. mutans e S. aureus, sendo que os menores valores de CIM e de CBM foram provenientes dos óleos de C. cassia e T. vulgaris.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Noronha, Alexandre Martins de, Luis Fernando Bittencourt Said, Jochen Peter Ames, Julio Cesar da Silva, and Alexandre Mendes Abrão. "Desenvolvimento de um quebra-cavacos para a operação de roscamento do aço ABNT 4133 modificado." Matéria (Rio de Janeiro) 20, no. 2 (June 2015): 353–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620150002.0036.

Full text
Abstract:
O setor de óleo e gás vem ampliando seu mercado nos últimos anos devido a uma demanda cada vez maior por recursos de energia. Descobertas na região do pré-sal estão exigindo a prospecção de poços de maior profundidade usando tubos com maior resistência a pressões elevadas e para atuarem em ambientes corrosivos. Todo esse cenário faz com que novos aços e novas roscas sejam desenvolvidos, aumentando a geração de cavacos e a complexidade de sua quebra, além de trazer problemas de manutenção das roscadeiras e de segurança para os operadores de máquinas ferramentas. Apesar de todo esse período de desenvolvimento no segmento de tubos petrolíferos, pouco se estudou sobre quebra-cavacos mecânicos específicos para esse setor. Com isso, acaba-se utilizando quebra-cavacos de catálogo que não foram projetados especificamente para a aplicação citada, que e consequentemente, promovem a formação de cavacos em forma de fita emaranhada. Este trabalho foi focado no desenvolvimento de quatro quebra-cavacos, baseando-se na região de desgaste da superfície de saída da ferramenta de roscamento e, consequentemente, alterando a distância do quebra-cavacos da aresta de corte. Os quatro quebra-cavacos desenvolvidos e um modelo já existente no mercado foram testados. Durante os testes os parâmetros de corte (velocidade de corte, profundidade de usinagem e sobremetal de torneamento) variaram com intuito de se analisar seu impacto na eficiência da quebra dos cavacos e qualidade da peça. Os resultados mostraram que os quebra-cavacos mais próximos da aresta de corte foram os mais eficientes na quebra dos cavacos, os valores de sobremetal não influenciaram a quebra e a profundidade de usinagem foi a variável que mais afetou a qualidade da rosca. Finalmente, não foi possível encontrar nenhuma variação no consumo de potência do motor do eixo principal comparando o quebra-cavacos desenvolvido com o quebra-cavacos original. Com isso, foi possível produzir cavacos curtos, melhorar a segurança da operação de roscamento e a manutenção das máquinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pontes Araújo, Paulo, Francisco De Assis Oliveira, and Herdjania Veras de Lima. "HIDRODINÂMICA EM MEIO NÃO SATURADO: ESTUDO DE CASO NO AQUÍFERO LIVRE BARREIRAS." Águas Subterrâneas, March 20, 2017. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v0i0.28775.

Full text
Abstract:
A área de pesquisa está localizada, município de Capitão Poço (PA). O objetivo deste trabalho foi estimar a taxa de infiltração em meio não saturado do aquífero Barreiras. Para tal, foram construídos 15 poços com 3 " de diâmetro e 2m de profundidade. Nestes poços foram realizados 15 testes de infiltração, para a determinação da condutividade hidráulica do meio não saturado. Os resultados obtidos mostram que os sedimentos foram classificados como arenitos argilosos. A condutividade hidráulica variou de 6,75 mm h-1 a 7,05 mm h-1 e a porosidade entre 38% e 39%. Estes valores são compatíveis com a litologia do meio não saturado do aquífero Barreiras. A classificação textural, os valores de condutividade hidráulica e o cálculo da taxa de infiltração no meio não saturado, associada com as medições do nível de água em poços piezômetros, próximo dos testes de infiltração, permitiu a indicação de que entre três e quatro meses, as águas subterrâneas podem ser afetadas adversamente por contaminantes dispostas na superfície. A taxa média de infiltração, no meio não saturado, foi estimada em cerca de 3 mm h -1 .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cândido Miranda, Edson Henrique, Rafles Anselmo da Mata, and Luana Cláudia Pereira. "Caracterização Hidrogeológica do Aquífero Freático da Unidade 3 da Univiçosa." Águas Subterrâneas 34, no. 2 (May 27, 2020). http://dx.doi.org/10.14295/ras.v34i2.29902.

Full text
Abstract:
Diante do avanço das simulações de águas subterrâneas nos últimos anos como forma de propor soluções para gestão de recursos hídricos, a presente pesquisa teve como objetivo a elaboração de um modelo hidrogeológico conceitual para o aquífero freático da Unidade 3 da Univiçosa, em que foi analisado o rebaixamento do nível de água do lençol freático através dos dados de bombeamento dos poços existentes no local e obtidos os parâmetros hidrodinâmicos do aquífero através do software Aquifer Test. Também foram realizadas análises potenciométricas dos poços bem como a relação entre a precipitação e a recarga do aquífero por intermédio de campanhas de monitoramento dos níveis de água estático e dinâmico dos poços e do regime de precipitação da região no intuito de se compreender o comportamento do lençol freático da região. Foi verificado que houve diferentes respostas ao bombeamento para os poços denominados “Frente Esquerda” e “Fundos Direita”, este último devido a um pequeno lago em sua proximidade. Durante a recuperação ambos os poços se comportaram de maneira semelhante em que os níveis de água atingiram valores acima dos medidos antes dos testes de bombeamento, porém com o poço “Fundos Direita” atingindo valores muito acima, por volta de 1,75 m a mais do que o nível medido antes do teste de bombeamento. Os valores dos parâmetros hidrodinâmicos encontrados foram: Transmissividade (T) 1,0 x 10-3 m2/s, Condutividade Hidráulica (K) 4,17 x 10-5 m/s e Armazenamento (S) 1,0 x 10-4. Estes valores permitiram a obtenção do Raio de influência dos poços sendo possível constatar a não sobreposição dos cones de rebaixamento entre os poços “Frente Esquerda” e “Fundos Direita”. A análise potenciométrica permitiu verificar o comportamento do fluxo de água entre os poços, incluindo um terceiro denominado “Residencial”, sendo constatado que em regime estacionário a água flui dos poços de maior para os de menor cota altimétrica e em regime transitório, quando há bombeamento, ela flui em direção aos poços. A análise da relação entre a precipitação e a recarga do aquífero não foi significativa, mostrando pequenas variações nos níveis estáticos da água dos poços em períodos chuvosos, o que leva a crer que a quantidade de água precipitada e o período de monitoramento não foram suficientes para constatar alterações nos níveis de água do lençol freático. Por fim, foi constatado que a explotação de água dos poços não compromete a quantidade de água no local, visto que não há interferência entre eles, porém recomenda-se a execução de sondagens nas proximidades dos poços para melhor caracterização dos mesmos e ampliação do período de monitoramento para melhor conhecimento do comportamento do aquífero freático local por meio da elaboração de um modelo hidrogeológico matemático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Montanheiro, Filipe, Elias Hideo Teramoto, Bruno Zanon Engelbrech, and Chang Hung Kiang. "TESTES DE BOMBEAMENTO COMO REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE MODELOS HIDROGEOLÓGICOS CONCEITUAIS: ESTUDO DE CASO NO AQUÍFERO SERRA GERAL." Águas Subterrâneas, March 20, 2017. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v0i0.28845.

Full text
Abstract:
Embora represente um importante reservatório de água subterrânea com significativa abrangência regional, as características e parâmetros hidráulicos dos aquíferos da Formação Serra Geral não são bem compreendidos. O presente trabalho demonstra a importância da aplicação de testes de bombeamento como subsídio ao aprimoramento de modelos hidrogeológicos conceituais, bem como de se monitorar dois poços simultaneamente durante o teste de bombeamento, priorizando a análise derivativa para eliminação de ambiguidades durante a interpretação dos mesmos. Os resultados obtidos indicam que analisar apenas o rebaixamento do poço bombeado pode induzir a interpretações equivocadas. As sucessivas tentativas de se ajustar as diversas soluções aos resultados do teste de bombeamento, mostram que o Aquífero Serra Geral neste ponto de Campina Verde/MG é do tipo confinado drenante, concordante com um modelo geológico de sucessão de derrames de lavas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tedesco, Luana, Aedra Carla Bufalo, Evellyn Claudia Wietzikoski, Patrícia Amaral Gurgel Velasquez, and Gabriela Machado Ciesca. "AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DE MELALEUCA (Melaleuca alternifolia) FRENTE À CEPA DE Staphylococcus aureus." Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR 18, no. 2 (July 16, 2015). http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v18i2.2014.5172.

Full text
Abstract:
O uso de óleos essenciais para o tratamento de patologias de pele vem crescendo a cada dia, são facilmente comercializados para diferentes fins. Este trabalho visou a comparação e comprovação do efeito antimicrobiano do óleo essencial comercial de Melaleuca alternifolia e do óleo extraído direto da planta frente a cepa de Staphylococcus aureus (ATCC-25923). Para os testes foram escolhidos dois óleos comerciais tratados neste estudo como A e B e a extração do óleo da planta nas diferentes sazonalidades. A técnica utilizada para os testes foi a do poço por Pour Plate. A cultura bacteriana foi inoculada em placas de meio Ágar Mueller Hinton (MHA). A inoculação se deu com uma suspensão de colônias seguindo a escala de McFarland em salina estéril com concentração de 0,9 %. A cada placa contendo o meio de cultura adicionou-se 1ml dessa suspensão do inoculo, em seguida foram realizados os poços com adição de 20 µl de óleo, estes conservados em estufa a 37°C por 24 horas. Como controle positivo foi utilizado discos do antibiótico Eritromicina comercial. Todos os testes foram realizados e analisados em duplicata. Para a análise foram medidos o diâmetro dos halos de todas as amostras, os quais apresentaram uma discreta inibição. Conclui-se que o óleo essencial extraído em junho obteve maior inibição, sendo mais efetivo em Staphylococcus aureus do que os óleos comerciais A e B.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva hernández, Andrés, and Frederico Soares Dias. "Estudo hidrogeológico e geofísico do aquífero fissural no Campus da UFMT-Cuiabá-MT." Águas Subterrâneas 34, no. 1 (January 26, 2020). http://dx.doi.org/10.14295/ras.v34i1.29771.

Full text
Abstract:
Os aquíferos fissurais representam uma das mais difíceis questões da Hidrogeologia, por se tratar de aquíferos anisotrópicos e heterogêneos, nos quais a agua subterrânea circula por fissuras nas rochas, principalmente estruturas rúpteis geradas por ação tectônica, como fraturas e falhas. O Campus da UFMT, em Cuiabá, se sobrepõe a um aquífero fissural instalado em rochas metassedimentares do Grupo Cuiabá, tal aquífero até o momento, não foi devidamente estudado. Esta pesquisa visou definir as características hidráulicas e estruturais do aquífero; determinar as direções preferenciais do fluxo hídrico subterrâneo; e definir pontos favoráveis à futuras perfurações. As direções preferenciais do fluxo hídrico subterrâneo na área de estudo, foram determinadas através de ensaios geofísicos pelo Método da Resistividade com arranjo Dipolo-Dipolo; em conjunto com medições das atitudes das fraturas em afloramentos rochosos, além de fotointerpretação a partir de fotografias aéreas em escala 1:8.000. As direções assim definidas para o fluxo subterrâneo foram N30-40E, N30-40W e N60-70W. As características hidráulicas dos poços instalados no campus da UFMT foram definidas através de uma analise dos relatórios de testes de bombeamento disponíveis nos arquivos desta universidade. Ficou constatado que os poços apresentam uma variação em suas vazões específicas, sendo estas; 0,054 m3/h/m, 0,227 m3/h/m e 0,67 m3/h/m. Tal heterogeneidade é característica dos aquíferos fissurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Segura Franzini, Andrea, Chang Hung Kiang, and Flávio De Paula e Silva. "CARACTERIZAÇÃO HIDROGEOLÓGICA EM ASSENTAMENTO NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO." Águas Subterrâneas, March 20, 2017. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v0i0.28749.

Full text
Abstract:
Perfis geofísicos e dados de poços constituíram importantes ferramentas para o entendimento do arcabouço hidrogeológico da área do assentamento Margarida Alves, região oeste do Estado de São Paulo. Foram reconhecidas as formações Santo Anastácio e Caiuá, separadas por superfície de discordância regional evidenciada nos perfis geofísicos. As referidas formações constituem unidades aquíferas homônimas que representam o Sistema Aquífero Bauru (SAB). A baixa continuidade lateral de fácies, característica de depósitos fluviais, não permitiu uma correlação litofaciológica em nível de detalhe. Com base em testes de bombeamento, verificou-se que as características hidrodinâmicas dos aquíferos Caiuá e Santo Anastácio são similares. As águas do SAB apresentam distintas composições químicas: as do Aquífero Santo Anastácio foram classificadas como bicarbonatadas magnesianas e as do Aquífero Caiuá como bicarbonatadas cálcicas. O fluxo subterrâneo local, de natureza livre, tem direção SW e área de descarga no ribeirão Nhancá.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Jesus, Felipe Abreu, José Valdo Silva, Ageu Ícaro Da Silva, Larissa Renata Santos Andrade, Murilo De Jesus Oliveira, and Cláudio Borba. "Determinação das propriedades mecânicas das rochas a partir da perfilagem de poços em reservatórios tight sands." Scientia Plena 15, no. 1 (February 27, 2019). http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2019.015301.

Full text
Abstract:
O conhecimento das propriedades mecânicas das rochas é indispensável no planejamento e execução dos projetos de exploração e produção de petróleo; sendo essas especificações que irão determinar a viabilidade da execução do mesmo. As amostras de testemunhos para obtenção das propriedades mecânicas em testes laboratoriais muitas vezes não são disponíveis. Com o objetivo de resolver este problema, uma série de equações empíricas foi utilizada para estimar essas propriedades, a partir de dados de perfis geofísicos do poço, correlacionando às várias propriedades utilizando diferentes equações. Foi realizado um estudo de caso, utilizando dados de perfilagem fornecidos em arquivo asci, de um poço que atravessou reservatórios do tipo tigth sands gas (reservatórios areníticos de baixa permeabilidade e porosidade). Em seguida foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos perfis geofísicos, disponíveis (raios gama, densidade sônico), necessários para obtenção da resistência à compressão uniaxial-UCS, ângulo de atrito e coesão, de modo avaliar a resistência da formação. Após todos os dados obtidos, foi utilizado o critério de ruptura de Mohr-Coulomb, observando o comportamento das tensões no reservatório, justificando os valores estimados sobre UCS, coesão e ângulo de atrito, indicando que o reservatório estudado trata-se de uma rocha coesa, dura, compactada, de baixa porosidade, resultando em um poço de baixo risco de produção de areia, e passível de estimulação por faturamento hidráulico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Souza, Gabriel Sahade de, Samuel Luporini, and Isabel Cristina Rigoli. "Caracterização reológica de suspensões argilosas salinas com goma xantana para fluidos de perfuração de poços de petróleo." Matéria (Rio de Janeiro) 22, no. 1 (2017). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620170001.0128.

Full text
Abstract:
RESUMO Testes de cisalhamento utilizando um viscosímetro de cilindros coaxiais foram realizados no intuito de se determinar as propriedades reológicas de dispersões de goma xantana com bentonita sódica em presença de diferentes concentrações de cloreto de sódio (NaCl) e um valor fixo de concentração de cloreto de cálcio (CaCl2) à temperatura ambiente. A reologia das dispersões com diferentes concentrações de NaCl e bentonita sódica foram preparadas fixando as concentrações de goma xantana e CaCl2 em 0,47% e 0,455% respectivamente (ambas as porcentagens em massa) e utilizando água deionizada como meio dispersivo. As dispersões mostraram um bom ajuste ao modelo reológico de potência modificado (Herschel-Bulkley) através de regressões não lineares. Foi feito um Planejamento Composto Central (PCC) em dois níveis no qual as variáveis independentes foram as concentrações de bentonita sódica e cloreto de sódio e as variáveis dependentes foram o limite de escoamento (τ0), o índice de consistência (k) e o índice de fluxo (n). As amostras foram preparadas sob agitação com 24 horas de antecedência e as medições dos pontos da curva reológica foram obtidas através do viscosímetro Haake. Os resultados da análise mostraram que a tensão limite de escoamento é fortemente influenciada pela concentração de bentonita enquanto que os índices de consistência e fluxo são influenciados tanto pela concentração de bentonita como pela concentração do cloreto de sódio. Esses resultados mostram que é possível melhorar o desempenho de fluidos de perfuração argilosos através da manipulação do teor de sais e argila no mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Teixeira, Carlos Adriano Arruda, and Simone Vasconcelos Silva. "PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA ANÁLISE DO EFEITO DE BRANQUEAMENTO DO PVDF ATRAVÉS DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS." Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782) 4, no. 5 (December 6, 2019). http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2019vol4n5939.

Full text
Abstract:
Para tornar possível a exploração de óleo e gás natural em águas marítimas é necessário desenvolvimento de alta tecnologia para dar suporte aos projetos de perfuração e exploração de poços submarinos. Um dos equipamentos que viabiliza a exploração off-shore é o duto flexível. As linhas de dutos flexíveis possuem um complexo e meticuloso processo produtivo, devido à tecnologia de ponta envolvida em seu método de construção. Considerando o alto custo e a complexidade do processo de fabricação de dutos flexíveis, é objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para análise do efeito do branqueamento em polifluoreto de vinilideno (PVDF) utilizado em linhas flexíveis da indústria de petróleo através do processamento de imagens. A metodologia consiste em etapas (análise do problema, criação do banco de imagens, tratamento das imagens e análise dos resultados) que contemplam o estabelecimento de critérios de aceitação com base no entendimento da causa raiz, amostragem e testes. Como resultado espera-se a aquisição e processamento de imagens para estabelecer os padrões visuais que podem ser aceitáveis quando há ocorrência de branqueamento. Em trabalhos futuros espera-se elaborar uma ferramenta, baseada na metodologia proposta, que avalie através de aquisição e processamento de imagens os branqueamentos que venham a ocorrer no processo de manufatura com base em padrões de imagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silveira, André, and Irineu Petri. "Influência de óxidos no aquecimento micro-ondas de arenitos." Cadernos UniFOA 16, no. 45 (April 13, 2021). http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v16i45.3517.

Full text
Abstract:
Na perfuração de poços que contém petróleo, são utilizadas brocas que ao penetrarem na matriz rochosa geram fragmentos, que são conhecidos como cascalho. O cascalho é transportado até a superfície pelo fluido de perfuração que possui baixa biodegrabilidade, fazendo com que seja necessária uma separação para que o cascalho possa ser descartado de forma adequada ao meio ambiente. A secagem via micro-ondas está sendo utilizada para a descontaminação desses cascalhos, pois apresenta alta eficiência de remoção comparada a equipamentos convencionais. O aquecimento micro-ondas é fortemente influenciado pela composição química da matriz rochosa. Sendo assim, neste trabalho foram verificados a influência da presença dos óxidos de ferro, alumínio, manganês e cálcio no aquecimento micro-ondas de um arenito. Os testes foram efetuados em um micro-ondas de bancada adaptado, a fim de se verificar como as variações de composição afetam a cinética de temperatura e taxa de aquecimento. Com base nos resultados obtidos, foi possível identificar que o óxido de ferro possui maior sensibilidade às micro-ondas comparado ao óxido de alumínio, devido ao fato das propriedades eletromagnéticas presente no ferro, acarretando em maior taxa de aquecimento. O óxido de manganês foi o que apresentou maior taxa de aquecimento, porém, foi observado uma anormalidade no aquecimento da amostra após certo tempo de exposição às micro-ondas. Por não absorver de forma adequada às micro-ondas, o óxido de cálcio foi o que apresentou menor taxa de aquecimento em comparação aos demais. Com os resultados obtidos, foi possível também desenvolver uma correlação para prever como cada tipo de óxido estudado comporta ao ser submetido ao aquecimento micro-ondas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Mesquita, Daniele Costa de, Júlia Cotta Maciel Dantas, Rodrigo Sérgio de Paula, and Kênia Janete Guerra. "ESTUDO DOS PARÂMETROS HIDRODINÂMICOS OBTIDOS EM ENSAIOS DE CAMPO EM ITABIRITOS BRANDOS DA PORÇÃO SUDOESTE DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG." Geonomos, April 15, 2018. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v25i2.1077.

Full text
Abstract:
O artigo consiste na caracterização dos parâmetros hidrodinâmicos de condutividade hidráulica (K), transmissividade (T) e coeficiente de armazenamento (S) para itabiritos brandos na porção sudoeste do Quadrilátero Ferrífero (QF), MG. O estudo de tais parâmetros é essencial para o conhecimento dos aquíferos, tanto com relação à sua localização como também em termos de qualidade e quantidade das águas. O K foi obtido matematicamente por meio da equação de HVORSLEV (1951) e pela análise gráfica, também pelo método de Hvorslev, no programa AquiferTest, a partir de dados do slug testes em piezômetros. T e S foram obtidos por ajustes gráficos no mesmo programa pelos métodos de Neuman e Boulton, e com base em testes de bombeamento em poços tubulares profundos. Nas análises de condutividade hidráulica, o método gráfico se mostrou mais eficiente e os valores obtidos são coerentes com os resultados de MOURÃO (2007) - indicando uma uniformidade desta característica do aquífero Cauê, em toda porção oeste do QF. Já os valores de T e S obtidos refletem a heterogeneidade e anisotropia do sistema aquífero, possivelmente relacionadas às regiões de confinamento e uma permeabilidade secundária, provavelmente associada ao controle estrutural do fluxo.Palavras Chave: Parâmetros hidrodinâmicos, Slug teste, teste de bombeamento, itabirito brandoAbstract:STUDY OF THE HYDRODYNAMIC PARAMETERS OF SOFT ITABIRITOS IN THE SOUTH-WEST PORTION OF QUADRILATERO FERRIFERO OBTAINED BY FIELDWORK SIMULATIONS. This paper is based on the characterization of the hydrodynamic parameters hydraulic conductivity (K), transmissivity (T) and storage (S) in soft itabiritos of the southwest portion of the Quadrilatero Ferrifero (QF), MG. The study of these parameters is essential to the knowledge about aquifers, in terms of localization, quantity and quality of the water. The K was calculated using Hvorslev’s method and obtained by slug tests data for piezometers in the AquiferTest software. On the other hand, T and S had their results achieved using Neuman and Bouton methods also through the AquiferTest. The results were acquired by slope adjusts in graphs and the basis for these adjustments were pumping tests in deep tube wells. Considering the hydraulic conductivity, the graphic analyses were more effective and the results show a uniformity of this feature over the west QF, being consistent with MOURÃO (2007) studies. T and S, in turn, display the heterogeneity and anisotropy of the Caue iron formation probably caused by confined areas and secondary porosity due to the local structural complexity. Keywords: Hydrodynamic parameters, Slug test, pumping test, soft itabirito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography