Academic literature on the topic 'Poder de depuração'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Poder de depuração.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Poder de depuração"

1

Rego, Arménio. "Os motivos de sucesso, afiliação e poder – Desenvolvimento e validação de um instrumento de medida." Análise Psicológica 18, no. 3 (December 7, 2012): 335–44. http://dx.doi.org/10.14417/ap.404.

Full text
Abstract:
Este artigo expõe o modo como foi desenvolvido e validado um instrumento de medida dos três motivos mais profusamente estudados por McClelland e seus colaboradores: sucesso, afiliação e poder. O estudo envolveu várias fases: a) foram recolhidos itens na literatura; b) elaborou-se um questionário contendo 58 escalas tipo Likert, de 7 pontos; c) este questionário foi aplicado a uma amostra composta por 243 indivíduos; d) por intermédio da análise factorial das componentes principais, procedeu-se a uma «depuração», donde resultou um questionário composto por 27 itens.Obteve-se uma estrutura factorial de três dimensões correspondentes aos três motivos mencionados. Os coeficientes Alfa de Cronbach cifram-se em valores superiores ao mínimo sugerido por Nunnally (1978). O instrumento emergente denota boas propriedades psicométricas, embora sejam necessários estudos adicionais de validação, designadamente recorrendo a análises factoriais confirmatórias, comparando perfis motivacionais de pessoas com diferentes opções profissionais, e estudando o poder explicativo dos motivos para o desempenho académico dos estudantes em diferentes níveis de dificuldade/desafio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rego, Arménio. "Justiça organizacional: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida." PSICOLOGIA 13, no. 1/2 (June 4, 2014): 286. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.515.

Full text
Abstract:
O objectivo do presente artigo é duplo: a) propor um instrumento de medida das percepções de justiça organizacional; b) testar a estrutura dimensional subjacente. Quatro fases foram seguidas. Primeira: recolheram-se itens na literatura, e elaborou-se um questionário com escalas tipo Likert. Segunda: aplicou-se um questionário a uma amostra de 167 indivíduos, oriundo de 12 organizações, e os dados foram sujeitos a uma análise factorial das componentes principais. Terceira: novo questionário foi elaborado com os itens remanescentes do processo de depuração factorial. Quarta: foi inquirida nova amostra, contendo 282 indivíduos oriundos de 37 organizações, tendo os dados sido sujeitos a uma análise factorial confirmatória. Os resultados sugerem uma dimensionalização tripartida, correspondente às três facetas da justiça mas enfatizadas pela literatura: distributiva, procedimental e interaccional. No entanto, também oferecem pistas de reflexão sobre a pertinência de a dimensão interaccional poder ser alvo da distinção entre justiça interpessoal e justiça informacional.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.515
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva, Willy Potrich, and Américo Bedê Freire Júnior. "Analítica e hermenêutica: duas faces de uma mesma solução para a garantia da racionalidade na aplicação do direito." Revista do Direito 1, no. 57 (January 8, 2019): 43–62. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v1i57.12881.

Full text
Abstract:
O anseio na busca pela racionalidade das decisões judiciais passa, de modo mais profundo, pela busca de sua legitimidade, especialmente em decisões de grande repercussão e relevância, quando os limites de atuação do Poder Judiciário se confunde com os limites estabelecidos para os Poderes Democráticos. Hermenêutica e Analítica, duas formas distintas de se ver o direito, mostram-se também como duas formas distintas de se enxergar a legitimidade da aplicação do direito, na tentativa de desenhar caminhos que permitam algum tipo de controle sobre a subjetividade inerente a qualquer ato volitivo de decidir. No âmbito da justificação das decisões, surgem as teorias da argumentação jurídica, muito bem condensadas na obra de Manuel Atienza, como mecanismo de exteriorização das razões articuladas no campo da consciência. Em face destas, levanta-se a crítica hermenêutica do direito, trazida na obra de Lênio Streck a partir da hermenêutica filosófica de Gadamer, preocupada com a chancela à indeterminação que se pratica ao considerar suficiente um exercício individual de argumentação em detrimento das verdadeiras razões das decisões. As objeções não anulam ou invalidam qualquer das duas formas de se ver o direito, mas certamente as deve forçar a repensar suas deficiências em uma relação complementar mútua. A resposta, na acepção deste trabalho, está em uma base de argumentação dialética, capaz de permitir a melhor depuração das premissas adotadas e, consequentemente, a aproximação do chamado contexto de descoberta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bueno, José Otávio De Almeida, Bruna Felix dos Santos, and Frederico Yuri Hanai. "ANÁLISE DA TEMPERATURA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO MEDEIROS NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS (SP): A INFLUÊNCIA DE ÁREAS ARBORIZADAS NO MICROCLIMA LOCAL." Revista Geotemas 9, no. 2 (August 29, 2019): 110–25. http://dx.doi.org/10.33237/geotemas.v9i2.3679.

Full text
Abstract:
As inúmeras transformações impostas ao meio ambiente e as constantes modificações do território têm ocasionado impactos aos ecossistemas naturais. Dentre elas, as variações climáticas junto com a redução da vegetação, por exemplo, alteram o microclima urbano. Com isso, ressalta o papel importante da arborização que auxilia na diminuição da incidência solar sobre a superfície e também na depuração do ar, no ganho de calor, melhorando o conforto térmico da população. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características térmicas da Bacia Hidrográfica do Córrego do Medeiros no Município de São Carlos (SP), utilizando pontos fixos e transectos móveis. A metodologia consistiu na coleta de dados diários com medições realizadas em dois pontos fixos durante 30 minutos e em um percurso de 1,53km. Os resultados mostraram uma alteração de temperatura de 20,15°C até 21,55°C, explicada pelo tipo de ocupação da bacia, pois há uma variação na densidade de árvores que se concentra no local e da concentração de construções e baixa quantidade de árvores. Desta forma, é notório a influência que a vegetação tem na manutenção do microclima urbano, amenizando as temperaturas locais. Ressalta-se também a importância da realização de estudos similares, no intuito de auxiliar a tomada de decisão por parte do poder público e dos moradores para escolha de locais para a criação de ambientes que contenham áreas com vegetação, desse modo melhorando o conforto térmico da população. Palavras-chave: Conforto térmico. Temperatura intraurbana. Arborização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mochel, Alice, Tânia Torres Rosa, and Joel Paulo Russomano Veiga. "Aspectos da função renal em portadores do vírus da imunodeficiência humana." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 31, no. 2 (April 1998): 179–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821998000200003.

Full text
Abstract:
Verificou-se a ocorrência de alterações em alguns parâmetros da função renal de indivíduos infectados pelo virus da imunodeficiência humana (HIV), assintomáticos. Foram estudados 47 indivíduos, realizando-se provas funcionais renais: depuração de creatinina endógena, depuração de água livre, depuração osmolar, reabsorção tubular proximal e distal de sódio, excreção fracional de sódio e potássio e pH urinário. Os resultados revelaram diferenças significantes (p < 0,05) no pH urinário, maior no grupo HIV (6,36 ± 0,41), do que nos controles (6,02 ± 0,41); na depuração de água livre, que indicou reabsorção de água maior no grupo HIV (1,00 ± 0,64ml/min), do que nos controles (0,53 ± 0,48ml/min) e na depuração osmolar, que foi 2,00 ± 0,83ml/min no grupo HIV e 1,57 ± 0,48ml/min nos controles. O restante dos indicadores de função renal estudados não se mostraram diferentes estatisticamente entre um e outro grupo. Concluiu-se que essas diferenças são significativas, apesar de os valores absolutos estarem dentro da normalidade, pois podem estar associadas a alterações evolutivas tardias da doença, tais como o aumento na frequência de infecções do trato urinário e a hiponatremia dilucional. Mais estudos são necessários para se confirmarem essas hipóteses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maia, André Vieira, Antonio Marcos da Silva Catharino, Fernanda Martins Coelho Catharino, Marco Orsini, and Regina Maria Papais Alvarenga. "Cefaléia por privação de cafeína em paciente submetida à hemodiálise." Revista Neurociências 18, no. 3 (March 31, 2001): 324–27. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8470.

Full text
Abstract:
Há um número crescente de pacientes submetidos à hemodiálise no Brasil, muitos destes se queixam de cefaléia durante as sessões. A perda de cafeína consequente ao procedimento dialítico, pode ser um dos fatores desencadeadores da cefaléia. Objetivo. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente que apresenta cefaléia durante as sessões de hemodiálise, que respondeu a reposição de cafeína. Relato de caso. PFM, 36 anos, feminino, branca, natural do Rio de Janeiro, com história de hidrocefalia, sendo submetida a derivação ventrículo peritoneal (DVP), apresentou glomerulonefrites recorrentes com evolução para insuficiência renal crônica iniciando tratamento com hemodiálise há aproximadamente 2 anos. Apresentou quadro de cefaléia na segunda metade das sessões de hemodiálise com melhora do quadro clínico após o uso de cafeína. Discussão. Segundo a Sociedade Internacional de Cefaléia (IHS) durante a diálise ocorre depuração de várias substâncias, sendo uma das responsáveis pela cefaléia a depuração da cafeína sérica levando à crises de enxaqueca. Conclusão. O uso profilático de cafeína antes das sessões pode reduzir a ocorrência de cefaléia durante a diálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Veiga, Joel Paulo Russomano, Tânia Torres Rosa, Tatsuto Kimachi, Ércia R. Wolff, Raimunda N. Sampaio, Antonio Ricardo T. Gagliardi, Luiz Fernando Junqueira Jr., Jackson M. L. Costa, and Philip D. Marsden. "Função renal em pacientes com leishmaniose muco-cutânea tratados com antimoniais pentavalentes." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 27, no. 6 (December 1985): 298–302. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651985000600002.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a função renal em 10 pacientes com leishmaniose muco-cutânea tratados com glucantime (antimoniato de Meglumine, Rhodia) ou Pentostam (estibogluconato de sólio, Wellcome). Durante o uso das drogas, verificou-se a existência de um defeito na capacidade concentrante do rim, obtendo-se menores valores da osmolaridade urinária máxima e de depuração negativa máxima de água livre, neste período, em relação aos testes efetuados antes do tratamento. A capacidade de concentração urinária normalizou-se em 5, de 8 pacientes estudados no período de 15 a 30 dias, após a suspensão dos medicamentos, embora com valores de osmolaridade urinária máxima inferiores aos obtidos antes do tratamento. Em dois pacientes surgiu proteínúria, acima de 150 mg/dia, com o uso dos antimoniais, normalizando-se posteriormente. A depuração de creatinina endógena não se alterou significativamente com o uso das drogas. Os resultados sugerem que os antimoniais pentavalentes podem levar a uma disfunção tubular renal, caracterizada por um defeito na capacidade de concentrar a urina, reversível após a retirada dos medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, André Luis Calado, and José Yvan Pereira Leite. "Editorial." HOLOS 2 (July 28, 2010): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.431.

Full text
Abstract:
No contexto da 62a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), importante evento de difusão científica que este ano se realiza em Natal, com o tema Ciências do Mar: herança para o futuro, é com muito prazer que lançamos o segundo volume anual da Revista Holos. Esta edição eletrônica reúne 12 artigos, que analisam, cada um em sua área específica e com método próprio, fenômenos antigos e atuais em vista de um futuro sustentável para as próximas gerações. O primeiro artigo consiste em estudo de caso relacionado à recuperação de antigas edificações, envolvendo a restauração da Casa do Estudante de Natal e, mais detidamente, do prédio da então Escola de Artes e Ofícios de Natal, onde funcionou esta Instituição em seus primórdios. Este último, após a recuperação, abriga atualmente o Campus Avançado da Cidade Alta do IFRN. Resultado de um trabalho de cooperação entre pesquisadores do Instituto e a empresa que realizou as obras, o artigo trata sobre o emprego de materiais e técnicas, tradicionais e modernas, de intervenção para a recuperação da capacidade portante dos componentes estruturais das obras e para a recuperação dos aspectos funcionais dos sistemas construtivos das edificações e de sua integridade estrutural. Já o segundo artigo, que se apóia na contribuição de pesquisadores e bolsistas de iniciação científica do IFRN e da UFRN, enfoca as pastilhas de Peltier, apresentando aplicações didáticas para produzir efeito refrigerador ou aquecedor. A terceira contribuição, de um pesquisador do IFAL, descreve os caminhos percorridos e os desafios da comunidade de pescadores de Lagoa de Mundaú, em Maceió/AL, para a alfabetização científica. O artigo seguinte decorre do trabalho conjunto de pesquisadores do IFRN e da UFPE, que analisam a depuração de chorume nas Estações de Tratamento de Percolados (ETPs) de aterros sanitários. É apresentada uma metodologia alternativa (georremediação aditivada, GAD) para melhorar substancialmente a degradação da matéria orgânica recalcitrante contida no chorume, associada a uma redução significativa nas concentrações de alguns metais pesados do efluente. O quinto trabalho, elaborado por pesquisadores da UFOPA, discorre sobre os Cepropiais nativos formados pela espécie Cecropia palmata, dentre outras, que, acumulando fósforo (P) em tecidos foliares e cascas, podem prestar um serviço ecológico em paisagens amazônicas com deficiência desse elemento químico. De autoria de pesquisadores do IFRN, o artigo de número seis trata do diagnóstico da qualidade sanitária de plantas medicinais comercializadas em Currais Novos/RN. Os resultados mostram contaminações por grupos, contagens de bactérias do grupo dos coliformes totais, e os níveis de contaminação registrados apontam o material analisado como potencialmente danoso à saúde humana. O sétimo artigo, por sua vez, é fruto de uma cooperação entre pesquisadores do IFRN e da UFPE, que apresentam resultados de estudos no controle ambiental de perfuração de poços de petróleo no Campo de Porto Carão, Carnaubais/RN. O trabalho analisa as limitações do Relatório de Controle Ambiental. Voltado para o desenvolvimento sustentável do turismo, o oitavo artigo discute o tema e verifica que a atividade turística de Natal se constitui em alternativa viável de desenvolvimento, observando, no entanto, que o novo poder local deve desempenhar o seu papel de fomentador e protagonista do desenvolvimento socioeconômico. O artigo seguinte traz uma discussão sobre os resíduos eletrônicos de computadores nas Instituições de ensino superior em Natal/RN, observando que sua gestão é incipiente. Os autores são oriundos da UFRN, da UnP e da UNESP. Apresentado por pesquisadores da UFRN, o décimo artigo examinam conceitos e aspectos da Gerência do Conhecimento que possam contribuir no desenvolvimento de ferramentas mais adaptadas para os desafios atuais da educação tecnológica. Já o décimo primeiro artigo, escrito por pesquisadores da área de gestão do IFRN, investiga as possibilidades da consolidação de novas formas de gestão pública, baseadas no princípio da governabilidade e nos novos mecanismos de interação entre a sociedade e o poder público. Por fim, o último artigo discute a atividade mandioqueira na formação do territorial do agreste do Estado do Rio Grande. A importante contribuição resulta de pesquisas de professores do IFRN e da UFRN. Com espírito dos artífices de saberes de ciências e conhecedor das necessidades de percorrer caminhos de e para o conhecimento nos quatro cantos, via pulsos elétricos, nas direções dos computadores de lares, bibliotecas ou de longínquas lan houses, convidamos à leitura e à difusão de mais uma edição da Holos! Os Editores, Prof. André Luis Calado de Araújo e Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Gina Maria de Palma, Sâmia Maria Tauk-Tornisielo, and Antonio Carlos Simões Pião. "CAPACIDADE DE AUTODEPURAÇÃO DE UM TRECHO DO RIO CORUMBATAÍ, SP, BRASIL." Holos Environment 7, no. 2 (July 15, 2007): 139. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v7i2.1381.

Full text
Abstract:
O Índice de Depuração do baixo curso do Rio Corumbataí, SP, foi avaliado considerando a importância da água, quanto à qualidade e quantidade para abastecimento público através do índice K2. Sazonalmente nos períodos úmido/quente e seco/frio foram realizadas coletas em dois afluentes do Rio Corumbataí, o Rio Passa-Cinco e o Ribeirão Água Vermelha. As coletas foram realizadas no canal dos afluentes e após a foz de cada um deles junto ao rio Corumbataí, medindo-se a velocidade da água, vazão, profundidade, oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química do oxigênio (DQO) e nitrogênio total (NT). O curso de água do rio Corumbataí serve como receptor de grande quantidade de cargas orgânicas provenientes de fontes difusas tais como efluentes urbanos, rurais e industriais, lançados sem tratamento prévio, ocorrendo um grau de degradação acentuado. O rio Corumbataí, no trecho estudado, possui uma taxa de depuração alta, sendo no período seco/frio de aproximadamente 70,3%, provavelmente decorrente da declividade acentuada, que possui neste trecho, aos seus meandros e formações rochosas de fundo e pela presença de mata ciliar. Desta maneira, esse trabalho pode contribuir para a tomada de decisões de autoridades dos Municípios e da sociedade civil pertencentes ao Comitê da Bacia Hidrográfica PCJ, visando à preservação do manancial e da água de abastecimento público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pedroso, Bruno, Gustavo Luis Gutierrez, Edison Duarte, Luiz Alberto Pilatti, and Claudia Tania Picinin. "Avaliação da qualidade de vida de portadores de HIV/AIDS: uma visão geral dos instrumentos Whoqol-HIV e Whoqol-HIV-Bref." Conexões 10, no. 1 (May 10, 2012): 50–69. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v10i1.8637688.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é clarificar o mecanismo pré-estabelecido pelo Grupo WHOQOL-HIV para o cálculo dos escores dos instrumentos WHOQOL-HIV e WHOQOL-HIV-bref. Para tanto foi realizada a transcrição textual das sintaxes dos referidos instrumentos, descrevendo em minúcias a depuração de tais sintaxes. De forma adicional, foram propostas ferramentas alternativas para o cálculo automatizado dos escores e estatística descritiva de tais instrumentos. Conclui-se que a dificuldade de interpretação das sintaxes e a utilização do SPSS para calcular os resultados dos instrumentos WHOQOL constituem fatores limitantes na sua utilização e que estes podem ser suprimidos por meio do entendimento das sintaxes e utilização de formas alternativas para o cálculo dos resultados destes instrumentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Poder de depuração"

1

Biguelini, Cristina Poll. "Qualidade da água e poder de depuração do rio Marrecas em seu médio e baixo curso." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2013. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/13.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-05-12T14:41:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teste_29.pdf: 5594078 bytes, checksum: 308d893fac7679189bf937de88435834 (MD5) Previous issue date: 2013-02-08
The scarcity of water quality and concern for their management occurs in a more decentralized as possible is one of the biggest problems of today and would not be different in the municipality of Francisco Beltrão, that due to the large and rapid urban development, has become the most populous southwestern region of Paraná. Situation that was derived in an apparent degradation of the river Marrecas with wide decrease in vegetation cover, and several irregular housing effluent releases (many illegal).We tried to monitor the quality of the river in its middle reaches Marrecas, verifying the levels of pollution, eutrophication and the power to purify contamination suffered in the urban area, three monitoring points (before and after the urban area and near its mouth), by means of physico-chemical and microbiological control carried out seasonally, between higher and lower rainfall (August-October 2011), diagnosing the current situation through the classification methodology "Quality Index of waters "(ANA, 2005), for taking corrective and preventive actions in the future. These variables were associated with the results of flow and rainfall for the period. The results showed that some variables are analyzed in situ, showed normal values and other surpass the limits stipulated by law. The index of the final water quality varied between the range of "bad" to "regular" in August 2011, and between "bad" to "good" in October. The trophic state index ranged from eutrophic, mesotrophic and supereutrófico. The power of purification of the river, we used the variables BOD, COD and OD values were compared between the two point tracking (outside the city) and paragraph 3 of monitoring (near the mouth), concluding that in August the river could not debug the load of pollutants, but in October the debugging process was observed.
A escassez da qualidade da água e a preocupação para que a sua gestão ocorra de modo mais descentralizado possível é uma das maiores problemáticas da atualidade e não seria diferente no município de Francisco Beltrão, que devido ao rápido e elevado desenvolvimento urbano, tornou-se o mais populoso da região sudoeste do Paraná. Situação que derivou em um aparente processo de degradação do rio Marrecas, com ampla diminuição da cobertura vegetal, moradias irregulares e diversos lançamentos de efluentes (muitos irregulares). Neste contexto, buscou-se monitorar a qualidade do rio Marrecas em seu médio e baixo curso, para verificação dos níveis de poluição, do processo de eutrofização e do poder de depuração através do monitoramento em três locais de seu percurso pela área urbana de Francisco Beltrão (antes e após a área urbana e próximo a sua foz), utilizando-se da teoria sistêmica da caixa preta, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas de controle, realizados sazonalmente, no período de maior e menor pluviosidade (agosto e outubro de 2011), diagnosticando a situação atual através da metodologia de classificação Índice de Qualidade das águas (ANA, 2005), para tomada de ações corretivas e preventivas futuras. Tais variáveis foram associadas aos resultados de vazão e de pluviosidade do período. Os resultados obtidos demonstraram que algumas variáveis, se analisadas in loco, apresentaram valores de normalidade e outras extrapolaram os limites estipulados na legislação vigente. O Índice de qualidade da água final variou entre a faixa de ruim a regular no mês de agosto de 2011; e entre ruim a bom em outubro. O Índice de estado trófico oscilou entre eutrófico, mesotrófico e supereutrófico. Quanto ao poder de depuração do rio, utilizaram-se as variáveis DBO, DQO e OD, comparando-se os valores á montante e à jusante, com os encontrados próximo a foz com o rio Santana, concluindo-se que no mês de agosto o rio não conseguiu depurar a carga de poluentes, mas em outubro o processo de depuração foi observado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Albertini, Madeleine Rocio Medrano Castillo. "Metodologia para depuração off-line de parâmetros série e shunt de linhas de transmissão através de diversas amostras de medidas." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18154/tde-20102010-105622/.

Full text
Abstract:
Neste trabalho propõe-se uma metodologia off-line, prática e eficiente, para detectar, identificar e corrigir erros em parâmetros série e shunt de linhas de transmissão. As linhas de transmissão, ou ramos do modelo barra-ramo, suspeitas de estarem com EPs são identificadas através do Índice de Suspeita (IS). O IS de um ramo é a relação entre o número de medidas incidentes a esse ramo, cujos resíduos normalizados são maiores que um valor pré-estabelecido, e o número total de medidas incidentes a esse ramo. Usando várias amostras de medidas, os parâmetros dos ramos suspeitos são estimados, de forma seqüencial, via um estimador de estado e parâmetros baseado nas equações normais, que aumenta o vetor de variáveis de estado para inclusão dos parâmetros suspeitos. Resultados numéricos de diversas simulações, com os sistemas de 14, 30 e 57 barras do IEEE, têm demonstrado a alta precisão e confiabilidade da metodologia proposta, mesmo na ocorrência de erros múltiplos (em mais de um parâmetro) em ramos adjacentes, como também em linhas de transmissão paralelas com compensação série. Comprovou-se a viabilidade prática da metodologia proposta através da aplicação da mesma, para depuração (detecção, identificação e correção) dos valores dos parâmetros de dois subsistemas da Hydro-Québec Trans-Énergie.
A practical and efficient off-line approach to detect, identify and correct series and shunt branch parameter errors is proposed in this thesis. The branches suspected of having parameter errors are identified by means of the Suspicious Index (SI). The SI of a branch is the ratio between the number of measurements incident to that branch, whose normalized residuals are larger than one specified threshold value, and the total number of measurements incident to that branch. Using several measurement snapshots, the suspicious parameters are sequentially estimated, via an augmented state and parameter estimator which increases the V-\'teta\' state vector for the inclusion of suspicious parameters. Several simulation results (with IEEE 14, 30 and 57 bus systems) have demonstrated the high accuracy and reliability of the proposed approach to de al with single and multiple parameter errors in adjacent and non-adjacent branches, as well as in parallel transmission lines with series compensation. The proposed approach is confirmed by tests performed in two subsystems of the Hydro-Québec Trans-Énergie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Poder de depuração"

1

Freire, Juliana Minervina de Souza, Bárbara Monique De Freitas Vasconcelo, Caio Marques Da Silva, Fernanda Fonsêca Monteiro Freire, and Luisy Karen Lemos Costa. "MANEJO CLÍNICO DE PRONAÇÃO NOS PACIENTES COM COVID19 E SEUS BENEFÍCIOS." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1502.

Full text
Abstract:
Introdução: Pronação é uma técnica baseada em posicionar o paciente em decúbito ventral em caso de síndrome do desconforto respiratório agudo, facilitando a troca gasosa no pulmão, e diminuindo a tensão pulmonar. Ela está sendo amplamente usada no tratamento e o causando bom prognóstico de pacientes internados com COVID-19. Objetivos: Compreender a importância do manejo correto de pacientes diagnosticados com COVID-19 e os benefícios na adoção da posição prona. Material e métodos: Foi realizada uma revisão de literatura integrativa usando os bancos de dados MSD manuais e Pubmed, aplicando os descritores “COVID-19”; “SARS-CoV-2” e “Síndrome respiratória aguda grave”. Usou-se como critério de inclusão os artigos em inglês e português que estivessem no período entre os anos de 2015 a 2021. Resultados: A pronação causa um aumento da depuração secretora mucociliar, por desobstrução das vias aéreas, facilitando assim a ventilação e trocas gasosas. Ela também é responsável pelo recrutamento posterior de áreas com atelectasia, aumento do volume pulmonar nessas áreas, uma vez que ocorreu um colapso do tecido pulmonar ocasionando quadros de insuficiência respiratória e dispneia. Além disso, é importante para aprimorar a relação ventilação/perfusão, sendo a adequação entre a ventilação alveolar e a perfusão, constituindo benefícios para as trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos, diminuindo o espaço morto que pode ser encontrado em pacientes com algum distúrbio respiratório. Conclusão: A utilização da técnica de pronação tem se apresentado bastante eficiente e importante nos pacientes que apresentam síndrome do desconforto agudo devido ao COVID-19, devido ao fato dela aliviar os sintomas respiratórios. Além da síndrome do desconforto agudo poder se desenvolver em até 40% dos pacientes internados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography