To see the other types of publications on this topic, follow the link: Poder de depuração.

Journal articles on the topic 'Poder de depuração'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 31 journal articles for your research on the topic 'Poder de depuração.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rego, Arménio. "Os motivos de sucesso, afiliação e poder – Desenvolvimento e validação de um instrumento de medida." Análise Psicológica 18, no. 3 (December 7, 2012): 335–44. http://dx.doi.org/10.14417/ap.404.

Full text
Abstract:
Este artigo expõe o modo como foi desenvolvido e validado um instrumento de medida dos três motivos mais profusamente estudados por McClelland e seus colaboradores: sucesso, afiliação e poder. O estudo envolveu várias fases: a) foram recolhidos itens na literatura; b) elaborou-se um questionário contendo 58 escalas tipo Likert, de 7 pontos; c) este questionário foi aplicado a uma amostra composta por 243 indivíduos; d) por intermédio da análise factorial das componentes principais, procedeu-se a uma «depuração», donde resultou um questionário composto por 27 itens.Obteve-se uma estrutura factorial de três dimensões correspondentes aos três motivos mencionados. Os coeficientes Alfa de Cronbach cifram-se em valores superiores ao mínimo sugerido por Nunnally (1978). O instrumento emergente denota boas propriedades psicométricas, embora sejam necessários estudos adicionais de validação, designadamente recorrendo a análises factoriais confirmatórias, comparando perfis motivacionais de pessoas com diferentes opções profissionais, e estudando o poder explicativo dos motivos para o desempenho académico dos estudantes em diferentes níveis de dificuldade/desafio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rego, Arménio. "Justiça organizacional: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida." PSICOLOGIA 13, no. 1/2 (June 4, 2014): 286. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.515.

Full text
Abstract:
O objectivo do presente artigo é duplo: a) propor um instrumento de medida das percepções de justiça organizacional; b) testar a estrutura dimensional subjacente. Quatro fases foram seguidas. Primeira: recolheram-se itens na literatura, e elaborou-se um questionário com escalas tipo Likert. Segunda: aplicou-se um questionário a uma amostra de 167 indivíduos, oriundo de 12 organizações, e os dados foram sujeitos a uma análise factorial das componentes principais. Terceira: novo questionário foi elaborado com os itens remanescentes do processo de depuração factorial. Quarta: foi inquirida nova amostra, contendo 282 indivíduos oriundos de 37 organizações, tendo os dados sido sujeitos a uma análise factorial confirmatória. Os resultados sugerem uma dimensionalização tripartida, correspondente às três facetas da justiça mas enfatizadas pela literatura: distributiva, procedimental e interaccional. No entanto, também oferecem pistas de reflexão sobre a pertinência de a dimensão interaccional poder ser alvo da distinção entre justiça interpessoal e justiça informacional.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.515
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva, Willy Potrich, and Américo Bedê Freire Júnior. "Analítica e hermenêutica: duas faces de uma mesma solução para a garantia da racionalidade na aplicação do direito." Revista do Direito 1, no. 57 (January 8, 2019): 43–62. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v1i57.12881.

Full text
Abstract:
O anseio na busca pela racionalidade das decisões judiciais passa, de modo mais profundo, pela busca de sua legitimidade, especialmente em decisões de grande repercussão e relevância, quando os limites de atuação do Poder Judiciário se confunde com os limites estabelecidos para os Poderes Democráticos. Hermenêutica e Analítica, duas formas distintas de se ver o direito, mostram-se também como duas formas distintas de se enxergar a legitimidade da aplicação do direito, na tentativa de desenhar caminhos que permitam algum tipo de controle sobre a subjetividade inerente a qualquer ato volitivo de decidir. No âmbito da justificação das decisões, surgem as teorias da argumentação jurídica, muito bem condensadas na obra de Manuel Atienza, como mecanismo de exteriorização das razões articuladas no campo da consciência. Em face destas, levanta-se a crítica hermenêutica do direito, trazida na obra de Lênio Streck a partir da hermenêutica filosófica de Gadamer, preocupada com a chancela à indeterminação que se pratica ao considerar suficiente um exercício individual de argumentação em detrimento das verdadeiras razões das decisões. As objeções não anulam ou invalidam qualquer das duas formas de se ver o direito, mas certamente as deve forçar a repensar suas deficiências em uma relação complementar mútua. A resposta, na acepção deste trabalho, está em uma base de argumentação dialética, capaz de permitir a melhor depuração das premissas adotadas e, consequentemente, a aproximação do chamado contexto de descoberta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bueno, José Otávio De Almeida, Bruna Felix dos Santos, and Frederico Yuri Hanai. "ANÁLISE DA TEMPERATURA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO MEDEIROS NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS (SP): A INFLUÊNCIA DE ÁREAS ARBORIZADAS NO MICROCLIMA LOCAL." Revista Geotemas 9, no. 2 (August 29, 2019): 110–25. http://dx.doi.org/10.33237/geotemas.v9i2.3679.

Full text
Abstract:
As inúmeras transformações impostas ao meio ambiente e as constantes modificações do território têm ocasionado impactos aos ecossistemas naturais. Dentre elas, as variações climáticas junto com a redução da vegetação, por exemplo, alteram o microclima urbano. Com isso, ressalta o papel importante da arborização que auxilia na diminuição da incidência solar sobre a superfície e também na depuração do ar, no ganho de calor, melhorando o conforto térmico da população. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características térmicas da Bacia Hidrográfica do Córrego do Medeiros no Município de São Carlos (SP), utilizando pontos fixos e transectos móveis. A metodologia consistiu na coleta de dados diários com medições realizadas em dois pontos fixos durante 30 minutos e em um percurso de 1,53km. Os resultados mostraram uma alteração de temperatura de 20,15°C até 21,55°C, explicada pelo tipo de ocupação da bacia, pois há uma variação na densidade de árvores que se concentra no local e da concentração de construções e baixa quantidade de árvores. Desta forma, é notório a influência que a vegetação tem na manutenção do microclima urbano, amenizando as temperaturas locais. Ressalta-se também a importância da realização de estudos similares, no intuito de auxiliar a tomada de decisão por parte do poder público e dos moradores para escolha de locais para a criação de ambientes que contenham áreas com vegetação, desse modo melhorando o conforto térmico da população. Palavras-chave: Conforto térmico. Temperatura intraurbana. Arborização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mochel, Alice, Tânia Torres Rosa, and Joel Paulo Russomano Veiga. "Aspectos da função renal em portadores do vírus da imunodeficiência humana." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 31, no. 2 (April 1998): 179–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821998000200003.

Full text
Abstract:
Verificou-se a ocorrência de alterações em alguns parâmetros da função renal de indivíduos infectados pelo virus da imunodeficiência humana (HIV), assintomáticos. Foram estudados 47 indivíduos, realizando-se provas funcionais renais: depuração de creatinina endógena, depuração de água livre, depuração osmolar, reabsorção tubular proximal e distal de sódio, excreção fracional de sódio e potássio e pH urinário. Os resultados revelaram diferenças significantes (p < 0,05) no pH urinário, maior no grupo HIV (6,36 ± 0,41), do que nos controles (6,02 ± 0,41); na depuração de água livre, que indicou reabsorção de água maior no grupo HIV (1,00 ± 0,64ml/min), do que nos controles (0,53 ± 0,48ml/min) e na depuração osmolar, que foi 2,00 ± 0,83ml/min no grupo HIV e 1,57 ± 0,48ml/min nos controles. O restante dos indicadores de função renal estudados não se mostraram diferentes estatisticamente entre um e outro grupo. Concluiu-se que essas diferenças são significativas, apesar de os valores absolutos estarem dentro da normalidade, pois podem estar associadas a alterações evolutivas tardias da doença, tais como o aumento na frequência de infecções do trato urinário e a hiponatremia dilucional. Mais estudos são necessários para se confirmarem essas hipóteses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maia, André Vieira, Antonio Marcos da Silva Catharino, Fernanda Martins Coelho Catharino, Marco Orsini, and Regina Maria Papais Alvarenga. "Cefaléia por privação de cafeína em paciente submetida à hemodiálise." Revista Neurociências 18, no. 3 (March 31, 2001): 324–27. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8470.

Full text
Abstract:
Há um número crescente de pacientes submetidos à hemodiálise no Brasil, muitos destes se queixam de cefaléia durante as sessões. A perda de cafeína consequente ao procedimento dialítico, pode ser um dos fatores desencadeadores da cefaléia. Objetivo. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente que apresenta cefaléia durante as sessões de hemodiálise, que respondeu a reposição de cafeína. Relato de caso. PFM, 36 anos, feminino, branca, natural do Rio de Janeiro, com história de hidrocefalia, sendo submetida a derivação ventrículo peritoneal (DVP), apresentou glomerulonefrites recorrentes com evolução para insuficiência renal crônica iniciando tratamento com hemodiálise há aproximadamente 2 anos. Apresentou quadro de cefaléia na segunda metade das sessões de hemodiálise com melhora do quadro clínico após o uso de cafeína. Discussão. Segundo a Sociedade Internacional de Cefaléia (IHS) durante a diálise ocorre depuração de várias substâncias, sendo uma das responsáveis pela cefaléia a depuração da cafeína sérica levando à crises de enxaqueca. Conclusão. O uso profilático de cafeína antes das sessões pode reduzir a ocorrência de cefaléia durante a diálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Veiga, Joel Paulo Russomano, Tânia Torres Rosa, Tatsuto Kimachi, Ércia R. Wolff, Raimunda N. Sampaio, Antonio Ricardo T. Gagliardi, Luiz Fernando Junqueira Jr., Jackson M. L. Costa, and Philip D. Marsden. "Função renal em pacientes com leishmaniose muco-cutânea tratados com antimoniais pentavalentes." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 27, no. 6 (December 1985): 298–302. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651985000600002.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a função renal em 10 pacientes com leishmaniose muco-cutânea tratados com glucantime (antimoniato de Meglumine, Rhodia) ou Pentostam (estibogluconato de sólio, Wellcome). Durante o uso das drogas, verificou-se a existência de um defeito na capacidade concentrante do rim, obtendo-se menores valores da osmolaridade urinária máxima e de depuração negativa máxima de água livre, neste período, em relação aos testes efetuados antes do tratamento. A capacidade de concentração urinária normalizou-se em 5, de 8 pacientes estudados no período de 15 a 30 dias, após a suspensão dos medicamentos, embora com valores de osmolaridade urinária máxima inferiores aos obtidos antes do tratamento. Em dois pacientes surgiu proteínúria, acima de 150 mg/dia, com o uso dos antimoniais, normalizando-se posteriormente. A depuração de creatinina endógena não se alterou significativamente com o uso das drogas. Os resultados sugerem que os antimoniais pentavalentes podem levar a uma disfunção tubular renal, caracterizada por um defeito na capacidade de concentrar a urina, reversível após a retirada dos medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, André Luis Calado, and José Yvan Pereira Leite. "Editorial." HOLOS 2 (July 28, 2010): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.431.

Full text
Abstract:
No contexto da 62a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), importante evento de difusão científica que este ano se realiza em Natal, com o tema Ciências do Mar: herança para o futuro, é com muito prazer que lançamos o segundo volume anual da Revista Holos. Esta edição eletrônica reúne 12 artigos, que analisam, cada um em sua área específica e com método próprio, fenômenos antigos e atuais em vista de um futuro sustentável para as próximas gerações. O primeiro artigo consiste em estudo de caso relacionado à recuperação de antigas edificações, envolvendo a restauração da Casa do Estudante de Natal e, mais detidamente, do prédio da então Escola de Artes e Ofícios de Natal, onde funcionou esta Instituição em seus primórdios. Este último, após a recuperação, abriga atualmente o Campus Avançado da Cidade Alta do IFRN. Resultado de um trabalho de cooperação entre pesquisadores do Instituto e a empresa que realizou as obras, o artigo trata sobre o emprego de materiais e técnicas, tradicionais e modernas, de intervenção para a recuperação da capacidade portante dos componentes estruturais das obras e para a recuperação dos aspectos funcionais dos sistemas construtivos das edificações e de sua integridade estrutural. Já o segundo artigo, que se apóia na contribuição de pesquisadores e bolsistas de iniciação científica do IFRN e da UFRN, enfoca as pastilhas de Peltier, apresentando aplicações didáticas para produzir efeito refrigerador ou aquecedor. A terceira contribuição, de um pesquisador do IFAL, descreve os caminhos percorridos e os desafios da comunidade de pescadores de Lagoa de Mundaú, em Maceió/AL, para a alfabetização científica. O artigo seguinte decorre do trabalho conjunto de pesquisadores do IFRN e da UFPE, que analisam a depuração de chorume nas Estações de Tratamento de Percolados (ETPs) de aterros sanitários. É apresentada uma metodologia alternativa (georremediação aditivada, GAD) para melhorar substancialmente a degradação da matéria orgânica recalcitrante contida no chorume, associada a uma redução significativa nas concentrações de alguns metais pesados do efluente. O quinto trabalho, elaborado por pesquisadores da UFOPA, discorre sobre os Cepropiais nativos formados pela espécie Cecropia palmata, dentre outras, que, acumulando fósforo (P) em tecidos foliares e cascas, podem prestar um serviço ecológico em paisagens amazônicas com deficiência desse elemento químico. De autoria de pesquisadores do IFRN, o artigo de número seis trata do diagnóstico da qualidade sanitária de plantas medicinais comercializadas em Currais Novos/RN. Os resultados mostram contaminações por grupos, contagens de bactérias do grupo dos coliformes totais, e os níveis de contaminação registrados apontam o material analisado como potencialmente danoso à saúde humana. O sétimo artigo, por sua vez, é fruto de uma cooperação entre pesquisadores do IFRN e da UFPE, que apresentam resultados de estudos no controle ambiental de perfuração de poços de petróleo no Campo de Porto Carão, Carnaubais/RN. O trabalho analisa as limitações do Relatório de Controle Ambiental. Voltado para o desenvolvimento sustentável do turismo, o oitavo artigo discute o tema e verifica que a atividade turística de Natal se constitui em alternativa viável de desenvolvimento, observando, no entanto, que o novo poder local deve desempenhar o seu papel de fomentador e protagonista do desenvolvimento socioeconômico. O artigo seguinte traz uma discussão sobre os resíduos eletrônicos de computadores nas Instituições de ensino superior em Natal/RN, observando que sua gestão é incipiente. Os autores são oriundos da UFRN, da UnP e da UNESP. Apresentado por pesquisadores da UFRN, o décimo artigo examinam conceitos e aspectos da Gerência do Conhecimento que possam contribuir no desenvolvimento de ferramentas mais adaptadas para os desafios atuais da educação tecnológica. Já o décimo primeiro artigo, escrito por pesquisadores da área de gestão do IFRN, investiga as possibilidades da consolidação de novas formas de gestão pública, baseadas no princípio da governabilidade e nos novos mecanismos de interação entre a sociedade e o poder público. Por fim, o último artigo discute a atividade mandioqueira na formação do territorial do agreste do Estado do Rio Grande. A importante contribuição resulta de pesquisas de professores do IFRN e da UFRN. Com espírito dos artífices de saberes de ciências e conhecedor das necessidades de percorrer caminhos de e para o conhecimento nos quatro cantos, via pulsos elétricos, nas direções dos computadores de lares, bibliotecas ou de longínquas lan houses, convidamos à leitura e à difusão de mais uma edição da Holos! Os Editores, Prof. André Luis Calado de Araújo e Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Gina Maria de Palma, Sâmia Maria Tauk-Tornisielo, and Antonio Carlos Simões Pião. "CAPACIDADE DE AUTODEPURAÇÃO DE UM TRECHO DO RIO CORUMBATAÍ, SP, BRASIL." Holos Environment 7, no. 2 (July 15, 2007): 139. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v7i2.1381.

Full text
Abstract:
O Índice de Depuração do baixo curso do Rio Corumbataí, SP, foi avaliado considerando a importância da água, quanto à qualidade e quantidade para abastecimento público através do índice K2. Sazonalmente nos períodos úmido/quente e seco/frio foram realizadas coletas em dois afluentes do Rio Corumbataí, o Rio Passa-Cinco e o Ribeirão Água Vermelha. As coletas foram realizadas no canal dos afluentes e após a foz de cada um deles junto ao rio Corumbataí, medindo-se a velocidade da água, vazão, profundidade, oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química do oxigênio (DQO) e nitrogênio total (NT). O curso de água do rio Corumbataí serve como receptor de grande quantidade de cargas orgânicas provenientes de fontes difusas tais como efluentes urbanos, rurais e industriais, lançados sem tratamento prévio, ocorrendo um grau de degradação acentuado. O rio Corumbataí, no trecho estudado, possui uma taxa de depuração alta, sendo no período seco/frio de aproximadamente 70,3%, provavelmente decorrente da declividade acentuada, que possui neste trecho, aos seus meandros e formações rochosas de fundo e pela presença de mata ciliar. Desta maneira, esse trabalho pode contribuir para a tomada de decisões de autoridades dos Municípios e da sociedade civil pertencentes ao Comitê da Bacia Hidrográfica PCJ, visando à preservação do manancial e da água de abastecimento público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pedroso, Bruno, Gustavo Luis Gutierrez, Edison Duarte, Luiz Alberto Pilatti, and Claudia Tania Picinin. "Avaliação da qualidade de vida de portadores de HIV/AIDS: uma visão geral dos instrumentos Whoqol-HIV e Whoqol-HIV-Bref." Conexões 10, no. 1 (May 10, 2012): 50–69. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v10i1.8637688.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é clarificar o mecanismo pré-estabelecido pelo Grupo WHOQOL-HIV para o cálculo dos escores dos instrumentos WHOQOL-HIV e WHOQOL-HIV-bref. Para tanto foi realizada a transcrição textual das sintaxes dos referidos instrumentos, descrevendo em minúcias a depuração de tais sintaxes. De forma adicional, foram propostas ferramentas alternativas para o cálculo automatizado dos escores e estatística descritiva de tais instrumentos. Conclui-se que a dificuldade de interpretação das sintaxes e a utilização do SPSS para calcular os resultados dos instrumentos WHOQOL constituem fatores limitantes na sua utilização e que estes podem ser suprimidos por meio do entendimento das sintaxes e utilização de formas alternativas para o cálculo dos resultados destes instrumentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ramos, José Beldson Elias, and Eldemar Albuquerque Menor. "Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)." HOLOS 2 (July 23, 2010): 42. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.424.

Full text
Abstract:
A depuração de chorume nas ETP’s (Estações de Tratamento de Percolados) de aterros sanitários, envolve volumes consideráveis e, geralmente, constatam-se deficiências de performance no seu tratamento. Os resultados das pesquisas voltadas para remediação das suas características tóxicas, que variam de aterro para aterro, vêm conduzindo a propostas em que esse poluente, seja como produto residual líquido ou como pasta adensada (lodo), é sempre descartado na Natureza. Na tese de doutorado em foco apresenta-se uma metodologia alternativa (georremediação aditivada, GAD) para melhorar substancialmente a degradação da matéria orgânica recalcitrante contida no chorume, associada a uma redução significativa nas concentrações de alguns metais pesados do efluente. No processo GAD, se emprega um blend industrial caulínico, ativado com cal hidratada, atuando como agente depurador, através da preparação de uma polpa com o chorume bruto. Essa nova metodologia, que pode ser adotada em escala operacional, permite a recuperação das frações residuais sólida e líquidas após a performance depuradora. Ambas as frações podem ser industrialmente aproveitadas e/ou adequadamente descartadas. A viabilidade operacional é também sustentada por um reduzido tempo de reação (máximo de 15 minutos) e baixos custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Raffaelli, Rafael. "Husserl e a psicologia." Estudos de Psicologia (Natal) 9, no. 2 (August 2004): 211–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2004000200002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é esclarecer a relação entre a fenomenologia de Husserl e a psicologia. Embora Husserl traçasse um paralelo entre fenomenologia e psicologia, ele não supunha uma identidade entre essas duas disciplinas. A psicologia é uma ciência de fatos e a fenomenologia é a base para a compreensão do sentido desses fatos. A psicologia pode ser considerada uma ciência autônoma que estuda a psique através do comportamento. Mas a interpretação da significação subjacente ao comportamento só pode ser realizada pela psicologia eidética. A psicologia eidética, fundada na fenomenologia, é que conduziria a depuração do naturalismo que impregna a psicologia empírica. Segundo Husserl, a psicologia não necessita dos conselhos metodológicos das ciências da natureza e deve buscar seu próprio caminho para compreender o sentido do ato humano. Assim, o que a psicologia precisa é de um "plus ultra" conectando a investigação psicológica com o transcendental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pasini, Leandro. "mediação local." Remate de Males 40, no. 2 (December 4, 2020): 767–90. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v40i2.8655861.

Full text
Abstract:
As relações de Antonio Candido com o modernismo brasileiro são conhecidas, embora o seu significado, no âmbito da teoria literária, ainda esteja em aberto. A proposta deste ensaio é acompanhar não somente a vinculação dele com o movimento modernista, sobretudo o de São Paulo, mas também o modo como ele desdobrou com originalidade própria o núcleo estético desse movimento em um núcleo crítico e teórico, mediado pela figura intelectual de Mário de Andrade. Com esse fim, a ideia de formação será pensada aqui como o resultado de uma depuração de seu comprometimento e estudo do modernismo, e que pode, a partir de um retorno à matriz inicial de sua elaboração, transformar-se em uma perspectiva nova de leitura tanto da obra de Antonio Candido quanto da noção de modernismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gabriel, Ivana Cláudia, Sonia Kiyomi Nishida, and Gianna Mastroianni Kirsztajn. "Cistatina C sérica: uma alternativa prática para avaliação de função renal?" Brazilian Journal of Nephrology 33, no. 2 (June 2011): 261–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-28002011000200023.

Full text
Abstract:
A taxa de filtração glomerular é o principal indicador de função renal em indivíduos saudáveis e doentes. Apesar de todo o desenvolvimento da medicina em nossos dias, ainda há dificuldade para definir-se essa taxa com precisão na prática diária. Marcadores precoces de lesão renal são importantes, porque a taxa de filtração glomerular se reduz antes do aparecimento dos sintomas ou sinais de insuficiência renal. A cistatina C tem sido apontada como uma alternativa, mas ainda não foi testada em muitas condições. Vantagens e desvantagens desse marcador foram aqui discutidas. Embora a determinação sérica da cistatina C comece a ser usada na prática clínica em todo o mundo, ainda não foram completamente esclarecidas suas limitações ou as situações em que está de fato indicada sua aplicação; por outro lado, a creatinina sérica (e sua depuração) é um marcador laboratorial facilmente acessível, de baixo custo, cujas limitações são bem conhecidas, que pode ser usado de forma rotineira para avaliação de função renal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Coutinho, William Maia, Alexandre Simões Dias, and Luiz Alberto Forgiarini Junior. "A utilização do insuflador-exsuflador mecânico como técnica de higiene brônquica em pacientes críticos." Fisioterapia Brasil 17, no. 3 (October 20, 2016): 293. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v17i3.490.

Full text
Abstract:
Introdução: O desenvolvimento de equipamentos com o objetivo de auxiliar a manutenção da higiene das vias aéreas de doentes hospitalizados proporcionou uma alternativa terapêutica para doentes com tosse ineficaz, seja pela utilização de via aérea artificial ou por incapacidade. O insuflador-exsuflador mecânico objetiva auxiliar na higiene das vias aéreas em pacientes com tosse inefetiva. Este equipamento pode ser benéfico em pacientes intubados, traquestomizados ou incapazes de realizar tosse efetiva. Objetivo: Descrever, através de uma revisão da literatura, os benefícios da utilização de insuflador-exsuflador mecânico em pacientes críticos, seja através da utilização de suporte ventilatório ou não, assim como os principais desfechos clínicos encontrados nesta população. Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Lilacs, Medline, Pubmed. Resultados: Foram identificados 23 artigos abordando a utilização do insuflador-exsuflador mecânico e a sua eficácia na higiene brônquica. Conclusão: Diversos estudos abordaram que este equipamento aprimora a higiene brônquica de pacientes com e sem suporte ventilatório invasivo, demonstrando ser uma estratégia segura e viável.Palavras-chave: ventilação artificial, tosse, secreção, depuração mucociliar, pico de fluxo expiratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ribeiro, Ivete Furtado, Ana Paula L. de Melo, and Josy Davidson. "Fisioterapia em recém-nascidos com persistência do canal arterial e complicações pulmonares." Revista Paulista de Pediatria 26, no. 1 (March 2008): 77–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822008000100013.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Revisar as complicações pulmonares e intervenções fisioterapêuticas disponíveis para recém-nascidos com persistência do canal arterial (PCA). FONTES DE DADOS: Artigos publicados nas fontes de dados Medline e Lilacs, além de capítulos de livros nos idiomas português e inglês, entre 1992 e 2006. As palavras-chave utilizadas para busca foram: "canal arterial", "prematuridade", "síndrome do desconforto respiratório", "complicações" e "pulmão". SÍNTESE DOS DADOS: A PCA é uma intercorrência freqüente em recém-nascidos pré-termos, que pode se associar a complicações pulmonares, tais como atelectasias, infecções pulmonares e falha na extubação, aumentando o tempo de ventilação mecânica e de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os recursos fisioterapêuticos visam melhorar as condições pulmonares, propiciando o aumento da complacência pulmonar e a diminuição da resistência de vias aéreas, além de otimizar o mecanismo de depuração mucociliar e, dessa forma, reduzir o trabalho respiratório. CONCLUSÕES: A fisioterapia respiratória contribui para melhorar a evolução dos neonatos com complicações pulmonares por persistência de canal arterial, permitindo otimizar a mecânica respiratória, além de melhorar a oxigenação e a relação ventilação/perfusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Martins, José Eduardo. ""La Boîte à Joujoux" de Claude Debussy e a Diversificação Analítica." Revista Música 3, no. 1 (May 1, 1992): 32. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v3i1.55037.

Full text
Abstract:
Na totalidade das obras de Debussy, "La boîte à joujoux" é uma das que apresentam maior quantidade de referenciais, prestando-se às mais diversas possibilidades analíticas, que longe estão de um esgotamento. Essencialmente, "La boîte à joujoux" apresenta-se como produção de síntese de muitos dos procedimentos utilizados pelo compositor durante a sua trajetória anterior, sendo, igualmente, um passo rumo à direção voltada à simplificação, encontrável em muitas das criações posteriores. Se "La boîte à joujoux" pode ser entendida como uma obra de síntese de muitos procedimentos pianísticos de Debussy, sob outro aspecto, o idiomático técnico-pianístico nela contido, onde há a essência de processos econômicos, permite compreendê-la como um todo resultante da depuração. "As inúteis acrobacias" pianísticas certamente não teriam sido oralizadas pelo compositor por acaso. Debussy estaria plenamente consciente de que esse piano "resumido" conteria o cerne mesmo do seu idiomático construído durante quase 35 anos. Nas últimas sonatas e mesmo, ocasionalmente, em algumas passagens dos Études, a simplificação que resulta teria uma origem nas significativas abordagens pianísticas de "La boîte à joujoux".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Luciana Rocha dos, and Mauricio Abreu Pinto Peixoto. "Análise do inventário de consciência metacognitiva de alunos do curso técnico em enfermagem." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 13, 2021): e62101220019. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20019.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo obter um diagnóstico da percepção metacognitiva dos educandos de um curso técnico em enfermagem, e apontar caminhos para uma aprendizagem autônoma. Para tanto, realizou-se um survey interseccional com 65 estudantes de um curso técnico em enfermagem, durante o ensino remoto emergencial. O Metacognitive Awareness Inventory (MAI) foi utilizado para investigar a disposição do aluno em relação ao seu conhecimento metacognitivo e regulação cognitiva, o que implica na avaliação da capacidade para refletir e na tomada de decisão. Observou-se 66% de Conhecimento metacognitivo e 68% de Regulação da Cognição. O primeiro fator compôs-se de Conhecimentos condicional (69%), Declarativo (66%) e Processual (62%). Já a Regulação da Cognição distribuiu-se entre Planejamento (68%), Gestão da Informação (69%), Monitoramento (67%), Depuração (82%) e Avaliação (63%). Tais resultados, entre outros, apontaram para a necessidade de aprimoramento e ampliação da consciência metacognitiva, através da inserção de estratégias de estímulo à cultura do pensar, a reflexão crítica, a autorregulação da aprendizagem e a aprender a aprender.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lopes, Thiago Santos de Almeida, Weruska Brasileiro Ferreira, Thyago Nóbrega Silveira, Célia Regina Diniz, Whelton Brito dos Santos, Amanda Laurentino Torquato, and Líbia De Sousa Conrado Oliveira. "Estudo cinético do desenvolvimento da microalga Chlorella Vulgaris em efluentes de tratamento anaeróbio de esgoto doméstico para fins de produção de biodiesel." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 8 (May 14, 2019): 70–81. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0007.

Full text
Abstract:
Dentre as inúmeras possibilidades que visam à diminuição do uso de combustíveis fósseis, têm se destacado as microalgas, cuja biomassa pode ser utilizada na geração de diferentes formas de energia, além de sua elevada capacidade para a depuração de águas residuárias, absorção de CO2 e eficiência superior na produção de óleo em relação às oleaginosas. Este estudo teve como objetivo avaliar as melhores condições de crescimento da microalga Chlorella vulgaris em meios de cultura suplementados com efluente de tratamento anaeróbio de esgoto doméstico do reator tipo UASB, buscando reduzir o custo dos cultivos para a produção de biodiesel, bem como promover um destino adequado a esse efluente, impróprio para lançamento em corpos hídricos. A microalga em estudo foi cultivada utilizando o meio de cultura sintético BBM adicionado a diferentes proporções do efluente de UASB (20, 30, 50, 70, 80 e 100%). De acordo com os parâmetros cinéticos de crescimento, observou-se que o efluente de UASB ofereceu condições para o ótimo desenvolvimento da microalga, resultando em acúmulo de biomassa, além de reduzir a carga poluidora do efluente. Concluiu-se que a utilização de resíduos líquidos oriundos do tratamento anaeróbio de esgoto doméstico pode aumentar a viabilidade dos cultivos visando à produção de biodiesel, uma vez que permitem redução de custos ao substituir de forma total ou parcial o meio sintético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Borges Oliveira, Carlos Eduardo, Caroline Fávaro Oliveira, Felipe Fiochi Pena, Helen Sandra De Sousa Laet, Isabella Esper Tamburus, Pedro De Souza Lopes Silva, Julio Cesar De Souza Inácio Gonçalves, and Deusmaque Carneiro Ferreira. "Qualidade da água e estimativa da carga orgânica máxima assimilada pelo córrego Lanoso." Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 4, no. 3 (September 30, 2019): 213. http://dx.doi.org/10.18554/rbcti.v4i3.3396.

Full text
Abstract:
Os modelos matemáticos têm considerável aplicabilidade na esfera ambiental e, dentre os usos possíveis, pode-se destacar a aferição de parâmetros de qualidade da água com a simulação de diversos cenários, o que os tornam uma importante ferramenta para a gestão dos recursos hídricos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade da água do Córrego Lanoso, no município de Uberaba (MG), bem como inferir a carga máxima de efluente admissível no córrego por meio do modelo QUAL2K. As coletas foram realizadas em quatro pontos de amostragem ao longo do córrego Lanoso. Foram analisados os seguintes parâmetros: vazão, turbidez, pH, condutividade, oxigênio dissolvido, DBO5, DQO,alcalinidade, cloreto, fósforo total, nitrato, sólidos totais e em suspensão. A modelagem do processo de autodepuração foi realizada com o uso do modelo QUAL2K. Mediante aos resultados das análises de vazão e dos parâmetros físico-químicos de qualidade da água, o modelo QUAL2K simulou diversos tipos de cenários do córrego Lanoso, sendo possível estimar a capacidade máxima de suporte do curso d’água, bem como os possíveis impactos da implantação de diversas atividades agropecuárias ao longo do seu leito, sem alterar as suas características atuais. A carga máxima admissível pelo córrego Lanoso foi de 288 g.s-1. Os pontos a jusante da bacia apresentaram maior capacidade para depuração da carga poluidora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Chrisllayne Oliveira da, Wenderson Costa da Silva, Karine Costa Melo, Alanna Nunes Soares, Linccon Fricks Hernandes, Rafael Andrade da Silva, Ianeska Bárbara Ribeiro do Nascimento, et al. "O uso de extrato de alho como fitoterapia no controle da hipertensão: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 4, 2021): e7610212024. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12024.

Full text
Abstract:
O alho age na hipertensão de diversas formas, primeiramente exercendo um efeito dilatador, tanto pela liberação de óxido nítrico, quanto pelo aumento da adenosina disponível, contribuindo dessa forma para o mecanismo hipotensor, podendo-se considerar o alho um forte aliado no tratamento desta patologia, o estudo teve como problemática “Qual a eficácia do uso de extrato de alho como fitoterapia no controle da hipertensão de acordo com a Literatura?”. Onde objetivou-se verificar nas produções cientificas disponíveis os efeitos do extrato de alho em indivíduos hipertensos. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Integrativa (RI) da literatura, consultou-se por meio de descritores e palavras-chave as bases de dados PubMed, BVS, coordenada pela BIREME e composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e CINAHL. Ao final oito (8) artigos atenderam a questão norteadora e foram adicionados ao estudo e evidenciou o uso do alho na prática clínica, os beneficios da utilização do alho como terapia complementar no tratamento HAS e dentro da dieta, além dos principais efeitos colaterais. Conclui-se que aumentar a ingestão de vegetais allium, pode estar associada a redução de triglicerídeos e depuração de creatinina, o que proporciona uma melhoria da função renal e diminuição da pressão arterial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Correia de Oliveira Gomes, Ana Carolina, Laércio Alves de Carvalho, Yzel Rondon Súarez, Elaine Novak, and Rodrigo Martins Moreira. "Análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos de poços de monitoramento em área aplicada com vinhaça." Águas Subterrâneas 32, no. 2 (June 29, 2018): 237–47. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v32i2.29105.

Full text
Abstract:
A vinhaça é um subproduto no processo de produção de açúcar e álcool e é comumente aplicada nos canaviais como fertilizante mineral, contudo apresenta alto potencial de contaminação para o solo, a água superficial e subterrânea. Este trabalho visa avaliar a qualidade da água subterrânea através do monitoramento de alguns parâmetros físico-químicos e microbiológicos em poços de monitoramento existentes em áreas de cana-de-açúcar irrigadas com vinhaça. Para isto foram analisados 14 parâmetros de qualidade da água em 17 poços de monitoramento distribuídos em área de 10.138,23ha de aplicação de vinhaça de uma usina de açúcar e álcool no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Os parâmetros analisados foram: condutividade, cor aparente, DBO520, fostato total, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal total, nitrogênio total Kjeldahl, OD, pH, sólidos totais, turbidez e coliformes totais. As análises ocorreram semestralmente no período de 2009 a 2012. Através da Análise de Componentes Principais, aplicada separadamente às amostragens nos períodos seco e chuvoso, foi constatado que os poços se diferenciam pelo tempo de aplicação de vinhaça, sugerindo que os parâmetros avaliados de qualidade da água estão sendo influenciados pela aplicação de vinhaça. Os poços de monitoramento podem ser fontes de contaminação de água subterrânea, porém no presente estudo não foram observados valores que alterassem a qualidade da água subterrânea possivelmente pela capacidade de depuração do solo, pela aplicação de vinhaça adequadamente e correta construção dos poços seguindo a NBR n° 15495-1:2007.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Fleig Dal Forno, Leticia, Reginéa De Souza Machado, and Iara Carnevale de Almeida. "O uso de ferramentas tecnológicas como comunidades de práticas por docentes de uma rede particular de ensino." Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 25 (July 27, 2020): e2. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.25.e2.

Full text
Abstract:
A internet tem sido usada nas escolas em larga escala e serve como nova forma de comunicação entre os docentes e os responsáveis pelos educandos das séries iniciais, especialmente de escolas particulares. Essa interatividade entre o docente da Educação Infantil com os responsáveis utilizando a rede social, em especial o aplicativo Whatsapp, pode ser otimizada pela Gestão do Conhecimento (GC). O objetivo deste estudo foi o de investigar se os docentes da Educação Infantil de uma rede de ensino privada utilizam as redes sociais enquanto recurso de comunicação entre docente e responsáveis, como uma proposta de Comunidade de Prática. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, de cunho exploratório, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada numa rede de escolas particulares no Sul do Brasil, coletando um grupo para estudo, caracterizando como procedimento de estudo de caso, pois ocorreu a inserção do pesquisador para monitoramento em grupos de WhatsApp das escolas, bem como questionário online. Os dados obtidos foram coletados usando análise quantitativa, onde 1. Os dados obtidos pelas conversas forma depurados pelo (IRAMUTEQ). 2. O questionário online depurado no Google Forms. Os resultados indicaram que os docentes interagem nas redes sociais, no contato com os responsáveis, com potencial relação como uma proposta de Comunidades de Prática no contexto educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Birman, Joel. "Subjetividade, tempo e psicanálise." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 3, no. 4 (December 2000): 11–30. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142000004002.

Full text
Abstract:
As psicoterapias breves nos remetem, de maneira inexorável, a uma indagação sobre as relações complexas existentes entre os registros da subjetividade e do tempo na atualidade, por colocarem em pauta uma certa concepção da experiência analítica, que se constituiu ao longo da história da psicanálise e se instituiu como norma em diferentes tradições psicanalíticas. O processo psicanalítico exigira não apenas um tempo longo, mas também uma grande freqüência semanal no número de sessões, fatores estes que se articulariam intimamente, como se fossem duas faces da mesma moeda, em que o tempo longo estabelece uma relação de fundação com a experiência analítica. A concepção de que toda e qualquer prática clínica que não se realize de acordo com tais parâmetros não passaria de uma psicoterapia, mesmo que conduzida por um psicanalista, precisa ser revista e questionada. Neste artigo, indaga-se sobre as condições de possibilidade da experiência analítica que essas práticas clínicas nos conduzem de maneira infalível. As psicoterapias breves se colocaram há algumas décadas como novas possibilidades terapêuticas nos campos da psiquiatria e da psicologia clínicas, principalmente por razões de ordem econômica e por uma transformação crucial da relação das individualidades com o tempo, impondo, inevitavelmente, uma releitura do ato psicanalítico, em que este pode e deve ser depurado de suas marcas normativas tradicionais. O questionamento da psicanálise na pós-modernidade e sua preterição em nome de outras práticas clínicas remetem inequivocamente a uma recusa de um dispositivo de escuta que se contrapõe à iminência da ação e da decisão, que a aceleração do tempo na atualidade, em contrapartida, nos impõe. Freud, sensível às variações da demanda, já reconhecia a dimensão normativa e arbitrária do número de sessões, valorizando a sua intensidade em detrimento da sua longevidade, mesmo levando em consideração o mecanismo da resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Arango-Toloza, Michel Juliett, Pedronel Araque-Marín, and Carlos Alberto Peláez-Jaramillo. "Evaluación de hidrogeles de lodos resultantes del lavado de arena y piedra como alternativa para el tratamiento de suelos áridos." Respuestas 23, no. 1 (April 14, 2018): 60. http://dx.doi.org/10.22463/0122820x.1336.

Full text
Abstract:
ResumenEn la fase de elaboración de materiales para la construcción, se genera una gran cantidad de residuos como el lodo generado en los procesos de lavado de los materiales agregados, originados de rocas, arena y gravas que no pueden ser reutilizados o aprovechados en los demás procesos de producción. En tal sentido, se busca crear alternativas de manejo y disposición de estos residuos. Para ello se requiere evaluar la fitotoxicidad de hidrogeles formulados a partir de lodos procedentes de las aguas resultantes del lavado de arena y piedra como alternativa para el tratamiento de suelos áridos y se evaluó la fitotoxicidad en los modelos biológicos Raphanus sativus y Brachiaria dictyoneura. De tal manera, para el estudio, se caracterizaron fisicoquímica, microbiológica y microscópicamente los lodos de lavado de arena y piedra. Los lodos fueron formulados tipo hidrogel para valorar la capacidad de retención y recuperación de agua, cinética de evaporación y fitotoxicidad. Los análisis realizados determinaron que el lodo de arena es un buen candidato para el tratamiento de suelos áridos, ya que este es óptimo para la germinación, promueve el crecimiento y desarrollo de las plantas como R. sativus y B. dictyoneura.Palabras clave: Fitotoxicidad, Hidrogeles, Lodos, Suelos áridos AbstractIn building materials manufacturing a large amount of wastes which cannot be used in the other production processes are generated. Among the residues there is the sludge, it is generated during the process of washing the materials aggregates originating from rocks, sands and gravels, depending on the finished product. Besides it is necessary to create alternatives for the management and disposal of these wastes. For this reason, this work iams to evaluate the effect of hydrogels formulated from sludge as an alternative for the treatment of arid soils. The sludge was studied by physicochemical, microbiological and microscopically characterization and the phytotoxicity was evaluated in the biological models Raphanus sativus and Brachiaria dictyoneura. The hydrogel type sludge was formulated to evaluate the capacity of retention and recovery of water. Besides, kinetics of evaporation and phytotoxicity was evaluated. The analyzes carried out determined that the sand sludge is a good candidate for the treatment of arid soils since it is optimal for the germination, the growth and development of the plants like R. sativus and B. dictyoneura.Keywords: phytotoxicity, hydrogels, Sludge, arid soilsResumoNa etapa de processamento de materiais de construção, uma grande quantidade de resíduos, tais como lamas geradas nos processos de lavagem de materiais agregados, provenientes de rochas, areia e cascalho que não podem ser reutilizados ou utilizados em outros processos é gerado de produção. Nesse sentido, busca criar alternativas de gerenciamento e descarte desses resíduos. Isto requer a avaliar a fitotoxicidade de hidrogeles feitos a partir de lamas de depuração de água de lavagem resultante a partir de areia e pedra como uma alternativa para o tratamento de solo seco e fitotoxicidade em modelos biológicos e Raphanus sativus Brachiaria dictyoneura avaliadas. Desta forma, para o estudo, os lodos de lavagem com areia e pedra foram caracterizados físico-química, microbiológica e microscopicamente. O lodo foi formulado em hidrogel para avaliar a capacidade de retenção e recuperação de água, a cinética de evaporação e a fitotoxicidade. As análises determinou que a areia das lamas é um bom candidato para o tratamento de solos secos, uma vez que este é óptimo para a germinação, promove o crescimento e desenvolvimento de plantas, tais como R. sativus e B. dictyoneura.Palabras chave: Fitotoxicidade, Hidrogéis, Lodos, Solos Áridos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

De Carvalho, Carlos Roberto, and Flávia Miller Naethe Motta. "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS SOMBRIOS A BOMBA, O MENDIGO, O CÃO E A PEC 241." Educação em Foco, September 3, 2019. http://dx.doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v24.27869.

Full text
Abstract:
Nos tempos sombrios em que nos encontramos, buscamos em enunciados jornalísticos reiterar as palavras de Albert Camus (1913-1960): “a vida como está não nos parece satisfatória, os homens morrem e não são felizes”. As palavras do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht (1898-1956), por certo corroboram, expressam desagrado: “Eu vivo um tempo sombrio”. Dois autores que trouxemos em nosso socorro para iluminar com seus escritos poéticos, críticos e filosóficos nossas reflexões sobre as sombras que pairam sobre nosso tempo: a fome, os refugiados, as guerras, a infância, a juventude, a velhice e a crise na educação. Essa última, fruto do avanço de uma política de extrema direita que “vem cortando direitos dos trabalhadores e abandonando a luta contra a mudança climática, que é precisamente aquilo que pode acabar com todos nós” (CHOMSKY). Tempo de absoluta depuração (DRUMMOND). Sombras cujas imagens sintetizamos em quatro existências, a nosso ver medonhas, apocalípticas: a bomba, o mendigo, o cão e a PEC 241. Quatro sintomas que nos mostraram que as condições que geraram Auschwitz persistem ainda hoje em todas as nações e países; portanto, enquanto persistirem essas condições, Auschwitz é uma ameaça que a educação não pode ignorar. Nossa preocupação é pensar a educação contemporânea a partir desse contexto de barbárie e de banalização da vida em geral. Partimos da seguinte premissa: a de não poder pensar a avaliação da educação, que é um discurso sobre o mundo, sem pensar no contexto verbal onde ela se realiza. Daí voltarmos nossa atenção para os textos jornalísticos, pois são eles que cotidianamente influenciam nossa visão de mundo e consequentemente interferem em nossas avaliações. A nosso ver, o que precisa ser avaliado e a “Educação Após Auschwitz” (ADORNO) ou após qualquer outra tragédia na sua evidência contemporânea. Em todos os casos, ver as sombras que nos assombram nestes tempos sombrios a que se referiram Brecht, Camus, Bandeira, Drummond, Agamben, Chomsky, Arendt, Niemoller, Exupéry, Bhabha, Volóchinov e Adorno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rodrigues de Assis, Alexandre, Marcelo Almeida Bairral, and Wagner Da Silveira Marques. "Raciocínio de alunos em interação com dispositivos móveis: toques e retoques numéricos ou geométricos." Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 11, no. 2 (July 5, 2018). http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8459.

Full text
Abstract:
Discorre-se sobre alguns fundamentos teóricos que podem subsidiar a análise sobre o uso de dispositivos móveis com tela sensível ao toque no aprendizado e na pesquisa em educação matemática e científica. São apresentados dois exemplos oriundos de investigações com alunos do Ensino Médio: uma investigação focada em capturar e analisar formas de numeramento com o uso de aplicativo MyScript Calculator em smartphones e outra direcionada a mapear e descrever toques em telas inerentes à prática de tarefas que favorecem a realização de transformações no plano. Reflete-se sobre formas de raciocínio relativas a numeramento e geometria, particularmente, sobre a antecipação e a depuração de estratégias ou manuseios na tela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pereira, Eduardo Lopes, Ana Karina Silva da Rocha Tanaka, Rosaura Soares Paczek, and Letice Dalla Lana. "CONSEQUÊNCIAS DO ISOLAMENTO SOCIAL NOS IDOSOS EM DOMICÍLIO EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 17, no. 2 (December 3, 2020). http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v17i2.11959.

Full text
Abstract:
Introdução: A COVID-19 requer medidas de combate à transmissão como higiene adequada das mãos e isolamento social, impactando no processo de envelhecimento saudável. Objetivos: Identificar consequências do isolamento social nos idosos. Método: Revisão da literatura sobre gerontologia, idosos, COVID-19 e isolamento social, com busca de artigos científicos publicados em 2020, bases de dados Scielo e Medline, foram utilizados 4 artigos. Resultados e discussão: A alta prevalência de óbito entre idosos pode desencadear medo constante, situações de estresse, ansiedade, solidão, tristeza e grande pressão psicológica. Alterações metabólicas ocorrem pelo isolamento social, atrofia muscular é considerada fisiológica no processo de envelhecimento reduzindo taxas de linfócitos na cavidade pulmonar, com redução da depuração das vias aéreas e reserva pulmonar. A restrição no domicílio potencializa os riscos para quedas, com a redução da massa e força muscular. As evidências científicas definem que a limitação imposta pelo isolamento social compromete o processo de envelhecimento saudável do idoso, nos aspectos social, fisiológico e psicológico. Deste modo, cabe aos profissionais da saúde propor medidas que reduzam as danos à saúde do idoso e que garantam o isolamento social durante a pandemia provocada pela COVID-19. Conclusão: Evidências demonstram que os idosos tiveram um destaque de atenção na pandemia, por ser um dos grupos de risco, com necessidade de instituir medidas de promoção e prevenção à saúde, os quais ampliam as redes de atenção à saúde da pessoa idosa incentivando as boas práticas como exercícios em casa ou atividades de memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, João Pacheco de. "A Nação Tutelada: Uma interpretação a partir da fronteira." Mana 27, no. 1 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442021v27n1a201.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo procede a uma breve e esquemática etnografia das políticas e ações indigenistas realizadas por governos militares (1964-1985), apresentando algumas hipóteses sobre modos de governabilidade e democracia. Tomando como objeto primário de atenção os povos indígenas e a construção de fronteiras interiores, busco explicitar alguns fatores que podem ajudar a compreender a dinâmica destes distintos governos e situações históricas, evidenciando conexões entre fatos sociais habitualmente vistos como não relacionados. As formas políticas, fruto de performances em diferentes escalas, existem no interior de um continuado processo de adaptação e transformação. A sua unidade não é definida a priori por doutrinas ou modelos, mas se revela pelos impactos sobre a produção de riquezas e na gestão das desigualdades. É necessário para isso repensar a noção de fronteira, depurando-a dos pressupostos que a sustentam. Os indígenas constituem uma parte crucial da fronteira interna da nação, um fator essencial para a compreensão de seu dinamismo. Sem uma cuidadosa atenção aos aspectos étnicos e raciais na formação do Brasil, as interpretações sociais e históricas estão fadadas ao fracasso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Luciano, Arquimedes, and Polonia Altoe Fusinato. "Concepções acerca da inclusão de um laboratório de acesso remoto com experimentos de física contemporânea." Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 11, no. 1 (April 30, 2018). http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n1.5623.

Full text
Abstract:
A física moderna e contemporânea constitui um campo científico muito desenvolvido, sendo a base teórica de funcionamento de inúmeros dispositivos, produzindo, assim, vasta gama de aplicações utilizadas na vida cotidiana da sociedade atual. Diversos são os problemas associados à inclusão desses temas no ensino médio, entre estes se podem citar os custos de implantação de laboratórios com experimentos de temas de física moderna para todas as escolas da rede pública. Além de tais custos também há a necessidade de preparação docente, para a aplicação de uma estratégia metodológica que permita a discussão de tais temas com os alunos, garantindo o aprendizado. Para esta pesquisa o objetivo de investigar o potencial pedagógico de um laboratório de acesso remoto para o ensino de física moderna e contemporânea (FMC) no ensino médio. E, para permitir a obtenção do objetivo geral acima proposto, elencamos como objetivos específicos de nosso trabalho identificar, por meio das atividades de ensino de FMC, a influência do uso de um laboratório de acesso remoto no desenvolvimento da atividade experimental com alunos do terceiro ano do ensino médio junto à componente curricular física; analisar a utilização de atividades experimentais enquanto estratégia metodológica para fornecer benefícios para a aprendizagem de conceitos da FMC. Foi desenvolvido um laboratório de acesso remoto e o experimento utilizado nesta investigação foi uma câmara de nuvens. A sequência de ensino utilizada garantiu ações delineadas pelo ciclo descrição-execuçãoreflexão-depuração, proposto pela teoria construcionista, de Valente e Papert. Durante as ações foram conduzidas entrevistas junto aos professores e questionários foram aplicados aos alunos participantes. As respostas transcritas foram analisadas, segundo a técnica de análise textual discursiva, tais repostas permitiram verificar as potencialidades de uso do laboratório de acesso remoto como facilitador da inclusão de tópicos de FMC no ensino médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Medeiros, Morton Luiz Faria de. "Natureza jurídica da denúncia anônima dirigida à autoridade pública." Revista da Faculdade de Direito 1, no. 36 (August 31, 2017). http://dx.doi.org/10.22456/0104-6594.73013.

Full text
Abstract:
RESUMOO artigo busca analisar o conceito e a natureza jurídica da denúncia anônima, a partir dos métodos de abordagem hipotético-dedutivo e hermenêutico, por intermédio da interpretação de textos jurídicos extraídos de documentos legislativos, jurisprudenciais e doutrinários. Para tanto, principia-se pela definição de anonimato, investigando-se se a denúncia anônima constitui manifestação da liberdade de expressão ou de manifestação de pensamento, ideia ou opinião, a partir de depuração desses conceitos elementares que a circundam. Embora não haja uniformidade normativa ou doutrinária quanto a delimitações terminológicas para distinguir entre as liberdades de expressão, de manifestação de pensamento, de manifestação de opinião e de imprensa, conclui-se que o direito fundamental de liberdade de manifestação de pensamento é mais abrangente, possuindo dimensões individual (liberdade de expressão) e social (liberdade de prestação de informação), além da modalidade de liberdade de provocação de autoridade pública – em que se enquadram a denúncia anônima e os direitos de petição e de ação, por exemplo. Contudo, se, por um lado, a denúncia anônima não se confunde com o direito de petição – em face de este ostentar caráter político e estar atrelado ao direito a ser informado (o que é dificultado pelo anonimato) – tampouco pode ser equiparado ao direito de ação, que para instaurar processo judicial já demanda um mínimo de elementos de prova.ABSTRACTThis paper analyzes the concept and legal basis of anonymous reporting, using hypothetical-deductive and hermeneutics methods, through the interpretation of legal texts extracted from legislative, doctrine and jurisprudence documents. It begins with the definition of anonymity, investigating whether anonymous report constitutes manifestation of freedom of expression or manifestation of thought, idea or opinion, from the depuration of the elementary concepts that surround it. Although there is no normative or doctrinal uniformity regarding terminological delimitations to distinguish between the freedoms of expression, of expression of thought, of expression of opinion and of the press, it is concluded that the fundamental right of freedom of expression of thought is wider, including individual (Freedom of expression) and social (freedom to provide information) dimensions, in addition to the modality of freedom of provocation of public authority - which include anonymous reporting and petition and action rights, for example. However, if, on the one hand, the anonymous reporting is not the same as the right of petition - because the latter has a political character and is linked to the right to be informed (which is hampered by anonymity), it cannot be the same as the right of action, which in order to institute legal proceedings already requires a minimum of evidence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography