Academic literature on the topic 'Poesia angolana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Poesia angolana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Poesia angolana"

1

Tindo, Carmen Lucia. "OS PEQUENOS BOTÕES E O DESESPERADO DESABROCHAR DE UMA JOVEM POESIA..." Lex Cult: Revista do CCJF 2, no. 2 (2018): 200. http://dx.doi.org/10.30749/2594-8261.v2n2p200-209.

Full text
Abstract:
Carla Queiroz é uma jovem representante da poesia angolana pós-1990. Sua escrita poética não focaliza somente um erotismo restrito ao feminino. Procura o erotismo da palavra, a metalinguagem e também efetua reflexões a respeito da sociedade angolana, cujo desencanto deve ser superado. Neste sentido, oferece o mel de sua poesia como uma forma de resistência ao contexto de distopia social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fonseca, Maria Nazareth Soares. "Poemas de autoria feminina na antologia angolana Todos os sonhos." Via Atlântica, no. 27 (June 21, 2015): 197. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i27.100885.

Full text
Abstract:
<p>O artigo avalia a produção poética de autoria feminina em <em>Todos os sonhos: Antologia da Poesia Moderna Angolana</em>, publicada em 2007, com especial interesse pelos recursos de produção textual que concretizam expressões significativas do modo de se sentir mulher. Com essa intenção, discute-se o modo como as poetisas assumem o fazer poético, buscando uma expressão que prioriza o corpo e a manifestação de seus sentimentos mais profundos. Interessa ainda perceber os poemas de autoria feminina como manifestação de novas tendências poéticas que caracterizam os caminhos pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rendelli, Debora Ribeiro, and Daniel Marinho Laks. "João Melo e a poética da violência: breve análise da obra Autorretrato." Abril – NEPA / UFF 12, no. 25 (2020): 85–98. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v12i25.43128.

Full text
Abstract:
Reconhecido contemporaneamente pela crítica especializada como marco da poesia angolana pós-independência, e ainda pouco lido no Brasil, o poeta João da Silva Melo, nascido em 1955, em Luanda, Angola, entra para a litera­tura canônica de seu tempo com uma obra que, aparentemente alienada do Realismo, irá se mostrar via de denúncia social por meio de uma sofisticada estética. A ideia central deste artigo é propor uma focalização mais atenta, entre os vários temas suscitados pelo poeta, para a importância da violência como tópico da representação do cotidiano angolano em sua condição de país per
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Luís, Solange. "O MUSSEKADO, O IKONOKLASTA E A MAKA DA REPRESENTAÇÃO DO SUBALTERNO." Revista de Estudos Literários 5 (June 19, 2017): 221–45. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_5_8.

Full text
Abstract:
Este ensaio propõe-se a discutir a problemática da representação do subalterno no rap revu angolano produzido na atualidade por dois MCs oriundos de espaços sociais divergentes: MCK e Ikonoklasta. MCK é produto do musseque e apresenta-se como “mussecado de raiz”, localizando o seu discurso neste espaço social. Ele é o subalterno angolano que consegue autorrepresentar-se – transpondo, através das novas tecnologias da comunicação, a equação de Spivak, segundo a qual, o subalterno, sem mediação, estaria irremediavelmente silenciado. Contudo, ao pretender representar Angola como um todo, MCK adent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Azevedo Turboli, Carolina. "O corpo poético na obra de Ana Paula Tavares e de Ana Cristina César." Revista Mulemba 7, no. 13 (2015): 41–53. http://dx.doi.org/10.35520/mulemba.2015.v7n13a5035.

Full text
Abstract:
Este artigo visa iluminar a poética de duas vozes femininas -- uma angolana, outra brasileira -- sob o prisma do corpo poético e sua contraface como corpo feminino. Desta forma, serão estudados os elementos que propiciam o ato de fala que transforma o poema em corpo, bem como as questões transversais à voz feminina na poesia e seus contextos sócio-históricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carreira, Nara Lasevicius. "Mulher-sujeito, mulher-poema: a imagem como configuração do feminino na poesia de Ana Paula Tavares." Humanidades em diálogo 7 (March 26, 2016): 81–92. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113334.

Full text
Abstract:
Este breve estudo da lírica da poetisa angolana Ana Paula Tavares busca articular seu lugar de fala com as especificidades de uma poesia escrita por uma mulher que se coloca como tal. Para pensar tão complexa obra, escolhi um poema de cada livro da autora e o exercício interpretativo será feito, sobretudo, a partir da configuração da imagem poética e seus desdobramentos, tendo em vista a questão da mulher constituída como sujeito pleno
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Secco, Carmen Lucia Tindó. "TEMPO E MEMÓRIA: O REPENSAR CRÍTICO DE DIFERENÇAS E IDENTIDADES CULTURAIS EM POETAS DE ANGOLA E BRASIL." Revista de Estudos Literários 5 (June 19, 2017): 143–57. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_5_5.

Full text
Abstract:
Este texto aborda relações entre tempo, memória e poesia, nos livros Dizes-me coisas amargas como os frutos, da poetisa angolana Paula Tavares; Boitempo, do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade; e em alguns poetas afro-brasileiros dos Cadernos Negros. Pretende demonstrar como a escavação da linguagem e de lembranças do passado se afiguram, nas respectivas poéticas desses autores, como processos constituintes do repensar crítico de suas próprias identidades e raízes culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Do Rosário Mota, Pamela Maria. "O sangue, o feminino e as tradições que circundam os versos: metáforas do sangue em Paula Tavares e Hilda Hilst." Revista Mulemba 7, no. 13 (2015): 175–89. http://dx.doi.org/10.35520/mulemba.2015.v7n13a5044.

Full text
Abstract:
A poesia da escritora angolana Paula Tavares e da brasileira Hilda Hilst apresenta uma diversidade de desordens iniciada a partir de ideias pré-moldadas que não satisfazem. Nessa circularidade de desalinhos, o símbolo sanguíneo efetiva-se como elemento de reconfiguração dessas concepções, rompe com paradigmas formais e apresenta novidades no campo do conteúdo, ultrapassando o seu uso comum. Nesse viés, apresentaremos pontos de semelhanças e divergências em uma escrita cujo sangue e suas metáforas refletem os anseios do sujeito feminino e revisitam as tradições, articulando outras ideias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribeiro, Patricia. ""No meio cresce insondável o vazio": aproximações entre as poéticas de José Craveirinha e Paula Tavares." Abril – NEPA / UFF 5, no. 9 (2012): 93–109. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v5i9.29704.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe uma leitura comparada entre a poesia da escritora angolana Paula Tavares e a do autor moçambicano José Craveirinha a fim de analisar a presença do erotismo nos versos desses poetas. Essa investigação busca demonstrar que o erotismo manifesta-se na poética de ambos os autores mediante o jogo de sedução e o posterior encontro dos amantes, o qual, às vezes, torna-se fugaz quando interceptado por fatos, explicitados e analisados ao longo deste texto, que geram profundo desalento no eu poético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rabello, Rosana Baú. "Cotidiano e história na perspectiva das mulheres retratadas pela poesia de Ana Paula Tavares." Via Atlântica, no. 39 (September 20, 2021): 359–90. http://dx.doi.org/10.11606/va.i39.180957.

Full text
Abstract:
A poesia da escritora angolana Ana Paula Tavares, embora reverbere as culturas locais e a sua conexão muito específica com a realidade feminina, não deixam de evocar uma sensibilidade ampla, que pode ser identificada com o que Agnes Heller refere como genericamente humano. Para que se possa compreender essa referência em sua complexa relação dialética com cada esfera da heterogênea realidade social, ressalva-se que a expressão de generalidade do humano não deixa de se configurar como produto histórico-social localizado e condicionado pela história, pela geografia, pelo gênero, pela classe e pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Poesia angolana"

1

Brunetta, Silvia. "A fase utópico-patriótica da poesia angolana (1965-1985)." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13935.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Literatura<br>O presente trabalho propõe-se analisar a poesia dos autores angolanos que publicaram entre 1965 e 1985, identificando este segmento temporal como uma fase literária da literatura angolana (designada como utópico-patriótica), a qual exprime os princípios anticoloniais e projeta um espaço utópico genuinamente angolano. Tendo em conta a evolução da literatura angolana, subjaz à produção poética dos autores estudados um certo sentido de continuidade, o qual, estimulado pela difusão do nacionalismo, passa pela poesia «da terra» dos mensageiros e continua com os ver
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Avila, Mara Regina Avila de. "Pela poesia de Ana Paula Tavares: vozes e ecos de Angola em África." reponame:Repositório Institucional da FURG, 2010. http://repositorio.furg.br/handle/1/4883.

Full text
Abstract:
Submitted by Josiane ribeiro (josiane.caic@gmail.com) on 2015-04-24T18:40:35Z No. of bitstreams: 1 Mara Regina Avila de Avila.pdf: 1088063 bytes, checksum: c9e6edda4d39b905ef0fb92691abad1c (MD5)<br>Approved for entry into archive by Vitor de Carvalho (vitor_carvalho_im@hotmail.com) on 2015-05-19T18:43:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mara Regina Avila de Avila.pdf: 1088063 bytes, checksum: c9e6edda4d39b905ef0fb92691abad1c (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-05-19T18:43:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mara Regina Avila de Avila.pdf: 1088063 bytes, checksum: c9e6edda4d39b905ef0fb92691abad1
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Lidiane Moreira e. "As construções de identidades nacionais : as óticas poéticas de Agostinho Neto e Fernando Pessoa /." Assis, 2014. http://hdl.handle.net/11449/110593.

Full text
Abstract:
Orientador: Rubens Pereira dos Santos<br>Banca: Ana Maria Domingues de Oliveira<br>Banca: Rejane Vecchia da Rocha e Silva<br>Resumo: Embora de países e vivências literárias distintas, Fernando Pessoa (1888 - 1935) e Agostinho Neto (1922 - 1979) possuem em comum a temática da identidade nacional em suas respectivas obras, Mensagem (1934) e Sagrada Esperança (1974). Pessoa perfaz o caminho traçado por Camões em Os Lusíadas, lançando luz sobre os mitos e exaltando a nação portuguesa por meio dos feitos históricos, como forma de resgatar as identidades coletivas portuguesas, ao passo que Agostinho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Lidiane Moreira e. [UNESP]. "As construções de identidades nacionais: as óticas poéticas de Agostinho Neto e Fernando Pessoa." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/110593.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-11-10T11:09:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-01-30Bitstream added on 2014-11-10T11:57:48Z : No. of bitstreams: 1 000782001.pdf: 1067111 bytes, checksum: e1edc203b9b22eeb59131e071537627a (MD5)<br>Embora de países e vivências literárias distintas, Fernando Pessoa (1888 – 1935) e Agostinho Neto (1922 – 1979) possuem em comum a temática da identidade nacional em suas respectivas obras, Mensagem (1934) e Sagrada Esperança (1974). Pessoa perfaz o caminho traçado por Camões em Os Lusíadas, lançando luz sobre os mitos e exaltando a nação port
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Natália Medeiros. "O tema do exílio nas escritas poéticas de António Jacinto, Agostinho Neto, José Craveirinha e Rui Knopfli." Universidade Federal de Pelotas, 2014. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2670.

Full text
Abstract:
Submitted by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2014-09-16T20:37:32Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_Natalia_Medeiros_Oliveira_versão definitiva (2).pdf: 1091574 bytes, checksum: d637694b8cfa0ec21484715dfb9bd736 (MD5) license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2014-09-16T21:44:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_Natalia_Medeiros_Oliveira_versão definitiva (2).pdf: 1091574 bytes, checksum: d637694b8cfa0ec21484715dfb9bd736 (MD5) license_rdf: 19874 bytes, checksum:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Muraro, Andrea Cristina. "As prendisajens poéticas em Ondjaki: dimensões da metáfora xão." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14803.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:59:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrea Cristina Muraro.pdf: 1268896 bytes, checksum: b1e151f7f14d15739eda8b205a8a4d74 (MD5) Previous issue date: 2006-12-13<br>Secretaria da Educação do Estado de São Paulo<br>This dissertation analyses the metaphor dimensions of the word chão/xão in the literary work "Há prendisajens com o xão " (2002) from the Angolan writer Ondjaki, with the goal to summarize the author s poetic and makes clear how the corpus of the poems are inserted in a literary system of countries with Portuguese language and also dialogues w
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Danuza Américo Felipe de. "Da ficcionalização da história: um estudo da metaficção historiográfica em estação das chuvas, de José Eduardo Agualusa." Universidade Federal de São Carlos, 2015. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4732.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:11:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6600.pdf: 1657263 bytes, checksum: 16e5269ff517e5bfaa9806724a55b874 (MD5) Previous issue date: 2015-03-09<br>Financiadora de Estudos e Projetos<br>This dissertation aims to analyze the novel Estação das Chuvas, by José Eduardo Agualusa, drawing on the assumptions of postcolonial theory and poetics of postmodernism in converging points of the two reviews. The aim is to demonstrate how the narrative fictionalizes the Angola s conflicting conditions, through historiographical metafiction, discussed by Linda Hutcheon. I
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Salvio Fernandes de. "Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l'incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciênc. Hum. Prog. Pós-Grad. Letras UEL/Université Paris Ouest Naterre la Défense, 2011. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000169324.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de performances existentes, as técnicas e particularidades de cada performance, a relação entre intérprete, texto (cantigas) e espectador. Compreendendo a capoeira como uma manifestação híbrida que reúne a luta, o jogo, o rito, a dança, música, teatro, som e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paparoto, Tércio de Abreu. "A Lição de coisas de Antônio Cardoso: uma poética para além da prisão." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-15032010-110836/.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa na área de Estudos Comparados de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa para a obtenção do título de doutor, baseia-se em manifestações literárias angolanas, especificamente entre 1961 e 1975. Como ponto de partida, optou-se pela obra do poeta angolano António Cardoso, autor que participou dos movimentos libertários angolanos, tendo a literatura como uma de suas armas contra a opressão material, espiritual e, notadamente, a cultural, sendo isso um dos elementos determinantes para sua duradoura prisão, entre 1961 e 1974, em Luanda e no campo de concentração do Tarrafal,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Krempser, Ciomara Breder. "Do silêncio ao grito: a construção de identidades na travessia poética de Paula Tavares." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2018. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7567.

Full text
Abstract:
Submitted by Geandra Rodrigues (geandrar@gmail.com) on 2018-09-20T15:27:36Z No. of bitstreams: 1 ciomarabrederkrempser.pdf: 1478715 bytes, checksum: 853efa0cb4eddddb751cdaf40538ff77 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2018-10-01T18:36:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ciomarabrederkrempser.pdf: 1478715 bytes, checksum: 853efa0cb4eddddb751cdaf40538ff77 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-10-01T18:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ciomarabrederkrempser.pdf: 1478715 bytes, checksum: 853efa0cb4eddddb751cdaf40538ff77 (MD5) Previous is
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Poesia angolana"

1

Neto, António Agostinho. Sobre a poesia Angolana. União dos Escritores Angolanos, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Macedo, Jorge. Poesia angolana, 1975-2002: Apontamentos históricos. União dos Escritores Angolanos, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vasconcelos, Adriano Botelho de. Todos os sonhos antologia da poesia moderna angolana. União dos Escritores Angolanos, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

A problemática do irracionalismo e do pessimismo na poesia angolana. Edições Ecopy, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Soares, Francisco. Quicola: Estudo : para um conhecimento do património formal da poesia angolana. Pendor, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Entre a lua, o caos e o silêncio: A flor : antologia da poesia angolana. Mayamba Editora, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Quicola: Estudo para um conhecimento do património formal da poesia angolana : os poemas líricos em verso oriundos de Angola : e publicados no século XIX no Almanach De Lembranças Luso-Brasileiro. Pendor, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Francisco. QUICOLA: Estudo : para um conhecimento do património formal da poesia angolana ; Os poemas líricos em verso oriundos de Angola e publicados no século XIX no Almanach de Lembranças Luso-Brasileiro. Pendor, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

(Organization), Lev'Arte. Palavras: Poesia. Europress, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

João, Melo. Poemas angolanos: Poesia. Edições Asa para a União dos Escritores Anglolanos, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Poesia angolana"

1

Millar, Lanie. "Nicolás Guillén and Poesia Negra de Expressão Portuguesa (1953)." In Transatlantic Studies. Liverpool University Press, 2019. http://dx.doi.org/10.3828/liverpool/9781789620252.003.0032.

Full text
Abstract:
The 1953 poetry notebook Poesia negra de expressão portuguesa [Black Poetry of Portuguese Expression] was first work that brought together negritude poetry from across the Lusophone African world. Edited by Angolan intellectual Mário Pinto de Andrade and Sao Tomean poet Francisco Tenreiro, the short collection declares itself an anti-colonial intervention into the negritude movements underway in the Francophone world since the 1930s. Little has been made, however, of the notebook’s dedication to Cuban poet Nicolás Guillén or the inclusion of Guillén’s poem “Son Número 6” [Son Number 6] in the collection. This article argues that the juxtaposition of Guillén’s “Son No. 6” with the Lusophone poems consolidates an alternative transatlanticism that emphasizes Guillén as a black poet, rather than themes of racial and cultural mixing, and thus shifts the circuits of collaboration away from francophone negritude's colony-metropole axis to the South. Poetic techniques such as call-and-response and the socially-embedded, metonymic construction of blackness shared among Guillén and Lusophone poets Agostinho Neto, Noémia de Sousa, and António Jacinto show how the notebook establishes the origins of both negritude poetry and negritude identity in the trans-Atlantic poetic conversation itself.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Poesia angolana"

1

maria alves da silva, Nikelly, Cicero José da Silva, and JOÃO JOSÉ BATISTA FILHO. "A identidade e a esperança angolana nas poesias de Agostinho Neto." In Simpósio FBJ 2019. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/simpfbj2019.226314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!